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2 Lugares e paisagens
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Existem diversos tipos de paisagens em diferentes lugares pelo mundo. Vamos conhecer algumas delas?
CONECTANDO IDEIAS
- Que elementos você observa na paisagem da foto?
- No lugar onde você vive existem paisagens semelhantes a esta?
- Conte para os colegas sobre outras paisagens que você observa nos lugares que frequenta.
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1 Diferentes lugares, diferentes paisagens
No lugar onde vivemos podemos observar paisagens com características bem diferentes. Você já observou com atenção como é a paisagem do lugar onde vive? Você sabia que essa paisagem é única, ou seja, ela não se repete em outros lugares?
As fotos a seguir mostram paisagens de diferentes lugares.
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1. Descreva para os colegas como é a paisagem que você observa no lugar onde vive.
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As paisagens
A paisagem é tudo o que podemos ver em um lugar. Além disso, os cheiros, o frio ou o calor que sentimos e os sons que ouvimos também nos auxiliam a perceber a paisagem de um lugar.
Observe a paisagem retratada na foto desta página.
2. Esta paisagem se parece com alguma paisagem que você conhece? Conte aos colegas.
3. O que mais lhe chama a atenção na paisagem desta foto?
Procure saber o que mais chamou a atenção dos colegas.
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ATIVIDADES
1. Imagine que você é a pessoa da foto da página anterior e responda às perguntas a seguir.
-
O que você poderia observar nessa paisagem?
-
Que cheiros você poderia sentir?
-
Que sons você poderia ouvir?
2. Escolha uma paisagem do lugar onde você vive. Perceba os elementos pela observação e também os cheiros, sons e sensações. Depois, desenhe a paisagem no espaço a seguir.
.
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Como percebemos os elementos da paisagem
A paisagem é algo visível e que se destaca aos nossos olhos. No entanto, a paisagem também pode ser percebida por outros sentidos do corpo, como o olfato, o tato e a audição.
Leia a história em quadrinhos a seguir, que mostra como a personagem Dorinha, que é cega, consegue perceber a paisagem do lugar por onde passeia, guiada pelo seu cão-guia.
- cão-guia:
- cachorro treinado para guiar pessoas cegas em diversos ambientes, aumentando a segurança de seu deslocamento
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LER E COMPREENDER
1. Dorinha e seu cão estão passeando em que lugar?
2. Marque um X no sentido do corpo que Dorinha usou para perceber a paisagem.
- Visão.
- Tato.
- Olfato.
- Audição.
3. Quais elementos Dorinha identificou no parque?
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Os elementos da paisagem
A paisagem de cada lugar se diferencia pelos elementos que a compõem. Esses elementos podem ser naturais ou podem ser criados pelos seres humanos. Por isso, podemos dizer que existem paisagens naturais e paisagens culturais.
Paisagens naturais
As paisagens naturais são compostas apenas por elementos que foram criados pela natureza, como rios, lagos, cachoeiras, florestas, montanhas, desertos e praias.
Observe exemplos de paisagens naturais nas fotos a seguir.
A
B
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Paisagens culturais
Nas paisagens culturais há a presença de elementos que foram criados ou construídos pelo ser humano. As construções, as ruas e as avenidas de uma cidade, as lavouras, as indústrias e as estradas são exemplos de elementos culturais. Nas fotos a seguir estão retratados alguns desses exemplos.
C
D
4. Observe as fotos das páginas 48 e 49 e pinte os quadrinhos a seguir com a cor verde para os elementos das paisagens naturais e com a cor azul para os elementos das paisagens culturais.
-
Mar.
-
Praia.
-
Ruas.
-
Floresta.
-
Lavoura.
-
Construções.
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ATIVIDADES
1. Observe as paisagens das fotos a seguir.
A
B
a. Escreva o nome de dois elementos que se destacam:
- na paisagem A:
- na paisagem B:
b. Marque um X na foto que mostra:
· uma paisagem cultural.
Foto A.
Foto B.
· uma paisagem natural.
Foto A.
Foto B.
c. Na paisagem do lugar onde você vive, predominam elementos naturais ou elementos culturais? Dê exemplos.
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2. O texto a seguir se refere aos elementos que os moradores de uma cidade viram, do alto de uma montanha. Leia-o uma vez silenciosamente e depois em voz alta, com os colegas. Procurem no dicionário o significado das palavras que vocês não conheçam.
[...] lá do alto, viram um riacho de águas cristalinas, árvores cheias de frutos, pássaros que não paravam de cantar e uma cidade pequena e muito linda, cheia de casinhas coloridas, com uma casa maior no meio que era onde trabalhava o prefeito.
[...]
Depois da montanha azul, de Christiane Gribel. Ilustrações de Bebel Callage. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001. p. 40
· Anote as palavras do texto de acordo com o quadro a seguir.
Elementos criados pela natureza
Elementos construídos pelo ser humano
3. Marque a letra C para os elementos culturais e a letra N para os elementos naturais dos quadros a seguir.
- Vegetação.
- Lavoura.
- Indústria.
- Estrada.
- Oceano.
- Montanha.
- Ponte.
- Rio.
- Cidade.
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O registro da paisagem
Você comumente observa paisagens pessoalmente ou por fotos. Mas muitas paisagens também são registradas por pinturas em telas.
Artistas que viveram em diferentes épocas retrataram em suas telas paisagens do Brasil. Veja as obras de dois desses artistas.
- Paisagem natural, pintada por Johann Moritz Rugendas, um artista alemão que viajou pelo Brasil no começo do século 19.
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· Paisagem cultural, pintada por Erico Santos, um dos importantes artistas da pintura brasileira atualmente.
Escolha uma paisagem de que você goste e registre-a com um desenho no caderno ou em uma folha de papel.
No seu desenho, procure registrar as principais características da paisagem escolhida, como plantas, rochas, rio, animais, ruas, casas, prédios e praça.
Depois de pronto, apresente seu desenho aos colegas.
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Desenhando a paisagem
Os elementos que observamos em uma paisagem também podem ser representados com desenhos ou esboços feitos à mão livre. Esse tipo de representação é chamado croqui.
Observe os elementos que existem na paisagem da foto a seguir.
Veja como os elementos dessa paisagem foram representados no croqui a seguir.
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ATIVIDADE
1. Observe a paisagem da foto a seguir.
· Agora, faça um croqui dessa paisagem, como o exemplo da página anterior.
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Criando uma legenda
A legenda é uma parte importante das representações, principalmente de croquis, plantas e mapas. Ela traz o significado dos elementos de uma representação, auxiliando o leitor na compreensão e interpretação.
Observe a imagem de parte de um bairro visto de frente e do alto, ou seja, em uma visão oblíqua.
1. Escreva o nome de cinco elementos que você pode observar nessa imagem.
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Veja a seguir o mesmo lugar visto do alto e de cima para baixo, isto é, em uma visão vertical.
2. Observando as imagens das páginas 56 e 57, elabore uma legenda com desenhos que representem os principais elementos desse lugar. Veja o exemplo de dois elementos já representados.
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2 A transformação da paisagem
O ser humano modifica o lugar onde vive. Muitas vezes, essas transformações são realizadas com a finalidade de melhorar esse lugar.
O texto a seguir relata como alguns moradores que viviam perto de um rio modificaram a paisagem do lugar. Leia-o uma vez silenciosamente. Depois, leia em voz alta com os colegas.
De que maneira você transforma o lugar onde você vive?
O rio que nasceu de novo
Era uma vez um rio muito bonito de água tão clara que dava para ver as pedrinhas lá no fundo.
Era gostoso brincar de barquinho, de bola, de boiar em câmara de pneus.
Mas alguém que não queria mais um velho sofá e não tinha onde colocar, jogou-o no rio. Nesse rio tão lindo!
E aos poucos, o rio foi ficando cheio de lixo de todo o tipo e tamanho: garrafas de vidro e de plástico, latas, restos de alimentos, caixa de papelão. Tinha de tudo!
[...]
Vendo tudo isso acontecer, um vizinho pediu ajuda para os outros e começaram a tirar o lixo. Primeiro o lixo miúdo, depois, o entulho das margens.
Tiraram tanto lixo que foi preciso um caminhão para fazer o serviço todo.
[...]
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Agora sim! As ruas estão limpas, as pessoas com saúde e o nosso rio voltou a ser como antes, ou até mais bonito.
Olhe em volta do rio, parece um jardim!
As borboletas coloridas parece que estão dançando.
Fizeram até uma ponte!
Que legal!
O rio que nasceu de novo, de Vera M. C. Casarini. São Paulo: Cetesb, 1998. p. 1-9.
3. Depois de ler o texto, realize as atividades.
a. Qual é o título do texto?
b. Numere a sequência correta das frases a seguir, de acordo com a ordem dos acontecimentos descritos no texto.
- O rio era muito bonito, de águas claras.
- Alguns moradores se uniram e retiraram o lixo que havia sido jogado no rio.
- Ele ficou sujo, pois as pessoas passaram a jogar lixo nele.
- O rio voltou a ficar bonito, ganhou até uma ponte.
c. Que nome você daria a esse rio? Conte aos colegas.
d. Em casa, leia esse texto com seus pais ou responsáveis. Pergunte se gostaram do texto e se existe algum lugar nos arredores de onde vocês vivem que poderia passar por uma transformação como a do rio que nasceu de novo.
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O ser humano transforma as paisagens
O ser humano modifica as paisagens do lugar onde vive para atender às suas necessidades e interesses. Essas modificações podem ser observadas tanto no campo quanto nas cidades.
Transformações nas paisagens das cidades
O ser humano transforma as paisagens das cidades quando:
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Transformações nas paisagens do campo
O ser humano modifica as paisagens do campo quando:
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As paisagens ao longo do tempo
As transformações que o ser humano promove nas paisagens podem acontecer em ritmos diferentes, ou seja, podem ocorrer em pouco tempo ou ao longo de muitos anos.
Transformações rápidas
Algumas paisagens passam por transformações rápidas, são modificadas em pouco tempo.
As imagens a seguir mostram uma plantação de trigo pronta para ser colhida (foto A). Poucos meses depois, o agricultor já havia realizado uma nova plantação, dessa vez, de soja (foto B).
A
B
4. Identifique a transformação que ocorreu nessa paisagem.
5. Identifique também os elementos que não foram alterados.
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Transformações lentas
Algumas paisagens são transformadas lentamente, ou seja, as modificações são promovidas pelo ser humano ao longo de muitos anos. Observe um exemplo nas imagens a seguir.
6. Compare as imagens e identifique as transformações que ocorreram na paisagem da Avenida Paulista ao longo do tempo.
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ATIVIDADES
1. Observe a imagem a seguir. Ela apresenta uma paisagem sendo transformada pelo trabalho das pessoas.
De acordo com as transformações retratadas na imagem anterior, marque a letra V para as alternativas verdadeiras e a letra F para as alternativas falsas.
- No quadrante 3C a colheitadeira está colhendo a lavoura. ___
- No quadrante 2B está sendo construída uma pnte sobre o lago. ___
- No quadrante 1C os trabalhadores estão construindo uma casa. ___
- No quadrante 2A os trabalhadores estão asfaltando uma rua. ___
- No quadrante 2C os trabalhadores estão construindo uma indústria. ___
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2. Observe as fotos a seguir.
A
B
-
Qual dessas paisagens está sendo transformada pela atividade agrícola e com qual finalidade?
-
Qual dessas paisagens está sendo transformada para a duplicação de estrada e com qual finalidade?
3. Em seu caderno, desenhe uma transformação causada pelos seres humanos na paisagem do lugar onde você vive. Depois, descreva a transformação ocorrida e indique se essa paisagem foi transformada de maneira lenta ou de maneira rápida.
Transformação rápida:
Transformação lenta:
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3 Natureza e paisagem
As montanhas, os rios, as florestas, os mares e os desertos são alguns exemplos de elementos da natureza que tornam uma paisagem diferente de outra. Veja as paisagens das fotos a seguir.
A
1
B
3
C
2
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D
E
F
1. Observe novamente as fotos das páginas 66 e 67 e identifique quais elementos naturais mais se destacam em cada uma das paisagens.
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A ação da natureza na transformação da paisagem
As paisagens também são transformadas e diferenciadas pela ação dos elementos da natureza, como a luz e o calor do Sol, o vento, a água das chuvas, dos rios e dos mares. Veja os exemplos a seguir.
A ação das águas das chuvas
Nas fotos a seguir, é possível observar como a paisagem de um lugar pode ser modificada pela água das chuvas. Esse exemplo mostra a vegetação da Caatinga em duas épocas do ano: no período das secas e no período das chuvas.
- Caatinga:
- vegetação adaptada à falta de água, típica da Região Nordeste do Brasil
2. Como é possível perceber a ação da água das chuvas? Justifique sua resposta.
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A ação das águas dos rios
As águas dos rios também podem transformar as paisagens. O nível das águas de um rio, por exemplo, pode aumentar na época das chuvas e diminuir na época mais seca.
Os rios também se deslocam, naturalmente, em direção às partes mais baixas do terreno. Nesse movimento, a força das águas remove pequenas partículas de solo que podem, ao longo do tempo, formar vales profundos no relevo, chamados cânions.
A ação da água do mar
As águas do mar são responsáveis por transformar grande parte das paisagens litorâneas. Muitas praias, por exemplo, são formadas pelos grãos de areia trazidos pelas águas do mar.
O movimento e a força das ondas do mar, por sua vez, ao baterem constantemente nas rochas, provocam o desgaste dessas formações, dando origem a paredões, chamados falésias.
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A ação dos ventos
Os ventos podem transportar uma grande quantidade de materiais, como areia e poeira.
Em lugares onde existem dunas, a força dos ventos carrega os finos grãos de areia, deslocando-as constantemente de um lugar para o outro. Veja o exemplo a seguir.
- dunas:
- montes de areia que se formam pela ação dos ventos
AÇÃO DA NATUREZA AO LONGO DO TEMPO
Em alguns lugares, é possível perceber como o vento e a água atuam sobre a paisagem ao longo do tempo.
Um exemplo é o Parque Estadual de Vila Velha, no estado do Paraná, onde algumas formações rochosas foram esculpidas pelo vento e pela água ao longo de muitos anos. O parque se destaca por suas esculturas rochosas, como a da foto, que se parece com a forma de uma taça.
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ATIVIDADES
1. Marque um X em um ou mais elementos naturais que você observa atuando na transformação da paisagem do lugar onde você vive.
- Rios.
- Chuvas.
- Ventos.
- Água do mar.
2. Escreva sobre alguma transformação provocada pela ação da natureza no lugar onde você vive, seja rápida ou lenta.
a. Qual elemento da natureza foi responsável pela alteração da paisagem?
b. Que transformação ocorreu?
c. A transformação que você observou ocorreu de maneira lenta ou rápida? Como você chegou a essa conclusão?
d. Faça um desenho para mostrar a transformação da paisagem que você observou.
e. No caderno, descreva a transformação que você desenhou. Depois, leia seu texto em voz alta para os colegas.
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CIDADÃO DO MUNDO Ocupação de morros e deslizamentos de terra
Em algumas cidades do Brasil, onde predominam formas de relevo com morros, é possível observar a derrubada de árvores para a construção de moradias em encostas.
Na época em que as chuvas ocorrem com mais intensidade, as encostas ficam muito encharcadas. Como não há raízes de árvores que ajudam a fixar o solo, a água penetra, aumentando os riscos de deslizamentos de terra.
Quando isso ocorre, porções pesadas de terra escorregam morro abaixo, levando tudo o que encontram pela frente. Além de grandes perdas materiais, essas tragédias provocam a morte de pessoas que acabam soterradas pelos escombros.
- encosta:
- terreno inclinado
1. Você já tomou conhecimento de algum deslizamento de terra?
2. Em sua opinião, o que leva as pessoas a morarem em encostas de morros?
3. Como os problemas dos deslizamentos poderiam ser evitados? Verifique a opinião dos colegas.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Complete as frases com as palavras dos quadros.
- culturais
- paisagem
- cidades
- naturais
- florestas
- A é tudo aquilo que podemos ver, perceber, sentir e ouvir em um lugar.
- As paisagens apresentam elementos como rios, praias, montanhas e .
- As paisagens apresentam elementos construídos pelo ser humano, como lavouras, estradas, construções e .
2. Complete a tabela escrevendo os nomes dos elementos que você observa em cada paisagem.
A
B
Paisagem A | Paisagem B |
---|---|
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3. Marque os sentidos do corpo às percepções que cada um deles nos permite ter diante de diferentes paisagens.
- Audição
- Visão
- Olfato
- Tato
- Vi um ninho de passarinho na copa de uma árvore.
- O barulho do mar na praia me deixa mais tranquilo.
- Tomei um susto quando senti a água gelada ao entrar na cachoeira.
- Que delícia sentir o cheiro das flores daquele jardim!
4. Observe as fotos mostradas a seguir e descreva quais são as transformações que estão ocorrendo em cada paisagem e os motivos pelos quais elas estão sendo transformadas.
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5. Escreva, no caderno, dois exemplos que mostram de que maneira o ser humano provoca transformações:
- nas paisagens das cidades.
- nas paisagens do campo.
6. Escreva a cor no de cada foto conforme indicado a seguir.
Relacione as letras de cada paisagem apresentada anteriormente às frases a seguir.
A
B
C
D
- Os ventos podem atuar na transformação de uma paisagem transportando os finos grãos de areia de um lugar para outro.
- As ruas e avenidas de uma cidade podem se transformar com o surgimento de novos e modernos edifícios no lugar de antigas construções.
- O movimento e a força das águas dos rios atuam na transformação das paisagens, desgastando lentamente as rochas.
- Uma paisagem rural pode ser rapidamente transformada com a substituição de uma lavoura por outro cultivo.