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3 Estudando o bairro
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 3
Esta unidade aborda o estudo do bairro, suas principais características e funções. O bairro é um espaço de convívio muito importante na vivência dos alunos. É no bairro que se iniciam a construção de conceitos geográficos, a percepção da formação social e os diferentes elementos necessários na composição do bairro e da cidade.
Com base nos estudos, os alunos poderão perceber os principais elementos que caracterizam o bairro, identificar as transformações e permanências que ocorreram ao longo do tempo, conhecer as características de cada bairro como residencial, comercial ou industrial e identificar a que grupo o seu bairro pertence para, em seguida, ampliar esse conceito de análise para outros espaços que os alunos frequentam.
A continuidade desses estudos propõe reflexões sobre a história do bairro e suas tradições, possibilitando que o aluno conheça um pouco mais sobre o espaço onde mora e até mesmo identificar se a história de sua família ou tradições foram influenciadas pela história do seu bairro. Ao falarmos sobre os profissionais e as suas funções sociais, assim como os seus instrumentos de trabalho, os alunos poderão identificar e analisar as profissões pertencentes ao seu bairro e sua importância na manutenção dele possibilitando ainda que o aluno reflita sobre a importância de diferentes profissões e identifique se em sua família há profissões que contribuam com o crescimento do bairro e se os familiares trabalham no bairro no qual residem ou em outros locais.
Por fim, serão trabalhados os meios de comunicação presentes não só no bairro mas no cotidiano familiar e as possibilidades que os meios de comunicação nos oferecem de forma individual e coletiva, refletindo sobre a importância do meio de comunicação e seus benefícios. Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitarem o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Analisar e caracterizar o bairro como espaço vivido.
- Identificar semelhanças e diferenças entre os bairros de uma cidade e os elementos que caracterizam os diferentes tipos de bairros.
- Perceber as transformações ocorridas no bairro ao longo do tempo, identificando transformações e permanências em sua paisagem.
- Identificar e reconhecer a importância das diferentes profissões para a população e valorizar suas atividades.
- Conhecer os principais meios de comunicação (individual e de massa) e perceber sua importância no dia a dia das pessoas.
- Refletir sobre os meios de comunicação, utilizando-os de forma saudável e segura.
- Reconhecer a presença da internet no dia a dia e identificar os cuidados necessários ao utilizá-la.
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolverem as atividades e os objetivos propostos na unidade 3, é importante que os alunos apresentem conhecimentos introdutórios sobre elementos que formam os bairros, tipos de profissões e meios de comunicação. Além disso, o estudo sobre as ruas, abordado na unidade 2, será retomado e discutido durante o estudo das ruas e quarteirões, que, juntos, formam os bairros.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos estudantes, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo, assim, para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Mais atividades
- Segue sugestão de atividade que auxilia o trabalho com os conceitos e temas desta e das demais unidades do volume. Essa atividade favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades com os alunos. Toda introdução de unidade traz sugestões como essa.
Atividade de associação
- Nesse tipo de atividade, o aluno compara diferentes elementos, textuais e/ou imagéticos. Trata-se de atividade de contextualização entre texto e imagens, mobilizando os conhecimentos dos alunos para responder questões ou buscar soluções para problemas.
- Principais habilidades desenvolvidas: comparação, classificação e interpretação.
- Peça aos alunos que explorem a imagem da abertura. Pergunte a eles quais elementos da paisagem são predominantes na imagem. Explore como são as construções, se é possível concluir que algumas edificações são mais recentes que outras. Destaque a presença de áreas verdes em relação à área constituída por prédios e casas.
- Peça aos alunos que leiam a legenda da imagem. Explique que a legenda fornece outras informações muito importantes para a compreensão da imagem.
- Pergunte aos alunos se eles conhecem ou ouviram falar de Cornélio Procópio, o município retratado. Destaque eventuais conhecimentos prévios a respeito desse município.
- Pergunte a eles se conhecem o Paraná, o estado onde está localizado Cornélio Procópio. Permita que eles falem à vontade. Avalie o conhecimento prévio dos alunos sobre o estado.
- Verifique se eles conseguem identificar pontos de destaque na paisagem, como os prédios maiores. Relembre com os alunos o conceito de ponto de referência.
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Muitas ruas formam esses bairros! E as construções são muito diferentes umas das outras!
CONECTANDO IDEIAS
1. Que elementos do bairro podem ser observados nesta foto? 1. Espera-se que os alunos identifiquem as casas, os prédios, as ruas, etc.
2. O bairro onde você mora tem alguma semelhança com o da foto? Se sim, qual? Conte aos colegas. 2. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Conectando ideias
1. Incentive os alunos a observarem também as árvores, as calçadas, o tipo de pavimento das vias etc.
2. Espera-se que eles identifiquem ao menos a presença de casas, prédios e ruas como aspectos em comum com o bairro onde eles moram. Incentive-os a destacar também as diferenças entre o bairro da imagem e os bairros onde eles vivem. Caso os alunos morem no campo, instigue-os a pensar em alguns elementos semelhantes que possam existir nas propriedades rurais, como a vegetação e as casas.
- O texto a seguir fundamenta o trabalho com o estudo do espaço dos bairros.
[...]
Os bairros são parte da organização da estrutura urbana do município e são criados por lei municipal. Cada um dos bairros representa a história da vida das pessoas, dos grupos que o formaram e que vivem naquele lugar. O bairro não é isolado do restante, pelo contrário, é interligado com outros bairros ou com a zona rural, tanto do ponto de vista espacial, quanto com referência aos movimentos de população (mora-se num bairro e se trabalha noutro), e com referência a atividades de lazer, de abastecimento, etc...
Muitos bairros, no entanto, mesmo em cidades pequenas ou médias, têm a vida organizada de tal modo que os habitantes encontram ali mesmo o que precisam.
[...]
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 129.
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1 Do quarteirão ao bairro
Caso você more na cidade, sua casa e sua escola estão localizadas em uma quadra ou em um quarteirão. Perto desse quarteirão existem outros quarteirões. Juntos, eles formam o bairro.
Esse bairro, com outros bairros, forma a cidade onde você mora.
As fotos a seguir mostram o exemplo de uma moradia localizada em um bairro da cidade de Gália, em São Paulo, em 2019. Observe.
A
B
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Do quarteirão ao bairro
6 aulas
- Observação e análise das páginas de abertura e realização das atividades orais das páginas 68 e 69.
- Leitura da página 70 e realização das atividades da página 71.
- Atividades das páginas 72 e 73.
- Leitura das páginas 74 e 75.
- Atividades da página 76.
- Leitura conjunta e discussão da seção Para saber fazer das páginas 77 e 78.
- Atividades da página 79.
Atividade preparatória
- Traga uma imagem do bairro onde a escola está localizada. Pergunte aos alunos se eles reconhecem os lugares que compõem a vizinhança da escola. Instigue-os a descrever outros pontos de referência além daqueles que eles conseguem observar na imagem.
- Antes de iniciar o trabalho sobre a composição da cidade, explique que na maioria das cidades brasileiras existe uma subdivisão da cidade em bairros. No entanto, as referências cotidianas usadas pelos habitantes nem sempre coincidem com os limites oficiais. Daí surgem as divergências quanto à definição de que ruas pertencem a que bairro.
- Aproveite essa sequência de imagens para trabalhar noções elementares de escala. Para isso, realize as três atividades de análise das imagens propostas na página 71.
- Essas atividades são importantes para que os alunos compreendam as vantagens e as desvantagens de trabalhar com escalas maiores ou menores, ou seja, quando as imagens representam áreas menores, ganha-se em detalhes. Por exemplo, na primeira imagem é possível ver apenas a casa e seus detalhes de revestimento, janelas, carro na garagem. Por outro lado, nas imagens que representam áreas maiores, os detalhes dos elementos não são identificados, ou seja, podemos observar várias outras construções ao redor, as ruas, mas os detalhes da casa já não são perceptíveis.
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C
D
1. Observe a casa retratada na foto A. Depois, localize e contorne essa mesma casa nas fotos B, C e D.
2. Em qual das fotos essa casa aparece mais aproximada?
Na foto A.
3. Em qual das fotos essa casa aparece em tamanho menor? O que é possível observar em torno dela?
Na foto D. Podemos observar elementos como ruas e calçadas, outros quarteirões, várias árvores, postes e fios de energia, prédios e outras construções.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade utiliza imagens aéreas e fotos (visão oblíqua), contemplando a habilidade EF02GE09 da BNCC, uma vez que busca identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
- Esta atividade também faz uso de novas tecnologias no ensino, conforme sugere a Competência geral 5, da BNCC, que busca compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares).
- Auxilie os alunos na realização das atividades 1, 2 e 3 propostas na página. Para isso, promova novamente a leitura das imagens apresentadas, destacando os diferentes pontos de vista em que as fotos foram obtidas, assim como a distância em que as fotos foram tiradas (de mais de perto até mais distante).
Mais atividades
- Reforce essas noções levando fotos aéreas de um mesmo lugar em diferentes escalas. Distribua cerca de quatro fotos para cada grupo de quatro ou cinco alunos.
- Peça a eles que marquem com lápis de cor alguma edificação significativa na imagem de escala menor. Peça-lhes também que pintem a rua em que essa edificação se localiza.
- Na imagem seguinte, que abrange uma área maior, os alunos deverão identificar com a mesma cor da imagem anterior a edificação e a rua que foram pintadas na primeira imagem. Porém, nessa foto, eles deverão também traçar o quarteirão do qual a edificação faz parte.
- Amplie a análise das imagens, direcionando a observação dos alunos em relação à área representada e ao nível de detalhamento dos elementos.
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ATIVIDADES
PNA
1. Vamos conhecer um pouco sobre o bairro onde você mora. Para isso, com a ajuda do professor, seus pais ou responsáveis, responda às questões a seguir.
Respostas pessoais. Se considerar necessário, auxilie os alunos na escrita das palavras.
a. Nome do bairro:
b. Nome da rua onde moro:
c. Nome de alguma outra rua do bairro:
d. Marque um X na alternativa que completa a frase a seguir.
-
No meu bairro eu tenho:
muitos amigos.
poucos amigos.
-
O bairro onde moro é:
pequeno.
grande.
-
As ruas do meu bairro são:
muito movimentadas.
pouco movimentadas.
e. Escreva uma frase sobre o seu bairro, descrevendo o que você mais gosta de fazer nele.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- O respeito aos conhecimentos construídos pelos colegas e seus familiares contribui para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC, uma vez que valoriza e utiliza os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- A atividade também contempla os componentes da PNA: fluência em leitura oral, já que se espera que o aluno leia as perguntas para os pais ou responsáveis para ajudá-los a responderem essas questões; o desenvolvimento de vocabulário também será abordado, uma vez que os alunos terão de utilizar o vocabulário aprendido para formular as respostas das perguntas; e a produção de escrita será desenvolvida com a da transcrição da resposta no caderno.
- Para auxiliar os alunos na realização da atividade 1 proposta nas páginas 72 e 73, promova uma breve conversa destacando as principais características do bairro onde moram. Oriente os alunos no registro de suas respostas.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer e analisar o bairro onde o aluno reside.
Como proceder
- Introduza o assunto perguntando aos alunos em que bairro eles moram. Durante a conversa, recorde as características do bairro que mencionarem. Relembre as principais ruas, as atividades que fazem no bairro, os estabelecimentos comerciais e os vizinhos. É importante que eles falem à vontade sobre as memórias afetivas que trazem do bairro onde moram, por meio de relatos de passeios, encontros com familiares e amigos, episódios marcantesque aconteceram nesse lugar, etc. Com base nessas recordações, peça que reflitam sobre as questões apresentadas. Permita que os alunos que estiverem inseguros sobre algumas informações realizem as atividades com o auxílio dos pais ou responsáveis em casa. Enriqueça as propostas de atividades sugerindo que eles façam um passeio pelo bairro onde moram, acompanhados de seus pais ou responsáveis. Oriente-os a registrar o nome das principais ruas ou avenidas, os principais estabelecimentos comerciais, os principais elementos, assim como outras características que chamarem a atenção deles. Os alunos que moram no espaço rural podem anotar o nome das estradas próximo à sua moradia e os demais elementos dos arredores, como tipos de lavouras e criações. Organize um momento de socialização das informações obtidas pelos alunos.
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f. Marque um X na(s) alternativa(s) que completa(m) a frase a seguir. Meu bairro tem:
praça.
escola.
campo de futebol.
padaria.
farmácia.
mercado.
posto de combustível.
hospital.
correios.
loja.
restaurante.
posto de saúde.
g. Em sua opinião, o que está faltando em seu bairro? Dê um exemplo.
h. No caderno, desenhe a parte do bairro de que você mais gosta.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a mostrarem o desenho aos colegas e comentarem sobre o que desenharam.
i. Leia as suas anotações e mostre seu desenho aos colegas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Aproveite esta atividade para desenvolver o olhar crítico dos alunos em relação ao bairro onde vivem. Converse com eles sobre as ações que deveriam ser realizadas para melhorá-lo.
- O estudo do bairro permite levar os alunos a ampliarem os conhecimentos que possuem sobre a realidade de onde vivem.
Mais atividades
-
Realize um passeio pelas ruas do bairro onde está localizada a escola. Peça aos alunos que anotem os seguintes pontos:
a. Que tipo de construção predomina no bairro?
R: Resposta pessoal. Os alunos podem citar casas térreas, sobrados, prédios de apartamentos, estabelecimentos comerciais, etc.
b. Existe pouca ou muita vegetação no bairro?
R: Resposta pessoal. Incentive os alunos a observarem as árvores ou demais plantas que possam existir nos canteiros centrais e nas calçadas das ruas, nas praças ou parques do bairro.
c. Existem lugares de lazer?
R: Resposta pessoal. Os alunos podem citar parques, praças ou estabelecimentos de recreação, como cinemas e museus.
d. Existem poucas ou muitas pessoas circulando pelas calçadas do bairro?
R: Resposta pessoal. Oriente os alunos a observarem as pessoas que caminham pelo bairro no momento do passeio.
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Os bairros são diferentes
Você já observou que os bairros de uma cidade são diferentes entre si?
Eles podem se diferenciar pela concentração de alguns tipos de construções, como moradias, estabelecimentos comerciais e indústrias. Veja a seguir alguns exemplos.
Bairro residencial
Há bairros com muitas moradias. Nos arredores das casas também há alguns estabelecimentos comerciais, como mercados, padarias e farmácias, onde os moradores podem adquirir parte dos produtos de que necessitam.
Bairro comercial
Outros bairros, além de moradias, apresentam um grande número de estabelecimentos comerciais, como lojas de calçados e de roupas, supermercados, restaurantes, livrarias, além de bancos e escritórios.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
-
Leve para a sala de aula fotos de alguns bairros de diferentes lugares do mundo. As seguintes perguntas devem ser feitas a respeito de todas as fotos:
a. Você gostaria de morar nesse bairro? Por quê?
R: Resposta pessoal. Os alunos podem mencionar as características do lugar por meio da observação da foto.
b. Esse bairro é um bom lugar para abrir uma escola? Por quê?
R: Resposta pessoal. Incentive os alunos a pensarem sobre elementos ou situações que indicam um lugar propício para a instalação de uma escola.
c. Você teria uma loja nesse bairro? Qual? O que ela venderia?
R: Resposta pessoal. Os alunos podem responder loja de sapatos, roupas, brinquedos, etc.
d. Em sua opinião, esse bairro é bom para construir uma indústria? Qual é o lado bom de ter uma indústria localizada nele? Qual é o lado ruim?
R: Resposta pessoal. Auxilie os alunos a identificarem pontos positivos e negativos da instalação de uma indústria, como geração de empregos, fluxo maior de trânsito, barulho e poluição.
- Para introduzir o assunto, trabalhe com as suposições dos alunos. Por exemplo: escreva na lousa bairro residencial e abra para discussão. O que é um bairro residencial? Todos os bairros são residenciais? Desse modo, pode-se trabalhar com os alunos a predominância de alguns elementos em relação a outros no bairro. Isso porque há bairros com mais residências, mas não deixam de existir alguns estabelecimentos comerciais, por exemplo, padarias e farmácias.
- Por meio dessa discussão, os alunos vão construir os conceitos com o professor, apropriando-se melhor do conhecimento adquirido.
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Muitas pessoas vêm até os bairros comerciais para fazer compras, frequentar restaurantes, teatros, cinemas e também para trabalhar. Por isso, podemos observar um movimento maior de pessoas e de veículos nas ruas desses bairros.
Bairro industrial
Existem bairros que são formados por muitas indústrias. Nessas regiões também podem ser encontradas algumas moradias, onde vivem principalmente os trabalhadores das indústrias.
O que você faz para cuidar do bairro onde mora?
Nas ruas dessas áreas, observa-se um grande movimento de funcionários das indústrias nos horários de entrada no trabalho e de saída dele. Também há trânsito de veículos de carga que buscam e entregam mercadorias nas indústrias.
1. Marque um X na alternativa que completa a frase a seguir.
1. Resposta pessoal. Para que os alunos respondam a essa questão, incentive-os a refletir sobre os elementos que predominam no bairro onde moram.
No bairro onde você mora predominam:
residências.
comércios.
indústrias.
- Pergunte ao professor quais são as características do bairro onde ele mora e compare com o seu. Verifique as semelhanças e as diferenças entre eles. Peça também a ele que conte uma história interessante que tenha acontecido em algum lugar próximo de onde vive. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a identificarem possíveis semelhanças e diferenças entre o bairro onde você mora e aquele onde eles moram.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A discussão com a classe trabalha a consciência socioambiental e o posicionamento ético, conforme orientado na Competência geral 7 da BNCC, uma vez que argumenta com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental.
- Promova uma discussão com a turma a respeito de atitudes que podemos tomar para cuidar bem do bairro onde vivemos, seja ele residencial, comercial ou industrial. Essa conversa desperta e valoriza a cidadania nos alunos e a consciência de pertencimento à comunidade em que vivem.
- Para a realização da atividade 1, peça aos alunos que todos participem na apresentação de elementos que predominam no bairro onde moram.
- Leia o texto a seguir para os alunos e peça que identifiquem a que tipo de bairro ele se refere (residencial, comercial ou industrial).
[...]
Assim é que se encontram na paisagem atual do bairro imensos prédios de antigos depósitos de produtos ocupados por galpões de reciclagem, escola de samba e grupos de teatro; indústrias e fábricas em funcionamento, artesanais, pequenas, médias, algumas antigas outras com início recente de suas atividades; os pequenos conjuntos habitacionais para o operariado fabril e industrial, casas, sobrados ou edifícios, em boa parte habitações subalugadas, fazem vizinhança com vilas irregulares ou antigos sobrados, que, abandonados, foram ocupados por invasão [...].
MELLO, Luciana de. De Arraial a bairro industrial - O que o Navegantes ainda tem? In: Estudo antropológico de itinerários urbanos, memória coletiva e formas de sociabilidade no mundo urbano contemporâneo. CNPQ, 2004.
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ATIVIDADES
1. Leia silenciosamente os textos a seguir. Depois, leia em voz alta, com os colegas. Em seguida, ligue os textos aos quadrinhos com informações que correspondem a cada um deles.
LER E COMPREENDER
A
Quando eu era pequena, morava num bairro só de casas. O lugar era tão calmo que nós podíamos brincar no meio da rua. Parecia uma cidade do interior, apesar de ser São Paulo.
A turma do quarteirão era composta por dez crianças, sete meninos e três meninas: eu e duas gêmeas, minhas vizinhas.
[...]
O louco do meu bairro, de Anna Flora. 5. ed. Ilustrações de Mia. São Paulo: Ática, 1999. p. 1.
B
Perto da minha casa tem uma porção de lojas!
Tem uma quitanda onde a gente pode comprar as frutas e verduras...
Tem uma livraria, que tem livros grandes e pequenos, engraçados e sem graça, com figuras e sem figuras.
[...]
O bairro do Marcelo, de Ruth Rocha. Ilustrações de Alberto Llinares. São Paulo: Salamandra, 2011. p. 5-7.
- Esse bairro tinha apenas residências. A
- Esse bairro tem muitos estabelecimentos comerciais. B
- Nesse bairro há uma livraria com exemplares de vários tipos. B
- Esse bairro era calmo e as crianças podiam brincar na rua. A
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- As atividades da página desenvolvem os processos gerais de leitura fazer inferências diretas e interpretar e relacionar ideias e informações, uma vez que os alunos necessitam interpretar os textos presentes e relacioná-los aos elementos que os compõem.
Ler e compreender
Narrativas em primeira pessoa são histórias em que o narrador relata os fatos e participa dos acontecimentos. A leitura dessas narrativas direciona os alunos ao imaginativo, proporcionando uma interação com a história contada, na qual é possível se colocar no lugar do narrador.
Antes da leitura
Comente que os textos são narrativas, e por isso descrevem situações e lugares em que o narrador vive ou viveu. Explique que esses textos discorrem acerca dos bairros em que o narrador vive.
Durante a leitura
Peça aos alunos para primeiro fazer a leitura silenciosa e, em seguida, em voz alta, em conjunto. Peça para os alunos grifarem as palavras que não saibam o significado e procurarem no dicionário. Se necessário, leiam os textos novamente.
Depois da leitura
Sobre o texto A da questão 1, pergunte aos alunos se eles conhecem bairros exclusivamente residenciais. É possível que eles citem também condomínios fechados. Converse com eles sobre as vantagens e as desvantagens de morar em um bairro onde só há residências.
Sobre o texto B da questão 1, explique aos alunos que mesmo em bairros comerciais também existem residências.
Isso pode ser constatado na seguinte parte do texto: "Perto da minha casa tem uma porção de lojas!". Esse trecho indica que, além de muitos estabelecimentos comerciais, também existem residências no bairro descrito.
Converse com os alunos sobre com que frequência eles encontram bairros industriais em condições precárias em vários lugares do Brasil e do mundo.
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PARA SABER FAZER
Construção de um gráfico
PNA
A professora Érica verificou quantos de seus alunos moram no mesmo bairro da escola e quantos vivem em outros lugares.
Ela anotou as informações na lousa. Veja.
Com base nas informações dadas pelos alunos, a professora Érica montou a tabela apresentada a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- O estudo sobre a construção de um gráfico trabalha a numeracia.
- Se possível, apresente aos alunos uma planta da cidade onde vivem para que possam identificar o centro da cidade, os outros bairros, o lugar onde estudam, a periferia etc. Essa planta pode ser obtida na prefeitura do município.
- Explique aos alunos que em alguns municípios existem bairros rurais. São povoados, vilas, ou seja, pequenas ocupações com características urbanas, como arruamentos, construções próximas umas das outras, alguns estabelecimentos comerciais, escola ou igreja.
- Caso a escola esteja localizada na área rural, faça as devidas adaptações na atividade proposta nas páginas 77 e 78.
- Explique aos alunos que são muitas as informações que podem ser organizadas em tabelas e posteriormente representadas em gráficos. Cite exemplos, como o número de alunos em cada ano da escola, o tipo de meio de transporte utilizado por eles para irem para a escola, os tipos de profissionais relacionados à escola etc.
- O texto a seguir fundamenta a importância do domínio da linguagem das tabelas e dos gráficos.
As tabelas e gráficos estatísticos fazem parte de uma linguagem universal, uma forma de apresentação de dados para descrever informações, com o objetivo de produzir no investigador, no público ou no aluno uma impressão mais rápida e viva do assunto em estudo, os quais nos dias de hoje podem ser vistos frequentemente ocupando lugar de destaque nos meios de comunicação escrita e falada.
Sendo assim, o recurso da linguagem gráfica torna possível a organização de dados coletados, utilizando números ao descrever fatos, promovendo na prática escolar a interdisciplinaridade e a conexão entre diversos assuntos, facilitando, assim, a comparação entre eles, especialmente para estabelecer conclusões ao apresentar a síntese do levantamento de dados de forma simples e dinâmica.
[...]
PEÇA, Célia Maria Karpinski. Análise e interpretação de tabelas e gráficos estatísticos utilizando dados interdisciplinares. Disponível em: https://oeds.link/75KfxC. Acesso em: 31 maio 2021.
78
A professora e os alunos resolveram representar as informações da tabela em forma de gráfico. Para isso, desenharam colunas com quadrinhos e pintaram um quadrinho para cada aluno. Veja a seguir.
Junte-se aos colegas e organize com eles uma tabela que contenha as seguintes informações:
- o número de alunos da sua sala de aula que moram no mesmo bairro da escola;
- o número de alunos que moram em outro bairro da cidade;
- o número de alunos que moram na área rural.
Esses dados serão utilizados na atividade da página seguinte.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explique aos alunos que a representação desta página é um gráfico de colunas. Mostre a eles os procedimentos necessários para a elaboração do gráfico de colunas. Realize a leitura do gráfico mostrado, destacando as informações representadas em cada eixo (número de alunos e lugar onde moram). Ressalte que cada eixo representa uma informação.
- A proposta destas páginas pode dar origem a muitas outras atividades. Procure utilizar dados da realidade dos alunos, de modo que facilite o processo de abstração que envolve o trabalho com gráficos. Algumas dessas propostas podem ser realizadas em conjunto com o componente curricular de Matemática.
Mais atividades
- Após ler o exemplo das páginas 77 e 78, peça aos alunos que sugiram um assunto para ser analisado pela turma.
- Depois de definido o tema da tabela, faça a pergunta que será analisada.
- Pausadamente, conte quantos alunos respondem a cada uma das questões e anote na lousa.
- Monte a tabela com eles, para que compreendam bem o passo a passo.
- Após a confecção da tabela, trace os eixos que vão compor o gráfico. Explique detalhadamente essa passagem do plano cartesiano.
- Finalize com a produção do gráfico.
- O texto a seguir trata da leitura de gráficos como forma de iniciação na linguagem cartográfica.
[...]
Nos gráficos [...] de colunas simples, a primeira coisa a fazer é constatar o que mais se evidencia, procurando o máximo e o mínimo. Isso é muito fácil de ser feito, já que basta observar a relação entre os tamanhos. Por meio da apreciação visual, é possível imediatamente considerar proporções [...], bem como avaliar se há grandes ou pequenos contrastes.
[...]
MARTINELLI, Marcello. Mapas, gráficos e redes: elabore você mesmo. São Paulo: Oficina de Textos, 2014. p. 75.
79
ATIVIDADES
1. Com as informações que você conseguiu, complete a tabela e represente as informações do gráfico, pintando os quadrinhos correspondentes.
Resposta pessoal. Auxilie os alunos no preenchimento da tabela e do gráfico.
Número de alunos de acordo com o lugar onde moram | |
---|---|
No bairro da escola | |
Em outro bairro | |
Na área rural |
a. Qual é o número total de alunos de sua sala de aula?
Resposta pessoal. Verifique se os alunos contaram corretamente o número total de alunos da sala.
_______________
b. O que há em maior quantidade: alunos que moram no mesmo bairro da escola ou que moram em outro lugar?
Resposta pessoal. Auxilie os alunos a verificarem se existem mais alunos morando no mesmo bairro da escola ou se a somatória dos alunos que moram em outro bairro e na área rural é maior.
_______________
MANUAL DO PROFESSOR
- Para a realização da atividade 1 proposta nesta página, veja as orientações a seguir.
- Realize a etapa inicial, de recolhimento de dados, e anote-os na lousa.
- Verifique se as tabelas estão montadas adequadamente. Se houver problemas recorrentes, interrompa o processo e retome a atenção da classe para uma nova explicação.
- Destaque a importância das respostas às duas perguntas finais. Explique que esse é o momento da interpretação das tabelas e dos gráficos. Ressalte como a visualização dos dados facilita muito a compreensão das informações.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Fixar o aprendizado acerca da interpretação de gráficos e tabelas.
Como proceder
- Leve outras tabelas e outros gráficos para serem interpretados pelos alunos. Inicialmente, faça essas novas interpretações de forma coletiva. Em um segundo momento, reúna os alunos em grupos e proponha as perguntas finais, para as quais eles só terão as respostas se lerem os gráficos e as tabelas adequadamente. Acompanhe o desempenho dos alunos e oriente-os em relação às dúvidas.
Mais atividades
- Convide o professor do componente curricular de Educação Física para fazer uma visita à turma.
- Peça a ele alguns dados a respeito dos alunos na aula de Educação Física (altura dos alunos, preferências de atividades, etc.)
- Ajude-os a agrupar esses dados em classes para que seja possível realizar a produção de tabelas e gráficos.
- Peça a eles que confeccionem a tabela e o gráfico referentes aos dados fornecidos pelo professor de Educação Física.
- Essa atividade tem por objetivo demonstrar que muitos são os assuntos que podem ser apresentados na forma de tabelas e gráficos.
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2 O bairro e sua história
Os bairros podem passar por transformações ao longo do tempo. Os acontecimentos que nele ocorreram, desde a época de sua formação, compõem a história do bairro.
Conheça, por meio das imagens, um pouco da formação e transformação do bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro. Observe as imagens e suas legendas de acordo com a sequência das letras. Depois, responda às questões da página 81.
A
Valorize a história do bairro onde você mora.
- aqueduto:
- estrutura construída para conduzir a água de um lugar mais alto para outro mais baixo, passando sobre uma parte mais baixa do terreno, como um vale ou depressão
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
O bairro e sua história
4 aulas
- Leitura e análise das imagens das páginas 80 e 81.
- Leitura e interpretação do texto das páginas 82 e 83.
- Atividades das páginas 84 e 85.
Atividade preparatória
- Reproduza as informações do quadro a seguir para os alunos.
- Essa atividade tem por objetivo aproximar o conteúdo da realidade dos alunos.
- Peça a eles que preencham o quadro de acordo com as impressões que eles têm do bairro onde moram.
- Destaque que eles devem responder segundo o que já observaram.
Transformações | Sim | Não |
---|---|---|
Novas construções | ||
Construções sendo reformadas | ||
Novos estabelecimentos comerciais | ||
Abertura de uma nova escola | ||
Melhoria na iluminação pública | ||
Melhoria no transporte coletivo | ||
Árvores sendo plantadas | ||
Manutenção do asfalto | ||
Chegada de novos vizinhos |
- Reforce que nesse primeiro momento as observações preenchidas serão exclusivamente dos alunos.
- Depois, peça a eles que levem a mesma pesquisa para ser feita com algum adulto que more com eles.
- Na aula seguinte, peça aos alunos que leiam os resultados obtidos.
- Pergunte se houve diferenças entre as respostas dadas por eles e pelos adultos.
- Espera-se que fique perceptível que moradores mais antigos observam mais alterações na paisagem do bairro ao longo do tempo.
- A valorização dos elementos históricos dos bairros é de suma importância uma vez que auxilia na preservação da história do espaço.
81
Agora, observe novamente as imagens e converse com os colegas sobre as questões a seguir.
1. Como era o lugar onde se formou o bairro da Lapa, mostrado na imagem A?
1. Pouco habitado e com poucas construções.
2. Como é o bairro atualmente?
2. O bairro é formado por muitas construções.
3. Identifique o aqueduto em cada uma das imagens e como as construções ao seu redor passaram por modificações.
3. O aqueduto está identificado com um X em cada imagem. Comentários nas orientações ao professor.
Cerca de cem anos depois, no século 19, com o crescimento da cidade, muitas construções foram erguidas próximo do aqueduto, tanto moradias quanto estabelecimentos comerciais.
B
Vista atual do bairro da Lapa, em 2019. Esse é um dos bairros mais conhecidos da cidade, famoso pelo bondinho que percorre os trilhos instalados no alto do antigo aqueduto.
C
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O trabalho sobre o bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, compara imagens de um mesmo lugar em diferentes momentos, conforme previsto na habilidade EF02GE05 da BNCC, uma vez que busca analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
- Auxilie os alunos na realização das atividades 1, 2 e 3 propostas na página. Para isso, promova novamente a leitura das imagens apresentadas, destacando as características dessa paisagem em cada época. Pergunte aos alunos que elementos eles observam na paisagem A (mais atinga), B e C (mais atual), respectivamente.
Comentários de respostas
3. Os alunos devem identificar que, na imagem A, havia poucas construções e muita vegetação, como árvores e gramado. Na imagem B a vegetação diminuiu e foram construídos várias moradias, sobrados e estabelecimentos comerciais. Já na imagem C, é possível observar vários prédios e galpões, ruas largas e uma praça.
Mais atividades
- Pesquise na internet a letra da música "Se essa rua fosse minha". Apresente-a aos alunos e proponha a atividade a seguir. Se possível, toque o áudio para a classe.
- Pergunte aos alunos o que cada um deles faria se a rua fosse deles.
- Distribua folhas de papel sulfite e peça a eles que desenhem a rua que imaginaram.
82
As pessoas na história do bairro
As memórias das pessoas ajudam a contar como ocorreu a formação e as transformações mais importantes em um bairro ao longo do tempo.
O texto a seguir conta como os moradores foram se instalando e formaram um novo bairro. Leia-o.
LER E COMPREENDER
[...]
Os anos foram passando e chegou mais gente para morar no morro.
Vinham de Guarenas, Cúpira, Cumaná e dos Andes - chegou muita gente vinda de perto e de longe.
Construíram suas casas. Nasceram crianças que brincavam entre as árvores, nos caminhos, nos terrenos baldios.
O morro começou a crescer na direção da cidade e a cidade começou a crescer na direção do morro.
A estrada de terra que vinha da cidade virou uma estrada asfaltada.
E mais gente chegou.
[...]
A rua é livre, de Kurusa. Ilustrações originais de Monika Doppert. São Paulo: Callis, 2002. p. 6-11.
O texto traz um exemplo de como as pessoas fazem parte da história do bairro, que começa com a chegada dos primeiros moradores. Com o passar do tempo, novos moradores chegam ao bairro, vindos de outros lugares.
4. Muitas transformações ocorreram no bairro descrito no texto anterior. Cite uma dessas transformações.
4. Verifique se os alunos citaram alguma das transformações ocorridas no bairro, como a chegada de novos moradores, a construção de novas casas ou a estrada que era de terra e foi asfaltada.
5. O seu bairro já passou ou ainda passa por alguma transformação? Qual? Conte aos colegas.
Resposta pessoal. Os alunos podem citar a construção de moradias, a abertura de alguma estrada ou asfaltamento de alguma rua, etc.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- O texto analisado descreve a história das migrações no bairro, conforme indica a habilidade EF02GE01 da BNCC.
- O trabalho com o texto também desenvolve os processos gerais de leitura localizar e retirar informação explícita de textos e fazer inferências diretas, presentes na PNA.
Ler e compreender
Narrativas em primeira pessoa são histórias em que o narrador relata os fatos e participa dos acontecimentos. A leitura dessas narrativas direciona os alunos ao imaginário, proporcionando uma interação com a história contada, na qual é possível se colocar no lugar do narrador.
Antes da leitura
Comente que o texto é uma narrativa e por isso descreve situações ou lugares em que o narrador vive ou viveu. Explique que esse texto discorre acerca do bairro em que o narrador vive e que ele descreve as transformações que ocorreram no bairro.
Durante a leitura
Peça aos alunos primeiro fazer a leitura silenciosa e, em seguida, em voz alta, em conjunto. Peça para os alunos grifarem as palavras que não saibam o significado e procurarem no dicionário. Se necessário, leiam os textos novamente.
Depois da leitura
Explique para os alunos a seguinte afirmação:
"O morro começou a crescer na direção da cidade e a cidade começou a crescer na direção do morro".
O sentido dessa afirmação é que houve a ampliação do bairro, novas construções, em terrenos entre o bairro e a cidade. O mesmo ocorreu com outros bairros da cidade que foram sendo ampliados, em terrenos entre a cidade e o bairro.
Peça aos alunos para responderem às atividades 4 e 5 da página. Se possível faça uma roda de conversa para que eles descrevam as mudanças ocorridas em seu bairro.
83
Nas ruas dos bairros, podemos observar elementos que mostram as características da cultura ou do modo de vida de seus moradores. Observe os exemplos a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O tema trabalhado na página 83 aborda os costumes e as tradições no bairro, conforme indicado na habilidade EF02GE02, da BNCC.
- Explore os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema. Pergunte a eles se conhecem bairros que demonstram claramente as características da vida de seus moradores.
- Peça aos alunos que falem das características de seus bairros que demonstram como seus habitantes vivem.
- Deixe-os falar à vontade e evidencie como existe uma afetividade dos moradores com o seu bairro.
- Em seguida, realize a leitura da página em conjunto com os alunos e peça a eles que observem as imagens e descrevam as características dos elementos mostrados na paisagem de cada bairro.
- Em seguida, explique que existem bairros que carregam a cultura de seu povo e por isso deixam esses traços estampados na arquitetura, lojas, restaurantes e enfeites por todo o bairro.
- Caso seja possível, leve imagens de outros bairros do mundo que tenham características marcantes, como Chinatown, em Nova York.
Mais atividades
- Esta atividade é complementar à leitura e interpretação do texto da página 82.
- Distribua duas folhas de papel sulfite por aluno.
- Em uma das folhas, peça a eles que desenhem a paisagem descrita no texto antes das migrações.
- Na segunda folha, oriente-os a desenhar o morro após as migrações.
- Avalie se eles incluíram partes importantes, como a aproximação do morro com a cidade e o asfaltamento da estrada.
84
ATIVIDADES
1. Compare as fotos a seguir e observe as características desse bairro em diferentes épocas. Verifique com atenção as transformações que ocorreram nesse lugar.
a. Quantos anos se passaram entre a primeira e a última foto?
Passaram-se 99 anos.
b. Quais elementos foram mantidos?
O viaduto e algumas construções.
c. Quais foram as principais mudanças ocorridas nesse lugar?
Casas foram substituídas por prédios, a vegetação do jardim se tornou densa e o movimento de pessoas e veículos aumentou.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O trabalho explorando as imagens de um mesmo lugar em diferentes épocas contempla a habilidade EF02GE05 da BNCC.
- Antes de iniciar o trabalho com a página, converse com os alunos sobre as transformações que vão sendo promovidas nos lugares ao longo do tempo.
- Debata com os alunos, por exemplo, como eles imaginam que era a rua da escola quando os pais deles eram crianças ou quando os avós deles eram crianças.
- Essa atividade é interessante para avaliar a noção temporal dos alunos e seus conhecimentos prévios a respeito do tempo transcorrido.
- Após essa discussão, explique aos alunos que a foto chegou ao Brasil na virada do século XIX para o século XX e, portanto, há registros fotográficos das paisagens que datam do início do século passado.
- Auxilie os alunos na realização da atividade 1 proposta na página. Para isso, promova novamente a leitura da imagens apresentadas, destacando as transformações que ocorreram nessa paisagem. Pergunte aos alunos que elementos eles observam na paisagem mais antiga e na paisagem mais atual desse mesmo lugar.
Mais atividades
- Escolha um ponto de referência da sua cidade, o local mais significativo como paisagem histórica.
- Pergunte aos alunos como eles acham que era esse local há cerca de 30, 50 ou 100 anos.
- Após recolher as informações, peça a eles que façam um desenho da paisagem que eles descreveram.
- Por fim, leve uma ou mais fotos, antigas e atuais, do local trabalhado.
- Discuta com os alunos se as suposições deles estavam corretas.
- Peça aos alunos que façam duas listas: uma com as características que correspondem ao que eles previram e outra com os aspectos que eles não haviam imaginado ou que não existiam.
85
PNA
2. Entreviste um morador antigo para conhecer um pouco sobre a história e as transformações que aconteceram no bairro onde você mora.
Utilize as questões a seguir para entrevistá-lo.
a. Qual é o seu nome e a sua idade?
b. Qual é o nome do bairro onde você mora?
c. Você mora nesse bairro desde que ano?
d. Você sabe por que o bairro recebeu esse nome?
e. Cite uma transformação que você observou no bairro ao longo do tempo.
Respostas pessoais. Se considerar necessário, oriente os alunos a pedirem ajuda de um adulto para a escrita das palavras.
- Leia as respostas da sua entrevista aos colegas e conheça as deles também.
3. Desenhe no caderno alguma transformação que você já observou no bairro ou lugar onde você mora.
Resposta pessoal. Oriente os alunos a mostrarem seu desenho aos colegas e comentarem sobre o que desenharam.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- O trabalho sugerido de entrevista com um morador antigo do bairro, da atividade 2, permite desenvolver nos alunos os componentes fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário e produção de escrita.
- Para a resolução da atividade 2, oriente os alunos a combinarem com antecedência a data e o horário com o morador que será entrevistado. Peça aos alunos que realizem a entrevista acompanhados de seus pais ou responsáveis. Para isso, realize um trabalho integrado com o componente curricular de Língua Portuguesa para desenvolver as habilidades necessárias à produção do gênero entrevista.
- O texto a seguir apresenta importantes considerações sobre o gênero entrevista.
[...] Trata-se de um discurso assimétrico em que os interlocutores têm papel diverso. O entrevistado tem o conhecimento do assunto/tema e o poder da palavra, que deve se limitar ao que é perguntado. O(s) entrevistador(es), por sua vez, organiza(m) um conjunto de perguntas e, geralmente, ouve(m) e registra(m) as respostas do entrevistado sem debatê-las ou discuti-las como é de praxe numa conversa/conversação (v.) ou em certos tipos de debate (v.). Isso não significa que a entrevista seja um evento discursivo dialógico em que só o entrevistado tenha papel fundamental na construção do todo enunciativo e o(s) entrevistador(es) seja(m) mero(s) "perguntador(es)". Na verdade, os interlocutores constroem esse todo enunciativo em conjunto, geralmente oral, gravado em áudio e/ou vídeo, que depois pode aparecer publicado por escrito num jornal ou revista.
A entrevista, entre outros tipos, pode ser individual (dada a um só entrevistador) ou coletiva, quando concedida a um grupo de jornalistas de diferentes órgãos de comunicação. Trata-se, em qualquer caso, de um gênero formal de troca/busca de informações, em que o entrevistador deve estar seguro sobre o que vai perguntar a fim de obter informações relevantes.
ENTREVISTA. In: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 92-93.
- Na realização da atividade 3, oriente e incentive os alunos a realizarem os desenhos solicitados. Se necessário, peça que desenhem um lugar que todos conhecem, apresentando-o como era antigamente por meio de fotos. Outra possibilidade é registrar o lugar antigamente como descrito pelo entrevistado da atividade anterior. Para o registro do lugar na atualidade, podem ser exploradas em sala as principais características do lugar.
86
3 Trabalho por toda parte
Leia o texto a seguir. Ele descreve um tipo de trabalhador que podemos observar pelas ruas dos bairros.
O vendedor de cocada
Lá vai o vendedor de cocada
com seu tabuleiro,
pano branco na cabeça.
Lá vai o vendedor de cocada
vendendo um mundo de coco:
cocada branca ou queimada
pra vida ficar mais gostosa.
Lá vai o vendedor,
tabuleiro na cabeça,
adoçando a calçada.
O vendedor de cocadas, de Roseana Murray. Em: Artes e ofícios. Ed. renovada. Ilustrações originais de Caó Cruz Alves. São Paulo: FTD, 2007. p. 15.
Em nosso dia a dia, estamos em contato com pessoas que realizam diferentes trabalhos. Todos eles são importantes.
- Observe a seguir alguns profissionais que trabalham nas ruas dos bairros. Escreva quais foram representados.
Sorveteiro.
Carteiro.
Gari.
Feirante.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Trabalho por toda parte
4 aulas
- Leitura e interpretação do poema da página 86 e realização das atividades da página 87.
- Leitura e análise das imagens da página 88.
- Atividades da página 89.
Atividade preparatória
- Explore com os alunos o poema sobre o vendedor de cocada. Se considerar interessante, peça-lhes que façam poemas sobre outros profissionais.
- Ao identificar os profissionais nas imagens da atividade proposta no final da página, note que há homens e mulheres atuando nas diferentes profissões. Comente que tanto homens quanto mulheres podem exercer as mais diferentes profissões.
- Pergunte aos alunos que outros tipos de trabalhadores eles conhecem ou observam em seu dia a dia. Faça uma lista e anote-a na lousa. Cuide para que não haja nenhum tipo de discriminação entre os colegas.
Destaques BNCC
- Esse tema contempla o mundo do trabalho, conforme orientado na Competência geral 6 da BNCC, uma vez que valoriza a diversidade de saberes e vivências culturais e apropria-se de conhecimentos e experiências que lhes possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Mais atividades
- Caso seja possível, combine com um profissional que trabalhe no bairro para que ele possa ser entrevistado pelos alunos em sala de aula. Leve os alunos a conhecerem a atividade desse profissional, onde trabalha, qual o horário de trabalho, o que faz, do que mais gosta na profissão etc. O profissional pode ser escolhido de acordo com o interesse dos alunos. Peça-lhes que registrem a entrevista (em forma de perguntas e respostas ou de um pequeno texto).
87
ATIVIDADES
1. Relacione as profissões a seguir aos instrumentos de trabalho, como no exemplo.
A. Médico.
B. Pedreiro.
C. Cabeleireiro.
D. Mecânico.
A
D
B
C
É importante respeitar o trabalho de todas as pessoas.
2. Escreva os nomes de dois tipos de profissional que você encontra em seu bairro.
_______________
Resposta pessoal. Oriente os alunos a comentarem sobre outros profissionais que podem ser encontrados no bairro onde moram.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Ao desenvolver a atividade complementar proposta ao final desta página, os alunos trabalham as habilidades linguísticas, como orienta a Competência geral 4 da BNCC, uma vez que busca utilizar diferentes linguagens, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressarem e partilharem informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
-
Na realização da atividade 1, explique aos alunos que as letras indicadas em cada profissão devem ser escritas nos instrumentos de trabalho utilizados por cada profissional.
Na atividade 2, se necessário, auxilie os alunos a identificarem outros profissionais, citando exemplos de profissões.
- Aproveite o estudo do tema para conversar com os alunos sobre a questão do desemprego. Pergunte a eles se existem muitos desempregados no lugar onde moram, quais são as dificuldades que os desempregados enfrentam etc. Destaque também a importância dos estudos para a obtenção de empregos com melhores remunerações.
- É importante tratar com cuidado a questão do desemprego, realidade que pode atingir muitas famílias brasileiras, para não causar constrangimento aos alunos. Caso algum familiar ou responsável esteja desempregado, é importante explicar que essa situação ocorre em muitas famílias. Procure valorizar a pessoa desempregada e dizer aos alunos que essa pode ser uma situação temporária.
Mais atividades
- O objetivo da atividade a seguir é ampliar o conhecimento dos alunos a respeito dos tipos de trabalho e trabalhadores.
- Divida a classe em dois grupos.
- Um integrante de cada grupo deve passar três dicas para seus colegas adivinharem em que tipo de trabalhador ele está pensando.
- A primeira dica é onde o trabalhador trabalha. A segunda é um objeto ou instrumento típico que esse trabalhador usa. A terceira pode ser alguma dica à escolha do aluno.
- Após as três dicas, o grupo tem que adivinhar quem é o trabalhador. Se conseguir, ganha um ponto, e passa a vez para o outro grupo.
88
O bairro no ritmo do trabalho
Você já observou como o movimento de pessoas em alguns bairros é maior durante o dia do que à noite?
Observe as fotos de parte de um mesmo bairro em diferentes momentos.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A conversa com os alunos e a análise das imagens desta página relacionam o dia e a noite a diferentes atividades sociais, conforme indicado na habilidade EF02GE06 da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer o dia e a noite, bem como suas diferentes atividades sociais.
Como proceder
- Inicie uma conversa com os alunos sobre as atividades que realizam durante a semana, durante o dia e durante a noite. Pergunte a eles o que fazem durante o dia de segunda a sexta-feira. Permita que eles falem à vontade sobre as atividades extracurriculares, brincadeiras e lazer da sua rotina. Depois, pergunte o que eles fazem durante a noite nesses mesmos dias. Faça o mesmo a respeito dos fins de semana. Provavelmente, a classe concluirá que as crianças fazem mais atividades durante o dia do que à noite. Aproveite a oportunidade para dizer que a maioria das pessoas tem atividades diurnas, porém existem trabalhadores que desempenham suas funções durante a noite. Pergunte aos alunos se eles conhecem profissionais que trabalham à noite e liste-os na lousa.
- O texto a seguir trata da importância da saúde na aprendizagem escolar.
Respeitar o ritmo de aprendizado de cada aluno vai além de atender suas dificuldades com o conteúdo, mas passa por entender suas necessidades de sono, alimentação e sua vontade para fazer exercícios e brincar. [...]
Atraído pela educação após voltar há 10 anos dos Estados Unidos, onde obteve Ph.D. em comportamento animal pela Universidade Rockfeller e pós-doutorado na Universidade de Duke, Sidarta começou a fazer experimentos usando o sono como ferramenta de aprendizado escolar. [...]
Para Sidarta, o exercício físico é tratado pela escola com um certo desprezo.
É visto como uma aula complementar e é a primeira a ser descartada em caso de uma mudança na programação do dia na escola.
No entanto, pesquisas tanto em animais quanto em seres humanos mostram que exercícios criam uma melhor condição para o aprendizado. "O que descobriram foi um aumento durante o tempo no volume do hipocampo [principal sede da memória], mas não no cérebro todo. Ainda que o exercício não lide com nada relacionado à memória declarativa [de longo prazo], pode ter uma influência forte na habilidade para sua aquisição e manutenção", detalha.
[...]
EBC. Disponível em: https://oeds.link/PtVqh2 Acesso em: 31 maio 2021.
89
ATIVIDADES
1. Pinte os quadrinhos de acordo com o período do dia em que as atividades acontecem no bairro onde você mora.
Funcionam durante o dia.
Funcionam durante a noite.
Funcionam durante o dia e durante a noite.
Resposta pessoal. Peça aos alunos que comentem suas respostas. Pergunte, por exemplo, quais desses estabelecimentos eles costumam frequentar e o que costumam fazer em cada um.
Loja.
Farmácia.
Padaria.
Restaurante.
Posto de combustível.
Agência bancária.
Escola.
Supermercado.
Posto de saúde.
2. Marque um X nas alternativas a seguir de acordo com o período do dia em que você as realiza.
2. Resposta pessoal. Comente com os alunos que algumas atividades eles podem realizar em mais de um período do dia. Os alunos podem complementar o quadro compondo mais alguma atividade que costumam realizar em determinado período do dia.
Atividades | Manhã | Tarde | Noite |
Estudar. | |||
Brincar. | |||
Fazer as tarefas da escola. | |||
Dormir. | |||
Assistir à televisão. | |||
Resposta pessoal. |
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A discussão desta página contempla a Competência geral 8 da BNCC, uma vez que incentiva o aluno a conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
- Sobre a atividade 1, peça aos alunos que comentem sobre suas respostas. Pergunte, por exemplo, quais desses estabelecimentos eles costumam frequentar e o que costumam fazer em cada lugar.
- Sobre a atividade 2, aproveite a oportunidade para discutir com os alunos sobre hábitos saudáveis, que incluem equilibrar bem os horários dedicados às várias tarefas ao longo do dia. Explique que o período de sono deve ser respeitado, pois, no horário adequado, ele auxilia na manutenção da saúde e no bem-estar.
90
4 Os meios de comunicação
O contato ou a troca de informações entre pessoas que estão próximas ou distantes umas das outras, seja no mesmo bairro ou não, pode acontecer pelos meios de comunicação.
Essa comunicação pode aproximar tanto pessoas que estejam próximas, na mesma cidade, quanto pessoas que estejam em outros lugares do mundo.
Inserir ícone na cor marrom - Indica imagens que estão proporcionais.
As fotos a seguir mostram alguns meios de comunicação bastante utilizados pelas pessoas diariamente. Veja.
___
___
___
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MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Os meios de comunicação
4 aulas
- Leitura e análise das imagens das páginas 90 e 91.
- Leitura e realização de atividades da página 92.
- Atividades da página 93.
- Roda de conversa acerca do tema da seção Cidadão do mundo nas páginas 94 e 95.
- Discussão e ação na seção Para saber fazer da página 96.
Destaques BNCC
- Este tema compara diferentes meios de comunicação, conforme orientação da habilidade EF02GE03 da BNCC, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutindo os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
Atividade preparatória
-
Explique aos alunos que os meios de comunicação têm funções específicas dependendo do objetivo de quem os utiliza. Questione-os sobre qual meio de comunicação utilizam nas situações a seguir.
a. Quando quer ver algum programa para se divertir?
R: Resposta pessoal. Os alunos podem citar televisão, telefone celular ou computador com acesso à internet.
b. Quando precisa mandar uma mensagem urgente por escrito?
R: Resposta pessoal. Os alunos podem citar telefone celular ou computador.
c. Quando quer ouvir música?
R: Resposta pessoal. Os alunos podem citar rádio, telefone celular ou computador com acesso à internet.
91
___
___
1. Identifique com um X as fotos que mostram meios de comunicação utilizados por você em seu dia a dia.
Resposta pessoal. Peça aos alunos que comentem em quais situações costumam usar os meios de comunicação que contornaram.
2. Complete a tabela a seguir com os nomes dos meios de comunicação e dos meios de transporte utilizando as palavras dos quadros.
Telefone. | Ônibus. | Carta. | Rádio. |
Carro. | Bicicleta. | Televisão. | Avião. |
Meios de comunicação | Meios de transporte |
---|---|
Telefone. | Ônibus. |
Carta. | Carro. |
Rádio. | Bicicleta. |
Televisão. | Avião. |
MANUAL DO PROFESSOR
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestão de referência complementar, para enriquecer seus conhecimentos.
- O cinema é um importante meio de comunicação em massa. Leia mais sobre os cinemas no texto a seguir.
- BRITO, Raylane Barros de et al. A sétima arte na educação: o cinema como laço educomunicativo. XV Encontro Latino-americano de Iniciação Científica e XI Encontro Latino-americano de Pós-Graduação - Universidade do Vale do Paraíba. Disponível em: https://oeds.link/lsRr0X. Acesso em: 27 jul. 2021.
- Na realização da atividade 1, peça aos alunos que observem novamente as fotos das páginas 90 e 91 e identifiquem quais meios de comunicação eles utilizam no dia a dia.
- Explique aos alunos que na realização da atividade 2, eles devem classificar os meios de comunicação e de transporte, organizando as informações na tabela.
92
Tipos de meios de comunicação
Podemos dividir os meios de comunicação em dois tipos:
- meios de comunicação individual: a troca de informações acontece entre duas pessoas.
- meios de comunicação de massa: a informação é transmitida para um grande número de pessoas de uma só vez.
Veja alguns exemplos.
M
M
M
X
I
X
3. Marque a letra I para meios de comunicação individual, a letra M para meios de comunicação de massa e um X para meios de comunicação que sejam individuais e de massa ao mesmo tempo.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As ideias dos alunos podem ser expostas tanto oralmente quanto por escrito, como orienta a Competência geral 4 da BNCC.
- Oriente os alunos na realização da atividade 3, proposta na página. Para isso, explique que eles devem classificar os meios de comunicação mostrados nas imagens conforme o tipo: meios de comunicação de massa, meios de comunicação individual e meios de comunicação de massa e individual ao mesmo tempo. As respostas devem ser inseridas com as respectivas letras ao lado de cada imagem.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Compreender a diferença dos meios de comunicação individual e de massa.
Como proceder
- Peça aos alunos que pensem em seu programa de televisão preferido. Oriente-os a escrever no caderno o nome do programa e uma descrição dele em cinco linhas. Peça a eles que escrevam também: O nome de sua revista preferida. O nome de um jornal da sua cidade. O nome de uma estação ou de um programa de rádio. O nome do livro de que eles mais gostaram. Se julgar pertinente, ou aparecerem nas discussões orais com frequência, peça que expliquem um canal de vídeos de que eles mais gostem. Avalie se os alunos compreendem bem a diferença dos conceitos de meios de comunicação individuais e de massa. Se houver qualquer dúvida, retome a explicação com a turma.
93
ATIVIDADES
1. Siga os comandos e descubra os nomes de quatro meios de comunicação.
D | MU | CAR | TE | NAL |
C | CE | BE | LU | RA |
B | LE | LAR | SÃO | VE |
A | VI | JOR | RU | TA |
1 | 2 | 3 | 4 |
A. A2 + D4
Jornal.
B. C1 + C3 + B2
Celular.
C. D2 + A4
Carta.
D. D3 + B1 + A1 + B3
Televisão.
2. Identifique com um X com lápis de cor os nomes dos meios de comunicação que você e sua família mais utilizam. Resposta pessoal.
Telefone fixo. ___
Jornal. ___
Televisão. ___
Rádio. ___
Celular. ___
Carta. ___
Internet. ___
Revista. ___
3. Escreva o nome do meio de comunicação que você mais utiliza.
Resposta pessoal.
_______________
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A realização da atividade 1 desenvolve o trabalho com os componentes consciência fonológica e consciência fonêmica.
- Leia com os alunos as atividades da página e instigue-os a pensar em como farão com a atividade 1. Deixe que os alunos decodifiquem os sinais desta atividade e montem as palavras.
- É importante que eles façam a leitura das palavras que compõem a atividade 2. Deixe que eles comentem entre si quais são os meios de comunicação que suas famílias utilizam e também falem acerca daquele que preferem.
- Para realizar a atividade 3, peça aos alunos que identifiquem qual é o meio de comunicação que mais utilizam em seu dia a dia.
- Comente com os alunos que, apesar de o celular e a televisão serem meios de comunicação, as pessoas passam muito tempo utilizando-os como forma de entretenimento, e esquecem dos seus afazeres do dia a dia e de outros hábitos saudáveis que fazem parte do seu cotidiano. Por isso, aproveite a oportunidade para salientar a importância da leitura em família.
94
CIDADÃO DO MUNDO A internet e a comunicação
A internet, como é chamada a rede mundial de computadores, tem alterado muito a maneira como as pessoas se comunicam. Uma das grandes vantagens está na maneira rápida e prática por meio da qual podemos enviar e receber informações na forma de textos, imagens e vídeos.
Veja alguns exemplos de como podemos utilizar a internet.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Conscientizar para o uso adequado da internet.
- Comparar os meios de comunicação anteriores à internet.
- Desenvolver a noção de pesquisa, por meio da internet.
- Desenvolver a noção de entrevista.
- O assunto trabalhado nas páginas 94 e 95 desenvolve o Tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia.
- Introduza o assunto explicando brevemente o que é a internet. Em seguida, pergunte aos alunos que experiências eles têm com a rede.
- Deixe-os falar livremente e aborde outras atividades não mencionadas por eles.
- Peça aos alunos que imaginem como era a comunicação entre as pessoas antes da internet. Peça a eles que façam esse exercício. Pergunte: Como as pessoas conversavam? Como obtinham informações sobre um programa, um artista ou um esporte de que gostassem? Como ouviam música? Como brincavam? Como faziam uma pesquisa?
- Como essas crianças conhecem o mundo já com o advento da internet, peça aos alunos que entrevistem alguém em casa, pais ou responsáveis, avós ou tios, com mais de 40 anos, que os auxilie a refletir sobre essa questão.
- A intenção é que eles percebam a revolução de costumes que a internet trouxe, e como ela está intrinsecamente relacionada aos dias atuais.
Mais atividades
- Se possível, permita que os alunos utilizem os computadores disponíveis na escola.
- Auxilie-os a acessar algum site ou vídeo que possa ser explorado em alguma pesquisa ou para ser visto com a turma toda.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestão de referência complementar, para enriquecer seus conhecimentos.
- O texto a seguir trata dos perigos da internet, sobre os quais devemos alertar alunos e pais.
- Guia Infantil. Disponível em: https://oeds.link/BJrNG8. Acesso em: 1° jun. 2021.
95
Cuidados ao acessar a internet
As pessoas precisam ficar atentas para acessar a internet com segurança. Para evitar situações que possam trazer riscos ou perigos, os usuários devem tomar alguns cuidados importantes.
Conheça algumas dicas para acessar a rede com segurança.
1. Em sua opinião, qual é a importância de ter cuidados ao usar a internet?
2. Conte para os colegas os cuidados que você toma ao acessar a internet.
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O trabalho com esta seção e as indicações a seguir contemplam a Competência geral 5 da BNCC.
- Introduza o assunto a respeito dos cuidados com o uso da internet, questionando os alunos: Vocês entrariam sozinhos em uma floresta escura? Falariam com estranhos na rua? Contariam para pessoas que vocês não conhecem onde moram e onde estudam?
- Abra o assunto para discussão e permita que os alunos falem livremente.
- Cuide para que não haja censura entre eles quanto aos relatos dos colegas. A roda de discussão tem por objetivo auxiliá-los a usar a internet de forma segura. Por isso, é importante que eles discutam todo tipo de experiência por que passaram ou dúvidas que tenham. Também é importante salientar a necessidade de não fazer nada sem o conhecimento dos pais ou responsáveis.
- Ao discorrer sobre a internet e os cuidados que devemos tomar ao acessar a rede, o estudo proposto nas páginas 94 e 95 propicia reflexões e questionamentos que desenvolvem a cidadania, destacando comportamentos e atitudes voltadas para a boa convivência em sociedade, em especial, no que se refere aos cuidados que garantam proteção e segurança ao pleno desenvolvimento das crianças, tema atual e de relevância nacional e mundial.
Comentários de respostas
1. Incentive os alunos a refletirem sobre os riscos que as pessoas podem correr, como conseguir receitas de remédios pela internet sem consultar um médico, ter a conta bancária invadida por criminosos ou marcar um encontro com algum desconhecido, correndo perigo.
2. Incentive os alunos a dialogarem sobre o assunto. Eles podem citar as atitudes listadas nas páginas ou outras que tenham aprendido com os pais ou responsáveis.
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PARA SABER FAZER
Escrevendo uma carta
PNA
Antes da internet, a carta era uma das formas que as pessoas utilizavam para se comunicar. Embora uma carta possa demorar dias para chegar ao destinatário, esse meio de comunicação ainda é utilizado por muitas pessoas.
Veja como escrever uma carta.
PASSO A PASSO
AGORA É COM VOCÊ!
Siga os passos mostrados anteriormente e escreva uma carta para uma pessoa querida.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A produção da carta proposta nesta página trabalha o desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e a produção de escrita, que compõem a PNA, uma vez que instiga os alunos a se expressarem por meio desse gênero textual.
- Explique para os alunos que, além da carta pessoal, em que as pessoas trocam ideias e conversam entre si, existem outros tipos de cartas, como as cartas comerciais/empresariais que são utilizadas para comunicação de diferentes profissionais no âmbito do trabalho. Esse tipo de carta é escrito de maneira mais formal e impessoal, ao contrário da carta pessoal, que contém informações pessoais.
- Os alunos podem elaborar cartas para trocarem entre si ou com algum familiar. Para isso, realize um trabalho integrado com o componente curricular de Língua Portuguesa para desenvolver as habilidades necessárias à produção do gênero textual carta.
Mais atividades
- Os alunos podem produzir uma carta em conjunto contando sobre o dia a dia na sala de aula, e todos podem contribuir para a produção desse texto. O professor deve escrever no quadro, de forma que os alunos copiem em sua própria folha. Incentive os alunos a escolherem colegas de outras salas para a troca das cartas.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestões de referências complementares, para enriquecer seus conhecimentos.
- CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 1999.
- CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2005.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Relacione os tipos de bairro com suas respectivas fotos.
A. Industrial.
B. Residencial.
C. Comercial.
C
A
B
2. Leia o texto a seguir e responda às questões.
A vida era bem tranquila nesse bairro.
Com o passar do tempo, alguns prédios foram construídos. O número de moradores cresceu. Surgiram novas lojas no comércio e o movimento de veículos nas ruas também aumentou.
Mesmo com todas essas mudanças, os casarões mais antigos e a pracinha com suas belas árvores foram preservados.
Elaborado pelos autores.
a. Escreva duas transformações que ocorreram no bairro.
Os alunos podem citar a construção de prédios, o aumento do número de moradores, o surgimento de novas lojas de comércio e o aumento do movimento de veículos nas ruas.
b. Que elementos permaneceram na paisagem do bairro?
Os casarões mais antigos e a pracinha com suas belas árvores.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Realização das atividades das páginas 97 a 99.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Identificar semelhanças e diferenças entre os bairros de uma cidade e os elementos que caracterizam os diferentes tipos de bairros.
Como proceder
- Peça aos alunos que observem as imagens da atividade e descrevam o que veem. Instigue-os a perceber os diferentes elementos que compõem cada bairro e, em seguida, classificá-los em residencial, industrial ou comercial. Caso haja dúvidas em relação a esse conteúdo, retome as explicações do conteúdo apresentado nas páginas 74 e 75.
2 Objetivo
- Perceber as transformações ocorridas no bairro ao longo do tempo, identificando transformações e permanências em sua paisagem.
Como proceder
- Faça a leitura do texto em conjunto com os alunos. Peça que grifem as palavras que porventura não conheçam e a pesquisem no dicionário. Se achar necessário, diga para lerem novamente, para melhor entendimento do texto. Após a leitura, respondam às perguntas propostas.
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3. Observe a imagem a seguir.
a. Que tipo de construções predomina nesse bairro?
Indústria.
X Moradia.
Comércio.
b. O que as crianças do bairro estão fazendo?
As crianças estão brincando.
c. Escreva algo que você costuma fazer no bairro onde mora.
Resposta pessoal. Verifique se as crianças compreendem o bairro como espaço vivido, onde fazem compras, estudam e frequentam espaços públicos, por exemplo.
4. Complete as frases com os nomes das profissões utilizando as palavras dos quadros.
médico
policial
pedreiro
agricultor
a. Quem cuida da segurança é o policial.
b. Quem constrói casas é o pedreiro.
c. Quem cuida da saúde é o médico.
d. Quem produz os alimentos é o agricultor.
MANUAL DO PROFESSOR
3 Objetivo
- Analisar e caracterizar o bairro como espaço vivido.
Como proceder
- Peça aos alunos para descreverem a imagem da atividade. Espera-se que os alunos percebam que se trata de um bairro comercial e que há muitas crianças brincando na rua. Instigue-os a perceber como o bairro parece ser alegre, com casas coloridas, crianças e adultos circulando nas ruas e brincando, pessoas utilizando o topo das casas como espaço de lazer. Incentive-os a dizer se o bairro deles é assim também, caso não seja, peça que eles contem como é a vida no bairro deles.
4 Objetivos
- Identificar e reconhecer a importância das diferentes profissões para a população e valorizar suas atividades.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam as palavras que estão nas caixas coloridas. Em seguida, oriente-os a ler as frases e completar as lacunas simultaneamente.
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5. Contorne as imagens com lápis de cor de acordo com as cores indicadas a seguir.
Falta descrição
Meio de comunicação individual.
Meio de comunicação de massa.
Meio de comunicação individual e de massa.
1.
Vermelho.
2.
Verde
3.
Vermelho
4.
Verde.
5.
Vermelho.
6.
Azul.
6. Leia o texto a seguir e responda às questões.
A internet é um meio de comunicação cada vez mais utilizado pelas pessoas.
Pela internet é possível conversar com amigos, fazer pesquisas, assistir a filmes e desenhos, ouvir músicas, entre outras coisas.
Porém, é preciso tomar alguns cuidados ao usarmos a internet. Não devemos conversar com pessoas estranhas nas redes sociais nem fornecer informações pessoais, como nome e número de telefone.
Elaborado pelos autores.
a. O texto trata de qual meio de comunicação?
Internet.
b. Cite dois exemplos do uso da internet.
Os alunos podem citar como exemplos conversar com amigos e ouvir músicas.
c. Cite um cuidado que devemos ter ao usar a internet.
Os alunos podem mencionar que não devemos conversar com pessoas estranhas nas redes sociais ou que não devemos fornecer informações pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
5 Objetivo
- Conhecer os principais meios de comunicação (individual e de massa) e perceber sua importância no dia a dia das pessoas.
Como proceder
- Retome a noção de legenda com os alunos. Peça a eles que leiam os comandos das frases da atividade e digam com qual cor deve ser desenvolvida a ação. Se necessário, retorne à página 92 para retomada de conteúdo acerca dos meios de comunicação.
6 Objetivos
- Refletir sobre os meios de comunicação, utilizando-os de forma saudável e segura.
- Reconhecer a presença da internet no dia a dia e identificar os cuidados necessários ao utilizá-la.
Como proceder
- Faça a leitura do texto em conjunto com os alunos. Oriente-os a grifar as palavras que porventura não conheçam e a pesquisá-las no dicionário. Se achar necessário, peça para lerem novamente, para melhor entendimento do texto. Em seguida, respondam às atividades. Caso haja alguma dúvida, retome explicações do tema apresentado na seção Cidadão do mundo, nas páginas 94 e 95.
Conclusão da unidade 3
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 10-MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
---|---|
|
Proponha aos alunos que desenhem cenas para representar o bairro como espaço vivido. Para isso, forneça folhas de papel sulfite divididas em 6 espaços retangulares (duas linhas e três colunas). Promova uma conversa sobre o cotidiano e a convivência das pessoas no bairro (trabalho, lazer, estudo etc.). Após essa conversa, peça que desenhem na folha de papel algumas cenas que mostram a convivência das pessoas no bairro. Os desenhos podem ser fixados no mural da escola. |
|
Providencie e leve para a sala de aula imagens que mostram bairros com diferentes características. Essas imagens podem ser pesquisadas na internet. Divida a lousa em três partes, assim identificadas: bairro residencial, bairro comercial, bairro industrial. Apresente as imagens pesquisadas aos alunos e peça que identifiquem o tipo de bairro mostrado. Solicite que fixem as imagens na lousa formando um grande painel. Verifique se os alunos foram capazes de identificar corretamente os bairros mostrados. |
|
Avalie a aprendizagem dos alunos por meio da atividade de produção de cartaz. Para isso, providencie imagens atuais e antigas do lugar onde moram. Em sala de aula, monte um grande painel com papel kraft (manilha) dividindo-o em duas partes: no passado/no presente. Peça aos alunos que separem as fotos e colem no painel separando-as conforme a época. Depois de pronto, explore o painel e verifique se os alunos são capazes de identificar as permanências e transformações ocorridas na paisagem. |
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Proponha uma roda de conversa para falar sobre a importância do trabalho e das diferentes profissões para a vida das pessoas. Antes, porém, peça aos alunos que registrem em uma folha separada ou até mesmo no caderno duas profissões no seu bairro, descrevendo sua função e importância. Durante a dinâmica de grupo, peça aos alunos que mostrem seus desenhos e por que consideram essas atividades importantes. Aproveite a oportunidade para valorizar todos os tipos de trabalho. |
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Avalie a aprendizagem dos alunos por meio de um jogo de adivinhas/mímica. Para isso separe a turma em grupos e distribua um papel com o nome de um meio de comunicação para cada grupo (que deve ficar em sigilo). Cada grupo deve escolher um participante para fazer uma mímica que represente o meio de comunicação. Os demais participantes devem tentar descobrir de qual meio de comunicação se trata. Verifique se os alunos foram capazes de descobrir os diferentes meios de comunicação. |
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Avalie a aprendizagem sobre a importância dos meios de comunicação em nosso dia a dia e os cuidados que devemos ter com a internet por meio de uma roda de conversa. Promova essa dinâmica organizando a turma em um círculo. Questione os alunos sobre os pontos positivos da internet e das redes sociais na vida das pessoas (trabalho, comunicação, lazer, entretenimento etc.). Questione também sobre os cuidados que as pessoas devem ter ao fazer uso da internet. Oriente os alunos a listarem esses cuidados. Por fim, direcione os alunos a fazerem um cartaz explicativo destacando esse cuidado. Os cartazes podem ser fixados no mural da escola. |