6
O QUE VOCÊ JÁ SABE?
1. MARQUE COM UM X A IMAGEM QUE APRESENTA MAIS ELEMENTOS SEMELHANTES AOS DO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE.
Resposta pessoal.
___
___
2. OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR. DEPOIS, LEIA AS QUESTÕES E MARQUE UM X NAS RESPOSTAS CORRETAS.
-
QUAL OBJETO ESTÁ À ESQUERDA DO ALUNO?
GIZ DE CERA
X COLA
-
QUAL OBJETO ESTÁ À DIREITA DO ALUNO?
X TESOURA
ESTOJO
3. CONTE PARA O PROFESSOR UMA BRINCADEIRA DO PASSADO OU DO PRESENTE QUE VOCÊ CONHECE E DEPOIS DESENHE ESSA BRINCADEIRA EM UMA FOLHA AVULSA.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Aplicação das atividades de avaliação diagnóstica das páginas 6 e 7 para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já sabe?
1 Objetivo
- Comparar e identificar elementos do campo e da cidade.
Como proceder
- Espera-se que os alunos percebam os principais elementos que se assemelham aos do local onde moram. Caso isso não ocorra, questione com quais elementos apresentados na imagem os alunos têm contato diariamente, e em que lugares eles os encontram. Após essa reflexão, leia novamente a atividade para que os alunos possam, então, circular a imagem que mais se assemelha às de seu local de moradia.
2 Objetivo
- Localizar objetos através de um referencial, utilizando noções como à direita ou à esquerda.
Como proceder
- Espera-se que os alunos identifiquem à direita e à esquerda de acordo com os objetos indicados. Caso isso não ocorra, auxilie-os a relembrar qual é a direita e a esquerda, demonstrando e retomando esse conteúdo com eles.
3 Objetivo
- Identificar semelhanças e diferenças entre brincadeiras do passado e do presente.
Como proceder
- Os alunos deverão responder às atividades oralmente. Mantenha a imparcialidade, lembrando que essa questão faz parte de uma avaliação diagnóstica. Incentive os alunos a classificarem qual brincadeira faz parte do passado e qual faz parte do presente e, se necessário, instigue-os a explicar o porquê dessa classificação.
4 Objetivo
- Descrever uma regra de convivência necessária para espaços de uso público.
Como proceder
- Espera-se que os alunos percebam que os três espaços apresentados são espaços públicos, e por isso existem regras de convivência que devem ser respeitadas em todos os locais ilustrados, como: respeitar os indivíduos, não jogar lixo em local inapropriado, não praticar vandalismo, entre outras possíveis respostas. Caso isso não ocorra, instigue-os a analisar outras regras como exemplo.
5 Objetivo
- Compreender a necessidade das regras de convivência, criando uma possível medida para o ambiente escolar.
Como proceder
- Os alunos deverão responder às atividades oralmente. Mantenha a imparcialidade, lembrando que essa questão faz parte de uma avaliação diagnóstica. Incentive os alunos a pensarem em regras para além das que existem na escola, mas que também favoreçam a convivência no ambiente escolar.
6 Objetivo
- Analisar diferentes imagens, associando-as aos termos correspondentes.
Como proceder
- Os alunos devem identificar, analisar e distinguir diferentes imagens relacionadas às condições do tempo atmosférico (dia frio e dia quente). Auxilie-os na realização dessa atividade, incentivando-os a falar palavras de acordo com as imagens apresentadas.
7 Objetivo
- Descrever materiais utilizados para a construção de moradias, utilizando como referencial a própria casa.
Como proceder
- Espera-se que os alunos identifiquem alguns dos principais materiais utilizados na construção de suas residências. Possíveis respostas: tijolos, telhas, madeiras, cimento, entre outros. Caso isso não ocorra, relembre com eles os materiais utilizados na construção da sala de aula, e então retome a atividade para que eles identifiquem os materiais de sua própria moradia.
8 Objetivo
- Identificar um profissional da escola e sua função para a sociedade em que vivem.
Como proceder
- Espera-se que os alunos identifiquem alguns profissionais do ambiente escolar, listando sua função e importância no cotidiano da escola. Auxilie os alunos, dando exemplos de profissionais que não fazem parte do ambiente escolar.
7
4. AS IMAGENS A SEGUIR MOSTRAM ESPAÇOS PÚBLICOS.
- ESCREVA UMA REGRA DE BOA CONVIVÊNCIA PARA UM DOS ESPAÇOS MOSTRADOS NAS IMAGENS ANTERIORES.
Resposta pessoal.
5. COMENTE COM O PROFESSOR E COM OS COLEGAS UMA REGRA QUE MELHORA A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS DA ESCOLA.
Resposta pessoal.
6. PINTE OS DESENHOS COM A COR QUE INDICA O DIA MAIS ADEQUADO PARA CADA UM DELES.
DIA QUENTE
DIA FRIO
7. ESCREVA DOIS TIPOS DE MATERIAIS QUE FORAM UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE SUA MORADIA.
Resposta pessoal.
8. DESENHE, EM UMA FOLHA AVULSA, UM PROFISSIONAL QUE TRABALHA EM SUA ESCOLA E ESCREVA POR QUE O TRABALHO DELE É IMPORTANTE.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma
Nas páginas anteriores, apresentamos uma proposta de avaliação diagnóstica para averiguar os conhecimentos dos alunos no início do ano letivo. A fim de mapear os resultados dessa avaliação, sugerimos o quadro a seguir. Esse modelo pode ser adaptado e reproduzido conforme sua necessidade.
Nome do aluno/questão | Questão 1 | Questão 2 | Questão 3 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aluno 1 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 2 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 3 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 4 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 5 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 6 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 7 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia |
Utilize esse mapeamento para averiguar se os alunos atingiram totalmente, parcialmente ou se não atingiram os conhecimentos esperados para o início do ano letivo. Inclua todos os alunos para que possa ter uma visão ampla da turma, mas também anotações específicas em relação a cada aluno. Desse modo, poderá desenvolver estratégias de modo individualizado também.