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1 O Brasil e sua população
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Gaúchos, paulistas, amazonenses, fluminenses, pernambucanos, amapaenses, goianos, cearenses, acrianos e paranaenses... Somos todos brasileiros! Juntos, formamos uma população com mais de 211 milhões de habitantes!
CONECTANDO IDEIAS
1. A foto mostra uma característica marcante da população brasileira: a diversidade do nosso povo. Em sua opinião, quais são os aspectos que caracterizam o povo brasileiro?
2. Você se sente parte da população brasileira? Conte aos colegas.
3.O que você sabe sobre a população de seu município?
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1 O Brasil é um país populoso
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 a população do Brasil somava aproximadamente 211 milhões de habitantes, sendo a sexta maior população do mundo.
População é o conjunto de pessoas que vive em um determinado lugar, como em um povoado, município, estado, país ou em todo o mundo.
Em 2019, a população mundial, ou seja, o número total de habitantes do nosso planeta, atingiu aproximadamente 7,7 bilhões de pessoas, segundo a ONU - Organização das Nações Unidas. Os países que apresentam uma população bastante numerosa, como é o caso do Brasil, são chamados países populosos.
Veja, no planisfério e na tabela a seguir, a localização e o número aproximado de habitantes dos seis países mais populosos do mundo.
Fonte de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/HzTs6F. Acesso em: 12 abr. 2021.
1. Qual país possui a maior população do mundo?
2. Quais países possuem uma população maior que a do Brasil?
País | População - em milhões (2019) |
---|---|
China | 1 433 |
Índia | 1 366 |
Estados Unidos | 326 |
Indonésia | 270 |
Paquistão | 216 |
Brasil | 211 |
Fonte de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/TPU6Cm. Acesso em: 12 abr. 2021.
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ATIVIDADES
1. No planisfério a seguir estão destacados alguns países do mundo. Observe-os.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 32.
-
Observe e identifique, no gráfico a seguir, a população dos países destacados no mapa.
Fonte de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/JvDcGH. Acesso em: 12 abr. 2021.
-
Responda às questões a seguir no caderno.
- Qual dos países citados no gráfico é o mais populoso? Quantos habitantes esse país possui?
-
Qual desses países é o menos populoso? Quantos habitantes esse país possui?
- Para a realização da atividade 1, faça algumas perguntas de localização aos alunos para que trabalhem simultaneamente o conhecimento prévio acerca dos continentes do mundo. Pergunte em quais deles estão localizados os países mostrados no mapa.
- Explique como funciona a leitura do gráfico. Peça que identifiquem qual país possui a maior barra no gráfico e, em seguida, que detectem a quantidade de habitantes desse país. Repita o mesmo procedimento com os outros países até chegar ao país com menor população.
- Ressalte que o número de habitantes não está relacionado à área do país. Além disso, cabe ressaltar que as condições de vida não se justificam pelo número de pessoas ou quantidade de recursos naturais do território, mas estão atreladas, entre outros fatores, às políticas públicas que os países oferecem à sua população, como a distribuição da riqueza por eles produzida e o equilíbrio da economia nacional.
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O crescimento da população brasileira
No decorrer do século 20, a população brasileira apresentou um rápido crescimento. Em 1900, havia 17 milhões de habitantes no Brasil, e no ano de 2019 esse número aumentou para cerca de 211 milhões.
A população brasileira continua crescendo. De acordo com as projeções do IBGE, no ano de 2040 nosso país terá uma população de aproximadamente 231 milhões de habitantes.
O crescimento da população brasileira, ocorrido no século 20, está relacionado às descobertas científicas na área da medicina, à melhoria dos serviços de saneamento básico e ao grande número de imigrantes que vieram para o Brasil.
Observe o gráfico que representa o crescimento da população brasileira de 1900 até 2019.
Chegada dos imigrantes: calcula-se que, até a década de 1950, cerca de 5 milhões de imigrantes tenham entrado no Brasil, vindos principalmente da Itália, de Portugal, da Espanha, do Japão e da Alemanha. Em menor quantidade, vieram também imigrantes de outros países da Europa e da Ásia.
População (em milhões)
IBGE. Disponível em: .html?utm_source=portal&utm_medium=popclock&utm_campaign=novo_popclock. Acesso em: 12 abr. 2021.
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Os avanços na medicina: a utilização de novos tipos de remédios e vacinas ocasionou a diminuição no número de mortes provocadas por doenças como o sarampo, a tuberculose e o tétano. Além disso, com a ampliação dos serviços de saúde, os hospitais passaram a atender um número maior de pessoas. Na foto, bebê sendo vacinado na cidade de Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso, em 2018.
Fontes de pesquisa: Estatísticas históricas do Brasil: séries econômicas, demográficas e sociais de 1550 a 1988. Rio de Janeiro: IBGE, 1990. p. 33-35.
A melhoria nas condições de saúde e higiene: a expansão dos sistemas de tratamento e distribuição de água, da rede de esgoto e da coleta de lixo promoveu melhorias nas condições de higiene da população, diminuindo a proliferação de doenças como a cólera e a leptospirose. Na foto, obra para instalação de rede de abastecimento de água na cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo, em 2018.
1. Qual foi o crescimento da população brasileira entre os anos de 1900 e 2019 em número de habitantes?
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A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS
A redução da mortalidade ocorrida ao longo das últimas décadas se deve, em grande parte, aos avanços da medicina. Com o desenvolvimento de muitas vacinas, por exemplo, doenças que vitimavam milhões de pessoas no mundo passaram a ser controladas. Muitos países que investiram em amplas campanhas de vacinação conseguiram até mesmo erradicar várias doenças.
As vacinas têm como função estimular o organismo a se defender de doenças causadas por vírus ou bactérias. Uma vacina oferece proteção individual contra determinada doença, mas somente as campanhas de vacinação em massa são capazes de interromper sua transmissão e proteger a população. No Brasil, doenças como meningite, rubéola, sarampo e tétano foram controladas por meio de campanhas de vacinação realizadas ao longo de décadas.
No entanto, quando muitas pessoas deixam de procurar os postos de saúde para se vacinar, doenças já erradicadas podem voltar a se propagar entre a população. Após anos seguidos com índices de vacinação abaixo do esperado, a quantidade de casos de doenças como o sarampo e a febre amarela voltou a aumentar em vários estados brasileiros.
- Leia com seus pais ou responsáveis o texto sobre a importância da vacina. Juntos, consultem sua carteira de vacinação e verifiquem se suas vacinas, e as deles também, estão em dia. Na dúvida, procurem informações na unidade básica de saúde (UBS) mais próxima.
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Em 2020, a importância das vacinas ganhou destaque durante a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da gripe conhecida por COVID-19, doença que provocou a morte de milhões de pessoas pelo mundo.
Cientistas, empresas farmacêuticas e governos de diversas nações fizeram um enorme esforço em busca de vacinas que fossem capazes de proteger as pessoas contra essa doença. Ainda no final do ano de 2020, após a realização de testes e estudos clínicos, as primeiras vacinas começaram a ser aplicadas nas populações de vários países.
- pandemia:
- disseminação de uma doença infectocontagiosa que se alastra rapidamente entre a população, podendo se espalhar por todo o mundo
O quadro a seguir apresenta os principais cuidados que podemos tomar como prevenção a doenças infectocontagiosas.
Lavar as mãos constantemente, principalmente ao chegar em casa e antes de qualquer refeição.
Higienizar as mãos com álcool em gel (ou outro álcool 70%) quando não puder lavar as mãos.
Evitar ambientes fechados e pouco ventilados.
Evitar colocar as mãos nos olhos, na boca ou no nariz, principalmente sem higienizá-las.
2. Por que é importante que todos os brasileiros sejam vacinados contra doenças como a COVID-19?
3. Você conhece ou toma outros cuidados para prevenir o contágio de doenças infectocontagiosas? Conte aos colegas.
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Serviços essenciais e a saúde da população
Assim como os avanços da medicina e as melhorias no sistema de saúde, a ampliação nos serviços de saneamento básico pode ajudar a prevenir muitas dessas doenças, sobretudo nas regiões menos atendidas por esses serviços.
A falta de acesso à água tratada e à coleta de esgoto atinge parte significativa da população brasileira, favorecendo a proliferação de doenças como hepatite, verminoses e esquistossomose, entre outras provocadas pelo contato ou ingestão de água ou alimentos contaminados. Veja as informações a seguir.
32,7% das residências do país não são servidas por rede de esgoto.
11,8% das residências brasileiras não possui água encanada.
Um em cada três domicílios não tinha ligação com rede de esgoto em 2019. Agência IBGE Notícias, 6 maio 2020. Disponível em: https://oeds.link/5qGYVk. Acesso em: 20 abr. 2021.
Além disso, muitas pessoas deixam de ser atendidas nos hospitais ou nos postos de saúde por falta de leitos e de profissionais da área.
Os cuidados com a saúde devem ser providos pela família, pela sociedade e pelo poder público. É dever dos governos fornecer a todos os cidadãos serviços básicos de qualidade, pagos por meio de impostos e taxas. O poder público deve criar políticas públicas e garantir que esses direitos sejam respeitados.
O cidadão, por sua vez, precisa fazer a sua parte, tomando medidas de higiene e tendo os cuidados mínimos necessários, além de procurar os postos de saúde, principalmente nas campanhas de vacinação.
4. No lugar onde você vive, os serviços essenciais de saúde e saneamento atendem às necessidades da população? Converse com o professor e os colegas sobre isso.
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ATIVIDADES
1. Entre os fatores descritos a seguir, identifique e registre no caderno aqueles que provocaram o aumento da população brasileira no século 20.
- Aumento da quantidade de moradias.
- Melhoria do saneamento básico.
- Aumento da mortalidade.
- Falta de rede de esgoto.
- Chegada de imigrantes.
- Desenvolvimento de vacinas e novos medicamentos.
2. Converse com os colegas e avaliem as condições de higiene e saúde do lugar onde vocês vivem. Para tanto, sigam estas orientações.
-
Copie no caderno os serviços essenciais a seguir formando duas listas: uma com os que apresentam boas condições de acesso e atendem à população e outra com os que não atendem às necessidades da população ou não são acessíveis a ela.
Atendimento em hospitais e postos de saúde.
Acesso à coleta e ao tratamento de esgoto.
Distribuição de água tratada e encanada.
Coleta e tratamento do lixo urbano.
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Com os colegas, escolham um dos serviços que vocês avaliaram como insuficiente para atender às necessidades da população e reflitam sobre uma maneira de reivindicar melhorias para ele. A participação nas políticas públicas é garantida constitucionalmente e existem diversos meios para reivindicar esses direitos. Vocês podem produzir um texto coletivo e enviar para uma ouvidoria, registrando o problema e solicitando providências. Também podem sugerir uma reunião com representantes de bairro para que levem as reivindicações a autoridades, como secretários, vereadores e prefeito. Caso não haja insatisfação, elaborem um texto parabenizando o poder público pelo bom trabalho.
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2 A população brasileira está crescendo menos
O ritmo de crescimento da população brasileira vem diminuindo desde as últimas décadas do século 20. Isso ocorreu, entre outras razões, devido às quedas na taxa de natalidade e na taxa de fecundidade verificadas em todo o país.
Ainda que a quantidade de nascimentos supere a de mortes e a população continue crescendo, essa diferença vem diminuindo. Desse modo, o crescimento da população brasileira vem ocorrendo em um ritmo mais lento.
A redução das taxas de fecundidade no Brasil reflete as transformações econômicas, sociais e culturais que ocorreram a partir da segunda metade do século passado, tais como:
- a maior participação da mulher no mercado de trabalho;
- o planejamento familiar, que, por meio de métodos que evitam a gravidez, permitiu maior controle sobre a quantidade de filhos.
Entre as décadas de 1940 e 1960, as mulheres tinham, em média, seis filhos. Atualmente, elas têm em média menos de dois filhos. Observe as imagens a seguir.
taxa de natalidade: indica a quantidade de nascimentos para cada grupo de 1.000 habitantes
taxa de fecundidade: indica quantos filhos, em média, cada mulher tem ao longo de sua vida reprodutiva
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A importância da mulher na sociedade brasileira
No Brasil, até o início do século passado, não era permitido às mulheres votar ou trabalhar fora de casa. Essas e outras atividades eram destinadas apenas aos homens. Tais desigualdades impulsionaram as mulheres a reivindicarem seus direitos, conquistando vários deles ao longo do tempo e com muita luta. Hoje em dia, as mulheres podem estudar, eleger seus representantes e trabalhar nas mais diversas funções, inclusive ocupando cargos públicos e de chefia.
Em 1988, a Constituição Federal do Brasil passou a estabelecer direitos iguais para homens e mulheres, proibindo qualquer forma de discriminação entre eles.
As mulheres ainda sofrem discriminação no trabalho e em outras esferas da sociedade, o que pode ser visto na diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo e na violência que muitas mulheres sofrem todos os dias.
Fonte de pesquisa: Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
O mercado de trabalho e a formação dos engenheiros no Brasil. Rio de Janeiro: Fisenge, 2019. Disponível em: https://oeds.link/5dDwpM. Acesso em: 12 abr. 2021.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER
No Brasil, as mulheres são as principais vítimas da violência contra pessoas, sendo recorrente em todas as classes sociais. Com o objetivo de combater e punir de maneira mais rigorosa toda e qualquer forma de violência contra a mulher, o Brasil dispõe da Lei Maria da Penha (Lei no 11.340, de 7 de agosto de 2006), considerada uma das mais avançadas do mundo em relação à proteção da mulher.
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ATIVIDADES
1. Como estudamos, no Brasil, a taxa de fecundidade vem mudando nos últimos anos. Observe as informações do gráfico a seguir e responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: Projeção da população 2018: número de habitantes do país deve parar de crescer em 2047. Agência IBGE Notícias, 1o ago. 2018. Disponível em: /21837-projecao-da-populacao-2018-numero-de-habitantes-do-pais-deve-parar-de-crescer-em-2047. Acesso em: 13 abr. 2021.
-
De acordo com o gráfico, qual era a taxa de fecundidade em 1940?
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Em comparação com a taxa de 1940, o que aconteceu com a taxa de fecundidade em 1980?
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Qual é a taxa de fecundidade mais atual representada no gráfico?
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Anote no caderno quais são as principais causas da redução de filhos por mulher no Brasil.
2. Faça um levantamento da quantidade de filhos por mulher em sua família. Descubra quantos irmãos seus avós ou bisavós tinham e compare com a quantidade de filhos de seus pais e tios. Verifique se ocorreram mudanças em relação a esses números em sua família. Depois, produza um texto com as informações coletadas e as conclusões obtidas, descrevendo as diferenças ou semelhanças entre as organizações familiares do passado e do presente de seus parentes. Compartilhe suas conclusões com os colegas e o professor.
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Como contar a população de um país
Você já imaginou como é calculada a quantidade de habitantes de um país tão populoso como o Brasil?
A contagem da população brasileira é feita por meio do censo demográfico. O censo brasileiro é realizado pelo IBGE a cada dez anos. As informações são obtidas com o auxílio de questionários aplicados à população em suas residências em quase todos os municípios do país. O censo obtém informações sobre diversas características da população, como a quantidade de homens, mulheres, crianças, adultos e idosos, a escolaridade, a renda, entre outras.
Essa coleta de informações é realizada pelos recenseadores, pessoas devidamente treinadas pelo IBGE para registrar os dados fornecidos pela população.
O IBGE continuamente realiza pesquisas sobre a população e suas características e comportamento. Em seu site https://oeds.link/xHsY2a e em diversas de suas publicações, são divulgados análises e dados que auxiliam o governo e a própria população a tomarem conhecimento de diversas informações e resultados de pesquisas.
O IBGE também tem um site, chamado IBGEeduca, que, entre outras informações, apresenta resultados de pesquisas, análises, gráficos e outras representações de forma interessante, sendo especialmente dedicado a crianças e jovens. Veja nas imagens.
1. Você já fez pesquisas no site do IBGE ou no canal IBGEeduca? Com um colega, acessem o site e busquem alguma informação sobre a população brasileira ou do município onde vivem, como população rural e urbana, proporção entre homens e mulheres, entre outras. Registrem as informações no caderno e apresentem o resultado da pesquisa aos colegas. Conheça o resultado da pesquisa deles também.
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PARA SABER FAZER
Minicenso na escola
As informações obtidas com o censo demográfico são muito importantes, pois servem para identificar as principais necessidades da população. Por meio dos dados registrados, o governo sabe onde é preciso construir mais escolas, postos de saúde, hospitais, moradias, etc.
Com os colegas, veja um exemplo de como realizar um minicenso na escola, a fim de obter informações diversas sobre os alunos.
- Escolher alguns colegas para serem os entrevistadores, ou seja, os recenseadores. Os demais alunos da turma devem ser os entrevistados.
- Dividir um grupo de alunos para cada recenseador entrevistar. O recenseador deverá fazer as perguntas a seguir. As respostas devem ser anotadas no caderno.
- A De que disciplina você mais gosta?
· Matemática.
· Língua Portuguesa.
· História.
· Geografia.
· Ciências.
· Educação Física.
· Arte. - B Além do tempo que você passa estudando na escola, quantas horas do dia você dedica para estudar, ler livros, revistas ou jornais em sua moradia?
· Até 1 hora.
· Até 2 horas.
· Até 3 horas.
· Mais de 3 horas. - C Como é a merenda ou o lanche em sua escola?
· Boa.
· Razoável.
· Ruim. - D Em sua opinião, o que falta na escola?
· Mais salas de aula.
· Material escolar.
· Pátio maior para o recreio.
· Outros. Cite um exemplo.
- A De que disciplina você mais gosta?
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- E Os alunos cuidam bem da escola?
· Sim.
· Não. - F Você gosta de estudar nesta escola?
· Sim.
· Não. - G O que você mais gosta de comer no lanche da escola?
· Frutas.
· Arroz.
· Sopa.
· Macarrão.
· Leite.
· Outros. Cite um exemplo. - H Que esporte ou atividade você mais gosta de praticar na escola?
· Futebol.
· Vôlei.
· Basquete.
· Bola queimada.
· Xadrez.
· Outros. Cite um exemplo.
MODELO
- Reunir as informações do minicenso após todos terem sido entrevistados para saber quais foram as respostas mais citadas em cada pergunta. Para organizar os dados, é possível elaborar tabelas com cada item pesquisado.
- Construir um gráfico de colunas para cada pergunta para facilitar a visualização das informações coletadas no minicenso.
Com os colegas, realizem o minicenso na escola e construam gráficos com os dados coletados. Siga os passos indicados nestas páginas.
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3 A formação da população brasileira
O povo brasileiro começou a ser formado pelo encontro de diferentes grupos humanos: os indígenas, os portugueses colonizadores e os africanos. Outros imigrantes, vindos de vários países, também participaram da formação do nosso povo.
Conheça, a seguir, um pouco mais sobre os povos que participaram da formação da população brasileira.
Respeite e valorize as culturas dos povos que formaram o povo brasileiro.
Povos indígenas: estima-se que na época em que os colonizadores portugueses chegaram às terras que hoje formam o Brasil, no ano de 1500, cerca de 2 a 4 milhões de indígenas viviam nesse território. Esses povos indígenas, como os Kaingang, os Yanomami e os Xavante, diferenciavam-se quanto à língua, aos hábitos e costumes, às tradições religiosas, entre outros aspectos.
Povos africanos: entre os séculos 16 e 19, calcula-se que cerca de 4 milhões de africanos foram trazidos para o Brasil na condição de escravos. Originários de várias regiões da África, esses povos apresentavam características culturais muito diversas, distinguindo-se na língua, na religião, nos hábitos e nos costumes.
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Outros povos imigrantes: entre os séculos 18 e 20, o Brasil foi o destino de numerosos grupos de imigrantes, principalmente europeus e asiáticos. Nesse período, estima-se que cerca de 4 milhões de imigrantes entraram em nosso país, entre eles, italianos, portugueses, alemães, espanhóis, japoneses, sírios, libaneses e turcos. Esses imigrantes trouxeram costumes e tradições de seus países de origem.
NOSSA RIQUEZA CULTURAL
O encontro de povos de origens tão diversas explica a diversidade cultural em nosso país. Veja, a seguir, alguns exemplos da contribuição desses povos na formação da cultura brasileira.
Dos povos indígenas, herdamos:
- o hábito de tomar banho diariamente e de dormir e descansar em redes;
- o consumo de vários alimentos, como a mandioca e o milho;
- a utilização de várias ervas medicinais;
- várias palavras, como guri, cutucar.
Dos portugueses, herdamos:
- a língua portuguesa;
- algumas comemorações populares religiosas, como as festas juninas, o Natal e a Páscoa;
- o consumo de temperos culinários, como a canela e o alecrim.
Dos africanos, herdamos:
- influências musicais e de dança, que deram origem ao samba e ao frevo, por exemplo;
- festas populares, como o maracatu e a congada, e cultos religiosos, como o candomblé;
- alguns pratos que hoje são típicos da nossa culinária, como a feijoada, o vatapá e o acarajé.
De outros imigrantes, herdamos:
- a pizza, a polenta e o macarrão, pratos da culinária italiana;
- o cultivo de chá e da juta e alguns pratos típicos, como sushi e sashimi, trazidos pelos japoneses.
1. Identifique alguns exemplos que mostram a contribuição cultural dos povos que formaram a população brasileira no lugar onde você vive. Conte aos colegas o que você sabe.
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A diversidade étnica da população brasileira
A grande diversidade da população brasileira também pode ser observada em sua composição étnica. A etnia se refere ao grupo humano do qual uma pessoa descende e no qual têm origem suas características físicas, como cor da pele e dos cabelos, e de onde podem derivar seus aspectos culturais, como hábitos alimentares, de vestuário, música, dança e religião.
Nos traços físicos dos brasileiros, percebem-se as características dos diferentes povos que formaram o nosso. Verifique essa diversidade observando as imagens das pessoas mostradas acima.
O gráfico a seguir retrata a diversidade da população brasileira conforme a cor da pele declarada pelos próprios entrevistados em pesquisas realizadas pelo IBGE.
Fonte de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral. Disponível em: https://oeds.link/hoY7Xo. Acesso em: 13 abr. 2021.
2. Conforme o gráfico, quais são os grupos que compõem a população brasileira de acordo com a cor da pele?
3. Quais são os grupos mais numerosos? E os menos numerosos?
4. No lugar onde você vive, quais desses grupos predominam?
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ATIVIDADES
1. Observe os gráficos e o mapa a seguir. Responda às questões no caderno.
Composição da população das regiões brasileiras por cor da pele (2020)
Fonte de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral. Disponível em: https://oeds.link/JBHLm1. Acesso em: 13 abr. 2021.
-
Ao observar os gráficos, o que é possível concluir sobre a distribuição da população brasileira entre as regiões do país, de acordo com a cor da pele?
- Observe o gráfico da região onde você mora e descreva como a população está distribuída de acordo com a cor da pele. Quais são os grupos mais numerosos e os menos numerosos?
2. Você é descendente de qual grupo humano ou étnico? Há mais de um grupo étnico em sua família? Com os colegas e o professor, montem uma lista dos grupos étnicos que formam as famílias dos alunos da classe. Identifiquem qual é a etnia da maior parte dos alunos ou se a diversidade é equilibrada.
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CIDADÃO DO MUNDO Cultura e folclore no Brasil
A contribuição cultural do indígena, do africano, do colonizador português e dos imigrantes na formação do povo brasileiro tornou nosso folclore um dos mais ricos do mundo.
Folclore é o saber popular que se manifesta por meio de danças, cantigas, festas populares, lendas, brincadeiras infantis, artesanatos, contos, etc.
Veja algumas manifestações folclóricas que expressam a cultura brasileira.
A cavalhada é uma celebração de origem portuguesa que remete ao período medieval, em que ocorriam batalhas entre cristãos e mouros.
A capoeira é uma mistura de dança, esporte e luta desenvolvida no Brasil por descendentes de africanos escravizados. A capoeira é praticada com movimentos corporais rápidos que parecem acrobacias.
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A congada é uma festa do folclore brasileiro que também mistura tradições de origem africana e portuguesa. Ocorre na forma de desfile ou procissão em que os participantes encenam a coroação do rei e da rainha do Congo, vestidos como se fossem sua corte.
O maracatu é uma mistura de música, dança e ritual de origem afro-brasileira que nasceu no estado de Pernambuco. O ritmo musical, tocado principalmente com instrumentos de percussão (tambores e baquetas), conduz a encenação de um cortejo em que os dançarinos simbolizam uma corte.
O Boi-bumbá é uma festa com elementos das culturas indígena, africana e europeia. A celebração acontece em torno de uma lenda sobre a morte e a ressurreição de um boi.
1. No município onde você vive, existem manifestações folclóricas como as mostradas nestas páginas? Nessas manifestações, de que maneira é possível perceber a influência dos diferentes povos que formaram o povo brasileiro?
2. Converse com os colegas sobre como o folclore está presente no cotidiano do lugar onde vivem.
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A composição da população brasileira
A população brasileira é composta de pessoas do sexo feminino e pessoas do sexo masculino. Veja no gráfico a seguir.
1. De acordo com o gráfico, no Brasil existem mais homens ou mulheres?
Fonte de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua. Disponível em: https://oeds.link/olCVR2. Acesso em: 13 abr. 2021.
A população do nosso país também é composta de pessoas de diferentes faixas etárias, ou seja, idades diferentes. Veja no gráfico a seguir.
Fonte de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua. Disponível em: https://oeds.link/GLy7Wt. Acesso em: 13 abr. 2021.
2. Qual é a faixa etária mais numerosa da população brasileira?
3. Qual é a porcentagem de crianças e jovens no total da população brasileira? E de idosos?
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As crianças e os jovens fazem parte da população com idade entre 0 e 19 anos. Para atender às necessidades das pessoas dessa faixa etária, os governos precisam investir em creches, escolas e universidades em quantidade suficiente.
Na faixa de idade entre 20 e 59 anos estão os adultos. Para eles, que estão em idade produtiva, os governos precisam investir na geração de empregos e de renda que garanta o sustento de suas famílias.
Os idosos fazem parte da população com mais de 60 anos de idade. Para as pessoas dessa faixa etária, os governos precisam investir na assistência médico-hospitalar, assim como no pagamento de aposentadorias.
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Uma população em transformação
Há algumas décadas, as crianças e os jovens representavam a parcela mais numerosa da população brasileira. Essa situação, no entanto, vem mudando rapidamente. Isso porque a quantidade de crianças no total da população vem diminuindo ao mesmo tempo em que a quantidade de idosos vem aumentando. Compare as informações a seguir.
Fontes de pesquisa: IBGE. Censo Demográfico 1991. Disponível em: https://oeds.link/BGkz4E. Acesso em: 13 abr. 2021. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua. Disponível em: https://oeds.link/icg90j. Acesso em: 13 abr. 2021.
Ao observar os dados anteriores, você provavelmente chegou a duas conclusões: a quantidade de jovens no total da população diminuiu enquanto a quantidade de adultos e idosos aumentou. Isso significa, portanto, que a população brasileira está envelhecendo.
É possível explicar essas mudanças com dois motivos principais. Veja a seguir.
- A quantidade de nascimentos vem diminuindo nas últimas décadas devido à queda da taxa de natalidade. Na década de 1940, cada mulher brasileira em idade reprodutiva tinha em média mais de seis filhos. Atualmente, a quantidade média de filhos por mulher está abaixo de dois (reveja o gráfico da página 20).
- As pessoas passaram a viver mais devido aos avanços da medicina, à melhoria dos serviços de saúde e às condições de higiene da população. Na década de 1960, por exemplo, os brasileiros viviam, em média, apenas 52 anos. Em 2020, a expectativa de vida da população passa de 75 anos.
- expectativa de vida:
- idade média que a população de um país provavelmente atingirá, considerando as condições de vida do lugar de nascimento
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Desafios do envelhecimento
Com a queda dos nascimentos e o aumento da quantidade de idosos, podemos dizer que a população brasileira está envelhecendo. Portanto, essas mudanças têm consequências.
A quantidade menor de crianças significa menos adultos para entrar no mercado de trabalho. Isso terá impacto na diminuição da força produtiva do país. Por sua vez, o aumento de idosos exige melhorias nas condições de vida da população que está envelhecendo.
Com o objetivo de assegurar direitos a essas pessoas e promover melhorias na qualidade de vida durante a velhice, foi criado o Estatuto do Idoso. Veja a seguir alguns trechos desse estatuto.
LER E COMPREENDER
4. Leia o texto silenciosamente. Depois, leia em voz alta com os colegas.
[...]
Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
[...]
Art. 9o É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.
BRASIL Estatuto do idoso. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2003. p. 7-9.
5. Procure no dicionário as palavras cujo significado você desconhece.
6. Responda no caderno às questões a seguir.
-
De acordo com o Estatuto, é responsabilidade apenas da família ou apenas do Poder Público assegurar aos idosos os direitos previstos nesse documento?
-
Quais são os direitos dos idosos previstos pelo Artigo 3o no Estatuto?
-
Com os colegas, citem exemplos de ações que assegurem aos idosos os direitos previstos pelo Artigo 9o no Estatuto. Exponham a conclusão de vocês oralmente ou anotem as principais ideias no caderno e apresentem ao professor.
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Entre os exemplos de ações do Poder Público para contemplar esses direitos, podemos citar serviços de atendimento diferenciado aos idosos na rede pública de saúde, com campanhas de vacinação, acompanhamento domiciliar e encaminhamento para unidades especializadas.
Também existem as Delegacias Especializadas de Proteção ao Idoso, que oferecem atendimento, orientação e encaminhamento a pessoas idosas vítimas de violência física ou emocional.
Os idosos também contam com assentos prioritários em locais públicos, como bancos, postos de saúde e transportes coletivos. Em ruas ou estacionamentos de supermercados, há vagas reservadas para os idosos terem acesso facilitado a esses lugares.
7. Converse com os colegas sobre como tem sido a realidade dos idosos no lugar onde vocês vivem. Juntos, citem os bons e os maus exemplos que conhecem e debatam o que deve ser feito em relação a isso.
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ATIVIDADES
1. Relacione as imagens de cada grupo de idade da população aos textos correspondentes.
- Precisam de mais opções de lazer, melhores condições de vida e de aposentadoria para suprir suas necessidades básicas.
- Grupo de idosos.
- Pessoas de 0 a 19 anos de idade e que representam 27% da população residente no Brasil.
- Grupo de adultos.
- Estão em plena idade produtiva e, por isso, precisam de vagas no mercado de trabalho.
- Com o envelhecimento, os problemas de saúde tornam-se mais frequentes para as pessoas que se encontram nessa faixa etária, o que reforça a necessidade de investir nos serviços de saúde.
- Precisam de investimentos em educação, desde a educação infantil até o ensino superior.
- Grupo de crianças e jovens.
- Pessoas de 20 a 59 anos de idade e que representam 57% da população brasileira.
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2. A expectativa de vida refere-se à idade, em média, que uma pessoa espera atingir considerando o local, como um país. Observe o gráfico a seguir e responda às questões no caderno.
Fonte: IBGE. Tábua completa de mortalidade para o Brasil - 2019. Disponível em: https://oeds.link/RhFg4h. Acesso em: 14 abr. 2021.
- De modo geral, qual é a principal informação que se pode obter observando as barras do gráfico que representam a expectativa de vida dos brasileiros?
-
Em 1940, qual era a expectativa de vida média dos brasileiros?
-
Em 2019, qual era a expectativa de vida média dos brasileiros?
-
Em qual década a expectativa de vida dos brasileiros passou a aumentar mais intensamente?
-
Cite os fatores que acarretaram o aumento da expectativa de vida da população brasileira.
3. Decifre o código a seguir e encontre uma palavra.
Escreva um pequeno texto exemplificando como essa palavra está relacionada à maneira como todas as pessoas devem se relacionar com os idosos.
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4 A distribuição da população brasileira
Observe as imagens a seguir.
1. Observando as imagens anteriores, o que é possível concluir sobre a distribuição da população pelo território brasileiro? Compartilhe sua conclusão com os colegas.
As imagens anteriores apresentam lugares do nosso país cuja ocupação ocorre de modo bem diferente, resultando em áreas com uma grande quantidade de habitantes e outras pouco habitadas.
Veja na página a seguir como a população brasileira está distribuída pelo nosso território.
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Onde vivem os brasileiros
O mapa a seguir mostra como a população brasileira está distribuída pelo território do nosso país. Observe que as áreas de maior concentração populacional estão indicadas pelas cores mais escuras. Já as áreas em que há menor concentração populacional estão representadas pelas cores mais claras.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 111.
2. Qual cor representa as áreas em que a população não passa de 2 habitantes por quilômetro quadrado?
3. Qual cor representa as áreas em que a população ultrapassa 100 habitantes por quilômetro quadrado?
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A ocupação do território brasileiro
No mapa da página 38, pudemos verificar que as áreas próximo ao litoral são mais povoadas e concentram a maior parte da população do país. Isso se explica pela ocupação colonial do território brasileiro, que ocorreu no sentido leste-oeste, ou seja, do litoral em direção ao interior do país.
No primeiro século de colonização, os portugueses estabeleceram-se no litoral brasileiro e em suas proximidades, fundando as primeiras vilas, que posteriormente se transformaram em cidades, como Salvador, Recife, São Vicente, Rio de Janeiro e São Paulo.
O interior do país, por sua vez, começou a ser ocupado por volta dos séculos 17 e 18, principalmente por causa do desenvolvimento de algumas atividades econômicas, como a criação de gado e a mineração.
A imagem a seguir exemplifica, por meio do registro do trabalho em uma mina de diamante, como a mineração levou numerosos grupos para o interior.
- vilas:
- povoamentos maiores que aldeias e menores que cidades
Verifique os detalhes dessa imagem nas legendas a seguir. Observe que o trabalho era feito por africanos escravizados.
- As minas, em geral, eram escavadas no solo, formando galerias subterrâneas.
- Dessas minas, eram retirados pedaços de rochas maiores.
- Essas rochas eram quebradas em pequenas partes.
- As partes quebradas eram levadas aos locais de busca minuciosa pelo ouro entre elas.
- Todo o trabalho era fiscalizado por guardas ou feitores.
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Povoamento no século 20
A partir da década de 1950, a ocupação do interior do país foi incentivada pelo Governo Federal, que passou a implantar vários projetos, entre eles:
- a construção de Brasília, promovida pelo presidente Juscelino Kubitschek;
- a abertura de rodovias interligando as regiões Centro-Oeste e Norte às demais regiões do país;
- a implantação de grandes projetos de mineração de ferro, manganês, bauxita, etc.
Esses projetos promoveram um elevado e rápido aumento da população nas áreas interioranas do território brasileiro. Muitas cidades cresceram rapidamente enquanto outras acabaram apenas abrigando o contingente de pessoas que se deslocaram para essas regiões do país.
Entre as décadas de 1960 e 2010, por exemplo, a população nos estados da Região Centro-Oeste aumentou quase 4 vezes, passando de menos de 3 milhões em 1960 para mais de 14 milhões de habitantes em 2010.
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ATIVIDADE
1. Relacione as imagens às letras dos textos e identifique alguns fatores que contribuíram para a ocupação do território brasileiro. Registre a resposta no caderno.
- Fundação dos primeiros povoados e vilas no litoral do país.
- Construção de Brasília.
- Implantação de projetos de mineração.
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As migrações internas e o movimento da população pelo território
Durante o século 20, muitos brasileiros migraram de sua região de origem para outras regiões do país em busca de trabalho e melhores condições de vida. Os deslocamentos populacionais, que ocorrem dentro de um mesmo país, recebem o nome de migrações internas.
No Brasil, as migrações internas ocorrem com bastante intensidade. Segundo o IBGE, de cada 100 brasileiros, cerca de 38 vivem fora do município onde nasceram. Veja no mapa a seguir os principais fluxos migratórios no Brasil, no século 20.
Fonte de pesquisa: Geoatlas, de Maria Elena Simielli. 34. ed. São Paulo: Ática, 2013. p. 135.
Esses fluxos de migrantes intensificaram a ocupação do interior do território brasileiro. Muitos desses movimentos foram impulsionados pelos projetos de desenvolvimento e integração do território brasileiro, como estudamos anteriormente, cuja intenção era incentivar a ocupação de áreas até então pouco povoadas.
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Migrações do Nordeste para outras regiões brasileiras
Muitas famílias nordestinas, atraídas pela oferta de trabalho em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, migraram para o Sudeste, sobretudo entre as décadas de 1950 e 1980. Nesse mesmo período, estímulos proporcionados por políticas de integração do governo brasileiro fizeram muitos nordestinos se dirigirem para a Região Centro-Oeste, atraídos pela construção de Brasília, e para a Região Norte, por causa dos grandes projetos de mineração, embora muitos migrantes nordestinos também tenham buscado melhores condições de vida em cidades maiores, como Manaus e Belém.
Migrações do Sul e Sudeste para o Centro-Oeste e Norte
Atraídas pela oportunidade de desenvolver atividades extrativistas e agrícolas, assim como de adquirir grandes extensões de terras por valores mais baixos, muitas famílias de agricultores das regiões Sul e Sudeste migraram para as regiões Centro-Oeste e Norte do país, especialmente a partir da década de 1970. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia receberam parte significativa desses migrantes, sobretudo sulistas.
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As migrações e a condição de vida da população
Os intensos fluxos migratórios entre as regiões brasileiras, além dos que ocorrem do campo em direção aos centros urbanos, contribuíram para o crescimento acelerado de algumas cidades.
Assim, muitas dessas cidades passaram a crescer de maneira desordenada e sem planejamento. Isso levou ao surgimento de bairros periféricos formados por moradias precárias e desprovidas de infraestrutura e serviços essenciais, como saneamento básico, postos de saúde, escolas, transporte público, etc.
O alto preço dos imóveis e dos aluguéis também levou as pessoas de mais baixa renda a ocuparem áreas de risco, com a construção de moradias precárias em encostas de morros, fundos de vale, margens de rios e córregos. Veja alguns exemplos a seguir.
A construção de moradias em encostas de morros é um problema na maioria dos grandes centros urbanos do país. Em épocas de chuvas mais intensas, essas áreas correm o risco de deslizamentos que provocam grandes perdas materiais e até de vidas.
A ocupação de fundos de vale, assim como das margens de rios e córregos em áreas urbanas, é outro grave problema que afeta a maioria das grandes cidades do país. Os moradores que vivem nessas áreas enfrentam os riscos de enchentes causadas pelo transbordamento que chegam a deixar bairros inteiros cobertos de água.
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As migrações internas no século 21
No século 21, as migrações internas continuam a ocorrer em nosso país, porém com algumas alterações.
As migrações dentro de cada região, as chamadas migrações intrarregionais, tornaram-se mais intensas. Isso porque houve um aumento dos fluxos migratórios das áreas rurais, principalmente das pequenas cidades em direção às cidades maiores, que concentram populações mais numerosas e se destacam pelo crescimento das atividades econômicas e geração de empregos.
Outra mudança importante foi o aumento das migrações de retorno, que ocorrem quando migrantes voltam para seus lugares de origem. Muitos nordestinos vivendo em cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo, passaram a retornar aos seus estados de origem. A melhora da economia no local de origem assim como o desejo de retornar à terra natal são fatores que explicam o aumento dessas migrações.
Observe o mapa a seguir, que mostra os principais fluxos de migrações intrarregionais e de migrações de retorno ocorridas desde o início deste século.
Fonte de pesquisa: Geoatlas, de Maria Elena Ramos Simielli. 34. ed. São Paulo: Ática, 2013. p. 135.
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ATIVIDADES
1. Observe o mapa a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico: espaço mundial, de Graça Maria Lemos Ferreira. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 129.
- Qual é a principal informação do mapa anterior?
-
Em qual porção do território brasileiro há maior proporção de migrantes na população?
- Descreva como está representada a proporção de migrantes no total da população no estado onde você vive.
2. Os deslocamentos realizados pela população no território brasileiro acabam por difundir aspectos culturais dos grupos migrantes. Muitos elementos culturais são mantidos por esses migrantes nos locais onde vivem, como o modo de falar, as tradições culinárias, religiosas, musicais, folclóricas, entre outros exemplos. Esses aspectos se refletem de diferentes maneiras nas paisagens de cidade brasileiras e no comportamento da população.
Investigue a existência dessas marcas culturais de grupos migrantes no lugar onde vive. Para isso, junte-se a mais dois colegas e façam essa pesquisa. Escolham uma forma de apresentar as informações encontradas, seja por meio de cartazes, de apresentações de dança e música, seja com exposição de fotos ou de um livro de receitas.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Observe os dados da tabela que mostram os países mais populosos do mundo e compare-os com as informações do gráfico.
País | População - em milhões (2019) |
---|---|
China | 1 433 |
Índia | 1 366 |
Estados Unidos | 326 |
Indonésia | 270 |
Paquistão | 216 |
Brasil | 211 |
Nigéria | 200 |
Fonte de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/59m53M. Acesso em: 12 abr. 2021.
Com base nessas informações, responda às questões em seu caderno.
- As letras A, B e C representadas no gráfico correspondem a quais países da tabela?
-
As letras D e E representadas no gráfico correspondem a quais países da tabela?
-
Nesse gráfico, o Brasil está representado por qual letra?
-
De acordo com as informações anteriores, escreva o nome de um país:
- mais populoso que o Brasil.
- menos populoso que o Brasil.
2. As imagens a seguir se referem aos três principais fatores que contribuíram para o rápido crescimento da população brasileira ao longo do século 20. No caderno, escreva a quais fatores cada uma dessas imagens corresponde.
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3. Observe as informações a seguir.
Em 1960, cada mulher brasileira tinha em média 6 filhos.
Em 1980, esse número passou para 4 filhos.
Em 2000, o número caiu ainda mais, para 2 filhos.
Em 2040, estima-se que cada mulher brasileira terá 1,6 filhos.
Fonte de pesquisa: Projeção da População 2018: número de habitantes do país deve parar de crescer em 2047. Agência IBGE Notícias, 25 jul. 2018. Disponível em: /21837-projecao-da-populacao-2018-numero-de-habitantes-do-pais-deve-parar-de-crescer-em-2047. Acesso em: 16 abr. 2021.
De acordo com o que você estudou, responda às questões em seu caderno.
- O número de filhos por mulher em nosso país aumentou ou diminuiu nas últimas décadas?
- Quais foram os dois fatores que contribuíram para que as mulheres tivessem menos filhos?
4. Relacione no caderno as contribuições culturais aos povos que participaram da formação da população brasileira.
Contribuição cultural | Povos |
---|---|
I - Mandioca e milho. | A - Portugueses. |
II - Maracatu e congada. | B - Italianos. |
III - Pizza, polenta e macarrão. | C - Indígenas. |
IV - Festa junina. | D - Japoneses. |
V - Sushi e sashimi. | E - Africanos. |
5. Copie a tabela a seguir no caderno e complete-a com as palavras do quadro relacionando cada faixa etária às suas respectivas necessidades.
Idade | População | Necessidades |
---|---|---|
_____ | Crianças e jovens | _____ |
20 a 59 anos | _____ | _____ |
_____ | _____ | Aposentadoria e lazer |
- Creches e escolas
- Adultos
- Geração de empregos
- 0 a 19 anos
- 60 anos ou mais
- Idosos
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6. Leia a manchete a seguir e responda às questões no caderno.
https://oeds.link/573Y0L. Acesso em: 16 abr. 2021.
-
Qual o tema abordado na manchete?
- De acordo com o que você estudou, o que explica o aumento da expectativa de vida da população brasileira?
7. Copie as frases a seguir no caderno completando-as corretamente de acordo com a palavra mais adequada indicada entre os parênteses.
- A população brasileira está distribuída de maneira (homogênea/desigual) pelo território do país.
- A maior parte da população brasileira concentra-se (na faixa litorânea/no interior) do território.
- O grande fluxo migratório em meados do século 20 contribuiu para o processo de (povoamento/despovoamento) do interior do território brasileiro.
- O movimento migratório que ocorre dentro de um mesmo país é chamado de migração (de retorno/interna).
8. Leia os textos a seguir.
- I. Atraídos pela oferta de trabalho, muitos trabalhadores migraram para o Sudeste e o Centro-Oeste, sobretudo entre as décadas de 1950 e 1980.
- II. Atraídos pela oferta de terras a preços mais baixos, muitas famílias de agricultores migraram para as regiões Centro-Oeste e Norte do país, especialmente a partir da década de 1970.
Relacione os textos anteriores com os fluxos migratórios indicados a seguir.
- Migrações do Sul e Sudeste para o Centro-Oeste e Norte.
- Migrações do Nordeste para outras regiões brasileiras.