76
3 O trabalho e seus produtos
77
Nosso dia a dia está repleto de muitos produtos feitos por meio do trabalho de muitas pessoas. Você já havia pensado sobre isso?
CONECTANDO IDEIAS
- Qual trabalho a obra de arte está representando?
- Qual produto é obtido por esse tipo de trabalho?
- Pense em outros tipos de trabalho que fazem parte do seu dia a dia.
78
1 Trabalho e trabalhadores
Você sabia que tudo o que consumimos em nosso dia a dia é produzido pelo trabalho de diferentes pessoas? Chamamos de trabalho todas as atividades realizadas pelas pessoas com o objetivo de suprir alguma necessidade.
Podemos observar o trabalho das pessoas nos mais variados lugares, como lojas do comércio, escolas, hospitais, restaurantes, bancos, fábricas e fazendas. Veja alguns exemplos.
A
B
C
D
79
E
F
1. Relacione as fotos das páginas 78 e 79 com o nome de cada profissão que elas representam.
- Professor.
- Policial.
- Costureira.
- Agricultor.
- Mecânico.
- Enfermeira.
2. Complete corretamente as frases com os nomes das profissões vistas anteriormente.
- O cuida da segurança das pessoas.
- O orienta a aprendizagem de crianças, jovens e adultos.
- A produz e ajusta roupas.
- O cultiva diversos tipos de alimentos.
- A cuida da saúde das pessoas.
- O conserta vários tipos de automóveis.
3. Converse com os colegas sobre a importância do trabalho de cada profissional mostrado nessas fotos.
80
Por que as pessoas trabalham?
A maioria das pessoas trabalha em troca de uma remuneração, ou seja, de uma quantia em dinheiro.
Com o dinheiro que recebem pelo seu trabalho, as pessoas precisam adquirir o que necessitam, como alimentos, roupas, calçados, além de pagar despesas diversas (moradia, transporte, lazer, etc.).
E QUANDO NÃO HÁ EMPREGO?
Atualmente, o desemprego é um problema que atinge muitas pessoas em nosso país.
Sem emprego, as pessoas podem ter dificuldades para suprir suas necessidades básicas, como comprar alimentos e roupas.
Há casos de pessoas que, sem emprego, procuram ocupações informais e passam a trabalhar como vendedores ambulantes, catadores de materiais recicláveis, entre outras atividades. O trabalho informal é aquele exercido pelas pessoas que não possuem registro em carteira.
- registro em carteira:
- registro que caracteriza o trabalho formal e garante ao trabalhador vários direitos, como férias remuneradas, 13o salário, entre outros benefícios
81
ATIVIDADES
1. De acordo com o que você estudou, quais as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores que ficam desempregados?
2. Com a ajuda do professor, de seus pais ou responsáveis, pesquisem algumas manchetes de jornais, revistas ou sites da internet, relacionadas ao desemprego no município em que vivem ou em outros lugares do nosso país. Copie uma ou duas manchetes pesquisadas nas linhas a seguir. Não esqueça de anotar a fonte de pesquisa.
Pense na importância dos trabalhadores que você observa em seu dia a dia. Valorize o trabalho de todas as pessoas!
82
CIDADÃO DO MUNDO O trabalho voluntário
Você sabia que nem todas as pessoas trabalham em troca de uma remuneração em dinheiro? Essas pessoas realizam um trabalho voluntário, ou seja, fazem seu trabalho em troca do bem-estar de outras pessoas, pelo amor ao próximo e pela satisfação de ajudar.
O trabalho voluntário pode envolver atividades como cuidar de pessoas doentes, participar de projetos que defendem a natureza ou promover a doação de alimentos e roupas para pessoas carentes.
Veja os exemplos a seguir.
83
1. Em sua opinião, qual é a recompensa que essas pessoas recebem pelo trabalho voluntário que realizam?
2. De que maneira você gostaria de ajudar outras pessoas?
3. Converse com os colegas sobre como vocês poderiam organizar um trabalho voluntário na escola.
84
ATIVIDADES
1. Com a ajuda do professor, dos seus pais ou responsáveis, pesquisem na internet um exemplo de trabalho voluntário. Escreva um pequeno texto explicando a principal atividade desenvolvida nesse trabalho. Depois, cole uma imagem ou faça um desenho representando a atividade que você descreveu.
85
O trabalho infantil e os direitos das crianças
Muitas crianças vivem a triste realidade de trabalhar para ajudar no sustento da família. Desse modo, muitas delas deixam de frequentar a escola, de brincar e de realizar outras atividades que fazem parte da infância.
Estudar e brincar estão entre os diversos direitos das crianças, que são estabelecidos por lei. Veja os diversos direitos assegurados pela Declaração dos Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (ONU), para todas as crianças do mundo.
No Brasil, os direitos das crianças são estabelecidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
· Em sua opinião, os direitos da criança estão sendo respeitados no Brasil? Responda com base em situações que você observa em seu dia a dia ou pergunte para seus familiares.
86
CIDADÃO DO MUNDO Combatendo o trabalho infantil
O trabalho infantil deve ser combatido no Brasil, assim como nos demais países do mundo.
Mesmo proibido por lei, o trabalho infantil é uma situação vivida por muitas crianças em nosso país, tanto nas cidades quanto nas áreas rurais.
Por conta do trabalho que realizam, muitas dessas crianças não podem brincar nem estudar. Além disso, o trabalho afeta a saúde e o bem-estar delas, causando cansaço e dores no corpo.
Veja alguns problemas que as crianças podem sofrer.
1. Você já observou alguma situação de trabalho infantil no lugar onde vive?
2. Converse com os colegas sobre o que poderia ser feito para acabar com esse problema.
87
ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
1. Leia a manchete a seguir. Depois, responda às questões.
Trabalho infantil no campo prejudica crianças brasileiras
Disponível em: https://oeds.link/uHdoRU. Acesso em: 24 jun. 2021.
-
a. De que assunto a manchete está tratando?
-
b. Em sua opinião, por que combater o trabalho infantil é importante?
-
c. Elabore um texto na forma de manchete de jornal que incentive o combate ao trabalho infantil e escreva no espaço a seguir.
88
2 As atividades e os produtos do campo
Em nosso dia a dia, utilizamos diferentes tipos de produtos obtidos por meio das atividades realizadas no campo.
O trabalho realizado no espaço rural caracteriza-se predominantemente pela realização de algumas atividades. Veja.
- Agricultura: atividade que envolve o cultivo de lavouras, como milho, arroz, feijão, café, soja, cana-de-açúcar, algodão, frutas (laranja, uva, melancia, etc.).
- Pecuária: atividade de criação de diversos tipos de animais, como bovinos (bois e vacas), suínos (porcos e porcas), caprinos (cabras e bodes), ovinos (ovelhas e carneiros) e aves (frangos, galinhas, patos, marrecos e avestruzes).
89
- Extrativismo: atividade que consiste na retirada de alguns tipos de materiais da natureza, como madeira e palmito retirados de florestas; ferro e ouro extraídos do subsolo; peixes retirados de rios e mares.
- subsolo:
- camada da superfície terrestre localizada abaixo do solo
A PISCICULTURA
A criação de peixes em tanques, açudes ou represas é chamada piscicultura. Os peixes criados destinam-se à alimentação das pessoas e também ao repovoamento de rios. Essa atividade vem crescendo cada vez mais no Brasil.
Em alguns municípios, os peixes criados em piscicultura são destinados aos pesque-pague, locais utilizados por muitas pessoas como áreas de lazer.
90
ATIVIDADES
1. Substitua os números por letras e descubra as profissões de algumas pessoas que trabalham na agricultura e na pecuária.
1 | 3 | 6 | 9 | 12 | 14 | 15 | 16 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 26 |
a | c | f | i | l | n | o | p | r | s | t | u | v | z |
a. Pessoa que trabalha na criação de abelhas.
1 | 16 | 9 | 3 | 21 | 12 | 20 | 15 | 18 |
b. Pessoa que trabalha na criação de porcos.
19 | 21 | 9 | 14 | 15 | 3 | 21 | 12 | 20 | 15 | 18 |
c. Pessoa que trabalha no cultivo de frutas.
6 | 18 | 21 | 20 | 9 | 3 | 21 | 12 | 20 | 15 | 18 |
d. Pessoa que trabalha no cultivo de arroz.
18 | 9 | 26 | 9 | 3 | 21 | 12 | 20 | 15 | 18 |
2. Com a ajuda do professor, de seus pais ou responsáveis, pesquisem em dicionários ou na internet o significado de cada atividade a seguir.
- Ranicultura:
- Sericicultura:
- Minhocultura:
91
3. Relacione cada atividade econômica à foto correspondente.
A Agricultura. P Pecuária. E Extrativismo.
4. Encontre e contorne no diagrama os nomes dos tipos de criação de animais mostrados nas imagens a seguir. Depois, leia as palavras em voz alta com os colegas.
92
Os produtos da agricultura
Consumimos vários produtos que são obtidos por meio da agricultura. Podemos consumir esses produtos em seu estado natural, ou seja, quando não passaram por nenhum tipo de transformação. Veja o exemplo ao lado.
Outros produtos são consumidos após passarem por algum tipo de beneficiamento, no qual podem ser lavados, descascados, cortados ou embalados. Veja o exemplo.
Muitos dos produtos naturais também são transformados em outros produtos que consumimos em nosso dia a dia. Em geral, esses produtos são fabricados nas indústrias. Veja alguns exemplos.
93
ATIVIDADES
1. Observe a foto a seguir. Depois, classifique cada tipo de produto.
Estado natural
Beneficiados
Transformados
2. Escreva o nome de alguns produtos que você e sua família consomem em casa que estejam:
- em estado natural:
- beneficiados:
- transformados:
94
Os produtos da pecuária
A atividade da pecuária envolve a criação de diversos tipos de animais. Cada criação é destinada à obtenção de diferentes tipos de produtos.
Veja, a seguir, exemplos de criações e de alguns produtos derivados de cada uma delas.
95
Os produtos do extrativismo
A atividade extrativa é dividida em três tipos: vegetal, mineral e animal. Em alguns casos, essa atividade é praticada de maneira rudimentar, ou seja, as tarefas são realizadas manualmente e com a utilização de instrumentos simples.
Veja os exemplos a seguir.
96
ATIVIDADES
1. Pinte as palavras do quadro, conforme indicado a seguir.
Arroz. |
Carne. |
Ovos. |
Couro. |
Ouro. |
Milho. |
Tomate. |
Látex. |
Madeira. |
2. Relacione cada uma das imagens a seguir ao tipo de extrativismo a que se refere.
A Extrativismo animal. B Extrativismo vegetal. C Extrativismo mineral.
97
3. Escreva o nome da atividade responsável pela obtenção dos produtos mostrados nas fotos a seguir.
Açaí.
Frutas, legumes e verduras.
Carne bovina.
Anel de ouro e diamantes.
4. Complete a tabela escrevendo os nomes dos produtos do seu dia a dia obtidos por meio das atividades a seguir.
Agricultura | Pecuária | Extrativismo |
---|---|---|
98
3 As atividades da cidade
A indústria, o comércio e a prestação de serviços são atividades econômicas realizadas principalmente no espaço urbano. Vamos conhecer um pouco mais sobre essas atividades.
Indústria
A indústria é a atividade econômica que realiza a transformação de matérias-primas em produtos industrializados. Matéria-prima é todo produto utilizado como base para a fabricação ou elaboração de outros produtos. Veja alguns exemplos.
- Indústria têxtil: utiliza os fios do algodão e de outros materiais para produzir tecidos e linhas.
- Indústria de vestuário: utiliza o tecido para a fabricação de roupas.
- Indústria de laticínios: utiliza o leite para a fabricação de queijos e iogurtes.
99
Matéria-prima e produtos
As matérias-primas utilizadas nas indústrias para a fabricação de diferentes produtos podem ser de origem vegetal, animal ou mineral. Observe no quadro a seguir algumas matérias-primas e os produtos industrializados obtidos com a sua transformação.
Matéria-prima | Produto industrializado | |
Vegetal | ||
Animal | ||
Mineral |
MATÉRIAS-PRIMAS TAMBÉM SÃO PRODUZIDAS NAS INDÚSTRIAS
As atividades econômicas realizadas no campo fornecem grande parte das matérias-primas que servem para a fabricação de diferentes produtos. Muitos produtos industrializados também podem servir como matérias-primas. Veja o exemplo do trigo e da farinha de trigo.
100
ATIVIDADES
1. Leia as palavras do quadro em voz alta, com os colegas. Depois, encontre-as no diagrama a seguir.
-
- milho
- ouro
- leite
- carne
- algodão
- couro
- café
- prata
- ferro
- Preencha os quadros a seguir com as palavras que você encontrou no diagrama, de acordo com a origem de cada produto.
Origem vegetal.
Origem animal.
Origem mineral.
101
2. Relacione a principal matéria-prima utilizada na fabricação de cada produto das imagens a seguir.
3. Complete as frases com as palavras do quadro.
mineral · algodão · leite
- O é uma matéria-prima de origem vegetal, muito utilizada na produção de tecidos.
- O , principal matéria-prima do queijo, é um produto de origem animal.
- O alumínio é uma matéria-prima muito utilizada na fabricação de panelas. Esse material é de origem
102
Comércio
O comércio é a atividade que consiste na compra e venda ou troca de produtos. O produto que é comercializado recebe o nome de mercadoria.
Em geral, nas cidades, ficam localizados os mais variados tipos de estabelecimentos comerciais, como lojas, supermercados, farmácias, açougues, restaurantes, padarias, etc.
Quanto maior é a quantidade de habitantes de uma cidade, mais diversificado e movimentado é o seu comércio. Veja um exemplo na foto.
Prestação de serviços
A prestação de serviços é um tipo de atividade baseada nas habilidades e nos conhecimentos de determinados profissionais, como dentistas, fisioterapeutas, costureiras, taxistas, encanadores, etc.
Nas cidades existem diversos estabelecimentos destinados à prestação de serviço, como escolas, consultórios médicos e oficinas mecânicas.
103
O trabalho e os produtos do nosso dia a dia
Em sua moradia, você já viu como se faz um bolo, um pão ou uma sobremesa? Para fazê-los, é preciso separar os ingredientes e prepará-los de acordo com uma receita.
Mas você já imaginou quantas pessoas trabalharam para produzir os ingredientes utilizados na preparação dessa receita?
Veja, no exemplo a seguir, como o trabalho de várias pessoas está envolvido na produção dos ingredientes necessários para o preparo de um pão de queijo.
104
ATIVIDADES
1. Marque as atividades econômicas correspondentes.
- Prestação de serviços. ; ;
- Comércio. ; ; ; ;
- Indústria. ;
- Feira livre.
- Loja de móveis.
- Fábrica de brinquedos.
- Banco.
- Restaurante.
- Escola.
- Supermercado.
- Consultório médico.
- Shopping Center.
- Fábrica de sapatos.
2. Escreva o nome de um estabelecimento do seu município que seja:
- industrial:
- comercial:
- prestador de serviços:
105
3. Augusto e sua mãe precisam comprar diversos produtos. Relacione alguns desses produtos aos estabelecimentos comerciais onde eles poderão comprá-los.
- Loja de roupas e calçados.
- Papelaria.
- Padaria.
- Loja de roupas e calçados.
- Papelaria.
- Padaria.
106
4. Escreva o nome da atividade econômica que produz cada ingrediente utilizado na receita do pão de queijo. Alguns ingredientes podem ser resultado de mais de uma atividade.
Ovos:
Leite:
Manteiga:
Queijo:
Polvilho:
Sal:
Óleo vegetal:5. Observe as fotos de dois produtos a seguir. Depois, pesquise na internet o nome de um ou mais profissionais que trabalham em sua produção.
107
ARTESANATO
O artesanato é a arte e a técnica de produzir objetos manualmente, em alguns casos, com o auxílio de ferramentas simples.
A atividade do artesanato é muito praticada no Brasil. Existem vários tipos de produtos artesanais feitos com as mais diferentes matérias-primas, como argila, madeira, fibras e couro. Veja.
Argila
Fibras
Rendas e bordados
108
PARA SABER FAZER
Produzindo um artesanato
Podemos fazer artesanatos para serem usados como luminárias, enfeites de mesa e enfeites de árvores de Natal. Veja um exemplo.
MATERIAIS NCESSÁRIOS
- bexigas
- rolo de barbante
- cola branca
- prato de plástico
- glitter
- tinta (cor de sua preferência)
- palito de dente
PASSO A PASSO
1 Encher as bexigas do tamanho que quiser.
2 Colocar cola branca em um prato de plástico.
3 Se quiser a bola colorida, misturar tinta à base de água com a cola.
4 Passar o barbante pela cola e ir enrolando em volta da bexiga até que ela esteja quase totalmente coberta pelo barbante. O barbante deve ser enrolado na bexiga como se fosse um novelo.
5 Depois que o barbante estiver seco, estourar a bexiga que está dentro da bola, usando o palito de dente.
6 Decorar com glitter ou como quiser.
AGORA É COM VOCÊ!
Construa objetos para serem usados como enfeite em sua moradia ou na escola, seguindo os passos indicados.
109
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Complete as frases com as palavras do quadro a seguir.
trabalho voluntário · desempregado · trabalho · trabalho informal
- Trabalho exercido pelas pessoas que não possuem registro em carteira:
- Pessoa que busca emprego e não consegue encontrar uma vaga no mercado de trabalho:
- Atividade realizada sem remuneração, apenas em troca do bem-estar de outras pessoas, pelo amor ao próximo e pela satisfação de ajudar:
- Todas as atividades realizadas pelas pessoas com o objetivo de suprir alguma necessidade:
2. Observe o cartaz apresentado
-
a. O cartaz trata de qual assunto que estudamos nesta unidade?
-
b. Em sua opinião, o trabalho infantil deve ser combatido? Por quê?
3. Cite três exemplos de trabalho voluntário que as pessoas podem realizar no dia a dia.
110
4. Crie uma legenda para cada uma das fotos a seguir, destacando a importância do trabalho realizado pelas pessoas retratadas.
5. Complete a tabela a seguir escrevendo nomes de produtos obtidos em cada atividade econômica.
Agricultura | Pecuária | Extrativismo |
---|---|---|
111
6. Marque as matérias-primas aos produtos em que elas são utilizadas.
- Madeira.
- Leite.
- Algodão.
- Trigo.
- Milho.
- Argila.
- Queijo.
- Tecido.
- Papel.
- Fubá.
- Tijolo.
- Pão.
7. Leia a manchete a seguir.
Desemprego bate recorde histórico no trimestre encerrado em fevereiro
Disponível em: https://oeds.link/VGJ26l audio/2021-04/desemprego-bate-recorde-historico-no-trimestre-encerrado-em-fevereiro. Acesso em: 1o jun. 2021.
-
a. Qual é o assunto destacado na manchete?
-
b. De que maneira o desemprego afeta a vida dos trabalhadores e de suas famílias?
-
c. Em sua opinião, a geração de empregos é importante para a população de um país? Por quê?