124
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
1. Os bairros são partes da cidade, têm nomes específicos, histórias e tradições. Desenhe no seu caderno o bairro onde você mora e descreva a história ou alguma tradição que exista nele, como festas, encontros ou outros eventos. Converse com o professor e os colegas sobre a importância do respeito a essas histórias e tradições.
Resposta pessoal.
2. Ligue as imagens dos objetos ao ponto de vista em que foram representados.
- Vista de frente. 2
- Vista de cima para baixo. 3
- Vista do alto e de lado. 1
3. De acordo com a sua posição na sala de aula, escreva, nos espaços a seguir, o que está à sua frente, atrás de você, à sua direita e à sua esquerda. Resposta pessoal.
Seu lugar na sala de aula.
Frente.
Esquerda.
Direita.
Atrás.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Aplicação das atividades de avaliação conclusiva das páginas 124 a 125 para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já aprendeu?
1 Objetivo
- Compreender as tradições e costumes do bairro ou lugar em que residem.
Como proceder
- Conduza a atividade de forma que ela seja registrada no caderno do componente curricular ou em folha separada. Caso os alunos não saibam um costume do seu bairro, eles podem elencar um costume relacionado à cidade onde vivem e descrever como tiveram acesso a essa tradição.
2 Objetivo
- Analisar imagens e identificar objetos representados nas visões (pontos de vista) vertical, oblíqua ou frontal.
Como proceder
- Os alunos devem observar as imagens e, de acordo com essa observação, identificar sob qual ponto de vista o objeto está sendo mostrado. Caso isso não ocorra, providencie diferentes imagens ou demonstre esses conceitos com objetos da sala de aula, para que os alunos consigam responder ao que se pede.
3 Objetivo
- Identificar objetos ou pessoas de acordo com o referencial e com a posição dos alunos em sala de aula.
Como proceder
- É importante que você realize anotações prévias dos locais em que os alunos permaneceram para essa avaliação. Verifique se eles foram capazes de identificar a posição dos elementos à sua volta (direita, esquerda, frente e atrás). Caso tenham dificuldade, retome as explicações sobre noções espaciais e lateralidade.
4 Objetivo
- Indicar meios de transporte e de comunicação utilizados em diferentes situações do cotidiano.
Como proceder
- Caso os alunos apresentem dificuldades, peça-lhes que contem oralmente quais meios de transporte utilizam em viagens. Questione em que momento utilizam meios de transporte para se locomover e peça para que registrem qual desses meios utilizam com maior frequência. Faça o mesmo com os meios de comunicação.
5 Objetivo
- Compreender as regras de trânsito para veículos e pedestres, exemplificando-as por meio de desenhos e frases.
Como proceder
- Antes de realizar a atividade, peça aos alunos que se lembrem das placas e dos sinais de trânsito que existem nas ruas e vias nas proximidades da escola e do lugar onde moram. É importante que os alunos ilustrem uma regra ou placa de trânsito e uma atitude necessária por parte dos pedestres para tornar o trânsito mais seguro.
6 Objetivo
- Perceber as permanências e transformações da paisagem por meio da análise de imagem.
Como proceder
- Promova um momento de reflexão e conversa entre os alunos e incentive a participação de todos. Se considerar neces-sário, peça aos alunos que desenhem as transformações citadas no caderno ou em uma folha avulsa, a fim de registrarem esse momento.
- Caso os alunos não consigam identificar as permanências e transformações, apresente novos registros do convívio deles, como imagens da própria escola e/ou pontos conhecidos do bairro.
7 Objetivo
- Compreender a função das atividades econômicas.
Como proceder
- Caso os alunos sintam dificuldades de nomear as diferentes atividades econômicas, exemplifique com fotos relacionadas a cada uma delas. Por exemplo, mostre fotos de praias, museus, centros históricos e peça aos alunos que analisem qual atividade econômica as imagens estão representando (nesse caso, o turismo).
8 Objetivo
- Elencar atitudes positivas em relação à preservação do meio ambiente, principalmente do solo e da água.
Como proceder
- Espera-se que os alunos destaquem, por meio de frases, alguma atitude positiva em relação aos cuidados que devemos ter com a natureza, com foco no solo e na água. Caso os alunos sintam dificuldades, oriente-os a pensar em atitudes simples e que possam ser realizadas por todos na sua própria moradia, como o uso correto da água e o descarte correto do lixo, entre outras atitudes.
125
4. Assinale a seguir o nome de um dos meios de transporte ou de comunicação que você e sua família costumam usar. Depois, descreva em qual situação isso ocorre.
ônibus ___
automóvel ___
televisão ___
internet ___
telefone ___
barco ___
4. Resposta pessoal. Se os alunos indicarem um meio de transporte, espera-se que descrevam situações de uso como ir à escola e ao trabalho, viajar etc. Se contornarem um meio de comunicação, espera-se que apresentem situações como trabalhar, obter informações e se comunicar com outras pessoas.
5. Desenhe e descreva no caderno uma sinalização de trânsito que deve ser respeitada por pedestres.
Resposta pessoal. Os alunos podem representar, por exemplo, uma rua com faixa de segurança ou a indicação do semáforo para pedestres.
6. Algum lugar perto de onde você vive passou ou está passando por algum tipo de transformação? Em uma roda de conversa, descreva aos colegas que transformação ocorreu ou está ocorrendo nesse lugar. Diga também se existem elementos que não foram transformados, permanecendo como eram no passado. Ouça com atenção a descrição que os colegas fizerem.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor. Diga também se existem elementos que não foram transformados, permanecendo como eram no passado.
7. Desenhe em uma folha avulsa dois tipos de atividade econômica. Não se esqueça de registrar o nome e pelo menos um produto ou serviço derivado dessa atividade.
Resposta pessoal. Os alunos podem representar atividades como pesca ou agricultura, que geram alimentos, e o comércio, que oferece vários produtos para o consumo das pessoas.
8. Descreva a seguir uma atitude que podemos ter para conservar a água ou o solo.
______________________________
Resposta pessoal. Os alunos podem citar atitudes que ajudam a economizar água ou que evitam a poluição da água e do solo. Em relação à água, eles podem citar tomar banhos rápidos, fechar a torneira se não estiver usando a água e reaproveitar água quando possível.
126
PARA SABER MAIS
- Ponto de vista, de Sonia Salerno Forjaz. 2. ed. Ilustrações de Cris Eich. São Paulo: Moderna, 2014.
Com a leitura desse livro, você vai perceber que nem tudo é exatamente como parece ser. Tudo pode ser visto sob diferentes pontos de vista e, dessa maneira, ter formas e significados diferentes.
- A rua do Marcelo, de Ruth Rocha. Ilustrações de Alberto Linhares. São Paulo: Moderna, 2011.
Nesse livro, você vai conhecer a rua onde Marcelo mora e perceber a importância das regras para que os vizinhos possam conviver bem entre si.
- Meu bairro é assim, de César Obeid. Ilustrações de Jana Glatt. São Paulo: Moderna, 2016.
Esse livro mostra o que acontece nos mais diferentes tipos de bairro usando poesias com versos rimados. Uma leitura envolvente e divertida.
MANUAL DO PROFESSOR
Para saber mais
- As indicações de leituras sugeridas na seção Para saber mais possibilitam que os alunos aprofundem seus conhecimentos em determinados temas que foram trabalhados no decorrer do volume. O objetivo dessa seção é contribuir com o processo de formação de leitores.
127
- Eu protejo a natureza: para salvar os animais e as plantas, de Jean-René Gombert. Tradução de Marina Yajima. Ilustrações de Joëlle Dreidemy. São Paulo: Girafinha, 2007.
Você vai encontrar dicas muito interessantes nesse livro sobre como proteger a natureza cuidando de plantas e animais, além de se divertir bastante com a leitura.
- Gente vai pra lá, gente vem pra cá... e todos têm o direito a um trânsito seguro, de Malô Carvalho. Ilustrações de Suzete Armani. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (Coleção No caminho da cidadania).
Esse livro fala da importância das regras de trânsito para a boa convivência e para a segurança de todos. Com ele você pode aprender como se comportar dentro e fora dos veículos que circulam pelas ruas.
- Kika em: de onde vem a televisão?, de Celia Catunda e outros. São Paulo: Panda Books, 2007.
Kika é uma menina que adora assistir à televisão. Nesse livro você vai descobrir, com ela, de onde veio a televisão e alguns fatos muito curiosos sobre a história dos primeiros programas exibidos na telinha.
MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente os alunos a lerem os livros dessa seção com a ajuda de um familiar, desenvolvendo a literacia familiar.