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O QUE VOCÊ JÁ SABE?
1. Escreva uma atividade que você costuma fazer durante:
- o dia: Resposta pessoal.
- a noite: Resposta pessoal.
2. Marque um X nas mudanças que podemos perceber na paisagem mostrada a seguir.
- X O viaduto foi reformado.
- Não há mais carros na via.
- Um lago foi formado.
- X Prédios foram construídos.
3. Responda às perguntas a seguir de acordo com esta imagem.
-
Qual aluno(a) está sentado(a) atrás de Léo?
Caio.
-
Qual aluno(a) está sentado(a) à frente de Pedro?
Rafael.
-
Júlia está sentada:
- X à direita de Léo.
- à esquerda de Léo.
- Joana está à direita de: Caio.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Aplicação das atividades de avaliação diagnóstica das páginas 6 e 7 para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já sabe?
1 Objetivo
- Reconhecer ações que costuma fazer de dia e à noite.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dificuldade de identificar atividades que costumam fazer à noite e de dia, peça-lhes que contem um pouco da própria rotina, desde o momento que acordam até a hora que vão dormir. Mostre a eles imagens de pessoas realizando diferentes atividades nos diferentes períodos do dia e solicite-lhes que as nomeiem e as classifiquem de acordo com o que podem perceber na imagem.
2 Objetivo
- Perceber mudanças e transformações que ocorrem nas paisagens da cidade ao longo do tempo.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dificuldade de perceber as diferenças que ocorreram na cidade, incentive-os a fazer uma análise das imagens em épocas diferentes, nomeando quadro a quadro o que mudou e o que permaneceu igual. Exponha também imagens da cidade onde moram para que se sintam mais familiarizados, mostrando ambientes que fazem parte do cotidiano da turma.
3 Objetivo
- Desenvolver noções de lateralidade identificando posições de alunos representados em sala de aula.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dificuldade de identificar as posições das personagens da imagem em relação aos demais, faça uma simulação com os alunos da turma representando as personagens.
4 Objetivo
- Identificar o significado das placas de trânsito.
Como proceder
- A intenção é auxiliar os alunos a reconhecerem e a diferenciarem as placas de trânsito apresentadas. O fato de ter apenas três opções de escolha favorece a análise de cada uma delas e a identificação da placa de área escolar. Se os alunos sentirem dificuldade em reconhecer essas placas, organize um passeio ao redor da quadra para localizar e identificar algumas placas e sinais de trânsito presentes nos arredores da escola. Lembre-se de solicitar a autorização prévia dos pais e responsáveis para a saída da escola.
5 Objetivo
- Diferenciar meios de transporte e meios de comunicação.
Como proceder
- Caso os alunos sintam dificuldade nessa atividade, faça a eles perguntas relacionadas aos meios de transporte e de comunicação utilizados por eles no dia a dia.
6 Objetivo
- Representar uma imagem por meio das visões frontal, oblíqua e vertical.
Como proceder
- Se os alunos não conseguirem representar um objeto pelos três diferentes tipos de visão, escolha um objeto da sala de aula e faça na lousa as suas representações frontal, oblíqua e vertical. Em seguida, peça aos alunos que sigam o modelo apresentado para desenharem outros objetos pelos diferentes pontos de vista.
7 Objetivo
- Reconhecer as características dos tipos de bairro e as atividades de trabalho praticadas em cada um deles.
Como proceder
- Caso algum aluno não consiga referenciar os bairros no desenho, apresente a ele imagens de diferentes tipos de bairro, retomando as explicações.
8 Objetivo
- Expressar conhecimento a respeito da cultura do bairro onde mora ou de outro bairro de seu município.
Como proceder
- Se algum aluno não souber o que escrever, proponha a ele uma pesquisa de bairros famosos e com festividades tradicionais, por exemplo, o bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo, marcado por tradições italianas.
9 Objetivo
- Reconhecer e respeitar a diversidade, valorizando as diferenças.
Como proceder
- Caso os alunos não consigam compreender que é importante valorizar e respeitar as diferenças ou não se sintam parte dessa diversidade, proponha à turma a criação de um grande painel de cartolinas com imagens de pessoas de várias etnias, cores de pele, nacionalidade, idades, etc., além de pessoas com deficiência.
10 Objetivo
- Compreender o uso consciente dos recursos naturais e a importância da preservação do meio ambiente.
Como proceder
- Se os alunos não conseguirem expressar as próprias ideias, organize uma roda de conversa sobre a importância da água e do solo em nosso dia a dia.
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4. Contorne a placa que indica área escolar.
5. Marque T para meios de transporte e C para meios de comunicação.
- T caminhão
- T bicicleta
- T avião
- T ônibus
- C rádio
- C internet
- C telefone
- T carro
- C jornal impresso
6. Desenhe, no caderno ou em uma folha avulsa, um objeto pelos seguintes pontos de vista. Resposta pessoal.
- Do alto e de lado.
- Do alto e de cima para baixo.
- De frente.
7. Mateus e sua família moram em um bairro industrial. Sua amiga Lúcia mora em um bairro comercial. Em uma folha avulsa, represente como você imagina que sejam os bairros dessas duas crianças.
Resposta pessoal.
8. Escreva no caderno alguma tradição existente no seu bairro ou em algum bairro conhecido de sua cidade.
Resposta pessoal.
9. Escreva uma frase que possa representar a imagem a seguir. A frase deve ter como tema "A diversidade da população: valorizar e respeitar".
Resposta pessoal.
10 . Em uma folha avulsa, crie duas pequenas placas de alerta escrevendo ou desenhando dois cuidados que podem ser tomados com a água ou o solo.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma
Nas páginas anteriores, apresentamos uma proposta de avaliação diagnóstica para averiguar os conhecimentos dos alunos no início do ano letivo. A fim de mapear os resultados dessa avaliação, sugerimos o quadro a seguir. Esse modelo pode ser adaptado e reproduzido conforme sua necessidade.
Nome do aluno/questão | Questão 1 | Questão 2 | Questão 3 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aluno 1 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 2 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 3 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 4 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 5 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 6 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 7 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia |
Utilize esse mapeamento para averiguar se os alunos atingiram totalmente, parcialmente ou se não atingiram os conhecimentos esperados para o início do ano letivo. Inclua todos os alunos para que possa ter uma visão ampla da turma, mas também anotações específicas em relação a cada aluno. Desse modo, poderá desenvolver estratégias de modo individualizado também.
Introdução da unidade 1
A unidade aborda o estudo do lugar, destacando as relações das pessoas com seus lugares de vivência, assim como as características naturais e culturais que dão identidade aos diferentes lugares e os distinguem. O lugar é um dos principais conceitos de estudo da Geografia, representando uma porção do espaço geográfico onde as pessoas desenvolvem relações de afeto e estabelecem vínculos. A presente unidade também estuda semelhanças e diferenças entre os lugares.
Os alunos, nesta unidade, poderão conhecer diferentes modos de vida, costumes e tradições de diversos lugares do Brasil, bem como conscientizar-se de sua importância para a construção sociocultural da população brasileira. Serão apresentados também diferentes lugares do mundo e suas culturas, salientando as semelhanças entre as culturas brasileira e estrangeira de modo que eles entendam que o Brasil foi colonizado por diferentes povos e por isso sofre a influência de diferentes culturas.
A valorização e o respeito pelos povos e comunidades tradicionais, como os ribeirinhos, indígenas e quilombolas, também serão enfatizados nesta unidade, de maneira que os alunos conheçam seus modos de vida e entendam que a cultura deles também faz parte da cultura brasileira.
A discussão acerca do conceito de patrimônio histórico-cultural e sua importância para a memória e a preservação da história do Brasil finalizará a unidade. Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Identificar os lugares frequentados no dia a dia e a afetividade com o espaço vivido.
- Conscientizar os alunos quanto à importância de cuidar do meio onde vivem.
- Conhecer diversos modos de vida, costumes e tradições, valorizando as culturas nos mais diferentes lugares do Brasil.
- Conhecer, valorizar e respeitar o modo de vida de povos tradicionais, como ribeirinhos, indígenas e quilombolas.
- Conscientizar sobre a conservação dos patrimônios de nosso país.
- Compreender a importância do patrimônio histórico, cultural e artístico nacional e promover sua valorização.
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolverem as atividades e os objetivos propostos na unidade 1, é importante que os alunos apresentem conhecimentos introdutórios sobre características dos seus lugares de vivência.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos estudantes, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Mais atividades
Segue sugestão de atividade que auxilia o trabalho com os conceitos e temas desta e das demais unidades do volume. Esse tipo de atividade favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades com os alunos. Toda introdução de unidade traz uma sugestão como esta.
Ativação de conhecimento prévio
São atividades constituídas principalmente de questionamentos, em sua maioria, orais. Elas resgatam e exploram os conhecimentos prévios dos alunos, incentivando sua participação e despertando seu interesse pelos assuntos que estão sendo estudados. Principais habilidades desenvolvidas: recordar, refletir, reconhecer, relatar, respeitar opiniões divergentes e valorizar o conhecimento do outro.