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2 Campo e cidade: espaços interligados
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 2
O estudo desta unidade aborda as relações de interdependência entre campo e cidade. Em estudos anteriores, os alunos já construíram alguns saberes, considerando que o campo e a cidade formam o município e reconhecendo que os moradores desses dois ambientes necessitam de produtos e serviços oriundos de diferentes setores da economia.
Agora, eles serão incentivados a interpretar as características das paisagens rurais e urbanas analisando fotografias e informações apresentadas na forma de gráficos, tabelas e esquemas que destacam diferentes temas. Atividades de pesquisa e coleta de dados relacionados ao conteúdo, produção de textos e desenhos, trabalhos em grupos e questões orais também são estratégias de aprendizagem propostas no estudo das temáticas ao longo da unidade.
Com base no aprofundamento desses estudos sobre atividades desenvolvidas no campo e na cidade, os alunos perceberão a importância das relações de interdependência entre elas. Entre as propostas desta unidade de trabalho, os alunos poderão reconhecer a importância do trabalho da mulher e das famílias no trabalho rural.
A continuidade dos estudos aprofundará o assunto sobre as diferentes matérias-primas presentes nos produtos que usamos no nosso dia a dia, revelando a importância do trabalho do campo para as indústrias.
Aspectos como o consumo consciente serão abordados em textos e atividades que oportunizarão momentos de reflexão e tomada de consciência do uso inadequado de recursos da natureza e matérias-primas. Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Identificar os diferentes tipos de atividades econômicas praticadas no espaço rural e os produtos provenientes delas.
- Identificar os diferentes tipos de atividades econômicas desenvolvidas no espaço urbano e a importância dessas atividades no dia a dia das pessoas.
- Perceber a importância das atividades econômicas realizadas no campo e na cidade e como elas estão presentes nos produtos que consumimos em nosso dia a dia.
- Conhecer as relações entre o espaço rural e o espaço urbano.
- Compreender que muitas matérias-primas do campo passam por diversas etapas até chegar aos consumidores.
- Conscientizar-se a respeito do excesso de consumo e suas consequências para o meio ambiente, incentivando as compras conscientes.
- Perceber a importância dos diferentes meios de transporte e de comunicação na integração entre o espaço rural e o espaço urbano.
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolver as atividades e os objetivos propostos na unidade 2, é importante que os alunos tenham conhecimentos introdutórios sobre espaços rural e urbano dos municípios. Além disso, a identificação das paisagens rurais e urbanas, apesentadas na unidade 1, serão retomadas durante a percepção de elementos que caracterizam os municípios.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade, foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos estudantes, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Mais atividades
Segue sugestão de atividade que auxilia o trabalho com os conceitos e temas desta e das demais unidades do volume. Esse tipo de atividade favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades com os alunos. Toda introdução de unidade traz uma sugestão como esta.
Debate
Atividade que visa à discussão de diferentes pontos de vista, com base em conhecimentos e opiniões pessoais. Necessita da mobilização de argumentos e desenvolve a oralidade, levando o aluno a expressar suas ideias. Além disso, motiva o respeito a opiniões diferentes.
Principais habilidades desenvolvidas: oralidade, argumentação e respeito a opiniões distintas.
- Nesta unidade, os conteúdos abordam a caracterização do trabalho no espaço urbano e no espaço rural e a interligação entre ambos a partir do processo de troca de serviços e produtos. São destacados também a importância da mulher nas atividades do campo e o despertar da consciência ambiental.
Destaques BNCC
- A imagem de abertura exemplifica a relação campo-cidade ao destacar uma atividade comercial com produtos originários do campo vendidos no espaço urbano. Isso possibilita o desenvolvimento das habilidades EF04GE04 e EF04GE07 da BNCC.
- A imagem representa as atividades do campo em um centro urbano. Organize uma roda de conversa com os alunos para resgatar seus conhecimentos prévios sobre as atividades predominantes no campo e nas áreas urbanas.
- Comente que as hortas vêm ganhando espaço nas áreas urbanas. Projetos que revitalizam praças e terrenos baldios ampliam a segurança alimentar da população e melhoram a qualidade do ar.
- Localize com os alunos onde ocorrem as feiras de produtores do município. Pergunte se eles costumam frequentar ou se já visitaram uma. Se houver alguma próxima à escola, ao término da unidade, proponha um trabalho extraclasse e leve-os para uma visita, a fim de que reconheçam os produtos que lá são comercializados. A atividade pode servir como estratégia para incentivar a alimentação saudável.
- Para explorar um pouco o assunto sobre os espaços urbano e rural, leia o texto a seguir.
[...]
O avanço da industrialização e desenvolvimento do setor de serviços gerou crescente urbanização do meio rural. O aumento da produtividade das pessoas liberou parcela da mão de obra familiar para o desenvolvimento de outras atividades múltiplas, a maioria delas considerada como não rurais. [...]
[...] Agroindústrias, centros de pesquisa, estabelecimentos que oferecem atividades de serviços como lazer, turismo rural, segunda residência e atividades festivas, unidades de conservação ambiental, de terras indígenas, de terras de quilombolas e áreas extrativistas usam espaços territoriais crescentes, antes considerados apenas como rurais. Muitas pessoas da cidade passaram a ver o campo como um estilo de vida alternativo e ambientalmente sustentável, que simboliza melhor qualidade de vida, valorização do rural e da identidade das pessoas e grupos relacionados [...].
[...] atividades típicas do meio rural podem ser desenvolvidas no meio urbano, como a produção de hortaliças e frutas em terrenos urbanos, bem como atividades do setor industrial e de serviços podem ocorrer nos estabelecimentos rurais, como a agroindustrialização familiar, o lazer, o turismo rural e o ecoturismo.
[...]
LANA, Paulo da Cunha; STEFANELO, Eugenio Libreloto. A integração campo-cidade: quebrando paradigmas. Coleção Agrinho. Disponível em: https://oeds.link/lwa6Ke. Acesso em: 2 jul. 2021.
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Os espaços que formam o município são interligados por diversos fatores que envolvem os seres humanos e o trabalho que realizam.
Vamos entender de que maneira ocorre essa interligação. Inicie conversando com os colegas e o professor sobre as questões a seguir.
CONECTANDO IDEIAS
- Como é o lugar que você observa na foto? O que está acontecendo nele?
- Em sua opinião, que tipos de produtos e serviços realizados no campo são importantes para a vida nas cidades, e vice-versa?
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
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Conectando ideias
- Espera-se que os alunos percebam que a foto mostra uma rua da área urbana com pessoas comercializando alimentos da área rural em uma feira de produtores.
- Aproveite essa atividade e apresente aos alunos o seguinte exemplo.
Do campo para a cidade: atividades relacionadas à agricultura, à pecuária e ao extrativismo; produção de alimentos e fornecimento de matéria-prima. Da cidade para o campo: produtos industrializados; prestação de serviços, como atendimento médico e assistência ao produtor rural; fornecimento de maquinários e equipamentos para a produção no campo.
- Ao introduzir o conteúdo principal desta unidade, relembre com os alunos o conceito de município. Verifique se eles compreenderam a diferença entre município e cidade. Escreva o conceito na lousa e elabore um desenho representando um município hipotético formado pelos espaços do campo e da cidade. Questione-os a respeito das características desses espaços perguntando onde há maior concentração de pessoas, maior diversidade de prestação de serviços, de atividades agrícolas e da pecuária. Avalie esses conhecimentos com base nas questões do Conectando ideias.
- Para complementar, explique que a relação entre campo e cidade é possível, principalmente, por meio das redes de transporte e dos meios de comunicação e informação.
- A extensão das atividades do campo e da cidade torna mais complexa a análise da relação entre esses dois espaços. A antiga definição de campo como antagônico ao urbano já está ultrapassada, uma vez que hoje é possível observar o campo brasileiro modernizado e o espaço urbano com práticas e costumes que eram tipicamente do campo.
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1 O trabalho no espaço rural
O trabalho no espaço rural caracteriza-se principalmente pela realização das atividades da agricultura, do extrativismo e da pecuária. Essas atividades fazem parte do setor primário da economia.
Por meio da agricultura, são produzidos grãos, legumes, verduras e frutas para o consumo das pessoas, dos animais e também para atender às necessidades das indústrias com matérias-primas para a fabricação dos mais diversos produtos.
- matérias-primas:
- materiais de origem vegetal, animal ou mineral que são utilizados para a fabricação de outros produtos
A atividade pecuária é responsável pela criação de animais para a produção de alimentos, como carne e leite, ou para atender a alguns tipos de indústrias, na fabricação de produtos alimentícios, cosméticos, calçados, etc.
A prática do extrativismo retira da natureza produtos vegetais, animais e minerais.
O extrativismo vegetal visa atender a diversos tipos de indústrias, para a fabricação de cosméticos, móveis e celulose, e também fornece alimentos, como castanhas, óleos, palmitos e açaí.
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Sugestão de roteiro
O trabalho no espaço rural
5 aulas
- Leitura, interpretação e observação das imagens das páginas 42 e 43.
- Atividades das páginas 44 e 45.
- Leitura de texto e análise de imagens das páginas 46, 47 e 48.
- Atividades da página 49.
- Leitura da seção Cidadão do mundo e roda de conversa sobre as questões das páginas 50 e 51.
Atividade preparatória
- Antes da leitura dos textos da página, promova uma análise das imagens relacionando-as ao título do tema. Deixe claro que há diversas atividades no campo, mas que foram exemplificadas algumas que ocorrem no Brasil.
- Comente que, além do agricultor, os diversos tipos de trabalhos na agricultura necessitam de profissionais com conhecimentos específicos, como os que dirigem os tratores e as colheitadeiras. Profissionais como os engenheiros agrônomos também são muito importantes para orientar quais são as melhores sementes e cultivos para determinado tipo de clima e de solo.
- Sugira aos alunos que digam os nomes de algumas profissões do espaço rural. Escreva as respostas na lousa, anotando também as atividades que os profissionais dessas profissões realizam. Desse modo, é possível verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o trabalho no espaço rural.
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Os produtos do extrativismo animal, em geral, são utilizados como matéria-prima para alguns tipos de indústrias e também como alimentos para as pessoas. Essa atividade envolve práticas como a pesca, a coleta de ostras e caranguejos, etc.
Os produtos do extrativismo mineral atendem principalmente às indústrias e à geração de energia.
Por meio dessa atividade, são explorados diversos tipos de minerais, como ferro e cobre, além de metais e pedras preciosas, como ouro e diamante.
INDÚSTRIAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO CAMPO
No espaço rural, também podemos encontrar diversos tipos de indústrias, como usinas de açúcar e álcool, de processamento de carnes, farmacêuticas e petroquímicas. Também existem atividades ligadas ao comércio, como venda de doces, derivados de carne e leite, e a prestação de serviços, como o turismo em hotéis e pousadas. Veja o exemplo ao lado.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explique aos alunos que nas usinas de açúcar e álcool ocorre a transformação da matéria-prima da cana-de-açúcar em diversos subprodutos, como: açúcar de vários tipos (orgânico, refinado, demerara, mascavo), álcool usado como combustível (etanol), além do bagaço (a fibra) da cana, que também pode ser usado como matéria-prima de vários outros produtos.
- Complemente explicando que nas indústrias farmacêuticas acontece a transformação de plantas e outros vegetais em medicamentos. Nas petroquímicas, o petróleo é transformado em diversos derivados: combustíveis (gasolina, óleo diesel), fertilizantes, pesticidas, tintas, plásticos, entre outros produtos muito usados no dia a dia.
- Complemente as informações da página dizendo que as indústrias localizadas no campo produzem diversos tipos de alimentos embutidos e também outros produtos que servem de alimento para a criação de animais, como a ração.
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ATIVIDADES
1. Para cada foto abaixo, crie um cartão no caderno com o nome da atividade que está sendo realizada e o nome de um produto que pode ser obtido por meio dela. Veja o exemplo.
A
A
Atividade: Extrativismo.
Produto: Açaí.
B
Atividade: Pecuária.
Produto: Carne e couro.
C
Atividade: Agricultura.
Produto: Café.
D
Atividade: Extrativismo.
Produto: Peixe.
E
Atividade: Pecuária.
Produto: Leite.
MANUAL DO PROFESSOR
- Aproveite a atividade 1 e verifique se os alunos já consumiram algum dos produtos mostrados nas imagens e se são realizadas essas atividades no município onde vivem.
- Incentive-os a lembrar o cardápio da merenda do dia anterior e anote na lousa. Peça que identifiquem quais foram as atividades do campo que produziram os alimentos utilizados na preparação da merenda.
- Outra sugestão é apresentar embalagens de alimentos encontrados comumente nas prateleiras dos supermercados, a fim de identificar as atividades do campo que deram origem a esses produtos. Exemplos: arroz, feijão, café, açúcar (agricultura); iogurte, manteiga, queijos, leite, ovos (pecuária); peixes, frutos do mar, castanhas, açaí (extrativismo).
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestão de referência complementar, para enriquecer seus conhecimentos.
- Para complementar o assunto sobre as produções do campo do Brasil e demais países do mundo, acesse o site da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
- FAO. Disponível em: https://oeds.link/lA5AJ5. Acesso em: 2 jul. 2021.
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2. Pesquise e escreva no caderno o nome da atividade agrícola que deu origem a esses produtos ou às suas matérias-primas. Mel: Apicultura. Cinto de couro de boi: Pecuária ou bovinocultura. Hortaliças: Agricultura ou produção hortifrutigranjeira. Novelo de lã: Pecuária ou ovinocultura.
LER E COMPREENDER
3. Leia o texto a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
PNA
A pesca baseia-se na retirada de recursos pesqueiros do ambiente natural. Já a aquicultura é baseada no cultivo de organismos aquáticos geralmente em um espaço confinado e controlado. [...]
Pesca e aquicultura. Embrapa. Disponível em: https://oeds.link/ERT9b5. Acesso em: 2 jan. 2021.
- recursos pesqueiros:
- peixes, camarões e outros organismos aquáticos
- Quais os dois tipos de atividades econômicas citados no texto? A pesca e a aquicultura.
- De que maneira essas atividades econômicas se diferenciam? 3. b. A pesca obtém os reursos pesqueiros retirando-os de seu ambiente natural. Na atividade da aquicultura, os organismos aquáticos são criados de maneira confinada e controlada.
- A pesca refere-se a qual tipo de extrativismo? Justifique sua resposta. O extrativismo animal, porque retira os animais, no caso os peixes, de seu ambiente natural.
4. Pesquise e registre no caderno alguns produtos obtidos pelas atividades do campo no município em que você vive. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a identificarem os produtos locais oriundos do campo. Caso no município em que vivem não exista espaço rural, pesquise com os alunos os produtos oriundos de municípios vizinhos.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A interpretação do texto da atividade 3 contempla processos de compreensão de leitura de localizar e retirar informação explícita de texto e fazer inferências diretas.
Ler e compreender
- O texto informativo tem como função principal informar e ensinar o leitor sobre algum assunto específico. Serve para transmitir conhecimento e esclarecer possíveis dúvidas. Esse tipo de texto, geralmente, é publicado em jornais, revistas, livro didáticos e sites institucionais e enciclopédias. A leitura de texto informativos oportuniza a ampliação do aprendizado de um tema que se esteja estudando, pesquisando ou quando se está em busca de saberes e curiosidades baseados em informações verdadeiras.
Antes da leitura
Comente que o texto é informativo, pois traz ao leitor, de forma clara e direta, fatos ou informações verdadeiras.
Durante a leitura
Leia o texto pausadamente em voz alta, solicitando que os alunos acompanhem essa leitura de modo que peçam ajuda para compreender palavras cujo significado não esteja claro para eles.
Após a leitura
Oriente os alunos a responderem aos itens a, b e c no caderno. Todas as informações estão contidas no texto informativo. Caso tenham dificuldade, releia o texto retomando as explicações.
- Investigue durante a realização da atividade 2 se algum aluno já teve ou tem contato com esses tipos de trabalhos (apicultura, bovinocultura, hortifruticultura, ovinocultura) e, em caso afirmativo, incentive-o a relatar suas experiências.
- Leia em voz alta o texto da atividade 3. No processo de ensino-aprendizagem de Geografia, é importante a contextualização do conhecimento adquirido. Além disso, pretende-se fomentar a leitura de outros gêneros textuais, como o jornalístico.
- Durante a atividade 4, explique que a grande potencialidade das atividades no campo brasileiro se deve, em parte, a alguns fatores naturais. Por exemplo, a biodiversidade favorece a atividade extrativa; as extensas áreas planas e pouco acidentadas, que servem como áreas de pastagens naturais, facilitam a atividade pecuária, principalmente a extensiva; a extensão do litoral propicia a exploração de maior variedade e quantidade de espécies marinhas.
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Diferentes maneiras de produzir no campo
Muitos produtos que consumimos em nosso dia a dia são provenientes das atividades do campo. Alguns deles são consumidos em estado natural, outros são beneficiados, já outros são industrializados.
Esses produtos também têm origens diferentes, de acordo com o modo de trabalhar a terra nas propriedades rurais.
Nas pequenas propriedades, geralmente, trabalham as pessoas da família de agricultores e, quando necessário, alguns empregados são contratados. Boa parte da produção dessas propriedades é direcionada para o comércio local.
Nessas propriedades, em geral, utilizam-se ferramentas simples, como arado puxado por animais, além de colheita manual, entre outros instrumentos e técnicas tradicionais.
Nas grandes propriedades, são empregados diversos tipos de máquinas e outros recursos que diminuem a necessidade de mão de obra. Em algumas delas, são contratados empregados temporários, que trabalham apenas na época do plantio ou da colheita. A produção é direcionada, principalmente, ao abastecimento de indústrias e ao comércio, inclusive de outros países.
Nas grandes propriedades, em geral, a produção agrícola envolve o uso de tecnologia avançada, como máquinas e técnicas modernas. Predomina a monocultura, ou seja, o cultivo de apenas um tipo de produto ou de extensas áreas usadas para a pecuária.
- beneficiados:
- produtos que passaram por algum processo em que foram, por exemplo, limpos, descascados ou embalados
MANUAL DO PROFESSOR
- A respeito das pequenas propriedades, explique aos alunos que o excedente da produção é vendido em cooperativas e feiras livres. No entanto, os pequenos produtores rurais geralmente enfrentam dificuldades para permanecer em suas terras. Em razão da falta de apoio financeiro, muitos desses pequenos agricultores não dispõem de condições para melhorar a produção de suas terras (compra de equipamentos e máquinas, conservação das terras, etc.).
- Ao longo das últimas décadas a produção do campo brasileiro vem se destacando mundialmente com as produções de soja, laranja, café, carne bovina, aves, etc. Essa grande produtividade foi resultado da introdução de tecnologias modernas nas atividades do campo.
- A modernização da produção no campo, com tecnologias e máquinas cada vez mais modernas, substituiu o trabalhador rural, o que, por outro lado, gerou problemas de desemprego no campo. Para entender um pouco mais isso, leia o texto a seguir.
O rápido processo de implementação de novas tecnologias na agricultura tem alterado o perfil do emprego ligado ao agronegócio brasileiro. O estabelecimento de algumas tecnologias resultou na diminuição dos postos de trabalho no campo, ou no deslocamento destes para outras atividades. A intensa velocidade com que esse processo vem ocorrendo não permitiu uma adequada reinserção do trabalhador desempregado nas novas funções geradas, devido à qualificação exigida. Entretanto, outras tecnologias, que agregam valor aos produtos do campo ou promovem um aumento na produção sem substituírem o trabalho humano, podem aumentar o número de empregos ao estimular o crescimento, como ocorre na fruticultura, horticultura e pecuária.
[...]
A mecanização da colheita do café, soja, algodão e cana-de-açúcar resultou em um forte impacto negativo sobre o emprego dos chamados trabalhadores volantes, os "boias-frias". [...]
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A importância das atividades do espaço rural
As atividades realizadas no espaço rural, como agricultura, pecuária e extrativismo, são importantes para a economia dos municípios por diversos motivos. Veja alguns deles.
- Produção de alimentos para o consumo da população.
- Geração de trabalho e renda para os trabalhadores.
- Fornecimento de matéria-prima para atender à produção industrial.
Em alguns municípios, as atividades do espaço rural atendem às necessidades de determinadas indústrias. Alguns exemplos são a produção de algodão para abastecer as indústrias têxteis, de soja para as fábricas de óleo vegetal ou ração animal, e a extração de minerais para produzir chapas de aço e peças para os mais variados produtos.
ENERGIA VERDE
O campo também produz recursos para a produção de energia. Você sabia que alguns cultivos, como o de cana-de-açúcar e o de óleo de dendê, são matérias-primas para a produção de combustíveis para veículos? São os chamados biocombustíveis, que recebem esse nome por serem de origem vegetal.
MANUAL DO PROFESSOR
Potencializar tecnologias que geram emprego, tecnificar o pequeno agricultor e qualificar tecnicamente os trabalhadores rurais são alguns dos desafios para minimizar o problema do desemprego no campo. A reforma agrária pode implicar num crescimento significativo do complexo agroindustrial como um todo, aumentando a produção nos setores de pequenas máquinas, corretivos de solo, fertilizantes, sementes e outros produtos, o que poderia gerar inúmeros postos de trabalho.
[...]
Tecnologias transformam emprego no campo. Com ciência, 10 out. 2003. Brasil rural: C&T no campo. Disponível em: https://oeds.link/8EYjb0. Acesso em: 2 jul. 2021.
Destaques BNCC
- Os biocombustíveis no Brasil, citados no conteúdo sobre Energia verde, favorecem o desenvolvimento dos Temas contemporâneos transversais Educação ambiental e Ciência e tecnologia.
- Explique aos alunos que as fontes de energia menos poluentes ao meio ambiente são chamadas de energia verde ou energia alternativa. Comente também que o etanol é um combustível amplamente produzido no Brasil com base na cana-de-açúcar.
- A produção no campo conta hoje com modernas máquinas e serviços especializados para atender às necessidades da atividade agrícola e da pecuária. São rações especiais, fertilizantes com nutrientes para as plantas, adubos para melhorar a qualidade dos solos, sementes selecionadas e sistemas de irrigação avançados.
- Para combater pragas e outros animais que possam prejudicar o desenvolvimento dos cultivos, os agricultores utilizam agrotóxicos e pesticidas nas lavouras. Para acelerar o desenvolvimento de plantas e adequar os solos ao plantio também são usados fertilizantes e adubos naturais.
- Outras formas de cultivo não usam agrotóxicos, utilizando apenas fertilizantes naturais para preservar a qualidade dos solos e a diversidade de plantas e animais. Nesse modelo, são cultivados os alimentos orgânicos.
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A AGRICULTURA FAMILIAR
A agricultura familiar é caracterizada pelo trabalho de famílias que moram e trabalham no campo, geralmente em pequenas propriedades rurais, onde é muito comum encontrarmos grande variedade de produtos cultivados em uma mesma área.
A produção da agricultura familiar é responsável por grande parte dos alimentos que chegam às nossas mesas.
Veja a seguir como a agricultura familiar contribui para a alimentação dos brasileiros.
Fonte de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/3Xo3q6. Acesso em: 21 jan. 2021.
Uma maneira de respeitar o trabalho dos agricultores é evitar o desperdício de alimentos. Como você evita esse desperdício em seu dia a dia?
- Pesquise e registre no caderno o nome de dois ou mais produtos cultivados pela agricultura familiar no município onde você mora. Resposta pessoal. Os alunos podem escrever nomes de produtos hortifrutigranjeiros, bastante comuns em todo o país, e que geralmente são oriundos de agricultura familiar. Caso não haja espaço rural onde os alunos moram, oriente-os a pesquisar sobre municípios vizinhos.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Compreender o que é agricultura familiar e sua importância na produção de alimentos e geração de emprego e renda.
Como proceder
- Oriente os alunos a lerem o texto introdutório e auxilie-os a interpretar o gráfico da página. Explique a forma como lemos os eixos do gráfico de colunas e peça que eles localizem as informações: produto e produção da agricultura familiar (em %). Proponha que analisem o gráfico a fim de perceberem que grande parte da nossa alimentação se origina da agricultura familiar.
- Em algumas pequenas propriedades, os agricultores familiares buscam formas de melhorar a produção. Em certas propriedades familiares, são utilizados equipamentos e máquinas para melhorar as técnicas de plantio. Os proprietários organizam a produção, usam menos agrotóxicos e contribuem com a economia local dos municípios.
- Em diversas propriedades familiares, são realizadas práticas agrícolas que evitam a degradação dos solos, os desmatamentos, o desperdício da água, além de técnicas que auxiliam na conservação do meio ambiente. Explique que parte da merenda escolar é produzida pela agricultura familiar.
- Aproveite para iniciar um projeto com o componente curricular Ciências, como o cultivo de hortaliças no espaço da escola. Se não for possível, peça aos alunos que observem as árvores frutíferas de onde moram e se há projetos de hortas urbanas em praças públicas.
- Incentive os alunos a pensar em situações do dia a dia em que podem evitar o desperdício de alimentos, como se servir apenas do necessário durante as refeições, aproveitar todas as frutas e consumir os alimentos antes da data de vencimento.
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ATIVIDADES
1. Escreva as frases a seguir no caderno substituindo cada pela palavra adequada, apresentada no quadro.
pecuária · tradicionais · campo · naturais · grandes · pequenas · industrializados · modernas
- Os produtos provenientes do campo que consumimos em nosso dia a dia podem ser naturais, beneficiados ou industrializados.
- Nas _____ pequenas proopriedades rurais, geralmente são utilizadas técnicas tradicionais de cultivo, como arado puxado por animais e colheita manual.
- Nas grandes propriedades rurais, geralmente são utilizadas máquinas e técnicas modernas na produção. Predomina um único tipo de cultura ou extensas áreas são usadas para a pecuária.
2. Observe o selo a seguir e responda às questões no caderno.
- Quais atividades realizadas no campo podem ser observadas na imagem? Agricultura, pecuária, extrativismo.
-
Copie uma das frases a seguir que identifica a característica predominante da imagem acima.
- O selo representa atividades agrícolas em pequenas propriedades. X
- O selo representa atividades agrícolas em grandes propriedades.
-
Descreva como é a produção no tipo de propriedade que você identificou como correta na alternativa anterior.
2. c. Espera-se que os alunos mencionem que em pequenas propriedades rurais, geralmente, o trabalho é familiar e a produção é direcionada principalmente para a venda em comércios locais e para o consumo dos trabalhadores.
-
De que maneira a produção da agricultura familiar faz parte do seu dia a dia?
2. d. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que a agricultura familiar é responsável pela produção de grande parte dos alimentos que eles consomem, como leite, ovos, verduras, etc.
-
Em sua opinião, qual é a importância desse tipo de produção? Converse com os colegas e anote sua conclusão no caderno.
Resposta pessoal. Os alunos devem perceber a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos consumidos no dia a dia da população.
MANUAL DO PROFESSOR
- Se necessário, auxilie os alunos na identificação das palavras que completam corretamente as frases da atividade 1.
Destaques BNCC
- A atividade 2, que traz o selo comemorativo dos Correios, favorece a familiarização com representações artísticas que destacam símbolos e contextos socioculturais. Esta é uma produção artístico-cultural e histórica que atende a Competência geral 3 da BNCC.
- O selo comemorativo fornece muitos elementos para os alunos caracterizarem o campo, especificamente uma propriedade de agricultura familiar.
- Pergunte se eles compreendem o que é um selo e onde ele é utilizado. Diga que os selos comprovam o pagamento do serviço dos Correios pelos usuários. Explique também que o estudo de selos postais e o ato de colecioná-los chama-se filatelia.
- Na questão 2. c, espera-se que os alunos observem a grande variedade de produtos, o que demonstra que a organização da produção se refere à agricultura familiar.
- Destaque a importância da mulher em todas as atividades do campo e na administração dos negócios a ele relacionados.
- Para discutirem o que é pedido na questão 2. e, sugira aos alunos que recorram ao gráfico da página anterior, que demonstra a participação da agricultura familiar na produção nacional.
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CIDADÃO DO MUNDO A força da mulher no campo
PNA
1. Leia silenciosamente o texto a seguir. Depois, leia em voz alta com os colegas.
O trabalho pesado nunca foi impedimento para que muitas mulheres exercessem papel fundamental no campo, desde o cuidado com lavouras, plantio e colheita até compras e negociações com fornecedores. Todas essas funções são divididas entre homens e mulheres no campo.
Além disso, na maioria das vezes, tanto as mulheres que trabalham no campo quanto as que trabalham na cidade acumulam outras atividades que envolvem cuidar da rotina de sua família e de sua moradia. Atualmente, também existem muitas famílias, no campo ou na cidade, que, por diversos motivos, são lideradas por mulheres.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A seção convida os alunos a refletirem sobre a desigualdade de gêneros e a luta pela conquista de direitos das mulheres nas atividades do campo. Dessa forma, é possível desenvolver três Temas contemporâneos transversais: Vida familiar e social, Educação em direitos humanos e Trabalho.
- A leitura e exploração do texto da seção permitem desenvolver os componentes fluência em leitura oral e desenvolvimento de vocabulário.
- Organize a turma em círculo e proponha uma leitura compartilhada do texto desta página. Escolha os alunos pelo número ou pela ordem alfabética do nome para lerem. É muito importante incentivar o hábito da leitura.
- O texto tem o objetivo de ampliar a escrita e o universo de referências culturais.
- Ressalte que o aumento da participação feminina na economia nacional é resultado do combate à desigualdade salarial entre os gêneros.
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Colaborando com a produção ou agregando valor aos produtos, as mulheres aumentam a renda familiar. Em alguns municípios, também existem cooperativas femininas, que impulsionam o trabalho das mulheres do campo com a venda de produtos agrícolas e seus derivados, como doces e queijos, e também de artesanatos, como bordados, cerâmicas e cestarias, que se tornam uma renda extra para as famílias.
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
- Há alguma palavra ou assunto no texto que você não conhece? Pesquise no dicionário ou leve sua dúvida ao professor, para que ele o auxilie a resolver.
- De que maneira o trabalho das mulheres do campo está presente em seu dia a dia?
- Em sua opinião, qual é a importância do trabalho das mulheres no campo?
MANUAL DO PROFESSOR
- Deixe os alunos confortáveis para falarem a respeito de suas realidades do contexto familiar. Caso haja alunos que vivem em ambientes liderados por mulheres, valorize essa situação e impeça a discriminação em sala de aula. Explique que há novos formatos familiares, com arranjos que rompem com o tradicional padrão marital, formado por homem e mulher, podendo ser apenas a mãe, apenas o pai, os avós, pessoas do mesmo gênero, entre outros. Valorize essa realidade como forma de combater a intolerância e a discriminação de gênero.
Comentários de respostas
- Se necessário, faça na lousa uma lista com as palavras que os alunos identificaram e explique seus significados.
- Espera-se que os alunos percebam que os alimentos que consomem no dia a dia podem ser fruto do trabalho realizado por mulheres.
- Espera-se que os alunos reconheçam que o trabalho das mulheres é importante para agregar valor aos produtos e aumentar as rendas familiares.
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2 O trabalho no espaço urbano
No espaço urbano, o trabalho das pessoas caracteriza-se, principalmente, pela realização de atividades como indústria, comércio e prestação de serviços. A atividade da indústria faz parte do setor secundário, e o comércio e a prestação de serviços fazem parte do setor terciário da economia.
A produção de diferentes mercadorias é realizada pela atividade da indústria.
A compra e a venda dos mais variados produtos são desenvolvidas pela atividade do comércio.
A realização de diferentes tipos de serviços ocorre por meio da prestação de serviços.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
O trabalho no espaço urbano
2 aulas
- Leitura e análise de imagens das páginas 52 e 53.
- Leitura das páginas, análise de gráfico e roda de conversa na página 54.
- Atividades da página 55.
Atividade preparatória
- Organize uma roda de conversa para saber da rotina familiar dos alunos, perguntando onde costumam comprar os alimentos que consomem, se praticam algum esporte em clubes, se frequentam lojas ou shoppings, entre outras perguntas que remetam à percepção de que, nas cidades, para tudo o que necessitam, sejam alimentos, roupas, cortes de cabelo, dentistas, médicos, abastecer o carro, comprar o pão de cada dia, existem pessoas trabalhando. Verifique o conhecimento prévio dos alunos de acordo com as respostas ou indagações. Aproveite o momento para comentar e aprofundar as relações de interdependência de produtos e serviços entre o campo e a cidade.
- Peça aos alunos que citem o nome de diferentes profissões do espaço urbano. Organize, na lousa, uma lista com as profissões citadas. Desse modo, tem-se a oportunidade de verificar o conhecimento prévio deles sobre o trabalho no espaço urbano. Lembre-se de mencionar as profissões tradicionalmente ocupadas por homens que, atualmente, também vêm sendo ocupadas por mulheres.
- Auxilie-os a perceber que há estabelecimentos que desenvolvem as duas atividades: o comércio e a prestação de serviços. Por exemplo, em lojas de informática são vendidos produtos eletrônicos e também há prestação de serviços, como a manutenção de computadores. Em lojas de material de construção também podem ser verificadas as duas modalidades de atividades econômicas, pois são ofertados trabalhos de hidráulica e de construção e há o comércio de produtos.
53
A importância das atividades do espaço urbano
As atividades realizadas no espaço urbano são de grande importância para o município. Veja algumas delas.
Produção dos mais variados tipos de mercadorias utilizadas no dia a dia, desde produtos alimentícios, eletrodomésticos e roupas até veículos e máquinas industriais e agrícolas.
Além da comercialização dos mais diferentes produtos, há atividades ligadas à prestação de diversos serviços à população.
Geração de emprego e renda para milhões de trabalhadores, tanto no setor industrial quanto no comércio e na prestação de serviços.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer a importância das atividades de trabalho do espaço urbano.
Como proceder
- Durante a leitura dos textos da página, recorra às imagens e identifique se alguma delas representa semelhança com lugares do município em que vivem. Verifique, por exemplo, se eles já presenciaram os serviços da prefeitura pelas ruas, a coleta de lixo, a manutenção de galerias pluviais e as redes de água e esgoto, entre outros. Organize com os alunos uma lista dos mais importantes estabelecimentos comerciais do município e das mercadorias que são vendidas nas lojas, nos supermercados e no comércio em geral. Para complementar o estudo desta página, sugira que procurem, em jornais e revistas, fotos de algumas atividades econômicas realizadas no espaço urbano. Peça que se organizem em grupos e elaborem um mural com as imagens encontradas. Oriente-os a produzir textos identificando o nome de cada atividade apresentada. Pergunte aos alunos se há necessidade de se deslocar para outro município em busca de algum produto.
Mais atividades
- Programe uma visita ao centro urbano do município. Para o desenvolvimento desse trabalho, auxilie os alunos a analisarem as paisagens e a verificarem os estabelecimentos por tipo de atividades: comercial, prestação de serviço e industrial. Sugerimos que selecione alguns lugares para a visita com o objetivo de que eles examinem os produtos feitos no campo e na cidade.
- Para aprofundar esse trabalho, peça que anotem três produtos que tenham origem no próprio município e três trazidos de outros lugares. Oriente-os a verificar se são produtos in natura ou alimentos beneficiados. Discuta com eles como os transportes devem ser adaptados; diga, por exemplo, que os caminhões devem ser frigoríficos, para conservar os produtos frescos. Peça que também pesquisem os estabelecimentos que oferecem a prestação de serviços. Faça-os investigar que tipo de serviço é oferecido, quais são o público-alvo e os lugares onde os trabalhos são realizados. Depois, ao retornar para a sala de aula, reúna-os e peça que escrevam as suas impressões: do que gostaram, se a visita influenciou a visão que tinham a respeito do espaço urbano, etc.
54
O emprego nas cidades
As diferentes atividades realizadas no espaço urbano geram empregos para a população. Veja o gráfico abaixo.
1. Quais atividades da cidade mais geram empregos?
1. O comércio e a prestação de serviços, que fazem parte do setor terciário da economia.
2. Cite o nome de um estabelecimento comercial ou de prestação de serviços da área urbana do município onde você mora.
2. Resposta pessoal. Comentário nas orientações ao professor.
Fonte de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Disponível em: https://oeds.link/uzOGiF. Acesso em: 21 jan. 2021.
No entanto, as vagas de trabalho não são suficientes e há muitas pessoas desempregadas nas cidades. Por conta disso, é crescente o trabalho informal, ou seja, o trabalho sem registro em carteira.
Muitas pessoas que não conseguem emprego com registro em carteira acabam por trabalhar como vendedores ambulantes, entregadores, etc.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O conteúdo desta página busca desenvolver nos alunos a consciência das problemáticas que envolvem o mercado de trabalho na atualidade, o desemprego, as desigualdades salariais, etc. Dessa forma, é contemplado o Tema contemporâneo transversal Trabalho.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Compreender possíveis questões relacionadas ao emprego e ao desemprego nas cidades.
Como proceder
- O conteúdo da página pode despertar o interesse dos alunos para conversar sobre a questão do desemprego e de histórias de pessoas conhecidas que se encontram nessa situação. Caso algum familiar ou responsável esteja desempregado, é importante explicar que essa situação ocorre em muitas famílias. Procure valorizar a pessoa desempregada e dizer aos alunos que essa é uma situação temporária. Pergunte a eles quais são as maiores dificuldades que os desempregados enfrentam. Diga quais tipos de habilidades e conhecimentos são importantes para conquistar um trabalho e enfatize a importância dos estudos para a obtenção de empregos com melhores remunerações.
- Auxilie os alunos na interpretação do gráfico e na realização das atividades 1 e 2 da página. Um trabalho de tratamento das informações por meio de gráficos pode ser realizado com o componente curricular Matemática. Uma sugestão é transformar o gráfico de colunas da página em um gráfico de barras.
Comentários de respostas
- Peça aos alunos que mencionem o nome dos estabelecimentos, o tipo de prestação de serviço realizado ou o produto que é comercializado nesses lugares.
55
ATIVIDADES
1. Relacione no caderno os profissionais mostrados a seguir ao tipo de atividade econômica em que eles trabalham. Veja o exemplo: 1-C
Resposta: 2B, 3A, 4C, 5B, 6A.
- Comércio.
- Indústria.
- Prestação de serviços.
1
2
3
4
5
6
2. Escreva no caderno dois exemplos que estejam presentes em seu dia a dia para cada tipo de atividade econômica.
-
Comércio.
2. a. Resposta pessoal. Os alunos podem mencionar a compra de alimentos e a compra de itens para higiene pessoal, roupas ou calçados.
-
Prestação de serviços.
2. b. Resposta pessoal. Os alunos podem mencionar atendimento de saúde, escola, consertos em geral.
-
Indústria.
2. c. Resposta pessoal. Os alunos podem mencionar a utilização de eletrodomésticos, como geladeira e televisão, brinquedos e materiais escolares.
MANUAL DO PROFESSOR
- As atividades dessa página possibilitam uma articulação com o componente curricular Matemática. Podem ser realizadas diversas atividades que ampliem e exercitem o raciocínio lógico dos alunos; tragam problemas matemáticos e situações-problema sobre o preço e a quantidade dos produtos; trabalhem a variação de preço ao longo de um período, a variação de preço entre os estabelecimentos, entre outras situações cotidianas na atividade comercial. Esse tipo de atividade relaciona-se à questão do consumo consciente. Uma sugestão é analisar ao longo de duas semanas a variação dos preços de mercados próximos, com base nas propagandas e nos folhetos. Analise com os alunos se as promoções e os valores das ofertas são realmente vantajosos ao consumidor, como forma de identificar propagandas enganosas, e verifique com eles qual é a real necessidade de consumir determinado produto.
Mais atividades
- Para tornar mais lúdico e dinâmico o aprendizado sobre trabalhos na cidade, sugerimos a elaboração de um jogo da memória com imagens para os alunos relacionarem aos respectivos tipos de atividades econômicas. Peça aos próprios alunos, organizados em trios, que elaborem os cartões do jogo, compondo no mínimo três pares.
56
3 A integração entre o espaço rural e o espaço urbano
As atividades econômicas desenvolvidas no espaço rural e no espaço urbano se complementam e geram uma interligação entre esses espaços. Isso significa que a cidade depende da produção do campo. Por sua vez, o campo depende da produção da cidade. Observe os exemplos a seguir.
A cidade depende da produção do campo
O campo fornece matéria-prima para as indústrias das cidades, como minério para as siderúrgicas, madeira para as serrarias, milho, trigo e soja para as indústrias alimentícias, gado para os frigoríficos, leite para os laticínios, etc.
O campo também fornece alimentos que são comercializados nas cidades para o consumo da população. Os supermercados, as mercearias e as quitandas, por exemplo, vendem frutas, ovos, verduras, legumes, arroz, feijão, entre vários outros produtos alimentícios produzidos no campo.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
A integração entre o espaço rural e o espaço urbano
4 aulas
- Leitura, observação e reflexão sobre o conteúdo das páginas 56 e 57.
- Leitura e roda de conversa da página 58.
- Leitura, análise de imagens e reflexão oral da página 59.
- Atividades das páginas 60 e 61.
Atividade preparatória
- Solicite aos alunos que tragam para a aula algum objeto ou embalagem de alimento que usam em casa.
- Separe os alunos em grupos e peça a eles que conversem entre si para responder às seguintes perguntas a respeito dos produtos ou objetos que trouxeram para a aula: "O que é?"; "Do que é feito?"; "Como é produzido?". Solicite aos grupos que anotem as respostas em uma ficha.
- Depois, em uma roda de conversa, peça aos alunos que falem o que aprenderam com essa atividade.
- Aproveite para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito de cada produto: se sabem se esse produto foi feito ou plantado, se foi no campo ou produzido ou oferecido na cidade, e se as pessoas do campo e da cidade podem utilizar esses mesmos produtos.
- Aproveite para enfatizar a questão dos serviços que são prestados nas cidades e utilizados pelas pessoas que vivem no campo e dos serviços ofertados no campo e utilizados pelas pessoas da cidade.
- O tema propõe um estudo da importância das relações de interdependência entre o espaço rural e o espaço urbano, por meio de uma análise das trocas comerciais e dos serviços prestados entre esses espaços.
- Concentre suas explicações na retomada conceitual sobre matéria-prima, conteúdo do ano anterior. Peça aos alunos que citem exemplos de recursos naturais usados como matérias-primas, como a madeira, os minerais ou os animais com a finalidade de compor um novo produto.
- Pergunte de que forma o ser humano consegue as matérias-primas mostradas nas ilustrações da página. Eles devem responder que é por meio do extrativismo, como a extração de minérios do subsolo, da agricultura e da pecuária, que são fundamentais para a produção de alimentos.
- Verifique quais são as atividades que se destacam no espaço rural do seu município que abastecem os mercados e o comércio em geral da área urbana.
57
O campo depende da produção da cidade
A cidade fornece ao campo os mais variados produtos industrializados, como roupas, calçados, tratores, arados, semeadeiras e ferramentas em geral, além de vacinas e medicamentos.
Diversas atividades realizadas no espaço rural também dependem de vários serviços existentes nas cidades. Entre esses serviços, estão o dos bancos, que financiam, ou seja, emprestam dinheiro aos proprietários rurais; o dos institutos de pesquisas agrícolas, que fornecem orientações técnicas aos produtores por meio do trabalho de veterinários e agrônomos; além dos serviços de comunicação, etc.
1. Converse com os colegas e anote no caderno o nome de seis produtos que vocês utilizam no dia a dia, elaborando um quadro. Veja o exemplo.
1. Resposta pessoal. Possíveis respostas: Campo - verduras, frutas ou legumes. Cidade - calçados, brinquedos ou materiais escolares.
Produtos utilizados no dia a dia
Que vêm do campo | Que são fabricados na cidade |
Arroz | Camiseta |
MANUAL DO PROFESSOR
- Com base na análise das práticas cotidianas, espera-se que o ensino dos alunos passe a ser mais significativo. Sendo assim, é importante salientar que:
[...]
A escola tem a função de "trazer" o cotidiano para seu interior com o intuito de fazer uma reflexão sobre ele a partir de uma confrontação com o conhecimento científico. Nesse sentido, deve estar estreitamente ligada ao cotidiano. [...]
A Geografia na escola deve estar, então, voltada para o estudo de conhecimentos cotidianos trazidos pelos alunos e para seu confronto com o saber sistematizado que estrutura o raciocínio geográfico. [...]
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 1998. p. 129.
- Dê outros exemplos da interdependência entre as atividades realizadas no campo e também na cidade, seja do município onde os alunos vivem ou de outro município do estado. Você pode explicar, por exemplo, que a indústria fabricante de livros, cadernos e jornais precisa da matéria-prima extraída da polpa de árvores, a celulose. A extração e a produção dessa matéria-prima atendem à necessidade da indústria de papel. Assim, extensas áreas do campo são ocupadas por determinadas espécies de árvores.
- Enriqueça o trabalho proposto com exemplos locais ou da região. Isso contribui para a aprendizagem dos alunos ser mais efetiva e interessante.
-
Pergunte aos alunos: Quais são as vantagens que um agricultor tem ao vender seus produtos nas feiras livres das cidades?
R: Espera-se que identifiquem que, nas cidades, a venda é facilitada pelo fato de a população ser maior e estar mais concentrada, ao contrário do que ocorre no campo, onde as pessoas, geralmente, moram distantes umas das outras. Além disso, muitos habitantes do campo plantam e criam animais para a própria subsistência.
- Verifique os produtos que os alunos anotaram na atividade 1 e use outros exemplos. Destaque o nome de alguns alimentos que são consumidos in natura, como frutas e legumes, e mencione produtos como roupas, sapatos ou materiais escolares que os alunos utilizam diariamente.
58
AGROINDÚSTRIA
As agroindústrias são indústrias que processam produtos de origem agrícola ou pecuária. Geralmente, são instaladas no espaço rural, para que fiquem mais próximas das matérias-primas que utilizam. As agroindústrias processam diversos produtos, como as usinas de açúcar e álcool, laticínios e frigoríficos, fábricas de suco concentrado e de vinho, entre outras.
As agroindústrias podem transformar ou beneficiar a matéria-prima a fim de vendê-la para o consumo direto, como sucos e carnes, ou de enviar essa matéria-prima para outras indústrias, como no caso do processamento de grãos para a produção de ração animal.
Veja alguns exemplos de agroindústrias nas fotos a seguir.
- No município onde você mora, existem agroindústrias? O que elas produzem? Converse com o professor e os colegas
Resposta pessoal. Caso não existam agroindústrias no município onde moram, peça aos alunos que comentem sobre as existentes em municípios próximos.
Dê preferência aos produtos do campo e da cidade de seu município.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explique aos alunos que as agroindústrias se encontram nas grandes, médias e pequenas propriedades rurais do Brasil. O que as diferenciam são a capacidade de produção, a tecnologia empregada e os tipos de produtos fabricados.
- Para a realização da atividade desta página, identifique com os alunos se no município onde se localiza a escola há agroindústrias e quais são os tipos de produtos fabricados e o destino dessa produção (se vai para outros estados do Brasil ou para outros países). Verifiquem também se elas estão localizadas em grandes ou pequenas propriedades rurais, se estão em propriedades onde é praticada a agricultura familiar e, depois, relacione essa pesquisa ao conteúdo do tema anterior.
Mais atividades
- Faça, na lousa, uma lista dos alimentos industrializados mais consumidos pelos alunos. Depois, alerte-os sobre os impactos negativos que uma dieta baseada nesses tipos de alimentos, industrializados e processados, tem sobre nossa saúde e qualidade de vida. Aponte que o consumo em excesso desses produtos pode causar problemas de saúde por conterem muito açúcar e gordura e poucos nutrientes. Uma sugestão é propor aos alunos que façam uma atividade com cartazes em que deverão separar alimentos industrializados e os in natura.
- Para complementar, promova um trabalho de análise das embalagens dos alimentos com o componente curricular Ciências, para verificar a quantidade de sódio, gorduras, carboidratos e açúcares. Isso pode contribuir para que os alunos sejam consumidores conscientes e tenham autonomia na escolha de seus alimentos.
59
Atividades das cidades e do campo
As atividades da indústria, do comércio e da prestação de serviços são realizadas principalmente no espaço urbano. No entanto, elas também podem ser realizadas no espaço rural. Veja algumas situações em que isso acontece.
2. Com os colegas, pensem em atividades características do espaço urbano que também são realizadas no espaço rural do município onde vivem.
2. Resposta pessoal. Os alunos podem citar pequenas fábricas de queijos e doces, comércio de produtos como ovos, leite, verduras ou produtos artesanais, etc.
MANUAL DO PROFESSOR
- As atividades urbanas (típicas das cidades) se expandem e, no mundo atual e globalizado, reconhecemos uma forte presença de urbanidade no campo. Para isso, é fundamental observar as relações e dinâmicas socioespaciais para identificar essas atividades no campo. É importante que os alunos percebam que essas atividades são articuladas por uma vasta rede de transportes e comunicação.
- Para a realização da atividade 2, os alunos podem usar como exemplo a segunda imagem da página, que mostra a prestação de serviços representada pela veterinária; embora caracterize o espaço urbano com prédios ao fundo, essa atividade também é realizada no espaço do campo.
60
ATIVIDADES
1. Observe o esquema a seguir.
De acordo com a imagem, copie em seu caderno apenas as frases que apresentam informações verdadeiras. Frases verdadeiras: a, c, d.
- As setas da imagem representam a troca de produtos e serviços entre os espaços urbano e rural.
- O campo fornece à cidade produtos como calçados, roupas, tratores e outros equipamentos.
- O campo fornece à cidade matérias-primas como couro, madeira, grãos, entre outras.
- A cidade fornece ao campo vacinas, serviços médicos e de comunicação, etc.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O conteúdo desenvolvido na atividade 1 resgata o conhecimento adquirido sobre as diferenças entre as atividades do campo e as da cidade e sobre como se dá a dinâmica de fluxos entre os espaços, contemplando a habilidade EF04GE04 da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer situações de interdependência do campo e da cidade.
Como proceder
- A atividade da página deve ser realizada com base nos conhecimentos dos alunos e na leitura das paisagens. Retome com eles quais são as atividades que caracterizam cada um desses espaços e de que forma elas contribuem com o outro espaço. As setas indicam as relações e a dinâmica entre elas. Por fim, faça a correção na lousa, esclarecendo possíveis dúvidas ou questionamentos.
61
2. Reescreva no caderno a frase incorreta da questão 1 tornando-a correta.
2. Resposta pessoal. Os alunos podem responder que o campo recebe da cidade produtos como calçados, roupas, tratores e outros equipamentos. Os alunos também podem responder que o campo fornece à cidade produtos como alimentos e matérias-primas, como arroz, feijão, leite, carne, ovos, frutas, verduras, etc.
3. Relacione, no caderno, cada produto apresentado nas imagens aos respectivos tipos de indústrias. Veja o exemplo: 1C. 2D; 3B; 4A.
1
A Indústria alimentícia.
2
B Indústria moveleira.
3
C Indústria automobilística.
4
D Indústria de vestuário.
4. Copie os nomes dos produtos a seguir no caderno organizando-os em um quadro. Veja o exemplo.
As legendas das fotos não foram inseridas para não comprometer a realização da atividade.
leite · geladeira · carne · televisão · frutas · bicicleta · verduras · ventilador
Produzido na cidade | Produzido no campo |
---|---|
geladeira | verduras |
Produzido na cidade: televisão, bicicleta, ventilador. Produzido no campo: leite, carne, frutas.
5. No caderno, desenhe e escreva o nome de um produto que o campo fornece para a cidade e de um produto que a cidade fornece ao campo. Resposta pessoal. Auxilie os alunos na execução da atividade com base nos exemplos das páginas 56 e 57.
MANUAL DO PROFESSOR
- A atividade 2 auxilia o desenvolvimento da alfabetização.
-
É importante observar que as imagens da atividade 3 estão contextualizadas com o conteúdo do tema proposto. Faça as seguintes perguntas sobre essa atividade:
-
Por que esses produtos são fornecidos pela cidade e não pelo campo?
R: Porque nas cidades, geralmente, localizam-se as indústrias, onde são produzidos os automóveis, as roupas, os móveis e os alimentos beneficiados ou industrializados.
-
b. As imagens representam o setor de serviços ou representam o setor de produtos industriais?
R: A camiseta, o carro, o sofá e o óleo são produtos fabricados pelo setor industrial.
-
- Oriente os alunos durante a realização da atividade 4. Se necessário, reproduza na lousa uma tabela semelhante à proposta na atividade, que pode ser aproveitada para complementar as respostas ou fazer a correção da atividade.
- Na realização da atividade 5, diga aos alunos que eles podem desenhar um dos produtos listados na atividade anterior ou outro produto que se destaca na economia do município onde vivem.
62
4 Da matéria-prima ao consumidor
Antes de chegar até os consumidores, os produtos passam por diversas etapas. Vamos compreender melhor como isso ocorre. Leia os textos seguindo a numeração.
1 Geralmente, as matérias-primas são produzidas ou extraídas da natureza no espaço rural.
Veja o caso do trigo sendo colhido no campo.
2 Depois de colhidas ou extraídas, as matérias-primas são transportadas do campo até as indústrias.
Muitas vezes, essas matérias-primas são transformadas em produtos que serão utilizados em outras indústrias. O trigo, por exemplo, é usado para fabricar a farinha, que, por sua vez, é utilizada na produção de massas, bolos, biscoitos, etc.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Da matéria-prima ao consumidor
4 aulas
- Leitura, observação das imagens e reflexões das páginas 62 e 63.
- Leitura coletiva da seção Cidadão do mundo e roda de conversa sobre as questões da página 64.
- Atividades da página 65.
- Leitura e roda de conversa da seção Para saber fazer das páginas 66 e 67.
Atividade preparatória
- Aproveite as fichas da atividade preparatória da página 80 - MP, feitas com base nos objetos trazidos de casa, e questione os alunos em relação ao trajeto que esses produtos fazem da matéria-prima ao consumidor. Aproveite o momento para observar o conhecimento prévio dos alunos. Oriente-os nos diálogos para que percebam que, desde o processo de produção, transporte, industrialização e venda, existem pessoas trabalhando e usando outros produtos e objetos que auxiliam em todos os processos.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Compreender que as matérias-primas, até virarem produtos, passam por diversas etapas de produção e maquinários, sempre conduzidas pelo trabalho das pessoas.
Como proceder
- Leia e explique cada imagem presente nas páginas 62 e 63. Tire as dúvidas que surgirem de interpretação e de vocabulário. O esquema de processo de produção representado pelas imagens desenvolve o raciocínio sequencial. Relembre o significado de produtos beneficiados, ou seja, produtos que podem ter sido lavados, descascados, cortados ou embalados.
- Enfatize a importância de cada etapa até chegar ao consumidor final. Explique que a interrupção de uma delas poderia afetar as demais. Por exemplo, a produção pode ficar comprometida se faltar energia na indústria ou se a lavoura for atingida por chuvas intensas.
-
Peça aos alunos que digam o nome de outras matérias-primas que o campo fornece às indústrias. Pergunte o nome de outros alimentos que o campo fornece às cidades. Os produtos citados podem ser listados na lousa. Enriqueça o estudo com exemplos locais ou regionais, como:
- a indústria de alimentos necessita de matéria-prima produzida no campo (indústria de farinha de mandioca, usina de açúcar e álcool, etc.);
- os habitantes do campo necessitam de materiais escolares, como livros, cadernos, lápis e borracha, geralmente produzidos nas fábricas localizadas no espaço urbano. Convide os alunos a darem outros exemplos.
- Complemente as explicações da página informando que todo município tem regras próprias sobre a circulação dos transportes de grande porte. Os caminhões, por exemplo, às vezes podem ter restrições para transitar em algumas vias e, geralmente, há horários para sua circulação.
- Amplie o tema da página explicando que muitos recursos da natureza são finitos, ou seja, esgotáveis, ou demoram muito tempo para se recompor. Como o consumo é mais veloz do que o tempo de recomposição, uma das alternativas, como no caso da extração de madeira, é o reflorestamento para recompor áreas onde houve a derrubada de vegetação. As árvores do reflorestamento também são usadas para fins econômicos. Dessa forma, incentive os alunos a procurar saber a origem do produto que estão consumindo, se foi usada madeira de reflorestamento para sua fabricação. Explique que é importante observar se um selo de qualidade acompanha os produtos, comprovando que seu processo de fabricação atendeu às normas ambientais.
63
1. Converse com os colegas sobre a origem de alguns produtos que vocês costumam consumir diariamente.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a refletirem sobre a origem de alguns alimentos e de outros produtos que utilizam diariamente, como os de higiene pessoal.
3 Os produtos beneficiados ou fabricados são transportados novamente até os estabelecimentos comerciais para serem vendidos aos consumidores em geral.
4 Depois de comprados, os produtos são consumidos pelas pessoas.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
- Organize os alunos em duplas ou trios. Peça que escolham um produto de que gostem e que seja consumido com frequência. Se for mais conveniente, escolha uma categoria de produto (por exemplo, alimentos ou material escolar), evitando os objetos mais complexos, como os eletroeletrônicos. Em uma folha de papel sulfite, eles deverão elaborar um esquema com todas as etapas de sua produção.
- Por exemplo: para fazer geleia de morango, é preciso cultivar os morangos (atividade agrícola), transportá-los até as indústrias onde são processados (nesse caso, podem ser adicionadas vitaminas, açúcares, conservantes), para então serem embalados. Depois de prontas, as geleias seguem para os estabelecimentos comerciais (é importante citar onde são comercializadas: mercados, padarias, etc.) e, por fim, são compradas pelos consumidores. Se possível, oriente-os a pesquisar na internet como esses produtos são feitos.
- Aproveite para mostrar que há continuidade desse processo de produção, que é o descarte dos resíduos, como as embalagens. É importante os alunos perceberem que esses produtos geram resíduos que podem poluir o meio ambiente.
64
CIDADÃO DO MUNDO Repensando o consumo
O livro No tempo em que a televisão mandava no Carlinhos..., da escritora Ruth Rocha, conta uma história muito interessante sobre as propagandas. Nele, é exposto como as promoções podem influenciar as pessoas a consumirem sem pensar na necessidade ou nas consequências desse consumo.
Nessa história, Carlinhos é um menino que consome quase tudo que vê nas propagandas da televisão, até o momento em que isso começa a prejudicar a própria saúde.
Com a ajuda dos pais, ele deixa de agir por impulso e passa a consumir apenas produtos que fazem bem à saúde. Além disso, volta a se divertir com os amigos do bairro onde mora.
Muitas vezes, o aumento do consumo é impulsionado pelas promoções lançadas pelo comércio, que incentivam as pessoas a consumirem mais produtos.
As pessoas podem comprar esses produtos apenas por estarem com preços mais baixos, sem pensar se precisam realmente deles, ou seja, sem praticar o que chamamos de consumo consciente. O consumo consciente ocorre quando refletimos sobre nossas necessidades antes de comprarmos um produto.
- Em sua opinião, por que precisamos repensar nosso consumo?
- Em casa, releia esta página com seus pais ou responsáveis e conversem sobre esse assunto. Pensem de que maneira você e sua família podem reduzir o consumo. Depois, conte aos colegas.
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A seção promove um diálogo com o objetivo de despertar os alunos para a consciência socioambiental em suas atitudes cotidianas. É importante que eles possam refletir com ética e responsabilidade sobre o consumismo, atendendo ao Tema contemporâneo transversal Educação para o consumo e às Competências gerais 7 e 10 da BNCC.
- Pretende-se demonstrar o impacto ambiental, em diversas escalas (para além da local, mas planetária), do modelo de consumo adotado pela sociedade capitalista. Explique aos alunos que diversos produtos têm uma vida útil muito curta para serem descartados. Por exemplo, muitos eletroeletrônicos e eletrodomésticos passaram a ser feitos com materiais menos resistentes, o que pode ter barateado o custo, no entanto eles são menos duráveis. Isso acaba impulsionando a produção industrial e a extração de novas matérias-primas.
- O estudo da página 64 propõe uma reflexão crítica sobre o consumo e o consumismo, assim como sobre os mecanismos praticados pelo mercado para promover o consumo exagerado de produtos e serviços, além de ressaltar a necessidade de repensar o padrão de consumo e adotar hábitos voltados para o consumo consciente. Esse estudo está relacionado ao Consumo: direitos e deveres do consumidor, tema atual e de relevância nacional e mundial.
Comentários de respostas
- Espera-se que os alunos reconheçam que, ao consumirem produtos industrializados em excesso, também estão colaborando com a exploração dos recursos naturais e com o avanço de áreas agrícolas sobre áreas de vegetação natural.
- Peça aos alunos que investiguem a questão no seu convívio social, perguntando aos pais e responsáveis se há alguma preocupação para reduzir o consumo de produtos. Em caso negativo, incentive-os a levar esse tema para casa e falar sobre esse assunto com as pessoas próximas. Ao realizarem essa atividade, os alunos estarão trabalhando com a literacia familiar.
65
ATIVIDADES
1. Relacione no caderno cada matéria-prima produzida no campo ao produto fabricado a partir dela. Veja o exemplo: 1-B. 2D, 3A, 4C.
Matéria-prima
1
2
3
4
Produto
A
B
C
D
2. De acordo com essas imagens, pesquise os tipos de indústrias que transformam a matéria-prima produzida no campo ao produto fabricado a partir dela. Anote a resposta no caderno. 1B: Laticínio, 2D: Fábrica de móveis, 3A: Frigorífico, 4C: Indústria de sucos.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer a origem de alguns produtos, identificando as matérias-primas.
Como proceder
-
Reserve um tempo para explicar aos alunos a atividade 1, de associação, que é uma síntese do que foi estudado no tema. Oriente-os a reconhecer as matérias-primas na coluna da esquerda. Cada uma delas passa por um tipo de indústria, onde são transformadas em outros produtos. Explique que na coluna da direita estão os produtos industrializados. Na atividade 2, levante com os alunos outros produtos feitos nos exemplos de indústrias da página:
- indústria de sucos: sucos de variadas frutas; peça aos alunos que falem quais são os seus preferidos;
- fábrica de móveis: camas, cadeiras, armário, estantes, etc.;
- laticínio: iogurtes, coalhadas, leites longa vida;
- frigorífico: processamento de outros tipos de carnes, como bovina, suína e caprina.
Mais atividades
-
Caso julgue pertinente, agende uma visita a uma indústria do município, assim os alunos vão conhecer um pouco mais a respeito dela. Durante a visita, procure saber:
- qual é a principal matéria-prima que a indústria utiliza;
- quais são as principais etapas de transformação dessa matéria-prima;
- qual é o principal produto fabricado na indústria;
- qual é a utilidade desse produto.
- No decorrer da visita, solicite aos alunos que anotem as informações e façam desenhos do lugar. Na sala de aula, incentive a troca de informações das descobertas sobre a indústria e o que mais lhes chamou a atenção nessa visita.
- Na impossibilidade de realizar a visita, convide um proprietário ou funcionário de uma indústria para ser entrevistado pelos alunos na sala de aula. Neste caso, prepare o roteiro de questões a serem feitas ao convidado.
- O objetivo dos trabalhos extraclasse sugeridos é valorizar a potencialidade dos lugares e incentivar a capacidade intelectual do aluno, ampliando suas referências. Assim, é possível articular os conteúdos e conceitos da ciência geográfica com seu próprio espaço de vivência.
66
PARA SABER FAZER
Como fazer uma compra consciente
Além de sermos consumidores conscientes, ao realizarmos uma compra, é importante estarmos atentos a alguns aspectos. Desse modo, também podemos fazer uma compra consciente.
Mas você sabe como fazer uma compra como essa? Veja.
1 Primeiramente, pensar na necessidade. Sempre se perguntar se realmente precisa do que pretende comprar.
2 Comparar preços em diferentes lojas. A diferença de preço de alguns produtos entre estabelecimentos comerciais pode ser grande, sendo possível, às vezes, adquirir duas unidades do produto em questão pelo preço de uma.
3 Verificar o melhor custo-benefício entre marcas diferentes, ou seja, comprar daquela que oferece maior quantidade ou melhor qualidade pelo menor preço.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O conteúdo destas páginas fornece orientações para despertar a consciência sobre o consumismo. Dessa forma, contribuímos para o trabalho com o Tema contemporâneo transversal Educação para o consumo. A abordagem desse tema também contribui para desenvolver a Competência geral 10 da BNCC.
- Enfatize a importância do consumo consciente ao evitar o desperdício de recursos naturais. Incentive os alunos a fazerem escolhas por produtos mais sustentáveis, com menos embalagens possível. Dessa forma, reduzimos a exploração de recursos, o gasto de água e energia para a sua produção e o descarte de resíduos.
- Destaque a importância de optarmos pelo consumo de produtos locais, uma vez que isso valoriza a cultura e a produção e desenvolve a economia local. O consumo de produtos locais evita o gasto com transporte e assim contribui para reduzir o lançamento de gases poluentes na atmosfera.
- Ao destacar as atitudes necessárias para fazer uma compra consciente, o tema em estudo busca promover a formação de cidadãos críticos, desenvolvendo a consciência ambiental e a adoção de hábitos compatíveis com a preservação dos recursos naturais, bem como amenizar os impactos provocados pela ação humana no planeta. Esse estudo está relacionado ao Consumo: direitos e deveres do consumidor, tema atual e de relevância nacional e mundial.
- Um consumidor consciente contribui para a sustentabilidade ambiental. Sobre esse assunto, leia o texto a seguir.
O consumidor tem um grande poder em mãos, embora nem sempre tenha consciência disso. Por meio de suas escolhas cotidianas, ele pode contribuir para reduzir os impactos negativos no meio ambiente, na economia, na sociedade e no seu próprio bem-estar.
Consumir apenas o suficiente possibilitará que haja recursos naturais para todos e para sempre. O planeta não consegue regenerar os seus recursos naturais na mesma velocidade de nossas demandas. [...]
A prática do consumo consciente começa com a análise da necessidade do produto ou do serviço que se vai consumir. Por que comprar? Eu realmente preciso comprar ou estou sendo levado pelo impulso do momento? Preciso comprar mais ou já tenho o suficiente?
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4 Sempre que possível, dar preferência a produtos com selos de certificação.
Selos de certificação garantem que os produtos foram fabricados de acordo com uma série de normas. Veja alguns exemplos.
A marca da gestão florestal responsável
5 Em caso de produtos perecíveis, verificar a data de validade, pois esses produtos devem ser consumidos antes que esse prazo acabe.
Explique aos alunos que produtos perecíveis são aqueles que, geralmente, apresentam curto prazo de validade ou que se deterioram com facilidade.
6 Ler o rótulo para verificar quais ingredientes compõem o produto, principalmente se você ou alguém da sua família tem alergia a algum deles.
No Brasil, os rótulos de alimentos devem conter informações sobre a presença de glúten ou de produtos que podem causar alergia, como leite, amendoim, soja e ovos.
AGORA É COM VOCÊ!
Ao acompanhar seus pais ou outro adulto durante as compras, comente com eles sobre os passos que você aprendeu aqui e auxilie-os a fazer uma compra consciente. Depois, conte aos colegas como foi a sua experiência.
MANUAL DO PROFESSOR
Somos bombardeados diariamente com propagandas e promoções, que nos induzem ao consumo. Mas é preciso pensar sobre o que motiva essa compra: uma real necessidade ou um desejo irracional?
Antes de fazer a compra, pense se há alternativas a ela, como reaproveitar algo que já tenha em casa, fazer uma troca com alguém, pegar um item emprestado ou reformar algo que você já tem.
[...]
Consumidor que reflete antes da compra diminui impactos negativos na natureza. Akatu, 26 maio 2017. Disponível em: https://oeds.link/SX5XF1. Acesso em: 2 jul. 2021.
- Leve para a sala de aula produtos que apresentem esses selos.
- O selo FSC - Forest Stewardship Council - é uma certificação florestal, que significa Conselho de Manejo Florestal. Sua certificação pode ser encontrada em blocos de papel, cadernos e agendas.
- Explique que o trabalho infantil, embora ilegal, é praticado no campo e nas cidades. Alerte os alunos de que eles podem ser consumidores conscientes ao observar esses tipos de selos e saber escolher um produto socialmente justo. Comente que existem outras certificações que garantem que aquele produto não empregou mão de obra infantil.
- O selo Procel é aplicado em produtos eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Sua sigla significa Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, e visa combater o desperdício de energia.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestões de referências complementares para enriquecer seus conhecimentos.
- Os sites a seguir aprofundam o tema sobre o consumo consciente.
- Instituto Akatu. Disponível em: https://oeds.link/MwnYeX. Acesso em: 19 jul. 2021.
- Cartilha Consumo Sustentável. Disponível em: https://oeds.link/mAhVKC. Acesso em: 19 jul. 2021.
- WWF. O que é certificação florestal? Disponível em: https://oeds.link/fLY4MO. Acesso em: 2 jul. 2021.
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5 Espaços que se integram
Vimos que existe uma interdependência entre o campo e a cidade, principalmente por causa das trocas de produtos, serviços e informações entre esses espaços. De modo geral, essa integração pode ocorrer de diversas formas, como pelos variados meios de transporte e de comunicação.
Os meios de transporte
O meio de transporte rodoviário é o mais usado no Brasil para transportar mercadorias e matérias-primas de um local para outro.
No Brasil, o meio de transporte hidroviário também transporta pessoas, mercadorias e matérias-primas de um lugar para outro. Destaca-se principalmente no transporte de minérios e grãos que são levados até as indústrias ou até os portos e vendidos para outros países.
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Sugestão de roteiro
Espaços que se integram 3 aulas
- Leitura, análise de imagens e reflexões das páginas 68 e 69.
- Leitura e interpretação da página 70.
- Atividades das páginas 71 e 72.
Atividade preparatória
- Sugira uma atividade oral para observar os conhecimentos prévios dos alunos. Peça que mencionem situações e digam de que forma os cidadãos podem conseguir essas informações ou realizar essas atividades. A intenção é que percebam a importância dos meios de transporte e comunicação nas inter-relações entre campo e cidade, entre municípios e até entre países. Exemplos de perguntas:
- O produtor precisa levar o algodão da lavoura até a indústria. Para isso, vai precisar de um...? (Caminhão).
- Moro no campo e preciso agendar uma consulta médica para semana que vem, mas não posso ir até a cidade agora... O que posso fazer? (Telefonar ou mandar um e-mail).
- Quero enviar toneladas de grãos para o outro país. Como posso fazer isso? (Enviar os grãos por caminhão ou trem até o porto e depois embarcá-los em navios cargueiros).
- Alguns turistas precisam ir de uma cidade a outra e vão usar o rio para isso. Que tipo de transporte precisam usar? (Balsa, barco ou outro tipo de transporte hidroviário).
- Um morador do campo ficou sabendo da violência da cidade. Como isso foi possível? (Viu pelos noticiários na televisão, no rádio ou na internet).
Destaques BNCC
- Ao contextualizar os diferentes meios de transportes como elementos de integração entre campo e cidade, espera-se contemplar a habilidade EF04GE08 da BNCC.
- Pesquise com os alunos uma importante rodovia, hidrovia, ferrovia, aeroporto ou porto que se localize no seu município. Procure informações como: o tráfego é muito intenso, que tipo de produto é transportado; e outras informações, como a data de construção e se a via é um limite entre municípios, estados ou países. Reforce a ideia de que os municípios não produzem tudo que a sua população necessita, entretanto o comércio entre municípios e estados do país pode ser verificado. Dê exemplos da própria região. Uma grande quantidade de produtos circula pelo país nos mais diferentes meios de transportes, já que algumas regiões dependem dos produtos que vêm de outras partes do país.
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O meio de transporte ferroviário é o segundo mais utilizado no Brasil para o transporte de mercadorias. Pelas ferrovias, são transportadas grandes quantidades de matérias-primas, principalmente minérios e produtos agrícolas.
O transporte aéreo também é muito utilizado no Brasil e no mundo como forma de deslocar, principalmente, passageiros. No entanto, as aeronaves também são muito usadas para a distribuição de mercadorias.
A integração entre as vias pelas quais circulam esses meios de transporte forma uma rede de transporte. Para construir rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, são necessárias obras de engenharia que provocam grandes transformações nas paisagens. Veja novamente as imagens.
-
De que maneira você percebe a integração entre o campo e a cidade em seu dia a dia?
Resposta pessoal. Os alunos devem perceber que a integração entre o campo e a cidade está presente em diversos momentos de seu dia a dia, principalmente nos alimentos que consomem.
MANUAL DO PROFESSOR
- O conteúdo proposto nesta dupla de páginas amplia as possibilidades de executar um trabalho interdisciplinar com o componente curricular História. Assim, é possível verificar a evolução dos meios de transporte e compor uma linha do tempo com o surgimento deles e o desenvolvimento tecnológico, comparando velocidade, capacidade de transporte, entre outras características.
- Pergunte aos alunos quais problemas os profissionais desses transportes podem enfrentar no dia a dia. Por exemplo, a falta de manutenção das estradas pode ser um grave perigo e causar acidentes, e a ineficiente fiscalização em portos e a falta de embarcações podem superlotar as existentes. É importante a população acompanhar o trabalho do governo nos municípios para garantir melhores condições desses meios e evitar acidentes.
- Explique a eles que o problema de infraestrutura prejudica o desenvolvimento econômico do país e pode atrapalhar o fluxo do comércio entre os estados e a exportação. À medida que o campo e a cidade produzem alimentos e mercadorias, as malhas rodoviária e hidroviária e a falta de estruturas atrasam os deslocamentos e, por vezes, essa demora pode ocasionar a perda da produção.
- Se possível, para complementar a atividade 1, apresente aos alunos um mapa da rede de transportes do estado onde vivem. Peça que observem o traçado das principais vias de transporte (rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos).
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Os meios de comunicação
Os meios de comunicação também proporcionam a integração entre os espaços. Pessoas que moram em cidades distantes ou em bairros diferentes de uma mesma cidade, habitando espaços rurais ou urbanos, comunicam-se e trocam informações utilizando diversos meios de comunicação.
Entre esses meios, os mais utilizados são os sistemas de telefonia, as emissoras de televisão e de rádio, os jornais, as revistas, os serviços postais dos Correios e a internet.
A transmissão de informações pelos meios de comunicação depende da instalação de equipamentos e de aparelhos eletrônicos nos mais diversos lugares, o que ocasiona modificações que podem ser observadas nas paisagens tanto do campo quanto da cidade. Veja os exemplos a seguir.
-
Existe alguma transformação na paisagem do município onde você mora que tenha sido provocada pela introdução ou ampliação de rede de transportes ou de comunicação? Faça no caderno um desenho mostrando essa transformação.
2. Resposta pessoal. Peça aos alunos que desenhem alterações ocorridas no lugar onde vivem, por exemplo, a abertura de novas ruas, estradas ou ferrovias, a construção de um porto, aeroporto ou terminal rodoviário, a instalação de antenas de telecomunicação ou de estações transmissoras de TV.
MANUAL DO PROFESSOR
- Peça aos alunos que acompanhem a leitura do texto e identifiquem quais são os meios de comunicação que podem ser usados no dia a dia do campo e da cidade. Explique que, para que o campo utilize meios de comunicação, as antenas e as linhas de transmissão podem ser percebidas nas paisagens.
- Pergunte quais são os meios de comunicação que os alunos, suas famílias e a população em geral do campo e da cidade mais utilizam diariamente. Eles podem mencionar celular, televisão, computador com internet, tablet, entre outros.
- Explique aos alunos que grande parte dos meios de comunicação funciona à bateria alimentada pela energia elétrica e que essa energia pode ser gerada em usinas hidrelétricas, usinas eólicas, termelétricas e através da energia solar. Informe que é importante conhecer as formas corretas de descartar o lixo eletrônico, principalmente os aparelhos de celulares e baterias, de modo que não poluam o meio ambiente.
- Caso seja necessário, auxilie os alunos a identificarem as transformações recentes ocorridas na paisagem do município onde moram.
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ATIVIDADES
-
Escreva, no caderno, por quais vias se deslocam os meios de transporte que interligam o campo e a cidade representados em cada foto a seguir.
Aérea.
Hidroviária.
Rodoviária.
Ferroviária.
-
Escreva no caderno dois exemplos de meios de transporte:
Sugestão de respostas: a. Carro e motocicleta. b. Trem ou metrô. c. Lancha e navio. d. Helicóptero e avião.
- Rodoviário.
- Ferroviário.
- Hidroviário.
- Aéreo.
MANUAL DO PROFESSOR
- Peça aos alunos que identifiquem os dois meios de transporte terrestres que aparecem na atividade 1 (ferroviário e rodoviário).
- Para a realização da atividade 2, pergunte aos alunos quais outros meios de transporte são usados pela população no deslocamento entre o campo e a cidade. Eles poderão mencionar a motocicleta, a bicicleta, o carro de boi, o trator, entre outros.
- Explique aos alunos que grande parte da fonte de energia usada para mover os transportes emite gases poluentes no meio ambiente. Informe que o Brasil é destaque no mundo por usar em sua frota de veículos o biodiesel (que é menos poluente).
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Perceber a importância dos meios de transporte e comunicação nas trocas de produtos e serviços entre o campo e a cidade.
Como proceder
- Como estratégia de fixação das categorias de transportes e comunicação, organize os alunos em trios para montarem painéis ilustrativos. Além das imagens, oriente-os a produzir legendas explicativas sobre cada meio de transporte e de comunicação usados na inter-relação entre campo e cidade.
- O tema sobre meios de transporte e comunicação possibilita o trabalho integrado com o componente curricular Ciências. Podem ser feitas pesquisas sobre a evolução e a tecnologia empregada nos meios de transportes; a tecnologia empregada nos meios de comunicação; entre outros assuntos.
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-
Relacione no caderno as imagens aos textos correspondentes.
I - B; II - A; III - D; IV - C.
I
II
III
IV
- Levam informações e notícias escritas sobre vários assuntos para muitas pessoas.
- Transmite notícias, músicas e outras informações sonoras aos seus ouvintes.
- Permite a troca de informações e a comunicação entre pessoas e empresas conectadas à internet.
-
PNA Junte-se aos colegas e organizem o Jornal da Semana. Para isso, pesquisem em jornais e revistas as notícias sobre os acontecimentos recentes que mais chamaram a atenção de vocês.
Depois, selecionem as notícias mais interessantes e elaborem um resumo de cada uma delas, ou seja, preparem pequenos textos apresentando as informações principais de cada acontecimento. Se possível, acrescentem imagens aos textos, como fotos ou desenhos.
Por fim, façam uma exposição dos jornais que vocês produziram.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- Na realização da atividade 3, auxilie os alunos a relacionar as imagens aos meios de comunicação destacados no texto. A atividade pode ser complementada com outros exemplos, como: assim como os jornais, as revistas também levam notícias e informações escritas a muitas pessoas; assim como a televisão, a internet também transmite programas com imagem e som.
Destaques BNCC e PNA
- A organização de um jornal semanal proposta na atividade 4 envolve os alunos em uma prática de produção cultural, exercitando assim a Competência geral 3 e a Competência geral 4 da BNCC. A realização dessa atividade possibilita também o trabalho integrado com o componente curricular Língua Portuguesa. A produção de textos na forma de noticiários desenvolve a produção de escrita, a compreensão de textos e o desenvolvimento de vocabulário, promovendo o desenvolvimento e a aprendizagem de componentes essenciais para a alfabetização, atendendo ao que está disposto na PNA.
73
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
-
Escreva no caderno o nome da atividade econômica mostrada em cada imagem. Escreva também o nome de dois produtos que podem ser obtidos por meio dessas atividades.
As legendas das fotos não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
A
B
C
A - Atividade: pecuária (criação de bovinos). Sugestões de resposta: Carne bovina, leite, couro.
B - Atividade: agricultura (lavoura). Sugestões de resposta: Milho, soja, arroz, algodão.
1. C - Atividade: extrativismo (mineração). Sugestões de resposta: Minério de ferro, ouro, pedras preciosas.
-
No caderno, cite dois exemplos que mostram a importância das atividades econômicas realizadas:
-
No espaço rural.
a. Produção de alimentos. Geração de trabalho e renda. Fornecimento de matéria-prima para as indústrias.
-
No espaço urbano.
b. Geração de emprego e renda. Produção de mercadorias. Venda de produtos e serviços.
-
-
Copie no caderno a tabela a seguir e complete-a com as atividades econômicas e os estabelecimentos destacados no quadro.
Indústria Comércio Serviços Fábrica de tintas. Padaria. Limpeza pública. Fabricação de doces. Supermercado. Hospital. Produção de automóveis. Farmácia. Agência bancária.
limpeza pública · fábrica de tintas · padaria
fabricação de doces · hospital · supermercado
agência bancária · produção de automóveis · farmácia
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Realização das atividades das páginas 73 a 75.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Identificar os produtos mostrados e a atividade econômica que o produziu.
Como proceder
- Peça aos alunos que observem atentamente as imagens e identifiquem as atividades econômicas de cada uma e o que está sendo produzido. Caso eles sintam dificuldade na identificação das atividades econômicas, retome as explicações mostrando imagens de atividades praticadas no campo e na cidade e peça que identifiquem o que está sendo produzidos.
2 Objetivo
- Reconhecer a importância das atividades praticadas no espaço rural e no espaço urbano.
Como proceder
- Peça aos alunos que escrevam no caderno uma frase que explique a importância das atividades praticadas no campo e na cidade separadamente.
- Se os alunos sentirem dificuldade para reconhecer essa importância, proponha uma roda de conversa para que possam construir juntos esse conceito.
3 Objetivo
- Classificar as atividades de acordo com as atividades econômicas.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dificuldade para identificar e classificar as atividades nos diferentes setores, proponha uma brincadeira chamada Os Quatro Cantos. Em cada canto da sala, ficará uma destas atividades econômicas - COMÉRCIO, INDÚSTRIA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - e, no último canto da sala, ficará uma placa na qual deve estar escrito NENHUMA DELAS.
-
Os alunos ficam no centro da sala. Frases são ditas e, de acordo com o setor da economia, os alunos, sem se comunicar, escolhem o canto correto e andam até ele. Por exemplo:
- Gosto de comprar pão na padaria do seu Manoel. Os alunos deverão caminhar até o canto do COMÉRCIO.
- Cortei meu cabelo no salão de beleza. Os alunos deverão caminhar até o canto da PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
- O tomate foi transformado em ketchup. Os alunos deverão caminhar até o canto da INDÚSTRIA.
74
-
Observe a imagem a seguir e escreva no caderno um texto explicando as relações que ocorrem entre o campo e a cidade.*
*Espera-se que os alunos escrevam um texto informando a relação de interdependência entre o campo e a cidade por meio da observação da imagem. Comentários nas orientações ao professor.
-
Reescreva no caderno apenas as frases que indicam atitudes que devemos adotar como consumidores conscientes.
Os alunos deverão escrever as frases dos itens a; d; e; f.
- Adquirir produtos em estabelecimentos comerciais com os menores preços e melhor qualidade.
- Comprar produtos eletrônicos que consomem maior quantidade de energia elétrica.
- Economizar dinheiro adquirindo produtos com baixa qualidade e que duram pouco tempo.
- Comprar apenas a quantidade necessária de produtos para atender às necessidades.
- Estar atento à data de validade dos produtos perecíveis, como os alimentos.
- Não comprar produtos desnecessários apenas por influência de propaganas.
MANUAL DO PROFESSOR
4 Objetivo
- Reconhecer as relações de interdependência entre o campo e a cidade.
Como proceder
- Verifique se os alunos foram capazes de compreender que a imagem mostra as relações entre o campo e a cidade. Por exemplo: o campo fornece à cidade alimentos e matérias-primas, enquanto a cidade fornece ao campo produtos industrializados (roupas, calçados, máquinas e equipamentos), além de oferecer serviços especializados.
- Caso sintam dificuldade para reconhecer essa relação, escrevendo fatos de forma estanque sem fazer a relação entre o campo e a cidade, retome os conteúdos e as explicações referentes à integração entre o espaço rural e o espaço urbano a partir da página 56 e relembre com os alunos essas relações de interdependência entre os dois espaços, ressaltando a importância do trabalho e os produtos, suas transformações e trajetos até chegar ao consumidor final.
5 Objetivo
- Identificar atitudes de consumidores conscientes.
Como proceder
- Na realização da atividade, solicite aos alunos que leiam com atenção as frases e identifique as que são pertencentes a consumidores conscientes.
- Caso os alunos sintam dificuldades para identificar essas atitudes, promova um esquete (pequena dramatização) para representar cada uma das frases.
75
-
Observe as imagens a seguir.
I
II
III
IV
Escreva no caderno a sequência correta que mostra as etapas do leite, desde a extração da matéria-prima até o consumo.
-
III, I, IV, II.
-
Escreva no caderno um texto explicando as etapas mostradas anteriormente.
6. b. Verifique se os alunos foram capazes de identificar as etapas mostradas: O leite é extraído das vacas (III); depois é enviado para a indústria (I); em seguida, é levado até os mercados (IV); por fim, chega à mesa do consumidor (II).
-
-
Copie no caderno as frases a seguir completando-as corretamente com uma das informações destacadas entre os parênteses.
- Meio de transporte mais utilizado em nosso país: rodoviári (ferroviário/rodoviário)
- Utilizado principalmente no transporte de minérios e grãos até indústrias ou portos: hidroviário (hidroviário/aéreo).
- Ocupa a segunda posição no transporte de mercadorias em nosso país, movimentando grandes quantidades de matérias-primas: ferroviário (ferroviário/hidroviário).
- Antenas parabólicas, redes de internet e sistemas de telefonia fazem parte dos meios de: comunicação (transporte/comunicação).
MANUAL DO PROFESSOR
6 Objetivo
- Compreender a transformação da matéria-prima em produto, desde a produção, passando pela indústria, até chegar ao consumidor final.
Como proceder
- Oriente os alunos na realização da atividade, pois ela tem duas etapas. Na primeira, eles deverão observar atentamente cada uma das imagens e perceber que nelas existe uma sequência de ordem mostrando etapas da produção do leite. Na segunda parte da atividade, os alunos escreverão um texto descrevendo essas etapas na ordem correta.
- Caso sintam dificuldade para identificar a sequência, retome as explicações referentes à transformação da matéria-prima em produtos industrializados apresentadas no tema das páginas 62 e 63.
7 Objetivo
- Identificar os meios de transporte e meios de comunicação e sua importância na integração entre o meio rural e urbano.
Como proceder
- Oriente os alunos a lerem, copiarem e completarem as frases de acordo com as informações destacadas nos parênteses.
- Caso sintam dificuldade, promova uma roda de conversa em que o tema seja os meios de transporte e comunicação e sua importância na inter-relação entre as atividades econômicas do campo e da cidade. Permita que os alunos expressem seus saberes e os conhecimentos que adquiririam com as explicações durante as aulas.
Conclusão da unidade 2
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro a seguir. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 10-MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando seus avanços e suas conquistas.
Objetivos | Como proceder |
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Proponha aos alunos que desenhem diferentes produtos provenientes das atividades econômicas praticadas no campo, como agricultura, pecuária e extrativismo. Ressalte a importância de conter ao menos um produto de cada um dos segmentos. Peça que escrevam qual atividade econômica foi responsável pela produção dos exemplos representados. |
|
Solicite aos alunos que montem um cartaz com diferentes imagens de atividades econômicas praticadas na cidade, inserindo uma legenda para explicar a importância desse trabalho para a sociedade. Após a confecção dos cartazes e a apresentação oral, exponha os cartazes no mural da sala de aula. |
|
Mostre diferentes imagens de atividades econômicas praticadas no campo, relacionadas à agricultura, à pecuária e ao extrativismo, e as praticadas na cidade, relacionadas ao comércio, à indústria e à prestação de serviços, para que os alunos possam identificá-las e classificá-las. Proponha que escrevam a importância de cada uma para a sociedade. É fundamental que façam a relação entre a atividade praticada e o uso do produto ou serviço que usamos no nosso dia a dia. |
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Solicite aos alunos que criem uma história em quadrinhos mostrando um exemplo que represente a interdependência entre o campo e a cidade. Para isso, distribua folhas de papel sulfite para eles e oriente a realização da atividade citando alguns exemplos que podem ser representados na história em quadrinhos, como os produtos do campo que vão para a cidade e os produtos e serviços da cidade que são oferecidos ao campo. Ao final, os trabalhos podem ser fixados na sala de aula ou no mural da escola. |
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Solicite aos alunos que desenhem uma sequência de etapa da produção de um produto, do plantio ou criação, ou extração da natureza, passando pela indústria, até chegar ao consumidor final, explicando cada uma das etapas. Oriente-os a realizar a atividade sugerindo produtos como: manteiga, papel, suco de frutas, camiseta de algodão, entre outros. Esta atividade poderá ser em duplas ou pequenos grupos. |
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Proponha uma roda de conversa a respeito do consumismo atual e a geração de lixo e desperdício dos recursos naturais usados na fabricação dos produtos. Caso os alunos não consigam interagir dando exemplos do seu dia a dia, retome as explicações e faça questionamentos referente ao uso exagerado de embalagens em alguns produtos, sobre comprar sem necessidade e sobre o reaproveitamento e a reciclagem de determinados materiais para evitar que se retire mais matéria-prima da natureza. Dê exemplos de áreas de reflorestamento, reciclagem de plásticos e metais. |
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Solicite aos alunos que escolham dois meios de transporte e dois meios de comunicação essenciais para a integração entre o campo e a cidade, explicando por meio de texto a utilização deles, podendo criar uma situação verídica ou fictícia para explicar. |