8
1 O nosso lugar e os outros lugares
MANUAL DO PROFESSOR
- O estudo desta unidade, ao destacar a diversidade e a pluralidade cultural, promove a valorização do trabalho e dos trabalhadores, tema atual e de relevância nacional e mundial, ao abordar as atividades de trabalho e o modo de vida em diferentes comunidades tradicionais, como as populações ribeirinhas (páginas 26 e 27 do Livro do estudante), quilombolas (páginas 28 e 29 do Livro do estudante), indígenas (páginas 30 a 32 do Livro do estudante) e caiçaras (página 38 do Livro do estudante).
- Inicie o estudo do tema explorando as questões 1, 2 e 3. Peça que os alunos observem a imagem de abertura e descrevam a cena mostrada.
- Incentive a participação de todos os alunos para que seja possível explorar o conhecimento prévio sobre o tema.
- O texto a seguir explica a importância de estudar o conceito de lugar na ciência geográfica.
[...]
Na literatura geográfica, o lugar está presente de diversas formas. Estudá-lo é fundamental, pois ao mesmo tempo que o mundo é global, as coisas da vida, as relações sociais se concretizam nos lugares específicos. E como tal a compreensão da realidade do mundo atual se dá a partir dos novos significados que assume a dimensão do espaço local. A globalização e a localização, fragmentando o espaço, exigem que se pense dialeticamente esta relação [...].
Estudar e compreender o lugar, em Geografia, significa entender o que acontece no espaço onde se vive para além das suas condições naturais ou humanas. Muitas vezes as explicações podem estar fora, sendo necessário buscar motivos tanto internos quanto externos para se compreender o que acontece em cada lugar.
[...]
Compreender o lugar em que vive permite ao sujeito conhecer a sua história e conseguir entender as coisas que ali acontecem. Nenhum lugar é neutro, pelo contrário, é repleto de história e com pessoas historicamente situadas num tempo e num espaço, que pode ser recorte de um espaço maior, mas por hipótese alguma é isolado, independente. [...]
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 84-85.
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Você já observou que todos os dias frequentamos diferentes lugares?
Nossa casa, a escola, parques e praias são alguns exemplos.
CONECTANDO IDEIAS
1. Que lugar está sendo mostrado na foto?
1. O lugar mostrado na foto fica às margens de um rio.
2. Você costuma frequentar lugares como esse? Nesse caso, o que você costuma fazer quando os visita?
3. Conte aos colegas sobre outros lugares que você frequenta em seu dia a dia.
2 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Comente com os alunos que os lugares que frequentamos em nosso dia a dia não estão relacionados somente com os lugares públicos, mas também com os particulares, ou seja, que pertencem a alguém.
- Cite exemplos, como a casa onde cada um vive, os estabelecimentos comerciais, as propriedades rurais, os clubes recreativos, etc.
Mais atividades
- Organize um momento de diálogo com os alunos como abordagem inicial do estudo desta unidade.
- Pergunte quais lugares de convivência pública existem próximo à escola ou no município. Escreva na lousa os possíveis lugares conforme a realidade do município, como parque, campo de futebol, quadra de esportes, lago, praia, etc.
- Após escrever a lista de exemplos, investigue o conhecimento dos alunos em relação ao assunto e, consequentemente, à frequência deles nos referidos lugares.
- Por fim, solicite que façam um desenho do lugar que mais gostam de frequentar diariamente ou eventualmente. Relacione esse desenho com a atividade 3 da página 9.
Conectando ideias
- Espera-se que os alunos comentem que as crianças estão brincando na beira de um rio, com base na leitura da legenda da imagem, o que também pode ser observado nas características do lugar.
- Espera-se que os alunos respondam que, ao frequentar lugares semelhantes ao da foto, eles brincam nas margens, brincam na água com o acompanhamento de adultos, pescam, etc.
- Incentive os alunos a citarem os lugares que frequentam no dia a dia.
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1 Os lugares do nosso dia a dia
As pessoas costumam ir a lugares diferentes a todo momento. Assim como elas, você também frequenta outros lugares além da sua moradia? Vamos conhecer os lugares que a personagem Chico Bento, da história em quadrinhos, frequenta.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Os lugares do nosso dia a dia
6 aulas
- Observação e análise das imagens das páginas de abertura e realização das atividades orais das páginas 8 e 9.
- Leitura e observação da história em quadrinhos das páginas 10 e 11.
- Leitura e discussão acerca dos lugares que frequentamos na página 12.
- Atividades da página 13.
- Leitura conjunta da seção Ler e compreender da página 14 e atividades de interpretação da página 15.
- Leitura do conteúdo e discussão da seção Ideias para compartilhar da página 16.
- Atividades da página 17.
Atividade preparatória
- Leia a história em quadrinhos das páginas 10 e 11 com os alunos. Explore a interpretação da história com o seguinte questionamento:
- O título Cenas de domingo sugere que ideia?
- Conduza a discussão para que os alunos percebam que a expressão faz alusão a algo habitual, a uma rotina.
- Pergunte a eles se têm uma rotina no fim de semana.
- Converse com eles sobre os aspectos positivos e negativos de se ter uma rotina.
- Explique que rotinas, especialmente aquelas dos fins de semana, alteram-se com frequência, pois são os dias que a família costuma reservar para resolver o que não foi possível durante a semana e para os momentos de lazer.
- Atente para destacar que os alunos podem ter rotinas muito diferentes, inclusive no que costumam fazer aos finais de semana.
- Incentive os alunos à leitura de histórias em quadrinhos. Uma alternativa é promover momentos de leitura previamente organizados (hora do conto, sala de leitura, etc.) a fim de que os alunos possam utilizar o repertório de gibis disponível no acervo da escola.
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Chico Bento em: Cenas de domingo, de Mauricio de Sousa. Chico Bento, São Paulo, Globo, n. 407, ago. 2002. p. 31-32.
1. Onde Chico Bento estava quando acordou?
No quarto, na casa dele.
2. O que ele fez depois de tomar café?
Foi até o riacho pescar.
3. Você já esteve em lugares semelhantes ao lugar que Chico Bento foi? Se sim, faça um desenho sobre um deles em uma folha de papel e mostre aos colegas.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a mostrarem seus desenhos aos colegas e comentarem o que desenharam.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A interpretação das expressões como a utilizada na história em quadrinhos desenvolve o conhecimento da linguagem corporal, conforme sugere a Competência geral 4 da BNCC.
- Utilize as orientações a seguir para conduzir as atividades 1, 2 e 3, propostas na página.
- Destaque que a história se passa em um domingo. Converse com os alunos questionando-os se costumam acordar cedo ou dormir até mais tarde aos domingos. Sobre isso, peça que digam os pontos positivos e negativos do que fazem, o que desenvolve a capacidade de argumentação.
- Peça aos alunos que analisem o restante da história em quadrinhos.
-
Após acordar, como está a expressão do Chico Bento nos quadrinhos seguintes?
R: Espera-se que os alunos percebam que Chico Bento fica com expressão de animado, com pressa e, depois, de relaxamento, uma vez que está cochilando.
- Esta é uma oportunidade de desenvolver com os alunos a interpretação das expressões.
Mais atividades
- Com base na história em quadrinhos, peça aos alunos que criem suas próprias histórias.
- Oriente-os a contar, por meio de uma história em quadrinhos, como é a rotina deles em um domingo.
- Auxilie-os na produção desta história sugerindo que criem quadros semelhantes aos da história da personagem Chico Bento.
- Ao término da produção, peça a cada aluno que conte sua história para os colegas.
- O texto a seguir complementa o estudo sobre a importância dos quadrinhos na formação da competência leitora.
[...]
Os quadrinhos auxiliam no desenvolvimento do hábito de leitura [...]. Hoje em dia sabe-se que, em geral, os leitores de histórias em quadrinhos são também leitores de outros tipos de revistas, de jornais e de livros. Assim, a ampliação da familiaridade com a leitura de histórias em quadrinhos, propiciada por sua aplicação em sala de aula, possibilita que muitos estudantes se abram para os benefícios da leitura, encontrando menor dificuldade para concentrar-se nas leituras com finalidade de estudo.
[. . .]
RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004. p. 23. (Como usar na sala de aula).
12
Os lugares que frequentamos
Como a personagem Chico Bento da história em quadrinhos, nós também vamos a diferentes lugares durante o nosso dia a dia. Nesses lugares podemos fazer ou encontrar algo de que necessitamos. Veja alguns exemplos.
A moradia é um lugar muito especial. Ela serve de abrigo e proteção, sendo o lugar onde nos alimentamos, descansamos, dormimos e nos reunimos com as pessoas com quem vivemos.
Para comprar alimentos e outros produtos de que precisamos temos que ir aos supermercados, padarias, farmácias, etc.
Praças e parques públicos são lugares destinados ao lazer e à recreação das pessoas. Nesses lugares, elas podem descansar, brincar, praticar atividades físicas, etc.
MANUAL DO PROFESSOR
-
Explore a primeira imagem perguntando aos alunos:
-
O que a família está fazendo?
R: A família está preparando o almoço todos juntos. -
Vocês ajudam seus familiares em alguma atividade cotidiana?
R: Resposta pessoal. Permita que eles se expressem à vontade.
-
- Investigue junto aos alunos atividades prazerosas que eles realizam em casa.
- Destaque que os lugares que frequentamos, especialmente a nossa moradia, são espaços com os quais temos vínculos de afeto. A imagem que temos da nossa moradia sempre será diferente da que os outros têm.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Identificar as atividades realizadas e os lugares frequentados no dia a dia.
Como proceder
-
Aproveite a sugestão de atividade a seguir para complementar o estudo do tema que aborda os lugares que frequentamos em nosso dia a dia. Para isso, reflita com os alunos sobre as atividades que eles mais gostam de fazer em casa e peça a eles que desenhem essa atividade e o cômodo da casa onde a realizam. Para finalizar, peça que apresentem seus desenhos e comentem a respeito. Analise com os alunos a segunda imagem da página 12. Pergunte se eles costumam acompanhar os familiares nas compras do dia a dia.
- Onde vocês costumam fazer as compras de alimentos e produtos para o dia a dia?
- Você gosta de ir a essas compras?
-
Além de mercados e supermercados, sua família tem o hábito de comprar alimentos em outros lugares?
R: Respostas pessoais. Investigue se os alunos conhecem o ambiente das feiras livres e dos mercados a céu aberto. Discuta com eles as diferenças entre esses locais e os mercados fechados.
- Analise com os alunos a terceira imagem desta página. Questione-os se costumam ir a lugares destinados ao lazer. Diferencie a função principal de cada lugar. Explique que é possível se divertir em um centro de compras ou em um supermercado, mas há lugares que existem exclusivamente para o lazer.
- Pergunte a eles que outros lugares conhecem destinados ao lazer. Liste na lousa os lugares que forem citando e explique a finalidade dos lugares citados que nem todos conheçam.
13
ATIVIDADES
1. Ligue as atividades da coluna da esquerda aos lugares mostrados na coluna da direita.
- Comprar calçados. 3
- Fazer refeições. 1
- Cuidar da saúde. 2
2. Escreva o nome de dois lugares que você frequenta em seu dia a dia. Resposta pessoal. Incentive os alunos a pensarem nos lugares que costumam frequentar.
3. O que você costuma fazer em cada um desses lugares?
Resposta pessoal. Os alunos podem responder que costumam brincar, comer algo de que gostam ou praticar algum esporte.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer a função de diferentes lugares.
Como proceder
-
Aproveite a realização desta primeira atividade e comente com os alunos que os lugares têm funções diferentes. Apresente outros exemplos, questionando-os da seguinte maneira.
-
Onde podemos comprar medicamentos?
- R: Na farmácia.
-
Onde podemos comprar pães?
- R: Na padaria ou no mercado.
-
Onde podemos comprar livros?
- R: Na livraria ou na papelaria.
-
- Peça aos alunos que observem as imagens da página 13 e leiam as legendas. Questione sobre quais atividades as pessoas praticam em cada um dos lugares representados na imagem. Com a identificação, peça que marquem as imagens às descrições corretas de cada uma das atividades dos lugares representados, conforme solicita a atividade 1.
- As atividades 2 e 3 desta página incentivam os alunos a refletirem sobre os lugares que frequentam no dia a dia e sobre as atividades que realizam nesses diferentes lugares.
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Gostar do lugar onde vivemos
Nos lugares que frequentamos em nosso dia a dia, como a escola ou a moradia, convivemos com pessoas diferentes. Conviver com essas pessoas nos faz sentir parte desse lugar.
LER E COMPREENDER
Leia o relato de Inácio sobre o lugar onde ele viveu quando era criança.
Durante a leitura do texto, oriente os alunos a procurarem no dicionário as palavras que desconhecem.
Eu nasci em um município bem pequeno que fica no Cariri paraibano: região localizada na porção sul do estado da Paraíba, em que se desenvolve vegetação de Caatinga e é pouco habitada, chamada Gurjão.
O Cariri é um lugar que fica tão seco durante o ano que racha o chão, mas quando chove, as árvores ficam todas bem verdinhas.
A gente ficava esperando a chuva todo mês de janeiro.
Enquanto a chuva não chegava, eu brincava no mato, correndo atrás de sariema, uma ave que tem as pernas compridas, e desviando dos espinhos das palmas e dos chique-chiques.
O melhor era brincar na água do açude quando enchia com a chuva, e depois chegar em casa sentindo o cheiro da lenha queimando pra assar o bolo e o pão de queijo que minha avó fazia.
Foi muito bom ser menino no Cariri!
Relato de Inácio Adalberto Meira Faustino Júnior, 25 anos, dez. 2017.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- O assunto desta página reforça a valorização do lugar de vivência como produto da cultura local, como trabalhado na habilidade EF03GE02 da BNCC.
- A leitura e busca de palavras desconhecidas proposta nesta página auxilia no desenvolvimento dos processos gerais de leitura: localizar e retirar informação explícita de textos, fazer inferências diretas, interpretar e relacionar ideias e informação e analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.
Ler e compreender
- Narrativas em primeira pessoa são histórias em que o narrador relata os fatos e participa dos acontecimentos. A leitura dessas narrativas direciona os alunos ao imaginativo, proporcionando uma interação com a história contada, em que é possível se colocar no lugar do narrador.
Antes da leitura
Comente com os alunos que esta história é contada por Inácio, que nasceu no estado da Paraíba.
Durante a leitura
Aproveite o texto desta página e faça uma dinâmica de leitura com os alunos. Peça a alguns deles que leiam os parágrafos do texto, enquanto os demais acompanham a leitura.
Sugira aos alunos que questionem o significado das palavras do texto que não conhecem. Anote as palavras na lousa, escrevendo os seus significados, o que pode ser feito com base na consulta ao dicionário.
Auxilie-os durante essa etapa.
Depois da leitura
Caso seja possível, pesquise imagens do Cariri paraibano para mostrar aos alunos as características da paisagem dessa região. Apresente as imagens e leve um mapa político do Brasil para mostrar a eles a localização dessa área.
Aproveite a oportunidade para explicar as dificuldades que a falta de água provoca no cotidiano das pessoas que vivem no semiárido.
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1. De acordo com o texto da página 14, responda às questões a seguir.
-
Em qual município o menino vivia quando criança?
Vivia no município de Gurjão.
-
No lugar onde vivia Inácio, chovia muito ou pouco?
Chovia pouco.
-
Como ficavam as árvores quando chovia?
Ficavam verdinhas.
-
Enquanto a chuva não chegava, onde o menino gostava de brincar?
Ele brincava no mato, correndo atrás de uma ave chamada sariema.
-
quando a chuva chegava, onde ele gostava de brincar?
Na água do açude.
2. Você também deve ter muito que contar sobre o lugar onde mora. Conte para o professor e os colegas: Resposta pessoal.
- uma lembrança desse lugar;
- uma emoção vivida nesse lugar;
- uma descoberta importante sobre esse lugar;
- um sentimento especial que você tem sobre esse lugar.
3. Escolha um lugar que você costuma frequentar no seu dia a dia e faça um desenho para representar como ele é.
Resposta pessoal. Peça aos alunos para elaborarem um desenho a partir das respostas que deram na questão 2.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para responder à atividade 1, se achar necessário, leia as perguntas da página com os alunos e, em seguida, peça que leiam o texto novamente, assim poderão achar as respostas mais facilmente.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Identificar os lugares frequentados no dia a dia e a afetividade com o espaço vivido.
Como proceder
- Leve os alunos para o pátio e forme uma roda de conversa com todos sentados no chão. Se houver partes gramadas na escola, é possível também levá-los até lá e, se quiserem, eles podem ficar descalços. Com o auxílio das perguntas da atividade 2, incentive os alunos a contarem sobre suas histórias no lugar onde moram, instigando-os a mostrar a afetividade que mantêm com esse lugar. Dê espaço para que todos falem e contem suas experiências. No final, conte algo também da sua vivência para trazer mais personificação à atividade. Para finalizar, é possível levá-los às mesas do pátio para fazer a atividade 3. Explique que eles podem tanto desenhar sobre o lugar que estavam debatendo na atividade anterior ou escolher um outro lugar.
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Gostar do lugar é cuidar dele
Cuidar dos lugares que frequentamos é uma maneira de demonstrar que gostamos deles.
Alguns desses lugares enfrentam problemas, como ruas esburacadas e sem iluminação, calçadas e praças malconservadas.
Podemos cuidar desses lugares buscando soluções para esses problemas com atitudes simples, que podemos adotar no dia a dia. Veja alguns exemplos.
Como você demonstra seu carinho pelos lugares que frequenta? Como cuida desses lugares?
4. Pense no lugar onde você vive. Em sua opinião, o que é preciso fazer para melhorá-lo?
Resposta pessoal. Os alunos podem responder que o lugar onde moram precisa de mais árvores, asfaltamento, energia elétrica, ou opções de lazer.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O relato dos problemas enfrentados em espaços públicos, proposto a seguir, exercita a oralidade, conforme prevê a Competência geral 4 da BNCC, citada anteriormente.
- Na realização da atividade 4, permita que os alunos falem sobre os problemas enfrentados nos lugares públicos de sua vivência.
- Para essa faixa etária, é preciso que esteja bem clara a diferença entre espaço público e privado. Se ainda houver dúvidas a respeito, pare a discussão e retome as definições dos conceitos.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Conscientizar os alunos quanto à importância de cuidar do meio onde vivem.
Como proceder
- Divida a classe em grupos e peça a eles que conversem sobre os problemas dos lugares públicos que frequentam. Peça aos grupos que elejam os problemas que mais os incomodam. Abra uma roda de conversa com toda a classe e peça que cada grupo exponha os problemas que escolheram. A exposição dos alunos não se limita a citar o problema escolhido. O grupo deve expor o problema, fornecendo exemplos de situações em que tal problema os incomodou. Ao final das apresentações, indague os alunos sobre a seguinte questão: agora que já levantamos os problemas dos nossos espaços públicos de vivência, que atitudes poderíamos tomar para resolvê-los? R: Resposta pessoal. Permita que os alunos proponham todas as soluções que imaginarem. Oriente a conversa com as seguintes questões: É possível fazer isso? O que vocês acham?
-
· Convide os alunos para um momento de reflexão sobre os devidos cuidados com os lugares frequentados por eles.
· Incentive-os a refletir sobre como seriam esses lugares se as pessoas não os conservassem e não os utilizassem corretamente.
· Peça que relatem quais atitudes eles tomam para colaborar com a manutenção dos lugares com os quais se familiarizam.
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ATIVIDADES
1. Proponha uma solução para cada problema mostrado nas fotos.
PNA
Resposta pessoal. Os alunos podem responder que o córrego precisa passar por tratamento de despoluição e que as pessoas precisam parar de jogar lixo e despejar esgoto nele.
Resposta pessoal. Os alunos podem responder que as pessoas devem jogar o lixo no local adequado, que a coleta de lixo deve ser feita e que as ruas deveriam ter mais lixeiras.
Resposta pessoal. Os alunos podem responder que a rua precisa de melhorias no asfalto e que os governantes precisam melhorar a manutenção da rua.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A atividade a seguir visa promover um ambiente mais harmônico e de diálogo, conforme orientado na Competência geral 9 da BNCC.
- A produção de texto proposta permite desenvolver componentes da alfabetização, como desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção de escrita.
- Organize novamente os alunos em grupos e peça que discutam as atividades da página 17.
-
Para cada imagem, o grupo deverá:
- identificar o problema;
- pensar em soluções;
- listar no caderno as soluções apresentadas;
- debater as soluções fornecidas pelo grupo;
- selecionar as melhores sugestões;
- elaborar um texto-resposta.
Mais atividades
- Aproveite a atividade proposta na página para explicar que, além dos lugares públicos de convivência, outros lugares, como a nossa moradia, precisam de cuidados.
-
Peça aos alunos que relatem problemas na moradia deles que poderiam resolver. Oriente a conversa propondo as seguintes questões:
- Eu cuido sempre das minhas coisas, como meus brinquedos, meu material escolar?
- Arrumo o meu quarto?
- Deixo a casa organizada para fcar mais agradável para as outras pessoas que moram comigo?
- Procuro ajudar as pessoas com quem moro nas atividades do dia a dia?
-
Falo de uma forma respeitosa e simpática com as pessoas da minha casa?
- R: Resposta pessoal. Ao fnal, peça a eles que façam uma produção de texto sobre o assunto, apontando as medidas que vão tomar para resolver os problemas no lugar privado de vivência.
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2 Os lugares e o dia a dia das pessoas
No lugar em que vivemos realizamos diferentes atividades durante o nosso dia a dia.
Conheça o cotidiano de duas crianças que vivem em lugares diferentes.
Carolina tem sete anos e vive em uma grande cidade com a família.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Os lugares e o dia a dia das pessoas
4 aulas
- Leitura dos textos das páginas 18 e 19.
- Atividades das páginas 20 e 21.
- Leitura e discussão do tema das páginas 22 e 23.
- Atividades das páginas 24 e 25.
- Leia com os alunos as legendas das imagens da página 18. Faça perguntas de interpretação:
-
A história que foi narrada é de um dia especial ou de um dia comum na vida de Carolina?
- R: Explique aos alunos que as pessoas têm hábitos que se repetem na maioria dos dias. Explique que os termos "cotidianas", "dia a dia", "habituais" são empregados como sinônimos.
-
Pergunte aos alunos:
- Sua rotina é parecida com a de Carolina?
- O que você faz de parecido com ela?
-
O que no seu dia a dia é diferente do cotidiano de Carolina?
- R: Respostas pessoais. É importante que os alunos façam as relações entre o que está sendo aprendido e as suas vivências para tornar o novo saber mais signifcativo.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Identificar as atividades realizadas no dia a dia dos alunos.
Como proceder
- Mostre novamente a história narrada na página 18 e chame a atenção dos alunos para o fato de que um dia típico na vida da personagem foi narrado em quatro cenas. Peça a eles que escrevam no caderno as atividades que fazem durante um dia normal da semana. Oriente que eles selecionem quatro cenas significativas. Explique que o conjunto dessas quatro cenas precisa ser suficiente para contar para alguém que não os conhece como é a sua rotina. Distribua folhas de papel sulfite. Peça que os alunos dividam a folha em quatro partes. Em cada quadrículo que se formou, eles deverão desenhar uma cena da sua rotina. Ao final, exponha os desenhos no mural. É interessante os alunos observarem essa "exposição" de modo a comparar as rotinas dos colegas.
19
Pedro também tem sete anos e vive em um sítio com a família.
MANUAL DO PROFESSOR
-
Leia com os alunos a história da página 19. Faça perguntas simples sobre o texto para ter certeza de que eles o compreenderam bem. Questione:
-
Pedro e Carolina têm a mesma idade e moram em lugares diferentes. Sendo assim, de acordo com o texto, você acha que os dois têm rotinas parecidas?
- R: Espera-se que os alunos identifquem as diferenças entre os meios em que eles vivem para que se introduzam os conceitos de rural e urbano.
-
Seu dia a dia parece mais com o de Carolina ou com o de Pedro? Por quê?
- R: Resposta pessoal. Os alunos podem responder o modo como acordam ou vão para a escola, quando e como brincam, etc.
-
- Em seguida, com base na última imagem, peça aos alunos que descrevam como é a rotina em família quando todos estão reunidos. Instigue-os a falar sobre o que eles costumam fazer nesses momentos de confraternização familiar.
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ATIVIDADES
1. Nas páginas 18 e 19, você conheceu a rotina de Carolina e Pedro, crianças que moram em lugares diferentes. Agora, marque um X nas alternativas, de acordo com o dia a dia de cada criança.
-
Lugar onde Carolina vai com sua avó quando precisam comprar alimentos.
- Mercado.
- X Feira.
-
Lugar onde Pedro vai para brincar com seus irmãos.
- Rio.
- X Pomar.
-
Modo como Carolina vai para a escola.
- De carro.
- X De ônibus escolar.
-
Modo como Pedro vai para a escola.
- De bicicleta.
- X Caminhando.
-
Período do dia em que Carolina estuda.
- Manhã.
- X Tarde.
- Noite.
-
Período do dia em que Pedro estuda.
- X Manhã.
- Tarde.
- Noite.
-
Lugar onde Carolina se reúne com os pais para brincar e conversar.
- Quarto.
- X Sala.
-
Lugar onde Pedro se reúne com a família para admirar as estrelas e ouvir a mãe cantar.
- Perto do pomar.
- X No quintal.
MANUAL DO PROFESSOR
- A atividade 1 proposta nesta página está relacionada com os textos estudados nas páginas 18 e 19.
- Os alunos vão assinalar as respostas conforme a interpretação dos textos, assimilando as atividades do dia a dia realizadas por cada personagem.
- Auxilie-os a assinalar corretamente as alternativas. Em seguida, leia em voz alta as questões com suas respectivas respostas.
- A cada resposta, converse com os alunos perguntando se eles fazem atividades parecidas com as que foram realizadas por Pedro e Carolina. Exemplo: Vocês também vão à feira com a avó? Vocês também vêm à escola caminhando? Vocês também brincam na sala de casa? Reserve este momento de descontração com os alunos, deixando-os livres para comentar sobre suas rotinas.
- Tomar alguns cuidados no dia a dia contribui para uma rotina de vida saudável. Veja o texto a seguir, que tem como objetivo orientar os alunos sobre alguns desses cuidados.
- Incentive as crianças a se preocupar com a saúde. Converse com elas sobre a importância de lavar as mãos, principalmente antes das refeições e depois de ir ao banheiro.
- Torne a higiene mais interessante escolhendo sabonetes de diferentes cores, formatos e perfumes. Produtos que fazem espuma também deixam o banho mais divertido.
- Experimentem fazer bolhas de sabão. Coloquem água morna numa vasilha, acrescentem um pouco de detergente e agitem até formar espuma. Mergulhem a ponta de um canudinho ou caneta vazia na água com sabão e assoprem para ver quem consegue fazer a bolha maior!
- Incentive as crianças a cuidar da higiene dos alimentos. Mostre a elas como separar um pedaço de carne crua, por exemplo, dos outros alimentos que estão na geladeira. Ensine as crianças a conferir a data de validade dos alimentos, como iogurtes e sucos industrializados, antes de consumi-los.
- Lave ou descasque frutas e legumes, como maçãs e cenouras, antes de dar às crianças. Peça ajuda a elas para lavar uvas, ameixas, morangos e outras frutas.
- Fale sobre os germes e como eles são pequenos. Se vocês forem a algum piquenique ou outro lugar onde não seja possível lavar as mãos antes de comer, usem álcool em gel.
HEWITT, Sally; ROYSTON, Angela. Meu primeiro livro sobre o corpo humano. Tradução de Valeria Ramiro. Barueri: Girassol, 2010. p. 146.
21
2. Você já conversou com os colegas sobre como é o lugar onde você vive e também fez o desenho de um lugar que costuma frequentar em seu dia a dia. Agora, escreva um pequeno texto contando as características de um outro lugar que você conhece ou já visitou em uma viagem ou passeio.
Resposta pessoal. Oriente e incentive os alunos a escreverem sobre outros lugares que conhecem ou que já visitaram.
3. Faça um desenho que represente o que você escreveu na resposta anterior.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para responder às atividades 2 e 3 desta página, peça aos alunos para comentarem sobre um lugar que visitaram ou que costumam frequentar que os marcou de alguma forma. Instigue-os a contar detalhes acerca das atividades que realizaram no lugar e também a descrevê-lo, mencionando alguns detalhes.
- Após a produção do texto, peça aos alunos que desenhem o lugar descrito. Como sugestão, o desenho também pode ser feito em uma folha de papel sulfite, para que possam expor no mural da sala ou da escola.
Mais atividades
- Descubra um lugar comum de afetividade dos alunos, que pode ser uma praça, um parquinho, um bosque, uma cachoeira, etc. Peça-lhes que descrevam esse lugar e, em seguida, o desenhem. Esta atividade é interessante para salientar que mesmo em um lugar comum de afetividade, as crianças têm seus elementos prediletos, que podem variar num mesmo lugar.
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CIDADÃO DO MUNDO Lugares pelo mundo
Você conheceu diferentes lugares do nosso país. Veja, agora, exemplos de diferentes lugares do mundo e conheça também alguns costumes de seus moradores.
A região dos Andes, no Peru, é formada por montanhas muito altas. Nessas áreas, as pessoas cultivam as lavouras em terraços, que são terrenos muito inclinados, onde são preparados grandes canteiros em forma de degraus. Nessa região, as mulheres costumam tecer roupas coloridas de lã para proteger as pessoas do frio, que é intenso.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Reconhecer diferentes lugares ao redor do mundo.
- Entender que diferentes lugares resultam em diferentes modos de vida.
- Valorizar as diferentes culturas existentes no mundo.
- Na seção das páginas 22 e 23 são apresentados alguns exemplos de diferentes modos de vida pelo mundo, o que propicia o desenvolvimento do Tema contemporâneo transversal Diversidade cultural da BNCC.
- Leia o texto com os alunos e peça que observem as imagens. Em seguida, discuta com eles sobre o que observaram. Questione-os sobre como são as paisagens e o modo de vida das pessoas que moram nesses lugares. Peça que detalhem as principais características das imagens. A partir dessa análise os alunos poderão responder à questão 1 da página 23.
- Explique aos alunos que a região dos Andes está localizada na porção oeste da América do Sul, estendendo-se pelo território de vários países, entre eles o Peru, onde o clima nas altas altitudes é frio. Já o país africano do Quênia, que também é citado nesta página, possui um clima quente, com temperaturas elevadas o ano todo.
- Comente que os fatores climáticos dos lugares influenciam no modo de vida, nos costumes e na cultura das pessoas.
- Se considerar oportuno, apresente um planisfério político para os alunos localizarem os países citados nesta página.
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Nas savanas africanas vivem muitos animais, como girafas, zebras e leões. As crianças que vivem nas aldeias dessa região gostam de brincar com barro fazendo seus animais de brinquedo.
Na região do Oriente Médio, algumas pessoas, que vivem em meio ao deserto, costumam morar em tendas próximas aos oásis. Os oásis são áreas de vegetação que crescem em torno de pequenas nascentes. Essas pessoas cuidam da criação de camelos e ovelhas, levando esses animais onde eles podem pastar e beber água.
Em certas regiões da Europa faz muito frio. No inverno há precipitação de neve e muitas crianças que vivem em áreas montanhosas, por exemplo, aproveitam para esquiar, patinar e andar de trenó na neve. Para se proteger do frio intenso, as pessoas precisam usar roupas muito grossas, botas, luvas e toucas.
Fonte de pesquisa: Adivinhe o que estou fazendo!. Livro infantil ilustrado publicado por ocasião do Ano Internacional da Alfabetização. Tradução de Rachel Holzhacker. São Paulo: Textonovo, 1994.
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
1. Com os colegas, comparem e apontem semelhanças ou diferenças entre os lugares mostrados e algumas características específicas do lugar onde vivem.
2. Converse com os colegas sobre a importância de valorizar os diferentes tipos de culturas existentes em outros lugares do mundo.
MANUAL DO PROFESSOR
- Dê sequência ao estudo, solicitando aos alunos que observem as demais imagens e façam a leitura dos textos que apresentam outros lugares do mundo, assim como diferentes modos de vida.
- Nesta ocasião são apresentados exemplos da região do Oriente Médio e da região europeia.
- Assim como na página anterior, peça aos alunos que comparem as paisagens e o modo de vida das pessoas que moram nesses lugares, comentando as principais diferenças e citando as características de ambas as imagens. A partir dessa análise os alunos poderão responder a questão 2.
- Explique que a região do Oriente Médio é marcada pelo clima desértico e por populações que apresentam grande contraste econômico e social. Alguns países sofrem com guerras civis, além do acentuado nível de pobreza e miséria da população, como é o caso da Síria, enquanto outros países possuem enormes riquezas e excelente infraestrutura, como os Emirados Árabes Unidos. Comente também que nos países dessa região existe grande influência religiosa, com a maioria de muçulmanos que praticam a religião islâmica. Se possível, mostre aos alunos a localização do Oriente Médio em uma mapa-múndi.
- Em relação à Europa, explique aos alunos que grande parte dela é cercada por montanhas, apresentando regiões muito frias, como a Suíça e a Rússia, exemplos citados nesta página.
- Comente que a Rússia apresenta enorme extensão territorial e, devido a isso, algumas pessoas vivem em lugares isolados, longe das grandes cidades.
Comentários de respostas
- Os alunos podem citar semelhanças e diferenças em relação ao modo de se vestir, às construções das moradias, ao modo de brincar, etc.
- Incentive os alunos a refletirem que o respeito e a valorização cultural dos diferentes povos contribuem para um mundo melhor, com paz e acolhimento ao próximo, além do fato de preservar raízes históricas que contribuíram com o processo de civilização.
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ATIVIDADES
1. O modo de vida, os costumes e as tradições também variam de um lugar para outro. Substitua os códigos pelas letras correspondentes e complete as frases a seguir.
PNA
a. No México, país da América do Norte, as pessoas costumam comer tacos, que são tortilhas preparadas com
CARNE e VERDURA
b. Na Índia, país localizado na Ásia, as pessoas apreciam muito um delicioso pastel frito, recheado com
lentilha, algum tipo de carne e muitos temperos.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- O trabalho de reconhecimento das demais culturas mobiliza as habilidades EF03GE01, EF03GE02, e EF03GE03 da BNCC e a Competência geral 6 do mesmo documento.
- A realização da atividade 1 desenvolve o conhecimento alfabético, a consciência fonológica, a consciência fonêmica, a compreensão de textos e a produção da escrita, presentes na PNA.
- Para realização da atividade 1, oriente os alunos na decodificação das palavras para formar as frases. Após a finalização da atividade, peça-lhes que leiam as frases em conjunto.
- Em seguida, pergunte aos alunos se eles já experimentaram algum dos alimentos citados na página ou um prato típico da culinária de outros países ou regiões do Brasil.
Mais atividades
- Explique aos alunos que um dos aspectos culturais importantes dos povos é a culinária.
- Diga a eles que às vezes é possível reconhecer um país apenas pela sua culinária típica.
-
Faça uma brincadeira com a classe:
-
Mostre a foto de uma pizza ou de uma macarronada e pergunte: que país costuma ter essas comidas?
- R: Itália.
-
Mostre a foto de um prato com sushi e sashimi e pergunte: que país costuma ter essas comidas?
- R: Japão.
-
Mostre a foto de cheeseburguer e batatas fritas e pergunte: que país costuma ter essas comidas?
- R: Estados Unidos.
-
- É possível que os alunos questionem as respostas, dizendo que esses alimentos também existem no Brasil. Explique que o Brasil incorporou hábitos alimentares de povos vindos de vários outros países.
- Pergunte a eles qual seria o prato tipicamente brasileiro por meio do qual todo o mundo poderia reconhecer o Brasil. Permita que eles conversem a respeito.
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2. Escreva o nome de alguns alimentos que você costuma consumir em seu dia a dia.
Resposta pessoal. Os alunos podem responder alimentos como arroz, feijão, verduras, legumes, frutas, massas e carnes.
3. Qual é o tipo de comida de que você mais gosta? Conte aos colegas.
Resposta pessoal. Os alunos podem responder que gostam de carnes, ou legumes, ou um tipo de comida regional, ou alguma comida típica, como italiana ou japonesa.
4. Nas páginas 22 e 23 você conheceu a rotina de algumas pessoas de diferentes lugares do mundo. Agora é você quem vai contar como é o lugar onde você vive! Para isso, escreva um pequeno texto com as principais características desse lugar.
MANUAL DO PROFESSOR
- As atividades 2 e 3 propostas nesta página levam os alunos a responderem sobre os tipos de alimentos que consomem diariamente.
- Aproveite a oportunidade para ressaltar a importância de uma alimentação saudável. Questione-os se possuem o hábito de comer frutas, verduras e legumes. Destaque a necessidade de consumirmos esses alimentos para evitarmos doenças e demais problemas de saúde.
- Oriente e auxilie os alunos na elaboração do texto proposto na atividade 4. Para isso, peça aos alunos que digam quais são as principais características desse lugar, como é a vida das pessoas, seus hábitos e costumes, etc. Anote essas respostas na lousa e peça-lhes que usem essas respostas para escreverem seus textos.
Mais atividades
- Sugira aos alunos uma pesquisa sobre pratos típicos das regiões brasileiras.
- Escolha alguns pratos da culinária brasileira e solicite a pesquisa em livros ou na internet. Peça que colham informações como os principais ingredientes e o lugar de origem.
- Peça que, se possível, junto às informações coletadas, também pesquisem imagens do prato típico. Caso não seja viável todos os alunos obterem as imagens, providencie algumas e leve à sala de aula para exibição no dia em que os alunos compartilharem a pesquisa.
- Organize um momento de apresentação da atividade, relacionando as imagens com as informações colhidas, incentivando os alunos a exporem seus comentários sobre o que aprenderam e o que mais acharam curioso.
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3 Outros lugares, outros modos de vida
As pessoas vivem de maneiras diferentes de acordo com o lugar onde moram. Em muitas regiões do nosso país existem populações que se distinguem por suas características culturais e pela preservação de costumes e tradições de seus antepassados. Conheça algumas dessas populações a seguir.
As populações ribeirinhas
As pessoas que vivem nas proximidades dos rios e constroem moradias nesses lugares são conhecidas como ribeirinhas.
As populações ribeirinhas dependem diretamente dos rios. Elas sobrevivem basicamente da pesca, de pequenas criações de animais e também de alimentos cultivados em pequenas plantações.
Os ribeirinhos geralmente vivem em palafitas, que são casas construídas sobre estacas de madeira nas margens dos rios. Sobre as estacas, as casas ficam protegidas das águas dos rios durante as cheias que ocorrem nos períodos mais chuvosos.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Outros lugares, outros modos de vida
6 aulas
- Leitura acerca das comunidades ribeirinhas na página 26 e realização de atividade na página 27.
- Leitura e realização de atividades nas páginas 28 e 29.
- Atividades da página 30.
- Leitura a respeito das comunidades indígenas nas páginas 31 e 32.
- Atividades da página 33.
- Leitura e discussão da seção Cidadão do mundo nas páginas 34 e 35.
- Leitura e discussão do tema Cuidando no nosso patrimônio na página 36.
Atividade preparatória
- Faça uma abordagem inicial do estudo, explicando aos alunos que, no Brasil, existem comunidades com diferentes modos de vida.
-
Pergunte aos alunos:
- Vocês já ouviram falar em comunidades ribeirinhas?
- O que são ribeirinhos?
- Em que lugar eles vivem?
- Faça a leitura introdutória desta página e oriente os alunos a encontrarem as respostas.
- Após o diálogo, leia com os alunos o texto da página 27, em que uma menina relata como é sua rotina na comunidade ribeirinha em que vive.
Mais atividades
- Aproveite a temática e monte uma exposição chamada "O mundo dos ribeirinhos".
- Para essa atividade, serão necessárias pesquisas na internet, livros, revistas, etc.
- Divida a classe em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por um elemento relacionado ao modo de vida dos ribeirinhos.
- O resultado final do trabalho será uma exposição de cartazes no mural da escola.
- Para a organização dos trabalhos, sugerimos os seguintes temas para cada grupo:
-
Grupo 1: Deverá pesquisar sobre o estado de Rondônia, elaborando o cartaz com as seguintes informações:
- uma imagem do mapa do Brasil com a localização do estado;
- informações básicas que o grupo considerar relevantes;
- uma imagem da capital de Rondônia, Porto Velho;
- imagens da área de floresta onde Ivaneide mora.
-
Grupo 2: Deverá pesquisar sobre a casa chamada tapiri, elaborando o cartaz com as seguintes informações:
- imagens de tapiri por fora;
- imagens de tapiri por dentro;
- informações básicas sobre essa construção.
-
Grupo 3: Deverá pesquisar sobre os mamíferos que vivem na região da floresta Amazônica, elaborando o cartaz com as seguintes informações:
- imagens de paca;
- imagens de cutia;
- imagens de macacos da região.
-
Grupo 4: Deverá pesquisar sobre as aves da região, elaborando o cartaz com as seguintes informações:
- imagens de maracanã;
- imagens de arara;
- imagens de periquito;
- imagens de gavião.
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Veja como é o modo de vida de uma menina ribeirinha que vive em uma área da Floresta Amazônica, no estado de Rondônia.
[...] A gente mora em uma casa chamada tapiri. Tapiri é assim: são quatro pedaços de madeira comprida cobertos com palha.
Dentro do tapiri só tem as redes e as panelas. Não tem móvel, não tem coisa nenhuma.
No mato a gente não tem brinquedo, tem bichos para brincar. Os brinquedos da gente são a paca, a cotia, o macaco.
E aparecem muitas aves como o maracanã, o periquito, o gavião, a arara. Os animais vêm no quintal de casa. Eles não têm medo nenhum.
Morar aqui é ótimo: a gente come bacuri e cacau no mato, brinca com os bichos. [...]
Crianças do Brasil: suas histórias, seus brinquedos, seus sonhos, de José Santos. Ilustrações de Cláudio Martins. São Paulo: Peirópolis: Museu da Pessoa, 2008. p. 67.
LER E COMPREENDER
1. A menina ribeirinha costuma brincar com quem?
Ela brinca com animais, com paca, cotia e macaco.
2. A menina gosta de morar na floresta? Copie do texto o trecho que confirma sua resposta.
Sim. Morar aqui é ótimo.
3. Assim como essa menina, você também brinca com animais? Quais? Se não, com o que você brinca? Conte aos colegas.
Resposta pessoal. Caso os alunos respondam que sim, peça que contem aos colegas com quais animais eles brincam e em quais lugares.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A proposta do trabalho reconhece os diferentes modos de vida dos povos e comunidades tradicionais em lugares distintos, contemplando o Tema contemporâneo transversal Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras e a habilidade EF03GE03 da BNCC, citada anteriormente.
- Ao interpretarem o texto da página, os alunos desenvolverão os seguintes processos gerais de leitura: localizar e retirar informação explícita de textos, fazer inferências diretas, interpretar e relacionar ideias e informação e analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.
Ler e compreender
- Narrativas em primeira pessoa são histórias em que o narrador relata os fatos e participa dos acontecimentos. A leitura dessas narrativas direciona os alunos ao imaginativo, proporcionando uma interação com a história contada, em que é possível se colocar no lugar do narrador.
Antes da leitura
Comente com os alunos que esta história é contada por uma menina ribeirinha que mora no estado de Rondônia.
Durante a leitura
Ao realizarem a leitura do texto, peça aos alunos que prestem atenção aos nomes de animais e aves citados.
Depois da leitura
Explique que a fauna e a flora da região Amazônica contam com uma enorme biodiversidade, ou seja, são muito ricas em espécies de animais e vegetação.
Em seguida, auxilie os alunos na realização das atividades 1, 2 e 3. Para isso, leia novamente o texto com eles e destaque os trechos que apresentam as respostas.
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As comunidades quilombolas
Em várias partes do nosso país existem pessoas que vivem em comunidades quilombolas.
Essas comunidades tiveram origem nos chamados quilombos, povoados formados por africanos e seus descendentes que fugiam das fazendas onde eram escravizados, no período em que havia escravidão no Brasil.
Com o fim da escravidão, essas comunidades também passaram a abrigar escravos recém-libertos e pessoas pobres que não encontravam meios para sobreviver nas cidades. Veja a foto a seguir.
4. Quem formou os primeiros quilombos?
Foram os africanos e seus descendentes que fugiam das fazendas onde eram escravizados.
5. Por que essas pessoas formaram os quilombos?
Elas formaram os quilombos para manter-se distantes das fazendas onde eram escravizados e de onde fugiram.
MANUAL DO PROFESSOR
-
Inicie o estudo do tema explorando o conhecimento prévio dos alunos. Para isso, pergunte a eles:
- Vocês já ouviram falar sobre alguma comunidade quilombola? Conhecem alguma?
- Qual é a origem dessas comunidades?
-
Como as pessoas vivem nessas comunidades?
- R: Respostas pessoais. Caso os alunos não conheçam comunidades quilombolas, pesquise em livros ou na internet outros exemplos de quilombos e mostre a eles, comparando os modos de vida de cada uma delas.
- Faça a leitura do texto e oriente os alunos a observarem a imagem mostrada nesta página.
- Pergunte a eles quais são as características apresentadas na imagem. A partir dessa análise os alunos poderão responder às atividades 4 e 5, propostas na página.
- Investigue se na turma ou na escola há algum aluno que vive em uma comunidade quilombola ou que tenha ascendência quilombola, ainda que não more em uma comunidade. Em caso positivo, peça a esse aluno que relate como é a sua comunidade ou então explique o que são os quilombolas para os demais alunos conhecerem melhor a sua cultura.
- Aproveite o tema sobre as comunidades quilombolas para falar sobre as condições de vida dos africanos que foram escravizados no Brasil.
- Explique que os africanos trazidos ao Brasil eram capturados por tribos inimigas e enviados para o trabalho escravo nas fazendas.
Mais atividades
- Pesquise informações sobre comunidades quilombolas no município da escola. Em caso de inexistência, faça uma pesquisa sobre as comunidades quilombolas existentes no estado.
- Providencie imagens dessas comunidades e colha informações como localização, número de moradores, atividades econômicas de seus habitantes, manifestações culturais e artísticas, etc.
- Apresente o resultado dessa pesquisa para os alunos e aprofunde o conhecimento deles sobre esse conteúdo, auxiliando-os no que diz respeito ao reconhecimento de comunidades próximas ao lugar onde vivem.
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A cultura quilombola
Nos antigos quilombos a vida era diferente. De acordo com seus costumes, os moradores caçavam, pescavam, criavam animais e cultivavam lavouras para garantir o sustento. Assim, conseguiram sobreviver nessas terras mesmo após o fim da escravidão.
Hoje, os descendentes dos africanos que foram escravizados ainda vivem nessas áreas e lutam pelo direito de continuar morando nelas.
Em todo o Brasil existem mais de 2 mil comunidades quilombolas, sendo que algumas já garantiram seus direitos sobre as terras em que vivem. Essas comunidades preservam costumes e tradições, mantendo viva sua cultura por meio das danças, músicas, manifestações artísticas e religiosas. Veja alguns exemplos.
6. Como viviam os quilombolas no passado?
Os quilombolas caçavam, pescavam, criavam animais e cultivavam lavouras para garantir o sustento.
7. Em sua opinião, os quilombolas devem ter o direito de continuar morando nas terras em que seus antepassados viveram? Justifique sua resposta. Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- Faça a leitura do texto e explique que nessas comunidades os moradores praticam atividades de subsistência, como o artesanato, o cultivo de alimentos, a criação de animais para o sustento da comunidade, entre outras atividades.
- Comente as dificuldades enfrentadas por essas comunidades para permanecerem em suas terras, uma vez que muitos defendem a sua utilização para outros fins.
- Ressalte que essa é uma importante resistência para a conservação do patrimônio histórico e cultural de nosso país.
- Oriente os alunos a observarem as imagens desta página. Questione-os sobre o que está sendo apresentado.
- Explique que nas comunidades quilombolas são realizadas festas tradicionais da cultura africana e também são produzidos objetos artesanais. A partir dessa análise os alunos poderão responder às atividades 6 e 7, propostas na página.
- Ressalte que todas essas ações possuem raízes culturais africanas que são conservadas em nossa cultura.
- Comente que essas são maneiras de manter viva a cultura desses povos que, apesar da enorme contribuição para a formação da cultura brasileira, nem sempre têm recebido a devida valorização.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestões de referências complementares, para enriquecer seus conhecimentos.
Para obter informações históricas e atuais sobre a formação e o dia a dia dos povos quilombolas no Brasil, acesse o site a seguir. Fundação Cultural Palmares. Disponível em: https://oeds.link/bcyHeN. Acesso em: 8 jun. 2021.
Para mostrar como era a terrível viagem dos escravos a bordo dos navios negreiros, utilize as imagens da matéria disponível em: https://oeds.link/UmCH5w. Acesso em: 8 jun. 2021.
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As comunidades indígenas
Atualmente, no Brasil, existem cerca de 200 povos indígenas vivendo em diferentes estados.
Os povos indígenas que vivem no Brasil apresentam muitas diferenças entre si, por exemplo, na língua que falam, nas atividades que praticam, nas festas que realizam e também em suas crenças.
Muitos desses povos vivem em aldeias, localizadas nas florestas, e retiram da natureza grande parte do que necessitam para viver.
Em geral, os povos indígenas que vivem atualmente no Brasil conservam vários costumes que herdaram de seus antepassados. Entre esses costumes estão a maneira de construir as moradias e organizar a aldeia, de preparar os alimentos, realizar festas, plantar e colher, caçar, pescar e coletar os frutos e as raízes, extraindo da natureza somente aquilo de que necessitam para viver. Observe as imagens a seguir.
- timbó:
- planta jogada na água dos rios para deixar os peixes atordoados, mais fáceis de serem pescados com as mãos
MANUAL DO PROFESSOR
- Uma sugestão para iniciar o estudo sobre as comunidades indígenas é organizar com os alunos uma roda de conversa sobre o tema.
- Pergunte à classe o que conhece sobre o modo de vida dos povos indígenas. Conforme os alunos forem citando, liste o que eles disserem na lousa, como forma de registrar o conhecimento prévio que possuem sobre o tema.
- Na sequência, peça que acompanhem a leitura do texto e, em seguida, pergunte a eles:
-
Falamos sempre em "indígenas", como se fossem todos iguais. Será que vivem do mesmo jeito, pertencem todos à mesma cultura, ao mesmo povo?
- R: Espera-se que os alunos relatem que não. Para encontrar as respostas, ofereça meios (internet, livros) para que eles pesquisem as características dos povos indígenas presentes em nosso país atualmente.
- Conduza a discussão para os pontos que os povos indígenas têm em comum quanto à sua forma de viver.
- Após o levantamento das informações, peça aos alunos que apresentem os resultados obtidos na pesquisa. Eles vão perceber que existem muitos povos de origens, línguas e culturas distintas.
- Aproveite a oportunidade para comentar que a maior concentração de povos indígenas encontra-se localizada na região da floresta Amazônica, embora existam comunidades indígenas espalhadas por todos os estados brasileiros.
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O trabalho em comunidade
Por meio do trabalho, os povos indígenas constroem suas casas e obtêm os alimentos e vários materiais que utilizam no dia a dia.
O trabalho nas aldeias indígenas é dividido entre os homens e as mulheres. Em algumas aldeias, os homens são encarregados da caça e da pesca.
Também são os homens que retiram as árvores das matas, abrindo clareiras onde, geralmente, constroem moradias ou onde serão formadas as roças. Essas roças são pequenas lavouras de milho, mandioca, entre outros alimentos consumidos na aldeia e que precisam ser plantados.
Com a madeira das árvores, eles fazem canoas, arcos, flechas e outros instrumentos e utensílios que utilizam em seu dia a dia.
- clareiras:
- área no interior de uma floresta ou bosque, que apresenta poucas árvores
8. O que mais chama sua atenção no indígena mostrado na foto? Conte aos colegas.
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos expressem suas observações, que podem ser acerca da vestimenta, do instrumento ou da postura do indígena em meio à caça.
MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente os alunos a primeiramente observarem as imagens desta página e da página seguinte. Questione-os sobre o que identificam nelas. Conclua dizendo que em ambas as imagens são mostrados indígenas exercendo atividades de trabalho. A partir dessa análise os alunos poderão responder à atividade 8, proposta na página.
- Para auxiliar os alunos, segue um texto com informações sobre a recente distribuição indígena no território brasileiro.
A atual população indígena brasileira, segundo dados do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, é de 896,9 mil indígenas. De acordo com a pesquisa, foram identificadas 305 etnias [...]. Também foram reconhecidas 274 línguas. Dos indígenas com 5 anos ou mais de idade, 37,4% falavam uma língua indígena e 76,9% falavam português.
Os Povos Indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 342,8 mil, e o menor no Sul, 78,8 mil.
Do total de indígenas no País, 502.783 vivem na zona rural e 315.180 habitam as zonas urbanas brasileiras. Segundo o censo, 36,2% dos indígenas vivem em área urbana e 63,8% na área rural. [...]
FIOCRUZ. Canal Saúde. No Brasil, população indígena é de 896,9 mil. Disponível em: https://oeds.link/ZjmagI. Acesso em: 30 jun. 2021.
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As mulheres são encarregadas do preparo dos alimentos, do cuidado com os filhos pequenos e da criação de alguns animais.
Em algumas aldeias, são elas que cultivam as roças. Além do trabalho na agricultura, as mulheres também trabalham na coleta de frutas, raízes e folhas que se desenvolvem naturalmente nas áreas de mata das proximidades e completam a alimentação das pessoas que vivem na aldeia.
9. Nas aldeias indígenas, os homens geralmente são encarregados de realizar quais atividades?
Atividades de caça, pesca, abertura de clareiras para construção de moradias e formação das roças.
10 . Quais atividades as mulheres geralmente praticam em algumas aldeias indígenas?
As mulheres preparam os alimentos, cuidam dos filhos e da criação de alguns animais. Também podem trabalhar na agricultura e na coleta de frutas, raízes e folhas.
11 . As mulheres e os homens do lugar onde você vive têm atribuições diferentes no dia a dia? Converse com os colegas sobre isso.
Resposta pessoal. Oriente-os a descrever a divisão do trabalho entre homens e mulheres no lugar onde vivem. Peça-lhes que reflitam sobre essa divisão de tarefas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente os alunos a perceberem que, assim como nas comunidades quilombolas, as mulheres também têm importante papel na sociedade indígena. Aproveite o diálogo para destacar que ambas as comunidades possuem suas organizações nas atividades de trabalho, o que garante a sobrevivência de todos os membros.
- Peça aos alunos que comparem o modo de trabalho das pessoas do lugar onde vivem com o modo de trabalho das comunidades indígenas.
- Auxilie-os nessa comparação, ressaltando que nas comunidades indígenas tanto os homens quanto as mulheres exercem suas atividades em meio a florestas, extraindo produtos da natureza e também plantando alimentos em pequenas roças, como é o caso de algumas aldeias.
- Com essa análise os alunos poderão responder às atividades 9, 10 e 11, propostas na página. Se necessário, leia novamente o texto para os alunos destacando os trechos que apresentam as respostas.
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ATIVIDADES
1. Estudamos sobre povos que vivem em diferentes lugares e mantêm modos de vida diferentes. Vamos comparar com o seu modo de vida?
- O lugar onde você vive ou seu modo de vida é semelhante ou muito diferente dos modos de vida mostrados entre as páginas 26 a 32?
Represente, em forma de desenho, algum aspecto do seu modo de vida que se assemelha ou que se diferencia dos modos de vida estudados. Após desenhar, produza uma legenda explicando sua representação.
Resposta pessoal. Caso os alunos façam parte de alguma dessas comunidades, espera-se que representem algum aspecto de seu modo de vida. Alguns alunos podem apresentar desenhos e legendas que representem aspectos semelhantes aos lugares ou modo de vida dos povos estudados, como viver na área rural ou parentes que trabalham em atividades semelhantes, como agricultura, pesca ou extrativismo vegetal. Caso vivam de maneira bem diferente, como no espaço urbano, inclusive em alguma cidade grande, peça que expressem alguma diferença como brincar em uma praça ou quadra da escola, fazer seus deslocamentos por ruas e trânsito congestionado, morar em um prédio de apartamentos ou visitar o shopping center como atividade de lazer.
MANUAL DO PROFESSOR
- Na realização da atividade 1, oriente os alunos na elaboração dos desenhos que serão feitos por eles para ilustrar o seu modo de vida.
- Alguns alunos podem apresentar desenhos e legendas que representem aspectos semelhantes aos lugares ou modo de vida dos povos estudados, como viver na área rural ou parentes que trabalham em atividades semelhantes, como agricultura, pesca ou extrativismo vegetal.
- Caso vivam de maneira bem diferente, como no espaço urbano, inclusive em alguma cidade grande, peça que expressem algumas diferenças, como brincar em uma praça ou quadra da escola, fazer seus deslocamentos por ruas e trânsito congestionado, morar em um prédio de apartamentos ou visitar o shopping center como atividade de lazer.
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CIDADÃO DO MUNDO Patrimônio histórico, cultural e artístico
O povo brasileiro apresenta uma enorme diversidade cultural. A riqueza de nossa cultura pode ser observada de várias maneiras: em nossas manifestações artísticas (danças e ritmos musicais), nas construções históricas de nossas cidades, nos pratos típicos da nossa culinária, em nossas festas populares, etc.
Para proteger essa riqueza cultural e assegurar que ela seja conservada para as próximas gerações, passamos a considerar muitas dessas manifestações culturais do nosso povo como parte do patrimônio cultural.
Veja exemplos de alguns desses patrimônios.
Nesta foto, podemos observar uma parte do centro histórico da cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, em 2020, que conserva construções portuguesas do período colonial, com destaque para igrejas e sobrados em cores vivas, ruas estreitas e ladeiras de chão de pedra.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O estudo sobre patrimônio cultural valoriza as manifestações culturais, conforme determina a Competência geral 3 da BNCC.
- A seção Cidadão do mundo desta página tem como principal objetivo a valorização dos patrimônios histórico, cultural e artístico do nosso país, desenvolvendo o Tema contemporâneo transversal Diversidade cultural da BNCC.
Objetivo
- Valorizar o patrimônio histórico, cultural e artístico do Brasil.
- Reconhecer a diversidade da manifestação cultural brasileira.
- Comente com os alunos que no Brasil há uma enorme diversidade cultural, ou seja, nos mais diversos lugares existem peculiaridades da cultura.
- Explique que essas peculiaridades estão representadas por elementos como danças, ritmos musicais, comidas típicas, festas populares, construções históricas, manifestações religiosas, etc.
- Pergunte aos alunos se existe alguma manifestação cultural no município ou no estado onde eles vivem. Anote na lousa os exemplos citados para posterior explicação sobre cada um deles.
- Aproveite o estudo para investigar a opinião dos alunos em relação aos patrimônios brasileiros.
- Ajude-os a opinar, questionando-os se consideram necessário que as tradições e a conservação do patrimônio sejam passadas de geração para geração.
- Conclua o questionamento enfatizando que a diversidade cultural que observamos em nosso país é uma enorme riqueza do povo brasileiro. Com esses questionamentos os alunos poderão expressar suas opiniões solicitadas nas atividades 1 e 2 da página 35.
Mais atividades
- O estudo desta seção possibilita a realização de uma atividade integrada com o componente curricular de Educação Física. A proposta é organizar e executar um momento de interação entre professores e alunos com a dança do frevo. Será necessário planejamento para providenciar materiais e organizar o espaço onde será realizada a atividade. Providencie minissombrinhas coloridas, que são características dessa dança pernambucana. Pesquise em canais de vídeos da internet algum passo a passo da dança para os alunos aprenderem como segui-la.
- Esse vídeo deverá ser exibido para os alunos com antecedência, para que, assim, possam ensaiar o ritmo. Verifique um espaço amplo na escola onde se possa realizar a atividade. Sugerimos realizá-la na quadra de esportes ou no pátio da escola. O professor de Educação Física pode ser o passista principal. Os alunos deverão seguir os passos do frevo no dia da atividade e acompanhar o ritmo tendo como guia o professor. Incentive a participação de todos no dia da dança, inclusive dos demais profissionais da escola, para que possam interagir nesse momento de aprendizagem e descontração dos alunos.
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A arte gráfica do povo indígena Kamaiurá faz parte do patrimônio da cultura brasileira. Essa pintura é uma tradição ancestral em que os Kamaiurá pintam o corpo e outros objetos com desenhos geométricos feitos com tinturas vegetais, como vemos nesta foto em Gaúcha do Norte, no Mato Grosso, em 2019.
A roda de capoeira é uma mistura de dança e luta criada no Brasil por africanos escravizados. Ela é praticada ao som da música cantada pelos capoeiristas, acompanhada de palmas e de instrumentos musicais, entre eles o berimbau e o atabaque. Na foto, roda de capoeira em Salvador, na Bahia, em 2019.
O frevo é uma manifestação artística da cultura popular brasileira composta por dança e música original dos municípios de Olinda e Recife, no estado de Pernambuco. Surgiu há mais de cem anos e, atualmente, é o principal ritmo do carnaval pernambucano. Na foto, pessoas dançando frevo em Recife, no Pernambuco, em 2018.
1. Em sua opinião, como as pessoas devem cuidar do patrimônio histórico, cultural e artístico?
2. O que você faz para cuidar do patrimônio da sua cidade?
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Comente que, na primeira imagem, uma indígena se pinta conforme as tradições de seu povo, os Kamaiurá, que vive no estado do Mato Grosso.
- A segunda imagem mostra uma roda de capoeira. Comente que ela é praticada em todo o Brasil, como no estado da Bahia, que é o exemplo mostrado nesta página.
- Explique que as pessoas da terceira imagem estão dançando frevo e que essa é uma importante manifestação do estado de Pernambuco. É comum as pessoas desse estado, principalmente da capital Recife e dos municípios do entorno, dançarem frevo durante todo o ano, mas é na época do Carnaval que a dança ganha ainda mais destaque, sendo reconhecida até mesmo internacionalmente, fato que valoriza a cultura local.
Comentários de respostas
- Incentive os alunos a responderem que é necessária a conservação das construções históricas, para evitar que sejam danificadas ou demolidas. Também é necessário manter as tradições culturais e artísticas, passando-as de geração a geração e apresentando-as para as pessoas que as desconhecem, sempre valorizando e enaltecendo os elementos que enriquecem o lugar e o país.
- Incentive a participação dos alunos e oriente que haja respeito por opiniões divergentes.
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Cuidando do nosso patrimônio
No Brasil, o órgão responsável pela conservação e divulgação do nosso patrimônio é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
É muito importante que todas as pessoas colaborem com a conservação dos patrimônios que existem em nosso país, pois eles pertencem a todas as pessoas.
Em muitas cidades, no entanto, podemos encontrar exemplos de patrimônios históricos, culturais e também bens públicos, como praças, monumentos, etc., depredados e malcuidados, ou sem a devida manutenção.
Veja a foto a seguir.
- No lugar onde você mora, os patrimônios da nossa cultura e também os bens públicos estão bem conservados? Em sua opinião, de que maneira esses patrimônios podem ser mais bem cuidados?
Espera-se que os alunos comentem que ajudar com atitudes de cuidado para preservar os patrimônios e também participar de campanhas que valorizem o patrimônio.
MANUAL DO PROFESSOR
- No estudo desta página há a exibição da imagem da estátua de Carlos Drummond de Andrade.
- Explique aos alunos que a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade foi idealizada pelo artista plástico Leo Santana para ser posicionada em um banco no calçadão da famosa praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, em homenagem ao poeta. Comente que Drummond costumava se sentar nesses bancos.
- Explore a mensagem colocada junto à estátua, onde se lê "Não roubem meus óculos, leiam meus livros!".
-
Pergunte aos alunos:
- Qual é o signifcado dessa mensagem?
-
Com qual objetivo ela foi escrita?
- R: Verifique se os alunos compreenderam que a mensagem foi escrita com o objetivo de impedir a depredação do patrimônio público.
- Oriente-os na resposta da atividade desta página, que questiona a situação da conservação dos patrimônios públicos no município onde os alunos moram. Este é um novo momento de reflexão para que os alunos possam compreender a importância do patrimônio para a memória de um determinado lugar.
- Aproveite a oportunidade para apresentar aos alunos algumas obras de Carlos Drummond de Andrade. Drummond não escrevia poesia especificamente para crianças, mas alguns poemas podem ser trabalhados nas séries iniciais.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Complete as frases escrevendo o nome dos lugares que estão indicados no quadro a seguir.
cinema · hospital · escola · mercado · correios · floricultura · livraria
- Para fazer compras: mercado.
- Para cuidar da saúde: hospital.
- Para estudar: escola.
- Para assistir filmes: cinema.
- Para comprar livros: livraria.
- Para enviar correspondências: correios.
- Para comprar flores: floricultura.
2. Relacione as imagens aos textos que indiquem as atitudes a serem tomadas para evitar os problemas representados a seguir.
A
B
C
- B Ter cuidado para não danificar plantas e jardins.
- C Brincar com cuidado para não quebrar os brinquedos.
- A Manter as calçadas limpas, recolhendo o lixo do chão e colocando nas lixeiras.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Realização das atividades das páginas 37 a 39.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Identificar os lugares frequentados no dia a dia e a afetividade com o espaço vivido.
Como proceder
Peça aos alunos para lerem as frases da atividade. Sugira, a partir da leitura das frases, que os alunos as completem com as palavras que melhor se encaixam na descrição de cada uma. A atividade é relevante para a fixação das funções dos diferentes lugares que estão presentes no dia a dia dos alunos.
2 Objetivo
- Conscientizar os alunos quanto à importância de cuidar do meio onde vivem.
Como proceder
- Peça aos alunos para descreverem o que veem nas imagens da atividade. Pergunte se as frases contendo as soluções estão relacionadas aos problemas retratados nas imagens descritas. Incentive os alunos a retratarem outros problemas de degradação do ambiente de vivência deles e quais as soluções necessárias para combatê-los.
3 Objetivo
- Conhecer o modo de vida de povos tradicionais, como ribeirinhos, indígenas e quilombolas, valorizando e respeitando os diferentes modos de vida.
Como proceder
- Peça aos alunos para fazerem a leitura silenciosa do texto e grifar as palavras que possivelmente não conheçam. Após a pesquisa das palavras desconhecidas, façam a leitura e a interpretação conjunta do texto utilizando as perguntas da página.
4 Objetivo
- Conhecer o modo de vida de povos tradicionais, como ribeirinhos, indígenas e quilombolas, valorizando e respeitando os diferentes modos de vida.
Como proceder
- Esta atividade traz noções de leitura de legendas cartográficas, uma vez que os alunos precisam associar a cor do comando à frase correspondente. Peça aos alunos para lerem as frases da atividade e, oralmente, identificar à qual comunidade a frase se refere. Em seguida, peça que eles pintem de acordo com o que está descrito na legenda.
5 Objetivo
- Conhecer o modo de vida de povos tradicionais, como ribeirinhos, indígenas e quilombolas, valorizando e respeitando os diferentes modos de vida.
Como proceder
- Peça aos alunos que grifem as palavras que desconhecem e explique a eles o significado dessas palavras. Caso os alunos não conheçam açaí e beiju, providencie imagens e apresente maiores detalhes sobre o fruto e o derivado de mandioca.
6 Objetivo
- Conscientizar sobre a conservação dos patrimônios de nosso país.
Como proceder
- Oriente os alunos na observação da imagem e peça que eles descrevam o que estão observando. Em seguida, responda às questões da atividade. Caso haja alguma dúvida a respeito do que é um patrimônio histórico-cultural, retome as explicações apresentadas na seção Cidadão do mundo, páginas 34 e 35, e na página 36.
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3. Leia o texto a seguir.
As comunidades caiçaras
Em áreas do litoral dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, existem pequenas comunidades de pescadores que se formaram desde os tempos da colonização portuguesa.
Os moradores dessas comunidades são chamados caiçaras e sobrevivem basicamente da pesca artesanal, atividade que envolve o trabalho de toda a comunidade. As famílias caiçaras também se dedicam ao cultivo de pequenas roças, plantando, por exemplo, mandioca, feijão, arroz, banana, entre outros alimentos.
Vivendo em suas comunidades, os caiçaras preservam costumes e tradições herdados de seus antepassados.
Texto dos autores.
De acordo com o texto, responda às questões a seguir.
-
Onde vivem algumas comunidades caiçaras?
Em áreas do litoral dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
-
Quem são os caiçaras?
Os caiçaras são pequenas comunidades de pescadores que se formaram desde os tempos da colonização portuguesa.
-
Do que os caiçaras sobrevivem?
Os caiçaras sobrevivem da pesca artesanal e do cultivo de pequenas roças.
4. Pinte os quadrinhos de acordo com a legenda.
- Quilombolas
- Ribeirinhos
- Caiçaras
- Indígenas
-
Azul. Vivem próximos aos rios, em casas construídas sobre palafitas.
-
Verde. Comunidades que descendem de africanos escravizados.
-
Amarelo. Vivem em aldeias e retiram o sustento da natureza.
-
Vermelho. Comunidades de pescadores que vivem no litoral.
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5. Leia o texto a seguir.
As crianças que vivem nas comunidades quilombolas adoram brincar.
Mara é uma criança quilombola e sua diversão preferida é brincar de roda com as outras crianças da comunidade. Ela adora comer açaí e o beiju, que é feito da mandioca.
No quilombo, ela aprendeu o jongo, dança de origem africana, na qual ela roda sua saia e joga capoeira, de acordo com a cultura de seus antepassados.
Texto dos autores.
Complete as frases de acordo com o texto anterior.
- Mara vive em uma comunidade: quilombola.
- Sua brincadeira preferida é: brincar de roda.
- Ela gosta de comer: açaí e beiju, feito de mandioca.
- Da cultura de seus antepassados ela aprendeu: o jongo, dança de origem africana, e a jogar capoeira.
6. Observe a foto
-
O patrimônio histórico mostrado na foto está bem preservado? Como é possível identificar isso?
Espera-se que o aluno observe que esse patrimônio histórico está bem cuidado, sem depredação e limpo.
-
Que atitudes as pessoas devem tomar para conservar os patrimônios históricos?
Não danificar os patrimônios históricos, zelar pela sua conservação, limpeza, etc.
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade 1
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 10 - MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
---|---|
· Identificar os lugares frequentados no dia a dia e a afetividade com o espaço vivido. | Divida o quadro em várias partes e, em cada uma delas, escreva o nome de um lugar que os alunos possivelmente frequentam. Utilizando o recurso brainstorm, peça aos alunos para comentarem quais são as atividades que praticam em cada um desses lugares. Pergunte também qual é a afetividade que eles têm com esses lugares. |
· Conscientizar os alunos quanto à importância de cuidar do meio onde vivem. | Oriente-os na confecção de cartazes chamativos para a conscientização do cuidado com o meio onde vivem. Em grupos de três alunos, peça que elaborem frases de efeito que chamem a atenção dos outros colegas para o cuidado que devem ter com o espaço de vivência deles, seja público, seja privado. |
· Conhecer diversos modos de vida, costumes e tradições, valorizando as culturas nos mais diferentes lugares do Brasil. | Oriente os alunos numa pesquisa sobre as raízes culturais da cidade onde vivem. Peça que pesquisem quais foram os fundadores do município e o legado histórico-cultural que eles deixaram (festas e comidas típicas, expressões linguísticas, entre outros). Após a pesquisa, oriente os alunos na construção de cartazes acerca das informações encontradas. |
· Conhecer, valorizar e respeitar o modo de vida de povos tradicionais, como ribeirinhos, indígenas e quilombolas. | Organize uma visita a uma comunidade de povos tradicionais próximo ao seu local de vivência. Elabore um roteiro para entrevista previamente e entregue aos alunos. Explique que cada um deles escolherá um integrante da comunidade para fazer perguntas breves, a fim de conhecer o modo de vida das pessoas desse lugar. Converse com o líder da comunidade para que mostre ao grupo como são realizadas as principais atividades naquele local. Para finalizar, peça aos alunos para produzirem um texto contando os fatos que mais lhes chamaram a atenção na comunidade visitada. Caso não seja possível a realização de uma visita, apresente aos alunos informações sobre comunidades tradicionais do estado onde vivem e promova uma roda de conversa sobre o tema, destacando e valorizando o modo de vida dessas populações. |
· Conscientizar sobre a conservação dos patrimônios de nosso país. | O estudo sobre a importância e a valorização do patrimônio histórico, cultural e artístico pode ser complementado com a realização de um trabalho de campo. Para isso, organize previamente uma visita aos patrimônios histórico-culturais existentes no lugar onde vivem. Oriente os alunos para a formulação de um relatório descrevendo a situação do patrimônio, se está bem cuidado ou depredado. De volta à escola, em conjunto com os alunos, elabore uma carta ao poder público, parabenizando ou sugerindo melhorias no patrimônio descrito. |
· Compreender a importância do patrimônio histórico, cultural e artístico e promover sua valorização. | A proposta de trabalho de campo sugerida no item anterior também pode ser utilizada como forma de promover a valorização do patrimônio histórico, cultural e artístico existente no lugar onde vivem e nos demais lugares do país. Verifique se os alunos, em seu dia a dia, adotam atitudes voltadas para conservação e valorização desses patrimônios. |
Introdução da unidade 2
As paisagens dos municípios são o principal foco de aprendizagem desta unidade. O município faz parte do espaço vivido e do cotidiano dos alunos. Ao explorarem as diferenças nos elementos que compõem as paisagens dos municípios, os alunos terão a oportunidade de aprender o conceito de paisagem e que elas sofrem constantes transformações pela ação humana. Com base nos estudos, será possível entender, conhecer e apreciar as paisagens por meio dos sentidos humanos: tato, olfato, visão, paladar e audição. As atividades, ilustrações e fotografias selecionadas serão importantíssimas para concretizar os saberes relacionados às paisagens.
O uso de recursos como obras de arte promove a análise e interpretação de imagens, recurso tão importante para desenvolver habilidades geográficas, além de ampliar o acervo cultural do aluno servindo de base para atividades de reprodução das paisagens em desenhos, os denominados croquis.
Algumas atividades promovem o desenvolvimento do pensamento espacial e a alfabetização cartográfica a partir da observação de maquetes, trabalhando as visões oblíquas e verticais, além da criação de legendas a partir dessas representações.
Dando continuidade aos estudos e às reflexões sobre os elementos naturais e culturais que compõem as paisagens, destacam-se a ação da natureza e do ser humano na modificação dos espaços e a necessidade dessas mudanças a partir das atividades econômicas. É importante que os alunos se sintam parte dessa transformação e se percebam agentes políticos e ambientais dessas paisagens. Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Compreender o conceito de paisagem e identificar os elementos que a constitui.
- Perceber a paisagem pelos diferentes sentidos do corpo: visão, audição, olfato, tato e paladar.
- Distinguir paisagens naturais e paisagens culturais.
- Representar paisagens por meio de croquis.
- Compreender que a paisagem é transformada ao longo do tempo, seja de maneira rápida, seja de maneira lenta.
- Identificar as ações humanas como transformadoras das paisagens.
- Compreender a ação da natureza na transformação da paisagem.
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolver as atividades e os objetivos propostos na unidade 2, é importante que os alunos tenham conhecimentos introdutórios sobre paisagens e seus elementos naturais e culturais. Além disso, o reconhecimento de diferentes lugares, como visto na unidade 1, será retomado durante a percepção de diferentes lugares com diferentes paisagens.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos estudantes, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Mais atividades
Segue sugestão de atividade que auxilia o trabalho com os conceitos e temas desta e das demais unidades do volume. Esse tipo de atividade favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades com os alunos. Toda introdução de unidade traz uma sugestão como esta.
Pesquisa
Sob orientação adequada, esse tipo de atividade exige que os alunos mobilizem seus conhecimentos prévios para obter novas informações em diferentes fontes. Necessita de leituras, cujas informações devem ser selecionadas e registradas. Também possibilita a troca de ideias entre os alunos.
Principais habilidades desenvolvidas: leitura, escrita, interpretação, seleção, síntese e registro.