100
4 Viva a natureza!
101
Estamos constantemente em contato com elementos da natureza. Você já havia notado?
CONECTANDO IDEIAS
1. Quais elementos da natureza podem ser observados na paisagem retratada nesta foto?
2. Quais elementos da natureza você utiliza em seu dia a dia?
102
1 Tudo é natureza
Você já percebeu como podemos estar em contato com a natureza?
Veja na imagem a seguir alguns exemplos de como a natureza faz parte do nosso dia a dia.
Leia os textos a seguir silenciosamente. Depois, leia com os colegas, em voz alta.
103
1. Se você mora no campo ou na cidade, responda: Quais elementos mostrados na imagem fazem parte do seu dia a dia?
104
O que é natureza?
O que vem à sua mente quando você ouve a palavra natureza?
Quando falamos em natureza, geralmente pensamos nas árvores, nas flores, nos animais, nos rios, nas montanhas e em vários outros elementos naturais, ou seja, criados por ela.
Não se esqueça de que você, assim como todo ser humano, também faz parte da natureza.
Respeite a natureza, nossa vida depende dela!
2. No caderno, desenhe alguns elementos da natureza que você conhece e de que gosta bastante. Em seguida, escreva os nomes desses elementos ao lado deles.
105
ATIVIDADES
1. Observe as fotos a seguir.
A
B
- Marque um X nos elementos que aparecem nas fotos A e B. Veja o exemplo.
Elementos da natureza | Foto A | Foto B |
---|---|---|
Água | X | X |
Vegetação | ||
Pessoa | ||
Canoas | ||
Céu |
106
CIDADÃO DO MUNDO As lendas indígenas sobre a natureza
As lendas indígenas são histórias contadas, geralmente, pelos indígenas mais velhos da tribo. Essas histórias procuram explicar a existência dos diferentes acontecimentos da natureza, como a ocorrência da chuva, dos trovões, do dia e da noite.
Conheça, a seguir, uma lenda que explica a origem da mandioca, um alimento comumente utilizado em nossa culinária.
[...]
Um dia, nasceu na aldeia uma menina de pele muito branquinha, tão branquinha que parecia um raio de lua, diferente da cor de todos os outros índios. Seus pais lhe deram o nome de Mani [...].
107
Mas Mani não viveu muito tempo, e numa manhã não se levantou da rede onde dormia. Na aldeia, todos ficaram tristes, mas as lembranças alegres que tinham de Mani ficaram para sempre em seus corações. Para nunca se separar da menina, seus pais a enterraram na entrada da casa onde moravam. [...]
Uma manhã, a mãe de Mani viu uma planta nova e diferente no lugar onde estava sua filha. Ficou contente e começou a cuidar da plantinha, que cresceu cresceu cresceu até a terra em volta dela ficar toda rachada. Curiosa, a mãe resolveu cavar a terra para ver o que estava acontecendo. Cavou cavou cavou e só encontrou raízes bem grossas. Quando ela pegou uma das raízes e tirou a casca, teve uma surpresa: viu que as raízes eram branquinhas como Mani! Depois os índios também descobriram que aquelas raízes eram boas para comer.
[...]
A lenda da mandioca, de Silvia Oberg. Ilustrações originais de Cris Eich. São Paulo: Folha de S.Paulo, 2015. p. 6-10. Folhapress.
1. Por que as lendas são importantes para os povos indígenas?
2. Em casa, pesquise outras lendas com seus pais ou responsáveis. Essas lendas podem ser de origem indígena, africana ou de outros povos que contribuíram com a formação da cultura brasileira. Depois, escolham uma dessas lendas, leiam juntos e façam um desenho que a represente. Traga seu desenho para a sala e conte a lenda pesquisada aos colegas.
108
2 Utilizamos os elementos da natureza
A natureza é essencial para a nossa sobrevivência. Além disso, grande parte dos alimentos, das roupas e dos produtos que utilizamos em nosso dia a dia é obtida da natureza.
Você já havia pensado nisso?
É por meio da prática de diferentes atividades econômicas que os elementos da natureza são utilizados e transformados. Vamos estudar alguns exemplos.
Agricultura
A atividade agrícola envolve o trabalho de preparar a terra, plantar, cuidar das lavouras e colher.
Essa atividade é responsável pela produção de grande parte dos alimentos que chegam às nossas mesas todos os dias.
O desenvolvimento da agricultura depende diretamente da natureza, principalmente do solo, da água, da luz e do calor do Sol, essenciais para o crescimento das plantas.
109
Pecuária
A atividade da pecuária envolve a criação de animais, que é destinada à obtenção de diferentes produtos, como carne, couro e leite.
A pecuária também depende diretamente da natureza. Os animais precisam de água e também de alimentos, principalmente pastagens ou rações preparadas com grãos.
Veja alguns exemplos de pecuária a seguir.
110
Extrativismo
A atividade extrativa consiste na retirada de diferentes recursos da natureza, que podem ser de origem vegetal, animal ou mineral.
Esses recursos coletados da natureza podem ser utilizados na alimentação das pessoas ou na fabricação de outros produtos.
Veja alguns exemplos a seguir.
111
Indústria
A indústria é a atividade econômica que transforma diferentes matérias-primas em produtos industrializados.
Essa atividade utiliza materiais de origem animal, vegetal e mineral para fabricar produtos que utilizamos em nosso dia a dia, como alimentos, roupas, calçados, computadores, automóveis e eletrodomésticos.
- matérias-primas:
- um ou mais tipos de materiais utilizados na fabricação de um produto
O petróleo é retirado da natureza e utilizado na fabricação de diversos produtos, como plástico, combustível e asfalto.
Na foto abaixo, podemos observar uma refinaria de petróleo em Camaçari, na Bahia, em 2017.
O ferro é um mineral retirado da natureza e utilizado, por exemplo, na produção de diversas partes dos automóveis.
Na foto abaixo, indústria de caminhões em São Bernardo do Campo, em São Paulo, em 2018.
O leite das vacas, ovelhas e cabras é utilizado para a fabricação de produtos como queijos e iogurtes.
Na foto abaixo, empacotamento de queijo em indústria de laticínios na cidade de Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais, em 2020.
112
ATIVIDADES
1. Escreva a letra correspondente à atividade econômica que está sendo realizada em cada foto.
A. Agricultura.
P. Pecuária.
E. Extrativismo.
I. Indústria.
113
2. Relacione as fotos das atividades econômicas às fotos dos seus respectivos produtos.
- Geladeira.
- Pipoca.
- Creme de açaí.
- Frango assado.
114
3 Estamos respeitando a natureza?
Até agora, vimos que a natureza tem sido utilizada para a prática de diferentes atividades econômicas.
Às vezes, essas atividades são realizadas com a preocupação de preservar a natureza. Mas, em muitas situações, essas atividades econômicas causam danos ao meio ambiente. Veja alguns exemplos.
Produtos químicos lançados nas lavouras causam a poluição das águas e do solo.
A exploração madeireira e a abertura de novas áreas para o cultivo de lavouras ou formação de pastagens provocam o desmatamento de extensas áreas de vegetação nativa e a destruição de muitas espécies de plantas e animais.
- vegetação nativa:
- plantas que se desenvolvem naturalmente em determinada área
115
A atividade extrativa mineral pode causar grande devastação da natureza, com a retirada da vegetação nativa e de grande quantidade de solo e rochas dos terrenos.
Os gases que saem das chaminés das fábricas, assim como dos escapamentos dos veículos e das queimadas, causam a poluição do ar, trazendo danos ao meio ambiente e à saúde do ser humano.
Muitos municípios não realizam o tratamento adequado de resíduos e esgotos de moradias e indústrias, lançando-os diretamente em córregos, rios e lagos. A poluição da água provoca a morte de peixes e outros animais.
-
Você conhece algum lugar onde a natureza vem sendo desrespeitada? Conte aos colegas o que acontece nesse lugar.
116
ATIVIDADES
1. Complete corretamente as frases utilizando as palavras do quadro a seguir.
desmatamento· esgotos· fábricas· lavouras
a. Produtos químicos lançados nas causam a poluição das águas e do solo.
b. A exploração madeireira e a abertura de áreas para lavouras e pastagens provocam o da vegetação nativa, destruindo espécies de plantas e de animais.
c. Os despejos de sem tratamento e de resíduos industriais em córregos, rios e lagos provocam a morte de peixes e outros animais.
d. Os gases que saem das chaminés das , dos escapamentos dos veículos e das queimadas causam a poluição do ar.
2. Observe a foto a seguir. Depois, responda às questões.
- Em sua opinião, que medida deveria ser tomada para evitar a situação mostrada na foto?
117
O que podemos fazer pela natureza
Você já pensou na importância de cuidar bem da natureza?
Veja a seguir algumas atitudes que podemos adotar em nosso dia a dia que ajudam a preservar a natureza.
-
O que você faz em seu dia a dia para conservar a natureza?
118
PARA SABER FAZER
Vamos plantar uma árvore?
Cuidar de uma planta é uma maneira de respeitar a natureza.
As árvores são parte da natureza! Elas melhoram a qualidade do ar, fazem sombra, além de servirem como abrigo para alguns animais.
Nas cidades, as plantas podem ser cultivadas em praças, parques e canteiros das ruas. As plantas também podem ser cultivadas nas moradias. Plantadas em vasos, elas tornam o ambiente mais bonito e agradável.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- muda de árvore
- área com terra
- adubo
- regador com água
- instrumentos de jardinagem disponíveis
Veja a seguir uma das maneiras de plantar uma muda de árvore.
1 Prepare a terra aguando e adubando para que ela fique bastante fértil.
2 Cave a terra, fazendo uma cova de tamanho adequado à muda.
119
3 Coloque a muda na cova e cubra suas raízes com a terra.
4 Molhe a planta e mantenha os cuidados, como os mostrados na página seguinte.
AGORA É COM VOCÊ!
O que você acha de plantar uma muda de árvore?
Você e cada um de seus colegas podem plantar uma semente em um copinho de plástico e, depois que ela germinar, levar a muda para plantar no quintal de sua moradia ou em um vaso.
Vocês também podem fazer um trabalho em conjunto e plantar uma muda na escola.
Desse modo, no futuro, as árvores que vocês plantarem podem fornecer sombra (ou frutos, depende do tipo de árvore), além de melhorar a qualidade do ar!
120
ATIVIDADES
1. Siga o sentido das setas dos quadrinhos A e descubra a frase que se forma nos quadrinhos B.
A
B
Cuidando | das | cacto | margarida |
rosa | plantas | você | lírio |
azaleia | beijinho | está | preservando |
cravo | violeta | tulipa | a |
hortênsia | jasmim | dália | natureza. |
-
Escreva a frase que você descobriu.
2. Com mais dois colegas, escolham algumas das atitudes que vocês tomam para cuidar da natureza e elaborem cartazes sobre elas. Distribuam os cartazes pela escola para incentivar outras pessoas a praticar essas atitudes.
121
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Ligue os elementos da natureza ao uso e à importância de cada um deles.
- Água
- Ar
- Plantas e animais
- Respiração.
- Alimentação.
- Molhar os solos e as plantas e matar a sede.
2. Complete as frases com os nomes das atividades econômicas do quadro a seguir.
agricultura· pecuária· extrativismo· indústria
a. A atividade econômica que transforma diferentes matérias-primas em produtos industrializados é chamada
b. A atividade que envolve o trabalho de preparar a terra, plantar, cuidar das lavouras e colher é chamada
c. A atividade que consiste na retirada de diferentes recursos da natureza, que podem ser de origem vegetal, animal ou mineral, é chamada
d. A atividade que envolve a criação de animais que é destinada à obtenção de diferentes produtos, como carne, couro e leite, é chamada
122
3. Observe os problemas ambientais mostrados nas fotos a seguir.
A
B
C
D
Relacione as imagens aos textos a seguir.
Muitos rios têm sido poluídos por resíduos domésticos, pelo esgoto e por resíduos industriais que são lançados diretamente em suas águas.
Extensas áreas de vegetação natural têm sido desmatadas pela exploração madeireira e para a abertura de áreas para lavouras e pastagens.
Produtos químicos lançados nas lavouras causam a poluição das águas e do solo.
Em muitas cidades, o ar vem sendo intensamente poluído pela fumaça expelida das indústrias e dos automóveis.
123
4. Contorne as palavras do quadro conforme as indicações a seguir.
Produtos fornecidos pela agricultura.
Produtos fornecidos pelo extrativismo.
Produtos fornecidos pela pecuária.
Produtos fornecidos pela indústria.
arroz | lápis | milho | leite |
bicicleta | ouro | ovos | peixes |
caderno | carne | frutas | minério de ferro |
5. Leia a seguir algumas atitudes que devemos adotar para preservar a natureza.
- Aproveitar a luz do Sol.
- Reutilizar os materiais.
- Colocar os resíduos nas lixeiras.
- Tomar banhos rápidos.
Complete as frases a seguir com as dicas anteriores.
a. Para economizar água, devemos
b. Para economizar energia, devemos
c. Para diminuir o lixo, devemos
d. Para manter o ambiente limpo, devemos
6. Pense se alguma atitude do seu dia a dia pode prejudicar a natureza. O que você precisa fazer para mudar essa atitude e passar a cuidar bem da natureza?