210

10Grandezas e medidas

IMAGEM: indicando o início da unidade 10. um carpinteiro faz uma marca com um lápis em um pedaço de madeira com o auxílio de uma trena. acima, há uma lâmina usada para cortar objetos e, ao redor, outros materiais de madeira. FIM DA IMAGEM.

Carpinteiro utilizando um instrumento de medida de comprimento.

MANUAL DO PROFESSOR

Introdução da unidade 10

Esta unidade amplia os estudos relacionados a grandezas e medidas e trabalha com um conteúdo voltado às medidas de comprimento, de capacidade, de tempo, de área, de temperatura, de massa e de volume. Desse modo, os alunos serão habilitados a reconhecerem as unidades padronizadas de medida de cada uma dessas grandezas, a realizarem transformações, além de identificarem e utilizarem os instrumentos necessários às medições. Além disso, as atividades direcionam o aprendizado para situações-problema do cotidiano, em que esse conhecimento é necessário para, por exemplo, calcular medidas de volume e área, ler, escrever e comparar medidas de temperatura e determinar suas variações, entre outras.

Objetivos

  • Identificar o quilômetro, o metro, o centímetro e o milímetro como unidades de medida de comprimento.
  • Realizar transformações de medidas expressas em quilômetro em metro, metro em centímetro e centímetro em milímetro.
  • Reconhecer o litro e o mililitro como unidades de medida de capacidade.
  • Transformar medidas expressas em litro em mililitro e vice-versa.
  • Perceber a utilidade do calendário no dia a dia e identificar, no calendário, os dias, os meses e o ano.
  • Reconhecer o centímetro quadrado, o metro quadrado e o quilômetro quadrado como unidades de medida de área.
  • Calcular a medida da área de um retângulo utilizando o centímetro quadrado e o metro quadrado como unidades de medida.
  • Calcular medidas de volume utilizando unidades de medida não padronizadas.
  • Calcular, em centímetros cúbicos, a medida do volume do cubo e do paralelepípedo.
  • Reconhecer a escala Celsius como a mais utilizada no Brasil para medir temperaturas e o termômetro como o instrumento utilizado para medir essa grandeza.
  • Reconhecer o grama, o quilograma, a tonelada e o miligrama como unidades de medidas de massa.
  • Resolver situações-problema que envolvem medidas de massa.
  • Realizar transformações entre as unidades de medida de massa estudadas.

Antes de introduzir o trabalho com o tópico Medidas de comprimento, estabeleça uma relação entre os conceitos de grandezas e medidas estudados nos volumes anteriores e os propostos nesta unidade. Para isso, peça aos alunos que desenvolvam a Atividade preparatória apresentada a seguir. Essa relação favorece novas aprendizagens e contribui para a consolidação dos conteúdos estudados.

Atividade preparatória

  • Organize os alunos da turma em quatro grupos e distribua uma cartolina para cada um. Escreva em papéis os termos: "Medidas de comprimento", "Medidas de capacidade", "Medidas de tempo" e "Medidas de massa". Peça a um aluno de cada grupo que sorteie um desses papéis, sendo o termo obtido o tema do trabalho que eles terão que desenvolver. Nesse sentido, o grupo que sorteou o termo "Medidas de comprimento", por exemplo, deverá elaborar um cartaz com esse título, escrevendo nele algumas situações nas quais as medidas de comprimento estão presentes, as principais unidades de medida utilizadas, os instrumentos empregados na medição de comprimentos, fazendo desenhos que ilustrem essas informações. Esse trabalho deve ser realizado também pelos outros grupos, considerando o tema que sortearam. Disponha materiais para os alunos fazerem as pesquisas, instigando-os a utilizarem também celulares ou outros equipamentos com acesso à internet para isso. Ao final, cada grupo deve apresentar aos colegas o cartaz que elaborou e as informações presentes nele, compartilhando seus conhecimentos e permitindo aos colegas compartilharem também o que sabem sobre cada assunto.

Nesta unidade será desenvolvida a seguinte competência geral da BNCC:

As unidades temáticas, os objetos de conhecimento e a descrição de cada habilidade, referentes a esta unidade, podem ser encontradas nas páginas 313-MP a 317-MP destas orientações ao professor.

Sugestão de roteiro

1 aula

  • Leitura do texto das páginas de abertura.
  • Desenvolvimento da seção Conectando ideias.
  • Atividade preparatória da página 256-MP.

Destaques BNCC

  • A habilidade EF05MA19 da BNCC será trabalhada no decorrer de toda esta unidade em atividades que capacitam os alunos a resolver e elaborar problemas que envolvem medidas de comprimento, de capacidade, de tempo, de área, de temperatura e de volume em situações que priorizam as transformações de medidas expressas nas unidades que são mais utilizadas no trato social.

211

Você sabe qual é a medida de sua altura? E qual é a medida da distância de sua casa até a escola?

A necessidade de medir comprimentos está presente em nosso dia a dia. Além disso, para muitos profissionais, fazer medições é de fundamental para desenvolver seu trabalho.

CONECTANDO IDEIAS

  1. O que o profissional da foto está fazendo? Qual instrumento ele está utilizando?

    O profissional está medindo o comprimento de um pedaço de madeira; Ele está utilizando uma trena.

  2. Quais instrumentos você conhece e que podem ser utilizados para medir comprimentos?
  3. Como você faria para obter a medida da altura de sua carteira? Converse com os colegas.

    2 e 3 respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.

MANUAL DO PROFESSOR

Conectando ideias

  1. Alguns instrumentos que alunos podem conhecer: régua, fita métrica e metro articulado.
  2. Espera-se que os alunos digam que utilizariam uma fita métrica ou uma trena.

212

1Medidas de comprimento

IMAGEM: uma fita métrica e uma régua. FIM DA IMAGEM.

Em várias situações do dia a dia, precisamos medir o comprimento de objetos, a altura de pessoas, distâncias entre cidades etc. A unidade de medida utilizada nas medições que fazemos depende do comprimento daquilo que estamos medindo.

Entre as unidades de medida de comprimento mais utilizadas estão o metro (m) e o centímetro (cm).

1 m = 100 cm

  1. Em cada situação apresentada, complete as frases com a unidade de medida mais adequada: m ou cm. Depois, responda às questões.

A

IMAGEM: uma mulher trabalha em um projeto arquitetônico em frente a uma mesa. ela traça uma linha com uma régua no papel à sua frente. FIM DA IMAGEM.

Joana

Joana é arquiteta e no projeto que está fazendo ela deve traçar uma linha cujo comprimento mede 16 cm . Qual instrumento de medida Joana está utilizando?

Régua.

B

IMAGEM: um homem mede o comprimento de uma jaqueta que está em um manequim com o auxílio de uma fita métrica. FIM DA IMAGEM.

Augusto

Augusto é costureiro e está medindo o comprimento de uma jaqueta. O resultado obtido por ele foi 48 cm . Qual instrumento de medida Augusto está utilizando?

Fita métrica.

MANUAL DO PROFESSOR

Sugestão de roteiro

7 aulas

  • Desenvolvimento do conteúdo das páginas 212 e 213.
  • Realização das atividades 1 a 13.
  • Desenvolvimento da seção Mãos à obra.

Atividade preparatória

  • Organize os alunos em duplas e oriente-os a medirem dois comprimentos: um cuja unidade mais adequada para expressar sua medida seja o centímetro e outro cuja unidade mais adequada seja o metro. Para que eles realizem essas medições, disponibilize réguas (se necessário) e trenas ou fitas métricas. Durante o desenvolvimento dessa atividade, avalie como os alunos manipulam os instrumentos em questão. Se necessário, dê as orientações para que executem as medições corretamente. Por fim, peça que exponham para a turma os comprimentos escolhidos e as unidades de medida utilizadas.

213

C

IMAGEM: uma mulher mede as dimensões de uma parede com o auxílio de uma trena. FIM DA IMAGEM.

Vânia

Vânia é decoradora de ambientes e está medindo as dimensões de uma sala retangular. O comprimento dessa sala mede 8,5m e a largura, 6m .

Qual instrumento de medida Vânia está utilizando? Trena.

D

IMAGEM: um homem mede o comprimento de um armário com o auxílio de um metro articulado. FIM DA IMAGEM.

João

João é marceneiro e está medindo o comprimento de um armário. O resultado obtido por ele foi 2 m .

Qual instrumento de medida João está utilizando?

Metro articulado.

  1. Você conhece instrumentos de medida diferentes dos utilizados nas situações apresentadas? Caso conheça, cite alguns deles para o professor e os colegas.

    Resposta pessoal.

ATIVIDADES

  1. Além do centímetro (cm) e do metro (m), outras unidades de medida de comprimento bastante utilizadas são o quilômetro (km) e o milímetro (mm). Complete as informações com os números adequados.

Um quilômetro equivale a 1.000 m e é utilizado para expressar a medida de grandes distâncias.

O milímetro é utilizado para expressar a medida de pequenos comprimentos, e 10 mm equivalem a 1 cm.

Agora, complete as sentenças com os números adequados.

  1. 1 km=1.000 m
  2. 1 m=100 cm
  3. 1 cm=10 mm
MANUAL DO PROFESSOR

Destaques BNCC

  • Nas páginas 212 e 213 foram apresentadas quatro situações em que os profissionais fazem uso de instrumentos de medida para realizar medições de comprimento. Espera-se que o metro e o centímetro, algumas das unidades de medida citadas nestas páginas, sejam familiares aos alunos e que eles reconheçam sua utilidade no dia a dia.

    Explore o assunto verificando o conhecimento prévio sobre as profissões retratadas nas cenas, estabelecendo uma relação com o Tema contemporâneo transversal Trabalho. Deixe que os alunos falem sobre cada uma delas e comentem as atribuições dos profissionais apresentados. Se achar necessário, proponha uma pesquisa informativa sobre essas profissões. Motive o interesse deles em refletirem sobre a participação feminina no mercado de trabalho e sobre a cultura social de algumas profissões serem exercidas exclusivamente por homens ou por mulheres.

214

  1. Complete as frases com a unidade de medida mais adequada: mm, cm, m e km.

    1. A distância rodoviária entre o município de Aracaju, no estado de Sergipe, e o município de Paulo Afonso, no estado da Bahia, mede 270 km .
    2. A espessura do vidro de uma janela mede 6 mm .
    3. Lídia comprou uma lapiseira cuja espessura da grafite mede 1 mm .
    4. Fernanda fez uma viagem de 215 km com seu carro.
    5. O comprimento da agenda de Lucas mede 21 cm .
    6. A altitude do pico da Neblina, o mais alto do Brasil, mede aproximadamente 2.994 m .

IMAGEM: paisagem com uma grande montanha cercada por uma floresta. FIM DA IMAGEM.

Pico da Neblina, localizado na serra do Imeri, no estado do Amazonas, em 2017.

  1. A rua em que Tânia mora tem 1 km de extensão e está sendo asfaltada.

    A empresa Asfaltar pretende concluir o trabalho em 3 dias.

    No primeiro dia, foram asfaltados 325 m e, no segundo dia, 105 m a mais que no primeiro.

    1. Quantos metros ainda faltam ser asfaltados para que o trabalho seja concluído?

      1 km = 1.000 m

      325 + 105 = 430

      1.000 - 430 = 570

      570 - 325 = 245

      245 m

    2. A extensão da rua que ainda falta ser asfaltada é maior ou menor do que 100 m? Maior.
MANUAL DO PROFESSOR

215

  1. Para transformar medidas em quilômetros em medidas em metros, basta multiplicar por 1.000 o número que representa a medida em quilômetros, pois 1 km = 1.000 m. Observe.

    IMAGEM: vinte e seis vírgula 5 quilômetros é igual a 26 500 metros. uma seta sai do 26 vírgula 5 em direção ao 26 500, indicando multiplicação por 1000. ao lado, 26 vírgula 5 vezes 1 quilômetro é igual a 26 vírgula 5 vezes 1000 metros que é igual a 26500 metros. do 1 quilômetro sai uma seta em direção a 1000 metros, indicando multiplicação por 1000. FIM DA IMAGEM.

    Também podemos transformar medidas em metros em medidas em quilômetros. Para isso, basta dividir por 1.000 o número que representa a medida em metros. Observe.

    IMAGEM: 5470 metros é igual a 5 vírgula 47 quilômetros. acima, há um quadro ligando os dois números e uma seta indicando divisão por 1000. FIM DA IMAGEM.

    Agora, faça as transformações necessárias e complete os itens.

    1. 5.320 km = 5.320.000 m
    2. 0,925 km = 925 m
    3. 1,384 km = 1.384m
    4. 0,437 km = 437m
    5. 54,05 km = 54.050 m
    6. 0,612 km = 612m
  2. Leia as informações que Aline obteve ao fazer uma pesquisa.

    IMAGEM: nota com o seguinte texto: entre as pontes mais conhecidas do brasil, estão a ponte rio-niterói, que fica no rio de janeiro e tem 13 290 metros de extensão, e a ponte hercílio luz, que fica em florianópolis e tem aproximadamente 821 metros de extensão. FIM DA IMAGEM.

    1. A medida do comprimento da ponte Hercílio Luz é maior ou menor do que 1 km? Menor.
    2. Qual é a extensão, em quilômetros, da ponte Rio-Niterói? 13,29 km
    3. Quantos quilômetros, aproximadamente, a ponte Rio-Niterói é maior do que a ponte Hercílio Luz? 12 km
    4. A medida do comprimento da ponte Rio-Niterói corresponde a, aproximadamente, quantas vezes a medida do comprimento da ponte Hercílio Luz? Efetue o cálculo usando uma calculadora. 16 vezes.
MANUAL DO PROFESSOR

Destaques PNA

  • Ao desenvolver a atividade 5, oriente os alunos a realizarem, inicialmente, uma leitura individual e, em seguida, uma leitura conjunta do texto apresentado. Por fim, incentive-os a interpretar o conteúdo que acabaram de ler e a responder às questões propostas, promovendo o aperfeiçoamento dos componentes fluência em leitura oral e compreensão de texto.

216

  1. Veja o mapa do Rio Grande do Norte e a localização de duas de suas cidades.

    IMAGEM: mapa do rio grande do norte com uma linha vermelha demonstrando o deslocamento entre a cidade de natal, no litoral, e mossoró, no interior. no canto inferior esquerdo, está a rosa-dos-ventos. no canto inferior direito, está a escala. FIM DA IMAGEM.

    Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

De acordo com a escala, cada centímetro no mapa corresponde a 40 km na realidade.

IMAGEM: detalhe do mapa evidenciando a escala, composta por uma reta e dois pontos ligando o 0 a 40 quilômetros. abaixo, há uma régua que indica que a reta corresponde a 1 centímetro. FIM DA IMAGEM.

  1. Utilizando uma régua, meça a distância, em linha reta, entre as cidades de Natal e Mossoró no mapa e anote o resultado obtido 6,2 cm
  2. De acordo com a escala do mapa e a medida que você obteve, calcule a medida da distância real, em linha reta, entre Natal e Mossoró.

    6,2 × 40 = 248

    248 km

  3. Se o mapa do estado do Rio Grande do Norte for construído em uma escala na qual cada centímetro corresponda a 10 km na realidade, qual será, em centímetros, a medida da distância em linha reta entre as cidades de Natal e Mossoró nesse mapa?

    248 : 10 = 24

    24,8 cm

  4. Em um mapa, Ricardo mediu a distância entre Natal e Mossoró e obteve 12,4 cm como resultado. Efetue os cálculos necessários e marque um X na escala desse mapa.

248 : 12,4 = 20

MANUAL DO PROFESSOR

Destaques BNCC

  • A atividade 6 propõe aos alunos que calculem a medida da distância, em linha reta, entre duas localidades por meio da proporcionalidade entre a medida obtida, em centímetros, e a escala apresentada no mapa, em quilômetros, colocando em prática a habilidade EF05MA12 da BNCC.

217

  1. Para transformar medidas em metros em medidas em centímetros, basta multiplicar por 100 o número que representa a medida em metros, pois 1 m = 100 m . Observe.

    IMAGEM: um vírgula 25 metros é igual a 125 centímetros. uma seta sai do um vírgula 25 em direção ao 125, indicando multiplicação por 100. ao lado, um vírgula 25 vezes um metro é igual a um vírgula 25 vezes 100 centímetros que é igual a 125 centímetros. uma seta sai do um metro em direção a 100 centímetros, indicando multiplicação por 100. FIM DA IMAGEM.

    Também podemos transformar medidas em centímetros em medidas em metros. Para isso, basta dividir por 100 o número que representa a medida em centímetros. Observe abaixo.

    IMAGEM: 1370 centímetros é igual a 13 vírgula 7 metros. há um quadro acima ligando os dois números por uma seta, indicando divisão por 100. FIM DA IMAGEM.

    Agora, faça as transformações necessárias e complete o quadro.

    m 2,3 27,5 15,2 31 0,8 4 9,2 186,4
    cm 230 2.750 1.520 3.100 80 400 920 18.640
  2. Veja o que Paulo e Ana estão dizendo e responda.

    IMAGEM: paulo diz, em um balão de fala: minha altura mede 155 centímetros. FIM DA IMAGEM.

    IMAGEM: ana diz, em um balão de fala: já a minha mede um vírgula 68 metros. FIM DA IMAGEM.

    • Qual deles é mais alto, Paulo ou Ana?

      Quantos centímetros a mais?

      1,68 m = 168 cm

      168 > 155

      168 - 155 = 13

      Ana; 13 cm a mais.

  3. De acordo com a situação apresentada, elabore um problema e dê para um colega resolver. Depois, verifique se ele o resolveu corretamente.

    Resposta pessoal.

IMAGEM: uma mulher pesquisa por um tapete na internet. ela pensa, em um balão de imaginação: preciso de um tapete cujo comprimento meça 2 metros e a largura, um vírgula 4 metro. FIM DA IMAGEM.

MANUAL DO PROFESSOR

Acompanhando a aprendizagem

Objetivo

  • Utilizar instrumentos de medida de comprimento e realizar transformações.

Como proceder

  • Antes de prosseguir com as atividades, avalie como os alunos estão lidando com a utilização de instrumentos de medida de comprimento, como a fita métrica, a trena, o metro articulado e a régua. Verifique se estão utilizando adequadamente as unidades de medida e realizando corretamente as transformações de medidas expressas em: quilômetro em metro, metro em centímetro e centímetro em milímetro.

218

  1. Para transformar medidas em centímetros em medidas em milímetros, basta multiplicar por 10 o número que representa a medida em centímetros, pois 1 cm = 10 mm. Observe.

    IMAGEM: seis vírgula 1 centímetros é igual a 61 milímetros. acima, há um quadro com uma seta ligando os dois números, indicando multiplicação por 10. ao lado, seis vírgula 1 vezes 1 centímetro é igual a 6 vírgula 1 vezes 10 milímetros que é igual a 61 milímetros. uma seta liga o 1 centímetro ao 10 milímetro, indicando multiplicação por 10. FIM DA IMAGEM.

    Também podemos transformar medidas em milímetros em medidas em centímetros. Para isso, dividimos por 10 o número que representa a medida em milímetros. Observe abaixo.

    IMAGEM: 218 milímetros é igual a 21 vírgula 8 centímetros. acima, há um quadro com uma seta ligando os dois números, indicando divisão por 10. FIM DA IMAGEM.

    Agora, faça as transformações necessárias e complete os itens.

    1. 4,9 cm = 49 mm
    2. 512 cm = 5.120 mm
    3. 370 cm = 3.700 mm
    4. 4.000 mm = 400 cm
    5. 327 mm = 32,7 cm
    6. 728 mm = 72,8 cm
  2. Com uma régua, meça o comprimento de cada um dos lados do triângulo e complete as sentenças com os números adequados.

    • AB = 5,2 cm = 52 mm
    • BC = 3,7 cm = 37 mm
    • AC = 4,6 cm = 46 mm

    IMAGEM: um triângulo com vértices a, b e c. peça ajuda ao seu professor!. FIM DA IMAGEM.

    Agora, determine a medida do perímetro desse triângulo e complete.

    Perímetro: 135 mm = 13,5 cm

    52 + 37 + 46 = 135

    135 mm

  3. Complete as sentenças a seguir com os símbolos >, < ou =.

    1. 32 km > 3.200 m
    2. 420 m < 4,02 km
    3. 1 km = 1.000 m
    4. 1,4 m > 136 cm
    5. 6 cm = 60 mm
    6. 207 mm > 2,7 cm
  4. Descubra o padrão de cada uma das sequências e complete os itens.

    A 5 cm 7,1 c m 9,2 cm 11,3 cm 13,4 cm 15,5 cm 17,6 cm 19,7 cm
    B 8,1 m 12,25 m 16,4 m 20,55 m 24,7 m 28,85 m 33 m 37,15 m
MANUAL DO PROFESSOR

219

MÃOS À OBRA

Explorando instrumentos de medida

Veja alguns instrumentos usados para medir comprimentos.

IMAGEM: régua de madeira com divisões em milímetros e marcas de 1 a 12 centímetros. FIM DA IMAGEM.

Régua.

IMAGEM: fitá métrica enrolada, com marcas de centímetros. FIM DA IMAGEM.

Fita métrica.

IMAGEM: metro articulado com várias réguas montadas com as extremidades unidas por pinos de metal, e as marcas de centímetros. FIM DA IMAGEM.

Metro articulado.

IMAGEM: a trena é composta de uma fita metálica ou de plástico, com as marcas de centímetros, que pode ser guardada dentro de um compartimento em formato circular com a base reta. FIM DA IMAGEM.

Trena.

IMAGEM: metro em material rígido tal como uma haste de madeira. FIM DA IMAGEM.

Metro rígido.

Fazendo estimativas e utilizando uma unidade de medida de comprimento adequada, indique as medidas no quadro a seguir.

Resposta pessoal.

Estimativa Medida real
A Medida da altura de um colega.
B Medida do comprimento da mesa do professor.
C Medida da espessura desse livro.
D Medida do comprimento da sua sala de aula.
E Medida do comprimento do seu lápis.

Agora, usando um dos instrumentos indicados anteriormente ou outro que tiver disponível, faça as medições necessárias, indique os resultados obtidos no quadro e verifique se suas estimativas se aproximaram das medidas reais.

MANUAL DO PROFESSOR

Mais atividades

  • Solicite a colaboração dos alunos para recortarem e construírem tiras de jornal com as seguintes medidas.

    1 m

    30 cm

    150 mm

    75 cm

    3 m

    100 cm

    12 cm

    800 mm

    175 mm

    80 cm

    340 mm

    350 cm

  • Escreva na lousa cada um dos itens a seguir. Depois, oriente os alunos a sobreporem as tiras recortadas de acordo com cada item e compararem as medidas de seus comprimentos. Em seguida, peça-lhes que completem cada um dos itens com os símbolos >, < ou =.

    1 m 100 cm R: =

    30 cm 340 mm R: <

    150 mm 12 cm R: >

    80 cm 800 mm R: =

    75 cm 175 mm R: >

    3 m 350 cm R: <

220

2Medidas de capacidade

O litro () e o mililitro (m) são unidades de medida de capacidade, ou seja, são unidades usadas para medir a quantidade de líquido que determinado recipiente pode conter.

Observe Janaína no supermercado comprando água mineral.

IMAGEM: uma mulher faz compras em um supermercado. ela está em frente a uma prateleira com diversas garrafas, enquanto pensa: vou comprar 5 litros de água mineral em copos de 200 mililitros. FIM DA IMAGEM.

  1. Quantos copos de água mineral você acha que Janaína vai comprar?

    Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam 25 copos.

    Note que as medidas apresentadas estão expressas em unidades de medida diferentes; então, para responder a essa pergunta, é preciso expressá-las em uma mesma unidade de medida. Neste caso, vamos transformar a medida em litros em uma medida em mililitros.

    Sabemos que 1 = 1.000 m, assim:

    IMAGEM: cinco litros é igual a 5000 mililitros. acima, há um quadro ligando os dois números por uma seta indicando multiplicação por 1000. ao lado, 5 vezes um litro é igual a 5 vezes 1000 mililitros que é igual a 5000 mililitros. uma seta liga um litro a 1000 mililitros, indicando multiplicação por 1000. FIM DA IMAGEM.

    Agora, basta calcular 5.000 : 200 para obter a quantidade de copos de água que Janaína terá de comprar, que nesse caso são 25 copos.

  2. Supondo que Janaína fosse comprar essa mesma quantidade de água, porém em garrafas de 500 m, quantas garrafas ela teria de comprar?

    5 = 5.000 m

    5.000 : 500 = 10

    10 garrafas.

  3. Se ela fosse comprar 8 de água em copos de 200 m, quantos copos ela teria de comprar?

    8 = 8.000 ml

    8.000 : 200 = 40

    40 copos.

MANUAL DO PROFESSOR

Sugestão de roteiro

4 aulas

  • Desenvolvimento do conteúdo da página 220.
  • Realização das atividades 1 a 4.
  • Leitura do boxe complementar O desperdício da água.
  • Realização das atividades 5 a 7.

221

ATIVIDADES

  1. Vimos que, para transformar medidas em litros em medidas em mililitros, basta multiplicar por 1.000 o número que representa a medida em litros.

    E para transformar medidas em mililitros em medidas em litros, o que devemos fazer?

    Como 1 = 1.000 m, basta dividir por 1.000 o número que representa a medida em mililitros. Observe.

    IMAGEM: 7200 mililitros é igual a 7 vírgula 2 litros. acima, há um quadro ligando os dois números por uma seta, indicando divisão por 1000. FIM DA IMAGEM.

    Agora, transforme as medidas em mililitros em medidas em litros.

    1. 6.000 m = 6
    2. 5.800 m = 5,8
    3. 10.700 m = 10,7
    4. 18.532 m = 18,532
    5. 495 m = 0,495
    6. 28 m = 0,028
  2. Para sua festa de aniversário Vinícius vai convidar 45 pessoas. De acordo com a estimativa de Vinícius, quantos litros de suco serão consumidos na festa?

    IMAGEM: vinícius imagina o desenho de três copos de suco e o seguinte texto: estou estimando que os convidados vão tomar, em média, 3 copos de 250 mililitros de suco cada um. FIM DA IMAGEM.

    3 × 250 = 750

    45 × 750 = 33.750

    33.750 : 1.000 = 33,75

    33,75

  3. Complete com o símbolo >, < ou =.

    1. 4 = 4.000 m
    2. 0,84 < 900 m
    3. 7,2 > 720 m
    4. 600 m < 5,5
    5. 2.800 m = 2,8
    6. 7.300 m > 7,2
MANUAL DO PROFESSOR

Mais atividades

  • Irene tem dois recipientes, um com medida de capacidade de 350 m e outro com medida de capacidade de 1 . Utilizando esses recipientes, como Irene pode obter exatamente 300 m de água em um deles?

    • > Fique atento: Irene pode encher os recipientes, esvaziá-los ou transferir todo o conteúdo, ou parte dele, de um recipiente para o outro.

      R: Inicialmente, Irene deverá encher com água o recipiente com medida de capacidade de 1 . Com a água deverá encher o recipiente cuja capacidade mede 350 m , esvaziando-o logo em seguida. Finalmente, deverá encher o recipiente de medida de capacidade de 350 m com parte da água que sobrou no recipiente cuja capacidade mede 1 , no qual restarão 300 m de água.

222

  1. Leia as seguintes informações relacionadas ao consumo de água.

    IMAGEM: uma mangueira está conectada a uma torneira em um jardim. FIM DA IMAGEM.

  1. Se em uma casa moram 4 pessoas e cada uma delas tomar um banho de chuveiro de 15 min por dia, quantos litros de água serão gastos com os banhos em um mês de 30 dias?

    135 × 4 = 540

    540 × 30 = 16.200

    16.200

  2. Sabendo que uma pessoa lava o carro uma vez por semana, quantos litros de água podem ser consumidos com essa atividade em 4 semanas?

    560 × 4 = 2.240

    2.240

  3. Se uma pessoa escovar os dentes 4 vezes ao dia, deixando a torneira aberta durante a escovação, quantos litros de água serão gastos para escovar os dentes em um dia? E em um mês de 30 dias?

    1 dia: 12 × 4 = 48; 48

    30 dias: 48 × 30 = 1.440; 1.440

  4. Segunda-feira, Paula regou o jardim durante 45 min. Quantos litros de água ela gastou, aproximadamente?

    5 min: 186 : 2 = 93

    40 min: 186 × 4 = 744

    744 + 93 = 837

    837

  5. Escreva em seu caderno uma questão relacionada às informações apresentadas e dê para um colega resolver. Depois, verifique se a resposta obtida está correta.

    Resposta pessoal.

MANUAL DO PROFESSOR

Destaques PNA

  • Ao desenvolver o conteúdo da atividade 4, oriente os alunos a realizarem uma leitura prévia sozinhos. Depois da leitura, incentive-os a interpretar o conteúdo que acabaram de ler e a responder às questões propostas. Atividades que desenvolvem esse tipo de prática colaboram com os componentes desenvolvimento de vocabulário, fluência em leitura oral e compreensão de textos.
  • No item e, os alunos são desafiados a utilizar sua capacidade criativa e a desenvolver um problema a partir do contexto da atividade. Acompanhe o processo da atividade e, caso tenha a oportunidade, corrija todas as questões, a fim de incentivar a melhora da escrita, contribuindo para o componente produção de escrita.

223

O DESPERDÍCIO DA ÁGUA

São vários os fatores que contribuem para o desperdício de água, como uma torneira mal fechada e os maus hábitos dos consumidores. Dessa maneira, precisamos adquirir bons hábitos para evitar o desperdício, pois o consumo em excesso pode contribuir para a falta de água no futuro.

Veja algumas atitudes que contribuem para a economia de água.

Que outras atitudes você acha que podem ser tomadas para economizar água em sua casa? E na escola? Converse com os colegas.

Resposta pessoal.

  1. Elabore um problema de acordo com a imagem abaixo e dê para um colega resolver. Depois, verifique se a resposta obtida por ele está correta.

    Resposta pessoal.

    IMAGEM: prateleira de um supermercado com sucos de caixinha expostos. em cima, há sucos em embalagem menores e uma placa escrita: suco 200 mililitros apenas 2 reais e 83 centavos. abaixo, há sucos em embalagem maiores e uma placa escrita: suco 1 litro só 7 reais e 90 centavos. FIM DA IMAGEM.

MANUAL DO PROFESSOR

Destaques BNCC e PNA

  • Ao trabalhar com o boxe O desperdício de água, promova uma conversa para que os alunos falem sobre suas próprias atitudes, bem como das pessoas de seu convívio, o que está relacionado ao Tema contemporâneo transversal Educação ambiental. Deixe que eles comentem livremente sobre suas observações e instigue-os a contar se costumam tomar banhos demorados, se deixam as torneiras de casa ou da escola mal fechadas, se as pessoas de sua casa reutilizam a água usada na lavagem de roupas em outras limpezas, como a de calçadas, por exemplo.

    Ressalte a importância da economia em atitudes cotidianas e enfatize que a água potável é escassa no mundo, por isso deve ser bem aproveitada. Lance mão da Competência geral 7 e mostre a eles algumas pesquisas que indicam essa escassez, como os relatórios feitos pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos.

  • Na atividade 5, os alunos são desafiados a utilizar sua capacidade criativa e a desenvolver um problema a partir do contexto da atividade. Acompanhe o processo da atividade, caso tenha a oportunidade, e corrija as questões, a fim de incentivar a melhora da escrita, contribuindo para o componente produção de escrita. Além disso, para incentivar o interesse por essa atividade, dê oportunidade para que os alunos conversem sobre o que estão vendo na imagem, discutam sobre os tipos de sucos que já tomaram e quais são seus preferidos, aperfeiçoando o componente desenvolvimento de vocabulário.

224

  1. Jean vai comprar água mineral. No supermercado ele observou que eram oferecidas as embalagens apresentadas abaixo. Em qual destas opções o preço por litro de água mineral é menor?

    IMAGEM: três garrafas com água mineral expostas em uma prateleira de um supermercado. a primeira tem 1 litro e custa 5 reais e 25 centavos. a segunda tem 500 mililitros e custa 2 reais e 65 centavos e a terceira tem 200 mililitros e custa 1 real e 10 centavos. FIM DA IMAGEM.

    1 : 1 × 5,25 = 5,25; R$ 5,25

    500 m : 2 × 2,65 = 5,30; R$ 5,30

    200 m : 5 × 1,10 = 5,5; R$ 5,50

    Embalagem de 1 .

Nem sempre é mais vantajoso comprar a embalagem com maior medida de capacidade; avalie a quantidade de produto de que realmente precisa.

  1. A seguir, estão indicados os preços do etanol e da gasolina em dois postos.

    IMAGEM: placa do posto a, com a ilustração de uma bomba de gasolina e as opções: etanol, 3 reais e 29 centavos por litro e gasolina, 4 reais e 60 centavos por litro. placa do posto b, com a ilustração de um frentista e as opções: etanol, 3 reais e 39 centavos por litro e gasolina, 4 reais e 69 centavos por litro. FIM DA IMAGEM.

    1. Patrícia abasteceu seu carro com 20 de etanol no Posto A. Quantos reais ela gastou?

      20 × 3,29 = 65,80

      R$ 65,80

    2. Se Patrícia tivesse abastecido seu carro com 20 de etanol no Posto B, quantos reais a mais ela teria gastado?

      20 × 3,39 = 67,80

      67,80 - 65,80 = 2,00

      R$ 2,00

    3. A capacidade do tanque de combustível do carro de Patrícia mede 56 . Sabendo que ela completou o tanque com os 20 que abasteceu, quantos litros de combustível havia anteriormente no tanque?

      56 - 20 = 36

36

  1. Elabore em seu caderno outra questão envolvendo os preços apresentados e dê para um colega resolver. Depois, verifique se o que ele respondeu está correto.

    Resposta pessoal.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Converse com os alunos sobre a afirmação de que, muitas vezes, as embalagens com maiores medidas de capacidade que oferecem preços convidativos não são as mais vantajosas. É preciso avaliar se a quantidade de produto oferecida será realmente utilizada, de modo que não haja desperdício. Se perceber que não vai consumir ou utilizar todo o conteúdo, é mais proveitoso optar por embalagens cujas medidas de capacidade sejam menores e que o conteúdo seja correspondente à real necessidade de consumo, mesmo pagando um pouco mais caro proporcionalmente.

Acompanhando a aprendizagem

Objetivo

  • Reconhecer o litro e o mililitro como unidades de medida de capacidade e realizar transformações com essas unidades.

Como proceder

  • Antes de prosseguir para o próximo tópico, avalie se os alunos estão utilizando adequadamente as unidades de medida de capacidade, nesse caso, o litro e o mililitro, e se estão realizando as transformações corretamente.

225

3Medidas de tempo

No dia a dia medimos o tempo em diversas situações, por exemplo, o tempo que ficamos na escola, a duração de uma viagem etc.

Verificar se um alimento está dentro de seu prazo de validade também é outra situação em que medimos o tempo. Veja a conversa de Roberto e Júlia no supermercado.

IMAGEM: roberto e júlia fazem compras em um supermercado. eles estão em frente a uma prateleira repleta de caixinhas de leite com a seguinte placa ao lado: promoção leite. de 3 reais e 29 centavos por 2 reais e 99 centavos. roberto pega uma das caixas e diz: júlia, vamos levar esse leite. mas ele vai vencer no dia 25 deste mês. júlia responde: hoje já é dia 4, então pegue apenas o que vamos consumir até lá para que não ultrapasse a data de validade. FIM DA IMAGEM.

  1. Assim como Roberto e Júlia, você e seus familiares observam a data de validade dos alimentos no momento da compra?

    Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que sim. Caso respondam que não, explique-lhes a importância de verificar essa informação.

  2. De acordo com a conversa entre Júlia e Roberto, quantos dias faltam para o leite vencer?21 dias.
  3. A família de Júlia e Roberto consome 5 caixinhas de leite por semana. No máximo, quantas caixinhas de leite eles podem comprar sem que sobre leite após a data de validade?15 caixinhas de leite.

DICA

Lembre-se de que uma semana tem 7 dias.

  1. Quantos reais eles vão pagar pelo leite se comprarem a quantidade máxima?

    15 × 2,99 = 44,85

    R$ 44,85

MANUAL DO PROFESSOR

Sugestão de roteiro

3 aulas

  • Desenvolvimento do conteúdo da página 225.
  • Realização das atividades 1 a 11.

Destaques BNCC

  • Aproveite o contexto que destaca o prazo de validade dos alimentos e estabeleça relação com os Temas contemporâneos transversais Saúde e Educação alimentar e nutricional. É importante salientar que os alimentos devem ser sempre consumidos dentro do prazo estabelecido pelo fabricante, uma vez que há diversos testes em laboratórios que determinam a medida de tempo adequada para o consumo do produto, ou seja, em que os alimentos permanecem em bom estado de conservação, com sabor e aparência inalterados.

    Sob essa perspectiva, fale do uso de conservantes pela indústria alimentícia, manipulados com o propósito de aumentar a vida útil dos alimentos. Ressalte que muitos deles não são benéficos à saúde, podendo causar alergias, problemas intestinais, déficit de atenção, asma, feridas na pele, entre outros problemas. Por conta disso, deve-se evitar o consumo excessivo de produtos alimentícios industrializados e sempre conferir os ingredientes nas embalagens, a fim de verificar não apenas o prazo de validade, mas também a quantidade de conservantes presentes, que muitas vezes estão expressos por seus códigos de numeração.

Para resolver as questões 2 e 3, caso julgue conveniente, leve um calendário para os alunos contarem os dias de maneira prática e para que lembrem alguns aspectos importantes, como, a quantidade aproximada de dias de uma semana e de um mês, quantos meses tem um ano etc.

226

ATIVIDADES

  1. Observe o calendário do ano vigente e responda.

    As respostas dos itens c, d, e e f são pessoais ou dependem do calendário do ano vigente.

    1. Quantos meses do ano têm 31 dias? 7 meses.
    2. Quantos meses do ano têm 30 dias? 4 meses.
    3. O primeiro bimestre do ano têm quantos dias?
    4. Em qual dia da semana é seu aniversário?
    5. Qual é o seu feriado preferido? Em qual dia da semana ele é comemorado nesse ano?
    6. Em qual dia e mês ocorre a oitava segunda-feira deste ano?
  2. No dia 22 de agosto a professora de Cléber marcou com os alunos a prova de Geografia para o dia 13 de setembro.

    1. Com quantos dias de antecedência a prova de Geografia foi marcada?

      22 dias.

    2. A professora aplicará a recuperação dessa prova uma semana após sua realização. Em qual data será aplicada a recuperação?

      20 de setembro.

  3. Observe a imagem a seguir, elabore um problema e dê para um colega resolver. Depois, verifique se ele resolveu corretamente.

    IMAGEM: representação do seguinte lembrete em uma folha de um calendário representando o dia 22 de novembro, quinta-feira: entregar maquete de ciências sobre a praça do bairro. FIM DA IMAGEM.

    Resposta pessoal.

MANUAL DO PROFESSOR

227

  1. Observe o mesmo relógio em dois momentos de certo dia. Quantas horas e minutos se passaram entre esses dois momentos?

    Passaram-se 5 horas e 55 minutos.

    IMAGEM: dois relógios. no da esquerda, o ponteiro menor aponta para o número 9 e o maior para o número 12. no da direita, o ponteiro menor está entre os números 2 e 3 e o maior aponta para o número 11. FIM DA IMAGEM.

  2. Fernanda mora em Berlim, na Alemanha. Em certo dia ela ligou para sua amiga Lorena, que mora em Brasília, no Brasil.

    Observe parte da conversa entre elas.

    IMAGEM: lorena fala no telefone. ela diz: fernanda, aqui no brasil são 17 horas e 45 minutos. e em berlim, que horas são?. FIM DA IMAGEM.

    Lorena

    IMAGEM: fernanda diz: aqui são 5 horas a mais. FIM DA IMAGEM.

    Fernanda

    No momento da conversa apresentada, qual era o horário em Berlim?

    22 h 45 min

  3. Complete cada frase a seguir.

    1. Um dia tem 24 horas.
    2. Uma hora tem 60 minutos.
    3. 3 h 52 min equivalem a 232 minutos.
    4. Em uma semana temos 168 horas.
    5. 72 h equivalem a 3 dias.
    6. Um ano tem 12 meses.

    IMAGEM: um relógio e um calendário ilustrados. FIM DA IMAGEM.

  4. Maria e Luiz foram assistir a um show musical. Sabendo que o show começou às 18 h 35 min e durou 217 min, efetue os cálculos em seu caderno e escreva o horário em que ele terminou. 22 h 12 min
MANUAL DO PROFESSOR

228

  1. Pedro está fazendo um tratamento médico no qual deverá tomar um comprimido a cada 8 h durante 30 dias. Sabendo que ele iniciou o tratamento no dia 10 de julho às 7 h, responda às questões.

    1. Quantas vezes ao dia ele tomará o remédio? 3 vezes ao dia.
    2. Em quais horários ele tomará o remédio? 7 h, 15 h e 23 h
    3. Em qual dia e mês ele terminará o tratamento? 8 de agosto.
    4. Sabendo que Pedro deverá fazer um exame 15 dias após o término do tratamento, em que dia e mês ele terá que fazer o exame?

      23 de agosto.

  2. Os Jogos Olímpicos são um evento mundial que acontece de 4 em 4 anos. Sua primeira edição foi em Atenas, na Grécia, em 1896. Os primeiros Jogos Olímpicos realizados no Brasil aconteceram no Rio de Janeiro, em 2016, do dia 5 de agosto ao dia 21 de agosto.

    1. Quantos anos após a primeira edição os Jogos Olímpicos foram realizados no Brasil? 120 anos.
    2. Em quantos dias ocorreram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro?

      17 dIas.

  3. Elabore, em seu caderno, um problema utilizando as informações apresentadas na imagem abaixo.

    Após elaborar o problema, troque com um colega e peça a ele que o resolva. Depois, verifique se ele resolveu corretamente.

    Resposta pessoal.

    IMAGEM: uma mão segura um ingresso de um filme, com o título cine paris e o logo de uma câmera antiga. abaixo, o título: as aventuras de tom tom. em seguida, informações como a data, 12 de julho de 2023. o horário: 16 horas e 45 minutos; e a duração do filme: 128 minutos. FIM DA IMAGEM.

  4. Para dar uma volta completa em um autorama, um carrinho demora 16 s. Quantas voltas completas esse carrinho dará em 3 min?

    3 min = 180 s

    180 : 16 = 11,25

    11 voltas completas.

autorama:
miniatura de pista automobilística para corridas de carrinhos de brinquedo
MANUAL DO PROFESSOR

Acompanhando a aprendizagem

Objetivo

  • Perceber a utilidade do calendário no dia a dia e estabelecer relações entre medidas de tempo.

Como proceder

  • Avalie se os alunos estão demonstrando boa relação com a identificação dos dias, meses e anos no calendário e se estão lidando bem com as medidas de tempo. Além disso, é importante que estejam familiarizados com as relações entre unidades de medida de tempo. Uma boa maneira de fazer essa verificação é acompanhar o desempenho deles nas atividades trabalhadas no decorrer do tópico.

229

4Medidas de área

O centímetro quadrado

Na malha quadriculada foram desenhadas algumas figuras.

IMAGEM: malha quadriculada com 5 figuras. a primeira é composta por 16 quadradinhos. a figura b é composta por 24 quadradinhos. a terceira é composta por 32 quadradinhos. a quarta é composta por 28 quadradinhos. a figura e é composta por 16 quadradinhos. FIM DA IMAGEM.

  1. Determine a medida da área de cada figura que aparece na malha, tomando como unidade de medida de área o:

    IMAGEM: um quadradinho, representando uma unidade. FIM DA IMAGEM.

    A: 16; B: 24; C: 32; D: 28; E: 16

    IMAGEM: dois quadradinhos, representando duas unidades. FIM DA IMAGEM.

    A: 8; B: 12; C: 16; D: 14; E: 8

    IMAGEM: quatro quadradinhos, representando quatro unidades. FIM DA IMAGEM.

    A: 4; B: 6; C: 8; D: 7; E: 4

    Note que, ao utilizarmos como unidade de medida de área cada uma dessas peças, obtemos resultados diferentes para a medida da área de uma mesma figura.

  2. Na malha quadriculada, há duas figuras com formatos diferentes que têm medidas de área iguais para uma mesma unidade de medida de área.

    Quais são essas figuras? A e E.

MANUAL DO PROFESSOR

Sugestão de roteiro

8 aulas

  • Desenvolvimento dos conteúdos das páginas 229 e 230.
  • Realização das atividades 1 a 4.
  • Desenvolvimento dos conteúdos das páginas 232 e 233.
  • Realização das atividades 5 a 7.
  • Desenvolvimento do conteúdo da página 235.
  • Realização das atividades 8 a 12.

Atividade preparatória

  • Leve para a sala de aula malhas quadriculadas.
  • Organize duplas para que os alunos possam compartilhar ideias.
  • Peça que eles representem na malha as seguintes figuras com as medidas de área a seguir (utilizando cada célula da malha como 1 unidade):

    • > 25 unidades; (quadrado)
    • > 12 unidades; (retângulo)
    • > 49 unidades; (quadrado)

230

  1. Observe os resultados obtidos para cada figura tomando o IMAGEM: Quadradinho. FIM DA IMAGEM. e o IMAGEM: Dois quadradinhos. FIM DA IMAGEM. como unidades de medida de área. O que você pode observar?

    Sugestão de resposta: As medidas das áreas obtidas tomando o IMAGEM: Dois quadradinhos. FIM DA IMAGEM. como unidade de medida de área são iguais à metade das medidas das áreas obtidas tomando o IMAGEM: Quadradinho. FIM DA IMAGEM. como unidade de medida de área, para cada figura, respectivamente.

Para que não ocorra diferença ao medirmos uma mesma superfície, tornou-se necessário criar unidades de medida padronizadas. Entre as unidades de medida de área mais conhecidas está o centímetro quadrado (cm2).

Um centímetro quadrado é a medida da área de um quadrado cujo comprimento do lado mede 1 cm.

IMAGEM: um quadrado com lado de 1 centímetro. abaixo, uma seta indicando que a área do quadrado é de 1 centímetro quadrado. FIM DA IMAGEM.

ATIVIDADES

  1. Determine, em centímetros quadrados, a medida da área de cada figura.

DICA

A área do IMAGEM: quadrado. FIM DA IMAGEM. mede 1 cm2 e a do IMAGEM: triângulo retângulo. FIM DA IMAGEM., 0,5 cm2.

A

IMAGEM: malha quadriculada com 3 figuras. a figura a é composta por 4 quadrados e dois triângulos retângulos. FIM DA IMAGEM.5 cm2

B

IMAGEM: a figura b é composta por 7 quadrados e dois triângulos retângulos. FIM DA IMAGEM.8 cm2

C

IMAGEM: a figura c é composta por 5 quadrados e 3 triângulos retângulos. FIM DA IMAGEM.6,5 cm2

  1. Na malha quadriculada que você vai receber de seu professor, desenhe um:

    Resposta pessoal.

    1. quadrado cuja área meça 25 cm2.
    2. retângulo cuja área meça 12 cm2.
    3. triângulo cuja área meça 9 cm2.
    4. trapézio cuja área meça 10,5 cm2.
MANUAL DO PROFESSOR

231

  1. Cleiton desenhou algumas figuras em uma malha quadriculada.

    IMAGEM: malha quadriculada com 3 figuras. a figura a é composta por 3 quadrados empilhados um em cima do outro e um quadrado à direita do terceiro, formando um desenho semelhante à letra l. a figura b é composta por 10 quadrados, cinco acima e cinco abaixo, formando um retângulo. a figura c é composta por 10 quadrados, formando um retângulo e, ao lado e uma linha acima, um quadrado. peça ajuda ao seu professor!. FIM DA IMAGEM.

    1. Qual é, em centímetros, a medida do perímetro da figura:

      • A? 10 cm
      • B? 14 cm
      • C? 16 cm
    2. Quais figuras têm medidas de área iguais? B e C.

      Essas figuras têm perímetros de mesma medida? Não

  2. As figuras a seguir foram construídas com quadradinhos cuja área mede 1 cm2, sendo que alguns foram cortados ao meio. Sem contar os quadradinhos, qual dessas figuras, em sua opinião, tem a maior medida de área?

    Resposta pessoal. Sugestão de resposta: B.

    A
    IMAGEM: figura formada por 20 quadrados e 8 triângulos retângulos. FIM DA IMAGEM.

B
IMAGEM: figura formada por 24 quadrados e 8 triângulos retângulos. FIM DA IMAGEM.

Agora, determine a medida da área de cada figura em centímetros quadrados e verifique se sua resposta está correta.

A: 24 cm2; B: 28 cm2

MANUAL DO PROFESSOR

Destaques BNCC

  • A atividade 3 coloca em prática a habilidade de realizar investigações, a fim de reconhecer que figuras com áreas iguais podem ter medidas de perímetro diferentes, como prevê a habilidade EF05MA20 da BNCC.

[...]

Na sala de aula, a melhor maneira de fazer o aluno não pensar é revelar o caminho, a solução, a estratégia. Em outras palavras, agindo assim, o professor estará pensando pelo aluno e não ensinando a pensar. Mas como ensiná-lo a pensar? Favorecendo, sempre que possível, a realização de descobertas como decorrência da experimentação [...].

A descoberta é fundamental no ensino da Matemática, pois, como sabemos, essa disciplina inspira medo aos alunos e foge quem pode. No entanto, quando o aluno consegue fazer descobertas, as quais, na verdade são redescobertas, surge o gosto pela aprendizagem... e nenhuma área tem precisado mais que a Matemática fazer com que seus alunos gostem dela.

[...]

LORENZATO, Sérgio. Para aprender Matemática. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2010. p 81. (Coleção Formação de Professores).

232

Área de figuras planas

Cláudio desenhou um mosaico em uma malha quadriculada cujo comprimento mede 6 cm e a largura, 4 cm. Veja o mosaico desenhado por ele.

IMAGEM: mosaico colorido composto por pentágonos, trapézios, quadriláteros, losangos e triângulos. FIM DA IMAGEM.

  1. Calcule a medida da área de cada uma das figuras que compõem o mosaico desenhado por Cláudio.

    IMAGEM: trapézio composto por 2 quadrados no centro e dois triângulos retângulos, um em cada extremidade. FIM DA IMAGEM.

    3 cm2

    IMAGEM: pentágono composto por 2 quadrados e dois triângulos retângulos. FIM DA IMAGEM.

    3 cm2

    IMAGEM: quadrilátero composto por 2 triângulos retângulos. FIM DA IMAGEM.

    1 cm2

    IMAGEM: losango composto por 4 triângulos retângulos. FIM DA IMAGEM.

    2 cm2

    IMAGEM: triângulo composto por 2 triângulos retângulos. FIM DA IMAGEM.

    1 cm2

  2. Qual é a medida da área total do mosaico? 24 cm2
  3. Como você fez para obter a resposta da questão 2? Resposta pessoal.

Existem várias maneiras de se obter a medida da área total do mosaico desenhado por Cláudio. Observe uma delas.

Assim, a medida da área de um retângulo cujo comprimento mede 6 cm e a largura mede 4 cm é 24 cm2, pois nele cabem 24 quadradinhos com a área medindo 1 cm2 cada.

MANUAL DO PROFESSOR

233

  1. Complete os quadros com os números adequados e determine a medida da área de cada um dos retângulos.

    IMAGEM: malha quadriculada com 3 figuras. retângulo com lados medindo 3 quadrados de altura e dois de largura. quadrado com lado de 3 quadrados cada. retângulo com lados medindo 3 quadrados de altura e 6 de largura. FIM DA IMAGEM.

    1. 2 × 3 = 6

      Medida de área: 6cm2

    2. 3×3 = 9

      Medida de área: 9cm2

    3. 6×3 = 18

      Medida de área: 18cm2

      ou 3 × 6 = 18

Para obter a medida da área, em centímetros quadrados, de um retângulo, basta multiplicar a medida de seu comprimento, em centímetros, pela medida de sua largura, também em centímetros.

ATIVIDADES

  1. Observe as medidas indicadas no retângulo abaixo e, em seu caderno, calcule a medida:

    IMAGEM: um retângulo com lados medindo 5 centímetros de largura e 2 de altura. FIM DA IMAGEM.

    • do perímetro do retângulo em centímetros. 14 cm
    • da área do retângulo em centímetros quadrados. 10 cm2
  2. Utilizando uma régua, meça o comprimento e a largura dos retângulos a seguir e determine, em centímetros quadrados, a medida da área de cada um deles.

    IMAGEM: um retângulo medindo 24 centímetros quadrados de área. peça ajuda ao seu professor!. FIM DA IMAGEM.

    Medida da área: 24 cm2

    IMAGEM: um retângulo medindo 14 centímetros quadrados de área. peça ajuda ao seu professor!. FIM DA IMAGEM.

    Medida da área: 14 cm2

MANUAL DO PROFESSOR

Acompanhando a aprendizagem

Objetivo

  • Calcular a medida da área de retângulos em centímetros quadrados.

Como proceder

  • Ao desenvolver o trabalho com as atividades 5 e 6, verifique se os alunos compreenderam que para calcular a medida da área de um retângulo, em centímetros, basta multiplicar a medida de comprimento pela medida de largura, também em centímetros. Caso julgue necessário, proponha a eles outros cálculos de áreas de retângulos.

Mais atividades

  • Um retângulo com largura medindo 4 cm2 tem medida de área igual a 28 cm2. Qual é, em centímetros, a medida do comprimento desse retângulo?

    R: 7 cm

234

  1. Observe os retângulos.

    Retângulo 1

    IMAGEM: retângulo medindo 15 centímetros quadrados. peça ao seu professor!. FIM DA IMAGEM.

    Retângulo 2

    IMAGEM: retângulo medindo 16 centímetros quadrados. peça ao seu professor!. FIM DA IMAGEM.

    Retângulo 3

    IMAGEM: retângulo medindo 12 centímetros quadrados. peça ao seu professor!. FIM DA IMAGEM.

    Retângulo 4

    IMAGEM: retângulo medindo 16 centímetros quadrados. peça ao seu professor!. FIM DA IMAGEM.

    1. Utilizando uma régua, meça o comprimento dos lados dos retângulos e complete o quadro.

      Retângulo 1 Retângulo 2 Retângulo 3 Retângulo 4
      Medida do perímetro (em cm) 16 16 16 20
      Medida da área (em cm2) 15 16 12 16
    2. Quais desses retângulos têm:

      • perímetros de mesma medida? Retângulos 1, 2 e 3.
      • áreas de mesma medida? Retângulos 2 e 4.
    3. O que você pode observar em relação à medida do perímetro dos retângulos que têm áreas de mesma medida?

      Os perímetros têm medidas diferentes. Espera-se que os alunos observem que nem sempre figuras com mesma medida de área têm perímetros com medidas iguais.

    4. O que você pode observar em relação à medida da área dos retângulos que têm perímetros de mesma medida?

      As áreas têm medidas diferentes. Espera-se que os alunos observem que nem sempre figuras com mesma medida de perímetro têm áreas com medidas iguais.

MANUAL DO PROFESSOR

Destaques BNCC

  • A atividade 7 tem por objetivo levar os alunos a concluírem, por meio de investigação, que figuras com medidas de perímetro iguais podem ter medidas de área diferentes e figuras com medidas de área iguais podem ter medidas de perímetro diferentes, conforme a habilidade EF05MA20 da BNCC.

235

O metro quadrado e o quilômetro quadrado

Para medir a área de terrenos, pisos de construções, quadras esportivas, entre outros, é comum usarmos como unidade de medida de área o metro quadrado (m2).

Um metro quadrado é a medida da área de um quadrado cujo comprimento do lado mede 1 m.

Sueli vai construir uma casa cuja planta baixa está representada a seguir.

  1. Em seu caderno, calcule, em metros quadrados, a medida da área:

    IMAGEM: vista aérea de uma planta com as medidas de cada cômodo em destaque. à esquerda, está a sala, que possui 9 metros de altura e 4 de largura. ao lado, está um corredor. acima, está o dormitório 2, com 4 metros por 4 vírgula 20 metros. ao lado, está o dormitório 1, com 4 metros por 5 metros. abaixo do corredor, está a cozinha, com 3 por 4 metros e, ao lado, o banheiro, com 3 por 2 metros. ao lado, está o dormitório 3, com 3 por 4 vírgula 80 metros. FIM DA IMAGEM.

    1. do dormitório 1.20 m2
    2. do banheiro.6 m2
    3. da sala.36 m2
    4. da cozinha.12 m2

DICA

Os cômodos da casa que Sueli vai construir têm formato retangular.

ATIVIDADES

  1. O professor Marcos desenhou um quadrado na lousa.

    1. Qual é a medida da área, em metros quadrados, desse quadrado?

      1 m × 1 m = 1 m2

    2. Qual é a medida da área, em centímetros quadrados, desse quadrado?

      10.000 cm2

      IMAGEM: um quadrado desenhado em uma lousa, com 4 ângulos retos e lado de 1 metro que é igual a 100 centímetros. FIM DA IMAGEM.

      Para responder a essa pergunta, multiplicamos a medida, em centímetros, de seu comprimento pela medida, também em centímetros, de sua largura, ou seja:

      100 cm × 100 cm = 10.000 cm2

      Assim, 1 m2 = 10.000 cm2.

DICA

Para transformar medidas em metros quadrados em medidas em centímetros quadrados, basta multiplicar por 10.000 o número que representa a medida em metros quadrados.

MANUAL DO PROFESSOR

236

  1. Para transformar medidas em centímetros quadrados em medidas em metros quadrados, dividimos o número que expressa essa medida por 10.000.

    1. Complete o esquema abaixo para transformar 25.000 cm2 em metros quadrados.

      IMAGEM: vinte e cinco mil centímetros quadrados é igual a espaço para preencher metros quadrados. acima, há um quadro ligando por uma seta os dois números, indicando divisão por 100000. FIM DA IMAGEM.

      IMAGEM: vinte e cinco mil centímetros quadrados é igual a espaço para preencher metros quadrados. acima, há um quadro ligando por uma seta os dois números, indicando divisão por 100000. deve ser preenchido com dois vírgula cinco. FIM DA IMAGEM.

    2. Faça em seu caderno as transformações necessárias e complete o quadro.

      m2 1,5 2,72 24 19 1,75
      cm2 15.000 27.200 240.000 190.000 17.500
  2. Marlene deseja cobrir uma parede de sua casa cuja área mede 4 m2. Para isso, ela vai utilizar um dos tipos de peças de cerâmica apresentadas a seguir.

    Tipo 1

    IMAGEM: peça de cerâmica em forma de quadrado com lado de 10 centímetros. FIM DA IMAGEM.

    Tipo 2

    IMAGEM: peça de cerâmica em forma de quadrado com lado de 20 centímetros. FIM DA IMAGEM.

    Tipo 3

    IMAGEM: peça de cerâmica em forma de retângulo com 20 centímetros de largura e 10 de altura. FIM DA IMAGEM.

    Quantas peças, no mínimo, serão necessárias se ela optar pelas do:

    • tipo 1?

      4 m2 = 40.000 cm2

      10 cm × 10 cm=

      = 100 cm2

      40.000 : 100 = 400

      400 peças.

    • tipo 2?

      20 cm × 20 cm=

      = 400 cm2

      40.000 : 400 = 100

      100 peças.

    • tipo 3?

      20 cm × 10 cm=

      = 200 cm2

      40.000 : 200 = 200

      200 peças.

  3. De acordo com as medidas apresentadas nas hortas, elabore um problema em seu caderno envolvendo medida de área e dê a um colega para que ele o resolva. Depois, verifique se a resposta que ele obteve está correta.

    Resposta pessoal.

    Horta A

    IMAGEM: representação da vista aérea de uma horta, com 400 centímetros de largura e 200 de altura. FIM DA IMAGEM.

    Horta B

    IMAGEM: representação da vista aérea de uma horta, com 3 metros de largura e 5 de altura. FIM DA IMAGEM.

MANUAL DO PROFESSOR

Acompanhando a aprendizagem

Objetivo

  • Reconhecer o centímetro quadrado e o metro quadrado como unidades padronizadas de medida de área.

Como proceder

  • Antes de prosseguir com a unidade, avalie se os alunos compreendem que o centímetro quadrado e o metro quadrado são unidades padronizadas de medida de área. Aproveite para considerar, com base nas atividades realizadas, se eles estão conseguindo calcular a medida de área de figuras retangulares utilizando as unidades de medida de área padronizadas.

237

  1. Outra unidade de medida de área muito utilizada é o quilômetro quadrado (km2). Em geral, essa unidade é usada para medir grandes áreas, como as de municípios, de estados e de países.

Um quilômetro quadrado é a medida da área de um quadrado cujo comprimento do lado mede 1 km.

Observe as informações sobre alguns municípios brasileiros e a medida da área aproximada de cada um deles.

IMAGEM: mapa do brasil destacando os seguintes municípios brasileiros e suas medidas de área. altamira, no estado do pará, com área medindo 159 mil 533 quilômetros quadrados. são paulo, que é a cidade mais populosa do brasil, com 1521 quilômetros quadrados e santa cruz de minas, em minas gerais, que é considerado o menor município brasileiro, com 3 vírgula 6 quilômetros quadrados. no canto inferior esquerdo, há a representação de um mapa-múndi com o brasil em destaque. FIM DA IMAGEM.

Fontes de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. IBGE. Cidades e estados do Brasil. Disponível em: https://oeds.link/mLxZsG. Acesso em: 29 jan. 2021.

Utilizando uma calculadora, calcule a diferença, em km2, entre a medida da área dos municípios de:
MANUAL DO PROFESSOR

238

5Medidas de volume

Em cada camada da pilha a seguir foram colocadas 24 caixas de leite.

IMAGEM: três camadas de caixas de leite do campo empilhadas em uma prateleira de um supermercado. FIM DA IMAGEM.

  1. Quantas camadas com 24 caixas há nessa pilha? 3 camadas.

    Para determinarmos a quantidade de caixas de leite que há nessa pilha, basta multiplicar a quantidade de camadas (3) pela quantidade de caixas de leite que há em cada camada (24).

3 × 24 = 72

Assim, há 72 caixas de leite nessa pilha.

Considerando uma caixa de leite como unidade de medida de volume, verificamos que a medida do volume dessa pilha é igual à quantidade de caixas que ela contém, ou seja, 72 caixas de leite.

  1. Considerando cada IMAGEM: cubo. FIM DA IMAGEM. como unidade de medida de volume, calcule o volume de cada pilha de blocos, sabendo que não há blocos ocultos atrás das pilhas.

    A

    IMAGEM: vinte cubos organizados em 4 linhas e 5 colunas. FIM DA IMAGEM.

    20 blocos.

    B

    IMAGEM: doze cubos em um bloco com 3 linhas e 4 colunas. à frente, há outro bloco com 4 cubos. FIM DA IMAGEM.

    16 blocos.

MANUAL DO PROFESSOR

Sugestão de roteiro

3 aulas

  • Desenvolvimento do conteúdo da página 238.
  • Realização das atividades 1 a 3.
  • Desenvolvimento do conteúdo da página 240.
  • Realização das atividades 4 a 6.

Destaques BNCC

  • Estabeleça uma ligação com o Tema contemporâneo transversal Educação alimentar e nutricional e converse com os alunos sobre a importância do leite e seus derivados na alimentação. Pergunte quem costuma tomar leite e comer seus derivados, como queijos, iogurtes, doces etc. Embora atualmente haja controvérsias com relação ao consumo de produtos lácteos, ainda há muitos especialistas que defendem que o leite é essencial para o fornecimento de cálcio na nutrição humana, nutriente fundamental para a formação da massa óssea, para a coagulação sanguínea e para a contração muscular.

    Além do cálcio, o leite fornece proteínas e minerais essenciais ao desenvolvimento de crianças e adultos. Não deixe de considerar que, dentre os alunos, pode haver aqueles que tenham intolerância à lactose, portanto, informe outros meios de obter o cálcio, como brócolis, sardinha, espinafre, gergelim, grão-de-bico, linhaça, aveia e chia.

  • As questões 1 e 2 abordam a capacidade dos alunos de trabalhar com sólidos geométricos no sentido de reconhecerem volume enquanto grandeza associada, além de medirem essa grandeza por meio de empilhamento de cubos, favorecendo o desenvolvimento da habilidade EF05MA21 da BNCC.

239

ATIVIDADES

  1. Uma fábrica vende suco em embalagens de dois tipos diferentes. Para transportar esse suco, a fábrica utiliza caixas de um único tipo.

DICA

As caixas e as embalagens têm formato de paralelepípedo.

Embalagens

IMAGEM: duas embalagens de suco lado a lado. à esquerda, uma embalagem pequena chamada de tipo a e, à direita, uma embalagem grande chamada de tipo b. FIM DA IMAGEM.

Os esquemas representam uma dessas caixas com embalagens do tipo A e outra com embalagens do tipo B.

Embalagens do tipo A

IMAGEM: representação de uma caixa com uma camada de embalagens do tipo a dispostas em uma fileira de 3 linhas e 4 colunas no fundo. sobre uma das embalagens, há outras 5 embalagens empilhadas até o topo. FIM DA IMAGEM.

Embalagens do tipo B

IMAGEM: representação de uma caixa com uma camada de embalagens do tipo b dispostas em uma fileira de 3 linhas e 4 colunas no fundo. sobre uma das embalagens, há outras 2 embalagens empilhadas até o topo. FIM DA IMAGEM.

  1. Considerando a embalagem do tipo A como unidade de medida de volume, qual é o volume da caixa? 72 embalagens do tipo A.
  2. Considerando a embalagem do tipo B como unidade de medida de volume, qual é o volume da caixa? 36 embalagens do tipo B.
  3. Os resultados obtidos nos itens anteriores foram iguais? Em sua opinião, por que isso aconteceu?

    Resposta pessoal. Comentário nas orientações ao professor.

  1. Para que não ocorra diferença ao medirmos um mesmo volume, como ocorreu na atividade anterior, foram adotadas unidades de medida padronizadas. Entre as unidades de medida de volume utilizadas está o centímetro cúbico (cm3).

Um centímetro cúbico é a medida do volume de um cubo cujo comprimento da aresta mede 1 cm.

IMAGEM: um cubo com lado de 1 centímetro. FIM DA IMAGEM.

Calcule a medida do volume da pilha, em centímetros cúbicos, sabendo que não existem cubos ocultos atrás da pilha.

8 cm3

IMAGEM: oito cubos empilhados em duas fileiras de 4 cubos cada. FIM DA IMAGEM.

MANUAL DO PROFESSOR

Comentário de resposta

1. c. Espera-se que os alunos respondam que não e concluam que as medidas obtidas são diferentes porque foram utilizadas unidades de medida diferentes para obter o volume da mesma caixa.

240

  1. Sabendo que o volume de cada IMAGEM: cubo. FIM DA IMAGEM. mede 1 cm3 e o volume de cada IMAGEM: prisma triangular. FIM DA IMAGEM. mede 0,5 cm3, calcule a medida do volume de cada uma das seguintes pilhas, sabendo que não há cubos ocultos atrás das pilhas.

    A

    IMAGEM: figura composta por cinco cubos e dois prismas triangulares. FIM DA IMAGEM.

    6 cm3

    B

    16 cm3

    C

    IMAGEM: figura composta por 3 cubos e 4 prismas triangulares. FIM DA IMAGEM.

    5 cm3

Medida do volume do cubo e do paralelepípedo

Observe o cubo e o paralelepípedo construídos com cubinhos cujo volume mede 1 cm3.

IMAGEM: cubo com 2 centímetros em cada lado, composto por 8 cubinhos divididos em duas fileiras. FIM DA IMAGEM.

Cubo

IMAGEM: paralelepípedo com 4 centímetros de comprimento, 2 centímetros de largura e 2 centímetros de altura, composto por 16 cubinhos. FIM DA IMAGEM.

Paralelepípedo

Veja uma maneira de calcular a medida do volume do cubo, em centímetros cúbicos, sem contar os cubinhos um a um.

IMAGEM: dois, representando a medida do comprimento, vezes dois, representando a medida da largura, vezes dois, representando a medida da altura é igual a 8, representando a medida do volume do cubo, que é 8 centímetros cúbicos. FIM DA IMAGEM.

De modo semelhante, podemos calcular a medida do volume, em centímetros cúbicos, do paralelepípedo anterior.

IMAGEM: quatro, representando a medida de comprimento, vezes dois, representando a medida da largura, vezes 2, representando a medida da altura que é igual a 16, representando a medida do volume do paralelepípedo, que é 16 centímetros cúbicos. FIM DA IMAGEM.

MANUAL DO PROFESSOR

Mais atividades

  • Peça aos alunos que formem grupos com quatro alunos e distribua, para cada grupo, cubinhos do material dourado, pedindo a eles que considerem cada cubinho como 1 unidade cúbica de medida de volume. Oriente cada grupo a criar uma pilha em formato de paralelepípedo com os cubinhos do material dourado (solicite que montem uma pilha utilizando muitos cubos).
  • Após a montagem das pilhas, peça a outro grupo que, utilizando o método da multiplicação, calcule a medida do volume da pilha.
  • Em seguida, de maneira organizada, dê um tempo para que cada grupo fale sobre a pilha construída e apresente os cálculos na lousa.
  • Certifique-se de que eles estejam utilizando a unidade de medida correta, ou seja, uma pilha com 30 cubinhos tem medida de volume de 30 u3.

241

ATIVIDADES

  1. Priscila vai trocar o aquário de sua sala por outro com volume de maior medida. Na loja, ela viu dois modelos diferentes.

DICA

Nas imagens estão indicadas as medidas do comprimento, da largura e da altura de cada um dos aquários.

A
IMAGEM: aquário com 34 centímetros de comprimento, 20 centímetros de largura e 25 centímetros de altura. FIM DA IMAGEM.

B
IMAGEM: aquário com 50 centímetros de comprimento, 30 centímetros de largura e 40 centímetros de altura. FIM DA IMAGEM.

  1. Calcule a medida do volume, em centímetros cúbicos:
  1. Sabendo que o volume do aquário de Priscila mede 50.250 cm3, qual aquário ela deve comprar?

O aquário B.

  1. Uma caixa tem formato de um cubo cujo comprimento da aresta mede 30 cm. Qual é, em centímetros cúbicos, a medida do volume dessa caixa?

    30 × 30 × 30 = 27.000

    27.000 cm3

  2. Uma caixa, com formato de paralelepípedo, tem comprimento medindo 35 cm, largura 10 cm e altura 20 cm.

    1. Calcule, em seu caderno, em centímetros cúbicos, a medida do volume dessa caixa. 7.000 cm3
    2. Calcule, em seu caderno, quantas caixinhas com formato de cubo, cujo comprimento da aresta mede 5 cm, cabem dentro dessa caixa.

      56 caixinhas.

MANUAL DO PROFESSOR

Acompanhando a aprendizagem

Objetivo

  • Calcular volume utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas.

Como proceder

  • Aproveite esse momento para avaliar, por meio das atividades realizadas, se os alunos estão conseguindo calcular medidas de volume utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas, nesse caso, o centímetro cúbico. Verifique se eles conseguem calcular, em centímetros cúbicos, a medida do volume de cubos e paralelepípedos.

242

6Medidas de temperatura

Utilizamos as medidas de temperatura nas mais diversas situações. Uma delas é para verificar se a gôndola refrigerada do supermercado está na medida de temperatura adequada para conservar os produtos expostos. Para o iogurte, por exemplo, a medida da temperatura adequada de conservação é de 1 °C a 10 °C.

DICA

No Brasil, a escala mais utilizada para medir temperatura é a Celsius (°C).

IMAGEM: um homem em frente a uma geladeira de um supermercado segura um iogurte. FIM DA IMAGEM.

Consumidor escolhendo iogurte.

  1. Marque um X no termômetro que não indica uma medida de temperatura adequada para a conservação do iogurte.

    IMAGEM: um termômetro marcando 3 graus. FIM DA IMAGEM.

    IMAGEM: um termômetro marcando 12 graus. FIM DA IMAGEM.

    X

    IMAGEM: um termômetro marcando 7 graus. FIM DA IMAGEM.

ATIVIDADES

  1. Veja abaixo a medida de temperatura de um paciente em dois horários de uma mesma tarde. Para cada um desses horários, anote a medida da temperatura registrada no termômetro.

    • Qual é a diferença entre a medida da temperatura do paciente nesses dois horários?

      37,9 - 36,4 = 1,5

      1,5°C

    IMAGEM: em um consultório médico ilustrado, uma mão segura um termômetro que marca 37 vírgula 9 graus celsius. FIM DA IMAGEM.

    Medida de temperatura:37,9°C

    IMAGEM: em um consultório médico ilustrado, uma mão segura um termômetro que marca 36 vírgula 4 graus celsius. FIM DA IMAGEM.

    Medida de temperatura:36,4°C

MANUAL DO PROFESSOR

Sugestão de roteiro

3 aulas

  • Desenvolvimento do conteúdo da página 242.
  • Realização das atividades 1 a 6.
Medidas de temperaturas mínimas e máximas previstas e a variação para o município dos dias / / a / /
Data Medida de temperatura máxima (°C) Medida de temperatura mínima (°C) Variação da medida de temperatura (°C)

Fonte de pesquisa:

243

  1. A tabela apresenta as medidas de temperaturas máximas e mínimas registradas e a variação da medida de temperatura para algumas cidades brasileiras em 18/02/2021. Junte-se a um familiar e efetue os cálculos necessários com o auxílio de uma calculadora e complete-a.
    Medidas das temperaturas máximas e mínimas registradas e a variação para algumas cidades brasileiras (18/02/2021)

    Cidade Medida de temperatura máxima (°C) Medida de temperatura mínima (°C) Variação da medida de temperatura (°C)
    Torres (Rio Grande do Sul) 30 18 12
    Belém (Pará) 29 23 6
    Bonito (Mato Grosso do Sul) 34 18 16
    Recife (Pernambuco) 33 22 11
    Vila Velha (Espírito Santo) 30 23 7

    Fonte de pesquisa: Instituto Nacional de Meteorologia. Disponível em: https://oeds.link/HrOlqK. Acesso em: 24 jun. 2021.

  2. Vilma está fazendo um bolo. Ela o colocou no forno a 180 °C às 14 h 40 min e, após 30 min, deverá aumentar a medida da temperatura em 20 °C.

    1. A que horas Vilma aumentará a medida da temperatura do forno?

      15 h 10 min

    2. Qual será a medida da temperatura do forno após Vilma aumentá-la?

      180 + 20 = 200

      200 °C

  3. Veja a previsão do tempo em certa cidade.

    IMAGEM: esquema ilustrado mostrando a previsão do tempo durante uma semana. no domingo, na segunda, na quarta, quinta sexta e sábado há a ilustração de nuvens de chuva, e na terça-feira, a de um sol entre nuvens. domingo indica a temperatura máxima de 29 graus e mínima de 20 graus. segunda, a máxima de 30 e mínima de 21 graus. terça, a máxima de 28 e a mínima de 18 graus. quarta, máxima de 31 e mínima de 20. quinta, máxima de 31 e mínima de 22. sexta, máxima de 32 e mínima de 22 e sábado, máxima de 34 e mínima de 21 graus. FIM DA IMAGEM.

    De acordo com essas informações, elabore uma questão e peça a um colega que a resolva. Depois, verifique se ele a resolveu corretamente.

    Resposta pessoal.

MANUAL DO PROFESSOR

244

  1. A tabela apresenta a medida da temperatura registrada em Bom Jardim da Serra, no estado do Rio Grande do Sul, pelos alunos da professora Sônia durante cinco dias de certa semana, às 9 horas.

    Dia da semana Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
    Medida da temperatura (°C) 8 12 10 9 10

    Fonte de pesquisa: Registros dos alunos da professora Sônia.

    1. Qual foi a maior medida de temperatura registrada? Em qual dia da semana?

      12 °C; Terça-feira.

    2. Vamos construir um gráfico de linhas com os dados da tabela. Para isso, traçamos os eixos horizontal e vertical e representamos por pontos a medida da temperatura registrada em cada dia da semana. Em seguida, traçamos segmentos de reta ligando os pontos correspondentes a dias da semana seguidos. Note que até quarta-feira o gráfico está pronto. Agora, termine de construí-lo.

      Medida da temperatura registrada pelos alunos de uma escola em Bom Jardim da Serra, às 9 horas, durante cinco dias de certa semana, de junho de 2022

DICA

Não se esqueça de escrever o título e a fonte.

IMAGEM: gráfico relacionando a medida de temperatura em graus celsius na vertical com o dia da semana na horizontal. na segunda-feira, a temperatura registrada foi de 8 graus. na terça-feira, subiu para 12 graus. na quarta-feira, abaixou para 10 graus. há espaço para preencher o título, a quinta e a sexta-feira. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: gráfico relacionando a medida de temperatura em graus celsius na vertical com o dia da semana na horizontal. na segunda-feira, a temperatura registrada foi de 8 graus. na terça-feira, subiu para 12 graus. na quarta-feira, abaixou para 10 graus. há espaço para preencher o título, a quinta e a sexta-feira. na quinta-feira, a temperatura registrada foi de 9 graus e, na sexta, 10 graus. FIM DA IMAGEM.

Fonte de pesquisa: Registros dos alunos da professora Sônia.

  1. Escolha um tema de sua preferência, faça uma pesquisa e construa em seu caderno um gráfico de linhas com os dados coletados. Depois, escreva as conclusões sobre a pesquisa e o gráfico que você fez.

    Resposta pessoal.

MANUAL DO PROFESSOR

Destaques BNCC

  • O item c da atividade 5 propõe aos alunos que realizem uma pesquisa e, com os dados coletados, construam um gráfico de linhas, assim como sugere a habilidade EF05MA25 da BNCC.

Acompanhando a aprendizagem

Objetivo

  • Ler, escrever e comparar temperaturas na escala Celsius.

Como proceder

  • Aproveite as diversas atividades relacionadas a temperaturas e avalie como os alunos estão lidando com a leitura e a escrita dessas medidas e como se portam com a identificação e a variação de temperaturas para determinadas situações, como a variação climática, por exemplo.

245

  1. As planilhas eletrônicas são ferramentas úteis para organizar informações em tabelas, efetuar cálculos e construir gráficos. Siga as orientações do professor para construir um gráfico de linhas com os dados apresentados na tabela da atividade anterior.

    1. Copie para a planilha os dias da semana apresentados na tabela e a medida da temperatura referente a cada um deles.

      IMAGEM: representação de uma planilha na tela de um computador com 5 linhas e 5 colunas nomeadas como a, b, c, d, e. na célula a, 1, está a segunda-feira. a, 2, terça-feira. a, 3, quarta-feira. a, 4, quinta-feira. a, 5, sexta-feira. na célula b, 1, está o número 8. na célula b, 2, está o número 12. na célula b, 3, está o número 10. na célula b, 4, está o número 9. na célula b, 5, está o número 10. FIM DA IMAGEM.

    2. Depois, com o mouse, selecione os dados que você inseriu na planilha e construa um gráfico de linhas, como o apresentado a seguir.

      IMAGEM: representação de uma planilha na tela de um computador à esquerda, com 5 linhas e 5 colunas nomeadas como a, b, c, d, e. na célula a, 1, está a segunda-feira. a, 2, terça-feira. a, 3, quarta-feira. a, 4, quinta-feira. a, 5, sexta-feira. na célula b, 1, está o número 8. na célula b, 2, está o número 12. na célula b, 3, está o número 10. na célula b, 4, está o número 9. na célula b, 5, está o número 10. à direita, está o gráfico representando a medida de temperatura registradas pelos alunos de uma escola em bom jardim da serra, às 9 horas da manhã, durante cinco dias de certa semana de junho de 2022. o gráfico relaciona a medida de temperatura em graus celsius na vertical com o dia da semana na horizontal. na segunda-feira, a temperatura registrada foi de 8 graus. na terça-feira, subiu para 12 graus. na quarta-feira, abaixou para 10 graus. na quinta-feira, abaixou para 9 graus. na sexta-feira, a temperatura voltou a registrar 10 graus. FIM DA IMAGEM.

    3. Agora, construa um gráfico de linhas com os dados coletados na pesquisa que você fez no item c da atividade anterior.
MANUAL DO PROFESSOR

Destaques BNCC

  • Na atividade 6, os alunos serão capacitados a organizarem dados obtidos em pesquisas que envolvem variáveis categóricas e numéricas em um gráfico de linhas, com o auxílio de tecnologias digitais, conforme orientações da habilidade EF05MA25 da BNCC.

246

7Medidas de massa

O grama, o quilograma e a tonelada

Armando é dono de uma padaria. Ele tem um recipiente com 5 kg de geleia e deseja dividir essa quantidade em recipientes nos quais cabem 250 g de geleia em cada um.

IMAGEM: armando veste um avental e apóia um recipiente com 5 quilos de geleia. ao lado, há vários recipientes menores e, ao fundo, uma prateleira com pães e bolos. o homem diz: quantos recipientes nos quais cabem 250 gramas posso encher com o conteúdo deste recipiente?. FIM DA IMAGEM.

Veja como podemos calcular quantos recipientes de 250 g ele poderá encher com todo o conteúdo do recipiente de 5 kg.

Note que as unidades de medida apresentadas são diferentes. Por isso, é preciso transformá-las em uma única unidade de medida. Neste caso, vamos transformar a medida em quilogramas em uma medida em gramas.

Sabemos que 1 kg = 1.000 g, assim:

Para transformar medidas em quilogramas em medidas em gramas, basta multiplicar por 1.000 o número que representa a medida em quilogramas.

IMAGEM: cinco quilos é igual a 5000 gramas. acima, há um quadro com uma seta ligando os dois números, indicando multiplicação por 1000. ao lado, 5 vezes um quilo é igual a 5 vezes 1000 gramas que é igual a 5000 gramas. uma seta liga um quilo a quantidade 1000 gramas, indicando multiplicação por 1000. FIM DA IMAGEM.

  1. Agora, basta calcular 5.000 : 250 para obter a quantidade de recipientes de 250 g que Armando poderá encher com o conteúdo do recipiente de 5 kg. Efetue esse cálculo em seu caderno e complete a frase a seguir com o número adequado.

    Armando poderá encher 20 recipientes de 250 g cada.

MANUAL DO PROFESSOR

Sugestão de roteiro

6 aulas

  • Desenvolvimento do conteúdo da página 246.
  • Realização das atividades 1 a 8.
  • Desenvolvimento da seção Cidadão do mundo.
  • Desenvolvimento do conteúdo da página 252.
  • Realização das atividades 9 a 12.

247

ATIVIDADES

  1. Durante a aula de Educação Física, o professor mediu a altura e a massa de todos os alunos. Leia o que dois alunos disseram após as medições.

    IMAGEM: dois alunos conversam em um campo durante a aula de educação física. rafael diz: o professor disse que eu tenho 47 vírgula 5 quilos. leonardo responde: então, eu tenho 1250 gramas a mais que você. FIM DA IMAGEM.

    1. Quantos quilogramas Leonardo tem a mais que Rafael?

      Assim como na situação apresentada na página anterior, devemos transformar as unidades de medida mencionadas em uma mesma unidade. Neste caso, vamos transformar a medida em gramas em uma medida em quilogramas. Como 1 kg = 1.000 g, então um grama equivale à milésima parte do quilograma, ou seja:

      1 g = IMAGEM: 1 sobre 1000. FIM DA IMAGEM. kg ou 1 g = 0,001 kg

      Assim, para transformar medidas em gramas em medidas em quilogramas, temos de dividir por 1.000 o número que representa a medida em gramas. Nesse caso:

      IMAGEM: 1250 gramas é igual a um vírgula 25 quilos. acima, há um quadro com uma seta ligando os dois números, indicando divisão por 1000. FIM DA IMAGEM.

      Portanto, Leonardo tem 1,25 kg a mais que Rafael.

    2. Calcule em seu caderno a medida da massa, em quilogramas, de Leonardo. 48,75 kg
  2. Faça as transformações e complete o quadro.

    kg 2,5 0,8 1,32 0,756 0,03 1,59 0,485
    g 2.500 800 1.320 756 30 1.590 485
MANUAL DO PROFESSOR

Mais atividades

  • Com a ajuda dos alunos, escreva na lousa nomes de produtos e alimentos que são comercializados em quilogramas e em gramas. Leve para a sala de aula algumas embalagens desses produtos, como arroz, feijão, açúcar, sabão em pedra, creme dental, e promova uma conversa com os alunos sobre a medida de massa de cada um deles. Em seguida, solicite que organizem essas medidas em um quadro, como o apresentado a seguir.
Produto Massa (kg) Massa (g)
Arroz 5 5.000
Creme dental 0,090 90

248

  1. No cartaz, está indicado o preço do quilograma de alguns tipos de carne vendidos em um açougue.

    1. Calcule em seu caderno quanto uma pessoa vai pagar se comprar nesse açougue:

      • 1,3 kg de alcatra e 1,7 kg de picanha. R$ 145,90
      • 900 g de acém, 1,8 kg de músculo e 800 g de fraldinha. R$ 100,60
    2. Elabore em seu caderno uma questão utilizando as informações do cartaz do açougue. Em seguida, entregue para um colega resolver. Depois, verifique se a resposta obtida por ele está correta.

      Resposta pessoal.

      IMAGEM: cartaz com o título açougue do mestre. abaixo, o subtítulo: produtos e preços por quilograma. em seguida, há a seguinte lista com produtos e valores: acém, 28 reais o quilo. alcatra, 39 reais o quilo. coxão mole, 36 reais o quilo. fraldinha, 29 reais o quilo. músculo, 29 reais o quilo. patinho, 35 reais o quilo. picanha, 56 reais o quilo. FIM DA IMAGEM.

  2. Observe as balanças e determine em seu caderno a medida da massa, em gramas, do livro, do smartphone e da bola.

    IMAGEM: um celular e um livro sobre uma balança digital, marcando zero vírgula 885 quilograma. um celular, um livro e uma bola sobre uma balança digital, marcando 1 vírgula 525 quilograma. uma bola e um livro sobre uma balança digital, marcando 1 vírgula 382 quilograma. FIM DA IMAGEM.

    Livro: 742 g

    Smartphone: 143 g

    Bola: 640 g

  3. (Obmep) Aninha nasceu com 3,250 quilogramas. A figura mostra Aninha sendo pesada com um mês de idade.

    Quanto ela engordou, em gramas, em seu primeiro mês de vida?

    1. 550
    2. X850
    3. 650
    4. 950
    5. 750

    IMAGEM: um bebê sobre uma balança, que marca 4 quilos e 100 gramas. FIM DA IMAGEM.

MANUAL DO PROFESSOR

249

  1. Para transformar medidas em toneladas em medidas em quilogramas, temos de multiplicar por 1.000 o número que representa a medida em toneladas, pois 1 t = 1.000 kg. Observe.

    IMAGEM: 16 vírgula 4 toneladas é igual a 16 mil e 400 quilos. acima, há um quadro com uma seta ligando os dois números, indicando multiplicação por 1000. ao lado, 16 vírgula 4 vezes uma tonelada é igual 16 vírgula 4 vezes 1000 quilos é igual a 16 400 quilos. uma seta liga uma tonelada à 1000 quilos, indicando multiplicação por 1000. FIM DA IMAGEM.

    Agora, transforme as medidas em toneladas em medidas em quilogramas.

    1. 8,6 t = 8.600 kg
    2. 10,3 t = 10.300 kg
    3. 0,28 t = 280 kg
    4. 21,59 t = 21.590 kg
    5. 1,77 t = 1.770 kg
    6. 50,08 t = 50.080 kg
  2. Podemos também transformar medidas em quilogramas em medidas em toneladas. Para isso, devemos dividir por 1.000 o número que representa a medida em quilogramas. Observe.

    IMAGEM: 4750 quilos é igual a 4 vírgula 75 toneladas. acima, há um quadro com uma seta ligando os dois números, indicando divisão por 1000. FIM DA IMAGEM.

    Agora, transforme as medidas em quilogramas em medidas em toneladas.

    1. 6.320 kg = 6,32 t
    2. 925 kg = 0,925 t
    3. 2.364 kg = 2,364 t
    4. 1.439 kg = 1,439 t
    5. 34.250 kg = 34,25 t
    6. 51.280 kg = 51,28 t
  3. Em um depósito há quatro caminhões carregados. Leia as dicas a seguir e determine a medida da massa, em toneladas, da carga de cada caminhão.

    • A carga do caminhão A tem 800 kg a menos que a do caminhão B.
    • A carga do caminhão C tem a mesma medida de massa que as cargas dos caminhões D e A juntas.
    • A carga do caminhão B tem 2,24 t.
    • A carga do caminhão D tem medida de massa igual à do caminhão B menos a do caminhão A.

    IMAGEM: um caminhão com a caçamba carregada de carga. FIM DA IMAGEM.

    A: 2,24 - 0,8 = 1,44

    D: 2,24 - 1,44 = 0,8

    C: 0,8+ 1,44=2,24

    Caminhão A: 1,44 t

    Caminhão B: 2,24 t

    Caminhão C: 2,24 t

    Caminhão D: 0,8 t

MANUAL DO PROFESSOR

250

CIDADÃO DO MUNDO Conhecendo o que comemos

Manter hábitos alimentares saudáveis é de grande importância para a manutenção da nossa saúde. Comer frutas, verduras e legumes diariamente e evitar o consumo em excesso de açúcar, gordura e sódio já é um bom começo para uma alimentação saudável.

Uma maneira de saber se um alimento é rico em, por exemplo, açúcar, gordura ou sódio é consultar suas informações nutricionais que, no caso dos industrializados, são apresentadas no rótulo dos produtos. Para os alimentos não industrializados, é preciso pesquisar tais informações.

Observe o rótulo dos alimentos e verifique seu prazo de validade.

IMAGEM: uma caixa de leite. ao lado, há um copo de vidro com leite. pães dentro de uma cesta e, ao lado, uma laranja. FIM DA IMAGEM.

Informação nutricional
porção 1 copo de leite (200 m)
Quantidade por porção % VD
Valor energético 116 kcal 6%
Carboidratos 9,1 g 3%
Proteínas 6,3 g 8%
Gorduras totais 6,0 g 11%
Gorduras saturadas 4,3 g 20%
Gorduras trans 0 g **
Fibra alimentar 0 g %
Sódio 152 mg 6%
Cálcio 209 mg 21 %
VD: valores diários com base em uma dieta de 2.000 kcal.
** Valor não especificado

O leite é um alimento rico em cálcio.

DICA

Para fazer qualquer atividade nosso corpo consome energia, que é medida em calorias (cal). Nas informações nutricionais dos alimentos, o valor energético é apresentado em quilocalorias (kcal).

1 kcal = 1.000 cal

MANUAL DO PROFESSOR

Destaques BNCC

  • A seção Cidadão do mundo aborda o Tema contemporâneo transversal Educação alimentar e nutricional e apresenta aos alunos a importância de verificar as embalagens dos produtos alimentícios para conferir a quantidade de cada substância ingerida conforme a porção consumida do alimento. Além disso, a seção destaca que uma alimentação baseada em hábitos saudáveis é fundamental para a manutenção da saúde.
  • Faça uma leitura atenta dos textos e das imagens da seção com os alunos. Pergunte se eles têm o hábito de consumirem frutas, verduras e legumes diariamente e evitarem o consumo de açúcar, gordura e sódio em excesso. Além de obesidade, esses componentes podem levar a problemas, como altos níveis de colesterol, de triglicérides de pressão arterial e baixa qualidade de vida.
  • Diga a eles que entender uma tabela nutricional é um direito que deveria ser valorizado, pois pode influenciar diretamente na saúde. Uma tabela nutricional deve apresentar esclarecimentos sobre o produto, evidenciando sua composição e garantindo que está dentro das normas sanitárias no que se refere a quantidades de porções.

    Explique que, no caso de um adulto saudável, a necessidade diária média de energia é em torno de 2.000 calorias (kcal), e que a sigla % VD significa o valor diário de energia e nutrientes que um alimento apresenta com relação à necessidade estabelecida.

  • Aproveite essa conversa sobre os rótulos de alimentos para enfatizar que o consumo de produtos in natura, que são produtos obtidos diretamente de plantas e animais sem qualquer processo de industrialização, em geral, é mais saudável e proporciona mais benefícios ao corpo. Incentive-os a incluírem esses produtos na alimentação.
  • Converse com os alunos sobre a atitude destacada, salientando que os alimentos devem ser sempre consumidos dentro do prazo estabelecido pelo fabricante, pois há testes em laboratório que determinam a quantidade de tempo adequado ao consumo, ou seja, quanto tempo os alimentos permanecem em bom estado de conservação, com sabor e aparência inalterados.

251

Informação nutricional
porção 1 unidade de pão francês (50 g)
Quantidade por porção % VD
Valor energético 142 kcal 7%
Carboidratos 28 g 9%
Proteínas 4,4 g 6%
Gorduras totais 1,4 g 3%
Gorduras saturadas 0,5 g 0%
Gorduras trans 0 g **
Fibra alimentar 0 g 0%
Sódio 187 mg **
VD: valores diários com base em uma dieta de 2.000 kcal.
** Valor não especificado

O pão francês de 50 g tem 187 mg (miligramas) de sódio. O miligrama é uma unidade de medida de massa que estudaremos a seguir.

Informação nutricional
porção 1 laranja (100 g)
Quantidade por porção % VD
Valor energético 37 kcal 1,85%
Carboidratos 9,0 g 3%
Proteínas 1,0 g 1,33%
Gorduras totais 0,1 g 0,18%
Gorduras saturadas 0 g 0%
Fibra alimentar 0,8 g 3,2%
Sódio 0 mg 0%
Vitamina C 52,2 mg 115%
VD: valores diários com base em uma dieta de 2.000 kcal.

A laranja é um alimento rico em vitamina C.

  1. Você e seus familiares têm o hábito de ler os rótulos dos alimentos?

    Resposta pessoal. Comentário nas orientações ao professor.

  2. Se uma pessoa consumir uma porção de cada um dos alimentos apresentados, quantos gramas de proteína ela estará ingerindo?

    11,7 g

  3. Qual dos alimentos apresentados tem a maior quantidade de sódio na porção indicada? Qual é essa quantidade?

    Pão francês; 187 mg

  4. Considerando as informações apresentadas, qual é a quantidade de cálcio em 600 mℓ de leite?

    627 mg

MANUAL DO PROFESSOR

Destaques PNA

  • Ao trabalhar com seção Cidadão do mundo, os alunos são expostos a diversas informações que podem ser inéditas para eles, como os nutrientes da tabela nutricional. Antes da atividade, faça uma pesquisa e leve para a sala de aula a definição de cada um dos elementos das tabelas que aparecem nas páginas 250 e 251. Atividades como essa colaboram para o componente desenvolvimento de vocabulário, pois colocam os alunos em contato com novas terminologias.

Comentários de respostas

  1. Espera-se que os alunos respondam que sim, pois por meio dos rótulos temos informações, como ingredientes utilizados, validade e porções de nutrientes.

252

O miligrama

A alimentação é fundamental para as pessoas e, por esse motivo, precisamos manter hábitos alimentares saudáveis, como consumir preferencialmente frutas, legumes e verduras.

Nas embalagens dos produtos industrializados, podemos observar nas informações nutricionais a quantidade da substância consumida conforme a porção do alimento.

Observe no quadro a informação nutricional que aparece na embalagem de determinado biscoito.

Informação nutricional porção de 25 g
Quantidade por porção % VD
Valor energético 108 kcal 5%
Carboidratos 18 g 6%
Proteínas 1,8 g 2%
Gorduras totais 3,2 g 6%
Fibra alimentar 0,8 g 3%
Sódio 170 mg 7%
Potássio 103 mg **

VD: valores diários com base em uma dieta de 2.000 kcal.

**Valor não especificado.

IMAGEM: uma menina observa a tabela nutricional de um pacote de biscoito. FIM DA IMAGEM.

Note que, para indicar a quantidade de sódio e de potássio, a unidade de medida usada foi o miligrama (mg).

O miligrama é uma unidade de medida menor do que o grama, usada para medir quantidades muito pequenas de massa.

1 g = 1.000 mg

  1. De acordo com as indicações na embalagem de certo biscoito, em cada 6 biscoitos há 8 mg de cálcio. Sabendo que o pacote contém, ao todo, 18 biscoitos, quantos miligramas de cálcio há nesse pacote?

    18 : 6 = 3

    3 × 8 = 24

    24 mg

  2. Complete os itens com o número adequado.

    1. 5 g = 5.000 mg
    2. 12 g = 12.000 mg
    3. 8,9g = 8.900 mg
    4. 3 g = 3.000 mg
    5. 15 g = 15.000 mg
    6. 5,95 g = 5.950 mg
MANUAL DO PROFESSOR

253

ATIVIDADES

  1. Escreva a unidade de medida mais adequada para expressar a medida da massa:

    • de uma barra de cereal. Grama.
    • da principal substância ativa presente em determinado medicamento.

      Miligrama.

    • de um elefante. Tonelada.
    • de um bolo. Quilograma.
  2. Efetue os cálculos no caderno e determine quanto falta em:

    1. 350 mg para completar 1 g.650 mg ou 0,65 g
    2. 0,3 g para completar 4.000 mg.3.700 mg ou 3,7 g
    3. 2,4 g para completar 3.000 mg.600 mg ou 0,6 g
  3. Escreva em ordem crescente as medidas indicadas nas etiquetas. Para isso, utilize o símbolo < entre elas.

    2 t

    3 kg

    1.900 kg

    40 mg

    2.250 g

    1,98 t

    1,137 g

    3.500 mg

    40 mg < 1,137 g < 3.500 mg < 2.250 g < 3 kg < 1.900 kg < 1,98 t < 2 t

  4. Roberto fez um tratamento médico por um período de 12 dias, no qual tomou 3 comprimidos por dia. Em cada comprimido que tomou havia uma dosagem de 750 mg do princípio ativo.

    1. Nesse tratamento, quantos miligramas do princípio ativo Roberto consumiu por dia? Essa medida é maior ou menor do que 1 g?

      750 × 3 = 2.250

      2.250 mg = 2,25 g

      2.250 mg. Maior.

    2. Quantos dias de tratamento Roberto levou para ingerir 11,25 g do princípio ativo?

      11.250 : 2.250 = 5

      5 dias.

MANUAL DO PROFESSOR

Acompanhando a aprendizagem

Objetivo

  • Identificar a unidade de medida de massa mais adequada em situações do cotidiano e realizar transformações com as unidades de medida de massa padronizadas que foram estudadas nesta unidade.

Como proceder

  • Faça uma verificação do aprendizado dos alunos até o momento, avaliando, principalmente, se eles reconhecem em quais situações é mais adequado utilizar o grama, o quilograma, a tonelada e o miligrama. Para isso, a atividade 9 pode servir de auxílio. Avalie se eles estão resolvendo problemas com medidas de massa de forma adequada e se estão conseguindo fazer transformações entre as unidades padronizadas de medidas de massa estudadas.

254

O QUE VOCÊ ESTUDOU?

  1. Escreva qual é a unidade de medida de comprimento mais adequada para cada situação: metro, quilômetro, centímetro ou milímetro.

    1. A distância entre duas cidades. Quilômetro.
    2. A espessura de um parafuso. Milímetro.
    3. O comprimento de um lápis. Centímetro.
  2. Faça as transformações das medidas de comprimento a seguir e complete as sentenças com o número que falta.

    1. 0,54 m = 54 cm
    2. 231 cm = 2,31 m
    3. 8,6m = 860 cm
    4. 7,5cm = 75 mm
    5. 920 mm = 92 cm
    6. 0,9m = 900 mm
  3. Complete as frases com o número que falta.

    1. Uma semana tem 7 dias.
    2. Um semestre tem 6 meses.
    3. Um minuto tem 60 segundos.
    4. Um dia tem 24 horas.
  4. Escreva se o litro ou o mililitro é a unidade de medida mais adequada para medir a capacidade de:

    1. um balde. Litro.
    2. um copo. Mililitro.
  5. Faça as transformações das medidas de capacidade a seguir e complete os itens.

    1. 4.600 m = 4,6
    2. 12.450 mℓ = 12,45
    3. 12 ℓ = 12.000 m
    4. 6,5 ℓ = 6.500 m
  6. Diego vai fazer um bolo de limão, cujo tempo de preparo é de, aproximadamente, 75 minutos. Sabendo que ele começará o preparo às 15 h 30 min, espera-se que o bolo fique pronto a que horas?

    IMAGEM: uma jarra com leite, uma tigela com farinha de trigo, três ovos, açúcar e um batedor de ovos. FIM DA IMAGEM.

    75 min = 60 min + 15 min = 1 h 15 min

    15 h + 1 h= 16 h

    30 min + 15 min = 45 min

    16 h + 45 min = 16 h 45 min

MANUAL DO PROFESSOR

Sugestão de roteiro

1 aula

  • Desenvolvimento das atividades 1 a 10.

O que você estudou?

1 Objetivo

  • Identificar a unidade de medida de comprimento mais adequada em algumas situações do cotidiano.

Como proceder

  • Nessa atividade, verifique se os alunos identificam corretamente a unidade de medida de comprimento mais adequada em cada uma das situações. Se julgar oportuno, dê mais exemplos e converse com a turma questionando sobre qual unidade de medida é mais adequada para cada um deles.

2 Objetivo

  • Realizar transformações com unidades de medida de comprimento padronizadas.

Como proceder

  • Observe se eles possuem dificuldades na hora de resolverem os cálculos. Caso eles optem pelos algoritmos convencionais da multiplicação e da divisão, após a resolução, apresente-a utilizando a regra do deslocamento da vírgula.

3 Objetivo

  • Completar frases com números relativos a cada medida de tempo indicada.

Como proceder

  • Caso os alunos tenham dúvidas ao trabalhar com as questões abordadas, disponibilize a eles um calendário para que possam conferir as respostas.

4 Objetivo

  • Identificar a unidade de medida de capacidade mais adequada para algumas situações.

Como proceder

  • Avalie a possibilidade de levar para a sala de aula um balde e um copo e, após a resolução, pedir aos alunos que tentem estimar a capacidade de cada um deles. Assim, eles poderão comparar com as respostas dadas na atividade.

5 Objetivo

  • Realizar transformações com unidades de medida de capacidade.

Como proceder

  • Verifique se os alunos estão atentos e se recordam que 1 litro equivale a 1.000 mililitros. Após resolverem a atividade, peça que confiram o resultado com o uso de uma calculadora.

6 Objetivo

  • Resolver uma situação-problema que envolva unidades de medida de tempo.

Como proceder

  • Avalie se os alunos se recordam de que 1 hora equivale a 60 minutos. Caso eles apresentem dificuldades, oriente-os a somarem as horas e os minutos separadamente.

7 Objetivo

  • Determinar a medida de área de retângulos.

Como proceder

  • Avalie como os alunos estão utilizando as unidades de medida de área e se identificam que, no caso dessa atividade, a resposta precisa ser expressa em m2.

8 Objetivo

  • Obter a medida de volume de blocos com uma unidade de medida não padronizada.

Como proceder

  • Caso no item B os alunos não utilizem a multiplicação para determinarem a medida do volume da pilha de blocos, relembre-os dessa estratégia de resolução e peça que também a utilizem. Desse modo, no item A, eles podem efetuar 2 × 5 + 2, utilizando procedimentos envolvendo a resolução de expressões com números. Nesse momento, se necessário, retome algumas atividades do tópico Expressões numéricas envolvendo multiplicação da página 198 da unidade 9.

9 Objetivo

  • Realizar transformações com as unidades de medida de massa grama e miligrama.

Como proceder

  • Avalie se os alunos compreenderam que 1 g equivale a 1.000 mg. Além disso, pergunte se eles se recordam em que situações a unidade de medida mg é utilizada. Espera-se que eles respondam que o miligrama é muito utilizado para expressar a medida de massa de algumas substâncias de remédios, substâncias de alimentos etc.

10 Objetivo

  • Reconhecer o termômetro como instrumento de medida de temperatura.

Como proceder

  • Analise se os alunos conseguem reconhecer as medidas de temperaturas mostradas nos termômetros. Se achar conveniente, oriente-os a pesquisar a medida de temperatura da cidade na hora da resolução da atividade, a fim de compararem com as temperaturas indicadas na atividade.

    Além disso, caso eles tenham dúvidas com relação à variação da medida de temperatura, faça na lousa uma atividade semelhante utilizando as medidas de temperaturas máxima e mínima da cidade no dia atual.

255

  1. A figura apresentada a seguir é formada por dois retângulos. Calcule, em metros quadrados, a área dessa figura.

    IMAGEM: figura formada por dois retângulos. à esquerda, o retângulo tem 6 metros de altura e 4 metros de comprimento. à direita, o retângulo tem 3 metros de altura e 4 metros de comprimento. FIM DA IMAGEM.

    4 × 6 = 24

    4 × 3 = 12

    24 + 12 = 36

    36 m2

  2. Considerando o IMAGEM: cubo. FIM DA IMAGEM. como unidade de medida de volume, determine o volume de cada pilha de blocos, sabendo que não há blocos ocultos atrás das pilhas.

    A

    IMAGEM: figura composta por 12 cubos. FIM DA IMAGEM.

    12 blocos.

    B

    IMAGEM: figura composta por 24 cubos. FIM DA IMAGEM.

    24 blocos.

  3. Complete cada item com o número adequado.

    1. 16 g = 16.000 mg
    2. 5,7 g = 5.700 mg
    3. 7 g = 7.000 mg
    4. 4,5 g = 4.500 mg
  4. Observe o mesmo termômetro em dois momentos diferentes do dia e responda às questões.

    Momento 1

    IMAGEM: termômetro marcando 11 graus. FIM DA IMAGEM.

    Momento 2

    IMAGEM: termômetro marcando 24 graus. FIM DA IMAGEM.

    1. Em qual momento foi registrada a menor medida de temperatura?

      Momento 1.

    2. Qual é a variação de temperatura entre o momento 1 e o momento 2?

      13 oC

MANUAL DO PROFESSOR

Conclusão da unidade 10

Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos com relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens deles de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.

Dica

Sugerimos a você que reproduza e complete o quadro da página 10-MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.

Objetivos

Como proceder

  • Identificar o quilômetro, o metro, o centímetro e o milímetro como unidades de medida de comprimento.
  • Realizar transformações de medidas expressas em quilômetro em metro, metro em centímetro e centímetro em milímetro.
  • Reconhecer o centímetro quadrado, o metro quadrado e o quilômetro quadrado como unidades de medida de superfície.
  • Calcular a área de um retângulo utilizando o centímetro quadrado e o metro quadrado como unidades de medida.
  • Calcular volume utilizando unidades de medida não padronizadas.
  • Calcular, em centímetros cúbicos, o volume do cubo e do paralelepípedo.

Estratégia: analisar embalagens e fazer medições.

Desenvolvimento: leve para a sala de aula embalagens com tamanhos variados, mas todas com o formato de paralelepípedos. Organize os alunos em grupos e distribua as embalagens entre eles. Em folhas de papel sulfite, peça aos alunos que registrem as medidas de comprimento, largura e altura para cada embalagens, fazendo as medições com uma régua. Peça, ainda, que façam os registros em centímetros. Na sequência, diga para calcularem a medida de área de cada face dessas embalagens e quanto mede seus volumes utilizando, respectivamente, centímetros quadrados e centímetros cúbicos. Depois dessa etapa, promova uma discussão a respeito dos resultados que obtiveram e proponha a eles que comparem as embalagens com maior e menor medida de volume, ou a embalagem cuja face tem maior medida de área, entre outras possibilidades. Durante essa conversa, peça que eles comentem a respeito de outras unidades de medida que poderiam ser adotadas, propondo que façam transformações entre as unidades de medida de comprimento para algumas das medidas coletadas.

Pontos de atenção: acompanhe o desenvolvimento da atividade, observando as estratégias utilizadas, verificando se os alunos estão fazendo as medições e os cálculos corretamente e alertando-os da necessidade de se trabalhar com a mesma unidade de medida, principalmente no cálculo de áreas e volumes.

  • Reconhecer o litro e o mililitro como unidades de medida de capacidade.
  • Transformar medidas expressas em litro em mililitro e vice-versa.
  • Reconhecer o grama, o quilograma, a tonelada e o miligrama como unidades de medida de massa.
  • Resolver situações-problema que envolvem medidas de massa.
  • Realizar transformações entre as unidades de medidas de massa estudadas.

Estratégia: comparar medidas de capacidade e de massa.

Desenvolvimento: leve para a sala de aula uma balança de cozinha, copos medidores de diferentes medidas de capacidade e produtos como água, refrigerante, suco concentrado, geleia de frutas, requeijão etc. Diga aos alunos para medirem a massa dos copos medidores e anotarem no caderno. Em seguida, peça que meçam o volume desses produtos em mililitros e em litros, utilizando os copos medidores e fazendo os devidos registros. Eles devem, também, medir as massas desses produtos utilizando a balança e subtraindo a medida de massa dos recipientes. Durante essas medições, oriente-os a comparar as medidas obtidas, relacionando-as e obtendo conclusões a respeito de seus valores, como a mesma medida de capacidade de produtos distintos e com medidas de massa distintas.

Pontos de atenção: verifique se há dúvidas manifestadas pelos alunos fazendo intervenções por meio de perguntas que possam auxiliá-los na compreensão dos procedimentos necessários, solicitando que comparem e façam transformações entre diferentes unidades de medidas.

  • Perceber a utilidade do calendário no dia a dia e identificar, no calendário, os dias, os meses e o ano.
  • Reconhecer a escala Celsius como a mais utilizada no Brasil para medir temperaturas e o termômetro como o instrumento utilizado para medir temperaturas.

Estratégia: estudar medidas de tempo e de temperatura com o auxílio de um computador.

Desenvolvimento: leve os alunos para o laboratório de informática e, em duplas, peça para eles analisarem, inicialmente, o calendário do mês atual e do anterior, identificando o número de dias e de semanas, quantos meses faltam para encerrar o ano, entre outras questões. Em seguida, distribua entre eles algumas datas contendo dias do mês anterior e os oriente a pesquisarem e registrarem no caderno as medidas de temperatura máximas e mínimas verificadas nesses dias e, ao final, compararem os valores obtidos.

Pontos de atenção: aproveite para explorar os conhecimentos adquiridos sobre as unidades de medida de tempo estudadas, de modo a identificar possíveis dúvidas a respeito desse conteúdo. Além disso, avalie se percebem que a escala Celsius é a utilizada para indicar as medidas de temperatura pesquisadas.

Referências complementares para a prática docente

Com o intuito de contribuir para sua formação profissional e para o trabalho com os alunos, veja as sugestões de livros, sites e artigos a seguir.

Sugestões de livros

  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: apresentação. Brasília: MEC: SEB, 2014.

    Esse caderno integra uma coleção de documentos elaborados pelo governo federal sobre alfabetização, sendo esse volume voltado ao ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresentando um panorama geral a respeito do ensino de conceitos dessa área e sua articulação com o letramento, bem como da importância das brincadeiras e dos jogos nessa etapa.

  • D'AMORE, Bruno. Elementos de didática da matemática. 2. ed. Trad. Maria Cristina Bonomi. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

    Essa obra explora diferentes referenciais teóricos da didática da Matemática, discutindo sobre problemáticas e apresentando avanços e resultados alcançados ao longo do desenvolvimento dessa área.

  • NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

    As autoras destacam resultados de pesquisas no campo da Educação Matemática voltados à formação de professores, abordando temáticas que contribuem com o trabalho docente e para a definição de sua identidade.

  • SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

    Nesse livro, as autoras dão enfoque às habilidades de ler, escrever e resolver problemas, favorecendo as reflexões a respeito da importância dessas habilidades e de como devem ser desenvolvidas, além de apresentarem exemplos práticos e situações reais relacionados a essa temática.

Sugestões de sites

  • GeoGebra. Disponível em: https://oeds.link/nQ5Gox. Acesso em: 8 jul. 2021.

    O GeoGebra é um software de Geometria dinâmica gratuito que possibilita estudos relacionados ao plano ou espaço cartesiano, favorecendo a aprendizagem de conceitos matemáticos por meio da visualização e da manipulação de objetos, contribuindo para propostas relacionadas a diferentes conteúdos matemáticos.

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: https://oeds.link/o8WhKC. Acesso em: 8 jul. 2021.

    A página desse instituto traz diversas notícias e dados relacionados à população brasileira e aos serviços prestados aos cidadãos além de índices essenciais para a organização de diversos setores da sociedade.

  • Laboratório de Ensino de Matemática. Disponível em: https://oeds.link/aBCtXn. Acesso em: 8 jul. 2021.

    Esse site apresenta materiais e recursos voltados aos professores que ensinam Matemática, visando à elaboração e à aplicação de propostas que utilizem os computadores como recurso "facilitador", isto é, como uma ferramenta para contribuir com a aprendizagem da Matemática.

  • Nova Escola. Disponível em: https://oeds.link/InaaOx. Acesso em: 8 jul. 2021.

    O site da Nova Escola apresenta conteúdos relacionados à prática pedagógica e à formação do professor, como sugestões de atividades e de temas para a sala de aula, além de documentos e artigos que podem favorecer o trabalho de gestores escolares.

  • Portal do Professor. Disponível em: https://oeds.link/Mr8lt8. Acesso em: 8 jul. 2021.

    Esse portal contempla conteúdos como exemplos de planos de aulas, sugestões de temas, recursos multimídia para utilização nas aulas, entre outros.

Sugestões de artigos

  • CUNHA, Aline V da. Literatura infantil e matemática: a construção do conceito de número a partir da contação de histórias. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 21., 2017, Pelotas. Disponível em: https://oeds.link/NDbEkl. Acesso em: 15 jul. 2021.

    O tema desse artigo é a associação entre a literatura infantil e a Matemática e suas potencialidades para a construção do conceito de número pelas crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando relações que podem ser estabelecidas entre esses dois campos do conhecimento e como isso pode influenciar na aprendizagem.

  • VARGAS, Andressa F.; LEIVAS, José C. P.; LARA, Débora da S. de. Investigação matemática como recurso metodológico para o ensino de geometria nos anos iniciais. Insignare Scientia, Chapecó, v. 2, n. 4, p. 258-277, set./ dez. 2019. Disponível em: https://oeds.link/1J9hmS. Acesso em: 15 jul. 2021.

    Nesse artigo, os autores apresentam uma proposta envolvendo a metodologia da Investigação Matemática, observando sua aplicação para o ensino de Geometria em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e contribuindo com reflexões a respeito das potencialidades dessa metodologia nessa etapa de ensino.

256

PARA SABER MAIS

257

258

259

260

O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?

  1. Observe abaixo a planificação de uma figura geométrica espacial.

    IMAGEM: planificação de uma figura geométrica, composta por 4 retângulos dispostos na horizontal e dois pentágonos, um acima e outro abaixo do segundo retângulo. FIM DA IMAGEM.

    1. Quantas faces essa figura geométrica espacial tem? 7
    2. Ao montar essa planificação, qual figura geométrica espacial será obtida?

      Prisma de base pentagonal.

De acordo com um padeiro, é possível fazer 21 pães com 1 kg de farinha de trigo. Sendo assim, quantos pães do mesmo tipo é possível fazer, em média, com:

  1. 43 kg de farinha?

    43 × 21 = 903

    903 pães.

  2. 75 kg de farinha?

    75 × 21 = 1.575

    1.575 pães.

  3. Para ir de carro de uma cidade a outra, é preciso atravessar um rio em uma balsa cuja capacidade máxima é de 29 automóveis. Em certo momento, havia uma fila com 93 automóveis a serem transportados.

    Quantas viagens, no mínimo, foram necessárias para que os 93 automóveis da fila fossem transportados?

    IMAGEM: vista aérea de uma balsa transportando diversos carros. ao lado, há um píer onde são organizadas as travessias. FIM DA IMAGEM.

    Balsa transportando carros em Miami, nos Estados Unidos, em 2020.

    93 : 29 dá 3 e sobram 6.

    No mínimo, 4 viagens.

MANUAL DO PROFESSOR

Sugestão de roteiro

3 aulas

  • Realização das atividades 1 a 9.

O que você já aprendeu?

1 Objetivo

  • Identificar as faces de uma figura geométrica, bem como a sua planificação.

Como proceder

  • Ao realizar essa atividade com os alunos, avalie a possibilidade de levar uma figura geométrica espacial que represente a planificação indicada e pergunte também sobre a quantidade de vértices e arestas que ela possui.

2 Objetivo

  • Resolver uma situação-problema que envolve multiplicação.

Como proceder

  • Ao realizarem os cálculos dessa atividade, observe se os alunos utilizam o algoritmo da multiplicação ou de outros procedimentos. Caso tenham dificuldades, organize-os em duplas para que possam compartilhar as estratégias utilizadas.

3 Objetivo

  • Resolver uma situação-problema envolvendo divisão.

Como proceder

  • Verifique se os alunos conseguem utilizar o algoritmo da divisão corretamente e se conseguem interpretar que, como sobraram barcos após a terceira viagem, a quantidade mínima de viagens é 4.

261

  1. Rita vai viajar de carro e programou 3 paradas durante a viagem. A primeira será em IMAGEM: 3 sobre 10. FIM DA IMAGEM. do trajeto, a segunda, em IMAGEM: 7 sobre 12. FIM DA IMAGEM. do trajeto e a terceira, em IMAGEM: dezessete sobre 20. FIM DA IMAGEM. do trajeto. Sabendo que a distância total mede 540 km, após quantos quilômetros do início da viagem ela fará cada uma dessas paradas?

    1a parada

    540 : 10 = 54

    54 × 3 = 162

    2a parada

    540 : 12 = 45

    45 × 7 = 315

    3a parada

    540 : 20 = 27

    27 × 17 = 459

    1a parada: após 162 km; 2a parada: após 315 km; 3a parada: após 459 km.

  2. Em certa linha de transporte coletivo, a passagem custa R$ 4,35. Determine o troco que uma pessoa vai receber se pagar a compra de uma passagem com as quantias apresentadas a seguir.

    1. IMAGEM: cédula de 5 reais. FIM DA IMAGEM.

      R$ 0,65

      5 - 4,35 = 0,65

    2. IMAGEM: duas cédulas de 2 reais e uma moeda de 50 centavos. FIM DA IMAGEM.

      R$ 0,15

      2 + 2 + 0,50 = 4,50

      4,50 - 4,35 = 0,15

    3. IMAGEM: cédula de 10 reais. FIM DA IMAGEM.

      R$ 5,65

      10 - 4,35 = 5,65

    4. IMAGEM: uma cédula de 10 reais, uma moeda de 25 e uma moeda de 10 centavos. FIM DA IMAGEM.

      R$ 6,00

      10 + 0,25 + 0,10 = 10,35

      10,35 - 4,35 = 6,00

MANUAL DO PROFESSOR

4 Objetivo

  • Resolver situações-problema envolvendo frações.

Como proceder

  • Observe se os alunos se recordam que, para obter as medidas de distâncias percorridas, eles devem dividir a quantidade total de quilômetros pelo denominador da fração e multiplicar pelo numerador. Caso os alunos tenham dificuldade, desenhe na lousa uma linha que represente a estrada e divida ela proporcionalmente às medidas de distância de cada parada.

5 Objetivo

  • Realizar adições e subtrações envolvendo números decimais.

Como proceder

  • Observe se os alunos compreenderam que, para realizar os cálculos, eles devem posicionar as vírgulas uma embaixo da outra. Além disso, veja se eles utilizam zeros após a vírgula, nos casos em que seja necessário.
  • Diga aos alunos que as cédulas e moedas apresentadas nesta página não estão representadas com medidas reais.

262

  1. Em uma mesa, foram colocadas 24 fichas, cada uma com um número par ou ímpar. Elas foram embaralhadas e colocadas sobre a mesa com os números voltados para baixo. Marcos vai sortear uma dessas fichas.

    Sabendo que a fração que representa a probabilidade de Marcos retirar um número ímpar entre as fichas da mesa é IMAGEM: 11 sobre 24. FIM DA IMAGEM., responda às questões a seguir.

    IMAGEM: marcos escolhe uma ficha que está sobre a mesa de uma sala de aula. FIM DA IMAGEM.

    1. Quantas fichas com número ímpar foram colocadas sobre a mesa? E com número par?

      IMAGEM: onze sobre 24, sendo que o número 11 corresponde à quantidade de fichas com números ímpares e o número 24 corresponde ao total de fichas. FIM DA IMAGEM.

    2. Qual é a probabilidade de o número da ficha sorteada por Marcos ser par?

      13 em 24 ou 13/24.

  2. Classifique cada triângulo a seguir em equilátero, isósceles ou escaleno.

IMAGEM: um triângulo com lados medindo 3, 4 e 5 centímetros. FIM DA IMAGEM.

Escaleno.

IMAGEM: um triângulo com lados medindo 3, 3 e 4 centímetros. FIM DA IMAGEM.

Isósceles.

IMAGEM: um triângulo com lados medindo 4, 4 e 4 centímetros. FIM DA IMAGEM.

Equilátero.

MANUAL DO PROFESSOR

6 Objetivo

  • Calcular probabilidade utilizando frações.

Como proceder

  • Observe se os alunos conseguem identificar os elementos que representam numerador e denominador. Se achar necessário, explique que a quantidade total é representada pelo denominador e a quantidade de interesse, nesse caso, a quantidade de fichas pares e ímpares, é representada pelo numerador.

7 Objetivo

  • Classificar o triângulo conforme as medidas de seus lados.

Como proceder

  • Caso os alunos tenham dificuldade, com a ajuda da turma, relembre as características de cada tipo de triângulo e, em seguida, oriente-os a observar as medidas dos triângulos apresentados na atividade, a fim de classificá-los.

263

  1. Calcule a medida do volume, em centímetros cúbicos, do paralelepípedo construído com cubos cujo volume mede 1 cm3.

    IMAGEM: paralelepípedo construído com 5 cubos no comprimento, 4 cubos na largura e 4 cubos na altura. FIM DA IMAGEM.

    5 × 4 × 4 = 80

    80 cm3

  2. Observe nos gráficos as medidas das temperaturas mínimas e máximas registradas em uma cidade durante certa semana de setembro de 2022.

    IMAGEM: gráfico de linha relacionando a medida de temperatura em graus celsius na vertical com o dia da semana na horizontal. no domingo, a temperatura mínima registrada foi de 17 graus. na segunda-feira, abaixou para 15 graus. na terça, caiu para 14 graus. na quarta, subiu para 15. na quinta, voltou a registrar 14 graus. na sexta-feira, a temperatura caiu para 9 graus e no sábado, 8 graus. FIM DA IMAGEM.

    Fonte de pesquisa: Registros da prefeitura da cidade.

    IMAGEM: gráfico de linha relacionando a medida de temperatura em graus celsius na vertical com o dia da semana na horizontal. no domingo, a temperatura máxima registrada foi de 27 graus. na segunda-feira, abaixou para 25 graus. na terça, subiu para 26 graus. na quarta, aumentou para 28. na quinta, a temperatura ficou em 22 graus. na sexta-feira, 21 graus e no sábado, 24 graus. FIM DA IMAGEM.

    Fonte de pesquisa: Registros da prefeitura da cidade.

    1. Em que dia foi registrada a menor medida de temperatura? E a maior?

      Sábado; Quarta-feira.

    2. Em que dia foi registrada a maior variação de medida de temperatura?

      Sábado.

MANUAL DO PROFESSOR

8 Objetivo

Como proceder

9 Objetivo

Como proceder