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Conclusão
A avaliação formativa e o monitoramento fornecem informações essenciais sobre a evolução no aprendizado dos estudantes. Permitem identificar e mapear o desenvolvimento das competências gerais, específicas e habilidades de Educação Física e Arte, previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ano letivo.
Ao manter um registro sobre essa evolução ao longo do ano, é possível traçar uma visão geral da aprendizagem dos alunos, tanto de forma individual como coletiva. Isso permite o replanejamento do trabalho didático, de modo a garantir o avanço e o desenvolvimento pleno dos alunos.
Para que sejam instrumentos efetivos, é importante adotar práticas de avaliação sistemática, por exemplo, ao final de cada aula, como proposto nos roteiros, sendo possível também definir alguns marcos para uma avaliação sobre habilidades que o professor achar pertinentes.
Como visto nos roteiros de aula apresentados, a avaliação formativa pode ser feita de diversas maneiras. Por exemplo, é possível organizar os estudantes em uma roda de conversa convidando cada aluno a compartilhar com a turma aquilo que sabe. Essa proposta coletiva é fundamental para estimular a autonomia dos alunos, já que todos podem trabalhar juntos para identificar e desenvolver os saberes.
A avaliação pode também ser por meio de registros: texto, desenho, fotografia, vídeos etc. Nesse caso, é possível formular perguntas que mobilizem temas e aprendizados adquiridos. Ao analisar os registros dos estudantes, é possível identificar informações que podem ser retomadas em sala de aula e aquelas que precisam ser problematizadas ao longo do trabalho.
Outra estratégia possível é a criação de portfólios, que reúnem as produções dos estudantes feitas ao longo do ano letivo. Esses portfólios permitem que se acompanhe o desenvolvimento dos alunos, identificando as percepções, aprendizados e os avanços alcançados em cada atividade.
Esses registros possibilitam ao professor compreender se está ocorrendo a efetiva apropriação dos conceitos, das competências e das habilidades trabalhadas. A apresentação em equipe e a socialização de saberes também são outra forma de avaliação formativa e meio pelo qual o estudante pode refletir sobre o seu envolvimento e participação como parte de uma equipe.
Em todas as formas de avaliação descritas, é possível promover um momento de autoavaliação, propondo questões para que os estudantes reflitam individualmente sobre o seu aprendizado e dificuldades, ou por meio de discussões em grupo, que possibilitam identificar, por meio das trocas, a própria evolução e os pontos que precisam ser trabalhados.
Para o sucesso escolar, a avaliação formativa deve ser um processo contínuo que acompanha toda a aprendizagem do estudante, revendo e ajustando os caminhos para o crescimento de cada um e do grupo.