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1 Estudando o município
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 1
Esta unidade aborda o estudo das paisagens naturais e culturais, com base na análise de imagens que retratam as paisagens em suas diferentes características. Neste momento, os alunos serão levados a analisar e distinguir paisagens naturais e culturais por meio dos elementos por elas apresentados.
Nesta unidade, os alunos também aprenderão a se localizar com a bússola e a rosa dos ventos. E serão instigados a se localizarem por meio do direcionamento do Sol e da identificação das direções cardeais e colaterais em várias localidades diferentes da escola e da cidade, aumentando, assim, a percepção do espaço onde vivem.
Os alunos vão interpretar e produzir mapas, gráficos e tabelas de diferentes temas. Atividades de pesquisa e coleta de dados relacionados ao conteúdo, como a população do município onde vivem, e a transformação desses dados em tabelas e gráficos também fazem parte desta unidade, assim como a análise dos elementos que compõem os mapas e sua produção.
Esta unidade traz a identificação das principais características que diferenciam as paisagens rurais e urbanas do município por meio da análise de imagens propostas pelo livro do aluno. Outro assunto tratado é a influência do meio natural nas paisagens rural e urbana, neste sentido, os alunos serão capazes de perceber como os aspectos naturais atuam no meio natural e urbano, bem como a necessidade do ser humano de modificá-lo.
A construção do conhecimento acerca da população que compõe o município dos alunos também está em pauta nesta unidade. Eles serão instigados a perceber, por meio de análise de gráficos e tabelas, a distinção da população rural da população urbana e sua composição nos municípios mais conhecidos do Brasil e também de seu município. A discussão acerca do espaço urbano e do espaço rural como componentes do município será promovida. Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Distinguir paisagens naturais e paisagens culturais.
- Representar os elementos da paisagem com croquis.
- Conhecer a bússola e a rosa dos ventos e utilizar as direções cardeais como meio de orientação.
- Ler e interpretar mapas e gráficos do município.
- Identificar as principais características que diferenciam as paisagens rurais e urbanas dos municípios.
- Identificar a influência do meio natural nas paisagens rural e urbana do município.
- Conhecer a população do município.
Pré-requisitos pedagógicos
- Para desenvolverem as atividades e os objetivos propostos na unidade 1, é importante que os alunos apresentem conhecimentos introdutórios sobre os municípios e suas diferentes paisagens.
Destaques PNA|
- Ao longo da unidade, foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos estudantes, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Mais atividades
Segue sugestão de atividade que auxilia o trabalho com os conceitos e temas desta e das demais unidades do volume. Esse tipo de atividade favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades com os alunos. Toda introdução de unidade traz uma sugestão como esta.
Ativação de conhecimento prévio
São atividades constituídas principalmente de questionamentos, em sua maioria, orais. Elas resgatam e exploram os conhecimentos prévios dos alunos, estimulando sua participação e despertando seu interesse pelos assuntos que estão sendo estudados. Principais habilidades desenvolvidas: recordar, refletir, reconhecer, relatar, respeitar opiniões divergentes e valorizar o conhecimento do outro.
- Investigue o conhecimento prévio dos alunos a respeito do tema. Peça que analisem a imagem de abertura e identifiquem os elementos presentes na paisagem apresentada.
- Escreva na lousa os elementos que eles citarem.
-
Quando começarem a falar de elementos rurais, interrompa-os e pergunte: sítios, chácaras e fazendas também fazem parte do município?
R: Resposta pessoal. Permita que eles debatam livremente, tentando chegar a uma conclusão.
- Ao final, explique que os municípios são formados por uma área urbana (cidades, vilas, povoados) e uma área rural (campo).
- O texto a seguir relaciona os requisitos necessários para a criação de municípios.
Art. 2o - Nenhum Município será criado sem a verificação da existência, na respectiva área territorial, dos seguintes requisitos:
-
- população estimada, superior a 10.000 (dez mil) habitantes ou não inferior a 5 (cinco) milésimos da existente no Estado;
-
- eleitorado não inferior a 10% (dez por cento) da população;
-
- centro urbano já constituído, com número de casas superior a 200 (duzentas);
-
- arrecadação, no último exercício, de 5 (cinco) milésimos da receita estadual de impostos.
BRASIL. Ministério da Justiça. Lei complementar no 1, de 9 de novembro de 1967. Diário Oficial da União, Brasília, 10 nov. 1967. p. 11931. Disponível em: https://oeds.link/74dH3r. Acesso em: 21 jun. 2021.
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O campo e a cidade são espaços que fazem parte dos municípios. Vamos estudar os municípios e conhecer um pouco mais sobre suas paisagens, população e outras características.
CONECTANDO IDEIAS
- Liste três elementos que se destacam na paisagem desse município. Rio, vegetações e construções.
- E possível afirmar que o trabalho do ser humano transformou essa paisagem? Converse com os colegas sobre isso. 2. Sim. O ser humano transformou as paisagens naturais nas paisagens culturais que compõem o município, tanto o espaço urbano quanto o espaço rural.
- A foto foi obtida baseada em qual ponto de vista: vertical, horizontal ou oblíquo? Visão oblíqua.
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Conectando ideias
- Peça aos alunos que observem a imagem e identifiquem os elementos que aparecem nela. Com a observação, auxilie-os a realizar essa atividade, orientando a escolha dos três principais elementos que são mais destacados na imagem.
- Ao conduzir essa atividade, investigue o conhecimento prévio dos alunos a respeito do processo de transformação nas paisagens causado pelos seres humanos. Além das respostas que serão apresentadas, promova o diálogo com o intuito de conhecer a opinião de cada um sobre o tema.
- Essa atividade desperta a noção dos pontos de vista. Desenvolva essa noção solicitando aos alunos que observem a imagem e interpretem em que ponto de vista ela foi obtida. Antes que cheguem a uma conclusão, explique exatamente o que são os pontos de vista e como é cada um deles (vertical, horizontal ou oblíquo).
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1 O município e suas paisagens
As fotos a seguir mostram paisagens de alguns lugares do Brasil. São paisagens de diferentes municípios. Observe-as com atenção.
Nessa paisagem da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, em 2021, podemos observar parte da cidade e a praia, pois esse município localiza-se no litoral.
As construções mais antigas, observadas na paisagem da cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, em 2019, são referências históricas de como era antigamente essa parte da cidade.
Nessa paisagem do município, observamos parte da cidade e da área rural de Derrubadas, no Rio Grande do Sul, em 2017. As características das construções, em que predominam casas e barracões, além da área rural se destacando, indicam ser uma cidade pequena.
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Sugestão de roteiro
O município e suas paisagens
6 aulas
- Leitura, observação e análise das páginas de abertura e realização das atividades orais das páginas 8 e 9.
- Observação das imagens e leitura das páginas 10 e 11.
- Atividades das páginas 12 e 13.
- Leitura e discussão da seção Para saber fazer das páginas 14 e 15.
- Leitura e discussão das páginas 16 e 17.
- Análise da rosa dos ventos da página 18.
- Atividades das páginas 19 e 20.
Atividade preparatória
- Explique aos alunos que os municípios apresentam paisagens muito variadas, tanto nas áreas urbanas (bairros diferentes na mesma cidade) quanto nas áreas rurais (diferentes tipos de lavouras, pastagens, vegetação natural, etc.).
- Peça aos alunos que desenhem no caderno uma paisagem do município em que moram (área urbana ou rural).
-
Peça que analisem a primeira imagem da página 10. Pergunte:
- O que há de característico nesse município, diferente da paisagem do seu município desenhada anteriormente?
- R: Resposta pessoal. Leve os alunos a perceberem as diferenças nos aspectos naturais e/ou culturais entre a paisagem que desenharam e a paisagem da foto.
- Leia a legenda da primeira foto da página com os alunos.
- Pergunte se eles conhecem outros municípios litorâneos, a exemplo de Natal. Recolha todas as experiências narradas. Converse sobre as características desses municípios, identificando semelhanças e diferenças entre eles.
- Pergunte aos alunos se eles já estiveram em um município litorâneo e converse sobre suas experiências. Caso a escola fique no litoral, pergunte se os alunos já foram a outros municípios litorâneos e o que esses locais têm em comum com o município onde a escola se localiza.
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No município de São Paulo de Olivença, no Amazonas, em 2018, destaca-se a presença da floresta em torno de uma área urbana pouco extensa.
Nessa paisagem do município de Urubici, em Santa Catarina, em 2020, podemos observar a área rural e a presença de um distrito ou povoado em meio às lavouras e pastagens.
As fotos que você observou mostram paisagens com características muito diferentes. Por meio da análise das paisagens, podemos compreender melhor como os lugares estão organizados. Lembre-se de que a paisagem é tudo aquilo que nossos sentidos captam de um lugar. Além dos elementos vistos, percebemos também a temperatura do ar, os sons, as texturas e os cheiros.
As diferenças entre as paisagens podem ser identificadas pelos diversos elementos que compõem cada uma delas. Esses elementos podem ser naturais, ou seja, criados pela natureza, como os rios, os mares, as florestas e os morros. Também podem ser elementos culturais, aqueles criados pelo ser humano, como as casas, os edifícios, as pontes e as estradas. As lavouras também são elementos culturais, pois, embora as plantas sejam elementos da natureza, como conjunto, as plantações só existem pela ação do ser humano.
- Observe novamente as paisagens dos municípios retratados nas páginas 10 e 11 e identifique em cada uma delas os elementos naturais e os elementos culturais. Espera-se que os alunos citem como elementos naturais a vegetação, as formas de relevo, a presença de mar e de nuvens. Como elementos culturais, eles podem citar construções, como casas, prédios ruas e calçadas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Mostre aos alunos a segunda imagem da página 10 e converse sobre as características históricas presentes na paisagem desse lugar.
- Pergunte se conhecem outras cidades que também se destacam pela existência de paisagens históricas preservadas.
- Pergunte se no município onde moram existe alguma parte histórica preservada (bairro, ruas ou construções históricas). Destaque como é a paisagem desse lugar. Caso não exista uma área histórica no lugar de vivência, levante algumas hipóteses com a turma sobre essa ausência. Cidades muito novas, como as que se formam nas áreas de fronteira econômica, por exemplo, possuem memória histórica recente.
- Realize o mesmo processo em relação às imagens da página 11.
- É possível que os alunos ainda tenham dificuldade para entender que o município é formado por uma cidade (sede do município) e uma área rural. Aproveite a oportunidade para explicar as diferenças entre área rural e área urbana.
- Pergunte aos alunos se já estiveram em uma área rural (caso a escola seja de área urbana). Se a escola fizer parte de uma área rural, pergunte o que eles conhecem sobre as características das cidades: suas atividades econômicas, suas paisagens, suas construções, etc. Anote na lousa todas as experiências citadas.
- O texto a seguir traz o conceito de paisagem.
Paisagem: Resultado da combinação dinâmica de diferentes elementos (físicos, humanos, biológicos, culturais, etc...) que interagem formando um conjunto único e indissociável em contínua evolução. Temos diferentes tipos de paisagem:
[...]
Humana - unidade geográfica resultante da interação entre homem e natureza;
[...]
Natural - é a paisagem cujos elementos naturais ou físicos não estão alterados pelo homem, incluindo o relevo, drenagem natural e vegetação natural.
[...]
COSTA, Rui; GARRIDO, Dulce. Dicionário breve de Geografia. Lisboa: Presença, 1996.
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ATIVIDADES
1. Copie em seu caderno os nomes dos elementos a seguir, montando uma tabela. Siga o exemplo.
Elementos naturais: Floresta, solo, montanha, rio, oceano e cachoeira. Elementos culturais: Cinema, campo de futebol, biblioteca, ponte, indústria, estrada, escola e lavoura.
Elementos naturais | Elementos culturais |
---|---|
Solo | Biblioteca |
Oceano | Lavoura |
Floresta · Cinema · Campo de futebol · Montanha · Biblioteca · Solo · Ponte · Indústria · Rio · Estrada · Oceano · Escola · Cachoeira · Lavoura
- Além dos elementos citados anteriormente, escreva em seu caderno mais dois elementos naturais e dois elementos culturais. Resposta pessoal. Sugestão de resposta: Elementos naturais: animais e nuvens. Elementos culturais: casa e prédio.
2. Leia o texto a seguir. nuvens.
LER E COMPREENDER
PNA
Durante a leitura do texto, oriente os alunos a procurarem no dicionário as palavras que desconhecerem.
[...]
Vejo estradas de ferro, portos, guindastes, navios que chegam e partem.
Marinheiros, passageiros, capitães, carregadores, gente e riqueza.
Vejo a cidade que cresce, as casas novas que surgem, as chácaras que diminuem.
Vejo ao longe as chaminés, a indústria que vem, as coisas que chegam e as que vão.
E as que nunca mais serão as mesmas.
[...]
Historia de um casarao, de Luis Kehl. Ilustrações de Murilo e Cintia. São Paulo: Nova Alexandria, 2007. p. 9. (Coleção Volta e Meia).
Responda às questões a seguir no caderno.
- O lugar descrito no texto fica perto ou longe do mar? Copie algumas palavras presentes no trecho lido que justificam sua resposta. Fica perto do mar. Portos, navios, marinheiros, passageiros, capitães e carregadores.
- A paisagem desse lugar está sendo transformada? Qual parte do texto confirma isso? Sim. No trecho: "Vejo a cidade que cresce, as casas novas que surgem, as chácaras que diminuem.".
- Escreva os nomes de três elementos culturais destacados no texto. Possíveis respostas: Estradas de ferro, portos, cidade, indústria, chácaras.
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Destaques BNCC e PNA
- As atividades desta página diferenciam os elementos naturais dos antrópicos, conforme orienta a habilidade EF04GE11 da BNCC.
- Ao realizarem a atividade 2, os alunos estarão desenvolvendo os quatro processos gerais de leitura: localizar e retirar informação explícita de textos, fazer inferências diretas, interpretar e relacionar ideias e informação e analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.
- Oriente os alunos, na resposta da atividade 1, a produzirem uma tabela no caderno semelhante à do livro para distribuírem os elementos culturais e os elementos naturais.
Ler e compreender
Narrativas em primeira pessoa são histórias nas quais o narrador relata os fatos e participa dos acontecimentos. A leitura dessas narrativas direciona os alunos ao imaginativo, proporcionando uma interação com a história contada, em que é possível se colocar no lugar do narrador.
Antes da leitura
Comente que o autor está descrevendo o que ele vê e as mudanças que estão acontecendo nesta paisagem.
Durante a leitura
Peça aos alunos que leiam o texto em silêncio e grifem as palavras que não conheçam. Em seguida, leiam o texto em conjunto e em voz alta e, depois, se necessário, explique as palavras que ainda despertarem dúvidas.
Depois da leitura
Oriente os alunos na interpretação do texto respondendo às perguntas da atividade 2. Instigue-os a pensar por que as paisagens são modificadas e por quem.
Mais atividades
- Organize os alunos em grupos.
- Providencia e distribua aos alunos a letra da canção "Paisagem da janela", de Lô Borges e Fernando Brandt.
- Se possível, reproduza a música para os alunos acompanharem a leitura da letra.
-
Oriente-os na análise da letra da canção.
-
Identifquem os elementos presentes na paisagem descrita na canção.
R: Casa (quarto de dormir), igreja, muro, pássaro, grade, ser humano (homens), temporal (chuva), ribeirão, árvores, torres, cemitérios.
- Desenhem como vocês imaginam a paisagem descrita na música.
-
R: Resposta pessoal. Incentive-os a usar a criatividade. A letra da canção não passa a noção espacial.
- Façam uma lista separando os elementos naturais dos elementos culturais da paisagem desenhada.
R: Naturais: pássaro, temporal (chuva), ribeirão, árvores e ser humano. Culturais: casa, igreja, muro, grade, cemitério e torres.
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3. Observe e analise a foto a seguir de parte de um município. Depois, responda às questões em seu caderno.
- A foto foi obtida em qual ponto de vista: vertical, horizontal ou oblíquo? A foto foi obtida no ponto de vista oblíquo.
- Quais elementos naturais presentes na foto aparecem na paisagem? Morro e praia são alguns dos elementos naturais.
- Quais elementos culturais presentes na foto aparecem na paisagem? Construções e rua são alguns dos elementos culturais.
4. Escolha uma paisagem de um lugar que você conhece ou do lugar onde vive. Desenhe-a em uma folha de papel sulfite e descreva os elementos naturais e culturais dessa paisagem. Você também pode descrever o que mais gosta de fazer nesse lugar.
Resposta pessoal. Os alunos podem escrever alguns elementos da paisagem ou algo que gostam de fazer nesse lugar.
5. Com um colega de turma, façam a atividade a seguir.
5. Resposta pessoal. Auxilie os alunos durante a realização da atividade. Verifique se classificaram os elementos corretamente em naturais ou culturais.
PNA
- Pesquisem, em livros, revistas e na internet, imagens de duas paisagens.
- Em seguida, recortem ou imprimam as imagens pesquisadas e cole-as em uma cartolina para montar um cartaz.
- Escrevam o nome de onde se localiza cada paisagem das imagens.
- Depois, escrevam os nomes dos elementos dessas paisagens, classificando-os em: elementos naturais e elementos culturais.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- Ao realizar a pesquisa e a produção de texto para o cartaz, os alunos podem desenvolver componentes como desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção de escrita, que compõem a PNA.
- Oriente os alunos a observarem os detalhes da paisagem da atividade 3. Depois, peça-lhes que respondam às perguntas que seguem.
- Para auxiliar a elaboração da atividade 4, converse com os alunos destacando algumas paisagens que eles observam no dia a dia, como as que encontram no caminho da casa à escola.
- Para elaboração do cartaz da atividade 5, oriente-os a escolher duas paisagens distintas, ou seja, que possuam diferentes elementos, sejam naturais ou culturais.
- Após a escolha das imagens, instigue os alunos a descreverem, detalhadamente, os elementos que compõem cada imagem e, por último, peça que os relacionem no cartaz.
Mais atividades
- Esta é uma atividade que combina interpretação da letra de uma canção e pesquisa.
- Para a elaboração desta atividade, providencie acesso a fontes de pesquisa para os alunos, como livros, revistas e internet.
- Divida a turma em grupos e distribua a cada um a letra da canção "Samba do avião", de Antônio Carlos Jobim.
- Se possível, reproduza a música para acompanhar a leitura da letra e oriente os alunos a analisá-la.
- Listem os elementos citados na canção que fazem parte da cidade do Rio de Janeiro, como Cristo Redentor, Guanabara, Galeão e Copacabana, e pesquisem imagens deles.
- Com o material da pesquisa, oriente os alunos a montarem um cartaz destacando as características da paisagem carioca.
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PARA SABER FAZER
Croqui da paisagem
Os elementos que observamos em uma paisagem podem ser representados por meio de desenhos, também chamados croquis. Ao desenhar o croqui de uma paisagem, é possível representar seus diferentes elementos de maneira simplificada ou em conjunto. Assim, podemos analisar facilmente como esses elementos estão distribuídos na paisagem.
Os croquis também podem ser produzidos com base em fotos, contornando os principais elementos, utilizando símbolos, traços ou cores para indicar cada conjunto da paisagem.
Observe os elementos da paisagem mostrada na foto abaixo.
Veja como essa paisagem foi representada por meio de um croqui.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Este conteúdo apresenta o croqui como um tipo de representação da paisagem, contemplando a habilidade EF04GE10 da BNCC.
- Explique novamente para os alunos o que são croquis: representações/esboços da paisagem utilizados comumente por profissionais da Arquitetura, com o objetivo de idealizar espaços que serão construídos.
- Comente que na Geografia os croquis podem ser utilizados para análise da paisagem no sentido de melhorias que podem ser estruturadas naquele local.
- Leia o texto a seguir, que trata da importância das representações cartográficas no ensino da Geografia.
O ensino nos anos iniciais do ensino fundamental em Geografia tem como atribuição principal a alfabetização cartográfica. Esse processo de alfabetização inicia, por meio de leitura, desenhos (croquis), mapas mentais e outras atividades lúdicas que ajudam os alunos no seu desenvolvimento cognitivo. Nesta etapa escolar se desenvolve um olhar sobre os mapas no qual a criança o reconhece como comunicador de determinados símbolos que representam a superfície terrestre. No nosso caso, nos anos finais do ensino fundamental, iniciamos um trabalho de construção cartográfica e da sua linguagem não mais apenas como comunicadora, mas como produtora de leitura da realidade vivida.
A partir do proposto teoricamente, a atividade com os alunos teve como base o conteúdo "Linguagem Cartográfica". Desse modo, possibilitamos a leitura cartográfica, a qual se baseou em explicações em sala de aula, sobre cada um dos elementos que constituem os mapas, tais como: o título, a escala, a fonte, a orientação e a legenda. [...]
HAGAT, Cristiane L. X.; SILVA, Camila Benso da; DEON, Alana Rigo. Cartografia e leitura de mundo no ensino de Geografia. 2015. Disponível em: https://oeds.link/FrJXUa. Acesso em: 21 jun. 2021.
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Veja os passos para produzir um croqui como o da página anterior.
- Observar atentamente os elementos que mais se destacam na paisagem, verificando o conjunto formado por esses elementos.
- Prender as extremidades de uma folha transparente sobre a foto. Para isso, utilizar clipes.
- Usar um lápis para traçar na folha transparente o contorno dos conjuntos de elementos da foto.
- Respeitar a disposição dos elementos na paisagem, uns em relação aos outros, para que as principais características da paisagem sejam mantidas.
- Colorir cada conjunto de elementos com cores diferentes.
AGORA É COM VOCÊ!
Observe a foto a seguir e faça um croqui dessa paisagem em uma folha de papel sulfite usando os passos apresentados anteriormente.
Resposta pessoal. Auxilie os alunos caso tenham dificuldade.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
- Complemente o estudo sobre o croqui com a atividade a seguir.
- Organize uma saída com os alunos no entorno da escola para que possam observar e desenhar uma paisagem.
- Peça que levem caderno e lápis (celular com câmera fotográfica é opcional).
- Em campo, converse com eles a respeito da paisagem que estão observando.
- Peça que enumerem os principais elementos (naturais e culturais).
- Peça também que identifiquem pontos de referência na paisagem; pontos de referência marcantes são importantes para identificar bem a paisagem desenhada.
- Ao final, faça uma exposição com as produções dos alunos.
- Identifiquem possíveis erros e conversem sobre eles.
- A avaliação dos erros constitui uma etapa importante no processo de aprendizagem dos alunos. Leia o texto a seguir.
[...]
Considera-se que ao avaliar o erro do educando, lhe serão propiciadas oportunidades de progresso, ao contrário de ignorá-lo, que simplesmente deixará a aluno fadado a cometê-lo.
Entre corrigir o erro e ensinar a pensar sobre ele, existe muita diferença. Corrigir resulta apenas em correção sem reflexão. Ensinar a pensar é desenvolver a consciência crítica, o que consequentemente promoverá momento de aprendizagem.
[....]
VILLAS, Selma G. A construção da aprendizagem a partir do erro. Pedagogia ao Pé da Letra. Disponível em: https://oeds.link/zxxuPE. Acesso em: 21 jun. 2021.
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Orientando-se pelo município
Nas páginas anteriores, você observou paisagens com diferentes elementos, tanto naturais quanto culturais. Muitos desses elementos nos servem como pontos de referência para nos localizarmos. Podemos dizer, por exemplo, que uma praça está ao lado da biblioteca municipal ou em frente à loja de brinquedos.
As pessoas também podem se orientar por meio das direções cardeais, que são: o Norte, o Sul, o Leste e o Oeste. Uma das maneiras de localizar essas direções é observando a posição do Sol. Isso porque, todos os dias, o Sol aparece no horizonte, pela manhã, na direção Leste e se põe ao entardecer na direção Oeste.
Veja como alguns alunos encontraram as direções cardeais observando o Sol no período da manhã.
Se uma pessoa lhe pedisse um ponto de referência para encontrar sua residência, o que você diria?
A professora pediu a Felipe, um de seus alunos, que abrisse os braços de tal forma que o braço direito apontasse para a direção Leste. Depois de identificar o Leste, os alunos encontraram as demais direções cardeais. Observe na imagem da página seguinte.
MANUAL DO PROFESSOR
- A proposta de estudo deste par de páginas é fazer com que os alunos percebam que existem alternativas no processo de localização dentro do espaço. Os chamados pontos de referência e pontos cardeais são os principais elementos entre as alternativas de orientação.
-
- Propicie um momento de autoavaliação para os alunos refletirem sobre posturas exercidas perante situações do cotidiano. Espera-se que eles entendam a importância de atitudes solidárias e respeitosas para auxiliar pessoas que necessitam de orientação para se deslocarem em determinado lugar dentro do município.
Mais atividades
-
Instigue os alunos conversando acerca da noção de localização que eles possuem.
- Quando vocês vêm para a escola, em que posição está o Sol no céu?
- E na casa de vocês? Em que cômodo(s) bate sol pela manhã?
- Em que cômodo(s) o sol bate na sua casa à tarde?
-
Da sua casa, é possível ver o nascer ou o pôr do sol?
R: Respostas pessoais. Recolha as informações que os alunos fornecerem. É muito importante destacar exatamente o posicionamento do Sol no trajeto dos alunos para, posteriormente, defnir os pontos cardeais. Procure registrar as respostas para aproveitá-las no estudo de localização espacial.
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Já os alunos que estudam no período da tarde, para encontrar os pontos cardeais, devem observar a direção em que o Sol está se pondo, ou seja, o Oeste. Semelhante ao que Felipe fez, um dos alunos pode esticar o braço esquerdo para o Oeste. Assim, o braço direito se estenderá para o Leste, à frente estará o Norte e atrás desse aluno estará o Sul.
1. Observe a imagem anterior. Escreva no caderno os nomes dos elementos do pátio da escola que estão localizados em cada uma das direções cardeais.
- Leste. Balanço.
- Oeste. Bola.
- Norte. Prédio da escola.
- Sul. Gangorra
2. Com os colegas e o professor, encontrem as direções cardeais a partir do pátio da escola. Para isso, sigam as instruções.
Resposta pessoal. Auxilie os alunos durante a atividade.
- No pátio da escola, observem a posição do Sol no início da manhã ou no final da tarde.
- Com base na posição do Sol, encontrem as direções cardeais: Leste, Oeste, Norte e Sul.
- Identifiquem os elementos do pátio da escola localizados em cada uma das direções cardeais.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer os pontos cardeais no pátio da escola, bem como os pontos de referência.
Como proceder
- Para realização da atividade 2 da página 17, leve os alunos para o pátio e direcione-os para onde nasce o sol. Em seguida, realize o passo a passo descrito na atividade.
- Auxilie os alunos na localização dos elementos conforme sugere a atividade 1.
- Aproveitando o conteúdo dessa página, o texto a seguir trata da relação do ser humano com o meio em que vive e com o senso de orientação e localização espacial.
[...]
Orientar e localizar são ações que se aprende desde o nascimento, que foram sendo estruturadas a partir e com a construção progressiva da noção de espaço. Essas noções certamente são importantes para o sujeito na sua vida cotidiana, pois, no limite, a ignorância dessas pode trazer-lhe inúmeros problemas.
As referidas noções vão se estruturando desde o nosso nascimento e são aprendidas durante a nossa vida, em função principalmente das exigências materiais que a mesma nos impõe. É importante salientar que cada sociedade desenvolve mecanismos e esquemas diferenciados de orientação e localização, que vão depender em grande parte das suas condições materiais de vida, da forma como percebem o seu entorno, do seu entendimento sobre ele, da forma como ocorre a interação entre o sujeito e o lugar, enfim da forma como as diferentes sociedades se relacionam com os outros elementos da natureza.
[...] grosso modo, para nossos alunos pouco sentido faz aprender noções, habilidades e conceitos de orientação e localização geográficas para orientarem-se e localizarem-se na cidade. Isso porque nos diferentes espaços existem alguns pontos de referência semifixos ou fixos, muito conhecidos pelo público em geral e que servem como semi-invariáveis, que são elementos que guardam uma certa invariância na paisagem, tais como pontes, viadutos, linhas de trem, igrejas, praças, prefeitura, hospitais, shopping center, e, portanto, servem como pontos de referência para a localização e orientação no espaço vivido. [...]
KATUTA, Ângela Massumi. O ensino e aprendizagem das noções, habilidades e conceitos de orientação e localização geográficas: algumas reflexões. Geografia, Londrina, v. 9, n. 1, jan./jun. 2000. p. 7. Disponível em: https://oeds.link/e4PPOl. Acesso em: 2 jul. 2021.
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Rosa dos ventos
A rosa dos ventos é um símbolo que representa as direções. Nas representações, ela indica tanto as direções cardeais quanto as direções colaterais. As colaterais são aquelas que estão entre as direções cardeais. Veja no exemplo abaixo.
3. Desenhe a imagem abaixo em seu caderno e escreva os nomes das direções conforme a indicação das cores a seguir.
Cardeais.
Colaterais.
Vermelho: Norte, Sul, Leste, Oeste.
Verde: Nordeste, Noroeste, Sudoeste, Sudeste.
A BÚSSOLA
Antes do surgimento da bússola, as pessoas que viajavam, pelos mares ou por terra, utilizavam o Sol e as demais estrelas para se orientar. Quando o céu estava encoberto por nuvens, os viajantes tinham muita dificuldade para determinar seus caminhos.
A invenção da bússola permitiu a orientação mais precisa das direções que eles deveriam seguir.
Ao utilizar uma bússola, o ideal é deixá-la em uma superfície horizontal e plana. Para encontrar as direções cardeais por meio da bússola, é necessário orientar o ponteiro em destaque na direção cardeal Norte. Desse modo, as demais direções cardeais estarão corretamente orientadas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Escreva na lousa "rosa dos ventos".
- Investigue os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do conceito de rosa dos ventos.
- Para auxiliar a realização da atividade 3, localize os pontos cardeais no pátio da escola ou em alguma área em que seja mais fácil visualizar o movimento aparente do Sol.
- Trace com giz uma rosa dos ventos no chão (da sala ou do pátio) na direção dos pontos cardeais.
- Pergunte aos alunos onde fica cada um dos pontos cardeais em relação à rosa dos ventos traçada no chão.
- Escreva claramente no desenho cada um desses pontos.
- O texto a seguir aborda a origem e os principais usos da bússola.
A bússola é um instrumento muito mais mencionado no sentido figurado do que realmente conhecido. Sua origem se perde no tempo, porém, quase com certeza podemos afirmar que foi inicialmente desenvolvida pelos chineses, que a usavam em atividades místicas, e que a grande difusão de seu emprego na navegação foi feito por marinheiros europeus, com maior destaque para os italianos. Mas, sem dúvida, é notório que a bússola tornou-se o instrumento fundamental das grandes navegações que deram origem à chamada Era dos Descobrimentos, expandindo as fronteiras geográficas do mundo conhecido e mudando de forma irreversível a história mundial.
[...]
Existem modelos de bússolas para as mais diferentes aplicações - navegação marítima, navegação aérea e navegação terrestre, geologia, topografia, mergulho etc. Para cada aplicação também existe grande quantidade de modelos disponíveis. Embora o conceito básico seja o mesmo, os recursos introduzidos em cada modelo permitem o atendimento de um grande espectro de necessidades específicas em diversas áreas.
FRIEDMANN, Raul M. P. Fundamentos de orientação, cartografia e navegação terrestre: um livro sobre GPS, bússolas e mapas para aventureiros radicais e moderados, civis e militares. 2. ed. Curitiba: Editora UTFPR, 2008. p. 27.
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ATIVIDADES
1. Observe a rosa dos ventos abaixo. Depois, escreva no caderno a sigla e o nome da direção cardeal ou colateral a que cada número corresponde, conforme a respectiva localização.
1. 1: NE - Nordeste. 2: L - Leste.
3: SE - Sudeste. 4: S - Sul.
5: SO - Sudoeste. 6: O - Oeste.
7: NO - Noroeste.
2. Observe a imagem a seguir e responda às questões no caderno.
- Qual é o nome do instrumento mostrado e qual é a sua função? 2. a. Bússola. Espera-se que os alunos respondam que a bússola tem a função de orientar de maneira mais precisa as direções que as pessoas desejam seguir.
- O que está representado no visor da bússola? O visor da bússola apresenta uma rosa dos ventos, com as direções cardeais e colaterais.
- Como a bússola deve ser utilizada para a identificação correta das direções cardeais? 2. c. A bússola deve ficar sobre uma superfície horizontal e plana, posicionada de modo que o ponteiro em destaque aponte a direção cardeal Norte da rosa dos ventos. Dessa maneira, as demais direções cardeais também estarão corretamente orientadas.
3. Descubra as direções cardeais a partir da sua moradia. Para isso, leia as instruções a seguir.
3. Resposta pessoal. Oriente os alunos a solicitarem o auxílio de um adulto, caso seja necessário sair do ambiente da moradia para encontrar as direções cardeais ao ar livre, mas próximo à sua casa.
- Observe em qual direção o Sol aparece pela manhã no lugar onde você mora ou a direção onde o Sol se põe ao entardecer.
- Estenda o braço direito para a direção onde o Sol aparece pela manhã e você encontrará o Leste.
- Depois, estenda o braço esquerdo para a direção onde o Sol se põe ao entardecer e você encontrará o Oeste.
- Dessa maneira, à sua frente estará o Norte e, atrás, o Sul.
- Com as direções cardeais identificadas, desenhe em seu caderno algum elemento localizado ao Leste, ao Oeste, ao Sul e ao Norte da sua moradia.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A orientação cartográfica utiliza os pontos cardeais, de acordo com a determinação da habilidade EF04GE09 da BNCC.
- Para responder às atividades 1 e 2, reforce os conceitos relacionados à orientação espacial e à rosa dos ventos. Depois que os alunos responderem, desenhe mais uma vez a rosa dos ventos na lousa até que eles fiquem confortáveis com as direções cardeais.
- A atividade 3 pode ser realizada como dever de casa. Uma vez que apontar uma direção cardeal exige certa abstração, o que ainda pode ser uma tarefa difícil para alunos dessa faixa etária, permita que eles indaguem à vontade. Assegure-se de que o restante da turma respeitará as dúvidas dos colegas.
Mais atividades
- Monte uma rosa dos ventos com os alunos. Forneça um ponto de orientação para cada aluno: "você é noroeste", "você é sul", "você é leste", "você é sudoeste", etc. Quando autorizar, eles devem se posicionar nos seus pontos cardeais em relação aos colegas, formando a rosa dos ventos. Verifique se se posicionaram corretamente com o auxílio dos colegas. Troque os alunos participantes, de modo que todos passem pela experiência da dinâmica.
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4. Observe a imagem e depois responda às questões no caderno.
- Sabendo que o Sol aparece pela manhã na direção Leste, encontre a direções cardeais observando a imagem anterior. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
- Estando na igreja, em qual direção se deve seguir para chegar ao hospital? Na direção Leste.
- A quadra de esportes está localizada em qual direção em relação à igreja? Na direção Norte.
- O hospital está localizado em qual direção em relação à praça? Na direção Leste.
- O hospital está localizado em qual direção em relação ao prédio azul? Na direção Sul.
- A quadra de esportes está localizada em qual direção em relação ao prédio azul? Na direção Oeste.
- A praça está localizada em qual direção em relação à igreja? Na direção Oeste.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para responder à atividade 4, reforce a ideia de que é necessário um ponto de referência para se localizar.
- Comente novamente que, a partir do ponto de referência dado, é preciso encontrar o Leste, e, a partir daí se localizar e encontrar os outros pontos.
Mais atividades
- Posicione um aluno em cima de cada um dos pontos cardeais traçados no chão com o giz.
-
Pergunte à turma:
b. Onde está fulano? E sicrano?
-
Posicione um quinto aluno em uma posição entre os pontos cardeais e pergunte:
b. Onde está beltrano?
R: Respostas pessoais. Verifque se os alunos conseguiram identifcar corretamente cada posição.
- A esta altura, os pontos cardeais devem estar bem claros para a turma. É importante desestabilizar os alunos neste momento. Posicionando novos alunos entre os pontos cardeais, o restante da turma deve testar hipóteses de onde eles se localizam.
- Introduza o conceito de pontos colaterais. Pelo posicionamento dos alunos, ajude-os a concluir os nomes dos pontos colaterais. Demonstre que sua nomenclatura obedece a uma lógica.
- Trace os pontos colaterais no chão com giz, completando a rosa dos ventos.
Comentários de respostas
- a. Oriente os alunos a identificarem a direção Leste voltada para o Sol nascente na imagem. Peça-lhes que verifiquem que o Oeste está na direção contrária do Leste, ou seja, na direção do pátio com carros, o Norte fica na direção da quadra de esportes e o Sul na direção da igreja.
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2 Município: espaço rural e espaço urbano
Um município geralmente é formado pelo espaço rural e pelo espaço urbano. Na foto a seguir, observamos parte do espaço rural e do espaço urbano do município de Guaíra, em São Paulo, em 2018.
A paisagem retratada na foto possibilita uma visão ampla de parte de um município. Nessa foto, é possível identificar elementos que caracterizam a área urbana e outros que caracterizam a área rural.
1. Cite os elementos que caracterizam o espaço rural e os elementos que caracterizam o espaço urbano na paisagem anterior.
1. Espera-se que os alunos citem plantações, árvores e estrada rural como elementos que caracterizam o espaço rural; e ruas asfaltadas, quarteirões e construções próximas umas às outras como elementos que caracterizam o espaço urbano.
2. Com os colegas, descrevam os aspectos que diferenciam a organização desses dois espaços. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
Quando comparamos os espaços rural e urbano de um município, a principal diferença que podemos observar entre eles é o modo como esses espaços são utilizados.
No espaço rural, em geral, as pessoas cultivam lavouras, criam rebanhos de diferentes animais e constroem alguns tipos de indústrias. Nesse espaço, também existem áreas de vegetação natural.
No espaço urbano, há moradias construídas próximas umas das outras, diferentes estabelecimentos comerciais e industriais, ruas e avenidas, maior trânsito e fluxo de pessoas e veículos.
MANUAL DO PROFESSOR
Comentários de respostas
- Espera-se que os alunos descrevam o modo como o espaço é utilizado. No espaço urbano, podem destacar a presença de ruas e quarteirões, construções próximas umas às outras. No espaço rural, podem citar o modo como o espaço é utilizado com o predomínio de lavouras.
Sugestão de roteiro
Município: espaço rural e espaço urbano
6 aulas
- Leitura do texto e análise da imagem na página 21.
- Leitura, análise do gráfico e discussão do tema da página 22.
- Atividades da página 23.
- Leitura e discussão das páginas 24 e 25.
- Leitura e discussão da seção Cidadão do mundo nas páginas 26 e 27.
Atividade preparatória
- Peça aos alunos que listem os elementos típicos da paisagem do espaço urbano e os elementos típicos da paisagem do espaço rural.
- Discuta com eles as principais atividades econômicas realizadas em ambos os espaços
Destaques BNCC
- Este capítulo discorre sobre a produção do espaço urbano e do espaço rural, conforme orienta a habilidade EF04GE07 da BNCC.
- Retome a explicação sobre o território do município, geralmente formado pelas áreas rural e urbana.
- Para a realização da atividade 1, analise com os alunos a imagem da página 21, destacando os elementos que caracterizam a área rural e a área urbana.
- Uma dúvida comum para os alunos é onde encaixar a paisagem natural nesse contexto. Frequentemente, há também confusão entre paisagem rural e paisagem natural. Explique que essas são paisagens diferentes. Ressalte que, com frequência, as paisagens naturais, ou seja, os espaços que não foram transformados, localizam-se na área rural dos municípios. No entanto, algumas ocorrem nas áreas urbanas e outras em áreas de preservação ambiental.
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A população do município
A população de um município é formada pelas pessoas que moram na área urbana (cidade, vilas e povoados) e também pelas pessoas que moram na área rural (chácaras, sítios e fazendas).
Alguns municípios brasileiros possuem população muito numerosa, enquanto outros apresentam população pouco numerosa. Observe a tabela ao lado.
PNA
População total de alguns municípios brasileiros (2020) | |
---|---|
São Paulo (SP) | 12 325 232 |
Salvador (BA) | 2 886 698 |
Campo Grande (MS) | 906 092 |
Santarém (PA) | 306 408 |
Ouro Preto (MG) | 74 558 |
Getúlio Vargas (RS) | 16 184 |
Castanheiras (RO) | 2 987 |
Fonte de pesquisa: IBGE. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1o de julho de 2020. Disponível em: https://oeds.link/8P7pgK. Acesso em: 3 jul. 2021.
3. Identifique na tabela:
- O município que tem a maior população. São Paulo (SP).
- O município que tem a menor população. Castanheiras (RO).
Valorize as diferentes culturas das pessoas que moram no seu município.
A população rural e urbana no município
Na maioria dos municípios brasileiros, a população urbana é maior do que a população rural. Porém, em alguns municípios, a população rural é mais numerosa do que a população urbana. Veja os gráficos a seguir.
Fonte de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/w2EewB. Acesso em: 3 jul. 2021.
4. Qual município tem a população rural maior do que a população urbana?
Manaquiri (AM).
5. Qual município apresenta uma população urbana maior do que a população rural?
Itatiaia (RJ).
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A leitura e interpretação de gráficos e tabelas propicia o desenvolvimento do exercício da numeracia da PNA, uma vez que permite aos alunos desenvolverem as noções de grandeza e ordem.
-
Para auxiliar a realização da atividade 1, instigue os alunos a fazerem a interpretação da tabela:
- A tabela está em ordem crescente ou decrescente?
- Qual é a quantidade de pessoas no município de São Paulo? (Faça essa pergunta para todos os municípios da tabela.)
- Qual município possui a maior população?
- Qual possui a menor?
- Retome o conceito de espaço rural e espaço urbano e explique aos alunos que, na maioria das vezes, a população urbana é maior do que a população rural. Isso acontece porque muitas cidades funcionam como atrativos para a população.
- Raquel Rolnik traz o conceito da cidade como um ímã, uma vez que ela possui vários atrativos, que vão da área de lazer, como parques, shoppings, museus, etc., à área econômica, como trabalho em diferentes áreas desse setor.
- Comente que São Paulo, por exemplo, que é a cidade mais populosa do Brasil e também o principal centro econômico do país, é muito atrativa, o que faz que pessoas de todo o país queiram morar nesse espaço urbano.
- Pergunte aos alunos onde eles acham que a maior parte da população do município de São Paulo está alocada: no espaço urbano ou no espaço rural? Em seguida, comente que a população do município de São Paulo está distribuída quase que em sua totalidade na área urbana.
- Para a realização das atividades 4 e 5, auxilie os alunos na interpretação dos gráficos de população absoluta dos municípios de Manaquiri e Itatiaia, comparando a população do espaço urbano e do espaço rural.
-
- Em uma roda de conversa, explique aos alunos que os municípios apresentam características culturais de suas populações. Instigue-os a pensar a respeito dos diferentes aspectos culturais que podem ser observados no município em que vivem e também acerca da importância da diversidade cultural do nosso país.
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ATIVIDADES
1. A tabela a seguir apresenta a população rural e a população urbana de alguns municípios brasileiros. Observe-a e, depois, responda às questões em seu caderno.
Município | População rural (2010) | População urbana (2010) |
---|---|---|
Canudos (BA) | 7 034 | 8 698 |
Recife (PE) | 0 | 1 537 704 |
Camboriú (SC) | 3 130 | 59 231 |
São José de Ribamar (MA) | 125 336 | 37 709 |
Teresópolis (RJ) | 17 539 | 146 207 |
Fonte de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/ghpWWK. Acesso em: 3 jul. 2021.
- Qual município possui a maior população urbana? Recife (PE).
- Em qual município a população rural é maior do que a população urbana? São José de Ribamar (MA).
- O que há de diferente entre os dados de Recife e os dados dos demais municípios apresentados? O que você pode concluir sobre isso? 1. c. Em Recife, não há população rural. É possível concluir que todos os habitantes desse município vivem no espaço urbano e que existem lugares no Brasil em que não há pessoas vivendo no espaço rural.
2. Observe a tabela e o gráfico a seguir. Depois, escreva no caderno o número que identifica a população do município correspondente a cada coluna do gráfico.
1 - Carirá (SE), 2 - Conchal (SP), 3 - Iporá (GO), 4 - Afuá (PA).
População total de alguns municípios brasileiros (2020)
Município | População |
---|---|
Afuá (PA) | 39.567 |
Carirá (SE) | 22.239 |
Conchal (SP) | 28.273 |
Iporá (GO) | 31.499 |
Fonte de pesquisa: IBGE. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1o de julho de 2020. Disponível em: https://oeds.link/UfxAFt. Acesso em: 3 jul. 2021.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para realizar a atividade 1, faça a leitura da tabela com os alunos de modo que eles falem a quantidade de população rural e urbana de cada município apresentado. Em seguida, peça-lhes que respondam às atividades de interpretação que seguem.
- Na resposta da letra c, incentive-os a pensar que a cidade de Recife não possui população rural, pois todo território do município é formado por área urbana. Indague ainda como os moradores dessa região fazem para obter os produtos rurais como hortaliças e verduras.
- A realização da atividade 2 explora a capacidade de ler e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos, uma vez que os alunos precisam relacionar os dados dispostos na tabela e sua representação em forma de gráfico.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Comparar as populações urbana e rural dos municípios relacionados na tabela da página 22.
Como proceder
- Acesse com os alunos o site do IBGE @Cidades e instrua-os na pesquisa acerca das populações rural e urbana dos municípios de Salvador, Campo Grande, Santarém, Ouro Preto, Getúlio Vargas e Castanheiras. Oriente-os a produzir gráficos semelhantes ao disposto na página, para que seja possível uma melhor comparação dos dados. Exponha a produção dos alunos no mural da sala de aula.
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O município nos mapas
Os mapas podem representar características de um espaço, como a forma dos terrenos, seus limites e, até mesmo, a maneira como esse espaço é utilizado.
O mapa é a representação em tamanho reduzido de determinado espaço, elaborado em uma superfície plana, como a de um papel. Por meio de mapas, podemos representar o espaço de um município, de um estado, de um país ou de todo o planeta Terra. Essa representação é feita em uma visão vertical, ou seja, uma visão do alto e de cima para baixo.
Veja a seguir, no município de Fortaleza, a localização das áreas urbanas e rurais.
Fonte de pesquisa: CEARÁ. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). 2018. Disponível em: https://www.ipece.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/45/2019/02/mapas_municipais_Fortaleza_2019.pdf. Acesso em: 9 jul. 2021.
O município de Fortaleza, no estado do Ceará, na realidade, tem uma área muito maior. Para representar todo o município no espaço da página do livro, foi necessário elaborar essa representação em um tamanho muito reduzido em comparação ao tamanho real dessa área.
1. Qual área é maior nesse município, a rural ou a urbana? A área urbana de Fortaleza é maior do que a área do espaço rural desse município.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
- Traga para sala de aula um mapa político do município onde a escola está localizada. Se possível, traga outros tipos de mapa, como hidrográfico, de transportes, uso do solo, etc.
- Ajude-os na leitura das legendas e a encontrar os símbolos e áreas da legenda no mapa.
- Deixe-os livres para analisar os mapas.
- Como complemento do estudo desta página e da realização da atividade 1, o texto a seguir apresenta informações sobre o uso dos mapas e o conhecimento cartográfico dos alunos.
A utilização dos mapas pressupõe, por parte dos alunos, capacidade de abstração, pois representam a realidade através de símbolos.
Aprender a utilizar os mapas é um processo lento, que deve ser desenvolvido em diversas etapas, desde a representação feita pelo próprio aluno (mesmo que de forma rudimentar) de espaços vividos por ele, da realidade conhecida e experimentada, até a interpretação de mapas que representam espaços e realidades que ele não conhece, de forma mais complexa, exigindo maior nível de abstração.
Tomoko Paganelli, Aracy de Rego Antunes e Rachel Soihet [...] nos orientam nessa tarefa de trabalhar com mapas com nossos alunos. [...] "O aluno, no início, é considerado como mapeador, aquele que representa a realidade física e social, inicialmente, através de símbolos convencionados por ele próprio. Quando ele adquire a consciência da representação, pode tornar-se um usuário, aquele que lê e interpreta mapas elaborados por outros[...]".
Como mapeadores, os alunos são codificadores, que emitem a mensagem recorrendo a um código, e decodificadores, enquanto usuários dos mapas, interpretando a mensagem elaborada por outra pessoa. No mapa, o processo de codificação vai do significado para a imagem e o de decodificação, da imagem para o significado.
RUA, João et al. Para ensinar Geografia: contribuição para o trabalho com 1o e 2o graus. Rio de Janeiro: Access, 1993. p. 13-14.
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Como ler um mapa
Veja a seguir quais são as informações que os elementos do mapa fornecem.
O título apresenta o tema, indicando o que o mapa está mostrando.
A orientação é representada em um mapa pela rosa dos ventos, que indica as direções cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) e as colaterais (Nordeste, Noroeste, Sudoeste e Sudeste).
A escala permite saber o tamanho real do espaço representado no mapa.
A legenda traz o significado de elementos importantes da representação, como alguns símbolos que precisam ser identificados para a compreensão do mapa.
A fonte indica a origem e a data das informações contidas no mapa.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 164.
2. Sobre o mapa, responda às questões.
- Qual é o tema representado no mapa visto anteriormente? O estado do Ceará e suas principais cidades.
- Em qual parte do mapa é possível encontrar a informação sobre o tamanho real da área que foi representada? Na escala.
- O que os símbolos utilizados no mapa estão mostrando? Qual parte do mapa fornece essa informação? As principais cidades e a capital do estado. Essas informações são fornecidas pela legenda.
- Qual símbolo do mapa indica as direções cardeais e colaterais? A rosa dos ventos.
- Quais informações a fonte do mapa fornece? e. Indica a origem e a data das informações do mapa. No mapa desta página, as informações são obtidas por meio do Atlas geográfico escolar.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade 2 identifica elementos de mapas, conforme sugere a habilidade EF04GE10 da BNCC.
- É preciso que esteja bem claro para os alunos que o mapa é uma representação cartográfica bidimensional da realidade.
- Explique que qualquer espaço da superfície terrestre pode ser cartografado, de partes do bairro de uma cidade ao planeta inteiro.
- Após a conversa, peça aos alunos que observem o mapa desta página.
- Oriente-os a notar todos os elementos essenciais do mapa. Explique a ordem de leitura de um mapa: primeiro, a identificação do título; na sequência, a orientação, a legenda, a fonte; por fim, a leitura da escala do mapa. Ressalte cada um desses elementos e suas finalidades.
- Se possível, leve para a sala de aula diferentes tipos de mapas (mapas políticos e físicos do estado, do Brasil, dos continentes e do mundo). Apresente-os aos alunos e oriente-os a ler as informações neles contidas.
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CIDADÃO DO MUNDO Os nomes dos municípios
Leia silenciosamente as informações desta página. Depois, leia em voz alta com os colegas.
PNA
De acordo com dados do IBGE do ano de 2020, o Brasil possuía 5 570 municípios. A origem dos nomes desses municípios é bem variada e pode representar diferentes aspectos culturais do país.
Alguns municípios brasileiros possuem nomes de origem indígena. Veja alguns exemplos a seguir.
Palmares (Pernambuco) e União dos Palmares (Alagoas): municípios localizados na região em que se formou o Quilombo dos Palmares, antigo refúgio de escravizados africanos. Os nomes desses municípios foram dados em homenagem ao último líder desse quilombo, Zumbi dos Palmares.
Corumbá: município do estado do Mato Grosso do Sul, significa lugar distante.
Maués: município localizado no estado do Amazonas. Seu nome significa papagaio curioso e inteligente.
Bauru: município do estado de São Paulo, significa cestos de frutas.
Manaus: município do estado do Amazonas. Seu nome vem de manaí, nome indígena do peixe-boi.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A atividade de pesquisa sugerida a seguir exercita a curiosidade intelectual dos alunos, como recomenda a Competência geral 2 da BNCC.
- Ao tratar das origens de diversos nomes de municípios, o assunto das páginas 26 e 27 possibilita o desenvolvimento do Tema contemporâneo transversal Diversidade cultural.
- Com a leitura solicitada, essa página contempla o componente fluência em leitura oral.
Objetivos
- Reconhecer a diversidade cultural brasileira.
- Identificar diferentes origens dos nomes das cidades.
- Compartilhar os conhecimentos adquiridos com os pais ou responsáveis.
Mais atividades
- Faça uma dinâmica com os alunos. Pergunte se conhecem a história do nome deles ou por que esse nome foi escolhido por seus pais ou outros parentes.
- Depois de contarem suas histórias, explique que com os municípios ocorre o mesmo, ou seja, eles recebem nomes por razões diferentes.
- Peça que pesquisem a origem do nome do município da escola, anotem-no no caderno e mostrem aos colegas.
- Para complementar o assunto, organize uma roda de conversa com os alunos.
- Peça que citem nomes de bairros ou ruas que conheçam no município e investigue por que eles escolheram determinado bairro ou rua.
- Incentive-os a falar à vontade, para que criem intimidade com o tema; depois que todos os alunos explicarem as razões de sua escolha, pergunte se sabem o porquê dos nomes dos lugares escolhidos.
- Peça a cada aluno que pesquise a origem do nome do lugar escolhido.
- Decida se a pesquisa terá etapas em sala de aula ou se será toda realizada em casa. O ideal é que eles desenvolvam ao menos parte da pesquisa em sala de aula, pois isso dará a você a possibilidade de orientar o método de pesquisa. A seleção de fontes e de informações é uma habilidade fundamental para todas as disciplinas. Acompanhar os alunos nesse processo é sempre necessário.
- Peça que fotografem a rua ou o bairro objeto da pesquisa.
- Explique que devem constar da pesquisa possíveis variantes que o nome teve ao longo do tempo.
- Ao final, os alunos produzirão um cartaz com as fotos do local e a origem do seu nome.
- Em um dia marcado, peça que apresentem os resultados da pesquisa aos colegas. A origem dos nomes de lugares que eles conhecem costuma ser muito interessante, tanto para quem fez o trabalho quanto para quem vai ouvir.
- Depois das apresentações, exponha os cartazes no pátio da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso a essas pesquisas.
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Outros municípios recebem o nome de personalidades importantes da história do Brasil, como escritores, inventores, presidentes da República, etc. Veja alguns exemplos.
Alberto Santos Dumont, conhecido por ser inventor do avião, viveu entre os anos de 1873 e 1932. Em 1906, em Paris, na França, conseguiu que seu avião, o 14-Bis, levantasse voo e percorresse a distância de 60 metros a uma altura de cerca de 3 metros do chão.
José Bento Monteiro Lobato viveu entre os anos de 1882 e 1948. É considerado o maior escritor de literatura infantil brasileira. Entre outras publicações, destacou-se pelo título A menina do narizinho arrebitado, primeiro livro em que aparecem os personagens da obra O Sítio do Picapau Amarelo.
1. Em sua opinião, qual é a importância de valorizar a diversidade cultural presente em nomes de municípios ou ruas de nosso país?
2. Releia as páginas 26 e 27 em casa, com seus pais ou responsáveis. Façam uma pesquisa e conversem sobre a origem do nome do município onde vivem. Anote as informações no caderno e depois conte aos colegas na sala de aula, comparando as informações coletadas.
1 e 2. Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- A atividade 2 dessa página desenvolve a literacia familiar. A literacia familiar é o conjunto de práticas de linguagem, leitura e escrita que os alunos vivenciam no contexto familiar. Assim, integrar as famílias às práticas pedagógicas da escola é fundamental para o desenvolvimento e a formação integral dos alunos.
Comentários de respostas
- Instigue os alunos a pensarem na importância da valorização da diversidade cultural com os diferentes nomes de municípios ou ruas. Comente que esses nomes possuem uma história que faz parte da cultura, pois podem ser uma homenagem a pessoas conhecidas ou a aspectos da natureza local, etc.
- Caso os alunos não saibam, pesquise com eles a origem do nome. Vocês podem encontrar informações com os moradores mais velhos, na prefeitura ou em um museu do município.
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3 As paisagens rurais do município
No espaço rural de um município, predominam paisagens diferentes, formadas por plantações, áreas de criação de animais, áreas de vegetação natural e também por alguns tipos de construções, como moradias, silos e armazéns.
As paisagens rurais também são diferentes por causa do tamanho das propriedades rurais e das atividades praticadas. Observe a seguir diferentes paisagens rurais.
1
2
3
4
1. Em quais das paisagens mostradas observa-se a criação de gado? E em quais paisagens observa-se o cultivo de lavouras?
1. As imagens 2 e 3 mostram atividades de criação de gado. As imagens 1 e 4 mostram atividades de cultivo de lavouras.
2. No município onde vive, você já observou paisagens como as mostradas nesta página? Converse com os colegas sobre isso. Resposta pessoal. Auxilie os alunos nas comparações entre as paisagens mostradas e as paisagens rurais do município em que vivem. Incentive-os a citar semelhanças e diferenças entre essas paisagens.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
As paisagens rurais do município
2 aulas
- Leitura do texto e análise da imagem da página 28 e realização das atividades orais.
- Leitura do texto e análise das imagens das páginas 29 e 30.
- Atividades da página 31.
Destaques BNCC
- O trabalho em grupo sugerido a seguir exercita a curiosidade e a investigação dos alunos, conforme orienta a Competência geral 2 da BNCC.
- O trabalho com as características das paisagens naturais e antrópicas possibilita o desenvolvimento da habilidade EF04GE11 da BNCC.
- Leia com os alunos o conteúdo dessa página e peça-lhes que observem as imagens com suas respectivas legendas. Por meio da observação, eles vão responder às atividades 1 e 2.
Atividade preparatória
- Organize os alunos em duplas.
- Providencie e distribua para cada dupla uma cópia da letra da canção "Vida boa", dos cantores Victor e Leo.
- Reproduza a canção para os alunos ouvirem enquanto leem a letra.
-
Pergunte a eles:
-
Quais elementos da canção referem-se à área rural?
R: Casinha simples no sertão, vaquinha, burro, galinha, fogão a lenha, pés de fruta, etc.
-
- Aproveite o momento e faça outras perguntas para os alunos sobre o tema reproduzido na canção.
29
As paisagens rurais e o meio natural
Além do tamanho de uma propriedade rural e do modo como seu espaço é utilizado, alguns aspectos naturais também tornam uma paisagem rural diferente de outras. Vamos conhecer alguns exemplos de como isso ocorre.
A influência do relevo: as áreas onde os terrenos são mais planos favorecem o cultivo. Esses terrenos permitem o uso de máquinas para realizar o plantio, a adubação e a colheita das lavouras. As áreas em que os terrenos são muito íngremes ou montanhosos exigem a utilização de algumas técnicas de cultivo, como a construção de terraços que protegem o solo das enxurradas provocadas pela água das chuvas. Observe as imagens a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para complementar seus conhecimentos acerca da influência do relevo nas práticas econômicas rurais, leia este trecho do estudo realizado pela Embrapa em parceria com universidades de Portugal.
[...] Ambientes de montanha são ricos em fauna e flora, abrigam nascentes da maior parte dos grandes rios, ocupam um quarto da superfície terrestre e são a base direta do sustento de 12 por cento da população mundial, segundo dados também das Nações Unidas.
São, por outro lado, considerados vulneráveis a mudanças climáticas, processos de desflorestamento, instabilidade geológica e práticas agrícolas não adequadas que, por sua vez, podem levar a inundações, deslizamentos de terra, erosões e perda da fertilidade dos solos, com severas consequências sociais. Por isso, requerem maior rigor no estabelecimento de critérios de planejamento das ocupações humanas e das atividades produtivas.
[...]
EMBRAPA. Regiões montanhosas abrigam agricultura dinâmica e exigem planejamento da produção. Notícias, 27 jul. 2016. Disponível em: https://oeds.link/D4tEl4. Acesso em: 22 jun. 2021.
- Comente com os alunos que o espaço rural pode compreender paisagens modificadas pelo ser humano, como plantações, sítios, chácaras, mas que também abarca áreas naturais, como florestas, rios, pântanos, serras, montanhas, etc.
- Pergunte a eles se já estiveram no espaço rural e se perceberam os diferentes elementos que o compõem. Reforce que, apesar de ser uma área rural, onde deveriam predominar os elementos naturais, a presença humana é fortemente marcada neste espaço por meio da agricultura, da pecuária e do extrativismo.
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A influência do clima: entre as características do clima que exercem grande influência na paisagem rural está a temperatura do ar. Algumas dessas paisagens caracterizam-se pelo cultivo de produtos que se adaptam melhor a baixas temperaturas, como é o caso do trigo. Outras paisagens caracterizam-se pelo cultivo de lavouras que se desenvolvem melhor em temperaturas altas, como é o caso da soja e da cana-de-açúcar. Observe as imagens a seguir.
As regiões que apresentam climas secos e com poucas chuvas também podem ser exploradas para o desenvolvimento das atividades agrícolas. Para produzir nessas áreas, é necessária a aplicação de algumas técnicas de cultivo, como a irrigação.
MANUAL DO PROFESSOR
- Outro importante fator que determina as características de uma propriedade rural é o clima.
- Explique aos alunos que a variação climática das regiões brasileiras influencia as paisagens que o espaço rural apresenta.
- Comente que a variação de temperaturas, além das chuvas, contribui para a diversidade dos produtos cultivados, pois existe a necessidade de adaptação desses produtos conforme o clima. Cite exemplos de produtos que são cultivados no município ou no estado onde os alunos vivem e compare com produtos cultivados em regiões distintas do Brasil.
- Explique aos alunos que mesmo em áreas de poucas chuvas, como o semiárido nordestino, a irrigação tem permitido o cultivo de frutas, como melão, uva, manga, maçã, pera, entre outras.
- Comente que, por causa desta variação do clima, existem frutas sazonais, ou seja, que são características de determinada estação.
- Em relação ao estudo das paisagens rurais e do clima, sugerimos a leitura do texto a seguir.
A agricultura é um dos segmentos mais importantes da cadeia produtiva e é aquele que mais depende das condições ambientais. O ambiente, basicamente solo e clima, controla o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Consequentemente, as condições ambientais devem ser adequadamente avaliadas antes de se implantar uma atividade agrícola. O primeiro passo em qualquer planejamento deve ser a identificação das áreas com alto potencial de produção, isto é, áreas onde o clima e o solo sejam adequados para a cultura.
Com relação ao clima, para se alcançar produtividade econômica, cada cultura necessita de condições favoráveis durante todo o seu ciclo vegetativo, isto é, exigem determinados limites de temperatura nas várias fases do ciclo, de uma quantidade mínima de água, e de um período seco nas fases de maturação e colheita. O atendimento dessas exigências é que fará uma determinada região ser considerada apta para uma dada cultura.
[...]
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE). Importância do zoneamento agrícola e épocas de plantio de cada município. Disponível em: https://oeds.link/9zScdF. Acesso em: 22 jun. 2021.
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ATIVIDADES
1. Observe a imagem a seguir.
- Identifique e escreva em seu caderno o quadrante onde estão localizadas as seguintes cenas. Siga o exemplo.
Trator arando a terra: 4C
1D.
Pequena horta
2B.
Gado pastando
3D.
Lago
1C.
Roupas no varal
2. Observe a foto a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
- A foto está retratando uma paisagem rural ou urbana? Espera-se que os alunos respondam que se trata de uma paisagem rural.
- Quais elementos da paisagem levaram você a essa conclusão? Sugestão de resposta: Lavouras e algumas construções.
- Você já observou elementos semelhantes aos da foto na paisagem do município onde você mora? Se sim, quais? 2. c. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a identificar os elementos semelhantes entre as paisagens rurais do município onde moram e a retratada na foto.
3. Você já observou como algumas características do clima, por exemplo, a temperatura do ar (mais quente ou mais fria) e a ausência ou a ocorrência de chuvas, alteram a paisagem do lugar onde você mora?
Em uma folha de papel, desenhe alguma modificação que você já tenha percebido na paisagem do lugar onde vive por causa da ação de alguma característica do clima. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a descreverem as alterações que, porventura, sejam causadas pelas características do clima que atuam no lugar. Eles também podem descrever o cultivo de lavouras sazonais devido a essas características.
MANUAL DO PROFESSOR
- As atividades desta página objetivam exercitar as noções elementares de localização por meio de coordenadas. Auxilie os alunos explicando que as cenas se encontram nos quadrinhos que ficam no cruzamento das letras com os números.
- Atividades com coordenadas também podem ser realizadas na lousa, no pátio ou na quadra da escola. Trace as coordenadas indicando as linhas (com números) e as colunas (com letras) e peça aos alunos que as identifiquem. Isso pode ser feito na forma de jogo entre grupos de alunos: um grupo lança o desafio informando a coordenada 2C, por exemplo, enquanto o outro grupo a procura na representação, e vice-versa.
- Na realização da atividade 3, oriente-os a elaborar desenhos que vão representar como as características do clima podem alterar a paisagem do lugar onde vivem. Se necessário, realize uma breve conversa destacando algumas dessas mudanças, como as que ocorrem após os períodos de chuvas ou secas prolongadas, ou com o aumento ou a diminuição das temperaturas. Os desenhos podem ser apresentados na forma de um painel ou expostos no mural da escola.
Mais atividades
- Você sabe o que é produzido no espaço rural de seu município? Investigue e troque informações com os colegas sobre isso.
- Em seguida, escreva no caderno o nome de alguns produtos que você pesquisou.
- Caso os alunos tenham dificuldade para realizar a pesquisa, traga informações necessárias e promova uma conversa sobre o tipo de propriedade rural que existe no município (pequena ou grande), sobre a produção dessas propriedades, etc. Desse modo, eles poderão relacionar o assunto estudado à realidade onde vivem.
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4 As paisagens urbanas do município
Nas cidades, podemos observar diferentes paisagens. Essas paisagens se diferenciam pelo modo como as pessoas utilizam o espaço urbano, ou seja, como constroem casas, edifícios, ruas, praças e parques, além das atividades econômicas que desenvolvem.
Veja a seguir as características das paisagens de bairros em diferentes cidades.
Ao analisarmos essa paisagem, observamos um bairro em que predominam construções residenciais. Alguns estabelecimentos comerciais também existem nesses tipos de bairro. A foto mostra parte da cidade de Campinas, em São Paulo, em 2020.
Nessa foto, é possível observar uma rua do centro da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 2020. O centro é uma área da cidade onde geralmente se localiza um grande número de lojas, bancos, restaurantes, etc. Portanto, é um lugar onde o comércio é mais intenso e, por isso, o fluxo de pessoas é maior.
1. Você já foi ao centro da cidade do município onde você mora?
Resposta pessoal. Aproveite esta questão para levantar os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre o centro da cidade.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
As paisagens urbanas do município
2 aulas
- Observação e análise das imagens das páginas 32 e 33.
- Leitura do texto e análise das imagens das páginas 34 e 35.
- Atividades da página 36.
- Nesta página, é apresentada a sequência da abordagem que introduziu a noção da caracterização do espaço urbano por meio de suas paisagens.
- Use o exemplo das imagens desta página para explicar que as paisagens urbanas se intensificam e podem, assim, apresentar diversas características em um mesmo espaço territorial.
- Explique que, da mesma maneira que elementos caracterizam determinado lugar da área urbana, eles também determinam particularidades que fazem os municípios serem diferentes uns dos outros.
- Retome o exemplo citado anteriormente das praias em algumas cidades brasileiras. Cite o exemplo da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Diga aos alunos que essa praia é um dos elementos que fazem essa capital se diferenciar, por exemplo, da cidade de São Paulo, onde existe o Parque do Ibirapuera, que é um elemento característico da paisagem paulistana.
- Complemente a questão 1 pedindo aos alunos que falem a respeito de suas percepções: se havia muita gente, que tipos de comércio, quais os transportes que circulavam e se eram permitidos em todas as vias, se havia sinalização, etc. Questione também a respeito da condição ambiental, como os níveis de poluição do ar e o barulho. Esses assuntos também serão abordados na próxima unidade.
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O CRESCIMENTO DAS CIDADES
Quando as cidades crescem e suas áreas passam a se expandir, geralmente podemos observar nas paisagens novos loteamentos em lugares que antes eram ocupados por lavouras ou por áreas de vegetação natural.
Dessa forma, as áreas onde predominavam atividades rurais transformam-se, ao receber mais moradias, comércios, entre outras atividades, e passam a ter características urbanas.
- loteamentos:
- divisões de grandes terrenos em terrenos menores ou lotes, geralmente comercializados para a construção de moradias e estabelecimentos comerciais
- Os bairros nem sempre tiveram as mesmas características. Você sabe por quais mudanças o bairro onde você mora ou onde se localiza a escola passou recentemente? Foram construídos recentemente novos estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais ou edifícios? Houve a criação de novos parques, praças ou ruas? Converse com os colegas sobre isso. Resposta pessoal. Auxilie-os dando alguns exemplos.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explique aos alunos que a maioria das cidades brasileiras está em abundante crescimento. Isso significa que a extensão urbana está aumentando, principalmente em virtude da construção de áreas residenciais, mas também de áreas comerciais e industriais.
- Comente que a área urbana é conhecida também como malha urbana, ou seja, a malha urbana compreende o espaço que as ruas e os lotes da cidade abarcam.
- Cite exemplos do crescimento urbano onde os alunos vivem ou, então, em áreas urbanas de municípios próximos.
- Ressalte que, conforme a extensão urbana se expande, o espaço considerado rural diminui. Assim, lugares onde se encontravam atividades do campo passam a se caracterizar por elementos urbanos.
Mais atividades
- Utilize a atividade desta página e use-a como base para uma atividade complementar do conteúdo.
- Peça aos alunos que pesquisem informações relacionadas a mudanças ocorridas com o tempo no bairro onde se localiza a escola.
- Essa pesquisa pode ser feita em livros, jornais, na internet ou com o relato de moradores próximos que presenciaram as transformações do bairro ao longo do tempo.
- O texto a seguir trata do crescimento urbano e da valorização de terras.
[...] Alguns dos proprietários fundiários, os mais poderosos, poderão até mesmo ter suas terras valorizadas através do investimento público em infraestrutura, especialmente viária.
A demanda de terras e habitações depende do aparecimento de novas camadas sociais, que tenham rendas capacitadas a participar do mercado de terras e habitações. Depende ainda da política que o Estado adota para permitir a reprodução do capital, como reforço do aparelho estatal pelo aumento do número de funcionários e através da ideologia da casa própria.
Os diferenciais das formas que a ocupação urbana na periferia assume são, em relação ao uso residencial, o seguinte: urbanização de status e urbanização popular variando de acordo com a localidade da área.
[...]
CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. Disponível em: https://oeds.link/ksOi5P. Acesso em: 22 jun. 2021.
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As paisagens urbanas e o meio natural
As paisagens de uma cidade também podem ser influenciadas pelas características naturais. As diferentes formas do relevo e o curso de rios e córregos são aspectos que também tornam uma paisagem urbana diferente de outras. Vamos conhecer alguns exemplos de como isso ocorre.
A influência do relevo: quando as cidades crescem em áreas de morros, as ruas acompanham o traçado sinuoso do terreno, apresentando ladeiras muito íngremes, com subidas e descidas acentuadas. Porém, quando as cidades crescem em áreas de terrenos mais planos, favorece o traçado de ruas planas e retas. Observe as imagens a seguir.
2. A área urbana de seu município apresenta alguma das características de relevo mostradas nas paisagens anteriores? Comente com os colegas sobre isso. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a descreverem as porções da cidade que exemplificam a característica predominante da forma de relevo que influencia a paisagem.
MANUAL DO PROFESSOR
- Converse com os alunos sobre as características do relevo do município em que residem, conforme solicitado na atividade 2. Deixe que eles o descrevam de forma livre e peça que desenhem suas principais características.
- Forme uma roda de conversa para ver as perspectivas de cada aluno, uma vez que eles podem morar em áreas diferentes da cidade, que possuem relevos diferentes.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Refletir sobre os perigos da ocupação de encostas e áreas de risco nas áreas urbanas.
Como proceder
- Peça aos alunos que pesquisem ou então providencie para eles reportagens que discorram acerca dos problemas acarretados pela ocupação de encostas e áreas de risco. Regiões como Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, e a própria capital fluminense possuem ocupações de riscos em encostas. Após a pesquisa, escolha dois alunos para ler suas reportagens para os colegas. Saliente a necessidade de mostrar imagens do acontecimento reportado. Depois da leitura, indague: Qual é o motivo da ocupação de lugares que aparentemente colocariam a vida dessas pessoas em risco? Qual é a qualidade de vida das pessoas que moram nessas áreas? Que problemas podem ser gerados com esse tipo de ocupação? Ao final do debate, explique que muitas vezes o alto custo das propriedades em áreas regulares das grandes metrópoles acaba obrigando a população com poder aquisitivo menor a morar em áreas irregulares e de risco.
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A ação humana pode provocar modificações no relevo de uma cidade com o objetivo de atender a algumas necessidades. Veja alguns exemplos.
A influência da hidrografia: rios e córregos também estão presentes em muitas paisagens urbanas. Em diversas cidades, sobretudo nos maiores centros, o curso de rios e córregos foram alterados pela ação humana. Alguns rios, por exemplo, tiveram suas margens ocupadas e sofreram modificações no traçado de seus cursos.
MANUAL DO PROFESSOR
- Comente com os alunos que a ocupação humana provoca mudanças no espaço. Explique que, com o avanço da tecnologia, o ser humano consegue modificar o curso de um rio, abrir montanhas ao meio e cavar túneis no subsolo, a fim de fazer melhorias no espaço em que vive.
- Traga imagens de exemplos como metrô, trem, viadutos, portos e aeroportos, que modificam a paisagem completamente.
- Indague os alunos sobre quais são os benefícios e malefícios que as obras descritas na página podem trazer tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas que residem nessas cidades.
- Explique que a superpopulação dos grandes centros urbanos requer cada vez mais que obras como essas sejam realizadas a fim de melhor alocar as pessoas.
- Aproveite a última foto desta página e explique aos alunos que alguns córregos e rios urbanos foram canalizados e passaram a correr em galerias subterrâneas, escondidas embaixo de ruas e avenidas.
- Finalize o conteúdo deste tema com uma roda de conversa acerca da preferência dos alunos pelo espaço rural ou pelo espaço urbano. Peça que relembrem os principais elementos que caracterizam cada um deles e as mudanças a que estão sujeitos pela ocupação humana. Ao final, peça que escrevam um texto dissertativo-argumentativo sobre o que foi discutido na roda de conversa.
36
ATIVIDADES
1. Leia os textos a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
A
[...] A Praça Garcia, no centro da cidade - onde, ao lado da igreja colonial, reluz uma estátua do piloto Ayrton Senna -, é o ponto de encontro dos taxistas. Eles põem o assunto em dia entre um passageiro e outro e colaboram trazendo notícias frescas. Forasteiros são facilmente reconhecidos, até mesmo pelo jeito de andar na rua. Pessoas muito apressadas só podem ser de fora. [...]
O amigo leiteiro do governador, de Hudson Corrêa. Época, São Paulo, Globo, 16 set. 2013. p. 49.
B
Quando a casa da fazenda apareceu azul e branca no final do caminho, meu coração explodiu de alegria [...].
O caminhão balançou para lá e para cá na última curva, aprumou as quatro rodas no terreno acidentado e seguiu firme na direção do curral [...].
Passamos entre dezenas de bois, vacas e bezerrinhos que espalhavam um cheiro seco de estábulo, e estacionamos no gramado em frente à casa. [...]
De braços para o alto, de Drauzio Varella. Ilustrações de Cárcamo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002. p. 7-9.
- Qual dos textos descreve uma paisagem rural? Escreva dois elementos que fazem parte dessa paisagem. O texto B. Os alunos podem citar a casa da fazenda e o curral.
- Qual dos textos descreve uma paisagem urbana? Escreva dois elementos que fazem parte dessa paisagem. O texto A. Os alunos podem citar a praça e a igreja.
- Faça uma descrição do lugar onde você vive, como nos textos lidos anteriormente. Use elementos que existem no lugar para descrevê-lo e contar algo que o caracteriza. 1. c. Resposta pessoal. Auxilie os alunos na indicação dos elementos e das características que podem incluir em suas descrições como trânsito, ocorrência de uma atividade muito típica do lugar e presença de elementos da natureza que marcam a paisagem local, como rio, mata, morros, chuvas, seca, etc.
PNA
2. Observando a cidade do município em que você vive, escreva um texto, que pode ser ilustrado por um desenho ou por uma foto, mostrando a influência do meio natural na configuração do espaço urbano de sua cidade.
Escolha uma paisagem da área urbana e indique qual influência do meio natural é possível observar: forma de relevo montanhoso, íngreme ou plano, construção de túneis ou aterros, presença de rios, córregos ou rios canalizados.
Depois de produzido, faça uma leitura em voz alta do texto aos colegas da turma, mostrando a imagem (foto ou desenho) da área da cidade que você escolheu para descrever. Conheça a descrição dos demais colegas também.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A proposta da atividade 2 engloba os componentes desenvolvidos pela produção e leitura de texto pelos alunos, que são a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário e a produção de escrita.
- Para a resolução da atividade 1, leia com os alunos os dois textos e oriente-os durante as atividades.
- Peça que notem os principais elementos descritos nos textos, o que referencia cada um dos espaços do município.
- Solicite que descrevam o modo de vida que observaram no relato do campo e depois em relação ao modo de vida na área urbana.
- Depois, peça que comparem as diferenças e semelhanças encontradas no estilo de vida do campo e da área urbana.
- Promova um debate com o objetivo de levar os alunos a refletirem sobre a importância dos espaços rural e urbano nos municípios. Essa reflexão deve se embasar principalmente na importância da relação entre ambos e na dependência entre eles para o desenvolvimento dos municípios.
- Por fim, incentive-os a descrever da maneira mais detalhada possível como é o lugar onde vivem, conforme sugere a atividade c. Se julgar pertinente, solicite que transformem a descrição em desenho para mostrar aos colegas.
- Oriente-os na realização do texto proposto na atividade 2. Se necessário, realize uma conversa prévia sobre as paisagens que eles podem descrever e representar nos desenhos. Cite exemplos dessas paisagens, como o traçado sinuoso das ruas em áreas de relevo íngreme ou montanhoso, o traçado retilíneo das ruas em áreas de relevo plano, o traçado de ruas e avenidas às margens de córregos e rios, a existência de túneis ou aterros na cidade, entre outros.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Monte uma tabela em seu caderno para classificar os elementos naturais ou culturais da paisagem mostrados no quadro. Faça conforme o modelo a seguir.
florestas · estradas · rios · pontes · lavouras · fábricas · montanhas · cidades · mares · solos
Elementos naturais | Elementos culturais |
---|---|
florestas | estradas |
Rios, montanhas, mares, solos. | Pontes, lavouras, fábricas, cidades. |
2. Escolha uma das fotos do seu livro didático e desenhe um croqui dessa paisagem no caderno ou em uma folha de papel sulfite.
3. Utilize a rosa dos ventos mostrada no mapa para realizar as atividades propostas. Responda às questões a seguir no caderno.
Qual cidade mostrada no mapa se localiza:
- Ao norte de Campo Grande? Coxim.
- A noroeste de Dourados? Corumbá.
- A sudoeste de Três Lagoas? Dourados.
- Ao sul de Campo Grande? Dourados.
- A nordeste de Dourados? Três lagoas.
- Ao norte de Três Lagoas? Cassilândia.
- A oeste de Dourados? Porto Murtinho.
Fonte de pesquisa: Atlas Geográfico Escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 178.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Realização das atividades das páginas 37 a 39.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Distinguir paisagens naturais e paisagens culturais.
Como proceder
- Oriente os alunos na confecção da tabela no caderno. Após a elaboração da tabela, peça que leiam as palavras do quadro e as classifiquem em elementos naturais ou culturais. A atividade reforça a competência de classificação, além de verificar se os alunos estão sendo capazes de distinguir os elementos naturais e culturais das paisagens.
2 Objetivo
- Representar os elementos da paisagem com croquis.
Como proceder
- Oriente os alunos na escolha da imagem para a produção do croqui. Forneça os materiais que eles precisam e, se necessário, volte à seção Para saber fazer, páginas 14 e 15, para verificar os procedimentos para a elaboração do croqui de uma paisagem.
3 Objetivo
- Conhecer a bússola e a rosa dos ventos e utilizar as direções cardeais como meio de orientação.
Como proceder
- Relembre com os alunos as direções cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste) e colaterais (nordeste, sudeste, noroeste, sudoeste). Explique que essas direções são mostradas no mapa de acordo com a posição indicada na rosa dos ventos. Para facilitar, peça que imaginem a mesma posição da rosa dos ventos sobre as cidades que aparecem em cada pergunta. Exemplo: "Imaginem a rosa dos ventos sobre a cidade de Campo Grande; que outra cidade se encontra na direção Norte?".
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4. No caderno, escreva os nomes das direções cardeais e dos pontos colaterais indicados na figura da rosa dos ventos. Direções cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste. Direções colaterais: Nordeste, Sudeste, Noroeste e Sudoeste.
5. Observe a foto a seguir e responda às questões no caderno.
- Cite dois elementos que você observa no espaço rural dessa paisagem. Os alunos podem citar, por exemplo, lavoura e estrada rural.
- Cite dois elementos que você observa no espaço urbano dessa paisagem. Os alunos podem citar, por exemplo, casas e árvores.
6. Relacione cada parte do mapa à informação correspondente e anote-a no caderno.
- Legenda
- Fonte
- Escala
- Título
- Rosa dos ventos
- Apresenta o tema do mapa.
- Apresenta o significado de elementos da representação.
- Indica as direções cardeais.
- Indica a origem e a data das informações.
- Permite saber o tamanho real do espaço representado.
I - B; II - D; III - E; IV - A; V - C.
MANUAL DO PROFESSOR
4 Objetivo
- Conhecer a bússola e a rosa dos ventos e utilizar as direções cardeais como meio de orientação.
Como proceder
- Oriente os alunos a desenharem a rosa dos ventos no caderno e a escrever os pontos cardeais e colaterais em suas respectivas posições. Complemente explicando o nome das direções colaterais. Exemplo: entre o Norte e o Leste, temos a direção colateral Nordeste; entre o Sul e o Oeste, temos a direção colateral Sudoeste, e assim por diante.
5 Objetivo
- Identificar as principais características que diferenciam as paisagens rurais e urbanas dos municípios.
Como proceder
- A atividade destaca o conceito de paisagem rural e urbana com base nos elementos que caracterizam cada um desses espaços. Peça aos alunos que identifiquem os diferentes elementos que compõem a paisagem observada. Em seguida, solicite que escrevam os elementos observados conforme pertençam ao espaço rural ou ao espaço urbano.
6 Objetivo
- Ler e interpretar mapas e gráficos do município.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam as duas colunas da atividade e associem-nas. Se necessário, traga um mapa para ilustrar a atividade e o utilize para mostrar os diferentes elementos que fazem parte de um mapa e o que eles indicam.
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7. Observe a foto e a manchete a seguir. A legenda da foto não foi inserida para não comprometer a realização da atividade.
Prefeito [de Governador Valadares] decreta situação de emergência na cidade em razão das cheias
Disponível em: https://oeds.link/eidRKm. Acesso em: 27 jun. 2022.
- Utilize as palavras dos quadros a seguir e escreva no caderno uma legenda para a foto e uma para a manchete. O texto deve destacar a relação dos elementos naturais com a paisagem apresentada.
Foto: máquinas · plano · lavouras · relevo · espaço rural
No espaço rural, as áreas onde o relevo é plano favorecem o uso de máquinas nas lavouras.
Manchete: chuvas · rios · cidades · enchentes · transbordamento
Nas cidades, as chuvas podem provocar o transbordamento dos rios ou córregos, causando enchentes.
8. Observe a população rural e urbana dos municípios apresentados na tabela. Em seguida, responda às questões no caderno.
População rural e população urbana de alguns municípios brasileiros (2010)
Município | População rural | População urbana | Total |
Prudentópolis (PR) | 26.329 | 22.463 | 48.792 |
Careiro da Várzea (AM) | 22.930 | 1.000 | 23.930 |
Anápolis (GO) | 5.858 | 328.755 | 334.613 |
Fonte de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/Wm621N. Acesso em: 3 jul. 2021.
- Qual é o município que possui maior população? Anápolis (GO).
- Em qual município a população rural é muito maior do que a população urbana? Careiro da Várzea (AM).
- Em qual município a população urbana é maior do que a população rural? Anápolis (GO).
- Qual município possui quase a mesma população nas áreas urbana e rural? Prudentópolis (PR).
MANUAL DO PROFESSOR
7 Objetivo
- Identificar a influência do meio natural nas paisagens rural e urbana do município.
Como proceder
- Diga aos alunos que identifiquem os elementos da paisagem mostrados na foto e a informação destacada na manchete. Em seguida, peça que associem esses elementos às palavras-chave indicadas nos quadros. Incentive-os a pensar em uma legenda para a imagem utilizando essas palavras.
8 Objetivo
- Conhecer a população do município.
Como proceder
- Auxilie os alunos na leitura e interpretação dos números apresentados na tabela. Peça que comparem o número de habitantes que vivem no espaço urbano e no espaço rural dos municípios apresentados. Após essa comparação, peça que respondam às questões conforme a análise que fizeram dos dados.
Conclusão da unidade 1
Para avaliar o aprendizado dos alunos sobre os objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro a seguir. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 10-MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando seus avanços e suas conquistas.
Objetivos | Como proceder |
---|---|
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Providencie e leve para a sala de aula imagens que retratem diferentes paisagens naturais e culturais. Divida a lousa de giz em duas partes, escrevendo paisagem natural (em um lado) e paisagem cultural (do outro lado). Apresente as imagens aos alunos e peça que fixem (com fita adesiva) as paisagens no quadro classificando-as de acordo com seus elementos. As imagens também podem ser mostradas em aparelhos de televisão ou projetores. |
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As imagens das paisagens utilizadas no item anterior podem ser aproveitadas para a elaboração de croquis. Para isso, escolha algumas dessas imagens e mostre-as aos alunos. Em seguida, peça que escolham uma das paisagens e façam o croqui dela em uma folha de papel sulfite. Se necessário, retome as explicações sobre a elaboração do croqui nas páginas 14 e 15 do Livro do estudante. |
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Avalie a aprendizagem dos alunos com uma atividade prática que pode ser realizada no pátio da escola ou em uma praça próxima. Para isso, mostre aos alunos a direção onde o Sol nasce (Leste), indicando-a no chão com giz. Em seguida, relembre a orientação das direções cardeais tendo o Sol como referência e peça aos alunos que desenhem no chão a figura da rosa dos ventos, completando com a direção Leste já traçada. Com base no desenho, promova uma atividade oral perguntando aos alunos que elementos ou pontos de referência podem ser encontrados em cada uma das direções cardeais e também nas direções colaterais. |
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Leve para a sala de aula um mapa político ou um mapa temático do estado onde mora ou do país. Oriente os alunos a interpretá-lo, identificando seus principais elementos (título, legenda, escala, orientação ou rosa dos ventos e fonte). Em seguida, promova uma atividade lúdica, em que os alunos farão um mapa imaginário do tipo "caça ao tesouro". Para isso, entregue a eles uma folha de papel sulfite e peça que criem um mapa do tesouro, que deve conter todos os elementos (título, legenda, orientação, fonte). Também devem colorir e colocar símbolos no mapa e indicar seu significado em uma legenda. Depois de pronto, os mapas podem ser fixados na sala de aula ou no mural da escola. |
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Avalie a aprendizagem dos alunos propondo a dinâmica de um desafio. Para isso, separe os alunos em vários grupos ou em apenas dois grandes grupos. Cada um terá de dizer apenas elementos que existem no espaço por eles escolhidos (rural ou urbano). Ao iniciar a dinâmica, peça que um grupo diga o nome de um elemento que faz parte do espaço que escolheu. Em seguida, passe a pergunta ao outro grupo, e assim sucessivamente. Quando acertar o nome dos elementos, o grupo ganha ponto e perde quando errar. Vence o grupo que tiver o maior número de acertos. |
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Leve para a sala de aula manchetes de jornais, revistas ou da internet que destaquem a influência do meio natural nas paisagens rural ou urbana. Por exemplo: deslizamentos nas encostas de morros, alagamentos e enchentes nas cidades, ocorrência de geadas ou secas prejudicando a produção agrícola, etc. Apresente as manchetes aos alunos e promova uma conversa sobre os assuntos destacados. Em seguida, peça que escrevam um texto explicativo sobre a da influência do meio natural nas paisagens rural e urbana do município em que vivem. |
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Leve os alunos ao laboratório de informática e oriente-os a fazer uma pesquisa sobre a população que compõe o município (número total de habitantes, população urbana, população rural, renda, saúde, escolarização, etc.). Essas informações podem ser consultadas no site https://oeds.link/91qWRx. Após a coleta conduza a produção de um gráfico de barras para melhor organização dos dados. |