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3 As regiões brasileiras
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Por ser um país muito extenso, o Brasil possui grande diversidade natural, econômica e cultural. Essa diversidade pode ser conhecida quando estudamos as grandes regiões brasileiras.
CONECTANDO IDEIAS
1. O que o mapa do Brasil apresentado no quebra-cabeça está representando?
2. De qual região do país o estado onde você vive faz parte?
3. O que você sabe sobre as outras regiões do Brasil?
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1 Conhecendo as regiões brasileiras
O que você sabe sobre cada uma das cinco regiões brasileiras? Os quadros a seguir apresentam algumas das principais características dessas regiões.
Leia uma vez silenciosamente. Em seguida, leia em voz alta com os colegas.
Região Norte
Principais características
- Possui clima quente e úmido e caracteriza-se pela presença da floresta Amazônica, assim como de extensos e numerosos rios.
- Destaca-se pela grande produção mineral e pela importância da diversidade natural existente na floresta Amazônica.
- Possui a maior população indígena do país que, com os migrantes nordestinos, influenciou a rica cultura da região.
Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Área: 3 850 509 km2 (45% do território brasileiro).
População (2020): 18 672 000 habitantes (8% da população brasileira).
Região Nordeste
Principais características
- O clima semiárido atua em parte da região, onde ocorrem períodos de secas prolongadas.
- O extenso litoral e o clima quente favorecem a atividade turística. Em grande parte da região, pratica-se uma agropecuária tradicional e, em áreas do interior, desenvolve-se uma importante agricultura irrigada.
Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Área: 1 552 167 km2 (18% do território brasileiro).
População (2020): 57 374 000 habitantes (29% da população brasileira).
- Após a leitura dos textos das páginas 90 e 91, com os colegas, identifiquem qual região do país é a mais extensa, qual é a mais populosa, e qual possui o maior número de estados.
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Região Centro-Oeste
Principais características
- Abriga áreas de importantes formações vegetais, como o Cerrado, a floresta Amazônica e o Pantanal.
- A pecuária extensiva e a agricultura comercial são atividades de grande destaque na economia da região.
- O povoamento da região intensificou-se com a vinda de migrantes de diferentes partes do país.
Região Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Área: 1 606 316 km2 (19% do território brasileiro).
População (2020): 16 504 000 habitantes (7% da população brasileira).
Região Sudeste
Principais características
- Devido à intensa urbanização e ao desenvolvimento das atividades econômicas, a vegetação e os rios dessa região foram bastante transformados.
- Destaca-se como centro econômico do país por concentrar grande e variada atividade industrial, comercial e de prestação de serviços.
Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Área: 924 565 km2 (11% do território brasileiro).
População (2020): 89 012 000 habitantes (42% da população brasileira).
Região Sul
Principais características
- Destaca-se pela presença do clima subtropical, onde são registradas, no inverno, a ocorrência das mais baixas temperaturas do país.
- Possui grande e diversificada produção agrícola.
- A concentração de imigrantes, como italianos, alemães, eslavos e japoneses, influenciou a formação de uma cultura diversificada nessa região.
Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Área: 576 736 km2 (7% do território brasileiro).
População (2020): 30 192 000 habitantes (14% da população brasileira).
Fontes de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/ppzUXO. Estimativas de População (EstimaPop). Disponível em: https://oeds.link/tI2f3Q. Acessos em: 28 jan. 2021.
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Região Norte
A Região Norte é a mais extensa região brasileira. Observe o mapa.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 94.
A floresta e os rios da Região Norte
A presença da floresta Amazônica e de extensos e numerosos rios é característica marcante da Região Norte.
A floresta Amazônica está presente em todos os estados dessa região. Dela, são extraídos diversos produtos vegetais, como o látex da seringueira, a castanha-do-pará e outras espécies de plantas medicinais.
A principal via de transporte de cargas e de pessoas na Região Norte são os rios, que também são importante fonte de alimentos para a população, pois deles são retirados grande variedade de peixes, entre eles, o pirarucu.
O pirarucu está ameaçado de extinção, por isso a pesca desse peixe é controlada como tentativa de garantir sua reprodução.
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A agropecuária, a atividade madeireira e a devastação da floresta Amazônica
Grande parte da população rural da Região Norte vive da agricultura de subsistência, ou seja, plantar para o próprio sustento. Essa agricultura é responsável por uma parcela importante da produção agrícola da região, sobretudo de produtos como arroz, milho e mandioca.
A maior parte da pecuária da Região Norte é praticada de maneira extensiva, isto é, o gado é criado solto em imensas pastagens.
Nas últimas décadas, a atividade madeireira e a expansão das atividades agropecuárias vêm provocando a rápida devastação da floresta Amazônica. Muitas árvores são derrubadas para fornecer madeira e dar lugar a plantações e pastagens. Isso vem causando a extinção de inúmeras espécies de plantas e animais, muitas ainda não conhecidas pela ciência.
DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA
De acordo com o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), entre 2019 e 2020 foram desmatados 11 mil km² da floresta Amazônica em território brasileiro. Essa área corresponde, aproximadamente, à metade da área do estado de Sergipe, cujo território mede 21 925 km².
Pense sobre isso e imagine o prejuízo que o desmatamento tem causado à fauna, à flora e aos povos que vivem na floresta Amazônica.
De que maneira podemos colaborar com o combate ao desmatamento da floresta Amazônica?
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As cidades industriais da Região Norte
A maior parte das indústrias da Região Norte está localizada nas cidades de Manaus, capital do Amazonas, e Belém, capital do Pará. Essas são as duas maiores cidades da região, abrigando, respectivamente, 2,2 e 1,5 milhões de habitantes.
Na capital do Amazonas está instalada a Zona Franca de Manaus, que isenta de impostos os produtos da indústria, tornando-os mais baratos. Muitas fábricas de aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e motocicletas estão instaladas na Zona Franca de Manaus.
A CULTURA DA REGIÃO NORTE
A cultura da população que vive na Região Norte é intensamente influenciada pelas culturas indígena e nordestina.
A influência indígena deve-se ao fato de a maior parte dessa população viver nessa região. Os nordestinos migraram em grande quantidade para a Região Norte durante o século 20, sobretudo para trabalharem na extração do látex da seringueira.
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ATIVIDADES
1. Reescreva as frases a seguir no caderno substituindo os quadrinhos pelas informações corretas.
- A floresta ■ abrange partes de todos os estados da Região Norte. Dela, são extraídos diversos produtos vegetais.
- Os rios da Região Norte são muito utilizados como vias de ■ de cargas e de pessoas, sendo também fonte de ■ para boa parte da população.
2. Observe a foto a seguir e responda às perguntas no caderno.
- O que mostra a foto?
- Quais são as principais atividades econômicas que, nas últimas décadas, vêm devastando a floresta Amazônica?
- Quais são as consequências dessa devastação para as plantas, os animais e os povos da floresta?
-
Você sabe como está a situação atual dessas práticas na floresta Amazônica? Vamos investigar! Para isso, forme uma equipe com no máximo três colegas e pesquisem em jornais, revistas e em sites sobre um dos seguintes temas.
- Informações atuais sobre desmatamentos e queimadas na floresta Amazônica.
- A exploração ilegal de recursos minerais em terras indígenas.
- Como é realizado o monitoramento da floresta Amazônica para conter a sua exploração predatória.
Registrem as informações encontradas na forma de um relatório ilustrado com fotos ou desenhos. Depois, apresentem o relatório para toda a turma.
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CIDADÃO DO MUNDO Biopirataria no Brasil
Você sabia que, no Brasil, existe uma grande diversidade de espécies de plantas e de animais? É a maior diversidade do mundo! Muitas dessas espécies possuem substâncias que podem ser utilizadas para a produção de vários produtos, entre eles cosméticos e medicamentos.
Sabendo da grande utilidade de algumas espécies de plantas e de animais, importantes laboratórios internacionais contratam pessoas para retirar essas espécies da natureza. Muitas vezes, eles atuam sem a devida autorização do governo federal, caracterizando, assim, o crime da biopirataria.
Tal crime também acontece quando algumas pessoas se apropriam do conhecimento dos povos indígenas sobre a utilidade medicinal de diferentes plantas e animais.
Os biopiratas, então, passam esses conhecimentos aos laboratórios internacionais que, por sua vez, desenvolvem diferentes produtos com as substâncias utilizadas pelos povos indígenas. No entanto, não dividem com as comunidades indígenas as riquezas geradas por meio dos produtos desenvolvidos.
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Em nosso país, a biopirataria ocorre com maior frequência na floresta Amazônica. Algumas espécies capturadas nela ainda são desconhecidas e não foram estudadas pelos cientistas brasileiros. Com isso, o nosso país não chega a conhecer totalmente a diversidade de sua fauna e flora, deixando de obter as riquezas que podem ser geradas com os produtos derivados dessas espécies nativas.
Calcula-se que, anualmente, cerca de 38 milhões de animais silvestres brasileiros sejam retirados da natureza. A maioria das espécies roubadas são de animais ameaçados de extinção e, por isso, são ainda mais valiosos. Muitos animais resgatados da biopirataria são encaminhados para zoológicos, onde são tratados de maneira adequada.
1. Quais são os prejuízos ambientais provocados pelo crime da biopirataria?
2. Em sua opinião, de que maneira a biopirataria pode ser combatida? Conte aos colegas.
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Região Nordeste
O Nordeste é a terceira região mais extensa do país e a segunda mais populosa. Observe no mapa os estados que fazem parte dessa região.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 94.
O Nordeste e seus contrastes
As diferenças naturais e socioeconômicas entre o interior e o litoral são características marcantes da Região Nordeste.
No interior, o clima é semiárido e o número de habitantes é menor que o da porção litorânea. Muitas pessoas vivem no espaço rural e desenvolvem, principalmente, atividades agropecuárias, com destaque para a criação de caprinos e bovinos. Lavouras de milho, feijão, arroz e mandioca também são cultivadas em pequenas propriedades para o sustento das próprias famílias.
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Na porção litorânea, onde o clima é chuvoso, concentra-se a maior parte da população e os principais centros urbanos do Nordeste. Nessa parte da região, desenvolvem-se diversas atividades econômicas, como a agropecuária e a indústria. No entanto, destacam-se atividades de comércio e de prestação de serviços que envolvem o turismo.
A seca e as migrações
A seca é um período prolongado sem chuvas. Essa estiagem ocorre, principalmente, em grande parte do Sertão nordestino, que é uma área do interior da Região Nordeste. As secas influenciaram as migrações principalmente no século 20. Durante as longas estiagens, muitas lavouras e criações são perdidas e muitas pessoas abandonam suas terras, partindo para o litoral ou para outras regiões do país em busca de melhores condições de vida.
Boa parte das pessoas que deixam o Sertão dirige-se para as cidades nordestinas maiores. Isso tem contribuído para o crescimento populacional dos grandes centros urbanos da região, como Salvador, Fortaleza e Recife.
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O clima e os rios do Nordeste
O clima do Nordeste tem influência direta sobre as características dos rios que correm na região. No Nordeste, existem rios permanentes e rios temporários.
A SECA E AS CISTERNAS NO SERTÃO
A ocorrência das secas agrava as condições de vida de grande parte da população do Sertão nordestino. Com o longo período de falta de água, os sertanejos podem perder suas lavouras e criações.
Atualmente, a construção de cisternas para coleta da água das chuvas tem melhorado as condições de vida de muitas famílias do Sertão nordestino.
- cisternas:
- reservatórios construídos geralmente próximo das moradias para receber e armazenar a água das chuvas captadas em alguma superfície, como telhados
A água é um recurso escasso em algumas regiões do país. Ainda que no município onde você vive não haja falta de água, utilize-a com economia, pois ela é um patrimônio de toda a humanidade.
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ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
1. Leia o cordel e observe a imagem. Em seguida, responda às questões no caderno.
[...]
Nossa escritora Rachel
Retrata seu Quixadá
Mas essa seca malvada
Maltratou meu Ceará
Meu pai também me contou
Que essa "braba" castigou
Minha querida Tauá.
Mesmo quem tinha recursos
Passou certa precisão
Pois se tinha pra comer
Pra o gado, não, tinha não
E muitos pobres morreram
E os que sobreviveram
Vagavam pelo sertão.
[...]
O quinze, de Paulo de Tarso. 3. ed. Tauá: Gráfica e Editora Canindé, 2001. p. 1.
- Qual é o título e quem é o autor desse cordel?
- De acordo com o cordel, como a seca prejudica a população?
- Na última parte do cordel, o autor comenta que as pessoas vagavam pelo Sertão. Em sua opinião, por que as pessoas faziam isso?
- De acordo com o que você estudou, o que poderia ser feito para diminuir os efeitos da seca no Sertão do Nordeste? Conte sua opinião aos colegas.
- Pesquise em jornais, revistas ou na internet informações sobre o cordel, que é uma importante manifestação cultural do povo nordestino. Para isso, reúna-se com no máximo três colegas, encontrem um texto de cordel e o apresentem na sala de aula. Vocês podem combinar um momento de leitura dos cordéis encontrados ou uma dramatização das histórias contadas nesses textos.
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Região Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste é a segunda região mais extensa do país, porém é a que possui o menor número de habitantes.
Nessa região, estão localizados o Distrito Federal e mais três estados. Veja o mapa.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 94.
A agricultura, a pecuária e a ocupação do Centro-Oeste
Uma característica comum aos estados da Região Centro-Oeste é a intensa ocupação de novas áreas para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.
Na agricultura, a soja, o milho, a cana-de-açúcar e o algodão estão entre os principais produtos cultivados na região.
A pecuária é uma das atividades econômicas mais importantes da Região Centro-Oeste. O rebanho bovino é o maior do país, abrangendo cerca de 34% do total nacional. Em geral, o gado é criado solto, em grandes fazendas, e destina-se principalmente à produção de carne e seus derivados.
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A mineração e o turismo no Centro-Oeste
A mineração e o turismo são outras importantes atividades econômicas desenvolvidas no Centro-Oeste.
No caso da mineração, a região é uma importante produtora nacional de níquel, amianto, ouro, fosfato e manganês.
A atividade do turismo na Região Centro-Oeste vem crescendo nas últimas décadas. Isso tem ocorrido em razão da existência de belezas naturais, como o Pantanal, os rios e as cachoeiras das áreas de serras e chapadas.
PRINCIPAIS TRANSFORMAÇÕES DA REGIÃO CENTRO-OESTE
A Região Centro-Oeste passou por grandes transformações nos últimos cinquenta anos. Os principais motivos que levaram a essas transformações foram:
- a construção de Brasília, a capital federal, inaugurada em 1960;
- a abertura de novas rodovias ligando Brasília às demais áreas do Centro-Oeste e às outras regiões do país;
- as migrações de pessoas vindas de várias partes do país para essa região, principalmente de agricultores incentivados pelo baixo custo das terras.
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A população do Centro-Oeste
A população da Região Centro-Oeste encontra-se distribuída de forma irregular em seu território. As áreas localizadas nos maiores centros urbanos, como as cidades de Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), concentram grande parte da população que vive na região. Ao mesmo tempo, existem grandes extensões de terras pouco habitadas, como o Pantanal e o norte do estado do Mato Grosso.
A POPULAÇÃO URBANA DO CENTRO-OESTE
Assim como nas demais regiões do país, a maior parte da população do Centro-Oeste vive em cidades. De cada 100 habitantes, cerca de 90 vivem em centros urbanos, e apenas 10 vivem nas áreas rurais. Veja o gráfico.
Fonte de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Disponível em: https://oeds.link/cqV8Q4. Acesso em: 29 jan. 2021.
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BRASÍLIA: UMA CAPITAL PLANEJADA
Em 1956, a capital do Brasil era a cidade do Rio de Janeiro. Naquele mesmo ano, o governo do presidente Juscelino Kubitschek deu início à construção de uma nova capital para o Brasil: Brasília, planejada para ser construída na região central do país.
O projeto da cidade de Brasília foi desenvolvido pelo arquiteto Lúcio Costa e os principais edifícios foram desenhados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Brasília foi construída por trabalhadores vindos de todas as partes do país, principalmente do Nordeste.
A inauguração da cidade ocorreu em 21 de abril de 1960. A construção da nova capital representou o início de uma época de grandes mudanças no território brasileiro e intensificou a ocupação do interior do país.
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ATIVIDADES
1. Observe os gráficos a seguir e responda às questões no caderno.
Fontes de pesquisa: Anuário estatístico do Brasil 2008 (CD-ROM). Rio de Janeiro: IBGE, 2009. Estimativas de População (EstimaPop). Disponível em: https://oeds.link/wshFoj. Acesso em: 29 jan. 2021.
- Qual era o número aproximado de habitantes da Região Centro-Oeste em 1960?
- Em 2020, qual era a população aproximada da Região Centro-Oeste?
- De acordo com o gráfico de setores, onde vive a maior parte da população da Região Centro-Oeste?
- O crescimento da população do Centro-Oeste se deve às transformações ocorridas na região nos últimos cinquenta anos. De acordo com o que você estudou, escreva no caderno quais foram essas transformações.
2. Responda às questões a seguir no caderno.
- Quais são os produtos que se destacam na produção agrícola da Região Centro-Oeste?
- Qual é o principal rebanho criado no Centro-Oeste?
- Quais são os recursos minerais mais explorados no Centro-Oeste?
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3. Observe a foto a seguir.
Responda às questões no caderno.
- O que a pessoa da foto está praticando?
- Que atividade econômica está relacionada à atividade praticada na foto?
- Qual é a importância das belezas naturais para essa atividade econômica?
LER E COMPREENDER
4. Leia as manchetes a seguir e responda às questões no caderno.
A
Indígenas denunciam mais um ataque de garimpeiros em terra Yanomami
Disponível em: https://oeds.link/2ZrdIL. Acesso em: 2 jun. 2021.
B
Doze são presos durante operação de combate ao roubo de madeira em terras indígenas de MT
Disponível em: https://oeds.link/0Tzbzk. Acesso em: 29 jan. 2021.
- Que assunto é tratado em cada manchete?
- Quais impactos os problemas apontados nas manchetes podem causar aos povos indígenas?
- Na sua opinião, ao ler essas manchetes, é importante demarcar as terras habitadas pelos indígenas?
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Região Sudeste
A Região Sudeste é a que reúne o maior número de habitantes entre as cinco regiões brasileiras.
Observe no mapa os quatro estados que formam a Região Sudeste.
O Sudeste é uma região muito industrializada
Na Região Sudeste, destaca-se a presença de diversos tipos de indústrias de grande porte, como siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas, automobilísticas, aeroespaciais, navais, alimentícias, têxteis, eletroeletrônicas, etc.
As maiores concentrações industriais do país estão localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e nas cidades vizinhas desses grandes centros urbanos.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 94
- siderúrgica:
- indústria que produz um tipo de ferro, chamado de ferro gusa, que por meio de processos especiais é transformado em aço; o aço é bastante usado na construção civil e como matéria-prima na fabricação de automóveis, embalagens e utensílios domésticos
- metalúrgica:
- ramo da indústria especializado em produzir metais e ligas metálicas, além de transformar esses metais em objetos
- petroquímica:
- indústria que fabrica produtos químicos a partir do petróleo; os fertilizantes e o plástico são exemplos desses produtos químicos
- naval:
- indústria especializada na fabricação de navios
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A indústria e os transportes no Sudeste
O desenvolvimento da atividade industrial no Sudeste favoreceu a expansão da rede de transporte nessa região. O Sudeste possui a melhor e mais completa rede de transportes do país, e as rodovias cortam a região em todos os sentidos. No Sudeste, também estão localizados os maiores e mais movimentados portos e aeroportos do país.
Essa rede permite o deslocamento da grande quantidade de matérias-primas e de produtos industrializados que circulam pela região e que também vão para o restante do país.
PRINCIPAIS RECURSOS MINERAIS
O desenvolvimento da atividade industrial no Sudeste também impulsionou maior exploração das jazidas minerais existentes na região.
Entre os recursos minerais mais importantes e mais explorados no Sudeste estão:
- o minério de ferro, o chumbo, o nióbio e a bauxita, no estado de Minas Gerais;
- o petróleo, extraído principalmente em áreas do Oceano Atlântico próximas ao litoral do estado do Rio de Janeiro.
- nióbio:
- metal de coloração prateada encontrado em um minério denominado niobita; resistente à corrosão e usado na fabricação de aços especiais e de ligas metálicas duras e resistentes às altas temperaturas, além de ser usado na confecção de mísseis, foguetes e naves espaciais
- bauxita:
- substância mineral utilizada na produção do alumínio
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O Sudeste é uma região populosa e urbanizada
- Observe o gráfico a seguir. Depois, responda às perguntas.
- Qual é a região mais populosa do Brasil?
- E as duas regiões menos populosas?
- De cada 100 brasileiros, quantos vivem na região onde você mora?
Fonte de pesquisa: IBGE. Estimativas de População (EstimaPop). Disponível em: https://oeds.link/pn7nnX. Acesso em: 29 jan. 2021.
O gráfico anterior mostra que a Região Sudeste é a mais populosa do país. De cada 100 brasileiros, 42 moram nessa região. Esse elevado número de habitantes deve-se, em parte, ao crescimento da atividade industrial, que durante várias décadas atraiu milhares de pessoas vindas de outras regiões brasileiras.
Atualmente, cerca de 93% da população do Sudeste reside nas cidades, o que faz dessa região a mais urbanizada do país. As duas cidades mais populosas do Brasil encontram-se nessa região: São Paulo, com cerca de 12,3 milhões de habitantes, e Rio de Janeiro, com aproximadamente 6,7 milhões de habitantes. A cidade de Belo Horizonte, com cerca de 2,5 milhões de habitantes, é a terceira mais populosa do Sudeste.
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ATIVIDADES
1. O grande desenvolvimento da atividade industrial na Região Sudeste, com a expansão das atividades agropecuárias e o crescimento das cidades, provocou muitas mudanças na paisagem dessa região. Observe os mapas a seguir e verifique, no mapa A, a vegetação natural que existia no Sudeste e, no mapa B, o que resta dela atualmente.
Fonte de pesquisa: Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território, de Hervé Théry e Neli Aparecida de Melo. São Paulo: Edusp, 2005. p. 67.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 100.
Responda às questões no caderno.
- De acordo com o mapa A, quais são os tipos de vegetação nativa encontrados na Região Sudeste?
- De acordo com o mapa B, como a vegetação nativa encontra-se atualmente?
- Nessa região, qual formação vegetal se encontra mais devastada pela ação humana?
- Converse com os colegas e o professor sobre as consequências dessa devastação para a natureza e para a sociedade.
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Região Sul
A Região Sul é a menor das regiões brasileiras em extensão e a terceira mais populosa do país. Observe o mapa.
A população da Região Sul
Parte da população da Região Sul é constituída por descendentes de imigrantes italianos, alemães, poloneses, ucranianos e japoneses. Esses migrantes, juntamente com negros e indígenas, ajudaram a povoar várias partes dessa região.
No Rio Grande do Sul, as principais correntes migratórias foram as de italianos e alemães. No Paraná, foram as de italianos, poloneses, ucranianos e japoneses. Em Santa Catarina, a principal corrente migratória foi a de alemães. Migrantes de outras partes do mundo, como libaneses e espanhóis, também se estabeleceram nessa região.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 94.
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A agricultura e a pecuária da Região Sul
A Região Sul possui uma agricultura bastante desenvolvida, sendo uma grande produtora nacional de soja, arroz, milho, feijão e cana-de-açúcar.
Outras lavouras, como as de trigo, centeio e aveia, também são bastante cultivadas na região, pois se adaptam bem ao clima subtropical. Nesse tipo de clima, as temperaturas são mais baixas durante a estação do inverno. Nos dias mais frios, chegam a ocorrer geadas e até a precipitação de neve nas áreas mais elevadas.
Além das características naturais favoráveis, como a presença de solos férteis e de chuvas regulares, na Região Sul, é grande o emprego de técnicas e máquinas modernas no plantio e na colheita. Esses fatores permitem aos agricultores da região alcançar uma boa produção.
Essa região também se destaca na criação de bovinos, suínos e aves.
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A indústria na Região Sul
A Região Sul é a segunda região mais industrializada do Brasil. Nela, são importantes as indústrias de transformação e beneficiamento de produtos agropecuários, como as vinícolas, os laticínios e os frigoríficos. Também se destacam as indústrias de refino de petróleo, de vestuário, de calçados e de móveis. Recentemente, foram instaladas nessa região algumas grandes indústrias automobilísticas.
Os principais centros industriais da Região Sul estão localizados nas cidades de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Joinville (SC), Blumenau (SC) e nas suas regiões metropolitanas.
- vinícola:
- estabelecimento onde se fabrica o vinho; no Brasil, há muitas vinícolas na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, considerada o principal polo de cultivo de uva do Brasil
POTENCIAL ENERGÉTICO DA REGIÃO SUL
A Região Sul se destaca também pelo potencial energético. Grande parte da energia produzida nessa região é gerada em usinas hidrelétricas, construídas em rios de planaltos. Nessa região, está instalada a maior usina hidrelétrica do mundo em produção de energia: a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Construída no rio Paraná, próximo à cidade de Foz do Iguaçu (PR), na divisa com o Paraguai, a usina de Itaipu produz cerca de 11,3% de toda a energia consumida no Brasil. No Paraguai, 88% da energia consumida é de Itaipu.
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ATIVIDADES
1. De acordo com o que você estudou sobre a Região Sul, relacione, no caderno, a letra que identifica as imagens às frases correspondentes a cada uma delas.
- A Região Sul apresenta uma produção agrícola bastante desenvolvida, sendo uma grande produtora nacional de grãos.
- As temperaturas mais baixas durante a estação do inverno e a ocorrência de geadas estão entre as características do clima subtropical, que atua nessa região.
- Presença de importantes indústrias de transformação e beneficiamento de produtos agropecuários, como vinícolas e frigoríficos.
- Emprego de técnicas e máquinas modernas no plantio e na colheita nas lavouras.
- A região é uma grande produtora nacional de bovinos, suínos e aves.
- Em algumas porções mais elevadas da região, há precipitação de neve no inverno.
2. A imagem a seguir mostra a Mata de Araucárias, vegetação natural que cobria extensas áreas da Região Sul.
-
Você conhece a Mata de Araucárias? Pesquise em jornais, livros, revistas e na internet informações sobre essa formação:
- suas características;
- áreas de ocorrência;
- principais causas de sua devastação.
Registre, em um cartaz, as informações encontradas usando textos resumidos, fotos ou desenhos. Apresente o cartaz para os colegas e o professor e exponha para os demais alunos da escola.
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2 Os transportes e a interligação das regiões
As cinco regiões brasileiras estão interligadas por uma extensa rede de transportes, composta de rodovias, ferrovias e rios com extensos trechos navegáveis. Há também as vias aéreas e a presença de portos e aeroportos em diversas cidades do Brasil.
O mapa a seguir mostra as principais rodovias e ferrovias brasileiras.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 141.
1. Observe o mapa anterior e responda: quais são as regiões brasileiras que concentram a maior parte das rodovias e ferrovias?
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Observe o mapa a seguir, que mostra os principais rios com trechos navegáveis e os principais portos e aeroportos existentes no Brasil.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 141.
2. Em qual região brasileira há maior concentração de rios com trechos navegáveis?
3. Existem rios com trechos navegáveis em seu estado? Se houver, diga os nomes desses rios.
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Meios de transporte no Brasil
Durante muito tempo, os principais meios de transporte utilizados no Brasil foram os carros de boi, as carroças e alguns tipos de embarcações. Eles se deslocavam por trilhas, por caminhos e, no caso das embarcações, pelos rios, ligando lugares distantes do nosso território.
Somente em 1854 foi instalada, no Rio de Janeiro, a primeira ferrovia do país. Em pouco tempo, as ferrovias tornaram-se a principal via de transporte terrestre, situação que durou até as primeiras décadas do século 20.
A partir dessa época, a construção de rodovias passou a ser priorizada pelo governo federal, que tinha como principal objetivo promover a integração entre as várias regiões do Brasil. Assim, foram construídos milhares de quilômetros de rodovias.
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As vias de transporte e a interligação entre as regiões brasileiras
As vias de transporte possibilitam uma intensa troca de produtos e a circulação de um grande número de pessoas entre as regiões do nosso país.
Veja alguns exemplos de como isso ocorre.
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ATIVIDADES
1. Observe a tabela a seguir e responda às questões no caderno.
Extensão atual das redes de transporte no Brasil (2019)
Rodoviária (pavimentada e não pavimentada) | Ferroviária | Hidroviária |
1,7 milhão de quilômetros | 29 mil quilômetros | 41 mil quilômetros |
Fonte de pesquisa: Confederação Nacional do Transporte. Boletim estatístico - CNT, fev. 2019. Disponível em: /estatistica/boletim_estatistico_da_cnt_confederacao_nacional_do_transporte/2019/fev2019_cnt_boletim_estatistico_transporte.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
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Com base na tabela, qual é a rede de transporte mais extensa do Brasil? Qual é a extensão dessa rede?
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No Brasil, qual é mais extensa: a rede de ferrovias ou a rede de hidrovias?
2. Escolha dois produtos industrializados existentes em sua casa que sejam fabricados no Brasil. Leia as informações do rótulo de cada um deles, cole as embalagens ou uma foto dos produtos selecionados e escreva no caderno:
- nome do produto;
- local de fabricação (cidade e estado);
- região de fabricação.
Depois, apresente suas anotações para os colegas e, juntos, concluam:
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De qual região brasileira provém a maior parte dos produtos pesquisados pela turma?
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Algum produto citado é fabricado no estado onde vocês vivem?
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Na opinião de vocês, como esse produto foi transportado do local da produção até os pontos de venda?
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Algum produto industrializado, como alimentos, roupas, calçados e móveis, é produzido no município onde você vive? Se sim, investigue quais as matérias-primas utilizadas e, se possível, de que forma esse produto é transportado para outros lugares.
3. No município onde você mora há transporte hidroviário de mercadorias? E de pessoas? Pesquise informações a respeito desse assunto com a ajuda do professor e dos colegas.
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4. Observe o gráfico a seguir e responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: Confederação Nacional do Transporte. Boletim estatístico - CNT, fev. 2019. Disponível em: /estatistica/boletim_estatistico_da_cnt_confederacao_nacional_do_transporte/2019/fev2019_cnt_boletim_estatistico_transporte.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
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Entre os meios de transporte mostrados no gráfico, qual é o mais utilizado para movimentação de cargas no Brasil?
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Escreva, no caderno, o percentual de participação das ferrovias e hidrovias.
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Pesquise em livros ou na internet sobre qual tipo de transporte, entre os apresentados no gráfico, possui o menor custo em relação aos demais. Anote no caderno as informações encontradas e depois compartilhe os resultados com os colegas da sala.
5. Observe novamente os mapas das páginas 116 e 117 e responda às questões no caderno.
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Qual região brasileira apresenta a menor rede de rodovias existentes no país?
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Quais regiões possuem o menor número de rios que possam servir como hidrovias?
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Escreva os nomes de três rios que possuem trechos navegáveis.
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A interligação das regiões brasileiras pelos meios de comunicação
Os meios de comunicação exercem papel importante na interligação das regiões brasileiras. Os principais meios de comunicação utilizados em nosso país são o rádio, a televisão, os jornais, as revistas, as cartas, o telefone e a internet. Por meio deles, podemos nos comunicar ou obter informações sobre o Brasil e o mundo.
As redes de telefonia, de rádio e de televisão tiveram um grande desenvolvimento tecnológico e contam com torres de transmissão, cabos subterrâneos e satélites artificiais de comunicação. Devido à grande extensão territorial do Brasil, boa parte da transmissão de informações que ocorre entre as regiões brasileiras é feita via satélite.
A REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES
Atualmente, um dos meios de comunicação mais rápidos para enviar e receber informações é a internet, a rede mundial de computadores. Os computadores que estiverem ligados à internet podem receber e enviar mensagens instantaneamente para qualquer lugar do mundo. Pela internet, também é possível ler as notícias dos principais jornais do país e do mundo, consultar bibliotecas, previsão do tempo atmosférico, órgãos do governo ou empresas, universidades, etc. Ao lado, página do site do IBGE.
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A evolução dos meios de comunicação no Brasil
Desde a chegada dos colonizadores portugueses até meados do século 19, o meio de comunicação mais utilizado no Brasil foi a carta, entregue pelo sistema de correio ou por mensageiros. Desse modo, as pessoas levavam dias ou até meses para receber respostas de suas correspondências.
Somente com a instalação do telégrafo, inaugurado em 1857, no estado do Rio de Janeiro, o país passou a ter outros meios de comunicação. A partir de então, os aparelhos e as redes de comunicação passaram por avanços tecnológicos no Brasil e em todo o mundo, possibilitando a rapidez na comunicação entre as pessoas e a troca de informações. Veja.
O primeiro aparelho de telefone celular foi criado na década de 1970. A partir de então, a comunicação entre as pessoas se tornou mais prática e os aparelhos foram se tornando cada vez mais modernos.
O primeiro computador pessoal foi criado em 1973. Desde então, os computadores se tornaram uma opção de meio de comunicação, principalmente com o uso da internet, a partir da década de 1990, e com a rede de internet sem fio, no início dos anos 2000.
Os tablets surgiram na década de 2010, trazendo praticidade de comunicação instantânea. Com o uso de câmera, as chamadas de vídeo a partir da conexão com a internet móvel tornaram-se uma das alternativas mais utilizadas pelas pessoas para se comunicarem. Veja na foto ao lado.
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ATIVIDADES
1. Converse com os colegas sobre a importância dos meios de comunicação para a interligação entre as regiões brasileiras. Produzam um texto coletivo sobre as conclusões a que chegaram, e o professor ou alguns dos alunos podem anotá-las na lousa. Depois de finalizado, o texto pode ser copiado no caderno.
2. Escreva, no caderno, o que seria diferente em seu dia a dia se não existissem os meios de comunicação como telefone, aparelho de televisão ou computador.
3. Qual meio de comunicação você e seus familiares costumam utilizar com maior frequência nas atividades do dia a dia? Anote sua resposta no caderno em forma de lista.
4. Atualmente, muitas atividades dependem do acesso à internet, como pagar contas, obter um boleto de pagamento e fazer inscrições ou matrículas em algumas instituições. Converse com os colegas e o professor sobre as vantagens e desvantagens desse fato, pensando no acesso das pessoas à internet e a computadores. Anotem as principais conclusões dessa conversa no caderno.
5. Reúna-se com os colegas, formando grupos para organizar e representar a transmissão de um telejornal em sala de aula.
Os grupos devem pesquisar notícias sobre o Brasil em jornais, revistas, telejornais ou internet. Identifiquem o estado e a região onde o fato ocorreu.
Cada grupo deve selecionar uma notícia que considerar importante e eleger uma dupla para apresentá-la à turma na forma de um telejornal. Esta também é uma oportunidade para tratar de temas locais.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Responda às questões no caderno de acordo com o que você estudou sobre as regiões brasileiras.
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Quais são as cinco grandes regiões do Brasil de acordo com o IBGE?
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Escreva o nome dos estados que fazem parte da região onde você mora.
2. Observe os gráficos a seguir.
Fonte de pesquisa: IBGE. Estimativas da população (EstimaPop). Disponível em: https://oeds.link/x0dPTb. Acesso em: 29 jan. 2021.
De acordo com as informações dos gráficos, responda às questões no caderno.
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Qual é a maior região do Brasil em extensão territorial? Essa região é a mais populosa?
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Qual é a região mais populosa do país?
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Qual é a menor região do país em extensão territorial? Essa região é menos populosa?
3. Leia a manchete a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
Polícia Federal faz operação contra tráfico de animais silvestres
Disponível em: https://oeds.link/WyJb16. Acesso em: 5 abr. 2021.
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Qual é o assunto destacado na manchete?
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Essa manchete está relacionada a qual prática ilegal que afeta a fauna e a flora em nosso país?
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O que é a biopirataria?
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4. Relacione no caderno o nome de cada região com suas principais características naturais.
Região | Características naturais |
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I - Região Norte | A - O clima semiárido atua em parte da região, onde ocorrem períodos de secas prolongadas. |
II - Região Nordeste | B - Apresenta paisagens naturais diversas, como a Floresta Tropical e o Cerrado, porém já bastante devastadas pela ação humana. |
III - Região Centro-Oeste | C - Presença do clima subtropical, que apresenta as temperaturas mais baixas do país no inverno. |
IV - Região Sudeste | D - Possui clima quente e úmido com destaque para a presença da floresta Amazônica. |
V - Região Sul | E - Abriga áreas de importantes formações vegetais, como o Cerrado e o Pantanal. |
5. Leia as frases a seguir e escreva em seu caderno o nome da região a que se referem as características econômicas descritas em cada uma delas.
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Região que se destaca economicamente pela intensa ocupação de novas áreas para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.
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Apresenta grandes contrastes econômicos entre as áreas do interior, dominadas pelo clima semiárido, e a porção litorânea, onde se destacam grandes centros urbanos e praias com enorme potencial turístico.
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Segunda região mais industrializada do país. Concentra importantes indústrias de transformação e beneficiamento de produtos agropecuários, como as vinícolas, os laticínios e os frigoríficos.
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Destaca-se pela grande produção mineral e pela importância da diversidade natural existente na floresta Amazônica. Tem grande potencial para as atividades extrativas, principalmente de recursos florestais.
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Região economicamente mais rica e industrializada do país, que se destaca pela presença de diversos tipos de indústrias, como siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas, automobilísticas, aeroespaciais, navais, alimentícias, têxteis, eletroeletrônicas, etc.
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6. Observe os gráficos a seguir que mostram a participação das regiões brasileiras na produção agrícola e industrial total do nosso país.
Fontes de pesquisa: IBGE. Produção Agrícola Municipal. Disponível em: https://oeds.link/TxDxHw. Acesso em: 28 jun. 2022.
IBGE. Agência IBGE Notícias. Disponível em: https://oeds.link/b7cBAesala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/29005-pam-2019-valor-da-producao-
agricola-nacional-cresceu-5-1-e-atingiu-o-recorde-de-r361-bilhoes. Acesso em 2 jun 2021.
De acordo com as informações dos gráficos, responda às questões no caderno.
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Qual é a região mais industrializada do Brasil? E a menos industrializada? Essas regiões respondem, respectivamente, por qual parcela da produção industrial do país?
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Quais são as três maiores regiões produtoras agrícolas do país? Essas regiões respondem, respectivamente, por qual parcela da produção agrícola do país?
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Qual é a participação da região onde você vive em relação à produção agrícola do país? E em relação à produção industrial?