38
2 Ruas e caminhos do nosso dia a dia
39
Por esse caminho passam várias pessoas e veículos todos os dias.
Quais são os caminhos que você percorre em seu dia a dia?
CONECTANDO IDEIAS
1. Quais elementos você observa ao percorrer o caminho mostrado na foto?
2. Você costuma percorrer caminhos como esse? Se sim, para onde você vai?
40
1 As ruas
Leia o texto a seguir.
LER E COMPREENDER
[...]
Eu morava numa rua sem calçamento e por lá quase não passava carro. Por isso a gente podia brincar à vontade, o dia todo, de pegador, de roda, de bicicleta.
Quer dizer, os maiores andavam de bicicleta.
Eu não, que eu não tinha bicicleta.
[...]
Nas noites de calor a gente sentava na calçada e ficava conversando. E então a gente sentia o cheiro do jasmineiro da casa do alemão.
[...]
Quando eu comecei a crescer, de Ruth Rocha. Ilustrações originais de Maria Eugenia. São Paulo: Salamandra, 2009. p. 4-6.
- calçamento:
- camada de pedra ou asfalto colocada para revestir as ruas
- jasmineiro:
- planta cuja flor é o jasmim
1. Marque um X nas respostas corretas sobre o texto anterior.
Podiam brincar à vontade na rua.
Havia pouco movimento de carros na rua.
Não podiam brincar à vontade.
Nunca ficavam na rua à noite.
2. A rua onde você mora se parece com a rua descrita no texto? Explique por quê.
41
ATIVIDADES
1. Faça, no caderno, um desenho da rua onde você mora. Em seguida, mostre-o aos colegas.
2. Marque um X nas alternativas que descrevem como é a rua onde você mora.
- Larga.
- Estreita.
- Silenciosa.
- Sem árvores.
- Tranquila.
- Movimentada.
- Asfaltada.
- Arborizada.
- De terra.
3. Escreva aquilo de que você mais gosta em sua rua, e também do que você não gosta nela. Conte para os colegas.
a. Gosto:
b. Não gosto:
42
As ruas são diferentes
No caminho de casa até a escola podemos observar que as ruas são diferentes. Veja alguns exemplos a seguir.
43
OS CAMINHOS DO CAMPO
No campo existem caminhos chamados de estradas rurais. São essas estradas que dão acesso às propriedades rurais, como sítios e fazendas.
Muitas dessas estradas são de terra, ou seja, não são pavimentadas, e, assim como ocorre em muitas ruas das cidades, nem sempre estão em boas condições, devido à falta de manutenção.
1. Converse com os colegas sobre as semelhanças e as diferenças entre as ruas mostradas nesta página e na anterior.
44
O uso das ruas
O espaço das ruas é usado principalmente para o deslocamento de veículos, como carros, caminhões, ônibus, bicicletas e motocicletas. As ruas também são utilizadas por pedestres.
Ao transitar pelas ruas, tanto pedestres quanto motoristas devem ficar atentos e ser muito cuidadosos.
- pedestres:
- pessoas que se deslocam a pé por ruas, praças, calçadas, rodovias, etc.
No entanto, há momentos em que as ruas podem ser ocupadas de outras maneiras, como para a realização de feiras, festas, encontros culturais e esportivos e caminhadas. Veja o exemplo a seguir da mesma avenida mostrada anteriormente.
45
ATIVIDADES
1. Ligue as fotos às palavras correspondentes e descubra outras maneiras de uso das ruas.
- Atividades esportivas.
- Feiras livres.
- Festas.
46
As ruas são transformadas
As ruas podem ser transformadas pela ação das pessoas ao longo do tempo. Algumas ruas passam por poucas mudanças, outras mudam tanto que, se compararmos uma foto antiga e uma foto atual, fica difícil de acreditar que se trata do mesmo lugar.
As imagens a seguir retratam uma mesma rua em duas épocas diferentes. Observe-as e, depois, responda às questões.
A
47
1. Quantos anos se passaram entre a data da imagem A e a data da imagem B?
2. Converse com os colegas e identifiquem algumas das mudanças que foram realizadas nessa rua de uma época para outra.
B
48
ATIVIDADES
1. A rua mostrada nas imagens a seguir passou por algumas transformações ao longo do tempo. Observe-a.
A
B
a. Contorne de vermelho, na imagem B, três elementos que foram transformados.
b. Contorne de verde, na imagem B, dois elementos que são novos na rua.
c. Marque um X em três elementos da imagem B que permaneceram iguais.
49
2. Você observou alguma mudança ocorrida nos últimos dias ou meses na rua onde mora? Marque um X nas alternativas a seguir, que indicam algumas transformações.
Transformações | Sim | Não |
---|---|---|
Novas construções. | ||
Construções sendo reformadas. | ||
Novos estabelecimentos comerciais. | ||
Abertura de uma escola. | ||
Melhoria na iluminação pública. | ||
Melhoria no transporte coletivo. | ||
Melhoria na coleta de lixo. | ||
Árvores sendo plantadas. | ||
Manutenção do asfalto. | ||
Chegada de novos vizinhos. | ||
50
2 As ruas e o trânsito
O movimento de pessoas e veículos pelas ruas é chamado de trânsito. Para organizá-lo, existem diferentes sinais que orientam motoristas e pedestres.
Observe a imagem a seguir. Nela, as personagens Mônica, Magali e Cebolinha estão representando um tipo de sinalização: o semáforo.
1. Descubra o significado de cada cor do semáforo. Para isso, utilize o quadro de correspondência entre letras e números a seguir.
A | E | G | I | N | O | P | R | S | T | Ç | Ã |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 5 | 7 | 9 | 14 | 15 | 16 | 18 | 19 | 20 | 27 | 28 |
Cascão, de Mauricio de Sousa. São Paulo, Globo, n. 426, jul. 2003.
- Leia em voz alta, com os colegas, as palavras que se formaram.
51
O trânsito e suas regras
Existem regras para organizar o movimento de pedestres e motoristas e garantir a segurança no trânsito.
Veja a seguir algumas dessas regras.
- As placas de sinalização são símbolos que orientam o trânsito de pedestres e motoristas. Conheça o significado de algumas placas de sinalização.
2. Com a ajuda do professor, dos seus pais ou responsáveis, pesquise o significado das placas de sinalização a seguir.
52
- Os semáforos luminosos indicam aos motoristas e pedestres o momento de parar e o momento de seguir. Existem semáforos que orientam o movimento dos veículos e outros que orientam os pedestres. Veja.
- Para atravessar a rua com segurança, os pedestres devem utilizar as faixas de segurança, também chamadas faixas de pedestres. Elas indicam o lugar mais seguro para as pessoas atravessarem a rua.
Sempre atravesse a rua na faixa de segurança.
Você tem respeitado as regras de trânsito? Quais?
53
ATIVIDADES
1. Relacione as placas de sinalização a cada situação das imagens.
A
B
C
D
54
CIDADÃO DO MUNDO
Cuidados no trânsito
A segurança no trânsito depende do cuidado de cada pessoa. Veja algumas regras de trânsito que todos devem seguir.
55
1. Você é uma pessoa cuidadosa quando está no trânsito? Conte aos colegas.
2. Você já presenciou uma situação em que alguém tenha desrespeitado as regras de trânsito?
3. Qual é a sua opinião sobre as atitudes dessas pessoas? Conte aos colegas e ouça a opinião deles também.
Que outros cuidados você e seus familiares tomam no trânsito?
56
ATIVIDADES
57
1. Escolha um colega da sala e, juntos, brinquem com o jogo do trânsito. Vocês precisarão de um dado e de dois botões de cores diferentes. Depois, em casa, convide seus pais ou responsáveis ou seus irmãos e ensine-os a brincar com esse jogo. Peça a eles que leiam as instruções com você e boa sorte!
58
Acessibilidade: direito de todos
Você sabia que todas as pessoas têm o direito de ir e vir? E o direito de se deslocar com liberdade e de frequentar os mais diferentes lugares?
Por isso, ruas, escolas, bibliotecas, cinemas, lojas, etc. devem estar adaptados para proporcionar esse direito a todas as pessoas, permitindo que se desloquem com segurança. Veja os exemplos a seguir.
59
CONSERVAÇÃO DAS RUAS
A conservação das ruas e calçadas também é importante para que todos possam se deslocar com segurança.
Calçadas quebradas e ruas esburacadas são um problema para o deslocamento de pessoas ou veículos. Para pessoas com dificuldade de locomoção, esse problema se torna ainda mais grave.
60
Adaptações na escola
A escola, assim como outros lugares públicos, precisam ser acessíveis para todas as pessoas. Por isso, algumas escolas precisam passar por adaptações para facilitar e tornar seguro o deslocamento de pessoas com dificuldade de locomoção. Veja essas adaptações na imagem a seguir.
61
ATIVIDADES
1. As fotos a seguir mostram alguns símbolos relacionados à acessibilidade. Com a ajuda do professor, pesquise e escreva o significado de cada um deles.
2. Pense nos lugares públicos que você frequenta. Eles são acessíveis a todas as pessoas?
Com a ajuda do professor, você e os colegas vão escrever uma carta ao prefeito do município parabenizando-o pela boa acessibilidade desses lugares ou pedindo as adaptações necessárias para que eles sejam mais acessíveis.
62
3 Os meios de transporte
É comum, nas ruas e estradas, pessoas se deslocando de um lugar para outro.
Algumas dessas pessoas circulam a pé e outras utilizam meios de transporte.
Os meios de transporte podem ser:
individuais ou coletivos
Os meios de transporte individuais são aqueles que podem transportar poucas pessoas, como carros, motocicletas e bicicletas.
Os meios de transporte coletivos são aqueles que podem transportar muitas pessoas ao mesmo tempo, como ônibus, trem, metrô e avião.
63
Os meios de transporte também podem ser classificados em:
aéreos
terrestres
aquáticos
Observe alguns meios de transporte na imagem a seguir.
- Complete o quadro a seguir e classifique os meios de transporte mostrados na imagem anterior. Para isso, siga o exemplo.
Meio de transporte | Coletivo | Individual | Terrestre | Aéreo | Aquático | |
---|---|---|---|---|---|---|
1A | Avião | X | X | |||
2B | ||||||
2C | ||||||
2A | ||||||
1B | ||||||
3A | ||||||
1C | ||||||
3B |
64
ATIVIDADES
1. Escreva os nomes dos meios de transporte das imagens a seguir.
- Escolha dois desses meios de transporte e elabore um símbolo para representar cada um deles.
Meio de transporte:
Meio de transporte:
65
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Com a ajuda do professor, leia o texto a seguir.
Crescia grama entre os paralelepípedos da rua Itacolomi quando a nossa pequena família [...] Se mudou para essa rua tranquila do bairro Higienópolis.
A rua era toda arborizada, com simpáticos e bem cuidados jardins na frente de casas boas, algumas verdadeiros palacetes, nos seus amplos terrenos [...].
Hoje, a rua Itacolomi é quase um corredor de altos edifícios, muitos dos quais de consultórios e escritórios, e das antigas casas só restou a lembrança [...]
Olhos de ver, de Tatiana Belinky. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2004. p. 9. (Veredas).
- paralelepípedos:
- pedras com seis lados, utilizadas para calçamento de ruas
Complete as frases escrevendo as mudanças que ocorreram na rua Itacolomi.
a. No passado, a rua Itacolomi era muito . (tranquila/movimentada)
b. Naquela época, a rua era toda . (iluminada/arborizada)
c. Na frente das casas havia jardins . (descuidados/simpáticos)
d. Hoje, a rua Itacolomi tem enormes . (edifícios/palacetes)
66
2. Ligue corretamente as colunas.
- Muito movimentada.
- Arborizada.
- Prédios.
- Residencial.
- Pouco movimentada.
- Comercial.
3. Identifique no semáforo as cores corretas e escreva o significado de cada uma delas.
67
4. Complete corretamente as frases utilizando as palavras do quadro a seguir.
cinto · faixa · sinalização · trânsito
a. O movimento de pessoas e veículos pelas ruas é chamado de .
b. As placas de ajudam a organizar e a orientar o trânsito.
c. Sempre que possível, devemos atravessar a rua utilizando a de segurança.
d. O de segurança deve ser utilizado por todos os ocupantes do veículo.
5. Contorne as imagens com as cores indicadas conforme o meio de transporte.
Meio de transporte individual
Meio de transporte coletivo
1.
2.
3.
4.
5.
6.
6. Classifique os meios de transporte em: terrestre, aéreo ou aquático.
- Ônibus:
- Navio:
- Avião:
- Carro: