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3 Brasil: território e população
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O Brasil é um país com grande extensão territorial e uma população bastante diversificada.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o território brasileiro e sua população.
CONECTANDO IDEIAS
1. Qual característica do território do Brasil podemos observar na foto destas páginas?
2. De que maneira você descreveria o Brasil para uma pessoa que nunca esteve em nosso país?
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1 O Brasil no mundo
A maior parte da superfície terrestre, cerca de 71%, é coberta pelas águas dos mares e oceanos. O restante, ou seja, cerca de 29% da superfície da Terra, é formado por terras emersas (continentes e ilhas) situadas acima do nível do mar. Os seis continentes são: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.
O Brasil está localizado no continente americano. Veja o mapa a seguir que mostra a distribuição dos continentes e oceanos, e também a localização do território brasileiro.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 34
Identifique no mapa a localização do território brasileiro no mundo.A tabela a seguir apresenta a área de cada continente. Observe também o gráfico.
Extensão dos continentes
Continente | Área (em km²) |
Ásia | 44 570 328 |
América | 42 058 432 |
África | 30 311 383 |
Antártida | 13 974 443 |
Europa | 10 367 058 |
Oceania | 8 531 951 |
Fonte de pesquisa: Almanaque Abril. São Paulo: Abril, 2013. p. 345.
Fonte de pesquisa: Almanaque Abril. São Paulo: Abril, 2013. p. 345.
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O Brasil na América
O Brasil está localizado na porção sul do continente americano, que pode ser dividido em três partes:
- América do Norte.
- América Central.
- América do Sul.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 32.
Observe no mapa ao lado a localização do Brasil na América.
-
Identifique e escreva no caderno o nome de dois países que estão localizados na:
-
América do Norte.
-
América Central.
-
América do Sul.
-
AMÉRICA VEM DE AMÉRICO!
No dia 12 de outubro de 1492, o navegador italiano Cristóvão Colombo chegou à América.
O nome desse continente foi dado em homenagem ao explorador italiano Américo Vespúcio. Ele foi o primeiro a anunciar ao mundo que as terras descobertas por Colombo faziam parte de um novo continente.
Em 1507, o nome América apareceu pela primeira vez em um planisfério.
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ATIVIDADES
-
De acordo com o mapa, a tabela e o gráfico da página 78, responda às questões a seguir no caderno.
-
Qual é o continente mais extenso do planeta Terra? Qual é a área territorial desse continente?
-
Qual é a porcentagem de terras que o continente europeu ocupa na distribuição de terras do planeta?
-
Qual é o continente menos extenso do planeta Terra? Qual é a área territorial desse continente?
-
O território brasileiro está localizado em qual continente?
-
-
O Brasil ocupa quase a metade da área da América do Sul. Observe o mapa abaixo e verifique a localização do Brasil e dos demais países que compõem a América do Sul.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 41.
De acordo com o mapa, responda às questões a seguir no caderno.
-
Quais países fazem divisa com o Brasil e são banhados pelo oceano Atlântico?
-
Quais países fazem divisa com o Brasil e não são banhados pelo oceano Atlântico?
-
A Linha do Equador passa por quais países?
-
O Trópico de Capricórnio passa por quais países?
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2 O território brasileiro
O Brasil é formado por vinte e seis estados e um Distrito Federal. Cada estado tem um governo próprio, com sua sede localizada na capital do estado.
No Distrito Federal, encontra-se a cidade de Brasília, a capital do nosso país. Em Brasília, fica localizada a sede do governo federal brasileiro, ou seja, da presidência da República. O mapa a seguir mostra a divisão política do Brasil.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 90.
-
Qual é o nome do estado onde você vive? E o nome da capital desse estado?
-
Você mora na capital do estado ou em outro município? Escreva o nome do município onde você mora.
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O território brasileiro nem sempre foi assim
O território brasileiro passou por muitas transformações até adquirir a forma e a extensão que possui atualmente. Os mapas a seguir mostram algumas das transformações do território brasileiro ao longo dos séculos.
No século 16, como mostra este mapa, as divisões administrativas não eram por estados, como conhecemos hoje em dia. O território brasileiro era dividido em capitanias hereditárias. As áreas e a forma de governar as capitanias eram diferentes de como são os estados atualmente.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico do estudante, de Gisele Girardi e Jussara Vaz Rosa. São Paulo: FTD, 2011. p. 20.
Neste mapa do século 19, o território do Brasil tinha uma forma muito parecida com a atual. As diferenças podem ser observadas, por exemplo, nas áreas de alguns estados, como do Amazonas e do Acre, assim como nos limites de outros estados, como Bahia, São Paulo e Goiás.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico do estudante, de Gisele Girardi e Jussara Vaz Rosa. São Paulo: FTD, 2011. p. 20.
-
Identifique diferenças e semelhanças entre esses mapas. Em qual dos mapas a área do Brasil era maior?
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As cinco grandes regiões
Embora o Brasil apresente diferentes tipos de paisagens, vastas áreas de seu território reúnem características semelhantes, que podem ser naturais, históricas, econômicas e sociais.
Essas áreas, que reúnem características semelhantes, podem ser delimitadas e chamadas de regiões.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é um órgão do Governo Federal, dividiu o território do nosso país em cinco grandes regiões. São elas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Veja, no mapa, as cinco grandes regiões do Brasil estabelecidas pelo IBGE.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 94.
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ATIVIDADES
- Responda às perguntas a seguir no caderno consultando o mapa da página 83.
a. Em qual região está localizado o estado onde você vive?
b. Escreva o nome dos outros estados que fazem parte dessa região.
c. Em qual região fica localizado o Distrito Federal?
d. Escreva no caderno o nome de dois estados que se localizam nas regiões a seguir.
- Região Norte
- Região Nordeste
- Região Sul
- Região Centro-Oeste
- Região Sudeste
-
Observe mapa a seguir e responda às questões no caderno.
Divisão política e regional do Brasil (2018)
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 94.
-
O mapa trata de qual tema?
-
O que as linhas brancas representam? E as linhas vermelhas?
-
Escreva os nomes das regiões brasileiras indicadas pelos números da legenda do mapa.
-
Qual é a cor que representa a região onde você vive?
-
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3 A administração do território
Como já estudamos, o território brasileiro é dividido em 26 estados e um Distrito Federal. Os estados são formados pelos municípios. Veja o exemplo a seguir.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 90.
Os municípios podem ser divididos em unidades ainda menores, que recebem o nome de distritos.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 160.
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Estudando a administração do município
Todo município tem um governo com leis municipais que são baseadas nas leis estaduais e federais.
A administração do município é feita pelo prefeito, auxiliado pelos secretários e pelos vereadores. Os prefeitos e os vereadores são escolhidos pela população por meio do voto, na ocasião das eleições.
A sede administrativa de um município é composta pela prefeitura e câmara de vereadores e fica localizada na área urbana do município. Conheça melhor essa organização.
Prefeitura
O prefeito tem como principais atribuições administrar os recursos públicos, a exemplo do dinheiro arrecadado por meio de impostos, aplicando-os em áreas como da saúde, educação, saneamento, etc.
Câmara municipal
Os vereadores auxiliam na administração do município junto ao prefeito e são responsáveis por elaborar leis que melhorem a vida da população. Eles trabalham na câmara municipal.
Secretarias municipais
As secretarias coordenam a execução de serviços básicos por todo o município, tanto na área rural quanto na área urbana. Por isso, existem as secretarias de transportes, meio ambiente, educação, saúde, entre outras.
-
Você sabe onde se localiza a prefeitura do município onde você mora?
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A importância do voto
Atualmente, a partir de 16 anos de idade, os jovens brasileiros podem votar, mas não obrigatoriamente. No entanto, quando você fizer 18 anos passará a exercer seu dever e direito de votar.
Quando esse momento chegar, você estará assumindo a responsabilidade de escolher pessoas que o representarão na administração pública, ou seja, vai ajudar a decidir quem serão prefeitos, vereadores, deputados, governadores, senadores e presidentes da República.
Para exercer esse direito de maneira consciente e responsável é preciso informar-se sobre quem são os candidatos e quais são suas propostas de trabalho.
Após as eleições, todo cidadão também tem a responsabilidade de acompanhar o trabalho dos governantes eleitos, fiscalizando o cumprimento de suas propostas feitas no período eleitoral. É muito importante que toda a população acompanhe o trabalho dos governantes, seja do município, do estado ou do país.
As crianças, como todo cidadão, também podem observar algumas características do município, auxiliando na fiscalização da administração municipal. Também podem reivindicar melhorias por meio de debates na escola ou nas associações de bairros.
De que maneira você acompanha o trabalho dos governantes do município onde vive? Converse sobre isso com seus familiares e, depois, conte aos colegas.
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ATIVIDADES
- Utilize a letra inicial do nome de cada figura e descubra palavras relacionadas à administração dos municípios. Depois, anote-as em seu caderno.
A
B
C
D
E
-
Escreva um pequeno texto sobre como é organizada a administração do município, utilizando as palavras encontradas.
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A administração do município e os serviços essenciais
Estudamos sobre a administração dos municípios e sobre a responsabilidade do trabalho dos governantes pelas melhorias na vida dos moradores. Essas melhorias são promovidas, entre outras formas, pelo investimento de recursos públicos em diferentes serviços essenciais prestados à população. Veja alguns exemplos.
A presença de escolas e de Centros de Educação Infantil (CEI), também conhecidas como creches, tanto no espaço rural quanto no espaço urbano, permitem que as crianças tenham acesso à educação próximo ao lugar onde moram.
Os moradores das áreas rurais também devem ser atendidos pelos serviços básicos, como o transporte público em ruas ou estradas pavimentadas.
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O fornecimento de energia elétrica é um serviço essencial. A energia elétrica chega até a população por meio de redes de transmissão de energia, que devem ser implantadas tanto no espaço rural quanto no espaço urbano do município.
Nos postos ou centros de saúde, os moradores do bairro têm acesso à vacinação, a alguns tipos de remédios, a consultas com médicos e dentistas, entre outros serviços.
-
Muitas vezes, tanto na área urbana quanto na área rural do município, não estão disponíveis alguns dos serviços essenciais, como os mostrados nas imagens. Em seu município, você já notou se esses serviços são oferecidos aos moradores? Comente com os colegas sobre isso.
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ATIVIDADES
-
Relacione as letras aos números dos textos correspondentes a cada imagem e anote sua resposta no caderno.
A
B
C
D
- Coleta de lixo
- Atendimento à saúde.
- Policiamento.
- Fornecimento de energia elétrica.
-
Com seus pais ou responsáveis, verifiquem os serviços essenciais existentes onde vocês moram. Para tanto, copie no caderno os serviços a seguir e, com a ajuda deles, formem duas listas: uma com serviços disponíveis e que atendem às necessidades da população e outra com serviços que não existem ou não atendem às necessidades da população.
- Rede de água e esgoto.
- Fornecimento de energia elétrica e iluminação pública.
- Escola pública.
- Coleta e tratamento de lixo.
- Transporte coletivo.
- Posto de saúde.
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Direitos e deveres do cidadão
Você sabia que todas as pessoas têm direito aos serviços essenciais?
É responsabilidade do governo fornecer os serviços ou garantir a qualidade dos serviços prestados por empresas privadas. Por outro lado, os estabelecimentos e os diversos serviços públicos, como bibliotecas, escolas, telefones públicos, pontos de ônibus, entre outros, também devem ser bem cuidados pela população.
Portanto, além de direitos, temos deveres em relação aos serviços essenciais. Veja alguns deles.
Utilizar adequadamente parques e praças públicas sem causar danos. Na foto, academia pública ao ar livre em bom estado de conservação na cidade de Salvador, na Bahia, em 2020.
Conservar o transporte coletivo ao utilizá-lo. Na foto, passageiros em estação de embarque e desembarque do transporte coletivo de Curitiba, no Paraná, em 2018.
Não degradar patrimônio público, como parques, praças, monumentos, seja quebrando, riscando ou usando de maneira inadequada. Na foto, lixeira quebrada em uma praça da cidade de São Paulo, em 2021.
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Contribuir para a manutenção da limpeza das ruas, jogando lixo nos locais adequados. Na foto, lixo sendo jogado em lixeiras de materiais recicláveis na cidade de Manaus, no Amazonas, em 2017.
Conservar os ambientes das escolas, dos hospitais e dos postos de saúde, para que todos possam usufruir deles. Na foto, crianças durante o lanche em escola do município de Tucumã, no Pará, em 2016.
UTILIZANDO OS SERVIÇOS ESSENCIAIS COM RESPEITO
Ao utilizar os serviços essenciais que são públicos, ou seja, dos quais todas as pessoas têm o direito de usufruir, também devemos optar por atitudes de solidariedade e gentileza. É importante, por exemplo, respeitarmos os idosos, as gestantes e as pessoas com algum tipo de deficiência, dando-lhes prioridade em assentos, filas, etc. Veja um exemplo disso na foto ao lado.
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CIDADÃO DO MUNDO Todos pagam pelos serviços públicos
Você já pensou que ao comprar um chocolate ou um brinquedo está pagando impostos?
Os impostos estão incluídos no preço de todos os produtos e serviços que consumimos. Por exemplo, ao comprar brinquedos, cadernos, alimentos, combustível ou ao ir ao cinema, uma parte do que pagamos é imposto.
Os impostos também estão incluídos nas contas de água e esgoto, energia elétrica, telefone, entre outros serviços oferecidos por empresas públicas ou por empresas privadas.
O valor do imposto cobrado sobre cada produto ou serviço é indicado ao consumidor na nota fiscal. Veja.
Todos os impostos recolhidos pelo governo devem ser investidos em benefício da população, como na construção de estradas, na ampliação e melhoria dos serviços de saúde e educação, na segurança pública, etc.
- No lugar onde você mora, o dinheiro arrecadado com impostos é bem investido em melhorias dos serviços ou em benefício dos cidadãos? Dê exemplos.
- Há algum setor que precisa de mais investimentos ou melhorias no local onde você vive? Conte aos colegas.
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ATIVIDADES
Leia a notícia a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
Alunos pedem melhorias no Parque dos Pássaros
Alunos do quinto ano da Escola Municipal Júlio Savieto foram recebidos na manhã desta quinta-feira (08) pelo prefeito [...]. Eles foram reivindicar melhorias no Parque dos Pássaros. Além de fazer as reivindicações verbalmente, eles entregaram uma carta ao prefeito, relacionando vários tópicos que podem valorizar o local como área de convívio para a população de Arapongas. [...]
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPONGAS. Alunos pedem melhorias no Parque dos Pássaros. 8 nov. 2018. Disponível em: https://oeds.link/8jAT4J. Acesso em: 29 jun. 2021.
-
Quem está fazendo reivindicações?
-
O que os alunos estão reivindicando?
-
Como os alunos decidiram chamar a atenção para o problema?
-
Em sua opinião, os alunos estão exercendo seus direitos como cidadãos?
-
Em sua opinião, o governo do seu município precisa dar mais atenção ao lugar onde você mora? Para quais serviços? Faça um desenho e descreva sua avaliação sobre os serviços em seu município no caderno.
-
Você sabe se no seu município há práticas inclusivas de mobilidade? Faça um levantamento com mais três colegas junto à prefeitura ou na internet e descubra as respostas às seguintes perguntas.
Registrem as informações encontradas na forma de um relatório e, se possível, com fotos ou desenhos. Depois, apresentem o relatório à turma.
- Qual é o tipo de transporte público mais utilizado pelas pessoas com deficiência?
- Como está a situação das ruas, calçadas e dos meios-fios na sua cidade?
- Como está a conservação e o nivelamento da calçada da sua casa? Eles podem afetar a mobilidade de algum cidadão?
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4 As origens da população brasileira
A população brasileira formou-se a partir do encontro de diferentes grupos humanos. Entre esses grupos, os principais foram os indígenas, os colonizadores portugueses, os africanos e alguns outros povos imigrantes europeus e asiáticos.
Os povos indígenas
Quando os portugueses aqui chegaram, por volta do ano de 1500, diversos povos indígenas já habitavam essas terras. Esses povos, em geral, dedicavam-se à pesca, caça e agricultura, mas cada um deles tinha uma organização social própria e modos diferentes de vida e de organizar as aldeias.
O mapa abaixo mostra a provável distribuição e os principais grupos indígenas que viviam no território que hoje forma o Brasil, em 1500.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico do estudante, de Gisele Girardi e Jussara Vaz Rosa. São Paulo: FTD, 2011. p. 20.
-
Identifique no mapa a localização do estado onde você vive e escreva no caderno os nomes dos povos indígenas que ocupavam esse território.
Na época em que os colonizadores portugueses chegaram às terras que hoje formam o Brasil, estima-se que entre 2 a 4 milhões de indígenas viviam nesse território. Após o contato com os colonizadores europeus, principalmente portugueses, a população indígena começou a diminuir por diversos motivos, entre eles, as doenças trazidas pelos colonizadores, as mortes em batalhas pela disputa de terras e a escravização.
Nas últimas décadas, porém, a população indígena voltou a aumentar no país devido aos atendimentos médicos e tratamentos de saúde que passou a receber, o que ajudou a reduzir a mortalidade desses povos, sobretudo entre as crianças.
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As terras indígenas
De acordo com o IBGE, atualmente há mais de 305 povos indígenas no território brasileiro, que somam cerca de 896 mil pessoas. A maior parte desses povos vive em terras e reservas indígenas oficialmente demarcadas pelo governo federal, onde têm o direito de viver conforme seus costumes, suas tradições e sua cultura.
No entanto, muitas terras ocupadas por povos indígenas ainda não foram demarcadas pelo governo. Sem essa regularização, elas correm o risco de serem invadidas devido a interesses econômicos de madeireiros, fazendeiros, garimpeiros, entre outros.
O mapa a seguir mostra as atuais reservas indígenas existentes no território brasileiro.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 107.
-
Qual é a sua opinião sobre a demarcação de terras indígenas?
A INFLUÊNCIA CULTURAL INDÍGENA
A cultura brasileira teve grande influência dos povos indígenas, herdando muitos hábitos e costumes deles. Alguns exemplos dessa influência são: o consumo de alimentos preparados à base de mandioca e milho (farinha, pirão, tapioca, beiju e mingau); a utilização de várias ervas medicinais; o artesanato com fios e fibras extraídos de plantas; o hábito de tomar banhos diários e de descansar e dormir em redes; as lendas e os mitos que fazem parte do nosso folclore, como Curupira, Saci, Boitatá e Iara.
-
Você consegue observar a presença de pessoas ou tradições de origem indígena no lugar onde vive?
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A colonização portuguesa
A ocupação do território brasileiro pelos europeus teve, a princípio, o objetivo de explorar os recursos naturais e, depois, a colonização. No primeiro século dessa colonização, os portugueses estabeleceram-se no litoral brasileiro e em suas proximidades, fundando as primeiras vilas.
Nessas áreas ocorreram os primeiros encontros entre portugueses e povos indígenas, como os Tupinambás, Caraíbas, Tupiniquins e Pataxós. Logo os confrontos se tornaram frequentes, pois os colonizadores tentaram dominar esses povos com o objetivo de utilizar sua força de trabalho. Posteriormente, os africanos escravizados trazidos para o Brasil foram obrigados a trabalhar para os colonizadores portugueses.
A imagem abaixo mostra como o pintor alemão Johann Moritz Rugendas representou a derrubada de uma floresta com o objetivo de explorar madeiras nobres e abrir novas áreas de lavoura, por meio do trabalho de africanos escravizados.
A INFLUÊNCIA CULTURAL PORTUGUESA
Entre os diversos povos que formaram a população brasileira, foram os portugueses que exerceram a maior influência em nossa cultura. A principal herança dos colonizadores foi a língua portuguesa, falada em praticamente todo o território nacional. Além disso, os portugueses trouxeram a religião católica e as tradições do calendário religioso e as festas populares, como o Carnaval e as festas juninas. Da culinária, herdamos a tradição dos doces feitos com ovos e leite, o uso de alguns temperos, como canela e cravo, e pratos típicos, como bacalhau e broa de fubá.
-
Com os colegas, identifiquem os hábitos, os costumes e as influências da cultura portuguesa no lugar onde vocês vivem.
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ATIVIDADES
-
De acordo com o mapa da página 97, no estado onde você mora existe alguma reserva indígena? Faça uma pesquisa sobre uma dessas reservas, procurando saber quantos indígenas vivem nela, qual a etnia predominante e quais são seus principais costumes, como hábitos alimentares, atividades que praticam ou comemorações. Vocês podem pesquisar em sites como:
- Funai (Fundação Nacional do Índio) https://oeds.link/T2w37s;
- IBGE Indígenas https://oeds.link/3MQG05;
- ISA (Instituto Socioambiental) https://oeds.link/kN7Iou;
- PIB (Povos Indígenas do Brasil) https://oeds.link/XUFv1f;
- PIB Mirim (Povos Indígenas do Brasil Mirim) https://oeds.link/0lSISh.
-
De acordo com o que estudamos, relacione no caderno cada uma das expressões culturais brasileiras representadas nas imagens ao povo do qual as herdamos.
Povos indígenas
Colonizadores portugueses
A
B
C
D
E
F
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A população de origem africana
Entre os séculos 16 e 19, muitos africanos foram sequestrados, traficados e trazidos como escravos para o Brasil. Ao longo desse período, calcula-se que cerca de 4,8 milhões de africanos foram transportados para o Brasil na condição de escravizado. Ao desembarcarem, os negros eram vendidos pelos comerciantes de escravos, que movimentavam um lucrativo comércio.
Muitos foram levados para as áreas rurais para trabalhar nas lavouras, nos engenhos de cana-de-açúcar, na extração de metais e pedras preciosas, e nas plantações de café. Outros foram levados às cidades para trabalhar em residências.
DE ONDE VIERAM OS AFRICANOS ESCRAVIZADOS?
Os povos africanos escravizados vieram principalmente de duas regiões da África.
- Das porções central, leste e sul do continente (atual Moçambique, Congo e Angola) vieram diferentes povos que fazem parte do tronco linguístico banto.
- Da costa oeste do continente africano (atual Nigéria, Guiné e Costa do Marfim) vieram diferentes povos que fazem parte do tronco linguístico dos sudaneses.
Embora vivessem todos no continente africano, esses povos pertenciam a grupos étnicos muito distintos, com grandes diferenças culturais, religiosas, linguísticas e em suas características físicas.
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As comunidades quilombolas
Os africanos e seus descendentes nascidos em terras brasileiras passaram a formar movimentos de resistência à escravidão. Os que fugiram, na tentativa de reconstruir uma organização social livre com base nas heranças culturais dos antepassados, formaram quilombos espalhados pelo Brasil.
Muitos desses quilombos resistiram ao longo do tempo formando as chamadas comunidades quilombolas, que são terras onde vivem, atualmente, cidadãos livres, descendentes de africanos escravizados. Nessas terras, as populações quilombolas mantêm costumes e tradições culturais de seus antepassados.
Estima-se que existam mais de 3 mil comunidades quilombolas espalhadas por quase todos os estados brasileiros. No entanto, apenas um pequeno número dessas comunidades tem a posse oficialmente reconhecida de suas terras. Sem esse reconhecimento de posse, as terras das comunidades quilombolas podem se tornar alvo de conflitos e os moradores ficam ameaçados de perderem o direito de viver nessas terras.
A INFLUÊNCIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS
Os diferentes povos africanos trazidos para o nosso país tiveram grande influência na formação da cultura brasileira. As marcas dessa contribuição podem ser observadas nos mais variados aspectos de nossa cultura, como nos exemplos a seguir.
- Música e dança: samba, frevo, batuque e berimbau.
- Culinária: vatapá, acarajé, cuscuz e o uso do azeite de dendê.
- Festas populares: Maracatu e Congada.
- Religiosidade: candomblé e umbanda.
-
Quais tradições ou hábitos de origem africana você consegue identificar no lugar onde vive? Conte aos colegas.
102
ATIVIDADES
- Observe o mapa a seguir e responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Quadro geral de comunidades remanescentes de quilombos (CRQs), 13 maio 2019. Disponível em: https://oeds.link/92e8zl. Acesso em: 30 jun. 2021.
- Qual é o assunto principal representado pelo mapa? Em qual parte do mapa você obteve essa informação?
- Qual é a fonte das informações representadas no mapa? Em qual parte do mapa você obteve essa informação?
- Qual é o estado brasileiro que apresenta o maior número de comunidades quilombolas?
- Quais são os estados brasileiros não possuem comunidades quilombolas?
- Quantas comunidades quilombolas existem no estado em que você vive?
- O que você sabe sobre comunidades quilombolas em seu estado? Faça uma pesquisa e traga essas informações para os colegas da sala. Conheça as informações pesquisadas por eles também.
103
Os imigrantes dos séculos 19 e 20
Além dos indígenas, dos colonizadores portugueses e dos africanos, outros povos contribuíram para a formação do povo brasileiro.
A partir da proibição da vinda de escravizados da África, o governo brasileiro promoveu campanhas para atrair trabalhadores livres de outros países.
Esses imigrantes, sobretudo portugueses (Portugal), italianos (Itália), alemães (Alemanha), espanhóis (Espanha), japoneses (Japão), entre outros, chegaram, principalmente, pelo porto de Santos, no estado de São Paulo. Em geral, começaram a trabalhar nas fazendas de café da região Sudeste e outros se dirigiram para o Sul do Brasil.
Grande parte desses imigrantes também estava fugindo das guerras que enfrentava em seu país de origem.
Em menor quantidade, vieram imigrantes de outros países da Europa e da Ásia, como poloneses (Polônia), ucranianos (Ucrânia), sírios (Síria) e libaneses (Líbano).
DIVERSAS INFLUÊNCIAS CULTURAIS
Os diversos povos imigrantes que vieram para o nosso país contribuíram de forma significativa na cultura brasileira. Veja alguns exemplos dessa influência em nossa culinária.
- Pizza, polenta e macarrão são pratos da culinária italiana.
- Salsichas, linguiças e carnes defumadas são heranças da culinária alemã.
- Sushi e sashimi, além de alimentos à base de soja, como o shoyu (molho) e o tofu (queijo), são heranças dos imigrantes japoneses, que também introduziram a religião budista em nosso país.
-
Quais heranças culturais deixadas pelos imigrantes você consegue identificar no lugar onde vive? Elas fazem parte do seu dia a dia? Conte aos colegas.
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Novos imigrantes integram a população brasileira
O Brasil continua recebendo imigrantes no século 21, e pessoas de outras nacionalidades passaram a viver em nosso país.
Nos últimos anos, a maior parte dos imigrantes que têm chegado ao Brasil são haitianos (Haiti), chineses (China), bolivianos (Bolívia), paraguaios (Paraguai), venezuelanos (Venezuela) e sírios (Síria).
Os novos imigrantes buscam o Brasil para terem melhores condições de vida ou por causa de guerras e catástrofes naturais ocorridas em seus países de origem.
Ao procurar trabalho e melhores condições de vida do que as que tinham em seus países, essas pessoas acabam contribuindo com a diversidade cultural brasileira com seus idiomas, hábitos culinários, crenças, etc.
-
Você conhece alguém que imigrou recentemente para o Brasil? Qual é a origem dessa pessoa? Anote o nome dela no caderno.
-
No município onde você mora, há algum grupo de imigrantes que se destaca na população local? Descreva-o.
-
Escolha um dos grupos imigrantes mencionados nesta página, e pesquise na internet as contribuições culturais que esse grupo proporcionou à diversidade brasileira.
105
ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
-
O texto a seguir apresenta o depoimento de uma menina imigrante que, no ano de 1929, veio da Europa com sua família para viver no Brasil. Anote as respostas das questões no caderno.
[...]
Assim começou a nossa vida na Rua Jaguaribe, que marcou o nosso verdadeiro encontro com o Brasil, e representou para nós, crianças [...], uma mudança drástica, espécie de "choque cultural" entre nosso passado europeu e a realidade brasileira, tão diferente em tudo.
A começar pelo clima, o calor, a garoa, e a "ausência" das estações do ano, tão marcantes no outro hemisfério. O verão permanente nos intrigava, as chuvas torrenciais e as trovoadas violentas nos assustavam. Espantava-nos a rapidez com que tudo secava após um aguaceiro daqueles - uma chuva forte em Riga significava vários dias de calçadas molhadas e poças de água suja. [...]
Na Rua Jaguaribe teve início, para nós, crianças, uma vida nova, que no começo foi muito difícil, por causa do idioma desconhecido, dos costumes desusados, do ambiente, do clima, e até da roupa que trouxemos conosco [...].
Transplante de menina, de Tatiana Belinky. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 83-84.
Riga: capital da Letônia, um pequeno país europeu
-
Procure no dicionário o significado das palavras que você desconheça.
-
De acordo com o texto, qual é a origem das crianças que migraram para o Brasil?
-
Escreva duas dificuldades encontradas pelas crianças imigrantes quando passaram a viver no Brasil.
106
-
Converse com seus pais ou responsáveis sobre a origem dos seus antepassados. Anote as informações a seguir no caderno.
- Local onde nasceram e o nome dos povos de que descendem.
Apresente aos colegas e verifiquem quais são os povos dos quais descendem os alunos da turma.
-
Observe as fotos a seguir e responda às questões no caderno.
-
Com os colegas e o professor, observem as imagens. Onde vocês vivem existem lugares que expressam ou que guardam algum significado relacionado a um povo e à sua expressão cultural, como nos exemplos das fotos? Conversem em sala de aula ou peçam informações a seus familiares para contarem aos colegas.
-
Escolha uma das fotos e escreva um texto sobre alguma de suas manifestações culturais e sua importância para a cultura brasileira.
-
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
-
Reescreva as frases no caderno completando-as corretamente com as palavras do quadro a seguir.
América · Oceania · Europa · África · Ásia · Antártida
- Maior continente do planeta Terra: .
- Continente localizado ao norte da África: .
- Continente localizado entre os oceanos Atlântico e Índico: .
- Continente em que o Brasil está localizado: .
- Menor continente do planeta Terra: .
- Continente localizado no extremo sul do planeta: .
- Copie o quadro a seguir no caderno e complete-o escrevendo nomes de países localizados no continente americano.
América do Norte
América Central
América do Sul
- Relacione em seu caderno as regiões aos estados e a suas respectivas capitais.
- Norte
- Nordeste
- Centro-Oeste
- Sudeste
- Sul
- Paraná
- Minas Gerais
- Ceará
- Rondônia
- Mato Grosso
- Belo Horizonte
- Curitiba
- Porto Velho
- Cuiabá
- Fortaleza
108
-
Observe o mapa e responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 94.
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Escreva o nome das cinco regiões brasileiras indicadas pelos números no mapa.
-
Em qual região está localizado o estado onde você mora?
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Escreva os nomes de outros dois estados que fazem parte dessa região.
-
-
Veja a imagem a seguir e responda às questões no caderno.
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O que essas pessoas estão reivindicando?
-
Quem deve buscar soluções para o problema que está sendo reivindicado por essas pessoas?
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Em sua opinião, essas pessoas estão exercendo seus direitos como cidadãos?
-
109
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Reescreva no caderno as palavras do quadro a seguir, classificando-as em dois grupos.
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Direitos do cidadão.
-
Deveres do cidadão.
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Educação · Contribuir para a limpeza dos espaços públicos · Saúde · Segurança · Zelar pelos bens públicos · Serviços essenciais · Transporte público · Conservar o ambiente escolar
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Copie as frases a seguir no caderno, completando-as corretamente com as palavras do quadro.
imigrantes · indígenas · brasileira · africanos · portugueses
- A população formou-se a partir do encontro de diferentes grupos humanos.
- Quando os chegaram aqui no ano de 1500, diversos povos já habitavam essas terras.
- Entre os séculos 16 e 19, diferentes povos foram trazidos de maneira forçada como escravizados ao Brasil.
- Nos séculos 19 e 20, vindos de diferentes países do mundo passaram a fazer parte da população brasileira.
- Relacione as contribuições culturais dos povos que formaram a população brasileira com as imagens a seguir.
- Indígenas
- Portugueses
- Africanos
- Imigrantes
A
B
C
D