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2 As cidades no Brasil
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No Brasil, existe um grande número de cidades que se diferenciam muito uma das outras. Você sabia que a maior parte da população brasileira vive em cidades?
CONECTANDO IDEIAS
1. A foto mostra uma vista geral da cidade mais populosa do nosso país, São Paulo, que tem mais de 12,3 milhões de habitantes. Que elementos você observa na paisagem dessa cidade?
2. Você mora em uma cidade? Se sim, diga como ela é.
3. Se você não mora em uma cidade, diga como é o lugar onde vive.
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1 Formação e crescimento das cidades
As cidades são espaços que se caracterizam pela aglomeração de pessoas, edificações e atividades econômicas.
No Brasil, as primeiras cidades se desenvolveram a partir de antigas vilas e povoados que se formaram com a colonização portuguesa, no começo do século 16. Esses pequenos núcleos urbanos foram criados principalmente ao longo da faixa litorânea.
À medida que o número de pessoas e de construções aumentava, essas vilas e povoados foram crescendo e, mais tarde, deram origem a cidades. Veja alguns exemplos.
- As cidades mais antigas do Brasil foram formadas principalmente com a função de povoar e garantir a posse do território. Também eram locais de embarque das riquezas que os colonizadores exploravam nessas terras.
A história da cidade de Olinda está relacionada diretamente ao seu porto, que começou a funcionar no início da colonização portuguesa. Cidades como Santos, Rio de Janeiro e Salvador também se desenvolveram em torno de seus portos.
Ao redor dessa fortaleza, cresceu a cidade de Natal, atual capital do Rio Grande do Norte. As cidades de Manaus, no Amazonas, e de Belém, no Pará, também se desenvolveram ao redor de fortes construídos para defender o território de invasores estrangeiros.
- fortes:
- edificações reforçadas e protegidas, geralmente, de finalidade militar, construídas em locais estratégicos que privilegiassem a defesa de um território
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- A expansão das atividades econômicas no território também contribuiu para o surgimento de muitas cidades. Assim, ao longo dos séculos, foram surgindo núcleos urbanos pelo interior do território, impulsionados por diferentes atividades econômicas. Veja alguns exemplos.
Nos séculos 17 e 18, a descoberta de ouro e pedras preciosas nas porções sudeste e centro-oeste do território atraiu muitas pessoas em torno das áreas mineradoras. A expansão da atividade extrativista nessas regiões levou ao surgimento de várias cidades, como Ouro Preto, Tiradentes, Mariana e Sabará, localizadas em Minas Gerais. As cidades de Cuiabá, no Mato Grosso, e Goiás, no estado de mesmo nome, também surgiram em torno da atividade mineradora.
Vila Rica, de Johann Moritz Rugendas. Litografia, 23 cm × 33 cm. 1835
Também nos séculos 17 e 18, várias cidades surgiram no caminho dos tropeiros, como eram conhecidos os condutores que traziam animais e produtos das fazendas do Rio Grande do Sul para abastecer a região mineradora. No caminho dos tropeiros, surgiram cidades como Lages, em Santa Catarina, Lapa e Castro, no Paraná.
Lapa, de Jean-Baptiste Debret. Aquarela, 10 cm × 21 cm. 1827.
1. Escolha uma das imagens mostradas nas páginas 52 e 53 e registre no caderno:
- as principais características das construções observadas na paisagem escolhida.
- os elementos naturais que você observa na paisagem retratada.
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ATIVIDADES
1. Observe o diagrama a seguir. Decifre as coordenadas e descubra palavras relacionadas ao surgimento e à formação das cidades brasileiras. Anote-as no caderno.
E | A | LI | RIO | OR | POR |
D | RÂ | VI | TU | VO | IN |
C | TÓ | RI | NEA | SA | OM |
B | TO | GUE | LAS | Dl | SHA |
A | PO | RI | TE | TER | DOS |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
D2 + | B3 | ||
A1+ | D4+ | E1+ | A5 |
E5+ | D3+ | B2+ | C4 |
E2+ | B1+ | D1+ | C3 |
A4+ | A2+ | C1+ | E3 |
D5+ | A3+ | C2+ | E4 |
- Utilizando as palavras que você descobriu, escreva um texto no caderno sobre como surgiram e quais as funções das primeiras cidades no Brasil.
LER E COMPREENDER
2. Leia o texto a seguir e responda às questões no caderno.
Minha mãe vive dizendo que nossa cidade é pequena como um ovo.
Fico pensando...
[...]
Na minha cidade tem um morro onde o Sol se esconde para descansar.
Daí fica um espaço no céu para a Lua poder brilhar.
[...]
E você, pense aí e me diga com sinceridade: - O que tem na sua cidade?
[...]
Minha cidade, de Ana Neila Torquato. Ilustrações de Sofia Ferreira. Brasília: Ed. do autor, 2016.
-
De acordo com o texto, como o narrador descreve a cidade onde vive, em relação ao tamanho dela?
-
Faça um desenho da paisagem natural descrita no texto.
-
Em sua opinião, a cidade onde você mora é grande ou pequena? Explique por quê.
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O crescimento da população urbana
Embora as primeiras cidades brasileiras tenham começado a se formar no século 16, o crescimento da população urbana tornou-se mais intenso somente no decorrer do século 20. Até então, a maior parte da população brasileira ainda vivia no campo.
Observe o gráfico a seguir e veja como a população urbana brasileira passou a crescer rapidamente ao longo do século passado.
Fontes de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/ms8KGI Acesso em: 16 abr. 2021. IBGE. Disponível em: https://oeds.link/mQ6ctC. Acesso em: 9 abr. 2021.
De acordo com as informações do gráfico, responda às questões no caderno.
1. Qual era a porcentagem da população rural brasileira em 1940? E em 2019? A população rural aumentou ou diminuiu nesse período?
2. Qual era a porcentagem da população urbana em 1940? E em 2019? A população urbana aumentou ou diminuiu nesse período?
3. Em qual década a população urbana passou a ser maior que a população rural?
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A migração campo-cidade
O fato de a população urbana do país ter se tornado maior que a população rural deve-se, entre outras razões, ao êxodo rural. O êxodo rural ocorre quando os habitantes deixam o espaço rural para viver no espaço urbano. Isso significa que as pessoas migram do campo para as cidades.
Veja, a seguir, os principais fatores que contribuíram para que milhares de famílias brasileiras deixassem o campo para viver nas cidades.
O processo de industrialização: o aumento do número de fábricas a partir das décadas de 1940 e 1950 gerou muitos postos de trabalho nos centros urbanos. Tal fato atraiu muitas famílias que deixaram o campo e migraram para as cidades em busca de melhores condições de emprego e renda.
A mecanização do campo: a utilização de máquinas e equipamentos agrícolas, como tratores, semeadeiras e colheitadeiras, passou a substituir boa parte das tarefas que eram realizadas pelos trabalhadores do campo. Com a perda do emprego, muitos trabalhadores deixaram o campo e se dirigiram às cidades.
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A perda da terra: por causa da falta de apoio técnico e financeiro, muitos dos pequenos proprietários rurais não conseguiram mais investir no desenvolvimento de suas atividades. Sem esses recursos, muitos proprietários rurais também tiveram de vender suas terras para pagar dívidas.
A ideia de uma vida melhor nas cidades: disponibilidade de escolas, opções de lazer, acesso mais fácil aos serviços de saúde, maiores possibilidades de encontrar trabalho e melhor remuneração do que no campo. Assim, as cidades passaram a atrair muitas famílias que moravam e trabalhavam no campo.
A criação do Estatuto do Trabalhador Rural, em 1963: lei que prevê aos trabalhadores do campo o direito a vários benefícios trabalhistas, como o salário mínimo e o 13o salário. Para diminuir os gastos com esses encargos, muitos proprietários rurais dispensaram seus empregados. Com a perda do emprego, muitos desses trabalhadores migraram para as cidades.
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ATIVIDADES
1. Leia as falas das personagens a seguir e, com base nos estudos das páginas 56 e 57, responda às questões no caderno.
-
Quais foram as causas que levaram a família de Aurora a deixar o campo?
-
Descreva os motivos pelos quais a família de Heitor foi viver na cidade.
-
Que outros motivos impulsionaram muitas famílias a deixarem o campo para viverem nas cidades?
2. Faça uma pesquisa sobre a população rural e urbana das cinco grandes regiões do Brasil. Anote o resultado da pesquisa no caderno.
-
Qual região apresenta a maior parte da população vivendo na área urbana? E qual região tem a menor população urbana do país?
- Em ordem decrescente (do maior para o menor), escreva o nome das cinco regiões brasileiras de acordo com a quantidade da população urbana de cada uma.
-
Pesquise qual é a quantidade da população rural e urbana do estado e do município onde vive.
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3. Façam uma entrevista com algum migrante, ou seja, uma pessoa que tenha deixado seu lugar de origem e decidido viver em outro lugar do país. Verifique se algum colega de sala, ou outra pessoa que você, seus pais ou responsáveis conheçam, veio de outro município, estado ou país e se estabeleceu no município em que vocês vivem. Vocês podem convidar essa pessoa para ir à escola no horário de aula para fazerem a entrevista em conjunto.
Durante a entrevista, façam as perguntas a seguir e anotem as respostas no caderno. Se preferir, elaborem outras questões para o entrevistado.
Entrevista
- Qual é o seu lugar de origem, onde você nasceu?
- Para onde você migrou, ou seja, para onde você se mudou?
- Qual foi o principal motivo da sua mudança?
- Cite duas principais diferenças que você percebeu entre o lugar onde vivia e o lugar para onde se mudou?
- Você encontrou dificuldades para se adaptar ao novo lugar? Quais? Cite um exemplo.
- Quais as principais lembranças que você tem do lugar onde morava? Possui fotos, documentos ou objetos desse momento da mudança?
- Do que você mais gosta no lugar para onde se mudou?
- Você gostaria de voltar para o lugar onde nasceu?
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2 As cidades, suas características e formas
Vários aspectos podem diferenciar uma cidade de outra. A quantidade de habitantes, o movimento de pessoas e veículos, os tipos de construções e a própria história são alguns dos aspectos que tornam uma cidade diferente das outras.
Podemos perceber essas diferenças quando observamos os elementos que fazem parte de cada paisagem urbana. Essas paisagens se distinguem conforme as características das construções, do traçado das ruas e avenidas, da presença de espaços públicos e áreas de lazer, as condições socioeconômicas dos moradores, o tipo das atividades econômicas realizadas, entre outros aspectos. Veja os exemplos a seguir.
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1. Observe as paisagens mostradas nas páginas 60 e 61. No município em que você vive, existem paisagens semelhantes a alguma dessas mostradas nessas páginas?
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As cidades planejadas
No Brasil, muitas cidades foram planejadas, ou seja, desenhadas por engenheiros e arquitetos antes mesmo de existirem. Assim, essas cidades foram criadas em lugares escolhidos previamente e seu crescimento tende a ser mais organizado, por meio do traçado das ruas, avenidas, praças, prédios públicos, áreas comerciais e residenciais, etc.
Veja, a seguir, exemplos de cidades brasileiras projetadas e observe como o traçado dessas cidades deram origem a formas urbanas muito diferentes.
Inaugurada em 1960, a cidade de Brasília foi planejada e construída para ser a capital do país. O projeto foi idealizado para abrigar os prédios da administração pública e setores residenciais e comerciais. Separados por amplas avenidas, o traçado central da cidade, chamado plano-piloto, lembra o formato de um avião, como podemos observar na imagem a seguir.
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Em 1933, foi fundada a cidade de Goiânia, planejada para ser a capital do estado de Goiás. O traçado urbano do centro da cidade combina grandes praças circulares com ruas, avenidas e quadras dispostas ao redor, como podemos observar na imagem abaixo. Atualmente, Goiânia possui cerca de 1,5 milhão de habitantes, população bem maior que a planejada inicialmente.
Fundada em 1989, para ser a capital do estado de Tocantins, Palmas foi a última capital brasileira planejada do século 20. O traçado urbano de sua área central combinou a construção de quadras retangulares ligadas por meio de rotatórias e amplas avenidas, como podemos observar na imagem ao lado.
2. Compare novamente as imagens das cidades mostradas nesta página e na página anterior. O que mais chamou sua atenção no traçado de cada uma dessas cidades? Conte aos colegas e ouça as impressões deles também.
3. No Brasil, existem várias outras cidades que também nasceram de maneira planejada. Pesquise em livros ou na internet exemplos de algumas dessas cidades.
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As cidades e suas funções
Como sabemos, do ponto de vista econômico, as cidades se caracterizam por abrigar as atividades da indústria, do comércio e serviços.
Muitas vezes, porém, as cidades possuem uma determinada atividade econômica que se destaca em relação às demais. Quando isso ocorre, a atividade econômica principal de uma cidade determina o que chamamos de função urbana. Veja alguns exemplos a seguir.
As cidades que crescem e se desenvolvem economicamente a partir de importantes portos marítimos ou fluviais exercem função portuária.
Várias cidades litorâneas do nosso país cresceram ao redor de seus portos. Como exemplo, podemos citar a cidade de Santos, no estado de São Paulo, que atualmente possui o porto mais movimentado do nosso país.
As cidades que concentram grande número de fábricas e têm atividades relacionadas a elas como importante fonte de arrecadação de impostos, de geração de emprego e de renda para a população exercem funções industriais.
Entre as cidades que se destacam pela presença de importantes parques industriais, estão Volta Redonda, no Rio de Janeiro (foto ao lado), e Cubatão, em São Paulo.
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Quando o turismo se torna a principal atividade econômica que impulsiona o crescimento e o desenvolvimento de uma cidade, dizemos que essa cidade exerce função turística.
As cidades com função turística podem se destacar por suas belezas naturais, pelo seu patrimônio cultural, artístico e arquitetônico, etc. As belezas naturais de suas cataratas fazem de Foz do Iguaçu, no Paraná, uma das cidades mais visitadas do Brasil.
Cidades com funções político-administrativas são aquelas que concentram os órgãos, as instituições e os poderes representantes de um governo. Como exemplo, temos a cidade de Brasília, no Distrito Federal, sede do governo brasileiro.
Quando uma cidade se destaca pelo desenvolvimento não apenas de uma, mas de várias atividades econômicas, dizemos que essa cidade exerce funções múltiplas. Assim, uma cidade pode ter uma grande importância turística, ao mesmo tempo que também se destaca economicamente por suas atividades portuárias, suas indústrias e suas atividades comerciais. Como exemplo, podemos citar a cidade do Rio de Janeiro.
4. Você consegue identificar qual é a função da cidade do município onde mora, ou de uma cidade vizinha? Converse com os colegas e digam quais características vocês levaram em consideração para fazer essa identificação.
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ATIVIDADES
1. Observe as fotos a seguir.
Agora, responda às questões no caderno.
-
Compare e descreva as fotos A e B.
-
Qual das fotos mostra um crescimento de forma espontânea e desordenada no processo de urbanização?
-
Quais características a cidade planejada apresenta? Em qual imagem ela está representada?
- As ruas do lugar onde você vive são mais parecidas com qual cidade retratada nas imagens anteriores? Explique por quê.
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2. Relacione as imagens aos números dos textos, identificando a função urbana de algumas cidades brasileiras. Registre a resposta no caderno.
I As cidades com funções industriais concentram grande número de fábricas, gerando muitos empregos e muita renda para sua população.
II Essas cidades apresentam importantes acervos arquitetônicos em centros históricos e culturais.
III Crescem e se desenvolvem economicamente a partir de importantes portos marítimos ou fluviais. Essas cidades exercem a função portuária.
3. Como você percebe a função da cidade onde você vive ou da cidade mais próxima? Esta questão foi discutida nas páginas 64 e 65. Agora, em grupos de três alunos, elaborem painéis com imagens e pequenos textos registrando a função urbana identificada da cidade onde moram ou de uma cidade vizinha. Organizem o trabalho de acordo com as seguintes etapas:
- pesquisem e colem em cartolinas as imagens que representem uma ou mais funções que a cidade exerce;
- escrevam uma legenda para cada imagem, relacionando cada uma delas à função urbana que representa;
- apresentem os cartazes aos colegas e ao professor, explicando cada imagem.
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Estudando as cidades e suas diferenças
Os diferentes bairros de uma mesma cidade podem revelar as enormes desigualdades sociais vividas pela população do nosso país. Em algumas cidades, principalmente nos maiores centros urbanos, essas desigualdades podem ser observadas na distribuição dos serviços públicos e dos equipamentos urbanos entre os diferentes bairros.
Em geral, os bairros centrais das cidades são mais bem servidos de infraestrutura e serviços públicos. No entanto, nos maiores centros urbanos podemos encontrar algumas áreas centrais com construções antigas e bastante deterioradas. Com isso, essas áreas ficam desvalorizadas, sendo procuradas por pessoas de mais baixa renda por não terem condições de pagar por aluguéis ou imóveis melhores.
Veja a foto a seguir.
- equipamentos urbanos:
- abrange todos os bens destinados ao funcionamento de uma cidade, como os órgãos da administração pública (prefeitura, câmara de vereadores), os sistemas de transporte, as áreas verdes (praças, parques e jardins), os sistemas de iluminação pública, de saneamento básico, de limpeza urbana, de saúde, de segurança pública, entre outros
- periferias:
- áreas da cidade mais afastadas do centro
Nas periferias dessas cidades, por sua vez, podemos encontrar bairros carentes de infraestrutura, falta de saneamento básico e ruas sem calçamento e pavimentação asfáltica, por exemplo, além de serviços públicos precários, como coleta de lixo e iluminação pública deficiente, transporte coletivo deficitário, falta de creches, escolas, postos de saúde, etc.
Muitas vezes, os moradores desses bairros constroem suas moradias nas encostas de morros ou às margens de rios, áreas que podem apresentar muitos riscos. Por outro lado, nas periferias também crescem bairros luxuosos, como os condomínios fechados, dotados da mais completa infraestrutura e equipados com sistemas de segurança. Observe as fotos na página seguinte.
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LER E COMPREENDER
DÉFICIT DE MORADIAS NO BRASIL
Nas cidades, sobretudo nos grandes centros urbanos, existem imóveis abandonados por seus donos, que acabam se deteriorando. Há casos em que esses imóveis são ocupados por famílias que não têm uma moradia, ou vivem em situação de rua, dormindo embaixo de pontes e viadutos. Sem renda suficiente para pagar o preço de aluguéis ou mesmo comprar uma moradia, essas famílias encontram nas ocupações uma maneira de viver em condições mais dignas.
Essa situação retrata o problema do déficit de moradias e ao mesmo tempo reforça a necessidade de uma política habitacional voltada para as famílias mais carentes. Segundo dados de 2019, da Fundação João Pinheiro em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o déficit habitacional em nosso país chegou a 5,8 milhões de moradias.
1. Leia o texto anterior uma vez, silenciosamente. Depois, leia em voz alta com os colegas. Em seguida, procurem no dicionário as palavras cujo significado vocês não conhecem.
2. Converse com os colegas e o professor sobre a falta de moradias no município em que vocês vivem.
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As cidades e suas relações
As cidades estabelecem relações entre si devido à importância e à influência que exercem sobre outras.
As pessoas que vivem em algumas cidades pequenas muitas vezes precisam se deslocar para terem acesso a serviços ou produtos que não encontram no comércio local. As cidades grandes, por sua vez, oferecem os mais diversos serviços e atividades especializadas (atendimento médico, serviços educacionais, lazer, trabalho) e são muito procuradas por pessoas vindas de outras cidades.
Assim, podemos dizer que as cidades estabelecem relações entre si. O exemplo a seguir mostra como as cidades se relacionam.
A Nerópolis é uma pequena cidade do interior do estado de Goiás. Ela tem apenas 30 mil habitantes e seus moradores dependem basicamente do comércio local.
B Quando não encontram o que procuram no comércio local, os moradores de Nerópolis podem buscar por produtos ou serviços na cidade vizinha de Anápolis, que tem 391 mil habitantes.
C Porém, os serviços mais especializados (universidades, hospitais, clínicas médicas), além de maiores opções de lazer (shoppings centers, museus, teatros, zoológicos, etc.) podem ser encontrados na capital Goiânia, que tem aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.
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3. De que maneira a cidade do município onde você vive se relaciona com outras cidades? Pense no exemplo da página anterior e verifique se isso ocorre da mesma maneira ou de modo diferente. Converse com os colegas.
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ATIVIDADES
1. Observe as fotos a seguir que retratam diferentes paisagens de uma cidade.
Compare as fotos e responda às questões a seguir no caderno.
-
Quais serviços públicos e equipamentos urbanos podemos observar em cada uma das fotos?
-
Comparando as duas imagens, o que podemos concluir sobre as diferenças existentes em uma mesma cidade?
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2. Cecília e Pedro moram em cidades diferentes. A cidade de Cecília, João Pessoa, possui 817 mil habitantes e é considerada uma cidade grande. Já a cidade de Cabedelo, onde vive Pedro, possui 68 mil habitantes e é considerada uma cidade pequena. Leia o relato deles sobre as cidades onde moram.
De acordo com as descrições de Cecília e Pedro, responda às questões a seguir no caderno.
-
De acordo com a descrição de Cecília, como é a cidade onde ela mora?
-
De acordo com a descrição de Pedro, como é a cidade onde ele mora?
-
Quais as principais diferenças entre as duas cidades?
-
No caderno, escreva um relato como os de Cecília e Pedro contando um pouco sobre o seu município e o que há nele (indústria, comércio, escolas, etc.). Com a ajuda do professor, faça uma pesquisa para saber quantos habitantes há no município onde você vive. Descreva também se precisou recorrer a outro município para adquirir algum tipo de produto ou serviço. Compartilhe o seu relato com os colegas.
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3 O crescimento das cidades gera novos desafios
À medida que as cidades crescem e suas populações aumentam, novos bairros vão surgindo. Muitos vão sendo formados nas áreas mais afastadas do centro, o que contribui para a expansão das periferias urbanas.
Com esse crescimento, novas áreas urbanas avançam em direção às áreas rurais. Lavouras, pastagens e até mesmo áreas de vegetação natural vão sendo substituídas por arruamentos, conjuntos habitacionais, loteamentos, condomínios de luxo, bairros industriais, centros comerciais, etc.
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O crescimento das cidades também ocorre dentro da própria área urbana, ocupando terrenos que ainda estavam vazios e ampliando os bairros, ou por meio de construções verticais, como os grandes edifícios residenciais ou comerciais.
Veja o crescimento em parte da cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Barra da Tijuca, comparando as imagens a seguir.
1. Identifique e escreva no caderno a principal transformação que ocorreu nessa paisagem ao longo do tempo.
2. Identifique e anote também no caderno os elementos que permaneceram na paisagem mais recente.
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ATIVIDADES
1. Observe as imagens de satélite a seguir e responda às questões no caderno.
Comparando as imagens, responda às questões no caderno.
- Em qual data foi registrada a imagem A? E a imagem B? Quanto tempo transcorreu entre o registro das duas imagens?
- O que ocorreu com a área urbana entre essas duas imagens?
- Que outras diferenças podemos observar nessa paisagem ocorridas nesse período?
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Os problemas urbanos
Grande parte das pessoas que abandona o espaço rural dirige-se para as cidades, principalmente para os maiores centros urbanos do país. Essas pessoas seguem em busca de melhores oportunidades de trabalho e de condições de vida nas cidades.
No entanto, as cidades geralmente não estão preparadas para receber esse intenso fluxo de pessoas, não atendendo à demanda de moradias adequadas, emprego e infraestrutura. Sem os investimentos necessários, as cidades cresceram de maneira desordenada, levando ao agravamento de diversos problemas, principalmente em sua periferia. Vamos observar alguns exemplos disso.
Moradia inadequada
As famílias de baixa renda geralmente vivem em condições precárias nas cidades. Muitas delas residem em áreas de risco, como encostas de morros, onde podem ocorrer deslizamentos de terra em época de chuvas (veja ao lado).
Outras famílias moram às margens de rios e córregos e suas moradias estão sujeitas a inundações pela água das chuvas (observe a foto abaixo).
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Mobilidade urbana
Nos maiores centros urbanos, grande parte da população depende do transporte coletivo, principalmente do ônibus. No entanto, os investimentos nesse sistema de transporte têm sido insuficientes e os serviços prestados tornam-se de péssima qualidade: faltam linhas, os veículos circulam superlotados e os preços das passagens são elevados.
Diante dessa situação, muitas pessoas dão preferência ao uso de veículos particulares. Isso provoca um constante aumento no número de automóveis em circulação, dificultando o tráfego das principais ruas e avenidas.
Infraestrutura e serviços insuficientes
A implantação da infraestrutura urbana, como rede de água e esgoto, iluminação pública, pavimentação das ruas e coleta de lixo, nem sempre acompanha o rápido crescimento das cidades.
A falta dessa infraestrutura atinge principalmente os bairros onde vivem populações de baixa renda. Muitos desses bairros também não possuem escolas, creches e postos de saúde em número suficiente para atender toda a população.
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Poluição urbana
Um número cada vez maior de veículos circula pelas cidades emitindo gases poluentes, que, com os gases expelidos pelas fábricas, estão entre as principais formas de poluição do ar. A concentração desses gases no ar acarreta problemas de saúde em muitas pessoas (veja a foto ao lado).
Outro problema de poluição urbana são as descargas de esgoto e de resíduos industriais em córregos e rios que atravessam as cidades. Essas formas de poluição comprometem diretamente a qualidade da água, afetam a vida de animais e plantas aquáticas, além de colocarem em risco a saúde dos moradores. O contato com água contaminada pode trazer vários tipos de doenças.
Muitas cidades brasileiras também sofrem com problemas causados pelos resíduos sólidos (lixo). Isso ocorre pela deficiência do sistema de coleta, como também pela deposição dos resíduos urbanos em áreas a céu aberto. Depositados dessa forma, os resíduos contaminam o solo, o ar e as águas.
1. No município onde você vive, existem problemas como os que foram mostrados? Há outros problemas? Comente com os colegas.
2. Converse com os colegas sobre como alguns desses problemas urbanos podem ser solucionados. Se você conhece um exemplo disso, conte a eles.
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ATIVIDADES
1. Utilize a letra inicial de cada imagem e descubra os nomes de dois elementos que estão relacionados ao espaço urbano. Depois, relacione esses elementos aos problemas urbanos que as imagens representam. Anote as respostas no caderno, escrevendo uma legenda com a descrição das imagens e os problemas que elas registram.
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2. Relacione, no caderno, o texto correspondente a cada imagem mostrada. Copie as frases no caderno, completando-as conforme informações observadas nas imagens.
I O despejo de ■ sem nenhum tipo de controle gera problemas ambientais. Esse tipo de despejo, como ocorre em ■, causa problemas à saúde das pessoas e poluição do ■, das águas e do ar.
II O congestionamento no ■ é um dos vários problemas urbanos enfrentados atualmente, principalmente em uma cidade como ■. Esse problema traz também prejuízos à ■, pois o excesso de veículos causa a poluição do ■.
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CIDADÃO DO MUNDO Um lugar melhor para viver!
Nas páginas anteriores, conhecemos alguns problemas presentes em muitas cidades e que afetam a qualidade de vida de seus habitantes, como a falta de serviços públicos essenciais, a poluição, a mobilidade prejudicada, a falta de moradias adequadas, etc.
Talvez alguns desses problemas também ocorram no lugar onde você vive.
Veja, a seguir, algumas iniciativas que podem ser tomadas para resolver os problemas que afetam uma comunidade.
Não esquecer dos deveres Individuais
Cada cidadão pode contribuir para a melhoria do lugar onde vive. Veja algumas ações:
- cuidar do lixo que gera em sua moradia;
- evitar o desperdício;
- economizar água e energia elétrica;
- manter limpos os lugares que frequenta, como praças, parques e hospitais;
- cuidar bem dos animais domésticos e proteger os animais silvestres.
Conhecer e pleitear a ação do poder público
É necessário reconhecer e reivindicar a responsabilidade do poder público, pois todos temos direitos e deveres como cidadãos.
- Executar políticas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, como os investimentos em saúde, educação, segurança, habitação e lazer.
- Promover a boa gestão dos recursos públicos que são obtidos com a arrecadação dos impostos pagos pelos cidadãos e pelas empresas.
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Tomar iniciativas em comunidade
O trabalho coletivo, em geral, resulta no benefício para toda a comunidade.
- Realizar assembleias e reuniões comunitárias para discutir as prioridades a serem reivindicadas ao poder público, como a construção de escola, posto de saúde, praça e área de lazer ou pontos de coleta seletiva de lixo.
- Organizar mutirões para melhorar a qualidade de vida no bairro, como a limpeza de ruas e praças públicas, o plantio de árvores e a arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos para doação.
1. Você já pensou sobre os problemas citados no início da página 82? Como eles podem afetar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas?
2. Agora, reflita: esse lugar poderia ser melhor para viver? Em sua opinião, de que maneira esse lugar poderia ser melhorado?
3. Que iniciativas individuais você pratica em seu dia a dia para tornar melhor a cidade ou o lugar onde vive?
4. Imagine que você foi convidado a participar de uma reunião comunitária sobre as melhorias que o lugar onde vive mais precisa. Que sugestão você daria?
5. Com os colegas, elejam três principais prioridades que devem ser tomadas para melhorar o lugar onde vivem. Com a ajuda do professor, escrevam uma carta ao poder público (prefeitos e vereadores) solicitando soluções para os problemas apontados.
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PARA SABER FAZER
Horta urbana
Imagine colher alface, tomate, cenoura, couve, pimentão, salsinha, cebolinha... tudo fresquinho da horta, sem agrotóxico? E melhor ainda, pagando menos ou auxiliando os moradores da comunidade ou do bairro por meio da distribuição de alimentos!
Essa ideia já vem sendo realizada em muitas cidades brasileiras com as chamadas hortas urbanas ou hortas comunitárias.
Em geral, a idealização dessas hortas ocorre da seguinte maneira.
1 Os moradores da comunidade se organizam para promover melhorias no bairro.
2 Junto ao poder público, a comunidade se mobiliza para fazer a limpeza de terrenos baldios que acabavam sendo usados como depósito de entulho e até mesmo lixo.
3 Após a limpeza do terreno, os moradores iniciam o preparo dos canteiros onde poderão ser plantados hortaliças, verduras, legumes e até frutas. Para começar o plantio, as sementes e as mudas podem ser fornecidas pelo poder público ou mesmo doadas pela comunidade.
4 Organizados em grupos ou de acordo com o tempo livre de cada um, os moradores da comunidade se revezam nos cuidados com a horta, podendo envolver o trabalho voluntário de adultos, idosos, jovens e até crianças. Em alguns casos esses canteiros geram uma pequena renda para quem cuida deles.
5 Os alimentos colhidos na horta geralmente vão para a mesa dos moradores que vivem na comunidade, são vendidos a preços acessíveis ou são doados para famílias que mais necessitam de ajuda.
AGORA É COM VOCÊ!
Com a ajuda do professor, vocês podem ajudar a divulgar a ideia de fazer uma horta comunitária no lugar onde vivem. Para isso, criem um fôlder, ou seja, pequenos cartazes explicativos para que sejam distribuídos às famílias e aos vizinhos.
Caso seja possível, a ideia de horta comunitária também pode ser realizada na própria escola envolvendo os alunos, professores, funcionários e moradores da comunidade.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Leia o texto a seguir.
A região que abriga a Cidade do Salvador da Bahia era habitada pelos tupinambás, no século 15. [...] Em 1548, após a morte de Pereira Coutinho, Dom João III, rei de Portugal, nomeou Thomé de Souza Governador do Brasil e o incumbiu da colonização efetiva da América Lusitana. Thomé de Souza desembarcou no Porto da Barra em 29 de março de 1549, e construiu a Cidade do Salvador, de acordo com o projeto de Luís Dias, para ser a Cabeça do Brasil. [...].
IBGE. Salvador. Cidades@. Disponível em: https://oeds.link/75MbOJ. Acesso em: 16 abr. 2021.
De acordo com o texto, responda às questões em seu caderno.
- Em que ano a cidade de Salvador foi construída?
- Salvador surgiu de forma planejada ou espontânea? Copie a parte do texto que comprove que a cidade teve a origem que você respondeu.
2. A representação a seguir mostra a evolução da população rural e urbana no Brasil ao longo das últimas décadas.
De acordo com o que você estudou, responda às questões no caderno.
Fontes de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/nkvD3b Acesso em: 16 abr. 2021. IBGE. Disponível em: https://oeds.link/ZZvjN5. Acesso em: 16 abr. 2021.
- Qual cor está representando a população rural? E qual está representando a população urbana?
- Como se chama a migração que levou muitas pessoas a deixarem o campo e migrarem para as cidades?
- Cite três fatores que contribuíram para a ocorrência do êxodo rural no Brasil.
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3. Observe as fotos a seguir.
Responda às questões em seu caderno.
- Descreva as características que você observa na paisagem do bairro mostrado na foto A e na paisagem do bairro mostrado na foto B.
- Por meio dessas imagens, é possível identificar diferenças nas condições socioeconômicas das pessoas que vivem em uma cidade? Justifique sua resposta.
4. Copie as frases a seguir no caderno, completando-as corretamente de acordo com uma das palavras entre os parênteses.
- Cidades que concentram grande número de fábricas, que geram muitos impostos, além de emprego e renda para a população, exercem funções ■ (industriais/turísticas).
- Cidades que concentram os órgãos, as instituições e os poderes representantes de um governo, exercem funções ■ (comerciais/político-administrativas).
- Cidades que crescem e se desenvolvem economicamente por meio de importantes portos marítimos ou fluviais, exercem funções ■ (portuárias/industriais).
- Cidades que se destacam economicamente por suas belezas naturais e pelo seu patrimônio cultural, artístico e arquitetônico, exercem funções ■ (político-administrativas/turísticas).
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5. Leia a informação a seguir.
"As cidades estabelecem relações entre si devido à importância e à influência que exercem sobre outras".
- Escreva um texto no caderno explicando de que maneira as cidades mantêm relações entre si. Destaque como essas relações ocorrem entre as pequenas cidades e os grandes centros urbanos.
6. Leia o texto da charge a seguir e responda às questões no caderno.
- Qual é o tema apresentado no cartum?
- Por que o personagem disse que em breve também fará parte da cidade?
- Quais transformações ocorrerão na paisagem desse lugar com o crescimento da cidade?
7. Leia as frases a seguir.
- Serviços prestados de péssima qualidade, com veículos superlotados e passagens com preços elevados.
- Concentração de gases tóxicos na atmosfera, descarga de esgoto e de resíduos industriais em córregos e rios, decomposição de resíduos em terrenos e áreas públicas.
- Insuficiência de serviços como rede de água e esgoto, iluminação pública, pavimentação das ruas e coleta de lixo.
- Muitas famílias morando em áreas de risco, como encostas de morros ou nas margens de rios e córregos.
De acordo com o que você estudou, escreva no caderno quais são os problemas urbanos descritos em cada uma das frases anteriores que você estudou nesta unidade.