Notas de rodapé
Notas de Rodapé
- ^ 1 Referência às quatro modalidades coletivas muito comumente trabalhadas nas escolas, a saber: basquetebol, futsal, handebol e voleibol. A ideia é a de que reproduzir um currículo estritamente esportivista não cabe mais nos dias atuais.
- ^ 2 Para esta aula, para alunos com síndrome de Down, sugerimos consultar o documento Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down (Brasília, DF: Ministério da Saúde. p. 37. 2013. Disponível em: https://oeds.link/5jZQxA. Acesso em: 27 jun. 2022. O documento alerta para o fato de que, na fase de 2 a 10 anos, para crianças portadoras de síndrome de Down, deve-se ter orientação clara "quanto às questões de profilaxia de lesão cervical devido à subluxação atlatoaxial, mesmo para crianças assintomáticas e com radiografia cervical normal. Pais e professores devem ser advertidos quanto ao risco de lesão cervical durante a prática esportiva da natação, ginástica, futebol e especificamente cambalhotas. Estes esportes devem ser contraindicados na vigência de sintomas como dor cervical, fraqueza, hipereflexia, mudanças de função intestinal e vesical". No caso deste roteiro de aula especificamente, sobre rolamentos, para alunos com dificuldades motoras e hipotonia muscular, aconselha-se apoiar o colchão em um plano inclinado para facilitar a execução do rolamento.
- ^ 3 Alunos com TDAH tendem a aderir bem aos esportes de marca quando manifestam sua hiperatividade física e mental na escola. As comandas diretas e curtas para realizar as tarefas são um trunfo para alunos com tempo reduzido de atenção.