146
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
-
Analise a imagem a seguir e responda às questões em seu caderno.
-
De acordo com a imagem, cite três elementos culturais.
Prédios, ruas e farol.
-
De acordo com a imagem, cite três elementos naturais.
Água, rochas e céu.
-
-
Pensando na localização da sua moradia, observe a direção em que o Sol nasce todas as manhãs. Estenda seu braço direito para essa direção, que é o Leste, e o esquerdo para a direção oposta, que é o Oeste. Assim, nessa posição, à sua frente estará a direção Norte e atrás de você, a direção Sul. Em uma folha de papel avulsa, e conforme as indicações anteriores, anote as direções cardeais encontradas em relação à posição da sua casa. Veja o exemplo de Mariana.
- Direção em que o Sol nasce de manhã: Leste
- Norte
- Casa de Mariana
- Sul
- Oeste
Em seguida, anote em seu caderno um ou dois elementos que você observa nessas direções.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Aplicação das atividades de avaliação conclusiva das páginas 146 a 149 para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já aprendeu?
1 Objetivo
- Identificar elementos culturais e naturais ao analisar uma imagem.
Como proceder
- Solicite aos alunos que, por meio da análise da imagem, identifiquem os elementos culturais e naturais da paisagem. Para ampliar o aprendizado, proponha a eles uma análise dos elementos culturais e naturais presentes na escola ou em seu entorno, registrando-os em uma pauta coletiva de observação.
2 Objetivo
- Determinar a localização de elementos utilizando as direções cardeais.
Como proceder
- Após a análise da imagem, os alunos deverão identificar a localização dos estabelecimentos solicitados. Caso sintam dificuldades, incentive-os a utilizar um instrumento de localização, como a rosa dos ventos, que pode ser previamente construída com a turma. Para ampliar o aprendizado, solicite-lhes que localizem outros estabelecimentos e/ou elementos que aparecem na imagem, como construções, praças, áreas públicas, terrenos vazios, etc.
147
-
Observe as imagens a seguir e responda às questões no caderno.
A
B
-
Qual imagem representa o espaço rural?Imagem A.
-
Qual imagem representa o espaço urbano?Imagem B.
-
Escreva três elementos que caracterizam o espaço rural e que estão presentes na imagem desse espaço.Plantações, estradas rurais e poucas construções.
-
Que outros elementos caracterizam o espaço rural?Sugestões de resposta: Vegetação nativa, rios, máquinas agrícolas, etc.
-
Anote três elementos que caracterizam o espaço urbano e que estão presentes na imagem desse espaço.Avenida, prédios e barracões de lojas e fábricas.
-
Que outros elementos caracterizam o espaço urbano?Sugestões de resposta: Parques, praças, grande quantidade de veículos, etc.
-
Que atividades econômicas são predominantemente praticadas no espaço rural?Agricultura, pecuária e extrativismo.
-
Que atividades econômicas são predominantemente praticadas no espaço urbano?Indústria, comércio e prestação de serviços.
-
MANUAL DO PROFESSOR
3 Objetivo
- Reconhecer as diferenças entre os espaços urbano e rural e suas principais atividades econômicas.
Como proceder
- Por meio da interpretação de imagens, os alunos deverão distinguir as características do espaço rural e do espaço urbano, identificando elementos que os compõem. Na sequência, eles identificarão as principais atividades econômicas desses espaços e seus respectivos produtos e/ou serviços. Caso apresentem dificuldades, retome com eles os principais conceitos, por meio de uma roda de conversa, da construção do mapa mental ou de uma análise comparativa entre os espaços urbano e rural.
148
-
Complete o texto a seguir no caderno com o nome do lugar onde você vive de acordo com a divisão territorial do nosso país.
4. Brasil. 26. Resposta pessoal. Municípios. Resposta pessoal. Resposta pessoal.
Eu moro em um país chamado , dividido em estados e um Distrito Federal. O estado em que eu vivo se chama e está dividido em vários . O município em que eu moro se chama . Eu vivo no espaço desse município.
-
Leia as características a seguir e, no caderno, relacione-as aos respectivos cargos administrativos do município.
-
Tem como principais atribuições administrar os recursos públicos, como os impostos municipais, e cuidar para que as leis sejam cumpridas.
Prefeito.
-
Auxiliam na administração do município junto ao prefeito e são responsáveis por elaborar leis que melhoram a vida da população.
Vereadores.
-
Coordenam a execução de serviços básicos por todo o município, tanto no espaço rural quanto no espaço urbano.
Secretarias municipais.
-
-
Os espaços rural e urbano estão interligados e presentes no seu dia a dia. Descreva em seu caderno como ocorre essa interdependência, usando como exemplo um produto que você utiliza proveniente dessa relação.
6. O espaço urbano está interligado com o espaço rural, principalmente pela necessidade de matérias-primas e para a aquisição de produtos do dia a dia, como alimentos e vestuário. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos citem alimentos e produtos em que a matéria-prima seja proveniente do campo. No caso de alunos que vivem no espaço rural, podem ser citados produtos industrializados, como roupas e calçados ou equipamentos agrícolas.
-
Copie no caderno o exemplo do quadro a seguir e complete-o com os produtos em destaque, separando-os em matérias-primas e em produtos derivados.
-
-
Leite · Madeira · Couro · Trigo · Cana-de-açúcar · Pães e bolos · Álcool combustível · Chocolate · Sapatos e bolsas · Queijo e manteiga · Cacau · Móveis
-
Matéria-prima | Produtos derivados |
---|---|
Leite | Queijo e manteiga |
Madeira: móveis; trigo: pães e bolos; couro: sapatos e bolsas; cacau: chocolate; cana-de-açúcar: álcool combustível.
MANUAL DO PROFESSOR
4 Objetivo
- Apresentar a divisão territorial-administrativa do Brasil.
Como proceder
- Oriente os alunos a criarem um esquema ilustrativo da divisão territorial-administrativa do Brasil. Para isso, a fim de auxiliá-los na elaboração desse esquema, instrua-os a utilizar recursos como desenhos, ilustrações ou notas autoadesivas. Espera-se que eles evidenciem a hierarquia política do território (do país ao município), nomeando esses lugares de forma correta. Caso seja necessário, ofereça, como recurso para a atividade, mapas que abordem a divisão territorial.
5 Objetivo
- Reconhecer os cargos administrativos de acordo com suas principais características e funções.
Como proceder
- Oriente os alunos a identificarem o cargo administrativo de acordo com suas principais características e funções. Caso sintam dificuldades, ou mesmo como modo de ampliar o aprendizado, proponha uma simulação na qual cada aluno deve ocupar um cargo administrativo municipal e apresentar suas propostas para a turma.
6 Objetivo
- Compreender a inter-relação entre espaço rural e espaço urbano.
Como proceder
- Os alunos deverão apresentar um pequeno texto que explique a inter-relação entre os espaços rural e urbano. Para isso, eles podem citar exemplos de produtos que consomem no cotidiano e são provenientes dessa inter-relação. Caso tenham dificuldades, proponha-lhes a realização da atividade em pequenos grupos ou coletivamente.
7 Objetivo
- Relacionar matérias-primas a produtos derivados.
Como proceder
- Auxilie os alunos na elaboração do quadro (tabela) a ser feito no caderno e, posteriormente, oriente-os a completá-lo indicando, para cada matéria-prima, o produto derivado dela. Como ampliação do trabalho com esta atividade, liste mais exemplos ou solicite aos alunos que pesquisem outros produtos.
149
-
Leia as afirmações a seguir e copie em seu caderno apenas as verdadeiras.
- Os povos que participaram da formação inicial da população trouxeram muitas contribuições culturais ao Brasil.
- A população brasileira não tem uma rica diversidade cultural.
- O Brasil tem como principais povos em sua formação os indígenas, os colonizadores portugueses, os africanos e outros povos imigrantes.
-
Nossa culinária, música, dança e religiosidade, assim como nossos festejos populares, mantêm aspectos culturais herdados dos povos que participaram da formação inicial da população brasileira.
Corretas: afirmações A, C e D.
-
Represente um aspecto cultural ou histórico pertencente ao munícipio onde você mora por meio de um pequeno texto e/ou uma ilustração.
Resposta pessoal.
-
Sobre as características naturais do Brasil, responda às questões no caderno.
-
Quais as três principais formas de relevo existentes no Brasil?
Planalto, planície e depressão.
-
Cite o nome de dois tipos de clima que atuam no território brasileiro.
Espera-se que os alunos respondam entre subtropical, tropical típico, tropical úmido, equatorial e semiárido.
-
Qual tipo de clima atua no lugar em que você vive?
Resposta pessoal.
-
Cite o nome de três importantes formações vegetais naturais presentes em nosso país.
10. d. Espera-se que os alunos respondam entre floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Pantanal, floresta Tropical, Vegetação Litorânea, Mata de Araucárias, Mata dos Cocais e Campos.
-
Cite o nome de um rio que seja importante nos arredores de onde você vive ou de seu estado. Por que esse rio é importante?
Resposta pessoal.
-
-
Veja a seguir alguns tipos de problemas ambientais.
- Poluição do ar
- Poluição das águas (rios e oceanos)
- Descarte de lixo em local inadequado
- Alagamentos após chuva forte
Agora, responda à questão no caderno.
-
Algum desses problemas ocorre no lugar em que você vive? Qual? Descreva-o em um pequeno texto indicando onde e quando ele ocorre e o que deveria ser feito para evitá-lo.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
8 Objetivo
- Compreender a formação inicial do povo brasileiro, identificando as contribuições culturais.
Como proceder
- Solicite aos alunos que identifiquem as afirmações corretas sobre as origens da população brasileira e a contribuição dos diversos grupos humanos para a formação do povo brasileiro. Como forma de aprofundar a atividade, peça-lhes que indiquem o erro das afirmações consideradas incorretas.
9 Objetivo
- Representar um aspecto cultural e/ou histórico de acordo com a própria vivência, demonstrando sua compreensão do tema.
Como proceder
- Os alunos apresentarão um aspecto cultural ou histórico da própria vivência (bairro e/ou município). Para isso, realize previamente um momento de conversa com os alunos sobre esses aspectos, podendo apresentar imagens, vídeos e outros recursos midiáticos.
10 Objetivo
- Identificar algumas das principais características naturais do Brasil.
Como proceder
- Para auxiliar na realização da atividade, solicite aos alunos que façam previamente uma pesquisa sobre as características naturais do município onde vivem (tipos de relevo, clima e vegetação original). Os resultados dessa pesquisa também poderão ser expostos em um mural a fim de compartilhar informações com os demais alunos da escola.
11 Objetivo
- Compreender os problemas ambientais e identificar sua ocorrência no cotidiano.
Como proceder
- Peça aos alunos que elaborem um pequeno cartaz ou folder descrevendo e ilustrando os problemas ambientais identificados no município onde vivem. Caso isso não seja possível, solicite-lhes a descrição de um problema ambiental estudado anteriormente.
150
PARA SABER MAIS
- Foom Foom: um barulho da cidade, de Liliana Iacocca. Ilustrações de Michele. 7. ed. São Paulo: Ática, 2011. Com a leitura desse livro, você vai conhecer melhor o espaço urbano. Ele mostra a história de um menino que passeia pela cidade grande e observa muitos elementos das paisagens urbanas.
-
Viagem ao outro lado do mundo, de Roniwalter Jatobá. Ilustrações de Lúcia Brandão. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2012.
O que você faria se estivesse se mudando para outro lugar, longe de seus amigos e de todos os seus costumes diários? Murilo é um menino que cresceu em uma comunidade rural e, de repente, vê tudo mudar ao ir para São Paulo com sua família.
Descubra com Murilo as diferenças dos espaços rural e urbano.
-
Menino do Cerrado, de Eunice Pühler. São Paulo: Editora do Brasil, 2009.
Dito e Maurício vivem em realidades bastante diferentes. Um mora no campo, outro na cidade. Juntos, eles viverão grandes aventuras.
MANUAL DO PROFESSOR
Para saber mais
- As indicações de leituras sugeridas na seção Para saber mais possibilitam que os alunos aprofundem seus conhecimentos em determinados temas que foram trabalhados no decorrer do volume. O objetivo dessa seção é contribuir com o processo de formação de leitores.
151
-
Desenrolando a língua: origens e histórias da língua portuguesa falada no Brasil, de Anna Ly. Ilustrações de Diogo Droschi. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
Com a turma da Lu, você vai descobrir curiosidades e perceber a riqueza cultural da língua portuguesa falada em nosso país. Além disso, vai se divertir bastante com diversas músicas que contam a origem da nossa língua, que Lu chama de língua brasileira.
-
O ciclista e o pantaneiro, de Ricardo Dreguer. Ilustrações de Thiago Lopes. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2020.
Fred é um menino que adora andar de bicicleta em meio às montanhas. Ao se mudar para o Pantanal, conhece Pedro, que adora andar a cavalo. Juntos, os meninos viverão grandes aventuras.
-
Plenarinho. Disponível em: https://oeds.link/QVJSXg. Acesso em: 4 ago. 2021.
Esse site disponibiliza jogos educativos sobre o Brasil. Entre eles, um jogo de quebra-cabeça em que as peças encaixadas formam os estados do território brasileiro.
MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente os alunos a lerem os livros dessa seção com a ajuda de um familiar, desenvolvendo a literacia familiar.