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Introdução
Os capítulos a seguir apresentam roteiros de aula e têm por objetivo auxiliar o professor na construção da sua prática pedagógica. Pensando nas características do 3o, 4o e 5o anos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais -, explicitadas ao longo dos capítulos anteriores, propomos o planejamento de aulas com base em sugestões de temas.
O objetivo dos roteiros é possibilitar que os estudantes experimentem um variado repertório de práticas corporais ao longo de toda a sua escolarização, para que possam exercer, com autonomia, o respeito a si e ao outro através da multiplicidade de possibilidades que seus corpos são e do que produzem.
Para cada ano escolar, propomos o trabalho de dois temas em cada uma das unidades temáticas, a saber: Brincadeiras e jogos, Danças, Ginásticas, Esportes e, para essa faixa etária, Lutas. Cada uma das unidades temáticas são textos da cultura, que denominamos práticas corporais. Neira (2014, p. 16) nos ajuda a entender que:
Práticas corporais são os produtos da gestualidade sistematizados com características lúdicas, isto é, as brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. Logo, fazem parte da cultura corporal desde as regras da amarelinha até o desenho tático do futebol, passando pelas técnicas do balé, a história do judô e os nomes dos aparelhos de ginástica. Também compõem esse repertório a noção de esporte como meio de ascensão social [...], a utilização da ginástica como aquisição de uma determinada estética corporal, entre tantos outros significados em circulação.
Os objetivos pedagógicos dos roteiros de aula são:
- Desenvolver competências e habilidades de Educação Física por meio das unidades temáticas e objetos do conhecimento, com base na na BNCC;
- Desenvolver competências e habilidades integradas de Arte.
Para alcançar esses objetivos, cada roteiro apresenta os seguintes recursos ao professor:
- Tema e processo pedagógico, onde estruturamos e sugerimos possíveis intervenções práticas para a elaboração da aula;
- Proposta de avaliação, que pode ser diagnóstica ou formativa, a depender dos objetivos traçados para o percurso;
- Sugestões de atividades de Arte, integradas às de Educação Física que foram apresentadas no roteiro de aula, ampliando ou aprofundando os conhecimentos e percepções sob o olhar desse componente.
Ressaltamos que o professor deve ter completa autonomia em reelaborar as propostas de trabalho aqui descritas, de maneira a adaptá-las de acordo com os objetivos de trabalho, o contexto específico em que atua com seus estudantes, as características de cada turma, o espaço e os materiais disponíveis, para um projeto curricular eficiente.