40
2 Campo e cidade: espaços interligados
41
Os espaços que formam o município são interligados por diversos fatores que envolvem os seres humanos e o trabalho que realizam.
Vamos entender de que maneira ocorre essa interligação. Inicie conversando com os colegas e o professor sobre as questões a seguir.
CONECTANDO IDEIAS
- Como é o lugar que você observa na foto? O que está acontecendo nele?
- Em sua opinião, que tipos de produtos e serviços realizados no campo são importantes para a vida nas cidades, e vice-versa?
42
1 O trabalho no espaço rural
O trabalho no espaço rural caracteriza-se principalmente pela realização das atividades da agricultura, do extrativismo e da pecuária. Essas atividades fazem parte do setor primário da economia.
Por meio da agricultura, são produzidos grãos, legumes, verduras e frutas para o consumo das pessoas, dos animais e também para atender às necessidades das indústrias com matérias-primas para a fabricação dos mais diversos produtos.
- matérias-primas:
- materiais de origem vegetal, animal ou mineral que são utilizados para a fabricação de outros produtos
A atividade pecuária é responsável pela criação de animais para a produção de alimentos, como carne e leite, ou para atender a alguns tipos de indústrias, na fabricação de produtos alimentícios, cosméticos, calçados, etc.
A prática do extrativismo retira da natureza produtos vegetais, animais e minerais.
O extrativismo vegetal visa atender a diversos tipos de indústrias, para a fabricação de cosméticos, móveis e celulose, e também fornece alimentos, como castanhas, óleos, palmitos e açaí.
43
Os produtos do extrativismo animal, em geral, são utilizados como matéria-prima para alguns tipos de indústrias e também como alimentos para as pessoas. Essa atividade envolve práticas como a pesca, a coleta de ostras e caranguejos, etc.
Os produtos do extrativismo mineral atendem principalmente às indústrias e à geração de energia.
Por meio dessa atividade, são explorados diversos tipos de minerais, como ferro e cobre, além de metais e pedras preciosas, como ouro e diamante.
INDÚSTRIAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO CAMPO
No espaço rural, também podemos encontrar diversos tipos de indústrias, como usinas de açúcar e álcool, de processamento de carnes, farmacêuticas e petroquímicas. Também existem atividades ligadas ao comércio, como venda de doces, derivados de carne e leite, e a prestação de serviços, como o turismo em hotéis e pousadas. Veja o exemplo ao lado.
44
ATIVIDADES
1. Para cada foto abaixo, crie um cartão no caderno com o nome da atividade que está sendo realizada e o nome de um produto que pode ser obtido por meio dela. Veja o exemplo.
A
A
Atividade: Extrativismo.
Produto: Açaí.
B
C
D
E
45
2. Pesquise e escreva no caderno o nome da atividade agrícola que deu origem a esses produtos ou às suas matérias-primas.
LER E COMPREENDER
3. Leia o texto a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
A pesca baseia-se na retirada de recursos pesqueiros do ambiente natural. Já a aquicultura é baseada no cultivo de organismos aquáticos geralmente em um espaço confinado e controlado. [...]
Pesca e aquicultura. Embrapa. Disponível em: https://oeds.link/ERT9b5. Acesso em: 2 jan. 2021.
- recursos pesqueiros:
- peixes, camarões e outros organismos aquáticos
- Quais os dois tipos de atividades econômicas citados no texto?
- De que maneira essas atividades econômicas se diferenciam?
- A pesca refere-se a qual tipo de extrativismo? Justifique sua resposta.
4. Pesquise e registre no caderno alguns produtos obtidos pelas atividades do campo no município em que você vive.
46
Diferentes maneiras de produzir no campo
Muitos produtos que consumimos em nosso dia a dia são provenientes das atividades do campo. Alguns deles são consumidos em estado natural, outros são beneficiados, já outros são industrializados.
Esses produtos também têm origens diferentes, de acordo com o modo de trabalhar a terra nas propriedades rurais.
Nas pequenas propriedades, geralmente, trabalham as pessoas da família de agricultores e, quando necessário, alguns empregados são contratados. Boa parte da produção dessas propriedades é direcionada para o comércio local.
Nessas propriedades, em geral, utilizam-se ferramentas simples, como arado puxado por animais, além de colheita manual, entre outros instrumentos e técnicas tradicionais.
Nas grandes propriedades, são empregados diversos tipos de máquinas e outros recursos que diminuem a necessidade de mão de obra. Em algumas delas, são contratados empregados temporários, que trabalham apenas na época do plantio ou da colheita. A produção é direcionada, principalmente, ao abastecimento de indústrias e ao comércio, inclusive de outros países.
Nas grandes propriedades, em geral, a produção agrícola envolve o uso de tecnologia avançada, como máquinas e técnicas modernas. Predomina a monocultura, ou seja, o cultivo de apenas um tipo de produto ou de extensas áreas usadas para a pecuária.
- beneficiados:
- produtos que passaram por algum processo em que foram, por exemplo, limpos, descascados ou embalados
47
A importância das atividades do espaço rural
As atividades realizadas no espaço rural, como agricultura, pecuária e extrativismo, são importantes para a economia dos municípios por diversos motivos. Veja alguns deles.
- Produção de alimentos para o consumo da população.
- Geração de trabalho e renda para os trabalhadores.
- Fornecimento de matéria-prima para atender à produção industrial.
Em alguns municípios, as atividades do espaço rural atendem às necessidades de determinadas indústrias. Alguns exemplos são a produção de algodão para abastecer as indústrias têxteis, de soja para as fábricas de óleo vegetal ou ração animal, e a extração de minerais para produzir chapas de aço e peças para os mais variados produtos.
ENERGIA VERDE
O campo também produz recursos para a produção de energia. Você sabia que alguns cultivos, como o de cana-de-açúcar e o de óleo de dendê, são matérias-primas para a produção de combustíveis para veículos? São os chamados biocombustíveis, que recebem esse nome por serem de origem vegetal.
48
A AGRICULTURA FAMILIAR
A agricultura familiar é caracterizada pelo trabalho de famílias que moram e trabalham no campo, geralmente em pequenas propriedades rurais, onde é muito comum encontrarmos grande variedade de produtos cultivados em uma mesma área.
A produção da agricultura familiar é responsável por grande parte dos alimentos que chegam às nossas mesas.
Veja a seguir como a agricultura familiar contribui para a alimentação dos brasileiros.
Fonte de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/3Xo3q6. Acesso em: 21 jan. 2021.
Uma maneira de respeitar o trabalho dos agricultores é evitar o desperdício de alimentos. Como você evita esse desperdício em seu dia a dia?
- Pesquise e registre no caderno o nome de dois ou mais produtos cultivados pela agricultura familiar no município onde você mora.
49
ATIVIDADES
1. Escreva as frases a seguir no caderno substituindo cada pela palavra adequada, apresentada no quadro.
pecuária · tradicionais · campo · naturais · grandes · pequenas · industrializados · modernas
- Os produtos provenientes do que consumimos em nosso dia a dia podem ser , beneficiados ou .
- Nas _____ proopriedades rurais, geralmente são utilizadas técnicas de cultivo, como arado puxado por animais e colheita manual.
- Nas propriedades rurais, geralmente são utilizadas máquinas e técnicas na produção. Predomina um único tipo de cultura ou extensas áreas são usadas para a .
2. Observe o selo a seguir e responda às questões no caderno.
- Quais atividades realizadas no campo podem ser observadas na imagem?
-
Copie uma das frases a seguir que identifica a característica predominante da imagem acima.
- O selo representa atividades agrícolas em pequenas propriedades.
- O selo representa atividades agrícolas em grandes propriedades.
-
Descreva como é a produção no tipo de propriedade que você identificou como correta na alternativa anterior.
-
De que maneira a produção da agricultura familiar faz parte do seu dia a dia?
-
Em sua opinião, qual é a importância desse tipo de produção? Converse com os colegas e anote sua conclusão no caderno.
50
CIDADÃO DO MUNDO A força da mulher no campo
1. Leia silenciosamente o texto a seguir. Depois, leia em voz alta com os colegas.
O trabalho pesado nunca foi impedimento para que muitas mulheres exercessem papel fundamental no campo, desde o cuidado com lavouras, plantio e colheita até compras e negociações com fornecedores. Todas essas funções são divididas entre homens e mulheres no campo.
Além disso, na maioria das vezes, tanto as mulheres que trabalham no campo quanto as que trabalham na cidade acumulam outras atividades que envolvem cuidar da rotina de sua família e de sua moradia. Atualmente, também existem muitas famílias, no campo ou na cidade, que, por diversos motivos, são lideradas por mulheres.
51
Colaborando com a produção ou agregando valor aos produtos, as mulheres aumentam a renda familiar. Em alguns municípios, também existem cooperativas femininas, que impulsionam o trabalho das mulheres do campo com a venda de produtos agrícolas e seus derivados, como doces e queijos, e também de artesanatos, como bordados, cerâmicas e cestarias, que se tornam uma renda extra para as famílias.
- Há alguma palavra ou assunto no texto que você não conhece? Pesquise no dicionário ou leve sua dúvida ao professor, para que ele o auxilie a resolver.
- De que maneira o trabalho das mulheres do campo está presente em seu dia a dia?
- Em sua opinião, qual é a importância do trabalho das mulheres no campo?
52
2 O trabalho no espaço urbano
No espaço urbano, o trabalho das pessoas caracteriza-se, principalmente, pela realização de atividades como indústria, comércio e prestação de serviços. A atividade da indústria faz parte do setor secundário, e o comércio e a prestação de serviços fazem parte do setor terciário da economia.
A produção de diferentes mercadorias é realizada pela atividade da indústria.
A compra e a venda dos mais variados produtos são desenvolvidas pela atividade do comércio.
A realização de diferentes tipos de serviços ocorre por meio da prestação de serviços.
53
A importância das atividades do espaço urbano
As atividades realizadas no espaço urbano são de grande importância para o município. Veja algumas delas.
Produção dos mais variados tipos de mercadorias utilizadas no dia a dia, desde produtos alimentícios, eletrodomésticos e roupas até veículos e máquinas industriais e agrícolas.
Além da comercialização dos mais diferentes produtos, há atividades ligadas à prestação de diversos serviços à população.
Geração de emprego e renda para milhões de trabalhadores, tanto no setor industrial quanto no comércio e na prestação de serviços.
54
O emprego nas cidades
As diferentes atividades realizadas no espaço urbano geram empregos para a população. Veja o gráfico abaixo.
1. Quais atividades da cidade mais geram empregos?
2. Cite o nome de um estabelecimento comercial ou de prestação de serviços da área urbana do município onde você mora.
Fonte de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Disponível em: https://oeds.link/uzOGiF. Acesso em: 21 jan. 2021.
No entanto, as vagas de trabalho não são suficientes e há muitas pessoas desempregadas nas cidades. Por conta disso, é crescente o trabalho informal, ou seja, o trabalho sem registro em carteira.
Muitas pessoas que não conseguem emprego com registro em carteira acabam por trabalhar como vendedores ambulantes, entregadores, etc.
55
ATIVIDADES
1. Relacione no caderno os profissionais mostrados a seguir ao tipo de atividade econômica em que eles trabalham. Veja o exemplo: 1-C
- Comércio.
- Indústria.
- Prestação de serviços.
1
2
3
4
5
6
2. Escreva no caderno dois exemplos que estejam presentes em seu dia a dia para cada tipo de atividade econômica.
-
Comércio.
-
Prestação de serviços.
-
Indústria.
56
3 A integração entre o espaço rural e o espaço urbano
As atividades econômicas desenvolvidas no espaço rural e no espaço urbano se complementam e geram uma interligação entre esses espaços. Isso significa que a cidade depende da produção do campo. Por sua vez, o campo depende da produção da cidade. Observe os exemplos a seguir.
A cidade depende da produção do campo
O campo fornece matéria-prima para as indústrias das cidades, como minério para as siderúrgicas, madeira para as serrarias, milho, trigo e soja para as indústrias alimentícias, gado para os frigoríficos, leite para os laticínios, etc.
O campo também fornece alimentos que são comercializados nas cidades para o consumo da população. Os supermercados, as mercearias e as quitandas, por exemplo, vendem frutas, ovos, verduras, legumes, arroz, feijão, entre vários outros produtos alimentícios produzidos no campo.
57
O campo depende da produção da cidade
A cidade fornece ao campo os mais variados produtos industrializados, como roupas, calçados, tratores, arados, semeadeiras e ferramentas em geral, além de vacinas e medicamentos.
Diversas atividades realizadas no espaço rural também dependem de vários serviços existentes nas cidades. Entre esses serviços, estão o dos bancos, que financiam, ou seja, emprestam dinheiro aos proprietários rurais; o dos institutos de pesquisas agrícolas, que fornecem orientações técnicas aos produtores por meio do trabalho de veterinários e agrônomos; além dos serviços de comunicação, etc.
1. Converse com os colegas e anote no caderno o nome de seis produtos que vocês utilizam no dia a dia, elaborando um quadro. Veja o exemplo.
Produtos utilizados no dia a dia
Que vêm do campo | Que são fabricados na cidade |
Arroz | Camiseta |
58
AGROINDÚSTRIA
As agroindústrias são indústrias que processam produtos de origem agrícola ou pecuária. Geralmente, são instaladas no espaço rural, para que fiquem mais próximas das matérias-primas que utilizam. As agroindústrias processam diversos produtos, como as usinas de açúcar e álcool, laticínios e frigoríficos, fábricas de suco concentrado e de vinho, entre outras.
As agroindústrias podem transformar ou beneficiar a matéria-prima a fim de vendê-la para o consumo direto, como sucos e carnes, ou de enviar essa matéria-prima para outras indústrias, como no caso do processamento de grãos para a produção de ração animal.
Veja alguns exemplos de agroindústrias nas fotos a seguir.
- No município onde você mora, existem agroindústrias? O que elas produzem? Converse com o professor e os colegas
Dê preferência aos produtos do campo e da cidade de seu município.
59
Atividades das cidades e do campo
As atividades da indústria, do comércio e da prestação de serviços são realizadas principalmente no espaço urbano. No entanto, elas também podem ser realizadas no espaço rural. Veja algumas situações em que isso acontece.
2. Com os colegas, pensem em atividades características do espaço urbano que também são realizadas no espaço rural do município onde vivem.
60
ATIVIDADES
1. Observe o esquema a seguir.
De acordo com a imagem, copie em seu caderno apenas as frases que apresentam informações verdadeiras.
- As setas da imagem representam a troca de produtos e serviços entre os espaços urbano e rural.
- O campo fornece à cidade produtos como calçados, roupas, tratores e outros equipamentos.
- O campo fornece à cidade matérias-primas como couro, madeira, grãos, entre outras.
- A cidade fornece ao campo vacinas, serviços médicos e de comunicação, etc.
61
2. Reescreva no caderno a frase incorreta da questão 1 tornando-a correta.
3. Relacione, no caderno, cada produto apresentado nas imagens aos respectivos tipos de indústrias. Veja o exemplo: 1C.
1
A Indústria alimentícia.
2
B Indústria moveleira.
3
C Indústria automobilística.
4
D Indústria de vestuário.
4. Copie os nomes dos produtos a seguir no caderno organizando-os em um quadro. Veja o exemplo.
leite · geladeira · carne · televisão · frutas · bicicleta · verduras · ventilador
Produzido na cidade | Produzido no campo |
---|---|
geladeira | verduras |
5. No caderno, desenhe e escreva o nome de um produto que o campo fornece para a cidade e de um produto que a cidade fornece ao campo.
62
4 Da matéria-prima ao consumidor
Antes de chegar até os consumidores, os produtos passam por diversas etapas. Vamos compreender melhor como isso ocorre. Leia os textos seguindo a numeração.
1 Geralmente, as matérias-primas são produzidas ou extraídas da natureza no espaço rural.
Veja o caso do trigo sendo colhido no campo.
2 Depois de colhidas ou extraídas, as matérias-primas são transportadas do campo até as indústrias.
Muitas vezes, essas matérias-primas são transformadas em produtos que serão utilizados em outras indústrias. O trigo, por exemplo, é usado para fabricar a farinha, que, por sua vez, é utilizada na produção de massas, bolos, biscoitos, etc.
63
1. Converse com os colegas sobre a origem de alguns produtos que vocês costumam consumir diariamente.
3 Os produtos beneficiados ou fabricados são transportados novamente até os estabelecimentos comerciais para serem vendidos aos consumidores em geral.
4 Depois de comprados, os produtos são consumidos pelas pessoas.
64
CIDADÃO DO MUNDO Repensando o consumo
O livro No tempo em que a televisão mandava no Carlinhos..., da escritora Ruth Rocha, conta uma história muito interessante sobre as propagandas. Nele, é exposto como as promoções podem influenciar as pessoas a consumirem sem pensar na necessidade ou nas consequências desse consumo.
Nessa história, Carlinhos é um menino que consome quase tudo que vê nas propagandas da televisão, até o momento em que isso começa a prejudicar a própria saúde.
Com a ajuda dos pais, ele deixa de agir por impulso e passa a consumir apenas produtos que fazem bem à saúde. Além disso, volta a se divertir com os amigos do bairro onde mora.
Muitas vezes, o aumento do consumo é impulsionado pelas promoções lançadas pelo comércio, que incentivam as pessoas a consumirem mais produtos.
As pessoas podem comprar esses produtos apenas por estarem com preços mais baixos, sem pensar se precisam realmente deles, ou seja, sem praticar o que chamamos de consumo consciente. O consumo consciente ocorre quando refletimos sobre nossas necessidades antes de comprarmos um produto.
- Em sua opinião, por que precisamos repensar nosso consumo?
- Em casa, releia esta página com seus pais ou responsáveis e conversem sobre esse assunto. Pensem de que maneira você e sua família podem reduzir o consumo. Depois, conte aos colegas.
65
ATIVIDADES
1. Relacione no caderno cada matéria-prima produzida no campo ao produto fabricado a partir dela. Veja o exemplo: 1-B.
Matéria-prima
1
2
3
4
Produto
A
B
C
D
2. De acordo com essas imagens, pesquise os tipos de indústrias que transformam a matéria-prima produzida no campo ao produto fabricado a partir dela. Anote a resposta no caderno.
66
PARA SABER FAZER
Como fazer uma compra consciente
Além de sermos consumidores conscientes, ao realizarmos uma compra, é importante estarmos atentos a alguns aspectos. Desse modo, também podemos fazer uma compra consciente.
Mas você sabe como fazer uma compra como essa? Veja.
1 Primeiramente, pensar na necessidade. Sempre se perguntar se realmente precisa do que pretende comprar.
2 Comparar preços em diferentes lojas. A diferença de preço de alguns produtos entre estabelecimentos comerciais pode ser grande, sendo possível, às vezes, adquirir duas unidades do produto em questão pelo preço de uma.
3 Verificar o melhor custo-benefício entre marcas diferentes, ou seja, comprar daquela que oferece maior quantidade ou melhor qualidade pelo menor preço.
67
4 Sempre que possível, dar preferência a produtos com selos de certificação.
Selos de certificação garantem que os produtos foram fabricados de acordo com uma série de normas. Veja alguns exemplos.
A marca da gestão florestal responsável
5 Em caso de produtos perecíveis, verificar a data de validade, pois esses produtos devem ser consumidos antes que esse prazo acabe.
6 Ler o rótulo para verificar quais ingredientes compõem o produto, principalmente se você ou alguém da sua família tem alergia a algum deles.
No Brasil, os rótulos de alimentos devem conter informações sobre a presença de glúten ou de produtos que podem causar alergia, como leite, amendoim, soja e ovos.
AGORA É COM VOCÊ!
Ao acompanhar seus pais ou outro adulto durante as compras, comente com eles sobre os passos que você aprendeu aqui e auxilie-os a fazer uma compra consciente. Depois, conte aos colegas como foi a sua experiência.
68
5 Espaços que se integram
Vimos que existe uma interdependência entre o campo e a cidade, principalmente por causa das trocas de produtos, serviços e informações entre esses espaços. De modo geral, essa integração pode ocorrer de diversas formas, como pelos variados meios de transporte e de comunicação.
Os meios de transporte
O meio de transporte rodoviário é o mais usado no Brasil para transportar mercadorias e matérias-primas de um local para outro.
No Brasil, o meio de transporte hidroviário também transporta pessoas, mercadorias e matérias-primas de um lugar para outro. Destaca-se principalmente no transporte de minérios e grãos que são levados até as indústrias ou até os portos e vendidos para outros países.
69
O meio de transporte ferroviário é o segundo mais utilizado no Brasil para o transporte de mercadorias. Pelas ferrovias, são transportadas grandes quantidades de matérias-primas, principalmente minérios e produtos agrícolas.
O transporte aéreo também é muito utilizado no Brasil e no mundo como forma de deslocar, principalmente, passageiros. No entanto, as aeronaves também são muito usadas para a distribuição de mercadorias.
A integração entre as vias pelas quais circulam esses meios de transporte forma uma rede de transporte. Para construir rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, são necessárias obras de engenharia que provocam grandes transformações nas paisagens. Veja novamente as imagens.
-
De que maneira você percebe a integração entre o campo e a cidade em seu dia a dia?
70
Os meios de comunicação
Os meios de comunicação também proporcionam a integração entre os espaços. Pessoas que moram em cidades distantes ou em bairros diferentes de uma mesma cidade, habitando espaços rurais ou urbanos, comunicam-se e trocam informações utilizando diversos meios de comunicação.
Entre esses meios, os mais utilizados são os sistemas de telefonia, as emissoras de televisão e de rádio, os jornais, as revistas, os serviços postais dos Correios e a internet.
A transmissão de informações pelos meios de comunicação depende da instalação de equipamentos e de aparelhos eletrônicos nos mais diversos lugares, o que ocasiona modificações que podem ser observadas nas paisagens tanto do campo quanto da cidade. Veja os exemplos a seguir.
-
Existe alguma transformação na paisagem do município onde você mora que tenha sido provocada pela introdução ou ampliação de rede de transportes ou de comunicação? Faça no caderno um desenho mostrando essa transformação.
71
ATIVIDADES
-
Escreva, no caderno, por quais vias se deslocam os meios de transporte que interligam o campo e a cidade representados em cada foto a seguir.
-
Escreva no caderno dois exemplos de meios de transporte:
- Rodoviário.
- Ferroviário.
- Hidroviário.
- Aéreo.
72
-
Relacione no caderno as imagens aos textos correspondentes.
I
II
III
IV
- Levam informações e notícias escritas sobre vários assuntos para muitas pessoas.
- Transmite notícias, músicas e outras informações sonoras aos seus ouvintes.
- Permite a troca de informações e a comunicação entre pessoas e empresas conectadas à internet.
-
Junte-se aos colegas e organizem o Jornal da Semana. Para isso, pesquisem em jornais e revistas as notícias sobre os acontecimentos recentes que mais chamaram a atenção de vocês.
Depois, selecionem as notícias mais interessantes e elaborem um resumo de cada uma delas, ou seja, preparem pequenos textos apresentando as informações principais de cada acontecimento. Se possível, acrescentem imagens aos textos, como fotos ou desenhos.
Por fim, façam uma exposição dos jornais que vocês produziram.
73
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
-
Escreva no caderno o nome da atividade econômica mostrada em cada imagem. Escreva também o nome de dois produtos que podem ser obtidos por meio dessas atividades.
A
B
C
-
No caderno, cite dois exemplos que mostram a importância das atividades econômicas realizadas:
-
No espaço rural.
-
No espaço urbano.
-
-
Copie no caderno a tabela a seguir e complete-a com as atividades econômicas e os estabelecimentos destacados no quadro.
Indústria Comércio Serviços
limpeza pública · fábrica de tintas · padaria
fabricação de doces · hospital · supermercado
agência bancária · produção de automóveis · farmácia
74
-
Observe a imagem a seguir e escreva no caderno um texto explicando as relações que ocorrem entre o campo e a cidade.
-
Reescreva no caderno apenas as frases que indicam atitudes que devemos adotar como consumidores conscientes.
- Adquirir produtos em estabelecimentos comerciais com os menores preços e melhor qualidade.
- Comprar produtos eletrônicos que consomem maior quantidade de energia elétrica.
- Economizar dinheiro adquirindo produtos com baixa qualidade e que duram pouco tempo.
- Comprar apenas a quantidade necessária de produtos para atender às necessidades.
- Estar atento à data de validade dos produtos perecíveis, como os alimentos.
- Não comprar produtos desnecessários apenas por influência de propaganas.
75
-
Observe as imagens a seguir.
I
II
III
IV
Escreva no caderno a sequência correta que mostra as etapas do leite, desde a extração da matéria-prima até o consumo.
-
-
Escreva no caderno um texto explicando as etapas mostradas anteriormente.
-
-
Copie no caderno as frases a seguir completando-as corretamente com uma das informações destacadas entre os parênteses.
- Meio de transporte mais utilizado em nosso país: (ferroviário/rodoviário)
- Utilizado principalmente no transporte de minérios e grãos até indústrias ou portos: (hidroviário/aéreo).
- Ocupa a segunda posição no transporte de mercadorias em nosso país, movimentando grandes quantidades de matérias-primas: (ferroviário/hidroviário).
- Antenas parabólicas, redes de internet e sistemas de telefonia fazem parte dos meios de: (transporte/comunicação).