68
3 Estudando o bairro
69
Muitas ruas formam esses bairros! E as construções são muito diferentes umas das outras!
CONECTANDO IDEIAS
1. Que elementos do bairro podem ser observados nesta foto?
2. O bairro onde você mora tem alguma semelhança com o da foto? Se sim, qual? Conte aos colegas.
70
1 Do quarteirão ao bairro
Caso você more na cidade, sua casa e sua escola estão localizadas em uma quadra ou em um quarteirão. Perto desse quarteirão existem outros quarteirões. Juntos, eles formam o bairro.
Esse bairro, com outros bairros, forma a cidade onde você mora.
As fotos a seguir mostram o exemplo de uma moradia localizada em um bairro da cidade de Gália, em São Paulo, em 2019. Observe.
A
B
71
C
D
1. Observe a casa retratada na foto A. Depois, localize e contorne essa mesma casa nas fotos B, C e D.
2. Em qual das fotos essa casa aparece mais aproximada?
3. Em qual das fotos essa casa aparece em tamanho menor? O que é possível observar em torno dela?
72
ATIVIDADES
1. Vamos conhecer um pouco sobre o bairro onde você mora. Para isso, com a ajuda do professor, seus pais ou responsáveis, responda às questões a seguir.
a. Nome do bairro:
b. Nome da rua onde moro:
c. Nome de alguma outra rua do bairro:
d. Marque um X na alternativa que completa a frase a seguir.
-
No meu bairro eu tenho:
muitos amigos.
poucos amigos.
-
O bairro onde moro é:
pequeno.
grande.
-
As ruas do meu bairro são:
muito movimentadas.
pouco movimentadas.
e. Escreva uma frase sobre o seu bairro, descrevendo o que você mais gosta de fazer nele.
73
f. Marque um X na(s) alternativa(s) que completa(m) a frase a seguir. Meu bairro tem:
praça.
escola.
campo de futebol.
padaria.
farmácia.
mercado.
posto de combustível.
hospital.
correios.
loja.
restaurante.
posto de saúde.
g. Em sua opinião, o que está faltando em seu bairro? Dê um exemplo.
h. No caderno, desenhe a parte do bairro de que você mais gosta.
i. Leia as suas anotações e mostre seu desenho aos colegas.
74
Os bairros são diferentes
Você já observou que os bairros de uma cidade são diferentes entre si?
Eles podem se diferenciar pela concentração de alguns tipos de construções, como moradias, estabelecimentos comerciais e indústrias. Veja a seguir alguns exemplos.
Bairro residencial
Há bairros com muitas moradias. Nos arredores das casas também há alguns estabelecimentos comerciais, como mercados, padarias e farmácias, onde os moradores podem adquirir parte dos produtos de que necessitam.
Bairro comercial
Outros bairros, além de moradias, apresentam um grande número de estabelecimentos comerciais, como lojas de calçados e de roupas, supermercados, restaurantes, livrarias, além de bancos e escritórios.
75
Muitas pessoas vêm até os bairros comerciais para fazer compras, frequentar restaurantes, teatros, cinemas e também para trabalhar. Por isso, podemos observar um movimento maior de pessoas e de veículos nas ruas desses bairros.
Bairro industrial
Existem bairros que são formados por muitas indústrias. Nessas regiões também podem ser encontradas algumas moradias, onde vivem principalmente os trabalhadores das indústrias.
O que você faz para cuidar do bairro onde mora?
Nas ruas dessas áreas, observa-se um grande movimento de funcionários das indústrias nos horários de entrada no trabalho e de saída dele. Também há trânsito de veículos de carga que buscam e entregam mercadorias nas indústrias.
1. Marque um X na alternativa que completa a frase a seguir.
No bairro onde você mora predominam:
residências.
comércios.
indústrias.
- Pergunte ao professor quais são as características do bairro onde ele mora e compare com o seu. Verifique as semelhanças e as diferenças entre eles. Peça também a ele que conte uma história interessante que tenha acontecido em algum lugar próximo de onde vive.
76
ATIVIDADES
1. Leia silenciosamente os textos a seguir. Depois, leia em voz alta, com os colegas. Em seguida, ligue os textos aos quadrinhos com informações que correspondem a cada um deles.
LER E COMPREENDER
A
Quando eu era pequena, morava num bairro só de casas. O lugar era tão calmo que nós podíamos brincar no meio da rua. Parecia uma cidade do interior, apesar de ser São Paulo.
A turma do quarteirão era composta por dez crianças, sete meninos e três meninas: eu e duas gêmeas, minhas vizinhas.
[...]
O louco do meu bairro, de Anna Flora. 5. ed. Ilustrações de Mia. São Paulo: Ática, 1999. p. 1.
B
Perto da minha casa tem uma porção de lojas!
Tem uma quitanda onde a gente pode comprar as frutas e verduras...
Tem uma livraria, que tem livros grandes e pequenos, engraçados e sem graça, com figuras e sem figuras.
[...]
O bairro do Marcelo, de Ruth Rocha. Ilustrações de Alberto Llinares. São Paulo: Salamandra, 2011. p. 5-7.
- Esse bairro tinha apenas residências.
- Esse bairro tem muitos estabelecimentos comerciais.
- Nesse bairro há uma livraria com exemplares de vários tipos.
- Esse bairro era calmo e as crianças podiam brincar na rua.
77
PARA SABER FAZER
Construção de um gráfico
A professora Érica verificou quantos de seus alunos moram no mesmo bairro da escola e quantos vivem em outros lugares.
Ela anotou as informações na lousa. Veja.
Com base nas informações dadas pelos alunos, a professora Érica montou a tabela apresentada a seguir.
78
A professora e os alunos resolveram representar as informações da tabela em forma de gráfico. Para isso, desenharam colunas com quadrinhos e pintaram um quadrinho para cada aluno. Veja a seguir.
Junte-se aos colegas e organize com eles uma tabela que contenha as seguintes informações:
- o número de alunos da sua sala de aula que moram no mesmo bairro da escola;
- o número de alunos que moram em outro bairro da cidade;
- o número de alunos que moram na área rural.
Esses dados serão utilizados na atividade da página seguinte.
79
ATIVIDADES
1. Com as informações que você conseguiu, complete a tabela e represente as informações do gráfico, pintando os quadrinhos correspondentes.
Número de alunos de acordo com o lugar onde moram | |
---|---|
No bairro da escola | |
Em outro bairro | |
Na área rural |
a. Qual é o número total de alunos de sua sala de aula?
_______________
b. O que há em maior quantidade: alunos que moram no mesmo bairro da escola ou que moram em outro lugar?
_______________
80
2 O bairro e sua história
Os bairros podem passar por transformações ao longo do tempo. Os acontecimentos que nele ocorreram, desde a época de sua formação, compõem a história do bairro.
Conheça, por meio das imagens, um pouco da formação e transformação do bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro. Observe as imagens e suas legendas de acordo com a sequência das letras. Depois, responda às questões da página 81.
A
Valorize a história do bairro onde você mora.
- aqueduto:
- estrutura construída para conduzir a água de um lugar mais alto para outro mais baixo, passando sobre uma parte mais baixa do terreno, como um vale ou depressão
81
Agora, observe novamente as imagens e converse com os colegas sobre as questões a seguir.
1. Como era o lugar onde se formou o bairro da Lapa, mostrado na imagem A?
2. Como é o bairro atualmente?
3. Identifique o aqueduto em cada uma das imagens e como as construções ao seu redor passaram por modificações.
Cerca de cem anos depois, no século 19, com o crescimento da cidade, muitas construções foram erguidas próximo do aqueduto, tanto moradias quanto estabelecimentos comerciais.
B
Vista atual do bairro da Lapa, em 2019. Esse é um dos bairros mais conhecidos da cidade, famoso pelo bondinho que percorre os trilhos instalados no alto do antigo aqueduto.
C
82
As pessoas na história do bairro
As memórias das pessoas ajudam a contar como ocorreu a formação e as transformações mais importantes em um bairro ao longo do tempo.
O texto a seguir conta como os moradores foram se instalando e formaram um novo bairro. Leia-o.
LER E COMPREENDER
[...]
Os anos foram passando e chegou mais gente para morar no morro.
Vinham de Guarenas, Cúpira, Cumaná e dos Andes - chegou muita gente vinda de perto e de longe.
Construíram suas casas. Nasceram crianças que brincavam entre as árvores, nos caminhos, nos terrenos baldios.
O morro começou a crescer na direção da cidade e a cidade começou a crescer na direção do morro.
A estrada de terra que vinha da cidade virou uma estrada asfaltada.
E mais gente chegou.
[...]
A rua é livre, de Kurusa. Ilustrações originais de Monika Doppert. São Paulo: Callis, 2002. p. 6-11.
O texto traz um exemplo de como as pessoas fazem parte da história do bairro, que começa com a chegada dos primeiros moradores. Com o passar do tempo, novos moradores chegam ao bairro, vindos de outros lugares.
4. Muitas transformações ocorreram no bairro descrito no texto anterior. Cite uma dessas transformações.
5. O seu bairro já passou ou ainda passa por alguma transformação? Qual? Conte aos colegas.
83
Nas ruas dos bairros, podemos observar elementos que mostram as características da cultura ou do modo de vida de seus moradores. Observe os exemplos a seguir.
84
ATIVIDADES
1. Compare as fotos a seguir e observe as características desse bairro em diferentes épocas. Verifique com atenção as transformações que ocorreram nesse lugar.
a. Quantos anos se passaram entre a primeira e a última foto?
b. Quais elementos foram mantidos?
c. Quais foram as principais mudanças ocorridas nesse lugar?
85
2. Entreviste um morador antigo para conhecer um pouco sobre a história e as transformações que aconteceram no bairro onde você mora.
Utilize as questões a seguir para entrevistá-lo.
a. Qual é o seu nome e a sua idade?
b. Qual é o nome do bairro onde você mora?
c. Você mora nesse bairro desde que ano?
d. Você sabe por que o bairro recebeu esse nome?
e. Cite uma transformação que você observou no bairro ao longo do tempo.
- Leia as respostas da sua entrevista aos colegas e conheça as deles também.
3. Desenhe no caderno alguma transformação que você já observou no bairro ou lugar onde você mora.
86
3 Trabalho por toda parte
Leia o texto a seguir. Ele descreve um tipo de trabalhador que podemos observar pelas ruas dos bairros.
O vendedor de cocada
Lá vai o vendedor de cocada
com seu tabuleiro,
pano branco na cabeça.
Lá vai o vendedor de cocada
vendendo um mundo de coco:
cocada branca ou queimada
pra vida ficar mais gostosa.
Lá vai o vendedor,
tabuleiro na cabeça,
adoçando a calçada.
O vendedor de cocadas, de Roseana Murray. Em: Artes e ofícios. Ed. renovada. Ilustrações originais de Caó Cruz Alves. São Paulo: FTD, 2007. p. 15.
Em nosso dia a dia, estamos em contato com pessoas que realizam diferentes trabalhos. Todos eles são importantes.
- Observe a seguir alguns profissionais que trabalham nas ruas dos bairros. Escreva quais foram representados.
87
ATIVIDADES
1. Relacione as profissões a seguir aos instrumentos de trabalho, como no exemplo.
A. Médico.
B. Pedreiro.
C. Cabeleireiro.
D. Mecânico.
A
É importante respeitar o trabalho de todas as pessoas.
2. Escreva os nomes de dois tipos de profissional que você encontra em seu bairro.
_______________
88
O bairro no ritmo do trabalho
Você já observou como o movimento de pessoas em alguns bairros é maior durante o dia do que à noite?
Observe as fotos de parte de um mesmo bairro em diferentes momentos.
89
ATIVIDADES
1. Pinte os quadrinhos de acordo com o período do dia em que as atividades acontecem no bairro onde você mora.
Funcionam durante o dia.
Funcionam durante a noite.
Funcionam durante o dia e durante a noite.
Loja.
Farmácia.
Padaria.
Restaurante.
Posto de combustível.
Agência bancária.
Escola.
Supermercado.
Posto de saúde.
2. Marque um X nas alternativas a seguir de acordo com o período do dia em que você as realiza.
Atividades | Manhã | Tarde | Noite |
Estudar. | |||
Brincar. | |||
Fazer as tarefas da escola. | |||
Dormir. | |||
Assistir à televisão. | |||
90
4 Os meios de comunicação
O contato ou a troca de informações entre pessoas que estão próximas ou distantes umas das outras, seja no mesmo bairro ou não, pode acontecer pelos meios de comunicação.
Essa comunicação pode aproximar tanto pessoas que estejam próximas, na mesma cidade, quanto pessoas que estejam em outros lugares do mundo.
Inserir ícone na cor marrom - Indica imagens que estão proporcionais.
As fotos a seguir mostram alguns meios de comunicação bastante utilizados pelas pessoas diariamente. Veja.
___
___
___
___
91
___
___
1. Identifique com um X as fotos que mostram meios de comunicação utilizados por você em seu dia a dia.
2. Complete a tabela a seguir com os nomes dos meios de comunicação e dos meios de transporte utilizando as palavras dos quadros.
Telefone. | Ônibus. | Carta. | Rádio. |
Carro. | Bicicleta. | Televisão. | Avião. |
Meios de comunicação | Meios de transporte |
---|---|
92
Tipos de meios de comunicação
Podemos dividir os meios de comunicação em dois tipos:
- meios de comunicação individual: a troca de informações acontece entre duas pessoas.
- meios de comunicação de massa: a informação é transmitida para um grande número de pessoas de uma só vez.
Veja alguns exemplos.
3. Marque a letra I para meios de comunicação individual, a letra M para meios de comunicação de massa e um X para meios de comunicação que sejam individuais e de massa ao mesmo tempo.
93
ATIVIDADES
1. Siga os comandos e descubra os nomes de quatro meios de comunicação.
D | MU | CAR | TE | NAL |
C | CE | BE | LU | RA |
B | LE | LAR | SÃO | VE |
A | VI | JOR | RU | TA |
1 | 2 | 3 | 4 |
A. A2 + D4
B. C1 + C3 + B2
C. D2 + A4
D. D3 + B1 + A1 + B3
2. Identifique com um X com lápis de cor os nomes dos meios de comunicação que você e sua família mais utilizam.
Telefone fixo. ___
Jornal. ___
Televisão. ___
Rádio. ___
Celular. ___
Carta. ___
Internet. ___
Revista. ___
3. Escreva o nome do meio de comunicação que você mais utiliza.
_______________
94
CIDADÃO DO MUNDO A internet e a comunicação
A internet, como é chamada a rede mundial de computadores, tem alterado muito a maneira como as pessoas se comunicam. Uma das grandes vantagens está na maneira rápida e prática por meio da qual podemos enviar e receber informações na forma de textos, imagens e vídeos.
Veja alguns exemplos de como podemos utilizar a internet.
95
Cuidados ao acessar a internet
As pessoas precisam ficar atentas para acessar a internet com segurança. Para evitar situações que possam trazer riscos ou perigos, os usuários devem tomar alguns cuidados importantes.
Conheça algumas dicas para acessar a rede com segurança.
1. Em sua opinião, qual é a importância de ter cuidados ao usar a internet?
2. Conte para os colegas os cuidados que você toma ao acessar a internet.
96
PARA SABER FAZER
Escrevendo uma carta
Antes da internet, a carta era uma das formas que as pessoas utilizavam para se comunicar. Embora uma carta possa demorar dias para chegar ao destinatário, esse meio de comunicação ainda é utilizado por muitas pessoas.
Veja como escrever uma carta.
PASSO A PASSO
AGORA É COM VOCÊ!
Siga os passos mostrados anteriormente e escreva uma carta para uma pessoa querida.
97
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Relacione os tipos de bairro com suas respectivas fotos.
A. Industrial.
B. Residencial.
C. Comercial.
2. Leia o texto a seguir e responda às questões.
A vida era bem tranquila nesse bairro.
Com o passar do tempo, alguns prédios foram construídos. O número de moradores cresceu. Surgiram novas lojas no comércio e o movimento de veículos nas ruas também aumentou.
Mesmo com todas essas mudanças, os casarões mais antigos e a pracinha com suas belas árvores foram preservados.
Elaborado pelos autores.
a. Escreva duas transformações que ocorreram no bairro.
b. Que elementos permaneceram na paisagem do bairro?
98
3. Observe a imagem a seguir.
a. Que tipo de construções predomina nesse bairro?
Indústria.
Moradia.
Comércio.
b. O que as crianças do bairro estão fazendo?
c. Escreva algo que você costuma fazer no bairro onde mora.
4. Complete as frases com os nomes das profissões utilizando as palavras dos quadros.
médico
policial
pedreiro
agricultor
a. Quem cuida da segurança é o
b. Quem constrói casas é o
c. Quem cuida da saúde é o
d. Quem produz os alimentos é o
99
5. Contorne as imagens com lápis de cor de acordo com as cores indicadas a seguir.
Falta descrição
Meio de comunicação individual.
Meio de comunicação de massa.
Meio de comunicação individual e de massa.
1.
2.
3.
4.
5.
6.
6. Leia o texto a seguir e responda às questões.
A internet é um meio de comunicação cada vez mais utilizado pelas pessoas.
Pela internet é possível conversar com amigos, fazer pesquisas, assistir a filmes e desenhos, ouvir músicas, entre outras coisas.
Porém, é preciso tomar alguns cuidados ao usarmos a internet. Não devemos conversar com pessoas estranhas nas redes sociais nem fornecer informações pessoais, como nome e número de telefone.
Elaborado pelos autores.
a. O texto trata de qual meio de comunicação?
b. Cite dois exemplos do uso da internet.
c. Cite um cuidado que devemos ter ao usar a internet.