210
10Grandezas e medidas
Carpinteiro utilizando um instrumento de medida de comprimento.
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 10
Esta unidade amplia os estudos relacionados a grandezas e medidas e trabalha com um conteúdo voltado às medidas de comprimento, de capacidade, de tempo, de área, de temperatura, de massa e de volume. Desse modo, os alunos serão habilitados a reconhecerem as unidades padronizadas de medida de cada uma dessas grandezas, a realizarem transformações, além de identificarem e utilizarem os instrumentos necessários às medições. Além disso, as atividades direcionam o aprendizado para situações-problema do cotidiano, em que esse conhecimento é necessário para, por exemplo, calcular medidas de volume e área, ler, escrever e comparar medidas de temperatura e determinar suas variações, entre outras.
Objetivos
- Identificar o quilômetro, o metro, o centímetro e o milímetro como unidades de medida de comprimento.
- Realizar transformações de medidas expressas em quilômetro em metro, metro em centímetro e centímetro em milímetro.
- Reconhecer o litro e o mililitro como unidades de medida de capacidade.
- Transformar medidas expressas em litro em mililitro e vice-versa.
- Perceber a utilidade do calendário no dia a dia e identificar, no calendário, os dias, os meses e o ano.
- Reconhecer o centímetro quadrado, o metro quadrado e o quilômetro quadrado como unidades de medida de área.
- Calcular a medida da área de um retângulo utilizando o centímetro quadrado e o metro quadrado como unidades de medida.
- Calcular medidas de volume utilizando unidades de medida não padronizadas.
- Calcular, em centímetros cúbicos, a medida do volume do cubo e do paralelepípedo.
- Reconhecer a escala Celsius como a mais utilizada no Brasil para medir temperaturas e o termômetro como o instrumento utilizado para medir essa grandeza.
- Reconhecer o grama, o quilograma, a tonelada e o miligrama como unidades de medidas de massa.
- Resolver situações-problema que envolvem medidas de massa.
- Realizar transformações entre as unidades de medida de massa estudadas.
Antes de introduzir o trabalho com o tópico Medidas de comprimento, estabeleça uma relação entre os conceitos de grandezas e medidas estudados nos volumes anteriores e os propostos nesta unidade. Para isso, peça aos alunos que desenvolvam a Atividade preparatória apresentada a seguir. Essa relação favorece novas aprendizagens e contribui para a consolidação dos conteúdos estudados.
Atividade preparatória
- Organize os alunos da turma em quatro grupos e distribua uma cartolina para cada um. Escreva em papéis os termos: "Medidas de comprimento", "Medidas de capacidade", "Medidas de tempo" e "Medidas de massa". Peça a um aluno de cada grupo que sorteie um desses papéis, sendo o termo obtido o tema do trabalho que eles terão que desenvolver. Nesse sentido, o grupo que sorteou o termo "Medidas de comprimento", por exemplo, deverá elaborar um cartaz com esse título, escrevendo nele algumas situações nas quais as medidas de comprimento estão presentes, as principais unidades de medida utilizadas, os instrumentos empregados na medição de comprimentos, fazendo desenhos que ilustrem essas informações. Esse trabalho deve ser realizado também pelos outros grupos, considerando o tema que sortearam. Disponha materiais para os alunos fazerem as pesquisas, instigando-os a utilizarem também celulares ou outros equipamentos com acesso à internet para isso. Ao final, cada grupo deve apresentar aos colegas o cartaz que elaborou e as informações presentes nele, compartilhando seus conhecimentos e permitindo aos colegas compartilharem também o que sabem sobre cada assunto.
Nesta unidade será desenvolvida a seguinte competência geral da BNCC:
- Competência geral 7: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético com relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
As unidades temáticas, os objetos de conhecimento e a descrição de cada habilidade, referentes a esta unidade, podem ser encontradas nas páginas 313-MP a 317-MP destas orientações ao professor.
Sugestão de roteiro
1 aula
- Leitura do texto das páginas de abertura.
- Desenvolvimento da seção Conectando ideias.
- Atividade preparatória da página 256-MP.
Destaques BNCC
- A habilidade EF05MA19 da BNCC será trabalhada no decorrer de toda esta unidade em atividades que capacitam os alunos a resolver e elaborar problemas que envolvem medidas de comprimento, de capacidade, de tempo, de área, de temperatura e de volume em situações que priorizam as transformações de medidas expressas nas unidades que são mais utilizadas no trato social.
211
Você sabe qual é a medida de sua altura? E qual é a medida da distância de sua casa até a escola?
A necessidade de medir comprimentos está presente em nosso dia a dia. Além disso, para muitos profissionais, fazer medições é de fundamental para desenvolver seu trabalho.
CONECTANDO IDEIAS
-
O que o profissional da foto está fazendo? Qual instrumento ele está utilizando?
O profissional está medindo o comprimento de um pedaço de madeira; Ele está utilizando uma trena.
- Quais instrumentos você conhece e que podem ser utilizados para medir comprimentos?
-
Como você faria para obter a medida da altura de sua carteira? Converse com os colegas.
2 e 3 respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Conectando ideias
- Alguns instrumentos que alunos podem conhecer: régua, fita métrica e metro articulado.
- Espera-se que os alunos digam que utilizariam uma fita métrica ou uma trena.
- Ao realizar a leitura da foto das páginas 210 e 211, além de conversar com os alunos sobre a utilização de instrumentos de medida, é importante destacar que em algumas profissões se faz necessário o uso de ferramentas cujo manuseio deve ser realizado apenas por profissionais. Destaque que o corte de madeira com lâmina é um exemplo de ação que deve ser executada apenas por pessoas especializadas, nesse caso, carpinteiros.
- Converse com os alunos sobre situações do cotidiano nas quais as medições de comprimento são necessárias. É provável que citem circunstâncias como medir o comprimento de um tecido utilizado na confecção de uma roupa pela costureira, medir a altura de uma parede para construir um móvel etc. Aproveite e fale sobre algumas profissões que utilizam instrumentos de medida de comprimento com frequência, como a de carpinteiro, que exige conhecimentos matemáticos, sobretudo de Geometria, para a realização de suas atividades com a madeira bruta, na construção de portas, telhados, janelas, assoalhos etc. Pergunte se eles conhecem alguém que exerce essa profissão e se gostariam de falar um pouco sobre isso.
212
1Medidas de comprimento
Em várias situações do dia a dia, precisamos medir o comprimento de objetos, a altura de pessoas, distâncias entre cidades etc. A unidade de medida utilizada nas medições que fazemos depende do comprimento daquilo que estamos medindo.
Entre as unidades de medida de comprimento mais utilizadas estão o metro (m) e o centímetro (cm).
1 m = 100 cm
- Em cada situação apresentada, complete as frases com a unidade de medida mais adequada: m ou cm. Depois, responda às questões.
A
Joana
Joana é arquiteta e no projeto que está fazendo ela deve traçar uma linha cujo comprimento mede 16 cm . Qual instrumento de medida Joana está utilizando?
Régua.
B
Augusto
Augusto é costureiro e está medindo o comprimento de uma jaqueta. O resultado obtido por ele foi 48 cm . Qual instrumento de medida Augusto está utilizando?
Fita métrica.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
7 aulas
- Desenvolvimento do conteúdo das páginas 212 e 213.
- Realização das atividades 1 a 13.
- Desenvolvimento da seção Mãos à obra.
- As atividades desse tópico exploram situações cotidianas que necessitam de medições, a fim de retomar o trabalho com as medidas de comprimento, conteúdo já explorado em volumes anteriores. Procura-se ampliar o trabalho propondo transformações de medidas expressas nas unidades mais usuais.
- Avalie a possibilidade de levar alguns instrumentos de medida de comprimento, como os que são apresentados na questão 1, a fim de despertar o interesse dos alunos em manipulá-los. Questione-os a respeito de outras situações, além das apresentadas nestas páginas, nas quais esses instrumentos poderiam ser utilizados para medições.
- A fim de verificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos conceitos relacionados à medida de comprimentos e como preparação para o trabalho com o tópico desta página, proponha a eles a atividade descrita na seção Atividade preparatória.
Atividade preparatória
- Organize os alunos em duplas e oriente-os a medirem dois comprimentos: um cuja unidade mais adequada para expressar sua medida seja o centímetro e outro cuja unidade mais adequada seja o metro. Para que eles realizem essas medições, disponibilize réguas (se necessário) e trenas ou fitas métricas. Durante o desenvolvimento dessa atividade, avalie como os alunos manipulam os instrumentos em questão. Se necessário, dê as orientações para que executem as medições corretamente. Por fim, peça que exponham para a turma os comprimentos escolhidos e as unidades de medida utilizadas.
213
C
Vânia
Vânia é decoradora de ambientes e está medindo as dimensões de uma sala retangular. O comprimento dessa sala mede 8,5m e a largura, 6m .
Qual instrumento de medida Vânia está utilizando? Trena.
D
João
João é marceneiro e está medindo o comprimento de um armário. O resultado obtido por ele foi 2 m .
Qual instrumento de medida João está utilizando?
Metro articulado.
-
Você conhece instrumentos de medida diferentes dos utilizados nas situações apresentadas? Caso conheça, cite alguns deles para o professor e os colegas.
Resposta pessoal.
ATIVIDADES
-
Além do centímetro (cm) e do metro (m), outras unidades de medida de comprimento bastante utilizadas são o quilômetro (km) e o milímetro (mm). Complete as informações com os números adequados.
Um quilômetro equivale a 1.000 m e é utilizado para expressar a medida de grandes distâncias.
O milímetro é utilizado para expressar a medida de pequenos comprimentos, e 10 mm equivalem a 1 cm.
Agora, complete as sentenças com os números adequados.
- 1 km=1.000 m
- 1 m=100 cm
- 1 cm=10 mm
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
-
Nas páginas 212 e 213 foram apresentadas quatro situações em que os profissionais fazem uso de instrumentos de medida para realizar medições de comprimento. Espera-se que o metro e o centímetro, algumas das unidades de medida citadas nestas páginas, sejam familiares aos alunos e que eles reconheçam sua utilidade no dia a dia.
Explore o assunto verificando o conhecimento prévio sobre as profissões retratadas nas cenas, estabelecendo uma relação com o Tema contemporâneo transversal Trabalho. Deixe que os alunos falem sobre cada uma delas e comentem as atribuições dos profissionais apresentados. Se achar necessário, proponha uma pesquisa informativa sobre essas profissões. Motive o interesse deles em refletirem sobre a participação feminina no mercado de trabalho e sobre a cultura social de algumas profissões serem exercidas exclusivamente por homens ou por mulheres.
- Para tirar melhor proveito da atividade 1, bem como sanar possíveis dúvidas, possibilite que os alunos a realizem em grupos. Se necessário, oriente-os a analisarem uma régua para determinarem a equivalência entre centímetros e milímetros. Caso não se recordem das equivalências entre as outras unidades de medida de comprimento apresentadas, permita que façam pesquisas. Aproveite a oportunidade e solicite a eles que, nesse caso, determinem algumas situações em que o quilômetro e o milímetro são utilizados.
- Ao trabalhar com a questão 2, caso os alunos não conheçam outros instrumentos de medida de comprimento, organize-os em duplas e proponha que realizem uma pesquisa. Essa pesquisa pode ser feita na biblioteca da escola, no laboratório de informática ou em casa, com o auxílio dos responsáveis. Com os resultados da pesquisa em mãos, peça que as duplas exponham para a turma os instrumentos escolhidos por elas, destacando algumas de suas características e, se possível, algumas situações em que se faz necessário seu uso.
214
-
Complete as frases com a unidade de medida mais adequada: mm, cm, m e km.
- A distância rodoviária entre o município de Aracaju, no estado de Sergipe, e o município de Paulo Afonso, no estado da Bahia, mede 270 km .
- A espessura do vidro de uma janela mede 6 mm .
- Lídia comprou uma lapiseira cuja espessura da grafite mede 1 mm .
- Fernanda fez uma viagem de 215 km com seu carro.
- O comprimento da agenda de Lucas mede 21 cm .
- A altitude do pico da Neblina, o mais alto do Brasil, mede aproximadamente 2.994 m .
Pico da Neblina, localizado na serra do Imeri, no estado do Amazonas, em 2017.
-
A rua em que Tânia mora tem 1 km de extensão e está sendo asfaltada.
A empresa Asfaltar pretende concluir o trabalho em 3 dias.
No primeiro dia, foram asfaltados 325 m e, no segundo dia, 105 m a mais que no primeiro.
-
Quantos metros ainda faltam ser asfaltados para que o trabalho seja concluído?
1 km = 1.000 m
325 + 105 = 430
1.000 - 430 = 570
570 - 325 = 245
245 m
- A extensão da rua que ainda falta ser asfaltada é maior ou menor do que 100 m? Maior.
-
MANUAL DO PROFESSOR
-
Caso os alunos apresentem dificuldades na atividade 2, leia cada um dos itens com eles, destacando o comprimento cuja medida é apresentada. Depois de resolverem a atividade, solicite que pesquisem qual é o ponto mais alto da região em que eles moram. Na sequência, verifique com eles se o Pico da Neblina faz parte dessa região. Aproveite o contexto da atividade e a relação entre os componentes curriculares de Matemática e de Geografia propondo que localizem no mapa (de maneira aproximada) a Serra do Imeri, na região Amazônica. Informe-lhes que nessa mesma região está o Pico 31 de Março, que é o pico brasileiro mais alto depois do Pico da Neblina. Por fim, cite outros picos localizados no Brasil para que eles possam fazer comparações entre as medidas de altitude. Veja algumas sugestões.
- > Pico da Bandeira, Minas Gerais/Espírito Santo: 2.892 m.
- > Pico das Agulhas Negras, Minas Gerais/Espírito Santo: 2.791,5 m.
- > Pico Três Estados, São Paulo/ Minas Gerais/Rio de Janeiro: 2.665 m.
- > Pico do Itaguaré, São Paulo/ Minas Gerais: 2.308 m.
- > Pico do Jabre, Paraíba: 1.197 m.
- O nome da empresa que aparece nesta página é fictício.
- Para resolver a atividade 3, é de suma importância que os alunos escrevam todas as medidas em uma mesma unidade de medida. Com questionamentos, leve-os a perceber essa necessidade. Se julgar conveniente, possibilite que trabalhem em duplas para que desenvolvam estratégias para solucionarem o problema.
215
-
Para transformar medidas em quilômetros em medidas em metros, basta multiplicar por 1.000 o número que representa a medida em quilômetros, pois 1 km = 1.000 m. Observe.
Também podemos transformar medidas em metros em medidas em quilômetros. Para isso, basta dividir por 1.000 o número que representa a medida em metros. Observe.
Agora, faça as transformações necessárias e complete os itens.
- 5.320 km = 5.320.000 m
- 0,925 km = 925 m
- 1,384 km = 1.384m
- 0,437 km = 437m
- 54,05 km = 54.050 m
- 0,612 km = 612m
-
Leia as informações que Aline obteve ao fazer uma pesquisa.
- A medida do comprimento da ponte Hercílio Luz é maior ou menor do que 1 km? Menor.
- Qual é a extensão, em quilômetros, da ponte Rio-Niterói? 13,29 km
- Quantos quilômetros, aproximadamente, a ponte Rio-Niterói é maior do que a ponte Hercílio Luz? 12 km
- A medida do comprimento da ponte Rio-Niterói corresponde a, aproximadamente, quantas vezes a medida do comprimento da ponte Hercílio Luz? Efetue o cálculo usando uma calculadora. 16 vezes.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- Ao desenvolver a atividade 5, oriente os alunos a realizarem, inicialmente, uma leitura individual e, em seguida, uma leitura conjunta do texto apresentado. Por fim, incentive-os a interpretar o conteúdo que acabaram de ler e a responder às questões propostas, promovendo o aperfeiçoamento dos componentes fluência em leitura oral e compreensão de texto.
- Ao trabalhar com a atividade 4, verifique se os alunos utilizam o recurso de deslocamento da vírgula para efetuarem as multiplicações e divisões por 1.000. Se julgar necessário, retome os tópicos Multiplicação e Divisão da unidade 6 deste volume, para que relembrem o que foi estudado.
-
Ao trabalhar com o item a da atividade 5, analise se os alunos identificam a necessidade de escreverem as medidas em questão em uma mesma unidade. Caso necessário, com questionamentos, leve-os a perceber essa necessidade.
Verifique o interesse dos alunos em conhecerem outras informações sobre as cidades do Rio de Janeiro e de Florianópolis. Explore esse contexto em integração com os componentes curriculares de História e de Geografia, solicitando uma pesquisa informativa sobre esses municípios, a respeito da população e da história de sua fundação, além da influência dessas cidades na história brasileira. Por exemplo, cite a época em que o Rio de Janeiro foi a capital da República, bem como histórias de conquistas e lutas da cidade de Florianópolis contra piratas no século XVII pela defesa do território do litoral catarinense. Diga que o Rio de Janeiro é uma das cidades mais antigas do Brasil, tendo sido iniciada em uma expedição portuguesa em 1502. Já Florianópolis, embora servisse de paragem a expedições que encontravam ali um posto de abastecimento de víveres, começou a ser povoada por volta de 1675. Ambas são capitais de seus estados e, antes de colonizações, eram habitadas por nativos da nação tupi-guarani, como os tamoios e os carijós.
- Caso não haja calculadoras para todos os alunos, reúna-os em grupos para que realizem o item d da atividade 5.
216
-
Veja o mapa do Rio Grande do Norte e a localização de duas de suas cidades.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
De acordo com a escala, cada centímetro no mapa corresponde a 40 km na realidade.
- Utilizando uma régua, meça a distância, em linha reta, entre as cidades de Natal e Mossoró no mapa e anote o resultado obtido 6,2 cm
-
De acordo com a escala do mapa e a medida que você obteve, calcule a medida da distância real, em linha reta, entre Natal e Mossoró.
6,2 × 40 = 248
248 km
-
Se o mapa do estado do Rio Grande do Norte for construído em uma escala na qual cada centímetro corresponda a 10 km na realidade, qual será, em centímetros, a medida da distância em linha reta entre as cidades de Natal e Mossoró nesse mapa?
248 : 10 = 24
24,8 cm
-
Em um mapa, Ricardo mediu a distância entre Natal e Mossoró e obteve 12,4 cm como resultado. Efetue os cálculos necessários e marque um X na escala desse mapa.
X
248 : 12,4 = 20
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade 6 propõe aos alunos que calculem a medida da distância, em linha reta, entre duas localidades por meio da proporcionalidade entre a medida obtida, em centímetros, e a escala apresentada no mapa, em quilômetros, colocando em prática a habilidade EF05MA12 da BNCC.
-
Durante a resolução do item a da atividade 6, verifique como os alunos medem o comprimento do segmento com a régua. Caso apresentem dificuldades, dê as explicações necessárias. Nos itens b, c e d é importante que os alunos compreendam que a medida da distância no mapa é diretamente proporcional à medida da distância real. Nesse caso, no item b, leve-os a perceber que se 1 cm corresponde a 40 km, então, 6 cm correspondem a 240 km (6 × 40). Essa compreensão deve ser estendida para os outros itens.
Possibilite que verifiquem a medida da distância entre as cidades de Natal e Mossoró utilizando o aplicativo Google Maps. Para isso, oriente-os, inicialmente, a localizar essas cidades no mapa. Em seguida, peça aos alunos que, com o botão direto do mouse, cliquem sobre a cidade de Natal e selecionem a ferramenta "Medir distância" e, na sequência, a cidade de Mossoró. Desse modo, será exibida a medida da distância, em linha reta, entre as cidades selecionadas.
217
-
Para transformar medidas em metros em medidas em centímetros, basta multiplicar por 100 o número que representa a medida em metros, pois 1 m = 100 m . Observe.
Também podemos transformar medidas em centímetros em medidas em metros. Para isso, basta dividir por 100 o número que representa a medida em centímetros. Observe abaixo.
Agora, faça as transformações necessárias e complete o quadro.
m 2,3 27,5 15,2 31 0,8 4 9,2 186,4 cm 230 2.750 1.520 3.100 80 400 920 18.640 -
Veja o que Paulo e Ana estão dizendo e responda.
-
Qual deles é mais alto, Paulo ou Ana?
Quantos centímetros a mais?
1,68 m = 168 cm
168 > 155
168 - 155 = 13
Ana; 13 cm a mais.
-
-
De acordo com a situação apresentada, elabore um problema e dê para um colega resolver. Depois, verifique se ele o resolveu corretamente.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- Ao trabalhar com a atividade 7, verifique se os alunos estão realizando corretamente as multiplicações e divisões por 100 e se estão utilizando o recurso de deslocamento de vírgula, conforme visto nos tópicos Multiplicação e Divisão na unidade 6 deste volume. Se julgar necessário, retome esses conceitos.
- Para resolver a atividade 8, é de suma importância que os alunos escrevam todas as medidas em uma mesma unidade de medida. Com questionamentos, leve-os a perceber essa necessidade. Se julgar conveniente, possibilite que trabalhem em duplas para que desenvolvam estratégias para solucionarem o problema.
- Na atividade 9, motive os alunos a utilizarem a criatividade para elaborarem um problema. Caso eles sintam dificuldades, oriente-os a rever algumas atividades anteriores do tópico para que possam se inspirar e criar seus próprios problemas.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Utilizar instrumentos de medida de comprimento e realizar transformações.
Como proceder
- Antes de prosseguir com as atividades, avalie como os alunos estão lidando com a utilização de instrumentos de medida de comprimento, como a fita métrica, a trena, o metro articulado e a régua. Verifique se estão utilizando adequadamente as unidades de medida e realizando corretamente as transformações de medidas expressas em: quilômetro em metro, metro em centímetro e centímetro em milímetro.
218
-
Para transformar medidas em centímetros em medidas em milímetros, basta multiplicar por 10 o número que representa a medida em centímetros, pois 1 cm = 10 mm. Observe.
Também podemos transformar medidas em milímetros em medidas em centímetros. Para isso, dividimos por 10 o número que representa a medida em milímetros. Observe abaixo.
Agora, faça as transformações necessárias e complete os itens.
- 4,9 cm = 49 mm
- 512 cm = 5.120 mm
- 370 cm = 3.700 mm
- 4.000 mm = 400 cm
- 327 mm = 32,7 cm
- 728 mm = 72,8 cm
-
Com uma régua, meça o comprimento de cada um dos lados do triângulo e complete as sentenças com os números adequados.
- AB = 5,2 cm = 52 mm
- BC = 3,7 cm = 37 mm
- AC = 4,6 cm = 46 mm
Agora, determine a medida do perímetro desse triângulo e complete.
Perímetro: 135 mm = 13,5 cm
52 + 37 + 46 = 135
135 mm
-
Complete as sentenças a seguir com os símbolos >, < ou =.
- 32 km > 3.200 m
- 420 m < 4,02 km
- 1 km = 1.000 m
- 1,4 m > 136 cm
- 6 cm = 60 mm
- 207 mm > 2,7 cm
-
Descubra o padrão de cada uma das sequências e complete os itens.
A 5 cm 7,1 c m 9,2 cm 11,3 cm 13,4 cm 15,5 cm 17,6 cm 19,7 cm B 8,1 m 12,25 m 16,4 m 20,55 m 24,7 m 28,85 m 33 m 37,15 m
MANUAL DO PROFESSOR
- Ao desenvolver a atividade 10, verifique se os alunos utilizam o recurso de deslocamento da vírgula para efetuar as multiplicações e divisões por 10. Se julgar necessário, retome os tópicos Multiplicação e Divisão da unidade 6 deste volume para que relembrem o que foi estudado.
- Ao realizar a atividade 11, se necessário, lembre os alunos que perímetro é o comprimento do contorno de uma figura geométrica plana. No caso dos polígonos, a medida do perímetro é dada pela soma das medidas dos comprimentos de seus lados. Para complementar o trabalho com essa atividade, proponha a eles que calculem a medida do perímetro de outros polígonos, por exemplo, de um retângulo cujos comprimentos dos lados medem 12 cm, 234,2 mm, 12 cm e 234,2 mm. Em seguida, desafie-os a escrever a medida do perímetro dessa figura em centímetros, em milímetros e em metros.
- Para realizar as comparações propostas na atividade 12, é necessário que os alunos tenham compreendido as equivalências entre as unidades de medida de comprimento apresentadas anteriormente. Se julgar necessário, retome o trabalho com as atividades 1, 4, 7 e 10 deste tópico. A fim de complementar o trabalho com essa atividade, proponha que realizem o descrito na seção Mais atividades apresentada no rodapé da página 263-MP.
- Na atividade 13, espera-se que os alunos reconheçam o padrão, mas caso encontrem alguma lógica diferente da esperada, peça a eles que compartilhem com os colegas. Caso eles apresentem dificuldades, retome o trabalho com as operações envolvendo números decimais e com a relação inversa entre as operações de adição e subtração. Em seguida, organize-os em duplas para elaborarem estratégias de resolução. Se julgar pertinente, faça alguns questionamentos, como "Qual número devemos adicionar a 5 para obter 7,1 como resultado?".
219
MÃOS À OBRA
Explorando instrumentos de medida
Veja alguns instrumentos usados para medir comprimentos.
Régua.
Fita métrica.
Metro articulado.
Trena.
Metro rígido.
Fazendo estimativas e utilizando uma unidade de medida de comprimento adequada, indique as medidas no quadro a seguir.
Resposta pessoal.
Estimativa | Medida real | |
A Medida da altura de um colega. | ||
B Medida do comprimento da mesa do professor. | ||
C Medida da espessura desse livro. | ||
D Medida do comprimento da sua sala de aula. | ||
E Medida do comprimento do seu lápis. |
Agora, usando um dos instrumentos indicados anteriormente ou outro que tiver disponível, faça as medições necessárias, indique os resultados obtidos no quadro e verifique se suas estimativas se aproximaram das medidas reais.
MANUAL DO PROFESSOR
-
A seção Mãos à obra explora habilidades de estimativa e medição por meio de uma atividade prática que permite a integração entre os alunos.
Para realizar a atividade proposta, combine um dia para que os alunos levem alguns dos instrumentos de medida elencados na atividade, que são o metro rígido, o metro articulado, a régua, a trena e a fita métrica. De todo modo, providencie alguns desses instrumentos e deixe-os disponíveis em sala de aula.
Durante a realização da atividade, perceba se os alunos estão escolhendo as unidades de medida mais apropriadas às medições propostas. Se achar conveniente, inclua outras sugestões de medição, como a altura da lousa, o comprimento da porta, o comprimento da janela etc.
A atividade pode gerar uma espécie de jogo, caso os alunos estejam dispostos: sugira que se organizem em duplas e façam as estimativas sem que o colega veja. Em seguida, devem realizar as medições e conferir quem teve a estimativa mais próxima da medida real.
Mais atividades
-
Solicite a colaboração dos alunos para recortarem e construírem tiras de jornal com as seguintes medidas.
1 m
30 cm
150 mm
75 cm
3 m
100 cm
12 cm
800 mm
175 mm
80 cm
340 mm
350 cm
-
Escreva na lousa cada um dos itens a seguir. Depois, oriente os alunos a sobreporem as tiras recortadas de acordo com cada item e compararem as medidas de seus comprimentos. Em seguida, peça-lhes que completem cada um dos itens com os símbolos >, < ou =.
1 m 100 cm R: =
30 cm 340 mm R: <
150 mm 12 cm R: >
80 cm 800 mm R: =
75 cm 175 mm R: >
3 m 350 cm R: <
220
2Medidas de capacidade
O litro (ℓ) e o mililitro (mℓ) são unidades de medida de capacidade, ou seja, são unidades usadas para medir a quantidade de líquido que determinado recipiente pode conter.
Observe Janaína no supermercado comprando água mineral.
-
Quantos copos de água mineral você acha que Janaína vai comprar?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam 25 copos.
Note que as medidas apresentadas estão expressas em unidades de medida diferentes; então, para responder a essa pergunta, é preciso expressá-las em uma mesma unidade de medida. Neste caso, vamos transformar a medida em litros em uma medida em mililitros.
Sabemos que 1 ℓ = 1.000 mℓ, assim:
Agora, basta calcular 5.000 : 200 para obter a quantidade de copos de água que Janaína terá de comprar, que nesse caso são 25 copos.
-
Supondo que Janaína fosse comprar essa mesma quantidade de água, porém em garrafas de 500 mℓ, quantas garrafas ela teria de comprar?
5 ℓ = 5.000 mℓ
5.000 : 500 = 10
10 garrafas.
-
Se ela fosse comprar 8 ℓ de água em copos de 200 mℓ, quantos copos ela teria de comprar?
8 ℓ = 8.000 ml
8.000 : 200 = 40
40 copos.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
4 aulas
- Desenvolvimento do conteúdo da página 220.
- Realização das atividades 1 a 4.
- Leitura do boxe complementar O desperdício da água.
- Realização das atividades 5 a 7.
- As atividades deste tópico trabalham com as unidades de medida litro e mililitro, envolvendo a comparação de capacidades e a transformação de medidas expressas nessas unidades, mostrando aos alunos a sua utilidade no dia a dia.
- As transformações entre unidades de medida de capacidade apresentadas nas questões 1, 2 e 3 seguem os mesmos procedimentos já estudados no tópico anterior, que explora as medidas de comprimento, variando apenas as unidades que, nesse caso, são o litro e o mililitro. Deixe que os alunos cheguem às suas próprias conclusões, realizando seus procedimentos de cálculo e observando essa regularidade. Caso eles apresentem dificuldades, trabalhe com outros exemplos para eles, levando para a sala de aula copos e garrafas que possam simular o conteúdo introduzido nesta página.
221
ATIVIDADES
-
Vimos que, para transformar medidas em litros em medidas em mililitros, basta multiplicar por 1.000 o número que representa a medida em litros.
E para transformar medidas em mililitros em medidas em litros, o que devemos fazer?
Como 1 ℓ = 1.000 mℓ, basta dividir por 1.000 o número que representa a medida em mililitros. Observe.
Agora, transforme as medidas em mililitros em medidas em litros.
- 6.000 mℓ = 6 ℓ
- 5.800 mℓ = 5,8 ℓ
- 10.700 mℓ = 10,7 ℓ
- 18.532 mℓ = 18,532 ℓ
- 495 mℓ = 0,495 ℓ
- 28 mℓ = 0,028 ℓ
-
Para sua festa de aniversário Vinícius vai convidar 45 pessoas. De acordo com a estimativa de Vinícius, quantos litros de suco serão consumidos na festa?
3 × 250 = 750
45 × 750 = 33.750
33.750 : 1.000 = 33,75
33,75 ℓ
-
Complete com o símbolo >, < ou =.
- 4 ℓ = 4.000 mℓ
- 0,84 ℓ < 900 mℓ
- 7,2 ℓ > 720 mℓ
- 600 mℓ < 5,5 ℓ
- 2.800 mℓ = 2,8 ℓ
- 7.300 mℓ > 7,2 ℓ
MANUAL DO PROFESSOR
- A atividade 1 introduz a transformação de medidas em mililitros em medidas em litros. Atente às resoluções dos alunos, principalmente, nas divisões que devem ser realizadas. Como temos divisões por 1.000, incentive os alunos a utilizarem a regra do deslocamento da vírgula, mas caso eles se sintam mais à vontade em usarem o algoritmo tradicional da divisão, certifique-se de que estejam usando de maneira correta, avaliando a possibilidade de retomar o conteúdo se necessário.
-
Para complemento da atividade 2, bem como sanar possíveis dúvidas, proponha outros questionamentos, como os apresentados a seguir.
-
> Se Vinícius acrescentasse à sua lista de convidados 15 pessoas, quantos litros de suco, aproximadamente, seriam consumidos na festa?
R: 45 ℓ
-
> Se os sucos são vendidos em recipientes medindo 2 ℓ , quantas unidades desses recipientes ele deveria comprar para a festa com 45 pessoas?
R: 17 unidades.
-
- Para que os alunos possam comparar as medidas apresentadas na atividade 3, sugira que, antes, eles deixem os dois valores na mesma unidade de medida. Aproveite esta atividade para avaliar se eles estão realizando as transformações de maneira correta.
- Para complementar as atividades desta página, proponha a atividade descrita no rodapé desta página.
Mais atividades
-
Irene tem dois recipientes, um com medida de capacidade de 350 mℓ e outro com medida de capacidade de 1 ℓ . Utilizando esses recipientes, como Irene pode obter exatamente 300 mℓ de água em um deles?
-
> Fique atento: Irene pode encher os recipientes, esvaziá-los ou transferir todo o conteúdo, ou parte dele, de um recipiente para o outro.
R: Inicialmente, Irene deverá encher com água o recipiente com medida de capacidade de 1 ℓ . Com a água deverá encher o recipiente cuja capacidade mede 350 mℓ , esvaziando-o logo em seguida. Finalmente, deverá encher o recipiente de medida de capacidade de 350 mℓ com parte da água que sobrou no recipiente cuja capacidade mede 1 ℓ , no qual restarão 300 mℓ de água.
-
222
-
Leia as seguintes informações relacionadas ao consumo de água.
- Para tomar um banho de chuveiro de 15 min, uma pessoa pode gastar cerca de 135 ℓ de água.
- Se uma pessoa deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, poderão ser gastos 12 ℓ de água.
- Ao regar o jardim durante 10 min, chega-se a gastar 186 ℓ de água.
- O consumo de água para lavar um carro pode chegar a 560 ℓ.
-
Se em uma casa moram 4 pessoas e cada uma delas tomar um banho de chuveiro de 15 min por dia, quantos litros de água serão gastos com os banhos em um mês de 30 dias?
135 × 4 = 540
540 × 30 = 16.200
16.200 ℓ
-
Sabendo que uma pessoa lava o carro uma vez por semana, quantos litros de água podem ser consumidos com essa atividade em 4 semanas?
560 × 4 = 2.240
2.240 ℓ
-
Se uma pessoa escovar os dentes 4 vezes ao dia, deixando a torneira aberta durante a escovação, quantos litros de água serão gastos para escovar os dentes em um dia? E em um mês de 30 dias?
1 dia: 12 × 4 = 48; 48 ℓ
30 dias: 48 × 30 = 1.440; 1.440 ℓ
-
Segunda-feira, Paula regou o jardim durante 45 min. Quantos litros de água ela gastou, aproximadamente?
5 min: 186 : 2 = 93
40 min: 186 × 4 = 744
744 + 93 = 837
837 ℓ
-
Escreva em seu caderno uma questão relacionada às informações apresentadas e dê para um colega resolver. Depois, verifique se a resposta obtida está correta.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- Ao desenvolver o conteúdo da atividade 4, oriente os alunos a realizarem uma leitura prévia sozinhos. Depois da leitura, incentive-os a interpretar o conteúdo que acabaram de ler e a responder às questões propostas. Atividades que desenvolvem esse tipo de prática colaboram com os componentes desenvolvimento de vocabulário, fluência em leitura oral e compreensão de textos.
- No item e, os alunos são desafiados a utilizar sua capacidade criativa e a desenvolver um problema a partir do contexto da atividade. Acompanhe o processo da atividade e, caso tenha a oportunidade, corrija todas as questões, a fim de incentivar a melhora da escrita, contribuindo para o componente produção de escrita.
-
Aproveite que a atividade 4 traz várias informações sobre o consumo de água e estabeleça integração com os componentes curriculares de Ciências e de Geografia, propondo uma conversa acerca da escassez da água no mundo. Diga aos alunos que a água é um recurso finito, e sua carência é agravada pelas desigualdades sociais, pela falta de conscientização e pelo seu uso não sustentável.
Comente que, embora o país detenha 13% de toda a água doce disponível no mundo, a distribuição desse recurso natural é extremamente desigual no território, com 81% dos recursos hídricos do país concentrando-se na Região Hidrográfica Amazônica, onde habitam apenas 5% da população brasileira.
Já as regiões hidrográficas brasileiras banhadas pelo Oceano Atlântico representam apenas 2,7% dos recursos hídricos do Brasil, embora concentrem 45,5% da população e abriguem os principais centros urbanos brasileiros. Diante de toda essa desigualdade de distribuição geográfica da água, a melhor atitude é sempre optar pelo uso racional, em prol da preservação desse recurso.
- Caso os alunos tenham dificuldade de efetuarem os cálculos necessários em cada item, retome as explicações da página 220 e oriente-os a utilizar a medida de tempo indicada em cada questão, como dias, semanas e minutos.
223
O DESPERDÍCIO DA ÁGUA
São vários os fatores que contribuem para o desperdício de água, como uma torneira mal fechada e os maus hábitos dos consumidores. Dessa maneira, precisamos adquirir bons hábitos para evitar o desperdício, pois o consumo em excesso pode contribuir para a falta de água no futuro.
Veja algumas atitudes que contribuem para a economia de água.
- Escove os dentes mantendo, quando possível, a torneira fechada ou utilize um copo para armazenar a água.
- Não tome banhos muito demorados e feche o chuveiro enquanto estiver se ensaboando.
- Ao lavar o carro, substitua a mangueira por um balde.
- Ao lavar a louça e a roupa, mantenha a torneira fechada quando não estiver usando a água.
- Não dê descargas muito demoradas.
- Durante o verão, regue as plantas ao entardecer ou à noite, pois, dessa maneira, o aproveitamento da água pelas plantas será maior.
Que outras atitudes você acha que podem ser tomadas para economizar água em sua casa? E na escola? Converse com os colegas.
Resposta pessoal.
-
Elabore um problema de acordo com a imagem abaixo e dê para um colega resolver. Depois, verifique se a resposta obtida por ele está correta.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
-
Ao trabalhar com o boxe O desperdício de água, promova uma conversa para que os alunos falem sobre suas próprias atitudes, bem como das pessoas de seu convívio, o que está relacionado ao Tema contemporâneo transversal Educação ambiental. Deixe que eles comentem livremente sobre suas observações e instigue-os a contar se costumam tomar banhos demorados, se deixam as torneiras de casa ou da escola mal fechadas, se as pessoas de sua casa reutilizam a água usada na lavagem de roupas em outras limpezas, como a de calçadas, por exemplo.
Ressalte a importância da economia em atitudes cotidianas e enfatize que a água potável é escassa no mundo, por isso deve ser bem aproveitada. Lance mão da Competência geral 7 e mostre a eles algumas pesquisas que indicam essa escassez, como os relatórios feitos pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos.
- Na atividade 5, os alunos são desafiados a utilizar sua capacidade criativa e a desenvolver um problema a partir do contexto da atividade. Acompanhe o processo da atividade, caso tenha a oportunidade, e corrija as questões, a fim de incentivar a melhora da escrita, contribuindo para o componente produção de escrita. Além disso, para incentivar o interesse por essa atividade, dê oportunidade para que os alunos conversem sobre o que estão vendo na imagem, discutam sobre os tipos de sucos que já tomaram e quais são seus preferidos, aperfeiçoando o componente desenvolvimento de vocabulário.
- Depois da resolução da atividade 5, ao verificarem se a resposta obtida pelo colega está correta, oriente os alunos que estão corrigindo a justificarem seus apontamentos.
224
-
Jean vai comprar água mineral. No supermercado ele observou que eram oferecidas as embalagens apresentadas abaixo. Em qual destas opções o preço por litro de água mineral é menor?
1 ℓ : 1 × 5,25 = 5,25; R$ 5,25
500 mℓ : 2 × 2,65 = 5,30; R$ 5,30
200 mℓ : 5 × 1,10 = 5,5; R$ 5,50
Embalagem de 1 ℓ.
Nem sempre é mais vantajoso comprar a embalagem com maior medida de capacidade; avalie a quantidade de produto de que realmente precisa.
-
A seguir, estão indicados os preços do etanol e da gasolina em dois postos.
-
Patrícia abasteceu seu carro com 20 ℓ de etanol no Posto A. Quantos reais ela gastou?
20 × 3,29 = 65,80
R$ 65,80
-
Se Patrícia tivesse abastecido seu carro com 20 ℓ de etanol no Posto B, quantos reais a mais ela teria gastado?
20 × 3,39 = 67,80
67,80 - 65,80 = 2,00
R$ 2,00
-
A capacidade do tanque de combustível do carro de Patrícia mede 56 ℓ. Sabendo que ela completou o tanque com os 20 ℓ que abasteceu, quantos litros de combustível havia anteriormente no tanque?
56 - 20 = 36
-
36 ℓ
-
Elabore em seu caderno outra questão envolvendo os preços apresentados e dê para um colega resolver. Depois, verifique se o que ele respondeu está correto.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- Na atividade 6, observe se os alunos estão lembrando que 1 litro equivale a 1.000 mililitros. Desse modo, para comprar 1 litro em garrafas de 200 mililitros é necessário comprar 5 garrafas e para comprar 1 litro em garrafas de 500 mililitros é necessário comprar 2 garrafas. Ainda, nessa atividade, verifique se os cálculos com números decimais estão sendo realizados de maneira correta. Caso seja preciso, retome o conteúdo do tópico Multiplicação da unidade 6, na página 133.
- Antes de realizar a atividade 7, para despertar o interesse dos alunos, pergunte se eles já foram a postos de combustível com seus pais ou responsáveis. No caso de nenhum aluno ter ido, diga que o posto de combustível é onde as pessoas abastecem os veículos e que ele tem tanques que armazenam alguns tipos de combustível, como gasolina, etanol e diesel.
- A fim de tirar melhor proveito da atividade 7, bem como de sanar possíveis dúvidas, oriente os alunos a realizarem uma pesquisa verificando os preços atuais da gasolina e do etanol em dois postos que tenham preços diferentes na cidade onde moram. Depois, eles devem utilizar os valores encontrados para resolverem novamente os itens.
- Converse com os alunos sobre a afirmação de que, muitas vezes, as embalagens com maiores medidas de capacidade que oferecem preços convidativos não são as mais vantajosas. É preciso avaliar se a quantidade de produto oferecida será realmente utilizada, de modo que não haja desperdício. Se perceber que não vai consumir ou utilizar todo o conteúdo, é mais proveitoso optar por embalagens cujas medidas de capacidade sejam menores e que o conteúdo seja correspondente à real necessidade de consumo, mesmo pagando um pouco mais caro proporcionalmente.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer o litro e o mililitro como unidades de medida de capacidade e realizar transformações com essas unidades.
Como proceder
- Antes de prosseguir para o próximo tópico, avalie se os alunos estão utilizando adequadamente as unidades de medida de capacidade, nesse caso, o litro e o mililitro, e se estão realizando as transformações corretamente.
225
3Medidas de tempo
No dia a dia medimos o tempo em diversas situações, por exemplo, o tempo que ficamos na escola, a duração de uma viagem etc.
Verificar se um alimento está dentro de seu prazo de validade também é outra situação em que medimos o tempo. Veja a conversa de Roberto e Júlia no supermercado.
-
Assim como Roberto e Júlia, você e seus familiares observam a data de validade dos alimentos no momento da compra?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que sim. Caso respondam que não, explique-lhes a importância de verificar essa informação.
- De acordo com a conversa entre Júlia e Roberto, quantos dias faltam para o leite vencer?21 dias.
-
A família de Júlia e Roberto consome 5 caixinhas de leite por semana. No máximo, quantas caixinhas de leite eles podem comprar sem que sobre leite após a data de validade?15 caixinhas de leite.
DICA
Lembre-se de que uma semana tem 7 dias.
-
Quantos reais eles vão pagar pelo leite se comprarem a quantidade máxima?
15 × 2,99 = 44,85
R$ 44,85
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
3 aulas
- Desenvolvimento do conteúdo da página 225.
- Realização das atividades 1 a 11.
Destaques BNCC
-
Aproveite o contexto que destaca o prazo de validade dos alimentos e estabeleça relação com os Temas contemporâneos transversais Saúde e Educação alimentar e nutricional. É importante salientar que os alimentos devem ser sempre consumidos dentro do prazo estabelecido pelo fabricante, uma vez que há diversos testes em laboratórios que determinam a medida de tempo adequada para o consumo do produto, ou seja, em que os alimentos permanecem em bom estado de conservação, com sabor e aparência inalterados.
Sob essa perspectiva, fale do uso de conservantes pela indústria alimentícia, manipulados com o propósito de aumentar a vida útil dos alimentos. Ressalte que muitos deles não são benéficos à saúde, podendo causar alergias, problemas intestinais, déficit de atenção, asma, feridas na pele, entre outros problemas. Por conta disso, deve-se evitar o consumo excessivo de produtos alimentícios industrializados e sempre conferir os ingredientes nas embalagens, a fim de verificar não apenas o prazo de validade, mas também a quantidade de conservantes presentes, que muitas vezes estão expressos por seus códigos de numeração.
- Desenvolva o conteúdo das questões 1 a 4 com os alunos, pedindo que comentem se costumam verificar a data de validade dos produtos que compram.
Para resolver as questões 2 e 3, caso julgue conveniente, leve um calendário para os alunos contarem os dias de maneira prática e para que lembrem alguns aspectos importantes, como, a quantidade aproximada de dias de uma semana e de um mês, quantos meses tem um ano etc.
226
ATIVIDADES
-
Observe o calendário do ano vigente e responda.
As respostas dos itens c, d, e e f são pessoais ou dependem do calendário do ano vigente.
- Quantos meses do ano têm 31 dias? 7 meses.
- Quantos meses do ano têm 30 dias? 4 meses.
- O primeiro bimestre do ano têm quantos dias?
- Em qual dia da semana é seu aniversário?
- Qual é o seu feriado preferido? Em qual dia da semana ele é comemorado nesse ano?
- Em qual dia e mês ocorre a oitava segunda-feira deste ano?
-
No dia 22 de agosto a professora de Cléber marcou com os alunos a prova de Geografia para o dia 13 de setembro.
-
Com quantos dias de antecedência a prova de Geografia foi marcada?
22 dias.
-
A professora aplicará a recuperação dessa prova uma semana após sua realização. Em qual data será aplicada a recuperação?
20 de setembro.
-
-
Observe a imagem a seguir, elabore um problema e dê para um colega resolver. Depois, verifique se ele resolveu corretamente.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
-
Verifique a disponibilidade de levar um ou mais calendários do ano vigente para os alunos realizarem as atividades 1 e 2. Avalie se eles estão conseguindo identificar os dias e os meses no calendário corretamente e intervenha, caso seja necessário.
Verifique se os alunos lembram quantos meses um bimestre tem. Além disso, complemente perguntando quantos meses um trimestre e um semestre têm.
- Na atividade 3, para tirar melhor proveito, bem como sanar possíveis dúvidas, organize os alunos em duplas para que possam compartilhar as estratégias utilizadas.
227
-
Observe o mesmo relógio em dois momentos de certo dia. Quantas horas e minutos se passaram entre esses dois momentos?
Passaram-se 5 horas e 55 minutos.
-
Fernanda mora em Berlim, na Alemanha. Em certo dia ela ligou para sua amiga Lorena, que mora em Brasília, no Brasil.
Observe parte da conversa entre elas.
Lorena
Fernanda
No momento da conversa apresentada, qual era o horário em Berlim?
22 h 45 min
-
Complete cada frase a seguir.
- Um dia tem 24 horas.
- Uma hora tem 60 minutos.
- 3 h 52 min equivalem a 232 minutos.
- Em uma semana temos 168 horas.
- 72 h equivalem a 3 dias.
- Um ano tem 12 meses.
- Maria e Luiz foram assistir a um show musical. Sabendo que o show começou às 18 h 35 min e durou 217 min, efetue os cálculos em seu caderno e escreva o horário em que ele terminou. 22 h 12 min
MANUAL DO PROFESSOR
- Antes de propor a atividade 4, apresente aos alunos alguns relógios de ponteiros e peça que identifiquem suas horas. Caso os alunos tenham dificuldade, leve-os a perceber que o segundo relógio apresenta o horário 14 h 55 min. Se achar necessário, retome com eles como representar horários depois do meio-dia em um relógio de ponteiros.
- A atividade 5 trabalha com as noções de tempo, evidenciando o fuso horário. Aproveite o contexto para relacionar os componentes curriculares de Matemática e de Geografia e falar um pouco sobre o Brasil. Diga que os fusos horários são as horas em relação ao Meridiano de Greenwich, que basicamente é a linha meridional que divide o planeta em Oriente e Ocidente. Aproveite a proposição feita na atividade e sugira outras questões no mesmo formato, utilizando diferentes localidades para que os alunos informem quantas horas há de diferença em relação ao horário de Brasília, que é o oficial do Brasil. Pode-se usar como referência os horários da Nova Zelândia, que está 15 horas a mais, e do Havaí, que está 6 horas a menos.
- Na atividade 6, organize os alunos em duplas e peça para compartilharem seus conhecimentos sobre o assunto abordado. Além disso, nos itens que exigem alguns cálculos, oriente-os a desenvolver juntos as estratégias de cálculo e acompanhe as resoluções e discussões interferindo quando julgar conveniente.
- Se julgar oportuno, para a atividade 7, peça aos alunos que desenhem dois relógios, um para indicar a hora em que o show começou e outro para identificar a hora em que o show terminou. Se apresentarem dificuldades, oriente-os a transformar os 217 minutos em horas, de modo que fique mais fácil determinar em qual horário o show terminou.
228
-
Pedro está fazendo um tratamento médico no qual deverá tomar um comprimido a cada 8 h durante 30 dias. Sabendo que ele iniciou o tratamento no dia 10 de julho às 7 h, responda às questões.
- Quantas vezes ao dia ele tomará o remédio? 3 vezes ao dia.
- Em quais horários ele tomará o remédio? 7 h, 15 h e 23 h
- Em qual dia e mês ele terminará o tratamento? 8 de agosto.
-
Sabendo que Pedro deverá fazer um exame 15 dias após o término do tratamento, em que dia e mês ele terá que fazer o exame?
23 de agosto.
-
Os Jogos Olímpicos são um evento mundial que acontece de 4 em 4 anos. Sua primeira edição foi em Atenas, na Grécia, em 1896. Os primeiros Jogos Olímpicos realizados no Brasil aconteceram no Rio de Janeiro, em 2016, do dia 5 de agosto ao dia 21 de agosto.
- Quantos anos após a primeira edição os Jogos Olímpicos foram realizados no Brasil? 120 anos.
-
Em quantos dias ocorreram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro?
17 dIas.
-
Elabore, em seu caderno, um problema utilizando as informações apresentadas na imagem abaixo.
Após elaborar o problema, troque com um colega e peça a ele que o resolva. Depois, verifique se ele resolveu corretamente.
Resposta pessoal.
-
Para dar uma volta completa em um autorama, um carrinho demora 16 s. Quantas voltas completas esse carrinho dará em 3 min?
3 min = 180 s
180 : 16 = 11,25
11 voltas completas.
- autorama:
- miniatura de pista automobilística para corridas de carrinhos de brinquedo
MANUAL DO PROFESSOR
- Na atividade 8, oriente os alunos a terem atenção na hora de realizarem os cálculos e levarem em consideração informações importantes, por exemplo: um dia tem 24 horas, o mês de julho possui 31 dias, entre outras. Para tirar melhor proveito, faça uma adaptação trocando a data para um mês que tenha 30 dias.
- Aproveite o contexto da atividade 9 e informe aos alunos que os Jogos Olímpicos estão divididos em duas modalidades, que são os jogos de verão, como os que foram realizados no Brasil, e os jogos de inverno, que acontecem em países com clima propício, ou seja, países com inverno rigoroso e neve. Desse modo, os jogos vão se alternando a cada dois anos, sempre em anos pares, exceto o ano 2020, devido à pandemia da Covid-19. Aproveite para sugerir outras questões aos alunos, cujas respostas podem variar conforme o ano vigente, como: "Há quanto tempo foi realizada a última edição dos Jogos Olímpicos e quanto tempo falta para a próxima?".
- Na atividade 10, para tirar melhor proveito, bem como sanar possíveis dúvidas, organize os alunos para que possam compartilhar as estratégias utilizadas.
- Na atividade 11, os alunos podem sentir dificuldades na hora de responder, pois ao dividir os 180 segundos por 16 segundos, eles obterão um valor decimal. Comente que, nesse caso, desconsideramos a parte decimal do número, pois a parte decimal não corresponde a uma volta completa.
- Os nomes do estabelecimento e do filme que aparecem nesta página são fictícios.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Perceber a utilidade do calendário no dia a dia e estabelecer relações entre medidas de tempo.
Como proceder
- Avalie se os alunos estão demonstrando boa relação com a identificação dos dias, meses e anos no calendário e se estão lidando bem com as medidas de tempo. Além disso, é importante que estejam familiarizados com as relações entre unidades de medida de tempo. Uma boa maneira de fazer essa verificação é acompanhar o desempenho deles nas atividades trabalhadas no decorrer do tópico.
229
4Medidas de área
O centímetro quadrado
Na malha quadriculada foram desenhadas algumas figuras.
-
Determine a medida da área de cada figura que aparece na malha, tomando como unidade de medida de área o:
A: 16; B: 24; C: 32; D: 28; E: 16
A: 8; B: 12; C: 16; D: 14; E: 8
A: 4; B: 6; C: 8; D: 7; E: 4
Note que, ao utilizarmos como unidade de medida de área cada uma dessas peças, obtemos resultados diferentes para a medida da área de uma mesma figura.
-
Na malha quadriculada, há duas figuras com formatos diferentes que têm medidas de área iguais para uma mesma unidade de medida de área.
Quais são essas figuras? A e E.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
8 aulas
- Desenvolvimento dos conteúdos das páginas 229 e 230.
- Realização das atividades 1 a 4.
- Desenvolvimento dos conteúdos das páginas 232 e 233.
- Realização das atividades 5 a 7.
- Desenvolvimento do conteúdo da página 235.
- Realização das atividades 8 a 12.
- Ao trabalhar com o conteúdo desta página, espera-se que os alunos retomem a noção de medidas de superfície já estudada no volume anterior para, posteriormente, ampliarem o conceito para unidades padronizadas de medidas de superfície, nomeadamente o centímetro quadrado, o metro quadrado e o quilômetro quadrado.
- Caso julgue necessário, para a realização das questões 1 a 3, observe se os alunos estão conseguindo identificar corretamente a área para cada uma das superfícies. Se eles apresentarem muitas dificuldades, oriente-os a usar a ideia de quantas figuras de 1, 2 e 4 quadrados cabem em cada figura.
Atividade preparatória
- Leve para a sala de aula malhas quadriculadas.
- Organize duplas para que os alunos possam compartilhar ideias.
-
Peça que eles representem na malha as seguintes figuras com as medidas de área a seguir (utilizando cada célula da malha como 1 unidade):
- > 25 unidades; (quadrado)
- > 12 unidades; (retângulo)
- > 49 unidades; (quadrado)
230
-
Observe os resultados obtidos para cada figura tomando o
e o
como unidades de medida de área. O que você pode observar?
Sugestão de resposta: As medidas das áreas obtidas tomando o
como unidade de medida de área são iguais à metade das medidas das áreas obtidas tomando o
como unidade de medida de área, para cada figura, respectivamente.
Para que não ocorra diferença ao medirmos uma mesma superfície, tornou-se necessário criar unidades de medida padronizadas. Entre as unidades de medida de área mais conhecidas está o centímetro quadrado (cm2).
Um centímetro quadrado é a medida da área de um quadrado cujo comprimento do lado mede 1 cm.
ATIVIDADES
-
Determine, em centímetros quadrados, a medida da área de cada figura.
DICA
A área do mede 1 cm2 e a do
, 0,5 cm2.
A
5 cm2
B
8 cm2
C
6,5 cm2
-
Na malha quadriculada que você vai receber de seu professor, desenhe um:
Resposta pessoal.
- quadrado cuja área meça 25 cm2.
- retângulo cuja área meça 12 cm2.
- triângulo cuja área meça 9 cm2.
- trapézio cuja área meça 10,5 cm2.
MANUAL DO PROFESSOR
- Na atividade 1, oriente os alunos a terem atenção ao obterem as medidas das áreas, uma vez que se têm duas unidades de medidas, o quadrado de 1 cm2 de medida de área e um triângulo que corresponde a 0,5 cm2 de medida de área. Instigue-os a observarem que a medida da área de dois triângulos é a mesma que a medida da área de um quadrado.
- Reproduza e entregue aos alunos uma malha quadriculada com quadradinhos de 1 cm de lado, a fim de que resolvam a atividade 2. Depois de os alunos concluírem o desafio dessa atividade, se achar conveniente, peça que comparem os desenhos e verifiquem que há a possibilidade de desenharmos figuras com medidas de área iguais, porém com formatos diferentes.
- Na questão 3, oriente os alunos a compararem, um por um, os valores das medidas de área obtidos.
231
-
Cleiton desenhou algumas figuras em uma malha quadriculada.
-
Qual é, em centímetros, a medida do perímetro da figura:
- A? 10 cm
- B? 14 cm
- C? 16 cm
-
Quais figuras têm medidas de área iguais? B e C.
Essas figuras têm perímetros de mesma medida? Não
-
-
As figuras a seguir foram construídas com quadradinhos cuja área mede 1 cm2, sendo que alguns foram cortados ao meio. Sem contar os quadradinhos, qual dessas figuras, em sua opinião, tem a maior medida de área?
Resposta pessoal. Sugestão de resposta: B.
A
B
Agora, determine a medida da área de cada figura em centímetros quadrados e verifique se sua resposta está correta.
A: 24 cm2; B: 28 cm2
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade 3 coloca em prática a habilidade de realizar investigações, a fim de reconhecer que figuras com áreas iguais podem ter medidas de perímetro diferentes, como prevê a habilidade EF05MA20 da BNCC.
- Após realizar a atividade 4, converse com os alunos sobre as estratégias que eles utilizaram para estimar qual figura tem a maior medida de área. Incentive-os a compartilhar as ideias e estratégias pessoais, valorizando a comunicação e a capacidade de argumentação de todos.
[...]
Na sala de aula, a melhor maneira de fazer o aluno não pensar é revelar o caminho, a solução, a estratégia. Em outras palavras, agindo assim, o professor estará pensando pelo aluno e não ensinando a pensar. Mas como ensiná-lo a pensar? Favorecendo, sempre que possível, a realização de descobertas como decorrência da experimentação [...].
A descoberta é fundamental no ensino da Matemática, pois, como sabemos, essa disciplina inspira medo aos alunos e foge quem pode. No entanto, quando o aluno consegue fazer descobertas, as quais, na verdade são redescobertas, surge o gosto pela aprendizagem... e nenhuma área tem precisado mais que a Matemática fazer com que seus alunos gostem dela.
[...]
LORENZATO, Sérgio. Para aprender Matemática. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2010. p 81. (Coleção Formação de Professores).
- Para tirar melhor proveito das atividades 3 e 4, bem como sanar possíveis dúvidas, organize os alunos em duplas e peça que compartilhem os procedimentos que utilizaram.
232
Área de figuras planas
Cláudio desenhou um mosaico em uma malha quadriculada cujo comprimento mede 6 cm e a largura, 4 cm. Veja o mosaico desenhado por ele.
-
Calcule a medida da área de cada uma das figuras que compõem o mosaico desenhado por Cláudio.
3 cm2
3 cm2
1 cm2
2 cm2
1 cm2
- Qual é a medida da área total do mosaico? 24 cm2
- Como você fez para obter a resposta da questão 2? Resposta pessoal.
Existem várias maneiras de se obter a medida da área total do mosaico desenhado por Cláudio. Observe uma delas.
-
Note que o mosaico tem formato retangular e é formado por 6 colunas com 4 quadradinhos cada uma. Assim, para obtermos a quantidade de quadradinhos do mosaico, calculamos:
4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 = 6 × 4 = 24
-
Para calcularmos a quantidade de quadradinhos, podemos pensar também em 4 linhas com 6 quadradinhos cada uma. Nesse caso, temos:
6 + 6 + 6 + 6 = 4 x 6 = 24
Assim, a medida da área de um retângulo cujo comprimento mede 6 cm e a largura mede 4 cm é 24 cm2, pois nele cabem 24 quadradinhos com a área medindo 1 cm2 cada.
MANUAL DO PROFESSOR
-
Estabeleça uma relação entre os componentes curriculares de Matemática e de Arte e peça aos alunos para que desenhem seus próprios mosaicos que seguem um padrão geométrico. Para isso, distribua a cada um deles malhas quadriculadas com quadradinhos medindo 1 cm de lado e, depois, peça que calculem a medida da área de cada uma das figuras que compõem o mosaico, como realizado na atividade. Avalie a possibilidade de expor os trabalhos realizados em uma espécie de mural na sala de aula.
Aproveite a oportunidade e leve os alunos ao laboratório de informática para que possam visitar o site a seguir e construir mosaicos utilizando figuras geométricas planas. Disponível em: https://oeds.link/MYbhnb. Acesso em: 19 jul. 2021.
- Esta página apresenta o cálculo da medida da área, em centímetros quadrados, de retângulos por meio da ideia de configuração retangular. Com essa abordagem, espera-se promover a construção significativa desse assunto, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos.
- Na questão 1, se julgar oportuno, oriente e acompanhe os alunos a confeccionarem peças semelhantes às apresentadas, em seguida, peça que recortem nas linhas que dividem cada uma das figuras, de modo que possam obter, de maneira prática, a medida da área de cada uma delas.
- Ao final da resolução da questão 2, peça a alguns alunos que compartilhem suas resoluções com os demais, a fim de mostrar para a turma que há mais de uma estratégia que pode ser utilizada.
- Na questão 3, observe se os alunos reconhecem uma multiplicação como uma soma de parcelas iguais. Se julgar conveniente, dê mais exemplos de multiplicações e peça que eles escrevam como uma soma e depois efetuem os cálculos.
233
-
Complete os quadros com os números adequados e determine a medida da área de cada um dos retângulos.
-
2 × 3 = 6
Medida de área: 6cm2
-
3×3 = 9
Medida de área: 9cm2
-
6×3 = 18
Medida de área: 18cm2
ou 3 × 6 = 18
-
Para obter a medida da área, em centímetros quadrados, de um retângulo, basta multiplicar a medida de seu comprimento, em centímetros, pela medida de sua largura, também em centímetros.
ATIVIDADES
-
Observe as medidas indicadas no retângulo abaixo e, em seu caderno, calcule a medida:
- do perímetro do retângulo em centímetros. 14 cm
- da área do retângulo em centímetros quadrados. 10 cm2
-
Utilizando uma régua, meça o comprimento e a largura dos retângulos a seguir e determine, em centímetros quadrados, a medida da área de cada um deles.
Medida da área: 24 cm2
Medida da área: 14 cm2
MANUAL DO PROFESSOR
- Na questão 4, peça aos alunos que leiam a informação apresentada depois da atividade. Com ela, espera-se que eles consigam resolver a atividade sem dividirem os retângulos em quadradinhos.
- Nas atividades 5 e 6 são trabalhadas questões relacionadas ao cálculo da medida de área de retângulos. Observe se os alunos estão diferenciando a notação para medida de área, no caso cm2 com as medidas dos lados, que são dadas em cm2.
- Na atividade 6, certifique-se de que os alunos estejam utilizando a régua corretamente e de que há réguas disponíveis para todos. Caso contrário, forme grupos para que possam utilizá-las juntos e interfira auxiliando-os no uso delas.
- Para complementar o trabalho com as atividades desta página, bem como sanar possíveis dúvidas, organize os alunos em duplas para que possam compartilhar as estratégias utilizadas.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Calcular a medida da área de retângulos em centímetros quadrados.
Como proceder
- Ao desenvolver o trabalho com as atividades 5 e 6, verifique se os alunos compreenderam que para calcular a medida da área de um retângulo, em centímetros, basta multiplicar a medida de comprimento pela medida de largura, também em centímetros. Caso julgue necessário, proponha a eles outros cálculos de áreas de retângulos.
Mais atividades
-
Um retângulo com largura medindo 4 cm2 tem medida de área igual a 28 cm2. Qual é, em centímetros, a medida do comprimento desse retângulo?
R: 7 cm
234
-
Observe os retângulos.
Retângulo 1
Retângulo 2
Retângulo 3
Retângulo 4
-
Utilizando uma régua, meça o comprimento dos lados dos retângulos e complete o quadro.
Retângulo 1 Retângulo 2 Retângulo 3 Retângulo 4 Medida do perímetro (em cm) 16 16 16 20 Medida da área (em cm2) 15 16 12 16 -
Quais desses retângulos têm:
- perímetros de mesma medida? Retângulos 1, 2 e 3.
- áreas de mesma medida? Retângulos 2 e 4.
-
O que você pode observar em relação à medida do perímetro dos retângulos que têm áreas de mesma medida?
Os perímetros têm medidas diferentes. Espera-se que os alunos observem que nem sempre figuras com mesma medida de área têm perímetros com medidas iguais.
-
O que você pode observar em relação à medida da área dos retângulos que têm perímetros de mesma medida?
As áreas têm medidas diferentes. Espera-se que os alunos observem que nem sempre figuras com mesma medida de perímetro têm áreas com medidas iguais.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade 7 tem por objetivo levar os alunos a concluírem, por meio de investigação, que figuras com medidas de perímetro iguais podem ter medidas de área diferentes e figuras com medidas de área iguais podem ter medidas de perímetro diferentes, conforme a habilidade EF05MA20 da BNCC.
- Para aprimorar o trabalho com essa atividade, avalie a conveniência de reproduzi-la na prática. Para isso, leve para a sala de aula retângulos em folhas de papel, com medidas diferentes das apresentadas. Deixe que os alunos realizem as medições e digam o que observaram com relação às medidas de área e de perímetro.
235
O metro quadrado e o quilômetro quadrado
Para medir a área de terrenos, pisos de construções, quadras esportivas, entre outros, é comum usarmos como unidade de medida de área o metro quadrado (m2).
Um metro quadrado é a medida da área de um quadrado cujo comprimento do lado mede 1 m.
Sueli vai construir uma casa cuja planta baixa está representada a seguir.
-
Em seu caderno, calcule, em metros quadrados, a medida da área:
- do dormitório 1.20 m2
- do banheiro.6 m2
- da sala.36 m2
- da cozinha.12 m2
DICA
Os cômodos da casa que Sueli vai construir têm formato retangular.
ATIVIDADES
-
O professor Marcos desenhou um quadrado na lousa.
-
Qual é a medida da área, em metros quadrados, desse quadrado?
1 m × 1 m = 1 m2
-
Qual é a medida da área, em centímetros quadrados, desse quadrado?
10.000 cm2
Para responder a essa pergunta, multiplicamos a medida, em centímetros, de seu comprimento pela medida, também em centímetros, de sua largura, ou seja:
100 cm × 100 cm = 10.000 cm2
Assim, 1 m2 = 10.000 cm2.
-
DICA
Para transformar medidas em metros quadrados em medidas em centímetros quadrados, basta multiplicar por 10.000 o número que representa a medida em metros quadrados.
MANUAL DO PROFESSOR
-
A fim de que os alunos visualizem melhor o que representa uma medida de área de 1 m2, proponha-lhes que, utilizando folhas de jornal, cola, tesoura com pontas arredondadas e algum instrumento de medida de comprimentos, como a trena ou a fita métrica, tracem um quadrado medindo 1 m de lado, de acordo com as seguintes orientações.
- > Cole duas ou mais folhas de jornal.
- > Em seguida, trace no jornal um quadrado com medida de 1 m de lado.
- > Por fim, recorte o quadrado.
Informe-os que esse quadrado tem 1 m2 de medida de área e peça-lhes que, utilizando o quadrado construído, determinem, por exemplo, quanto mede a área aproximada da sala de aula, da lousa e de um corredor da escola.
-
Após apresentar a planta baixa da casa que a personagem vai construir na questão 1, peça-lhes que representem a casa onde moram em uma planta baixa. Oriente-os a usar uma trena ou outro instrumento, a fim de determinar as medidas necessárias.
Depois de resolverem o que é proposto na questão 1, desafie-os a encontrar a medida de área, em metros quadrados, da casa toda.
- Caso os alunos tenham dificuldade na atividade 8, relembre-os de que 1 m equivale a 100 cm. Após resolverem essa atividade, verifique se eles percebem que, para transformar medidas em metros quadrados em medidas em centímetros quadrados, multiplicamos por 10.000.
236
-
Para transformar medidas em centímetros quadrados em medidas em metros quadrados, dividimos o número que expressa essa medida por 10.000.
-
Complete o esquema abaixo para transformar 25.000 cm2 em metros quadrados.
-
Faça em seu caderno as transformações necessárias e complete o quadro.
m2 1,5 2,72 24 19 1,75 cm2 15.000 27.200 240.000 190.000 17.500
-
-
Marlene deseja cobrir uma parede de sua casa cuja área mede 4 m2. Para isso, ela vai utilizar um dos tipos de peças de cerâmica apresentadas a seguir.
Tipo 1
Tipo 2
Tipo 3
Quantas peças, no mínimo, serão necessárias se ela optar pelas do:
-
tipo 1?
4 m2 = 40.000 cm2
10 cm × 10 cm=
= 100 cm2
40.000 : 100 = 400
400 peças.
-
tipo 2?
20 cm × 20 cm=
= 400 cm2
40.000 : 400 = 100
100 peças.
-
tipo 3?
20 cm × 10 cm=
= 200 cm2
40.000 : 200 = 200
200 peças.
-
-
De acordo com as medidas apresentadas nas hortas, elabore um problema em seu caderno envolvendo medida de área e dê a um colega para que ele o resolva. Depois, verifique se a resposta que ele obteve está correta.
Resposta pessoal.
Horta A
Horta B
MANUAL DO PROFESSOR
- A atividade 9 aborda a mesma ideia da atividade 8, mas agora transformando medidas em metros quadrados em medidas em centímetros quadrados. Antes de propor essa atividade aos alunos e após a resolução da atividade 8, pergunte o que eles acham que devemos fazer para realizar a transformação que essa atividade aborda. Espera-se que eles digam que devemos dividir a medida em metros quadrados por 10.000.
- Na atividade 10, observe se eles perceberam que as unidades de medida são diferentes, e que, antes de realizar os cálculos, podemos transformar 4 m2 em cm2, o que facilitará os cálculos. Se algum aluno disser que dá para transformar cm2 em m2, diga que também é possível, mas que isso resultaria em valores decimais, os quais podem dificultar os cálculos.
- Ao trabalhar com a atividade 11, verifique se os alunos percebem a necessidade de transformar medidas em metros quadrados em medidas em centímetros quadrados para facilitar a realização dos cálculos necessários. Ao final, solicite que alguns deles apresentem suas estratégias de resolução para a turma.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer o centímetro quadrado e o metro quadrado como unidades padronizadas de medida de área.
Como proceder
- Antes de prosseguir com a unidade, avalie se os alunos compreendem que o centímetro quadrado e o metro quadrado são unidades padronizadas de medida de área. Aproveite para considerar, com base nas atividades realizadas, se eles estão conseguindo calcular a medida de área de figuras retangulares utilizando as unidades de medida de área padronizadas.
237
-
Outra unidade de medida de área muito utilizada é o quilômetro quadrado (km2). Em geral, essa unidade é usada para medir grandes áreas, como as de municípios, de estados e de países.
Um quilômetro quadrado é a medida da área de um quadrado cujo comprimento do lado mede 1 km.
Observe as informações sobre alguns municípios brasileiros e a medida da área aproximada de cada um deles.
Fontes de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. IBGE. Cidades e estados do Brasil. Disponível em: https://oeds.link/mLxZsG. Acesso em: 29 jan. 2021.
Utilizando uma calculadora, calcule a diferença, em km2, entre a medida da área dos municípios de:- Altamira e São Paulo. Aproximadamente 158.012 km2
- Altamira e Santa Cruz de Minas. Aproximadamente 159.529,4 km2
- São Paulo e Santa Cruz de Minas. Aproximadamente 1.517,4 km2
MANUAL DO PROFESSOR
-
Explore o assunto apresentado na atividade 12 para propor um trabalho articulado com os componentes curriculares de História e de Geografia. Pergunte aos alunos se eles conhecem algum dos municípios apresentados nesta atividade ou se conhecem alguma pessoa do seu convívio que tenha nascido em uma dessas localidades. Solicite a eles que pesquisem como se formaram esses municípios e a importância histórica deles para a economia e a cultura brasileira.
Antecipe uma consulta ao site do IBGE e apresente aos alunos a medida da área do município em que moram, caso não seja um dos três citados, para que comparem com as medidas da área dos municípios de São Paulo, Altamira e Santa Cruz de Minas. Para que os alunos tenham uma ideia de como o município de Santa Cruz de Minas é pequeno em relação aos demais, pode ser proposta uma atividade com calculadora, em um procedimento informal de verificação de proporcionalidade.
Para isso, proponha que dividam a medida da área de São Paulo pela medida da área de Santa Cruz de Minas e a medida da área de Altamira pela medida da área de Santa Cruz de Minas. Peça que observem e anotem, a cada procedimento, o número inteiro (antes da vírgula) que aparece no visor da calculadora, indicando quantas vezes, aproximadamente, a primeira medida de área é maior do que a segunda.
238
5Medidas de volume
Em cada camada da pilha a seguir foram colocadas 24 caixas de leite.
-
Quantas camadas com 24 caixas há nessa pilha? 3 camadas.
Para determinarmos a quantidade de caixas de leite que há nessa pilha, basta multiplicar a quantidade de camadas (3) pela quantidade de caixas de leite que há em cada camada (24).
3 × 24 = 72
Assim, há 72 caixas de leite nessa pilha.
Considerando uma caixa de leite como unidade de medida de volume, verificamos que a medida do volume dessa pilha é igual à quantidade de caixas que ela contém, ou seja, 72 caixas de leite.
-
Considerando cada
como unidade de medida de volume, calcule o volume de cada pilha de blocos, sabendo que não há blocos ocultos atrás das pilhas.
A
20 blocos.
B
16 blocos.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
3 aulas
- Desenvolvimento do conteúdo da página 238.
- Realização das atividades 1 a 3.
- Desenvolvimento do conteúdo da página 240.
- Realização das atividades 4 a 6.
Destaques BNCC
-
Estabeleça uma ligação com o Tema contemporâneo transversal Educação alimentar e nutricional e converse com os alunos sobre a importância do leite e seus derivados na alimentação. Pergunte quem costuma tomar leite e comer seus derivados, como queijos, iogurtes, doces etc. Embora atualmente haja controvérsias com relação ao consumo de produtos lácteos, ainda há muitos especialistas que defendem que o leite é essencial para o fornecimento de cálcio na nutrição humana, nutriente fundamental para a formação da massa óssea, para a coagulação sanguínea e para a contração muscular.
Além do cálcio, o leite fornece proteínas e minerais essenciais ao desenvolvimento de crianças e adultos. Não deixe de considerar que, dentre os alunos, pode haver aqueles que tenham intolerância à lactose, portanto, informe outros meios de obter o cálcio, como brócolis, sardinha, espinafre, gergelim, grão-de-bico, linhaça, aveia e chia.
- As questões 1 e 2 abordam a capacidade dos alunos de trabalhar com sólidos geométricos no sentido de reconhecerem volume enquanto grandeza associada, além de medirem essa grandeza por meio de empilhamento de cubos, favorecendo o desenvolvimento da habilidade EF05MA21 da BNCC.
- Nesta página, é apresentada uma situação contextualizada para introduzir a noção de volume por meio de um empilhamento. É importante que os alunos construam de modo significativo a noção de volume, para que ela seja, em anos posteriores, associada à noção de capacidade.
- Caso os alunos tenham dificuldade na resolução das questões desta página, organize-os em duplas para que possam conversar sobre os procedimentos utilizados.
- O nome do produto que aparece nesta página é fictício.
239
ATIVIDADES
-
Uma fábrica vende suco em embalagens de dois tipos diferentes. Para transportar esse suco, a fábrica utiliza caixas de um único tipo.
DICA
As caixas e as embalagens têm formato de paralelepípedo.
Embalagens
Os esquemas representam uma dessas caixas com embalagens do tipo A e outra com embalagens do tipo B.
Embalagens do tipo A
Embalagens do tipo B
- Considerando a embalagem do tipo A como unidade de medida de volume, qual é o volume da caixa? 72 embalagens do tipo A.
- Considerando a embalagem do tipo B como unidade de medida de volume, qual é o volume da caixa? 36 embalagens do tipo B.
-
Os resultados obtidos nos itens anteriores foram iguais? Em sua opinião, por que isso aconteceu?
Resposta pessoal. Comentário nas orientações ao professor.
- Para que não ocorra diferença ao medirmos um mesmo volume, como ocorreu na atividade anterior, foram adotadas unidades de medida padronizadas. Entre as unidades de medida de volume utilizadas está o centímetro cúbico (cm3).
Um centímetro cúbico é a medida do volume de um cubo cujo comprimento da aresta mede 1 cm.
Calcule a medida do volume da pilha, em centímetros cúbicos, sabendo que não existem cubos ocultos atrás da pilha.
8 cm3
MANUAL DO PROFESSOR
- Após a resolução dos itens da atividade 1, peça aos alunos que expliquem qual foi o procedimento utilizado para chegarem ao resultado. No item c, espera-se que eles concluam que as medidas da embalagem influenciam na medida da capacidade. Se julgar oportuno, leve para a sala de aula embalagens de diferentes medidas ou utilize objetos e uma caixa grande para ilustrar a situação.
-
Na atividade 2, se for possível, peça aos alunos que representem os cubos utilizando o material dourado. Oriente-os a considerar cada cubo do material dourado como um cubo da atividade, de modo que poderão perceber na prática o resultado obtido.
Em geral, o cubinho do material dourado possui aresta medindo 1 cm, tendo, portanto, medida de volume igual a 1 cm3. Apresente os cubinhos aos alunos a fim de melhor visualizarem essa medida.
-
Se houver material dourado suficiente, utilize os cubinhos para propor atividades práticas de empilhamentos e de cálculos de medida de volume. Sugira aos alunos que, reunidos em grupos, formem pilhas de diferentes formatos e com diferentes quantidades de cubinhos e desafiem os colegas a calcularem a medida do volume, em cubinhos, de cada empilhamento que fizerem, registrando as informações no caderno.
É possível, também, desafiá-los a produzir diferentes empilhamentos com uma mesma quantidade de cubinhos e, na sequência, calcularem a medida do volume de cada construção. Ao final desses procedimentos, verifique se eles percebem que a medida do volume não depende da maneira como os cubinhos foram empilhados, mas da quantidade de cubinhos.
Comentário de resposta
1. c. Espera-se que os alunos respondam que não e concluam que as medidas obtidas são diferentes porque foram utilizadas unidades de medida diferentes para obter o volume da mesma caixa.
240
-
Sabendo que o volume de cada
mede 1 cm3 e o volume de cada
mede 0,5 cm3, calcule a medida do volume de cada uma das seguintes pilhas, sabendo que não há cubos ocultos atrás das pilhas.
A
6 cm3
B
16 cm3
C
5 cm3
Medida do volume do cubo e do paralelepípedo
Observe o cubo e o paralelepípedo construídos com cubinhos cujo volume mede 1 cm3.
Cubo
Paralelepípedo
Veja uma maneira de calcular a medida do volume do cubo, em centímetros cúbicos, sem contar os cubinhos um a um.
De modo semelhante, podemos calcular a medida do volume, em centímetros cúbicos, do paralelepípedo anterior.
MANUAL DO PROFESSOR
- Na atividade 3, observe como os alunos estão calculando a medida do volume das pilhas e se estão utilizando a notação correta para representarem medidas de volume, nesse caso, o centímetro cúbico. Aproveite para comentar que as unidades de medida padronizadas, como o centímetro, o centímetro quadrado e o centímetro cúbico, são importantes para diferenciar medidas de comprimento, de área e de volume, respectivamente.
- Nesta página é utilizada a multiplicação para calcular volumes, sistematizando o trabalho realizado até o momento. Por meio dessa abordagem, procura-se mostrar aos alunos que não é necessário decompor sempre um sólido em cubinhos para obter seu volume, mas se pode recorrer aos conhecimentos prévios de multiplicação, bastando, para isso, conhecer as dimensões desse sólido. Auxilie-os durante a realização das atividades propostas na próxima página e da atividade a seguir, promovendo questionamentos que instiguem o raciocínio lógico e promovam a autonomia na busca de soluções.
Mais atividades
- Peça aos alunos que formem grupos com quatro alunos e distribua, para cada grupo, cubinhos do material dourado, pedindo a eles que considerem cada cubinho como 1 unidade cúbica de medida de volume. Oriente cada grupo a criar uma pilha em formato de paralelepípedo com os cubinhos do material dourado (solicite que montem uma pilha utilizando muitos cubos).
- Após a montagem das pilhas, peça a outro grupo que, utilizando o método da multiplicação, calcule a medida do volume da pilha.
- Em seguida, de maneira organizada, dê um tempo para que cada grupo fale sobre a pilha construída e apresente os cálculos na lousa.
- Certifique-se de que eles estejam utilizando a unidade de medida correta, ou seja, uma pilha com 30 cubinhos tem medida de volume de 30 u3.
241
ATIVIDADES
-
Priscila vai trocar o aquário de sua sala por outro com volume de maior medida. Na loja, ela viu dois modelos diferentes.
DICA
Nas imagens estão indicadas as medidas do comprimento, da largura e da altura de cada um dos aquários.
A
B
- Calcule a medida do volume, em centímetros cúbicos:
-
do aquário A. 17.000 cm3
25 × 34 × 20 = 17.000
-
do aquário B. 60.000 cm3
40 × 50 × 30 = 60.000
- Sabendo que o volume do aquário de Priscila mede 50.250 cm3, qual aquário ela deve comprar?
O aquário B.
-
Uma caixa tem formato de um cubo cujo comprimento da aresta mede 30 cm. Qual é, em centímetros cúbicos, a medida do volume dessa caixa?
30 × 30 × 30 = 27.000
27.000 cm3
-
Uma caixa, com formato de paralelepípedo, tem comprimento medindo 35 cm, largura 10 cm e altura 20 cm.
- Calcule, em seu caderno, em centímetros cúbicos, a medida do volume dessa caixa. 7.000 cm3
-
Calcule, em seu caderno, quantas caixinhas com formato de cubo, cujo comprimento da aresta mede 5 cm, cabem dentro dessa caixa.
56 caixinhas.
MANUAL DO PROFESSOR
- As atividades 4, 5 e 6 abordam problemas que envolvem o cálculo de medida de volume de paralelepípedos. Observe se os alunos compreenderam como devem realizar os cálculos para chegarem às respostas corretas. Verifique a necessidade de retomar o conteúdo de multiplicação com os dois fatores maiores do que 10.
- No item b da atividade 6, verifique se os alunos compreenderam que a medida do volume de cada cubo seria 25 cm3 e não 25 cm. Aproveite para chamar a atenção dos alunos novamente para a importância da unidade de medida utilizada.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Calcular volume utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas.
Como proceder
- Aproveite esse momento para avaliar, por meio das atividades realizadas, se os alunos estão conseguindo calcular medidas de volume utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas, nesse caso, o centímetro cúbico. Verifique se eles conseguem calcular, em centímetros cúbicos, a medida do volume de cubos e paralelepípedos.
242
6Medidas de temperatura
Utilizamos as medidas de temperatura nas mais diversas situações. Uma delas é para verificar se a gôndola refrigerada do supermercado está na medida de temperatura adequada para conservar os produtos expostos. Para o iogurte, por exemplo, a medida da temperatura adequada de conservação é de 1 °C a 10 °C.
DICA
No Brasil, a escala mais utilizada para medir temperatura é a Celsius (°C).
Consumidor escolhendo iogurte.
-
Marque um X no termômetro que não indica uma medida de temperatura adequada para a conservação do iogurte.
X
ATIVIDADES
-
Veja abaixo a medida de temperatura de um paciente em dois horários de uma mesma tarde. Para cada um desses horários, anote a medida da temperatura registrada no termômetro.
-
Qual é a diferença entre a medida da temperatura do paciente nesses dois horários?
37,9 - 36,4 = 1,5
1,5°C
Medida de temperatura:37,9°C
Medida de temperatura:36,4°C
-
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
3 aulas
- Desenvolvimento do conteúdo da página 242.
- Realização das atividades 1 a 6.
- O conteúdo desta página retoma a escala Celsius para medir temperaturas e propõe questões que avaliam o conhecimento prévio dos alunos sobre as medidas de temperatura que aparecem em situações corriqueiras, como a temperatura natural do corpo humano.
- Para a realização da questão 1, pesquise, antecipadamente, medidas de temperatura adequadas para outros produtos e comente com os alunos sobre o uso ou não da geladeira para a conservação. Desperte o interesse dos alunos perguntando quais produtos seus pais ou responsáveis guardam na geladeira e quais colocam apenas em armários em temperatura ambiente.
-
No desenvolvimento da atividade 1, fale para os alunos que termômetro é um aparelho utilizado para medir a temperatura, e que é muito utilizado por médicos e enfermeiros para a medição da temperatura corporal de seus pacientes. Comente que a medida de temperatura considerada normal para o corpo humano varia de 35 °C a 37,5 °C. Se uma pessoa possui temperatura maior do que 37,5 °C, ela está em um estado chamado febril e deve procurar ajuda médica.
Para complementar o trabalho com a atividade 1, bem como sanar possíveis dúvidas, faça adaptações mudando a medida de temperatura corporal nos dois horários e peça aos alunos que resolvam à questão considerando essa adaptação.
Medidas de temperaturas mínimas e máximas previstas e a variação para o município dos dias / / a / / | |||
---|---|---|---|
Data | Medida de temperatura máxima (°C) | Medida de temperatura mínima (°C) | Variação da medida de temperatura (°C) |
Fonte de pesquisa:
243
-
A tabela apresenta as medidas de temperaturas máximas e mínimas registradas e a variação da medida de temperatura para algumas cidades brasileiras em 18/02/2021. Junte-se a um familiar e efetue os cálculos necessários com o auxílio de uma calculadora e complete-a.
Medidas das temperaturas máximas e mínimas registradas e a variação para algumas cidades brasileiras (18/02/2021)Cidade Medida de temperatura máxima (°C) Medida de temperatura mínima (°C) Variação da medida de temperatura (°C) Torres (Rio Grande do Sul) 30 18 12 Belém (Pará) 29 23 6 Bonito (Mato Grosso do Sul) 34 18 16 Recife (Pernambuco) 33 22 11 Vila Velha (Espírito Santo) 30 23 7 Fonte de pesquisa: Instituto Nacional de Meteorologia. Disponível em: https://oeds.link/HrOlqK. Acesso em: 24 jun. 2021.
-
Vilma está fazendo um bolo. Ela o colocou no forno a 180 °C às 14 h 40 min e, após 30 min, deverá aumentar a medida da temperatura em 20 °C.
-
A que horas Vilma aumentará a medida da temperatura do forno?
15 h 10 min
-
Qual será a medida da temperatura do forno após Vilma aumentá-la?
180 + 20 = 200
200 °C
-
-
Veja a previsão do tempo em certa cidade.
De acordo com essas informações, elabore uma questão e peça a um colega que a resolva. Depois, verifique se ele a resolveu corretamente.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
-
Na atividade 2, observe se os alunos conseguem interpretar e completar os dados da tabela. Caso possuam dúvidas com relação à coluna que diz respeito à variação da medida de temperatura, diga que ela descreve o quanto as medidas de temperatura mudaram naquele dia, ou seja, a diferença entre a maior medida de temperatura registrada no dia e a menor.
Para desenvolver o componente literacia familiar, incentive os alunos a fazerem a atividade 2 em casa para compartilharem o aprendizado e terem um momento de interação com seus familiares. A fim de completarem essa atividade, reproduza e entregue, para cada um dos alunos, a tabela apresentada no rodapé da página anterior. Depois, oriente-os a pesquisarem, com seus familiares, as medidas de temperaturas máximas e mínimas previstas para os próximos quatro dias no município onde residem. Eles devem completar a tabela com os dados obtidos.
-
No item b da atividade 3, leve a informação de quantos graus Celsius um forno convencional pode variar. Aproveite e pergunte para os alunos o que eles acham que acontece com os alimentos quando diminuímos ou aumentamos a temperatura do forno. Espera-se que eles concluam que os alimentos levam menos tempo para ficarem prontos quando a temperatura é mais alta e mais tempo quando a temperatura é mais baixa, mas que devemos tomar cuidado, pois cada alimento possui uma temperatura adequada para ser preparado.
Avalie se os alunos têm dificuldade em determinar o horário de 30 minutos após Vilma colocar o bolo no forno. Se achar necessário, retome o trabalho com medidas de tempo realizado em anos anteriores.
-
Na atividade 4, os alunos precisam utilizar a criatividade para elaborar uma questão. Caso eles sintam dificuldades, peça que observem as informações de cada dia da semana apresentada.
Para tirar melhor proveito, bem como sanar possíveis dúvidas, oriente os alunos a pesquisarem e anotarem nos cadernos as medidas de temperatura mínima e máxima de cada dia de uma semana para a cidade onde moram e utilizem esses dados para elaborar a questão.
244
-
A tabela apresenta a medida da temperatura registrada em Bom Jardim da Serra, no estado do Rio Grande do Sul, pelos alunos da professora Sônia durante cinco dias de certa semana, às 9 horas.
Dia da semana Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Medida da temperatura (°C) 8 12 10 9 10 Fonte de pesquisa: Registros dos alunos da professora Sônia.
-
Qual foi a maior medida de temperatura registrada? Em qual dia da semana?
12 °C; Terça-feira.
-
Vamos construir um gráfico de linhas com os dados da tabela. Para isso, traçamos os eixos horizontal e vertical e representamos por pontos a medida da temperatura registrada em cada dia da semana. Em seguida, traçamos segmentos de reta ligando os pontos correspondentes a dias da semana seguidos. Note que até quarta-feira o gráfico está pronto. Agora, termine de construí-lo.
Medida da temperatura registrada pelos alunos de uma escola em Bom Jardim da Serra, às 9 horas, durante cinco dias de certa semana, de junho de 2022
-
DICA
Não se esqueça de escrever o título e a fonte.
Fonte de pesquisa: Registros dos alunos da professora Sônia.
-
Escolha um tema de sua preferência, faça uma pesquisa e construa em seu caderno um gráfico de linhas com os dados coletados. Depois, escreva as conclusões sobre a pesquisa e o gráfico que você fez.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O item c da atividade 5 propõe aos alunos que realizem uma pesquisa e, com os dados coletados, construam um gráfico de linhas, assim como sugere a habilidade EF05MA25 da BNCC.
-
Ao trabalhar com a construção do gráfico de linhas da atividade 5, destaque aos alunos que esses tipos de gráfico são adequados para apresentar variação de valores em relação a uma variável, tornando a leitura das informações mais fácil, de modo geral.
Para aperfeiçoar o trabalho com essa atividade, organize os alunos em grupos ao construírem o gráfico no item c de modo que possam compartilhar as estratégias utilizadas. Caso tenham dificuldade, oriente-os a pesquisar na internet, ou em revistas e jornais, exemplos de gráficos de linhas e peça-lhes que anotem os assuntos abordados, de maneira que possam se basear neles para fazerem a pesquisa solicitada nessa atividade.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Ler, escrever e comparar temperaturas na escala Celsius.
Como proceder
- Aproveite as diversas atividades relacionadas a temperaturas e avalie como os alunos estão lidando com a leitura e a escrita dessas medidas e como se portam com a identificação e a variação de temperaturas para determinadas situações, como a variação climática, por exemplo.
245
-
As planilhas eletrônicas são ferramentas úteis para organizar informações em tabelas, efetuar cálculos e construir gráficos. Siga as orientações do professor para construir um gráfico de linhas com os dados apresentados na tabela da atividade anterior.
-
Copie para a planilha os dias da semana apresentados na tabela e a medida da temperatura referente a cada um deles.
-
Depois, com o mouse, selecione os dados que você inseriu na planilha e construa um gráfico de linhas, como o apresentado a seguir.
- Agora, construa um gráfico de linhas com os dados coletados na pesquisa que você fez no item c da atividade anterior.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Na atividade 6, os alunos serão capacitados a organizarem dados obtidos em pesquisas que envolvem variáveis categóricas e numéricas em um gráfico de linhas, com o auxílio de tecnologias digitais, conforme orientações da habilidade EF05MA25 da BNCC.
-
Para realizar a construção proposta na atividade, uma possibilidade é utilizar o "Calc", que é a planilha eletrônica do pacote LibreOffice, desenvolvida por uma organização sem fins lucrativos. Ela pode ser obtida no site disponível em: https://oeds.link/hbwRDQ. Acesso em: 20 jul. 2021.
- As informações nas planilhas eletrônicas são registradas em células. Para localizar uma célula, é preciso observar em qual linha e coluna ela está. Nos dados inseridos no item a, a coluna "A" é destinada aos dias da semana e a coluna "B", às temperaturas (em °C). A célula "B2" indica, por exemplo, qual foi a temperatura registrada na terça-feira, às 9 horas, ou seja, 12 °C,
- Os procedimentos a seguir foram sugeridos de acordo com a versão LibreOffice 7.0.4.2.
- Oriente os alunos a digitarem as informações na planilha, conforme sugerido na imagem do item a.
- Para a construção do gráfico, com o mouse, clique e arraste para selecionar as duas colunas com os dados. Em seguida, no menu "Inserir", selecione a opção "Objeto" e clique em "Gráfico".
- Na janela "Assistente de gráficos", no menu "Passos", clique em "Tipo de gráfico", escolha a "Linha" e selecione a opção "Pontos e linhas".
- Ainda nessa janela, no menu "Passos", clique em "Elementos do gráfico" e preencha os campos com as informações, como o título do gráfico e os nomes dos eixos. Desmarque a opção "Exibir legenda", pois nesse caso ela não é necessária. Para finalizar, clique em "Concluir".
- Como o assistente de gráficos não fornece um campo para inserir a fonte de pesquisa dos dados do gráfico, uma maneira de incluí-la é digitá-la em uma célula abaixo do gráfico.
- Sugira aos alunos que alterem os valores da planilha para verificarem que o programa realiza, automaticamente, as alterações correspondentes no gráfico.
246
7Medidas de massa
O grama, o quilograma e a tonelada
Armando é dono de uma padaria. Ele tem um recipiente com 5 kg de geleia e deseja dividir essa quantidade em recipientes nos quais cabem 250 g de geleia em cada um.
Veja como podemos calcular quantos recipientes de 250 g ele poderá encher com todo o conteúdo do recipiente de 5 kg.
Note que as unidades de medida apresentadas são diferentes. Por isso, é preciso transformá-las em uma única unidade de medida. Neste caso, vamos transformar a medida em quilogramas em uma medida em gramas.
Sabemos que 1 kg = 1.000 g, assim:
Para transformar medidas em quilogramas em medidas em gramas, basta multiplicar por 1.000 o número que representa a medida em quilogramas.
-
Agora, basta calcular 5.000 : 250 para obter a quantidade de recipientes de 250 g que Armando poderá encher com o conteúdo do recipiente de 5 kg. Efetue esse cálculo em seu caderno e complete a frase a seguir com o número adequado.
Armando poderá encher 20 recipientes de 250 g cada.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
6 aulas
- Desenvolvimento do conteúdo da página 246.
- Realização das atividades 1 a 8.
- Desenvolvimento da seção Cidadão do mundo.
- Desenvolvimento do conteúdo da página 252.
- Realização das atividades 9 a 12.
- Neste tópico, as atividades privilegiam o trabalho de transformações entre as unidades de medidas gramas e quilogramas, quilogramas e toneladas, já estudadas pelos alunos em anos anteriores e que fazem parte de situações cotidianas. São propostas questões que procuram envolvê-los na comparação de massas.
- Na questão 1, observe como os alunos lidam com o algoritmo da divisão tendo um divisor maior do que 100. Caso julgue necessário, retome o conteúdo de divisão armando e efetuando alguns exemplos na lousa com a turma. Além disso, avalie se os alunos percebem que para efetuarem essa divisão é necessário que as duas medidas estejam expressas na mesma unidade de medida.
247
ATIVIDADES
-
Durante a aula de Educação Física, o professor mediu a altura e a massa de todos os alunos. Leia o que dois alunos disseram após as medições.
-
Quantos quilogramas Leonardo tem a mais que Rafael?
Assim como na situação apresentada na página anterior, devemos transformar as unidades de medida mencionadas em uma mesma unidade. Neste caso, vamos transformar a medida em gramas em uma medida em quilogramas. Como 1 kg = 1.000 g, então um grama equivale à milésima parte do quilograma, ou seja:
1 g =
kg ou 1 g = 0,001 kg
Assim, para transformar medidas em gramas em medidas em quilogramas, temos de dividir por 1.000 o número que representa a medida em gramas. Nesse caso:
Portanto, Leonardo tem 1,25 kg a mais que Rafael.
- Calcule em seu caderno a medida da massa, em quilogramas, de Leonardo. 48,75 kg
-
-
Faça as transformações e complete o quadro.
kg 2,5 0,8 1,32 0,756 0,03 1,59 0,485 g 2.500 800 1.320 756 30 1.590 485
MANUAL DO PROFESSOR
-
O conteúdo da página anterior apresenta uma situação contextualizada para apresentar a equivalência entre quilograma e grama, mostrando que são necessários 1.000 g para se obter 1 kg. De modo semelhante, na atividade 1 desta página, é feita a transformação de medidas em gramas em medidas em quilogramas.
Diga aos alunos que, no dia a dia, o quilograma e o grama são utilizados em diversas situações e aparecem com frequência em embalagens de alimentos e de outros produtos.
Caso os alunos tenham dificuldade, explique que eles também podem transformar as medidas em quilogramas em medidas em gramas para efetuar os cálculos. Se for conveniente, resolva a situação na lousa utilizando essa maneira.
- Na atividade 2, se houver dúvidas, avalie a possibilidade de retomar o conteúdo de multiplicação e divisão por 1.000 utilizando a regra do deslocamento da vírgula. Comente que essa é uma maneira simples de realizar essas operações quando trabalhamos com a multiplicação e a divisão e um dos fatores ou divisor é 10, 100, 1.000, 10.000 etc.
- Para complementar as atividades desta página, analise a possibilidade de propor a atividade da seção Mais atividades descrita no rodapé desta página.
Mais atividades
- Com a ajuda dos alunos, escreva na lousa nomes de produtos e alimentos que são comercializados em quilogramas e em gramas. Leve para a sala de aula algumas embalagens desses produtos, como arroz, feijão, açúcar, sabão em pedra, creme dental, e promova uma conversa com os alunos sobre a medida de massa de cada um deles. Em seguida, solicite que organizem essas medidas em um quadro, como o apresentado a seguir.
Produto | Massa (kg) | Massa (g) |
---|---|---|
Arroz | 5 | 5.000 |
Creme dental | 0,090 | 90 |
248
-
No cartaz, está indicado o preço do quilograma de alguns tipos de carne vendidos em um açougue.
-
Calcule em seu caderno quanto uma pessoa vai pagar se comprar nesse açougue:
- 1,3 kg de alcatra e 1,7 kg de picanha. R$ 145,90
- 900 g de acém, 1,8 kg de músculo e 800 g de fraldinha. R$ 100,60
-
Elabore em seu caderno uma questão utilizando as informações do cartaz do açougue. Em seguida, entregue para um colega resolver. Depois, verifique se a resposta obtida por ele está correta.
Resposta pessoal.
-
-
Observe as balanças e determine em seu caderno a medida da massa, em gramas, do livro, do smartphone e da bola.
Livro: 742 g
Smartphone: 143 g
Bola: 640 g
-
(Obmep) Aninha nasceu com 3,250 quilogramas. A figura mostra Aninha sendo pesada com um mês de idade.
Quanto ela engordou, em gramas, em seu primeiro mês de vida?
- 550
- X850
- 650
- 950
- 750
MANUAL DO PROFESSOR
- Na atividade 3, observe como os alunos devem lidar com adições e multiplicações envolvendo números decimais. Caso tenham dificuldades no item b, explique que para realizarem os cálculos, primeiro é necessário transformar 900 g e 800 g em quilogramas, pois não podemos fazer cálculos com unidades de medida diferentes.
- Na atividade 4, solicite aos alunos que compartilhem com os colegas as estratégias utilizadas para obter a solução do desafio. Caso eles tenham dificuldades em resolvê-la, forme duplas para que possam conversar sobre os procedimentos que utilizaram.
- Na atividade 5, se julgar conveniente, represente a escala que aparece na balança na lousa e peça à turma que diga a massa de Aninha. Espera-se que eles identifiquem 4,100 quilogramas, já que cada intervalo entre os risquinhos menores corresponde a 100 g.
- O nome do estabelecimento que aparece nesta página é fictício.
249
-
Para transformar medidas em toneladas em medidas em quilogramas, temos de multiplicar por 1.000 o número que representa a medida em toneladas, pois 1 t = 1.000 kg. Observe.
Agora, transforme as medidas em toneladas em medidas em quilogramas.
- 8,6 t = 8.600 kg
- 10,3 t = 10.300 kg
- 0,28 t = 280 kg
- 21,59 t = 21.590 kg
- 1,77 t = 1.770 kg
- 50,08 t = 50.080 kg
-
Podemos também transformar medidas em quilogramas em medidas em toneladas. Para isso, devemos dividir por 1.000 o número que representa a medida em quilogramas. Observe.
Agora, transforme as medidas em quilogramas em medidas em toneladas.
- 6.320 kg = 6,32 t
- 925 kg = 0,925 t
- 2.364 kg = 2,364 t
- 1.439 kg = 1,439 t
- 34.250 kg = 34,25 t
- 51.280 kg = 51,28 t
-
Em um depósito há quatro caminhões carregados. Leia as dicas a seguir e determine a medida da massa, em toneladas, da carga de cada caminhão.
- A carga do caminhão A tem 800 kg a menos que a do caminhão B.
- A carga do caminhão C tem a mesma medida de massa que as cargas dos caminhões D e A juntas.
- A carga do caminhão B tem 2,24 t.
- A carga do caminhão D tem medida de massa igual à do caminhão B menos a do caminhão A.
A: 2,24 - 0,8 = 1,44
D: 2,24 - 1,44 = 0,8
C: 0,8+ 1,44=2,24
Caminhão A: 1,44 t
Caminhão B: 2,24 t
Caminhão C: 2,24 t
Caminhão D: 0,8 t
MANUAL DO PROFESSOR
-
A atividade 6 aborda o conceito de transformação de medidas em toneladas em medidas em quilogramas e a atividade 7, a transformação de medidas em quilogramas em medidas em toneladas. Observe se os alunos compreenderam as informações descritas no quadro e avalie a possibilidade de repeti-las na lousa explicando cada passo.
Para tirar melhor proveito, elabore outros itens, inclusive envolvendo a transformação de medidas em gramas em medidas em toneladas, avaliando se os alunos percebem que, nesse caso, precisam inicialmente dividir por 1.000 e, depois, dividir por 1.000 novamente, ou seja, dividir por 1.000.000. Explore a situação inversa, transformando medidas em toneladas em medidas em gramas.
- Para facilitar a resolução da atividade 8, oriente os alunos a organizarem as informações, criando um quadro que contenha duas colunas, uma referente aos caminhões e outra referente às cargas. Desse modo, conforme vão lendo os itens e fazendo os cálculos, eles podem ir preenchendo o quadro. Ainda nessa atividade, observe se eles perceberam que precisam transformar a medida de 800 kg em toneladas, de modo que consigam obter a carga do caminhão A e dos demais.
250
CIDADÃO DO MUNDO Conhecendo o que comemos
Manter hábitos alimentares saudáveis é de grande importância para a manutenção da nossa saúde. Comer frutas, verduras e legumes diariamente e evitar o consumo em excesso de açúcar, gordura e sódio já é um bom começo para uma alimentação saudável.
Uma maneira de saber se um alimento é rico em, por exemplo, açúcar, gordura ou sódio é consultar suas informações nutricionais que, no caso dos industrializados, são apresentadas no rótulo dos produtos. Para os alimentos não industrializados, é preciso pesquisar tais informações.
Observe o rótulo dos alimentos e verifique seu prazo de validade.
Informação nutricional | ||
---|---|---|
porção 1 copo de leite (200 mℓ) | ||
Quantidade por porção | % VD | |
Valor energético | 116 kcal | 6% |
Carboidratos | 9,1 g | 3% |
Proteínas | 6,3 g | 8% |
Gorduras totais | 6,0 g | 11% |
Gorduras saturadas | 4,3 g | 20% |
Gorduras trans | 0 g | ** |
Fibra alimentar | 0 g | % |
Sódio | 152 mg | 6% |
Cálcio | 209 mg | 21 % |
VD: valores diários com base em uma dieta de 2.000 kcal. | ||
** Valor não especificado |
O leite é um alimento rico em cálcio.
DICA
Para fazer qualquer atividade nosso corpo consome energia, que é medida em calorias (cal). Nas informações nutricionais dos alimentos, o valor energético é apresentado em quilocalorias (kcal).
1 kcal = 1.000 cal
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A seção Cidadão do mundo aborda o Tema contemporâneo transversal Educação alimentar e nutricional e apresenta aos alunos a importância de verificar as embalagens dos produtos alimentícios para conferir a quantidade de cada substância ingerida conforme a porção consumida do alimento. Além disso, a seção destaca que uma alimentação baseada em hábitos saudáveis é fundamental para a manutenção da saúde.
- Faça uma leitura atenta dos textos e das imagens da seção com os alunos. Pergunte se eles têm o hábito de consumirem frutas, verduras e legumes diariamente e evitarem o consumo de açúcar, gordura e sódio em excesso. Além de obesidade, esses componentes podem levar a problemas, como altos níveis de colesterol, de triglicérides de pressão arterial e baixa qualidade de vida.
-
Diga a eles que entender uma tabela nutricional é um direito que deveria ser valorizado, pois pode influenciar diretamente na saúde. Uma tabela nutricional deve apresentar esclarecimentos sobre o produto, evidenciando sua composição e garantindo que está dentro das normas sanitárias no que se refere a quantidades de porções.
Explique que, no caso de um adulto saudável, a necessidade diária média de energia é em torno de 2.000 calorias (kcal), e que a sigla % VD significa o valor diário de energia e nutrientes que um alimento apresenta com relação à necessidade estabelecida.
- Aproveite essa conversa sobre os rótulos de alimentos para enfatizar que o consumo de produtos in natura, que são produtos obtidos diretamente de plantas e animais sem qualquer processo de industrialização, em geral, é mais saudável e proporciona mais benefícios ao corpo. Incentive-os a incluírem esses produtos na alimentação.
- Converse com os alunos sobre a atitude destacada, salientando que os alimentos devem ser sempre consumidos dentro do prazo estabelecido pelo fabricante, pois há testes em laboratório que determinam a quantidade de tempo adequado ao consumo, ou seja, quanto tempo os alimentos permanecem em bom estado de conservação, com sabor e aparência inalterados.
251
Informação nutricional | ||
---|---|---|
porção 1 unidade de pão francês (50 g) | ||
Quantidade por porção | % VD | |
Valor energético | 142 kcal | 7% |
Carboidratos | 28 g | 9% |
Proteínas | 4,4 g | 6% |
Gorduras totais | 1,4 g | 3% |
Gorduras saturadas | 0,5 g | 0% |
Gorduras trans | 0 g | ** |
Fibra alimentar | 0 g | 0% |
Sódio | 187 mg | ** |
VD: valores diários com base em uma dieta de 2.000 kcal. | ||
** Valor não especificado |
O pão francês de 50 g tem 187 mg (miligramas) de sódio. O miligrama é uma unidade de medida de massa que estudaremos a seguir.
Informação nutricional | ||
---|---|---|
porção 1 laranja (100 g) | ||
Quantidade por porção | % VD | |
Valor energético | 37 kcal | 1,85% |
Carboidratos | 9,0 g | 3% |
Proteínas | 1,0 g | 1,33% |
Gorduras totais | 0,1 g | 0,18% |
Gorduras saturadas | 0 g | 0% |
Fibra alimentar | 0,8 g | 3,2% |
Sódio | 0 mg | 0% |
Vitamina C | 52,2 mg | 115% |
VD: valores diários com base em uma dieta de 2.000 kcal. |
A laranja é um alimento rico em vitamina C.
-
Você e seus familiares têm o hábito de ler os rótulos dos alimentos?
Resposta pessoal. Comentário nas orientações ao professor.
-
Se uma pessoa consumir uma porção de cada um dos alimentos apresentados, quantos gramas de proteína ela estará ingerindo?
11,7 g
-
Qual dos alimentos apresentados tem a maior quantidade de sódio na porção indicada? Qual é essa quantidade?
Pão francês; 187 mg
-
Considerando as informações apresentadas, qual é a quantidade de cálcio em 600 mℓ de leite?
627 mg
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- Ao trabalhar com seção Cidadão do mundo, os alunos são expostos a diversas informações que podem ser inéditas para eles, como os nutrientes da tabela nutricional. Antes da atividade, faça uma pesquisa e leve para a sala de aula a definição de cada um dos elementos das tabelas que aparecem nas páginas 250 e 251. Atividades como essa colaboram para o componente desenvolvimento de vocabulário, pois colocam os alunos em contato com novas terminologias.
-
Se achar conveniente, diga aos alunos que a origem do pão francês remonta ao século XIX quando os brasileiros que viajavam a Paris tentavam explicar aos padeiros brasileiros como era um pão que existia por lá, branquinho por dentro e com casquinha de aspecto dourado.
Diga que o nome desse pão varia conforme a região ou estado brasileiro. Em alguns lugares, por exemplo, ele é chamado de pão de sal.
Comentários de respostas
- Espera-se que os alunos respondam que sim, pois por meio dos rótulos temos informações, como ingredientes utilizados, validade e porções de nutrientes.
252
O miligrama
A alimentação é fundamental para as pessoas e, por esse motivo, precisamos manter hábitos alimentares saudáveis, como consumir preferencialmente frutas, legumes e verduras.
Nas embalagens dos produtos industrializados, podemos observar nas informações nutricionais a quantidade da substância consumida conforme a porção do alimento.
Observe no quadro a informação nutricional que aparece na embalagem de determinado biscoito.
Informação nutricional porção de 25 g | ||
---|---|---|
Quantidade por porção | % VD | |
Valor energético | 108 kcal | 5% |
Carboidratos | 18 g | 6% |
Proteínas | 1,8 g | 2% |
Gorduras totais | 3,2 g | 6% |
Fibra alimentar | 0,8 g | 3% |
Sódio | 170 mg | 7% |
Potássio | 103 mg | ** |
VD: valores diários com base em uma dieta de 2.000 kcal. **Valor não especificado. |
Note que, para indicar a quantidade de sódio e de potássio, a unidade de medida usada foi o miligrama (mg).
O miligrama é uma unidade de medida menor do que o grama, usada para medir quantidades muito pequenas de massa.
1 g = 1.000 mg
-
De acordo com as indicações na embalagem de certo biscoito, em cada 6 biscoitos há 8 mg de cálcio. Sabendo que o pacote contém, ao todo, 18 biscoitos, quantos miligramas de cálcio há nesse pacote?
18 : 6 = 3
3 × 8 = 24
24 mg
-
Complete os itens com o número adequado.
- 5 g = 5.000 mg
- 12 g = 12.000 mg
- 8,9g = 8.900 mg
- 3 g = 3.000 mg
- 15 g = 15.000 mg
- 5,95 g = 5.950 mg
MANUAL DO PROFESSOR
- Ao trabalhar com a unidade de medida de massa miligrama, pergunte aos alunos em que outras situações do cotidiano ela é utilizada. Algumas sugestões são: na massa da principal substância ativa presente em determinado medicamento e em pesagens de cartas e encomendas, para calcular a quantia, em reais, que se deve pagar.
- Para a resolução da questão 1, verifique a possibilidade de levar para a sala de aula uma embalagem que possua menos de 10 gramas, por exemplo, uma embalagem de fermento biológico. Apresente a massa de embalagem, por exemplo, se a embalagem tiver medida de massa igual a 5 g, comente que nessa embalagem há 5.000 mg. Com essa prática, espera-se que os alunos possam ter uma ideia a respeito de que a unidade mg é utilizada para medir.
- Caso os alunos tenham dificuldade na questão 2, organize-os em duplas para que possam compartilhar as estratégias utilizadas na transformação da unidade de medida.
253
ATIVIDADES
-
Escreva a unidade de medida mais adequada para expressar a medida da massa:
- de uma barra de cereal. Grama.
-
da principal substância ativa presente em determinado medicamento.
Miligrama.
- de um elefante. Tonelada.
- de um bolo. Quilograma.
-
Efetue os cálculos no caderno e determine quanto falta em:
- 350 mg para completar 1 g.650 mg ou 0,65 g
- 0,3 g para completar 4.000 mg.3.700 mg ou 3,7 g
- 2,4 g para completar 3.000 mg.600 mg ou 0,6 g
-
Escreva em ordem crescente as medidas indicadas nas etiquetas. Para isso, utilize o símbolo < entre elas.
2 t
3 kg
1.900 kg
40 mg
2.250 g
1,98 t
1,137 g
3.500 mg
40 mg < 1,137 g < 3.500 mg < 2.250 g < 3 kg < 1.900 kg < 1,98 t < 2 t
-
Roberto fez um tratamento médico por um período de 12 dias, no qual tomou 3 comprimidos por dia. Em cada comprimido que tomou havia uma dosagem de 750 mg do princípio ativo.
-
Nesse tratamento, quantos miligramas do princípio ativo Roberto consumiu por dia? Essa medida é maior ou menor do que 1 g?
750 × 3 = 2.250
2.250 mg = 2,25 g
2.250 mg. Maior.
-
Quantos dias de tratamento Roberto levou para ingerir 11,25 g do princípio ativo?
11.250 : 2.250 = 5
5 dias.
-
MANUAL DO PROFESSOR
- Dê oportunidade aos alunos para avaliarem livremente a unidade de medida de massa mais adequada na atividade 9. Para tirar melhor proveito, bem como sanar possíveis dúvidas, cite aos alunos nomes de produtos ou animais para que também avaliem qual a unidade adequada para expressar a massa de cada um deles.
- Observe se os alunos perceberam que, para fazer as comparações, na atividade 10, eles devem deixar os valores na mesma unidade de medida. Observe se estão realizando as transformações corretamente e comente que, em cada um dos itens, eles podem optar por deixarem as duas unidades de medida em miligramas ou em gramas, e que, se realizarem os cálculos corretamente, ambas as respostas estarão corretas.
- Para a atividade 11, caso os alunos sintam dificuldades ou confundam as unidades de medida, oriente-os a formar duplas e a revisar o conteúdo dos tópicos anteriores, fazendo anotações sobre as unidades de medida de massa que foram apresentadas. Em seguida, peça que utilizem as informações para auxiliá-los na resolução da atividade.
- Na atividade 12, os alunos são expostos a uma situação-problema envolvendo a transformação entre as unidades de medida grama e miligrama. Observe como eles estão lidando com a interpretação de informações e verifique quais estratégias eles estão utilizando para resolverem os cálculos.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Identificar a unidade de medida de massa mais adequada em situações do cotidiano e realizar transformações com as unidades de medida de massa padronizadas que foram estudadas nesta unidade.
Como proceder
- Faça uma verificação do aprendizado dos alunos até o momento, avaliando, principalmente, se eles reconhecem em quais situações é mais adequado utilizar o grama, o quilograma, a tonelada e o miligrama. Para isso, a atividade 9 pode servir de auxílio. Avalie se eles estão resolvendo problemas com medidas de massa de forma adequada e se estão conseguindo fazer transformações entre as unidades padronizadas de medidas de massa estudadas.
254
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
-
Escreva qual é a unidade de medida de comprimento mais adequada para cada situação: metro, quilômetro, centímetro ou milímetro.
- A distância entre duas cidades. Quilômetro.
- A espessura de um parafuso. Milímetro.
- O comprimento de um lápis. Centímetro.
-
Faça as transformações das medidas de comprimento a seguir e complete as sentenças com o número que falta.
- 0,54 m = 54 cm
- 231 cm = 2,31 m
- 8,6m = 860 cm
- 7,5cm = 75 mm
- 920 mm = 92 cm
- 0,9m = 900 mm
-
Complete as frases com o número que falta.
- Uma semana tem 7 dias.
- Um semestre tem 6 meses.
- Um minuto tem 60 segundos.
- Um dia tem 24 horas.
-
Escreva se o litro ou o mililitro é a unidade de medida mais adequada para medir a capacidade de:
- um balde. Litro.
- um copo. Mililitro.
-
Faça as transformações das medidas de capacidade a seguir e complete os itens.
- 4.600 mℓ = 4,6 ℓ
- 12.450 mℓ = 12,45 ℓ
- 12 ℓ = 12.000 mℓ
- 6,5 ℓ = 6.500 mℓ
-
Diego vai fazer um bolo de limão, cujo tempo de preparo é de, aproximadamente, 75 minutos. Sabendo que ele começará o preparo às 15 h 30 min, espera-se que o bolo fique pronto a que horas?
75 min = 60 min + 15 min = 1 h 15 min
15 h + 1 h= 16 h
30 min + 15 min = 45 min
16 h + 45 min = 16 h 45 min
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
1 aula
- Desenvolvimento das atividades 1 a 10.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Identificar a unidade de medida de comprimento mais adequada em algumas situações do cotidiano.
Como proceder
- Nessa atividade, verifique se os alunos identificam corretamente a unidade de medida de comprimento mais adequada em cada uma das situações. Se julgar oportuno, dê mais exemplos e converse com a turma questionando sobre qual unidade de medida é mais adequada para cada um deles.
2 Objetivo
- Realizar transformações com unidades de medida de comprimento padronizadas.
Como proceder
- Observe se eles possuem dificuldades na hora de resolverem os cálculos. Caso eles optem pelos algoritmos convencionais da multiplicação e da divisão, após a resolução, apresente-a utilizando a regra do deslocamento da vírgula.
3 Objetivo
- Completar frases com números relativos a cada medida de tempo indicada.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dúvidas ao trabalhar com as questões abordadas, disponibilize a eles um calendário para que possam conferir as respostas.
4 Objetivo
- Identificar a unidade de medida de capacidade mais adequada para algumas situações.
Como proceder
- Avalie a possibilidade de levar para a sala de aula um balde e um copo e, após a resolução, pedir aos alunos que tentem estimar a capacidade de cada um deles. Assim, eles poderão comparar com as respostas dadas na atividade.
5 Objetivo
- Realizar transformações com unidades de medida de capacidade.
Como proceder
- Verifique se os alunos estão atentos e se recordam que 1 litro equivale a 1.000 mililitros. Após resolverem a atividade, peça que confiram o resultado com o uso de uma calculadora.
6 Objetivo
- Resolver uma situação-problema que envolva unidades de medida de tempo.
Como proceder
- Avalie se os alunos se recordam de que 1 hora equivale a 60 minutos. Caso eles apresentem dificuldades, oriente-os a somarem as horas e os minutos separadamente.
7 Objetivo
- Determinar a medida de área de retângulos.
Como proceder
- Avalie como os alunos estão utilizando as unidades de medida de área e se identificam que, no caso dessa atividade, a resposta precisa ser expressa em m2.
8 Objetivo
- Obter a medida de volume de blocos com uma unidade de medida não padronizada.
Como proceder
- Caso no item B os alunos não utilizem a multiplicação para determinarem a medida do volume da pilha de blocos, relembre-os dessa estratégia de resolução e peça que também a utilizem. Desse modo, no item A, eles podem efetuar 2 × 5 + 2, utilizando procedimentos envolvendo a resolução de expressões com números. Nesse momento, se necessário, retome algumas atividades do tópico Expressões numéricas envolvendo multiplicação da página 198 da unidade 9.
9 Objetivo
- Realizar transformações com as unidades de medida de massa grama e miligrama.
Como proceder
- Avalie se os alunos compreenderam que 1 g equivale a 1.000 mg. Além disso, pergunte se eles se recordam em que situações a unidade de medida mg é utilizada. Espera-se que eles respondam que o miligrama é muito utilizado para expressar a medida de massa de algumas substâncias de remédios, substâncias de alimentos etc.
10 Objetivo
- Reconhecer o termômetro como instrumento de medida de temperatura.
Como proceder
-
Analise se os alunos conseguem reconhecer as medidas de temperaturas mostradas nos termômetros. Se achar conveniente, oriente-os a pesquisar a medida de temperatura da cidade na hora da resolução da atividade, a fim de compararem com as temperaturas indicadas na atividade.
Além disso, caso eles tenham dúvidas com relação à variação da medida de temperatura, faça na lousa uma atividade semelhante utilizando as medidas de temperaturas máxima e mínima da cidade no dia atual.
255
-
A figura apresentada a seguir é formada por dois retângulos. Calcule, em metros quadrados, a área dessa figura.
4 × 6 = 24
4 × 3 = 12
24 + 12 = 36
36 m2
-
Considerando o
como unidade de medida de volume, determine o volume de cada pilha de blocos, sabendo que não há blocos ocultos atrás das pilhas.
A
12 blocos.
B
24 blocos.
-
Complete cada item com o número adequado.
- 16 g = 16.000 mg
- 5,7 g = 5.700 mg
- 7 g = 7.000 mg
- 4,5 g = 4.500 mg
-
Observe o mesmo termômetro em dois momentos diferentes do dia e responda às questões.
Momento 1
Momento 2
-
Em qual momento foi registrada a menor medida de temperatura?
Momento 1.
-
Qual é a variação de temperatura entre o momento 1 e o momento 2?
13 oC
-
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade 10
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos com relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens deles de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos a você que reproduza e complete o quadro da página 10-MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos |
Como proceder |
---|---|
|
Estratégia: analisar embalagens e fazer medições. Desenvolvimento: leve para a sala de aula embalagens com tamanhos variados, mas todas com o formato de paralelepípedos. Organize os alunos em grupos e distribua as embalagens entre eles. Em folhas de papel sulfite, peça aos alunos que registrem as medidas de comprimento, largura e altura para cada embalagens, fazendo as medições com uma régua. Peça, ainda, que façam os registros em centímetros. Na sequência, diga para calcularem a medida de área de cada face dessas embalagens e quanto mede seus volumes utilizando, respectivamente, centímetros quadrados e centímetros cúbicos. Depois dessa etapa, promova uma discussão a respeito dos resultados que obtiveram e proponha a eles que comparem as embalagens com maior e menor medida de volume, ou a embalagem cuja face tem maior medida de área, entre outras possibilidades. Durante essa conversa, peça que eles comentem a respeito de outras unidades de medida que poderiam ser adotadas, propondo que façam transformações entre as unidades de medida de comprimento para algumas das medidas coletadas. Pontos de atenção: acompanhe o desenvolvimento da atividade, observando as estratégias utilizadas, verificando se os alunos estão fazendo as medições e os cálculos corretamente e alertando-os da necessidade de se trabalhar com a mesma unidade de medida, principalmente no cálculo de áreas e volumes. |
|
Estratégia: comparar medidas de capacidade e de massa. Desenvolvimento: leve para a sala de aula uma balança de cozinha, copos medidores de diferentes medidas de capacidade e produtos como água, refrigerante, suco concentrado, geleia de frutas, requeijão etc. Diga aos alunos para medirem a massa dos copos medidores e anotarem no caderno. Em seguida, peça que meçam o volume desses produtos em mililitros e em litros, utilizando os copos medidores e fazendo os devidos registros. Eles devem, também, medir as massas desses produtos utilizando a balança e subtraindo a medida de massa dos recipientes. Durante essas medições, oriente-os a comparar as medidas obtidas, relacionando-as e obtendo conclusões a respeito de seus valores, como a mesma medida de capacidade de produtos distintos e com medidas de massa distintas. Pontos de atenção: verifique se há dúvidas manifestadas pelos alunos fazendo intervenções por meio de perguntas que possam auxiliá-los na compreensão dos procedimentos necessários, solicitando que comparem e façam transformações entre diferentes unidades de medidas. |
|
Estratégia: estudar medidas de tempo e de temperatura com o auxílio de um computador. Desenvolvimento: leve os alunos para o laboratório de informática e, em duplas, peça para eles analisarem, inicialmente, o calendário do mês atual e do anterior, identificando o número de dias e de semanas, quantos meses faltam para encerrar o ano, entre outras questões. Em seguida, distribua entre eles algumas datas contendo dias do mês anterior e os oriente a pesquisarem e registrarem no caderno as medidas de temperatura máximas e mínimas verificadas nesses dias e, ao final, compararem os valores obtidos. Pontos de atenção: aproveite para explorar os conhecimentos adquiridos sobre as unidades de medida de tempo estudadas, de modo a identificar possíveis dúvidas a respeito desse conteúdo. Além disso, avalie se percebem que a escala Celsius é a utilizada para indicar as medidas de temperatura pesquisadas. |
Referências complementares para a prática docente
Com o intuito de contribuir para sua formação profissional e para o trabalho com os alunos, veja as sugestões de livros, sites e artigos a seguir.
Sugestões de livros
-
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: apresentação. Brasília: MEC: SEB, 2014.
Esse caderno integra uma coleção de documentos elaborados pelo governo federal sobre alfabetização, sendo esse volume voltado ao ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresentando um panorama geral a respeito do ensino de conceitos dessa área e sua articulação com o letramento, bem como da importância das brincadeiras e dos jogos nessa etapa.
-
D'AMORE, Bruno. Elementos de didática da matemática. 2. ed. Trad. Maria Cristina Bonomi. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
Essa obra explora diferentes referenciais teóricos da didática da Matemática, discutindo sobre problemáticas e apresentando avanços e resultados alcançados ao longo do desenvolvimento dessa área.
-
NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
As autoras destacam resultados de pesquisas no campo da Educação Matemática voltados à formação de professores, abordando temáticas que contribuem com o trabalho docente e para a definição de sua identidade.
-
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Nesse livro, as autoras dão enfoque às habilidades de ler, escrever e resolver problemas, favorecendo as reflexões a respeito da importância dessas habilidades e de como devem ser desenvolvidas, além de apresentarem exemplos práticos e situações reais relacionados a essa temática.
Sugestões de sites
-
GeoGebra. Disponível em: https://oeds.link/nQ5Gox. Acesso em: 8 jul. 2021.
O GeoGebra é um software de Geometria dinâmica gratuito que possibilita estudos relacionados ao plano ou espaço cartesiano, favorecendo a aprendizagem de conceitos matemáticos por meio da visualização e da manipulação de objetos, contribuindo para propostas relacionadas a diferentes conteúdos matemáticos.
-
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: https://oeds.link/o8WhKC. Acesso em: 8 jul. 2021.
A página desse instituto traz diversas notícias e dados relacionados à população brasileira e aos serviços prestados aos cidadãos além de índices essenciais para a organização de diversos setores da sociedade.
-
Laboratório de Ensino de Matemática. Disponível em: https://oeds.link/aBCtXn. Acesso em: 8 jul. 2021.
Esse site apresenta materiais e recursos voltados aos professores que ensinam Matemática, visando à elaboração e à aplicação de propostas que utilizem os computadores como recurso "facilitador", isto é, como uma ferramenta para contribuir com a aprendizagem da Matemática.
-
Nova Escola. Disponível em: https://oeds.link/InaaOx. Acesso em: 8 jul. 2021.
O site da Nova Escola apresenta conteúdos relacionados à prática pedagógica e à formação do professor, como sugestões de atividades e de temas para a sala de aula, além de documentos e artigos que podem favorecer o trabalho de gestores escolares.
-
Portal do Professor. Disponível em: https://oeds.link/Mr8lt8. Acesso em: 8 jul. 2021.
Esse portal contempla conteúdos como exemplos de planos de aulas, sugestões de temas, recursos multimídia para utilização nas aulas, entre outros.
Sugestões de artigos
-
CUNHA, Aline V da. Literatura infantil e matemática: a construção do conceito de número a partir da contação de histórias. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 21., 2017, Pelotas. Disponível em: https://oeds.link/NDbEkl. Acesso em: 15 jul. 2021.
O tema desse artigo é a associação entre a literatura infantil e a Matemática e suas potencialidades para a construção do conceito de número pelas crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando relações que podem ser estabelecidas entre esses dois campos do conhecimento e como isso pode influenciar na aprendizagem.
-
VARGAS, Andressa F.; LEIVAS, José C. P.; LARA, Débora da S. de. Investigação matemática como recurso metodológico para o ensino de geometria nos anos iniciais. Insignare Scientia, Chapecó, v. 2, n. 4, p. 258-277, set./ dez. 2019. Disponível em: https://oeds.link/1J9hmS. Acesso em: 15 jul. 2021.
Nesse artigo, os autores apresentam uma proposta envolvendo a metodologia da Investigação Matemática, observando sua aplicação para o ensino de Geometria em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e contribuindo com reflexões a respeito das potencialidades dessa metodologia nessa etapa de ensino.
256
PARA SABER MAIS
-
... E eles queriam contar, de Luzia Faraco Ramos. 6. ed. Ilustrações de Faifi. São Paulo: Ática, 2021. (Coleção Turma da Matemática).
Adelaide e Caio são pastores de cabras. Eles vivem em um tempo em que os números não existem, mas descobriram um jeito de contar as cabras de seu rebanho.
-
O vilarejo de figuras sólidas, de Bo-Hyun Seo. Tradução de Antonio Carlos Vilela. Ilustrações de Yeo-Ri An. São Paulo: FTD, 2012. (Coleção Cantinho da Matemática).
Em uma floresta calma ficava um vilarejo onde viviam diversas figuras geométricas espaciais. A esfera tinha uma plantação de melancias e cuidava dela com muito carinho. Certo dia, ao chegar à sua plantação, a esfera percebeu que alguém havia roubado algumas melancias, deixando marcas por todo o terreno. Será que ela conseguirá encontrar o culpado?
-
Se você fosse uma fração, de Trisha Speed Shaskan. Tradução de Carolina Maluf. Ilustrações de Francesca Carabelli. São Paulo: Gaivota, 2011. (Coleção Matemática Divertida).
Se fôssemos frações faríamos parte de um todo e poderíamos representar um pedaço de torta, a metade de uma maçã, um terço de um bolo, entre outras situações.
-
O genial mundo da matemática, de Jonathan Litton e Thomas Flintham. São Paulo: Publifolhinha, 2014.
Por meio de abas interativas e ilustrações lúdicas e divertidas, você vai perceber que a matemática está presente em várias situações do nosso dia a dia e descobrir que pode ser muito mais fácil e divertido aprender Matemática.
257
-
Se você fosse um minuto, de Trisha Speed Shaskan. Ilustrações de Francesca Carabelli. Tradução de Elisa Zanetti. São Paulo: Gaivota, 2011.
Se fôssemos um minuto, poderíamos expressar a medida do tempo que as pessoas utilizam para se arrumar, para fazer atividades físicas, para preparar uma refeição, entre outras situações. E você, o que faria se fosse um minuto?
-
Pierre o detetive dos labirintos: em busca da pedra roubada, de Chihiro Maruyama. São Paulo: Ciranda Cultural, 2016.
O detetive Pierre está à procura da pedra mágica roubada pelo senhor X. Essa pedra tem o poder de transformar a cidade em um grande labirinto. No decorrer da leitura você precisará ajudar Pierre a passar pelos labirintos, resolvendo os enigmas propostos na história. Será que Pierre conseguirá capturar o senhor X e resgatar a pedra mágica?
-
Ordenar-se. Disponível em: https://oeds.link/3SEL6D. Acesso em: 18 fev. 2021.
Nesse jogo, o objetivo é que o jogador resolva passo a passo diferentes expressões numéricas, adotando a ordem correta das operações.
-
A princesa está chegando!, de Yu Yeong-So. Ilustrações de Park So-Hyeon. Tradução de Thais Rimkus. São Paulo: Callis, 2012. (Coleção Tan Tan).
Os moradores de certo povoado vão receber a visita de uma princesa. Para isso, eles estão preparando um aposento com os móveis de maiores medidas que existem no povoado. Será que todos esses móveis caberão dentro do aposento da princesa?
258
-
Matemática em mil e uma histórias: o valor de cada um, de Martins Rodrigues Teixeira. São Paulo: FTD, 1998.
Os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 entram em conflito. No decorrer da história, você terá de ajudar a resolver essa confusão e, com isso, aprenderá mais sobre o real valor de cada um.
-
A Matemática no Museu de Arte, de Majungmul. Tradução de Elizabeth Kim. Ilustrações de Yun Ju Kim. São Paulo: Callis, 2010. (Coleção Tan Tan).
Será que podemos identificar a Matemática em um museu de arte? Esse livro apresenta uma exposição unindo Arte e Matemática ao explorar conceitos matemáticos em obras de artistas renomados, como Wassily Kandinsky, Pablo Picasso e Salvador Dalí.
-
Multiplicação divertida com Ana Formiga, de Charles Fuge e Vicki Churchill. Tradução de Flavio de Souza. São Paulo: FTD, 2012.
Várias formigas estão construindo suas casas e uma delas é Ana. Para que sua casa fique encantadora ela quer utilizar o dobro da quantidade de materiais e de trabalhadores que as outras formigas possuem. Será que Ana conseguirá tudo de que precisa para construir sua casa?
-
Se o Brasil fosse uma aldeia: como vivem mais de 190 milhões de pessoas, de Fernando Nuno. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
De acordo com o Censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possuía quase 200 milhões de habitantes com diferentes opiniões, crenças, valores e origens. Para entendermos melhor sobre as características da nossa população, esse livro trata o Brasil como uma aldeia com 100 habitantes e, a partir dessa população, traz dados sobre a quantidade de homens e mulheres, informações sobre alimentação, religião, entre outros assuntos nessa perspectiva.
259
-
Medindo comprimentos, de Nílson José Machado. 16. ed. São Paulo: Scipione, 2000.
Em muitas situações do nosso dia a dia é necessário realizar medições. Nesse livro são apresentados alguns conceitos históricos por meio de situações contextualizadas e como eram realizadas as primeiras medições utilizando as partes do corpo como unidades de medida.
-
Minha mão é uma régua, de Kim Seong-Eun. 2. ed. Ilustrações de Oh Seung-Min. Tradução de Thais Rimkus. São Paulo: Callis, 2009. (Coleção Tan Tan).
A personagem dessa história está em fase de crescimento e suas roupas não estão servindo mais. Sua mãe resolve fazer um vestido para ela e utiliza as mãos para medir o comprimento de seus braços e ombros. Com isso, ela descobre que podemos utilizar partes do nosso corpo para medir.
-
O país dos ângulos, de Irene Ulitzka. Tradução de Ines Lohbawer. São Paulo: Ciranda Cultural, 2011.
As figuras geométricas planas e os ângulos estão presentes em diversas situações do nosso dia a dia, e é nesse contexto, por meio de textos poéticos e ilustrações, que o livro está envolvido. Você sabe qual o nome de cada uma das figuras apresentadas?
-
A rua barulhenta, de Marcia Széliga. São Paulo: Cortez, 2011.
O que faz a rua barulhenta ser especial? As ruas trazem memórias e histórias que na correria do dia a dia às vezes nem percebemos. Nesse livro, as ruas são representadas por animais com o intuito de mostrar a todos que devemos cuidar e preservar o lugar em que vivemos.
260
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
-
Observe abaixo a planificação de uma figura geométrica espacial.
- Quantas faces essa figura geométrica espacial tem? 7
-
Ao montar essa planificação, qual figura geométrica espacial será obtida?
Prisma de base pentagonal.
De acordo com um padeiro, é possível fazer 21 pães com 1 kg de farinha de trigo. Sendo assim, quantos pães do mesmo tipo é possível fazer, em média, com:
-
43 kg de farinha?
43 × 21 = 903
903 pães.
-
75 kg de farinha?
75 × 21 = 1.575
1.575 pães.
-
Para ir de carro de uma cidade a outra, é preciso atravessar um rio em uma balsa cuja capacidade máxima é de 29 automóveis. Em certo momento, havia uma fila com 93 automóveis a serem transportados.
Quantas viagens, no mínimo, foram necessárias para que os 93 automóveis da fila fossem transportados?
Balsa transportando carros em Miami, nos Estados Unidos, em 2020.
93 : 29 dá 3 e sobram 6.
No mínimo, 4 viagens.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
3 aulas
- Realização das atividades 1 a 9.
O que você já aprendeu?
1 Objetivo
- Identificar as faces de uma figura geométrica, bem como a sua planificação.
Como proceder
- Ao realizar essa atividade com os alunos, avalie a possibilidade de levar uma figura geométrica espacial que represente a planificação indicada e pergunte também sobre a quantidade de vértices e arestas que ela possui.
2 Objetivo
- Resolver uma situação-problema que envolve multiplicação.
Como proceder
- Ao realizarem os cálculos dessa atividade, observe se os alunos utilizam o algoritmo da multiplicação ou de outros procedimentos. Caso tenham dificuldades, organize-os em duplas para que possam compartilhar as estratégias utilizadas.
3 Objetivo
- Resolver uma situação-problema envolvendo divisão.
Como proceder
- Verifique se os alunos conseguem utilizar o algoritmo da divisão corretamente e se conseguem interpretar que, como sobraram barcos após a terceira viagem, a quantidade mínima de viagens é 4.
261
-
Rita vai viajar de carro e programou 3 paradas durante a viagem. A primeira será em
do trajeto, a segunda, em
do trajeto e a terceira, em
do trajeto. Sabendo que a distância total mede 540 km, após quantos quilômetros do início da viagem ela fará cada uma dessas paradas?
1a parada
540 : 10 = 54
54 × 3 = 162
2a parada
540 : 12 = 45
45 × 7 = 315
3a parada
540 : 20 = 27
27 × 17 = 459
1a parada: após 162 km; 2a parada: após 315 km; 3a parada: após 459 km.
-
Em certa linha de transporte coletivo, a passagem custa R$ 4,35. Determine o troco que uma pessoa vai receber se pagar a compra de uma passagem com as quantias apresentadas a seguir.
-
R$ 0,65
5 - 4,35 = 0,65
-
R$ 0,15
2 + 2 + 0,50 = 4,50
4,50 - 4,35 = 0,15
-
R$ 5,65
10 - 4,35 = 5,65
-
R$ 6,00
10 + 0,25 + 0,10 = 10,35
10,35 - 4,35 = 6,00
-
MANUAL DO PROFESSOR
4 Objetivo
- Resolver situações-problema envolvendo frações.
Como proceder
- Observe se os alunos se recordam que, para obter as medidas de distâncias percorridas, eles devem dividir a quantidade total de quilômetros pelo denominador da fração e multiplicar pelo numerador. Caso os alunos tenham dificuldade, desenhe na lousa uma linha que represente a estrada e divida ela proporcionalmente às medidas de distância de cada parada.
5 Objetivo
- Realizar adições e subtrações envolvendo números decimais.
Como proceder
- Observe se os alunos compreenderam que, para realizar os cálculos, eles devem posicionar as vírgulas uma embaixo da outra. Além disso, veja se eles utilizam zeros após a vírgula, nos casos em que seja necessário.
- Diga aos alunos que as cédulas e moedas apresentadas nesta página não estão representadas com medidas reais.
262
-
Em uma mesa, foram colocadas 24 fichas, cada uma com um número par ou ímpar. Elas foram embaralhadas e colocadas sobre a mesa com os números voltados para baixo. Marcos vai sortear uma dessas fichas.
Sabendo que a fração que representa a probabilidade de Marcos retirar um número ímpar entre as fichas da mesa é
, responda às questões a seguir.
-
Quantas fichas com número ímpar foram colocadas sobre a mesa? E com número par?
-
Qual é a probabilidade de o número da ficha sorteada por Marcos ser par?
13 em 24 ou 13/24.
-
-
Classifique cada triângulo a seguir em equilátero, isósceles ou escaleno.
Escaleno.
Isósceles.
Equilátero.
MANUAL DO PROFESSOR
6 Objetivo
- Calcular probabilidade utilizando frações.
Como proceder
- Observe se os alunos conseguem identificar os elementos que representam numerador e denominador. Se achar necessário, explique que a quantidade total é representada pelo denominador e a quantidade de interesse, nesse caso, a quantidade de fichas pares e ímpares, é representada pelo numerador.
7 Objetivo
- Classificar o triângulo conforme as medidas de seus lados.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dificuldade, com a ajuda da turma, relembre as características de cada tipo de triângulo e, em seguida, oriente-os a observar as medidas dos triângulos apresentados na atividade, a fim de classificá-los.
263
-
Calcule a medida do volume, em centímetros cúbicos, do paralelepípedo construído com cubos cujo volume mede 1 cm3.
5 × 4 × 4 = 80
80 cm3
-
Observe nos gráficos as medidas das temperaturas mínimas e máximas registradas em uma cidade durante certa semana de setembro de 2022.
Fonte de pesquisa: Registros da prefeitura da cidade.
Fonte de pesquisa: Registros da prefeitura da cidade.
-
Em que dia foi registrada a menor medida de temperatura? E a maior?
Sábado; Quarta-feira.
-
Em que dia foi registrada a maior variação de medida de temperatura?
Sábado.
-
MANUAL DO PROFESSOR
8 Objetivo
- Calcular a medida do volume de um paralelepípedo.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dificuldade, leve-os a perceberem que para determinarem a medida do volume do paralelepípedo, eles podem verificar quantos são os cubos realizando uma multiplicação (5 × 4). Atente-se à notação da unidade de medida utilizada, avaliando se ela foi expressa em cm3.
9 Objetivo
- Identificar medidas de temperatura em gráficos de linha.
Como proceder
- Caso tenham dificuldade em determinar em que dia houve a maior variação de medida de temperatura, explique aos alunos que devem identificar quando ocorreu a maior diferença entre as medidas de temperatura máxima e mínima.