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4 Viva a natureza!
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 4
Esta unidade aborda o estudo da natureza e como utilizamos seus elementos em nosso cotidiano e na existência das atividades econômicas, abordando uma reflexão sobre as ações dos seres humanos em relação ao impacto que causam na natureza. O conceito de natureza abrange não somente árvores, flores, animais, rios ou montanhas, e sim vários outros elementos naturais, ou seja, formados a partir da natureza. Esta é uma parte fundamental deste estudo, pois é necessário que os alunos compreendam que nós fazemos parte da natureza, que somos um elemento natural. Também é importante que compreendam que a natureza é um elemento fundamental para as atividades econômicas.
Entre as propostas desta unidade, os alunos podem expressar seu conhecimento a respeito do conceito de natureza, de atividades econômicas, e preservação por meio de atividades que os instigam a refletir sobre os temas abordados, compartilhando o que encontraram com a turma e realizando os registros através de análise de imagens, comparações e associações.
Na sequência, a unidade propõe a reflexão sobre a essencialidade da natureza e a utilização de elementos naturais em atividades econômicas como pecuária, extrativismo, agricultura e indústria, que serão trabalhadas individualmente através de textos que abordam sua função, conceito e produtos produzidos em cada área econômica. Por fim, abordaremos a necessidade da preservação da natureza e a reflexão sobre atitudes positivas em relação aos cuidados que serão vivenciados através de experiências, rodas de conversa e troca de informações.
O estudo da natureza e do ser humano como elemento natural se faz importante para que os alunos se percebam pertencentes à natureza, que nos rodeia desde paisagens rurais ou naturais e em diferentes componentes em grandes cidades. Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Compreender o que é natureza e perceber sua importância para os seres vivos e para a vida do ser humano.
- Reconhecer os produtos resultantes da agricultura, pecuária, extrativismo e indústria.
- Identificar as atividades do ser humano por meio das quais fazemos uso dos elementos da natureza.
- Refletir sobre questões ambientais relativas à ação dos seres humanos na transformação da natureza.
- Identificar e valorizar atitudes que contribuem para a conservação da natureza.
- Reconhecer a importância de se posicionar como "agente ambiental", assim como se conscientizar acerca de atitudes em prol do meio ambiente.
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolverem as atividades e os objetivos propostos na unidade 4, é importante que os alunos apresentem conhecimentos introdutórios sobre a relação dos seres humanos com a natureza. Além disso, a identificação de tipos de trabalhos e profissionais, abordados na unidade 3, será retomada e discutida durante o reconhecimento das diferentes atividades econômicas.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos estudantes, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Mais atividades
Segue sugestão de atividade que auxilia o trabalho com os conceitos e temas desta e das demais unidades do volume. Essa atividade favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades com os alunos. Toda introdução de unidade traz sugestões como essa.
Desenho
- Esse tipo de atividade permite o registro de conhecimentos prévios e permite que o aluno expresse suas ideias sobre os conteúdos abordados. Trata-se de uma estratégia útil, sobretudo nos anos iniciais, durante o processo de letramento e alfabetização. Principais habilidades desenvolvidas: representação, colorização, análise e expressão de ideias.
- Após a introdução do conteúdo e o debate acerca da imagem das páginas de abertura, comente com os alunos como os elementos da natureza são importantes para o nosso dia a dia e fazem parte do nosso cotidiano.
- Explique que a natureza possui vários elementos que contribuem para o nosso bem-estar, como plantas medicinais, ar puro, alimentos, água, entre outros.
- Para ampliar o debate, converse com os alunos sobre as diferenças entre estar em uma área ao ar livre, como um parque ou uma praça, e em um ambiente fechado, como a casa ou a escola, e sobre quais são as diferenças entre as atividades que podemos desenvolver em cada ambiente.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Introduzir o conteúdo.
Como proceder
-
Analise com os alunos a imagem de abertura da unidade. Pergunte a eles se já foram a algum lugar semelhante a esse. Deixe-os falar livremente. Nesse momento, é importante que eles exponham sua visão do que será trabalhado. Conduza a discussão com alguns questionamentos:
a. Vocês costumam ir a parques como esse? Vocês sabem o nome desses parques?
b. Que atividades vocês fazem lá?
c. Como vocês se sentem brincando ou passeando em lugares como esse?
R: Respostas pessoais.
- Permita que os alunos relatem todas as experiências ao ar livre que consideraram marcantes e nas quais estabeleceram algum tipo de contato com a natureza. Essas informações vão auxiliar no desenvolvimento do assunto da unidade.
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Estamos constantemente em contato com elementos da natureza. Você já havia notado?
CONECTANDO IDEIAS
1. Quais elementos da natureza podem ser observados na paisagem retratada nesta foto?
1. Árvores, grama, lago, nuvens e o ser humano.
2. Quais elementos da natureza você utiliza em seu dia a dia?
2. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Após a leitura do texto, pergunte aos alunos se eles já foram a algum Parque Nacional ou parque da cidade, se já fizeram trilhas ou se já foram em uma cachoeira ou rio. Pergunte qual foi a experiência mais interessante que eles já tiveram na natureza.
- Comente com os alunos que essas experiências com a natureza são importantes para o corpo e para a alma, uma vez que o contato com a natureza muitas vezes deixa as pessoas mais calmas e relaxadas. Aproveite a conversa para perguntar se eles apreciam o canto de um pássaro, o barulho da chuva, do rio ou do mar e o barulho das árvores mexendo com o vento.
Conectando ideias
1. Oriente os alunos a observarem com atenção os diferentes elementos na paisagem.
2. É possível que os alunos citem especialmente a água, o ar que respiram e a vegetação, pois são os elementos identificados mais facilmente na natureza.
Mais atividades
- Esta atividade é relevante para instigar nos alunos o senso de consciência ambiental e para estimular, desde cedo, o apreço e respeito pelo meio ambiente. Forme um semicírculo e leia o trecho de texto a seguir para os alunos.
Não importa se você mora em uma grande metrópole, no litoral ou na zona rural, a natureza é imprescindível para seu bem-estar! A natureza fornece ao ser humano desde elementos básicos para a vida (água, alimento, energia, ar puro) até oportunidades para recreação, inspiração e benefícios psicológicos e espirituais.
MORAES, A. R.; SEIXAS, C. S. Qual a importância da natureza para o bem-estar humano? Nexo. Disponível em: https://oeds.link/9Xhuzl. Acesso em: 24 jun. 2021.
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1 Tudo é natureza
Você já percebeu como podemos estar em contato com a natureza?
Veja na imagem a seguir alguns exemplos de como a natureza faz parte do nosso dia a dia.
Leia os textos a seguir silenciosamente. Depois, leia com os colegas, em voz alta.
PNA
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tudo é natureza
6 aulas
- Observação e análise das imagens das páginas de abertura e realização das atividades orais das páginas 100 e 101.
- Observação das imagens e leitura do texto nas páginas 102 e 103.
- Leitura da página 104 e discussão sobre o boxe Atitude legal.
- Atividades da página 105.
- Leitura conjunta da seção Cidadão do mundo e roda de conversa sobre as questões da página 107.
Atividade preparatória
- Aproveite a imagem para conversar com os alunos sobre cada um dos elementos da natureza apresentados nas legendas (luz e calor do sol, materiais para construir as moradias, animais criados ou que vivem soltos na natureza, o solo para cultivar lavouras, a água que molha as plantas e atende ao consumo do ser humano, as plantas que utilizamos como alimentos etc.).
-
Oriente-os também a concluir que nós, seres humanos, também fazemos parte da natureza e dependemos dela para sobreviver, a exemplo do ar que respiramos, da água que bebemos e utilizamos para inúmeras outras atividades essenciais e dos materiais que retiramos da natureza para suprir nossas necessidades. Instigue a classe a conversar sobre o tema com os questionamentos a seguir.
a. E nós? E os seres humanos? Somos natureza também?
R: Explique que somos animais, portanto, também fazemos parte da natureza.
b. As roupas também são parte da natureza?
R: Explique que elas não são exatamente "elementos da natureza", mas existem recursos com origem na natureza em sua composição, como o algodão.
Destaques PNA
- A leitura dos textos presentes neste par de páginas engloba o componente da PNA fluência em leitura oral, uma vez que incita os alunos a praticarem a leitura de várias formas, silenciosamente e em voz alta, dando oportunidade para que desenvolvam suas habilidades.
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1. Se você mora no campo ou na cidade, responda: Quais elementos mostrados na imagem fazem parte do seu dia a dia?
Resposta pessoal. Oriente os alunos a observarem que o contato com diferentes elementos da natureza, como ar, água, luz e calor do sol, independe do lugar (espaço rural ou espaço urbano).
MANUAL DO PROFESSOR
- A natureza e sua relação com a sociedade são assuntos que interessam aos teóricos da Geografia desde o surgimento da ciência.
- O trabalho com a noção de natureza pode ser integrado ao componente curricular de Ciências, adequando o uso dos termos relativos a elementos dos ambientes. Se possível, leve os alunos a um passeio pelo pátio da escola para que identifiquem os elementos naturais encontrados nesse ambiente.
- Peça aos alunos que façam um relatório ilustrado dos elementos que eles encontraram no pátio e que identifiquem qual deles são elementos que fazem parte da natureza.
- Para responder à atividade 1, instigue os alunos a pensarem quais são os elementos naturais encontrados na cidade. A visita ao pátio já auxiliará na identificação de alguns deles.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Averiguar a compreensão dos alunos no que diz respeito ao homem fazer parte do mundo animal.
Como proceder
- Peça aos alunos que respondam por escrito novamente às questões da seção Conectando ideias da página 101, e avalie as respostas deles. Observe se eles incluíram as pessoas na resposta à questão 1. Se isso não tiver ocorrido, retome a discussão, para que fique bem claro que o conceito de natureza engloba os seres humanos.
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O que é natureza?
O que vem à sua mente quando você ouve a palavra natureza?
Quando falamos em natureza, geralmente pensamos nas árvores, nas flores, nos animais, nos rios, nas montanhas e em vários outros elementos naturais, ou seja, criados por ela.
Não se esqueça de que você, assim como todo ser humano, também faz parte da natureza.
Respeite a natureza, nossa vida depende dela!
2. No caderno, desenhe alguns elementos da natureza que você conhece e de que gosta bastante. Em seguida, escreva os nomes desses elementos ao lado deles.
Resposta pessoal. Os alunos podem desenhar elementos encontrados na natureza, como água, árvores, flores, etc. Auxilie-os na escrita dos nomes dos elementos, caso seja necessário.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As apresentações em grupo propostas na atividade complementar desta página visam possibilitar ao aluno expressar-se e partilhar informações, conforme orienta a Competência geral 4 da BNCC.
- Incentive os alunos a pensarem por que nossa vida depende da natureza. Organize-os em uma roda de conversa e explique que o ser humano depende dos recursos da natureza. Assim, por exemplo, se não cuidarmos dos solos, a produção de alimentos pode ser afetada; se poluirmos as águas, os peixes e animais aquáticos podem morrer; se destruirmos as florestas, muitas espécies de animais e plantas vão desaparecer; se poluirmos o ar, haverá o agravamento de doenças respiratórias, e assim por diante.
- Destaque que, apesar de haver elementos da natureza modificados em praticamente tudo o que conhecemos, os elementos naturais são aqueles criados exclusivamente pela natureza.
- Na realização da atividade 2, os alunos podem desenhar elementos encontrados na natureza, como água, árvores, flores, móveis e brinquedos. Deixe-os criar seus desenhos livremente. É muito importante que eles expressem de diversas formas seus pensamentos, emoções e conhecimentos adquiridos. Oriente-os a mostrar seus desenhos aos colegas e a comentar sobre o que desenharam.
- O desenho proposto também pode ser feito em folhas de papel sulfite. Depois de pronto, ele pode ser fixado no mural ou pendurado na forma de varal na própria sala de aula.
Mais atividades
- Proponha aos alunos que façam uma pesquisa de imagens de elementos da natureza e elaborem cartazes com as imagens coletadas. O trabalho pode ser realizado em grupos de no máximo cinco alunos. Reserve um momento para eles apresentarem seus cartazes, explicando os elementos que pesquisaram e sua importância no dia a dia das pessoas.
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ATIVIDADES
1. Observe as fotos a seguir.
A
B
- Marque um X nos elementos que aparecem nas fotos A e B. Veja o exemplo.
Elementos da natureza | Foto A | Foto B |
---|---|---|
Água | X | X |
Vegetação | X | X |
Pessoa | X | |
Canoas | X | |
Céu | X | X |
MANUAL DO PROFESSOR
- Na realização da atividade 1, oriente os alunos na observação e comparação das imagens, elencando cada elemento. Observe com eles que os mesmos tipos de elementos apresentam características diferentes em cada lugar apresentado. Explique que isso se deve às condições locais de clima (temperatura e chuva), solo etc.
- Depois de realizada a atividade, peça aos alunos que leiam as legendas das imagens.
- Com o auxílio de um mapa, peça a eles que localizem os estados do Espírito Santo e de Minas Gerais.
Mais atividades
- Leve para a sala de aula outras imagens de paisagens, incluindo diferentes biomas brasileiros, como floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Campos.
- Deixe que eles tentem descobrir a qual bioma essas paisagens pertencem. Faça o mesmo tipo de análise comparativa que foi feito na atividade 1 da página 105.
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CIDADÃO DO MUNDO As lendas indígenas sobre a natureza
As lendas indígenas são histórias contadas, geralmente, pelos indígenas mais velhos da tribo. Essas histórias procuram explicar a existência dos diferentes acontecimentos da natureza, como a ocorrência da chuva, dos trovões, do dia e da noite.
Conheça, a seguir, uma lenda que explica a origem da mandioca, um alimento comumente utilizado em nossa culinária.
[...]
Um dia, nasceu na aldeia uma menina de pele muito branquinha, tão branquinha que parecia um raio de lua, diferente da cor de todos os outros índios. Seus pais lhe deram o nome de Mani [...].
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O contato com as lendas indígenas valoriza manifestações artísticas e culturais, conforme orienta a Competência geral 3 da BNCC. Esse conteúdo também possibilita o trabalho com o Tema contemporâneo transversal Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. Aproveite a oportunidade para valorizar as diferenças culturais e étnicas que possam existir entre os alunos.
Objetivo
- Reconhecer a cultura indígena como parte da cultura brasileira.
- Valorizar o folclore indígena.
- Compreender as lendas como parte do cotidiano brasileiro.
- Introduza o assunto explicando que os seres humanos utilizam os recursos da natureza com vários objetivos e que um deles é a alimentação.
- Explique que a mandioca é uma raiz. Mostre imagens da planta completa, identificando que a parte comestível da mandioca é a raiz.
- Comente que a mandioca é uma planta originária do Brasil e que, dependendo da região do país, recebe diferentes nomes, como aipim e macaxeira.
- Explique que as lendas são parte da cultura de diferentes povos, como os indígenas brasileiros, que criam lendas para explicar fenômenos ou a existência de algo de seu cotidiano.
- Leia outros textos sobre lendas com os alunos, como o sugerido nas páginas 106 e 107.
- O texto a seguir é um trecho de uma lenda africana sobre a criação do mundo. Se considerar pertinente, apresente-o aos alunos.
[...] antes do início dos tempos, Olorum, o Ser Supremo, já habitava a eternidade. Ele vivia só, e tudo à sua volta era igual, sem diversidade e sem movimento. Acabou se cansando de tanto nada, de tanta mesmice, e decidiu fazer um mundo onde seu olhar pudesse pousar a cada instante numa coisa diferente. Queria que tudo se movesse e se transformasse. Imaginou um mundo em que até mesmo a repetição daria origem a novidades.
Olorum criou os orixás e atribuiu a cada um deles um de seus poderes, para que juntos governassem o mundo em seu nome. Antes de mais nada, foi preciso criar a Terra e o firmamento e o que neles deveria existir. Oxalá, o filho mais velho de Olorum, recebeu esse encargo. Olorum entregou-lhe o saco da Criação, que continha toda a matéria necessária para a produção pretendida, e disse:
"Vá e crie."
Antes de Oxalá partir, Olorum recomendou: "Nada mais será como foi até agora. O mundo começará a existir [...]."
PRANDI, Reginaldo. Contos e lendas afro-brasileiros: a criação do mundo. Ilustrações de Joana Lira. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 14-15.
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Mas Mani não viveu muito tempo, e numa manhã não se levantou da rede onde dormia. Na aldeia, todos ficaram tristes, mas as lembranças alegres que tinham de Mani ficaram para sempre em seus corações. Para nunca se separar da menina, seus pais a enterraram na entrada da casa onde moravam. [...]
Uma manhã, a mãe de Mani viu uma planta nova e diferente no lugar onde estava sua filha. Ficou contente e começou a cuidar da plantinha, que cresceu cresceu cresceu até a terra em volta dela ficar toda rachada. Curiosa, a mãe resolveu cavar a terra para ver o que estava acontecendo. Cavou cavou cavou e só encontrou raízes bem grossas. Quando ela pegou uma das raízes e tirou a casca, teve uma surpresa: viu que as raízes eram branquinhas como Mani! Depois os índios também descobriram que aquelas raízes eram boas para comer.
[...]
A lenda da mandioca, de Silvia Oberg. Ilustrações originais de Cris Eich. São Paulo: Folha de S.Paulo, 2015. p. 6-10. Folhapress.
1. Por que as lendas são importantes para os povos indígenas?
Porque elas explicam diferentes acontecimentos da natureza.
2. Em casa, pesquise outras lendas com seus pais ou responsáveis. Essas lendas podem ser de origem indígena, africana ou de outros povos que contribuíram com a formação da cultura brasileira. Depois, escolham uma dessas lendas, leiam juntos e façam um desenho que a represente. Traga seu desenho para a sala e conte a lenda pesquisada aos colegas.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A conversa sobre a relação dos indígenas e de outros povos com a natureza contempla a habilidade EF02GE04 da BNCC.
- Leia outras lendas indígenas para os alunos, como a lenda do boto, do guaraná, do Curupira e da Iara.
- Encoraje as opiniões dos alunos sobre as lendas, sua importância e expressão cultural. Incentive-os a contar outras lendas que fazem parte da cultura brasileira. Nossa cultura e nosso folclore são muito ricos e devem ser conhecidos, compreendidos e apreciados por essa geração de alunos. Procure na biblioteca da escola alguns títulos que possam ser apresentados para a turma.
-
Veja algumas indicações de folclores brasileiros e suas respectivas regiões:
Norte: Barba Ruiva.
Nordeste: A serpente emplumada da Lapa.
Centro-Oeste: Romãozinho.
Sudeste: Fonte dos amores.
Sul: A gralha-azul.
- Proporcione um momento de diálogo entre os alunos durante a realização da atividade 1. Peça a opinião de todos sobre a importância das lendas para os povos indígenas.
- A atividade 2 promove um momento de literacia familiar ao solicitar que os alunos pesquisem e leiam com seus familiares algumas lendas de povos que contribuíram com a cultura do nosso país.
Comentários de respostas
2. Peça aos alunos que mostrem e expliquem seus desenhos para os colegas.
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2 Utilizamos os elementos da natureza
A natureza é essencial para a nossa sobrevivência. Além disso, grande parte dos alimentos, das roupas e dos produtos que utilizamos em nosso dia a dia é obtida da natureza.
Você já havia pensado nisso?
É por meio da prática de diferentes atividades econômicas que os elementos da natureza são utilizados e transformados. Vamos estudar alguns exemplos.
Agricultura
A atividade agrícola envolve o trabalho de preparar a terra, plantar, cuidar das lavouras e colher.
Essa atividade é responsável pela produção de grande parte dos alimentos que chegam às nossas mesas todos os dias.
O desenvolvimento da agricultura depende diretamente da natureza, principalmente do solo, da água, da luz e do calor do Sol, essenciais para o crescimento das plantas.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Utilizamos os elementos da natureza
5 aulas
- Leitura e discussão das páginas 108 e 109.
- Leitura e discussão das páginas 110 e 111.
- Atividades das páginas 112 e 113.
Atividade preparatória
-
Inicie com uma atividade de suposição com os alunos. Peça a eles que imaginem como viviam os primeiros seres humanos da Terra, de acordo com a realidade que conhecemos.
a. Como você acha que eles sobreviviam?
b. O que eles comiam?
c. Se eles dependiam do que retiravam da natureza para sobreviver, o que faziam quando os recursos da natureza diminuíam no local?
d. Como garantir que sempre haveria alimentos?
R: Respostas pessoais. Por meio da discussão com os alunos, leve-os a perceber a importância do domínio da agricultura para os seres humanos.
- Questione sobre a atividade da agricultura no município em que vivem: sobre a importância e os principais produtos cultivados. Incentive os alunos a contarem o que sabem sobre o assunto e complemente ou corrija as informações quando necessário.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer a importância dos elementos naturais para a produção agrícola.
Como proceder
- Leia o último parágrafo da página 108 com os alunos. Peça a eles que façam um esquema da agricultura, destacando a importância do solo, da água e do Sol para a produção. Avalie como está a compreensão dos alunos e a capacidade de relacionar esses elementos à produção agrícola.
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Pecuária
A atividade da pecuária envolve a criação de animais, que é destinada à obtenção de diferentes produtos, como carne, couro e leite.
A pecuária também depende diretamente da natureza. Os animais precisam de água e também de alimentos, principalmente pastagens ou rações preparadas com grãos.
Veja alguns exemplos de pecuária a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
- Peça aos alunos que enumerem os diferentes tipos de pecuária que conheçam pessoalmente ou viram pelos meios de comunicação. Deixe que expressem seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
- Questione sobre a atividade da pecuária no município em que vivem: quais são os principais animais criados na região e qual é a importância deles? Incentive os alunos a contarem o que sabem sobre o assunto e complemente ou corrija as informações quando necessário.
Mais atividades
- Faça uma pesquisa prévia para saber se a cidade onde os alunos moram (ou a cidade mais próxima) possui feira do produtor rural. Leve-os para um trabalho de campo na feira e encoraje-os a conversar com os produtores rurais, a fim de que entendam a importância dos elementos naturais para a criação de animais (pecuária) e para o cultivo de plantas (agricultura).
- Instigue-os a perguntar de onde os produtores são, se são todos do mesmo município ou se há produtores de outros municípios. Incentive os alunos a observarem todas as produções expostas para venda e perceberem quais são de origem vegetal e quais são de origem animal.
- A atividade contribui para incitar nos alunos o respeito pelo meio ambiente e pelo trabalho dos produtores rurais, uma vez que eles verão quanto essa atividade econômica é importante para o dia a dia das pessoas na cidade.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestão de referência complementar, para enriquecer seus conhecimentos.
- O texto indicado a seguir trata da história do ser humano e da sua relação com o extrativismo e a agropecuária por meio do consumo de alimentos, sobretudo de carne.
- SANTOS, Tales dos. Alimentação na Pré-história e evolução. História do Mundo. Disponível em: https://oeds.link/UgIYSI. Acesso em: 4 jun. 2021.
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Extrativismo
A atividade extrativa consiste na retirada de diferentes recursos da natureza, que podem ser de origem vegetal, animal ou mineral.
Esses recursos coletados da natureza podem ser utilizados na alimentação das pessoas ou na fabricação de outros produtos.
Veja alguns exemplos a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Este tema desenvolve as atividades extrativas contempladas na habilidade EF02GE07 da BNCC, uma vez que busca descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Compreender os três tipos de extrativismo.
Como proceder
- Questione os alunos sobre a atividade do extrativismo no município em que vivem: quais são os principais produtos extraídos localmente e qual é a importância deles. Incentive os alunos a contarem o que sabem sobre o assunto e complemente ou corrija as informações quando necessário. Independentemente dos assuntos que surgirem na discussão, divida a lousa em três partes e escreva: extrativismo vegetal, extrativismo animal e extrativismo mineral. Reúna os alunos em grupos e peça que discutam qual é a importância da natureza nas atividades extrativas. Depois das discussões, organize uma roda de conversa para coletivizar as conclusões. É muito importante que os alunos concluam que de todas as atividades econômicas, o extrativismo é aquela que mais depende da natureza.
- Comente com os alunos que existem comunidades tradicionais que praticam o extrativismo para sua subsistência e complementação de renda, como: caiçaras, cipozeiros, catingueiros, etc. O texto a seguir apresenta informações sobre essas comunidades tradicionais.
Os povos e comunidades tradicionais extrativistas são agrupamentos pautados em culturas e valores diversos, que guardam entre si a semelhança de realizarem extração e coleta de espécies vegetais e/ou animais enquanto atividade econômica e de subsistência. São pequenos produtores que possuem suas culturas distintas, desenvolvendo seus modos de vida e de produção alinhados com a lógica do ecossistema que habitam. Dessa forma, possuem um conjunto amplo de saberes obtidos por meio da percepção e relação direta com o meio ambiente, desenvolvendo tecnologias simples e geralmente de baixo impacto, adaptadas ao seu contexto e à lógica do ambiente. Partem de uma produção mais ou menos diversificada que tem como objetivo complementar a renda e garantir a reprodução dos seus modos de vida. Há uma ampla variedade de tipos e formas de extrativismo.
PORTAL YAPADÊ. Extrativistas. Disponível em: https://oeds.link/365twk. Acesso em: 4 jun. 2021.
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Indústria
A indústria é a atividade econômica que transforma diferentes matérias-primas em produtos industrializados.
Essa atividade utiliza materiais de origem animal, vegetal e mineral para fabricar produtos que utilizamos em nosso dia a dia, como alimentos, roupas, calçados, computadores, automóveis e eletrodomésticos.
- matérias-primas:
- um ou mais tipos de materiais utilizados na fabricação de um produto
O petróleo é retirado da natureza e utilizado na fabricação de diversos produtos, como plástico, combustível e asfalto.
Na foto abaixo, podemos observar uma refinaria de petróleo em Camaçari, na Bahia, em 2017.
O ferro é um mineral retirado da natureza e utilizado, por exemplo, na produção de diversas partes dos automóveis.
Na foto abaixo, indústria de caminhões em São Bernardo do Campo, em São Paulo, em 2018.
O leite das vacas, ovelhas e cabras é utilizado para a fabricação de produtos como queijos e iogurtes.
Na foto abaixo, empacotamento de queijo em indústria de laticínios na cidade de Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais, em 2020.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O estudo das diferentes atividades econômicas permite contemplar a habilidade EF02GE11 da BNCC, cujo objetivo principal é o reconhecimento da importância da natureza para o desenvolvimento dessas atividades.
Mais atividades
- Elabore com os alunos um jogo da memória das atividades econômicas.
- Providencie para os alunos, imagens de atividades econômicas, como agricultura, pecuária, extrativismo e indústria. As imagens devem ser duplas, ou seja, duas cópias de cada uma e em tamanhos iguais.
- Solicite aos alunos que colem as imagens em uma cartolina ou papelão, de modo que o verso de todas as imagens seja igual.
- Depois, promova momentos em que os alunos brinquem com o jogo da memória, encontrando os pares de imagens.
112
ATIVIDADES
1. Escreva a letra correspondente à atividade econômica que está sendo realizada em cada foto.
A. Agricultura.
P. Pecuária.
E. Extrativismo.
I. Indústria.
P
E
A
E
P
I
MANUAL DO PROFESSOR
- Para responder à atividade 1, explore as imagens e auxilie os alunos a reconhecerem as atividades desenvolvidas em cada uma delas, caso tenham dificuldades. Para fixação de conteúdo, complemente o estudo sobre as atividades econômicas com a realização da atividade complementar sugerida a seguir.
Mais atividades
- Organize os alunos em grupos e oriente-os na realização de uma pesquisa sobre os principais produtos advindos da agricultura, pecuária, extrativismo e indústria. Após a coleta de dados, oriente-os para a confecção de cartazes explicando cada atividade econômica. Lembre-os de colocar imagens ilustrativas e/ou produzir desenhos que representem essas atividades.
- Exponha os cartazes no mural da escola.
113
2. Relacione as fotos das atividades econômicas às fotos dos seus respectivos produtos.
- Geladeira. 2
- Pipoca. 1
- Creme de açaí. 4
- Frango assado. 3
MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente os alunos na observação das imagens da atividade 2. Pergunte o que observam na coluna da esquerda (atividades econômicas) e o que observam na coluna da direita (produtos). Depois, oriente-os a ligar as imagens que se conectam.
- Caso seja necessário, leve mais imagens de matérias-primas e de produtos acabados para se assegurar de que os alunos compreenderam o conceito de transformação dos materiais.
Mais atividades
- Reproduza o texto a seguir na lousa ou leia-o para os alunos.
[...] Assim como outros povos, eles [os indígenas] modificam a natureza para sobreviver. E o fazem de acordo com a sua cultura, isto é, com o seu modo de viver, agir e pensar. Mas o que distingue os índios dos não índios é que eles convivem com a natureza sem destruí-la de modo irrecuperável.
[...] os indígenas só retiram da natureza aquilo que vão usar. Só cortam uma árvore para fazer uma casa, uma canoa, uma flecha.
Só matam um animal quando estão com fome. Só colhem uma fruta quando vão comer. [...]
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Os indígenas antes e depois de Cabral. São Paulo: FTD, 2000. p. 15.
-
Peça aos alunos que respondam às perguntas a seguir.
a. A atividade realizada pelos indígenas citada no texto assemelha-se a que atividade econômica?
R: Extrativismo.
b. Por que a atividade feita pelos indígenas não é considerada uma atividade econômica?
R: Porque os indígenas só exploram a natureza para obter aquilo que vão usar.
- Discuta com os alunos as diferenças entre a extração para a subsistência e o extrativismo com fins comerciais.
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3 Estamos respeitando a natureza?
Até agora, vimos que a natureza tem sido utilizada para a prática de diferentes atividades econômicas.
Às vezes, essas atividades são realizadas com a preocupação de preservar a natureza. Mas, em muitas situações, essas atividades econômicas causam danos ao meio ambiente. Veja alguns exemplos.
Produtos químicos lançados nas lavouras causam a poluição das águas e do solo.
A exploração madeireira e a abertura de novas áreas para o cultivo de lavouras ou formação de pastagens provocam o desmatamento de extensas áreas de vegetação nativa e a destruição de muitas espécies de plantas e animais.
- vegetação nativa:
- plantas que se desenvolvem naturalmente em determinada área
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Estamos respeitando a natureza?
5 aulas
- Leitura, observação e discussão das páginas 114 e 115.
- Atividades da página 116.
- Observação e leitura da página 117.
- Leitura e discussão da seção Para saber fazer das páginas 118 e 119.
- Atividades da página 120.
Atividade preparatória
- Inicie o assunto coletando informações sobre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema.
- Pergunte a eles se sabem quais atividades econômicas causam danos ao meio ambiente.
- Assuntos sobre questões ambientais aparecem com frequência na mídia e, desse modo, é provável que os alunos já tenham ouvido falar e tenham informações ou questionamentos a fazer sobre eles.
-
Em seguida, explore as imagens e os textos da sequência, perguntando:
a. Por que esse avião está sobrevoando a plantação?
R: Para pulverizar agrotóxicos.
b. Por que o dono da propriedade agrícola quer que espalhem produtos químicos na sua plantação?
R: Resposta pessoal. Os agrotóxicos são utilizados, geralmente, para exterminar insetos ou plantas daninhas e controlar doenças, que causam danos às lavouras.
c. Que problemas ambientais essa prática pode causar?
R: Espera-se que os alunos percebam que os agrotóxicos podem poluir o solo e os rios próximo às lavouras, e que isso pode prejudicar a saúde dos animais que lá vivem ou até mesmo matá-los.
Destaques BNCC
- O trabalho com os conteúdos das páginas 114 e 115 permite contemplar a habilidade EF02GE07 da BNCC, pois promove a identificação e a análise de impactos ambientais causados pela prática de determinadas atividades econômicas.
115
A atividade extrativa mineral pode causar grande devastação da natureza, com a retirada da vegetação nativa e de grande quantidade de solo e rochas dos terrenos.
Os gases que saem das chaminés das fábricas, assim como dos escapamentos dos veículos e das queimadas, causam a poluição do ar, trazendo danos ao meio ambiente e à saúde do ser humano.
Muitos municípios não realizam o tratamento adequado de resíduos e esgotos de moradias e indústrias, lançando-os diretamente em córregos, rios e lagos. A poluição da água provoca a morte de peixes e outros animais.
-
Você conhece algum lugar onde a natureza vem sendo desrespeitada? Conte aos colegas o que acontece nesse lugar.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a refletirem sobre os lugares onde esteja ocorrendo deposição de lixo de maneira irregular ou poluição das águas e do ar, por exemplo.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O trabalho desenvolvido com levantamento de hipóteses proposto nesta página exercita a curiosidade intelectual, conforme sugere a Competência geral 2 da BNCC.
- Mostre aos alunos a segunda imagem desta página, sem permitir que eles leiam a legenda.
-
Então, pergunte:
a. O que está sendo emitido pelas chaminés?
R: Fumaça.
b. Por que as indústrias liberam tanta fumaça?
R: Espera-se que os alunos percebam que as fábricas liberam fumaça para poder realizar seu processo produtivo. Aproveite a oportunidade para comentar que existem fltros que as fábricas podem colocar em suas chaminés para poder fltrar ou reduzir a emissão de fumaça.
c. Que problemas ambientais a fumaça das fábricas pode provocar?
R: Espera-se que os alunos percebam que a fumaça pode causar ou agravar problemas respiratórios, como bronquite e asma.
-
Em seguida, mostre a terceira imagem com o mesmo procedimento e pergunte:
a. O que está acontecendo nesse rio?
R: O rio está sendo poluído por acúmulo de lixo e despejo de esgoto sem tratamento.
b. Que problemas ambientais o lixo e o esgoto causam nos rios?
R: Espera-se que os alunos identifquem que o rio fca poluído e que isso pode causar a morte de peixes e outros animais que bebem suas águas ou vivem nelas.
- Faça a mesma atividade com as demais imagens das páginas 114 e 115.
- Numa roda de conversa, incentive os alunos a comentarem acerca da paisagem que encontram no seu dia a dia e se nessa paisagem a natureza está sendo degradada. Comente que um simples papel de bala jogado no chão pode contribuir para a degradação do meio ambiente.
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ATIVIDADES
1. Complete corretamente as frases utilizando as palavras do quadro a seguir.
PNA
desmatamento· esgotos· fábricas· lavouras
a. Produtos químicos lançados nas lavouras causam a poluição das águas e do solo.
b. A exploração madeireira e a abertura de áreas para lavouras e pastagens provocam o desmatamento da vegetação nativa, destruindo espécies de plantas e de animais.
c. Os despejos de esgotos sem tratamento e de resíduos industriais em córregos, rios e lagos provocam a morte de peixes e outros animais.
d. Os gases que saem das chaminés das fábricas, dos escapamentos dos veículos e das queimadas causam a poluição do ar.
2. Observe a foto a seguir. Depois, responda às questões.
- Em sua opinião, que medida deveria ser tomada para evitar a situação mostrada na foto?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que o respeito à natureza pode evitar a poluição dos rios. Nesse caso, as pessoas não deveriam jogar lixo às margens do rio ou nas águas dele.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- As atividades da página destacam os componentes da PNA: desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção de escrita, uma vez que incentivam a prática da leitura e interpretação de texto, bem como a escrita das palavras.
- Para a realização da atividade 1, incentive os alunos a lerem em voz baixa as frases, e em seguida, lê-las em voz alta, em conjunto. Peça-lhes que preencham as lacunas com as palavras que melhor se encaixam.
- Na atividade 2, oriente os alunos na observação e análise da foto, de modo que identifiquem a poluição do rio. Relembre com eles as consequências que esse tipo de poluição pode causar à natureza e à saúde das pessoas. Peça-lhes que descrevam o que veem e, em seguida, façam uma discussão acerca de soluções para esse problema. Oriente os alunos a formularem um pequeno texto no quadro, em conjunto, para responder à questão.
Mais atividades
- Leve imagens de lugares degradados do próprio município ou da região em que os alunos vivem. Pergunte a eles se reconhecem esses lugares e onde ficam. Caso os alunos não os reconheçam, explique onde esses lugares estão localizados. Se achar plausível, leve-os até os lugares mostrados nas imagens.
- Incentive os alunos a pensarem: por que aqueles lugares estão daquela forma? Quais seriam as medidas corretas a serem tomadas?
- Comente com os alunos que todas as pessoas devem contribuir para a preservação do meio ambiente, até mesmo com atitudes muito simples como não jogar lixo nas vias e nos espaços públicos, não danificar as construções, promover a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, etc.
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O que podemos fazer pela natureza
Você já pensou na importância de cuidar bem da natureza?
Veja a seguir algumas atitudes que podemos adotar em nosso dia a dia que ajudam a preservar a natureza.
-
O que você faz em seu dia a dia para conservar a natureza?
Resposta pessoal. Os alunos podem escrever uma das atitudes já mencionadas nesta página ou, ainda, alguma outra atitude, como não deixar aparelhos ligados sem necessidade, não deixar torneiras pingando ou evitar o desperdício de alimentos nas refeições.
MANUAL DO PROFESSOR
- Introduza a discussão com a pergunta que abre a página. Em geral, essa questão traz um pouco de confusão aos alunos inicialmente. Sendo assim, o objetivo da questão é a problematização do tema. Como eles estudaram sobre os grandes problemas ambientais causados pelo ser humano, também podem pensar em como resolvê-los.
- Permita que a discussão se aprofunde e deixe que os alunos expressem suas opiniões sobre atitudes que eles podem tomar em prol da natureza, ainda que sejam ações difíceis para crianças ou mesmo para um adulto. No entanto, essa consciência vai levá-los a buscar os caminhos da proteção à natureza em suas ações do dia a dia.
- Depois dessa conversa, explique a eles que todos nós podemos tomar atitudes que parecem pequenas, mas que são muito importantes para a conservação da natureza.
- O objetivo é despertar a consciência ambiental, em que os alunos se percebam membros atuantes na defesa da natureza.
- Leia em voz alta as atitudes representadas na página 117 e questione quem deles já pratica essas ações e se os seus familiares também as praticam.
- Observe se eles se tornaram mais participativos e animados com as medidas a serem tomadas.
- Indague quais atitudes eles ainda não tomaram e como pretendem colocá-las em prática.
- Peça aos alunos que façam um pequeno relato, no caderno, sobre as atitudes que tomam no dia a dia. Em seguida, peça que o compartilhem oralmente com os colegas, como forma de trocar ideias.
- Promova um momento de reflexão sobre outras ideias que podem ser colocadas em prática em nosso dia a dia.
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PARA SABER FAZER
Vamos plantar uma árvore?
Cuidar de uma planta é uma maneira de respeitar a natureza.
As árvores são parte da natureza! Elas melhoram a qualidade do ar, fazem sombra, além de servirem como abrigo para alguns animais.
Nas cidades, as plantas podem ser cultivadas em praças, parques e canteiros das ruas. As plantas também podem ser cultivadas nas moradias. Plantadas em vasos, elas tornam o ambiente mais bonito e agradável.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- muda de árvore
- área com terra
- adubo
- regador com água
- instrumentos de jardinagem disponíveis
Veja a seguir uma das maneiras de plantar uma muda de árvore.
1 Prepare a terra aguando e adubando para que ela fique bastante fértil.
2 Cave a terra, fazendo uma cova de tamanho adequado à muda.
MANUAL DO PROFESSOR
- Comente com os alunos que, além de árvores, eles podem plantar diversos tipos de flores e também temperos, como salsa e cebolinha, que são comumente utilizados para deixar diversos pratos de comidas mais saborosos.
Mais atividades
- Como atividade de encerramento, organize uma saída com os alunos no entorno da escola.
- Antes do estudo do meio, prepare os alunos para o que eles vão observar.
- Explique que eles vão avaliar como está a região da escola em relação a atitudes de cuidado com a natureza.
- Eles deverão levar caderno e lápis.
- Elabore com eles os itens a serem observados.
-
Cerifique-se de que os alunos se lembraram de todos os pontos a serem avaliados.
a. Observar a situação do lixo (calçadas, sarjeta etc).
b. Verifcar se há desperdício de água (pessoas lavando a calçada com mangueiras, vazamentos etc.).
c. Observar a presença e as condições das plantas.
d. Analisar se há desperdício de eletricidade (luzes acesas desnecessariamente etc.).
e. Observar se há emissão de fumaça ou excesso de automóveis.
- Inclua outros itens que forem pertinentes à sua região.
- É imprescindível a saída dos alunos da escola com a autorização por escrito dos pais ou responsáveis e o auxílio de outros profissionais da escola para o cuidado e a segurança deles.
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3 Coloque a muda na cova e cubra suas raízes com a terra.
4 Molhe a planta e mantenha os cuidados, como os mostrados na página seguinte.
AGORA É COM VOCÊ!
O que você acha de plantar uma muda de árvore?
Você e cada um de seus colegas podem plantar uma semente em um copinho de plástico e, depois que ela germinar, levar a muda para plantar no quintal de sua moradia ou em um vaso.
Vocês também podem fazer um trabalho em conjunto e plantar uma muda na escola.
Desse modo, no futuro, as árvores que vocês plantarem podem fornecer sombra (ou frutos, depende do tipo de árvore), além de melhorar a qualidade do ar!
MANUAL DO PROFESSOR
- O trabalho de plantio de uma muda ou de uma semente promove uma oportunidade de realizar uma atividade em conjunto com o componente curricular de Ciências. Aproveite para tratar do ciclo da vida com os alunos. Diga que existem cuidados necessários para que a planta consiga se desenvolver, ressaltando, porém, o seu ciclo de envelhecimento e morte, de acordo com o tempo de vida de sua espécie.
- Organize a atividade de plantio com os alunos, definindo o local de plantação. Pode ser o jardim da escola ou alguma área nas proximidades, como praça ou parque. Auxilie-os a realizar o plantio.
- Ressalte que o adubo sugerido para usar nas plantas é o orgânico.
- O envolvimento direto das crianças em ações tão significativas como o plantio de uma árvore aumenta muito o engajamento delas nas causas ambientais.
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ATIVIDADES
1. Siga o sentido das setas dos quadrinhos A e descubra a frase que se forma nos quadrinhos B.
A
B
Cuidando | das | cacto | margarida |
rosa | plantas | você | lírio |
azaleia | beijinho | está | preservando |
cravo | violeta | tulipa | a |
hortênsia | jasmim | dália | natureza. |
-
Escreva a frase que você descobriu.
Cuidando das plantas você está preservando a natureza.
2. Com mais dois colegas, escolham algumas das atitudes que vocês tomam para cuidar da natureza e elaborem cartazes sobre elas. Distribuam os cartazes pela escola para incentivar outras pessoas a praticar essas atitudes.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a citarem atitudes de respeito com a natureza que eles podem tomar no dia a dia. Oriente-os na produção dos cartazes.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As atividades desta página envolvem as habilidades EF02GE04 e EF02GE11 da BNCC, uma vez que buscam reconhecer os elementos da natureza, bem como os problemas que ela vem apresentando por conta da interferência humana.
- Essas atividades também contemplam a Educação ambiental, Tema contemporâneo transversal da BNCC.
- Na atividade 1, oriente os alunos a relacionarem o primeiro quadro ao segundo, para descobrirem qual frase será formada.
- Para orientar os alunos na produção dos cartazes da atividade 2, promova uma conversa com eles sobre os problemas ambientais do lugar onde vivem e anote as hipóteses levantadas sobre a solução desses problemas.
- Programe passeios a lugares onde esses problemas existam e também a lugares onde, ao contrário, o ambiente seja preservado. Estimule pequenas ações de cuidado com a natureza, como a preservação e o plantio de árvores, principalmente, em áreas degradadas.
- Incentive-os a utilizar frases impactantes e que chamem a atenção. Instigue-os a ser criativos e usar letras grandes, desenhos, glitter etc., para a produção de um cartaz bem chamativo e impactante.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Ligue os elementos da natureza ao uso e à importância de cada um deles.
- Água
- Ar
- Plantas e animais
- Respiração. 2
- Alimentação. 3
- Molhar os solos e as plantas e matar a sede. 1
2. Complete as frases com os nomes das atividades econômicas do quadro a seguir.
agricultura· pecuária· extrativismo· indústria
a. A atividade econômica que transforma diferentes matérias-primas em produtos industrializados é chamada indústria.
b. A atividade que envolve o trabalho de preparar a terra, plantar, cuidar das lavouras e colher é chamada agricultura.
c. A atividade que consiste na retirada de diferentes recursos da natureza, que podem ser de origem vegetal, animal ou mineral, é chamada extrativismo.
d. A atividade que envolve a criação de animais que é destinada à obtenção de diferentes produtos, como carne, couro e leite, é chamada pecuária.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Realização das atividades das páginas 121 a 123.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Compreender o que é natureza e perceber sua importância para os seres vivos e para a vida do ser humano.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam as palavras da primeira coluna e, em seguida, da segunda coluna, e relacione as duas colunas. Espera-se que os alunos correlacionem as necessidades humanas com aquilo que a natureza humana pode oferecer.
2 Objetivo
- Identificar as atividades do ser humano por meio das quais fazemos uso dos elementos da natureza.
Como proceder
- Oriente os alunos a lerem as frases que precisam ser completadas. Peça a eles que leiam em silêncio e depois em voz alta e em conjunto. Espera-se que os alunos preencham corretamente as lacunas das frases. Caso haja dúvidas a respeito, retome as explicações dos conteúdos apresentados nas páginas 108 a 111.
122
3. Observe os problemas ambientais mostrados nas fotos a seguir.
A
B
C
D
Relacione as imagens aos textos a seguir.
B Muitos rios têm sido poluídos por resíduos domésticos, pelo esgoto e por resíduos industriais que são lançados diretamente em suas águas.
A Extensas áreas de vegetação natural têm sido desmatadas pela exploração madeireira e para a abertura de áreas para lavouras e pastagens.
D Produtos químicos lançados nas lavouras causam a poluição das águas e do solo.
C Em muitas cidades, o ar vem sendo intensamente poluído pela fumaça expelida das indústrias e dos automóveis.
MANUAL DO PROFESSOR
3 Objetivo
- Refletir sobre questões ambientais relativas à ação dos seres humanos na transformação da natureza.
Como proceder
- Incentive os alunos a observarem as imagens da atividade. Em seguida peça que leiam as frases em silêncio e depois em voz alta. Espera-se que os alunos consigam relacionar as imagens de degradação da natureza às suas respectivas legendas. Caso haja alguma dúvida, retome as explicações dos conteúdos apresentados nas páginas 114 e 115.
123
4. Contorne as palavras do quadro conforme as indicações a seguir.
Produtos fornecidos pela agricultura.
Produtos fornecidos pelo extrativismo.
Produtos fornecidos pela pecuária.
Produtos fornecidos pela indústria.
arroz Verde. | lápis Amarelo. | milho Verde. | leite Azul. |
bicicleta Amarelo. | ouro Vermelho. | ovos Azul. | peixes Vermelho. |
caderno Amarelo. | carne Azul. | frutas Verde. | minério de ferro Vermelho. |
5. Leia a seguir algumas atitudes que devemos adotar para preservar a natureza.
- Aproveitar a luz do Sol.
- Reutilizar os materiais.
- Colocar os resíduos nas lixeiras.
- Tomar banhos rápidos.
Complete as frases a seguir com as dicas anteriores.
a. Para economizar água, devemos tomar banhos rápidos.
b. Para economizar energia, devemos aproveitar a luz do Sol.
c. Para diminuir o lixo, devemos reutilizar os materiais.
d. Para manter o ambiente limpo, devemos colocar os resíduos nas lixeiras.
6. Pense se alguma atitude do seu dia a dia pode prejudicar a natureza. O que você precisa fazer para mudar essa atitude e passar a cuidar bem da natureza?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
4 Objetivo
- Reconhecer os produtos resultantes da agricultura, pecuária, extrativismo e indústria.
Como proceder
- A atividade estimula a noção dos conhecimentos de legenda. Pergunte aos alunos quais cores serão utilizadas na atividade e qual a função de cada uma. Em seguida, peça que leiam as frases que descrevem as cores, para que os alunos possam identificar os produtos e contorná-los com a cor correspondente.
5 Objetivo
- Identificar e valorizar atitudes que contribuem para a conservação da natureza.
Como proceder
- Peça aos alunos para lerem as dicas da atividade em voz alta. Em seguida, oriente-os a ler as frases, também em voz alta, e completar as lacunas com as dicas que se encaixam melhor.
6 Objetivo
- Reconhecer a importância de se posicionar como "agente ambiental", assim como se conscientizar acerca de atitudes em prol do meio ambiente.
Como proceder
- Nesta atividade, retome com os alunos todas as ações discutidas anteriormente que são prejudiciais à natureza. Espera-se que os alunos relembrem quais foram as atitudes que eles cometiam ou ainda cometem que degradam a natureza ao seu redor. Peça que descrevam qual seria a melhor atitude que devem praticar para contribuir com a preservação do meio ambiente.
Conclusão da unidade 4
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 10-MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
---|---|
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Distribua uma folha de papel sulfite para os alunos e peça que façam um desenho retratando a natureza e seus elementos. Oriente-os na elaboração dos desenhos. Pesquise e escreva na lousa um breve poema que destaque a importância da natureza, sua beleza, etc. Depois que os desenhos estiverem prontos, leia o poema aos alunos e peça que escrevam, na folha em que fizeram seus desenhos, uma frase sobre a natureza inspirada no poema. |
|
Avalie a aprendizagem dos alunos por meio de uma dinâmica de grupo em sala de aula. Para isso, divida a lousa em quatro partes escrevendo o nome das atividades econômicas em cada uma delas: agricultura, pecuária, extrativismo e indústria. Prossiga dizendo aos alunos o nome de vários produtos. Peça que digam de qual atividade econômica vem cada produto, por exemplo, arroz (agricultura), carne (pecuária), caderno (indústria), ouro (extrativismo), e assim por diante. À medida que os alunos respondem, registre cada resposta nas respectivas atividades descritas na lousa. |
|
Aproveite a mesma dinâmica de grupo sugerida no item anterior para avaliar se os alunos são capazes de identificar as diferentes atividades econômicas praticadas pelo ser humano. Nesse caso, dê algumas dicas de cada atividade econômica e veja se os alunos conseguem identificá-las. Por exemplo: atividade de cultivar plantas; atividade de criação de animais; atividade que extrai recursos da natureza; atividade que transforma matérias-primas em outros produtos. |
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Leve para a sala de aula imagens que mostrem diferentes problemas ambientais provocados pelas atividades humanas (desmatamentos, queimadas, lixo, poluição de rios, lagos e praias, poluição do ar, esgotos, agrotóxicos, etc.). Organize a turma em grupos e peça que façam cartazes com as imagens disponíveis. Cada grupo pode ficar com um problema ambiental específico. Assim, se um grupo escolher o tema poluição das águas, verifique se selecionam as imagens corretas antes de montar o cartaz. Depois de pronto, os cartazes podem ser expostos no mural da escola. |
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Promova uma dinâmica na qual os alunos vão assumir o papel de "protetores do meio ambiente". Para isso, organize a turma em um grande grupo para listar um conjunto de ações/atitudes que devem ser tomadas na própria escola para preservar a natureza. Instigue os alunos a pensarem nessas dicas, tais como: economizar água, fechar bem as torneiras, aproveitar a luz solar, apagar as luzes quando ninguém estiver na sala, jogar lixo nas lixeiras, não desperdiçar alimentos etc. Liste essas dicas na lousa. Em seguida, providencie papel kraft (manilha) e peça para os alunos copiarem essas dicas na forma de um grande painel, que deve permanecer exposto na sala de aula. |
|
A dinâmica sugerida no item anterior também pode ser utilizada para promover a consciência ambiental. Nesse caso, aproveite as dicas listadas anteriormente e distribua pequenos pedaços (tiras) de papel aos alunos. Peça a eles que copiem essas dicas nas tiras de papel (uma dica em cada papel). Próximo às dicas, os alunos também podem fazer desenhos inspirados na natureza (flores, folhas, gotas de água, sol, animais, plantas etc.). Depois de prontas, as dicas podem ser fixadas no mural da escola, como forma de incentivar e promover atitudes em prol do meio ambiente. |
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da BNCC para o 2o ano
Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
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O sujeito e seu lugar no mundo | Convivência e interações entre pessoas na comunidade | (EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive. |
(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças. | ||
Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação | (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável. | |
Conexões e escalas | Experiências da comunidade no tempo e no espaço | (EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares. |
Mudanças e permanências | (EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos. | |
Mundo do trabalho | Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes | (EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.). |
(EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais. | ||
Formas de representação e pensamento espacial | Localização, orientação e representação espacial | (EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência. |
(EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua). | ||
(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola. | ||
Natureza, ambientes e qualidade de vida | Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade | (EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo. |