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4 Aspectos naturais das paisagens
111
O território brasileiro tem características naturais bastante variadas. Vamos conhecer um pouco sobre o clima, a vegetação, o relevo e a hidrografia do nosso país.
CONECTANDO IDEIAS
-
Quais elementos naturais você observa na foto?
- No lugar onde você mora, há elementos naturais semelhantes aos mostrados na foto?
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1 Clima e vegetação
Leia o texto a seguir silenciosamente. Depois, releia-o em voz alta.
LER E COMPREENDER
[...]
Não tinha inverno e verão em Brasília, tinha o tempo da seca e o tempo das chuvas. Uma vez choveu onze dias sem parar, e as pessoas andavam quase cegas debaixo do aguaceiro, metiam os pés na lama, e íamos de galochas amarelas para a escola, eu adorava as galochas amarelas e ficava rezando para chover
Depois da chuva as árvores e o capim ficavam verdes, brotavam frutas silvestres. O céu ficava repleto de pássaros. As árvores mais bonitas eram os ipês, que em agosto se cobriam de flores amarelas.
[...]
Flor do cerrado: Brasília, de Ana Miranda. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2004. p. 58-59.
- galochas:
- borrachas colocadas por cima dos sapatos ou das botas para evitar o contato dos calçados com a água
O texto anterior relata, entre outros aspectos, como as características do clima alteram a vegetação existente em um lugar.
-
Procure no dicionário as palavras do texto que você não conheça o significado.
-
De acordo com o texto, diga o que aconteceu com a vegetação de Brasília depois das chuvas.
-
Você já observou se, no lugar onde vive, ocorrem períodos em que chove mais e outros em que chove menos? E períodos em que faz mais frio e outros em que faz mais calor? Converse sobre isso com os colegas e o professor.
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O tempo atmosférico
Você já esteve em situações como as mostradas nestas imagens?
-
Qual é a diferença entre as fotos anteriores? Essas condições do tempo podem influenciar seu cotidiano? Dê exemplos.
O tempo atmosférico refere-se às condições da atmosfera em um momento e em um determinado lugar da superfície terrestre. Por exemplo, quando dizemos que o tempo está chuvoso ou o tempo está muito seco, são características do tempo atmosférico que observamos em um lugar em determinado momento. O tempo, portanto, é o que caracteriza as condições momentâneas do ar atmosférico.
Mas, e quando precisamos tratar das condições do clima? Há diferenças entre tempo e clima?
Se o tempo define o estado momentâneo do ar atmosférico, o clima caracteriza o conjunto das condições atmosféricas observadas em um determinado lugar, ao longo de vários anos, como a ocorrência de ventos, chuvas ou secas, frio ou calor, etc.
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Os climas do Brasil
Embora a maior parte dos climas que atuam no Brasil seja quente, eles apresentam algumas características diferentes. Determinados climas são mais chuvosos, outros são mais secos. Em alguns, as temperaturas permanecem elevadas praticamente o ano todo. Em outros, as temperaturas são mais baixas durante o inverno. Veja, no mapa, a distribuição dos principais tipos de clima que ocorrem no Brasil.
Climas do Brasil
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 96.
-
Observe no mapa qual(is) tipo(s) de clima atua(m) no estado onde você vive.
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O tempo e o clima na vida das pessoas
As características do clima interferem no cotidiano das pessoas e no desempenho das atividades econômicas. Veja os exemplos a seguir.
Em lugares de clima quente, é grande o número de banhistas em praias e clubes, e também cresce o comércio de bebidas, sorvetes, ventiladores, condicionadores de ar e roupas leves. Por outro lado, quando a temperatura do ar está baixa, o frio incentiva as pessoas a comprarem cobertores e roupas mais quentes. Na foto, banhistas durante um dia ensolarado e quente, na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Pernambuco, em 2019.
Algumas culturas desenvolvem-se melhor em determinados tipos de clima. A lavoura de cacau, por exemplo, desenvolve-se melhor em regiões de clima quente. A cultura do trigo, por sua vez, é apropriada para regiões de clima mais ameno, ou seja, mais frio, sendo bastante cultivada nos estados da região Sul. Na foto, lavoura de trigo em uma propriedade rural no município de Rolândia, no Paraná, em 2020.
-
Dê outros exemplos de como o clima interfere no dia a dia dos brasileiros ou nas atividades econômicas de nosso país. Converse com os colegas sobre isso.
No período do ano em que os dias são quentes e secos, beba muita água e evite exposição ao Sol nos horários entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde.
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ATIVIDADES
-
Leia a manchete a seguir e depois responda às questões no caderno.
Temperatura chega a 40oC no Rio, com sensação térmica de quase 50oC
Disponível em: https://oeds.link/wfU3Nw. Acesso em: 6 jul. 2021.
-
A manchete refere-se ao clima ou ao tempo atmosférico?
-
Releia a manchete e responda: como a temperatura elevada pode influenciar a vida das pessoas?
-
Você observa características como as descritas no texto no município onde vive? Dê exemplos.
-
-
Pesquise em jornais, revistas e na internet, entre outros meios de comunicação, manchetes de notícias que mostrem outros exemplos de como o clima interfere na vida das pessoas ou no desenvolvimento das atividades econômicas. Cole ou copie as manchetes no resultado de sua pesquisa no caderno.
Combine com o professor uma data para a apresentação das pesquisas aos colegas de sala. Faça a leitura das pesquisas para os colegas e ouça a leitura deles.
-
Com os colegas, montem um calendário do tempo de um mês, referente ao lugar em que vivem. Vocês vão observar e registrar as características do tempo atmosférico diariamente. Para isso, sigam as orientações dadas a seguir.
- Providenciem uma folha para cada dia do mês para fazer o registro diário.
- Cada um de vocês deve ficar responsável pela observação e registro de um dia.
- Vocês devem observar e anotar as características das condições do tempo, como temperatura (se está frio ou calor), ocorrência de chuvas, nuvens e ventos.
- Cada folha deve ser colada em um mural, em um varal ou em uma das paredes da sala.
-
Ao final do mês, façam uma leitura geral e concluam a variação dessas condições do tempo no período.
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A vegetação natural e as paisagens
A vegetação natural é o conjunto de plantas que nasce e cresce naturalmente em uma região. Cada formação vegetal adapta-se ao tipo de solo e de relevo do lugar onde se desenvolve. Também é influenciada pelo clima que atua nessa região.
No Brasil, há nove conjuntos principais de vegetação natural. Leia os textos que os descrevem e veja as paisagens desses tipos de vegetação e a área de ocupação original dessas formações no território brasileiro.
Floresta Amazônica
Estendendo-se por grande parte do Norte do Brasil, a floresta Amazônica é uma das maiores do mundo. Ela é uma floresta densa, com árvores de tamanhos variados, arbustos, trepadeiras, cipós e muitas outras espécies. O clima que atua nessa área é quente e chuvoso.
Floresta Tropical
Floresta com grande diversidade de plantas. Nas áreas próximas ao litoral, essa formação é conhecida como Mata Atlântica e recebe grande umidade trazida pelos ventos oceânicos. Os poucos trechos preservados dessa mata são encontrados em uma faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul.
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Caatinga
Vegetação típica de uma área do Nordeste do país onde chove pouco durante o ano. Caracteriza-se pela presença de árvores e arbustos com muitos espinhos, entre outras espécies adaptadas à falta de água. Na foto a seguir, paisagem da vegetação de Caatinga no município de Canudos, na Bahia, em 2019.
Cerrado
Vegetação que se desenvolve em uma grande extensão do território brasileiro. Suas árvores possuem casca grossa e, em geral, são baixas, com troncos e galhos retorcidos. Entre as árvores, crescem arbustos e plantas rasteiras adaptadas ao clima com uma estação chuvosa e outra seca. Na foto a seguir, paisagem da vegetação de Cerrado no município de Mineiros, em Goiás, em 2020.
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Mata de Araucárias
Essa vegetação é formada, principalmente, por árvores conhecidas como pinheiro-do-paraná ou araucária. Os pequenos trechos que ainda restam desse tipo de vegetação encontram-se nas áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste do Brasil, onde as temperaturas são mais baixas.
Campos
Vegetação encontrada principalmente no estado do Rio Grande do Sul, em que predominam gramíneas, conhecidas como capim. Na região dos Campos, surgem pequenas matas chamadas capão. Elas se desenvolvem, geralmente, nas nascentes e nas margens dos riachos.
Mata dos Cocais
É encontrada nos estados do Maranhão e Piauí, numa área de transição entre a úmida floresta Amazônica e a seca Caatinga do interior da região Nordeste. Na Mata dos Cocais predominam dois tipos de palmeiras: o babaçu e a carnaúba.
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Vegetação do Pantanal
A vegetação do Pantanal estende-se pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Apresenta espécies de plantas da floresta Tropical, do Cerrado, dos Campos e da Mata dos Cocais. Entre novembro e maio, vastas áreas do Pantanal são invadidas pelas águas do rio Paraguai e de seus afluentes. Isso ocorre devido ao aumento no volume dos rios por causa das chuvas e ao terreno muito plano da região. O Pantanal é representado na foto a seguir, no município de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, em 2019.
Vegetação Litorânea
Estende-se ao longo do litoral brasileiro, nas áreas mais próximas ao oceano. Nos terrenos arenosos próximos das praias, essa vegetação é composta por plantas rasteiras, chamada de restinga (veja a foto A). Em áreas do litoral, onde há o encontro das águas dos rios e do mar, formam-se terrenos alagadiços nos quais se desenvolve a vegetação de mangue (veja a foto B).
A
B
121
Veja, a seguir, o mapa que representa a distribuição da vegetação natural do Brasil.
Fonte de pesquisa: Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território, de Hervé Théry e Neli Aparecida de Melo. São Paulo: Edusp, 2005. p. 67.
-
Quais formações vegetais ocupam naturalmente a maior extensão de terras no território brasileiro?
-
Qual ou quais formações vegetais são naturais no estado onde você vive?
-
Quais dessas formações vegetais você conhece? Dê exemplos de algumas características aos colegas.
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CIDADÃO DO MUNDO Alterações das formações vegetais brasileiras pelo ser humano
No Brasil, os grandes conjuntos de vegetação natural foram transformados no decorrer da história do país. Aos poucos, a vegetação natural foi retirada para dar lugar às lavouras, às pastagens e ao crescimento das cidades.
Veja, a seguir, o mapa que representa a alteração das formações vegetais brasileiras.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 100.
Compare o mapa desta página com o mapa da página 121 e responda: quais são os dois conjuntos de vegetação que, atualmente, encontram-se mais preservados?
123
Veja exemplos de como algumas formações vegetais foram alteradas ao longo do tempo.
Você conhece algum exemplo de ação pela conservação de uma formação vegetal? Conte aos colegas o que você sabe e ouça o que eles têm a dizer sobre o assunto.
2. Observando o mapa da página anterior, diga quais foram as unidades de vegetação que mais sofreram alterações.
3. No lugar onde você vive, é possível observar alterações como as mostradas anteriormente? Alguma outra prática tem provocado a destruição da vegetação natural desse lugar? Converse com os colegas sobre isso.
124
ATIVIDADES
-
Leia atentamente o texto de cada cartão e identifique as formações vegetais que eles descrevem. Anote as respostas no caderno.
- Formação vegetal que possui árvores, em geral, com cascas grossas e troncos retorcidos, e que ocupa uma grade extensão do território brasileiro.
- Em áreas próximas ao litoral, essa formação é conhecida como Mata Atlântica.
- Formação que reúne várias espécies de plantas da floresta Tropical, do Cerrado, dos Campos e da Mata dos Cocais.
- Vegetação que se caracteriza pela presença de plantas com muitos espinhos e adaptadas à falta de água.
- Vegetação de transição, encontrada entre a floresta Amazônica e a Caatinga. É formada principalmente por dois tipos de palmeiras: o babaçu e a carnaúba.
- Vegetação formada por árvores conhecidas como pinheiro-do-paraná. Restam apenas pequenos trechos dessa vegetação nas áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
- Formação composta por árvores baixas e plantas rasteiras nos terrenos arenosos. Nos terrenos alagadiços, desenvolve-se a vegetação de mangue.
- Floresta muito densa formada por diversas espécies de árvores, onde a umidade do ar e a temperatura são elevadas e que se localiza no Norte do Brasil.
- Vegetação em que predominam as gramíneas e na qual se desenvolvem pequenas matas chamadas capões.
-
Qual das formações descritas anteriormente é natural no estado em que você vive? Ainda existem áreas dessa formação nativa em seu estado? Caso conheça, descreva ou faça o desenho de uma paisagem com essa formação vegetal no caderno.
125
-
Observe novamente o mapa da página 121 e escreva as frases no caderno, substituindo cada pela palavra adequada, apresentada no quadro a seguir.
Mangue · Caatinga · Mata de Araucárias · Mata dos Cocais · Campos
-
A é uma vegetação que predomina na Região Sul do país e que se destaca pela presença de pinheiros.
-
Na vegetação de há o predomínio das gramíneas e desenvolve-se principalmente no Rio Grande do Sul.
- As palmeiras do babaçu e da carnaúba são árvores típicas da vegetação da .
- Em terrenos alagadiços, a vegetação litorânea é composta por vegetação de .
-
A vegetação da se desenvolve no clima semiárido, em áreas de poucas chuvas localizadas em grande parte do sertão nordestino.
-
-
Pesquise em jornais, revistas, na internet, entre outros meios de comunicação, manchetes de notícias que mostrem exemplos de como as queimadas e o desmatamento interferem na vida das pessoas, no meio ambiente e até no desenvolvimento das atividades econômicas.
Cole ou copie as manchetes no caderno e apresente o resultado dessa pesquisa aos colegas e ao professor.
-
Escreva no caderno um pequeno texto contando quais são as atividades que causam alterações na vegetação natural do lugar onde você vive.
126
2 O relevo e suas formas
O relevo é o conjunto das formas que a superfície terrestre apresenta.
As paisagens, tanto no espaço rural quanto no espaço urbano, também se diferenciam por causa do relevo, ou seja, por causa das diversas formas existentes na superfície terrestre. Os morros e os vales são algumas dessas formas.
Identifique, na imagem a seguir, de acordo com a legenda apresentada na página seguinte, algumas das principais formas de relevo.
127
- Planalto: área com superfícies irregulares situadas em altitudes relativamente mais elevadas que os terrenos ao seu redor. Os planaltos fornecem grande quantidade de sedimentos para as áreas de seu entorno, em geral, planícies e depressões.
- Depressão: área situada em altitudes mais baixas que os terrenos de seu entorno.
- Planície: terreno relativamente plano, de modo geral, situado em áreas pouco elevadas em relação ao nível do mar. São áreas que acumulam sedimentos vindos de outros lugares.
- Morro: elevação de terreno, com altitude maior que as áreas localizadas à sua volta.
- Serra: áreas mais elevadas e com grandes desníveis situadas em terrenos de planalto.
- Ilha: porção de terra cercada de água.
I
- sedimentos:
- partículas de rochas, solo, areia, etc.
II
-
De acordo com as descrições das formas de relevo, qual das fotos mostra uma paisagem de uma área de depressão?
-
E qual das fotos mostra uma paisagem com relevo de planície?
128
Relevo brasileiro
No Brasil, de acordo com a classificação de Jurandyr L. S. Ross, existem três grandes conjuntos de relevo: as planícies, os planaltos e as depressões. Veja.
129
Veja, no mapa a seguir, como as diferentes formas de relevo estão distribuídas no território brasileiro.
Fonte de pesquisa: Geografia do Brasil, de Jurandyr L. S. Ross (Org.). São Paulo: Edusp, 2019. p. 47.
-
Quais formas de relevo predominam no território brasileiro?
-
De acordo com o mapa, qual(is) forma(s) de relevo existe(m) no estado onde você vive?
130
ATIVIDADES
-
Observe o mapa da página 129 e anote no caderno as formas de relevo presentes nos seguintes estados:
- Acre
- Mato Grosso do Sul
- Paraíba
- Paraná
-
Identifique a imagem a seguir que não se relaciona com as demais em relação às formas do relevo. Depois, registre no caderno a localidade, a região brasileira e a unidade de relevo que essa imagem representa.
A
B
C
D
-
Próximo do local onde você vive ou em algum lugar que você conheça, existe alguma forma de relevo que se destaca na paisagem? Desenhe-a no caderno e depois compartilhe com os colegas e o professor.
131
As ações da natureza e do ser humano no relevo
As formas de relevo são constantemente transformadas pelos agentes da natureza, como a chuva e os ventos, e também pelas atividades do ser humano. Às vezes, é possível notar mudanças no relevo em um curto período de tempo, como deslizamentos de terra. No entanto, outras mudanças podem levar até milhões de anos para ocorrer.
Vamos conhecer alguns exemplos.
As ações da natureza
O relevo vem sendo formado e transformado no decorrer do tempo pela ação dos fenômenos da natureza, como as erupções vulcânicas, os terremotos, os ventos e as chuvas.
Os vulcões e os terremotos dão origem a novas formas de relevo. Os ventos e as chuvas também desgastam o relevo, modificando-o continuamente.
132
As ações do ser humano
O ser humano também é um grande transformador do relevo terrestre. Podemos observar sua ação na ocupação das encostas dos morros para construir moradias, na construção de túneis e estradas, no desmonte de serras e morros para extrair minérios. A retirada da vegetação natural desses lugares também influencia a alteração do relevo, pois acelera o processo de erosão do solo.
A prática da mineração é uma das ações do ser humano que mais transforma o relevo e, consequentemente, as paisagens.
Veja, nas imagens desta página, um exemplo de como a exploração de minério no Pico do Cauê transformou a paisagem de Itabira, município do estado de Minas Gerais.
133
Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros, viveu na cidade de Itabira até os 18 anos de idade. No poema a seguir, ele descreve o momento em que percebeu a transformação da paisagem.
A montanha pulverizada
Chego à sacada e vejo a minha serra, a serra de meu pai e meu avô, de todos os Andrades que passaram e passarão, a serra que não passa.
Era coisa dos índios e a tomamos para enfeitar e presidir a vida neste vale soturno onde a riqueza maior é sua vista e contemplá-la.
De longe nos revela o perfil grave. A cada volta de caminho aponta uma forma de ser, em ferro, eterna, e sopra eternidade na fluência. Esta manhã acordo e não a encontro.
Britada em bilhões de lascas deslizando em correia transportadora entupindo 150 vagões no trem-monstro de 5 locomotivas - o trem maior do mundo, tomem nota
- foge minha serra, vai deixando no meu corpo e na paisagem mísero pó de ferro, e este não passa.
A montanha pulverizada, de Carlos Drummond de Andrade. Em: Carlos Drummond de Andrade: seleção de textos, notas, estudo biográfico, histórico e crítico e exercícios, de Rita de Cássia Barbosa. São Paulo: Abril Educação, 1980. p. 64-65. (Literatura comentada). © Graña Drummond. https://oeds.link/XkKn47.
134
Os rios e suas características
Observe, a seguir, as partes de um rio e algumas características que são comuns aos cursos de água.
Nascente do rio São Francisco em São Roque de Minas, Minas Gerais, em 2019.
Nascente ou cabeceira: lugar onde o rio nasce.
Rio afluente: rio que despeja suas águas em outro rio.
Rio principal: rio que recebe as águas dos afluentes.
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USO DOS RIOS
Os rios são muito importantes, pois suas águas são utilizadas:
- no abastecimento de água às populações;
- na produção das indústrias;
- na irrigação de lavouras;
- na produção de energia elétrica;
- na pesca, fonte de alimento e de renda para muitas pessoas;
- como vias de transporte.
-
Pense em duas ou mais atividades que você realiza em seu dia a dia e que comprovam a importância dos rios. Conte aos colegas.
Leito: lugar por onde o rio corre.
Margens: terrenos que ficam ao lado do rio.
Foz ou desembocadura: lugar onde o curso do rio termina, ou seja, local onde o rio despeja suas águas, que pode ser em outro rio ou no mar.
136
Os rios e as regiões hidrográficas brasileiras
O conjunto das terras banhadas por um rio principal e seus afluentes recebe o nome de bacia hidrográfica. Nas páginas 134 e 135, você pôde observar um conjunto como esse.
A hidrografia do nosso país também é dividida em regiões hidrográficas, que são porções do território banhadas por uma ou mais bacias hidrográficas.
Observe, no mapa a seguir, as regiões hidrográficas e seus principais rios brasileiros.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 105.
-
O estado em que você vive faz parte de qual(is) região(ões) hidrográfica(s)?
137
Os rios e as formas de relevo
Da nascente à foz, os rios passam por diferentes terrenos e fazem parte das mais diversas paisagens.
Nas áreas de planaltos, onde existem serras e outras formas de relevo elevadas ou irregulares, as águas dos rios fluem de maneira mais rápida e geralmente há cachoeiras e corredeiras em seu curso. Veja o exemplo a seguir.
Nas áreas de planícies, ou seja, onde o relevo é mais plano, os cursos dos rios costumam ser mais sinuosos e suas águas fluem lentamente. Observe a imagem a seguir.
- sinuosos:
- que tem muitas curvas
138
ATIVIDADES
-
Observe atentamente o mapa e relacione os números presentes nele à letra que identifica cada parte do rio.
- Afluentes.
- Nascente.
- Foz.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 105.
-
Copie as frases a seguir no caderno e complete-as corretamente, de acordo com o mapa anterior.
-
A do rio São Francisco, ou seja, o local onde ele nasce, está localizada na Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais.
-
O rio Grande, o rio Paracatu e o rio Paramirim são alguns dos do rio São Francisco. Eles despejam suas águas no Velho Chico, apelido desse importante rio.
-
A do rio São Francisco, ou seja, o local onde ele despeja suas águas no oceano Atlântico, está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe.
-
-
Escreva no caderno o nome de um rio importante do seu município ou da sua região, e explique por que esse rio é importante.
139
Como os rios são transformados
Assim como acontece com a vegetação e o relevo, os rios brasileiros também passam por transformações causadas pela ação do ser humano.
As margens de muitos rios são modificadas pelo desmatamento. Em outros casos, o curso natural dos rios é interrompido pela construção de barragens. Há ainda, rios transformados porque recebem uma grande quantidade de poluentes, o que prejudica a fauna e a flora aquáticas.
Veja, nas fotos a seguir, alguns exemplos de como os rios brasileiros estão sendo transformados.
- assoreamento:
- acúmulo de sedimentos, como areia ou argila, no leito de um rio
- fauna:
- conjunto de espécies animais que vivem em determinada área
- flora:
- conjunto de espécies vegetais (plantas) que se desenvolvem em determinada área
140
CIDADÃO DO MUNDO Energia elétrica: dos rios até a nossa casa
As usinas hidrelétricas são construções realizadas em determinados locais do curso de um rio para produzir energia elétrica, utilizando a força das águas. A maior parte da energia elétrica consumida no Brasil é gerada por essas usinas.
Veja, a seguir, um resumo do funcionamento de uma usina hidrelétrica.
A A barragem retém as águas do rio e forma um grande lago artificial ou reservatório.
B A água do reservatório é levada por tubulações até as turbinas, no interior da barragem.
C A água desce pelas tubulações com enorme pressão e movimenta as pás das turbinas com grande velocidade.
D O movimento das turbinas faz funcionar o gerador, que produz a corrente elétrica.
141
- Conte aos colegas quais atividades do seu dia a dia precisam de energia elétrica. Depois, pense nas possíveis dificuldades que enfrentam as pessoas que não têm acesso à energia elétrica.
-
Embora seja uma forma menos agressiva para o meio ambiente, a construção de hidrelétricas transforma os rios, altera o curso deles, interfere na vida aquática e alaga extensas áreas de terras e formações vegetais. Portanto, quando economizamos energia elétrica, reduzimos a necessidade de gerar mais energia e também de construir novas usinas. Leia as informações das páginas 140 e 141 com seus pais ou responsáveis e anote no caderno algumas atitudes que você e sua família tomam para reduzir o consumo de energia elétrica. Depois, leia suas anotações para os colegas da sala.
E A corrente elétrica é enviada, por torres e fios de transmissão, para as subestações próximas das cidades.
F Das subestações, a energia elétrica é enviada aos consumidores (residências, comércios, empresas, indústrias), pelas redes elétricas urbana e rural.
142
ATIVIDADES
-
Escolha uma das muitas maneiras como os rios são utilizados e descreva-a no caderno.
- Abastecimento das populações.
- Produção das indústrias.
- Irrigação de lavouras.
- Geração de energia elétrica.
- Fonte de alimento e de renda para as pessoas.
-
Vias de transporte.
-
Observe a próxima imagem e converse com os colegas sobre as questões a seguir.
-
Por qual alteração está passando o rio mostrado na foto?
-
Como os rios poluídos podem afetar a qualidade de vida das pessoas no local por onde esse rio passa?
-
No município ou no estado onde você vive, há rios com o mesmo problema mostrado na foto? Que rios são esses? Anote as respostas no caderno.
-
143
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
-
Relacione no caderno as informações que se referem ao tempo ou ao clima.
- T Tempo
- C Clima
-
Em Manaus, capital do estado do Amazonas, faz calor e chove o ano todo.
-
O verão aumentou o consumo de bebidas, mas a venda de agasalhos deve crescer nos próximos meses com a chegada do inverno.
-
A previsão indica que haverá pancadas de chuvas ao longo da tarde.
-
O dia amanheceu nublado e com temperaturas elevadas.
-
Nos meses de inverno, sempre faz frio nos estados do Sul do país.
-
Com temperaturas altas, banhistas aproveitam dia de calor e lotam as praias.
-
Associe no caderno o tipo de clima às suas características.
- Equatorial
- Semiárido
- Tropical típico
- Tropical úmido
- Subtropical
- Temperaturas elevadas e chuvas escassas, com longos períodos de seca.
- Duas estações marcantes: uma chuvosa e outra seca.
- Temperaturas mais baixas no inverno, com geadas e até queda de neve.
- Quente e úmido, com chuvas abundantes o ano todo.
- Quente e chuvoso devido aos ventos úmidos que sopram do oceano.
144
-
Escreva no caderno o número da imagem e o nome do relevo que ela representa.
- Planície
- Planalto
- Depressão
I
II
III
-
Reescreva corretamente as frases no caderno utilizando as palavras do quadro a seguir.
Caatinga · Mata de Araucárias · Cerrado · Floresta Amazônica · Campos · Floresta Tropical
-
: ocorre em grande parte do Norte do Brasil, com enorme diversidade de árvores e muitas outras espécies de plantas.
-
: vegetação encontrada principalmente no Rio Grande do Sul, composta predominantemente por gramíneas e capins.
-
: apresenta árvores baixas, de troncos retorcidos e casca grossa, além de arbustos e plantas rasteiras.
-
: caracteriza-se pela presença de árvores e arbustos adaptados à falta de água.
-
: formada principalmente por árvores conhecidas como pinheiro-do-paraná, encontrada nas regiões Sul e Sudeste.
-
: também conhecida como Mata Atlântica, possui grande diversidade de plantas e animais.
145
-
No caderno, descreva as imagens a seguir indicando se as mudanças apresentadas no relevo são resultado da ação humana ou da natureza. Depois, explique as modificações ocorridas em cada paisagem.
A
B
-
Relacione, no caderno, as informações sobre as partes do rio.
- Nascente
- Leito
- Afluente
- Margem
- Foz
- Lugar onde o curso do rio termina.
- Terreno que fica ao lado do rio.
- Lugar por onde o rio corre.
- Lugar onde o rio nasce.
- Despeja suas águas em outro rio.
-
Observe a imagem abaixo e responda às questões no caderno.
- De que maneira a água está sendo utilizada na foto?
- De que outras maneiras o ser humano utiliza a água? Cite quatro exemplos.