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O QUE VOCÊ JÁ SABE?
1. Escreva no caderno o que é paisagem.
Espera-se que os alunos respondam que paisagem é tudo aquilo que os nossos sentidos percebem de um lugar por meio da visão, do olfato e da audição.
2. No caderno, desenhe uma paisagem do lugar onde você vive. Observando essa paisagem, responda às questões a seguir.
-
Nessa paisagem, existem apenas elementos criados pela natureza ou existem elementos criados pelas pessoas?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
- No lugar onde você vive, é possível perceber aspectos culturais herdados dos povos que deram origem à população brasileira, ou seja, indígenas, africanos e europeus? Cite exemplos. Resposta pessoal.
3. Analise as imagens a seguir e responda às questões no caderno.
-
Quais elementos naturais podemos encontrar na imagem A?
Oceano, morro e vegetação.
-
Quais elementos culturais podemos encontrar na imagem B?
Construções, ruas, veículos, placas, entre outros.
-
Comparando as duas imagens, qual apresenta mais elementos naturais?
A imagem A.
4. Para nos orientarmos em diferentes espaços, podemos considerar os pontos cardeais e colaterais. Observe a imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Aplicação das atividades de avaliação diagnóstica das páginas 6 e 7 para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já sabe?
1 Objetivo
- Definir o que é paisagem com base nos conhecimentos prévios.
Como proceder
- Se o aluno não souber definir o que é paisagem, apresente algumas imagens de variadas paisagens. Em seguida, oriente-o a se imaginar em alguns desses locais e prossiga questionando a respeito dos sons que ele provavelmente ouviria, além dos possíveis cheiros e cores nessas paisagens e o que mais poderia avistar.
2 Objetivo
- Registrar, por meio de desenho, a paisagem de onde mora. Depois, identificar os elementos e aspectos culturais e naturais.
Como proceder
- Espera-se que os alunos justifiquem a classificação da paisagem representada com base nos elementos que a compõem, ou seja, se houver apenas elementos naturais, trata-se de uma paisagem natural, se houver algum elemento criado pelo ser humano, trata-se de uma paisagem cultural.
- Apresente imagens de bairros tipicamente japoneses (ou alemães), de estátuas que simbolizem imigrantes, construções que remetam a povos que contribuíram para formar o povo brasileiro, etc. Se possível, apresente vídeos sobre paisagens urbanas, com elementos que expressem tanto a cultura brasileira quanto a de outras nacionalidades. À medida que esses aspectos forem mostrados, pergunte aos alunos se eles os reconhecem na paisagem de onde vivem.
3 Objetivo
- Comparar diferentes paisagens e classificá-las em natural e cultural.
Como proceder
- Se algum aluno não identificar os elementos, aplique uma dinâmica para diferenciar os naturais e culturais. Para isso, trace uma linha no chão e, de um lado, escreva elementos naturais e, de outro, elementos culturais. A cada elemento que você citar, o aluno deverá pular para o lado correspondente.
4 Objetivo
- Localizar as direções cardeais e colaterais com base na imagem e identificar os estabelecimentos predeterminados, aprimorando, assim, as habilidades de localização.
Como proceder
- Se os alunos não conseguirem localizar os estabelecimentos por meio dos pontos cardeais e colaterais, proponha algumas atividades de localização baseadas nesses pontos. Para isso, leve-os ao pátio da escola para auxiliá-los a identificar o leste e, com base nele, a direção de algum ambiente da escola.
5 Objetivo
- Comparar diferentes paisagens (rural e urbana) enfatizando as atividades econômicas praticadas em cada uma delas.
Como proceder
- Espera-se que os alunos citem, por exemplo, que no espaço rural há plantações e criação de animais, de maneira que a agricultura e a pecuária são algumas das atividades econômicas. Quanto ao espaço urbano, há maior circulação de pessoas e veículos e muitos estabelecimentos comerciais. Entre as atividades econômicas, os alunos podem citar indústria e comércio.
- Se algum aluno não for capaz de identificar as atividades econômicas com base nas imagens, retome as respectivas definições, diferenciando as que geralmente são praticadas no espaço rural (campo) e as comuns no espaço urbano (cidade).
6 Objetivo
- Por meio desta atividade espera-se que os alunos consigam descrever a interdependência entre campo e cidade.
Como proceder
- Se algum aluno não conseguir descrever uma relação de interdependência entre campo e cidade, faça questionamentos referentes às necessidades das pessoas de cada local. Por exemplo: "João mora no campo e necessita de atendimento médico e de vacina. Onde ele deve procurar esse auxílio?"; "Márcia necessita de algodão como matéria-prima para sua indústria. Onde ela deve adquirir esse produto?". Elabore outras perguntas a esse respeito.
7 Objetivo
- Identificar as cinco grandes regiões brasileiras, conforme a classificação do IBGE.
Como proceder
- Se algum aluno não se lembrar das diferentes regiões brasileiras nem da região onde mora, faça uma brincadeira em que ele tenha de citar seu endereço residencial completo (rua, bairro, município, estado e país). Assim, ele identificará em qual estado mora e, consequentemente, relacionará à região a qual pertence.
8 Objetivo
- Esta atividade leva os alunos a analisarem as matérias-primas e também o produto em que elas podem se transformar.
Como proceder
- Se algum aluno não conseguir completar o quadro identificando as matérias-primas e os produtos, proponha, na sala de aula, uma exposição envolvendo matérias-primas e produtos que utilizamos em casa. Por exemplo: tomate - molho de tomate ou ketchup; algodão - camiseta; uva - suco; leite - iogurte; entre outros. Assim, o aluno conseguirá identificar o que é matéria-prima e no que consiste um produto.
7
-
De acordo com a imagem, escreva em seu caderno em que direção cardeal se encontram os estabelecimentos a seguir. Padaria/Norte, Escola/Oeste, Cinema/Sul, Hospital/Leste.
Padaria · Escola · Cinema · Hospital
-
Além dos pontos cardeais, a rosa dos ventos traz a informação dos pontos colaterais. Escreva em seu caderno quais são eles.
Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste.
5. Observe as imagens e escreva em seu caderno duas características específicas e duas atividades econômicas praticadas em cada um desses espaços.
5. Possíveis respostas: no espaço rural há plantações e criação de animais, tendo a agricultura e pecuária como atividades econômicas; no espaço urbano, há maior circulação de veículos e muitos estabelecimentos comerciais, tendo como atividades a indústria e o comércio.
6. Descreva no caderno um exemplo de interdependência entre o campo e a cidade.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
7. Sobre a divisão política do Brasil, responda às questões no caderno.
-
Quais são as cinco regiões brasileiras?
Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
-
O estado onde você mora fica em qual região brasileira?
Resposta pessoal.
8. Copie no caderno o esquema a seguir e complete-o com as matérias-primas ou os produtos que faltam.
Matéria-prima | Produto ou matéria-prima | Produto |
---|---|---|
cana-de-açúcar | açúcar | bala |
trigo | farinha de trigo | bolo |
milho | fubá | Sugestões de resposta: Polenta, bolo de fubá, broa, etc. |
MANUAL DO PROFESSOR
Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma
Nas páginas anteriores, apresentamos uma proposta de avaliação diagnóstica para averiguar os conhecimentos dos alunos no início do ano letivo. A fim de mapear os resultados dessa avaliação, sugerimos o quadro a seguir. Esse modelo pode ser adaptado e reproduzido conforme sua necessidade.
Nome do aluno/questão | Questão 1 | Questão 2 | Questão 3 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aluno 1 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 2 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 3 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 4 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 5 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 6 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 7 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia |
Utilize esse mapeamento para averiguar se os alunos atingiram totalmente, parcialmente ou se não atingiram os conhecimentos esperados para o início do ano letivo. Inclua todos os alunos para ter uma visão ampla da turma, mas faça também anotações específicas em relação a cada aluno. Desse modo, poderá desenvolver estratégias de modo individualizado também.