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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
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ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
Esse livro tem como foco o desenvolvimento de noções cartográficas em crianças e jovens, sobretudo a produção e uso de mapas.
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BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://oeds.link/cjyzdt. Acesso em: 8 fev. 2021.
Documento que orienta o currículo da Educação Básica no Brasil, trazendo as principais competências e habilidades a serem abordadas no processo de ensino e aprendizagem.
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BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013.
Documento normativo com alguns princípios gerais a serem seguidos nas diferentes modalidades da Educação Básica no Brasil.
- CASTELLAR, Sônia (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007.
- CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
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CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas: Papirus, 2016
Obras que apresentam estudos a respeito de questões teóricas relacionadas ao ensino de Geografia, trabalhos com conceitos e noções e o papel do professor.
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DIAS, Genebaldo Freire. Dinâmicas e instrumentação para educação ambiental. São Paulo: Gaia, 2010.
Livro que traz orientações e diferentes experiências de trabalho com educação ambiental na sala de aula.
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FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.
A obra apresenta um panorama sobre o debate conceitual envolvendo a interdisciplinaridade, trazendo reflexões aos docentes sobre como propor esse tipo de perspectiva em sala de aula.
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MARTINELLI, Marcello. Mapas da geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto, 2003.
O livro trata da produção e importância de representações cartográficas, assim como da compreensão das informações que podem transmitir.
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PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Lyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
Trabalho que trata da importância das discussões e avanços acadêmicos e dos saberes escolares, a fim de orientar o trabalho docente.
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RICARDO, Beto; RICARDO, Fany. Povos indígenas no Brasil: 2011-2016. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2017.
Obra que traz informações e análises a respeito dos diferentes povos indígenas do Brasil na atualidade, como seu modo de vida, seus direitos e desafios recentes.
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ROSS, Jurandyr L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008.
Obra que trata de diferentes aspectos naturais e humanos do Brasil, em uma análise geral do espaço geográfico brasileiro.
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SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 2005.
Livro que aborda os principais fatores socioeconômicos do crescimento das cidades ao longo do tempo no Brasil e sua organização no território brasileiro.
- ZABALA, Antoni (Org.). Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Porto Alegre: Artmed, 1999.
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ZABALA, Antoni. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Obras que abordam a importância de desenvolver a capacidade cognitiva e fazer uso dela em diferentes situações. Também valorizam o "saber fazer" em diferentes áreas.
MANUAL DO PROFESSOR
Referências bibliográficas comentadas
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ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
Esse livro tem como foco o desenvolvimento de noções cartográficas em crianças e jovens, sobretudo na produção e no uso de mapas.
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ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representação. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1992. (Repensando o ensino).
As autoras apresentam um estudo sobre o espaço, sua percepção e representação nos trabalhos escolares, tendo como objetivo a construção da noção espacial da criança e sua importância como instrumento necessário à vida das pessoas.
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ALZINA, Rafael Bisquerra et al. Atividades para o desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.
O livro traz aos docentes atividades e exercícios que vão contribuir com o desenvolvimento das crianças em relação às competências emocionais: a consciência emocional, a adequação emocional, a autonomia emocional, as habilidades socioemocionais e as habilidades para a vida e o bem-estar emocional.
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ANTUNES, Celso. A sala de aula de Geografia e de História: inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competência no dia a dia. Campinas: Papirus, 2001.
O livro aborda a questão da aprendizagem levando-se em consideração as inteligências múltiplas, que contribuem com a prática cotidiana do professor na sala de aula e sua relação com os conteúdos e saberes de Geografia e de História.
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BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://oeds.link/BMRkFF. Acesso em: 8 fev. 2021.
Documento que orienta o currículo da educação básica no Brasil, trazendo as principais competências e habilidades a serem abordadas no processo de ensino e aprendizagem.
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BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC: SEB: DICEI, 2013.
Documento normativo que dispõe de princípios gerais a serem seguidos nas diferentes modalidades da Educação Básica no Brasil.
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CARLOS, Ana Fani. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.
O livro propõe um apanhado teórico, com foco no estudo da Geografia, e conta com textos que possibilitam a análise do conceito de lugar no mundo moderno.
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CASTELLAR, Sônia (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007.
O livro apresenta a contribuição de vários autores sobre a importância de ensinar e aprender Geografia, debatendo a relação entre teoria e prática, o papel do educador e a importância da Geografia na formação dos alunos.
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CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.); CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 11. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.
Os autores contribuem para o permanente repensar dos professores da área de Geografia, com teorias e procedimentos de estudos, pesquisas e práticas pedagógicas no ensino da ciência geográfica, pautadas no cotidiano dos alunos.
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CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
Essa obra apresenta textos que discutem a prática educativa relacionada ao ensino da ciência geográfica, visando contribuir para a formação inicial e contínua de professores de Geografia.
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CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Org.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: Uerj, 1998.
Os autores abordam discussões teóricas e reflexões sobre as ideias de importantes geógrafos, que procuram explicar a paisagem e a organização do espaço, por meio da abordagem cultural.
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CURRIE, Karen et al. Meio ambiente: interdisciplinaridade na prática. Campinas: Papirus, 2002.
A obra traz sugestões práticas de trabalhos interdisciplinares envolvendo o tema meio ambiente, nas quais as crianças, os professores e as pessoas da comunidade têm papel fundamental na formação de uma ideia básica e cada vez mais necessária: a participação cidadã.
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DEL PRIORE, Mary (Org). Histórias das mulheres do Brasil. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
O livro procura, em uma viagem através do tempo, fazer-nos ver, ouvir e sentir como nasceram e viveram importantes mulheres, o mundo que as cercava, do Brasil colonial aos nossos dias, mostrando a complexidade e a diversidade das experiências e das realizações vivenciadas por elas.
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DIAS, Genebaldo Freire. Dinâmicas e instrumentação para educação ambiental. São Paulo: Gaia, 2010.
Esse livro traz sugestões de atividades e diferentes experiências de trabalho de Educação Ambiental na sala de aula.
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DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. São Paulo: Ática, 2001.
O livro é voltado para professores e alunos no contexto escolar, e discute a questão das violações dos direitos humanos no cotidiano da vida brasileira.
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DINIZ, Margareth; VASCONCELOS, Renata Nunes (Org.). Pluralidade cultural e inclusão na formação de professores e professoras. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2004.
A obra discute de que forma as diferenças culturais são tratadas na escola, propondo a reflexão das práticas educativas e ações pedagógicas a partir de uma postura ética e inclusiva.
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DOHME, Vânia. Atividades lúdicas na Educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. 6. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
Esse livro mostra de que maneira as atividades lúdicas, como jogos, histórias, dramatizações, músicas, danças e artes plásticas, são práticas de uma educação que objetiva o desenvolvimento pessoal e a atuação cooperativa na sociedade.
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FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
A obra apresenta um panorama do debate conceitual envolvendo a interdisciplinaridade, trazendo reflexões aos docentes sobre como propor esse tipo de perspectiva em sala de aula.
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FELDMANN, Fabio. Sustentabilidade planetária, onde eu entro nisso? São Paulo: Terra Virgem, 2011.
O autor traz reflexões sobre as causas e consequências dos problemas ambientais e sociais no mundo, decorrentes das ações humanas na natureza, e propõe uma mudança das ações individuais às comunitárias, mais responsável e educativa.
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GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1994.
O autor propõe o conceito das inteligências múltiplas (linguística, lógico-matemática, espacial, corporal-cinestésica, musical, interpessoal e intrapessoal), em que todas as pessoas apresentam inteligências que funcionam de forma combinada para resolver problemas e/ou produzir bens sociais e culturais, dentro de seu contexto.
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GUIMARÃES, Márcia Noêmia; FALLEIROS, Ialê. Os diferentes tempos e espaços do homem: atividades de Geografia e História para o Ensino Fundamental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006. (Aprender Oficinas Fazendo).
O livro dispõe de diversas sugestões de atividades e jogos nas áreas de Geografia e História que podem contribuir no dia a dia da prática docente.
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KÜLLER, José Antonio; RODRIGO, Natália de Fátima. Metodologia de desenvolvimento de competências. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
Os autores têm como proposta pedagógica uma metodologia desenvolvida para apoiar a capacitação dos docentes, baseada em métodos de ensino e aprendizagem centrados na iniciativa e na atividade dos educandos.
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LESANN, Janine. Geografia no Ensino Fundamental I. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009.
A autora apresenta orientações pedagógicas, geográficas e didáticas que contribuem para a organização das atividades escolares para o ensino de Geografia.
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MARTINELLI, Marcello. Mapas da Geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto, 2003.
O livro trata da produção e importância de representações cartográficas, assim como da compreensão das informações que podem transmitir.
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NARVAES, Patrícia. Dicionário ilustrado de meio ambiente. 2. ed. São Caetano do Sul: Yendis, 2010.
A obra traz informações sobre a natureza e as ações que podem assegurar o futuro do planeta.
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PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Lyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
As autoras apresentam a importância das discussões e os avanços acadêmicos e dos saberes escolares, articulando os conhecimentos geográficos e os conhecimentos prévios dos alunos, a fim de orientar o trabalho docente.
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RICARDO, Carlos Alberto; RICARDO, Fany Pantaleoni. Povos indígenas no Brasil: 2011-2016. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2017.
A obra discorre sobre análises e informações a respeito dos diferentes povos indígenas do Brasil na atualidade, como seu modo de vida, seus direitos e desafios recentes.
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SCHÂFFER, Neiva Otero et al. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
O livro traz discussões e possibilidades pedagógicas de uso do globo terrestre em sala de aula, recurso indispensável para promover aprendizagens tanto de Geografia quanto de outros componentes curriculares.
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TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
Essa obra clássica da geografia humanista apresenta o lugar como uma construção a partir da experiência e dos sentidos, envolvendo sentimento e entendimento, em um processo de envolvimento geográfico do indivíduo com a cultura, a história, as relações sociais e a paisagem.
- ZABALA, Antoni (Org.). Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999. O autor apresenta experiências que valorizam o "saber fazer", ou seja, conteúdos procedimentais, em diferentes áreas.