170
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
1. Diferentes povos e etnias fizeram parte da formação da população brasileira. Escreva em seu caderno o nome dos três principais povos que contribuíram para a diversidade étnica do Brasil.
2. Sobre os fluxos migratórios no Brasil, copie no caderno apenas as frases com informações corretas.
- Algumas migrações no século 21 ocorrem, principalmente, por migrantes que buscam grandes centros urbanos e com atividades econômicas em crescimento. Geralmente, eles saem de seus municípios por causa do baixo crescimento das atividades econômicas e da pouca geração de empregos.
-
As migrações nordestinas das décadas de 1950 a 1980 foram impulsionadas pelo incentivo da política, pela construção de Brasília e pela busca de oportunidades de emprego em cidades maiores, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Manaus.
- As migrações sulistas são fortemente impulsionadas pela pecuária, sendo os estados da Região Nordeste os que mais receberam imigrantes oriundos do Sul e do Sudeste.
- As imigrações de retorno, também presentes no século 21, ocorrem em grande parte devido à necessidade de rever a terra natal, assim como pelo baixo crescimento econômico apresentado nos grandes centros urbanos.
3. Sobre a migração no Brasil, responda no caderno às seguintes questões.
-
Que nome recebeu, no Brasil, o movimento populacional em que houve uma intensa migração de pessoas do campo para a cidade?
-
Cite três fatores que contribuíram para essa atividade migratória.
4. Nas cidades, com suas construções planejadas ou espontâneas, há determinadas atividades econômicas que se destacam das demais. Relacione no caderno os tipos de cidade indicados a seguir às características apresentadas na sequência.
Industrial · Político-administrativa · Turística · Portuária
- O turismo é a principal atividade econômica que impulsiona o crescimento dessa cidade.
- A cidade se desenvolve economicamente por meio de importantes portos marítimos ou fluviais.
171
- Cidade com grande quantidade de fábricas, que são grandes geradoras de renda, impostos e empregos.
- Cidades que concentram órgãos, instituições e poderes representantes de um governo.
5. Leia o texto a seguir e responda às questões no caderno.
Em 1823, José Bonifácio de Andrade e Silva [...] propôs a criação de uma nova capital no interior do Brasil (sugerindo o nome Brasília) [...].
Somente em 1955 foi delimitada uma área de 50 mil quilômetros quadrados - onde localiza-se o atual Distrito Federal. A construção da nova capital teve início em abril de 1956, no comando do então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira [...].
No dia 21 de abril de 1960, a estrutura básica da cidade está edificada e Brasília então é inaugurada [...].
IBGE. Brasília. Cidades@. Disponível em: https://oeds.link/py3rnh. Acesso em: 23 abr. 2021.
-
A cidade de Brasília foi construída de maneira espontânea ou planejada? Por quê? Justifique sua resposta utilizando o texto como base.
-
Qual é a diferença entre cidades planejadas e cidades espontâneas?
6. Escreva o nome de seu município e qual a relação que existe entre ele e os municípios vizinhos, em relação a:
saúde · educação · comércio · lazer
7. Analise as imagens a seguir.
172
Essas imagens representam a cidade de Curitiba em épocas diferentes. Como muitas outras cidades do Brasil, Curitiba passou (e continua passando) por transformações em suas paisagens urbanas. Descreva no caderno:
-
as principais transformações observadas no espaço urbano de Curitiba, mostradas nas imagens;
-
dois tipos de problemas ocasionados pelo crescimento urbano desordenado.
8. O Brasil tem uma grande extensão territorial, conectada em muitos lugares pelos meios de transportes e de comunicação. Sobre isso, copie no caderno as alternativas falsas transformando-as em verdadeiras.
-
Atualmente, os principais meios de transportes no Brasil são os carros de boi, as carroças e alguns tipos de embarcação.
- A partir das primeiras décadas do século 20, a construção de rodovias tornou-se uma prioridade para o governo federal, que tinha como objetivo promover a integração entre as regiões brasileiras.
- Os meios de comunicação, como rádio, televisão, telefone e internet, são importantes ferramentas de interligação das regiões do Brasil.
9. Leia a manchete a seguir e responda às questões no caderno.
Região Nordeste possui quase metade de toda a pobreza no Brasil, segundo IBGE
Disponível em: https://oeds.link/cMutVg. Acesso em: 23 abr. 2021.
-
Apesar de existir pobreza em quase todo o território brasileiro, ela se acentua em algumas regiões. De acordo com a manchete, qual região concentra maior acúmulo de pobreza?
-
O Brasil é um país com desigualdades sociais? Explique.
10. Descreva no caderno as principais características naturais e socioeconômicas da região onde se localiza o estado onde você vive.
173
11. Existe um grande contraste tecnológico entre os setores econômicos brasileiros. Copie em seu caderno as frases a seguir completando as lacunas com as palavras desse quadro.
campo · indústrias · comércio e serviços
- No setor de ■, o modo tradicional vem gradualmente perdendo espaço para o eletrônico. Esse setor apresenta grande desigualdade, principalmente se compararmos as lojas de grande porte com pequenos varejistas e ambulantes.
- Grande parte das ■ brasileiras são de pequeno ou médio porte e empregam grande parte da população brasileira. Por outro lado, muitas grandes empresas contam com alta tecnologia e, cada vez mais, estão robotizando as etapas de produção, reduzindo postos de trabalho.
-
As atividades praticadas no ■ também têm apresentado diferenças tecnológicas, sendo divididas entre moderna e tradicional.
12. A energia pode vir de diferentes fontes e seu uso está presente na maior parte das atividades do nosso cotidiano. Cite em seu caderno dois tipos de energia que você utiliza em seu dia a dia e as respectivas fontes de produção.
13. Analise as imagens a seguir e identifique qual é o problema ambiental presente e qual seria sua provável causa.
14. No município onde você vive, existem problemas ambientais como esses ou de outros tipos? Escreva no caderno o que os órgãos públicos têm feito para resolver ou minimizar tais problemas.
174
PARA SABER MAIS
Brasil: um mosaico de culturas, de Nezite Alencar. Ilustrações de Elinaldo Meira. São Paulo: Paulus, 2016. (Coleção Narrando o Brasil).
Encante-se com as poesias em cordel que esse livro traz e, ainda, conheça as belezas do nosso país e a cultura do povo brasileiro.
De onde você veio: discutindo preconceitos, de Liliana Iacocca. Ilustrações de Michele Iacocca. 2. ed. São Paulo: Ática, 2011.
Conheça diferentes aspectos da cultura brasileira e descubra um pouco sobre suas próprias raízes, divertindo-se com a leitura desse livro.
Tainá 2: a aventura continua. Direção de Mauro Lima. Brasil: Globo Filmes, 2004. (76 min).
Divirta-se assistindo a essa aventura em que Tainá, uma menina indígena, e seus amigos tentam salvar os animais de estimação da aldeia da ação criminosa de biopiratas.
175
Meio ambiente: uma introdução para crianças, de Michael Driscoll e Dennis Driscoll. Ilustrações de Meredith Hamilton. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Panda Books, 2010.
Aprenda sobre o meio ambiente, sobre as fontes de energia e saiba como o meio ambiente nos ajuda e o que devemos fazer para protegê-lo.
Salvador, a primeira capital do Brasil, de Antonietta d'Aguiar Nunes. 2. ed. Ilustrações de Mario Barata. São Paulo: Cortez, 2008.
Você sabia que Salvador foi a primeira capital do Brasil? Descubra outras curiosidades sobre a mais antiga capital da Região Nordeste do país com a leitura desse livro.
Vamos fazer um bolo?, de Ruth Walton. Tradução de Camila Aline Zanon. São Paulo: Moderna, 2012.
O livro Vamos fazer um bolo? fala de um jeito divertido a origem dos produtos alimentícios. Com ele, você aprenderá desde a produção agrícola até a transformação dos alimentos na indústria.