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Introdução
Os capítulos a seguir apresentam roteiros de aula e têm por objetivo auxiliar o professor na construção da sua prática pedagógica. Pensando nas características do 1o e 2o anos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais -, explicitadas ao longo dos capítulos anteriores, os roteiros de aula foram criados com base em sugestões de temas.
O objetivo dos roteiros é expor as crianças dessa faixa etária a um variado repertório de experiências corporais, potentes e mobilizadoras, que lhes motivem a conhecer-se nas mais variadas dimensões - motora, cognitiva e socioemocional e para que possam exercer, com autonomia, o respeito a si e ao outro através da multiplicidade de possibilidades que seus corpos são e do que produzem.
Para cada ano escolar, propusemos oito roteiros de aula, sendo dois deles referentes à cada umas das unidades temáticas, a saber: Brincadeiras e Jogos, Danças, Ginásticas e Esportes.
Sabemos, pois, da importância do movimentar-se nessa faixa etária. A brincadeira e a ludicidade são preponderantes para uma aprendizagem de corpo inteiro (DAOLIO, 2013, p. 37).
O homem, por meio do seu corpo, vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais, num processo de incorporação (...). Diz-se correntemente que um indivíduo incorpora algum novo comportamento ao conjunto de seus atos, ou uma nova palavra no seu vocabulário, ou ainda, um novo conhecimento ao seu repertório cognitivo. Mais do que um aprendizado intelectual, o indivíduo adquire um conteúdo cultural, que se instala no seu corpo, no conjunto de suas expressões. Em outros termos, o homem aprende a cultura por meio do seu corpo.
Os objetivos pedagógicos dos roteiros de aula são:
- Desenvolver competências e habilidades de Educação Física por meio das unidades temáticas e objetos do conhecimento com base na BNCC;
- Desenvolver competências e habilidades integradas de Arte.
Para alcançar esses objetivos, cada roteiro apresenta os seguintes recursos ao professor:
- Tema e processo pedagógico, onde estruturamos e sugerimos possíveis intervenções práticas para a elaboração da aula;
- Proposta de avaliação, que pode ser diagnóstica ou formativa, a depender dos objetivos traçados para o percurso;
- Sugestões de atividades de Arte, integradas às de Educação Física que foram apresentadas no roteiro de aula, ampliando ou aprofundando os conhecimentos e percepções sob o olhar desse componente.
Frisamos a total autonomia do professor em reelaborar as propostas de trabalho aqui descritos, de maneira a adaptá-los de acordo com os objetivos de trabalho, o contexto específico em que atua com seus estudantes, as características de cada turma, o espaço e materiais disponíveis, para um projeto curricular eficiente.