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Apresentação
Observe as imagens.
Crianças e jovem em diferentes práticas corporais, usando o próprio corpo e implementos, como corda e bola.
Conectando ideias
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Quais dessas práticas corporais os estudantes são capazes de reconhecer e quais não é possível identificar?
Resposta pessoal. As imagens retratam diferentes práticas corporais que fazem menção às unidades temáticas que serão trabalhadas neste ciclo de escolarização.
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Essas práticas corporais já foram vivenciadas pelos estudantes? Convide-os a relatar as próprias experiências.
Os alunos são convidados a relacionar seus conhecimentos prévios aos temas que serão trabalhados ao longo do ano.
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Quais dessas práticas corporais são possíveis de vivenciarmos na escola?
Procure refletir sobre as experiências corporais vivenciadas na escola e as semelhanças e diferenças entre elas: quais são ao ar livre? Em quais se usam objetos? Quais são feitas em duplas ou em grupos? E individualmente? Quais usam o corpo todo?
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Conforme apresentado no Volume 1 desta coleção, o movimento é condição primordial para o desenvolvimento integral de todo ser humano. É a partir do corpo que o indivíduo se percebe e estabelece relação com o outro e com o mundo. Com o corpo em movimento, ele encontra elementos para poder ler o mundo e nele intervir.
A Educação Física, portanto, é o componente curricular que, ao tematizar as mais diversas práticas corporais, oferece ao sujeito elementos para que ele possa entender a sua própria corporalidade. Trata-se de um componente curricular de características motoras, mas também cognitivas e socioemocionais. Aprender de corpo inteiro é uma máxima que faz parte dos objetivos de um professor de Educação Física.
Assim, a Educação Física assume o compromisso com todo o projeto pedagógico de formar cidadãos que sejam autônomos, empáticos, capazes de perceber a si mesmos e ao outro em diferentes esferas sociais e que sejam protagonistas de suas próprias trajetórias.
Pensando dessa maneira, propomos este Manual do Professor, um documento de caráter norteador cuja intenção é auxiliar o professor na construção de um currículo coerente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Este Manual propõe, também, o diálogo dos componentes curriculares Educação Física e Arte, com base em uma visão interdisciplinar. O trabalho em conjunto com Arte contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o corpo e suas subjetividades, além de motivar os estudantes a pesquisar e compreender o mundo contemporâneo.
Nesta coleção, propomos a Educação Física integrada com Arte, para que os alunos desenvolvam também a sensibilidade artística, cultural e estética, trabalhando o corpo e suas subjetividades.
Para saber mais sobre a concepção de Educação Física e as relações desse componente curricular com a área de Linguagens, retome o Volume 1 do Manual do Professor - Impresso, Capítulo 1 (páginas 8 até 27).
Este Manual do Professor é composto de 5 capítulos, organizados da seguinte forma: no Capítulo 1, trazemos as especificidades da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais (3o ao 5o anos); no Capítulo 2, dialogamos sobre o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças de 8, 9 e 10 anos, faixa etária predominante do ciclo escolar aqui discutido; o Capítulo 3 apresenta propostas de roteiros de aula para o 3o ano; o Capítulo 4 é composto de roteiros de aula para o 4o ano, e o Capítulo 5 é composto de roteiros de aula para o 5o ano.