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3 O trabalho e seus produtos
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A imagem de abertura da unidade possibilita o acesso a novas formas de expressão artística, além do diálogo com o conhecimento geográfico. A estrutura do monumento em homenagem aos pescadores pode incentivar a reflexão sobre a sociedade e suas formas de trabalho, instigando a curiosidade dos alunos, uma vez que contempla a Competência geral 3 da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Verificar o conhecimento prévio do aluno acerca do conteúdo a ser estudado.
Como proceder
- Verifique os conhecimentos prévios a respeito dos conteúdos que serão desenvolvidos nesta unidade pedindo aos alunos que, com base em uma análise dos lugares que costumam frequentar, identifiquem os profissionais que trabalham em cada um deles.
- Faça um trabalho com noções de escala com base na imagem. Para isso, peça a eles que imaginem o tamanho da escultura em relação aos elementos ao redor dela.
- Peça-lhes que descrevam a imagem e expliquem se, pelas dimensões e localização, a estrutura valoriza os pescadores.
- Os pescadores foram caracterizados como magros, altos, com chapéus e roupas. Verifique se os alunos percebem que uma rede de pesca é arrastada.
- Se possível, localize o município de São Luís no mapa do Brasil. Questione-os sobre a importância dos pescadores para a economia local. Pergunte a eles se a notável obra seria um indicativo dos hábitos alimentares da cultura local.
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Nosso dia a dia está repleto de muitos produtos feitos por meio do trabalho de muitas pessoas. Você já havia pensado sobre isso?
CONECTANDO IDEIAS
- Qual trabalho a obra de arte está representando? 1. O trabalho de pescadores arrastando uma rede de pesca.
- Qual produto é obtido por esse tipo de trabalho? 2. Os alunos podem responder peixes, camarões, lulas, etc.
- Pense em outros tipos de trabalho que fazem parte do seu dia a dia. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Conectando ideias
1 e 2. Verifique se os alunos reconhecem que a pesca pode ser realizada, por exemplo, em rios, lagos e oceanos, de onde são extraídos diversos tipos de espécies de água doce e salgada.
3. Espera-se que os alunos comentem sobre momentos em que observaram outros trabalhadores realizando suas atividades.
Mais atividades
- Traga para a sala de aula imagens de outras estátuas que valorizam os trabalhadores, como o Monumento ao trabalhador do asseio e conservação e limpeza urbana, na cidade de São Paulo. Disponível em: https://oeds.link/kINxSt. Acesso em: 11 jun. 2021.
- Explique aos alunos que estas estátuas têm a função de valorizar os trabalhadores que conservam o espaço urbano limpo. Pergunte a eles qual é a diferença destes em relação aos trabalhadores retratados nas páginas de abertura. Incentive-os a pensar sobre as funções de cada trabalhador representado nas imagens, bem como a respeito de sua importância para o dia a dia da população paulistana.
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1 Trabalho e trabalhadores
Você sabia que tudo o que consumimos em nosso dia a dia é produzido pelo trabalho de diferentes pessoas? Chamamos de trabalho todas as atividades realizadas pelas pessoas com o objetivo de suprir alguma necessidade.
Podemos observar o trabalho das pessoas nos mais variados lugares, como lojas do comércio, escolas, hospitais, restaurantes, bancos, fábricas e fazendas. Veja alguns exemplos.
A
B
As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade
C
D
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Trabalho e trabalhadores
6 aulas
- Observação e análise das imagens das páginas de abertura e realização das atividades orais das páginas 76 e 77.
- Leitura e observação das imagens e realização das atividades das páginas 78 e 79.
- Leitura e discussão da página 80 e realização das atividades da página 81.
- Roda de conversa acerca da seção Cidadão do mundo nas páginas 82 e 83.
- Realização das atividades da página 84.
- Leitura e discussão na página 85.
- Leitura conjunta da seção Cidadão do Mundo e roda de conversa sobre as questões da página 86.
- Realização das atividades da página 87.
Atividade preparatória
- Se possível, promova uma entrevista em sala de aula com um profissional que trabalhe no bairro. Leve os alunos a conhecerem a atividade desse profissional, aprendendo sobre onde ele trabalha, qual é o horário de trabalho dele, o que ele faz, do que ele mais gosta na profissão, etc. O profissional pode ser escolhido de acordo com o interesse dos alunos.
Destaques BNCC
- Os assuntos desta e das próximas páginas favorecem o Tema contemporâneo transversal Trabalho.
Mais atividades
- Oriente os alunos a entrevistarem seus pais ou responsáveis sobre as profissões que eles exercem. Para isso, os alunos deverão perguntar-lhes sobre a escolha dessa profissão e as atividades que eles realizam. Peça-lhes que levem para a sala de aula o registro da entrevista (em forma de perguntas e respostas ou de um texto) e, se possível, fotos ou desenhos dos entrevistados trabalhando, para mostrar à turma.
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E
F
1. Relacione as fotos das páginas 78 e 79 com o nome de cada profissão que elas representam.
- A Professor.
- D Policial.
- F Costureira.
- C Agricultor.
- E Mecânico.
- B Enfermeira.
2. Complete corretamente as frases com os nomes das profissões vistas anteriormente.
- O policial cuida da segurança das pessoas.
- O professor orienta a aprendizagem de crianças, jovens e adultos.
- A costureira produz e ajusta roupas.
- O agricultor cultiva diversos tipos de alimentos.
- A enfermeira cuida da saúde das pessoas.
- O mecânico conserta vários tipos de automóveis.
3. Converse com os colegas sobre a importância do trabalho de cada profissional mostrado nessas fotos. Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- É importante mencionar que todas as profissões podem ser exercidas tanto por homens como por mulheres. Explique-lhes, por exemplo, que hoje em dia algumas profissões que eram exercidas tradicionalmente por homens também são realizadas por mulheres (atualmente as mulheres trabalham nas mais diversas funções, como motoristas, mecânicas, policiais, bombeiras, pilotas de aviões, empresárias e políticas). Destaque também que algumas atividades realizadas tipicamente por mulheres hoje também são exercidas por homens (costureiros, chefes de cozinha, enfermeiros, secretários, etc.).
- Explique-lhes também que, em geral, os homens são mais bem remunerados do que as mulheres. Enfatize a injustiça desse fato, levando-os a compreender que deve haver igualdade salarial e de oportunidades de empregos entre os gêneros. Espera-se despertar nos alunos a consciência de cidadania pela justiça, pela equidade de direitos e de acesso ao mercado de trabalho.
- Na atividade 1, explique que os alunos devem escrever a letra que está indicada em cada imagem à profissão correspondente. Os nomes dessas mesmas profissões devem ser utilizados para completar as frases propostas na atividade 2.
- Na atividade 3, é importante que os alunos percebam como o trabalho realizado por esses e por outros profissionais está presente em nosso dia a dia e reflitam sobre o que aconteceria com a ausência desses trabalhos.
Mais atividades
- Peça aos alunos que recortem de revistas ou pesquisem na internet imagens de diferentes profissionais, ou de diferentes pessoas, e colem-nas no caderno. Eles deverão criar uma narrativa para uma dessas pessoas, imaginando o tipo de trabalho que realiza e como deve ser sua rotina. Deixe-os se expressarem livremente e, se julgar conveniente, pergunte qual profissional gostariam de ser.
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Por que as pessoas trabalham?
A maioria das pessoas trabalha em troca de uma remuneração, ou seja, de uma quantia em dinheiro.
Com o dinheiro que recebem pelo seu trabalho, as pessoas precisam adquirir o que necessitam, como alimentos, roupas, calçados, além de pagar despesas diversas (moradia, transporte, lazer, etc.).
E QUANDO NÃO HÁ EMPREGO?
Atualmente, o desemprego é um problema que atinge muitas pessoas em nosso país.
Sem emprego, as pessoas podem ter dificuldades para suprir suas necessidades básicas, como comprar alimentos e roupas.
Há casos de pessoas que, sem emprego, procuram ocupações informais e passam a trabalhar como vendedores ambulantes, catadores de materiais recicláveis, entre outras atividades. O trabalho informal é aquele exercido pelas pessoas que não possuem registro em carteira.
- registro em carteira:
- registro que caracteriza o trabalho formal e garante ao trabalhador vários direitos, como férias remuneradas, 13o salário, entre outros benefícios
MANUAL DO PROFESSOR
- Comente com os alunos que no Brasil existem leis trabalhistas que regulamentam os vínculos empregatícios e outros modelos de trabalho. Há também a lei que estabelece um salário mínimo, que em 2021 estava em R$ 1 100,00.
- No entanto, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta que o valor mínimo deveria ser R$ 5 351,11, necessário para pagar as despesas básicas e o custo de vida de um trabalhador e de sua família.
- Explique-lhes também que as pessoas que atingem certa idade podem se aposentar, ou seja, parar de trabalhar e passar a receber do governo uma renda mensal, que é a aposentadoria. O valor das aposentadorias depende, entre outros fatores, do salário ou renda que o trabalhador recebeu ao longo de sua vida profissional e do valor e tempo de contribuição para o governo.
- Complemente explicando-lhes que pessoas com deficiências têm direito a receber um benefício de assistência social do governo chamado Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), visando à inclusão social, bem como garantir-lhes uma vida digna.
- O estudo do assunto Por que as pessoas trabalham propicia uma reflexão sobre a questão do desemprego na sociedade em que vivemos, principalmente no que diz respeito à valorização do trabalho e dos trabalhadores, tema atual e de relevância nacional e mundial. As dificuldades enfrentadas pelas pessoas que perdem seus empregos levam-nas à busca pelo trabalho informal, comprometendo assim seus direitos trabalhistas.
Mais atividades
- No 3o ano os alunos começam a se familiarizar com o sistema monetário brasileiro e com operações de adição e subtração em Matemática. Verifique a possibilidade de, junto ao professor desse componente curricular, aplicar um jogo para os alunos em que deverão simular gastos domésticos. Esta poderá ser uma atividade articulada aos Temas contemporâneos transversais Educação financeira e Educação fiscal.
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ATIVIDADES
1. De acordo com o que você estudou, quais as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores que ficam desempregados?
Resposta pessoal.
PNA
2. Com a ajuda do professor, de seus pais ou responsáveis, pesquisem algumas manchetes de jornais, revistas ou sites da internet, relacionadas ao desemprego no município em que vivem ou em outros lugares do nosso país. Copie uma ou duas manchetes pesquisadas nas linhas a seguir. Não esqueça de anotar a fonte de pesquisa.
Resposta pessoal.
Pense na importância dos trabalhadores que você observa em seu dia a dia. Valorize o trabalho de todas as pessoas!
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A atividade de pesquisa e anotação das informações contempla os componentes desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção de escrita.
- Aproveite o estudo do tema para conversar com os alunos sobre o desemprego. Pergunte a eles se onde moram existem muitas pessoas desempregadas; por que falta emprego; quais as dificuldades que os desempregados enfrentam, etc. Destaque também a importância dos estudos para a obtenção de empregos mais bem remunerados.
- É importante tratar com cuidado a questão do desemprego, realidade que atinge milhões de famílias brasileiras, para não causar constrangimento aos alunos. Caso algum familiar ou responsável esteja desempregado, é importante explicar que essa situação ocorre em muitas famílias. Procure valorizar a pessoa desempregada e dizer aos alunos que essa pode ser uma situação temporária.
- Na atividade 1, espera-se que os alunos percebam que, quando ficam desempregadas, as pessoas não têm dinheiro para comprar o que precisam, e muitas vezes optam pelo trabalho informal para poder suprir as suas necessidades básicas.
- Na atividade 2, auxilie os alunos a pesquisarem em sites confiáveis, como os do governo federal, do governo do estado ou do município.
· Espera-se que os alunos sejam incentivados a ter posturas respeitosas e a valorizar todos os tipos de trabalho. Comece explicando a importância do trabalho de cada profissional no ambiente escolar.
- No texto a seguir, o economista Paul Singer problematiza e explica o trabalho informal.
A origem do trabalho informal na América Latina e no Caribe estaria relacionada à forte migração de trabalhadores do campo para a cidade após a Segunda Guerra Mundial, devido às transformações nos atrasados meios de produção agrícola, que dispensaram mão de obra neste setor, somadas à busca de melhores condições de trabalho na nascente indústria urbana. No entanto, esta não foi capaz, em nenhum momento, de oferecer empregos suficientes e bem remunerados a todos. Isto levou uma parcela expressiva destes migrantes a constituir um excedente de mão de obra, que foi obrigado a "inventar" seu próprio trabalho - principalmente no comércio e no setor de serviços - como meio de sobrevivência.
[...]
SINGER, Paul. O trabalho informal e a luta da classe operária. In: JAKOBSEN, Kjeld et al. (Org.). Mapa do trabalho informal: perfil socioeconômico dos trabalhadores informais na cidade de São Paulo. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000. p. 14. (Brasil Urgente).
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CIDADÃO DO MUNDO O trabalho voluntário
Você sabia que nem todas as pessoas trabalham em troca de uma remuneração em dinheiro? Essas pessoas realizam um trabalho voluntário, ou seja, fazem seu trabalho em troca do bem-estar de outras pessoas, pelo amor ao próximo e pela satisfação de ajudar.
O trabalho voluntário pode envolver atividades como cuidar de pessoas doentes, participar de projetos que defendem a natureza ou promover a doação de alimentos e roupas para pessoas carentes.
Veja os exemplos a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Compreender como o trabalho voluntário funciona.
- Incentivar o trabalho voluntário na comunidade.
Destaques BNCC
- A valorização do trabalho voluntário tem o intuito de sensibilizar os alunos para a importância de atividades solidárias e éticas como forma de contemplar o Tema contemporâneo transversal Trabalho e a Competência geral 10 da BNCC.
- Antes de iniciar a leitura da página, explique aos alunos que o trabalho voluntário é uma prática que acontece entre as populações do mundo.
- Faça a leitura dirigida do texto, em voz alta, para toda a classe.
-
Organize com os alunos a realização de algum trabalho voluntário na escola ou em algum bairro próximo a ela, envolvendo a comunidade do entorno. A seguir há alguns exemplos de trabalhos voluntários que vocês podem organizar.
- Promover campanha de arrecadação e distribuição de alimentos, livros, roupas e brinquedos;
- participar de campanhas de plantio de árvores;
- engajar-se em projetos de reciclagem e outros que visem à melhoria do meio ambiente, como o cuidado com praças e córregos próximos à escola;
- participar de trabalhos que envolvam animais.
- Atualmente há diversas organizações que articulam projetos que precisam de voluntários. Acesse alguns sites de organizações que apoiam o trabalho voluntário no município onde se localiza a escola.
- O estudo das páginas 82 e 83, sobre o trabalho voluntário, propicia uma reflexão acerca do papel do cidadão na vida em sociedade, valorizando a solidariedade, a empatia e sensibilizando a ação de pessoas voltadas para a solução ou combate dos mais variados problemas que vivenciamos atualmente, sejam eles de ordem econômica, social ou ambiental. Esse estudo está relacionado à valorização do trabalho e dos trabalhadores, tema atual e de relevância nacional e mundial.
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1. Em sua opinião, qual é a recompensa que essas pessoas recebem pelo trabalho voluntário que realizam?
2. De que maneira você gostaria de ajudar outras pessoas?
3. Converse com os colegas sobre como vocês poderiam organizar um trabalho voluntário na escola. Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Faça um levantamento entre os alunos para saber se alguns deles já par ticiparam de trabalhos voluntários ou se conhecem alguém que costuma participar. Peça a eles que compartilhem suas experiências.
- Explique-lhes que centros culturais, religiosos ou escolas geralmente promovem iniciativas voltadas à realização de trabalhos voluntários.
Comentários de respostas
- Incentive os alunos a perceberem que a recompensa das pessoas que trabalham voluntariamente não é material, mas em forma de alegria e felicidade.
- Incentive os alunos a dialogarem sobre o assunto.
- Auxilie os alunos a organizarem um trabalho voluntário para auxiliar pessoas de comunidades carentes do município onde moram.
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ATIVIDADES
PNA
1. Com a ajuda do professor, dos seus pais ou responsáveis, pesquisem na internet um exemplo de trabalho voluntário. Escreva um pequeno texto explicando a principal atividade desenvolvida nesse trabalho. Depois, cole uma imagem ou faça um desenho representando a atividade que você descreveu.
Resposta pessoal. Os alunos podem pesquisar trabalhos voluntários relacionados à defesa da natureza, aos mutirões de limpeza em locais públicos, à arrecadação de alimentos e roupas para pessoas carentes, à coleta e distribuição de livros e materiais escolares para pessoas que não têm condições de comprá-los, etc.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A atividade de pesquisa e anotação das informações contempla os componentes desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção de escrita.
- Para resolução da atividade 1, retome com os alunos o conceito de trabalho voluntário e oriente-os na pesquisa dos diversos trabalhos voluntários.
- Peça a eles que recortem imagens ou desenhem uma atividade que retratem trabalhos voluntários exercidos no Brasil.
- Ajude-os a escrever as palavras-chave em sites de busca. Complemente o assunto dizendo-lhes que o compromisso dos voluntários pode variar e acontecer ao longo de alguns períodos, dias ou anos, ou também pode ser pontual, surgindo para solucionar algum problema específico. Por exemplo, em meses de muitas chuvas no Brasil, em que podem ocorrer desastres naturais, como o deslizamento de terras e enchentes, a sociedade se mobiliza para ajudar as vítimas que perdem suas moradias, distribuindo alimentos, roupas, fornecendo atendimento médico, entre outras ações.
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O trabalho infantil e os direitos das crianças
Muitas crianças vivem a triste realidade de trabalhar para ajudar no sustento da família. Desse modo, muitas delas deixam de frequentar a escola, de brincar e de realizar outras atividades que fazem parte da infância.
Estudar e brincar estão entre os diversos direitos das crianças, que são estabelecidos por lei. Veja os diversos direitos assegurados pela Declaração dos Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (ONU), para todas as crianças do mundo.
No Brasil, os direitos das crianças são estabelecidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
· Em sua opinião, os direitos da criança estão sendo respeitados no Brasil? Responda com base em situações que você observa em seu dia a dia ou pergunte para seus familiares. Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- Os direitos explicitados na página favorecem a ampliação e o diálogo do tema com o componente curricular de História. Para isso, proponha uma atividade em que os alunos reconheçam os documentos fundamentais a todo cidadão brasileiro. Eles devem compreender que o direito a um nome e à nacionalidade, por exemplo, é garantido pela certidão de nascimento e por outros documentos, como o Registro Geral (RG).
- Na atividade proposta no fim desta página, incentive os alunos a refletirem sobre noticiários que tenham assistido sobre esse assunto.
- A Organização Internacional do Trabalho (OIT) fez um mapeamento de dados a respeito do quadro mundial sobre o trabalho infantil. Leia o relatório a seguir.
O trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os não só de frequentar a escola e estudar normalmente, mas também de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades. Antes de tudo, o trabalho infantil é uma grave violação dos direitos humanos e dos direitos e princípios fundamentais no trabalho, representando uma das principais antíteses do trabalho decente.
O trabalho infantil é causa e efeito da pobreza e da ausência de oportunidades para desenvolver capacidades. Ele impacta o nível de desenvolvimento das nações e, muitas vezes, leva ao trabalho forçado na vida adulta. Por todas essas razões, a eliminação do trabalho infantil é uma das prioridades da OIT.
[...]
O trabalho infantil está concentrado principalmente na agricultura (71%), seguida do setor de serviços (17%) e do setor industrial (12%).
Fatos e números no Brasil (Fonte: PNAD 2015) Tipologia como as dos bullets acima. Acertar.
Entre 1992 e 2015, 5,7 milhões crianças e adolescentes deixaram de trabalhar no Brasil, o que significou uma redução de 68%.
59% das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil são meninos e 41% são meninas.
[...]
Trabalho infantil. Organização Internacional do Trabalho (OIT). Disponível em: https://oeds.link/8vheiU. Acesso em: 11 jun. 2021.
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CIDADÃO DO MUNDO Combatendo o trabalho infantil
O trabalho infantil deve ser combatido no Brasil, assim como nos demais países do mundo.
Mesmo proibido por lei, o trabalho infantil é uma situação vivida por muitas crianças em nosso país, tanto nas cidades quanto nas áreas rurais.
Por conta do trabalho que realizam, muitas dessas crianças não podem brincar nem estudar. Além disso, o trabalho afeta a saúde e o bem-estar delas, causando cansaço e dores no corpo.
Veja alguns problemas que as crianças podem sofrer.
1. Você já observou alguma situação de trabalho infantil no lugar onde vive?
2. Converse com os colegas sobre o que poderia ser feito para acabar com esse problema. Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Ao aproximar os alunos da realidade do trabalho infantil, levando-os a identificar os principais problemas e impactos no crescimento e desenvolvimento integral dessas crianças, contempla-se o Tema contemporâneo transversal Direitos da criança e do adolescente, bem como Educação em direitos humanos, conforme orienta a BNCC.
Objetivos
- Compreender o que é trabalho infantil.
- Reconhecer que o trabalho infantil é um problema social brasileiro.
- Entender os direitos das crianças e dos adolescentes.
- A exploração do trabalho infantil no campo geralmente ocorre em plantações e em muitas carvoarias, cujas atividades causam sérios danos ao desenvolvimento das crianças.
- O estudo do tema da página 86 possibilita uma reflexão crítica sobre a exploração ilegal do trabalho infantil ao destacar que a utilização de mão de obra infantil, além de ser proibida e de significar uma violação aos direitos das crianças, pode trazer problemas de saúde e prejuízos ao desenvolvimento emocional, levando ao abandono escolar, tema atual e de relevância nacional e mundial.
Comentários de respostas
- Verifique quais são os conhecimentos consolidados dos alunos sobre o trabalho infantil e se eles reconhecem quais atividades utilizam mão de obra infantil (na cidade e no campo).
- Proponha uma discussão entre os alunos, perguntando-lhes sobre a existência de trabalho infantil no lugar onde moram ou nas proximidades da escola. Enfatize que essa situação deve ser denunciada aos órgãos competentes. Espera-se que eles percebam que o trabalho infantil, tal qual outras situações comuns em nosso país, como a falta de moradias adequadas e a falta de assistência médica, descumpre a Declaração dos Direitos das Crianças.
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ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
1. Leia a manchete a seguir. Depois, responda às questões.
Trabalho infantil no campo prejudica crianças brasileiras
Disponível em: https://oeds.link/uHdoRU. Acesso em: 24 jun. 2021.
-
a. De que assunto a manchete está tratando?
Do trabalho infantil.
-
b. Em sua opinião, por que combater o trabalho infantil é importante?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que o trabalho infantil prejudica a saúde das crianças e deve ser combatido porque é direito de toda criança estudar e brincar em vez de trabalhar.
-
c. Elabore um texto na forma de manchete de jornal que incentive o combate ao trabalho infantil e escreva no espaço a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- As atividades da página, além de resgatarem o conhecimento sobre o trabalho infantil e contextualizá-lo com a realidade brasileira, fornecem a abordagem de novos gêneros textuais, como a manchete de jornal. Dessa forma, espera-se desenvolver a Competência geral 4 da BNCC.
- A atividade de análise de uma manchete de jornal possibilita desenvolver o processo de compreensão de leitura, envolvendo etapas, como localizar e retirar informação explícita de textos, fazer inferências diretas, interpretar e relacionar ideias e informação.
- A atividade 1 permite trabalhar em conjunto com o componente curricular de Língua Portuguesa, abordando gêneros textuais, como a manchete de jornal.
- Explique aos alunos que as manchetes são comumente usadas em jornais e revistas. Leve alguns exemplos para a sala de aula.
- Lembre-se de que a internet e os recursos disponíveis atualmente para divulgar tais manchetes podem atribuir à informação maior relevância e fazer a notícia circular mais rapidamente do que em outros meios de comunicação, como o jornal e o rádio.
Ler e compreender
- Manchetes são títulos curtos que aparecem em destaque nas notícias mais importantes ou populares de um jornal ou revista.
Antes da leitura
Explique aos alunos que as manchetes são textos rápidos que objetivam atrair a atenção do leitor para o conteúdo principal.
Durante a leitura
Leia a manchete com os alunos e, durante a leitura, peça-lhes que identifiquem qual é o tema destacado, isto é, o fato de que o trabalho infantil no campo prejudica as crianças.
Oriente-os a localizar a fonte da manchete e qual veículo de comunicação foi usado para divulgar essa informação, no caso, um site da internet.
Depois da leitura
Oriente e auxilie os alunos na realização das atividades propostas. No item a, diga-lhes que identifiquem o assunto destacado na manchete. Antes de solicitar que respondam ao item b, promova uma conversa sobre o assunto para que os alunos expressem suas opiniões sobre o tema. As opiniões deles podem ser aproveitadas para a elaboração da manchete proposta no item c.
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2 As atividades e os produtos do campo
Em nosso dia a dia, utilizamos diferentes tipos de produtos obtidos por meio das atividades realizadas no campo.
O trabalho realizado no espaço rural caracteriza-se predominantemente pela realização de algumas atividades. Veja.
- Agricultura: atividade que envolve o cultivo de lavouras, como milho, arroz, feijão, café, soja, cana-de-açúcar, algodão, frutas (laranja, uva, melancia, etc.).
- Pecuária: atividade de criação de diversos tipos de animais, como bovinos (bois e vacas), suínos (porcos e porcas), caprinos (cabras e bodes), ovinos (ovelhas e carneiros) e aves (frangos, galinhas, patos, marrecos e avestruzes).
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Atividades e os produtos do campo
6 aulas
- Leitura e observação das imagens das páginas 88 e 89.
- Realização das atividades das páginas 90 e 91.
- Leitura e observação das imagens da página 92 e realização das atividades da página 93.
- Leitura e discussão das páginas 94 e 95.
- Realização das atividades das páginas 96 e 97.
Atividade preparatória
- Faça três colunas na lousa indicando as atividades da agricultura, pecuária e extrativismo. Depois da leitura da página, escreva exemplos das atividades em cada coluna, mas não escreva as palavras completas. Peça a alguns alunos que as completem com as letras que faltam.
- Solicite aos alunos que citem alguns produtos que consomem diariamente e que sejam produzidos pelas atividades desenvolvidas no campo.
Destaques BNCC
- Ao propor a análise dos trabalhos realizados no campo e na produção de alimentos que consumimos em nosso dia a dia, contempla-se a habilidade EF03GE05 da BNCC.
Mais atividades
- Uma sugestão de estratégia para o estudo do tema desta unidade pode ser a leitura, em conjunto com os alunos, de toda a história ou apenas de alguns trechos do livro Uma viagem para o campo, de Rosaly Braga Chianca e Leonardo Chianca (Ática, 1997). Essa leitura pode ser substituída por contos regionais, cujos cenários e abordagem sejam sobre a área rural e seus diferentes aspectos. A leitura de uma história, ou de trechos dela, pode suscitar nos alunos questionamentos que auxiliam na condução dos estudos, além de incentivá-los nesse processo.
89
- Extrativismo: atividade que consiste na retirada de alguns tipos de materiais da natureza, como madeira e palmito retirados de florestas; ferro e ouro extraídos do subsolo; peixes retirados de rios e mares.
- subsolo:
- camada da superfície terrestre localizada abaixo do solo
A PISCICULTURA
A criação de peixes em tanques, açudes ou represas é chamada piscicultura. Os peixes criados destinam-se à alimentação das pessoas e também ao repovoamento de rios. Essa atividade vem crescendo cada vez mais no Brasil.
Em alguns municípios, os peixes criados em piscicultura são destinados aos pesque-pague, locais utilizados por muitas pessoas como áreas de lazer.
MANUAL DO PROFESSOR
- O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) regulamenta as áreas destinadas à proteção integral e as que podem ser exploradas sob certos critérios, como pela atividade extrativista. O texto a seguir trata sobre as unidades de conservação.
As unidades de conservação (UC) são espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, hábitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente.
[...]
As UCs dividem-se em dois grupos: Unidades de Proteção Integral: a proteção da natureza é o principal objetivo dessas unidades, por isso as regras e normas são mais restritivas. [...]
Unidades de Uso Sustentável:
são áreas que visam conciliar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. Nesse grupo, atividades que envolvem coleta e uso dos recursos naturais são permitidas, mas desde que praticadas de uma forma que a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos esteja assegurada.
[...]
Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://oeds.link/Wb9tdK. Acesso em: 25 jun. 2021.
90
ATIVIDADES
PNA
1. Substitua os números por letras e descubra as profissões de algumas pessoas que trabalham na agricultura e na pecuária.
1 | 3 | 6 | 9 | 12 | 14 | 15 | 16 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 26 |
a | c | f | i | l | n | o | p | r | s | t | u | v | z |
a. Pessoa que trabalha na criação de abelhas.
1 | 16 | 9 | 3 | 21 | 12 | 20 | 15 | 18 |
Apicultor.
b. Pessoa que trabalha na criação de porcos.
19 | 21 | 9 | 14 | 15 | 3 | 21 | 12 | 20 | 15 | 18 |
Suinocultor.
c. Pessoa que trabalha no cultivo de frutas.
6 | 18 | 21 | 20 | 9 | 3 | 21 | 12 | 20 | 15 | 18 |
Fruticultor.
d. Pessoa que trabalha no cultivo de arroz.
18 | 9 | 26 | 9 | 3 | 21 | 12 | 20 | 15 | 18 |
Rizicultor.
2. Com a ajuda do professor, de seus pais ou responsáveis, pesquisem em dicionários ou na internet o significado de cada atividade a seguir.
- Ranicultura: criação de rãs.
- Sericicultura: criação de bicho-da-seda.
- Minhocultura: criação de minhocas.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- As atividades 1 e 2 permitem contemplar os componentes consciência fonológica, consciência fonêmica, conhecimento alfabético, desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção de escrita.
- As atividades 1 e 2, respectivamente propostas com a nomenclatura de profissões e atividades próprias do espaço rural, incentivam os alunos a usarem o dicionário, o que seria uma ação complementar ao trabalho de alfabetização e letramento proposto para essa fase do Ensino Fundamental.
Mais atividades
- Outra possibilidade de estratégia pedagógica para a condução do assunto é o trabalho de campo no espaço rural. A atividade pode ser realizada por meio de uma visita a uma propriedade localizada o mais próximo possível da escola, onde os alunos possam observar as atividades econômicas ali desenvolvidas, os tipos de produtos elaborados, a quantidade de pessoas empregadas na propriedade, etc.
- Para isso, é importante solicitar antecipadamente a autorização dos pais ou responsáveis para a saída dos alunos do estabelecimento escolar. É necessário providenciar também auxiliares e condução, além de averiguar o trajeto e verificar se as condições do ambiente não oferecem perigos aos alunos.
- Ao retornarem à sala de aula, elabore com os alunos um texto coletivo que reúna as informações obtidas, de maneira a sintetizar as aprendizagens nesta atividade. Isso pode até se tornar um instrumento de avaliação.
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3. Relacione cada atividade econômica à foto correspondente.
A Agricultura. P Pecuária. E Extrativismo.
A
E
P
4. Encontre e contorne no diagrama os nomes dos tipos de criação de animais mostrados nas imagens a seguir. Depois, leia as palavras em voz alta com os colegas. PNA
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A identificação de palavras no diagrama da atividade 4 desenvolve os componentes da PNA consciência fonológica e consciência fonêmica.
- Aproveite a imagem da criação de gado e complemente o estudo com imagens de outros animais, como marrecos, patos, ovelhas e carneiros. O reconhecimento de animais pode ser integrado com o conteúdo do componente curricular de Ciências.
-
Depois que os alunos resolverem a atividade 3 individualmente, analise as imagens com eles.
-
a. No município onde vocês vivem é praticada alguma das atividades representadas nas imagens?
R: Resposta pessoal. Verifque o conhecimento prévio dos alunos sobre as atividades desenvolvidas no município onde moram.
-
b. Caso haja alguma dessas atividades no município, ela é realizada do mesmo modo como é mostrado na imagem?
R: Resposta pessoal. Exemplifique para os alunos que a atividade da pecuária pode ocorrer em propriedades menores, onde os bois são confinados, o que caracteriza a pecuária intensiva.
-
c. Qual é o lugar onde o pescador está trabalhando?
R: Os alunos podem responder que é no mar. Recorra ao conteúdo e pergunte por que a pesca é um tipo de extrativismo.
-
- Informe-se antecipadamente sobre os principais cultivos do município. Liste com os alunos quais são as frutas mais cultivadas e consumidas. Explique-lhes que muitas frutas vendidas no comércio não são produzidas no município, mas trazidas de outros lugares, às vezes de regiões bem distantes.
- Na realização da atividade 4, se necessário auxilie os alunos dizendo o nome dos tipos de criações mostrados nas imagens (da esquerda para a direita): ovinos, caprinos, equinos e bovinos.
92
Os produtos da agricultura
Consumimos vários produtos que são obtidos por meio da agricultura. Podemos consumir esses produtos em seu estado natural, ou seja, quando não passaram por nenhum tipo de transformação. Veja o exemplo ao lado.
Outros produtos são consumidos após passarem por algum tipo de beneficiamento, no qual podem ser lavados, descascados, cortados ou embalados. Veja o exemplo.
Muitos dos produtos naturais também são transformados em outros produtos que consumimos em nosso dia a dia. Em geral, esses produtos são fabricados nas indústrias. Veja alguns exemplos.
MANUAL DO PROFESSOR
- Os conteúdos desta página possibilitam aos alunos diferenciar o estado dos produtos que consumimos, isto é, produtos em estado natural, beneficiados e transformados, levando-os a perceber o tipo de trabalho humano presente em cada um deles.
- Pergunte aos alunos e informe sobre os principais gêneros agrícolas que são produzidos no espaço rural do município ou da região onde moram.
- Caso haja alunos que morem na área rural ou conheçam pessoas que trabalhem em uma atividade do campo, peça-lhes que contem aos colegas como é o tipo de trabalho exercido nessa área.
- Explique-lhes que a produção agrícola brasileira é bastante diversificada, e que, por isso, em outras regiões do país são cultivados outros tipos de produtos além dos que existem no município onde vivem.
- Esclareça aos alunos que os produtos transformados e alguns beneficiados são industrializados, ou seja, passaram por alguma etapa de industrialização. Diga-lhes também que a madeira e o leite são os principais produtos utilizados na fabricação do lápis e do iogurte, respectivamente. No entanto, outros produtos também são utilizados na fabricação desses produtos.
- Explique aos alunos que produtos beneficiados são os que passaram por processos, como serem lavados, descascados, cortados e embalados, sem serem transformados em outros produtos.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestão de referência complementar, para enriquecer seus conhecimentos.
- No site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é possível obter Informações sobre produções agrícolas cultivadas em cada estado brasileiro, por meio do Sidra (Banco de tabelas estatísticas). Disponível em: https://oeds.link/pqZbrD. Acesso em: 11 jun. 2021.
93
ATIVIDADES
1. Observe a foto a seguir. Depois, classifique cada tipo de produto.
Estado natural
Alface.
Mamão.
Beneficiados
Arroz.
Feijão.
Transformados
Óleo vegetal.
Chocolate em pó.
2. Escreva o nome de alguns produtos que você e sua família consomem em casa que estejam: Respostas pessoais.
- em estado natural:
- beneficiados:
- transformados:
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Na atividade a seguir, ao solicitar aos alunos que expressem seus gostos e analisem seus hábitos alimentares, são favorecidos o autoconhecimento e a autoapreciação, fatores que conduzem ao cuidado da própria saúde física e emocional, conforme orienta a Competência geral 8 da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Diferenciar alimentos processados daqueles que podem ser consumidos ao natural.
Como proceder
-
A intenção da atividade é levar os alunos a observarem o contexto e identificarem os alimentos que são processados e os que podem ser consumidos em seu estado natural. Espera-se também colaborar para que eles ampliem a consciência sobre os alimentos mais saudáveis. Na atividade 1, depois de responderem aos itens, faça-lhes os seguintes questionamentos.
-
a. Por que o arroz e o feijão da imagem são considerados produtos beneficiados? Excluir os números.
R: Pois passaram pelo processo de seleção de grãos e embalagem.
-
b. Qual é a importância do arroz e do feijão na alimentação dos brasileiros?
R: Explique-lhes que nesses alimentos há alto teor de nutrientes responsáveis pelo funcionamento do organismo.
-
c. Quais alimentos são considerados mais saudáveis para o consumo, aqueles em estado natural ou os transformados?
R: Espera-se que eles respondam que são os alimentos em estado natural, pois durante o processamento, geralmente, são perdidos vitaminas e nutrientes.
-
d. Quais outros alimentos transformados você conhece?
R: Os alunos poderão responder que conhecem os alimentos industrializados, como enlatados, salgadinhos e refrigerantes. Alerte-os para o risco à saúde do consumo de alimentos com altos teores de gordura e açúcar.
-
- Na atividade 2, escreva na lousa as diversas respostas dos alunos para cada caso.
94
Os produtos da pecuária
A atividade da pecuária envolve a criação de diversos tipos de animais. Cada criação é destinada à obtenção de diferentes tipos de produtos.
Veja, a seguir, exemplos de criações e de alguns produtos derivados de cada uma delas.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer os produtos originados da atividade da pecuária.
Como proceder
- A condução dos conteúdos da página prevê que os alunos reconheçam as características da atividade pecuária e percebam sua presença no dia a dia de cada um. Explore cada uma das imagens e pergunte a eles onde se utilizam o couro e o leite (da produção bovina) nos produtos que consumimos diariamente. Tente classificar com os alunos os produtos mostrados na página, da seguinte maneira. Em estado natural: carne e ovos; beneficiados: leite pasteurizado e linguiça; transformados: lã.
- Explique a eles que há outras criações, além das mostradas nas imagens. Entre outros tipos de criações, destacam-se os bubalinos (búfalos), os equinos (cavalos e éguas), os asininos (asnos) e os coelhos. Resgate o tipo de criação local do município.
- Comente que o Brasil é um dos maiores produtores do mundo de carne bovina e de aves.
- O tema tratado nesta página propicia uma articulação com o componente curricular de Ciências ao tratar da criação de animais nas áreas rurais. Pode-se relacionar a classificação desses animais como herbívoros, carnívoros e onívoros, de acordo com os hábitos alimentares de cada um; e como vivíparos, ovíparos e ovovivíparos, de acordo com o tipo de reprodução de cada um. Outra sugestão é pedir a eles que agrupem os animais de acordo com características comuns, como a presença de bicos, penas e pelos.
- Para contemplar exemplos que não foram mencionados nas criações, complemente as explicações citando animais silvestres que também podem ser encontrados no ambiente rural.
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Os produtos do extrativismo
A atividade extrativa é dividida em três tipos: vegetal, mineral e animal. Em alguns casos, essa atividade é praticada de maneira rudimentar, ou seja, as tarefas são realizadas manualmente e com a utilização de instrumentos simples.
Veja os exemplos a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explique aos alunos que a exploração madeireira também é realizada com base no cultivo de árvores, atividade chamada de silvicultura.
- Esclareça que a garimpagem acarreta grandes problemas ambientais, como a modificação dos leitos dos rios devido ao desmonte dos barrancos, a poluição das águas causada pela utilização do mercúrio usado para separar o ouro da lama e do cascalho e os conflitos gerados pelas invasões de terras de reservas indígenas a fim de extrair as riquezas minerais.
- Aproveite a oportunidade para apresentar aos alunos informações sobre o desastre de Mariana, provocado pelo rompimento do reservatório de rejeitos da atividade mineradora, em novembro de 2015.
- Diga aos alunos que, para realizar a pesca no mar, nos rios, nos lagos e nas represas, existem leis que visam à conservação das espécies, como não usar redes de malha muito fina, evitando assim a captura de filhotes, e não pescar na época da reprodução dos peixes.
- Comente com os alunos que o extrativismo pode ser realizado de forma sustentável, a exemplo das atividades extrativas praticadas por povos e comunidades tradicionais.
- O texto a seguir descreve como funciona a atividade extrativista sustentável.
Os povos e comunidades tradicionais extrativistas são agrupamentos pautados em culturas e valores diversos, que guardam entre si a semelhança de realizarem extração e coleta de espécies vegetais e/ou animais enquanto atividade econômica e de subsistência.
São pequenos produtores que possuem suas culturas distintas, desenvolvendo seus modos de vida e de produção alinhados com a lógica do ecossistema que habitam. Dessa forma, possuem um conjunto amplo de saberes obtidos por meio da percepção e relação direta com o meio ambiente, desenvolvendo tecnologias simples e geralmente de baixo impacto, adaptadas ao seu contexto e à lógica do ambiente. Partem de uma produção mais ou menos diversificada que tem como objetivo complementar a renda e garantir a reprodução dos seus modos de vida. Há uma ampla variedade de tipos e formas de extrativismo.
Extrativistas. Portal Ypadê, 6 jul. 2016. Disponível em: https://oeds.link/oebEKw. Acesso em: 12 jun. 2021.
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ATIVIDADES
1. Pinte as palavras do quadro, conforme indicado a seguir.
Arroz. Verde. |
Carne. Azul. |
Ovos. Azul. |
Couro. Azul. |
Ouro. Vermelho. |
Milho. Verde. |
Tomate. Verde. |
Látex. Vermelho. |
Madeira. Vermelho. |
2. Relacione cada uma das imagens a seguir ao tipo de extrativismo a que se refere.
A Extrativismo animal. B Extrativismo vegetal. C Extrativismo mineral.
B
C
A
MANUAL DO PROFESSOR
- A atividade 1 verificará o nível de compreensão dos alunos sobre as atividades que são próprias do campo, como a agricultura, a pecuária e o extrativismo.
- Peça a eles que listem os produtos que nunca consumiram e os que são comercializados no bairro da escola. Se possível, leve os alunos a uma feira ou mercado próximo para que identifiquem esses produtos.
- Por meio das legendas os alunos deverão identificar e associar a que atividade do campo se refere cada produto indicado no quadro. Solicite aos alunos que criem um símbolo para cada tipo de atividade, de modo a aproximá-los da linguagem pictórica e simbólica, com representações genéricas. Depois, leve imagens para a sala de aula ou proponha uma atividade de recortes representativos da agricultura, pecuária e extrativismo, orientando os alunos a colarem em seus cadernos e a indicarem com símbolos as atividades das imagens.
- Na atividade 2, explique que os alunos devem escrever a letra indicada em cada tipo de extrativismo (animal, vegetal, mineral) na imagem correspondente.
97
3. Escreva o nome da atividade responsável pela obtenção dos produtos mostrados nas fotos a seguir.
Açaí.
Extrativismo vegetal.
Frutas, legumes e verduras.
Agricultura.
Carne bovina.
Pecuária.
Anel de ouro e diamantes.
Extrativismo mineral.
4. Complete a tabela escrevendo os nomes dos produtos do seu dia a dia obtidos por meio das atividades a seguir. Resposta pessoal. Se considerar necessário, oriente os alunos a realizarem uma pesquisa.
Agricultura | Pecuária | Extrativismo |
---|---|---|
MANUAL DO PROFESSOR
- Aproveite as imagens da atividade 3 para diferenciar com os alunos os produtos beneficiados (como a bandeja de carne crua) dos produtos processados (como o anel).
- Explique a eles que para extrair ou cultivar esses produtos na natureza as paisagens são transformadas. Ou seja, para produzir os alimentos, como os representados nas imagens, os trabalhadores tiveram que preparar o solo para o cultivo.
- Para complementar a atividade 4, peça aos alunos que levem para a sala de aula diferentes produtos que tiverem disponíveis em casa, para analisarem e identificarem os que têm origem na agricultura, na pecuária ou no extrativismo. Esses produtos também podem ser classificados de acordo com a maneira de consumo, isto é, em estado natural, beneficiados ou industrializados. Desse modo, é possível sintetizar o estudo desse tema com os alunos.
- Para esta atividade, é possível preparar, antecipadamente, uma lista de produtos para os alunos verificarem o que podem levar. Esclareça a eles que os produtos serão levados de volta para casa. Dê preferência aos produtos regionais.
Mais atividades
- A fim de complementar as atividades das páginas 96 e 97, leve para a sala de aula recortes de diversos produtos feitos com base em uma das atividades do campo. Depois, divida a turma em três grupos.
- Cada grupo deve identificar a atividade econômica correspondente a cada imagem que você apresentar. Ganha a rodada o aluno que se manifestar primeiro, desde que relacione corretamente a imagem apresentada à atividade econômica. Caso ele se engane, não participa da próxima rodada. É importante alertar os alunos para a socialização do conhecimento, colaboração e participação para evitar qualquer sinal de disputas.
- Leve os alunos a identificarem os produtos que já consumiram. Tire as dúvidas em relação àqueles que eles desconhecerem, o que pode acontecer com produtos de outras regiões do país.
98
3 As atividades da cidade
A indústria, o comércio e a prestação de serviços são atividades econômicas realizadas principalmente no espaço urbano. Vamos conhecer um pouco mais sobre essas atividades.
Indústria
A indústria é a atividade econômica que realiza a transformação de matérias-primas em produtos industrializados. Matéria-prima é todo produto utilizado como base para a fabricação ou elaboração de outros produtos. Veja alguns exemplos.
- Indústria têxtil: utiliza os fios do algodão e de outros materiais para produzir tecidos e linhas.
- Indústria de vestuário: utiliza o tecido para a fabricação de roupas.
- Indústria de laticínios: utiliza o leite para a fabricação de queijos e iogurtes.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
As atividades da cidade
6 aulas
- Leitura e observação das imagens das páginas 98 e 99.
- Realização das atividades das páginas 100 e 101.
- Leitura e observação das imagens das páginas 102 e 103.
- Realização das atividades das páginas 104 a 106.
- Observação e leitura da página 107.
- Realização da seção Para saber fazer na página 108.
Atividade preparatória
- Faça uma introdução ao estudo do tema instigando os alunos com as seguintes perguntas. "Por que a indústria é uma atividade das cidades?"; "Quais são os elementos necessários para o funcionamento da indústria?".
- Comente com os alunos que as indústrias são importantes geradoras de postos de trabalho, pois dependem de várias pessoas para exercer as atividades necessárias ao seu funcionamento, além de gerar empregos em outras áreas, como segurança, transporte e prestação de serviços em geral.
- A respeito da indústria têxtil, complemente com informações sobre o algodão, que é a matéria-prima usada na fabricação de tecidos. Se possível, desenhe um esquema na lousa para demonstrar a relação dessas etapas de produção. Desse modo, são apresentadas aos alunos outras formas de tratar as informações, além da textual e da imagética.
Mais atividades
- Enriqueça o estudo do tema Indústria organizando com os alunos na sala de aula a análise de produtos industrializados. Para isso, peça a eles que levem produtos industrializados que utilizam em seu dia a dia, como alimentos, utensílios, produtos de higiene e também alguns materiais escolares. Promova a análise de alguns produtos, pedindo aos alunos que citem suas principais matérias-primas.
99
Matéria-prima e produtos
As matérias-primas utilizadas nas indústrias para a fabricação de diferentes produtos podem ser de origem vegetal, animal ou mineral. Observe no quadro a seguir algumas matérias-primas e os produtos industrializados obtidos com a sua transformação.
Matéria-prima | Produto industrializado | |
Vegetal |
|
|
Animal |
|
|
Mineral |
|
|
MATÉRIAS-PRIMAS TAMBÉM SÃO PRODUZIDAS NAS INDÚSTRIAS
As atividades econômicas realizadas no campo fornecem grande parte das matérias-primas que servem para a fabricação de diferentes produtos. Muitos produtos industrializados também podem servir como matérias-primas. Veja o exemplo do trigo e da farinha de trigo.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explique aos alunos que o minério de ferro é encontrado na natureza na forma de rocha.
- Comente que o leite esterilizado é livre de bactérias nocivas ao ser humano e, se bem acondicionado, pode permanecer conservado por cerca de quatro meses. Por isso, esse tipo de acondicionamento é chamado de longa vida.
- Com os alunos, amplie os exemplos de produtos e suas matérias-primas (vegetal, animal e mineral), citando os que são produzidos na região, principalmente os que fazem parte do dia a dia dos alunos.
- Esses exemplos enriquecem e facilitam a aprendizagem.
- Auxilie os alunos em suas dificuldades, colaborando com o processo de alfabetização deles.
- Comente que uma vez extraída da natureza, a matéria-prima pode se transformar em diversos produtos, podendo ser reutilizada ou reciclada, mesmo depois de utilizados esses produtos. Portanto, explique-lhes que a matéria-prima também pode ser originada da reciclagem de produtos descartados. Por exemplo, das peças de computadores descartados são reaproveitados metais e outros circuitos que servem de matéria-prima para a montagem de outros novos. Os jornais podem servir de matéria-prima para a fabricação de outros papéis, por meio da reciclagem, etc. Esse assunto será aprofundado na unidade 4 deste volume.
Mais atividades
- Como complemento, uma sugestão é propor uma brincadeira em sala de aula. Para isso, organize os alunos em pequenos grupos. Você deverá citar uma das matérias-primas indicadas na página. Os grupos terão um tempo predeterminado para escrever em uma folha os produtos feitos com base naquela matéria-prima. Por exemplo, milho: cuscuz, pipoca, pão, bolo, entre outros. Fale outras matérias-primas e estipule um tempo para eles refletirem. Vence o grupo que listar o maior número de produtos. Se possível, permita aos alunos que consultem a internet também.
100
ATIVIDADES
1. Leia as palavras do quadro em voz alta, com os colegas. Depois, encontre-as no diagrama a seguir.
PNA
-
- milho
- ouro
- leite
- carne
- algodão
- couro
- café
- prata
- ferro
- MILHO
- CARNE
- LEITE
- OURO
- CAFÉ
- PRATA
- ALGODÃO
- FERRO
- COURO
- Preencha os quadros a seguir com as palavras que você encontrou no diagrama, de acordo com a origem de cada produto.
Origem vegetal.
Milho.
Algodão.
Café.
Origem animal.
Leite.
Couro.
Carne.
Origem mineral.
Ouro.
Ferro.
Prata.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Os conteúdos propostos visam aprofundar o conhecimento anterior ao exemplificar as transformações dos produtos originados das atividades do campo (agricultura, pecuária e extrativismo), fornecendo o conceito de matéria-prima e sua relevância nos processos industriais, contemplando assim a habilidade EF03GE05 da BNCC.
- A realização da atividade 1 colabora com a fixação do aprendizado da formação das palavras, uma vez que o diagrama contempla os componentes consciência fonológica, consciência fonêmica, desenvolvimento de vocabulário, fluência em leitura oral e produção de escrita.
- Para a resolução da atividade 1, oriente os alunos na busca pelas palavras no diagrama. Em seguida peça a eles que classifiquem as matérias-primas de acordo com sua origem. Esta atividade ajuda no desenvolvimento da formação de vocabulário dos alunos e na fixação do conteúdo estudado.
- Aproveite o tema que envolve os produtos do nosso dia a dia para fazer uma abordagem em conjunto com o componente curricular de Ciências. Aborde as noções e os conceitos relativos à matéria-prima, produtos naturais, industrializados ou artesanais. Além disso, incentive os alunos a relacionarem a origem das matérias-primas dos produtos a animais, plantas e minerais encontrados na natureza.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer produtos derivados do petróleo.
Como proceder
- Se julgar conveniente, leve imagens de produtos feitos de plástico usados no cotidiano. Pergunte a eles se sabem qual é a matéria-prima que origina o plástico. Explique-lhes que esse produto é feito com base em intensas transformações do petróleo explorado no subsolo, do qual também se obtêm vários outros produtos, como o óleo diesel, a gasolina, os lubrificantes e as graxas.
101
2. Relacione a principal matéria-prima utilizada na fabricação de cada produto das imagens a seguir.
3. Complete as frases com as palavras do quadro.
mineral · algodão · leite
- O algodão é uma matéria-prima de origem vegetal, muito utilizada na produção de tecidos.
- O leite, principal matéria-prima do queijo, é um produto de origem animal.
- O alumínio é uma matéria-prima muito utilizada na fabricação de panelas. Esse material é de origem mineral.
MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente os alunos na realização das atividades 2 e 3. Relacione e explique que os produtos representados pelas fotos passaram pelo processo industrial, mas também podem ser feitos artesanalmente.
- Incentive os alunos a identificarem a principal matéria-prima que compõe o caderno (celulose). Pergunte a eles se sabem o que é celulose. Se julgar necessário, explique-lhes que se trata da matéria-prima extraída das árvores (principalmente da polpa da madeira) e que é fundamental para a produção do papel. Peça aos alunos que citem produtos feitos com papel (gibis, revistas, livros, cadernos, etc). Desse modo, eles constatarão a forte presença dessa matéria-prima no cotidiano escolar.
- Explique-lhes também que o lápis é feito de madeira e no seu interior é inserido um mineral chamado grafite, que é extraído da natureza. Portanto, ao usar o lápis, pequenas quantidades de grafite se depositam na superfície do papel.
Mais atividades
- Oriente uma discussão acerca dos produtos que são industrializados, mas que podem ser feitos em casa, artesanalmente.
- Pergunte aos alunos se eles consomem pães e biscoitos industrializados, em seguida, pergunte-lhes se algum de seus familiares tem o costume de fazer pães, roscas, bolos e/ou biscoitos caseiros.
- Explique-lhes que muitos produtos caseiros são mais saudáveis, pois podem ser feitos sem conservantes e com produtos mais ricos em vitaminas, como frutas in natura.
- Se possível, organize um piquenique para que os alunos experimentem os produtos feitos artesanalmente, como pães, bolos, roscas e biscoitos caseiros.
102
Comércio
O comércio é a atividade que consiste na compra e venda ou troca de produtos. O produto que é comercializado recebe o nome de mercadoria.
Em geral, nas cidades, ficam localizados os mais variados tipos de estabelecimentos comerciais, como lojas, supermercados, farmácias, açougues, restaurantes, padarias, etc.
Quanto maior é a quantidade de habitantes de uma cidade, mais diversificado e movimentado é o seu comércio. Veja um exemplo na foto.
Prestação de serviços
A prestação de serviços é um tipo de atividade baseada nas habilidades e nos conhecimentos de determinados profissionais, como dentistas, fisioterapeutas, costureiras, taxistas, encanadores, etc.
Nas cidades existem diversos estabelecimentos destinados à prestação de serviço, como escolas, consultórios médicos e oficinas mecânicas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explique aos alunos que um comércio diversificado tem muitos tipos de produtos à disposição dos consumidores.
- Pergunte aos alunos quais são os estabelecimentos comerciais próximos da escola. Com base na fala deles, faça uma lista na lousa. Depois, indique ao lado de cada estabelecimento o tipo de mercadoria que é comercializado.
- Comente com os alunos quais são as principais ruas comerciais do município, destacando suas características, e estabeleça, com a ajuda deles, as diferenças e as semelhanças em relação à imagem da rua comercial da página.
- Complemente as informações da página explicando que nas áreas rurais também há prestação de serviços. Diga-lhes que prestadores de serviços relacionados à produção agrícola e pecuária, como veterinário e engenheiro agrônomo, são importantes para as atividades do campo. Outros prestadores de serviços também são essenciais no campo para garantir a manutenção das redes de comunicação e de energia elétrica, assim como a conservação de estradas.
- Estabeleça a relação entre a prestação de serviços essenciais e a realização de algumas atividades cotidianas dos alunos, como ver televisão e acender uma lâmpada estar ligado ao fornecimento de energia elétrica; abrir uma torneira e tomar água ocorrer devido ao fornecimento de água tratada e encanada. Estudar a importância desses serviços configura-se como um exercício significativo e interessante aos educandos.
- Os setores do comércio e da prestação de serviços compõem as atividades classificadas na categoria de setor terciário. Acompanhe o seu crescimento e a sua importância para a economia brasileira e para a vida da população, no texto a seguir.
O setor terciário, conhecido por abranger as atividades de comércio de bens e prestação de serviços, demonstra expressiva relevância na economia brasileira sendo que há vários anos a composição do PIB tem participação expressiva deste segmento.
103
O trabalho e os produtos do nosso dia a dia
Em sua moradia, você já viu como se faz um bolo, um pão ou uma sobremesa? Para fazê-los, é preciso separar os ingredientes e prepará-los de acordo com uma receita.
Mas você já imaginou quantas pessoas trabalharam para produzir os ingredientes utilizados na preparação dessa receita?
Veja, no exemplo a seguir, como o trabalho de várias pessoas está envolvido na produção dos ingredientes necessários para o preparo de um pão de queijo.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O conteúdo da página proporciona uma abordagem ampla envolvendo o Tema contemporâneo transversal Educação alimentar e nutricional, incentivando hábitos alimentares saudáveis.
- Oriente os alunos a lerem a legenda para identificarem os tipos de produtos que estão sendo representados nas imagens. Pergunte a eles quem consumiu aquele produto recentemente e quem nunca o consumiu e investigue o interesse deles em experimentá-lo. O paladar infantil está em processo de mudanças e experimentações, procure incentivar o consumo de alimentos saudáveis, como verduras e frutas.
- O conteúdo proposto nesta página permite realizar um trabalho em conjunto com o componente curricular de Língua Portuguesa, pois pode-se relacionar o assunto ao estudo sobre gêneros textuais, nesse caso, a uma receita culinária. Desse modo, o trabalho com esse tema toma uma proporção mais ampla e completa. As receitas culinárias são gêneros textuais que descrevem ações, com o objetivo comunicativo de instruir. Esse discurso instrucional é, geralmente, estruturado por itens para orientar os procedimentos e as etapas de realização. Organize a receita do pão de queijo com os alunos indicando a estrutura comum às receitas, como ingredientes, modo de preparo e tempo de preparo. As receitas, bem como manuais de instruções ou regras de jogos, são gêneros textuais que prescrevem ações, regulamentos e modos de preparos.
A representatividade do setor terciário (comércio e serviços) passou de 69% do Valor Adicionado ao Produto Interno Bruto (PIB) em 1997 para 73% em 2018 (até 3o trimestre com dados acumulados em 4 trimestres), segundo dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE. Percebe-se que o comércio foi o principal responsável por esse avanço, pois sua contribuição de 8% do Valor Adicionado do PIB, em 1997, passou para 13%, em 2018.
[...]
Governo Federal. Ministério da Economia. A importância do setor terciário para a economia. Disponível em: https://oeds.link/GUgAaw comercio-e-servicos/a-secretaria-de-comercio-e-servicos-scs/programas-e-acoes-scs. Acesso em: 25 jun. 2021.
104
ATIVIDADES
1. Marque as atividades econômicas correspondentes.
- Prestação de serviços. 4; 6; 8
- Comércio. 1; 2; 5; 7; 9
- Indústria. 3; 10
- Feira livre.
- Loja de móveis.
- Fábrica de brinquedos.
- Banco.
- Restaurante.
- Escola.
- Supermercado.
- Consultório médico.
- Shopping Center.
- Fábrica de sapatos.
2. Escreva o nome de um estabelecimento do seu município que seja:
- industrial: Resposta Pessoal. Os alunos podem responder estabelecimentos como fábrica de colchões (industrial), farmácia (comercial) e dentista (serviços).
- comercial:
- prestador de serviços:
MANUAL DO PROFESSOR
- Auxilie os alunos na realização da atividade 1, uma vez que ela exige domínio conceitual para classificar as atividades da coluna da direita. Por isso, se julgar conveniente, permita aos alunos que façam a atividade em duplas. Retome os conceitos de prestação de serviços, comércio e indústria.
- Na realização da atividade 2, oriente os alunos a pensarem nos tipos de atividades econômicas existentes no município, em especial nas proximidades do lugar onde moram. Para isso, os alunos podem aproveitar a lista de algumas atividades econômicas destacadas na atividade 1.
Mais atividades
- Como atividade extra, os alunos podem elaborar uma maquete ou apenas um desenho para representar todos os lugares indicados, como supermercado, escola e consultório médico. Para cada tipo de atividade econômica, eles deverão categorizar os lugares por cores ou utilizar o mesmo símbolo. Por exemplo, restaurante, loja de móveis e feira livre devem ter a mesma cor ou símbolo, pois fazem parte da atividade comercial.
105
3. Augusto e sua mãe precisam comprar diversos produtos. Relacione alguns desses produtos aos estabelecimentos comerciais onde eles poderão comprá-los.
- Loja de roupas e calçados.
- Papelaria.
- Padaria.
3
2
1
1
2
3
- Loja de roupas e calçados.
- Papelaria.
- Padaria.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para realização da atividade 3, oriente os alunos a relacionarem os produtos ao seu respectivo lugar de compra.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Verificar a fixação dos conhecimentos dos alunos.
Como proceder
- Utilize o texto a seguir como embasamento para propor os questionamentos de averiguação do conteúdo assimilado pelos alunos.
A compreensão de que os homens se relacionam pelo trabalho é mais facilmente absorvida pelo aluno quando ele se habitua a observar - primeiramente aquilo que está mais próximo e, em seguida, os espaços mais abrangentes. A criança pode observar, por exemplo, que praticamente tudo o que consumimos precisa ser comprado, e que em geral os produtos passam por muitas transformações.
Algumas perguntas ajudam a despertar o aluno para o mundo do trabalho: Que produtos consumimos todos os dias? De onde vêm esses produtos? Da loja, do supermercado, da feira? Como foram transportados até esse estabelecimento comercial? Será que chegaram de trem, caminhão ou avião? Como será que foram produzidos?
[...]
A abordagem pode ser feita também a partir dos próprios objetos da classe, como móveis, giz, roupas dos alunos. No caso da roupa, a matéria-prima básica é o algodão, que é cultivado no campo, vai para a fiação, daí para a tecelagem, chegando depois às indústrias de confecção e finalmente ao comércio. A produção conta com o trabalho de diferentes profissionais, desde o agricultor até o comerciário, passando por operários, costureiras, caminhoneiros e muitos outros. Desse modo, os alunos observam que, apesar de o trabalho ser extremamente compartimentado, dividido, as atividades produtivas se complementam.
KOZEL, Salete; FILIZOLA, Roberto. Didática de geografia: memórias da terra: o espaço vivido. São Paulo: FTD, 1996. p. 54-55. (Conteúdo e Metodologia).
106
4. Escreva o nome da atividade econômica que produz cada ingrediente utilizado na receita do pão de queijo. Alguns ingredientes podem ser resultado de mais de uma atividade.
Ovos: pecuária.
Leite: pecuária.
Manteiga: pecuária e indústria.
Queijo: pecuária e indústria.
Polvilho: agricultura e indústria.
Sal: extrativismo.
Óleo vegetal: agricultura e indústria.5. Observe as fotos de dois produtos a seguir. Depois, pesquise na internet o nome de um ou mais profissionais que trabalham em sua produção.
Resposta pessoal. Os alunos podem citar o agricultor que plantou as árvores, o madeireiro que as cortou, os operários das indústrias que transformaram a celulose da madeira em papel, etc.
Resposta pessoal. Os alunos podem citar o agricultor que plantou a lavoura e colheu as laranjas, os operários da indústria que transformaram a laranja em suco, etc.
MANUAL DO PROFESSOR
- Na realização da atividade 4, oriente os alunos a relacionar cada produto à atividade econômica correspondente. Se necessário, dê outros exemplos, como: milho (agricultura); requeijão (indústria); carne (pecuária).
- Antes de realizar a atividade 5, questione os alunos sobre a origem dos produtos mostrados nas imagens (caderno e suco de laranja). Descreva resumidamente como esses produtos foram fabricados, desde a obtenção da matéria-prima até sua produção final.
- Se julgar conveniente, liste os alimentos consumidos durante a merenda da escola. Depois, identifique com os alunos as atividades associadas à produção de cada um deles, como agricultura, pecuária, extrativismo, indústria, comércio e prestação de serviços.
- Aproveite a ideia central desta página para explorar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos tipos de trabalhos empregados no cotidiano. Verifique se eles conseguem identificar a origem dos ingredientes necessários às receitas. Organize na lousa a estrutura da receita do pão de queijo.
- O conteúdo retoma e sistematiza o trabalho com o assunto matéria-prima, levando os alunos a reconhecerem a utilização de alguns produtos na elaboração de outros.
Mais atividades
- Para complementar o assunto, promova um trabalho com cartazes. Para isso, organize a turma em grupos e peça a eles que pesquisem imagens de diversos produtos ou de atividades advindas do campo (agricultura, pecuária ou extrativismo) ou da cidade (indústria, comércio ou prestação de serviços). Em seguida, solicite a eles que as recortem e colem em cartolinas para ilustrar os produtos feitos em cada atividade. Depois, fixe os cartazes na sala de aula para contribuir com o processo de assimilação e aprendizagem do conteúdo. É importante que os alunos reconheçam nos hábitos diários a proveniência de cada produto.
- Os alunos também poderão acompanhar o preparo de uma refeição em casa e fazer anotações da receita para compartilhar em sala de aula. Em sala de aula, divida a turma em duplas e peça a eles que façam uma tabela no caderno indicando a procedência dos produtos utilizados na receita, elencando-os em extrativismo, pecuária ou agricultura. Auxilie-os nessa identificação.
- Outra alternativa de atividade complementar é selecionar com os alunos um alimento do gosto deles e levar a receita no dia seguinte solicitando a eles que averiguem a procedência de cada ingrediente. Peça-lhes que façam esta atividade de modo ilustrativo, em um esquema simples, com ilustração do alimento e de sua origem. Se estiver na época de alguma festa regional, use como exemplos os alimentos típicos, como os que são consumidos nas festas juninas.
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ARTESANATO
O artesanato é a arte e a técnica de produzir objetos manualmente, em alguns casos, com o auxílio de ferramentas simples.
A atividade do artesanato é muito praticada no Brasil. Existem vários tipos de produtos artesanais feitos com as mais diferentes matérias-primas, como argila, madeira, fibras e couro. Veja.
Argila
Fibras
Rendas e bordados
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A seção oferece elementos de valorização da identidade cultural brasileira ao explicitar as várias formas de artesanato produzidas com base em diversas matérias-primas, contemplando o Tema contemporâneo transversal Diversidade cultural da BNCC.
- Verifique os conhecimentos dos alunos acerca das diferenças entre produtos industrializados e artesanais. Use como exemplo os diversos tipos de brinquedos dessas duas categorias.
- Complemente o conteúdo da página informando aos alunos que o artesanato é fonte de geração de renda aos produtores e comerciantes, e que em alguns municípios a produção artesanal adquiriu tamanha importância a ponto de impulsionar a atividade turística. Explique-lhes que os artesãos, frequentemente, utilizam as matérias-primas disponíveis no ambiente próximo, como argila e fibras extraídas de palmeiras.
- Valorize o artesanato local, promovendo atividades que o utilizem. Se possível, convide um artesão para conversar com os alunos, a fim de explicar-lhes em que consiste seu trabalho, como ele obtém renda com o artesanato, quais são as suas dificuldades e por que ele escolheu essa atividade.
- Comente que o artesanato é uma atividade muito praticada pelos povos indígenas. Por meio dele, com as matérias-primas encontradas na natureza, as diversas etnias indígenas produzem grande parte dos objetos utilizados em seu dia a dia, como cestos, esteiras, redes, canoas e objetos ornamentais.
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PARA SABER FAZER
Produzindo um artesanato
Podemos fazer artesanatos para serem usados como luminárias, enfeites de mesa e enfeites de árvores de Natal. Veja um exemplo.
MATERIAIS NCESSÁRIOS
- bexigas
- rolo de barbante
- cola branca
- prato de plástico
- glitter
- tinta (cor de sua preferência)
- palito de dente
PASSO A PASSO
1 Encher as bexigas do tamanho que quiser.
2 Colocar cola branca em um prato de plástico.
3 Se quiser a bola colorida, misturar tinta à base de água com a cola.
4 Passar o barbante pela cola e ir enrolando em volta da bexiga até que ela esteja quase totalmente coberta pelo barbante. O barbante deve ser enrolado na bexiga como se fosse um novelo.
5 Depois que o barbante estiver seco, estourar a bexiga que está dentro da bola, usando o palito de dente.
6 Decorar com glitter ou como quiser.
AGORA É COM VOCÊ!
Construa objetos para serem usados como enfeite em sua moradia ou na escola, seguindo os passos indicados.
MANUAL DO PROFESSOR
- Providencie antecipadamente todos os materiais necessários para realizar a atividade.
- Estabeleça algumas regras antes de iniciar a atividade. Oriente os alunos em relação à limpeza do local em que será feita a atividade, aos cuidados com os materiais, à organização e, depois que terminarem a atividade, a recolherem o material utilizado. Conscientize a turma para evitar o desperdício dos materiais, para que todos os alunos possam utilizá-los.
- Auxilie-os em todas as etapas da confecção, especialmente no manuseio com o palito de dente, para evitar qualquer tipo de incidente.
- A atividade desenvolve atitudes de socialização, empatia e ensina a seguir procedimentos e instruções para elaborar uma representação tridimensional.
- O artesanato é a arte e o ofício de elaborar diferentes peças com as próprias mãos. Então, dando sequência à atividade sugerida na seção, proponha aos alunos uma exposição das peças feitas por eles. Combine o dia e a dinâmica da apresentação dos trabalhos e convide os pais e outros visitantes para assistirem. Peça aos alunos que expliquem aos visitantes como foram feitas as peças artesanais apresentadas e quais materiais foram utilizados na confecção delas.
- Verifique se os alunos já produziram algo na aula do componente curricular de Arte e pergunte-lhes qual foi a matéria-prima usada, propiciando uma articulação com esse componente curricular. Explique-lhes que sementes e plantas também podem ser consideradas matérias-primas na aquisição de pigmentação de cores.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Complete as frases com as palavras do quadro a seguir.
trabalho voluntário · desempregado · trabalho · trabalho informal
- Trabalho exercido pelas pessoas que não possuem registro em carteira: trabalho informal.
- Pessoa que busca emprego e não consegue encontrar uma vaga no mercado de trabalho: desempregado.
- Atividade realizada sem remuneração, apenas em troca do bem-estar de outras pessoas, pelo amor ao próximo e pela satisfação de ajudar: trabalho voluntário.
- Todas as atividades realizadas pelas pessoas com o objetivo de suprir alguma necessidade: trabalho.
2. Observe o cartaz apresentado
-
a. O cartaz trata de qual assunto que estudamos nesta unidade?
O cartaz trata do combate ao trabalho infantil.
-
b. Em sua opinião, o trabalho infantil deve ser combatido? Por quê?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
3. Cite três exemplos de trabalho voluntário que as pessoas podem realizar no dia a dia.
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos citem trabalhos como cuidar de pessoas doentes, participar de projetos que defendem a natureza e promover a doação de alimentos e roupas para pessoas carentes.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Realização das atividades das páginas 109 a 111.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Compreender as diferentes dimensões do trabalho como atividades voltadas para atendimento das necessidades do ser humano.
Como proceder
- Peça aos alunos para que leiam as frases silenciosamente. Em seguida, peça-lhes que leiam em voz alta e que completem as lacunas com as palavras que se encaixam corretamente nas frases.
2 Objetivo
- Refletir sobre as causas e as soluções do problema da exploração do trabalho infantil.
Como proceder
- Peça aos alunos que observem o cartaz e descrevam o que eles veem. Verifique se eles compreenderam que o trabalho infantil é proibido por lei em nosso país, pois, quando as crianças trabalham, elas não têm tempo de brincar nem de estudar. Além disso, o trabalho afeta a saúde e o bem-estar delas, causando cansaço e dores no corpo. Comente que cartazes são feitos para causar impacto nas pessoas e por isso eles utilizam frases de feito e desenhos chamativos.
3 Objetivo
- Compreender o trabalho como atividades voltadas para atendimento das necessidades do ser humano.
Como proceder
- Relembrar com os alunos a importância do trabalho voluntário e como ele funciona. Peça a eles que citem quais tipos de trabalho podem ser desenvolvidos voluntariamente.
4 Objetivos
- Valorizar o trabalho realizado por diferentes profissionais. Reconhecer as características de algumas atividades econômicas do campo (agricultura, pecuária e extrativismo) e da cidade (indústria, comércio e prestação de serviços) e a importância de cada uma delas.
Como proceder
- Instigue os alunos a observarem as imagens. Em seguida, peça a eles que produzam uma legenda para cada imagem que descreva características ou informações a respeito das atividades de trabalho mostradas.
5 Objetivo
- Identificar exemplos de produtos provenientes das atividades econômicas realizadas no campo: agricultura, pecuária e extrativismo.
Como proceder
- Peça aos alunos que citem os produtos provenientes de cada atividade econômica. Para isso, você pode fazer três divisórias na lousa, elencar os produtos de cada atividade econômica e pedir aos alunos que escolham exemplos de produtos dessas atividades para registrarem no livro.
6 Objetivo
- Identificar que diversos produtos industrializados são obtidos com a transformação das matérias-primas.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam as palavras das duas colunas. Em seguida, pergunte a eles qual das colunas apresenta a matéria-prima e qual apresenta os produtos industrializados. Após essa investigação, solicite a eles que marquem a matéria-prima ao respectivo produto industrializado.
7 Objetivo
- Verificar e refletir sobre o problema do desemprego e do trabalho informal.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam a manchete em voz alta. Em seguida, promova uma conversa sobre o tema (assunto) destacado na manchete. Após essa conversa, solicite a eles que respondam às questões propostas.
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4. Crie uma legenda para cada uma das fotos a seguir, destacando a importância do trabalho realizado pelas pessoas retratadas.
Possível resposta: O trabalho de plantio e colheita de hortaliças é importante para a geração de alimentos.
Possível resposta: Os serviços médicos são importantes para cuidar da saúde das pessoas.
Possível resposta: O trabalho de limpeza pública é importante para manter os lugares limpos e organizados.
As legendas das fotos não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
5. Complete a tabela a seguir escrevendo nomes de produtos obtidos em cada atividade econômica. Verifique se os alunos completaram corretamente a tabela com os produtos de cada atividade, como mostrado nos exemplos. Eles podem escrever exemplos de outros produtos.
Agricultura | Pecuária | Extrativismo |
---|---|---|
Milho. | Carne. | Minério de ferro. |
Café. | Leite. | Madeira. |
Feijão. | Ovos. | Peixes. |
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6. Marque as matérias-primas aos produtos em que elas são utilizadas.
- Madeira. 3
- Leite. 1
- Algodão. 2
- Trigo. 6
- Milho. 4
- Argila. 5
- Queijo.
- Tecido.
- Papel.
- Fubá.
- Tijolo.
- Pão.
7. Leia a manchete a seguir.
Desemprego bate recorde histórico no trimestre encerrado em fevereiro
Disponível em: https://oeds.link/VGJ26l audio/2021-04/desemprego-bate-recorde-historico-no-trimestre-encerrado-em-fevereiro. Acesso em: 1o jun. 2021.
-
a. Qual é o assunto destacado na manchete?
O assunto é o desemprego.
-
b. De que maneira o desemprego afeta a vida dos trabalhadores e de suas famílias?
Os alunos podem responder que, ao ficarem desempregadas, as pessoas deixam de ter uma renda fixa para pagar as contas e comprar aquilo de que necessitam.
-
c. Em sua opinião, a geração de empregos é importante para a população de um país? Por quê?
Os alunos podem responder que, com a geração de empregos, os trabalhadores têm mais facilidade para encontrar trabalho e, assim, garantir o sustento de suas famílias.
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade 3
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 10 - MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
|
Pergunte aos alunos o que eles e/ou os pais costumam comprar diariamente e escreva na lousa. Por exemplo: pão, roupa, carne, etc. Escreva também o nome de cada lugar onde esses produtos são encontrados, respectivamente. Pergunte a eles como seria se eles ficassem sem aqueles produtos por um longo período. Esses produtos fariam muita falta? |
|
A dinâmica avaliativa proposta no item acima também pode ser utilizada como forma de valorizar o trabalho realizado por diferentes profissionais. Para isso, você pode aproveitar os produtos listados na lousa e fazer uma sequência de perguntas aos alunos. Se não houvesse o trabalho do padeiro (peça-lhes que risquem da lousa a palavra pão); do pedreiro (oriente-os a riscar a palavra casa); do leiteiro (peça-lhes que risquem palavras como leite e queijo), e assim por diante. |
|
Peça aos alunos que pesquisem informações sobre as causas da exploração do trabalho infantil no Brasil, bem como quais são os estados que mais utilizam esse tipo de trabalho. Se possível, essa pesquisa pode ser realizada no laboratório de informática da escola. Após a coleta das informações pesquisadas, oriente os alunos na confecção de cartazes que chamem a atenção para o problema retratado. |
|
Para avaliar a aprendizagem dos alunos sobre o problema do desemprego e do trabalho informal solicite a eles que escrevam um texto acerca de como o desemprego e o trabalho informal afetam a população brasileira. Peça aos alunos que expliquem os pontos negativos do trabalho informal e que deem exemplos desse tipo de atividade. Os textos podem ser feitos em folha separada e depois expostos na sala de aula ou mesmo no mural da escola. |
|
Realize um brainstorm com os alunos por meio de uma conversa sobre as diferentes atividades econômicas feitas no campo e na cidade. Em seguida, divida a lousa em duas partes escrevendo a palavra cidade de um lado e a palavra campo do outro. Depois, peça aos alunos que citem atividades econômicas relacionadas a cada um desses espaços. O registro dessas respostas na lousa pode ser feito por você ou pelos alunos. Verifique se eles distinguiram as diferentes atividades do campo e da cidade. Se necessário, retome as explicações dos temas 2 e 3 abordados na unidade. |
|
Para avaliar a aprendizagem dos alunos sobre a importância do trabalho realizado pelos diferentes profissionais, organize uma entrevista com algum trabalhador que more na comunidade. Informe os alunos com antecedência e peça a eles que escrevam no caderno alguma pergunta para o entrevistado. Apresente-lhes a pessoa a ser entrevistada e peça a eles que façam as perguntas que foram previamente preparadas e também outras questões que possam surgir. Ao final, verifique se os alunos reconheceram a importância do trabalho realizado pelo entrevistado. |
|
Separe previamente embalagens ou produtos feitos com diferentes tipos de matérias-primas (lápis, clipes, folha de papel, anel, embalagem ou rótulos de biscoito, óleo vegetal, queijo, iogurte, suco natural, copo plástico, etc.). Leve-os para a sala de aula em uma caixa e mostre-os aos alunos questionando-lhes qual matéria-prima principal foi utilizada na fabricação de cada produto. Por exemplo: lápis e papel (madeira); clipes (metal); queijo e iogurte (leite); biscoito (trigo ou milho); anel (ouro, prata), e assim por diante. Ao final, verifique se os alunos identificaram as matérias-primas utilizadas na fabricação dos produtos. Se julgar necessário, retome as explicações das páginas 99 a 101. |
Introdução da unidade 4
Esta unidade aborda assuntos sobre a natureza e seus recursos. Os alunos serão levados a identificar os recursos naturais utilizados no nosso dia a dia e de que forma são extraídos da natureza pelas atividades humanas, bem como os impactos causados por essas ações nos espaços urbano e rural. Ao estudar os recursos naturais, os alunos vão perceber a importância do uso moderado e da preservação da água, do solo, das florestas e dos recursos minerais. Eles também poderão, por meio da análise e comparação de fotos, expor seus conhecimentos a respeito dos problemas ambientais provocados pela ação humana, bem como levantar hipóteses de possíveis soluções para esses problemas.
A continuidade do trabalho pedagógico propõe reflexões sobre os problemas ambientais encontrados nas áreas urbanas, como poluição do ar e das águas, além do lixo gerado diariamente nas cidades.
As reflexões propostas com as leituras de textos, apresentação de imagens, atividades de fixação e rodas de conversas ampliarão o olhar crítico dos alunos referente às atitudes relacionadas ao consumo exagerado dos recursos naturais e à conservação da natureza.
Cuidar da água, diminuir o consumo, gerar menos lixo e pensar nas possibilidades de solução de problemas, como a reciclagem, a sustentabilidade e a reutilização de materiais, poderão promover, além do conhecimento pedagógico sobre o assunto, uma mudança de atitude e postura na vida cotidiana dos alunos. Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Identificar e reconhecer os recursos naturais utilizados no dia a dia.
- Verificar como as atividades humanas atuam na exploração dos recursos naturais e, consequentemente, na transformação das paisagens.
- Identificar alguns dos principais problemas ambientais provocados atualmente pelo ser humano.
- Despertar a consciência ambiental diante dos problemas ambientais da atualidade.
- Identificar os problemas ambientais existentes no lugar de vivência dos alunos.
- Conhecer atitudes que devemos adotar em nosso dia a dia para contribuir com a conservação da natureza.
- Compreender a importância do uso e da conservação da água para a vida e para as atividades humanas.
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolverem as atividades e os objetivos propostos na unidade 4, é importante que os alunos apresentem conhecimentos introdutórios sobre recursos naturais. Além disso, a identificação de matérias-primas para a fabricação de produtos, abordada na unidade 3, será retomada durante o estudo dos recursos naturais extraídos da natureza.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos estudantes, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Mais atividades
Segue sugestão de atividade que auxilia o trabalho com os conceitos e temas desta e das demais unidades do volume. Esse tipo de atividade favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades com os alunos. Toda introdução de unidade traz uma sugestão como esta.
Atividade de reflexão
São atividades sugeridas para que o aluno reflita individualmente ou em grupo. Nesse tipo de atividade, são apresentadas questões sobre sociedade, cultura, cidadania, etc. O papel do professor como mediador nas atividades de reflexão é fundamental.
Principais habilidades desenvolvidas: debate, reflexão, expressão de opinião e respeito às diferentes opiniões.