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Apresentação
Observe a imagem.
Conectando ideias
1. Quais dessas brincadeiras os estudantes são capazes de reconhecer e quais não é possível identificar?
Resposta pessoal. O quadro Jogos Infantis é de autoria do holandês Pieter Bruegel, que em 1560 retratou cerca de 200 pessoas em miniatura realizando diversas brincadeiras (cerca de 80). Algumas dessas brincadeiras fazem parte do nosso repertório cultural até hoje, como o cabo de guerra e pula-cela.
2. Essas brincadeiras são representadas por meio de qual linguagem artística? Você já viu representações semelhantes a essa que apresentavam outros temas? O que elas representavam?
Essas brincadeiras são representadas por meio de uma pintura. Faça uma reflexão sobre outras pinturas que já viu ou consultou: o que elas representavam? Quais cores estavam presentes? E texturas e formas? Foram feitas com qual técnica?
3. Quais dessas brincadeiras é possível vivenciar na escola?
Procure refletir sobre brincadeiras vivenciadas na escola e as semelhanças e diferenças entre elas. Quais são ao ar livre? Em quais se usam objetos? Quais são feitas em duplas ou grupos? E individualmente? Quais usam o corpo todo? Quais usam somente parte do corpo? Qual é o objetivo da brincadeira? E suas regras?
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O movimento é condição primordial para o desenvolvimento de todo ser humano. É por meio do corpo que o indivíduo se percebe e estabelece relação com o outro e com o mundo. Com o corpo em movimento, ele encontra elementos para poder ler o mundo e intervir nele. A infância é uma etapa do desenvolvimento humano em que o movimento não pode ser desconsiderado, e é na escola que podemos pensar em ações sistematizadas para que essa aprendizagem seja significativa e potente.
A Educação Física, portanto, é o componente curricular que, ao tematizar as mais diversas práticas corporais, possibilita ao sujeito elementos para que ele possa entender a sua própria corporalidade. Trata-se de um componente curricular não só de características motoras, mas também cognitivas e socioemocionais. Aprender de corpo inteiro é uma máxima que faz parte dos objetivos de um professor de Educação Física.
Nas aulas, as três dimensões ocupam posições horizontais: desenvolvimento motor, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento socioemocional. Tudo isso, com base na tematização das práticas corporais que, como textos da cultura, são dinâmicas, plurais, repletas de sentidos e significados.
Dessa forma, a Educação Física assume o compromisso com todo o projeto pedagógico de formar cidadãos que sejam autônomos, empáticos, capazes de perceber a si mesmos e ao outro em diferentes esferas sociais e que sejam protagonistas de suas próprias trajetórias.
Pensando dessa maneira, propomos este Manual do Professor, que é um documento de caráter norteador com a intenção de auxiliar o professor na construção de um currículo coerente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pautado no desenvolvimento de propostas pedagógicas que possam auxiliar o professor em seus próprios e dinâmicos contextos escolares. O componente Arte permeará as sugestões propostas neste Manual do Professor, para integrar competências e habilidades com a Educação Física.