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4 Aspectos naturais das paisagens
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 4
A unidade é iniciada pela comparação entre o tempo atmosférico e o clima, de forma que os alunos se deparam com várias situações nas quais precisam entender a diferença entre as duas categorias e são incentivados a perceber como estes acontecimentos influenciam seu cotidiano.
Também são abordados, nesta unidade, os principais aspectos que compõem as paisagens naturais brasileiras, como vegetação, relevo, hidrografia e clima, temas apresentados de forma a destacar os conceitos geográficos básicos (como tipos de clima, formas de relevo, tipos de vegetação e de rios), estabelecendo uma análise crítica sobre a relação humana com o meio natural e destacando a exploração e a degradação dos recursos naturais. No que diz respeito ao relevo, o conteúdo leva os alunos a pensar nas transformações sofridas por ele e causadas tanto pela ação humana quanto pela natureza. Os alunos são incentivados a observar criticamente a sua realidade, identificando as ameaças e a degradação de recursos naturais, em especial dos recursos hídricos e das formações vegetais.
No estudo desses temas, são utilizados diferentes recursos, como análise de fotografias, leitura e interpretação de mapas e realização de pesquisas. A leitura e interpretação de poemas ("Montanha pulverizada", de Carlos Drummond de Andrade), permite a articulação com o componente curricular de Língua Portuguesa. Em várias situações de aprendizagem em que esses recursos são utilizados, incentivam-se a reflexão, o diálogo e a expressão de ideias e opiniões. Com as atividades e os questionamentos distribuídos ao longo da unidade, os temas privilegiam a análise da realidade próxima e do espaço vivido dos alunos, aproximando os temas estudados da vivência dos educandos. Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Identificar as diferenças entre tempo atmosférico e clima.
- Perceber a influência do tempo atmosférico e do clima na vida das pessoas, principalmente no cotidiano dos alunos.
- Conhecer os diferentes tipos de clima que atuam no Brasil.
- Identificar as características das diferentes formações vegetais do território brasileiro.
- Identificar e conhecer as principais formas de relevo brasileiro.
- Perceber como a natureza e o ser humano atuam na transformação do relevo terrestre.
- Conhecer as partes de um rio e as regiões hidrográficas do Brasil.
- Verificar de que maneira os rios têm sido transformados pela sociedade.
Pré-requisitos pedagógicos
- Para desenvolverem as atividades e os objetivos propostos na unidade 4, é importante que os alunos apresentem conhecimentos introdutórios sobre os tipos de clima e vegetação do Brasil. Além disso, o conhecimento sobre a exploração de recursos naturais durante o período de colonização do território brasileiro, abordado na unidade 3, será retomado durante a apresentação das áreas de formações vegetais alteradas no nosso país.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos alunos, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Mais atividades
Segue sugestão de atividade que auxilia o trabalho com os conceitos e temas desta e das demais unidades do volume. Esse tipo de atividade favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades com os alunos. Toda introdução de unidade traz uma sugestão como esta.
Atividade de reflexão
São atividades sugeridas para que o aluno reflita individualmente ou em grupo. Nesse tipo de atividade são apresentadas questões sobre sociedade, cultura, cidadania, etc. O papel do professor como mediador nas atividades de reflexão é fundamental.
Principais habilidades desenvolvidas: debate, reflexão, expressão de opinião e respeito às diferentes opiniões.
Destaques BNCC
- A imagem de abertura possibilita a ampliação do olhar em relação ao reconhecimento de paisagens naturais com base na observação de formações rochosas, que por sua vez promove o desenvolvimento da habilidade EF04GE11 da BNCC.
- Oriente-os a observar e descrever as características da paisagem apresentada: se há vegetação, as formas do relevo, as formações rochosas, as condições atmosféricas, presença ou não de rios, etc.
- Leve um mapa político para a sala de aula e peça que localizem o local representado nas páginas iniciais. Pergunte se alguém já visitou este lugar ou se já viram paisagem semelhante a esta.
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O território brasileiro tem características naturais bastante variadas. Vamos conhecer um pouco sobre o clima, a vegetação, o relevo e a hidrografia do nosso país.
CONECTANDO IDEIAS
-
Quais elementos naturais você observa na foto?
1 e 2: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
- No lugar onde você mora, há elementos naturais semelhantes aos mostrados na foto?
MANUAL DO PROFESSOR
Conectando ideias
- Espera-se que os alunos citem as formações vegetais e rochosas presentes na imagem. Instigue-os a conversar sobre o que observaram.
- Espera-se que reconheçam semelhanças e diferenças entre os elementos naturais presentes na foto e os existentes no lugar onde moram.
- Incentive os alunos a descrever a paisagem do lugar onde moram e a fazer uma breve comparação com os elementos mostrados na imagem de abertura.
- A grande diversidade de espécies e recursos naturais no território brasileiro sofre ameaças de extinção e por isso a conservação deve ser a pauta dos governos e da sociedade, com o importante papel de fiscalizar e também de colaborar para a manutenção das riquezas naturais do país.
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1 Clima e vegetação
Leia o texto a seguir silenciosamente. Depois, releia-o em voz alta.
LER E COMPREENDER
PNA
[...]
Não tinha inverno e verão em Brasília, tinha o tempo da seca e o tempo das chuvas. Uma vez choveu onze dias sem parar, e as pessoas andavam quase cegas debaixo do aguaceiro, metiam os pés na lama, e íamos de galochas amarelas para a escola, eu adorava as galochas amarelas e ficava rezando para chover
Depois da chuva as árvores e o capim ficavam verdes, brotavam frutas silvestres. O céu ficava repleto de pássaros. As árvores mais bonitas eram os ipês, que em agosto se cobriam de flores amarelas.
[...]
Flor do cerrado: Brasília, de Ana Miranda. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2004. p. 58-59.
- galochas:
- borrachas colocadas por cima dos sapatos ou das botas para evitar o contato dos calçados com a água
O texto anterior relata, entre outros aspectos, como as características do clima alteram a vegetação existente em um lugar.
-
Procure no dicionário as palavras do texto que você não conheça o significado.
Resposta pessoal.
-
De acordo com o texto, diga o que aconteceu com a vegetação de Brasília depois das chuvas.
A vegetação ficou verde, brotaram frutas silvestres.
-
Você já observou se, no lugar onde vive, ocorrem períodos em que chove mais e outros em que chove menos? E períodos em que faz mais frio e outros em que faz mais calor? Converse sobre isso com os colegas e o professor.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a dialogarem sobre o assunto.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Clima e vegetação
8 aulas
- Observação e análise das páginas de abertura e realização das atividades orais das páginas 110 e 111.
- Leitura e interpretação de texto e realização das atividades da página 112.
- Leitura e análise do mapa das páginas 113, 114 e 115.
- Atividades da página 116.
- Análise das imagens e leitura das páginas 117, 118, 119 e 120.
- Atividades da página 121.
- Leitura conjunta da seção Cidadão do mundo e roda de conversa sobre as questões das páginas 122 e 123.
- Atividades das páginas 124 e 125.
Ler e compreender
- Narrativas em primeira pessoa são histórias nas quais o narrador relata os fatos e participa dos acontecimentos. A leitura dessas narrativas direcionam os alunos ao imaginativo, proporcionando uma interação com a história contada, sendo possível se colocar no lugar do narrador.
Antes da leitura
Comente que o texto trata de uma narrativa na qual o narrador conta sobre o clima observado no seu lugar de vivência, ou seja, em Brasília, cidade localizada no bioma do Cerrado.
Durante a leitura
Peça que leiam o texto em silêncio e grifem as palavras cujo significado não conheçam. Depois da leitura deles em voz alta, explique as palavras que eles não conseguiram procurar no dicionário.
Após a leitura
Solicite aos alunos que realizem as atividades 1, 2 e 3. As atividades sugerem a interpretação do texto com intuito de relacionar a história apresentada com o conhecimento que eles possuem sobre os aspectos climáticos do lugar onde moram. Essas atividades orais contemplam alguns processos gerais da compreensão de leitura: localizar e retirar informação explícita de textos, fazer inferências diretas e interpretar e relacionar ideias e informação.
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O tempo atmosférico
Você já esteve em situações como as mostradas nestas imagens?
-
Qual é a diferença entre as fotos anteriores? Essas condições do tempo podem influenciar seu cotidiano? Dê exemplos. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
O tempo atmosférico refere-se às condições da atmosfera em um momento e em um determinado lugar da superfície terrestre. Por exemplo, quando dizemos que o tempo está chuvoso ou o tempo está muito seco, são características do tempo atmosférico que observamos em um lugar em determinado momento. O tempo, portanto, é o que caracteriza as condições momentâneas do ar atmosférico.
Mas, e quando precisamos tratar das condições do clima? Há diferenças entre tempo e clima?
Se o tempo define o estado momentâneo do ar atmosférico, o clima caracteriza o conjunto das condições atmosféricas observadas em um determinado lugar, ao longo de vários anos, como a ocorrência de ventos, chuvas ou secas, frio ou calor, etc.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explique que as condições atmosféricas podem variar entre os bairros de uma cidade ou distritos de um mesmo município.
- Para analisar com mais precisão o comportamento do tempo atmosférico de um lugar, é preciso considerar as seguintes variáveis: temperatura, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, precipitação, vento.
- Explique que para essa observação são usados instrumentos como termômetro, barômetro, anemômetro e pluviômetro. Atualmente, as imagens de satélite possibilitam observar as mudanças rápidas dos movimentos das massas de ar.
- Um trabalho integrado com o componente curricular de Ciências pode ser realizado sobre a observação do tempo atmosférico no período de uma semana ou um mês. Organize os alunos em grupos para anotarem, sempre no mesmo horário, a ocorrência de chuvas, a velocidade dos ventos, as temperaturas.
Comentários de respostas
- Espera-se que os alunos percebam as diferenças entre condições do tempo atmosférico e comentem como essas diferenças interferem em seu dia a dia.
- O texto a seguir aborda a diferença entre tempo e clima.
Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), existe diferença entre o tempo e o clima. O tempo é o estado físico das condições atmosféricas em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem.
O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade. Também, se refere às características da atmosfera inseridas das observações contínuas durante um certo período. O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região.
Desta maneira, tempo e clima são dois termos que estão intimamente relacionados, mas, mesmo assim, distintos. É bom lembrar que a temperatura, chuva, vento, umidade, nevoeiro, nebulosidade, etc. formam o conjunto de parâmetros do tempo (estado instantâneo da atmosfera) e o clima, portanto, corresponde ao comportamento das condições atmosféricas de determinado lugar por muitos anos sucessivos.
PARANÁ. Secretaria da Educação. Tempo e clima. Disponível em: https://oeds.link/WwuSiA. Acesso em: 10 jul. 2021.
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Os climas do Brasil
Embora a maior parte dos climas que atuam no Brasil seja quente, eles apresentam algumas características diferentes. Determinados climas são mais chuvosos, outros são mais secos. Em alguns, as temperaturas permanecem elevadas praticamente o ano todo. Em outros, as temperaturas são mais baixas durante o inverno. Veja, no mapa, a distribuição dos principais tipos de clima que ocorrem no Brasil.
Climas do Brasil
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 96.
-
Observe no mapa qual(is) tipo(s) de clima atua(m) no estado onde você vive. Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Analisar e interpretar informações apresentadas em mapas.
Como proceder
-
Analise e oriente uma leitura do mapa.
-
O que representam as cores?
R: Cada cor indica um tipo climático.
-
Os tipos de clima correspondem exatamente aos limites dos estados?
R: Não correspondem, pois em alguns estados ocorre mais de um tipo climático.
-
Quais estados apresentam temperaturas mais baixas, ou seja, mais frias? Por quê?
R: Os estados localizados mais ao sul do Brasil. Quanto mais afastado da linha do Equador (área da Terra onde há maior incidência dos raios solares), mais baixas serão as temperaturas.
-
- Explique que o clima de um lugar é caracterizado após a observação de suas condições atmosféricas por pelo menos 30 anos. A frequência com que essas condições atmosféricas ocorrem é que vai identificar o tipo de clima que atua em um lugar.
- O clima caracteriza certo padrão atmosférico em uma mesma área. No Brasil, predominam climas quentes, isto é, quando a temperatura atmosférica permanece elevada na maior parte do ano.
- O predomínio de climas quentes no Brasil deve-se à posição geográfica do país. Mostre, em um planisfério, que o território brasileiro está quase todo localizado entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. Essa é uma das regiões da Terra mais aquecidas pelos raios solares. Após a explicação, verifique se os alunos responderam corretamente à atividade 5.
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O tempo e o clima na vida das pessoas
As características do clima interferem no cotidiano das pessoas e no desempenho das atividades econômicas. Veja os exemplos a seguir.
Em lugares de clima quente, é grande o número de banhistas em praias e clubes, e também cresce o comércio de bebidas, sorvetes, ventiladores, condicionadores de ar e roupas leves. Por outro lado, quando a temperatura do ar está baixa, o frio incentiva as pessoas a comprarem cobertores e roupas mais quentes. Na foto, banhistas durante um dia ensolarado e quente, na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Pernambuco, em 2019.
Algumas culturas desenvolvem-se melhor em determinados tipos de clima. A lavoura de cacau, por exemplo, desenvolve-se melhor em regiões de clima quente. A cultura do trigo, por sua vez, é apropriada para regiões de clima mais ameno, ou seja, mais frio, sendo bastante cultivada nos estados da região Sul. Na foto, lavoura de trigo em uma propriedade rural no município de Rolândia, no Paraná, em 2020.
-
Dê outros exemplos de como o clima interfere no dia a dia dos brasileiros ou nas atividades econômicas de nosso país. Converse com os colegas sobre isso.
Resposta pessoal. Comentário nas orientações ao professor.
No período do ano em que os dias são quentes e secos, beba muita água e evite exposição ao Sol nos horários entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Compreender a influência do tempo e clima no cotidiano das pessoas.
Como proceder
- Uma possibilidade de deflagrar o tema da atividade 6 e o conteúdo dessa página é apresentar manchetes de jornal mostrando alguma relação ou influência do tempo atmosférico e do clima no cotidiano das pessoas em diferentes lugares, como na região onde vivem ou em outros lugares do Brasil e do mundo. Escolha manchetes que apresentam aspectos positivos do clima, como a chuva que veio no momento certo para as lavouras, ou negativos, como as estiagens prolongadas ou as chuvas muito fortes que tenham provocado algum prejuízo ou transtorno à população.
- Fique atento para não atribuir exclusivamente ao clima ou tempo atmosférico a razão de algumas catástrofes, por exemplo, os desmoronamentos de moradias construídas em locais inadequados, como encostas de morros (as casas é que estão no lugar errado), ou as enchentes ocorridas em dias de chuvas fortes (muitas vezes, elas decorrem de bueiros e galerias pluviais entupidos de lixo, córregos poluídos e intensa impermeabilização do solo).
-
- Questione os alunos sobre qual é o comportamento deles a respeito dos cuidados com a saúde. Explique o quanto é importante tomar sol para produzir vitamina D no organismo, porém o sol em excesso pode causar câncer de pele. Comente que a água é crucial para a sobrevivência do corpo humano.
Comentários de respostas
- Os alunos podem comentar que durante o inverno o comércio de agasalhos, cobertores e aquecedores aumenta, e que no verão as pessoas procuram atividades de lazer ao ar livre, assim como adquirem mais ventiladores e refrigeradores de ar. Comente a relação do tipo de plantações e preços dos alimentos de acordo com a temperatura média de cada tipo de clima.
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ATIVIDADES
-
Leia a manchete a seguir e depois responda às questões no caderno.
Temperatura chega a 40oC no Rio, com sensação térmica de quase 50oC
Disponível em: https://oeds.link/wfU3Nw. Acesso em: 6 jul. 2021.
-
A manchete refere-se ao clima ou ao tempo atmosférico?
Ao tempo atmosférico.
-
Releia a manchete e responda: como a temperatura elevada pode influenciar a vida das pessoas?
1. b. Os alunos podem responder, por exemplo, que temperatura muito elevada indica alerta para as pessoas tomarem cuidado com a exposição prolongada ao Sol e ao calor que podem causar, por exemplo, problemas de saúde.
-
Você observa características como as descritas no texto no município onde vive? Dê exemplos.
Resposta pessoal. Caso os alunos respondam negativamente, incentive-os a anotar características do tempo que ocorrem no município onde moram.
-
PNA
-
Pesquise em jornais, revistas e na internet, entre outros meios de comunicação, manchetes de notícias que mostrem outros exemplos de como o clima interfere na vida das pessoas ou no desenvolvimento das atividades econômicas. Cole ou copie as manchetes no resultado de sua pesquisa no caderno.
Combine com o professor uma data para a apresentação das pesquisas aos colegas de sala. Faça a leitura das pesquisas para os colegas e ouça a leitura deles.
Resposta pessoal.
-
Com os colegas, montem um calendário do tempo de um mês, referente ao lugar em que vivem. Vocês vão observar e registrar as características do tempo atmosférico diariamente. Para isso, sigam as orientações dadas a seguir.
- Providenciem uma folha para cada dia do mês para fazer o registro diário.
- Cada um de vocês deve ficar responsável pela observação e registro de um dia.
- Vocês devem observar e anotar as características das condições do tempo, como temperatura (se está frio ou calor), ocorrência de chuvas, nuvens e ventos.
- Cada folha deve ser colada em um mural, em um varal ou em uma das paredes da sala.
-
Ao final do mês, façam uma leitura geral e concluam a variação dessas condições do tempo no período.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A leitura e interpretação de manchete proposta na atividade 1 contempla os componentes essenciais para a alfabetização voltados para a compreensão de textos e produção de escrita.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Entender como a mudança no clima e no tempo interferem no dia a dia das pessoas.
Como proceder
- A atividade 2 pode ser realizada em um mural de notícias explicando como as condições do tempo e o clima influenciam a vida das pessoas. Por exemplo: indicativos de aumento dos preços dos alimentos em razão de secas que afetam as lavouras; aumento dos reservatórios de água pela precipitação; racionamentos de água devido à falta de chuvas, entre outros. O aumento das temperaturas também influencia a proliferação de insetos transmissores de doenças, por isso no verão há mais campanhas para evitar o aumento de focos de reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
- Na atividade 3, é possível realizar a observação diária do tempo para que os alunos percebam oscilações na temperatura e na ocorrência de chuvas no decorrer dos meses.
Mais atividades
- Para trabalhar com a observação e percepção do tempo atmosférico, sugere-se levar os alunos para um ambiente externo, como o pátio da escola, para perceber as diferenças de temperaturas dos lugares sob o sol ou à sombra, e observar se o céu está com ou sem nuvens. Também é possível realizar a observação diária do tempo para que percebam oscilações na temperatura e na ocorrência de chuvas no decorrer dos meses.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestão de referência complementar, para enriquecer seus conhecimentos.
- Complemente o estudo do tema com a leitura do texto a seguir, que trata da importância da floresta Amazônica.
- WWF - Brasil. Por que a Amazônia é importante? Disponível em: https://oeds.link/mSTTTC. Acesso em: 10 jul. 2021.
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A vegetação natural e as paisagens
A vegetação natural é o conjunto de plantas que nasce e cresce naturalmente em uma região. Cada formação vegetal adapta-se ao tipo de solo e de relevo do lugar onde se desenvolve. Também é influenciada pelo clima que atua nessa região.
No Brasil, há nove conjuntos principais de vegetação natural. Leia os textos que os descrevem e veja as paisagens desses tipos de vegetação e a área de ocupação original dessas formações no território brasileiro.
Floresta Amazônica
Estendendo-se por grande parte do Norte do Brasil, a floresta Amazônica é uma das maiores do mundo. Ela é uma floresta densa, com árvores de tamanhos variados, arbustos, trepadeiras, cipós e muitas outras espécies. O clima que atua nessa área é quente e chuvoso.
Floresta Tropical
Floresta com grande diversidade de plantas. Nas áreas próximas ao litoral, essa formação é conhecida como Mata Atlântica e recebe grande umidade trazida pelos ventos oceânicos. Os poucos trechos preservados dessa mata são encontrados em uma faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul.
MANUAL DO PROFESSOR
- Esse conteúdo relaciona as formações vegetais e suas paisagens. Veja se a turma tem algum conhecimento da vegetação do estado onde vivem. Verifique antecipadamente se existem áreas de conservação ou parques de proteção à vegetação natural e quais as principais espécies em perigo de extinção ou que só existem nessas áreas.
- Liste na lousa os tipos de vegetação sobre as quais já ouviram falar. Enfatize que a vegetação depende da interação entre vários elementos do ambiente, como o clima, o solo e o relevo.
- Ao longo das próximas páginas, veja se reconhecem os tipos de vegetação.
- Em grupos, peça que relacionem produtos explorados da biodiversidade da flora brasileira. Podemos citar alguns como remédios, alimentos ou matéria-prima de diversos produtos, como madeiras, fibras, óleos, castanhas e frutos.
- Oriente os alunos a localizarem os tipos de vegetação no mapa do Brasil apresentado na página 121.
- Complemente o assunto comentando que a floresta Amazônica abrange os estados do Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins. Essa floresta também se estende pelo território de outros países: Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Mais atividades
- Se possível, desenvolva um trabalho articulado com o componente curricular Ciências. Ao trabalhar noções de cadeia alimentar, apresente exemplos de animais e vegetais próprios das formações vegetais brasileiras, estabelecendo conexões entre os conhecimentos dos dois componentes curriculares.
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Caatinga
Vegetação típica de uma área do Nordeste do país onde chove pouco durante o ano. Caracteriza-se pela presença de árvores e arbustos com muitos espinhos, entre outras espécies adaptadas à falta de água. Na foto a seguir, paisagem da vegetação de Caatinga no município de Canudos, na Bahia, em 2019.
Cerrado
Vegetação que se desenvolve em uma grande extensão do território brasileiro. Suas árvores possuem casca grossa e, em geral, são baixas, com troncos e galhos retorcidos. Entre as árvores, crescem arbustos e plantas rasteiras adaptadas ao clima com uma estação chuvosa e outra seca. Na foto a seguir, paisagem da vegetação de Cerrado no município de Mineiros, em Goiás, em 2020.
MANUAL DO PROFESSOR
- Peça aos alunos que analisem as imagens e caracterizem as paisagens: a aparência dos solos, tamanho e distribuição das árvores, tipos de plantas, etc.
- Na Caatinga, encontram-se muitas espécies de fauna e flora endêmicas, ou seja, espécies que são encontradas apenas nesse ecossistema.
- Explique que o nome "Caatinga" é de origem tupi-guarani e significa "mata branca", denominação que caracteriza muito bem o aspecto dessa vegetação durante a estação seca, quando as folhas caem e as plantas ficam com aspecto acinzentado.
- Comente que o Cerrado também é conhecido como savana brasileira. Sua formação vegetal é a segunda maior do Brasil, se estendendo por diversas regiões do país.
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Mata de Araucárias
Essa vegetação é formada, principalmente, por árvores conhecidas como pinheiro-do-paraná ou araucária. Os pequenos trechos que ainda restam desse tipo de vegetação encontram-se nas áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste do Brasil, onde as temperaturas são mais baixas.
Campos
Vegetação encontrada principalmente no estado do Rio Grande do Sul, em que predominam gramíneas, conhecidas como capim. Na região dos Campos, surgem pequenas matas chamadas capão. Elas se desenvolvem, geralmente, nas nascentes e nas margens dos riachos.
Mata dos Cocais
É encontrada nos estados do Maranhão e Piauí, numa área de transição entre a úmida floresta Amazônica e a seca Caatinga do interior da região Nordeste. Na Mata dos Cocais predominam dois tipos de palmeiras: o babaçu e a carnaúba.
MANUAL DO PROFESSOR
- Comente que a árvore símbolo da Mata das Araucárias é o pinheiro de mesmo nome, Araucária, também conhecida como pinheiro-do-paraná. Este pinheiro já chegou a abranger mais da metade do território paranaense, por isso é considerado o símbolo do estado.
- Contudo este tipo de árvore enfrenta grande dificuldade para se reproduzir e gerar mais árvores, dada a sua pequena dispersão. O desmatamento promovido pela atividade madeireira também colaborou para a diminuição da árvore no estado.
- Amplie a explicação sobre a Mata dos Cocais explicando a predominância de dois tipos de palmeiras: o babaçu e a carnaúba. Delas, extraem-se óleos vegetais, cera, fibras, entre outros produtos utilizados na produção de cosméticos principalmente.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestão de referência complementar, para enriquecer seus conhecimentos.
- Com frequência, a vegetação do Cerrado é prejudicada pela ocorrência de queimadas. Em muitos lugares, essa vegetação vem sendo substituída por áreas de lavouras e pastagens. Saiba mais a respeito na referência a seguir.
- WWF Brasil. Ameaças ao Cerrado. Disponível em: https://oeds.link/E4rJf5. Acesso em: 10 jul. 2021.
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Vegetação do Pantanal
A vegetação do Pantanal estende-se pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Apresenta espécies de plantas da floresta Tropical, do Cerrado, dos Campos e da Mata dos Cocais. Entre novembro e maio, vastas áreas do Pantanal são invadidas pelas águas do rio Paraguai e de seus afluentes. Isso ocorre devido ao aumento no volume dos rios por causa das chuvas e ao terreno muito plano da região. O Pantanal é representado na foto a seguir, no município de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, em 2019.
Vegetação Litorânea
Estende-se ao longo do litoral brasileiro, nas áreas mais próximas ao oceano. Nos terrenos arenosos próximos das praias, essa vegetação é composta por plantas rasteiras, chamada de restinga (veja a foto A). Em áreas do litoral, onde há o encontro das águas dos rios e do mar, formam-se terrenos alagadiços nos quais se desenvolve a vegetação de mangue (veja a foto B).
A
B
MANUAL DO PROFESSOR
- Comente que a vegetação do Pantanal vem sofrendo os impactos da expansão das atividades agropecuárias. Além do desmatamento, o uso de agrotóxicos contamina os lençóis freáticos.
- Como forma de comparação, diga que a planície do Pantanal é a maior área continental inundável do mundo.
- A vegetação litorânea tem sido ameaçada pela intensa urbanização e expansão das cidades. Além do desmatamento, em algumas áreas, os mangues - berçários de reprodução de grande parte da fauna marinha - estão poluídos pelo lançamento de esgotos domésticos e industriais não tratados.
- Na vegetação litorânea ocorre a reprodução de muitas espécies pelas condições favoráveis dos solos e das águas. Trata-se de uma vegetação típica de onde acontece o encontro das águas do mar e dos rios. Pelo excesso de matéria orgânica e pouco oxigênio, é muito comum observarmos as raízes aéreas que sustentam as plantas em um solo arenoso.
- O histórico da colonização do Brasil transformou profundamente as paisagens ao eliminar parte da biodiversidade do território. Saiba mais no texto a seguir.
[...]
"A colonização do país adotou um padrão predatorio de ocupação que, em parte, prevalece ainda hoje, baseado no uso do fogo e na sensação de que os recursos naturais são inesgotáveis", afirma o historiador ambiental José Augusto Pádua, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador visitante da Universidade de Oxford. [...]
Evidentemente não são apenas partes da Floresta Amazonica que desaparecem, consumidas pelo fogo e pelas motosserras. Ao reunir informações sobre todo o país, o levantamento do ministério também mostra que houve perdas até mesmo maiores em outros ecossistemas, ainda que em ritmos diferentes. O primeiro a sentir o peso dos machados, a Mata Atlântica, é também o mais devastado. Ja caíram 751 km², ou 30% do que se derrubou até hoje no Brasil. Inicialmente explorada de modo seletivo, pois só o pau-brasil interessava, essa floresta que se estendia por uma estreita faixa da costa que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul foi lentamente substituída - primeiro por engenhos de açúcar e, mais tarde, pelas principais cidades brasileiras - e quase desapareceu. O que resta sobrevive em áreas de relevo montanhoso e difícil acesso, como as encostas da serra do Mar, no litoral Sudeste e Sul, ou em unidades de conservação.
[...]
ZORZETTO, Ricardo. Mais verde do que imaginávamos. Pesquisa Fapesp, mar. 2008. Disponível em: https://oeds.link/xiS9IZ. Acesso em: 3 jul. 2021.
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Veja, a seguir, o mapa que representa a distribuição da vegetação natural do Brasil.
Fonte de pesquisa: Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território, de Hervé Théry e Neli Aparecida de Melo. São Paulo: Edusp, 2005. p. 67.
-
Quais formações vegetais ocupam naturalmente a maior extensão de terras no território brasileiro?
Floresta Amazônica e Cerrado.
-
Qual ou quais formações vegetais são naturais no estado onde você vive?
2. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a localizarem o estado em que vivem e a identificarem uma ou mais formações naturais nele.
-
Quais dessas formações vegetais você conhece? Dê exemplos de algumas características aos colegas.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a se expressarem, solicitando que exemplifiquem características das espécies observadas nas formações que conhecem.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As atividades 1, 2 e 3 desta página permitem comparar os diferentes tipos de mapas identificando suas características, diferenças e semelhanças, como supõe a habilidade EF04GE10 da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Comparar os mapas de vegetação natural e de clima, como forma de identificar a influência e a relação entre clima e vegetação nas paisagens naturais do país.
Como proceder
- Peça aos alunos que comparem o mapa desta página com o mapa da página 114. Relacione, com eles, os grandes conjuntos de vegetação de nosso país e a distribuição dos tipos de clima. Auxilie-os a desenvolver a habilidade de comparação, análise e síntese entre diferentes informações geográficas. Oriente-os a perceber as sobreposições das informações: a floresta Amazônica localiza-se nas áreas de clima equatorial; a Caatinga, nas áreas de clima semiárido; o Cerrado e a Mata Atlântica, nas áreas de clima tropical típico; a vegetação litorânea, nas áreas de clima tropical úmido; e a Mata de Araucárias e os Campos, nas áreas de clima subtropical.
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CIDADÃO DO MUNDO Alterações das formações vegetais brasileiras pelo ser humano
No Brasil, os grandes conjuntos de vegetação natural foram transformados no decorrer da história do país. Aos poucos, a vegetação natural foi retirada para dar lugar às lavouras, às pastagens e ao crescimento das cidades.
Veja, a seguir, o mapa que representa a alteração das formações vegetais brasileiras.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 100.
Compare o mapa desta página com o mapa da página 121 e responda: quais são os dois conjuntos de vegetação que, atualmente, encontram-se mais preservados? De acordo com os mapas, encontram-se mais preservados a floresta Amazônica e o Pantanal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O conteúdo proposto nesta seção alerta sobre questões relacionadas com as alterações da vegetação pelo ser humano, chamando a atenção dos alunos para o Tema contemporâneo transversal Educação ambiental.
Objetivos
- Reconhecer as alterações na vegetação causada pelo ser humano.
- Identificar os motivos das transformações antrópicas na paisagem.
- Debater questões ligadas à devastação da vegetação natural no lugar de vivência dos alunos.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer as atividades humanas como principal causadora do desmatamento.
Como proceder
- O mapa proporciona um debate sobre consumo e meio ambiente. Grande parte da cobertura vegetal nativa foi transformada para atender às necessidades humanas. Para responder às atividades 1 e 2 das páginas 122 e 123, questione se há outras soluções para evitarmos a exploração da natureza (como redução do consumo, reciclagem, uso de manejos para integrar vegetação original com agricultura, entre outros exemplos). Aproveite para esclarecer que as áreas alteradas representadas pela cor cinza no mapa são regiões desmatadas e atualmente ocupadas principalmente por lavouras, pastagens e cidades.
- O desmatamento, especialmente da Mata Atlântica e de outros biomas litorâneos, se intensificou com a urbanização. No entanto essa ação antrópica remete aos tempos coloniais e do Império, com técnicas rudimentares para abrir áreas aos cultivos de cana-de-açúcar e às pastagens. Esse tema proporciona um trabalho articulado com o componente curricular História, pois podem ser analisadas gravuras e telas históricas que representam as paisagens e os tipos de vegetação daquele período.
Mais atividades
- Solicite aos alunos que levem notícias de jornais e revistas sobre a devastação (desmatamentos e queimadas) nas formações vegetais brasileiras. Eles devem ler e comentar, na sala de aula, as notícias trazidas para a aula. Aproveite essas informações para incentivá-los a pensar em medidas capazes de diminuir a devastação da vegetação brasileira.
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Veja exemplos de como algumas formações vegetais foram alteradas ao longo do tempo.
Você conhece algum exemplo de ação pela conservação de uma formação vegetal? Conte aos colegas o que você sabe e ouça o que eles têm a dizer sobre o assunto.
2. Observando o mapa da página anterior, diga quais foram as unidades de vegetação que mais sofreram alterações. De acordo com o mapa, a Floresta Tropical e a Mata de Araucárias são as vegetações que mais sofreram alterações.
3. No lugar onde você vive, é possível observar alterações como as mostradas anteriormente? Alguma outra prática tem provocado a destruição da vegetação natural desse lugar? Converse com os colegas sobre isso. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Peça exemplos relativos à conservação de alguma área de vegetação, como campanhas nacionais ou locais, notícias vistas em telejornais ou outros meios de comunicação. Se possível, realize um debate a fim de estabelecer a relação entre atitudes cotidianas e a exploração de formações vegetais. Resgate a questão do consumo e sobre como a demanda cada vez maior por produtos intensifica a exploração de recursos da natureza de modo geral.
Comentários de respostas
- Incentive os alunos a pensarem em ações que estejam ocorrendo no lugar onde vivem e que têm destruído as vegetações, tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas.
Mais atividades
- Convide um biólogo ou um ambientalista para dar uma palestra sobre a importância de conservar a vegetação, visando à manutenção do equilíbrio da natureza. Se possível, utilize filmes, slides ou gravuras para ilustrar a palestra.
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ATIVIDADES
-
Leia atentamente o texto de cada cartão e identifique as formações vegetais que eles descrevem. Anote as respostas no caderno.
- Formação vegetal que possui árvores, em geral, com cascas grossas e troncos retorcidos, e que ocupa uma grade extensão do território brasileiro.
- Em áreas próximas ao litoral, essa formação é conhecida como Mata Atlântica.
- Formação que reúne várias espécies de plantas da floresta Tropical, do Cerrado, dos Campos e da Mata dos Cocais.
- Vegetação que se caracteriza pela presença de plantas com muitos espinhos e adaptadas à falta de água.
- Vegetação de transição, encontrada entre a floresta Amazônica e a Caatinga. É formada principalmente por dois tipos de palmeiras: o babaçu e a carnaúba.
- Vegetação formada por árvores conhecidas como pinheiro-do-paraná. Restam apenas pequenos trechos dessa vegetação nas áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
- Formação composta por árvores baixas e plantas rasteiras nos terrenos arenosos. Nos terrenos alagadiços, desenvolve-se a vegetação de mangue.
- Floresta muito densa formada por diversas espécies de árvores, onde a umidade do ar e a temperatura são elevadas e que se localiza no Norte do Brasil.
- Vegetação em que predominam as gramíneas e na qual se desenvolvem pequenas matas chamadas capões.
A - Cerrado; B - Floresta Tropical; C - Pantanal; D - Caatinga; E - Mata dos Cocais; F - Mata de Araucária; G - Vegetação litorânea; H - Floresta Amazônica; I - Campos.
-
Qual das formações descritas anteriormente é natural no estado em que você vive? Ainda existem áreas dessa formação nativa em seu estado? Caso conheça, descreva ou faça o desenho de uma paisagem com essa formação vegetal no caderno.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As atividades propostas nessa página exigem que os alunos identifiquem os tipos de vegetação do Brasil e as formas de degradação às quais estão submetidos. Dessa forma, contribui para que eles atinjam a habilidade EF04GE11 da BNCC.
- Peça que leiam os textos dos quadros da atividade 1. No final da leitura de cada quadro, solicite que identifiquem a qual tipo de vegetação a descrição se refere.
- Ao final da classificação do quadro, faça uma roda de conversa para debater a formação nativa da região.
Mais atividades
- Uma alternativa para tornar o ensino sobre os tipos de vegetação mais dinâmico é solicitar aos alunos pesquisas com textos e imagens. Eles podem apresentar os resultados das pesquisas em cartazes, programas de computador ou disponibilizar na internet em forma de blogs. Oriente o seguinte roteiro: principais espécies de árvores características de cada formação vegetal; atividades econômicas que impactam e desmatam a vegetação; animais sob risco de extinção.
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-
Observe novamente o mapa da página 121 e escreva as frases no caderno, substituindo cada pela palavra adequada, apresentada no quadro a seguir.
Mangue · Caatinga · Mata de Araucárias · Mata dos Cocais · Campos
-
A é uma vegetação que predomina na Região Sul do país e que se destaca pela presença de pinheiros.
Mata de Araucárias.
-
Na vegetação de há o predomínio das gramíneas e desenvolve-se principalmente no Rio Grande do Sul.
Campos.
- As palmeiras do babaçu e da carnaúba são árvores típicas da vegetação da . Mata dos Cocais.
- Em terrenos alagadiços, a vegetação litorânea é composta por vegetação de . Mangue.
-
A vegetação da se desenvolve no clima semiárido, em áreas de poucas chuvas localizadas em grande parte do sertão nordestino.
Caatinga.
-
-
Pesquise em jornais, revistas, na internet, entre outros meios de comunicação, manchetes de notícias que mostrem exemplos de como as queimadas e o desmatamento interferem na vida das pessoas, no meio ambiente e até no desenvolvimento das atividades econômicas.
Cole ou copie as manchetes no caderno e apresente o resultado dessa pesquisa aos colegas e ao professor.
3. Resposta pessoal. Os alunos podem colar manchetes recortadas de jornais e revistas, ou impressas, quando retiradas da internet.
-
Escreva no caderno um pequeno texto contando quais são as atividades que causam alterações na vegetação natural do lugar onde você vive. PNA
4. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem as atividades humanas que causam transformações, como a construção de cidades e o aumento das áreas de plantação, pastagens ou outras.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- As atividades 2 e 3 desta página auxiliam o desenvolvimento da habilidade EF04GE11, uma vez que traz as características das paisagens naturais e antrópicas brasileiras e no ambiente no qual vivem. A atividade 3 ressalta que os impactos ocorridos no meio ambiente interferem no nosso cotidiano, sublinhando assim a Educação ambiental.
- A sistematização do conteúdo aprendido em forma de texto, abordada na atividade 4, engloba os seguintes componentes da PNA: produção de escrita e desenvolvimento de vocabulário.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Entender a interferência dos impactos ambientais no cotidiano dos alunos.
Como proceder
- Para resolver a atividade 3, leve a turma ao laboratório de informática para pesquisar manchetes. Oriente-os na produção de um mural contendo as manchetes e peça a cada aluno que explique sua pesquisa.
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2 O relevo e suas formas
O relevo é o conjunto das formas que a superfície terrestre apresenta.
As paisagens, tanto no espaço rural quanto no espaço urbano, também se diferenciam por causa do relevo, ou seja, por causa das diversas formas existentes na superfície terrestre. Os morros e os vales são algumas dessas formas.
Identifique, na imagem a seguir, de acordo com a legenda apresentada na página seguinte, algumas das principais formas de relevo.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
O relevo e suas formas
7 aulas
- Análise do mapa e realização das atividades orais das páginas 126 e 127.
- Observação das imagens e análise do mapa nas páginas 128 e 129.
- Atividades da página 130.
- Leitura das páginas 131 e 132 e interpretação da seção Ler e compreender na página 133.
- Análise das imagens e leitura das páginas 136 e 137.
- Atividades da página 138 e leitura da página 139.
- Leitura e análise da seção Cidadão do mundo e roda de conversa sobre as questões das páginas 140 e 141.
- Atividades da página 142.
Destaques BNCC
- A compreensão das formas de relevo e de seus respectivos nomes geográficos contribui para que os alunos desenvolvam a habilidade EF04GE11 da BNCC.
Atividade preparatória
-
Antes de iniciar a análise da ilustração desta página, dialogue com os alunos sobre as formas da superfície onde o município está localizado. Com o uso de categorias da Geografia, como paisagem e lugar, resgate as experiências do espaço vivido dos alunos, com os seguintes exemplos:
- Minha rua é íngreme.
- Tem um morro atrás da escola.
- Moro em uma área muito extensa e plana.
- Para voltar da escola desço uma ladeira, etc.
- Eles ainda podem fornecer outros relatos hipotéticos para iniciar a aula.
- Procure reconhecer e comparar as formas de relevo mencionadas nestas páginas com aquelas que são predominantes no lugar onde vivem. Estabeleça comparações entre as formas de relevo identificadas e a organização do espaço urbano, ou seja, como as formas do relevo influenciam, por exemplo, a disposição das ruas, as características das construções, etc.
- Verifique se percebem a relação do relevo com o seu cotidiano e as formas como as pessoas ocupam os terrenos. Embora, principalmente nos espaços urbanos, o relevo esteja encoberto por construções, a superfície exerce grande influência na organização das sociedades.
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- Planalto: área com superfícies irregulares situadas em altitudes relativamente mais elevadas que os terrenos ao seu redor. Os planaltos fornecem grande quantidade de sedimentos para as áreas de seu entorno, em geral, planícies e depressões.
- Depressão: área situada em altitudes mais baixas que os terrenos de seu entorno.
- Planície: terreno relativamente plano, de modo geral, situado em áreas pouco elevadas em relação ao nível do mar. São áreas que acumulam sedimentos vindos de outros lugares.
- Morro: elevação de terreno, com altitude maior que as áreas localizadas à sua volta.
- Serra: áreas mais elevadas e com grandes desníveis situadas em terrenos de planalto.
- Ilha: porção de terra cercada de água.
I
- sedimentos:
- partículas de rochas, solo, areia, etc.
II
-
De acordo com as descrições das formas de relevo, qual das fotos mostra uma paisagem de uma área de depressão?
A foto II.
-
E qual das fotos mostra uma paisagem com relevo de planície?
A foto I.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
- A produção de maquetes e outros materiais didáticos construídos pelos alunos, além de potencializar o processo de aprendizagem e assimilação dos novos conceitos, promove um ensino mais democrático e promove a socialização.
- Os trabalhos manuais e tridimensionais auxiliam aqueles que têm deficiência visual. Por isso sugerimos a produção de maquetes em alto-relevo, com texturas e diferentes materiais para representar as formas da superfície terrestre.
- Dessa maneira, eles poderão localizar as diferentes formas, compreender o conceito de altitude e a dinâmica que produz novas formas de relevo (causadas, por exemplo, pelo desgaste de um rio ou pelo acúmulo de sedimentos em outro lugar).
- Para isso, organize a sala em grupos e solicite pesquisas de imagens e informações de determinada forma de relevo (planaltos, planícies, depressões, morros, serras, ilhas, etc.). Essas informações podem ser encontradas em livros ou na internet, entre outras fontes.
- Em seguida, oriente-os a representar em uma maquete a forma de relevo pesquisada, utilizando materiais como argila, isopor, massa de modelar, jornal e papelão. Depois de prontas, as maquetes devem ser apresentadas na sala de aula e expostas na escola.
- Comente que o relevo brasileiro é formado por bases geológicas muito antigas, com terrenos desgastados e, por isso, nele predominam relevos menos elevados, de baixas altitudes.
- Para a realização das atividades 1 e 2, oriente os alunos a observarem as formas de relevo indicadas pelas letras na ilustração da página 126 e a identificarem as características de cada uma delas.
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Relevo brasileiro
No Brasil, de acordo com a classificação de Jurandyr L. S. Ross, existem três grandes conjuntos de relevo: as planícies, os planaltos e as depressões. Veja.
MANUAL DO PROFESSOR
- Compare as imagens da página com a realidade do município onde vivem. Veja se há semelhanças e diferenças, observe como cada lugar é ocupado.
- Disponibilize outras imagens que representem formas de relevo pelo Brasil.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer os tipos de relevo presentes no lugar de vivência dos alunos.
Como proceder
- Proponha a elaboração de um desenho do trajeto que fazem no cotidiano. Pode ser no caminho da escola para casa ou de outros caminhos. Peça que desenhem as formas de relevo destacadas na paisagem e que reparem como essas superfícies são ocupadas: casas, vegetação, se são conservadas, se são ruas asfaltadas, entre outros detalhes. A intenção é aproximar o saber geográfico da realidade do aluno e contextualizá-lo.
Mais atividades
- Observe no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mapas de relevo e encontre o estado ou município onde se localiza a escola. Leve para sala de aula informações a respeito de alguma forma de relevo que se destaca na localidade ou na região. Veja sugestão de site a seguir: IBGE Mapas. Disponível em: https://oeds.link/ORTt5m. Acesso em: 10 jul. 2021.
- A formação do relevo brasileiro data de períodos geológicos antigos, como descreve Jurandyr Ross no texto a seguir.
[...]
O território brasileiro é formado por estruturas geológicas antigas. Com exceção das bacias de sedimentação recente, como a do Pantanal mato-grossense, parte ocidental da bacia amazônica e trechos do litoral nordeste e sul, que são do Terciário e do Quaternário (Cenozoico), o restante das áreas tem idades geológicas que vão do Paleozoico ao Mesozoico, para as grandes bacias sedimentares, e ao Pré-Cambriano (Arqueozoico-Proterozoico) para os terrenos cristalinos.
[...]
ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2001. p. 45.
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Veja, no mapa a seguir, como as diferentes formas de relevo estão distribuídas no território brasileiro.
Fonte de pesquisa: Geografia do Brasil, de Jurandyr L. S. Ross (Org.). São Paulo: Edusp, 2019. p. 47.
-
Quais formas de relevo predominam no território brasileiro?
O relevo de planalto e de depressão.
-
De acordo com o mapa, qual(is) forma(s) de relevo existe(m) no estado onde você vive?
Resposta pessoal. Os alunos podem citar mais de uma forma de relevo, caso exista.
MANUAL DO PROFESSOR
- A classificação mais comumente utilizada para o relevo brasileiro foi feita pelo geógrafo Jurandyr L. S. Ross em 1989, que agrupa o relevo em macrounidades: planície, planalto e depressões. Cada uma é subdividida em outras categorias, por exemplo, depressão da Amazônia ocidental, depressão do Araguaia, planícies e tabuleiros litorâneos, entre outras.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivos
- Analisar o mapa.
Como proceder
- Para responder às atividades 3 e 4, oriente a observação do mapa explicando o significado das cores e localizando os planaltos, as planícies e as depressões. Localize primeiro o estado onde se localiza a escola. Peça aos alunos que digam quais as formas de relevo predominantes. Uma atividade que auxilia a assimilar melhor o mapa consiste em pedir que copiem o mapa de relevo em papel vegetal. Depois, eles devem selecionar um estado e demarcá-lo com canetas coloridas. Em seguida, peça que, em duplas, sobreponham o mapa pintado aos outros mapas, como os de clima e vegetação, e observem se há predomínio de determinado clima, vegetação e tipo de relevo no estado onde vivem.
- O texto a seguir trata da importância do estudo do relevo.
[...]
Pensar no relevo em termos geográficos é pensar em como acontece a percepção da paisagem vivenciada pelos alunos. É aproximá-los das ideias que possuem a respeito da natureza e das atitudes de cada um em relação ao meio ambiente e, por conseguinte, contribuir para a formação de pessoas comprometidas com as preocupações ambientais. [...]
BERTOLINI, William Zanete; VALADÃO, Roberto Célio. A abordagem do relevo pela geografia: uma análise a partir dos livros didáticos. Terra e Didática, Campinas, v. 5, n. 1, 2009. p. 28. Disponível em: https://oeds.link/mDYMxp. Acesso em: 10 jul. 2021.
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ATIVIDADES
-
Observe o mapa da página 129 e anote no caderno as formas de relevo presentes nos seguintes estados:
- Acre
- Mato Grosso do Sul
- Paraíba
- Paraná
1. Acre - depressão e planície, Paraná - planalto e depressão Mato Grosso do Sul - planalto, depressão e planície, Paraíba - planalto, planície e depressão.
-
Identifique a imagem a seguir que não se relaciona com as demais em relação às formas do relevo. Depois, registre no caderno a localidade, a região brasileira e a unidade de relevo que essa imagem representa.
Foto B.
A
B
C
D
-
Próximo do local onde você vive ou em algum lugar que você conheça, existe alguma forma de relevo que se destaca na paisagem? Desenhe-a no caderno e depois compartilhe com os colegas e o professor.
Resposta pessoal. Os alunos podem desenhar formas de relevo de lugares que tenham visitado ou que viram em algum meio de comunicação.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para completarem a atividade 1, sugerimos que os alunos retomem, em silêncio, a imagem das formas de relevo da página 128. Para complementar, faça um esboço de um desenho na lousa que represente algumas formas de relevo e peça que escrevam os respectivos nomes na lousa.
- Na atividade 2, os alunos deverão observar características semelhantes da paisagem e associar ao conceito recém-aprendido sobre relevo. Propositalmente, há três imagens de planícies de três lugares diferentes do Brasil. Tente localizar as fotos no mapa do relevo brasileiro na página 129.
- Verifique se no município da escola é possível observar imagens semelhantes às das fotos.
- Se necessário, auxilie os alunos na identificação de alguma forma de relevo, conforme propõe a atividade 3.
- O estudo sobre os tipos de relevo pode ser realizado com a análise de telas históricas ou de artistas renomados para ampliar o acervo sobre a produção artística mundial. Dessa forma, é possível articular um trabalho interdisciplinar com o componente curricular de Arte.
- Deve-se caracterizar a paisagem representada na pintura, a ocupação pelas sociedades (se houver) e o relevo do lugar. Esta articulação com Arte pode ser complementada com a apresentação de outras imagens, seja por meio de outras obras de arte, seja por meio de fotos que eles levem para a sala.
- Nesse caso, oriente a realização de uma pesquisa com antecedência em jornais, revistas, na internet ou no acervo da família.
Mais atividades
- Monte com eles um painel com imagens que terá a função de um glossário ilustrativo das formas de relevo. Cada tipo de relevo será uma imagem representativa (de preferência fotos). Cole no mesmo cartaz um mapa do relevo do Brasil, como o do livro, e puxe setas para indicar no mapa a localização aproximada dos lugares mostrados nas imagens. Consulte um atlas geográfico para auxiliar nessa tarefa.
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As ações da natureza e do ser humano no relevo
As formas de relevo são constantemente transformadas pelos agentes da natureza, como a chuva e os ventos, e também pelas atividades do ser humano. Às vezes, é possível notar mudanças no relevo em um curto período de tempo, como deslizamentos de terra. No entanto, outras mudanças podem levar até milhões de anos para ocorrer.
Vamos conhecer alguns exemplos.
As ações da natureza
O relevo vem sendo formado e transformado no decorrer do tempo pela ação dos fenômenos da natureza, como as erupções vulcânicas, os terremotos, os ventos e as chuvas.
Os vulcões e os terremotos dão origem a novas formas de relevo. Os ventos e as chuvas também desgastam o relevo, modificando-o continuamente.
MANUAL DO PROFESSOR
- Diga que a natureza levou milhões de anos para formar a paisagem do Grand Canyon, que teve como principal agente erosivo as águas do rio Colorado. Já as paisagens das fotos da página 132 foram transformadas pelo ser humano em apenas algumas décadas.
- Chamamos de erosão os processos de desgaste do relevo. Eles podem ter diferentes origens. No Brasil e em países tropicais, o principal "agente modelador" é a água das chuvas e dos rios.
- A imagem do Grand Canyon no Arizona, Estados Unidos, mostra como a força da água erodiu (desgastou) as rochas, provocando mudanças físicas no relevo.
- Comente como é formada a estrutura vulcânica e como ocorre o seu processo de erupção. Se possível, reserve um momento para os alunos observarem a foto e assim associarem as explicações com o que está retratado nela. Questione-os sobre as consequências desse processo.
- Caso seja possível, selecione notícias de jornais sobre novas ilhas que se formaram nos oceanos depois de uma erupção vulcânica ou os efeitos de um terremoto modificando as paisagens e originando novas formas de relevo.
Mais atividades
- Veja se é possível viabilizar um trabalho de campo para se observar formas de relevo de um trajeto do lugar onde vivem. Esse trajeto pode incluir tanto trechos do espaço urbano (ruas com subidas e descidas, construções em lugares altos, baixos ou em áreas planas) quanto do espaço rural (áreas utilizadas nas atividades agrícolas localizadas em relevo plano ou ondulado).
- É importante não relacionar algumas formas do terreno ao conjunto do relevo predominante no lugar. Em áreas de planalto, por exemplo, também podem existir terrenos planos. Procure um itinerário que possa ser exemplo da forma de relevo predominante nesse lugar. Lembre-se: para sair da escola com os alunos é necessária uma autorização prévia por escrito dos pais ou responsáveis. Além disso, prepare previamente transporte, água e alimentos.
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As ações do ser humano
O ser humano também é um grande transformador do relevo terrestre. Podemos observar sua ação na ocupação das encostas dos morros para construir moradias, na construção de túneis e estradas, no desmonte de serras e morros para extrair minérios. A retirada da vegetação natural desses lugares também influencia a alteração do relevo, pois acelera o processo de erosão do solo.
A prática da mineração é uma das ações do ser humano que mais transforma o relevo e, consequentemente, as paisagens.
Veja, nas imagens desta página, um exemplo de como a exploração de minério no Pico do Cauê transformou a paisagem de Itabira, município do estado de Minas Gerais.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Ao analisar as três imagens da página, incentivamos os alunos a formularem hipóteses sobre a transformação do relevo do município de Itabira, estado de Minas Gerais. Conduza uma análise crítica a respeito dessa transformação, já que ela demonstra forte impacto ambiental (em Itabira) no desmantelamento do morro em razão da atividade extrativista mineral. Dessa forma, contribuímos para o desenvolvimento da Competência geral 2 e da habilidade EF04GE11, da BNCC.
- Peça aos alunos que verifiquem e anotem no caderno as principais mudanças ocorridas nessa paisagem de Itabira. Incentive-os a conversar sobre a transformação dessa paisagem e sobre a questão ambiental que envolve essa alteração.
- Para complementar o estudo do tema, sugerimos a leitura do texto a seguir, pois ele trata da relação do relevo com outros componentes do ambiente.
[...]
As formas de relevo podem transmitir a falsa ideia de que são componentes independentes na paisagem. Na verdade, elas e os demais componentes do ambiente estão interligados, promovendo ações, muitas vezes induzidas por influências mútuas [...] As características geológicas, climáticas, pedológicas, hidrológicas, biológicas, topográficas e altimétricas devem ser consideradas quando se pretende entender o tipo de relevo de uma área qualquer e a dinâmica dos processos a ele inerentes. Não menos importante é a atenção que deve ser dada ao aspecto cronológico. Numa paisagem de idade recente, podem coexistir relevos atuais e outros elaborados no passado sob condições semelhantes ou diferentes das que existem no presente. Outra situação, [...], é a de serem encontradas, em um ambiente, formas de relevo atuais esculpidas sobre materiais de diferentes idades geológicas. Em ambos os casos, essas informações são úteis para buscar respostas quanto à sequência evolutiva do relevo e da paisagem.
[...]
GUERRA, Antonio J. T.; CUNHA, Sandra B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. p. 27.
133
Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros, viveu na cidade de Itabira até os 18 anos de idade. No poema a seguir, ele descreve o momento em que percebeu a transformação da paisagem.
Durante a leitura do texto, oriente os alunos a procurarem no dicionário as palavras cujo significado não conhecem.
A montanha pulverizada
Chego à sacada e vejo a minha serra, a serra de meu pai e meu avô, de todos os Andrades que passaram e passarão, a serra que não passa.
Era coisa dos índios e a tomamos para enfeitar e presidir a vida neste vale soturno onde a riqueza maior é sua vista e contemplá-la.
De longe nos revela o perfil grave. A cada volta de caminho aponta uma forma de ser, em ferro, eterna, e sopra eternidade na fluência. Esta manhã acordo e não a encontro.
Britada em bilhões de lascas deslizando em correia transportadora entupindo 150 vagões no trem-monstro de 5 locomotivas - o trem maior do mundo, tomem nota
- foge minha serra, vai deixando no meu corpo e na paisagem mísero pó de ferro, e este não passa.
A montanha pulverizada, de Carlos Drummond de Andrade. Em: Carlos Drummond de Andrade: seleção de textos, notas, estudo biográfico, histórico e crítico e exercícios, de Rita de Cássia Barbosa. São Paulo: Abril Educação, 1980. p. 64-65. (Literatura comentada). © Graña Drummond. https://oeds.link/XkKn47.
MANUAL DO PROFESSOR
- Verifique se os alunos percebem que, na década de 1930 (foto A), o Pico do Cauê fazia parte da paisagem de Itabira. No ano de 1996, esse pico já havia desaparecido da paisagem (foto B). Na foto, o morro está escavado e boa parte de sua vegetação foi retirada.
- Pergunte e se informe se existe algum lugar no município onde moram que tenha sido transformado intensamente em razão de alguma atividade econômica. Os alunos podem dizer: ocupação de morros, retificação dos rios, construção de túneis, formação de lavouras em planícies, abertura de valas para galerias fluviais e redes de água e esgoto, etc. Se possível, apresente algumas alterações que estão ocorrendo, como a edificação de uma ponte ou aterro, a abertura de um túnel, a terraplenagem para a construção de novas moradias, indústrias ou, mesmo, ocorrências de deslizamentos de encostas e morros, etc. Converse com os alunos sobre essas transformações, verificando por quais razões elas têm ocorrido e quais são as possíveis consequências.
- A leitura do poema apresentado permite a realização de um trabalho com o componente curricular de Língua Portuguesa. Promova a leitura comentada de cada parte do texto e, ao final, destaque e explique os pontos-chave a serem observados pelos alunos.
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Os rios e suas características
Observe, a seguir, as partes de um rio e algumas características que são comuns aos cursos de água.
Nascente do rio São Francisco em São Roque de Minas, Minas Gerais, em 2019.
Nascente ou cabeceira: lugar onde o rio nasce.
Rio afluente: rio que despeja suas águas em outro rio.
Rio principal: rio que recebe as águas dos afluentes.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A identificação das partes que compõem um rio favorece o aprendizado sobre as características das paisagens, o que promove o desenvolvimento da habilidade EF04GE11 da BNCC.
- Explique que as nascentes e as margens dos rios devem ter sua vegetação preservada. Isso evita o desmoronamento das margens e impede que as águas das chuvas carreguem parte do solo para o curso do rio, não ocasionando a diminuição da profundidade do seu leito.
- Comente que a mata que se localiza nas margens dos rios é chamada de mata ciliar. Explique que existem leis que obrigam a preservação das matas ciliares nas propriedades rurais, e que elas desempenham um papel essencial no combate aos processos erosivos e na proteção das margens dos rios e de suas nascentes.
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USO DOS RIOS
Os rios são muito importantes, pois suas águas são utilizadas:
- no abastecimento de água às populações;
- na produção das indústrias;
- na irrigação de lavouras;
- na produção de energia elétrica;
- na pesca, fonte de alimento e de renda para muitas pessoas;
- como vias de transporte.
-
Pense em duas ou mais atividades que você realiza em seu dia a dia e que comprovam a importância dos rios. Conte aos colegas.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
Leito: lugar por onde o rio corre.
Margens: terrenos que ficam ao lado do rio.
Foz ou desembocadura: lugar onde o curso do rio termina, ou seja, local onde o rio despeja suas águas, que pode ser em outro rio ou no mar.
MANUAL DO PROFESSOR
- Inicie o estudo desta página enfatizando a importância dos rios como fonte de água doce. Explique que em muitos lugares os recursos hídricos são impróprios para o consumo por estarem poluídos. Por isso, é importante conservar os rios e usá-los com consciência.
- Explique que, nos últimos anos, o Brasil passou a enfrentar uma crise hídrica que trouxe problemas no abastecimento de água para o consumo da população, para as indústrias, o comércio e a agropecuária. Além da falta de chuvas, vários fatores contribuíram para o agravamento da crise hídrica, entre eles, o desperdício de água na rede de distribuição e também por parte dos consumidores.
- As fontes responsáveis pelo abastecimento de uma região são chamadas mananciais. Pesquise previamente acerca do manancial que abastece o município: como está o seu volume, a qualidade de suas águas e a que se destinam seu consumo, e leve as informações para os alunos.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Conscientizar acerca da importância da água em nosso cotidiano.
Como proceder
- Realize um trabalho de conscientização da importância dos rios. Peça que procurem imagens ou façam desenhos da utilidade dos rios para as pessoas. Proponha a confecção de cartazes com explicações e distribuam-nos na escola, a fim de sensibilizar os demais alunos sobre o assunto. Se possível, realize esse trabalho usando como contexto um exemplo regional ou local, ou seja, um rio do município, do município vizinho ou do estado onde vivem.
Comentários de respostas
- Incentive os alunos a pensar em suas atividades mais rotineiras, como escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho, beber um copo de água. Explique qual é a fonte de água que abastece o município em que vivem.
136
Os rios e as regiões hidrográficas brasileiras
O conjunto das terras banhadas por um rio principal e seus afluentes recebe o nome de bacia hidrográfica. Nas páginas 134 e 135, você pôde observar um conjunto como esse.
A hidrografia do nosso país também é dividida em regiões hidrográficas, que são porções do território banhadas por uma ou mais bacias hidrográficas.
Observe, no mapa a seguir, as regiões hidrográficas e seus principais rios brasileiros.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 105.
-
O estado em que você vive faz parte de qual(is) região(ões) hidrográfica(s)?
Resposta pessoal. Auxilie os alunos a localizarem o estado em que vivem e sua(s) respectiva(s) região(ões) hidrográfica(s)
MANUAL DO PROFESSOR
- Explique que as condições climáticas influenciam diretamente o volume de água de um rio. De sua nascente até a foz, dependendo dos lugares que o rio atravessa e se sua nascente se localiza em uma área chuvosa, a quantidade de água pode variar até atingir a foz. Por exemplo, na Amazônia, os rios são perenes (nunca secam), pois, entre outros fatores, as chuvas são constantes. Já em regiões como o Nordeste, encontram-se muitos rios temporários, ou seja, que secam em períodos de estiagem. Verifique no estado onde a escola se localiza se existem esses dois tipos de rios.
- Aproveite a atividade 2 e explique que para gerenciar melhor os recursos hídricos do país, diante da distribuição geográfica no território e de suas realidades específicas, além de melhor planejar a oferta de serviços básicos à população, o IBGE estabeleceu as regiões hidrográficas. Elas compreendem uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas, cujas características e semelhanças podem ser observadas como um conjunto no território.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestões de referências complementares, para enriquecer seus conhecimentos.
- Para aprofundar seus conhecimentos a respeito das regiões hidrográficas, acesse informações sobre as águas superficiais e também subterrâneas no site do IBGE. Disponível em: https://oeds.link/ecVrme. Acesso em: 10 jul. 2021.
- Há diversos materiais didáticos disponíveis no site da Agência Nacional de Água (ANA). Disponível em: https://oeds.link/IEy3XG. Acesso em: 10 jun. 2021.
137
Os rios e as formas de relevo
Da nascente à foz, os rios passam por diferentes terrenos e fazem parte das mais diversas paisagens.
Nas áreas de planaltos, onde existem serras e outras formas de relevo elevadas ou irregulares, as águas dos rios fluem de maneira mais rápida e geralmente há cachoeiras e corredeiras em seu curso. Veja o exemplo a seguir.
Nas áreas de planícies, ou seja, onde o relevo é mais plano, os cursos dos rios costumam ser mais sinuosos e suas águas fluem lentamente. Observe a imagem a seguir.
- sinuosos:
- que tem muitas curvas
MANUAL DO PROFESSOR
-
Ajude os alunos a compreenderem a inter-relação entre as formas de relevo e as características dos rios:
- Os rios de planície são favoráveis à navegação, pois correm em áreas com poucos desníveis no terreno. A diminuição do nível da água e a formação de bancos de areia podem dificultar a navegação.
- Os rios de planalto apresentam como características cachoeiras e quedas-d'água ao longo do seu percurso, pois atravessam terrenos com muitos desníveis. É o caso do rio Iguaçu, onde se localizam as Cataratas do Iguaçu, que deságuam no rio Paraná.
- Explique que, embora o Brasil tenha uma grande rede hidrográfica, com muitos rios e águas subterrâneas, a poluição e a contaminação dessas águas têm reduzido a disponibilidade de água doce para o abastecimento da população.
- Verifique se falta atendimento de saneamento básico no município onde moram e quais as condições dos rios. Explique que, em vários centros urbanos, muitos rios e córregos foram canalizados ou encobertos, e correm por baixo de ruas e avenidas.
- Veja se os locais onde há frequentes enchentes coincidem com o local dos leitos desses rios. Explore a realidade de vivência dos alunos e confira as transformações causadas nos principais rios do município: como são as margens, se os rios foram retificados, se costumam transbordar, qual o nível de poluição, se é possível banhar-se em suas águas, entre outras situações.
138
ATIVIDADES
-
Observe atentamente o mapa e relacione os números presentes nele à letra que identifica cada parte do rio.
1- B; 2 - A; 3 - C.
- Afluentes.
- Nascente.
- Foz.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 105.
-
Copie as frases a seguir no caderno e complete-as corretamente, de acordo com o mapa anterior.
-
A do rio São Francisco, ou seja, o local onde ele nasce, está localizada na Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais.
Nascente.
-
O rio Grande, o rio Paracatu e o rio Paramirim são alguns dos do rio São Francisco. Eles despejam suas águas no Velho Chico, apelido desse importante rio.
Afluentes.
-
A do rio São Francisco, ou seja, o local onde ele despeja suas águas no oceano Atlântico, está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe.
Foz.
-
-
Escreva no caderno o nome de um rio importante do seu município ou da sua região, e explique por que esse rio é importante.
Resposta pessoal. Auxilie os alunos a identificarem um rio importante nas proximidades de onde vivem e a reconhecerem sua importância.
MANUAL DO PROFESSOR
- As atividades da página retomam os principais conceitos sobre as partes dos rios a partir da análise da região hidrográfica do rio São Francisco. Caso o município de sua escola seja banhado por esse rio, verifique em qual porção do curso ele está: se próximo à nascente ou próximo à foz.
- Comente que Velho Chico é um apelido carinhoso dado ao rio São Francisco.
- Peça que citem os estados banhados por essa região hidrográfica e os ajude a compreender que são estados das regiões Sudeste e Nordeste. Explique que a nascente se localiza na Serra da Canastra (MG) e a foz está entre os estados de Alagoas e Sergipe. Caso algum aluno conheça esses lugares, peça que compartilhe sua experiência. Leve para a sala de aula imagens do rio São Francisco.
- Explique que as águas do rio São Francisco são intensamente aproveitadas para a agricultura, o abastecimento da população e o fornecimento de energia hidrelétrica.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer a importância do rio para a manutenção do dia a dia dos alunos.
Como proceder
- Para responder à atividade 3, realize um trabalho de campo ao rio que abastece a cidade. Organize um roteiro que passe pelo rio e, em seguida, vá para estação de tratamento. Peça um relatório acerca das condições do rio, descrevendo o que eles veem. Na estação de tratamento, instigue-os a perguntar como é a qualidade da água que chega para o tratamento e quais suas condições quando ela volta para o rio.
Mais atividades
- Disponibilize o áudio da música "Sobradinho", dos compositores Sá e Guarabyra. A letra problematiza a instalação da usina hidrelétrica de Sobradinho ao longo do curso do rio São Francisco e descreve cidades que foram alagadas, como Sento Sé, Remanso e Pilão Arcado. Analise com os alunos os trechos mais relevantes.
139
Como os rios são transformados
Assim como acontece com a vegetação e o relevo, os rios brasileiros também passam por transformações causadas pela ação do ser humano.
As margens de muitos rios são modificadas pelo desmatamento. Em outros casos, o curso natural dos rios é interrompido pela construção de barragens. Há ainda, rios transformados porque recebem uma grande quantidade de poluentes, o que prejudica a fauna e a flora aquáticas.
Veja, nas fotos a seguir, alguns exemplos de como os rios brasileiros estão sendo transformados.
- assoreamento:
- acúmulo de sedimentos, como areia ou argila, no leito de um rio
- fauna:
- conjunto de espécies animais que vivem em determinada área
- flora:
- conjunto de espécies vegetais (plantas) que se desenvolvem em determinada área
MANUAL DO PROFESSOR
- O conteúdo da página pretende destacar que algumas transformações provocadas nos rios têm prejudicado a qualidade de suas águas e a manutenção da vida nesses ambientes.
- Sobre a foto da usina hidrelétrica, fale que a água é represada e a área que antecede a barragem é alagada para a água passar pelas turbinas com mais força.
-
Pergunte: Quais os maiores problemas ocasionados pela poluição dos rios mostrada na última foto?
R: Os alunos podem responder que o rio poluído pode causar doenças ao ser humano e a outros animais que vivem em suas águas ou as consomem.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestão de referência complementar para enriquecer seus conhecimentos.
- Várias ONGs e entidades do terceiro setor promovem campanhas e ações para mobilizar e engajar as pessoas no monitoramento das águas dos rios dos municípios onde estão localizados. Um exemplo é o projeto Observando os Rios, da ONG SOS Mata Atlântica, que orienta ações de preservação e análise das águas. Veja mais informações no site disponível em: https://oeds.link/9kbGMC. Acesso em: 12 jul. 2021.
140
CIDADÃO DO MUNDO Energia elétrica: dos rios até a nossa casa
As usinas hidrelétricas são construções realizadas em determinados locais do curso de um rio para produzir energia elétrica, utilizando a força das águas. A maior parte da energia elétrica consumida no Brasil é gerada por essas usinas.
Veja, a seguir, um resumo do funcionamento de uma usina hidrelétrica.
A A barragem retém as águas do rio e forma um grande lago artificial ou reservatório.
B A água do reservatório é levada por tubulações até as turbinas, no interior da barragem.
C A água desce pelas tubulações com enorme pressão e movimenta as pás das turbinas com grande velocidade.
D O movimento das turbinas faz funcionar o gerador, que produz a corrente elétrica.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As reflexões apresentadas nas atividades finais desta seção propõem um debate a respeito do acesso e da democratização da energia elétrica. A ilustração central tem o objetivo de auxiliar os alunos na compreensão do sistema de geração de energia, conduzindo um trabalho integrador com os Temas contemporâneos transversais Educação para o consumo e Ciência e tecnologia.
Objetivos
- Conhecer o processo de geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas.
- Reconhecer a utilização de energia elétrica no cotidiano dos alunos.
- Esta seção objetiva fazer os alunos conhecerem as etapas do processo de geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas. Eles vão verificar que a energia elétrica chega até as indústrias, os estabelecimentos comerciais e as residências através de uma rede de transmissão.
- Explique que a maior parte das usinas hidrelétricas é construída em rios de planalto.
- Outra possibilidade de deflagrar o trabalho com esta seção é iniciar a aula com uma conversa, solicitando que deem exemplos da importância da energia elétrica na vida das pessoas. Cite exemplos práticos da utilização da energia no dia a dia (acender as lâmpadas, ligar eletrodomésticos, como televisores, refrigeradores, computadores, chuveiros, liquidificadores, etc.).
- Dê algumas dicas de como podem economizar energia diariamente, como abrir as janelas durante o dia para aproveitar a luz do sol, não esquecer lâmpadas acesas, desligar o televisor quando ninguém estiver vendo, tomar banhos rápidos, etc.
- Verifique se o município onde se localiza a escola já passou por situações de falta de energia e quais foram as consequências para a população.
141
- Conte aos colegas quais atividades do seu dia a dia precisam de energia elétrica. Depois, pense nas possíveis dificuldades que enfrentam as pessoas que não têm acesso à energia elétrica.
-
Embora seja uma forma menos agressiva para o meio ambiente, a construção de hidrelétricas transforma os rios, altera o curso deles, interfere na vida aquática e alaga extensas áreas de terras e formações vegetais. Portanto, quando economizamos energia elétrica, reduzimos a necessidade de gerar mais energia e também de construir novas usinas. Leia as informações das páginas 140 e 141 com seus pais ou responsáveis e anote no caderno algumas atitudes que você e sua família tomam para reduzir o consumo de energia elétrica. Depois, leia suas anotações para os colegas da sala.
1 e 2: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
E A corrente elétrica é enviada, por torres e fios de transmissão, para as subestações próximas das cidades.
F Das subestações, a energia elétrica é enviada aos consumidores (residências, comércios, empresas, indústrias), pelas redes elétricas urbana e rural.
MANUAL DO PROFESSOR
- O Brasil tem como principal fonte de energia as hidrelétricas. Explique que essa fonte de energia é considerada limpa ou de muito baixo impacto ambiental em comparação a outras (carvão, petróleo). Em 2019, a energia hidrelétrica representava cerca de 64% da matriz energética do Brasil.
- Comente que a usina hidrelétrica Itaipu Binacional é uma das maiores do mundo em geração de energia e está localizada no rio Paraná, fronteira com o Paraguai. Essa usina produz cerca de 11% da energia elétrica consumida no Brasil.
- Em anos recentes, as estiagens no Brasil impactaram o volume de água de muitas represas de usinas hidrelétricas, provocando efeitos na geração de energia dessas usinas. Quando não há água suficiente nas represas, o governo coloca em funcionamento as termelétricas (que podem gerar energia com gás natural, carvão ou petróleo), o que aumenta o valor das taxas de energia pagas pelo contribuinte.
- A realização da atividade 2 propicia o desenvolvimento da literacia familiar ao promover a interação dos alunos com os familiares e responsáveis na discussão de atitudes e hábitos voltados para a economia de energia elétrica, bem como trazer para a escola o resultado desse debate.
Comentários de respostas
- Espera-se que os alunos percebam que diversas atividades do dia a dia deles dependem do uso da energia elétrica gerada nas hidrelétricas, e que as pessoas sem acesso à energia têm dificuldades para conservar alimentos sem uso de refrigeradores, não possuem chuveiros para aquecer a água do banho, etc.
- Incentive-os a dialogar sobre o assunto. Comente as atitudes de economia de energia, como apagar as luzes e desligar eletrônicos quando não estiver utilizando-os.
142
ATIVIDADES
-
Escolha uma das muitas maneiras como os rios são utilizados e descreva-a no caderno.
- Abastecimento das populações.
- Produção das indústrias.
- Irrigação de lavouras.
- Geração de energia elétrica.
- Fonte de alimento e de renda para as pessoas.
-
Vias de transporte.
Resposta pessoal.
-
Observe a próxima imagem e converse com os colegas sobre as questões a seguir.
-
Por qual alteração está passando o rio mostrado na foto?
Ele está sendo alterado pela poluição por despejo de lixo em suas águas.
-
Como os rios poluídos podem afetar a qualidade de vida das pessoas no local por onde esse rio passa?
2. b. Pode expor os moradores a várias doenças quando eles utilizam suas águas para irrigar plantações, para beber ou ao comer peixes de suas águas.
-
No município ou no estado onde você vive, há rios com o mesmo problema mostrado na foto? Que rios são esses? Anote as respostas no caderno.
Resposta pessoal. Os alunos podem citar um ou mais rios e o que vem ocorrendo com eles.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A reflexão trazida pelas atividades 1 e 2 desta página promovem uma discussão sobre o Tema contemporâneo transversal Educação ambiental, pois permitem reconhecer a importância dos rios.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer a poluição dos rios como um problema ambiental.
Como proceder
- A atividade 2 da página pretende despertar os alunos para os problemas ambientais que podem fazer parte de sua realidade. Explique que, uma vez poluído, se o rio não passar por tratamento, essa poluição é levada para outros afluentes da rede hidrográfica, espalhando a contaminação. Questione e instigue-os a explicar quais os problemas que podem ser gerados pela falta de tratamento da água. Caso observem que os rios são malcuidados, explique que reclamações devem ser feitas aos órgãos públicos, como a Secretaria do Meio Ambiente.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestão de referência complementar para enriquecer seus conhecimentos.
- Promova o engajamento dos alunos com seus amigos e familiares nos Comitês de Bacias Hidrográficas. Saiba mais acessando o site. Disponível em: https://oeds.link/Tz1G6B. Acesso em: 10 jul. 2021.
Mais atividades
- O estudo sobre qualidade das águas e meio ambiente é um tema que favorece um trabalho articulado com o componente curricular Ciências. Se possível, leve os alunos para alguma estação de tratamento de esgoto do município ou leve um profissional dessa área para ministrar uma palestra sobre o assunto.
143
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
-
Relacione no caderno as informações que se referem ao tempo ou ao clima.
- T Tempo
- C Clima
-
Em Manaus, capital do estado do Amazonas, faz calor e chove o ano todo.
C
-
O verão aumentou o consumo de bebidas, mas a venda de agasalhos deve crescer nos próximos meses com a chegada do inverno.
C
-
A previsão indica que haverá pancadas de chuvas ao longo da tarde.
T
-
O dia amanheceu nublado e com temperaturas elevadas.
T
-
Nos meses de inverno, sempre faz frio nos estados do Sul do país.
C
-
Com temperaturas altas, banhistas aproveitam dia de calor e lotam as praias.
T
-
Associe no caderno o tipo de clima às suas características.
I - D; II - A; III - B; IV - E; V - C.
- Equatorial
- Semiárido
- Tropical típico
- Tropical úmido
- Subtropical
- Temperaturas elevadas e chuvas escassas, com longos períodos de seca.
- Duas estações marcantes: uma chuvosa e outra seca.
- Temperaturas mais baixas no inverno, com geadas e até queda de neve.
- Quente e úmido, com chuvas abundantes o ano todo.
- Quente e chuvoso devido aos ventos úmidos que sopram do oceano.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
3 aulas
- Realização das atividades das páginas 143 a 145.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Identificar as diferenças entre tempo atmosférico e clima e perceber a influência do tempo atmosférico e do clima na vida das pessoas, principalmente no cotidiano dos alunos.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam as frases em voz alta. Alterne-os de maneira a cada um ler uma frase diferente e a responder oralmente se se trata de clima ou tempo.
2 Objetivo
- Conhecer os diferentes tipos de clima que atuam no Brasil.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam a primeira coluna do quadro em voz alta e em conjunto. Em seguida, indique um aluno diferente para cada frase, dizendo qual tipo de clima a frase está descrevendo.
144
-
Escreva no caderno o número da imagem e o nome do relevo que ela representa.
- Planície
- Planalto
- Depressão
A - III; B - I; C - II.
I
II
III
-
Reescreva corretamente as frases no caderno utilizando as palavras do quadro a seguir.
Caatinga · Mata de Araucárias · Cerrado · Floresta Amazônica · Campos · Floresta Tropical
-
: ocorre em grande parte do Norte do Brasil, com enorme diversidade de árvores e muitas outras espécies de plantas.Floresta Amazônica.
-
: vegetação encontrada principalmente no Rio Grande do Sul, composta predominantemente por gramíneas e capins.Campos.
-
: apresenta árvores baixas, de troncos retorcidos e casca grossa, além de arbustos e plantas rasteiras.Cerrado.
-
: caracteriza-se pela presença de árvores e arbustos adaptados à falta de água.Caatinga.
-
: formada principalmente por árvores conhecidas como pinheiro-do-paraná, encontrada nas regiões Sul e Sudeste.Mata de Araucárias.
-
: também conhecida como Mata Atlântica, possui grande diversidade de plantas e animais.Floresta Tropical.
MANUAL DO PROFESSOR
3 Objetivo
- Identificar e conhecer as principais formas de relevo brasileiro.
Como proceder
- Instigue os alunos a descreverem a imagem observada em cada quadro; isso os ajudará a desenvolver a capacidade de leitura de paisagem. Em seguida, peça que classifiquem as imagens. Esta atividade auxilia a fixar o conteúdo relacionado ao relevo brasileiro.
4 Objetivo
- Identificar as características das diferentes formações vegetais do território brasileiro.
Como proceder
- Oriente a leitura das frases e peça que as leiam silenciosamente e relacionem as palavras do quadro de forma correta. Em seguida, peça que leiam em voz alta. Uma vez que eles devem copiar as frases no caderno, essa atividade auxilia a fixar o conteúdo relacionado à formação vegetal do Brasil.
145
-
No caderno, descreva as imagens a seguir indicando se as mudanças apresentadas no relevo são resultado da ação humana ou da natureza. Depois, explique as modificações ocorridas em cada paisagem.
A
B
5. A - Espera-se que os alunos indiquem que a paisagem foi modificada pela ação do ser humano e que as modificações ocorreram em decorrência da duplicação da estrada para melhorar o tráfego de veículos.
5. B - Espera-se que os alunos indiquem que a paisagem foi modificada pela ação da natureza e que as principais alterações no relevo são resultado da ação das chuvas e dos ventos sobre a rocha.
-
Relacione, no caderno, as informações sobre as partes do rio.
I - D; II - C; III - E; IV - B; V - A.
- Nascente
- Leito
- Afluente
- Margem
- Foz
- Lugar onde o curso do rio termina.
- Terreno que fica ao lado do rio.
- Lugar por onde o rio corre.
- Lugar onde o rio nasce.
- Despeja suas águas em outro rio.
-
Observe a imagem abaixo e responda às questões no caderno.
- De que maneira a água está sendo utilizada na foto? A água está sendo utilizada para a geração de energia elétrica em uma usina hidrelétrica.
- Os alunos podem citar: no abastecimento das populações, na produção das indústrias, na irrigação de lavouras, na pesca, como vias de transporte, etc. De que outras maneiras o ser humano utiliza a água? Cite quatro exemplos.
MANUAL DO PROFESSOR
5 Objetivo
- Perceber como a natureza e o ser humano atuam na transformação do relevo terrestre.
Como proceder
- Oriente os alunos a observar e descrever a paisagem retratada na imagem. Explique que uma foi modificada pelo ser humano e a outra pela natureza e peça que eles as classifiquem.
6 Objetivo
- Conhecer as partes de um rio e as regiões hidrográficas do Brasil.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam as duas colunas e as relacionem.
7 Objetivo
- Verificar de que maneira os rios têm sido transformados pela sociedade.
Como proceder
- Oriente os alunos a observar e descrever a paisagem retratada na imagem. Em seguida, peça que façam a interpretação da imagem por meio das perguntas da atividade.
Conclusão da unidade 4
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 10 - MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando seus avanços e suas conquistas.
Objetivos | Como proceder |
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Avalie a aprendizagem dos alunos com uma atividade na lousa. Para isso, divida o quadro em duas partes e peça aos alunos que citem situações ou exemplos relacionados ao tempo (em um lado do quadro) e ao clima (no outro lado do quadro). Verifique se são capazes de distinguir os conceitos de tempo e clima tratados na unidade. Ao final dessa dinâmica, peça que copiem no caderno as informações destacadas no quadro. |
|
Avalie a aprendizagem dos alunos com a atividade de produção de cartaz. Em dupla ou em grupos, peça uma pesquisa de imagens retratando a influência do tempo e do clima no cotidiano das pessoas. Para isso, sugira que aproveitem também as informações que foram destacadas na dinâmica acima. A turma pode ser dividida em dois grandes grupos: um para pesquisar sobre o tempo e outro sobre o clima. Exponha os cartazes na sala de aula ou no mural da escola. |
|
O estudo sobre os climas do Brasil pode ser avaliado com uma atividade de diagrama, montado com o nome dos climas que atuam no país e também com algumas de suas principais características. Reproduza-o em folhas avulsas e distribua aos alunos. Após encontrarem todas as palavras, realize um desafio de perguntas e respostas. Faça perguntas como: "Qual clima predomina na Região Norte?"; "Qual é o clima mais seco do país? E o mais frio?"; "Qual clima atua na parte central do Brasil?"; e assim por diante. |
|
Oriente os alunos na produção de um mapa temático da vegetação brasileira. Distribua folha de papel sulfite contendo apenas os limites do território brasileiro. Em vez de pintar o mapa, peça que desenhem nele as características dos diferentes tipos de vegetação natural encontrada em cada porção do país. Os desenhos podem ser feitos com base nas fotos apresentadas entre as páginas 117 e 120 e devem ser feitos de acordo com a distribuição geográfica da vegetação no território. Para isso, peça que observem o mapa da página 121. |
|
No quadro de giz, faça um esboço (desenho ou perfil) para representar as três principais formas de relevo do Brasil (planície, planalto e depressão). Retome as explicações das páginas 128 e 129 pedindo aos alunos que observem as fotos das formas de relevo e o mapa do relevo brasileiro. Em seguida, peça que identifiquem as três formas de relevo desenhadas no quadro (planície, planalto e depressão). |
|
Leve para a sala de aula duas imagens representando algum local do município onde os alunos moram. A primeira foto precisa ser antiga e sem transformação humana (algum morro, serra, mata virgem). A segunda imagem precisa ser do mesmo lugar, só que agora ocupado pelo ser humano. Coloque as duas imagens uma do lado da outra no quadro de giz e peça que descrevam quais mudanças notaram na paisagem. |
|
Para avaliar a aprendizagem dos alunos sobre as partes de um rio, peça que desenhem no caderno (ou em uma folha em branco) o curso de um rio, identificando suas diferentes partes: nascente, afluente, margem, curso, foz. Essa atividade também pode ser feita com exercícios disponíveis na internet. Nesse caso, escolha uma imagem, reproduza-a e distribua-a aos alunos em folhas separadas. Verifique se conseguiram identificar as principais partes de um rio mostradas na imagem. |
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Proponha uma roda de conversa sobre as transformações que o ser humano provoca nos rios. Apresente algumas imagens que mostram como os rios têm sido transformados e também degradados pela ação humana. Em seguida, promova uma conversa sobre a situação dos rios no lugar ou na região onde moram. Questione-os sobre a situação desses rios. Como são utilizados? Estão preservados? São importantes para a população? Finalize essa dinâmica pedindo aos alunos que façam um desenho para representar o que conversaram. |
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da BNCC para o 4oano
Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
O sujeito e seu lugar no mundo | Território e diversidade cultural | (EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira. |
Processos migratórios no Brasil | (EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. | |
Instâncias do poder público e canais de participação social | (EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais. | |
Conexões e escalas | Relação campo e cidade | (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas. |
Unidades político-administrativas do Brasil | (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. | |
Territórios étnico-culturais | (EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios. | |
Mundo do trabalho | Trabalho no campo e na cidade | (EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade. |
Produção, circulação e consumo | (EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos. | |
Formas de representação e pensamento espacial | Sistema de orientação | (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas. |
Elementos constitutivos dos mapas | (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. | |
Natureza, ambientes e qualidade de vida | Conservação e degradação da natureza | (EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. |