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2 As cidades no Brasil
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 2
Nesta unidade serão estudadas as caraterísticas das cidades brasileiras, com destaque para os seguintes temas: a origem e a formação das cidades; as características, formas e funções urbanas; a migração campo-cidade (êxodo rural); o crescimento desordenado e os problemas nos centros urbanos.
Interpretação de gráficos, realização de pesquisa e entrevista são estratégias propostas para o estudo do tema que trata sobre o crescimento da população urbana no Brasil e a migração campo-cidade (êxodo rural). Temas relacionados ao estudo das formas urbanas e ao crescimento das cidades são explorados por meio da leitura e da interpretação de imagens de satélites, recursos importantes na análise da organização do espaço geográfico.
Por meio da análise de fotos, o aluno terá condições de compreender as diferentes funções exercidas pelas cidades, bem como identificar as transformações ocorridas nas paisagens urbanas por meio de fotos e imagens de satélites registradas ao longo do tempo.
O estudo dos temas relacionados aos problemas urbanos (moradia, mobilidade, infraestrutura e poluição) favorece a reflexão sobre os desafios enfrentados pelas cidades, com questionamentos que levam os alunos a identificarem esses problemas no lugar onde vivem e a proporem soluções para os problemas existentes. Assim, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Compreender o processo histórico de formação das cidades brasileiras.
- Analisar e compreender os fatores que provocaram o êxodo rural e o crescimento acelerado da população urbana no Brasil.
- Compreender a dinâmica populacional entre os espaços urbano e rural do Brasil.
- Analisar e identificar as diferentes características e formas do espaço urbano.
- Identificar e compreender as diferentes funções que as cidades exercem.
- Analisar as interações e relações que as cidades estabelecem entre si na rede urbana.
- Compreender o processo de crescimento das cidades identificando as transformações nas paisagens urbanas.
- Identificar e refletir sobre as consequências do crescimento das cidades no Brasil e os problemas típicos dos centros urbanos.
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolver as atividades e os objetivos propostos na unidade 2, é importante que os alunos apresentem conhecimentos introdutórios sobre as características e as perspectivas das cidades. Além disso, as análises de processos migratórios no Brasil, desenvolvidas na unidade 1, serão retomadas e compreendidas no estudo da migração campo-cidade.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos estudantes, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Mais atividades
Segue sugestão de atividade que auxilia o trabalho com os conceitos e temas desta e das demais unidades do volume. Esse tipo de atividade favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades com os alunos. Toda introdução de unidade traz uma sugestão como esta.
Pesquisa
Sob orientação adequada, esse tipo de atividade exige que os alunos mobilizem seus conhecimentos prévios para obter novas informações em diferentes fontes. Necessita de leituras, cujas informações devem ser selecionadas e registradas. Também possibilita a troca de ideias entre os alunos.
Principais habilidades desenvolvidas: leitura, escrita, interpretação, seleção, síntese e registro.
- Para introduzir o conteúdo da página, pergunte aos alunos quais são as diferenças entre o espaço rural e o espaço urbano. Faça uma lista na lousa elencando as características de cada um e peça que copiem no caderno.
- Explique para os alunos que os elementos que compõem o espaço rural estão relacionados tanto aos aspectos naturais, como as unidades de conservação, quanto às atividades econômicas realizadas no campo, como a agricultura, a pecuária, a extração mineral e vegetal. Comente que os habitantes do espaço rural estão atrelados a essas atividades econômicas, chamadas de atividades primárias, e são responsáveis por abastecer o espaço urbano.
- Exponha que os elementos que compõem o espaço urbano estão relacionados às mudanças que o ser humano produz no espaço. Diferentemente do espaço rural, o urbano abarca uma grande densidade populacional e essas pessoas constroem suas moradas em forma de cidades. Comente que as atividades econômicas praticadas no espaço urbano dizem respeito às atividades secundárias e terciárias. São características visíveis do urbano construções em concreto que podem ser viadutos, prédios, casas, ruas e avenidas pavimentadas, etc.
- Outro aspecto importante do meio urbano são as infraestruturas e serviços, como escolas, creches, hospitais, postos de saúde, saneamento básico (água encanada, esgoto) e iluminação pública.
- Comente que, com a evolução das tecnologias, recursos que se concentravam no espaço urbano passaram a estar presentes e disponíveis também para a população do campo.
- O contrário também ocorre, pois, ao verem a necessidade de produzir alimentos menos industrializados, os moradores das cidades passaram a construir hortas comunitárias, que são exemplos de elementos do campo na cidade.
- Pergunte aos alunos se eles moram no espaço rural ou no espaço urbano.
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No Brasil, existe um grande número de cidades que se diferenciam muito uma das outras. Você sabia que a maior parte da população brasileira vive em cidades?
CONECTANDO IDEIAS
1. A foto mostra uma vista geral da cidade mais populosa do nosso país, São Paulo, que tem mais de 12,3 milhões de habitantes. Que elementos você observa na paisagem dessa cidade?
2. Você mora em uma cidade? Se sim, diga como ela é.
3. Se você não mora em uma cidade, diga como é o lugar onde vive.
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explore a imagem com os alunos e peça que descrevam oralmente o que estão vendo. Comente que São Paulo é a maior cidade do país, mas que existem cidades de todos os tamanhos e cada uma delas possui uma característica diferente.
- Comente que o Brasil é um país urbanizado, com mais de 80% da população vivendo em cidades.
- Pergunte a eles: "Como é possível em uma cidade como São Paulo morar tantas pessoas?"
R: Faça-os refletir sobre os apartamentos e sua capacidade de organizar diferentes famílias em um mesmo prédio. Pergunte se eles prefeririam morar em apartamento ou casa.
Conectando ideias
1. Espera-se que os alunos mencionem os elementos que compõem a cidade, como prédios, casas, estabelecimentos comerciais, ruas e avenidas.
2. Espera-se que os alunos consigam reconhecer se moram em uma cidade ou não. Incentive-os a falar sobre as paisagens que observam no dia a dia.
3. Espera-se que os alunos consigam reconhecer se moram na área rural. Incentive-os a falar sobre as paisagens que observam no dia a dia.
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1 Formação e crescimento das cidades
As cidades são espaços que se caracterizam pela aglomeração de pessoas, edificações e atividades econômicas.
No Brasil, as primeiras cidades se desenvolveram a partir de antigas vilas e povoados que se formaram com a colonização portuguesa, no começo do século 16. Esses pequenos núcleos urbanos foram criados principalmente ao longo da faixa litorânea.
À medida que o número de pessoas e de construções aumentava, essas vilas e povoados foram crescendo e, mais tarde, deram origem a cidades. Veja alguns exemplos.
- As cidades mais antigas do Brasil foram formadas principalmente com a função de povoar e garantir a posse do território. Também eram locais de embarque das riquezas que os colonizadores exploravam nessas terras.
A história da cidade de Olinda está relacionada diretamente ao seu porto, que começou a funcionar no início da colonização portuguesa. Cidades como Santos, Rio de Janeiro e Salvador também se desenvolveram em torno de seus portos.
Ao redor dessa fortaleza, cresceu a cidade de Natal, atual capital do Rio Grande do Norte. As cidades de Manaus, no Amazonas, e de Belém, no Pará, também se desenvolveram ao redor de fortes construídos para defender o território de invasores estrangeiros.
- fortes:
- edificações reforçadas e protegidas, geralmente, de finalidade militar, construídas em locais estratégicos que privilegiassem a defesa de um território
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Formação e crescimento das cidades
6 aulas
- Análise e debate da imagem de abertura das páginas 50 e 51 e realização de atividades orais.
- Leitura e compreensão das páginas 52 e 53.
- Atividades da página 54.
- Roda de conversa acerca do crescimento populacional urbano, na página 55.
- Debate acerca da migração do campo para cidade, nas páginas 56 e 57.
- Atividades das páginas 58 e 59.
Atividade preparatória
- Com o professor do componente curricular de História, organize uma pesquisa sobre os fortes que guardavam o litoral brasileiro. Informe que na época das Grandes Navegações a procura por novas terras era grande por parte das nações europeias e, por isso, era importante que os territórios conquistados fossem protegidos.
- Comente que a formação de várias cidades começou ao redor desses fortes e de portos. Explique que as atividades econômicas eram/são importantes para promover o povoamento de um lugar.
- O texto a seguir traz um pouco da história do Forte dos Reis Magos, em Natal, estado do Rio Grande do Norte.
O Forte dos Reis Magos representa um marco na história das fortificações da orla marítima do Brasil. É uma das mais importantes, belas e sugestivas, e a mais bem edificadas no litoral brasileiro, cuja construção teve início ainda no século XVI. É ainda o marco de fundação da cidade de Natal.
Sua história começa com a resposta das coroas portuguesa e espanhola à ameaça externa, principalmente pelos corsários franceses que traficavam o Pau-Brasil, determinando a construção de um forte e de uma colônia na sua periferia.
[...]
FUNCEB. Forte dos Reis Magos, Natal - RN. Disponível em: https://oeds.link/oRc5QB. Acesso em: 27 jun. 2022.
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- A expansão das atividades econômicas no território também contribuiu para o surgimento de muitas cidades. Assim, ao longo dos séculos, foram surgindo núcleos urbanos pelo interior do território, impulsionados por diferentes atividades econômicas. Veja alguns exemplos.
1. a. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a observarem os detalhes da imagem, como materiais com que são feitas as construções e os tipos de construções.
Nos séculos 17 e 18, a descoberta de ouro e pedras preciosas nas porções sudeste e centro-oeste do território atraiu muitas pessoas em torno das áreas mineradoras. A expansão da atividade extrativista nessas regiões levou ao surgimento de várias cidades, como Ouro Preto, Tiradentes, Mariana e Sabará, localizadas em Minas Gerais. As cidades de Cuiabá, no Mato Grosso, e Goiás, no estado de mesmo nome, também surgiram em torno da atividade mineradora.
Vila Rica, de Johann Moritz Rugendas. Litografia, 23 cm × 33 cm. 1835
Também nos séculos 17 e 18, várias cidades surgiram no caminho dos tropeiros, como eram conhecidos os condutores que traziam animais e produtos das fazendas do Rio Grande do Sul para abastecer a região mineradora. No caminho dos tropeiros, surgiram cidades como Lages, em Santa Catarina, Lapa e Castro, no Paraná.
Lapa, de Jean-Baptiste Debret. Aquarela, 10 cm × 21 cm. 1827.
1. Escolha uma das imagens mostradas nas páginas 52 e 53 e registre no caderno:
- as principais características das construções observadas na paisagem escolhida.
- os elementos naturais que você observa na paisagem retratada.
Resposta pessoal. Auxilie os alunos a observarem os detalhes da imagem, como o ambiente ao redor das construções, formações vegetais, formas de relevo, etc.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade 1 engloba a habilidade EF05GE08, pois o aluno vai analisar as características antrópicas e naturais que compõem as imagens da página.
- Para responder aos itens a e b, incite os alunos a descreverem as paisagens oralmente. Incentive-os a perceber as características antrópicas presentes nas duas imagens, e depois as naturais. Em seguida, peça a um aluno que escreva a resposta na lousa.
- Comente que os diferentes ciclos econômicos formaram cidades por todo o território brasileiro.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer os diferentes tipos de ciclos econômicos.
Como proceder
- Leve para a sala de aula reportagens sobre os diferentes ciclos econômicos no Brasil. Se possível, utilize um mapa do mesmo tema para auxiliar na atividade.
- Pergunte aos alunos onde ocorreram os principais ciclos e quais eram as atividades praticadas em cada um deles. Reforce que os ciclos foram concentrados na faixa litorânea do território e que o interior permaneceu despovoado até o século XX. Para finalizar a atividade, solicite que façam um relatório de cada ciclo econômico no caderno.
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ATIVIDADES
1. Observe o diagrama a seguir. Decifre as coordenadas e descubra palavras relacionadas ao surgimento e à formação das cidades brasileiras. Anote-as no caderno. Vilas, povoados, portuguesa, litorânea, território e interior.
PNA
E | A | LI | RIO | OR | POR |
D | RÂ | VI | TU | VO | IN |
C | TÓ | RI | NEA | SA | OM |
B | TO | GUE | LAS | Dl | SHA |
A | PO | RI | TE | TER | DOS |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
D2 + | B3 | ||
A1+ | D4+ | E1+ | A5 |
E5+ | D3+ | B2+ | C4 |
E2+ | B1+ | D1+ | C3 |
A4+ | A2+ | C1+ | E3 |
D5+ | A3+ | C2+ | E4 |
- Utilizando as palavras que você descobriu, escreva um texto no caderno sobre como surgiram e quais as funções das primeiras cidades no Brasil. Resposta pessoal.
LER E COMPREENDER
2. Leia o texto a seguir e responda às questões no caderno.
Minha mãe vive dizendo que nossa cidade é pequena como um ovo.
Fico pensando...
[...]
Na minha cidade tem um morro onde o Sol se esconde para descansar.
Daí fica um espaço no céu para a Lua poder brilhar.
[...]
E você, pense aí e me diga com sinceridade: - O que tem na sua cidade?
[...]
Minha cidade, de Ana Neila Torquato. Ilustrações de Sofia Ferreira. Brasília: Ed. do autor, 2016.
-
De acordo com o texto, como o narrador descreve a cidade onde vive, em relação ao tamanho dela?
2. a. Ele a descreve como uma cidade pequena como um ovo.
-
Faça um desenho da paisagem natural descrita no texto.
2. b. Resposta pessoal. Incentive os alunos a desenharem a paisagem descrita e a apresentarem aos colegas.
-
Em sua opinião, a cidade onde você mora é grande ou pequena? Explique por quê.
2. c. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno expresse a percepção espacial que tem da cidade onde mora. Incentive-os a expressar os critérios que consideraram para definir se a cidade é grande ou pequena (número de habitantes, tipos de construções, distância entre os bairros, variedade do comércio, etc.).
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Ao produzir o texto acerca das funções e surgimento das primeiras cidades no Brasil, o aluno desenvolverá a habilidade EF05GE03 da BNCC.
- Ao decifrarem as coordenadas solicitadas na atividade 1, os alunos vão trabalhar com os elementos de desenvolvimento de vocabulário, consciência fonológica e fonêmica, compreensão de textos e produção de escrita.
- Para realizar a atividade 1, explique que a combinação de letra + número formará palavras que eles aprenderam durante o conteúdo estudado na unidade. O quadro 1 possui as sílabas, e o quadro 2, as coordenadas para sua formação.
Ler e compreender
O poema apresentado na atividade 2 é uma narrativa descritiva da cidade onde o narrador mora. A leitura desse tipo literário direciona o aluno ao imaginário, permitindo que ele construa em sua mente a imagem da cidade retratada.
Antes da leitura
Ressalte aos alunos que a narrativa está em forma de poema, ou seja, possui versos e estrofes.
Durante a leitura
Explore a sonoridade do poema. Leia com os alunos em voz alta e depois deixe que eles leiam sozinhos em voz alta, ressaltando as rimas. Peça-Ihes que sublinhem palavras desconhecidas e procurem os significados no dicionário.
Após a leitura
Solicite aos alunos que respondam aos itens a, b e c. Explique que "pequena como um ovo" é uma expressão antiga relacionada ao tamanho das coisas, em seguida pergunte: "Qual o tamanho de um ovo?". R: Pequeno. Se possível, leia novamente o texto e peça que façam um retrato daquilo que ouviram na descrição. Instigue-os a descrever a cidade onde moram, peça que citem elementos que a compõem e concluam, em grupo, se essa cidade é grande ou pequena. Essas atividades contemplam alguns processos gerais da compreensão de leitura, como, fazer inferências diretas e interpretar e relacionar ideias e informação.
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O crescimento da população urbana
Embora as primeiras cidades brasileiras tenham começado a se formar no século 16, o crescimento da população urbana tornou-se mais intenso somente no decorrer do século 20. Até então, a maior parte da população brasileira ainda vivia no campo.
Observe o gráfico a seguir e veja como a população urbana brasileira passou a crescer rapidamente ao longo do século passado.
Fontes de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/ms8KGI Acesso em: 16 abr. 2021. IBGE. Disponível em: https://oeds.link/mQ6ctC. Acesso em: 9 abr. 2021.
3. Entre as décadas de 1960 e 1970. Espera-se que os alunos apontem que no início da década de 1970 a população urbana já ultrapassava o contingente da população rural.
De acordo com as informações do gráfico, responda às questões no caderno.
1. Qual era a porcentagem da população rural brasileira em 1940? E em 2019? A população rural aumentou ou diminuiu nesse período?
A população rural no Brasil era de 69% em 1940; em 2019, diminuiu para 13%.
2. Qual era a porcentagem da população urbana em 1940? E em 2019? A população urbana aumentou ou diminuiu nesse período?
A população urbana no Brasil era de 31% em 1940; em 2019, aumentou para 87%.
3. Em qual década a população urbana passou a ser maior que a população rural?
MANUAL DO PROFESSOR
- Para iniciar o conteúdo sobre O crescimento da população urbana, realize um debate com os alunos sobre as principais características da população brasileira.
- Pergunte-lhes se consideram o município onde vivem muito ou pouco populoso, ou seja, se tem uma população muito ou pouco numerosa.
- Chame a atenção dos alunos para o gráfico da página, comentando que a inversão entre as linhas representa uma série de mudanças no perfil da população brasileira, assim como mudanças de alguns hábitos e costumes das pessoas que saíram da área rural e passaram a viver nas cidades.
- Chame-lhes a atenção também para a imagem e questione-os sobre como se sentiriam se, por algum motivo, tivessem que deixar o lugar onde vivem.
- Para responderem às atividades 1, 2 e 3, eles devem analisar detalhadamente o gráfico. Explore com a turma as mudanças ocorridas no contingente da população urbana e rural do nosso país, levando os alunos a pensarem sobre as causas que poderiam ter contribuído para o aumento da população urbana e a diminuição da população rural. Aproveite a oportunidade para comentar sobre o processo de migração campo-cidade.
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A migração campo-cidade
O fato de a população urbana do país ter se tornado maior que a população rural deve-se, entre outras razões, ao êxodo rural. O êxodo rural ocorre quando os habitantes deixam o espaço rural para viver no espaço urbano. Isso significa que as pessoas migram do campo para as cidades.
Veja, a seguir, os principais fatores que contribuíram para que milhares de famílias brasileiras deixassem o campo para viver nas cidades.
O processo de industrialização: o aumento do número de fábricas a partir das décadas de 1940 e 1950 gerou muitos postos de trabalho nos centros urbanos. Tal fato atraiu muitas famílias que deixaram o campo e migraram para as cidades em busca de melhores condições de emprego e renda.
A mecanização do campo: a utilização de máquinas e equipamentos agrícolas, como tratores, semeadeiras e colheitadeiras, passou a substituir boa parte das tarefas que eram realizadas pelos trabalhadores do campo. Com a perda do emprego, muitos trabalhadores deixaram o campo e se dirigiram às cidades.
MANUAL DO PROFESSOR
- Destaque que o êxodo rural se refere à intensa migração campo-cidade ocorrida no Brasil, sobretudo na segunda metade do século passado.
- Converse com os alunos sobre o desemprego decorrente da utilização de máquinas no campo. Aproveite a oportunidade para relacionar os avanços tecnológicos com a questão do desemprego, levando-os a refletirem sobre as vantagens e as desvantagens da tecnologia.
- Para isso, diga que as tarefas realizadas por muitos trabalhadores, como o preparo das terras, o plantio e a colheita, passaram a ser realizadas por poucas máquinas. Por outro lado, o uso dessas máquinas e outras tecnologias no campo aumentou de maneira expressiva a produtividade das atividades agrícolas.
- Explique aos alunos que a falta de apoio técnico e financeiro também é um fator que levou milhares de famílias a deixarem o campo.
- Diga que nas últimas décadas o Governo Federal vem aumentando os recursos destinados à agricultura familiar e aos pequenos proprietários rurais, com programas de financiamento e assistência técnica.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer empresas nacionais e multinacionais que estão presentes no campo.
Como proceder
- Atualmente, o chamado agronegócio tem grande influência na produção rural brasileira, pois incorpora o uso intensivo de tecnologias modernas voltadas à produção agropecuária. Sendo assim, peça aos alunos que pesquisem as principais empresas nacionais e multinacionais que fornecem insumos agrícolas para a produção no campo. Direcione a análise das informações coletadas para que percebam como o rural e o urbano estão interligados e dependem um do outro.
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A perda da terra: por causa da falta de apoio técnico e financeiro, muitos dos pequenos proprietários rurais não conseguiram mais investir no desenvolvimento de suas atividades. Sem esses recursos, muitos proprietários rurais também tiveram de vender suas terras para pagar dívidas.
A ideia de uma vida melhor nas cidades: disponibilidade de escolas, opções de lazer, acesso mais fácil aos serviços de saúde, maiores possibilidades de encontrar trabalho e melhor remuneração do que no campo. Assim, as cidades passaram a atrair muitas famílias que moravam e trabalhavam no campo.
A criação do Estatuto do Trabalhador Rural, em 1963: lei que prevê aos trabalhadores do campo o direito a vários benefícios trabalhistas, como o salário mínimo e o 13o salário. Para diminuir os gastos com esses encargos, muitos proprietários rurais dispensaram seus empregados. Com a perda do emprego, muitos desses trabalhadores migraram para as cidades.
MANUAL DO PROFESSOR
- A seguir, leia o texto sobre a criação do Estatuto do Trabalhador.
O presidente João Goulart sanciona a Lei 4.214/1963, o Estatuto do Trabalhador Rural (ETR), que estende para os assalariados do campo os direitos dos trabalhadores urbanos: sindicalização, salário mínimo, férias, repouso semanal remunerado, aviso prévio e indenização. O estatuto também prevê medidas de proteção especial à mulher e ao menor. É a primeira lei da história brasileira a intervir efetivamente nas relações de trabalho no campo.
[...]
À criação do ETR logo se seguiria um grande movimento de expulsão dos camponeses. Muitos proprietários rurais demitiriam em massa os trabalhadores permanentes e passariam a contratar [...], empregados temporários sem direito aos benefícios da lei.
[...]
Trabalhador rural obtém seu estatuto. Memorial da Democracia. Disponível em: https://oeds.link/pFdnNm. Acesso em: 14 jul. 2021.
Mais atividades
-
Organize uma atividade de pesquisa com os alunos, pedindo que entrevistem parentes ou vizinhos que migraram do campo para a cidade. Elenque alguns tópicos a serem perguntados:
- Qual era a atividade econômica realizada quando morava no espaço rural?
- Por que decidiu se mudar para a cidade?
- Quais são as vantagens e desvantagens de viver no espaço urbano?
- Quais são as vantagens e desvantagens de viver no espaço rural?
- Você sente saudades da vida no campo?
- Peça aos alunos que tragam fotos das famílias na época em que moravam no campo e de agora que vivem na cidade.
- Organize a produção de um cartaz com as informações e imagens pesquisadas por eles.
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ATIVIDADES
1. Leia as falas das personagens a seguir e, com base nos estudos das páginas 56 e 57, responda às questões no caderno.
-
Quais foram as causas que levaram a família de Aurora a deixar o campo?
A perda da terra pela necessidade de pagar dívidas.
-
Descreva os motivos pelos quais a família de Heitor foi viver na cidade.
A mecanização do campo, que reduziu os postos de trabalho no campo.
-
Que outros motivos impulsionaram muitas famílias a deixarem o campo para viverem nas cidades?
1. c. O processo de industrialização com ampliação na oferta de trabalho nas indústrias das cidades, a ideia de uma vida melhor nas cidades e a criação do Estatuto do Trabalhador Rural, em 1963, que levou muitos proprietários a demitirem trabalhadores do campo para reduzir gastos com encargos.
2. Faça uma pesquisa sobre a população rural e urbana das cinco grandes regiões do Brasil. Anote o resultado da pesquisa no caderno.
-
Qual região apresenta a maior parte da população vivendo na área urbana? E qual região tem a menor população urbana do país?
2. a. A maior população urbana se encontra na Região Sudeste, e a menor população urbana se encontra na Região Nordeste.
- Em ordem decrescente (do maior para o menor), escreva o nome das cinco regiões brasileiras de acordo com a quantidade da população urbana de cada uma. Sudeste, Centro-Oeste, Sul, Norte e Nordeste.
-
Pesquise qual é a quantidade da população rural e urbana do estado e do município onde vive.
Resposta pessoal. Auxilie os alunos na pesquisa e nas anotações das informações.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As atividades das páginas 58 e 59 exploram as habilidades EF05GE01 e EF05GE04 da BNCC, uma vez que busca reconhecer e analisar as interações entre a cidade e o campo, bem como a dinâmica populacional entre esses espaços.
- Promova uma leitura conjunta das duas situações na atividade 1. Para responder às letras a, b e c, analise o texto de forma que os alunos consigam perceber os motivos pelos quais cada família precisou migrar do campo para a cidade. Peça que identifiquem em cada texto as palavras que indicam os motivos que levaram a essa migração.
- Para a realização da atividade 2, o site do IBGEeduca pode auxiliar na pesquisa. Disponível em: https://oeds.link/junOf6. Acesso em: 4 maio 2021.
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PNA
3. Façam uma entrevista com algum migrante, ou seja, uma pessoa que tenha deixado seu lugar de origem e decidido viver em outro lugar do país. Verifique se algum colega de sala, ou outra pessoa que você, seus pais ou responsáveis conheçam, veio de outro município, estado ou país e se estabeleceu no município em que vocês vivem. Vocês podem convidar essa pessoa para ir à escola no horário de aula para fazerem a entrevista em conjunto.
Durante a entrevista, façam as perguntas a seguir e anotem as respostas no caderno. Se preferir, elaborem outras questões para o entrevistado.
Respostas pessoais. Combinem uma dinâmica para a entrevista, por exemplo, cada um faz uma pergunta e todos anotam as respostas.
Entrevista
- Qual é o seu lugar de origem, onde você nasceu?
- Para onde você migrou, ou seja, para onde você se mudou?
- Qual foi o principal motivo da sua mudança?
- Cite duas principais diferenças que você percebeu entre o lugar onde vivia e o lugar para onde se mudou?
- Você encontrou dificuldades para se adaptar ao novo lugar? Quais? Cite um exemplo.
- Quais as principais lembranças que você tem do lugar onde morava? Possui fotos, documentos ou objetos desse momento da mudança?
- Do que você mais gosta no lugar para onde se mudou?
- Você gostaria de voltar para o lugar onde nasceu?
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A realização da entrevista proposta na atividade 3 possibilita o trabalho dos componentes fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário e produção de escrita.
- Explique que a entrevista é um método de coleta de dados que podem ser posteriormente compilados em tabelas e expostos em gráficos.
- Comente com os alunos que a entrevista deve ser feita em um momento em que o entrevistado esteja disponível, para responder às questões com calma.
- Caso seja possivel, faça a entrevista acompanhado de seus pais ou responsáveis.
- O entrevistador precisa anotar as respostas da maneira mais fiel possível ao que foi dito. Se considerar necessário e o entrevistado permitir, grave a entrevista e depois transcreva-a para o livro ou o caderno.
- Incentivar esse tipo de atividade é relevante para a formação do aluno,uma vez que, ao fazer a entrevista, ele se sente parte do processo. É interessante também explorar a criatividade do aluno, incentivando-o a elaborar perguntas que não estão no roteiro, pois muitas vezes o resultado pode ser muito positivo.
- Após o término, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade. Explique que existe uma profissão em que as pessoas entrevistam outras em busca de informações sobre os acontecimentos do dia a dia, sobre a história de um lugar ou pessoa, e que essas entrevistas podem ser transmitidas pela televisão ou publicadas em revistas, livros ou em sites na internet.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Compreender a dinâmica populacional por meio de entrevista.
Como proceder
- Organize os alunos em círculo, de modo que o entrevistado fique em uma cadeira giratória no meio dele. Tenha o roteiro do LA como base para a entrevista e, antes de a dinâmica começar, pergunte a eles se têm outras perguntas além dessas já organizadas. Solicite que as perguntas extras sejam escritas na lousa. Para realização da entrevista, peça a cada aluno que faça uma pergunta e que todos a anotem no caderno.
- Para finalizar a atividade, é importante que se produza um texto jornalístico, contando a história do entrevistado por meio dos dados capturados na entrevista.
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2 As cidades, suas características e formas
Vários aspectos podem diferenciar uma cidade de outra. A quantidade de habitantes, o movimento de pessoas e veículos, os tipos de construções e a própria história são alguns dos aspectos que tornam uma cidade diferente das outras.
Podemos perceber essas diferenças quando observamos os elementos que fazem parte de cada paisagem urbana. Essas paisagens se distinguem conforme as características das construções, do traçado das ruas e avenidas, da presença de espaços públicos e áreas de lazer, as condições socioeconômicas dos moradores, o tipo das atividades econômicas realizadas, entre outros aspectos. Veja os exemplos a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
As cidades, suas características e formas
6 aulas
- Leitura e discussão das páginas 60 e 61 e realização da atividade.
- Leitura e compreensão sobre as cidades planejadas, nas páginas 62 e 63.
- Roda de conversa sobre as funções das cidades, nas páginas 64 e 65.
- Atividades das páginas 66 e 67.
- Discussão acerca das cidades e suas diferenças, nas páginas 68 e 69.
- Leitura e compreensão das cidades e suas relações, nas páginas 70 e 71.
- Atividades das páginas 72 e 73.
Atividade preparatória
- Leve para a sala de aula imagens de duas cidades de tamanhos bem diferentes: uma de pequeno porte (com apenas alguns milhares de habitantes) e uma de médio ou grande porte (com centenas de milhares de habitantes). Divida a lousa em duas e cole uma de cada lado.
- Instigue os alunos a analisarem as características das construções e da forma como as ruas e calçadas estão organizadas e se existem áreas de lazer e espaços públicos. À medida que eles forem respondendo aos questionamentos, liste as características em seu respectivo lado da lousa.
- Em seguida, questione os alunos sobre as condições de vida dos habitantes dessas cidades. Pergunte-lhes o que é preciso para que essa população tenha boas condições de vida.
- Após a atividade preparatória, leia as páginas 60 e 61 com os alunos e faça uma análise mais profunda de cada cidade citada. Se possível, leve mais imagens para complementar a análise e ampliar o visual dos alunos a respeito de cada cidade.
- Comente que Londrina está localizada no norte do estado do Paraná e é um dos municípios mais importantes do Sul do Brasil. Esse município já foi internacionalmente conhecido pelo seu grande potencial produtivo de café, principalmente nos anos 1970.
- Explique que Santarém é o terceiro maior centro urbano do estado do Pará e que possui uma população com cerca de 300 mil pessoas. A cidade está localizada na porção oeste do estado paraense, na margem direita do rio Tapajós, junto à confluência com o Amazonas. A cidade foi fundada no ano de 1661, quando os primeiros portugueses ergueram uma aldeia na localidade.
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1. Observe as paisagens mostradas nas páginas 60 e 61. No município em que você vive, existem paisagens semelhantes a alguma dessas mostradas nessas páginas? Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- Aproveite a foto que mostra a cidade do Rio de Janeiro e diga que ela foi fundada em 1565, tendo sido capital da colônia portuguesa e do Brasil entre 1763 a 1960, quando a capital foi transferida para a recém-construída Brasília. Comente que apesar de possuir um terreno bem acidentado e cheio de morros, isso não impediu que a cidade fosse altamente povoada, acarretando bairros irregulares, conhecidos popularmente como favelas.
- Faça uma comparação entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, enfatizando que o crescimento econômico desses grandes centros urbanos atraíram milhares de trabalhadores vindos das mais diferentes regiões do país. O aumento acelerado da população foi acompanhado pelo surgimento de bairros periféricos e pelo aumento populacional de cidades vizinhas da capital paulista, como Barueri.
- Explique que, quando não conseguem pagar pelo alto preço das moradias e dos aluguéis, as pessoas são obrigadas a morar em áreas irregulares, como as favelas, encostas de morros, fundos de vale. Comente que a construção de conjuntos habitacionais e moradias populares tem sido uma política adotada pelo governo, visando ampliar o acesso das populações mais carentes à moradia.
- Aproveite a foto que mostra a cidade de Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso, para explicar que o crescimento econômico gerado com a instalação de distritos ou áreas industriais tende a aumentar a procura por terrenos urbanos, causando uma expressiva alta no preço do imóveis.
- Para auxiliar a realização da atividade 1, providencie imagens dos diferentes bairros da cidade onde a maioria dos alunos vive. Numa roda de conversa, incentive-os a analisar as imagens e responder no caderno.
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As cidades planejadas
No Brasil, muitas cidades foram planejadas, ou seja, desenhadas por engenheiros e arquitetos antes mesmo de existirem. Assim, essas cidades foram criadas em lugares escolhidos previamente e seu crescimento tende a ser mais organizado, por meio do traçado das ruas, avenidas, praças, prédios públicos, áreas comerciais e residenciais, etc.
Veja, a seguir, exemplos de cidades brasileiras projetadas e observe como o traçado dessas cidades deram origem a formas urbanas muito diferentes.
Inaugurada em 1960, a cidade de Brasília foi planejada e construída para ser a capital do país. O projeto foi idealizado para abrigar os prédios da administração pública e setores residenciais e comerciais. Separados por amplas avenidas, o traçado central da cidade, chamado plano-piloto, lembra o formato de um avião, como podemos observar na imagem a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
- O texto a seguir fala sobre a construção de Brasília. Utilize as informações para complementar o estudo do tema das cidades planejadas.
A construção de Brasília
[...]
Brasília foi construída em três anos - pelo menos seus principais prédios foram concluídos nesse prazo. Em 1958, o Palácio da Alvorada tinha sua fachada mostrada na revista Manchete. JK sabia que, se a sede do governo não estivesse pronta na data prevista para sua inauguração, o projeto seria abandonado.
Instalado no Catetinho [...], JK comandava a realização do sonho dos urbanistas e arquitetos modernos, que, imbuídos da idéia de planejamento, definiam os espaços para moradia, trabalho e lazer. Pretendiam todos liquidar o passado e realizar um ideal de igualitarismo promovido pelo Estado.
[...]
Desde sua inauguração, em 21 de abril de 1960, Brasília vem sendo estudada e monitorada por geógrafos, urbanistas, arquitetos, sociólogos. Há estudos sobre a primeira geração de moradores, sobre as falhas da cidade que não permitiram o convívio social dos habitantes, sobre as traições ao plano original. Brasília já foi chamada de "cidade sem gente", "cidade sem esquina", "cidade de burocratas", "ilha da fantasia".
[...]
Em 1988, dizia o urbanista a O Estado de S. Paulo: "O que ocorre em Brasília e fere nossa sensibilidade é essa coisa sem remédio, porque é o próprio Brasil. É a coexistência, lado a lado, da arquitetura e da antiarquitetura, que se alastra; da inteligência e da anti-inteligência, que não pára; é o apuro parede-meia com a vulgaridade, o desenvolvimento atolado no subdesenvolvimento; são as facilidades e o relativo bem-estar de uma parte, e as dificuldades e o crônico mal estar da parte maior. Se em Brasília esse conraste avulta é porque o primeiro élan visou além - algo maior. Brasília é, portanto, uma síntese do Brasil, com seus aspectos positivos e negativos, mas é também testemunho de nossa força viva latente. [...] ".
OLIVEIRA, Lúcia Lippi. O governo de Juscelino Kubitschek: A construção de Brasília. Sou mais história, 12 fev. 2017. Disponível em: https://oeds.link/IG6wCN. Acesso em: 27 jun. 2022.
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Em 1933, foi fundada a cidade de Goiânia, planejada para ser a capital do estado de Goiás. O traçado urbano do centro da cidade combina grandes praças circulares com ruas, avenidas e quadras dispostas ao redor, como podemos observar na imagem abaixo. Atualmente, Goiânia possui cerca de 1,5 milhão de habitantes, população bem maior que a planejada inicialmente.
Fundada em 1989, para ser a capital do estado de Tocantins, Palmas foi a última capital brasileira planejada do século 20. O traçado urbano de sua área central combinou a construção de quadras retangulares ligadas por meio de rotatórias e amplas avenidas, como podemos observar na imagem ao lado.
2. Compare novamente as imagens das cidades mostradas nesta página e na página anterior. O que mais chamou sua atenção no traçado de cada uma dessas cidades? Conte aos colegas e ouça as impressões deles também.
2. Resposta pessoal. Verifique a opinião dos alunos destacando os aspectos que diferenciam o traçado urbano de cada uma dessas cidades.
3. No Brasil, existem várias outras cidades que também nasceram de maneira planejada. Pesquise em livros ou na internet exemplos de algumas dessas cidades. Como exemplo, os alunos podem citar Belo Horizonte, em Minas Gerais; Teresina, no Piauí; Aracaju, em Sergipe; Salvador, na Bahia; Londrina, Maringá e Cianorte, no Paraná.
MANUAL DO PROFESSOR
- Comente com os alunos que muitas cidades planejadas seguem um rigoroso planejamento urbano, que estabelece o tipo de construção e as atividades econômicas permitidas em cada área, as formas de uso e ocupação do espaço urbano, o traçado das ruas e avenidas, entre outros aspectos que não podem ser alterados sem que haja uma mudança na legislação.
- Explique que nem sempre o crescimento urbano das cidades planejadas obedecem a essa ordem e acaba por desrespeitar o desenho inicial, crescendo desordenadamente e sem planejamento, sobretudo nas áreas mais periféricas.
- Ao analisar as imagens para responder à atividade 2, leve os alunos a identificarem os traçados planejados e as formas que a cidade apresenta.
- Incite-os a perceber os traçados que não fazem parte do planejamento e a reconhecer o quanto a cidade cresceu.
- Para responder à atividade 3, auxilie os alunos em uma pesquisa guiada sobre as demais cidades planejadas do Brasil. Se possível, peça que pesquisem cidades internacionais.
- É interessante pesquisar também os prós e os contras de se viver em uma cidade planejada.
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As cidades e suas funções
Como sabemos, do ponto de vista econômico, as cidades se caracterizam por abrigar as atividades da indústria, do comércio e serviços.
Muitas vezes, porém, as cidades possuem uma determinada atividade econômica que se destaca em relação às demais. Quando isso ocorre, a atividade econômica principal de uma cidade determina o que chamamos de função urbana. Veja alguns exemplos a seguir.
As cidades que crescem e se desenvolvem economicamente a partir de importantes portos marítimos ou fluviais exercem função portuária.
Várias cidades litorâneas do nosso país cresceram ao redor de seus portos. Como exemplo, podemos citar a cidade de Santos, no estado de São Paulo, que atualmente possui o porto mais movimentado do nosso país.
As cidades que concentram grande número de fábricas e têm atividades relacionadas a elas como importante fonte de arrecadação de impostos, de geração de emprego e de renda para a população exercem funções industriais.
Entre as cidades que se destacam pela presença de importantes parques industriais, estão Volta Redonda, no Rio de Janeiro (foto ao lado), e Cubatão, em São Paulo.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer as funções urbanas e a migração interna causada por elas.
Como proceder
- Peça aos alunos que façam pesquisas sobre as cidades e suas funções, conforme as indicações a seguir.
- Função portuária: pesquise as cidades com os principais portos do Brasil e suas características mais importantes (número de habitantes). Função industrial: pesquise as cidades mais industrializadas no país, bem como as principais indústrias que fazem parte do parque industrial. Função turística: pesquise as cidades do Brasil mais visitadas por suas belezas naturais e culturais. Função político-administrativa: pesquise acerca das principais características da cidade de Brasília.
- Após a realização da pesquisa, forme quatro grupos de alunos, de modo que cada um fique responsável por criar um cartaz para representar as funções das cidades, utilizando as informações pesquisadas, imagens e desenhos.
- Explique que as diferentes funções das cidades atraem pessoas, definitiva ou temporariamente, e que chamamos esse fenômeno de migração. As cidades turísticas, por exemplo, atraem pessoas (turistas) que as visitam temporariamente, vindas de diversos lugares do Brasil e até de outros países. As cidades industriais, por sua vez, são capazes de atrair trabalhadores que migram definitavamente para elas em busca de melhores oportunidades de trabalho.
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Quando o turismo se torna a principal atividade econômica que impulsiona o crescimento e o desenvolvimento de uma cidade, dizemos que essa cidade exerce função turística.
As cidades com função turística podem se destacar por suas belezas naturais, pelo seu patrimônio cultural, artístico e arquitetônico, etc. As belezas naturais de suas cataratas fazem de Foz do Iguaçu, no Paraná, uma das cidades mais visitadas do Brasil.
Cidades com funções político-administrativas são aquelas que concentram os órgãos, as instituições e os poderes representantes de um governo. Como exemplo, temos a cidade de Brasília, no Distrito Federal, sede do governo brasileiro.
Quando uma cidade se destaca pelo desenvolvimento não apenas de uma, mas de várias atividades econômicas, dizemos que essa cidade exerce funções múltiplas. Assim, uma cidade pode ter uma grande importância turística, ao mesmo tempo que também se destaca economicamente por suas atividades portuárias, suas indústrias e suas atividades comerciais. Como exemplo, podemos citar a cidade do Rio de Janeiro.
4. Você consegue identificar qual é a função da cidade do município onde mora, ou de uma cidade vizinha? Converse com os colegas e digam quais características vocês levaram em consideração para fazer essa identificação. Resposta pessoal. Verifique se os alunos conseguem identificar a função da cidade detectando, por exemplo, a principal atividade econômica, político-administrativa ou os atrativos turísticos desse centro urbano.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explique aos alunos que nem todas as cidades tem funções específicas, pois não apresentam uma ou outra atividade que se destaca em relação às demais. É o que acontece, por exemplo, com muitas das pequenas cidades espalhadas no território do nosso país, as quais possuem poucas indústrias, apresentam um comércio restrito e também não se destacam por alguma outra atividade econômica importante.
- Para responder à atividade 4, faça uma roda de conversa com os alunos e elenque as características de sua cidade na lousa. Solicite que analisem essas características e verifiquem qual é a função da cidade.
Mais atividades
- Utilizando as informações da pesquisa sugerida na página anterior, acerca das cidades turísticas e um mapa político, peça aos alunos que organizem um roteiro turístico pelo Brasil.
- Incentive-os a pesquisar pelo menos cinco cidades que possuem belezas naturais e/ou histórico-culturais para esse roteiro. Solicite que pesquisem informações sobre onde se hospedar na cidade, onde fazer as refeições, quais são os passeios disponíveis, as principais atrações, etc.
- Para um roteiro completo, planejem data e horário de ida e volta, bem como dos passeios, organizando assim um itinerário para os dias da viagem. Complemente o itinerário com fotos das cidades.
- Após a finalização, pergunte aos alunos se eles gostariam de fazer a viagem que planejaram.
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ATIVIDADES
1. Observe as fotos a seguir.
Agora, responda às questões no caderno.
-
Compare e descreva as fotos A e B.
Resposta pessoal.
-
Qual das fotos mostra um crescimento de forma espontânea e desordenada no processo de urbanização?
A foto A, de Salvador, apresenta um crescimento desordenado e espontâneo.
-
Quais características a cidade planejada apresenta? Em qual imagem ela está representada?
A foto B, de Maringá, mostra que a cidade foi planejada. Essa cidade apresenta ruas mais retas e arborizadas.
- As ruas do lugar onde você vive são mais parecidas com qual cidade retratada nas imagens anteriores? Explique por quê. Resposta pessoal. Solicite aos alunos que descrevam as características que mais se assemelham à imagem apontada.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As atividades das páginas 66 e 67 englobam a habilidade EF05GE03 da BNCC, pois visam identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
- Peça aos alunos que observem as imagens da atividade 1 e percebam a diferença entre as duas cidades. Espera-se que eles notem a diferença no tracejado das cidades.
- Informe que a cidade de Maringá, no Paraná, foi fundada em 1947 e é considerada uma cidade nova, enquanto Salvador já tem 472 anos.
- Explore a diferença histórica de cada cidade dizendo que Salvador foi a primeira capital do país, sendo um centro urbano de grande importância econômica, histórica, cultural e artística.
- Diga que Maringá foi colonizada por paulistanos e mineiros que foram atraídos pelas terras férteis do norte do estado. Comente que a cidade é famosa por sua arborização, sendo conhecida por ser um modelo de cidade-jardim.
- Auxilie os alunos a fazer uma comparação com a cidade em que vivem.
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2. Relacione as imagens aos números dos textos, identificando a função urbana de algumas cidades brasileiras. Registre a resposta no caderno. A - III, B - I, C - II.
I As cidades com funções industriais concentram grande número de fábricas, gerando muitos empregos e muita renda para sua população.
II Essas cidades apresentam importantes acervos arquitetônicos em centros históricos e culturais.
III Crescem e se desenvolvem economicamente a partir de importantes portos marítimos ou fluviais. Essas cidades exercem a função portuária.
PNA
3. Como você percebe a função da cidade onde você vive ou da cidade mais próxima? Esta questão foi discutida nas páginas 64 e 65. Agora, em grupos de três alunos, elaborem painéis com imagens e pequenos textos registrando a função urbana identificada da cidade onde moram ou de uma cidade vizinha. Organizem o trabalho de acordo com as seguintes etapas:
- pesquisem e colem em cartolinas as imagens que representem uma ou mais funções que a cidade exerce;
- escrevam uma legenda para cada imagem, relacionando cada uma delas à função urbana que representa;
- apresentem os cartazes aos colegas e ao professor, explicando cada imagem. Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Peça aos alunos que leiam os textos da atividade 2 em conjunto e depois associem cada imagem ao seu respectivo texto.
Destaques PNA
- A produção de legendas nas imagens solicitadas para a pesquisa da atividade 3 contempla os componentes desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção de escrita.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer a função urbana da cidade onde os alunos moram e as cidades do entorno.
Como proceder
- Para a realização da atividade 3, oriente os alunos durante a pesquisa. Distribua os exemplos de cidades para cada grupo, como explicitado na página 67. Em seguida, com as informações coletadas no laboratório, montem os cartazes e apresentem aos outros alunos e professores.
Mais atividades
- Leia o texto a seguir.
Localizada na região Central de Minas Gerais, a cidade de Ouro Preto reúne o maior e mais importante acervo da arquitetura e da arte do período colonial de todo o Brasil. Em meio ao casario dos séculos 17 e 18, construído nas ladeiras de uma região montanhosa, erguem-se 13 igrejas monumentais, com altares banhados a ouro e imagens sacras, nos estilos barroco e rococó. Pelo seu porte e conservação, Ouro Preto foi uma das primeiras cidades escolhidas no mundo para ser Patrimônio da Humanidade, em 1980, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
[...]
GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. A cidade de Ouro Preto. Disponível em: https://oeds.link/cUi1w7. Acesso em: 5 maio 2021.
- Leia o trecho da descrição da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, e peça aos alunos que façam um desenho retratando a cidade conforme o texto. Instigue-os para que sejam criativos e usem a imaginação.
- Após a produção do desenho, faça algumas perguntas oralmente para os alunos: "Quais são os elementos que essa cidade possui?"; "Como imaginam que sejam os equipamentos urbanos dessa cidade?"; "Qual é a função dessa cidade?"; "E suas formas?"; "É uma cidade planejada?".
- Informe que Ouro Preto é uma cidade turística muito famosa e atrai turistas do Brasil e do mundo. Comente que ela tem elementos modernos e antigos, pois foi uma das primeiras cidades a ser fundada no país.
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Estudando as cidades e suas diferenças
Os diferentes bairros de uma mesma cidade podem revelar as enormes desigualdades sociais vividas pela população do nosso país. Em algumas cidades, principalmente nos maiores centros urbanos, essas desigualdades podem ser observadas na distribuição dos serviços públicos e dos equipamentos urbanos entre os diferentes bairros.
Em geral, os bairros centrais das cidades são mais bem servidos de infraestrutura e serviços públicos. No entanto, nos maiores centros urbanos podemos encontrar algumas áreas centrais com construções antigas e bastante deterioradas. Com isso, essas áreas ficam desvalorizadas, sendo procuradas por pessoas de mais baixa renda por não terem condições de pagar por aluguéis ou imóveis melhores.
Veja a foto a seguir.
- equipamentos urbanos:
- abrange todos os bens destinados ao funcionamento de uma cidade, como os órgãos da administração pública (prefeitura, câmara de vereadores), os sistemas de transporte, as áreas verdes (praças, parques e jardins), os sistemas de iluminação pública, de saneamento básico, de limpeza urbana, de saúde, de segurança pública, entre outros
- periferias:
- áreas da cidade mais afastadas do centro
Nas periferias dessas cidades, por sua vez, podemos encontrar bairros carentes de infraestrutura, falta de saneamento básico e ruas sem calçamento e pavimentação asfáltica, por exemplo, além de serviços públicos precários, como coleta de lixo e iluminação pública deficiente, transporte coletivo deficitário, falta de creches, escolas, postos de saúde, etc.
Muitas vezes, os moradores desses bairros constroem suas moradias nas encostas de morros ou às margens de rios, áreas que podem apresentar muitos riscos. Por outro lado, nas periferias também crescem bairros luxuosos, como os condomínios fechados, dotados da mais completa infraestrutura e equipados com sistemas de segurança. Observe as fotos na página seguinte.
MANUAL DO PROFESSOR
- Disponibilize um tempo para que os alunos observem com calma as imagens. Essa sequência apresenta três realidades diferentes de um mesmo município.
- Complemente explicando que em algumas cidades há edifícios centrais em péssimo estado de conservação, constituindo-se como lugares inseguros aos seus moradores. Uma contradição presente em muitos centros urbanos são os edifícios que se encontram desocupados há anos, enquanto há uma parcela da população sem moradia.
- Cite algumas características da área central e dos bairros periféricos do seu município. Explique que os bairros periféricos, por exemplo, têm aspectos e dinâmicas muito diferentes; diga que enquanto em alguns locais há residências de alto padrão, em outros não há hospitais e oferta de serviços básicos.
- Peça que, em duplas, anotem no caderno algumas comparações entre as três imagens.
- Ao evidenciarem que os diferentes bairros de uma mesma cidade revelam as enormes diferenças sociais e econômicas vividas pela população do nosso país, os alunos são instigados a desenvolver uma consciência crítica a respeito das desigualdades socioeconômicas no Brasil, tema atual e de relevância nacional.
- Com o professor do componente curricular de Língua Portuguesa, promova uma atividade para os alunos produzirem um poema em homenagem à cidade onde vivem, alertando para as contradições existentes nas paisagens e a realidade da população.
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LER E COMPREENDER
DÉFICIT DE MORADIAS NO BRASIL
Nas cidades, sobretudo nos grandes centros urbanos, existem imóveis abandonados por seus donos, que acabam se deteriorando. Há casos em que esses imóveis são ocupados por famílias que não têm uma moradia, ou vivem em situação de rua, dormindo embaixo de pontes e viadutos. Sem renda suficiente para pagar o preço de aluguéis ou mesmo comprar uma moradia, essas famílias encontram nas ocupações uma maneira de viver em condições mais dignas.
Essa situação retrata o problema do déficit de moradias e ao mesmo tempo reforça a necessidade de uma política habitacional voltada para as famílias mais carentes. Segundo dados de 2019, da Fundação João Pinheiro em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o déficit habitacional em nosso país chegou a 5,8 milhões de moradias.
1. Leia o texto anterior uma vez, silenciosamente. Depois, leia em voz alta com os colegas. Em seguida, procurem no dicionário as palavras cujo significado vocês não conhecem. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a procurarem no dicionário as palavras que desconhecerem.
2. Converse com os colegas e o professor sobre a falta de moradias no município em que vocês vivem.
2. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a identificarem características de falta de moradia no município em que vivem, caso isso ocorra. Caso contrário, oriente-os a perceber se o município se planeja e a população está servida de lugares adequados para viver.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para ampliar seus conhecimentos acerca do conceito de periferia, leia o texto a seguir, escrito pela urbanista Raquel Rolnik.
[...]
Para você, o que é periferia?
O conceito de periferia foi forjado de uma leitura da cidade surgida de um desenvolvimento urbano que se deu a partir dos anos 1980. Esse modelo de desenvolvimento privou as faixas de menor renda de condições básicas de urbanidade e de inserção efetiva à cidade. Essa talvez seja sua principal característica, migrada de uma ideia geográfica, dos loteamentos distantes do centro. Mas é preciso lembrar que a periferia é marcada muito mais pela precariedade e pela falta de assistência e de recursos do que pela localização. Hoje há condomínios de alta renda em áreas periféricas que, claro, não podem ser considerados da mesma forma que seu entorno, assim como há periferias em áreas nobres da cidade.
[...]
ROLNIK, Raquel. O que é periferia? Entrevista para a edição de junho da Revista Continuum/Itaú Cultural. Blog da Raquel Rolnik, 14 jun. 2010. Disponível em: .com/2010/06/14/o-que-e-periferia-entrevista-para-a-edicao-de-junho-da-revista-continuum-itau-cultural/. Acesso em: 4 maio 2021.
- Para responder às atividades 1 e 2, proponha uma roda de conversa e oriente os alunos a debaterem as condições de moradia na cidade onde moram. As perguntas a seguir podem ajudar a guiar o debate: "Vocês conhecem alguém que não possui moradia?"; "Existem favelas ou bairros sem os equipamentos urbanos na cidade de vocês?". A condução desse debate promove reflexões relacionadas às desigualdades socioeconômicas no Brasil, tema atual e de relevância nacional.
- Se possível, leve imagens dos bairros da cidade que talvez os alunos não conheçam e indague-os se os reconhecem ou acreditam que aquele bairro faça parte da cidade deles.
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As cidades e suas relações
As cidades estabelecem relações entre si devido à importância e à influência que exercem sobre outras.
As pessoas que vivem em algumas cidades pequenas muitas vezes precisam se deslocar para terem acesso a serviços ou produtos que não encontram no comércio local. As cidades grandes, por sua vez, oferecem os mais diversos serviços e atividades especializadas (atendimento médico, serviços educacionais, lazer, trabalho) e são muito procuradas por pessoas vindas de outras cidades.
Assim, podemos dizer que as cidades estabelecem relações entre si. O exemplo a seguir mostra como as cidades se relacionam.
A Nerópolis é uma pequena cidade do interior do estado de Goiás. Ela tem apenas 30 mil habitantes e seus moradores dependem basicamente do comércio local.
B Quando não encontram o que procuram no comércio local, os moradores de Nerópolis podem buscar por produtos ou serviços na cidade vizinha de Anápolis, que tem 391 mil habitantes.
C Porém, os serviços mais especializados (universidades, hospitais, clínicas médicas), além de maiores opções de lazer (shoppings centers, museus, teatros, zoológicos, etc.) podem ser encontrados na capital Goiânia, que tem aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A utilização da imagem de satélite com parte do estado de Goiás desenvolve a habilidade EF05GE09 da BNCC.
- Chame a atenção dos alunos para as manchas urbanas mostradas na imagem da página. Verifique se eles percebem que a cidade de Goiânia é maior que aquelas nas cidades à sua volta e que a mancha urbana de Anápolis também se destaca ao lado das cidades menores.
- Identifique quais são os aspectos econômicos mais importantes do seu município, como atividades relacionadas à indústria, comércio, prestação de serviços, e aponte semelhanças e diferenças em relação aos exemplos apresentados na página.
- Explique que essa relação de dependência das cidades é chamada de hierarquia urbana. Comente que no Brasil existem 5 570 municípios e que cerca de 5 000 deles são considerados cidades pequenas, isso significa que essas cidades mantêm relações de dependência com cidades maiores.
- Se possível, leve o mapa das Regiões de Influência das Cidades, elaborado pelo IBGE em 2018. Disponível em: https://oeds.link/XlZxBl. Acesso em: 4 maio 2021.
- Utilize o mapa para explicar as relações que uma cidade tem com a outra. Comente, por exemplo, que nem todas as cidades possuem aeroportos, cinemas, teatros, shoppings centers, universidades, entre outras funções, e por isso há a mobilidade de possoas de uma cidade para outra.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestões de referências complementares, para enriquecer seus conhecimentos.
- Amplie seus conhecimentos acerca da hierarquia urbana no Brasil.
- CASTRO, Alexandre. REGIC 2018 - Regiões de influência das cidades. Rede Urbana, 26 jun. 2020. Disponível em: https://oeds.link/gUewdA. Acesso em: 4 maio 2021.
- O IBGE mostra a nova dinâmica da rede urbana brasileira. Agência IBGE Notícias, 10 out. 2008. Disponível em: /13558-asi-ibge-mostra-a-nova-dinarmica-da-rede-urbana-brasileira. Acesso em: 4 maio 2021.
71
3. De que maneira a cidade do município onde você vive se relaciona com outras cidades? Pense no exemplo da página anterior e verifique se isso ocorre da mesma maneira ou de modo diferente. Converse com os colegas.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a comentarem sobre situações semelhantes ou opostas ao exemplo apresentado.
MANUAL DO PROFESSOR
- Veja se no site da prefeitura do seu município há imagens antigas e recentes de sua expansão. Resgate nesse histórico informações como as principais atividades econômicas que cresceram. Perceba se a expansão da cidade acompanhou o curso de algum rio e se áreas foram desmatadas para diferentes construções. Veja também se novas rodovias foram implementadas. Pode ser interessante rever o histórico de formação do bairro onde está situada a escola. Essa atividade pode ser integrada com o componente curricular de História.
- Para desenvolver a atividade 3, siga as instruções contidas na seção Acompanhando a aprendizagem.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Identificar a hierarquia urbana da cidade do aluno.
Como proceder
- Divida a lousa em três. Em seguida, peça a cada aluno que escreva uma função ou os aspectos econômicos mais importantes do município, como atividades relacionadas à indústria, comércio, prestação de serviços, na parte do meio da lousa. Em seguida, peça que analisem se o morador dessa cidade já tem tudo o que precisa. Caso faltem elementos importantes nessa cidade, solicite aos alunos que escrevam na terceira parte da lousa aquilo que lhes falta na cidade. Indague-os sobre as cidades que possuem menos equipamentos urbanos e funcionalidades que a cidade deles e peça que escrevam os elementos na primeira parte da lousa.
- A partir do esboço na lousa, comparem as imagens da página e veja se há semelhanças e diferenças em relação aos exemplos apresentados.
- Para finalizar, peça aos alunos que copiem o esboço da lousa no caderno.
72
ATIVIDADES
1. Observe as fotos a seguir que retratam diferentes paisagens de uma cidade.
Compare as fotos e responda às questões a seguir no caderno.
-
Quais serviços públicos e equipamentos urbanos podemos observar em cada uma das fotos?
1. a. Resposta esperada: A primeira foto mostra um bairro precário, faltando serviços essenciais, como asfalto e limpeza pública. A segunda foto retrata um bairro da cidade com ruas asfaltadas, moradias adequadas e serviços de iluminação pública.
-
Comparando as duas imagens, o que podemos concluir sobre as diferenças existentes em uma mesma cidade?
Resposta esperada: Podemos concluir que em uma mesma cidade é possível observar paisagens diferentes e essas desigualdades podem ser observadas pela distribuição dos serviços públicos e dos equipamentos urbanos entre os diferentes bairros.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Aatividade 1 contempla a habilidade EF05GE03 da BNCC, uma vez que propõe a identificação das formas e funções das cidades, bem como a análise dos equipamentos urbanos e as condições humanas nesses ambientes.
- Na atividade 1, leve os alunos a perceberem o que cada imagem contém, de modo que identifiquem a diferença entre as paisagens urbanas. Essa identificação realizada pelos estudantes promove reflexões críticas a respeito das desigualdades socioeconômicas no Brasil, tema atual e de relevância nacional.
- Se possível, providencie outras imagens para mostrar a eles as disparidades entre os bairros de uma mesma cidade ou entre cidades diferentes.
73
2. Cecília e Pedro moram em cidades diferentes. A cidade de Cecília, João Pessoa, possui 817 mil habitantes e é considerada uma cidade grande. Já a cidade de Cabedelo, onde vive Pedro, possui 68 mil habitantes e é considerada uma cidade pequena. Leia o relato deles sobre as cidades onde moram.
De acordo com as descrições de Cecília e Pedro, responda às questões a seguir no caderno.
-
De acordo com a descrição de Cecília, como é a cidade onde ela mora?
2. a. A cidade de Cecília é grande, possui hospitais com diversas especialidades, grandes indústrias, shoppings e cinema.
-
De acordo com a descrição de Pedro, como é a cidade onde ele mora?
2. b. A cidade de Pedro é pequena. Os hospitais não possuem todas as especialidades médicas, as indústrias não são grandes e a cidade não possui shoppings ou cinema.
-
Quais as principais diferenças entre as duas cidades?
2. c. Na cidade de Cecília, há shoppings, cinema e hospitais com diversas especialidades, diferentemente da cidade de Pedro, que não possui os mesmos serviços. Pedro precisa procurar por essas atividades na cidade mais próxima, que é João Pessoa. A diferença também está na quantidade da população das duas cidades, pois na cidade de João Pessoa ela é de 817 mil pessoas, enquanto na de Cabedelo ela é de 68 mil pessoas.
-
No caderno, escreva um relato como os de Cecília e Pedro contando um pouco sobre o seu município e o que há nele (indústria, comércio, escolas, etc.). Com a ajuda do professor, faça uma pesquisa para saber quantos habitantes há no município onde você vive. Descreva também se precisou recorrer a outro município para adquirir algum tipo de produto ou serviço. Compartilhe o seu relato com os colegas.
2. d. Resposta pessoal. Oriente os alunos na produção do texto, incentivando-os a pensar nos tipos de atividades econômicas do município e na relação de dependência que os habitantes locais têm em relação a algum município vizinho ou outro.
MANUAL DO PROFESSOR
- Escolha um menino para ser Pedro e uma menina para ser Cecília e peça que leiam os diálogos da atividade 2. Faça com os alunos uma análise do diálogo e os auxilie na resolução das atividades.
- Leve-os a perceberem outros elementos que podem ser encontrados em cidades de grande porte, a exemplo de João Pessoa, tais como atividades culturais em parques, museus e teatros, bem como uma maior disponibilidade de equipamentos urbanos.
- Ressalte que cidades menores, como Cabedelo, não dispõem dos mesmos equipamentos urbanos como os encontrados em cidades maiores como João Pessoa. Aproveite a oportunidade para explicar que mesmo com menos recursos, a qualidade de vida nas pequenas cidades podem ser melhores em relação, por exemplo, ao trânsito, à segurança e à poluição dos grandes centros urbanos.
- Para responder à letra d, forme uma roda de conversa com os alunos e deixe que cada um exponha suas experiências com outros municípios. Leve-os a pensar se já precisaram ir ao médico em outra cidade ou em busca de lazer em outros municípios. Depois, peça que produzam um texto no caderno acerca do assunto discutido.
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3 O crescimento das cidades gera novos desafios
À medida que as cidades crescem e suas populações aumentam, novos bairros vão surgindo. Muitos vão sendo formados nas áreas mais afastadas do centro, o que contribui para a expansão das periferias urbanas.
Com esse crescimento, novas áreas urbanas avançam em direção às áreas rurais. Lavouras, pastagens e até mesmo áreas de vegetação natural vão sendo substituídas por arruamentos, conjuntos habitacionais, loteamentos, condomínios de luxo, bairros industriais, centros comerciais, etc.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
O crescimento das cidades gera novos desafios
6 aulas
- Análise e debate da imagem de abertura das páginas 74 e 75 e realização de atividades orais.
- Atividades da página 76.
- Leitura e compreensão dos problemas urbanos, nas páginas 77, 78 e 79.
- Atividades das páginas 80 e 81.
- Roda de conversa explorando a seção Cidadão do mundo, nas páginas 82 e 83.
- Discussão sobre a seção Para saber fazer, na página 84.
Atividade preparatória
- A análise das imagens permite que os alunos identifiquem o rápido crescimento dos centros urbanos.
- Veja qual é a cidade representada e a qual estado ela pertence. Informe que as fotos desta página representam apenas um trecho do município.
- Analise o contorno das ruas e identifique áreas arborizadas e o contorno da praia.
- Com o auxílio de um papel vegetal, os alunos podem traçar alguns dos elementos das fotos e elaborar um croqui da paisagem.
Destaques BNCC
- A sequência de fotos e de imagens de satélite das páginas 74 e 75 permite aos alunos observarem a transformação no decorrer do tempo e a expansão da mancha urbana, trabalhando dessa forma a habilidade EF05GE08, da BNCC.
75
O crescimento das cidades também ocorre dentro da própria área urbana, ocupando terrenos que ainda estavam vazios e ampliando os bairros, ou por meio de construções verticais, como os grandes edifícios residenciais ou comerciais.
Veja o crescimento em parte da cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Barra da Tijuca, comparando as imagens a seguir.
1. Identifique e escreva no caderno a principal transformação que ocorreu nessa paisagem ao longo do tempo. A construção de edifícios, uma grande avenida à beira-mar e outros tipos de construções.
2. Identifique e anote também no caderno os elementos que permaneceram na paisagem mais recente.
Alguns elementos naturais, como os morros ao fundo e a praia.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para responder às atividades 1 e 2, leve os alunos a perceberem as mudanças ocorridas na paisagem. Comente que muitos elementos são drasticamente modificados, mas que outros resistem ao tempo, permanecendo como marcas do passado na paisagem atual.
- Comente que elementos naturais, como os picos e maciços de pedra, são de difícil acesso e povoamento, e que, por isso, podem permanecer intactos na paisagem com o passar do tempo. Exponha que determinados pontos podem virar Unidades de Conservação, como o Parque Nacional da Tijuca, localizado integralmente na cidade do Rio de Janeiro.
- Em relação às construções, o tombamento de patrimônios culturais, históricos ou arquitetônicos colabora para preservar a história e a memória de uma cidade. Enquanto a modernidade traz novos edifícios e construções, o tombamento de prédios e casas conservam a história de uma cidade e ajudam na identificação de sua paisagem.
76
ATIVIDADES
1. Observe as imagens de satélite a seguir e responda às questões no caderno.
Comparando as imagens, responda às questões no caderno.
- Em qual data foi registrada a imagem A? E a imagem B? Quanto tempo transcorreu entre o registro das duas imagens? A imagem A foi registrada em 1984, enquanto a imagem B foi registrada em 2021, ou seja, 37 anos depois.
- O que ocorreu com a área urbana entre essas duas imagens? Ocorreu o crescimento da área urbana durante o intervalo das duas imagens.
- Que outras diferenças podemos observar nessa paisagem ocorridas nesse período? Com o crescimento da área urbana, podemos observar que parte da vegetação foi retirada e antigas propriedades rurais se transformaram em construções urbanas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para responder à atividade 1, pergunte aos alunos se já viram imagens como as das páginas e qual era o lugar representado.
- Analise as imagens de forma que eles consigam perceber o ano em que cada imagem foi retirada.
- Explique que a área em tom cinza é chamada de mancha urbana e que o aumento populacional está relacionado com a expansão dos seus limites.
- Peça-lhes que informem, se souberem, os sites e aplicativos de celular que usam esse tipo de imagens. Jogos de realidade virtual também podem usar essas imagens como base para a construção dos cenários.
Mais atividades
- Amplie as atividades relacionadas com imagens aéreas e de satélites utilizando o Google Earth. Leve os alunos para o laboratório de informática e apresente o aplicativo para eles, explicando que por meio dele é possível visualizar vários tipos de terrenos. Comente que a imagem de satélite é a mais parecida com o real.
- Peça-lhes que localizem o município a qual pertencem. Analisando a fronteira territorial, solicite que identifiquem a malha urbana e o espaço rural. Veja se o município ainda possui mata nativa preservada, se existem rios que cortam a cidade ou se estão apenas no espaço rural.
- Após analisarem a imagem atual, pesquisem imagens da fundação do município e comparem-nas com as informações obtidas previamente.
- Ao final, monte um cartaz para expor os dados obtidos.
77
Os problemas urbanos
Grande parte das pessoas que abandona o espaço rural dirige-se para as cidades, principalmente para os maiores centros urbanos do país. Essas pessoas seguem em busca de melhores oportunidades de trabalho e de condições de vida nas cidades.
No entanto, as cidades geralmente não estão preparadas para receber esse intenso fluxo de pessoas, não atendendo à demanda de moradias adequadas, emprego e infraestrutura. Sem os investimentos necessários, as cidades cresceram de maneira desordenada, levando ao agravamento de diversos problemas, principalmente em sua periferia. Vamos observar alguns exemplos disso.
Moradia inadequada
As famílias de baixa renda geralmente vivem em condições precárias nas cidades. Muitas delas residem em áreas de risco, como encostas de morros, onde podem ocorrer deslizamentos de terra em época de chuvas (veja ao lado).
Outras famílias moram às margens de rios e córregos e suas moradias estão sujeitas a inundações pela água das chuvas (observe a foto abaixo).
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Ao trabalhar com os alunos os temas de desigualdades de oferta de infraestrutura e fluxos populacionais, é desenvolvida a habilidade EF05GE01, da BNCC.
- A constatação pelos alunos dos problemas urbanos vivenciados nas cidades brasileiras promovem reflexões relacionadas às desigualdades socioeconômicas no Brasil, tema atual e de relevância nacional.
- Converse com os alunos sobre os principais problemas urbanos do município onde moram. Se julgar necessário, peça que elaborem cartazes com as sugestões de melhorias para o lugar onde vivem.
- A combinação de um crescimento sem planejamento e pobreza gera, além da falta de moradias, problemas de saneamento básico, uma vez que a rede de abastecimento de água potável e de coleta de esgoto não atende a toda a população.
- Comente com os alunos que a especulação imobiliária também contribui para o agravamento do problema habitacional nos grandes centros urbanos. Explique que muitos imóveis são adquiridos como investimentos com o objetivo de valorização ou para serem alugados. Com isso, eles ficam mais caros e inacessíveis para grande parte da população de baixa renda.
- O texto a seguir explica detalhadamente a especulação imobiliária e suas consequências.
A especulação acontece quando se compra um terreno ou imóvel e não se faz nenhum uso dele, apenas para aguardar sua valorização. Muitos vazios urbanos surgem devido à especulação; são aqueles espaços desocupados dentro do perímetro urbano, onde poderiam existir supermercados, parques e residências.
Um espaço pode ser valorizado de diversas formas apenas por modificações em seu entorno. O desenvolvimento da infraestrutura da rua, como a pavimentação, a instalação de redes de esgoto, água e energia elétrica; assim como melhorias nos sistemas de transporte e, até mesmo, construções na vizinhança são formas de aumentar o valor de um determinado local.
URBE.LAB. O que realmente é especulação imobiliária? Disponível em: /especulacao-imobiliaria/. Acesso em: 2 maio 2021.
78
Mobilidade urbana
Nos maiores centros urbanos, grande parte da população depende do transporte coletivo, principalmente do ônibus. No entanto, os investimentos nesse sistema de transporte têm sido insuficientes e os serviços prestados tornam-se de péssima qualidade: faltam linhas, os veículos circulam superlotados e os preços das passagens são elevados.
Diante dessa situação, muitas pessoas dão preferência ao uso de veículos particulares. Isso provoca um constante aumento no número de automóveis em circulação, dificultando o tráfego das principais ruas e avenidas.
Infraestrutura e serviços insuficientes
A implantação da infraestrutura urbana, como rede de água e esgoto, iluminação pública, pavimentação das ruas e coleta de lixo, nem sempre acompanha o rápido crescimento das cidades.
A falta dessa infraestrutura atinge principalmente os bairros onde vivem populações de baixa renda. Muitos desses bairros também não possuem escolas, creches e postos de saúde em número suficiente para atender toda a população.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A conscientização a respeito dos problemas ambientais dos centros urbanos e a percepção sobre as condições de infraestrutura da realidade local permitem o desenvolvimento dos Temas contemporâneos transversais Educação ambiental e Educação em direitos humanos.
- Reforce que os serviços de saneamento básico devem ser oferecidos pelo governo, como políticas públicas que melhorem as condições de vida da população.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer os impactos que os problemas urbanos causam para a população.
Como proceder
- Promova uma semana para trabalhar com os alunos os problemas causados pela falta de saneamento básico (rede de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto e coleta de lixo). Com o professor do componente curricular de Ciências, verifique com a turma os impactos à saúde e as doenças provocadas pelo consumo ou contato com água contaminada ou acúmulo de lixo em locais impróprios.
- Reúnam imagens que representem esses problemas em todo o Brasil e localizem esses lugares em um mapa. Depois, pesquisem os problemas de saneamento do município onde vivem, a fim de despertar nos alunos atitudes de cidadania e motivá-los a se engajar em melhorias no bairro onde vivem.
79
Poluição urbana
Um número cada vez maior de veículos circula pelas cidades emitindo gases poluentes, que, com os gases expelidos pelas fábricas, estão entre as principais formas de poluição do ar. A concentração desses gases no ar acarreta problemas de saúde em muitas pessoas (veja a foto ao lado).
Outro problema de poluição urbana são as descargas de esgoto e de resíduos industriais em córregos e rios que atravessam as cidades. Essas formas de poluição comprometem diretamente a qualidade da água, afetam a vida de animais e plantas aquáticas, além de colocarem em risco a saúde dos moradores. O contato com água contaminada pode trazer vários tipos de doenças.
Muitas cidades brasileiras também sofrem com problemas causados pelos resíduos sólidos (lixo). Isso ocorre pela deficiência do sistema de coleta, como também pela deposição dos resíduos urbanos em áreas a céu aberto. Depositados dessa forma, os resíduos contaminam o solo, o ar e as águas.
1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a dialogarem sobre os problemas do lugar onde vivem.
1. No município onde você vive, existem problemas como os que foram mostrados? Há outros problemas? Comente com os colegas.
2. Converse com os colegas sobre como alguns desses problemas urbanos podem ser solucionados. Se você conhece um exemplo disso, conte a eles.
Resposta pessoal. Se considerar necessário, comente com os alunos sobre algumas atitudes que podem colaborar para a solução desses problemas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para responder às atividades 1 e 2, faça uma roda de conversa para discutir os principais problemas que afetam a cidade do município onde os alunos vivem (falta de moradias, mobilidade urbana, infraestrutura e serviços insuficientes, problemas ambientais, etc.). Divida a lousa em dois: problemas e soluções. Peça a eles que escrevam na lousa quais são os principais problemas e quais seriam suas soluções.
- Em seguida, peça que todos registrem as informações no caderno.
Mais atividades
-
Se possível, organize um passeio pelo bairro e imediações da escola para verificar os problemas ambientais.
-
Para isso, realize todos os procedimentos necessários para uma visita segura, como autorização prévia dos pais ou responsáveis para levar os alunos, transporte adequado, número suficiente de pessoas para auxiliá-lo e um roteiro sem riscos para explorar o lugar.
-
Leve-os a observar atentamente a paisagem do lugar, a fim de identificar a existência de problemas como lixo, moradias inadequadas ou em áreas de risco (fundos de vale, encostas de morros), poluição, falta de saneamento básico, trânsito congestionado. Após o passeio, organize um debate com os alunos sobre as questões observadas. Pode ser solicitada também uma avaliação individual para cada um registrar, por meio de desenho ou texto explicativo, o que observou no trabalho de campo.
80
ATIVIDADES
1. Utilize a letra inicial de cada imagem e descubra os nomes de dois elementos que estão relacionados ao espaço urbano. Depois, relacione esses elementos aos problemas urbanos que as imagens representam. Anote as respostas no caderno, escrevendo uma legenda com a descrição das imagens e os problemas que elas registram.
PNA
Poluição. Possível legenda: A poluição do ar nas cidades é provocada por algumas indústrias.
Moradias. Possível legenda: Moradias construídas em local inadequado.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- As atividades das páginas 80 e 81 exploram a habilidade EF05GE03 da BNCC, pois os alunos precisam identificar as consequências ambientais, sociais e econômicas causadas pelo crescimento desordenado das cidades.
- A identificação da letra inicial de cada ilustração mostrada na atividade 1 contempla os componentes de desenvolvimento de vocabulário, conhecimento alfabético, compreensão de textos e produção de escrita.
- Para a resolução da atividade 1, faça com que os alunos observem atentamente as imagens, para identificarem o problema urbano mostrado em cada uma das fotos.
- Lembre-os de que a poluição do ar nos centros urbanos também é causada pelos gases expelidos dos escapamentos dos veículos automotores (carros, ônibus, caminhões).
- Explore as imagens levando-os a pensar nas consequências da poluição do ar para os moradores da cidade, bem como para as pessoas que habitam moradias precárias, sem infraestruturas básicas, como é o caso da segunda imagem.
- Caso considere pertinente, relembre com os alunos outros problemas urbanos e suas consequências na qualidade de vida da população da cidade.
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2. Relacione, no caderno, o texto correspondente a cada imagem mostrada. Copie as frases no caderno, completando-as conforme informações observadas nas imagens. I-B, II-A
I O despejo de ■ sem nenhum tipo de controle gera problemas ambientais. Esse tipo de despejo, como ocorre em ■, causa problemas à saúde das pessoas e poluição do ■, das águas e do ar. lixo Pombal solo
II O congestionamento no ■ é um dos vários problemas urbanos enfrentados atualmente, principalmente em uma cidade como ■. Esse problema traz também prejuízos à ■, pois o excesso de veículos causa a poluição do ■. trânsito Salvador saúde ar
MANUAL DO PROFESSOR
- Peça aos alunos que analisem as imagens A e B para responder à atividade 2. Faça a leitura das frases e peça-lhes que, em conjunto e oralmente, completem as lacunas com as informações apresentadas nas imagens e legendas de cada uma das fotos.
- Complemente o estudo do tema dos problemas urbanos com a atividade sugerida a seguir.
Mais atividades
- Leia e explique para os alunos o que é a Agenda 21.
Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econônica.
179 países participantes da Rio 92 acordaram e assinaram a Agenda 21 Global, um programa de ação baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, denominado "desenvolvimento sustentável". O termo "Agenda 21" foi usado no sentido de intenções, desejo de mudança para esse novo modelo de desenvolvimento para o século XXI.
Agenda 21 Brasileira é um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável do país, resultado de uma vasta consulta à população brasileira.
Foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 (CPDS); construído a partir das diretrizes da Agenda 21 Global; e entregue à sociedade, por fim, em 2002.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Responsabilidade Social - Agenda 21. Disponível em: https://oeds.link/2KsVoF 21%20Brasileira%20%C3%A9%20um,vasta%20consulta%20%C3%A0%20popula%C3%A7%C3%A3o%20brasileira. Acesso em: 5 maio 2021.
- Debata com os alunos os problemas socioeconômicos e ambientais da cidade onde vivem e organize uma Agenda 21 da turma. Peça-lhes que pensem em atitudes e ações que seriam necessárias para promover melhorias e solucionar os problemas existentes na cidade ou lugar onde moram. Incentive-os a pensar em soluções para os problemas urbanos estudados.
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CIDADÃO DO MUNDO Um lugar melhor para viver!
Nas páginas anteriores, conhecemos alguns problemas presentes em muitas cidades e que afetam a qualidade de vida de seus habitantes, como a falta de serviços públicos essenciais, a poluição, a mobilidade prejudicada, a falta de moradias adequadas, etc.
Talvez alguns desses problemas também ocorram no lugar onde você vive.
Veja, a seguir, algumas iniciativas que podem ser tomadas para resolver os problemas que afetam uma comunidade.
Não esquecer dos deveres Individuais
Cada cidadão pode contribuir para a melhoria do lugar onde vive. Veja algumas ações:
- cuidar do lixo que gera em sua moradia;
- evitar o desperdício;
- economizar água e energia elétrica;
- manter limpos os lugares que frequenta, como praças, parques e hospitais;
- cuidar bem dos animais domésticos e proteger os animais silvestres.
Conhecer e pleitear a ação do poder público
É necessário reconhecer e reivindicar a responsabilidade do poder público, pois todos temos direitos e deveres como cidadãos.
- Executar políticas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, como os investimentos em saúde, educação, segurança, habitação e lazer.
- Promover a boa gestão dos recursos públicos que são obtidos com a arrecadação dos impostos pagos pelos cidadãos e pelas empresas.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Identificar e refletir sobre as atitudes individuais que podem ser tomadas para resolução dos problemas urbanos.
- Conhecer e debater acerca de algumas ações que podem ser tomadas pelo poder público.
- Incentivar o trabalho coletivo para resolução de problemas no bairro ou lugar em que vivem.
Destaques BNCC
- O assunto desta seção leva à reflexão e discussão sobre os problemas que atingem a cidade ou lugar onde os alunos vivem, visando à busca de soluções baseadas na reflexão individual e coletiva dos problemas, contemplando dessa forma a habilidade EF05GE12 e a Competência geral 7 da BNCC.
- Promova uma roda de conversa e proponha uma leitura dinâmica das páginas 82 e 83.
- Ressalte aos alunos que, embora os problemas urbanos estudados pareçam grandes demais para serem solucionados por eles, cada um da sala de aula tem seu papel na contribuição da sujeira ou da limpeza da cidade.
- Explique que um pequeno papel de bala jogado na rua pode resultar em mosquitos que transmitem dengue e prejudicar várias pessoas que moram no bairro. Além disso, enfatize que esse mesmo papel de bala também pode se juntar a outros lixos que foram jogados na rua e provocar entupimentos de bueiros e poluição de córregos e rios.
- Comente sobre o consumismo (ato de consumir produtos sem necessidade real), que também é prejudicial ao meio ambiente e, consequentemente, aos seres humanos.
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Tomar iniciativas em comunidade
O trabalho coletivo, em geral, resulta no benefício para toda a comunidade.
- Realizar assembleias e reuniões comunitárias para discutir as prioridades a serem reivindicadas ao poder público, como a construção de escola, posto de saúde, praça e área de lazer ou pontos de coleta seletiva de lixo.
- Organizar mutirões para melhorar a qualidade de vida no bairro, como a limpeza de ruas e praças públicas, o plantio de árvores e a arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos para doação.
1. Você já pensou sobre os problemas citados no início da página 82? Como eles podem afetar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas?
2. Agora, reflita: esse lugar poderia ser melhor para viver? Em sua opinião, de que maneira esse lugar poderia ser melhorado?
3. Que iniciativas individuais você pratica em seu dia a dia para tornar melhor a cidade ou o lugar onde vive?
4. Imagine que você foi convidado a participar de uma reunião comunitária sobre as melhorias que o lugar onde vive mais precisa. Que sugestão você daria?
5. Com os colegas, elejam três principais prioridades que devem ser tomadas para melhorar o lugar onde vivem. Com a ajuda do professor, escrevam uma carta ao poder público (prefeitos e vereadores) solicitando soluções para os problemas apontados.
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
- Proponha um trabalho de campo nos bairros dos alunos para a análise da situação dos parques, praças e parquinhos de cada um deles.
- Peça aos alunos que façam um relatório dos aspectos positivos de cada lugar, bem como dos problemas encontrados.
- Organize uma reunião com a turma e os representantes dos bairros, levando os problemas encontrados. Oriente as discussões de forma que os alunos e os representantes se proponham a fazer melhorias nesses lugares junto à comunidade.
Comentários de respostas
1. Leve os alunos a pensarem em como os problemas urbanos podem afetá-los. Espera-se que eles percebam como a poluição do ar pode causar problemas respiratórios; que as moradias precárias, sem rede de esgoto ou água tratada podem trazer doenças, como leptospirose e diarreia; que a precariedade do transporte público e os congestionamentos no trânsito podem causar problemas psicológicos, como a ansiedade e o estresse.
2. Espera-se que o aluno elenque algumas atitudes para a melhoria na qualidade de vida e que podem ser tomadas no dia a dia.
3. Espera-se que os alunos façam um levantamento das atividades que realizam no dia a dia e relembrem as atitudes positivas que tiveram.
4. Espera-se que o aluno elenque algumas sugestões para os problemas no bairro que já foram discutidos ao longo desta unidade.
5. Após a escolha dos problemas, os alunos redigirão um texto para o poder público.
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PARA SABER FAZER
Horta urbana
Imagine colher alface, tomate, cenoura, couve, pimentão, salsinha, cebolinha... tudo fresquinho da horta, sem agrotóxico? E melhor ainda, pagando menos ou auxiliando os moradores da comunidade ou do bairro por meio da distribuição de alimentos!
Essa ideia já vem sendo realizada em muitas cidades brasileiras com as chamadas hortas urbanas ou hortas comunitárias.
Em geral, a idealização dessas hortas ocorre da seguinte maneira.
1 Os moradores da comunidade se organizam para promover melhorias no bairro.
2 Junto ao poder público, a comunidade se mobiliza para fazer a limpeza de terrenos baldios que acabavam sendo usados como depósito de entulho e até mesmo lixo.
3 Após a limpeza do terreno, os moradores iniciam o preparo dos canteiros onde poderão ser plantados hortaliças, verduras, legumes e até frutas. Para começar o plantio, as sementes e as mudas podem ser fornecidas pelo poder público ou mesmo doadas pela comunidade.
4 Organizados em grupos ou de acordo com o tempo livre de cada um, os moradores da comunidade se revezam nos cuidados com a horta, podendo envolver o trabalho voluntário de adultos, idosos, jovens e até crianças. Em alguns casos esses canteiros geram uma pequena renda para quem cuida deles.
5 Os alimentos colhidos na horta geralmente vão para a mesa dos moradores que vivem na comunidade, são vendidos a preços acessíveis ou são doados para famílias que mais necessitam de ajuda.
AGORA É COM VOCÊ!
Com a ajuda do professor, vocês podem ajudar a divulgar a ideia de fazer uma horta comunitária no lugar onde vivem. Para isso, criem um fôlder, ou seja, pequenos cartazes explicativos para que sejam distribuídos às famílias e aos vizinhos.
Caso seja possível, a ideia de horta comunitária também pode ser realizada na própria escola envolvendo os alunos, professores, funcionários e moradores da comunidade.
MANUAL DO PROFESSOR
- Verifique a possibilidade de produzir uma horta comunitária no interior da escola. Se possível, providencie os materiais nacessários e organize com os alunos e outros profissionais da escola um dia para a realização da atividade. Incentive a participação de toda a turma, tomando os devidos cuidados ao manusear instrumentos para o plantio de hortaliças, verduras, frutas, etc.
- É importante lembrá-los da necessidade de manter o local limpo após a realização da atividade, recolhendo, guardando ou descartando corretamente todos os materiais que sobraram.
Destaques BNCC
- O assunto desta seção incentiva os alunos a discutirem sobre os problemas urbanos que assolam suas cidades e a desenvolverem soluções baseadas na reflexão individual e coletiva dos problemas, contemplando a Competência geral 7 da BNCC.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Leia o texto a seguir.
A região que abriga a Cidade do Salvador da Bahia era habitada pelos tupinambás, no século 15. [...] Em 1548, após a morte de Pereira Coutinho, Dom João III, rei de Portugal, nomeou Thomé de Souza Governador do Brasil e o incumbiu da colonização efetiva da América Lusitana. Thomé de Souza desembarcou no Porto da Barra em 29 de março de 1549, e construiu a Cidade do Salvador, de acordo com o projeto de Luís Dias, para ser a Cabeça do Brasil. [...].
IBGE. Salvador. Cidades@. Disponível em: https://oeds.link/75MbOJ. Acesso em: 16 abr. 2021.
De acordo com o texto, responda às questões em seu caderno.
- Em que ano a cidade de Salvador foi construída? Em 1549.
- Salvador surgiu de forma planejada ou espontânea? Copie a parte do texto que comprove que a cidade teve a origem que você respondeu. 1. b. A cidade surgiu de forma planejada. A parte do texto que comprova o planejamento é o momento em que o projeto de Luís Dias é citado (Thomé de Souza desembarcou no Porto da Barra em 29 de março de 1549, e construiu a Cidade do Salvador, de acordo com o projeto de Luís Dias, para ser a Cabeça do Brasil).
2. A representação a seguir mostra a evolução da população rural e urbana no Brasil ao longo das últimas décadas.
De acordo com o que você estudou, responda às questões no caderno.
Fontes de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/nkvD3b Acesso em: 16 abr. 2021. IBGE. Disponível em: https://oeds.link/ZZvjN5. Acesso em: 16 abr. 2021.
- Qual cor está representando a população rural? E qual está representando a população urbana? 2. a. A população rural está representada pela cor verde. A população urbana, pela cor amarela.
- Como se chama a migração que levou muitas pessoas a deixarem o campo e migrarem para as cidades? Êxodo rural.
- Cite três fatores que contribuíram para a ocorrência do êxodo rural no Brasil. 2. c. Os alunos podem citar o processo de industrialização; a mecanização do campo; a perda da terra; a criação do Estatuto do Trabalhador Rural em 1963 e a ideia de uma vida melhor nas cidades.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Realização das atividades das páginas 85 a 87.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Compreender o processo histórico de formação das cidades brasileiras.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam atentamente o texto e procurem em um dicionário o significado das palavras que não conheçam. Verifique se eles foram capazes de compreender que a cidade de Salvador surgiu de maneira planejada, com o objetivo de promover a posse e ocupação do território pelos portugueses.
2 Objetivo
- Analisar e compreender os fatores que provocaram o êxodo rural e o crescimento acelerado da população urbana no Brasil.
Como proceder
- Peça aos alunos que analisem o gráfico e respondam às questões. Oriente-os na leitura do gráfico, indicando que as cores utilizadas representam a população rural e a população urbana. Se necessário, revise o conteúdo sobre os fatores que promoveram a migração campo-cidade, o chamado êxodo rural, abordado nas páginas 56 e 57.
3 Objetivo
- Analisar e identificar as diferentes características e formas do espaço urbano.
Como proceder
- Peça aos alunos que observem as fotos A e B da atividade e analisem as características das construções e da infraestrutura urbana mostradas em cada uma. Solicite que verifiquem as diferenças e estabeleçam relações desses lugares com as condições socioeconômicas de seus moradores.
4 Objetivo
- Identificar e compreender as diferentes funções que as cidades exercem.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam as frases em voz alta e que, à medida que aparecerem as lacunas, respondam-nas oralmente. Em seguida, solicite que copiem as frases no caderno, completando-as corretamente.
5 Objetivo
- Analisar as interações e relações que as cidades estabelecem entre si na rede urbana.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam a frase em voz alta. Relembre o conceito de hierarquia urbana e incentive-os a pensar sobre as relações que as cidades estabelecem entre si, sobretudo pela influência que os grandes centros urbanos exercem sobre as cidades menores.
6 Objetivo
- Compreender o processo de crescimento das cidades, identificando as transformações nas paisagens urbanas.
Como proceder
- Analise o cartum com os alunos, interpretando a fala de seus personagens. Pergunte a eles se conseguiram compreender a ironia contida nessa fala. Explique que o processo de crescimento das cidades tende a ocorrer pela expansão de suas áreas mais periféricas que avançam sobre o espaço rural. Espera-se que eles compreendam as modificações do espaço urbano para o rural.
7 Objetivo
- Identificar e refletir sobre as consequências do crescimento das cidades no Brasil e os problemas típicos dos centros urbanos.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam todas as frases da atividade e nomeiem os problemas descritos. Caso eles tenham dificuldades para se lembrar, revise o tema sobre os problemas urbanos abordados nas páginas 77, 78 e 79.
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3. Observe as fotos a seguir.
Responda às questões em seu caderno.
- Descreva as características que você observa na paisagem do bairro mostrado na foto A e na paisagem do bairro mostrado na foto B. 3. a. Resposta pessoal. Os alunos podem escrever que na foto A, é possível observar casas grandes e luxuosas e que muitas delas possuem piscinas e jardins arborizados. Na foto B, observam-se casas precárias, muitas delas construídas sobre palafitas.
- Por meio dessas imagens, é possível identificar diferenças nas condições socioeconômicas das pessoas que vivem em uma cidade? Justifique sua resposta. 3. b. As imagens anteriores mostram bairros com grandes diferenças socioeconômicas, o que se pode observar nas grandes moradias e na infraestrutura do bairro mostrado na imagem A, em contraste com as moradias precárias e a falta de infraestrutura do bairro mostrado na imagem B.
4. Copie as frases a seguir no caderno, completando-as corretamente de acordo com uma das palavras entre os parênteses.
- Cidades que concentram grande número de fábricas, que geram muitos impostos, além de emprego e renda para a população, exercem funções ■ (industriais/turísticas). Industriais.
- Cidades que concentram os órgãos, as instituições e os poderes representantes de um governo, exercem funções ■ (comerciais/político-administrativas). Político-administrativas.
- Cidades que crescem e se desenvolvem economicamente por meio de importantes portos marítimos ou fluviais, exercem funções ■ (portuárias/industriais). Portuárias.
- Cidades que se destacam economicamente por suas belezas naturais e pelo seu patrimônio cultural, artístico e arquitetônico, exercem funções ■ (político-administrativas/turísticas). Turísticas.
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5. Leia a informação a seguir. 5. Os alunos devem destacar que as pessoas que vivem em algumas cidades pequenas muitas vezes precisam se deslocar para terem acesso a serviços ou produtos que não encontram no comércio local. As cidades grandes, por sua vez, oferecem os mais diversos serviços e atividades especializadas (atendimento médico, serviços educacionais, lazer, trabalho) e são muito procuradas por pessoas vindas de outras cidades.
"As cidades estabelecem relações entre si devido à importância e à influência que exercem sobre outras".
- Escreva um texto no caderno explicando de que maneira as cidades mantêm relações entre si. Destaque como essas relações ocorrem entre as pequenas cidades e os grandes centros urbanos.
6. Leia o texto da charge a seguir e responda às questões no caderno.
- Qual é o tema apresentado no cartum? O tema do crescimento das cidades.
- Por que o personagem disse que em breve também fará parte da cidade? 6. b. Porque a cidade está crescendo e se expandindo em direção às áreas periféricas, ocupando as áreas do espaço rural.
- Quais transformações ocorrerão na paisagem desse lugar com o crescimento da cidade? O lugar será ocupado por construções da cidade, como prédios, casas, praças, escolas, ruas, avenidas, praças, etc.
7. Leia as frases a seguir.
- Serviços prestados de péssima qualidade, com veículos superlotados e passagens com preços elevados. a. Mobilidade urbana;
- Concentração de gases tóxicos na atmosfera, descarga de esgoto e de resíduos industriais em córregos e rios, decomposição de resíduos em terrenos e áreas públicas. b. Poluição urbana;
- Insuficiência de serviços como rede de água e esgoto, iluminação pública, pavimentação das ruas e coleta de lixo. c. Infraestrutura e serviços insuficientes;
- Muitas famílias morando em áreas de risco, como encostas de morros ou nas margens de rios e córregos. d. Moradia inadequada.
De acordo com o que você estudou, escreva no caderno quais são os problemas urbanos descritos em cada uma das frases anteriores que você estudou nesta unidade.
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade 2
O trabalho a seguir favorece outras possibilidades de avaliação e de acompanhamento da aprendizagem, de forma que seja possível observar e registrar os avanços e conquistas alcançados pelos alunos em relação ao conteúdo estudado ao longo da unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 10-MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
---|---|
· Compreender o processo histórico de formação das cidades brasileiras. | · Proponha a realização de uma pesquisa em grupo sobre a origem da cidade onde moram. Peça aos alunos que pesquisem sua origem histórica (como se formou, quando ocorreu a fundação dessa cidade, que fatores contribuíram para essa formação, etc.). Peça que registrem as informações em um cartaz. Aproveite as informações pesquisadas e retome as explicações das páginas 52 e 53. |
· Analisar e compreender os fatores que provocaram o êxodo rural e o crescimento acelerado da população urbana no Brasil. | · Proponha uma roda de conversa sobre os fatores que contribuíram para o êxodo rural no Brasil. Questione os alunos sobre os fatores que levaram milhões de pessoas a deixarem o campo e migrarem para as cidades. Se necessário, retome as explicações das páginas 56 e 57. |
· Compreender a dinâmica populacional entre os espaços urbano e rural do Brasil. | · Aproveite a mesma roda de conversa sugerida no item anterior para avaliar a aprendizagem sobre a dinâmica populacional entre os espaços urbano e rural no Brasil. Pergunte se há alunos que já viveram ou ainda vivem no campo, se conhecem alguém que migrou do campo para a cidade e quais motivos levaram essa pessoa a deixar o campo. Apresente novamente as informações expostas no gráfico da página 55. |
· Analisar e identificar as diferentes características e formas do espaço urbano. | · Providencie imagens de satélites que mostrem diferentes formas urbanas. Apresente as imagens aos alunos e pergunte o que essas formas mostram sobre as diferentes características do espaço urbano. Essas imagens podem ser obtidas no aplicativo Google Earth. Depois, verifique se eles foram capazes de identificar as diferentes formas urbanas apresentadas nas imagens. |
· Identificar e compreender as diferentes funções que as cidades exercem. | · Leve para a sala de aula imagens que caracterizem as funções de certas cidades (turísticas, portuárias, históricas, industriais, político-administrativas). Apresente-as aos alunos e verifique se eles conseguem identicar as funções urbanas representadas. Caso necessário, retome as explicações das páginas 64 e 65. |
· Analisar as interações e relações que as cidades estabelecem entre si na rede urbana. | · Peça aos alunos que pesquisem e levem para a sala de aula imagens de cidades dos mais variados tamanhos. Reúna-as em uma mesa e oriente os alunos a agruparem-nas em três conjuntos (cidades pequenas, médias e grandes). Cole as imagens na forma de um painel e aproveite o cartaz para retomar as explicações das páginas 70 e 71, destacando a influência (maior ou menor) que essas cidades exercem na rede urbana. |
· Compreender o processo de crescimento das cidades identificando as transformações nas paisagens urbanas. | · Providencie e leve para a sala de aula imagens antigas da cidade (do município) onde os alunos vivem. Elas podem ser obtidas em acervos particulares, em acervos públicos (prefeituras, bibliotecas, museus) ou mesmo na internet. Mostre as imagens e verifique se os alunos são capazes de identificar o lugar mostrado em cada uma. Aproveite-as para explicar as transformações ocorridas na paisagem da cidade (passado e presente). |
· Identificar e refletir sobre as consequências do crescimento das cidades no Brasil e os problemas típicos dos centros urbanos. | · Avalie a aprendizagem dos alunos por meio de um trabalho de campo proposto na página 103 deste manual. Aproveite a caminhada pelas imediações da escola para que eles possam identificar a existência de possíveis problemas urbanos que afetam a comunidade. Após a realização dessa atividade, organize uma mesa redonda em sala de aula e questione os alunos sobre os problemas observados e que propostas teriam para sua solução. |