146

O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?

  1. Analise a imagem a seguir e responda às questões em seu caderno.

    IMAGEM: vista aérea da cidade litorânea de salvador. toda a orla da praia é tomada por edifícios altos, avenidas asfaltadas, iluminadas e arborizadas. há um grande farol sobre uma fortificação em um cabo de rochas que avança pelo mar. FIM DA IMAGEM.

    Paisagem da cidade de Salvador, na Bahia, em 2020.

    1. De acordo com a imagem, cite três elementos culturais.

      Prédios, ruas e farol.

    2. De acordo com a imagem, cite três elementos naturais.

      Água, rochas e céu.

  2. Pensando na localização da sua moradia, observe a direção em que o Sol nasce todas as manhãs. Estenda seu braço direito para essa direção, que é o Leste, e o esquerdo para a direção oposta, que é o Oeste. Assim, nessa posição, à sua frente estará a direção Norte e atrás de você, a direção Sul. Em uma folha de papel avulsa, e conforme as indicações anteriores, anote as direções cardeais encontradas em relação à posição da sua casa. Veja o exemplo de Mariana.

    • Direção em que o Sol nasce de manhã: Leste
    • Norte
    • Casa de Mariana
    • Sul
    • Oeste

    Em seguida, anote em seu caderno um ou dois elementos que você observa nessas direções.

    Resposta pessoal.

MANUAL DO PROFESSOR

Sugestão de roteiro

2 aulas

  • Aplicação das atividades de avaliação conclusiva das páginas 146 a 149 para sanar as principais dificuldades dos alunos.

O que você já aprendeu?

1 Objetivo

  • Identificar elementos culturais e naturais ao analisar uma imagem.

Como proceder

  • Solicite aos alunos que, por meio da análise da imagem, identifiquem os elementos culturais e naturais da paisagem. Para ampliar o aprendizado, proponha a eles uma análise dos elementos culturais e naturais presentes na escola ou em seu entorno, registrando-os em uma pauta coletiva de observação.

2 Objetivo

  • Determinar a localização de elementos utilizando as direções cardeais.

Como proceder

  • Após a análise da imagem, os alunos deverão identificar a localização dos estabelecimentos solicitados. Caso sintam dificuldades, incentive-os a utilizar um instrumento de localização, como a rosa dos ventos, que pode ser previamente construída com a turma. Para ampliar o aprendizado, solicite-lhes que localizem outros estabelecimentos e/ou elementos que aparecem na imagem, como construções, praças, áreas públicas, terrenos vazios, etc.

147

  1. Observe as imagens a seguir e responda às questões no caderno.

    A

    IMAGEM: a. fotografia de um trecho de terra com plantações alinhadas, área arborizada, estradas de terra e poucas construções. FIM DA IMAGEM.

    Vista aérea de parte do município de Mogi das Cruzes, em São Paulo, em 2020.

    B

    IMAGEM: b. trecho de uma cidade com avenidas asfaltadas, iluminação pública, trânsito nas ruas, casas, edifícios, galpões e fábricas. FIM DA IMAGEM.

    Vista aérea de parte da cidade de Apucarana, no Paraná, em 2020.

    1. Qual imagem representa o espaço rural?Imagem A.

    2. Qual imagem representa o espaço urbano?Imagem B.

    3. Escreva três elementos que caracterizam o espaço rural e que estão presentes na imagem desse espaço.Plantações, estradas rurais e poucas construções.

    4. Que outros elementos caracterizam o espaço rural?Sugestões de resposta: Vegetação nativa, rios, máquinas agrícolas, etc.

    5. Anote três elementos que caracterizam o espaço urbano e que estão presentes na imagem desse espaço.Avenida, prédios e barracões de lojas e fábricas.

    6. Que outros elementos caracterizam o espaço urbano?Sugestões de resposta: Parques, praças, grande quantidade de veículos, etc.

    7. Que atividades econômicas são predominantemente praticadas no espaço rural?Agricultura, pecuária e extrativismo.

    8. Que atividades econômicas são predominantemente praticadas no espaço urbano?Indústria, comércio e prestação de serviços.

MANUAL DO PROFESSOR

3 Objetivo

  • Reconhecer as diferenças entre os espaços urbano e rural e suas principais atividades econômicas.

Como proceder

  • Por meio da interpretação de imagens, os alunos deverão distinguir as características do espaço rural e do espaço urbano, identificando elementos que os compõem. Na sequência, eles identificarão as principais atividades econômicas desses espaços e seus respectivos produtos e/ou serviços. Caso apresentem dificuldades, retome com eles os principais conceitos, por meio de uma roda de conversa, da construção do mapa mental ou de uma análise comparativa entre os espaços urbano e rural.

148

  1. Complete o texto a seguir no caderno com o nome do lugar onde você vive de acordo com a divisão territorial do nosso país.

    4. Brasil. 26. Resposta pessoal. Municípios. Resposta pessoal. Resposta pessoal.

    Eu moro em um país chamado , dividido em estados e um Distrito Federal. O estado em que eu vivo se chama e está dividido em vários . O município em que eu moro se chama . Eu vivo no espaço desse município.

  2. Leia as características a seguir e, no caderno, relacione-as aos respectivos cargos administrativos do município.

    1. Tem como principais atribuições administrar os recursos públicos, como os impostos municipais, e cuidar para que as leis sejam cumpridas.

      Prefeito.

    2. Auxiliam na administração do município junto ao prefeito e são responsáveis por elaborar leis que melhoram a vida da população.

      Vereadores.

    3. Coordenam a execução de serviços básicos por todo o município, tanto no espaço rural quanto no espaço urbano.

      Secretarias municipais.

  3. Os espaços rural e urbano estão interligados e presentes no seu dia a dia. Descreva em seu caderno como ocorre essa interdependência, usando como exemplo um produto que você utiliza proveniente dessa relação.

    6. O espaço urbano está interligado com o espaço rural, principalmente pela necessidade de matérias-primas e para a aquisição de produtos do dia a dia, como alimentos e vestuário. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos citem alimentos e produtos em que a matéria-prima seja proveniente do campo. No caso de alunos que vivem no espaço rural, podem ser citados produtos industrializados, como roupas e calçados ou equipamentos agrícolas.

  4. Copie no caderno o exemplo do quadro a seguir e complete-o com os produtos em destaque, separando-os em matérias-primas e em produtos derivados.

    1. Leite · Madeira · Couro · Trigo · Cana-de-açúcar · Pães e bolos · Álcool combustível · Chocolate · Sapatos e bolsas · Queijo e manteiga · Cacau · Móveis

Matéria-prima Produtos derivados
Leite Queijo e manteiga

Madeira: móveis; trigo: pães e bolos; couro: sapatos e bolsas; cacau: chocolate; cana-de-açúcar: álcool combustível.

MANUAL DO PROFESSOR

4 Objetivo

  • Apresentar a divisão territorial-administrativa do Brasil.

Como proceder

  • Oriente os alunos a criarem um esquema ilustrativo da divisão territorial-administrativa do Brasil. Para isso, a fim de auxiliá-los na elaboração desse esquema, instrua-os a utilizar recursos como desenhos, ilustrações ou notas autoadesivas. Espera-se que eles evidenciem a hierarquia política do território (do país ao município), nomeando esses lugares de forma correta. Caso seja necessário, ofereça, como recurso para a atividade, mapas que abordem a divisão territorial.

5 Objetivo

  • Reconhecer os cargos administrativos de acordo com suas principais características e funções.

Como proceder

  • Oriente os alunos a identificarem o cargo administrativo de acordo com suas principais características e funções. Caso sintam dificuldades, ou mesmo como modo de ampliar o aprendizado, proponha uma simulação na qual cada aluno deve ocupar um cargo administrativo municipal e apresentar suas propostas para a turma.

6 Objetivo

  • Compreender a inter-relação entre espaço rural e espaço urbano.

Como proceder

  • Os alunos deverão apresentar um pequeno texto que explique a inter-relação entre os espaços rural e urbano. Para isso, eles podem citar exemplos de produtos que consomem no cotidiano e são provenientes dessa inter-relação. Caso tenham dificuldades, proponha-lhes a realização da atividade em pequenos grupos ou coletivamente.

7 Objetivo

  • Relacionar matérias-primas a produtos derivados.

Como proceder

  • Auxilie os alunos na elaboração do quadro (tabela) a ser feito no caderno e, posteriormente, oriente-os a completá-lo indicando, para cada matéria-prima, o produto derivado dela. Como ampliação do trabalho com esta atividade, liste mais exemplos ou solicite aos alunos que pesquisem outros produtos.

149

  1. Leia as afirmações a seguir e copie em seu caderno apenas as verdadeiras.

    1. Os povos que participaram da formação inicial da população trouxeram muitas contribuições culturais ao Brasil.
    2. A população brasileira não tem uma rica diversidade cultural.
    3. O Brasil tem como principais povos em sua formação os indígenas, os colonizadores portugueses, os africanos e outros povos imigrantes.
    4. Nossa culinária, música, dança e religiosidade, assim como nossos festejos populares, mantêm aspectos culturais herdados dos povos que participaram da formação inicial da população brasileira.

      Corretas: afirmações A, C e D.

  2. Represente um aspecto cultural ou histórico pertencente ao munícipio onde você mora por meio de um pequeno texto e/ou uma ilustração.

    Resposta pessoal.

  3. Sobre as características naturais do Brasil, responda às questões no caderno.

    1. Quais as três principais formas de relevo existentes no Brasil?

      Planalto, planície e depressão.

    2. Cite o nome de dois tipos de clima que atuam no território brasileiro.

      Espera-se que os alunos respondam entre subtropical, tropical típico, tropical úmido, equatorial e semiárido.

    3. Qual tipo de clima atua no lugar em que você vive?

      Resposta pessoal.

    4. Cite o nome de três importantes formações vegetais naturais presentes em nosso país.

      10. d. Espera-se que os alunos respondam entre floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Pantanal, floresta Tropical, Vegetação Litorânea, Mata de Araucárias, Mata dos Cocais e Campos.

    5. Cite o nome de um rio que seja importante nos arredores de onde você vive ou de seu estado. Por que esse rio é importante?

      Resposta pessoal.

  4. Veja a seguir alguns tipos de problemas ambientais.

    • Poluição do ar
    • Poluição das águas (rios e oceanos)
    • Descarte de lixo em local inadequado
    • Alagamentos após chuva forte

    Agora, responda à questão no caderno.

    • Algum desses problemas ocorre no lugar em que você vive? Qual? Descreva-o em um pequeno texto indicando onde e quando ele ocorre e o que deveria ser feito para evitá-lo.

      Resposta pessoal.

MANUAL DO PROFESSOR

8 Objetivo

  • Compreender a formação inicial do povo brasileiro, identificando as contribuições culturais.

Como proceder

  • Solicite aos alunos que identifiquem as afirmações corretas sobre as origens da população brasileira e a contribuição dos diversos grupos humanos para a formação do povo brasileiro. Como forma de aprofundar a atividade, peça-lhes que indiquem o erro das afirmações consideradas incorretas.

9 Objetivo

  • Representar um aspecto cultural e/ou histórico de acordo com a própria vivência, demonstrando sua compreensão do tema.

Como proceder

  • Os alunos apresentarão um aspecto cultural ou histórico da própria vivência (bairro e/ou município). Para isso, realize previamente um momento de conversa com os alunos sobre esses aspectos, podendo apresentar imagens, vídeos e outros recursos midiáticos.

10 Objetivo

  • Identificar algumas das principais características naturais do Brasil.

Como proceder

  • Para auxiliar na realização da atividade, solicite aos alunos que façam previamente uma pesquisa sobre as características naturais do município onde vivem (tipos de relevo, clima e vegetação original). Os resultados dessa pesquisa também poderão ser expostos em um mural a fim de compartilhar informações com os demais alunos da escola.

11 Objetivo

  • Compreender os problemas ambientais e identificar sua ocorrência no cotidiano.

Como proceder

  • Peça aos alunos que elaborem um pequeno cartaz ou folder descrevendo e ilustrando os problemas ambientais identificados no município onde vivem. Caso isso não seja possível, solicite-lhes a descrição de um problema ambiental estudado anteriormente.

150

PARA SABER MAIS

IMAGEM: reprodução da capa do livro foom foom, com carros e caminhões. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: reprodução da capa do livro viagem ao outro lado, com uma grande árvore e um galpão. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: reprodução da capa do livro menino do serrado, com um menino tocando um berrante e um boi ao fundo. FIM DA IMAGEM.

MANUAL DO PROFESSOR

Para saber mais

  • As indicações de leituras sugeridas na seção Para saber mais possibilitam que os alunos aprofundem seus conhecimentos em determinados temas que foram trabalhados no decorrer do volume. O objetivo dessa seção é contribuir com o processo de formação de leitores.

151

IMAGEM: reprodução da capa do livro desenrolando a língua, com uma menina pulando corda. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: reprodução da capa do livro o ciclista e o pantaneiro, com um menino montado em uma bicicleta com capacete, e um garoto montado em um cavalo no pantanal. FIM DA IMAGEM.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Oriente os alunos a lerem os livros dessa seção com a ajuda de um familiar, desenvolvendo a literacia familiar.