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O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
1. Em uma folha de papel avulsa, desenhe um aspecto cultural, que pode ser um patrimônio histórico, cultural ou artístico existente no lugar onde você vive, como um monumento, uma festa, um costume ou uma comida típica. Resposta pessoal.
2. Descendentes dos africanos que foram escravizados fugiram das fazendas e criaram comunidades que abrigavam e davam apoio a outros escravizados. Que povos são esses? Assinale com um X.
- Ribeirinhos.
- X Quilombolas.
- Indígenas.
3. Por que é importante respeitar e valorizar as culturas quilombola, indígena e ribeirinha?
Porque devemos respeitar a diversidade cultural em nosso país, que teve origem nos diversos povos formadores da nossa população. Devemos valorizar os vários modos de vida das pessoas nos diversos lugares onde vivem, pois as culturas desses povos são manifestações da diversidade cultural do Brasil.
4. Desenhe uma legenda que possa representar os elementos indicados a seguir.
Resposta pessoal.
Praça
Escola
Hospital
Rio
5. Assinale com um X as alternativas corretas em relação ao destino do lixo em casa e nos arredores de onde vivemos.
- X Promover a coleta seletiva do lixo.
- Despejar lixo em terrenos vazios.
- X Reutilizar embalagens e reduzir a quantidade de lixo gerada sempre que possível.
- X Nas praças, jogar o lixo em locais adequados, como lixeiras.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Aplicação das atividades de avaliação conclusiva das páginas 148 e 149 para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já aprendeu?
1 Objetivo
- Reconhecer e registrar os aspectos culturais dos grupos sociais dos espaços de vivência.
Como proceder
- Caso os alunos apresentem dificuldades, convide, se possível, um representante da secretaria de educação e cultura do município para uma palestra sobre diferentes eventos e comemorações culturais que ocorrem na cidade.
2 Objetivo
- Identificar características de diferentes povos e comunidades tradicionais brasileiras.
Como proceder
- Caso os alunos não reconheçam os povos da comunidade quilombola, retome as leituras e explicações das páginas 26, 28 e 30. Resgate momentos de reflexões feitas durante as aulas e oportunize o contato dos alunos com diferentes imagens dessas comunidades e cultura.
3 Objetivo
- Valorizar os aspectos culturais das diferentes comunidades tradicionais que vivem no Brasil.
Como proceder
- Caso os alunos sintam dificuldade em compreender essa diversidade cultural entre os povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, resgate explicações sobre a cultura e a tradição preservadas no modo de vida dessas comunidades e oportunize momentos de conversa em que sejam enaltecidos o respeito à diversidade e a valorização cultural.
4 Objetivo
- Compor legenda de representações cartográficas por meio do desenho de diferentes elementos.
Como proceder
- Caso tenham dificuldade para criar um símbolo que represente o que foi solicitado, proponha a eles a observação de mapas e croquis em que a legenda seja importante na leitura cartográfica e na identificação dos elementos, o que contribui para a alfabetização cartográfica.
5 Objetivo
- Identificar hábitos de consumo e pensar em formas de reduzir a geração de lixo doméstico.
Como proceder
- Caso os alunos sintam dificuldades, organize com a turma uma roda de conversa a respeito da diminuição da geração do lixo e da adoção de formas mais sustentáveis para a destinação do lixo gerado, como o descarte correto, a reciclagem, a reutilização de materiais, entre outras atitudes.
6 Objetivo
- Identificar exemplos de diferentes atividades econômicas praticadas no campo e na cidade.
Como proceder
- Na realização da atividade, solicite aos alunos que leiam todas as alternativas da primeira coluna e, depois, tentem reconhecer e localizar na segunda coluna o tipo de atividade econômica a que se refere.
- Caso algum aluno sinta dificuldade para associar as duas colunas, peça-lhe que faça uma lista de atividades que ele percebe no bairro onde vive e as associe ao tipo de atividade econômica de que elas fazem parte. Por exemplo: loja de calçados, dentista, feira livre, associados ao comércio, prestação de serviços, etc. Pergunte onde os produtos que ele consome no dia a dia são produzidos. Relacione esses produtos às atividades de trabalho específicas envolvidas em sua trajetória, desde sua fabricação até seu consumo. Essas reflexões auxiliam o aluno na percepção da inter-relação entre as atividades de trabalho.
7 Objetivo
- Reconhecer a importância de preservar a água no nosso dia a dia.
Como proceder
- Oriente os alunos a exemplificarem diferentes usos da água no dia a dia: doméstico, industrial e agrícola, entre outros. Caso algum aluno sinta dificuldades em explicar a importância de preservar a água, proponha a ele que retome as leituras das páginas 130 e 131 e confeccione cartazes de orientação sobre o consumo, o desperdício e a economia de água no dia a dia.
8 Objetivo
- Identificar em uma paisagem suas mudanças e permanências com o passar dos anos.
Como proceder
- Caso os alunos tenham alguma dificuldade em realizar a atividade, retome com eles quais são as mudanças nas paisagens e os agentes que podem promovê-las. As mudanças antrópicas são as causadas pela ação humana, como as construções, as plantações, as queimadas e o extrativismo descontrolado. Já as transformações naturais podem ser causadas por agentes da própria natureza, como o vento ou a água das chuvas, do mar e dos rios. Retome as explicações da unidade 2.
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6. Marque as atividades econômicas de acordo com o tipo de cada uma.
- Criação de gado. 3
- Fábrica de óleo de soja. 1
- Loja de calçados. 2
- Consultório médico. 5
- Pesca e coleta de caranguejo. 6
- Lavoura de café. 4
- Indústria.
- Comércio.
- Pecuária.
- Agricultura.
- Prestação de serviços.
- Extrativismo.
7. Observe a imagem e escreva a atitude correta a ser tomada pela criança representada nela em relação ao consumo de água.
A criança deveria fechar a torneira enquanto escova os dentes e abri-la somente quando for usar a água.
8. Desenhe uma paisagem do município onde você vive que tenha passado por alguma transformação observada por você.
Resposta pessoal.
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PARA SABER MAIS
- Diga paz, de Sam Williams e Mique Moriuchi. Tradução e adaptação de Sâmia Rios. São Paulo: Scipione, 2005.
Há várias culturas ao redor do mundo com costumes e formas de vida diferentes. Esse livro mostra a importância de viver em paz com todas as culturas, mesmo com todas as diferenças que apresentam.
- Rio. Direção de Carlos Saldanha. Estados Unidos: 20th Century Fox, 2011 (96 min).
O filme conta uma aventura vivida por uma ararinha azul que descobre novos lugares e suas paisagens.
- Aventuras de uma gota d'água, de Samuel Murgel Branco. 3. ed. Ilustrações de Weberson Santiago. São Paulo: Moderna, 2011.
Narrado por uma gota d'água, conheça, nesse livro, os caminhos percorridos pela água, desde sua nascente até se tornar um grande rio e chegar ao oceano.
MANUAL DO PROFESSOR
Para saber mais
- As indicações de leituras sugeridas na seção Para saber mais possibilitam que os alunos aprofundem seus conhecimentos em determinados temas que foram trabalhados no decorrer do volume. O objetivo desta seção é contribuir com o processo de formação de leitores.
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- ECA em tirinhas para crianças, da Câmara dos Deputados. Ilustrações de Leif Bessa. Brasília: Edições Câmara, 2015. Com esse Estatuto da Criança e do Adolescente ilustrado, você vai perceber a importância do seu posicionamento em relação ao mundo e quais são os seus direitos.
- Reciclagem: a aventura de uma garrafa, de Mick Manning e Brita Granström. 2. ed. Tradução de Ruth Salles. São Paulo: Ática, 2008.
Nesse livro você vai conhecer a importância de ajudar a natureza e fazer a sua parte para que o mundo se torne um lugar melhor para todos.
MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente os alunos a lerem os livros desta seção com a ajuda de um familiar, desenvolvendo a literacia familiar.