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O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
1. Diferentes povos e etnias fizeram parte da formação da população brasileira. Escreva em seu caderno o nome dos três principais povos que contribuíram para a diversidade étnica do Brasil.
Indígenas, africanos e europeus.
2. Sobre os fluxos migratórios no Brasil, copie no caderno apenas as frases com informações corretas.
- Algumas migrações no século 21 ocorrem, principalmente, por migrantes que buscam grandes centros urbanos e com atividades econômicas em crescimento. Geralmente, eles saem de seus municípios por causa do baixo crescimento das atividades econômicas e da pouca geração de empregos.
-
As migrações nordestinas das décadas de 1950 a 1980 foram impulsionadas pelo incentivo da política, pela construção de Brasília e pela busca de oportunidades de emprego em cidades maiores, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Manaus.
Os alunos devem copiar as alternativas I e II.
- As migrações sulistas são fortemente impulsionadas pela pecuária, sendo os estados da Região Nordeste os que mais receberam imigrantes oriundos do Sul e do Sudeste.
- As imigrações de retorno, também presentes no século 21, ocorrem em grande parte devido à necessidade de rever a terra natal, assim como pelo baixo crescimento econômico apresentado nos grandes centros urbanos.
3. Sobre a migração no Brasil, responda no caderno às seguintes questões.
-
Que nome recebeu, no Brasil, o movimento populacional em que houve uma intensa migração de pessoas do campo para a cidade?
Êxodo rural.
-
Cite três fatores que contribuíram para essa atividade migratória.
3. b. Sugestões de resposta: O processo de industrialização; a mecanização do campo; a perda da terra; a criação do Estatuto do Trabalhador Rural, em 1963; a ideia de uma vida melhor nas cidades.
4. Nas cidades, com suas construções planejadas ou espontâneas, há determinadas atividades econômicas que se destacam das demais. Relacione no caderno os tipos de cidade indicados a seguir às características apresentadas na sequência.
Industrial - III; Político-administrativa - IV; Turística - I; Portuária - II.
Industrial · Político-administrativa · Turística · Portuária
- O turismo é a principal atividade econômica que impulsiona o crescimento dessa cidade.
- A cidade se desenvolve economicamente por meio de importantes portos marítimos ou fluviais.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
3 aulas
- Aplicação das atividades de avaliação conclusiva das páginas 170 a 173 para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já aprendeu?
1 Objetivo
- Reconhecer os principais grupos humanos que contribuíram para a formação do povo brasileiro.
Como proceder
- Se os alunos não souberem descrever esses grupos humanos, retome o conteúdo referente à formação do povo brasileiro a fim de mostrar as contribuições culturais dos indígenas, portugueses, africanos e de outros imigrantes.
2 Objetivo
- Demonstrar domínio acerca do conteúdo de movimentos migratórios no território brasileiro e os principais motivos que levaram as pessoas a se deslocarem internamente no país.
Como proceder
- Se algum aluno apresentar dificuldade para identificar as alternativas corretas, proponha atividades e leituras que retomem o conteúdo a fim de compreenderem os fatores (as causas) que levam as pessoas a migrarem. Apresente mapas de movimentos migratórios e dados estatísticos que auxiliarão na compreensão do tema.
3 Objetivo
- Compreender no que consiste o êxodo rural, bem como os fatores que motivaram esse movimento de migração do campo para a cidade. Ao descrever esses fatos, os alunos demonstrarão ter compreendido os aspectos importantes do conteúdo.
Como proceder
- Se os alunos apresentarem dificuldade em identificar o nome do movimento migratório, bem como seus motivos, exiba vídeos sobre o trabalho rural, envolvendo os que não usam maquinário e os que usam. Com isso, os alunos compreenderão que, ao empregar maquinário, menos mão de obra é exigida, o que fez muitas pessoas perderem seus empregos no campo, tendo de migrar para as cidades em busca de trabalho.
4 Objetivo
- Descrever brevemente as características das atividades econômicas e as funções exercidas pelas cidades. Dessa forma, é possível identificar as diferentes atividades que se destacam das demais.
Como proceder
- Se os alunos apresentarem dificuldades em nomear as diferentes atividades econômicas das cidades, exemplifique com fotos de praias, museus, centros históricos, etc. Assim, oriente os alunos a identificarem as atividades econômicas nessas imagens, nesse caso, o turismo.
5 Objetivo
- Conhecer a história da construção da cidade de Brasília, capital do Brasil.
Como proceder
- Se algum aluno tiver dificuldade para localizar no texto as informações solicitadas, apresente uma foto do projeto piloto e a da estrutura da cidade de Brasília em formato de avião. Com base nelas, pergunte se uma cidade que surge espontaneamente teria essas características. Incentive-os a se expressar a fim de exporem as conexões de aprendizagem que vêm criando ao longo de seus estudos.
6 Objetivo
- Conhecer as hierarquias e as relações entre as cidades nas redes urbanas.
Como proceder
- Espera-se que os alunos digam que a população precisa recorrer a centros urbanos maiores sempre que necessita de recursos e serviços, como educação e saúde, quando a cidade em que vive não dispõe deles. Como exemplo, eles podem citar o próprio município, o qual, se for pequeno, pode depender de alguns serviços ofertados apenas em cidades maiores ou, se for uma grande cidade, os alunos podem mencionar que moradores de bairros periféricos ou afastados de locais com mais disponibilidade de serviços têm de se deslocar para conseguir o que precisam.
- Se algum aluno não reconhecer a relação de hierarquia entre as cidades que formam a rede urbana, retome a discussão sobre os serviços oferecidos pelo município ou sobre os serviços que a população tenha de obter em municípios vizinhos.
7 Objetivo
- Interpretar imagens como forma de identificar as transformações ocasionadas pelo crescimento da cidade.
Como proceder
- Se algum aluno apresentar dificuldades para elaborar respostas mais completas em relação ao conteúdo solicitado, aplique atividades com o intuito de levá-lo a compreender que, para uma cidade crescer e se desenvolver, são necessários investimentos, o que causará, inevitavelmente, muitas transformações nas paisagens.
- As cidades passam por transformações devido ao aumento da população e à necessidade de crescimento urbano e econômico. Muitas vezes, elas se expandem em direção ao espaço rural ou a áreas de vegetação nativa, substituindo a antiga paisagem por conjuntos habitacionais e industriais, condomínios, centros comerciais, edifícios, parques públicos, entre outros.
8 Objetivo
- Reconhecer os meios de transporte e comunicação.
Como proceder
- No passado, os principais meios de transporte no Brasil eram os carros de boi, as carroças e alguns tipos de embarcação. Espera-se que os alunos respondam que, atualmente, os principais meios de transporte no Brasil são os caminhões, automóveis e aviões.
- Se os alunos apresentarem dificuldade para identificar a alternativa falsa e transformá-la em verdadeira, promova a troca de ideias em grupo a fim de que analisem as alternativas para identificar as verdadeiras e as falsas.
9 Objetivo
- Interpretar informações e expressar conhecimentos acerca das regiões brasileiras e dos aspectos socioeconômicos da população, relacionados à concentração de pobreza e às desigualdades sociais.
Como proceder
- Se algum aluno não conseguir interpretar a manchete nem identificar a região destacada, mostre um mapa político do Brasil para localizar a Região Nordeste, bem como para visualizar o tamanho do seu território e do território nacional. Em relação às desigualdades, explique que isso ocorre em diferentes regiões brasileiras, pois, embora todos os cidadãos tenham direitos, nem todos são alcançados, o que implica nos deveres dos governantes e do poder público.
10 Objetivo
- Reconhecer as principais características naturais e socioeconômicas da região onde os alunos vivem.
Como proceder
- Se algum aluno não conseguir registrar a resposta satisfatoriamente, leve-o a se expressar oral e espontaneamente. Se for necessário, você pode elaborar um roteiro de perguntas para ele. Por exemplo: "Quais são as principais atividades econômicas desenvolvidas na região em que mora?"; "A região em que você vive é uma grande produtora rural?"; "Ela tem muitas indústrias?"; "Que tipo de paisagem prevalece na região?"; "As paisagens naturais estão preservadas?".
11 Objetivo
- Identificar os setores econômicos e os contrastes tecnológicos. Reconhecer as principais atividades desenvolvidas no campo e na cidade e os impactos positivos e negativos causados pela tecnologia.
Como proceder
- Caso os alunos não consigam completar as frases corretamente, retome os conteúdos trabalhados no volume e exemplifique novamente as diferentes atividades desenvolvidas no campo e na cidade fazendo um paralelo com os avanços tecnológicos.
12 Objetivo
- Com esta atividade, os alunos demonstrarão o que aprenderam sobre as diferentes fontes de energia.
Como proceder
- Caso algum aluno não consiga identificar os diferentes tipos de energia, proponha uma atividade a respeito da importância e do uso da energia. Para isso, apresente fotos envolvendo o uso de energia para ele identificar as respectivas fontes energéticas. Por exemplo, uma estação eólica - fornecimento de energia elétrica para acender uma lâmpada ou manter a geladeira ligada.
13 Objetivo
- Analisar e comparar problemas ambientais e argumentar acerca das respectivas causas e consequências.
Como proceder
- Caso algum aluno não faça corretamente a análise solicitada, proponha atividades que o levem a refletir sobre os graves acidentes ambientais ocorridos recentemente no Brasil, como as queimadas no Pantanal, o desmatamento na Amazônia, o rompimento das barragens mineradoras em Mariana e em Brumadinho, no estado de Minas Gerais, entre outros exemplos.
14 Objetivo
- Identificar problemas ambientais no lugar em que vivem, reconhecendo, assim, a importância do poder público no combate aos problemas mencionados.
Como proceder
- Espera-se que os alunos escrevam exemplos referentes aos problemas ambientais apresentados anteriormente, além de outros ocorridos no município onde vivem. Eles devem identificar tanto as ações dos órgãos competentes para sanar ou reduzir essas ocorrências quanto os danos causados por tais problemas.
- Caso algum aluno não reconheça a relevância das políticas ambientais no município em que mora, bem como as políticas ambientais nacionais, promova uma entrevista com algum funcionário da secretaria do meio ambiente do município ou de outros órgãos ambientais, a fim de esclarecer possíveis dúvidas e demonstrar como tais ações ocorrem.
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- Cidade com grande quantidade de fábricas, que são grandes geradoras de renda, impostos e empregos.
- Cidades que concentram órgãos, instituições e poderes representantes de um governo.
5. Leia o texto a seguir e responda às questões no caderno.
Em 1823, José Bonifácio de Andrade e Silva [...] propôs a criação de uma nova capital no interior do Brasil (sugerindo o nome Brasília) [...].
Somente em 1955 foi delimitada uma área de 50 mil quilômetros quadrados - onde localiza-se o atual Distrito Federal. A construção da nova capital teve início em abril de 1956, no comando do então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira [...].
No dia 21 de abril de 1960, a estrutura básica da cidade está edificada e Brasília então é inaugurada [...].
IBGE. Brasília. Cidades@. Disponível em: https://oeds.link/py3rnh. Acesso em: 23 abr. 2021.
-
A cidade de Brasília foi construída de maneira espontânea ou planejada? Por quê? Justifique sua resposta utilizando o texto como base.
5. a. A cidade de Brasília foi pensada e planejada desde 1823, inicialmente por José Bonifácio. Sua construção teve início em abril de 1956 e sua finalização ocorreu em 1960.
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Qual é a diferença entre cidades planejadas e cidades espontâneas?
5. b. Cidades planejadas: foram criadas em lugares escolhidos previamente e seu crescimento tende a ser mais organizado.
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Cidades espontâneas: cresceram a partir de antigos vilarejos em decorrência das atividades econômicas praticadas neles e seu crescimento tende a ser menos organizado.
6. Escreva o nome de seu município e qual a relação que existe entre ele e os municípios vizinhos, em relação a:
6. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
saúde · educação · comércio · lazer
7. Analise as imagens a seguir.
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Essas imagens representam a cidade de Curitiba em épocas diferentes. Como muitas outras cidades do Brasil, Curitiba passou (e continua passando) por transformações em suas paisagens urbanas. Descreva no caderno:
-
as principais transformações observadas no espaço urbano de Curitiba, mostradas nas imagens;
Possível resposta: as ruas foram asfaltadas e muitas casas foram substituídas por edifícios. Comentários nas orientações ao professor.
-
dois tipos de problemas ocasionados pelo crescimento urbano desordenado.
Possíveis respostas: aumento da quantidade de moradias precárias; falta de infraestrutura básica.
8. O Brasil tem uma grande extensão territorial, conectada em muitos lugares pelos meios de transportes e de comunicação. Sobre isso, copie no caderno as alternativas falsas transformando-as em verdadeiras.
-
Atualmente, os principais meios de transportes no Brasil são os carros de boi, as carroças e alguns tipos de embarcação.
Falsa. Comentários nas orientações ao professor.
- A partir das primeiras décadas do século 20, a construção de rodovias tornou-se uma prioridade para o governo federal, que tinha como objetivo promover a integração entre as regiões brasileiras.
- Os meios de comunicação, como rádio, televisão, telefone e internet, são importantes ferramentas de interligação das regiões do Brasil.
9. Leia a manchete a seguir e responda às questões no caderno.
Região Nordeste possui quase metade de toda a pobreza no Brasil, segundo IBGE
Disponível em: https://oeds.link/cMutVg. Acesso em: 23 abr. 2021.
-
Apesar de existir pobreza em quase todo o território brasileiro, ela se acentua em algumas regiões. De acordo com a manchete, qual região concentra maior acúmulo de pobreza?
A Região Nordeste, com quase metade de toda a pobreza do Brasil.
-
O Brasil é um país com desigualdades sociais? Explique.
9. b. Espera-se que os alunos respondam que sim, pois o nosso país tem grandes diferenças nas condições de vida e renda da população, por isso encontramos milhões de pessoas na pobreza ou em condições precárias sem os direitos básicos garantidos.
10. Descreva no caderno as principais características naturais e socioeconômicas da região onde se localiza o estado onde você vive.
Resposta pessoal.
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11. Existe um grande contraste tecnológico entre os setores econômicos brasileiros. Copie em seu caderno as frases a seguir completando as lacunas com as palavras desse quadro.
campo · indústrias · comércio e serviços
- No setor de ■, o modo tradicional vem gradualmente perdendo espaço para o eletrônico. Esse setor apresenta grande desigualdade, principalmente se compararmos as lojas de grande porte com pequenos varejistas e ambulantes.
- Grande parte das ■ brasileiras são de pequeno ou médio porte e empregam grande parte da população brasileira. Por outro lado, muitas grandes empresas contam com alta tecnologia e, cada vez mais, estão robotizando as etapas de produção, reduzindo postos de trabalho.
-
As atividades praticadas no ■ também têm apresentado diferenças tecnológicas, sendo divididas entre moderna e tradicional.
Comércio e serviços; indústrias; campo.
12. A energia pode vir de diferentes fontes e seu uso está presente na maior parte das atividades do nosso cotidiano. Cite em seu caderno dois tipos de energia que você utiliza em seu dia a dia e as respectivas fontes de produção.
Resposta pessoal.
13. Analise as imagens a seguir e identifique qual é o problema ambiental presente e qual seria sua provável causa.
1- Enchente. Possível causa: Poluição dos rios e esgotos por descarte de lixo de maneira inadequada.
2- Desmatamento. Possível causa: Abertura de pastagens e lavouras.
14. No município onde você vive, existem problemas ambientais como esses ou de outros tipos? Escreva no caderno o que os órgãos públicos têm feito para resolver ou minimizar tais problemas.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
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PARA SABER MAIS
Brasil: um mosaico de culturas, de Nezite Alencar. Ilustrações de Elinaldo Meira. São Paulo: Paulus, 2016. (Coleção Narrando o Brasil).
Encante-se com as poesias em cordel que esse livro traz e, ainda, conheça as belezas do nosso país e a cultura do povo brasileiro.
De onde você veio: discutindo preconceitos, de Liliana Iacocca. Ilustrações de Michele Iacocca. 2. ed. São Paulo: Ática, 2011.
Conheça diferentes aspectos da cultura brasileira e descubra um pouco sobre suas próprias raízes, divertindo-se com a leitura desse livro.
Tainá 2: a aventura continua. Direção de Mauro Lima. Brasil: Globo Filmes, 2004. (76 min).
Divirta-se assistindo a essa aventura em que Tainá, uma menina indígena, e seus amigos tentam salvar os animais de estimação da aldeia da ação criminosa de biopiratas.
MANUAL DO PROFESSOR
Para saber mais
- As indicações de leituras sugeridas na seção Para saber mais possibilitam que os alunos aprofundem seus conhecimentos em determinados temas que foram trabalhados no decorrer do volume. O objetivo dessa seção é contribuir com o processo de formação de leitores.
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Meio ambiente: uma introdução para crianças, de Michael Driscoll e Dennis Driscoll. Ilustrações de Meredith Hamilton. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Panda Books, 2010.
Aprenda sobre o meio ambiente, sobre as fontes de energia e saiba como o meio ambiente nos ajuda e o que devemos fazer para protegê-lo.
Salvador, a primeira capital do Brasil, de Antonietta d'Aguiar Nunes. 2. ed. Ilustrações de Mario Barata. São Paulo: Cortez, 2008.
Você sabia que Salvador foi a primeira capital do Brasil? Descubra outras curiosidades sobre a mais antiga capital da Região Nordeste do país com a leitura desse livro.
Vamos fazer um bolo?, de Ruth Walton. Tradução de Camila Aline Zanon. São Paulo: Moderna, 2012.
O livro Vamos fazer um bolo? fala de um jeito divertido a origem dos produtos alimentícios. Com ele, você aprenderá desde a produção agrícola até a transformação dos alimentos na indústria.
MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente os alunos a lerem os livros desta seção com a ajuda de um familiar, desenvolvendo assim a literacia familiar.