8
1 O nosso lugar e os outros lugares
9
Você já observou que todos os dias frequentamos diferentes lugares?
Nossa casa, a escola, parques e praias são alguns exemplos.
CONECTANDO IDEIAS
1. Que lugar está sendo mostrado na foto?
2. Você costuma frequentar lugares como esse? Nesse caso, o que você costuma fazer quando os visita?
3. Conte aos colegas sobre outros lugares que você frequenta em seu dia a dia.
10
1 Os lugares do nosso dia a dia
As pessoas costumam ir a lugares diferentes a todo momento. Assim como elas, você também frequenta outros lugares além da sua moradia? Vamos conhecer os lugares que a personagem Chico Bento, da história em quadrinhos, frequenta.
11
Chico Bento em: Cenas de domingo, de Mauricio de Sousa. Chico Bento, São Paulo, Globo, n. 407, ago. 2002. p. 31-32.
1. Onde Chico Bento estava quando acordou?
2. O que ele fez depois de tomar café?
3. Você já esteve em lugares semelhantes ao lugar que Chico Bento foi? Se sim, faça um desenho sobre um deles em uma folha de papel e mostre aos colegas.
12
Os lugares que frequentamos
Como a personagem Chico Bento da história em quadrinhos, nós também vamos a diferentes lugares durante o nosso dia a dia. Nesses lugares podemos fazer ou encontrar algo de que necessitamos. Veja alguns exemplos.
A moradia é um lugar muito especial. Ela serve de abrigo e proteção, sendo o lugar onde nos alimentamos, descansamos, dormimos e nos reunimos com as pessoas com quem vivemos.
Para comprar alimentos e outros produtos de que precisamos temos que ir aos supermercados, padarias, farmácias, etc.
Praças e parques públicos são lugares destinados ao lazer e à recreação das pessoas. Nesses lugares, elas podem descansar, brincar, praticar atividades físicas, etc.
13
ATIVIDADES
1. Ligue as atividades da coluna da esquerda aos lugares mostrados na coluna da direita.
- Comprar calçados.
- Fazer refeições.
- Cuidar da saúde.
2. Escreva o nome de dois lugares que você frequenta em seu dia a dia.
3. O que você costuma fazer em cada um desses lugares?
14
Gostar do lugar onde vivemos
Nos lugares que frequentamos em nosso dia a dia, como a escola ou a moradia, convivemos com pessoas diferentes. Conviver com essas pessoas nos faz sentir parte desse lugar.
LER E COMPREENDER
Leia o relato de Inácio sobre o lugar onde ele viveu quando era criança.
Eu nasci em um município bem pequeno que fica no Cariri paraibano: região localizada na porção sul do estado da Paraíba, em que se desenvolve vegetação de Caatinga e é pouco habitada, chamada Gurjão.
O Cariri é um lugar que fica tão seco durante o ano que racha o chão, mas quando chove, as árvores ficam todas bem verdinhas.
A gente ficava esperando a chuva todo mês de janeiro.
Enquanto a chuva não chegava, eu brincava no mato, correndo atrás de sariema, uma ave que tem as pernas compridas, e desviando dos espinhos das palmas e dos chique-chiques.
O melhor era brincar na água do açude quando enchia com a chuva, e depois chegar em casa sentindo o cheiro da lenha queimando pra assar o bolo e o pão de queijo que minha avó fazia.
Foi muito bom ser menino no Cariri!
Relato de Inácio Adalberto Meira Faustino Júnior, 25 anos, dez. 2017.
15
1. De acordo com o texto da página 14, responda às questões a seguir.
-
Em qual município o menino vivia quando criança?
-
No lugar onde vivia Inácio, chovia muito ou pouco?
-
Como ficavam as árvores quando chovia?
-
Enquanto a chuva não chegava, onde o menino gostava de brincar?
-
quando a chuva chegava, onde ele gostava de brincar?
2. Você também deve ter muito que contar sobre o lugar onde mora. Conte para o professor e os colegas:
- uma lembrança desse lugar;
- uma emoção vivida nesse lugar;
- uma descoberta importante sobre esse lugar;
- um sentimento especial que você tem sobre esse lugar.
3. Escolha um lugar que você costuma frequentar no seu dia a dia e faça um desenho para representar como ele é.
16
Gostar do lugar é cuidar dele
Cuidar dos lugares que frequentamos é uma maneira de demonstrar que gostamos deles.
Alguns desses lugares enfrentam problemas, como ruas esburacadas e sem iluminação, calçadas e praças malconservadas.
Podemos cuidar desses lugares buscando soluções para esses problemas com atitudes simples, que podemos adotar no dia a dia. Veja alguns exemplos.
Como você demonstra seu carinho pelos lugares que frequenta? Como cuida desses lugares?
4. Pense no lugar onde você vive. Em sua opinião, o que é preciso fazer para melhorá-lo?
17
ATIVIDADES
1. Proponha uma solução para cada problema mostrado nas fotos.
18
2 Os lugares e o dia a dia das pessoas
No lugar em que vivemos realizamos diferentes atividades durante o nosso dia a dia.
Conheça o cotidiano de duas crianças que vivem em lugares diferentes.
Carolina tem sete anos e vive em uma grande cidade com a família.
19
Pedro também tem sete anos e vive em um sítio com a família.
20
ATIVIDADES
1. Nas páginas 18 e 19, você conheceu a rotina de Carolina e Pedro, crianças que moram em lugares diferentes. Agora, marque um X nas alternativas, de acordo com o dia a dia de cada criança.
-
Lugar onde Carolina vai com sua avó quando precisam comprar alimentos.
- Mercado.
- Feira.
-
Lugar onde Pedro vai para brincar com seus irmãos.
- Rio.
- Pomar.
-
Modo como Carolina vai para a escola.
- De carro.
- De ônibus escolar.
-
Modo como Pedro vai para a escola.
- De bicicleta.
- Caminhando.
-
Período do dia em que Carolina estuda.
- Manhã.
- Tarde.
- Noite.
-
Período do dia em que Pedro estuda.
- Manhã.
- Tarde.
- Noite.
-
Lugar onde Carolina se reúne com os pais para brincar e conversar.
- Quarto.
- Sala.
-
Lugar onde Pedro se reúne com a família para admirar as estrelas e ouvir a mãe cantar.
- Perto do pomar.
- No quintal.
21
2. Você já conversou com os colegas sobre como é o lugar onde você vive e também fez o desenho de um lugar que costuma frequentar em seu dia a dia. Agora, escreva um pequeno texto contando as características de um outro lugar que você conhece ou já visitou em uma viagem ou passeio.
3. Faça um desenho que represente o que você escreveu na resposta anterior.
22
CIDADÃO DO MUNDO Lugares pelo mundo
Você conheceu diferentes lugares do nosso país. Veja, agora, exemplos de diferentes lugares do mundo e conheça também alguns costumes de seus moradores.
A região dos Andes, no Peru, é formada por montanhas muito altas. Nessas áreas, as pessoas cultivam as lavouras em terraços, que são terrenos muito inclinados, onde são preparados grandes canteiros em forma de degraus. Nessa região, as mulheres costumam tecer roupas coloridas de lã para proteger as pessoas do frio, que é intenso.
23
Nas savanas africanas vivem muitos animais, como girafas, zebras e leões. As crianças que vivem nas aldeias dessa região gostam de brincar com barro fazendo seus animais de brinquedo.
Na região do Oriente Médio, algumas pessoas, que vivem em meio ao deserto, costumam morar em tendas próximas aos oásis. Os oásis são áreas de vegetação que crescem em torno de pequenas nascentes. Essas pessoas cuidam da criação de camelos e ovelhas, levando esses animais onde eles podem pastar e beber água.
Em certas regiões da Europa faz muito frio. No inverno há precipitação de neve e muitas crianças que vivem em áreas montanhosas, por exemplo, aproveitam para esquiar, patinar e andar de trenó na neve. Para se proteger do frio intenso, as pessoas precisam usar roupas muito grossas, botas, luvas e toucas.
Fonte de pesquisa: Adivinhe o que estou fazendo!. Livro infantil ilustrado publicado por ocasião do Ano Internacional da Alfabetização. Tradução de Rachel Holzhacker. São Paulo: Textonovo, 1994.
1. Com os colegas, comparem e apontem semelhanças ou diferenças entre os lugares mostrados e algumas características específicas do lugar onde vivem.
2. Converse com os colegas sobre a importância de valorizar os diferentes tipos de culturas existentes em outros lugares do mundo.
24
ATIVIDADES
1. O modo de vida, os costumes e as tradições também variam de um lugar para outro. Substitua os códigos pelas letras correspondentes e complete as frases a seguir.
a. No México, país da América do Norte, as pessoas costumam comer tacos, que são tortilhas preparadas com
e
b. Na Índia, país localizado na Ásia, as pessoas apreciam muito um delicioso pastel frito, recheado com
, algum tipo de e muitos temperos.
25
2. Escreva o nome de alguns alimentos que você costuma consumir em seu dia a dia.
3. Qual é o tipo de comida de que você mais gosta? Conte aos colegas.
4. Nas páginas 22 e 23 você conheceu a rotina de algumas pessoas de diferentes lugares do mundo. Agora é você quem vai contar como é o lugar onde você vive! Para isso, escreva um pequeno texto com as principais características desse lugar.
26
3 Outros lugares, outros modos de vida
As pessoas vivem de maneiras diferentes de acordo com o lugar onde moram. Em muitas regiões do nosso país existem populações que se distinguem por suas características culturais e pela preservação de costumes e tradições de seus antepassados. Conheça algumas dessas populações a seguir.
As populações ribeirinhas
As pessoas que vivem nas proximidades dos rios e constroem moradias nesses lugares são conhecidas como ribeirinhas.
As populações ribeirinhas dependem diretamente dos rios. Elas sobrevivem basicamente da pesca, de pequenas criações de animais e também de alimentos cultivados em pequenas plantações.
Os ribeirinhos geralmente vivem em palafitas, que são casas construídas sobre estacas de madeira nas margens dos rios. Sobre as estacas, as casas ficam protegidas das águas dos rios durante as cheias que ocorrem nos períodos mais chuvosos.
27
Veja como é o modo de vida de uma menina ribeirinha que vive em uma área da Floresta Amazônica, no estado de Rondônia.
[...] A gente mora em uma casa chamada tapiri. Tapiri é assim: são quatro pedaços de madeira comprida cobertos com palha.
Dentro do tapiri só tem as redes e as panelas. Não tem móvel, não tem coisa nenhuma.
No mato a gente não tem brinquedo, tem bichos para brincar. Os brinquedos da gente são a paca, a cotia, o macaco.
E aparecem muitas aves como o maracanã, o periquito, o gavião, a arara. Os animais vêm no quintal de casa. Eles não têm medo nenhum.
Morar aqui é ótimo: a gente come bacuri e cacau no mato, brinca com os bichos. [...]
Crianças do Brasil: suas histórias, seus brinquedos, seus sonhos, de José Santos. Ilustrações de Cláudio Martins. São Paulo: Peirópolis: Museu da Pessoa, 2008. p. 67.
LER E COMPREENDER
1. A menina ribeirinha costuma brincar com quem?
2. A menina gosta de morar na floresta? Copie do texto o trecho que confirma sua resposta.
3. Assim como essa menina, você também brinca com animais? Quais? Se não, com o que você brinca? Conte aos colegas.
28
As comunidades quilombolas
Em várias partes do nosso país existem pessoas que vivem em comunidades quilombolas.
Essas comunidades tiveram origem nos chamados quilombos, povoados formados por africanos e seus descendentes que fugiam das fazendas onde eram escravizados, no período em que havia escravidão no Brasil.
Com o fim da escravidão, essas comunidades também passaram a abrigar escravos recém-libertos e pessoas pobres que não encontravam meios para sobreviver nas cidades. Veja a foto a seguir.
4. Quem formou os primeiros quilombos?
5. Por que essas pessoas formaram os quilombos?
29
A cultura quilombola
Nos antigos quilombos a vida era diferente. De acordo com seus costumes, os moradores caçavam, pescavam, criavam animais e cultivavam lavouras para garantir o sustento. Assim, conseguiram sobreviver nessas terras mesmo após o fim da escravidão.
Hoje, os descendentes dos africanos que foram escravizados ainda vivem nessas áreas e lutam pelo direito de continuar morando nelas.
Em todo o Brasil existem mais de 2 mil comunidades quilombolas, sendo que algumas já garantiram seus direitos sobre as terras em que vivem. Essas comunidades preservam costumes e tradições, mantendo viva sua cultura por meio das danças, músicas, manifestações artísticas e religiosas. Veja alguns exemplos.
6. Como viviam os quilombolas no passado?
7. Em sua opinião, os quilombolas devem ter o direito de continuar morando nas terras em que seus antepassados viveram? Justifique sua resposta.
30
As comunidades indígenas
Atualmente, no Brasil, existem cerca de 200 povos indígenas vivendo em diferentes estados.
Os povos indígenas que vivem no Brasil apresentam muitas diferenças entre si, por exemplo, na língua que falam, nas atividades que praticam, nas festas que realizam e também em suas crenças.
Muitos desses povos vivem em aldeias, localizadas nas florestas, e retiram da natureza grande parte do que necessitam para viver.
Em geral, os povos indígenas que vivem atualmente no Brasil conservam vários costumes que herdaram de seus antepassados. Entre esses costumes estão a maneira de construir as moradias e organizar a aldeia, de preparar os alimentos, realizar festas, plantar e colher, caçar, pescar e coletar os frutos e as raízes, extraindo da natureza somente aquilo de que necessitam para viver. Observe as imagens a seguir.
- timbó:
- planta jogada na água dos rios para deixar os peixes atordoados, mais fáceis de serem pescados com as mãos
31
O trabalho em comunidade
Por meio do trabalho, os povos indígenas constroem suas casas e obtêm os alimentos e vários materiais que utilizam no dia a dia.
O trabalho nas aldeias indígenas é dividido entre os homens e as mulheres. Em algumas aldeias, os homens são encarregados da caça e da pesca.
Também são os homens que retiram as árvores das matas, abrindo clareiras onde, geralmente, constroem moradias ou onde serão formadas as roças. Essas roças são pequenas lavouras de milho, mandioca, entre outros alimentos consumidos na aldeia e que precisam ser plantados.
Com a madeira das árvores, eles fazem canoas, arcos, flechas e outros instrumentos e utensílios que utilizam em seu dia a dia.
- clareiras:
- área no interior de uma floresta ou bosque, que apresenta poucas árvores
8. O que mais chama sua atenção no indígena mostrado na foto? Conte aos colegas.
32
As mulheres são encarregadas do preparo dos alimentos, do cuidado com os filhos pequenos e da criação de alguns animais.
Em algumas aldeias, são elas que cultivam as roças. Além do trabalho na agricultura, as mulheres também trabalham na coleta de frutas, raízes e folhas que se desenvolvem naturalmente nas áreas de mata das proximidades e completam a alimentação das pessoas que vivem na aldeia.
9. Nas aldeias indígenas, os homens geralmente são encarregados de realizar quais atividades?
10 . Quais atividades as mulheres geralmente praticam em algumas aldeias indígenas?
11 . As mulheres e os homens do lugar onde você vive têm atribuições diferentes no dia a dia? Converse com os colegas sobre isso.
33
ATIVIDADES
1. Estudamos sobre povos que vivem em diferentes lugares e mantêm modos de vida diferentes. Vamos comparar com o seu modo de vida?
- O lugar onde você vive ou seu modo de vida é semelhante ou muito diferente dos modos de vida mostrados entre as páginas 26 a 32?
Represente, em forma de desenho, algum aspecto do seu modo de vida que se assemelha ou que se diferencia dos modos de vida estudados. Após desenhar, produza uma legenda explicando sua representação.
34
CIDADÃO DO MUNDO Patrimônio histórico, cultural e artístico
O povo brasileiro apresenta uma enorme diversidade cultural. A riqueza de nossa cultura pode ser observada de várias maneiras: em nossas manifestações artísticas (danças e ritmos musicais), nas construções históricas de nossas cidades, nos pratos típicos da nossa culinária, em nossas festas populares, etc.
Para proteger essa riqueza cultural e assegurar que ela seja conservada para as próximas gerações, passamos a considerar muitas dessas manifestações culturais do nosso povo como parte do patrimônio cultural.
Veja exemplos de alguns desses patrimônios.
Nesta foto, podemos observar uma parte do centro histórico da cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, em 2020, que conserva construções portuguesas do período colonial, com destaque para igrejas e sobrados em cores vivas, ruas estreitas e ladeiras de chão de pedra.
35
A arte gráfica do povo indígena Kamaiurá faz parte do patrimônio da cultura brasileira. Essa pintura é uma tradição ancestral em que os Kamaiurá pintam o corpo e outros objetos com desenhos geométricos feitos com tinturas vegetais, como vemos nesta foto em Gaúcha do Norte, no Mato Grosso, em 2019.
A roda de capoeira é uma mistura de dança e luta criada no Brasil por africanos escravizados. Ela é praticada ao som da música cantada pelos capoeiristas, acompanhada de palmas e de instrumentos musicais, entre eles o berimbau e o atabaque. Na foto, roda de capoeira em Salvador, na Bahia, em 2019.
O frevo é uma manifestação artística da cultura popular brasileira composta por dança e música original dos municípios de Olinda e Recife, no estado de Pernambuco. Surgiu há mais de cem anos e, atualmente, é o principal ritmo do carnaval pernambucano. Na foto, pessoas dançando frevo em Recife, no Pernambuco, em 2018.
1. Em sua opinião, como as pessoas devem cuidar do patrimônio histórico, cultural e artístico?
2. O que você faz para cuidar do patrimônio da sua cidade?
36
Cuidando do nosso patrimônio
No Brasil, o órgão responsável pela conservação e divulgação do nosso patrimônio é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
É muito importante que todas as pessoas colaborem com a conservação dos patrimônios que existem em nosso país, pois eles pertencem a todas as pessoas.
Em muitas cidades, no entanto, podemos encontrar exemplos de patrimônios históricos, culturais e também bens públicos, como praças, monumentos, etc., depredados e malcuidados, ou sem a devida manutenção.
Veja a foto a seguir.
- No lugar onde você mora, os patrimônios da nossa cultura e também os bens públicos estão bem conservados? Em sua opinião, de que maneira esses patrimônios podem ser mais bem cuidados?
37
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Complete as frases escrevendo o nome dos lugares que estão indicados no quadro a seguir.
cinema · hospital · escola · mercado · correios · floricultura · livraria
- Para fazer compras:
- Para cuidar da saúde:
- Para estudar:
- Para assistir filmes:
- Para comprar livros:
- Para enviar correspondências:
- Para comprar flores:
2. Relacione as imagens aos textos que indiquem as atitudes a serem tomadas para evitar os problemas representados a seguir.
A
B
C
- Ter cuidado para não danificar plantas e jardins.
- Brincar com cuidado para não quebrar os brinquedos.
- Manter as calçadas limpas, recolhendo o lixo do chão e colocando nas lixeiras.
38
3. Leia o texto a seguir.
As comunidades caiçaras
Em áreas do litoral dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, existem pequenas comunidades de pescadores que se formaram desde os tempos da colonização portuguesa.
Os moradores dessas comunidades são chamados caiçaras e sobrevivem basicamente da pesca artesanal, atividade que envolve o trabalho de toda a comunidade. As famílias caiçaras também se dedicam ao cultivo de pequenas roças, plantando, por exemplo, mandioca, feijão, arroz, banana, entre outros alimentos.
Vivendo em suas comunidades, os caiçaras preservam costumes e tradições herdados de seus antepassados.
Texto dos autores.
De acordo com o texto, responda às questões a seguir.
-
Onde vivem algumas comunidades caiçaras?
-
Quem são os caiçaras?
-
Do que os caiçaras sobrevivem?
4. Pinte os quadrinhos de acordo com a legenda.
- Quilombolas
- Ribeirinhos
- Caiçaras
- Indígenas
-
Vivem próximos aos rios, em casas construídas sobre palafitas.
-
Comunidades que descendem de africanos escravizados.
-
Vivem em aldeias e retiram o sustento da natureza.
-
Comunidades de pescadores que vivem no litoral.
39
5. Leia o texto a seguir.
As crianças que vivem nas comunidades quilombolas adoram brincar.
Mara é uma criança quilombola e sua diversão preferida é brincar de roda com as outras crianças da comunidade. Ela adora comer açaí e o beiju, que é feito da mandioca.
No quilombo, ela aprendeu o jongo, dança de origem africana, na qual ela roda sua saia e joga capoeira, de acordo com a cultura de seus antepassados.
Texto dos autores.
Complete as frases de acordo com o texto anterior.
- Mara vive em uma comunidade:
- Sua brincadeira preferida é:
- Ela gosta de comer:
- Da cultura de seus antepassados ela aprendeu:
6. Observe a foto
-
O patrimônio histórico mostrado na foto está bem preservado? Como é possível identificar isso?
-
Que atitudes as pessoas devem tomar para conservar os patrimônios históricos?