112
4 A natureza e seus recursos
113
Os recursos da natureza estão presentes em diversas atividades que realizamos em nosso dia a dia.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esses recursos.
CONECTANDO IDEIAS
- Que elementos da natureza você observa na foto?
- Quais desses elementos você utiliza em seu dia a dia?
114
1 Os recursos naturais
Os recursos naturais são elementos extraídos da natureza que podem ser utilizados pelo ser humano. A água, o solo e as florestas são alguns desses recursos. Veja os exemplos a seguir.
A água é um recurso da natureza utilizado para diferentes finalidades: no consumo humano, na agropecuária para irrigação de lavouras e cuidados com os animais, nas indústrias, na geração de energia em usinas hidrelétricas, entre outros.
- irrigação:
- sistema de aguar plantas artificialmente
O solo é um recurso utilizado, por exemplo, para atividades como a agropecuária, que fornece grande parte dos alimentos que consumimos.
Do subsolo, ou seja, da camada localizada abaixo da superfície terrestre, o ser humano extrai vários recursos, como ferro, cobre, carvão mineral, petróleo, ouro, prata e pedras preciosas. Esses recursos são transformados em muitos produtos que utilizamos em nosso dia a dia.
115
Das florestas, o ser humano explora recursos como a madeira das árvores, utilizada para a fabricação de móveis, nas construções, entre outras finalidades. Diversos outros produtos, como frutos, castanhas e resinas, também são explorados nas florestas.
O vento é um recurso natural que pode ser aproveitado para a geração de energia elétrica. Essa energia é obtida a partir da construção de usinas eólicas, como a que podemos observar na imagem.
A luz solar é um recurso que pode ser aproveitado para a geração de energia elétrica. Nas usinas solares, os painéis captam a luz solar, transformando-a em energia elétrica.
116
ATIVIDADES
1. Utilize as palavras do quadro e escreva o nome do recurso natural mostrado em cada foto. Escreva como cada um desses recursos pode ser utilizado. Depois, leia seu texto para os colegas.
floresta · solo · água · luz solar
117
2. Relacione os objetos aos recursos naturais correspondentes.
A
B
C
D
118
2 Os problemas ambientais
As manchetes a seguir tratam de assuntos que aparecem com frequência nos meios de comunicação. Leia-as.
Despejo irregular de lixo atrapalha fluxo de córrego no Porto Novo
Disponível em: https://oeds.link/NdOGyt. Acesso em: 23 jun. 2021.
Guarda Municipal flagra ação de desmatamento e apreende máquinas
Disponível em: https://oeds.link/xC7YT9. Acesso em: 23 jun. 2021.
- Você já observou algum dos problemas ambientais apresentados nas manchetes no lugar onde mora?
O desenvolvimento de grande parte das atividades econômicas realizadas pelo ser humano depende diretamente da exploração dos recursos naturais.
No entanto, o aumento excessivo da exploração desses recursos, assim como a forma predatória em que as atividades são realizadas, vêm causando inúmeros problemas ambientais, como os destacados nas manchetes anteriores.
Nas páginas seguintes, vamos conhecer alguns problemas ambientais causados pela exploração inadequada dos recursos naturais.
119
Os problemas ambientais no campo
A forma como muitas atividades econômicas do campo são realizadas tem causado muitos problemas ambientais.
Entre esses problemas estão os desmatamentos, as queimadas, a contaminação dos solos e dos cursos d'água, e também a erosão dos solos e o assoreamento dos rios e lagos. Veja a seguir.
Desmatamentos
Extensas áreas de florestas vêm sendo derrubadas para a retirada de madeira ou para serem substituídas por lavouras e pastagens. Com a derrubada dessas florestas, muitas espécies de plantas e animais correm o risco de serem extintas.
Queimadas
Em muitas áreas rurais do nosso país, a prática da queimada é realizada para a ampliação das áreas de lavoura e criação de animais. Embora proibidas no Brasil, as queimadas continuam sendo realizadas, causando a devastação da vegetação natural, dos animais silvestres, além da poluição do ar.
120
Contaminação do solo e de rios
A aplicação inadequada e excessiva de produtos químicos nas lavouras, como agrotóxicos e fertilizantes, contamina o solo e os alimentos. Além disso, as chuvas podem carregar os restos desses produtos que ficam nas lavouras e no solo para rios e lagos, contaminando suas águas.
Erosão e assoreamento
Com a retirada da vegetação para a formação de pastagens e lavouras, o solo fica mais exposto à erosão, que acontece com a ação das chuvas e dos ventos, que o desgasta, um problema que empobrece o solo, causando a destruição das matas ciliares e o assoreamento de rios e lagos.
- assoreamento:
- acúmulo de materiais como terra, areia e lixo no fundo de rios e lagos
AS MATAS CILIARES
As matas ciliares são árvores e outros tipos de plantas localizadas nas margens de rios e lagos. Essas matas funcionam como protetoras naturais de nascentes e cursos d'água, impedindo a ação da erosão e do assoreamento.
121
OS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE DO CAMPO
O mau uso de algumas técnicas, como a aplicação inadequada de agrotóxicos nas lavouras, o desmatamento, o uso intenso de irrigação e a ausência de práticas voltadas para a conservação dos solos e dos rios, pode causar prejuízos ao meio ambiente.
Observe, na imagem a seguir, como o mau uso ou o uso adequado de técnicas na área rural pode tornar paisagens bem diferentes entre si.
- técnicas:
- habilidades ou ferramentas desenvolvidas pelo ser humano que permitem realizar uma determinada atividade
- Converse com os colegas sobre as principais diferenças existentes na paisagem de cada propriedade rural mostrada.
122
ATIVIDADES
1. Encontre, no diagrama, quatro problemas ambientais que ocorrem nas áreas rurais.
2. Complete as frases com as palavras do quadro e descubra algumas ações que podem proteger a natureza.
vegetação · agrotóxicos · ciliares · reflorestamento · pessoas
- Os devem ser utilizados sob orientação de um agrônomo e, se possível, devem ser substituídos por produtos que não prejudicam a saúde das e dos animais.
- A conservação das matas é importante para proteger os cursos d'água e as suas nascentes.
- Evitar as queimadas, os desmatamentos e promover o são algumas das maneiras de conservar a e os animais que nela habitam.
123
3. Identifique os problemas ambientais representados em cada foto.
124
Problemas ambientais nas cidades
Nas áreas urbanas, o desenvolvimento das atividades do ser humano também causa diversos problemas ambientais.
Entre esses problemas estão a poluição do ar, a poluição dos cursos d'água e a produção intensa de resíduos (lixo). Veja a seguir.
Poluição do ar
A emissão de fumaça e gases tóxicos, lançados principalmente pelas chaminés de indústrias e pelos escapamentos dos automóveis, causa a poluição do ar. Esse tipo de poluição é prejudicial, pois afeta a saúde das pessoas, podendo provocar diversos tipos de doenças de pele e respiratórias.
Poluição das águas
O despejo de esgotos e os resíduos domésticos e industriais lançados sem tratamento nos rios e córregos que percorrem as cidades provoca a contaminação dos peixes e do ser humano, causando diversos tipos de doenças.
125
Produção de resíduos (lixo)
O depósito inadequado dos resíduos sólidos (lixo) pode causar uma série de problemas ao ambiente, como a poluição do solo e dos rios. Nas cidades, é comum observar situações de descarte de lixo nas margens de córregos e em terrenos vazios, por exemplo. Além de afetar o meio ambiente, o lixo atrai animais e insetos, como ratos e baratas, que são transmissores de diversas doenças aos seres humanos.
ATERRO SANITÁRIO
A maneira mais correta de descartar os resíduos sólidos é nos aterros sanitários. Neles, as camadas de lixo são depositadas e compactadas de modo que não ocorra a poluição do solo, do subsolo nem das águas próximas.
Isso porque os aterros sanitários são preparados com materiais que impermeabilizam o solo, tubos que recolhem os líquidos em locais adequados e canalizações que eliminam os gases gerados pela decomposição do lixo.
126
ATIVIDADES
1. Converse com os colegas e o professor sobre os problemas que podem ser observados na foto a seguir e pensem em algumas soluções para mudar essa realidade. Depois, responda às questões a seguir.
a. O que deve ser feito para resolver esse problema ambiental?
b. Pesquise em jornais, revistas ou na internet um exemplo de atitude tomada por pessoas para cuidar do meio ambiente em uma cidade. Faça as anotações a seguir.
127
2. Marque os problemas ambientais que ocorrem nas áreas urbanas às suas causas e consequências.
- Despejo de esgotos domésticos. e
- Emissão de fumaça por chaminés de indústrias. e
- Descarte de lixo nas margens de córregos. e
- Emissão de fumaça por automóveis. e
- Despejo de esgotos industriais. e
- Descarte de lixo em terrenos vazios. e
- Poluição do ar.
- Poluição das águas.
- Produção de resíduos.
- Proliferação de animais, como ratos e baratas.
- Doenças de pele e respiratórias.
- Contaminação dos peixes e dos seres humanos.
128
CIDADÃO DO MUNDO Os povos indígenas e a natureza
Os povos indígenas também fazem uso da natureza e dela exploram os recursos necessários para obter seus alimentos, construir suas moradias e realizar suas atividades.
Porém, de acordo com seu modo de vida, eles sabem que a sobrevivência do seu povo depende diretamente da natureza e, por isso, fazem uso de seus recursos, procurando conservá-la.
O texto a seguir descreve como alguns povos indígenas aproveitam os recursos da natureza.
Vida junto com a floresta
A nossa riqueza está na terra.
Na terra podemos formar nossas aldeias.
Podemos cultivar nossas roças.
Nos rios, igarapés e lagos podemos pescar.
- Com a madeira das árvores alguns povos indígenas constroem casas, canoas, arcos, flechas e utensílios domésticos.
- Com os cipós retirados das árvores, os indígenas fazem redes de dormir, esteiras, cestos e adornos, como pulseiras e colares.
- Das plantas, os indígenas também extraem as tintas naturais usadas para pintar o corpo e decorar objetos.
129
Na floresta que cobre a terra tem
caça, remédios, frutas.
Tem madeira para construir a casa.
E madeira para construir a canoa.
Tem materiais para fabricar
os objetos da casa,
os brinquedos e os enfeites,
as tintas para pintar.
Tem materiais para fazer a festa,
as máscaras e os instrumentos musicais,
para fazer música.
Da floresta vêm as histórias para contar
e os espíritos que ajudam a curar.
Nossa vida anda junto com a floresta.
[...]
O livro das árvores, organizado por Jussara Gomes Gruber. 2. ed. Amazonas: Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues, 1997. p. 70.
LER E COMPREENDER
- De acordo com o texto, cite duas maneiras como os elementos da natureza estão presentes na vida dos indígenas.
- De acordo com o texto, a natureza é importante para os povos indígenas? Por quê?
- Para você, a natureza também é importante? Por quê?
130
3 Consumo e meio ambiente
Ao se vestir, comer ou brincar, você já se perguntou como as roupas, os alimentos e os brinquedos são produzidos?
Para fabricar todos esses produtos que consumimos em nosso dia a dia o ser humano desenvolve as mais diversas atividades econômicas.
Do campo vêm os alimentos que consumimos. Nas fábricas são produzidos os mais diversos produtos que chegam às lojas do comércio. Veja alguns exemplos a seguir.
Mas, para atender ao aumento do consumo, as atividades econômicas precisam ampliar a produção, utilizando assim mais e mais recursos da natureza.
Para explorar esses recursos em maior quantidade, o ser humano desenvolve novas técnicas, que permitem, por exemplo, cultivar áreas cada vez mais extensas do solo, explorar enormes jazidas minerais, ampliar a produção das fábricas, etc.
Com isso, muitos recursos da natureza têm sido intensamente explorados, o que contribui para o agravamento de muitos problemas ambientais.
131
O que podemos fazer para conservar os recursos naturais?
Em nosso dia a dia podemos adotar várias atitudes que ajudam na conservação dos recursos naturais. Veja algumas dessas atitudes.
-
Consumo consciente
Consumir apenas o necessário é uma atitude que contribui para diminuir a exploração dos recursos naturais. Quando compramos apenas o que estamos realmente precisando, evitamos o descarte desnecessário de outros produtos.
-
Não desperdiçar água
Outra atitude positiva que podemos adotar é evitar o desperdício de água. Não tomar banhos demorados e fechar as torneiras enquanto escovamos os dentes são atitudes que ajudam a reduzir o consumo de água.
-
Economizar energia
Aproveitar a luz natural durante o dia, apagar as luzes após sair dos cômodos e desligar a televisão quando ninguém estiver assistindo são atitudes que diminuem o consumo de energia elétrica.
132
A água em nosso dia a dia
Você já pensou em como a água está presente em nosso dia a dia? Para matar a sede, tomar banho e escovar os dentes, utilizamos água diariamente.
A cada 10 brasileiros, 2 não têm acesso à água potável.
Em média, um brasileiro utiliza muita água por dia = 200 litros.
Se usasse com economia, poderia utilizar apenas metade = 100 litros.
Mas a água também é necessária, entre outros exemplos:
- aos alimentos que consumimos;
- na fabricação de diversos objetos, como roupas, calçados e móveis;
- nos cuidados com a nossa saúde.
Por isso, em todos os momentos, devemos utilizar a água com economia.
Leia, nestas páginas, informações sobre a importância de economizar esse bem precioso.
133
Gasto médio da água em atividades diárias
Atividade | Tempo gasto | Quantidade de água |
---|---|---|
Escovar os dentes | 5 minutos | 12 litros |
Lavar a louça | 15 minutos | 117 litros |
Fonte de pesquisa: Sabesp. Disponível em: https://oeds.link/ZYbX7C. Acesso em: 17 jun. 2021.
De que maneira você e sua família colaboram com a economia de água, diariamente? Converse com seus pais ou responsáveis sobre isso e, depois, conte para os colegas. Troquem dicas sobre esse tipo de cuidado com a natureza.
134
ATIVIDADES
1. Decifre os códigos e escreva duas dicas para evitar o desperdício de água. Depois, copie as frases completas nas linhas abaixo de cada dica e leia cada uma delas em voz alta.
DICA 1:
DICA 2:
135
2. Vamos verificar se você está ajudando a cuidar da natureza. Marque um X nas atitudes que você toma em seu dia a dia.
a. Você apaga a luz ao sair de um ambiente?
- Sempre.
- Às vezes.
- Nunca.
b. Você fecha a torneira enquanto escova os dentes?
- Sempre.
- Às vezes.
- Nunca.
c. Você auxilia seus pais ou responsáveis a comprarem apenas o necessário?
- Sempre.
- Às vezes.
- Nunca.
d. Você aproveita a luz do Sol para iluminar os ambientes?
- Sempre.
- Às vezes.
- Nunca.
136
O lixo tem solução
Você já percebeu a quantidade enorme de materiais que as pessoas descartam diariamente? Restos de alimentos, embalagens plásticas, papéis, latinhas de metal são alguns dos materiais recolhidos pelos serviços de limpeza pública.
Alguns desses materiais que descartamos levam pouco tempo para se desintegrar na natureza. Outros levam centenas de anos. Veja alguns exemplos a seguir.
Uma das atitudes que podemos adotar para diminuir a quantidade de lixo gerada diariamente está na prática dos chamados 3Rs, que significa: reduzir a quantidade de resíduos gerados, sobretudo evitando o desperdício; reutilizar embalagens que podem ser reaproveitadas em vez de jogá-las fora; reciclar os materiais que podem ser utilizados na fabricação de novos produtos.
Pratique os 3Rs para colaborar com a conservação da natureza.
137
REUTILIZAR PARA PRESERVAR
Garrafas e embalagens plásticas podem se tornar brinquedos, potes de vidro podem virar vasos decorativos, latinhas podem ser utilizadas como porta-objetos e assim por diante.
Esses são alguns exemplos de como os materiais podem ser reutilizados, uma maneira de promover a conservação da natureza. Veja os exemplos.
Como você reutiliza materiais em sua moradia?
Ao promover a reutilização dos materiais diminuímos tanto a quantidade de descarte de lixo quanto a exploração de recursos da natureza, pois reduzimos a necessidade de adquirir novos produtos.
- De que maneira você e seus colegas podem promover a reutilização de materiais na escola?
138
PARA SABER FAZER
Vamos reutilizar!
Existem várias maneiras de reutilizar os materiais que seriam descartados, dando a eles uma nova utilidade. Usando a criatividade podemos fazer brinquedos, porta-lápis, vasos, objetos decorativos, etc. Veja a seguir.
Fazendo um porta-lápis
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- recipiente para fazer o porta-lápis (latinha de alimento, pote de plástico, caixa de leite, garrafa PET, etc.)
- cartolinas, restos de papéis coloridos e barbantes ou fitas de cetim
- canetas coloridas
- cola branca
- tesoura com pontas arredondadas
- Cortar o papel na medida para encapar o recipiente.
- Colar o papel na superfície do recipiente, encapando-o.
- Decorar o porta-lápis com laços de barbantes, fitas de cetim ou desenhos. O porta-lápis já está pronto!
139
Fazendo um bilboquê
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- garrafa PET
- tampa de garrafa PET
- barbante (cerca de 40 centímetros)
- tesoura com pontas arredondadas
- tinta, canetas ou adesivos coloridos
- restos de papéis coloridos
- Cortar a parte superior da garrafa.
- Amarrar uma ponta do barbante no gargalo da garrafa.
- Embrulhar a tampa da garrafa PET e amarrar a outra ponta do barbante nela.
- Pintar o bilboquê com tinta, canetas ou adesivos coloridos.
Siga os passos anteriores e construa um porta-lápis para guardar seus lápis, canetas e outros materiais escolares, e depois um bilboquê para você brincar.
- Agora, observe os materiais que você construiu. O que eles têm em comum?
140
Coleta seletiva e reciclagem
Os resíduos ou materiais que descartamos após o consumo podem ser reciclados ou reaproveitados. Isso pode ser feito por meio da coleta seletiva, processo que começa com a separação dos materiais que podem ser reciclados, como plásticos, vidros, papéis e metais.
Esses materiais são recolhidos pelo serviço de limpeza da prefeitura ou por cooperativas de catadores, para serem devidamente separados. Depois, os materiais são encaminhados para as indústrias, onde se tornam matérias-primas para a fabricação de novos produtos.
Para promover e incentivar a coleta seletiva, muitos lugares dispõem de lixeiras destinadas à separação correta dos materiais que podem ou não ser reciclados. Nessas lixeiras, as cores indicam o tipo de material que deve ser descartado. Veja foto a seguir.
141
ATIVIDADES
1. Desembaralhe as letras das lixeiras e escreva o nome dos materiais que devem ser depositados em cada uma delas. Depois, marque os resíduos às lixeiras corretas.
142
PARA SABER FAZER
Vamos fazer a coleta seletiva
Organizar uma coleta seletiva na escola é uma forma de colocar em prática o que aprendemos. Veja como isso é possível.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- recipientes semelhantes (baldes, latões, caixas de madeira) para servirem de lixeira
- cartolinas nas cores vermelha, azul, amarela e verde
- canetas coloridas
- cola ou fita adesiva
- tesoura com pontas arredondadas
- Formar quatro grupos de alunos. Cada grupo deve produzir uma lixeira, escolhendo um recipiente e uma cor de cartolina.
-
Escrever nas cartolinas o nome do material que deve ser depositado em cada lixeira:
- verde: vidro.
- azul: papel.
- amarelo: metal.
- vermelho: plástico.
143
3. Recortar as cartolinas no tamanho da lixeira e colar na lateral de cada recipiente.
- Com a ajuda do professor, escolher um local da escola para deixar os recipientes um ao lado do outro.
- Promover a divulgação do projeto na escola. Para isso, elaborar panfletos em folhas de papel sulfite convocando todos a participarem da coleta seletiva. Os panfletos podem ser distribuídos nas salas de aula e fixados no mural da escola.
- panfletos:
- meios de divulgação de uma ideia, projeto, etc, feitos de papel
AGORA É COM VOCÊ!
Siga os passos mostrados nas páginas 142 e 143 e com os colegas da sala promovam a coleta seletiva na escola. Depois, conversem sobre as questões a seguir.
- Em sua opinião, por que a realização da coleta seletiva é importante?
- Em sua opinião, com a realização dessa campanha na escola, as pessoas vão passar a colaborar mais com a coleta seletiva?
144
CAMPANHA EM DEFESA DA NATUREZA
Você estudou que as atividades do ser humano podem provocar inúmeros problemas ambientais.
Para combater esses problemas, muitas campanhas publicitárias ou propagandas são divulgadas por diversos meios de comunicação, a fim de conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação da natureza.
Veja a seguir um exemplo desse tipo de campanha publicitária.
- Qual é a mensagem que a campanha publicitária anterior procura transmitir?
- Agora, junte-se a mais dois colegas e produzam um cartaz que transmita uma mensagem sobre a conservação da natureza. Esse cartaz pode tratar de algum problema ambiental que ocorra no lugar onde vocês vivem ou em outros lugares. Depois, apresentem os cartazes aos colegas da sala ou fixem no mural da escola. Desse modo, vocês vão promover uma campanha em defesa da natureza
145
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Numere os recursos naturais ao seu respectivo uso.
- Água:
- Vento:
- Solo:
- Luz solar:
- Subsolo:
- Floresta:
- Geração de energia em usinas eólicas.
- Irrigação de lavouras.
- Exploração de madeira.
- Produção de alimentos.
- Geração de energia em usinas solares.
- Exploração de minérios.
2. Complete as informações do quadro conforme as fotos apresentadas.
- □ Recurso:
- □ Sendo utilizado para:
- □
- Recurso:
- □ Sendo utilizado para:
- □
146
3. Complete corretamente o quadro com os problemas ambientais listados a seguir.
Desmatamento · Esgoto doméstico e industrial · Lixo ou resíduos sólidos · Erosão do solo · Contaminação por agrotóxico · Poluição por veículos
Principais problemas ambientais
No campo
|
Nas cidades
|
---|
4. Identifique um problema ambiental que ocorre no lugar ou no estado onde você vive e complete o quadro a seguir com informações sobre esse problema.
Problema:
Causa:
Consequência:
Solução:
147
5. Numere os tipos de resíduos recicláveis às suas respectivas lixeiras.
6. Escreva uma atitude que devemos adotar para evitar o desperdício de água:
- ao tomar banho:
- ao escovar os dentes:
7. Complete as frases com as palavras do quadro a seguir.
Reduzir
Reciclar
Reutilizar
- : reaproveitar materiais e produtos que já foram utilizados ao invés de descartá-los.
- : diminuir o consumo evitando a compra de produtos desnecessários.
- : separar as embalagens dos produtos para serem reaproveitadas.