6

O QUE VOCÊ JÁ SABE?

1. No caderno, ou em uma folha avulsa, desenhe o lugar onde você vive. Depois, responda às seguintes perguntas: Do que você mais gosta neste lugar? O que poderia melhorar? Quais são as suas atitudes para a preservação e o cuidado desse ambiente?

2. Em nosso dia a dia, passamos por diferentes lugares e realizamos diversas atividades. Escreva em seu caderno ao menos dois lugares que você frequenta em seu cotidiano e descreva quais atividades pratica em cada lugar.

3. Em nosso país, há diferentes povos e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, entre outros. Escolha um desses povos ou comunidades e descreva em seu caderno ao menos um aspecto do modo de vida deles. Cite duas semelhanças ou duas diferenças entre o modo de vida escolhido e o seu.

4. Observe a imagem a seguir e responda às questões no caderno.

IMAGEM: vista aérea de uma paisagem urbana. uma construção comercial em forma de meio círculo fica na beira de um rio com uma faixa larga de areia com muitas barracas. na frente da construção há um grande estacionamento, algumas casas, edifícios, ruas e muita vegetação. FIM DA IMAGEM.

Vista aérea de uma paisagem da cidade de Manaus, no Amazonas, em 2019.

  1. Identifique e escreva três elementos naturais presentes na imagem.

  2. Identifique e escreva três elementos culturais presentes na imagem.

  3. Explique como a ação humana atuou na transformação dessa paisagem.

5. Desenhe em uma folha avulsa uma transformação de paisagem no lugar onde vive e, depois, descreva-a. Essa transformação pode ser rápida ou lenta e de ação da natureza ou da sociedade. Elabore sua resposta no formato a seguir.

Como era antes

Transformação ocorrida

7

6. Observe as imagens a seguir e escreva no caderno que lugar cada uma representa.

A

IMAGEM: a - uma ilha com uma cadeira de praia, uma barraca e um coqueiro. FIM DA IMAGEM.

B

IMAGEM: b - gado pasta no campo. FIM DA IMAGEM.

C

IMAGEM: c - paisagem de um parque com edifícios altos ao fundo. FIM DA IMAGEM.

D

IMAGEM: d - duas crianças alegres caminham para a escola. o relógio marca nove horas, e é um dia de sol. FIM DA IMAGEM.

7. Observe a lista a seguir e anote no caderno qual atividade econômica corresponde a cada produto ou serviço. Elabore sua resposta conforme o exemplo.

Produto Atividade econômica
Leite Pecuária

Leite · Sapato · Arroz · Consulta médica · Peixe

8. A manchete a seguir trata de um problema ambiental. Leia com atenção e responda às questões em seu caderno.

Poluição do ar afeta crescimento de árvores em São Paulo

Disponível em: https://oeds.link/nkrpeN. Acesso em: 8 jul. 2021.

  1. Qual problema ambiental é destacado na manchete?
  2. Você já observou esse tipo de problema no lugar em que vive?
  3. O que pode ser feito para combater esse tipo de problema ambiental?

9. Em dupla, elaborem um cartaz sobre a importância do uso consciente dos recursos naturais, como a água e o solo. Não deixem de apresentar medidas simples que podemos realizar em nosso cotidiano. Exponham os cartazes para toda a turma e colem-nos em algum lugar da escola.

10. Escreva no caderno cinco materiais que devem ser destinados à coleta seletiva. Qual é a importância do descarte correto desses materiais?