6
O QUE VOCÊ JÁ SABE?
1. No caderno, ou em uma folha avulsa, desenhe o lugar onde você vive. Depois, responda às seguintes perguntas: Do que você mais gosta neste lugar? O que poderia melhorar? Quais são as suas atitudes para a preservação e o cuidado desse ambiente?
2. Em nosso dia a dia, passamos por diferentes lugares e realizamos diversas atividades. Escreva em seu caderno ao menos dois lugares que você frequenta em seu cotidiano e descreva quais atividades pratica em cada lugar.
3. Em nosso país, há diferentes povos e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, entre outros. Escolha um desses povos ou comunidades e descreva em seu caderno ao menos um aspecto do modo de vida deles. Cite duas semelhanças ou duas diferenças entre o modo de vida escolhido e o seu.
4. Observe a imagem a seguir e responda às questões no caderno.
-
Identifique e escreva três elementos naturais presentes na imagem.
-
Identifique e escreva três elementos culturais presentes na imagem.
-
Explique como a ação humana atuou na transformação dessa paisagem.
5. Desenhe em uma folha avulsa uma transformação de paisagem no lugar onde vive e, depois, descreva-a. Essa transformação pode ser rápida ou lenta e de ação da natureza ou da sociedade. Elabore sua resposta no formato a seguir.
Como era antes
Transformação ocorrida
7
6. Observe as imagens a seguir e escreva no caderno que lugar cada uma representa.
A
B
C
D
7. Observe a lista a seguir e anote no caderno qual atividade econômica corresponde a cada produto ou serviço. Elabore sua resposta conforme o exemplo.
Produto | Atividade econômica |
---|---|
Leite | Pecuária |
Leite · Sapato · Arroz · Consulta médica · Peixe
8. A manchete a seguir trata de um problema ambiental. Leia com atenção e responda às questões em seu caderno.
Poluição do ar afeta crescimento de árvores em São Paulo
Disponível em: https://oeds.link/nkrpeN. Acesso em: 8 jul. 2021.
- Qual problema ambiental é destacado na manchete?
- Você já observou esse tipo de problema no lugar em que vive?
- O que pode ser feito para combater esse tipo de problema ambiental?
9. Em dupla, elaborem um cartaz sobre a importância do uso consciente dos recursos naturais, como a água e o solo. Não deixem de apresentar medidas simples que podemos realizar em nosso cotidiano. Exponham os cartazes para toda a turma e colem-nos em algum lugar da escola.
10. Escreva no caderno cinco materiais que devem ser destinados à coleta seletiva. Qual é a importância do descarte correto desses materiais?