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2 Ruas e caminhos do nosso dia a dia
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 2
A unidade apresenta o estudo sobre o espaço das ruas e caminhos, ampliando a escala de análise geográfica para além da moradia e da escola. Nela, é destacado o espaço das ruas, isto é, os elementos que o compõem e o diferenciam, os usos e as ocupações.
A unidade também discorre acerca do conceito de trânsito e suas regras, bem como da responsabilidade necessária para circular nas ruas e calçadas como pedestres, passageiros ou ciclistas. É discutida ainda a questão da acessibilidade e sua importância no dia a dia de pessoas com dificuldades de locomoção.
O conteúdo da unidade é finalizado com os tipos de transporte, considerando os meios em que circulam (aquático, terrestre e aéreo) e a sua utilização (coletiva ou individual). Além disso, é construída nesse capítulo a consciência ambiental, uma vez que traz à tona a importância de utilizar transportes coletivos para locomoção. Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Ampliar a escala de análise geográfica destacando o espaço das ruas, os elementos que o compõem e suas características.
- Analisar as transformações que ocorrem no espaço da rua.
- Compreender o que é trânsito.
- Conhecer e respeitar as leis e a sinalização de trânsito (semáforos, placas de sinalização e faixas de segurança) e seus significados.
- Desenvolver a consciência no trânsito e valorizar os cuidados que devem ser tomados para torná-lo mais seguro.
- Reconhecer diferentes meios de transporte (individuais e coletivos; terrestres, aquáticos e aéreos).
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolver as atividades e os objetivos propostos na unidade 2, é importante que os alunos tenham conhecimentos introdutórios sobre elementos que caracterizam as ruas, além de noções de leis e regras de trânsito. Além disso, a observação de transformações ao longo do tempo, desenvolvida na unidade 1, será retomada e aplicada nas análises de transformações das ruas.
Destaques PNA 1
- Ao longo da unidade foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos estudantes, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo, assim, para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Mais atividades
- Seguem sugestões de atividades que auxiliam o trabalho com os conceitos e temas desta e das demais unidades do volume. Essas atividades favorecem o desenvolvimento de diferentes habilidades com os alunos. Toda introdução de unidade traz sugestões como essas.
Observação
- Esse tipo de atividade pode estar presente em atividades práticas ou teóricas e envolve o olhar atento do aluno sobre uma imagem e/ou situação, antecedendo a análise e auxiliando na comparação de resultados.
- Principais habilidades desenvolvidas: utilização de conhecimentos prévios e observação.
Atividade em grupo
- Esse tipo de atividade pode ser escrita e/ou oral, contemplando elementos gráficos, e pode ser realizada coletivamente. Com base em orientações, os alunos devem colaborar entre si, buscando informações.
- Principais habilidades desenvolvidas: pesquisa, análise, interpretação, associação, comparação e trabalho em equipe.
- Para a realização das atividades 1 e 2, propostas na página 39, utilize as orientações e os questionamentos de análise descritos a seguir.
- Como são as formas da paisagem do município mostrado na imagem? Oriente os alunos na observação dela, atentando para os elementos naturais e culturais. Destaque o relevo acidentado e montanhoso e como ele interfere na organização do espaço urbano.
- Oriente também a observação das características das construções históricas em destaque no primeiro plano da imagem.
- Explore a oralidade por meio da análise da paisagem da foto.
- Leve-os a refletir sobre o lugar onde moram, perguntando aos alunos se ele é parecido com a imagem apresentada. Peça que justifiquem a resposta.
- Pergunte qual era a posição ou o ponto de vista de quem tirou a foto (de frente e do alto).
- Pergunte se no momento em que a foto foi registrada, havia movimento de pessoas e automóveis pela rua.
R: No momento em que a foto foi registrada, não havia movimento de pessoas e automóveis.
- Comente que o município de Ouro Preto tem muitas construções históricas que preservam a memória de parte da história brasileira. Explique que há muitas igrejas, sobrados e casarões centenários, da época do Brasil Colônia e que, por isso, atrai muitos turistas.
- Complemente o estudo com a leitura do texto a seguir, que trata sobre o valor histórico e cultural da cidade de Ouro Preto.
Implantada nas encostas de um estreito e sinuoso vale delimitado por duas cadeias de montanhas na região das chamadas Minas Gerais, no interior do Brasil, a cidade histórica de Ouro Preto originou-se do processo de agregação de diversos arraiais de garimpo de ouro, ali estabelecidos no final do século XVII e no início do XVIII. Declarada Monumento Nacional em 1933 e tombada pelo Iphan em 1938 por seu conjunto arquitetônico e urbanístico, foi declarada pela Unesco como patrimônio mundial em 5 de setembro de 1980, sendo o primeiro bem cultural brasileiro inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.
A riqueza das jazidas da região explica a primeira denominação, Vila Rica, bem como sua designação, em 1720, para capital da Província das Minas Gerais, criada pela Coroa Portuguesa para administração daquele território.
[...]
BRASIL. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Centro histórico de Ouro Preto (MG). Disponível em: https://oeds.link/DbXZb9. Acesso em: 25 maio 2021.
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Por esse caminho passam várias pessoas e veículos todos os dias.
Quais são os caminhos que você percorre em seu dia a dia?
CONECTANDO IDEIAS
1. Quais elementos você observa ao percorrer o caminho mostrado na foto?
2. Você costuma percorrer caminhos como esse? Se sim, para onde você vai?
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
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Conectando ideias
- Incentive o desenvolvimento da oralidade dos alunos, solicitando que se expressem a respeito do que observam no caminho. Alguns elementos se destacam, como os sobrados e o tipo de pavimento da rua. As ruas de paralelepípedos podem indicar que é um lugar mais antigo, pois esse tipo de pavimento resiste à deterioração durante séculos. Destaque também os elementos naturais, como a vegetação e o céu.
- Incentive os alunos a comentarem sobre os caminhos que percorrem. Para promover o diálogo, questione-os a respeito dos elementos que observam nos trajetos e para onde vão ao percorrê-los. Eles podem responder, por exemplo, que vão de casa para a escola ou para a casa de parentes e amigos. Caso algum aluno responda negativamente ou não consiga responder, oriente-o a pensar nos trajetos possíveis.
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1 As ruas
Leia o texto a seguir.
LER E COMPREENDER
[...]
Eu morava numa rua sem calçamento e por lá quase não passava carro. Por isso a gente podia brincar à vontade, o dia todo, de pegador, de roda, de bicicleta.
Quer dizer, os maiores andavam de bicicleta.
Eu não, que eu não tinha bicicleta.
[...]
Nas noites de calor a gente sentava na calçada e ficava conversando. E então a gente sentia o cheiro do jasmineiro da casa do alemão.
[...]
Quando eu comecei a crescer, de Ruth Rocha. Ilustrações originais de Maria Eugenia. São Paulo: Salamandra, 2009. p. 4-6.
- calçamento:
- camada de pedra ou asfalto colocada para revestir as ruas
- jasmineiro:
- planta cuja flor é o jasmim
1. Marque um X nas respostas corretas sobre o texto anterior.
X Podiam brincar à vontade na rua.
X Havia pouco movimento de carros na rua.
Não podiam brincar à vontade.
Nunca ficavam na rua à noite.
2. A rua onde você mora se parece com a rua descrita no texto? Explique por quê.
Resposta pessoal. Peça aos alunos que falem sobre o movimento na rua, se podem brincar nela, os tipos de brincadeira e os horários em que podem brincar.
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Sugestão de roteiro
As ruas
8 aulas
- Observação e análise das páginas de abertura e realização das atividades orais das páginas 38 e 39.
- Roda de conversa sobre o conteúdo e realização das atividades das páginas 40 e 41.
- Discussão sobre as diferentes ruas das páginas 42 e 43.
- Leitura da página 44 e atividades da página 45.
- Leitura e discussão das páginas 46 e 47.
- Atividades das páginas 48 e 49.
Destaques PNA
- As atividades 1 e 2 desta página contemplam quatro processos gerais de leitura: localizar e retirar informação explícita de textos, fazer inferências diretas, interpretar e relacionar ideias e informação e analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais, uma vez que os alunos deverão interpretar o texto e buscar elementos próximos à realidade deles.
Ler e compreender
- Narrativas em primeira pessoa são histórias em que o narrador relata os fatos e participa dos acontecimentos. A leitura dessas histórias permite aos alunos usarem a imaginação, uma vez que podem interagir com elas ao se colocarem no lugar do narrador.
Antes da leitura
Comente que o texto se trata de uma narrativa sobre as características da rua onde a menina vive.
Durante a leitura
Peça aos alunos que leiam o texto em silêncio e grifem as palavras que não conhecem. Em seguida, faça uma leitura coletiva com eles. Se for necessário, leia a história novamente.
Depois da leitura
Com o auxílio de um dicionário, peça aos alunos que pesquisem as palavras que desconhecem. Em seguida, oriente-os a responder as atividades 1 e 2. Com base no texto e na imagem, explore o conhecimento prévio dos alunos, motivando-os ao estudo do tema. Aproveite a oportunidade e peça a eles que descrevam a rua onde moram. Pergunte se gostam dela, o que costumam fazer nela, se ela precisa de melhorias, entre outras questões.
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ATIVIDADES
1. Faça, no caderno, um desenho da rua onde você mora. Em seguida, mostre-o aos colegas.
Resposta pessoal. Os alunos podem desenhar tanto elementos como calçada, vegetação, moradias ou estabelecimentos comerciais quanto o fluxo de veículos e pedestres. Auxilie-os na apresentação dos desenhos.
2. Marque um X nas alternativas que descrevem como é a rua onde você mora.
Resposta pessoal. Comente com os alunos que eles podem marcar mais de uma alternativa.
- Larga.
- Estreita.
- Silenciosa.
- Sem árvores.
- Tranquila.
- Movimentada.
- Asfaltada.
- Arborizada.
- De terra.
3. Escreva aquilo de que você mais gosta em sua rua, e também do que você não gosta nela. Conte para os colegas.
a. Gosto: Resposta pessoal.
b. Não gosto:
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Destaques BNCC
- Com base na atividade 1, os alunos podem registrar as memórias que têm sobre as ruas onde vivem. Ao analisar o espaço vivido, eles desenvolvem noções de pertencimento e de identidade com o lugar. Por meio do desenho, os alunos também desenvolvem a capacidade de representar os elementos constituintes da paisagem do lugar onde vivem, como destacado na habilidade EF02GE08 da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Conhecer a percepção dos alunos a respeito da rua onde vivem.
Como proceder
- Na atividade 2, explore os aspectos subjetivos dos alunos a respeito da rua onde vivem. Cada aluno tem uma percepção espacial diferente, portanto, conceitos e significados construídos subjetivamente. Perceba que "rua tranquila" ou "rua movimentada" são atributos empregados de acordo com o modo como os alunos se relacionam com o lugar de vivência. Como forma de complementar o estudo do tema As ruas, proponha a análise das características da rua onde a escola está localizada. Peça aos alunos que observem se a rua é movimentada ou tranquila, se é larga ou estreita, se precisa de algumas melhorias etc. Pode-se realizar um passeio previamente organizado pelos arredores da escola.
- Na realização da atividade 3, incentive os alunos a dialogarem sobre o assunto, justificando suas respostas.
Mais atividades
-
O texto da página anterior fornece mais elementos para explorar o imaginário do lugar narrado no texto. Reproduza a atividade a seguir na lousa de modo a ampliar as possibilidades de aprofundamento.
a. O que os alunos percebem a partir dos sentidos?
R: Com o olfato, eles sentem o cheiro do jasmineiro, com a visão, eles olham as crianças andando de bicicleta.
b. Marque um X na frase correta em relação ao texto.
(X) As crianças brincavam na rua porque quase não havia movimento de carros nela.
( ) A rua era asfaltada e tinha intenso movimento de carros.
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As ruas são diferentes
No caminho de casa até a escola podemos observar que as ruas são diferentes. Veja alguns exemplos a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente os alunos na observação e comparação das ruas apresentadas nas imagens.
- Explique a eles que, em uma mesma cidade, existem ruas onde o trânsito é mais intenso e outras em que há pouco movimento de veículos e pessoas.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer as diferenças entre os diversos tipos de ruas e as funções de cada uma delas.
Como proceder
- Peça aos alunos que verifiquem as diferenças no movimento de carros e pessoas, na arborização, no calçamento, etc. Leve-os a perceber que a imagem do topo da página é predominantemente arborizada. Promova uma conversa com os alunos solicitando que identifiquem as transformações ocorridas nas paisagens do lugar onde vivem e, em seguida, questione-os sobre os motivos dessas transformações. Destaque as diferenças entre os caminhos (ruas e avenidas) que existem nas cidades os que existem no campo (estradas rurais). Comente que as estradas rurais geralmente não recebem a manutenção adequada, dificultando a vida das pessoas que moram no campo. A falta de conservação e de sinalização adequada dessas vias aumenta os riscos de acidentes. Peça aos alunos que identifiquem a foto que mais se parece com os trajetos que eles percorrem para chegar à escola a partir de suas moradias.
- Pergunte aos alunos como seria possível reduzir a quantidade de carros nas ruas. Para responder a essa questão, use conceitos elementares de Matemática. Na lousa, faça um cálculo com os alunos: em um ônibus podem se sentar em média 30 pessoas, já em um carro podem se sentar de 2 a 5 pessoas. Quantos ônibus seriam necessários para substituir 20 carros e tirá-los de circulação? Em média, dois ônibus poderiam transportar essas pessoas, embora as pessoas dos carros possam ter diferentes destinos. Apesar do cálculo genérico, isso mostra que parte do percurso pode ser feita usando outros meios de transporte.
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OS CAMINHOS DO CAMPO
No campo existem caminhos chamados de estradas rurais. São essas estradas que dão acesso às propriedades rurais, como sítios e fazendas.
Muitas dessas estradas são de terra, ou seja, não são pavimentadas, e, assim como ocorre em muitas ruas das cidades, nem sempre estão em boas condições, devido à falta de manutenção.
1. Converse com os colegas sobre as semelhanças e as diferenças entre as ruas mostradas nesta página e na anterior.
As diferenças estão nos tipos de construções, na arborização e na quantidade de pessoas e veículos.
MANUAL DO PROFESSOR
- Auxilie os alunos na realização da atividade 1 proposta na página. Para isso, promova novamente a leitura da imagens apresentadas, destacando as características das ruas mostradas nas imagens, identificando semelhanças e diferenças entre elas.
- O texto a seguir discorre sobre a função das ruas na vida social das cidades.
[...]
A rua se coloca como dimensão concreta da espacialidade das relações sociais num determinado momento histórico, revelando nos gestos, olhares e rostos as pistas das diferenças sociais. [...]
O tema da "rua" nos coloca diante do fato de que na análise do espaço urbano o lugar aparece com significados múltiplos. A cidade, em si, só pode ser determinada como lugar à medida que a análise incorpore as dimensões que se referem à constituição, de um lado, do espaço urbano, e de outro, aquela da sociedade urbana. [...] envolve especialidades que dizem respeito à cultura, aos hábitos costumes, etc., que produzem singularidades espaciais, que criam lugares na cidade das quais a rua aparece como elemento importante de análise.
A rua expressa, na metrópole, uma morfologia hierarquizada socialmente como aponta Gogol em seu livro Avenida Nievesky, quando discute os usos da avenida a partir do uso pelos habitantes da cidade em cada momento do dia. Marca a vida no movimento dado pelo uso. E assim os usos da rua, o entendimento de como se organiza a sociedade em seus hábitos e costumes, pois a rua se liga à ideia da construção dos caminhos que junto com a casa criam o quadro de vida. [...]
No transcurso de um único dia é possível presenciar que as ruas da cidade são tomadas por passos com ritmos diferenciados, com destinos diferentes. Os usos da cidade vistos através da rua permitem perceber os tempos simultâneos. Ela guarda múltiplas dimensões.
A rua pode ter o sentido de passagem, apenas enquanto meio - de manhã o que vemos pelas ruas desde as primeiras horas do dia é um grande fluxo de trabalhadores, que meio acordados, meio sonolentos, se dirigem ao trabalho.
A rua pode ter o sentido de fim em si mesma quando seu uso se volta para, por exemplo, a realização da mercadoria. [...]
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007. p. 51-53.
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O uso das ruas
O espaço das ruas é usado principalmente para o deslocamento de veículos, como carros, caminhões, ônibus, bicicletas e motocicletas. As ruas também são utilizadas por pedestres.
Ao transitar pelas ruas, tanto pedestres quanto motoristas devem ficar atentos e ser muito cuidadosos.
- pedestres:
- pessoas que se deslocam a pé por ruas, praças, calçadas, rodovias, etc.
No entanto, há momentos em que as ruas podem ser ocupadas de outras maneiras, como para a realização de feiras, festas, encontros culturais e esportivos e caminhadas. Veja o exemplo a seguir da mesma avenida mostrada anteriormente.
MANUAL DO PROFESSOR
- Após a leitura do conteúdo desta página, converse com os alunos sobre como eles se sentem ao caminhar pelas ruas da cidade. Investigue se costumam circular por elas a pé ou de bicicleta e se eles se sentem seguros.
- Explique aos alunos que a utilização dos espaços urbanos é um direito de todo cidadão e que nenhum morador deveria se sentir inseguro nas ruas da cidade.
- Leia o texto a seguir, que aborda o papel da rua no cotidiano e na vida social.
[...] a rua ainda preserva o sentido do encontro. Estes quase sempre referem-se aos finais de semana quando, em virtude da diminuição do tráfego de automóveis, é possível as crianças brincarem em alguns lugares da cidade. Os parques e algumas praças são usados nesse sentido. Aqui os ruídos diferem sensivelmente daqueles dos dias da semana. Em algumas áreas públicas as pessoas vão para se expor. O encontro de pessoas que se conhecem há tempo e que jogam carta, por exemplo. [...]
Assim, a rua enquanto nível de entendimento do cotidiano e da espacialidade das relações sociais coloca-se na perspectiva da constituição da sociedade urbana em seu movimento interno baseado na prática social na medida em que expõe o vivido. Ela também se abre enquanto palco e espetáculo em que se transformou o cotidiano hoje no mundo moderno, abrindo uma infinidade de perspectivas para análise e entendimento da sociedade urbana.
Para Henri Lefebvre, a rua "representa a cotidianidade na nossa vida social (...) Lugar de passagem, de interferências, de circulação e de comunicação, ela torna-se, por uma surpreendente transformação, o reflexo das coisas que ela liga, mais viva que as coisas. Ela torna-se o microscópio da vida moderna. Aquilo que se esconde, ela arranca da obscuridade. Ela torna público".
[...]
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2017. p. 53-54.
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ATIVIDADES
1. Ligue as fotos às palavras correspondentes e descubra outras maneiras de uso das ruas.
- Atividades esportivas. 3
- Feiras livres. 1
- Festas. 2
MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente os alunos na realização da atividade 1, mas, antes, peça a eles que digam o que as fotos estão mostrando. Em seguida, solicite-lhes que liguem cada imagem à respectiva atividade.
- As fotos da atividade mostram diferentes usos das vias e dos espaços públicos. Aproveite a oportunidade para conversar com os alunos sobre a utilização das vias e dos espaços públicos do lugar onde vivem. Pergunte se esses espaços são usados para festas ou comemorações, para práticas esportivas, para a organização de feiras livres ou outros eventos.
- Destaque que o uso desses espaços públicos revela aspectos da cultura e do modo de vida das pessoas que vivem em cada lugar.
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As ruas são transformadas
As ruas podem ser transformadas pela ação das pessoas ao longo do tempo. Algumas ruas passam por poucas mudanças, outras mudam tanto que, se compararmos uma foto antiga e uma foto atual, fica difícil de acreditar que se trata do mesmo lugar.
As imagens a seguir retratam uma mesma rua em duas épocas diferentes. Observe-as e, depois, responda às questões.
A
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A comparação entre as duas imagens das páginas 46 e 47, tratadas como fontes documentais históricas, visa ao desenvolvimento da habilidade EF02GE05 da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Comparar duas imagens a fim de perceber as mudanças históricas.
Como proceder
- Pergunte aos alunos se as duas imagens correspondem ao mesmo lugar e como chegaram a essa conclusão. Questione-os também se, com base nas transformações observadas, é possível perceber mudanças no modo de vida das pessoas. Comente, por exemplo, que o crescimento das cidades levou à construção de grandes edifícios no lugar das antigas residências. Por isso, atualmente, os moradores da Rua Bela Cintra vivem principalmente em apartamentos. Ao analisar como o espaço de um lugar está organizado, é possível chegar a algumas conclusões sobre a qualidade de vida de seus moradores. Isso pode ser feito avaliando a infraestrutura, os bens e os serviços disponíveis àquela população. Explore a imagem da página indicando os elementos do lugar: calçamento da rua e calçadas; sinalização na rua - faixas de carros; largura da rua; disponibilidade de energia elétrica (postes e fios da rede elétrica); arquitetura das construções; quantidade de árvores.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestões de referências complementares, para enriquecer seus conhecimentos.
- É possível realizar um trabalho integrado com o componente curricular de História para verificar as mudanças e permanências nas paisagens de outros lugares. Acesse os seguintes sites para consultar fotos antigas de vários lugares do Brasil:
- BRASIL. Biblioteca Nacional Digital. Disponível em: https://oeds.link/wA4YQH. Acesso em: 25 maio 2021.
- BRASIL. Ministério da Educação. Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Disponível em: https://oeds.link/VSq60v. Acesso em: 25 maio 2021.
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1. Quantos anos se passaram entre a data da imagem A e a data da imagem B?
Passaram-se 62 anos. Auxilie os alunos a calcularem quantos anos de diferença há entre as datas das duas imagens.
2. Converse com os colegas e identifiquem algumas das mudanças que foram realizadas nessa rua de uma época para outra.
Espera-se que os alunos citem que o tipo de pavimentação mudou (antes com paralelepípedos e atualmente com asfalto), o tamanho das árvores, os tipos de automóvel e também as construções (antes com moradias do tipo sobrado e atualmente com prédios).
B
MANUAL DO PROFESSOR
- Na realização da atividade 1, auxilie os alunos a calcularem quantos anos de diferença há entre as datas das duas imagens.
- Para responder à atividade 2, peça que observem e comparem as características dessa mesma rua em diferentes épocas. Pergunte aos alunos que elementos eles observam na paisagem A (mais atinga) e na paisagem B (mais atual).
- Explique aos alunos que existem bairros que preservam muitos aspectos de épocas passadas. Isso pode ser observado, por exemplo, na manutenção de antigas construções e na realização de festas tradicionais.
- Amplie a discussão perguntando aos alunos se eles observam a arborização urbana nas ruas onde moram. Na comparação das imagens, verifica-se a presença de árvores nos dois momentos históricos. Explique que, apesar das modificações que ocorrem nos bairros e nas ruas da cidade, a arborização das vias públicas contribui para a melhoria do ambiente urbano, tornando-o mais agradável.
- O texto a seguir destaca a importância das fotos como fonte de registros históricos, por meio dos quais podemos conhecer como eram as paisagens dos lugares em épocas passadas.
[...] Toda e qualquer fotografia, além de ser um resíduo do passado, é também um testemunho visual no qual se pode detectar - tal como ocorre nos documentos escritos - não apenas os elementos constitutivos que lhe deram origem do ponto de vista material. No que toca à imagem fotográfica, uma série de dados poderão ser reveladores, posto que jamais mencionados pela linguagem escrita da história. Por outro lado, apesar de sua aparente credibilidade, nelas também ocorrem omissões intencionais, acréscimos e manipulações de toda ordem. [...]
O fragmento da realidade gravado na fotografia representa o congelamento do gesto e da paisagem, e, portanto, a perpetuação de um momento, em outras palavras, da memória: memória do indivíduo, da comunidade, dos costumes, do fato social, da paisagem urbana, da natureza.
A cena registrada na imagem não se repetirá jamais. O momento vivido, congelado pelo registro fotográfico, é irreversível.
[...]
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. p. 153-155.
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ATIVIDADES
1. A rua mostrada nas imagens a seguir passou por algumas transformações ao longo do tempo. Observe-a.
A
B
a. Contorne de vermelho, na imagem B, três elementos que foram transformados.
b. Contorne de verde, na imagem B, dois elementos que são novos na rua.
c. Marque um X em três elementos da imagem B que permaneceram iguais.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para resolução da atividade 1, peça aos alunos que observem as imagens A e B para identificarem os elementos que estão diferentes entre as duas. Em seguida, leia as instruções para eles.
- Explique aos alunos que as transformações ocorridas nas ruas e vias públicas, como o surgimento de novas construções, a demolição de prédios antigos, a construção de praças e jardins, etc., são promovidas pelo trabalho das pessoas.
Mais atividades
- Sugira aos alunos que solicitem aos pais ou responsáveis que contem (se souberem) a história da rua ou do lugar onde moram e as modificações pelas quais ele passou ao longo do tempo. Oriente-os a perguntar quais são as construções mais antigas, as construções mais novas, as modificações mais recentes que ocorreram no lugar etc.
- Peça aos alunos que produzam um texto narrativo contando como era e como ficou a rua onde moram e, em seguida, leiam para os colegas.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestão de referência complementar, para enriquecer seus conhecimentos.
- O livro Tudo está sempre mudando conta a história de um menino que reflete sobre uma transformação ocorrida no bairro onde mora. Leia-o para os alunos e sugira uma investigação sobre as transformações antigas ou recentes ocorridas no lugar onde se passa a história.
- CISALPINO, Murilo. Tudo está sempre mudando. Belo Horizonte: Formato Editorial, 1998. p. 11-14.
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2. Você observou alguma mudança ocorrida nos últimos dias ou meses na rua onde mora? Marque um X nas alternativas a seguir, que indicam algumas transformações.
Resposta pessoal. Caso exista algum outro tipo de modificação sendo realizada na rua dos alunos, oriente-os a anotá-la na última linha.
Transformações | Sim | Não |
---|---|---|
Novas construções. | ||
Construções sendo reformadas. | ||
Novos estabelecimentos comerciais. | ||
Abertura de uma escola. | ||
Melhoria na iluminação pública. | ||
Melhoria no transporte coletivo. | ||
Melhoria na coleta de lixo. | ||
Árvores sendo plantadas. | ||
Manutenção do asfalto. | ||
Chegada de novos vizinhos. | ||
Resposta pessoal. |
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Ao identificarem as transformações que ocorrem no lugar onde moram, os alunos são capazes de investigar o espaço de vivência e de refletir sobre os impactos das ações humanas na vida das pessoas, pressuposto para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
- Antes de realizar a atividade 2, converse com os alunos destacando algumas das transformações ocorridas recentemente no lugar onde moram. Depois de identificar algumas dessas transformações, peça-lhes que preencham as informações do quadro.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Identificar mudanças ocorridas na rua onde cada aluno mora.
Como proceder
- Procure chegar a uma conclusão coletiva com os alunos sobre quais transformações foram observadas e quais as prováveis razões que levaram a elas. Para registrar as informações, sugira a eles levarem a ficha para casa e pedirem auxílio dos pais ou responsáveis no preenchimento dela. Oriente os alunos a observarem os lugares, a fim de notarem as transformações ocorridas. Depois de preencherem a ficha, verifique com eles se as mudanças foram positivas ou não. Analise com os alunos quais benefícios cada um dos elementos identificados pode trazer à população, como o plantio de árvores e a iluminação pública. É importante que eles identifiquem as mudanças físicas e funcionais ocorridas nos lugares, seja uma praça, seja uma construção antiga, bem como na escola.
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2 As ruas e o trânsito
O movimento de pessoas e veículos pelas ruas é chamado de trânsito. Para organizá-lo, existem diferentes sinais que orientam motoristas e pedestres.
PNA
Observe a imagem a seguir. Nela, as personagens Mônica, Magali e Cebolinha estão representando um tipo de sinalização: o semáforo.
1. Descubra o significado de cada cor do semáforo. Para isso, utilize o quadro de correspondência entre letras e números a seguir.
A | E | G | I | N | O | P | R | S | T | Ç | Ã |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 5 | 7 | 9 | 14 | 15 | 16 | 18 | 19 | 20 | 27 | 28 |
Cascão, de Mauricio de Sousa. São Paulo, Globo, n. 426, jul. 2003.
- Leia em voz alta, com os colegas, as palavras que se formaram.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
As ruas e o trânsito
7 aulas
- Leitura e realização das atividades das páginas 50, 51 e 52.
- Atividades da página 53.
- Roda de conversa sobre a seção Cidadão do mundo das páginas 54 e 55.
- Atividades das páginas 56 e 57.
- Leitura e discussão das páginas 58, 59 e 60.
- Atividades da página 61.
Destaques PNA
- O desenvolvimento da atividade desta página engloba os seguintes componentes da PNA: conhecimento alfabético, fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário e produção de escrita. O desenvolvimento cognitivo é impulsionado pela criação de símbolos e representações. Essa aprendizagem vem sendo construída de modo que os alunos possam ter autonomia, interpretar e criar legendas cartográficas.
Atividade preparatória
- Pergunte aos alunos se eles reconhecem o gênero textual das histórias em quadrinhos e se já leram ou tiveram algum contato com as histórias criadas pelo quadrinista Mauricio de Sousa, como a Turma da Mônica. Interprete as expressões das personagens no semáforo: no topo, em vermelho - Mônica esboça uma reação de raiva e pede que pare porque a outra personagem, sentada no carrinho, segura o seu brinquedo de estimação. A cor amarela, representada pela Magali, indica atenção e sugere que é melhor não seguir adiante, pois sabe das consequências ao pegar o coelhinho que é de outra pessoa. Já o Cebolinha faz sinal positivo para que o Cascão siga em frente, já que é seu melhor amigo. A interpretação lúdica dessa tirinha busca motivar os alunos ao estudo do tema.
- Verifique se eles notaram que o Cascão respeitou a sinalização do trânsito, pois parou antes da faixa de pedestres.
- Pergunte aos alunos se eles têm algum brinquedo ou bicho de pelúcia preferido. Aproveite para disseminar ações de cooperativismo e coleguismo, lembrando-os de que é comum o empréstimo ou a troca de brinquedos, mas que é sempre necessário pedir permissão para usá-los.
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O trânsito e suas regras
Existem regras para organizar o movimento de pedestres e motoristas e garantir a segurança no trânsito.
Veja a seguir algumas dessas regras.
- As placas de sinalização são símbolos que orientam o trânsito de pedestres e motoristas. Conheça o significado de algumas placas de sinalização.
2. Com a ajuda do professor, dos seus pais ou responsáveis, pesquise o significado das placas de sinalização a seguir.
Serviço telefônico.
Proibido trânsito de bicicletas.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade 2 incentiva a pesquisa sobre sinalização, ampliando as ferramentas de aprendizagem com base no acesso e no uso de meios de comunicação e tecnologia. Desse modo, ela favorece o desenvolvimento da Competência geral 4 da BNCC.
- Na realização da atividade 2, auxilie os alunos na compreensão do significado das placas e na escrita das palavras.
- Valorize a importância de conhecer e respeitar a sinalização de trânsito. Oriente os alunos a conversarem com os pais ou responsáveis sobre as atitudes mais corretas a serem tomadas no trânsito, tanto por pedestres quanto por motoristas.
- A temática do trânsito, apresentada nestas páginas por meio de placas e sinais de trânsito, promove o estudo dos símbolos e seus significados. Permita aos alunos compartilharem e registrarem placas e outros símbolos relativos ao trânsito que eles já conhecem. Depois, transfira esse trabalho para outras temáticas, dando exemplos dos símbolos que nos orientam em diferentes lugares, como em estabelecimentos comerciais ou lugares públicos, como praças, parques, estações rodoviárias, ferroviárias e metrôs.
Mais atividades
- Envolva os alunos em um jogo da memória com placas de sinalização. Oriente-os a copiar as placas do livro em folhas de papel sulfite para formar cartões. Usando outros cartões, eles deverão escrever os nomes de cada sinalização. Organize a turma em grupos para iniciar o jogo. Quem encontrar mais pares será o vencedor.
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- Os semáforos luminosos indicam aos motoristas e pedestres o momento de parar e o momento de seguir. Existem semáforos que orientam o movimento dos veículos e outros que orientam os pedestres. Veja.
- Para atravessar a rua com segurança, os pedestres devem utilizar as faixas de segurança, também chamadas faixas de pedestres. Elas indicam o lugar mais seguro para as pessoas atravessarem a rua.
Sempre atravesse a rua na faixa de segurança.
Você tem respeitado as regras de trânsito? Quais?
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O estudo destas páginas favorece a autonomia do aluno para se deslocar pelas vias públicas de maneira responsável e consciente, como nos orienta a Competência geral 10 da BNCC.
- Certifique-se de que todos os alunos da turma conseguem identificar as cores dos semáforos e se há alunos com deficiência visual, como daltonismo. Em caso afirmativo, ofereça outras linguagens gráficas para que eles possam reconhecer os códigos dos semáforos. Leia mais a esse respeito no texto complementar das páginas 54 e 55.
- Explique aos alunos que, ao atravessar na faixa de segurança, mesmo que haja um semáforo de pedestres, eles devem sempre olhar os dois lados da rua e depois seguir o caminho.
- A questão contribui para que os alunos façam uma autorreflexão sobre os próprios hábitos diários e avalie se o comportamento deles atende às regras de trânsito aprendidas na escola.
- Organize os alunos em semicírculo e incentive cada um deles a compartilhar as próprias ações no trânsito. Faça uma divisão no quadro entre ações positivas e ações negativas.
- Peça aos alunos que pensem sobre formas de melhorar as ações negativas que estão tendo no trânsito.
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ATIVIDADES
1. Relacione as placas de sinalização a cada situação das imagens.
A
B
C
D
C
D
B
A
MANUAL DO PROFESSOR
- O texto a seguir explica a importância do trabalho com lateralidade e símbolos, como pré-requisito para o posterior domínio da leitura e elaboração de representações cartográficas.
O vocabulário cartográfico é formado pelos mais diversos símbolos, que se relacionam entre si. Eles são usados para representar no papel um espaço reduzido, com apenas duas dimensões informações sobre o relevo, o clima, a vegetação, a população e muitos outros dados sobre as mais variadas regiões.
Para compreender essa linguagem, o estudante necessita aprender, por exemplo, conceitos de lateralidade e direção, habilidades que devem ser trabalhadas desde a Educação Infantil. São estratégias importantes para, mais tarde, entender o posicionamento do espaço ilustrado pelo mapa. Um outro passo é entender os sinais gráficos utilizados e os significados que eles podem ter. Mais do que interpretar esses símbolos, a criança pode e deve criar sinais. O próximo passo será imaginar legendas, para que outras pessoas possam "traduzir" essa representação.
[...]
GENTILE, Paola. O tesouro dos mapas. Nova Escola, São Paulo, Abril, ano 17, n. 150, maio 2002. Disponível em: https://oeds.link/2GBnvh. Acesso em: 25 maio 2021.
- Auxilie os alunos na realização da atividade 1. Explique que as letras que estão indicadas nas imagens das placas devem ser escritas nos quadrinhos ao lado de cada foto, de acordo com o que correspondem as respectivas cenas e placas de trânsito.
- Explique aos alunos que as ciclovias são espaços destinados à circulação exclusiva de bicicletas. Comente que é importante respeitar a sinalização delas para evitar acidentes. Além disso, o ciclista deve utilizar equipamentos de segurança, como capacete e luvas, e a bicicleta deve ter luzes para facilitar a identificação visual.
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CIDADÃO DO MUNDO
Cuidados no trânsito
A segurança no trânsito depende do cuidado de cada pessoa. Veja algumas regras de trânsito que todos devem seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Conhecer regras de trânsito.
- Promover atitudes voltadas para a segurança no trânsito.
- Identificar os cuidados que devemos tomar quando nos deslocamos no trânsito.
- Esta seção tem o objetivo de desenvolver a consciência sobre os cuidados que devemos tomar no trânsito para que possamos nos deslocar com autonomia e segurança, evitando acidentes e contemplando, assim, o Tema contemporâneo transversal Educação para o Trânsito.
- As ilustrações demonstram comportamentos seguros no trânsito e cuidados que devem ser tomados no uso dos meios de transporte.
- Pergunte aos alunos se, no lugar onde moram, os motoristas e pedestres respeitam as regras de trânsito. Destaque os perigos e as consequências (acidentes com vítimas) que podem ocorrer quando essas regras não são respeitadas. Além disso, questione-os sobre as próprias atitudes em relação às regras de trânsito, se as respeitam ou não.
- O trabalho com o tema Cuidados no trânsito promove o desenvolvimento da cidadania, voltada para o convívio em sociedade, por meio de reflexões sobre as atitudes e os cuidados que todas as pessoas devem adotar em seu dia a dia para tornar o trânsito mais seguro, seguindo a sinalização e as regras de trânsito como forma de evitar acidentes, tema atual e de relevância nacional e mundial.
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1. Você é uma pessoa cuidadosa quando está no trânsito? Conte aos colegas.
2. Você já presenciou uma situação em que alguém tenha desrespeitado as regras de trânsito?
3. Qual é a sua opinião sobre as atitudes dessas pessoas? Conte aos colegas e ouça a opinião deles também.
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
Que outros cuidados você e seus familiares tomam no trânsito?
MANUAL DO PROFESSOR
Comentários de respostas
- Instigue os alunos a pensarem em situações do trânsito e avaliarem se a atitude tomada por eles foi correta ou não.
- Incentive os alunos a comentarem sobre as situações que já observaram. Caso alguém responda negativamente, comente que a falta de cuidados e o desrespeito às leis de trânsito são causas de muitos acidentes.
- O objetivo desta questão é incentivar os alunos a formularem opiniões críticas a respeito de atitudes incorretas, que não correspondem a atitudes de cidadania e colaboração no trânsito.
- Ao elencar os cuidados que o aluno toma no trânsito, pretende-se valorizar atitudes de solidariedade, educação, respeito, gentileza e gratidão.
Mais atividades
- Convide os alunos, se possível, a um passeio pelos arredores da escola, a fim de que eles observem as placas que orientam o trânsito. Questione-os sobre o significado de cada uma delas, de modo a diagnosticar o conhecimento dos alunos em relação a esses símbolos. Peça-lhes que observem também as características do trânsito, se é muito ou pouco movimentado, se o trânsito muda de acordo com os horários do dia, entre outros aspectos. Mesmo para um passeio nos arredores, é necessário solicitar a permissão dos pais ou responsáveis para retirar os alunos da escola. Além disso, é indispensável ter um ou mais auxiliares para acompanhá-los nesse passeio e definir, antecipadamente, um roteiro que não ofereça perigo a eles.
- Após o passeio, converse com os alunos sobre a responsabilidade, tanto dos motoristas quanto dos pedestres, para tornar o trânsito mais seguro.
- Essa atividade permite levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema trânsito. Aproveite esse momento para sintetizar e avaliar o estudo desse tema.
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ATIVIDADES
MANUAL DO PROFESSOR
- A proposta de os alunos brincarem com seus familiares o jogo do trânsito, promove um momento de literacia familiar, uma vez que todos estarão realizando conjuntamente a leitura das regras do jogo.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Vivenciar, de maneira lúdica, as situações de segurança no trânsito.
Como proceder
-
O tabuleiro não apenas proporciona uma situação lúdica para os alunos resolverem diversas situações de segurança e riscos no trânsito, como também salienta a importância do respeito às regras de trânsito. Se necessário, instrua os alunos a brincarem com esse jogo de acordo com as regras a seguir.
a. Definam as duplas para jogar e providenciem um dado e dois botões como peças.
b. Cada participante joga o dado e quem tirar o número maior joga primeiro; o outro participante joga na sequência.
c. Em seguida, ao jogar o dado, o jogador anda a quantidade de casas sorteada, obedecendo aos comandos dados na casa em que a peça parar.
d. Vence o participante que alcançar primeiro a casa da chegada.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestão de referência complementar, para enriquecer seus conhecimentos.
- Explique aos alunos que o transporte seguro de crianças em automóveis deve seguir algumas regras. Para melhor orientá-los sobre o assunto, informe-se sobre as normas dos assentos que devem ser utilizados de acordo com a idade e o peso das crianças no site do Detran. Disponível em: https://oeds.link/Kw1tBY. Acesso em: 25 maio 2021.
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1. Escolha um colega da sala e, juntos, brinquem com o jogo do trânsito. Vocês precisarão de um dado e de dois botões de cores diferentes. Depois, em casa, convide seus pais ou responsáveis ou seus irmãos e ensine-os a brincar com esse jogo. Peça a eles que leiam as instruções com você e boa sorte!
Resposta pessoal. Auxilie os alunos durante o jogo.
MANUAL DO PROFESSOR
- Na atividade 1, auxilie os alunos na compreensão dos textos do tabuleiro. Nos balões que se referem à imprudência no trânsito, pergunte qual seria a atitude correta. Por exemplo, em "um motorista ultrapassou o sinal vermelho", peça a eles que expliquem qual é a atitude correta em relação à cor vermelha do semáforo.
- Esclareça para eles o significado de contramão; se julgar necessário, faça desenhos na lousa.
- O texto a seguir discorre sobre o uso dos jogos como recurso pedagógico.
Os jogos constituem um recurso pouco aplicado nas salas de aula, mas de elevado valor, por criar certa expectativa, ansiedade e entusiasmo nos alunos. O jogo em si é lúdico, desafiador, e aceito por todas as idades, tanto dentro como fora da sala de aula. Para os alunos é algo que surpreende, pois o jogo surge como um desafio às suas habilidades e conhecimentos, e para isso procuram conhecer as regras e estudar estratégias para vencer. Ele traz para os participantes uma integração alternativa, melhor interação social e responsabilidade, tanto individual como coletiva. Ele ajuda as pessoas a desenvolver uma melhor coordenação motora, ativa o raciocínio lógico e melhora a habilidade nas tomadas de decisão. [...]
PASSINI, Elza Yasuko. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007. p. 103.
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Acessibilidade: direito de todos
Você sabia que todas as pessoas têm o direito de ir e vir? E o direito de se deslocar com liberdade e de frequentar os mais diferentes lugares?
Por isso, ruas, escolas, bibliotecas, cinemas, lojas, etc. devem estar adaptados para proporcionar esse direito a todas as pessoas, permitindo que se desloquem com segurança. Veja os exemplos a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A empatia, o respeito, a cidadania e a convivência são elementos de destaque nestas páginas por se tratarem de meios de integrar pessoas com deficiência. Com base na análise do espaço próximo, o aluno terá noções de avaliar se os lugares propiciam ou não o deslocamento e o acesso de todas as pessoas, conforme orientação da Competência geral 9 da BNCC.
- Esta dupla de páginas tem o objetivo de esclarecer sobre o direito que todos têm de acessar os espaços públicos, combatendo a discriminação e valorizando o real potencial dos alunos, em especial daqueles com algum tipo de deficiência. A escola deve garantir um ambiente favorável ao pleno desenvolvimento intelectual, psicológico e físico de todos os alunos, criando condições para a integração e o respeito.
- Ao abordar o tema acessibilidade: direito de todos, o estudo proposto nas páginas 58 e 59 promove reflexões sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas portadoras de necessidades especiais, despertando atitudes de solidariedade e cidadania, assim como de repúdio a qualquer tipo de discriminação, condição essencial para assegurar que todas as pessoas tenham todos seus direitos respeitados, tema atual e de relevância nacional e mundial.
-
O texto a seguir propõe uma reflexão acerca da acessibilidade.
1. A fim de possibilitar às pessoas com deficiência viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida, os Estados Partes tomarão as medidas apropriadas para assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na zona urbana como na rural. Essas medidas, que incluirão a identificação e a eliminação de obstáculos e barreiras à acessibilidade, serão aplicadas, entre outros, a:
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CONSERVAÇÃO DAS RUAS
A conservação das ruas e calçadas também é importante para que todos possam se deslocar com segurança.
Calçadas quebradas e ruas esburacadas são um problema para o deslocamento de pessoas ou veículos. Para pessoas com dificuldade de locomoção, esse problema se torna ainda mais grave.
MANUAL DO PROFESSOR
- As pessoas com mobilidade reduzida também precisam de lugares adaptados, como aquelas que usam muletas ou em cadeiras de roda.
- Destaque que a acessibilidade é essencial para garantir qualidade de vida e que os lugares devem ser organizados de modo que ocorra a integração (e a inclusão) dessas pessoas em qualquer espaço de vivência e circulação.
- Calçadas mal conservadas e sem rampas se tornam barreiras físicas para a livre circulação das pessoas.
- As calçadas com piso tátil estão sendo introduzidas em outros espaços, como em ambientes privados e também em metrôs. Verifique se os espaços de circulação nas imediações da escola dispõem dessas adaptações.
- Os meios de transporte devem ser adaptados a pessoas que utilizam cadeira de rodas ou que apresentam mobilidade reduzida. Os programas de televisão também devem dispor de linguagem dos sinais, para que as pessoas com deficiência auditiva possam acompanhá-los.
a. Edifícios, rodovias, meios de transporte e outras instalações internas e externas, inclusive escolas, residências, instalações médicas e local de trabalho;
b. Informações, comunicações e outros serviços, inclusive serviços eletrônicos e serviços de emergência.
[...]
BRASIL. Casa Civil da Presidência da República. Decreto no 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Subchefia para Assuntos Jurídicos: Brasília, 25 ago. 2009. s. p. Disponível em: https://oeds.link/pOqdAL. Acesso em: 24 maio 2021.
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Adaptações na escola
A escola, assim como outros lugares públicos, precisam ser acessíveis para todas as pessoas. Por isso, algumas escolas precisam passar por adaptações para facilitar e tornar seguro o deslocamento de pessoas com dificuldade de locomoção. Veja essas adaptações na imagem a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
- As pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção precisam de um ambiente que seja adaptado. Verifique se na escola há estruturas que facilitam o acesso. Faça uma lista na lousa. Lembre-se de que os banheiros devem ser adequados, as salas devem ser iluminadas e o transporte escolar também deve seguir normas específicas. Depois faça uma reflexão com os alunos: Como é a acessibilidade de sua escola? É necessário implantar e reformar as estruturas?
- Caso haja na sala de aula alguém com alguma deficiência ou dificuldade, peça a esse aluno que compartilhe suas experiências. É importante para os demais alunos se sensibilizarem e tentarem se colocar em situações em que não há adaptações. Eles podem vivenciar, por exemplo, como é para um cego conseguir pegar o ônibus, deslocar-se em calçadas e praças onde não há indicação de piso tátil, usar telefones públicos cujas teclas não apresentam informações em braile, entre outras situações.
- Explique aos alunos que braile é um sistema de leitura e de escrita com pontos em relevo, desenvolvido para que, por meio do tato, pessoas com baixa visão ou cegas possam ler e escrever.
- O texto a seguir destaca a importância da inclusão escolar e seu papel na garantia de direitos a todas as pessoas.
A inclusão escolar é um movimento mundial que condena toda forma de segregação e exclusão. Ela implica em uma profunda transformação nas escolas, uma vez que envolve o rompimento de atitudes de discriminação e preconceito, de práticas de ensino que não levam em consideração as diferenças, e de barreiras de acesso, permanência e participação dos alunos com deficiência nos ambientes escolares. Na escola inclusiva, todos devem sentir-se bem-vindos, acolhidos e atendidos em suas necessidades específicas.
[...]
Para garantir condições de acessibilidade espacial, é importante identificar quais barreiras físicas aumentam o grau de dificuldade ou impossibilitam a participação, a realização de atividades e a interação das pessoas com deficiência nas escolas. O que são barreiras? As barreiras físicas podem ser elementos naturais ou construídos, que dificultam ou impedem a realização de atividades desejadas de forma independente. [...] Pode, inclusive, impedir o deslocamento de uma pessoa em cadeira de rodas [...]. O excesso de ruído pode ser uma barreira para uma pessoa que escuta mal, e também para uma pessoa cega [...]
BRASIL. Ministério da Educação. Manual de acessibilidade para as escolas: o direito à escola acessível. Brasília: Secretária de Educação Especial, 2009. Disponível em: https://oeds.link/qctMfF. Acesso em: 25 maio 2021.
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ATIVIDADES
1. As fotos a seguir mostram alguns símbolos relacionados à acessibilidade. Com a ajuda do professor, pesquise e escreva o significado de cada um deles.
Reservado ou prioridade para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo ou com dificuldade de locomoção.
Reservado para pessoas em cadeira de rodas ou com dificuldade de locomoção.
2. Pense nos lugares públicos que você frequenta. Eles são acessíveis a todas as pessoas?
Com a ajuda do professor, você e os colegas vão escrever uma carta ao prefeito do município parabenizando-o pela boa acessibilidade desses lugares ou pedindo as adaptações necessárias para que eles sejam mais acessíveis.
Resposta pessoal. Se considerar necessário, ajude os alunos na escrita das palavras e durante a elaboração da carta.
MANUAL DO PROFESSOR
- O tema acessibilidade oportuniza trabalhar com o componente curricular de História na investigação e pesquisa sobre a conquista dos direitos das pessoas com deficiência e o avanço nas legislações nos últimos anos.
- Outro trabalho pode ser dialogado com o componente curricular de Ciências por meio de pesquisas e exemplos de como a tecnologia contribui para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, seja na medicina, seja nos meios de comunicação. Verifique as últimas novidades e aplicativos de celular, por exemplo, que auxiliam o dia a dia de pessoas com deficiência.
- Auxilie os alunos na realização da atividade 1. Caso os alunos tenham dificuldade em identificar o significado dos símbolos mostrados nas fotos, dê exemplos de lugares em que esses símbolos podem ser encontrados.
- Para a realização da atividade 2, divida a turma em grupos de três alunos. A carta também poderá ser coletiva, de todos os alunos da sala. Oriente-os sobre como escrever uma carta, explicando que ela é um texto com uma mensagem dirigida a alguma pessoa ou instituição (como a escola). Uma carta deve ter uma estrutura básica, como: data, local, destinatário, remetente, corpo do texto e saudação final. Faça um exemplo na lousa e peça aos alunos que o copiem no caderno.
- Explique também que a carta deve ser postada nos Correios para chegar ao destinatário.
- Diga aos alunos que, em muitos municípios, os cidadãos podem entrar em contato com a prefeitura por meio da internet. Por e-mail é possível fazer elogios ou reclamações pelos serviços prestados.
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3 Os meios de transporte
É comum, nas ruas e estradas, pessoas se deslocando de um lugar para outro.
Algumas dessas pessoas circulam a pé e outras utilizam meios de transporte.
Os meios de transporte podem ser:
individuais ou coletivos
Os meios de transporte individuais são aqueles que podem transportar poucas pessoas, como carros, motocicletas e bicicletas.
Os meios de transporte coletivos são aqueles que podem transportar muitas pessoas ao mesmo tempo, como ônibus, trem, metrô e avião.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Os meios de transporte
3 aulas
- Observação das imagens e realização das atividades das páginas 62 e 63.
- Atividades da página 64.
Atividade preparatória
- Pergunte aos alunos sobre os meios de transporte que conhecem e se utilizam algum desses meios para irem à escola.
- Os letreiros na frente dos ônibus indicam o destino final daquele percurso. Comente que, em algumas cidades brasileiras, os passageiros acessam o ônibus pela porta da frente e devem sair pela porta traseira; já em outras, é o inverso.
- Peça aos alunos que respondam em casa e tragam para a próxima aula as respostas das seguintes perguntas: Por qual porta o passageiro acessa os ônibus municipais no lugar onde está a escola? Você sabe o valor da passagem? Qual meio de transporte você acha que é o mais utilizado em seu município? Você considera que é preciso aumentar a quantidade desse meio de transporte para atender à população?
- Dê exemplos de situações hipotéticas nas quais os alunos possam contextualizar e identificar qual é o meio de transporte mais adequado. Por exemplo: para ir até [algum ponto de referência do bairro], qual transporte é mais adequado: avião - bicicleta - barco.
- Ressalte que os veículos automotores, como carros, ônibus e caminhões, contribuem para a poluição do ar, enquanto outros meios de transporte, como a bicicleta, não são poluentes.
63
Os meios de transporte também podem ser classificados em:
aéreos
terrestres
aquáticos
Observe alguns meios de transporte na imagem a seguir.
- Complete o quadro a seguir e classifique os meios de transporte mostrados na imagem anterior. Para isso, siga o exemplo.
Meio de transporte | Coletivo | Individual | Terrestre | Aéreo | Aquático | |
---|---|---|---|---|---|---|
1A | Avião | X | X | |||
2B | Bicicleta | X | X | |||
2C | Motocicleta | X | X | |||
2A | Barco | X | X | |||
1B | Carro | X | X | |||
3A | Helicóptero | X | X | |||
1C | Metrô | X | X | |||
3B | Ônibus | X | X |
MANUAL DO PROFESSOR
- A atividade inicial desta página desenvolve noções iniciais de coordenadas geográficas, pois, para executá-la, os alunos precisam analisar e considerar uma linha indicada por uma letra, no sentido horizontal, e uma coluna indicada por um número, no sentido vertical, o que possibilita a definição de uma coordenada no plano.
- No complemento da atividade seguinte peça aos alunos que completem a tabela classificando os diferentes meios de transportes.
- Comente com eles as diferenças entre os meios de transporte e que a utilização deles varia de acordo com os lugares, por exemplo: nas comunidades ou nos municípios localizados às margens dos rios ou no litoral, as embarcações são muito utilizadas como meios de transporte.
- Pergunte quais são as diferenças e as funções entre o helicóptero e o avião. O primeiro pode ser usado para resgates e trajetos mais curtos; o avião transporta muito mais pessoas e pode percorrer distâncias bem maiores.
- Diga que, mesmo entre os automóveis, há diferenças. Por exemplo, ambulâncias, carros de bombeiros, carros policiais, entre outros automóveis adaptados para determinados usos.
- Comente sobre os benefícios do avanço dos meios de transporte e como eles podem facilitar a vida: para ir à escola, casa de amigos e familiares, parque, hospital ou a outro município.
- Pergunte como seria a vida dos alunos sem os meios de transporte. Eles conseguiriam se deslocar para os lugares que costumam frequentar? Estabelecer a relação espaço-tempo é uma das bases e fundamentos da análise geográfica espacial.
- Incentive a imaginação dos alunos com base em um trabalho articulado com o componente curricular de Arte. Desenvolva um trabalho com o professor dessa disciplina, em que os alunos possam explorar o universo subjetivo e criar meios de transporte do futuro. Proponha essa criação usando objetos descartáveis e sucatas. Oriente-os a pensar em que meio de transporte será usado: aéreo, terrestre ou aquático. Será coletivo ou individual?
- Lembre-se de que a atividade de recorte e colagem desenvolve a coordenação fina, além de atingir objetivos relacionados ao conhecimento geográfico.
64
ATIVIDADES
1. Escreva os nomes dos meios de transporte das imagens a seguir.
Helicóptero.
Navio.
Avião.
Ônibus.
Barco.
Motocicleta.
- Escolha dois desses meios de transporte e elabore um símbolo para representar cada um deles.
Resposta pessoal.
Meio de transporte:
Meio de transporte:
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
- Proponha uma atividade de elaboração de cartazes sobre os meios de transporte. Os alunos deverão selecionar diversos tipos de meios de transporte e classificá-los em aquáticos, terrestres e aéreos. Providencie imagens da internet ou de revistas.
- Separe as imagens e organize a montagem coletiva de três cartazes, um para cada tipo de meio de transporte: terrestre, aquático e aéreo. Ao finalizar a atividade, exponha o resultado do trabalho no mural da escola.
- Desenvolver a linguagem cartográfica dos alunos por meio da elaboração de símbolos, ou seja, de signos relacionados à realidade dos alunos é importante, pois amplia a ligação entre os símbolos e o que eles representam sobre o mundo concreto.
- Na atividade desta página espera-se que os alunos escrevam nas imagens da 1a linha helicóptero, navio e avião, respectivamente; e na 2a linha, ônibus, barco e motocicleta, respectivamente. Na sequência da atividade, espera-se que os alunos escolham dois meios de transporte entre os apresentados na atividade e elaborem um símbolo para representar cada um deles. Verifique se eles identificaram os meios de transporte corretamente. Oriente-os a desenhar um símbolo semelhante ao meio de transporte escolhido.
65
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Com a ajuda do professor, leia o texto a seguir.
Crescia grama entre os paralelepípedos da rua Itacolomi quando a nossa pequena família [...] Se mudou para essa rua tranquila do bairro Higienópolis.
A rua era toda arborizada, com simpáticos e bem cuidados jardins na frente de casas boas, algumas verdadeiros palacetes, nos seus amplos terrenos [...].
Hoje, a rua Itacolomi é quase um corredor de altos edifícios, muitos dos quais de consultórios e escritórios, e das antigas casas só restou a lembrança [...]
Olhos de ver, de Tatiana Belinky. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2004. p. 9. (Veredas).
- paralelepípedos:
- pedras com seis lados, utilizadas para calçamento de ruas
Complete as frases escrevendo as mudanças que ocorreram na rua Itacolomi.
a. No passado, a rua Itacolomi era muito tranquila . (tranquila/movimentada)
b. Naquela época, a rua era toda arborizada . (iluminada/arborizada)
c. Na frente das casas havia jardins simpáticos . (descuidados/simpáticos)
d. Hoje, a rua Itacolomi tem enormes edifícios . (edifícios/palacetes)
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Realização das atividades das páginas 65 a 67.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Ampliar a escala de análise geográfica destacando o espaço das ruas, os elementos que o compõem e suas características.
Como proceder
- Peça aos alunos que realizem uma leitura silenciosa do texto e, em seguida, que leiam em voz alta e em conjunto. Espera-se que os alunos respondam às perguntas com base na interpretação do texto lido. Caso haja alguma dúvida, oriente-os a retornar ao texto. Se necessário, leia mais uma vez e pausadamente.
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2. Ligue corretamente as colunas.
- Muito movimentada. 1
- Arborizada. 2
- Prédios. 1
- Residencial. 2
- Pouco movimentada. 2
- Comercial. 1
3. Identifique no semáforo as cores corretas e escreva o significado de cada uma delas.
MANUAL DO PROFESSOR
2 Objetivo
- Ampliar a escala de análise geográfica destacando o espaço das ruas, os elementos que o compõem e suas características.
Como proceder
- Peça aos alunos que observem as imagens da atividade e descrevam os elementos que a compõem. Em seguida, leia os elementos contidos nas papeletas e peça aos alunos que liguem às imagens.
3 Objetivo
- Conhecer e respeitar as leis e a sinalização de trânsito (semáforos, placas de sinalização e faixas de segurança) e seus significados.
Como proceder
- Relembrar com os alunos as cores que compõem o semáforo e qual é a função de cada uma delas. Se julgar necessário, retome as explicações da página 52.
67
4. Complete corretamente as frases utilizando as palavras do quadro a seguir.
cinto · faixa · sinalização · trânsito
a. O movimento de pessoas e veículos pelas ruas é chamado de trânsito .
b. As placas de sinalização ajudam a organizar e a orientar o trânsito.
c. Sempre que possível, devemos atravessar a rua utilizando a faixa de segurança.
d. O cinto de segurança deve ser utilizado por todos os ocupantes do veículo.
5. Contorne as imagens com as cores indicadas conforme o meio de transporte.
Meio de transporte individual
Meio de transporte coletivo
VERMELHO
1.
VERDE
2.
VERDE
3.
VERMELHO
4.
VERMELHO
5.
VERMELHO
6.
6. Classifique os meios de transporte em: terrestre, aéreo ou aquático.
- Ônibus: Terrestre.
- Navio: Aquático.
- Avião: Aéreo.
- Carro: Terrestre.
MANUAL DO PROFESSOR
4 Objetivo
- Desenvolver a consciência no trânsito e valorizar os cuidados que devem ser tomados para torná-lo mais seguro.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam em voz alta e em conjunto as palavras que estão na caixa. Em seguida, solicite que leiam as frases e completem com as palavras que se encaixam. Caso seja necessário, retome as explicações da seção Cidadão do mundo.
5 Objetivo
- Reconhecer diferentes meios de transporte (individuais e coletivos; terrestres, aquáticos e aéreos).
Como proceder
- Peça aos alunos que observem as imagens da atividade. Relembre os conceitos de individual e coletivo e, em seguida, peça a eles que identifiquem quais são os transportes coletivos e individuais.
6 Objetivo
- Reconhecer diferentes meios de transporte (individuais e coletivos; terrestres, aquáticos e aéreos).
Como proceder
- Espera-se que os alunos classifiquem os transportes de acordo com as vias em que circulam. Caso haja dificuldades, retome as explicações das páginas 62 e 63.
Conclusão da unidade 2
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 10-MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
---|---|
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Um trabalho de campo pelas ruas e imediações da escola pode ser utilizado para avaliar a aprendizagem dos alunos. Durante a atividade, peça a eles que listem, numa folha, todos os elementos que observam pelas ruas percorridas. Ao retornar para a sala de aula, oriente-os a desenhar os elementos observados. Por fim, exponha os desenhos no mural da escola |
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Oriente os alunos a entrevistarem os pais ou parentes para saber como era a utilização da rua onde moravam quando eram crianças. Após a coleta dos dados, peça a eles que produzam um desenho da história contada pelos parentes. Em seguida, solicite aos alunos que desenhem a forma como eles utilizam hoje a mesma rua. Incentive-os a perceber as diferenças de ocupação do espaço. |
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Organize uma roda de conversa e incentive os alunos a falarem o que eles entendem por trânsito. Registre as informações no quadro em forma de brainstorm. Em seguida, pergunte a eles quais são as regras, leis e cuidados de trânsito que eles costumam ter quando vão à escola ou a outro lugar da cidade. |
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Oriente os alunos na elaboração de cartazes dos principais sinais de trânsito que eles encontram na cidade. Peça a eles que coloquem a função de cada sinal como forma de registrar o conhecimento sobre o assunto. A atividade de trabalho de campo sugerida no primeiro objetivo também pode ser aproveitada para que os alunos identifiquem a sinalização de trânsito e compreendam os significados dela. |
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Avalie a aprendizagem dos alunos por meio da elaboração de uma história em quadrinhos. Peça a eles que criem e desenhem uma história em quadrinhos mostrando os cuidados que precisam tomar quando estão circulando pelas ruas da cidade. Verifique se os alunos foram capazes de perceber os cuidados que precisam ter no trânsito, sobretudo com relação à sinalização. Ao final, peça-lhes que compartilhem as histórias com a turma. |
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Levar para sala de aula várias imagens de transportes aquáticos, rodoviários e aéreos, bem como coletivos e individuais. Fazer uma divisão no quadro contendo os três grupos e pedir para que os alunos agrupem os transportes de forma correta, pregando as imagens com fita adesiva. Verifique se eles foram capazes de distinguir e classificar os diferentes meios de transporte. Se necessário, retome as explicações das páginas 62 e 63 do livro do estudante. |