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2 Lugares e paisagens
MANUAL DO PROFESSOR
- O estudo desta unidade tem por objetivo desenvolver o conceito de paisagem e dos elementos que a compõem, compreendendo que está em constante transformação, tanto pela ação da natureza quanto pela intervenção humana.
- Escreva na lousa o título da unidade: "Lugares e paisagens".
- Peça aos alunos que observem a imagem de abertura e questione-os: a imagem que vocês estão vendo é um lugar ou uma paisagem? Qual é a diferença entre lugar e paisagem?
- Com essas questões, espera-se que os alunos iniciem um levantamento de hipóteses para explicar as diferenças entre os conceitos de lugar e paisagem.
- Como esta unidade trata de conceitos fundamentais do saber geográfico, é importante levantar esse tipo de reflexão com os alunos. O domínio desses conceitos faz parte dos estudos geográficos com os quais os alunos vão se deparar até o final do Ensino Fundamental e também no Ensino Médio.
Conectando ideias
- Analise junto com os alunos a imagem de abertura. Peça que eles descrevam tudo o que veem, escrevendo na lousa cada item que for citado.
- Incentive os alunos a citarem paisagens que possam ser semelhantes à imagem da página, como parques, praças ou área urbana.
- A intenção é que os alunos troquem experiências relacionadas às diferentes paisagens, distinguindo inicialmente paisagens naturais, rurais e urbanas, por exemplo.
· O texto a seguir trata da importância do estudo do lugar.
[...]
O estudo do lugar pode se estender para muito além do texto. E podem-se utilizar outros recursos como a observação de uma paisagem ao vivo ou uma figura desta mesma paisagem, fotografias, vídeos, filmes etc. [...]. É sempre conveniente reafirmar que os conteúdos em si são mais do que simples informações a serem aprendidas, eles devem significar a possibilidade de se aprender a pensar. [...]
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 89.
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Existem diversos tipos de paisagens em diferentes lugares pelo mundo. Vamos conhecer algumas delas?
CONECTANDO IDEIAS
- Que elementos você observa na paisagem da foto?
- No lugar onde você vive existem paisagens semelhantes a esta?
- Conte para os colegas sobre outras paisagens que você observa nos lugares que frequenta.
1. Espera-se que os alunos observem prédios, casas, árvores, gramado, pessoas, céu, nuvens, etc
2 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- É importante retomar o conceito de lugar, trabalhado na unidade 1, como o que necessariamente envolve a relação afetiva entre o ser humano e o espaço de vivência.
-
Pergunte aos alunos:
-
Será que nessa paisagem há elementos que não podemos ver?
- R: Resposta pessoal. Alguns alunos poderão responder negativamente. Nesse caso, instigue-os a pensar nos sons e nos cheiros que as pessoas da foto podem ouvir e sentir no lugar onde estão, como o barulho dos automóveis e o cheiro das árvores.
-
- Deixe que os alunos respondam livremente. A detecção desse conhecimento prévio será muito importante para o estudo da unidade.
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1 Diferentes lugares, diferentes paisagens
No lugar onde vivemos podemos observar paisagens com características bem diferentes. Você já observou com atenção como é a paisagem do lugar onde vive? Você sabia que essa paisagem é única, ou seja, ela não se repete em outros lugares?
As fotos a seguir mostram paisagens de diferentes lugares.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Diferentes lugares, diferentes paisagens
10 aulas
- Leitura, observação e análise das imagens de abertura e realização das atividades orais das páginas 40 e 41.
- Leitura e análise das imagens das paisagens selecionadas e comparação entre as principais características apresentadas nas páginas 42 e 43.
- Leitura coletiva, análise dos elementos que compõem a paisagem e argumentação oral a partir das perguntas da página 44.
- Atividades da página 45.
- Estudo da paisagem a partir dos órgãos dos sentidos. Leitura da história em quadrinhos das páginas 46 e 47.
- Leitura, análise de imagens e reflexão referentes às paisagens naturais e culturais das páginas 48 e 49.
- Atividades das páginas 50 e 51.
- Análise de obra de arte, leitura e interpretação de texto e atividades das páginas 52 e 53.
- Estudo da paisagem por meio de croquis da página 54.
- Atividades da página 55.
- Estudo referente à legenda com leitura e análise de imagem das páginas 56 e 57.
Atividade preparatória
- Proponha aos alunos que levem para a escola imagens de diferentes paisagens que encontrarem em revistas, fotografias e pesquisa na internet. Separe a turma em grupos de cinco alunos para que apresentem as imagens que foram coletadas e façam comparações possíveis entre elas relacionadas a locais, elementos apresentados, presença de pessoas, entre outros.
- Peça que apresentem para os outros grupos da turma. Aproveite para verificar os conhecimentos prévios dos alunos referentes às paisagens e elementos que as compõem. Após a apresentação, guarde as imagens para retomar a atividade de classificação após o trabalho com o conteúdo do livro.
- Peça que os alunos analisem a imagem da cidade de Valinhos, listando os elementos presentes nela.
- Escreva na lousa: "Paisagem de Valinhos" e, em seguida, escreva os elementos citados pelos alunos.
- Explore também as demais imagens, analisando os diferentes elementos que as compõem.
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1. Descreva para os colegas como é a paisagem que você observa no lugar onde vive.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- Peça que os alunos analisem a imagem de Quevedos, no Rio Grande do Sul.
- Realize o mesmo procedimento feito para a primeira imagem da página anterior. Nesse momento, escreva na lousa os elementos presentes nela citados pelos alunos.
- Incentive os alunos a conversarem sobre a diversidade de paisagens. Explique que as cidades têm muitos elementos diferentes e que cada parte da cidade compõe uma paisagem diferente.
- Peça que os alunos analisem a imagem da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
- Repita o procedimento feito com as imagens anteriores, levantando os elementos presentes na imagem citados pelos alunos e escrevendo-os na lousa.
-
Analise a imagem, realizando as questões a seguir.
-
Por que essa paisagem é tão diferente das anteriores?
- R: Espera-se que a turma perceba que, nessa imagem, há predomínio de elementos da natureza em relação às demais.
-
Comparem a imagem da Chapada dos Veadeiros com a de Cassilândia, na página anterior. Qual das duas imagens apresenta mais elementos da natureza?
- R: Auxilie os alunos a concluírem que na imagem da Chapada dos Veadeiros há mais elementos da natureza não transformados pelo ser humano, enquanto em Cassilândia a vegetação é plantada (jardinagem e paisagismo).
-
- Repita a atividade com outras imagens das páginas 42 e 43.
- Na realização da atividade 1, incentive os alunos a dialogarem sobre o assunto e contarem detalhes dos elementos que podem ser observados.
Mais atividades
- Peça que os alunos levem para a sala de aula fotos de paisagens recortadas de revistas, da internet ou do acervo disponibilizado pela escola.
- Organize a montagem de um painel com a turma.
- Classifique as paisagens de acordo com os seus tipos: rurais, urbanas, litorâneas, montanhosas, desérticas, etc.
- Mantenha esse painel na classe para posteriormente dar exemplos dos tipos de paisagens existentes.
- Incentive os alunos a conversarem sobre a diversidade de paisagens dos municípios. Explique que no campo e na cidade existem muitos elementos diferentes e que cada parte do município compõe uma paisagem também diferente.
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As paisagens
A paisagem é tudo o que podemos ver em um lugar. Além disso, os cheiros, o frio ou o calor que sentimos e os sons que ouvimos também nos auxiliam a perceber a paisagem de um lugar.
Observe a paisagem retratada na foto desta página.
2. Esta paisagem se parece com alguma paisagem que você conhece? Conte aos colegas.
Resposta pessoal.
3. O que mais lhe chama a atenção na paisagem desta foto?
Procure saber o que mais chamou a atenção dos colegas.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O trabalho com o conceito de paisagem, que propõe a análise de diferenciadas imagens e o estudo dos elementos, contempla a habilidade EF03GE04 da BNCC.
- Escreva na lousa Paisagem. Peça aos alunos que digam o que vem à cabeça quando pensam no significado dessa palavra.
- Permita que os alunos falem à vontade e sistematize na lousa todas as menções ao conceito de paisagem que fizerem.
- Ao final, selecione os trechos que podem fazer parte da definição do conceito de paisagem e comparem com o texto apresentado no livro.
- É importante complementar com os alunos o que eventualmente ficou faltando à definição do termo.
- Na realização das atividades 2 e 3, incentive os alunos a contarem sobre as paisagens que já observaram e também comentarem os diferentes elementos que observaram na foto da página.
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ATIVIDADES
1. Imagine que você é a pessoa da foto da página anterior e responda às perguntas a seguir.
-
O que você poderia observar nessa paisagem?
Os alunos podem citar a vegetação, as rochas, o céu, etc.
-
Que cheiros você poderia sentir?
Espera-se que os alunos respondam que podem sentir o cheiro da vegetação (flores, mato, árvores).
-
Que sons você poderia ouvir?
Espera-se que os alunos respondam que podem ouvir o som de algum animal vindo da vegetação, como pássaros, e da vegetação agitada pelo vento (se houver).
2. Escolha uma paisagem do lugar onde você vive. Perceba os elementos pela observação e também os cheiros, sons e sensações. Depois, desenhe a paisagem no espaço a seguir.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a comentarem o que desenharam.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivos
- Compreender o conceito de paisagem, classificando-a em natural e cultural, reconhecer os elementos que a compõem e representar uma paisagem por meio de croqui e legenda.
Como proceder
- Proponha aos alunos que imaginem uma paisagem e listem os elementos naturais e culturais que imaginaram. Para isso, distribua folhas de papel sulfite para os alunos e sugira que desenhem a paisagem imaginária. Após finalizarem o desenho, peça que imaginem e escrevam no papel que cheiros e sons poderiam ser sentidos e ouvidos nessa paisagem. Para finalizar, proponha uma exposição no mural da sala ou da escola.
- Para os alunos responderem a atividade 1 , realize com eles a análise detalhada da paisagem mostrada, de forma a identificar elementos, possíveis cheiros e sons.
- Oriente a realização da atividade 2, dando exemplos de paisagens que fazem parte da vivência dos alunos.
- O texto a seguir trata da importância do desenho na construção da representação pelas crianças.
[...]
A partir do momento em que a criança percebe que seus rabiscos servem para representar objetos, e que é ela quem estabelece a relação entre ambos, inicia-se a construção de um amplo sistema gráfico de representação, no qual se engendram a escrita e outras formas de representação gráfica, como os mapas.
[...] Desde bem pequenas, as crianças percebem que desenho e escrita são formas de dizer coisas. Por esses meios elas podem "dizer" algo, podem representar elementos da realidade que observam e, com isso, ampliar seu domínio e influência sobre o ambiente. [...]
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001. p. 27. (Caminhos da Geografia).
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Como percebemos os elementos da paisagem
A paisagem é algo visível e que se destaca aos nossos olhos. No entanto, a paisagem também pode ser percebida por outros sentidos do corpo, como o olfato, o tato e a audição.
Leia a história em quadrinhos a seguir, que mostra como a personagem Dorinha, que é cega, consegue perceber a paisagem do lugar por onde passeia, guiada pelo seu cão-guia.
- cão-guia:
- cachorro treinado para guiar pessoas cegas em diversos ambientes, aumentando a segurança de seu deslocamento
MANUAL DO PROFESSOR
- Introduza o assunto perguntando aos alunos quais são os cinco sentidos dos seres humanos.
- Reforce com a turma que a paisagem deve ser analisada utilizando nossos cinco sentidos. Além disso, na paisagem estão presentes a história e os afetos relacionados a ela.
- Pergunte à turma se eles conhecem algum deficiente físico (visual ou com outro tipo de deficiência).
-
Questione: Você já percebeu se a deficiência dessa pessoa que você conhece faz com que os demais sentidos dela sejam mais apurados do que em pessoas sem deficiências físicas?
- R: Resposta pessoal. Explique que isso ocorre pois, na falta de um dos sentidos, os outros se desenvolvem mais pelo maior uso que o indivíduo faz de cada um deles.
- Permita que os alunos relatem os casos que quiserem. Os relatos da turma serão muito necessários para a consolidação da interpretação completa das paisagens.
Mais atividades
- Peça que os alunos produzam fotos de uma paisagem com uma câmera fotográfica (pode ser a de um aparelho celular).
- Essa atividade pode solicitar o auxílio e a participação de pais ou responsáveis pelos alunos.
- Explique que eles poderão fotografar a paisagem que quiserem. Reforce que eles já conhecem a definição de paisagem.
- No dia marcado para a realização da atividade, organize a turma em uma roda de conversa e peça a cada aluno que observe a própria foto e produza um texto em que constem os elementos presentes naquela paisagem e a identificação de elementos naturais e culturais. Peça também que descrevam outras sensações que tiveram ao tirar a foto, como cheiros e sons.
- Depois de produzidos os textos, organize os alunos em roda. Cada aluno deverá passar a própria foto para o colega à esquerda.
- Oriente os alunos a fazerem a mesma atividade com a foto que receberam.
- Ao final da segunda produção de texto, cole a foto e os dois textos produzidos em uma cartolina.
- Exponha todos os trabalhos no mural da sala de aula.
-
Converse com os alunos sobre o resultado.
-
As duas análises da imagem são iguais?
- R: Provavelmente não.
-
Se são diferentes, por que isso ocorre, já que a imagem é a mesma e os alunos estudaram juntos como analisá-la?
- R: Espera-se que os alunos percebam que a observação da paisagem é subjetiva; cada pessoa se volta para os aspectos que mais lhe chamam a atenção ou devido aos conhecimentos prévios de cada um, que são diferentes.
-
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LER E COMPREENDER
1. Dorinha e seu cão estão passeando em que lugar?
Em um parque.
2. Marque um X no sentido do corpo que Dorinha usou para perceber a paisagem.
- Visão.
- Tato.
- X Olfato.
- Audição.
3. Quais elementos Dorinha identificou no parque?
Colmeia, pé de laranjeira, rosas, grama, hortelã, manjerona, salame, cachorro-quente, queijo, chocolate, bolo de limão.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A leitura e exploração da história em quadrinhos permite contemplar os seguintes processos gerais de compreensão de leitura: localizar e retirar informação explícita de textos, fazer inferências diretas, interpretar e relacionar ideias e informação e analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.
Ler e compreender
- Histórias em quadrinhos são narrativas apresentadas por meio de textos e imagens que facilitam a compreensão da leitura.
Antes da leitura
Explique que a personagem Dorinha é cega e que durante a história ela faz um passeio com seu cão-guia.
Durante a leitura
Peça que os alunos leiam conjuntamente o texto. Se considerar pertinente, interaja com os alunos durante a leitura perguntando se já sentiram os mesmos cheiros que a personagem sente em cada cena da história.
Depois da leitura
Realize as atividades 1, 2 e 3 e auxilie os alunos na identificação dos elementos que Dorinha identificou durante seu passeio no parque.
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Os elementos da paisagem
A paisagem de cada lugar se diferencia pelos elementos que a compõem. Esses elementos podem ser naturais ou podem ser criados pelos seres humanos. Por isso, podemos dizer que existem paisagens naturais e paisagens culturais.
Paisagens naturais
As paisagens naturais são compostas apenas por elementos que foram criados pela natureza, como rios, lagos, cachoeiras, florestas, montanhas, desertos e praias.
Observe exemplos de paisagens naturais nas fotos a seguir.
A
B
MANUAL DO PROFESSOR
- Investigue com os alunos o que eles imaginam que constitui as paisagens naturais, antes de lerem o texto. Anote os comentários na lousa.
- Explore com os alunos os elementos que compõem as paisagens mostradas.
- Permita que eles citem o máximo de elementos e registre as informações na lousa.
- Leia com os alunos as legendas das imagens e, se possível, realize a localização do estado onde se situam os municípios.
- Sobre paisagens culturais ou humanizadas, leia o texto a seguir.
[...]
Inicialmente o embate acerca da conceituação da Paisagem deu-se na dicotomia estabelecida pelos geógrafos que diferenciavam entre paisagem natural e paisagem cultural. A paisagem natural refere-se aos elementos combinados de geologia, geomorfologia, vegetação, rios e lagos, enquanto a paisagem cultural, humanizada, inclui todas as modificações feitas pelo homem, como nos espaços urbano e rural. Esses conceitos se atrelam a abordagens filosóficas e a uma questão de método de análise. [...]
Os estudos de paisagem inicialmente foram focados na descrição das formas físicas da superfície terrestre, sendo que progressivamente foram sendo incorporadas as ações do homem no transcurso do tempo, com a individualização das paisagens culturais frente às naturais.
[...]
SILVEIRA, Emerson L. D. Paisagem: um conceito chave na Geografia. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 12., 2009. Anais... Montevidéu, 2009. p. 3. Disponível em: https://oeds.link/vhGobK. Acesso em: 9 jun. 2021.
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Paisagens culturais
Nas paisagens culturais há a presença de elementos que foram criados ou construídos pelo ser humano. As construções, as ruas e as avenidas de uma cidade, as lavouras, as indústrias e as estradas são exemplos de elementos culturais. Nas fotos a seguir estão retratados alguns desses exemplos.
C
D
4. Observe as fotos das páginas 48 e 49 e pinte os quadrinhos a seguir com a cor verde para os elementos das paisagens naturais e com a cor azul para os elementos das paisagens culturais.
-
Verde.
Mar.
-
Verde.
Praia.
-
Azul.
Ruas.
-
Verde.
Floresta.
-
Azul.
Lavoura.
-
Azul.
Construções.
MANUAL DO PROFESSOR
-
Pergunte aos alunos: o que é cultura?
- R: Provavelmente os alunos responderão com exemplos de produção artística.
- Esse é o momento em que você deve explicar que cultura engloba variados aspectos da produção humana, concebida pelos diferentes povos, grupos, comunidades, etc., como vestimentas, código de conduta, cumprimentos, demonstração de afeto, culinária, comportamento à mesa, crenças, danças, músicas, e que todos esses aspectos devem ser respeitados.
-
Então, oriente os alunos a relacionarem as paisagens culturais às produções humanas.
-
Pergunte: que elementos estão presentes na paisagem da foto c?
- R: Ponte, prédios, casas, ruas, céu e árvores.
-
Continue, então: essa é uma paisagem cultural?
- R: Espera-se que respondam que sim.
-
Questione nesse momento que, se eles citaram a presença de elementos naturais como céu e árvores, que não são elementos criados pelo homem, como pode ser uma paisagem cultural?
- R: Auxilie os alunos a compreenderem que paisagem cultural é aquela em que há elementos criados pelo ser humano, não precisando haver predomínio desses elementos.
-
- Desenvolva a mesma dinâmica em relação à segunda imagem da página.
- Atente que é provável que haja mais dificuldade para os alunos aceitarem que essa é uma paisagem cultural pelo fato de haver muito verde na paisagem. Explique que grande parte dessas plantas está em áreas de cultivo, portanto foram plantadas pelo ser humano, por isso se trata de uma paisagem cultural. Ainda assim, mesmo que houvesse apenas uma casa em meio à floresta, a paisagem seria cultural.
- Oriente os alunos na realização da atividade 4. Antes de colorir os quadrinhos, peça aos alunos que identifiquem quais elementos fazem parte das paisagens naturais e quais fazem parte das paisagens culturais.
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ATIVIDADES
1. Observe as paisagens das fotos a seguir.
A
B
a. Escreva o nome de dois elementos que se destacam:
- na paisagem A: Vegetação ou árvores e casas.
- na paisagem B: Rio e vegetação.
b. Marque um X na foto que mostra:
· uma paisagem cultural.
X Foto A.
Foto B.
· uma paisagem natural.
Foto A.
X Foto B.
c. Na paisagem do lugar onde você vive, predominam elementos naturais ou elementos culturais? Dê exemplos.
Resposta pessoal. Caso os alunos sintam dificuldade para responder a essa questão, peça que citem os elementos que observam na paisagem do lugar onde vivem, e depois conduza uma reflexão para que eles concluam se a maioria desses elementos é natural ou cultural.
MANUAL DO PROFESSOR
- Na realização das atividades 1a e 1b, peça aos alunos que observem novamente as paisagens mostradas nas imagens.
- Em relação à resposta do item c da questão 1, caso os alunos sintam dificuldade em responder, peça que citem os elementos que observam na paisagem do lugar onde vivem, e depois conduza uma reflexão para que eles concluam se a maioria desses elementos é natural ou cultural.
- O texto destaca a importância da leitura da paisagem na análise geográfica. As informações apresentadas orientam sobre os procedimentos que podem ser tomados no estudo das paisagens.
A análise das paisagens
Aceitando-se a ideia de que a Geografia estuda a realidade, o mundo, através da leitura da paisagem, deve-se reconhecer que a paisagem é a imagem, a representação do espaço em um determinado momento. Não é o espaço em si, é a fotografia do espaço, e como tal expressa tudo o que existe por detrás dela, quer dizer, sua história, seu movimento, que é resultado do jogo de forças dos homens entre si e desses com a natureza. Dependendo do modo que é olhada, percebe-se tudo o que existe por detrás dela. A paisagem é tudo aquilo que se vê, que a nossa visão alcança, e a nossa visão depende da localização em que se está. Daí decorre que ela pode ser observada de escalas diferentes e que se apreende o que ela expressa de formas diferenciadas, dependendo da perspectiva do olhar. É fundamental que se ultrapasse a visualização da paisagem para encontrar o seu significado, as suas histórias. É preciso entender que a paisagem não se cria por acaso, mas que é resultado da vida dos homens, dos processos de produção, dos movimentos da natureza.
[...]
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. p. 110-111.
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2. O texto a seguir se refere aos elementos que os moradores de uma cidade viram, do alto de uma montanha. Leia-o uma vez silenciosamente e depois em voz alta, com os colegas. Procurem no dicionário o significado das palavras que vocês não conheçam.
PNA
2. Durante a leitura do texto, oriente os alunos a procurarem no dicionário as palavras que desconhecerem.
[...] lá do alto, viram um riacho de águas cristalinas, árvores cheias de frutos, pássaros que não paravam de cantar e uma cidade pequena e muito linda, cheia de casinhas coloridas, com uma casa maior no meio que era onde trabalhava o prefeito.
[...]
Depois da montanha azul, de Christiane Gribel. Ilustrações de Bebel Callage. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001. p. 40
· Anote as palavras do texto de acordo com o quadro a seguir.
Elementos criados pela natureza
Riacho.
Árvores.
Pássaros.
Elementos construídos pelo ser humano
Cidade.
Casinhas coloridas.
Casa maior.
3. Marque a letra C para os elementos culturais e a letra N para os elementos naturais dos quadros a seguir.
- N Vegetação.
- C Lavoura.
- C Indústria.
- C Estrada.
- N Oceano.
- N Montanha.
- C Ponte.
- N Rio.
- C Cidade.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A leitura da atividade 2 permite desenvolver nos alunos componentes da PNA como fluência em leitura oral e desenvolvimento de vocabulário.
- Utilize as orientações a seguir para conduzir a atividade 2, proposta nesta página.
- Leia o texto literário com os alunos e auxilie-os com a explicação de alguma palavra que porventura não conheçam o significado.
- Peça que grifem os elementos da paisagem no texto e depois os classifiquem nos quadros.
- Utilize outros trechos de livros infantojuvenis para realizar trabalhos de análise de descrição de paisagens como o apresentado nesta página. Além de treinar o olhar para a composição das paisagens e a interpretação de textos, é possível encorajar e conduzir os alunos para o mundo da leitura.
- Oriente os alunos na realização da atividade 3, destacando que os elementos devem ser classificados em naturais ou culturais. Se necessário, retome as explicações nas páginas 48 e 49.
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O registro da paisagem
Você comumente observa paisagens pessoalmente ou por fotos. Mas muitas paisagens também são registradas por pinturas em telas.
Artistas que viveram em diferentes épocas retrataram em suas telas paisagens do Brasil. Veja as obras de dois desses artistas.
- Paisagem natural, pintada por Johann Moritz Rugendas, um artista alemão que viajou pelo Brasil no começo do século 19.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O estudo proposto valoriza o fruir e as diversas manifestações artísticas, conforme orienta a Competência geral 3 da BNCC.
- Explore as obras de arte apresentadas nas páginas 52 e 53.
- Pergunte aos alunos que lugar está sendo retratado.
-
Peça que eles comparem as duas obras artísticas:
-
Em que época foram feitas?
- R: Paisagem natural, começo do século XIX; avenida Paulista, 2009.
-
Quem as produziu?
- R: Johann Moritz Rugendas e Erico Santos, respectivamente.
-
O que cada uma delas mostra?
- R: Uma floresta com um pequeno grupo de indígenas e uma avenida de uma grande cidade, respectivamente.
-
O que elas têm em comum? E em que elas são diferentes?
- R: Permita que os alunos debatam livremente sobre as obras estudadas e citem os elementos semelhantes e os diferentes.
-
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· Paisagem cultural, pintada por Erico Santos, um dos importantes artistas da pintura brasileira atualmente.
Escolha uma paisagem de que você goste e registre-a com um desenho no caderno ou em uma folha de papel.
No seu desenho, procure registrar as principais características da paisagem escolhida, como plantas, rochas, rio, animais, ruas, casas, prédios e praça.
Depois de pronto, apresente seu desenho aos colegas.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a mostrarem seus desenhos aos colegas e comentarem o que desenharam.
MANUAL DO PROFESSOR
- Proponha uma atividade aos alunos. Peça que eles se imaginem como pintores e que vão representar uma paisagem que conhecem e de que gostam.
- Leve para a sala de aula algumas imagens de pinturas que tenham paisagens retratadas ou convide os alunos a visitarem uma exposição de pinturas pessoalmente (caso haja museus ou galerias no município onde vivem) ou virtualmente, se possível, no laboratório de informática (visita virtual por meio de um site da internet).
- Peça ajuda ao professor de Arte para definir os materiais e técnicas mais adequados.
- Distribua folhas de papel sulfite ou cartolinas para os alunos. Se possível, use telas pequenas para pintura.
- Leve os alunos a alguma área externa da escola, para que eles possam observar e rascunhar as características das plantas, do solo e dos animais mais detalhadamente.
- Explique a eles que a intenção desse tipo de obra é fazer o retrato mais fiel possível da paisagem.
- O importante nessa atividade não é a avaliação da qualidade artística das produções, e, sim, verificar o grau de compreensão da importância do registro da paisagem nesses desenhos e a valorização da expressão artística pelos alunos.
- Na atividade proposta nesta página oriente os alunos na realização de seus desenhos escolhendo paisagens que fazem parte de sua vivência.
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Desenhando a paisagem
Os elementos que observamos em uma paisagem também podem ser representados com desenhos ou esboços feitos à mão livre. Esse tipo de representação é chamado croqui.
Observe os elementos que existem na paisagem da foto a seguir.
Veja como os elementos dessa paisagem foram representados no croqui a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O estudo sobre croquis desenvolve o pensamento espacial ao fazer uso das linguagens cartográficas, conforme sugere a habilidade EF03GE06 da BNCC.
-
Pergunte aos alunos: a imagem da página 54 representa uma paisagem natural ou cultural?
- R: Explique que se trata de uma paisagem cultural, pois apresenta elementos produzidos pelos seres humanos (moradias), ainda que seja marcada pela forte presença de elementos naturais (rio e floresta).
- Explique aos alunos que paisagens como essas são comuns na região dominada pela presença da floresta Amazônica. Comente que o transporte de um lugar para o outro, nessa região, é feito basicamente por barcos pelos rios, pois a floresta é muito fechada e há poucas estradas.
- Peça que os alunos analisem a forma como o croqui foi produzido, com traços simples, destacando os elementos principais.
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ATIVIDADE
1. Observe a paisagem da foto a seguir.
· Agora, faça um croqui dessa paisagem, como o exemplo da página anterior.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a mostrarem seus desenhos aos colegas e comentarem o que desenharam.
MANUAL DO PROFESSOR
- Na elaboração do croqui, proposto na atividade 1, o professor pode auxiliar os alunos fazendo um esboço desse croqui no quadro de giz. Trace uma moldura no quadro e utilize gizes coloridos para fazer o desenho. Explique cada parte da paisagem à medida que for desenhando seus elementos.
- O texto a seguir fundamenta o trabalho com a produção do croqui.
[...]
Croqui é uma representação esquemática dos fatos geográficos. Não é um mapa, não se destina a ser publicado, tem um valor interpretativo de expor questões, não sendo obra de um especialista em cartografia. Não é uma acumulação de signos, mas a escolha amadurecida dos elementos essenciais que se articulam na questão tratada. A dificuldade está em se conseguir chegar a uma representação que dê clareza de conjunto, complexidade e número de fatos legíveis. É uma arte simples e de difícil expressão figurativa.
[...]
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, Ana Fani A. (Org.). A geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 105. (Repensando o Ensino).
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Criando uma legenda
A legenda é uma parte importante das representações, principalmente de croquis, plantas e mapas. Ela traz o significado dos elementos de uma representação, auxiliando o leitor na compreensão e interpretação.
Observe a imagem de parte de um bairro visto de frente e do alto, ou seja, em uma visão oblíqua.
1. Escreva o nome de cinco elementos que você pode observar nessa imagem.
Resposta pessoal. Os alunos podem citar: praça, escola, casas, prédios e quadra de esportes.
MANUAL DO PROFESSOR
- Peça que os alunos observem a representação da página 56 e respondam à questão proposta na atividade 1 com base na análise da imagem.
- Conduza o trabalho de modo que os alunos façam uma leitura comparativa e em conjunto entre as imagens das páginas 56 e 57. Peça que estabeleçam a relação entre os elementos observados pela visão oblíqua (de frente e do alto) e os elementos observados pela visão vertical (do alto e de cima para baixo).
-
Solicite que eles reconheçam cada um desses elementos entre as plantas e, depois, peça que imaginem como seria observar essa imagem da página 57 de maneira independente, sem a imagem anterior. Seria possível reconhecer todos os elementos facilmente? O que poderia ajudar na leitura dessa imagem?
- R: Espera-se que depois de alguma discussão os alunos concluam que eles necessitariam de uma legenda.
- É importante que eles percebam como a legenda é um elemento fundamental em uma representação cartográfica.
- Mostre outro mapa e peça que eles analisem a legenda.
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Veja a seguir o mesmo lugar visto do alto e de cima para baixo, isto é, em uma visão vertical.
2. Observando as imagens das páginas 56 e 57, elabore uma legenda com desenhos que representem os principais elementos desse lugar. Veja o exemplo de dois elementos já representados.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O estudo do tema trabalha as visões oblíqua e vertical na representação espacial e promove o trabalho com o uso de símbolos e legendas nas representações, contemplando a habilidade EF03GE07 da BNCC.
- Relembre aos alunos que a legenda apresenta o significado de cores e símbolos, como figuras e letras presentes nas representações. Elas servem para auxiliar na identificação de desenhos, plantas, mapas, etc. A legenda é uma importante parte da representação que auxilia em sua interpretação. Realize outras atividades de representação e leitura de legendas com os alunos.
- A elaboração de legenda proposta na atividade 2 deve ser auxiliada pelo professor. Para isso, utilize a lousa para ilustrar como esses elementos podem ser desenhados na legenda.
Mais atividades
- Organize uma saída com os alunos pelo entorno da escola.
- Peça que eles observem toda a paisagem ao redor e façam um esboço para a elaboração de um croqui.
- De volta à sala de aula, oriente-os a elaborar um croqui da paisagem do entorno, com base nos registros feitos durante o estudo de meio.
- Depois de finalizar o croqui, peça-lhes que transformem o croqui de uma visão horizontal para uma visão vertical. Essa etapa é complexa, e eles necessitarão da sua ajuda. Não é necessário que a transposição seja precisa. A ideia é que haja uma representação vertical do entorno da escola.
- Depois de finalizarem o croqui, oriente os alunos a elaborarem uma legenda para ele.
- Avalie a adequação da legenda e corrija possíveis erros.
Comentários de respostas
2. Espera-se que os alunos elaborem uma legenda com desenho para representar cada um dos elementos a seguir: árvores, quadra de esportes, praça e casas. Incentive os alunos a mostrarem seus desenhos aos colegas e comentarem o que desenharam.
58
2 A transformação da paisagem
O ser humano modifica o lugar onde vive. Muitas vezes, essas transformações são realizadas com a finalidade de melhorar esse lugar.
O texto a seguir relata como alguns moradores que viviam perto de um rio modificaram a paisagem do lugar. Leia-o uma vez silenciosamente. Depois, leia em voz alta com os colegas.
Durante a leitura do texto, oriente os alunos a procurarem no dicionário as palavras que desconhecerem.
De que maneira você transforma o lugar onde você vive?
O rio que nasceu de novo
Era uma vez um rio muito bonito de água tão clara que dava para ver as pedrinhas lá no fundo.
Era gostoso brincar de barquinho, de bola, de boiar em câmara de pneus.
Mas alguém que não queria mais um velho sofá e não tinha onde colocar, jogou-o no rio. Nesse rio tão lindo!
E aos poucos, o rio foi ficando cheio de lixo de todo o tipo e tamanho: garrafas de vidro e de plástico, latas, restos de alimentos, caixa de papelão. Tinha de tudo!
[...]
Vendo tudo isso acontecer, um vizinho pediu ajuda para os outros e começaram a tirar o lixo. Primeiro o lixo miúdo, depois, o entulho das margens.
Tiraram tanto lixo que foi preciso um caminhão para fazer o serviço todo.
[...]
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
A transformação da paisagem
4 aulas
- Leitura, observação e análise de texto das páginas 58 e 59.
- Leitura, análise de imagem e roda de conversa das páginas 60 e 61.
- Leitura, análise de imagem e roda de conversa das páginas 62 e 63.
- Atividades das páginas 64 e 65.
Atividade preparatória
- Promova uma roda de conversa perguntando aos alunos se a escola sempre foi do mesmo jeito, se ocorreu alguma mudança na paisagem nos arredores da escola, ou no município. Caso os alunos consigam expressar essas mudanças, faça uma lista do antes e depois. Seria interessante mostrar duas fotos, uma de antigamente e outra atual, do município, do bairro ou da escola para os alunos observarem e comentarem as mudanças ocorridas.
Destaques BNCC
- A análise do texto trata da questão do lixo e da maneira como muitas pessoas descartam o que não utilizam mais, permitindo um trabalho com parte da habilidade EF03GE08 da BNCC.
-
Introduza o assunto com uma conversa. Explique que temos estudado as paisagens e vimos que existem muitos tipos de paisagens. Questione os alunos:
-
Uma paisagem é sempre igual às outras? Será que ela muda com o tempo?
- R: Espera-se que os alunos respondam que uma paisagem é diferente da outra e que a mesma paisagem muda com o passar do tempo.
-
E existe algum tipo de paisagem que não muda nunca?
- R: Não, pois mesmo as paisagens naturais são alteradas pelas ações da natureza, como estudaremos mais adiante.
-
- Explore o texto, auxiliando os alunos com o significado de alguma palavra que desconheçam. Incentive-os a recorrer ao dicionário.
- Conduza a exploração do texto de modo que eles concluam que as pessoas que jogam lixo nas ruas não medem as graves consequências que isso pode causar, com danos ao meio ambiente e ao próprio ser humano. O lixo jogado indevidamente nas ruas e nas vias públicas atrai animais transmissores de doenças (baratas e ratos, por exemplo), além de ser carregado pelas águas das chuvas até rios, córregos e lagos.
- Permita aos alunos que exemplifiquem e debatam sobre como eles têm sido agentes transformadores do lugar onde vivem. Oriente-os para que reconheçam tanto as ações positivas, que devem ser mantidas, como as negativas, que precisam ser corrigidas, como o exemplo dado no texto.
59
Agora sim! As ruas estão limpas, as pessoas com saúde e o nosso rio voltou a ser como antes, ou até mais bonito.
Olhe em volta do rio, parece um jardim!
As borboletas coloridas parece que estão dançando.
Fizeram até uma ponte!
Que legal!
O rio que nasceu de novo, de Vera M. C. Casarini. São Paulo: Cetesb, 1998. p. 1-9.
3. Depois de ler o texto, realize as atividades.
a. Qual é o título do texto?
O rio que nasceu de novo.
b. Numere a sequência correta das frases a seguir, de acordo com a ordem dos acontecimentos descritos no texto.
PNA
- 1 O rio era muito bonito, de águas claras.
- 3 Alguns moradores se uniram e retiraram o lixo que havia sido jogado no rio.
- 2 Ele ficou sujo, pois as pessoas passaram a jogar lixo nele.
- 4 O rio voltou a ficar bonito, ganhou até uma ponte.
c. Que nome você daria a esse rio? Conte aos colegas.
Resposta pessoal.
d. Em casa, leia esse texto com seus pais ou responsáveis. Pergunte se gostaram do texto e se existe algum lugar nos arredores de onde vocês vivem que poderia passar por uma transformação como a do rio que nasceu de novo.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- Na atividade 3, os alunos desenvolvem práticas de numeracia ao ordenarem a sequência dos acontecimentos descritos no texto.
- Na realização dos itens a e b da atividade 3, ajude os alunos a identificar as respostas no texto. Leia novamente o texto para eles, destacando os trechos que apresentam as respectivas respostas.
- No item c da atividade 3, incentive os alunos a criarem um nome especial para o rio.
- Explique aos alunos que o item d da atividade 3 deve ser realizado em casa com os pais ou responsáveis e que os alunos podem anotar ou desenhar no caderno o resultado dessa conversa. Essa atividade desenvolve o trabalho com a literacia familiar.
Mais atividades
- Distribua folhas de papel sulfite para os alunos.
- Peça que dividam a folha em três partes.
- Oriente-os para fazer três desenhos sobre o texto lido: o rio como era no começo, como ficou com o lixo e como ficou após as pessoas terem feito a sua limpeza.
- Avalie se os alunos compreenderam bem o processo de poluição e despoluição do rio.
60
O ser humano transforma as paisagens
O ser humano modifica as paisagens do lugar onde vive para atender às suas necessidades e interesses. Essas modificações podem ser observadas tanto no campo quanto nas cidades.
Transformações nas paisagens das cidades
O ser humano transforma as paisagens das cidades quando:
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
- Peça que os alunos entrevistem algum familiar ou amigo mais velho da família e que more há muito tempo no mesmo município do aluno. O ideal é que a pessoa tenha, no mínimo, 50 anos.
-
Oriente com o roteiro:
- Como é seu nome?
- Quantos anos tem?
- Há quantos anos mora nesse lugar?
- Quais foram as principais mudanças que você viu nesse lugar?
- Algumas mudanças melhoraram esse lugar? Quais?
- Algumas mudanças pioraram esse lugar? Quais?
- Os alunos deverão levar os registros para a sala de aula no dia previamente combinado.
- Peça que eles discutam e comparem as respostas.
- Ao final, peça que eles elejam e anotem uma mudança positiva e outra negativa ocorridas no lugar.
- Em seguida, organize a turma em grupos e distribua cartolinas. Peça que eles representem, de um lado, a mudança positiva e, de outro, a mudança negativa em seu município.
- Explique que as fotos ou desenhos deverão ter legendas para facilitar a comunicação com quem observá-los.
- Exponha os cartazes em algum espaço movimentado da escola.
- Pergunte aos alunos se eles identificam alguma semelhança entre as mudanças apresentadas no livro e aquelas relatadas por seus entrevistados. Deixe que eles reflitam e estabeleçam essas relações.
61
Transformações nas paisagens do campo
O ser humano modifica as paisagens do campo quando:
MANUAL DO PROFESSOR
-
Pergunte aos alunos:
- Estudamos que os ambientes urbanos passam por muitas mudanças (se a escola se localizar no espaço rural, inverta as questões). Será que as áreas rurais também sofrem mudanças?
-
Que tipo de mudanças?
- R: Respostas pessoais. Permita que os alunos exponham todas as suas hipóteses. Anote as respostas deles na lousa.
- Verifique com os alunos se as hipóteses que eles levantaram, e que estão anotadas na lousa, coincidem com os textos da página 61.
62
As paisagens ao longo do tempo
As transformações que o ser humano promove nas paisagens podem acontecer em ritmos diferentes, ou seja, podem ocorrer em pouco tempo ou ao longo de muitos anos.
Transformações rápidas
Algumas paisagens passam por transformações rápidas, são modificadas em pouco tempo.
As imagens a seguir mostram uma plantação de trigo pronta para ser colhida (foto A). Poucos meses depois, o agricultor já havia realizado uma nova plantação, dessa vez, de soja (foto B).
A
B
4. Identifique a transformação que ocorreu nessa paisagem.
A lavoura de trigo foi substituída pela de soja.
5. Identifique também os elementos que não foram alterados.
A estrada e o trecho de mata não foram alterados.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade de comparação de imagens de um mesmo lugar analisa mudanças e permanências, contemplando o estudo das paisagens conforme sugere a habilidade EF03GE04 da BNCC.
- Peça que os alunos explorem as fotos da página 62.
- Investigue se eles já viram pessoalmente alguma lavoura de trigo. Deixe que eles exponham as suas experiências.
- Pergunte se eles sabem para que serve o trigo. Peça que deem exemplos de alimentos que usam o trigo como matéria-prima. Se eles não conseguirem, auxilie-os dando dicas.
- Peça que eles observem a segunda imagem e respondam o que ela retrata.
- Pergunte se eles já viram alguma plantação de soja e para que serve a soja.
- Destaque a importância da soja nas exportações brasileiras, especialmente para a produção de óleo vegetal e ração para animais, como bovinos, aves e suínos.
- Surpreenda os alunos dizendo que as duas imagens são do mesmo lugar, e que o intervalo entre as duas fotos é de apenas poucos meses.
- Conclua perguntando se essa paisagem mudou de uma foto para outra e se essa mudança foi rápida.
- Em seguida, peça aos alunos que realizem as atividades 4 e 5, orientando-os a compararem com atenção os elementos da mesma paisagem em diferentes épocas do ano.
- Aproveite o tema e pergunte a eles se a rua onde moram ou alguma rua da vizinhança já passou por uma mudança de paisagem que eles tenham observado ou percebido. Considere várias alterações, como: novas construções, realização de obras nas vias públicas, plantio ou retirada de árvores, etc.
63
Transformações lentas
Algumas paisagens são transformadas lentamente, ou seja, as modificações são promovidas pelo ser humano ao longo de muitos anos. Observe um exemplo nas imagens a seguir.
6. Compare as imagens e identifique as transformações que ocorreram na paisagem da Avenida Paulista ao longo do tempo.
6. É possível identificar que muitas árvores foram plantadas e algumas residências foram construídas entre 1891 e 1911. Entre 1911 e 2019, grande parte das árvores foi retirada e foram construídos muitos prédios comerciais, que substituíram as construções residenciais. O trânsito também se modificou nesta avenida.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para a realização da atividade 6, explore as imagens da página, pedindo aos alunos que verifiquem, primeiramente, o tempo transcorrido entre cada uma delas. Peça que observem e comparem com atenção os elementos mostrados em cada imagem, identificando as transformações que ocorreram na paisagem dessa avenida.
- Em seguida, aponte com eles os elementos que podem ser observados e que caracterizam bem cada momento histórico, como a rua sem pavimentação, os meios de transporte na primeira imagem, o asfaltamento e os postes de eletricidade na segunda imagem e o grande número de edifícios e o trânsito na terceira imagem.
- O texto a seguir fundamenta o estudo da transformação das paisagens.
[...]
A paisagem não se cria de uma só vez, mas por acréscimos, substituições; a lógica pela qual se fez um objeto no passado era a lógica da produção daquele momento. Uma paisagem é uma escrita sobre a outra, é um conjunto de objetos que têm idades diferentes, é uma herança de muitos diferentes momentos. Daí vem a anarquia das cidades capitalistas. Se juntos se mantêm elementos de idades diferentes, eles vão responder diferentemente às demandas sociais. A cidade é essa heterogeneidade de formas, mas subordinada a um movimento global. O que se chama desordem é apenas a ordem do possível, já que nada é desordenado. Somente uma parte dos objetos geográficos não mais atende aos fins de quando foi construída. Assim, a paisagem é uma herança de muitos momentos, já passados, [...].
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1997. p. 66.
64
ATIVIDADES
1. Observe a imagem a seguir. Ela apresenta uma paisagem sendo transformada pelo trabalho das pessoas.
De acordo com as transformações retratadas na imagem anterior, marque a letra V para as alternativas verdadeiras e a letra F para as alternativas falsas.
- No quadrante 3C a colheitadeira está colhendo a lavoura. ___ V
- No quadrante 2B está sendo construída uma pnte sobre o lago. ___ F
- No quadrante 1C os trabalhadores estão construindo uma casa. ___ V
- No quadrante 2A os trabalhadores estão asfaltando uma rua. ___ V
- No quadrante 2C os trabalhadores estão construindo uma indústria. ___ F
MANUAL DO PROFESSOR
- O trabalho com a atividade 1 permite que os alunos se familiarizem com sistemas de coordenadas de maneira lúdica e em diferentes contextos, exercitando esse raciocínio de encontrar um determinado ponto na imagem. Para isso, é necessário utilizar a orientação de uma linha e de uma coluna, por exemplo, 3A (linha 3 e coluna A), e no encontro dessas coordenadas localizar um quadrante. Nesse caso, no quadrante determinado pela coordenada, o aluno encontrará uma transformação ocorrendo na paisagem.
- Essa é uma noção cartográfica elementar que, por meio de uma atividade lúdica, permite familiarizar os alunos com sistemas de coordenadas para que, posteriormente, esse raciocínio os auxilie na leitura de mapas com coordenadas geográficas.
65
2. Observe as fotos a seguir.
A
B
-
Qual dessas paisagens está sendo transformada pela atividade agrícola e com qual finalidade?
A paisagem da foto B. Com a finalidade de produzir alimentos.
-
Qual dessas paisagens está sendo transformada para a duplicação de estrada e com qual finalidade?
A paisagem da foto A. Com a finalidade de melhorar as vias de transporte.
3. Em seu caderno, desenhe uma transformação causada pelos seres humanos na paisagem do lugar onde você vive. Depois, descreva a transformação ocorrida e indique se essa paisagem foi transformada de maneira lenta ou de maneira rápida.
Transformação rápida:
Resposta pessoal. Os alunos podem representar os efeitos da poda de uma árvore ou pintura de uma casa.
Transformação lenta:
Resposta pessoal. Os alunos podem representar a construção de uma casa ou de um prédio.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para os alunos responderem à atividade 2, peça-lhes que observem com atenção as atividades que estão sendo realizadas em cada paisagem.
- Na atividade 3, oriente os alunos a desenharem alguma transformação que já observaram na paisagem do lugar onde vivem.
- O texto a seguir fundamenta o trabalho com a transformação da paisagem.
O conceito de transformação está presente em todo estudo do espaço, uma vez que a sociedade humana, ao satisfazer as necessidades que ela mesma cria, atua sobre a natureza e modifica o seu espaço. Essa intervenção se dá com apropriação da natureza, ou seja, o homem não se submete ao espaço natural; cada vez mais ele o altera por meio do trabalho.
[...]
É a intervenção dos grupos humanos que constrói formas espaciais características, como as cidades e os campos de cultivo, em lugar da natureza selvagem ou primitiva, anterior à ação humana.
A industrialização, por exemplo, promoveu uma grande transformação no espaço, porque é uma atividade que provoca a concentração de pessoas e requer o desenvolvimento de outras atividades secundárias. A partir da Revolução Industrial, portanto, as cidades passaram a atrair a população para trabalhar nas fábricas, e a urbanização crescente requeria a ampliação do comércio e dos serviços, para atender à necessidade de transporte, energia, abastecimento de água, coleta de lixo, comunicação.
Esse conceito está presente a todo momento nas atividades de observação e análise do espaço, e o trabalho com a classe, desde as primeiras séries, irá ampliando a percepção do aluno, até que ele se veja como um agente transformador, e não mais como um mero observador.
KOZEL, Salete; FILIZOLA, Roberto. Didática de geografia: memórias da terra: o espaço vivido. São Paulo: FTD, 1996. p. 28-29. (Conteúdo e Metodologia).
66
3 Natureza e paisagem
As montanhas, os rios, as florestas, os mares e os desertos são alguns exemplos de elementos da natureza que tornam uma paisagem diferente de outra. Veja as paisagens das fotos a seguir.
A
1
B
3
C
2
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Natureza e paisagem
4 aulas
- Leitura e análise de imagens das páginas 66 a 70.
- Atividades da página 71.
- Leitura conjunta da seção Cidadão do mundo e roda de conversa sobre as questões da página 72.
Atividade preparatória
- Organize uma roda de conversa com os alunos e inicie questionando se eles já viram uma paisagem totalmente natural sem nenhuma intervenção humana. Pergunte também se eles sabem como ocorrem mudanças nessas paisagens se não há presença humana para fazê-lo. Verifique o conhecimento prévio dos alunos a respeito dos agentes naturais que são transformadores das paisagens como o vento e a ação das águas das chuvas, do mar, dos rios, entre outros.
- Inicie o assunto pedindo aos alunos exemplos de paisagens naturais. Existem muitos tipos, completamente diferentes entre si. Instigue os alunos para que apresentem uma grande diversidade de paisagens.
- Peça que os alunos observem a imagem A da página 66.
-
Pergunte: essa é uma paisagem natural? Por quê?
- R: Espera-se que os alunos identifiquem rapidamente tratar-se de uma paisagem natural pelo fato de apresentar apenas elementos da natureza (floresta e rio).
67
D
E
A: vegetação e rio,
B: montanhas e geleiras,
C: areia e dunas,
D: gelo e lago,
E: vegetação e rio.
F: vegetação e animais.
F
1. Observe novamente as fotos das páginas 66 e 67 e identifique quais elementos naturais mais se destacam em cada uma das paisagens.
MANUAL DO PROFESSOR
- Auxilie os alunos na identificação dos elementos naturais propostos na atividade 1. Se considerar pertinente, escreva na lousa uma lista dos elementos citados pelos alunos.
- Para complementar o conteúdo, se considerar oportuno, leve imagens de outras paisagens e mostre aos alunos. Realize a exploração das imagens buscando detectar o principal elemento natural ou cultural de cada paisagem.
68
A ação da natureza na transformação da paisagem
As paisagens também são transformadas e diferenciadas pela ação dos elementos da natureza, como a luz e o calor do Sol, o vento, a água das chuvas, dos rios e dos mares. Veja os exemplos a seguir.
A ação das águas das chuvas
Nas fotos a seguir, é possível observar como a paisagem de um lugar pode ser modificada pela água das chuvas. Esse exemplo mostra a vegetação da Caatinga em duas épocas do ano: no período das secas e no período das chuvas.
- Caatinga:
- vegetação adaptada à falta de água, típica da Região Nordeste do Brasil
2. Como é possível perceber a ação da água das chuvas? Justifique sua resposta.
Espera-se que os alunos respondam, pela presença de vegetação mais verde na segunda imagem e a falta de água na vegetação seca, na primeira imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
- Retome com os alunos a discussão sobre a transformação das paisagens.
- Pergunte a eles quais elementos transformam as paisagens.
- Ressalte o momento em que eles citarem elementos naturais.
- Explique que vocês vão estudar os elementos naturais como agentes de mudanças na paisagem.
-
Pergunte aos alunos:
-
Como a água pode transformar as paisagens?
- R: É provável que os alunos respondam que é por meio da chuva.
-
Como a chuva pode alterar as paisagens naturais?
- R: Destaque a ação da água na natureza, escavando o leito dos rios, carregando sedimentos com enxurradas, etc.
-
- Questione os alunos sobre como é uma paisagem onde não chove. O que a falta de água pode causar?
- Então, peça que observem e comparem as fotos com atenção para responderem à questão 2 da página 68. Analise as duas imagens e explique a eles que se trata do mesmo lugar.
- Explique aos alunos que a Caatinga retratada nas imagens é a vegetação típica do Sertão nordestino. Como essa região fica muito tempo sem chuvas, a Caatinga resseca, as plantas perdem as folhas. No entanto, assim que chove, a vegetação volta a ficar verde, como na primeira imagem.
Mais atividades
- Reúna os alunos em duplas e entregue uma cópia da letra da canção "Planeta Água", de Guilherme Arantes, para cada aluno.
- Coloque a música para eles ouvirem. A reprodução dessa música pode ser encontrada, por exemplo, em sites de vídeos.
- Peça que os alunos destaquem três trechos da canção em que a água está transformando a paisagem.
69
A ação das águas dos rios
As águas dos rios também podem transformar as paisagens. O nível das águas de um rio, por exemplo, pode aumentar na época das chuvas e diminuir na época mais seca.
Os rios também se deslocam, naturalmente, em direção às partes mais baixas do terreno. Nesse movimento, a força das águas remove pequenas partículas de solo que podem, ao longo do tempo, formar vales profundos no relevo, chamados cânions.
A ação da água do mar
As águas do mar são responsáveis por transformar grande parte das paisagens litorâneas. Muitas praias, por exemplo, são formadas pelos grãos de areia trazidos pelas águas do mar.
O movimento e a força das ondas do mar, por sua vez, ao baterem constantemente nas rochas, provocam o desgaste dessas formações, dando origem a paredões, chamados falésias.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As conversas em aula visam explicar como processos naturais atuam na mudança das paisagens, contemplando a habilidade EF03GE04 da BNCC.
- Explique aos alunos que também há outros elementos da natureza que transformam a paisagem.
- Colete todo o conhecimento prévio dos alunos sobre agentes naturais que transformam as paisagens. Solicite que exponham o que observam em seu dia a dia.
- Peça que os alunos citem os rios que conhecem ou que já passaram perto. Pergunte a eles como é a paisagem no entorno desses rios.
- Explique que as águas oceânicas também atuam como agente modificador das paisagens. Isso ocorre pela ação das ondas que batem contra o relevo litorâneo e também pela ação das correntes marítimas que transportam sedimentos de um lugar, depositando-os em outros lugares.
70
A ação dos ventos
Os ventos podem transportar uma grande quantidade de materiais, como areia e poeira.
Em lugares onde existem dunas, a força dos ventos carrega os finos grãos de areia, deslocando-as constantemente de um lugar para o outro. Veja o exemplo a seguir.
- dunas:
- montes de areia que se formam pela ação dos ventos
AÇÃO DA NATUREZA AO LONGO DO TEMPO
Em alguns lugares, é possível perceber como o vento e a água atuam sobre a paisagem ao longo do tempo.
Um exemplo é o Parque Estadual de Vila Velha, no estado do Paraná, onde algumas formações rochosas foram esculpidas pelo vento e pela água ao longo de muitos anos. O parque se destaca por suas esculturas rochosas, como a da foto, que se parece com a forma de uma taça.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explique a ação do vento na transformação da paisagem. Comente que o vento carrega sedimentos que colidem com as paredes rochosas e que eles promovem o desgaste das rochas, aliados ao trabalho do sol, da chuva e da variação da temperatura do ambiente.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestão de referência complementar, para enriquecer seus conhecimentos.
- O Parque Estadual de Vila Velha, destacado nesta página, foi o primeiro Parque Estadual criado no Paraná, em 1953. Para conhecer mais sobre o parque, visite o site indicado a seguir. Disponível em: https://oeds.link/XscbO8. Acesso em: 25 jun. 2021.
71
ATIVIDADES
1. Marque um X em um ou mais elementos naturais que você observa atuando na transformação da paisagem do lugar onde você vive.
- Rios.
- Chuvas.
- Ventos.
- Água do mar.
2. Escreva sobre alguma transformação provocada pela ação da natureza no lugar onde você vive, seja rápida ou lenta.
Resposta pessoal. Os alunos podem identificar um ou mais elementos.
a. Qual elemento da natureza foi responsável pela alteração da paisagem?
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos reconheçam a ação dos elementos da natureza na modificação da paisagem do lugar onde vivem.
b. Que transformação ocorreu?
Peça aos alunos que descrevam os elementos que se modificaram.
c. A transformação que você observou ocorreu de maneira lenta ou rápida? Como você chegou a essa conclusão?
Oriente os alunos a descreverem se a transformação foi observada de um dia para outro (rápida), ou ao longo de muitos dias, meses ou anos (lenta).
d. Faça um desenho para mostrar a transformação da paisagem que você observou.
Resposta pessoal. Oriente os alunos a comentarem com os colegas o que desenharam.
PNA
e. No caderno, descreva a transformação que você desenhou. Depois, leia seu texto em voz alta para os colegas.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A atividade 2 permite desenvolver nos alunos componentes da PNA como fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção de escrita.
- Antes de realizar as atividades 1 e 2, promova uma conversa com os alunos destacando exemplos de como os elementos naturais atuam na transformação das paisagens.
Mais atividades
- Explique aos alunos que a maior parte da eletricidade produzida e consumida no Brasil vem de usinas hidrelétricas, ou seja, é produzida pela força das águas.
- Explique que no Brasil há muitos rios propícios para essa atividade. No entanto, para haver volume de água suficiente para provocar muita força na queda-d'água, é preciso represar as águas do rio, isto é, formar um lago artificial.
- Providencie e distribua para os alunos a letra da canção "Sobradinho", de Luiz Carlos Pereira de Sá e Guttemberg Nery Guarabyra.
- Peça que os alunos expliquem a mudança na paisagem narrada na música.
- Localize com os alunos o rio São Francisco e a represa de Sobradinho em um mapa.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestões de referências complementares, para enriquecer seus conhecimentos.
- CAVALCANTI, Agostinho; VIADANA, Adler Guilherme. Organização do espaço e análise da paisagem. Rio Claro: Unesp, 2007.
- SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Edusp, 2008.
- CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. Paisagem, tempo e cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: Eduerj, 2004.
72
CIDADÃO DO MUNDO Ocupação de morros e deslizamentos de terra
Em algumas cidades do Brasil, onde predominam formas de relevo com morros, é possível observar a derrubada de árvores para a construção de moradias em encostas.
Na época em que as chuvas ocorrem com mais intensidade, as encostas ficam muito encharcadas. Como não há raízes de árvores que ajudam a fixar o solo, a água penetra, aumentando os riscos de deslizamentos de terra.
Quando isso ocorre, porções pesadas de terra escorregam morro abaixo, levando tudo o que encontram pela frente. Além de grandes perdas materiais, essas tragédias provocam a morte de pessoas que acabam soterradas pelos escombros.
- encosta:
- terreno inclinado
1. Você já tomou conhecimento de algum deslizamento de terra?
2. Em sua opinião, o que leva as pessoas a morarem em encostas de morros?
3. Como os problemas dos deslizamentos poderiam ser evitados? Verifique a opinião dos colegas.
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A análise dos fatores que influenciam a ocorrência de deslizamentos de terra permite aos alunos relacionar a atuação de agentes naturais e antrópicos na transformação das paisagens, contemplando a habilidade EF03GE11 da BNCC.
- Esse estudo também contempla os Temas contemporâneos transversais Educação ambiental e Educação em direitos humanos, uma vez que a ocupação irregular de morros acontece devido à falta do direito a moradias adequadas, o que prejudica o meio ambiente.
Objetivos
- Compreender como ocorrem os deslizamentos de terra.
- Verificar os riscos da ocupação de encostas de morros ocupadas por moradias.
- Explique o processo de deslizamentos nas encostas dos morros.
- Com auxílio da internet ou material previamente separado, peça que os alunos pesquisem casos de deslizamentos de terras no Brasil.
- Conduza a discussão para que eles percebam que esses casos ocorrem geralmente nos meses de maior incidência de chuvas no território brasileiro.
- Para promover o diálogo proposto nas atividades 1, 2 e 3, ressalte aos alunos a relação entre o texto e o problema mostrado na imagem.
Comentários de respostas
- Incentive os alunos a refletirem sobre os noticiários a que já tenham assistido sobre o assunto.
- Explique aos alunos que as pessoas moram nesses locais, pois possuem poucos recursos e não têm como morar em lugares onde os terrenos e as moradias são mais valorizados.
- A não ocupação de áreas íngremes, a conservação da vegetação em áreas de encostas para que a água da chuva não tenha força e carregue os sedimentos superficiais do solo descoberto e as raízes auxiliem a conter a terra quando da ocorrência de chuvas intensas.
73
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Complete as frases com as palavras dos quadros.
- culturais
- paisagem
- cidades
- naturais
- florestas
- A paisagem é tudo aquilo que podemos ver, perceber, sentir e ouvir em um lugar.
- As paisagens naturais apresentam elementos como rios, praias, montanhas e florestas .
- As paisagens culturais apresentam elementos construídos pelo ser humano, como lavouras, estradas, construções e cidades .
2. Complete a tabela escrevendo os nomes dos elementos que você observa em cada paisagem.
A
B
Paisagem A | Paisagem B |
---|---|
Mar. | Cidade. |
Praia. | Prédios. |
Vegetação. | Ruas. |
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Realização das atividades das páginas 73 a 75.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Compreender o conceito de paisagem.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam todas as alternativas antes de completarem as lacunas. Espera-se que os alunos consigam distribuir as palavras de acordo com os saberes compreendidos no decorrer do trabalho com a unidade.
- Verifique se os alunos sentiram dificuldade em completar as frases e retome os conceitos descritos nas páginas anteriores. Explique conceitos específicos de cidade, natureza, paisagem e quais elementos podem estar presentes nas paisagens.
2 Objetivo
- Identificar elementos nas paisagens naturais e culturais por meio da observação de paisagens.
Como proceder
- Solicite aos alunos que primeiramente observem cada uma das imagens selecionadas e se atenham aos elementos presentes em cada uma delas. Oriente os alunos na realização dessa atividade para que descrevam os elementos observados.
- Caso os alunos apresentem dificuldades na identificação e classificação dos elementos naturais e culturais presentes nas imagens, promova um passeio pela escola para que os alunos possam observar a paisagem no seu ambiente escolar, mencionando os elementos que estiverem presentes no caminho. Explique que a paisagem escolar é uma paisagem cultural, pois foi modificada pelo ser humano. Diga que uma planta em um vaso ou uma árvore na calçada, mesmo sendo seres vivos na natureza, são consideradas elementos culturais, pois foram plantadas pela ação humana.
3 Objetivo
- Relacionar os órgãos dos sentidos com as possíveis sensações percebidas em diferentes paisagens.
Como proceder
- Oriente os alunos a retomarem os conteúdos relacionados aos órgãos dos sentidos e suas funções no corpo humano. Depois, peça que relacionem qual sentido poderia ser mais usado para cada uma das situações apresentadas nas alternativas da coluna à direita.
- Caso os alunos apresentem alguma dificuldade para associar as colunas, promova uma brincadeira explorando os órgãos dos sentidos. Por exemplo, peça que fechem os olhos, escutem os sons da sala de aula e anotem tudo que conseguiram ouvir. Coloque um som com barulho de cachoeira ou chuva e peça que imaginem uma paisagem que apresente esse barulho. Depois, apresente imagens em slides de paisagens diferentes, solicitando que usem os olhos para identificar os elementos presentes nas imagens. Retome as explicações das páginas anteriores para relembrar o que foi estudado.
4 Objetivo
- Identificar possíveis transformações ocorridas nas paisagens e os motivos que levaram a essa transformação.
Como proceder
- Oriente os alunos para que observem atentamente as imagens e percebam o que aconteceu ou está acontecendo nas paisagens apresentadas. É importante que os alunos compreendam o enunciado, pois além de observar essas transformações na paisagem, os alunos deverão identificá-las e reconhecer que o ser humano, com base nas atividades econômicas, está transformando a paisagem.
- Caso os alunos tenham alguma dificuldade em descrever essas transformações, retome o conteúdo estudado, exemplificando situações em que as pessoas modificam as paisagens por meio das atividades econômicas que realizam.
5 Objetivo
- Entender que as ações humanas provocam transformações tanto nas paisagens da cidade quanto do campo por meio do trabalho.
Como proceder
- Oriente os alunos a escreverem situações que representem transformações na paisagem da cidade e do campo. Caso os alunos tenham dificuldades para compor o texto, proponha que a atividade seja realizada em duplas. Peça que os alunos conversem com o colega exemplificando transformações que podem ser observadas no campo e na cidade, e depois componham a resposta escrita. Converse com os alunos sobre as ações humanas nas paisagens, os motivos e as consequências de mudanças drásticas sem planejamento, como os prejuízos ao meio ambiente.
6 Objetivo
- Identificar os agentes transformadores das paisagens.
Como proceder
- Auxilie os alunos na explicação da atividade, mostrando a importância de observar atentamente as imagens apresentadas. Toda informação para a resposta está presente na fotografia, os alunos precisarão relacionar a imagem com o agente transformador. Antes de realizarem a atividade, promova uma conversa com os alunos sobre o que pode ocasionar mudanças nas paisagens.
- Se os alunos sentirem dificuldade para identificar o agente transformador, pergunte a eles se já presenciaram alguma situação como as apresentadas nas imagens. Quem provocou essa mudança? O vento, a chuva, as ondas? O trabalho do ser humano? Esses agentes transformadores são naturais ou provocados pela ação humana? Leve os alunos a refletirem sobre cada uma das situações mostradas nas fotografias para só depois relacionarem as alternativas.
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3. Marque os sentidos do corpo às percepções que cada um deles nos permite ter diante de diferentes paisagens.
- Audição 2
- Visão 1
- Olfato 4
- Tato 3
- Vi um ninho de passarinho na copa de uma árvore.
- O barulho do mar na praia me deixa mais tranquilo.
- Tomei um susto quando senti a água gelada ao entrar na cachoeira.
- Que delícia sentir o cheiro das flores daquele jardim!
4. Observe as fotos mostradas a seguir e descreva quais são as transformações que estão ocorrendo em cada paisagem e os motivos pelos quais elas estão sendo transformadas.
Construção de um viaduto que está sendo construído para possibilitar ou agilizar o tráfego de veículos.
Colheita de cana-de-açúcar utilizada para a produção de etanol (álcool combustível) e açúcar.
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5. Escreva, no caderno, dois exemplos que mostram de que maneira o ser humano provoca transformações:
- nas paisagens das cidades.
- nas paisagens do campo.
5. a. Por exemplo, com a abertura de novos bairros para a construção de moradias e a ampliação de ruas e avenidas para melhorar o tráfego de veículos.
5. b. Por exemplo, com a retirada de vegetação nativa para formação de lavouras e a construção de barragens em rios para a instalação de usinas hidrelétricas.
6. Escreva a cor no de cada foto conforme indicado a seguir.
Relacione as letras de cada paisagem apresentada anteriormente às frases a seguir.
AVERDE
B
AZUL
C
AZUL
D
VERDE
- D Os ventos podem atuar na transformação de uma paisagem transportando os finos grãos de areia de um lugar para outro.
- C As ruas e avenidas de uma cidade podem se transformar com o surgimento de novos e modernos edifícios no lugar de antigas construções.
- A O movimento e a força das águas dos rios atuam na transformação das paisagens, desgastando lentamente as rochas.
- B Uma paisagem rural pode ser rapidamente transformada com a substituição de uma lavoura por outro cultivo.
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade 2
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 10 - MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
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Solicite aos alunos que pesquisem e levem para a sala de aula recortes de diferentes paisagens e que, em grupo, todas as imagens sejam classificadas em paisagens com maior número de elementos naturais e maior número de elementos culturais. Separe a turma em dois grandes grupos e peça que organizem um cartaz (na forma de um grande mural) com as imagens selecionadas: um grupo para as paisagens naturais; outro grupo, para as paisagens culturais. Durante a realização da atividade, verifique se os alunos foram capazes de agrupar corretamente as paisagens, separando-as em naturais e culturais. |
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As imagens pesquisadas para a realização da dinâmica proposta no item anterior também podem ser aproveitadas para explorar a percepção das paisagens pelos diferentes órgãos do sentido. Para isso, escolha algumas das paisagens pesquisadas e solicite aos alunos que escrevam em uma lista os sons que poderiam ser ouvidos, os cheiros que poderiam ser sentidos e as sensações que poderiam ser percebidas por meio do tato. |
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Proponha aos alunos que desenhem uma paisagem natural e uma paisagem cultural. O desenho pode ser feito no caderno ou em uma folha de papel sulfite. A partir do desenho dos colegas, verifique se os alunos são capazes de identificar os elementos representados e classificar as paisagens desenhadas em naturais ou culturais. Para finalizar, os desenhos feitos pelos alunos podem ser expostos no mural da escola. |
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Organize um passeio pela escola ou pelos arredores (caso seja fora dos muros da escola, lembre-se de solicitar autorização dos pais ou responsáveis e leve mais adultos junto, para auxiliar na segurança dos alunos). Peça que os alunos levem materiais para desenhar ou aparelhos com câmeras fotográficas para registrar uma paisagem para que depois possam representá-la em papel. Caso não seja possível a realização do passeio, apresente aos alunos o registro fotográfico de uma paisagem existente nas proximidades da escola. Projete a imagem em uma parede ou aparelho de televisão e peça aos alunos que desenhem o croqui dessa paisagem. Caso eles tenham dificuldade na elaboração dos croquis, retome as explicações das páginas 54 e 55. |
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Em grupos ou duplas, proponha a construção de cartazes que mostrem uma transformação lenta e uma transformação rápida das paisagens. A verificação da aprendizagem se dará pela criatividade de pensamento dos alunos ao mostrarem que as transformações lentas ou rápidas podem acontecer tanto pela ação humana quando pela ação da natureza. Por exemplo, o crescimento das cidades que pode ser percebido por imagens antigas e atuais que mostrem a mudança nas construções, o fluxo de veículos, entre outras possíveis representações mais rápidas, como a canalização de um rio. Exemplos de transformações rápidas nas paisagens rurais também podem ser observadas, por exemplo, com a realização da colheita, que pode ocorrer de um dia para o outro, modificando rapidamente a paisagem. |
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Avaliar se o aluno é capaz de observar uma imagem e perceber qual foi a ação que provocou a mudança. Até mesmos os cartazes elaborados na atividade anterior podem servir de subsídio para a análise dos alunos. Oriente-os para que escolham um dos cartazes dos colegas e escrevam quais foram as ações transformadoras das paisagens. Caso os alunos tenham dificuldade em identificar os diferentes ritmos das transformações humanas na paisagem, retome as explicações das páginas 60 a 63. |
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Avaliar se os alunos são capazes de perceber a ação da natureza na transformação das paisagens a partir de imagens apresentadas. Por exemplo: uma imagem do antes e depois do desastre ambiental de Mariana (MG), de terremotos ou erupções vulcânicas que ocorrem em várias partes do mundo, ou tornados e grandes tempestades que assolam regiões inteiras. |
Introdução da unidade 3
Esta unidade apresenta conteúdos relacionados aos tipos de trabalho exercidos no campo e na cidade, bem como sua importância para a manutenção das necessidades do ser humano, como saúde, lazer, educação e saneamento básico. Dessa forma, esta unidade também visa salientar o trabalho dos diferentes profissionais e sua relevância para o dia a dia da população.
A unidade também mostra como algumas atividades econômicas de diferentes setores ainda utilizam o trabalho infantil como mão de obra, trazendo à tona os perigos desse tipo de trabalho. Com essa abordagem, os alunos serão capazes de identificar e refletir sobre soluções para o problema da exploração do trabalho infantil. O desemprego e o trabalho informal também serão discutidos nesta unidade.
Espera-se que os alunos associem os produtos às suas respectivas matérias-primas e ao local em que foram produzidas ou de onde foram extraídas. Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Compreender as diferentes dimensões do trabalho como atividades voltadas para atendimento das necessidades do ser humano.
- Valorizar o trabalho realizado por diferentes profissionais.
- Refletir sobre as causas e as soluções do problema da exploração do trabalho infantil.
- Verificar e refletir sobre o problema do desemprego e do trabalho informal.
- Reconhecer as características de algumas atividades econômicas do campo (agricultura, pecuária e extrativismo) e da cidade (indústria, comércio e prestação de serviços) e a importância de cada uma delas.
- Identificar atividades econômicas e relacionar o trabalho das pessoas na elaboração de diferentes produtos presentes em nosso dia a dia.
- Identificar que diversos produtos industrializados são obtidos com a transformação das matérias-primas.
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolverem as atividades e os objetivos propostos na unidade 3, é importante que os alunos apresentem conhecimentos introdutórios sobre diferentes tipos de trabalho e a origem de produtos do cotidiano. Além disso, a percepção das transformações nas paisagens do campo, abordada na unidade 2, será retomada durante a apresentação das diferentes atividades do espaço rural.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos estudantes, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Mais atividades
Segue sugestão de atividade que auxilia o trabalho com os conceitos e temas desta e das demais unidades do volume. Esse tipo de atividade favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades com os alunos. Toda introdução de unidade traz uma sugestão como esta.
Debate
Atividade que visa à discussão de diferentes pontos de vista, com base em conhecimentos e opiniões pessoais. Necessita da mobilização de argumentos e desenvolve a oralidade, levando o aluno a expressar suas ideias. Além disso, motiva o respeito a opiniões diferentes.
Principais habilidades desenvolvidas: oralidade, argumentação e respeito a opiniões distintas.