112
4 A natureza e seus recursos
MANUAL DO PROFESSOR
- A unidade aborda estudos sobre a temática ambiental, com destaque para a exploração dos recursos naturais, os impactos decorrentes das atividades do ser humano no espaço rural e no espaço urbano, assim como o aumento do consumo e a degradação do meio ambiente. Os temas de estudo também destacam a importância da consciência ambiental e da adoção de práticas voltadas para a sustentabilidade ambiental.
Conectando ideias
- Oriente os alunos a observarem com atenção os elementos presentes na paisagem da foto. A partir dessa observação os alunos vão identificar os elementos da natureza solicitados na atividade.
- Os alunos podem responder que utilizam todos ou apenas um dos elementos. Caso os alunos respondam negativamente, incentive-os a refletir sobre os elementos dos quais são formados alguns objetos comuns no dia a dia, como lápis ou cadernos, feitos a partir da madeira (vegetação).
- Uma das causas da crise ambiental que ganha destaque e ocupa os meios de comunicação é a visão antropocêntrica do ser humano em relação à natureza. Trata-se de uma perspectiva que centraliza o ser humano, enquanto a natureza é considerada matéria-prima, utilizada para beneficiar a sociedade, que não se preocupa com as consequências causadas por suas ações.
- Leia o texto a seguir.
[...]
A natureza se define, em nossa sociedade, por aquilo que se opõe à cultura. A cultura é tomada como algo superior e que conseguiu controlar e dominar a natureza. Daí se tomar a revolução, neolítica, a agricultura, um marco da História, posto que com ela o homem passou da coleta daquilo que a natureza "naturalmente" dá para a coleta daquilo que se planta, que se cultiva. Com a agricultura nos tornamos sedentários e não mais nômades. [...] Dominar a natureza é dominar a inconstância, o imprevisível; é dominar o instinto, as pulsões, as paixões.
[...] a expressão dominar a natureza só tem sentido a partir da premissa de que o homem é não-natureza... Mas se o homem é também natureza, como falar em dominar a natureza? [...]
A natureza é, em nossa sociedade, um objeto a ser dominado por um sujeito, o homem, muito embora saibamos que nem todos os homens são proprietários da natureza. Assim, são alguns poucos homens que dela verdadeiramente se apropriam. [...]
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (des)caminhos do meio ambiente. 14. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 25-26.
113
Os recursos da natureza estão presentes em diversas atividades que realizamos em nosso dia a dia.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esses recursos.
CONECTANDO IDEIAS
- Que elementos da natureza você observa na foto? Cachoeira (água), vegetação, formação rochosa e o céu.
- Quais desses elementos você utiliza em seu dia a dia? Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor..
MANUAL DO PROFESSOR
- Leia o texto a seguir que trata sobre a relação do ser humano com a natureza no decorrer da história. Utilize essas informações para complementar o estudo do tema.
[...] Uma das mudanças significativas na história da humanidade é a opção que o homem fez por deixar de viver em contato com a natureza para viver nas cidades. O aparecimento dos aglomerados urbanos pode ser visto como reflexo de fatos da história de caráter social e geográfico, pois foi quando o homem passou a cultivar a terra, a domesticar os animais, a polir a pedra e a fabricar objetos de cerâmica, que deixou de ser nômade e fixou-se em um único lugar.
Surgiram, assim, os primeiros assentamentos humanos - as cidades - e, desde então, o seu crescimento não para. [...] O inchaço das cidades industriais, contudo, gerou um caos na estrutura urbana e os problemas socioambientais foram amplificados. [...] Como resultado do desenvolvimento do capitalismo e da revolução industrial, a natureza foi se transformando, resultando em um ambiente construído e modificado, produzido pela sociedade moderna. [...]
GRAEML, Karin Sylvia; BITTAR, Ana Claudia. O desafio do desenvolvimento sustentável nas cidades e os fatores críticos para a sua consecução. Disponível em: https://oeds.link/N4OgOe. Acesso em: 11 jun. 2021.
114
1 Os recursos naturais
Os recursos naturais são elementos extraídos da natureza que podem ser utilizados pelo ser humano. A água, o solo e as florestas são alguns desses recursos. Veja os exemplos a seguir.
A água é um recurso da natureza utilizado para diferentes finalidades: no consumo humano, na agropecuária para irrigação de lavouras e cuidados com os animais, nas indústrias, na geração de energia em usinas hidrelétricas, entre outros.
- irrigação:
- sistema de aguar plantas artificialmente
O solo é um recurso utilizado, por exemplo, para atividades como a agropecuária, que fornece grande parte dos alimentos que consumimos.
Do subsolo, ou seja, da camada localizada abaixo da superfície terrestre, o ser humano extrai vários recursos, como ferro, cobre, carvão mineral, petróleo, ouro, prata e pedras preciosas. Esses recursos são transformados em muitos produtos que utilizamos em nosso dia a dia.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Os recursos naturais
2 aulas
- Leitura, observação e análise das imagens das páginas 114 e 115.
- Realização das atividades das páginas 116 e 117.
Atividade preparatória
- Organize uma roda de conversa com os alunos e inicie fazendo perguntas referentes aos recursos da natureza. Nesse momento, faça-lhes os seguintes questionamentos. "Vocês sabem quais são os recursos da natureza que vocês utilizam no dia a dia?"; "Nas atividades econômicas da cidade e do campo, são usados os mesmos recursos naturais?"; "Quais recursos são usados no campo e na cidade?"; "O que vocês sabem sobre recursos naturais?"; "O que vocês pensam a respeito do uso desses recursos?"; "Vocês sabem o que é extrativismo?".
Destaques BNCC
- O conteúdo sobre o uso dos recursos da natureza, sobretudo da água, para a agricultura e para a geração de energia, propicia o desenvolvimento da habilidade EF03GE10 da BNCC.
- Oriente os alunos a observarem as redondezas das residências deles e verifique se eles conseguem identificar os recursos naturais listados nestas páginas.
- Complemente as informações da página comentando que os recursos naturais são utilizados como matéria-prima em diversos produtos, além de também serem matrizes (fontes) energéticas. Ressalte que para obtermos o recurso natural é preciso energia para extraí-lo da natureza (no caso de escavadeiras, para extrair minérios do subsolo) e também de energia para transformá-lo em algum produto. Essa energia pode ser originada do ser humano ou de outras fontes de energia, como a elétrica.
- Os conteúdos e assuntos destas páginas e das próximas favorecem um trabalho integrado com o componente curricular de Ciências. Envolva os alunos em atividades práticas, tais quais análises dos solos e de seus diferentes usos e características, como cores, texturas, umidade e cheiro. É importante destacar para os alunos que os alimentos que consumimos são produzidos no cultivo de plantas nos solos, e que muitos minérios (ferro, cobre, prata, ouro, etc.) são extraídos do subsolo. O desenvolvimento dessas atividades, no entanto, pode gerar impactos ambientais, como a erosão e a perda da fertilidade dos solos.
115
Das florestas, o ser humano explora recursos como a madeira das árvores, utilizada para a fabricação de móveis, nas construções, entre outras finalidades. Diversos outros produtos, como frutos, castanhas e resinas, também são explorados nas florestas.
O vento é um recurso natural que pode ser aproveitado para a geração de energia elétrica. Essa energia é obtida a partir da construção de usinas eólicas, como a que podemos observar na imagem.
A luz solar é um recurso que pode ser aproveitado para a geração de energia elétrica. Nas usinas solares, os painéis captam a luz solar, transformando-a em energia elétrica.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Identificar os recursos naturais utilizados nas diferentes atividades econômicas.
Como proceder
- Proponha aos alunos que selecionem elementos que utilizam no dia a dia e procurem classificá-los, identificando quais recursos da natureza foram utilizados para que pudessem usufruir desse objeto ou comer determinado alimento, ou até mesmo tomar um banho e beber água.
- Explore as imagens do livro para auxiliá-los nas reflexões a respeito dos recursos da natureza.
- Explore as imagens com os alunos. Nelas são demonstradas situações de aproveitamento de energias renováveis (conceito ainda não dominado por eles). Sendo assim, explique a eles como funciona uma usina eólica. Diga que o vento exerce força sobre as hélices que acionam geradores, instalados em cada turbina, que geram eletricidade.
- Os conjuntos de geradores eólicos são chamados de parques eólicos e se localizam preponderantemente no litoral brasileiro, com destaque para os estados do Nordeste, onde a incidência de ventos é constante e intensa ao longo do ano.
- Comente com os alunos que a energia do vento é aproveitada há muito tempo. Há séculos, embarcações como jangadas e canoas são movidas pela força dos ventos e usadas pelos povos da Polinésia, das Filipinas e da Papua Nova Guiné.
- Com o auxílio da energia dos ventos, os navegadores europeus deslocavam suas embarcações nas viagens transoceânicas. Essas embarcações, como as caravelas e as naus, foram utilizadas na exploração de territórios localizados na África, na Ásia, na América e na Oceania. Mas o sistema de embarcações que usavam velas (feitas de panos e fibras) já era usado há milênios, muito antes de os europeus chegarem às Américas.
116
ATIVIDADES
PNA
1. Utilize as palavras do quadro e escreva o nome do recurso natural mostrado em cada foto. Escreva como cada um desses recursos pode ser utilizado. Depois, leia seu texto para os colegas.
floresta · solo · água · luz solar
Água.
Irrigação de lavouras, nas indústrias, na geração de energia elétrica.
Solo.
Na produção de alimentos por meio da agropecuária.
Luz solar.
Na geração de energia elétrica.
Floresta.
Na exploração de madeira e de outros produtos, como frutos, castanhas e resinas.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A atividade 1 contempla os componentes desenvolvimento de vocabulário, fluência em leitura oral e produção de escrita.
- Na realização da atividade 1, oriente os alunos na identificação dos recursos em destaque nas imagens.
- Questione-os sobre os diferentes usos dos recursos indicados na página e anote na lousa o que eles citarem. Por exemplo, a luz solar é muito importante para o crescimento e desenvolvimento dos seres vivos, assim como é fundamental para a saúde das pessoas.
- Comente que nos solos há diversos minerais importantes para o funcionamento do corpo humano e que eles são absorvidos pelos legumes e verduras, assim, ao ingeri-los, tornamos nosso corpo mais saudável e aumentamos a imunidade contra doenças.
- Pergunte aos alunos qual recurso natural eles consideram mais importante e peça-lhes que o escrevam no caderno. Assim eles poderão exercitar a argumentação e a reflexão sobre os usos dos recursos no cotidiano. Depois, comente que os elementos considerados recursos (luz solar, vento, fauna, flora, água e solo) interagem constantemente e criam uma rede de relações interdependentes.
Mais atividades
- Sugerimos a elaboração de cartazes sobre os recursos naturais para serem fixados na sala de aula. Distribua revistas ou imagens coletadas da internet e peça a eles que se reúnam em grupos e classifiquem o tipo de recurso natural que é demonstrado.
117
2. Relacione os objetos aos recursos naturais correspondentes.
C
A
A
B
D
C
B
D
MANUAL DO PROFESSOR
- Na atividade 2, as fotos representam as matérias-primas já extraídas da natureza. Por exemplo, no caso do caminhão carregado de minério, indague-os sobre o destino desses minérios (a indústria de transformação). Incentive-os a citar exemplos de produtos elaborados com o minério de ferro, como portas, janelas, máquinas, motores, estruturas metálicas, etc.
- Pergunte aos alunos se já viram um painel de energia solar ou se algum deles tem um em casa. Peça-lhes que compartilhem o que sabem sobre o assunto.
- Explique que há regiões na Terra, como as zonas polares, onde a incidência solar é muito reduzida em grande parte do ano (devido à rotação e inclinação da Terra). Esclareça que essas regiões não são favoráveis ao aproveitamento da energia solar, pois é preciso considerar o ambiente na instalação desses painéis solares. Embora a energia solar seja a mais abundante e com maior intensidade, um dos maiores desafios desse tipo de energia é o alto custo de instalação e manutenção.
- Avalie rapidamente se os alunos sabem de onde vem a água que consumimos. Questione-os sobre a origem da água e como ela chega às torneiras de suas residências e da escola.
- Se possível, monte um jogo da memória com peças que representem as duas categorias, conforme a proposta da atividade, isto é, separando-os em objetos e serviços e recursos naturais.
- A relação entre os seres humanos e o planeta Terra está comprometendo a regulação e o equilíbrio dos ecossistemas. Como manter o nível de desenvolvimento crescente baseado na exploração de recursos naturais? Esse é um dos paradoxos da nossa sociedade.
- A esse respeito, leia o texto a seguir.
[...]
A humanidade sempre conviveu com o Planeta para crescer, se desenvolver e construir uma história nas suas relações com a natureza e com os outros seres vivos. Se considerarmos apenas o lado positivo dessa convivência, a proposta seria responder às necessidades básicas de todos os cidadãos em termos de água, alimentos, abrigo, saúde e energia. No entanto, principalmente no século passado, começamos a perceber inúmeras contradições causadas pelo esgotamento sem precedentes dos recursos naturais por modos de vida destruidores e, como diria Leonardo Boff, por nossa falta de cuidado para com a vida.
[...]
BRASIL. Governo Federal. Ministério da Educação. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília, 2007. Disponível em: https://oeds.link/sq5F6N. Acesso em: 11 jun. 2021.
118
2 Os problemas ambientais
As manchetes a seguir tratam de assuntos que aparecem com frequência nos meios de comunicação. Leia-as.
Despejo irregular de lixo atrapalha fluxo de córrego no Porto Novo
Disponível em: https://oeds.link/NdOGyt. Acesso em: 23 jun. 2021.
Guarda Municipal flagra ação de desmatamento e apreende máquinas
Disponível em: https://oeds.link/xC7YT9. Acesso em: 23 jun. 2021.
- Você já observou algum dos problemas ambientais apresentados nas manchetes no lugar onde mora?
Resposta pessoal. Pergunte também sobre outros tipos de danos causados ao ambiente que podem ser observados no lugar onde vivem.
O desenvolvimento de grande parte das atividades econômicas realizadas pelo ser humano depende diretamente da exploração dos recursos naturais.
No entanto, o aumento excessivo da exploração desses recursos, assim como a forma predatória em que as atividades são realizadas, vêm causando inúmeros problemas ambientais, como os destacados nas manchetes anteriores.
Nas páginas seguintes, vamos conhecer alguns problemas ambientais causados pela exploração inadequada dos recursos naturais.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Os problemas ambientais
6 aulas
- Leitura e roda de conversa referente às manchetes da página 118.
- Leitura e análise de imagens sobre os problemas ambientais do campo das páginas 119 e 120.
- Leitura, análise de imagem e roda de conversa sobre cuidados com o meio ambiente do campo da página 121.
- Atividades das páginas 122 e 123.
- Leitura e análise de imagem dos problemas ambientais da cidade das páginas 124 e 125.
- Realização das atividades das páginas 126 e 127.
- Leitura conjunta da seção Cidadão do Mundo e roda de conversa sobre as atividades das páginas 128 e 129.
Atividade preparatória
- Solicite aos alunos que tragam para a sala de aula imagens que representem problemas ambientais. Em sala, separe os alunos em grupos e peça-lhes que montem cartazes com as imagens e uma legenda representando cada uma delas. Verifique o conhecimento prévio dos alunos em relação aos tipos de problemas ambientais tanto do campo quanto da cidade. Aproveite o momento para ressaltar os grandes desastres ambientais, como as tragédias de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, e as queimadas na Amazônia e no Pantanal.
- Para os alunos responderem à questão proposta na página, leia novamente as manchetes, identificando os problemas ambientais em destaque: lixo e desmatamento, respectivamente. O texto a seguir trata do papel da educação ambiental no exercício da cidadania.
[...]
À medida que se observa cada vez mais dificuldade de manter-se a qualidade de vida nas cidades e regiões, é preciso fortalecer a importância de garantir padrões ambientais adequados e estimular uma crescente consciência ambiental, centrada no exercício da cidadania e na reformulação de valores éticos e morais, individuais e coletivos, numa perspectiva orientada para o desenvolvimento sustentável.
A educação ambiental, como componente de uma cidadania abrangente, está ligada a uma nova forma de relação ser humano/natureza, e a sua dimensão cotidiana leva a pensá-la como somatório de práticas e, consequentemente, entendê-la na dimensão de sua potencialidade de generalização para o conjunto da sociedade.
Entende-se que essa generalização de práticas ambientais só será possível se estiver inserida no contexto de valores sociais, mesmo que se refira a mudanças de hábitos cotidianos.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, mar. 2003. p. 200.
119
Os problemas ambientais no campo
A forma como muitas atividades econômicas do campo são realizadas tem causado muitos problemas ambientais.
Entre esses problemas estão os desmatamentos, as queimadas, a contaminação dos solos e dos cursos d'água, e também a erosão dos solos e o assoreamento dos rios e lagos. Veja a seguir.
Desmatamentos
Extensas áreas de florestas vêm sendo derrubadas para a retirada de madeira ou para serem substituídas por lavouras e pastagens. Com a derrubada dessas florestas, muitas espécies de plantas e animais correm o risco de serem extintas.
Queimadas
Em muitas áreas rurais do nosso país, a prática da queimada é realizada para a ampliação das áreas de lavoura e criação de animais. Embora proibidas no Brasil, as queimadas continuam sendo realizadas, causando a devastação da vegetação natural, dos animais silvestres, além da poluição do ar.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Ao demonstrar os principais problemas ambientais no campo, contempla-se a Competência geral 7 da BNCC, que prevê a formação de educandos que enfrentem os problemas do mundo de forma participativa, com consciência cidadã, e reflitam sobre as condições socioambientais do seu espaço de vivência.
- Pergunte aos alunos se já viram no município onde vivem cenas de desmatamento ou queimadas. Solicite a eles que compartilhem o que viram e qual foi o local. Explique-lhes que em situações de emergência qualquer pessoa pode acionar os órgãos competentes para fiscalizar a ocorrência, como bombeiros, polícia militar e polícia ambiental.
- Explique-lhes que a vegetação pode pegar fogo por processos naturais, como combinação de altas temperaturas, vegetação seca, atrito entre rochas e descargas elétricas, mas que as queimadas também podem ser criminosas ou acidentais, como ao lançar um palito de fósforo aceso.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Identificar problemas ambientais que ocorreram no Brasil, bem como os do lugar de vivência do aluno.
Como proceder
- Proponha a leitura das manchetes em duplas ou grupos para que eles possam expor suas opiniões e articular saberes para ampliar os conhecimentos.
Faça-lhes questionamentos como os indicados a seguir.
-
a. Qual é o problema apontado na primeira manchete?
R: O despejo de resíduos em um córrego.
-
b. Que recurso natural está sendo prejudicado ou degradado?
R: As águas de um córrego.
-
c. Há alguma situação semelhante próximo à escola ou ao lugar onde vocês moram?
R: Resposta pessoal. Espera-se que os alunos tenham uma percepção ambiental próxima da realidade deles e passem a identifcar os principais problemas.
- Peça aos alunos que analisem a segunda manchete e expliquem o que é desmatamento. Verifique o domínio deles sobre o assunto e sua dimensão no Brasil. Pergunte-lhes se essa prática ocorre apenas em grandes florestas ou pode ocorrer em áreas menores.
- Para aprofundar os saberes, pergunte aos alunos o que acontece aos animais quando uma área é desmatada. Explique-lhes que os animais perdem o seu hábitat natural, muitos morrem e outros fogem tentando se abrigar em outras áreas.
120
Contaminação do solo e de rios
A aplicação inadequada e excessiva de produtos químicos nas lavouras, como agrotóxicos e fertilizantes, contamina o solo e os alimentos. Além disso, as chuvas podem carregar os restos desses produtos que ficam nas lavouras e no solo para rios e lagos, contaminando suas águas.
Erosão e assoreamento
Com a retirada da vegetação para a formação de pastagens e lavouras, o solo fica mais exposto à erosão, que acontece com a ação das chuvas e dos ventos, que o desgasta, um problema que empobrece o solo, causando a destruição das matas ciliares e o assoreamento de rios e lagos.
- assoreamento:
- acúmulo de materiais como terra, areia e lixo no fundo de rios e lagos
AS MATAS CILIARES
As matas ciliares são árvores e outros tipos de plantas localizadas nas margens de rios e lagos. Essas matas funcionam como protetoras naturais de nascentes e cursos d'água, impedindo a ação da erosão e do assoreamento.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A análise das paisagens transformadas por diversas atividades econômicas e seus consequentes problemas ambientais possibilita desenvolver com os alunos a habilidade EF03GE04 da BNCC.
- Explique-lhes o que pode acontecer com o solo, com a nascente dos rios e com a vida das pessoas e dos animais que vivem em propriedades rurais nas quais a natureza está devastada. Leve-os a compreender que a nascente do rio pode secar por falta de vegetação, comprometendo o acesso às fontes de água. Se a vegetação for derrubada e o solo ficar exposto, as chuvas poderão causar a erosão dos solos, diminuindo sua fertilidade. Sem a vegetação nativa, os animais também desaparecem.
-
Verifique o que eles entendem a respeito dos agrotóxicos e fertilizantes.
- Agrotóxico: produto químico para combater a proliferação de pragas nas lavouras.
- Fertilizante: nutriente que torna o solo mais fértil. Existem fertilizantes artificiais criados em laboratórios; e naturais, como os adubos orgânicos (estercos).
- Explique-lhes que, pela grande quantidade de uso de agrotóxicos nas plantações, é preciso lavar muito bem os alimentos antes de consumi-los.
- A erosão é um processo que altera as paisagens. Considerada um agente externo da modelagem da superfície terrestre, a erosão consiste em um processo de desgaste do solo. Geralmente começa com a retirada da parte mais superficial do solo e prossegue, formando, em alguns casos, enormes buracos. Ao retirar a vegetação e utilizar o solo sem os devidos cuidados, o ser humano tem contribuído com o aumento de seus processos erosivos, podendo torná-lo improdutivo para a agricultura. No Brasil, o principal agente erosivo é a água.
121
OS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE DO CAMPO
O mau uso de algumas técnicas, como a aplicação inadequada de agrotóxicos nas lavouras, o desmatamento, o uso intenso de irrigação e a ausência de práticas voltadas para a conservação dos solos e dos rios, pode causar prejuízos ao meio ambiente.
Observe, na imagem a seguir, como o mau uso ou o uso adequado de técnicas na área rural pode tornar paisagens bem diferentes entre si.
- técnicas:
- habilidades ou ferramentas desenvolvidas pelo ser humano que permitem realizar uma determinada atividade
- Converse com os colegas sobre as principais diferenças existentes na paisagem de cada propriedade rural mostrada. Em uma das propriedades, a mata do morro e da margem do rio está conservada; na outra, a vegetação foi praticamente retirada e foram realizadas queimadas, o que leva à erosão do solo e à destruição da nascente do rio por causa da falta de vegetação.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A análise da ilustração favorece o trabalho com a habilidade EF03GE11 da BNCC, uma vez que os alunos devem identificar na ilustração os impactos ambientais.
- Auxilie os alunos na atividade proposta no final da página. Peça que observem a paisagem em ambas às margens do rio. Pergunte o que observam no lado direito da imagem e o que observam no lado esquerdo da imagem. Depois, questione em qual parte dessa imagem a natureza está mais preservada.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Analisar e reconhecer os cuidados com o meio ambiente do campo.
Como proceder
- Oriente os alunos a analisarem as ilustrações e incentive-os a localizar onde estão ocorrendo os problemas ambientais, como o assoreamento, a contaminação do solo e rios por agrotóxicos, o desmatamento e as queimadas. Aproveite o momento para ampliar as explicações acerca desses assuntos, dizendo-lhes, por exemplo, que o assoreamento é o acúmulo da terra nos leitos dos rios. Explique-lhes que essa situação pode ser agravada pela falta de mata ciliar e de outras vegetações às margens dos rios. Comente que as águas das chuvas, além de transportarem solos de áreas que foram desmatadas, carregam agrotóxicos, podendo causar o assoreamento e a contaminação das águas. Uma variação para esta atividade é solicitar aos alunos que produzam cartazes com imagens de problemas ambientais do campo.
122
ATIVIDADES
1. Encontre, no diagrama, quatro problemas ambientais que ocorrem nas áreas rurais. PNA
QUEIMADA
ASSOREAMENTO
EROSÃO
DESMATAMENTO
2. Complete as frases com as palavras do quadro e descubra algumas ações que podem proteger a natureza.
vegetação · agrotóxicos · ciliares · reflorestamento · pessoas
- Os agrotóxicos devem ser utilizados sob orientação de um agrônomo e, se possível, devem ser substituídos por produtos que não prejudicam a saúde das pessoas e dos animais.
- A conservação das matas ciliares é importante para proteger os cursos d'água e as suas nascentes.
- Evitar as queimadas, os desmatamentos e promover o reflorestamento são algumas das maneiras de conservar a vegetação e os animais que nela habitam.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A identificação de palavras no diagrama da atividade 1 desenvolve os componentes da PNA consciência fonológica e consciência fonêmica.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Aplicar os conhecimentos relacionados às ações de proteção da natureza.
Como proceder
-
Na atividade 2 faça as seguintes perguntas após os alunos preencherem as lacunas.
-
a. Quais atitudes podemos tomar para evitar os agrotóxicos?
R: Priorizar o consumo de alimentos que não utilizem agrotóxicos.
-
b. Como podemos conservar os solos e os rios?
R: Pela conservação de matas ciliares e pelo cultivo em terrenos com curvas de nível.
-
c. Como podemos conservar a fauna e a flora de um lugar?
R: Protegendo as áreas de vegetação nativa e reflorestando as áreas que já foram devastadas.
-
- Se necessário, auxilie os alunos na realização da atividade 1. Caso os alunos tenham dificuldade, escreva na lousa o nome dos problemas ambientais que estão no diagrama: queimada, assoreamento, erosão e desmatamento.
- Na atividade 2, explique que apenas uma palavra do quadro completa corretamente cada frase destacada.
Mais atividades
- A atividade proposta a seguir colabora para a socialização, exercita a coordenação e avalia os conhecimentos dos alunos. Finalizada a atividade, é importante analisar as consequências do desmatamento. A dinâmica pode ser desenvolvida com o componente curricular de Ciências. Espera-se que os alunos observem as consequências do desmatamento sobre a flora e a fauna, o qual pode levar muitas espécies à extinção.
- Cada participante representará uma árvore e um deles será o lenhador. Cada árvore deverá segurar um objeto, que representará um animal ou uma espécie de planta. O lenhador deverá encostar na árvore para simular a queda.
- No decorrer do jogo, as árvores que forem cortadas devem lançar seu animal/planta para outra, consecutivamente, até que as árvores que restarem fiquem superpovoadas.
- Os alunos deverão notar que as árvores que sobraram não são suficientes para servir de abrigo para todos os animais. Assim, ao término da atividade, os alunos deverão observar que o ambiente ficará insustentável para abrigar e fornecer condições para a vida ali presente.
123
3. Identifique os problemas ambientais representados em cada foto.
Contaminação do solo e das águas por agrotóxico.
Erosão do solo e assoreamento do rio.
Queimada da vegetação.
MANUAL DO PROFESSOR
- Na realização da atividade 3, promova uma leitura direcionada das imagens.
- Explique aos alunos que a prática da pulverização nas lavouras pode causar diversos problemas na saúde de quem aplica os agrotóxicos.
- Destaque a falta da mata ciliar nas margens do rio e o acúmulo de sedimentos (bancos de areia) em seu leito.
- Comente que as queimadas provocam a eliminação da flora e também da fauna.
- Uma sugestão é pesquisar sobre um problema ambiental na área rural do município onde a escola se localiza. Os alunos podem pesquisar em sites, revistas e jornais locais. Oriente-os a destacar em itens as informações mais importantes da notícia, como local de ocorrência, problema ambiental e pessoas atingidas. Depois da pesquisa, peça-lhes que escrevam um parágrafo com a opinião deles sobre a notícia. Esta atividade favorece a integração com o componente curricular de Língua Portuguesa.
- Se a escola estiver localizada no espaço rural, promova uma visita com a turma a uma área degradada. Esta atividade deve ser feita com um planejamento prévio e autorização dos responsáveis. É importante esclarecer aos alunos o que vão observar. Antecipadamente, entregue-lhes um questionário para que eles preencham de acordo com as observações locais. Por exemplo: local; problema ambiental; nome de um córrego nas proximidades; presença ou ausência de pastagens ou de cultivos agrícolas; presença ou ausência de vegetação preservada, entre outros elementos da paisagem.
124
Problemas ambientais nas cidades
Nas áreas urbanas, o desenvolvimento das atividades do ser humano também causa diversos problemas ambientais.
Entre esses problemas estão a poluição do ar, a poluição dos cursos d'água e a produção intensa de resíduos (lixo). Veja a seguir.
Poluição do ar
A emissão de fumaça e gases tóxicos, lançados principalmente pelas chaminés de indústrias e pelos escapamentos dos automóveis, causa a poluição do ar. Esse tipo de poluição é prejudicial, pois afeta a saúde das pessoas, podendo provocar diversos tipos de doenças de pele e respiratórias.
Poluição das águas
O despejo de esgotos e os resíduos domésticos e industriais lançados sem tratamento nos rios e córregos que percorrem as cidades provoca a contaminação dos peixes e do ser humano, causando diversos tipos de doenças.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Os conteúdos destas páginas propiciam o desenvolvimento da habilidade EF03GE11 da BNCC, ao propor uma investigação a respeito dos impactos ambientais que ocorrem no espaço urbano. Para a abordagem integral dessa habilidade, peça aos alunos que estabeleçam comparações entre os impactos do campo e das cidades.
- Trabalhe com os alunos a observação detalhada das imagens apresentadas nas páginas 124 e 125. Peça-lhes que verifiquem se alguns desses problemas ambientais (ou outros) afetam o lugar onde vivem.
- Informe os alunos sobre outros tipos de poluição presentes no espaço urbano, como a visual e a sonora. Comente com eles que a audição do ser humano suporta, sem nenhum dano, até 60 decibéis, o que corresponde, em média, ao barulho de uma máquina de lavar roupas, ao som de um despertador ou à campainha de um telefone em volume normal. Quando esse limite é ultrapassado, o sistema nervoso relacionado à audição sofre alteração, resultando em incômodo. Se expostas ao som muito alto e constante, as pessoas podem perder gradativamente a audição. Aproveite a oportunidade para chamar a atenção dos alunos para o volume em que costumam ouvir músicas, assistir aos programas de televisão, jogar videogame, etc.
- Muitas doenças podem ser transmitidas pelo contato com o lixo. Oriente os alunos sobre o perigo que o lixo descartado incorretamente pode causar à saúde das pessoas. Sobre isso, leia o texto a seguir.
Doenças provocadas pelo lixo
Transmissor: Moscas
Forma de transmissão: patas, asas, corpo, fezes
Doenças: Salmonelose, verminoses, desinteria, febre tifoide
Transmissor: Mosquitos
Forma de transmissão: picada
Doenças: Malária, dengue, febre amarela, leishmaniose, filariose
Transmissor: Baratas
Forma de transmissão: patas, asas, corpo, fezes
Doenças: Febre tifoide, verminoses, difteria, doenças gastrointestinais
Transmissor: Ratos
Forma de transmissão: fezes, urina, saliva
Doenças: Leptospirose, hantavirose, peste bubônica
Transmissor: Porco
Forma de transmissão: carne contaminada, crua ou mal cozida
Doenças: Teníase
[...]
125
Produção de resíduos (lixo)
O depósito inadequado dos resíduos sólidos (lixo) pode causar uma série de problemas ao ambiente, como a poluição do solo e dos rios. Nas cidades, é comum observar situações de descarte de lixo nas margens de córregos e em terrenos vazios, por exemplo. Além de afetar o meio ambiente, o lixo atrai animais e insetos, como ratos e baratas, que são transmissores de diversas doenças aos seres humanos.
ATERRO SANITÁRIO
A maneira mais correta de descartar os resíduos sólidos é nos aterros sanitários. Neles, as camadas de lixo são depositadas e compactadas de modo que não ocorra a poluição do solo, do subsolo nem das águas próximas.
Isso porque os aterros sanitários são preparados com materiais que impermeabilizam o solo, tubos que recolhem os líquidos em locais adequados e canalizações que eliminam os gases gerados pela decomposição do lixo.
MANUAL DO PROFESSOR
Dicas de higiene e saúde:
- acondicione o lixo em sacos plásticos fechados e sem furos, em recipientes com tampa;
- construa um porta-lixo, para colocar os sacos e embalagens contendo o lixo, evitando que cães e gatos o espalhem;
- não queime lixo, pois além de poluir o ambiente pode afetar a saúde das pessoas;
- lixo em condições inadequadas de acondicionamento e descarte provoca doenças, mau cheiro, poluição ambiental, pode causar acidentes e até morte.
[...]
Cartaz para campanha de cuidados com o lixo. Secretaria da Saúde do Estado de Goiás, 2011. Disponível em: https://oeds.link/pOHvrd. Acesso em: 11 jun. 2021.
- Informe-se sobre o destino do lixo no município onde se localiza a escola. Veja se há aterro sanitário ou outra forma de destinação.
- Os aterros sanitários têm uma vida útil, ou seja, quando atingem certo limite não podem mais ser utilizados. Uma forma de contornar esse problema é construir novos aterros ou, em outros casos, levar a produção de lixo de um município para o aterro de outro município próximo que ainda não atingiu o limite.
- Os aterros sanitários devem ser bem fiscalizados, pois eliminam gases, como o metano, que pode causar explosões se não for expelido por meio de um sistema de encanamento próprio. Há experiências no Brasil no uso desses gases para a geração de uma fonte alternativa e sustentável de energia elétrica, chamada biogás. Outro resíduo tóxico gerado pelo lixo é o chorume, um líquido de cor escura, que deve ser captado e enviado às estações de tratamento, por representar um alto risco de contaminação do solo e dos lençóis subterrâneos.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestões de referências complementares, para enriquecer seus conhecimentos.
- Para aprofundar a temática dos resíduos sólidos e a questão social, sugere-se o documentário brasileiro Estamira e o filme Lixo extraordinário.
- Estamira. Direção: Marcos Padro. Rio de Janeiro: Europa Filmes, 2006. (121 min).
- Lixo extraordinário (Waste Land). Direção: Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley. Reino Unido/Brasil: Paris Filmes, 2010. (99 min).
- O assunto tratado na página permite um trabalho em conjunto com o componente curricular de Ciências sobre os vetores de doenças que ocorrem pelo acúmulo de lixo.
126
ATIVIDADES
1. Converse com os colegas e o professor sobre os problemas que podem ser observados na foto a seguir e pensem em algumas soluções para mudar essa realidade. Depois, responda às questões a seguir.
a. O que deve ser feito para resolver esse problema ambiental?
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos levantem hipóteses para a solução dos problemas observados, como descartar o lixo adequadamente, não usar o rio como depósito de lixo, conscientização da população, etc.
b. Pesquise em jornais, revistas ou na internet um exemplo de atitude tomada por pessoas para cuidar do meio ambiente em uma cidade. Faça as anotações a seguir.
Resposta pessoal. Os alunos podem citar exemplos de ações individuais ou coletivas, como a revitalização de uma praça ou a limpeza de uma rua.
MANUAL DO PROFESSOR
- Promova uma conversa com os alunos sobre os problemas ambientais do lugar onde vivem e anote as hipóteses que eles levantarem para a solução dos problemas. Programe passeios a lugares em que esses problemas existam e também àqueles em que o ambiente seja conservado. Incentive pequenas ações de cuidado com a natureza, como a conservação e o plantio de árvores, principalmente em áreas degradadas.
-
Explore a imagem da poluição mostrada na questão 1 pedindo aos alunos que observem com atenção as condições da água do córrego. Peça a eles que observem a quantidade de lixo presente nessas águas e faça-lhes os seguintes questionamentos.
- Se as águas desse córrego estivessem limpas, que benefícios trariam para a população que vive nesse lugar?
-
Como a população poderia aproveitar melhor esse lugar?
R: Respostas pessoais. Os alunos podem citar que a população poderia brincar ou praticar esportes no córrego, entre outras atividades de lazer. Procure sensibilizá-los sobre a importância de descartar corretamente os resíduos que geramos em nosso dia a dia. Atitudes simples, como jogar os resíduos nas lixeiras, contribuem para tornar a cidade e o lugar onde moramos limpos e mais agradáveis para viver.
127
2. Marque os problemas ambientais que ocorrem nas áreas urbanas às suas causas e consequências.
- Despejo de esgotos domésticos. 2 e C
- Emissão de fumaça por chaminés de indústrias. 1 e B
- Descarte de lixo nas margens de córregos. 3 e A
- Emissão de fumaça por automóveis. 1 e B
- Despejo de esgotos industriais. 2 e C
- Descarte de lixo em terrenos vazios. 3 e A
- Poluição do ar.
- Poluição das águas.
- Produção de resíduos.
- Proliferação de animais, como ratos e baratas.
- Doenças de pele e respiratórias.
- Contaminação dos peixes e dos seres humanos.
MANUAL DO PROFESSOR
- Na atividade 2, explique aos alunos que a coluna da esquerda (em verde) mostra as causas dos problemas ambientais, enquanto a coluna da direita (em azul) mostra as consequências desses problemas. Após essa explicação, peça que marquem os problemas ambientais destacados às suas causas e também às suas consequências.
- O texto a seguir retrata a importância do posicionamento do professor no processo de ensino-aprendizagem, no que diz respeito à reprodução de valores sustentáveis como parte de um processo coletivo necessário.
[...] A sustentabilidade traz uma visão de desenvolvimento que busca superar o reducionismo e estimula um pensar e fazer sobre o meio ambiente diretamente vinculado ao diálogo entre saberes, à participação, aos valores éticos como valores fundamentais para fortalecer a complexa interação entre sociedade e natureza. Nesse sentido, o papel dos professores(as) é essencial para impulsionar as transformações de uma educação que assume um compromisso com a formação de valores de sustentabilidade, como parte de um processo coletivo.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental: cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, mar. 2003. p. 203-204.
128
CIDADÃO DO MUNDO Os povos indígenas e a natureza
Durante a leitura do texto, oriente os alunos a procurarem no dicionário as palavras que desconhecem.
Os povos indígenas também fazem uso da natureza e dela exploram os recursos necessários para obter seus alimentos, construir suas moradias e realizar suas atividades.
Porém, de acordo com seu modo de vida, eles sabem que a sobrevivência do seu povo depende diretamente da natureza e, por isso, fazem uso de seus recursos, procurando conservá-la.
O texto a seguir descreve como alguns povos indígenas aproveitam os recursos da natureza.
Vida junto com a floresta
A nossa riqueza está na terra.
Na terra podemos formar nossas aldeias.
Podemos cultivar nossas roças.
Nos rios, igarapés e lagos podemos pescar.
- Com a madeira das árvores alguns povos indígenas constroem casas, canoas, arcos, flechas e utensílios domésticos.
- Com os cipós retirados das árvores, os indígenas fazem redes de dormir, esteiras, cestos e adornos, como pulseiras e colares.
- Das plantas, os indígenas também extraem as tintas naturais usadas para pintar o corpo e decorar objetos.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A proposta desta seção é ajudar os alunos a ampliarem suas percepções sobre a cultura indígena e a relação desses povos com a natureza, atendendo, dessa forma, ao Tema contemporâneo transversal Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
Objetivos
- Compreender a relação que os povos indígenas mantêm com a natureza.
- Refletir sobre a importância da natureza para os povos indígenas e também para a sociedade em que vivemos.
- O estudo sobre as populações indígenas e sua relação com a natureza pode ser complementado com a leitura do texto a seguir.
[...] Quando se fala em educação, é bastante abrangente e se aplica também à educação ambiental: porque se está falando de vida e de recursos que tocam a vida, de que pode haver paz dentro de um ambiente quando se consegue entender o papel, a função de cada elemento que faz parte do seu mundo.
[...]
No caso dos povos indígenas se percebe que a educação está ligada à estrutura social do povo e sua relação com a natureza. Porque essa relação se constrói, não se criam regras, não se impõe sobre a natureza, se obedece ao que a natureza orienta, se planeja de acordo com o que a natureza oferece.
É um processo comum perceber, por exemplo, na época de chuva, se faz determinado tipo de trabalho. No verão, se aproveita e se faz outro tipo de trabalho. Então, existem coisas que não se fazem quando está chovendo, e coisas que não se fazem, quando está seco.
É esse o entendimento de que as pessoas se obrigam a obedecer ao que a natureza dita como regra. Quando se criam regras contrárias à orientação da natureza, entra-se em choque com ela.
É muito forte essa relação indígena com a natureza, porque existe um jeito de distribuir ao longo do tempo o descanso para cada uma das espécies. [...]
BRASIL. Governo Federal. Ministério da Educação. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília, 2007. Disponível em: https://oeds.link/KXz8ha. Acesso em: 11 jun. 2021.
129
Na floresta que cobre a terra tem
caça, remédios, frutas.
Tem madeira para construir a casa.
E madeira para construir a canoa.
Tem materiais para fabricar
os objetos da casa,
os brinquedos e os enfeites,
as tintas para pintar.
Tem materiais para fazer a festa,
as máscaras e os instrumentos musicais,
para fazer música.
Da floresta vêm as histórias para contar
e os espíritos que ajudam a curar.
Nossa vida anda junto com a floresta.
[...]
O livro das árvores, organizado por Jussara Gomes Gruber. 2. ed. Amazonas: Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues, 1997. p. 70.
LER E COMPREENDER
- De acordo com o texto, cite duas maneiras como os elementos da natureza estão presentes na vida dos indígenas. A terra para o cultivo das roças e as madeiras das árvores para a construção de casas e canoas são alguns dos exemplos.
- De acordo com o texto, a natureza é importante para os povos indígenas? Por quê? Sim. Porque é da terra, dos rios, igarapés, lagos e florestas, ou seja, da natureza que eles obtêm o que necessitam para viver.
- Para você, a natureza também é importante? Por quê? Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A análise do texto possibilita o desenvolvimento do processo de compreensão de leitura, proporcionando ao aluno a capacidade de localizar e retirar informação explícita de textos, fazer inferências diretas, interpretar e relacionar ideias e informações.
Ler e compreender
- O texto ressalta a relação entre as culturas indígenas e a natureza.
Antes da leitura
Ressalte que o texto não pretende expor uma visão folclórica e fantasiosa dessas culturas, como se a natureza na concepção de mundo indígena fosse intocada.
Durante a leitura
Destaque que os povos indígenas também retiram da natureza os meios necessários para a sua sobrevivência, mas, como essa exploração não é realizada para fins econômicos, os recursos naturais não são extraídos à exaustão, como ocorre na sociedade capitalista.
Após a leitura
Organize uma roda de conversas entre os alunos para que eles troquem opiniões sobre as atividades da página 129.
- Explique-lhes que em certas etnias indígenas, quando a aldeia atinge determinado número populacional, o grupo se desloca para outros lugares, para deixar a terra descansar e a floresta se regenerar.
- Os povos indígenas tentam resistir à pressão dos interesses econômicos de grupos que visam à exploração de suas terras. É uma resistência não somente territorial, mas também cultural, diante do modelo da sociedade de consumo capitalista.
- Apesar dessa resistência, muitos povos indígenas sofreram com invasões e a influência cultural promovida pela sociedade não indígena. Atualmente, são poucas as tribos que vivem de forma isolada no território brasileiro, mantendo costumes e tradições da cultura de seus antepassados.
- Para responder às atividades 1, 2 e 3, ajude os alunos a identificar as respostas no texto. Leia novamente os trechos do texto que destacam:
- A maneira como os elementos da natureza estão presentes na vida dos povos indígenas.
- A importância da natureza para os povos indígenas.
Comentários de respostas
- Verifique se os alunos conseguem identificar a importância da natureza na vida cotidiana, nos alimentos que comemos, na água que bebemos, nos produtos que utilizamos, etc.
130
3 Consumo e meio ambiente
Ao se vestir, comer ou brincar, você já se perguntou como as roupas, os alimentos e os brinquedos são produzidos?
Para fabricar todos esses produtos que consumimos em nosso dia a dia o ser humano desenvolve as mais diversas atividades econômicas.
Do campo vêm os alimentos que consumimos. Nas fábricas são produzidos os mais diversos produtos que chegam às lojas do comércio. Veja alguns exemplos a seguir.
Mas, para atender ao aumento do consumo, as atividades econômicas precisam ampliar a produção, utilizando assim mais e mais recursos da natureza.
Para explorar esses recursos em maior quantidade, o ser humano desenvolve novas técnicas, que permitem, por exemplo, cultivar áreas cada vez mais extensas do solo, explorar enormes jazidas minerais, ampliar a produção das fábricas, etc.
Com isso, muitos recursos da natureza têm sido intensamente explorados, o que contribui para o agravamento de muitos problemas ambientais.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Consumo e meio ambiente
8 aulas
- Leitura, análise e roda de conversa das páginas 130 e 131.
- Leitura e reflexão sobre o conteúdo das páginas 132 e 133.
- Realização das atividades das páginas 134 e 135.
- Leitura e reflexão sobre o conteúdo das páginas 136 e 137.
- Realização da atividade prática das páginas 138 e 139.
- Leitura e roda de conversa sobre o conteúdo da página 140.
- Realização das atividades da página 141.
- Realização da Campanha de coleta seletiva das páginas 142 e 143.
- Realização da Campanha em defesa da natureza da página 144.
Atividade preparatória
- Inicie o estudo do tema 3 propondo aos alunos uma atividade lúdica. Selecione várias imagens que podem ser pesquisadas na internet e projetadas em sala de aula. As imagens podem ser relacionadas à atividade física, compras de muitos sapatos, escovação dos dentes com a torneira aberta, aplicação de vacina, pessoa tomando xarope, pessoa separando o lixo, compras exageradas na internet, entre outras que julgar pertinentes para o momento. A cada imagem apresentada leve os alunos a responderem às seguintes perguntas. "Eu quero?"; "eu preciso?"; "eu posso?"; "eu devo?". Após a apresentação das imagens, proponha uma reflexão sobre o consumo por necessidade, os exageros e os desperdícios que podem causar problemas ao meio ambiente. A intenção é levá-los a refletir sobre a sustentabilidade.
Destaques BNCC
- O conteúdo desta página contempla a Competência geral 7 e o Tema contemporâneo transversal Educação para o consumo da BNCC.
- Os conteúdos das próximas páginas estão relacionados à sustentabilidade.
- O conceito de desenvolvimento sustentável é entendido como o que satisfaz às necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das futuras gerações. Portanto, é preciso rever os padrões de consumo no que diz respeito ao imenso volume de materiais adquiridos ao longo da vida. Tendo em vista que o desenvolvimento econômico ainda se sobrepõe à manutenção natural do meio ambiente, muitas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para substituir a exploração de recursos e com soluções mais sustentáveis nos meios urbanos.
131
O que podemos fazer para conservar os recursos naturais?
Em nosso dia a dia podemos adotar várias atitudes que ajudam na conservação dos recursos naturais. Veja algumas dessas atitudes.
-
Consumo consciente
Consumir apenas o necessário é uma atitude que contribui para diminuir a exploração dos recursos naturais. Quando compramos apenas o que estamos realmente precisando, evitamos o descarte desnecessário de outros produtos.
-
Não desperdiçar água
Outra atitude positiva que podemos adotar é evitar o desperdício de água. Não tomar banhos demorados e fechar as torneiras enquanto escovamos os dentes são atitudes que ajudam a reduzir o consumo de água.
-
Economizar energia
Aproveitar a luz natural durante o dia, apagar as luzes após sair dos cômodos e desligar a televisão quando ninguém estiver assistindo são atitudes que diminuem o consumo de energia elétrica.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As orientações desta página oferecem alternativas e propostas para os alunos praticarem um consumo consciente, como indica a habilidade EF03GE08 da BNCC.
- A página apresenta diversas atitudes de economia e consumo consciente de produtos e serviços.
-
Converse com os alunos sobre como cada um deles imagina ser possível reduzir o consumo e a geração de resíduos. Mostre-lhes que qualquer cidadão pode adotar várias alternativas, tais quais as apresentadas a seguir.
- Reduzir o consumo de bens industrializados;
- reutilizar itens que costumam ser descartados (folhas de papel, embalagens, brinquedos antigos, etc.);
- encaminhar itens para a reciclagem ou doação.
132
A água em nosso dia a dia
Você já pensou em como a água está presente em nosso dia a dia? Para matar a sede, tomar banho e escovar os dentes, utilizamos água diariamente.
A cada 10 brasileiros, 2 não têm acesso à água potável.
Em média, um brasileiro utiliza muita água por dia = 200 litros.
Se usasse com economia, poderia utilizar apenas metade = 100 litros.
Mas a água também é necessária, entre outros exemplos:
- aos alimentos que consumimos;
- na fabricação de diversos objetos, como roupas, calçados e móveis;
- nos cuidados com a nossa saúde.
Por isso, em todos os momentos, devemos utilizar a água com economia.
Leia, nestas páginas, informações sobre a importância de economizar esse bem precioso.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explique-lhes que água doce não é sinônimo de água potável. Para ser potável a água precisa estar limpa e devidamente tratada. Diga-lhes que parte da água doce disponível para consumo nas atividades diárias não pode ser ingerida porque contém altos índices de poluentes.
- Comente que nem todas as populações do mundo têm acesso à água potável. Especialmente nos grandes centros urbanos, a gestão dos recursos hídricos ainda é um grave problema.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer a importância da água no nosso dia a dia.
Como proceder
-
Para que os alunos se familiarizem com as quantidades de litros de água indicadas na tabela, pergunte-lhes quantos litros de água são suficientes para encher um balde usado na limpeza da escola. Faça uma experiência com eles, utilizando garrafas de 1 litro como medida, para que cheguem ao resultado esperado. Faça-lhes os seguintes questionamentos.
-
a. Em sua opinião, como vivem essas pessoas sem água potável?
R: A falta de acesso à água potável pode causar diversas doenças e diminuir a expectativa de vida. Essas pessoas ficam impedidas de realizarem atividades básicas para garantir uma vida saudável.
-
b. Quais são as atividades diárias que essas pessoas não podem realizar?
R: Tomar banho e ter outros hábitos de higiene pessoal, hidratar-se, lavar a roupa, cozinhar, entre outros.
-
- Para finalizar, pergunte aos alunos como eles fazem para economizar água em casa. Peça-lhes que deem exemplos práticos e elaborem cartazes motivadores para incentivar os demais, bem como os alunos de outras turmas, a economizar água.
- O estudo do tema pode ser complementado com a leitura do texto a seguir, que trata da importância do uso consciente da água em nosso dia a dia.
Dicas Gerais
Segundo a ONU, cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene.
Não desperdice água, esse líquido é muito precioso para nossas vidas.
Fique de olho nos desperdícios e nos vazamentos. Economize água.
Você sabia que pode aproveitar a água da lavagem da roupa para fazer a faxina da casa?
Você sabia que ao se utilizar 1 copo de água são necessários pelo menos outros 2, de água potável, para lavá-lo?
Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo.
Deixe a louça de molho na pia, com água e detergente, por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue.
Lavar a louça, por 15 minutos, com a torneira meio aberta, consome 120 litros de água, em casa.
Ao lavar a louça, sem desperdício, o consumo pode chegar a 20 litros de água.
[...]
Dicas de economia. SABESP. Disponível em: https://oeds.link/q1ufkM. aspx?secaoId=450. Acesso em: 11 jun. 2021.
133
Gasto médio da água em atividades diárias
Atividade | Tempo gasto | Quantidade de água |
---|---|---|
Escovar os dentes | 5 minutos | 12 litros |
Lavar a louça | 15 minutos | 117 litros |
Fonte de pesquisa: Sabesp. Disponível em: https://oeds.link/ZYbX7C. Acesso em: 17 jun. 2021.
De que maneira você e sua família colaboram com a economia de água, diariamente? Converse com seus pais ou responsáveis sobre isso e, depois, conte para os colegas. Troquem dicas sobre esse tipo de cuidado com a natureza. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O assunto da página, sobre o uso da água em várias atividades cotidianas e na produção agrícola e industrial, contempla as indicações da habilidade EF03GE09 da BNCC.
- Para os alunos responderem à atividade proposta na página, questione-os sobre os hábitos e atitudes que devem ser tomadas para economizar o consumo de água no dia a dia.
Comentários de respostas
- Os alunos podem responder que fecham a torneira ao escovar os dentes e tomam banho sem desperdícios, por exemplo.
- O tema Água pode ser trabalhado de modo integrado com o estudo das características da Terra e a presença da água proposto no componente curricular de Ciências. Este trabalho pode ser complementado por meio da discussão e demonstração dos estados físicos da água.
- O quadro com informações sobre a quantidade de água utilizada em atividades diárias pode facilitar um trabalho articulado com o componente curricular de Matemática sobre unidades de medida, como o litro, e tempo gasto.
- A atividade desta página favorece a literacia familiar ao propor aos alunos que conversem com familiares sobre atitudes que colaboram com a economia de água, com base na leitura das páginas 132 e 133.
134
ATIVIDADES
PNA
1. Decifre os códigos e escreva duas dicas para evitar o desperdício de água. Depois, copie as frases completas nas linhas abaixo de cada dica e leia cada uma delas em voz alta.
DICA 1:
Feche a torneira enquanto escova os dentes.
DICA 2:
Evite banhos demorados.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A atividade 1 contempla componentes como consciência fonológica, consciência fonêmica, conhecimento alfabético, desenvolvimento de vocabulário, fluência em leitura oral e produção de escrita.
- Na realização da atividade 1, verifique se os alunos conseguiram decifrar a mensagem. Depois, discutam sobre a dica encontrada e pergunte a eles se respeitam e economizam água na escola.
- Caso o município onde se localiza a escola enfrente rodízios de água periodicamente, acesse informações sobre os motivos dessa política de racionamento.
- Peça aos alunos que observem, nas redondezas de suas residências, se há atitudes de uso consciente de água ou se as pessoas estão desperdiçando esse recurso.
- As atividades possibilitam ao aluno deixar a posição de consumidor passivo para ocupar a de consumidor consciente dos recursos hídricos, tornando-se um cidadão capaz de refletir eticamente sobre esse consumo.
135
2. Vamos verificar se você está ajudando a cuidar da natureza. Marque um X nas atitudes que você toma em seu dia a dia. Resposta pessoal. Ao final da atividade, peça que os alunos retomem suas respostas e avaliem se estão colaborando ou não com os cuidados com o meio ambiente.
a. Você apaga a luz ao sair de um ambiente?
- Sempre.
- Às vezes.
- Nunca.
b. Você fecha a torneira enquanto escova os dentes?
- Sempre.
- Às vezes.
- Nunca.
c. Você auxilia seus pais ou responsáveis a comprarem apenas o necessário?
- Sempre.
- Às vezes.
- Nunca.
d. Você aproveita a luz do Sol para iluminar os ambientes?
- Sempre.
- Às vezes.
- Nunca.
MANUAL DO PROFESSOR
- Nesta autoavaliação, proposta na atividade 2, os alunos poderão identificar suas atitudes cotidianas e conscientizar-se do seu protagonismo na conservação do meio ambiente.
- O objetivo da atividade é levá-los a refletir sobre suas atitudes e seus hábitos diários, bem como avaliar se consomem apenas o necessário.
- Incentive os alunos a disseminarem essas práticas em suas casas, conscientizando amigos e familiares sobre o consumo consciente.
- Sobre o item c, pergunte aos alunos se compram algo por impulso. E ressalte que a impulsividade é contrária ao consumo consciente. Explique-lhes sobre a importância de planejar e comprar menos e melhor.
- Ao final da atividade peça aos alunos que retomem suas respostas e avaliem se estão colaborando ou não com os cuidados com o meio ambiente. Explique-lhes que para que isso ocorra a maioria de suas respostas deve ter sido marcada como "sempre".
136
O lixo tem solução
Você já percebeu a quantidade enorme de materiais que as pessoas descartam diariamente? Restos de alimentos, embalagens plásticas, papéis, latinhas de metal são alguns dos materiais recolhidos pelos serviços de limpeza pública.
Alguns desses materiais que descartamos levam pouco tempo para se desintegrar na natureza. Outros levam centenas de anos. Veja alguns exemplos a seguir.
Uma das atitudes que podemos adotar para diminuir a quantidade de lixo gerada diariamente está na prática dos chamados 3Rs, que significa: reduzir a quantidade de resíduos gerados, sobretudo evitando o desperdício; reutilizar embalagens que podem ser reaproveitadas em vez de jogá-las fora; reciclar os materiais que podem ser utilizados na fabricação de novos produtos.
Pratique os 3Rs para colaborar com a conservação da natureza.
MANUAL DO PROFESSOR
- Leve os alunos a perceberem que, quando um resíduo é descartado de forma incorreta, leva muito tempo para se decompor na natureza.
Mais atividades
- A atividade a seguir, intitulada a régua do desejo, leva os alunos a refletirem a respeito dos seus hábitos de consumo ao classificarem os produtos em essenciais e menos essenciais.
- Para realizá-la, divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Você pode fazer sorteios ou utilizar alguma dinâmica lúdica para formar os grupos. Separe uma cartolina ou folha de papel pardo para cada grupo. Peça-lhes que escrevam em uma folha cinco produtos necessários e cinco desnecessários. Se possível, distribua revistas variadas ou peça a eles que levem embalagens de produtos que utilizam em casa (dando preferência às embalagens pequenas, que possam ser coladas no cartaz). Trace uma linha no meio do papel e solicite a eles que escrevam em cada uma das extremidades da linha "muito necessário" e "desnecessário", e no meio da linha "pouco necessário". O meio da linha é importante, pois servirá como ponto de reflexão sobre os produtos que podem ser descartados ou substituídos por outros, por serem "pouco necessários". Dê um tempo aos grupos para que classifiquem as imagens. Na falta de imagens, peça a eles que selecionem dez produtos e os desenhem, posicionando-os de acordo com a categoria a que se referem.
- Ao término, peça aos grupos que apresentem seus trabalhos e justifiquem suas escolhas. Verifique se houve consenso entre os integrantes do grupo e se há semelhanças entre os trabalhos dos grupos.
137
REUTILIZAR PARA PRESERVAR
Garrafas e embalagens plásticas podem se tornar brinquedos, potes de vidro podem virar vasos decorativos, latinhas podem ser utilizadas como porta-objetos e assim por diante.
Esses são alguns exemplos de como os materiais podem ser reutilizados, uma maneira de promover a conservação da natureza. Veja os exemplos.
Como você reutiliza materiais em sua moradia?
Ao promover a reutilização dos materiais diminuímos tanto a quantidade de descarte de lixo quanto a exploração de recursos da natureza, pois reduzimos a necessidade de adquirir novos produtos.
- De que maneira você e seus colegas podem promover a reutilização de materiais na escola? Resposta pessoal. Os alunos podem responder que podem aproveitar materiais descartados para o uso em atividades escolares.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A análise dos resíduos e materiais descartados pelos alunos e que podem ser reutilizados ou reciclados no ambiente escolar contempla a habilidade EF03GE08 da BNCC.
- É possível que os alunos respondam que podem reutilizar materiais produzindo brinquedos e utensílios.
- Explique-lhes que, além da postura consciente de reduzir, reutilizar e reciclar, devemos também repensar o consumo e recusar produtos desnecessários, sempre que possível.
-
Na atividade proposta no final da página, converse com os alunos sobre alguns hábitos que devem ser observados, tais quais os indicados a seguir.
- Comprar artigos duráveis, que possam ser consertados;
- separar o que pode ser reciclado ou reutilizado;
- procurar levar suas próprias sacolas de compras quando forem ao supermercado;
- separar os resíduos que tenham coletas específicas (pilhas, lâmpadas, baterias de celulares, materiais eletrônicos, etc.);
- evitar o uso de pratos, copos e toalhas de papel descartáveis.
138
PARA SABER FAZER
Vamos reutilizar!
Existem várias maneiras de reutilizar os materiais que seriam descartados, dando a eles uma nova utilidade. Usando a criatividade podemos fazer brinquedos, porta-lápis, vasos, objetos decorativos, etc. Veja a seguir.
Fazendo um porta-lápis
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- recipiente para fazer o porta-lápis (latinha de alimento, pote de plástico, caixa de leite, garrafa PET, etc.)
- cartolinas, restos de papéis coloridos e barbantes ou fitas de cetim
- canetas coloridas
- cola branca
- tesoura com pontas arredondadas
- Cortar o papel na medida para encapar o recipiente.
- Colar o papel na superfície do recipiente, encapando-o.
- Decorar o porta-lápis com laços de barbantes, fitas de cetim ou desenhos. O porta-lápis já está pronto!
MANUAL DO PROFESSOR
- A seção Para saber fazer apresenta o passo a passo da produção de um porta-lápis. Leia pausadamente e em voz alta cada etapa sugerida para a produção.
- Colete materiais que servirão como base ou peça aos alunos que os levem para a sala de aula. Oriente-os a lavar as embalagens.
- Observe se as latas de alimento não estão com as bordas cortantes. Você pode levar uma lixa para fazer o acabamento nas latas, se necessário. Posicione a lata, invertida, sobre a lixa e faça movimentos circulares com ela, desgastando a parte cortante para que não haja incidentes durante o manuseio. Também é interessante lixar a parte de fora da lata, tornando-a mais aderente ao uso de tinta e de cola. Outra opção é colar uma fita adesiva para que os alunos não se machuquem.
- Durante a etapa 1, auxilie-os a medir corretamente o papel. Avise a eles que poderão cortar o papel que sobrar. Explique-lhes que é um procedimento parecido com o embrulho de presente.
- Eles poderão escrever, do lado de fora do recipiente, o próprio nome ou frases que incentivem a conservação do meio ambiente.
- Concluída a atividade, o porta-lápis também pode servir para presentear familiares e amigos.
- A atividade da seção pode ser realizada em conjunto com o componente curricular de Arte. O resultado final desta atividade pode ser apresentado em uma exposição dos trabalhos dos alunos. Explique a eles que os objetos de sucata, dependendo do tempo de decomposição do material com que são feitos, podem ter uma longa duração.
139
Fazendo um bilboquê
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- garrafa PET
- tampa de garrafa PET
- barbante (cerca de 40 centímetros)
- tesoura com pontas arredondadas
- tinta, canetas ou adesivos coloridos
- restos de papéis coloridos
- Cortar a parte superior da garrafa.
- Amarrar uma ponta do barbante no gargalo da garrafa.
- Embrulhar a tampa da garrafa PET e amarrar a outra ponta do barbante nela.
- Pintar o bilboquê com tinta, canetas ou adesivos coloridos.
Siga os passos anteriores e construa um porta-lápis para guardar seus lápis, canetas e outros materiais escolares, e depois um bilboquê para você brincar.
- Agora, observe os materiais que você construiu. O que eles têm em comum? Os objetos foram feitos de materiais recicláveis.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Aplicar os conhecimentos sobre reaproveitamento de materiais.
Como proceder
- Pergunte aos alunos quais foram os possíveis materiais usados na produção de cada um dos brinquedos. Produza as atividades em duplas e em parceria com o componente curricular de Arte. Faça uma dinâmica, como sorteio, para juntar os pares. Reforce as atitudes referentes à organização e limpeza no decorrer e após a finalização da atividade. É importante que os alunos visualizem um brinquedo pronto como uma referência.
- Proponha aos alunos que verifiquem qual tamanho de barbante será o mais adequado, dessa forma, ampliam-se as habilidades matemáticas deles.
- Corte o gargalo da garrafa na medida aproximada de um palmo. A outra parte da garrafa pode ser usada para produzir outro porta-lápis.
- Cole uma fita na borda da garrafa para evitar que os alunos se machuquem.
- Para prender o barbante à tampa, você pode furá-la com uma tesoura, passar o barbante por ela e amarrá-lo ou colá-lo na tampa com cola quente; lembre-se de observar os alunos para que não a manuseiem, ou proponha a eles que descubram uma forma de prenderem o barbante.
- Leve para a atividade várias tampas de garrafas, pois deverão ser usadas de duas a três tampas no brinquedo:uma será rosqueada na garrafa e as outras servirão como um pêndulo.
- Acesse outras brincadeiras com materiais recicláveis. Disponível em: https://oeds.link/m3FjFp. Acesso em: 15 jun. 2021.
140
Coleta seletiva e reciclagem
Os resíduos ou materiais que descartamos após o consumo podem ser reciclados ou reaproveitados. Isso pode ser feito por meio da coleta seletiva, processo que começa com a separação dos materiais que podem ser reciclados, como plásticos, vidros, papéis e metais.
Esses materiais são recolhidos pelo serviço de limpeza da prefeitura ou por cooperativas de catadores, para serem devidamente separados. Depois, os materiais são encaminhados para as indústrias, onde se tornam matérias-primas para a fabricação de novos produtos.
Para promover e incentivar a coleta seletiva, muitos lugares dispõem de lixeiras destinadas à separação correta dos materiais que podem ou não ser reciclados. Nessas lixeiras, as cores indicam o tipo de material que deve ser descartado. Veja foto a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer que muitos materiais podem ser reciclados ou reaproveitados.
Como proceder
- A implementação da coleta seletiva na escola pode engajar os alunos. É importante salientar que nem todo produto que pode ser reciclado é viável economicamente. O que significa que um produto reciclado precisa de um mercado consumidor para tornar-se rentável. Explique-lhes que separando todo o lixo produzido evitamos a poluição e impedimos que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando, assim, seu reaproveitamento pelas indústrias.
-
A seguir, veja quais materiais do cotidiano podem ser reciclados.
- Papéis: jornais, revistas, formulários contínuos, folhas de escritório, caixas, papelão, etc.
- Vidros: garrafas, copos, recipientes.
- Metais: latas de aço e de alumínio, clipes, grampos de papel e de cabelo, papel-alumínio.
- Plásticos: garrafas de refrigerante e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza e de alimentos, sacos.
141
ATIVIDADES
1. Desembaralhe as letras das lixeiras e escreva o nome dos materiais que devem ser depositados em cada uma delas. Depois, marque os resíduos às lixeiras corretas.
- 1
- 3
- 2
- 5
- 4
- Metal.
- Plástico.
- Papel.
- Orgânico.
- Vidro.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explique aos alunos que a coleta seletiva é o primeiro passo do processo de reciclagem dos materiais e que, se não for feita corretamente, dificulta ou inviabiliza a reciclagem. Dessa forma, os materiais que não podem ser reciclados devem ser separados antes de serem depositados na lixeira.
- Diga-lhes que nas cooperativas os tipos de produtos são separados para serem levados às indústrias específicas de transformação. Por exemplo, a indústria que recicla latas é diferente da que recicla papel.
- Verifique se na escola existem coletores de lixo reciclável e conscientize os alunos a usarem-nos corretamente e a incentivarem os colegas da escola a fazerem o mesmo.
- Oriente os alunos na realização da atividade 1. Peça que identifiquem o tipo de material apresentado nas imagens e marquem esses materiais às respectivas lixeiras.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Diferenciar os tipos de resíduos que devem ser colocados em cada lixeira.
Como proceder
-
Faça um esquema na lousa para deixar claro como é o processo da coleta seletiva.
- Antes da coleta: separar os materiais recicláveis e os não recicláveis.
- Coleta: feita pela prefeitura, por cooperativas ou catadores.
- Pós-coleta: segue para a indústria de transformação.
- Mercado consumidor.
- Para finalizar a atividade, proponha aos alunos anotar durante uma semana os diferentes resíduos produzidos na sala de aula. A dinâmica pode ser complementada com a montagem de gráficos para detalhar os resultados da coleta de dados, estabelecendo uma relação com o componente curricular de Matemática.
142
PARA SABER FAZER
Vamos fazer a coleta seletiva
Organizar uma coleta seletiva na escola é uma forma de colocar em prática o que aprendemos. Veja como isso é possível.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- recipientes semelhantes (baldes, latões, caixas de madeira) para servirem de lixeira
- cartolinas nas cores vermelha, azul, amarela e verde
- canetas coloridas
- cola ou fita adesiva
- tesoura com pontas arredondadas
- Formar quatro grupos de alunos. Cada grupo deve produzir uma lixeira, escolhendo um recipiente e uma cor de cartolina.
-
Escrever nas cartolinas o nome do material que deve ser depositado em cada lixeira:
- verde: vidro.
- azul: papel.
- amarelo: metal.
- vermelho: plástico.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
- Para exercitar a memorização dos materiais e a correspondência com as cores da coleta seletiva, segue uma proposta de dinâmica em sala de aula.
- Armazene em um saco ou em uma caixa exemplares limpos de vários resíduos que são descartados diariamente, como garrafa de plástico, frasco de vidro, revista, jornal, pão velho, chiclete, pilha, casca de laranja, embalagem de salgadinho, lata de refrigerante, borracha, copo descartável, papel higiênico, embalagens, pedaço de madeira, telha, etc.
- Organize os alunos em um círculo e coloque no meio os coletores de lixo (ou recipientes que os representem), que precisam estar pintados (você pode pedir a eles que os pintem) de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva, conforme indicado a seguir.
Amarelo | Metal |
Azul | Papel |
Vermelho | Plástico |
Verde | Vidro |
Marrom | Orgânico |
- Para ajudar na memorização das cores da reciclagem dos respectivos materiais, faça cartelas de cada cor com o tipo de material escrito. Por exemplo, na cartela de cor amarela escreva "metal", na cartela de cor azul, escreva "papel", e assim por diante.
- Faça várias cartelas, repetindo as cores, e as distribua para os alunos visualizarem. Faça com que as cartelas circulem bem rápido.
- Após esse exercício, os alunos devem iniciar a atividade pegando objetos de dentro do saco ou caixa, sem olhar, ou você poderá distribui-los aleatoriamente.
- Ao sinal de comando, cada participante deverá colocar o seu lixo no coletor que julgar ser o correto.
- Ao término, retire um por um os objetos de cada coletor e verifique se os alunos os depositaram corretamente.
143
3. Recortar as cartolinas no tamanho da lixeira e colar na lateral de cada recipiente. PNA
- Com a ajuda do professor, escolher um local da escola para deixar os recipientes um ao lado do outro.
- Promover a divulgação do projeto na escola. Para isso, elaborar panfletos em folhas de papel sulfite convocando todos a participarem da coleta seletiva. Os panfletos podem ser distribuídos nas salas de aula e fixados no mural da escola.
- panfletos:
- meios de divulgação de uma ideia, projeto, etc, feitos de papel
AGORA É COM VOCÊ!
Siga os passos mostrados nas páginas 142 e 143 e com os colegas da sala promovam a coleta seletiva na escola. Depois, conversem sobre as questões a seguir.
- Em sua opinião, por que a realização da coleta seletiva é importante?
- Em sua opinião, com a realização dessa campanha na escola, as pessoas vão passar a colaborar mais com a coleta seletiva? Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A atividade de produção de panfletos para a campanha contempla os componentes desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção de escrita.
- A atividade proposta é uma boa oportunidade para integrar componentes curriculares, como de Língua Portuguesa, e desenvolver a comunicação visual por meio da elaboração de cartazes que serão distribuídos pela escola.
- Verifique se há a possibilidade de fazerem uma composteira em algum espaço da escola, e trabalhe em conjunto com o componente curricular de Ciências. Para encontrar informações sobre coleta seletiva, composteira, resíduos, entre outras, acesse o site do Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://oeds.link/vrPAtg. Acesso em: 11 jun. 2021.
Comentários de respostas
- Espera-se que os alunos percebam que a coleta seletiva contribui para a conservação do meio ambiente, uma vez que reduz a necessidade de adquirir novos produtos.
- Espera-se que os alunos identifiquem a importância que a campanha desempenhará para a conservação da natureza.
144
CAMPANHA EM DEFESA DA NATUREZA
Você estudou que as atividades do ser humano podem provocar inúmeros problemas ambientais.
Para combater esses problemas, muitas campanhas publicitárias ou propagandas são divulgadas por diversos meios de comunicação, a fim de conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação da natureza.
Veja a seguir um exemplo desse tipo de campanha publicitária.
- Qual é a mensagem que a campanha publicitária anterior procura transmitir? A campanha transmite a mensagem de que a escola e a comunidade podem se unir para defender o meio ambiente.
- Agora, junte-se a mais dois colegas e produzam um cartaz que transmita uma mensagem sobre a conservação da natureza. Esse cartaz pode tratar de algum problema ambiental que ocorra no lugar onde vocês vivem ou em outros lugares. Depois, apresentem os cartazes aos colegas da sala ou fixem no mural da escola. Desse modo, vocês vão promover uma campanha em defesa da natureza Resposta pessoal. Auxilie os alunos na elaboração da campanha em defesa da natureza.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O objetivo desta página é sensibilizar os alunos e despertar neles a consciência ecológica, levando-os a valorizar o meio ambiente e respeitar a natureza, atendendo às orientações do Tema contemporâneo transversal Educação ambiental da BNCC.
- Auxilie os alunos na realização das atividades propostas nesta página. Na atividade 1, leia novamente a campanha publicitária destacando a mensagem nela apresentada. Na atividade 2, auxilie os alunos a escolherem os temas para a confecção dos cartazes. Eles podem abordar assuntos como o acúmulo de sujeira nas ruas, a poluição dos rios, os desmatamentos e as queimadas. Se possível, realize a atividade proposta de modo integrado com o componente curricular de Arte.
- Peça aos alunos que, em duplas, elaborem uma história em quadrinhos que também transmita uma mensagem de preservação do meio ambiente. Oriente-os a criar uma história que envolva atitudes ou fatos do cotidiano, tendo em mente que essa produção também objetiva incentivar os alunos a adotarem atitudes cotidianas de preservação do meio ambiente.
- Esse tipo de atividade, que envolve produção de texto, também proporciona uma oportunidade de trabalhar de maneira integrada com o componente curricular de Língua Portuguesa.
145
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Numere os recursos naturais ao seu respectivo uso.
- Água: 2
- Vento: 1
- Solo: 4
- Luz solar: 5
- Subsolo: 6
- Floresta: 3
- Geração de energia em usinas eólicas.
- Irrigação de lavouras.
- Exploração de madeira.
- Produção de alimentos.
- Geração de energia em usinas solares.
- Exploração de minérios.
2. Complete as informações do quadro conforme as fotos apresentadas.
- □ Recurso: solo.
- □ Sendo utilizado para: produção de alimentos.
- □
- Recurso: água.
- □ Sendo utilizado para: geração de energia elétrica.
- □
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Realização das atividades das páginas 145 a 147.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Relacionar os recursos naturais ao seu uso.
Como proceder
- Na realização da atividade, peça aos alunos que leiam as informações das duas colunas, procurando associar o recurso ao seu uso nas atividades econômicas. Antes de realizarem a atividade, proponha uma roda de conversa sobre o que são recursos naturais e de que forma os utilizamos no dia a dia. Depois, direcione a reflexão para o setor de atividades econômicas, levando os alunos a estabelecer corretamente a relação entre o recurso e seu uso.
- Caso os alunos apresentem dificuldade em associar os recursos e seus usos, retome as explicações e as observações das páginas 114 e 115.
2 Objetivo
- Identificar, por meio de imagens, a utilização da água e do solo na agricultura e na geração de energia.
Como proceder
- Oriente os alunos na realização da atividade, proponha a eles que conversem sobre o que observaram nas fotos apresentadas. Peça-lhes que identifiquem os elementos da natureza e preencham a legenda da foto, escrevendo o recurso natural que está sendo explorado e em qual atividade está sendo utilizado.
- Caso os alunos demonstrem dificuldades para completar as legendas, retome as explicações e solicite a eles que façam listas de utilidades para a água e para o solo no dia a dia das pessoas e nas atividades econômicas.
3 Objetivo
- Reconhecer os principais problemas ambientais que podem ocorrer no campo e na cidade.
Como proceder
- Oriente os alunos na resolução da atividade incentivando a atenção na classificação dos diferentes tipos de problemas ambientais que podem ocorrer no campo ou na cidade. Auxilie os alunos, indicando que deverão reescrever os problemas ambientais nas respectivas colunas. Vale ressaltar que alguns problemas podem aparentar ser dos dois ambientes, como o lixo e resíduos sólidos. Enfatize que eles deverão analisar o volume de lixo produzido, compreendendo que a quantidade de moradores está diretamente relacionada à quantidade de lixo produzido, isto é, considerando que a cidade tem maior número de habitantes, a geração de lixo e resíduos será igualmente maior, se comparada ao campo.
- Caso os alunos tenham dificuldade para identificar e classificar os problemas ambientais, retome as explicações e peça a eles que retornem às páginas 119 a 121, que mostram os principais problemas ambientais ocorridos no campo, e às páginas 124 e 125, que destacam os principais problemas ambientais nas cidades.
- Oriente os alunos a analisarem os cartazes elaborados com os diferentes tipos de poluição, propostos na atividade preparatória da página 146 - MP deste manual. Peça a eles que analisem as imagens selecionadas e as legendas, classificando se os problemas ambientais estão acontecendo no campo ou na cidade.
4 Objetivo
- Identificar os problemas ambientais no lugar de vivência.
Como proceder
- Antes da realização da atividade, os alunos precisam conhecer os diferentes problemas ambientais que ocorrem no bairro ou no município onde vivem. Para isso, selecione fotos de jornais ou imagens de noticiários on-line do município ou do bairro. Caso não seja possível, proponha uma análise de problemas ambientais existentes nas proximidades da própria escola.
- Após selecionarem o problema, proponha uma roda de conversa a respeito das causas, consequências e possíveis soluções para ele.
- Se os alunos apresentarem dificuldades para completar a atividade, oriente-os a formar duplas para conversar mais a respeito da realização das etapas da tarefa.
5 Objetivo
- Compreender os tipos de resíduos que devem ser colocados em cada lixeira.
Como proceder
- Peça aos alunos que observem com atenção do que são feitos os objetos mostrados na página. Eles deverão ser classificados conforme o tipo de material (plástico, papel, vidro e metal) e relacionados às lixeiras correspondentes.
- Caso os alunos apresentem dificuldades para identificar as matérias-primas, ou seja, do que são feitos os objetos selecionados, proponha uma atividade de classificação utilizando os próprios materiais escolares presentes na sala de aula.
6 Objetivo
- Relatar atitudes referentes à economia de água nas atividades do dia a dia.
Como proceder
- Oriente os alunos na realização da atividade, dizendo-lhes que deverão completar os itens escrevendo alguma atitude que eles podem tomar ou que já realizam para evitar o desperdício de água. Antes de realizar a atividade, proponha uma roda de conversa para que eles possam relatar atitudes de cuidados com o meio ambiente e do uso consciente dos recursos naturais.
- Caso eles apresentem dificuldades em relatar situações de economia de água, peça-lhes que pesquisem sobre campanhas que orientam sobre o desperdício de água e retome as explicações das páginas 131 a 133. Também solicite a eles que releiam e escrevam no caderno algumas dicas para evitar o desperdício dos recursos naturais.
7 Objetivo
- Compreender que devemos mudar atitudes de consumo evitando a geração de lixo em excesso, adotando assim atitudes de consumo consciente.
Como proceder
- Antes de realizar a atividade, apresente aos alunos imagens de lixões a céu aberto, além de resíduos espalhados em terrenos baldios, calçadas, ruas e avenidas. Solicite a eles que observem as imagens, indague quais sentimentos elas lhes causam e de que maneiras poderíamos mudar essas difíceis realidades sociais da geração de lixo em excesso.
- Durante a realização da atividade, oriente-os a ler palavras que deverão ser usadas para completar as frases e verifique se eles compreendem o significado de cada uma delas. Dessa forma, eles saberão completá-las mais facilmente.
- Caso os alunos apresentem dificuldades em compreender o significado de cada palavra, retome as explicações e sugira uma pesquisa no dicionário.
146
3. Complete corretamente o quadro com os problemas ambientais listados a seguir.
Desmatamento · Esgoto doméstico e industrial · Lixo ou resíduos sólidos · Erosão do solo · Contaminação por agrotóxico · Poluição por veículos
Principais problemas ambientais
No campo Desmatamento. Erosão do solo. Contaminação por agrotóxico. |
Nas cidades Esgoto doméstico e industrial. Poluição por veículos. Lixo ou resíduos sólidos. |
---|
4. Identifique um problema ambiental que ocorre no lugar ou no estado onde você vive e complete o quadro a seguir com informações sobre esse problema. Resposta pessoal. Verifique os problemas ambientais destacados pelos alunos e se eles conseguiram identificar corretamente suas causas, consequências e possíveis soluções.
Problema:
Causa:
Consequência:
Solução:
147
5. Numere os tipos de resíduos recicláveis às suas respectivas lixeiras.
- 3
- 4
- 1
- 2
6. Escreva uma atitude que devemos adotar para evitar o desperdício de água:
- ao tomar banho: Diminuir o tempo de banho e fechar o registro enquanto ensaboa o corpo e lava os cabelos.
- ao escovar os dentes: Manter a torneira fechada enquanto escova os dentes.
7. Complete as frases com as palavras do quadro a seguir.
Reduzir
Reciclar
Reutilizar
- Reutilizar : reaproveitar materiais e produtos que já foram utilizados ao invés de descartá-los.
- Reduzir : diminuir o consumo evitando a compra de produtos desnecessários.
- Reciclar : separar as embalagens dos produtos para serem reaproveitadas.
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade 4
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 10 - MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
|
Proponha aos alunos que façam uma lista de atividades que realizam em casa ao acordar e antes de irem para a escola, e que indiquem os recursos naturais utilizados para que eles consigam realizar essas atividades. A roda de conversa pode ajudar na construção de saberes relacionados ao uso de recursos naturais mais subjetivos, como os que a pecuária, a agricultura e a indústria utilizam para que os produtos cheguem às suas casas. |
|
Explique aos alunos que as atividades econômicas do campo e da cidade utilizam recursos da natureza e, por vezes, modificam as paisagens, como o extrativismo mineral e as plantações agrícolas. Leve para a sala de aula imagens de exploração mineral e de colheitas em grandes propriedades, enfatizando que, por vezes, as mudanças são necessárias desde que sejam analisadas as consequências para o meio ambiente. Apresente as imagens aos alunos e verifique se eles são capazes de identificar as atividades econômicas, os recursos naturais explorados e as modificações provocadas na paisagem. |
|
Mostre aos alunos notícias de jornais, revistas ou da internet que destacam manchetes (com imagens, se possível) de problemas ambientais no campo e também na cidade. Em seguida, mostre-lhes apenas imagens de problemas ambientais e peça a eles que escrevam uma manchete relacionada a cada imagem. Verifique se os alunos foram capazes de criar manchetes que correspondam aos problemas ambientais apresentados. |
|
Leve para a sala de aula imagens de problemas ambientais que mostrem a destruição da flora e da fauna (desmatamentos, queimadas, peixes mortos em rios ou lagos poluídos, etc.). Apresente as imagens aos alunos e promova uma roda de conversa sobre os problemas ambientais observados. Em seguida, peça-lhes que escrevam o que pensam sobre esses problemas e que atitudes seriam necessárias para evitar esse tipo de situação. |
|
Para avaliar a aprendizagem dos alunos sobre os problemas ambientais existentes no lugar de vivência, organize uma visita aos arredores da escola. Não se esqueça de solicitar a autorização das famílias e solicitar auxílio de mais profissionais da escola para o passeio. Os alunos deverão anotar os problemas observados e as soluções já tomadas pela prefeitura para o cuidado com o ambiente da cidade. |
|
Proponha uma apresentação teatral em que o tema principal seja a conservação da natureza. É interessante que os alunos construam o cenário ou utilizem elementos e objetos oriundos da reutilização de materiais descartáveis. A apresentação pode ser elaborada por grupos de alunos e depois encenada às turmas de alunos mais jovens, auxiliando na conscientização de atitudes relacionadas ao meio ambiente. |
|
Avaliar os alunos por meio de roda de conversa, levando-os a elencar atitudes para diminuir o consumo de água potável, adotando o uso consciente. Proponha aos alunos a realização de uma campanha de conscientização sobre a conservação da água. Para isso, distribua pequenos pedaços de papel aos alunos e peça a eles que escrevam mensagens sobre a importância da água para a vida e para as atividades humanas, além de dicas de atitudes que devem ser tomadas para evitar o desperdício de água. Os alunos também podem ilustrar as mensagens com pequenos desenhos. Após a realização da atividade, eles podem distribuir as mensagens aos alunos de outras turmas e à comunidade escolar, no horário de término das aulas, como forma de sensibilizar, inclusive, os moradores da comunidade. |
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da BNCC para o 3o ano
Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
O sujeito e seu lugar no mundo | A cidade e o campo: aproximações e diferenças | (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo. |
(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens. | ||
(EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares. | ||
Conexões e escalas | Paisagens naturais e antrópicas em transformação | (EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares. |
Mundo do trabalho | Matéria-prima e indústria | (EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares. |
Formas de representação e pensamento espacial | Representações cartográficas | (EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica. |
(EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas. | ||
Natureza, ambientes e qualidade de vida | Produção, circulação e consumo | (EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno. |
Impactos das atividades humanas | (EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas, etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos. | |
(EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável. | ||
(EF03GE11) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas. |