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1 Estudando o município
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O campo e a cidade são espaços que fazem parte dos municípios. Vamos estudar os municípios e conhecer um pouco mais sobre suas paisagens, população e outras características.
CONECTANDO IDEIAS
- Liste três elementos que se destacam na paisagem desse município.
- E possível afirmar que o trabalho do ser humano transformou essa paisagem? Converse com os colegas sobre isso.
- A foto foi obtida baseada em qual ponto de vista: vertical, horizontal ou oblíquo?
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1 O município e suas paisagens
As fotos a seguir mostram paisagens de alguns lugares do Brasil. São paisagens de diferentes municípios. Observe-as com atenção.
Nessa paisagem da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, em 2021, podemos observar parte da cidade e a praia, pois esse município localiza-se no litoral.
As construções mais antigas, observadas na paisagem da cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, em 2019, são referências históricas de como era antigamente essa parte da cidade.
Nessa paisagem do município, observamos parte da cidade e da área rural de Derrubadas, no Rio Grande do Sul, em 2017. As características das construções, em que predominam casas e barracões, além da área rural se destacando, indicam ser uma cidade pequena.
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No município de São Paulo de Olivença, no Amazonas, em 2018, destaca-se a presença da floresta em torno de uma área urbana pouco extensa.
Nessa paisagem do município de Urubici, em Santa Catarina, em 2020, podemos observar a área rural e a presença de um distrito ou povoado em meio às lavouras e pastagens.
As fotos que você observou mostram paisagens com características muito diferentes. Por meio da análise das paisagens, podemos compreender melhor como os lugares estão organizados. Lembre-se de que a paisagem é tudo aquilo que nossos sentidos captam de um lugar. Além dos elementos vistos, percebemos também a temperatura do ar, os sons, as texturas e os cheiros.
As diferenças entre as paisagens podem ser identificadas pelos diversos elementos que compõem cada uma delas. Esses elementos podem ser naturais, ou seja, criados pela natureza, como os rios, os mares, as florestas e os morros. Também podem ser elementos culturais, aqueles criados pelo ser humano, como as casas, os edifícios, as pontes e as estradas. As lavouras também são elementos culturais, pois, embora as plantas sejam elementos da natureza, como conjunto, as plantações só existem pela ação do ser humano.
- Observe novamente as paisagens dos municípios retratados nas páginas 10 e 11 e identifique em cada uma delas os elementos naturais e os elementos culturais.
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ATIVIDADES
1. Copie em seu caderno os nomes dos elementos a seguir, montando uma tabela. Siga o exemplo.
Elementos naturais | Elementos culturais |
---|---|
Solo | Biblioteca |
Oceano | Lavoura |
Floresta · Cinema · Campo de futebol · Montanha · Biblioteca · Solo · Ponte · Indústria · Rio · Estrada · Oceano · Escola · Cachoeira · Lavoura
- Além dos elementos citados anteriormente, escreva em seu caderno mais dois elementos naturais e dois elementos culturais.
2. Leia o texto a seguir. nuvens.
LER E COMPREENDER
[...]
Vejo estradas de ferro, portos, guindastes, navios que chegam e partem.
Marinheiros, passageiros, capitães, carregadores, gente e riqueza.
Vejo a cidade que cresce, as casas novas que surgem, as chácaras que diminuem.
Vejo ao longe as chaminés, a indústria que vem, as coisas que chegam e as que vão.
E as que nunca mais serão as mesmas.
[...]
Historia de um casarao, de Luis Kehl. Ilustrações de Murilo e Cintia. São Paulo: Nova Alexandria, 2007. p. 9. (Coleção Volta e Meia).
Responda às questões a seguir no caderno.
- O lugar descrito no texto fica perto ou longe do mar? Copie algumas palavras presentes no trecho lido que justificam sua resposta.
- A paisagem desse lugar está sendo transformada? Qual parte do texto confirma isso?
- Escreva os nomes de três elementos culturais destacados no texto.
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3. Observe e analise a foto a seguir de parte de um município. Depois, responda às questões em seu caderno.
- A foto foi obtida em qual ponto de vista: vertical, horizontal ou oblíquo?
- Quais elementos naturais presentes na foto aparecem na paisagem?
- Quais elementos culturais presentes na foto aparecem na paisagem?
4. Escolha uma paisagem de um lugar que você conhece ou do lugar onde vive. Desenhe-a em uma folha de papel sulfite e descreva os elementos naturais e culturais dessa paisagem. Você também pode descrever o que mais gosta de fazer nesse lugar.
5. Com um colega de turma, façam a atividade a seguir.
- Pesquisem, em livros, revistas e na internet, imagens de duas paisagens.
- Em seguida, recortem ou imprimam as imagens pesquisadas e cole-as em uma cartolina para montar um cartaz.
- Escrevam o nome de onde se localiza cada paisagem das imagens.
- Depois, escrevam os nomes dos elementos dessas paisagens, classificando-os em: elementos naturais e elementos culturais.
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PARA SABER FAZER
Croqui da paisagem
Os elementos que observamos em uma paisagem podem ser representados por meio de desenhos, também chamados croquis. Ao desenhar o croqui de uma paisagem, é possível representar seus diferentes elementos de maneira simplificada ou em conjunto. Assim, podemos analisar facilmente como esses elementos estão distribuídos na paisagem.
Os croquis também podem ser produzidos com base em fotos, contornando os principais elementos, utilizando símbolos, traços ou cores para indicar cada conjunto da paisagem.
Observe os elementos da paisagem mostrada na foto abaixo.
Veja como essa paisagem foi representada por meio de um croqui.
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Veja os passos para produzir um croqui como o da página anterior.
- Observar atentamente os elementos que mais se destacam na paisagem, verificando o conjunto formado por esses elementos.
- Prender as extremidades de uma folha transparente sobre a foto. Para isso, utilizar clipes.
- Usar um lápis para traçar na folha transparente o contorno dos conjuntos de elementos da foto.
- Respeitar a disposição dos elementos na paisagem, uns em relação aos outros, para que as principais características da paisagem sejam mantidas.
- Colorir cada conjunto de elementos com cores diferentes.
AGORA É COM VOCÊ!
Observe a foto a seguir e faça um croqui dessa paisagem em uma folha de papel sulfite usando os passos apresentados anteriormente.
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Orientando-se pelo município
Nas páginas anteriores, você observou paisagens com diferentes elementos, tanto naturais quanto culturais. Muitos desses elementos nos servem como pontos de referência para nos localizarmos. Podemos dizer, por exemplo, que uma praça está ao lado da biblioteca municipal ou em frente à loja de brinquedos.
As pessoas também podem se orientar por meio das direções cardeais, que são: o Norte, o Sul, o Leste e o Oeste. Uma das maneiras de localizar essas direções é observando a posição do Sol. Isso porque, todos os dias, o Sol aparece no horizonte, pela manhã, na direção Leste e se põe ao entardecer na direção Oeste.
Veja como alguns alunos encontraram as direções cardeais observando o Sol no período da manhã.
Se uma pessoa lhe pedisse um ponto de referência para encontrar sua residência, o que você diria?
A professora pediu a Felipe, um de seus alunos, que abrisse os braços de tal forma que o braço direito apontasse para a direção Leste. Depois de identificar o Leste, os alunos encontraram as demais direções cardeais. Observe na imagem da página seguinte.
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Já os alunos que estudam no período da tarde, para encontrar os pontos cardeais, devem observar a direção em que o Sol está se pondo, ou seja, o Oeste. Semelhante ao que Felipe fez, um dos alunos pode esticar o braço esquerdo para o Oeste. Assim, o braço direito se estenderá para o Leste, à frente estará o Norte e atrás desse aluno estará o Sul.
1. Observe a imagem anterior. Escreva no caderno os nomes dos elementos do pátio da escola que estão localizados em cada uma das direções cardeais.
- Leste.
- Oeste.
- Norte.
- Sul.
2. Com os colegas e o professor, encontrem as direções cardeais a partir do pátio da escola. Para isso, sigam as instruções.
- No pátio da escola, observem a posição do Sol no início da manhã ou no final da tarde.
- Com base na posição do Sol, encontrem as direções cardeais: Leste, Oeste, Norte e Sul.
- Identifiquem os elementos do pátio da escola localizados em cada uma das direções cardeais.
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Rosa dos ventos
A rosa dos ventos é um símbolo que representa as direções. Nas representações, ela indica tanto as direções cardeais quanto as direções colaterais. As colaterais são aquelas que estão entre as direções cardeais. Veja no exemplo abaixo.
3. Desenhe a imagem abaixo em seu caderno e escreva os nomes das direções conforme a indicação das cores a seguir.
Cardeais.
Colaterais.
A BÚSSOLA
Antes do surgimento da bússola, as pessoas que viajavam, pelos mares ou por terra, utilizavam o Sol e as demais estrelas para se orientar. Quando o céu estava encoberto por nuvens, os viajantes tinham muita dificuldade para determinar seus caminhos.
A invenção da bússola permitiu a orientação mais precisa das direções que eles deveriam seguir.
Ao utilizar uma bússola, o ideal é deixá-la em uma superfície horizontal e plana. Para encontrar as direções cardeais por meio da bússola, é necessário orientar o ponteiro em destaque na direção cardeal Norte. Desse modo, as demais direções cardeais estarão corretamente orientadas.
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ATIVIDADES
1. Observe a rosa dos ventos abaixo. Depois, escreva no caderno a sigla e o nome da direção cardeal ou colateral a que cada número corresponde, conforme a respectiva localização.
2. Observe a imagem a seguir e responda às questões no caderno.
- Qual é o nome do instrumento mostrado e qual é a sua função?
- O que está representado no visor da bússola?
- Como a bússola deve ser utilizada para a identificação correta das direções cardeais?
3. Descubra as direções cardeais a partir da sua moradia. Para isso, leia as instruções a seguir.
- Observe em qual direção o Sol aparece pela manhã no lugar onde você mora ou a direção onde o Sol se põe ao entardecer.
- Estenda o braço direito para a direção onde o Sol aparece pela manhã e você encontrará o Leste.
- Depois, estenda o braço esquerdo para a direção onde o Sol se põe ao entardecer e você encontrará o Oeste.
- Dessa maneira, à sua frente estará o Norte e, atrás, o Sul.
- Com as direções cardeais identificadas, desenhe em seu caderno algum elemento localizado ao Leste, ao Oeste, ao Sul e ao Norte da sua moradia.
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4. Observe a imagem e depois responda às questões no caderno.
- Sabendo que o Sol aparece pela manhã na direção Leste, encontre a direções cardeais observando a imagem anterior.
- Estando na igreja, em qual direção se deve seguir para chegar ao hospital?
- A quadra de esportes está localizada em qual direção em relação à igreja?
- O hospital está localizado em qual direção em relação à praça?
- O hospital está localizado em qual direção em relação ao prédio azul?
- A quadra de esportes está localizada em qual direção em relação ao prédio azul?
- A praça está localizada em qual direção em relação à igreja?
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2 Município: espaço rural e espaço urbano
Um município geralmente é formado pelo espaço rural e pelo espaço urbano. Na foto a seguir, observamos parte do espaço rural e do espaço urbano do município de Guaíra, em São Paulo, em 2018.
A paisagem retratada na foto possibilita uma visão ampla de parte de um município. Nessa foto, é possível identificar elementos que caracterizam a área urbana e outros que caracterizam a área rural.
1. Cite os elementos que caracterizam o espaço rural e os elementos que caracterizam o espaço urbano na paisagem anterior.
2. Com os colegas, descrevam os aspectos que diferenciam a organização desses dois espaços.
Quando comparamos os espaços rural e urbano de um município, a principal diferença que podemos observar entre eles é o modo como esses espaços são utilizados.
No espaço rural, em geral, as pessoas cultivam lavouras, criam rebanhos de diferentes animais e constroem alguns tipos de indústrias. Nesse espaço, também existem áreas de vegetação natural.
No espaço urbano, há moradias construídas próximas umas das outras, diferentes estabelecimentos comerciais e industriais, ruas e avenidas, maior trânsito e fluxo de pessoas e veículos.
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A população do município
A população de um município é formada pelas pessoas que moram na área urbana (cidade, vilas e povoados) e também pelas pessoas que moram na área rural (chácaras, sítios e fazendas).
Alguns municípios brasileiros possuem população muito numerosa, enquanto outros apresentam população pouco numerosa. Observe a tabela ao lado.
População total de alguns municípios brasileiros (2020) | |
---|---|
São Paulo (SP) | 12 325 232 |
Salvador (BA) | 2 886 698 |
Campo Grande (MS) | 906 092 |
Santarém (PA) | 306 408 |
Ouro Preto (MG) | 74 558 |
Getúlio Vargas (RS) | 16 184 |
Castanheiras (RO) | 2 987 |
Fonte de pesquisa: IBGE. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1o de julho de 2020. Disponível em: https://oeds.link/8P7pgK. Acesso em: 3 jul. 2021.
3. Identifique na tabela:
- O município que tem a maior população.
- O município que tem a menor população.
Valorize as diferentes culturas das pessoas que moram no seu município.
A população rural e urbana no município
Na maioria dos municípios brasileiros, a população urbana é maior do que a população rural. Porém, em alguns municípios, a população rural é mais numerosa do que a população urbana. Veja os gráficos a seguir.
Fonte de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/w2EewB. Acesso em: 3 jul. 2021.
4. Qual município tem a população rural maior do que a população urbana?
5. Qual município apresenta uma população urbana maior do que a população rural?
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ATIVIDADES
1. A tabela a seguir apresenta a população rural e a população urbana de alguns municípios brasileiros. Observe-a e, depois, responda às questões em seu caderno.
Município | População rural (2010) | População urbana (2010) |
---|---|---|
Canudos (BA) | 7 034 | 8 698 |
Recife (PE) | 0 | 1 537 704 |
Camboriú (SC) | 3 130 | 59 231 |
São José de Ribamar (MA) | 125 336 | 37 709 |
Teresópolis (RJ) | 17 539 | 146 207 |
Fonte de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/ghpWWK. Acesso em: 3 jul. 2021.
- Qual município possui a maior população urbana?
- Em qual município a população rural é maior do que a população urbana?
- O que há de diferente entre os dados de Recife e os dados dos demais municípios apresentados? O que você pode concluir sobre isso?
2. Observe a tabela e o gráfico a seguir. Depois, escreva no caderno o número que identifica a população do município correspondente a cada coluna do gráfico.
População total de alguns municípios brasileiros (2020)
Município | População |
---|---|
Afuá (PA) | 39.567 |
Carirá (SE) | 22.239 |
Conchal (SP) | 28.273 |
Iporá (GO) | 31.499 |
Fonte de pesquisa: IBGE. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1o de julho de 2020. Disponível em: https://oeds.link/UfxAFt. Acesso em: 3 jul. 2021.
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O município nos mapas
Os mapas podem representar características de um espaço, como a forma dos terrenos, seus limites e, até mesmo, a maneira como esse espaço é utilizado.
O mapa é a representação em tamanho reduzido de determinado espaço, elaborado em uma superfície plana, como a de um papel. Por meio de mapas, podemos representar o espaço de um município, de um estado, de um país ou de todo o planeta Terra. Essa representação é feita em uma visão vertical, ou seja, uma visão do alto e de cima para baixo.
Veja a seguir, no município de Fortaleza, a localização das áreas urbanas e rurais.
Fonte de pesquisa: CEARÁ. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). 2018. Disponível em: https://www.ipece.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/45/2019/02/mapas_municipais_Fortaleza_2019.pdf. Acesso em: 9 jul. 2021.
O município de Fortaleza, no estado do Ceará, na realidade, tem uma área muito maior. Para representar todo o município no espaço da página do livro, foi necessário elaborar essa representação em um tamanho muito reduzido em comparação ao tamanho real dessa área.
1. Qual área é maior nesse município, a rural ou a urbana?
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Como ler um mapa
Veja a seguir quais são as informações que os elementos do mapa fornecem.
O título apresenta o tema, indicando o que o mapa está mostrando.
A orientação é representada em um mapa pela rosa dos ventos, que indica as direções cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) e as colaterais (Nordeste, Noroeste, Sudoeste e Sudeste).
A escala permite saber o tamanho real do espaço representado no mapa.
A legenda traz o significado de elementos importantes da representação, como alguns símbolos que precisam ser identificados para a compreensão do mapa.
A fonte indica a origem e a data das informações contidas no mapa.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 164.
2. Sobre o mapa, responda às questões.
- Qual é o tema representado no mapa visto anteriormente?
- Em qual parte do mapa é possível encontrar a informação sobre o tamanho real da área que foi representada?
- O que os símbolos utilizados no mapa estão mostrando? Qual parte do mapa fornece essa informação?
- Qual símbolo do mapa indica as direções cardeais e colaterais?
- Quais informações a fonte do mapa fornece?
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CIDADÃO DO MUNDO Os nomes dos municípios
Leia silenciosamente as informações desta página. Depois, leia em voz alta com os colegas.
De acordo com dados do IBGE do ano de 2020, o Brasil possuía 5 570 municípios. A origem dos nomes desses municípios é bem variada e pode representar diferentes aspectos culturais do país.
Alguns municípios brasileiros possuem nomes de origem indígena. Veja alguns exemplos a seguir.
Palmares (Pernambuco) e União dos Palmares (Alagoas): municípios localizados na região em que se formou o Quilombo dos Palmares, antigo refúgio de escravizados africanos. Os nomes desses municípios foram dados em homenagem ao último líder desse quilombo, Zumbi dos Palmares.
Corumbá: município do estado do Mato Grosso do Sul, significa lugar distante.
Maués: município localizado no estado do Amazonas. Seu nome significa papagaio curioso e inteligente.
Bauru: município do estado de São Paulo, significa cestos de frutas.
Manaus: município do estado do Amazonas. Seu nome vem de manaí, nome indígena do peixe-boi.
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Outros municípios recebem o nome de personalidades importantes da história do Brasil, como escritores, inventores, presidentes da República, etc. Veja alguns exemplos.
Alberto Santos Dumont, conhecido por ser inventor do avião, viveu entre os anos de 1873 e 1932. Em 1906, em Paris, na França, conseguiu que seu avião, o 14-Bis, levantasse voo e percorresse a distância de 60 metros a uma altura de cerca de 3 metros do chão.
José Bento Monteiro Lobato viveu entre os anos de 1882 e 1948. É considerado o maior escritor de literatura infantil brasileira. Entre outras publicações, destacou-se pelo título A menina do narizinho arrebitado, primeiro livro em que aparecem os personagens da obra O Sítio do Picapau Amarelo.
1. Em sua opinião, qual é a importância de valorizar a diversidade cultural presente em nomes de municípios ou ruas de nosso país?
2. Releia as páginas 26 e 27 em casa, com seus pais ou responsáveis. Façam uma pesquisa e conversem sobre a origem do nome do município onde vivem. Anote as informações no caderno e depois conte aos colegas na sala de aula, comparando as informações coletadas.
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3 As paisagens rurais do município
No espaço rural de um município, predominam paisagens diferentes, formadas por plantações, áreas de criação de animais, áreas de vegetação natural e também por alguns tipos de construções, como moradias, silos e armazéns.
As paisagens rurais também são diferentes por causa do tamanho das propriedades rurais e das atividades praticadas. Observe a seguir diferentes paisagens rurais.
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1. Em quais das paisagens mostradas observa-se a criação de gado? E em quais paisagens observa-se o cultivo de lavouras?
2. No município onde vive, você já observou paisagens como as mostradas nesta página? Converse com os colegas sobre isso.
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As paisagens rurais e o meio natural
Além do tamanho de uma propriedade rural e do modo como seu espaço é utilizado, alguns aspectos naturais também tornam uma paisagem rural diferente de outras. Vamos conhecer alguns exemplos de como isso ocorre.
A influência do relevo: as áreas onde os terrenos são mais planos favorecem o cultivo. Esses terrenos permitem o uso de máquinas para realizar o plantio, a adubação e a colheita das lavouras. As áreas em que os terrenos são muito íngremes ou montanhosos exigem a utilização de algumas técnicas de cultivo, como a construção de terraços que protegem o solo das enxurradas provocadas pela água das chuvas. Observe as imagens a seguir.
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A influência do clima: entre as características do clima que exercem grande influência na paisagem rural está a temperatura do ar. Algumas dessas paisagens caracterizam-se pelo cultivo de produtos que se adaptam melhor a baixas temperaturas, como é o caso do trigo. Outras paisagens caracterizam-se pelo cultivo de lavouras que se desenvolvem melhor em temperaturas altas, como é o caso da soja e da cana-de-açúcar. Observe as imagens a seguir.
As regiões que apresentam climas secos e com poucas chuvas também podem ser exploradas para o desenvolvimento das atividades agrícolas. Para produzir nessas áreas, é necessária a aplicação de algumas técnicas de cultivo, como a irrigação.
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ATIVIDADES
1. Observe a imagem a seguir.
- Identifique e escreva em seu caderno o quadrante onde estão localizadas as seguintes cenas. Siga o exemplo.
Trator arando a terra: 4C
Pequena horta
Gado pastando
Lago
Roupas no varal
2. Observe a foto a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
- A foto está retratando uma paisagem rural ou urbana?
- Quais elementos da paisagem levaram você a essa conclusão?
- Você já observou elementos semelhantes aos da foto na paisagem do município onde você mora? Se sim, quais?
3. Você já observou como algumas características do clima, por exemplo, a temperatura do ar (mais quente ou mais fria) e a ausência ou a ocorrência de chuvas, alteram a paisagem do lugar onde você mora?
Em uma folha de papel, desenhe alguma modificação que você já tenha percebido na paisagem do lugar onde vive por causa da ação de alguma característica do clima.
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4 As paisagens urbanas do município
Nas cidades, podemos observar diferentes paisagens. Essas paisagens se diferenciam pelo modo como as pessoas utilizam o espaço urbano, ou seja, como constroem casas, edifícios, ruas, praças e parques, além das atividades econômicas que desenvolvem.
Veja a seguir as características das paisagens de bairros em diferentes cidades.
Ao analisarmos essa paisagem, observamos um bairro em que predominam construções residenciais. Alguns estabelecimentos comerciais também existem nesses tipos de bairro. A foto mostra parte da cidade de Campinas, em São Paulo, em 2020.
Nessa foto, é possível observar uma rua do centro da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 2020. O centro é uma área da cidade onde geralmente se localiza um grande número de lojas, bancos, restaurantes, etc. Portanto, é um lugar onde o comércio é mais intenso e, por isso, o fluxo de pessoas é maior.
1. Você já foi ao centro da cidade do município onde você mora?
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O CRESCIMENTO DAS CIDADES
Quando as cidades crescem e suas áreas passam a se expandir, geralmente podemos observar nas paisagens novos loteamentos em lugares que antes eram ocupados por lavouras ou por áreas de vegetação natural.
Dessa forma, as áreas onde predominavam atividades rurais transformam-se, ao receber mais moradias, comércios, entre outras atividades, e passam a ter características urbanas.
- loteamentos:
- divisões de grandes terrenos em terrenos menores ou lotes, geralmente comercializados para a construção de moradias e estabelecimentos comerciais
- Os bairros nem sempre tiveram as mesmas características. Você sabe por quais mudanças o bairro onde você mora ou onde se localiza a escola passou recentemente? Foram construídos recentemente novos estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais ou edifícios? Houve a criação de novos parques, praças ou ruas? Converse com os colegas sobre isso.
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As paisagens urbanas e o meio natural
As paisagens de uma cidade também podem ser influenciadas pelas características naturais. As diferentes formas do relevo e o curso de rios e córregos são aspectos que também tornam uma paisagem urbana diferente de outras. Vamos conhecer alguns exemplos de como isso ocorre.
A influência do relevo: quando as cidades crescem em áreas de morros, as ruas acompanham o traçado sinuoso do terreno, apresentando ladeiras muito íngremes, com subidas e descidas acentuadas. Porém, quando as cidades crescem em áreas de terrenos mais planos, favorece o traçado de ruas planas e retas. Observe as imagens a seguir.
2. A área urbana de seu município apresenta alguma das características de relevo mostradas nas paisagens anteriores? Comente com os colegas sobre isso.
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A ação humana pode provocar modificações no relevo de uma cidade com o objetivo de atender a algumas necessidades. Veja alguns exemplos.
A influência da hidrografia: rios e córregos também estão presentes em muitas paisagens urbanas. Em diversas cidades, sobretudo nos maiores centros, o curso de rios e córregos foram alterados pela ação humana. Alguns rios, por exemplo, tiveram suas margens ocupadas e sofreram modificações no traçado de seus cursos.
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ATIVIDADES
1. Leia os textos a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
A
[...] A Praça Garcia, no centro da cidade - onde, ao lado da igreja colonial, reluz uma estátua do piloto Ayrton Senna -, é o ponto de encontro dos taxistas. Eles põem o assunto em dia entre um passageiro e outro e colaboram trazendo notícias frescas. Forasteiros são facilmente reconhecidos, até mesmo pelo jeito de andar na rua. Pessoas muito apressadas só podem ser de fora. [...]
O amigo leiteiro do governador, de Hudson Corrêa. Época, São Paulo, Globo, 16 set. 2013. p. 49.
B
Quando a casa da fazenda apareceu azul e branca no final do caminho, meu coração explodiu de alegria [...].
O caminhão balançou para lá e para cá na última curva, aprumou as quatro rodas no terreno acidentado e seguiu firme na direção do curral [...].
Passamos entre dezenas de bois, vacas e bezerrinhos que espalhavam um cheiro seco de estábulo, e estacionamos no gramado em frente à casa. [...]
De braços para o alto, de Drauzio Varella. Ilustrações de Cárcamo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002. p. 7-9.
- Qual dos textos descreve uma paisagem rural? Escreva dois elementos que fazem parte dessa paisagem.
- Qual dos textos descreve uma paisagem urbana? Escreva dois elementos que fazem parte dessa paisagem.
- Faça uma descrição do lugar onde você vive, como nos textos lidos anteriormente. Use elementos que existem no lugar para descrevê-lo e contar algo que o caracteriza.
2. Observando a cidade do município em que você vive, escreva um texto, que pode ser ilustrado por um desenho ou por uma foto, mostrando a influência do meio natural na configuração do espaço urbano de sua cidade.
Escolha uma paisagem da área urbana e indique qual influência do meio natural é possível observar: forma de relevo montanhoso, íngreme ou plano, construção de túneis ou aterros, presença de rios, córregos ou rios canalizados.
Depois de produzido, faça uma leitura em voz alta do texto aos colegas da turma, mostrando a imagem (foto ou desenho) da área da cidade que você escolheu para descrever. Conheça a descrição dos demais colegas também.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Monte uma tabela em seu caderno para classificar os elementos naturais ou culturais da paisagem mostrados no quadro. Faça conforme o modelo a seguir.
florestas · estradas · rios · pontes · lavouras · fábricas · montanhas · cidades · mares · solos
Elementos naturais | Elementos culturais |
---|---|
florestas | estradas |
2. Escolha uma das fotos do seu livro didático e desenhe um croqui dessa paisagem no caderno ou em uma folha de papel sulfite.
3. Utilize a rosa dos ventos mostrada no mapa para realizar as atividades propostas. Responda às questões a seguir no caderno.
Qual cidade mostrada no mapa se localiza:
- Ao norte de Campo Grande?
- A noroeste de Dourados?
- A sudoeste de Três Lagoas?
- Ao sul de Campo Grande?
- A nordeste de Dourados?
- Ao norte de Três Lagoas?
- A oeste de Dourados?
Fonte de pesquisa: Atlas Geográfico Escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 178.
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4. No caderno, escreva os nomes das direções cardeais e dos pontos colaterais indicados na figura da rosa dos ventos.
5. Observe a foto a seguir e responda às questões no caderno.
- Cite dois elementos que você observa no espaço rural dessa paisagem.
- Cite dois elementos que você observa no espaço urbano dessa paisagem.
6. Relacione cada parte do mapa à informação correspondente e anote-a no caderno.
- Legenda
- Fonte
- Escala
- Título
- Rosa dos ventos
- Apresenta o tema do mapa.
- Apresenta o significado de elementos da representação.
- Indica as direções cardeais.
- Indica a origem e a data das informações.
- Permite saber o tamanho real do espaço representado.
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7. Observe a foto e a manchete a seguir.
Prefeito [de Governador Valadares] decreta situação de emergência na cidade em razão das cheias
Disponível em: https://oeds.link/eidRKm. Acesso em: 27 jun. 2022.
- Utilize as palavras dos quadros a seguir e escreva no caderno uma legenda para a foto e uma para a manchete. O texto deve destacar a relação dos elementos naturais com a paisagem apresentada.
Foto: máquinas · plano · lavouras · relevo · espaço rural
Manchete: chuvas · rios · cidades · enchentes · transbordamento
8. Observe a população rural e urbana dos municípios apresentados na tabela. Em seguida, responda às questões no caderno.
População rural e população urbana de alguns municípios brasileiros (2010)
Município | População rural | População urbana | Total |
Prudentópolis (PR) | 26.329 | 22.463 | 48.792 |
Careiro da Várzea (AM) | 22.930 | 1.000 | 23.930 |
Anápolis (GO) | 5.858 | 328.755 | 334.613 |
Fonte de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/Wm621N. Acesso em: 3 jul. 2021.
- Qual é o município que possui maior população?
- Em qual município a população rural é muito maior do que a população urbana?
- Em qual município a população urbana é maior do que a população rural?
- Qual município possui quase a mesma população nas áreas urbana e rural?