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O QUE VOCÊ JÁ SABE?
1. No caderno, ou em uma folha avulsa, desenhe o lugar onde você vive. Depois, responda às seguintes perguntas: Do que você mais gosta neste lugar? O que poderia melhorar? Quais são as suas atitudes para a preservação e o cuidado desse ambiente? Resposta pessoal.
2. Em nosso dia a dia, passamos por diferentes lugares e realizamos diversas atividades. Escreva em seu caderno ao menos dois lugares que você frequenta em seu cotidiano e descreva quais atividades pratica em cada lugar. Resposta pessoal.
3. Em nosso país, há diferentes povos e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, entre outros. Escolha um desses povos ou comunidades e descreva em seu caderno ao menos um aspecto do modo de vida deles. Cite duas semelhanças ou duas diferenças entre o modo de vida escolhido e o seu. Resposta pessoal.
4. Observe a imagem a seguir e responda às questões no caderno.
-
Identifique e escreva três elementos naturais presentes na imagem.
Rio, areia e vegetação.
-
Identifique e escreva três elementos culturais presentes na imagem.
Ruas, casas e prédios.
-
Explique como a ação humana atuou na transformação dessa paisagem.
c. A ação humana transformou a paisagem com a retirada de parte da vegetação para a construção de moradias, hospedagens e estabelecimentos comerciais, ruas para tráfego de veículos, calçadas para passagem de pedestres, etc.
5. Desenhe em uma folha avulsa uma transformação de paisagem no lugar onde vive e, depois, descreva-a. Essa transformação pode ser rápida ou lenta e de ação da natureza ou da sociedade. Elabore sua resposta no formato a seguir.
Resposta pessoal.
Como era antes
Transformação ocorrida
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Aplicação das atividades de avaliação diagnóstica das páginas 6 e 7 para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já sabe?
1 Objetivo
- Representar o lugar de vivência por meio da elaboração de desenhos, refletindo sobre os problemas existentes e sobre as atitudes de preservação.
Como proceder
- Incentive os alunos a refletirem sobre o próprio lugar de vivência e oriente-os a completar o desenho com as respostas da própria atividade. Caso eles apresentem dificuldades, exemplifique as atividades utilizando um local de referência, como a escola.
2 Objetivo
- Identificar em sua rotina diária e no lugar de vivência as principais características das atividades cotidianas realizadas nesses lugares.
Como proceder
- Oriente os alunos a pensarem em suas atividades diárias e nos lugares que frequentam no dia a dia e a descreverem-nos. Caso sinta necessidade, estipule um período do dia e questione-os sobre o que realizam nesse período.
3 Objetivo
- Reconhecer diferentes modos de vida de acordo com a população e identificar semelhanças e diferenças em relação ao próprio modo de vida.
Como proceder
- Promova um levantamento de ideias com a turma sobre os povos e as comunidades abordados na questão e conduza a atividade de modo que os alunos a realizem de forma autônoma. Se necessário, retome os conceitos de povos quilombolas, ribeirinhos e indígenas após a atividade.
4 Objetivo
- Reconhecer os elementos naturais e culturais presentes em determinado lugar e refletir sobre a ação humana na transformação das paisagens.
Como proceder
- Conduza os alunos a observarem a imagem e a identificarem os elementos naturais e culturais representados nela, refletindo sobre a ação humana na transformação da paisagem. Caso apresentem dificuldades, retome com eles os conceitos de elementos culturais e naturais.
5 Objetivo
- Refletir sobre a ação do ser humano na transformação das paisagens do próprio lugar de vivência.
Como proceder
- Caso os alunos apresentem dificuldades, pergunte-lhes oralmente se a paisagem do lugar onde vivem sempre foi a mesma. Se considerar pertinente, faça a eles outros questionamentos sobre o assunto.
6 Objetivo
- Identificar os ambientes de acordo com os símbolos de representação.
Como proceder
- Oriente os alunos a analisarem os símbolos apresentados e a identificarem os lugares representados. Você pode expandir o trabalho com os símbolos e os ícones por meio de outros exemplos (florestas, estradas, hospitais, etc.) ou sugerir aos alunos que criem ícones para representar outros lugares.
7 Objetivo
- Reconhecer a origem de atividades econômicas ligadas a produtos e serviços utilizados no cotidiano.
Como proceder
- Oriente os alunos a associarem a lista de itens às relativas atividades econômicas. Caso apresentem dificuldades, retome com eles os conteúdos e explique-lhes o nome de cada atividade por meio da qual os produtos são obtidos.
8 Objetivo
- Refletir sobre os problemas ambientais e os impactos causados ao meio ambiente, tanto no espaço rural quanto no espaço urbano.
Como proceder
- Peça aos alunos que primeiro analisem com atenção a manchete apresentada para, então, responderem às questões. Como complemento da atividade, promova uma roda de conversa para que a turma perceba as diferentes colocações e atitudes que devem ser praticadas no dia a dia a fim de preservar e cuidar do ambiente onde vivemos.
9 Objetivo
- Identificar e destacar atitudes diárias que visam à preservação dos recursos naturais, como o solo e a água.
Como proceder
- Solicite aos alunos que elaborem cartazes sobre a preservação dos recursos naturais. Se julgar conveniente, esses cartazes podem ser apresentados a toda a comunidade escolar por meio de uma exposição.
10 Objetivo
- Identificar os materiais da coletiva seletiva e reconhecer a importância do descarte correto dos resíduos.
Como proceder
- Peça aos alunos que, ao realizarem a atividade, observem a ilustração das lixeiras utilizadas para a separação correta do lixo.
7
6. Observe as imagens a seguir e escreva no caderno que lugar cada uma representa. A. praia; B. campo; C. cidade; D. escola.
A
PRAIA
B
CAMPO
C
CIDADE
D
ESCOLA
7. Observe a lista a seguir e anote no caderno qual atividade econômica corresponde a cada produto ou serviço. Elabore sua resposta conforme o exemplo.
Produto | Atividade econômica |
---|---|
Leite | Pecuária |
Leite: pecuária; Sapato: indústria; Arroz: agricultura; Consulta médica: serviços; Peixe: extrativismo.
Leite · Sapato · Arroz · Consulta médica · Peixe
8. A manchete a seguir trata de um problema ambiental. Leia com atenção e responda às questões em seu caderno.
c. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos citem exemplos como redução de veículos motorizados nas cidades, controle de queimadas, redução de emissão de gases poluentes pelas indústrias, etc.
Poluição do ar afeta crescimento de árvores em São Paulo
Disponível em: https://oeds.link/nkrpeN. Acesso em: 8 jul. 2021.
- Qual problema ambiental é destacado na manchete? Poluição do ar.
- Você já observou esse tipo de problema no lugar em que vive? Resposta pessoal.
- O que pode ser feito para combater esse tipo de problema ambiental?
9. Em dupla, elaborem um cartaz sobre a importância do uso consciente dos recursos naturais, como a água e o solo. Não deixem de apresentar medidas simples que podemos realizar em nosso cotidiano. Exponham os cartazes para toda a turma e colem-nos em algum lugar da escola. Resposta pessoal.
10. Escreva no caderno cinco materiais que devem ser destinados à coleta seletiva. Qual é a importância do descarte correto desses materiais? Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma
Nas páginas anteriores, apresentamos uma proposta de avaliação diagnóstica para averiguar os conhecimentos dos alunos no início do ano letivo. A fim de mapear os resultados dessa avaliação, sugerimos o quadro a seguir. Esse modelo pode ser adaptado e reproduzido conforme sua necessidade.
Nome do aluno/questão | Questão 1 | Questão 2 | Questão 3 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aluno 1 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 2 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 3 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 4 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 5 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 6 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 7 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia |
MODELO
Utilize esse mapeamento para averiguar se os alunos atingiram totalmente, parcialmente ou se não atingiram os conhecimentos esperados para o início do ano letivo. Inclua todos os alunos para ter uma visão ampla da turma, mas faça também anotações específicas em relação a cada aluno. Desse modo, poderá desenvolver estratégias de modo individualizado também.