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Projeto 1 Transformação nos materiais
Você já observou quantas transformações ocorrem no mundo em que vivemos? Observe algumas delas nas imagens abaixo.
Gelo deterrendo.
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Vamos conversar
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O que você imagina que aconteceu para a laranja ficar embolorada?
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E os outros materiais apresentados nesta página, como eles se transformaram? Dê sua opinião.
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Você já viu transformações iguais ou semelhantes a essas em seu cotidiano? Quais?
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Conhecendo o projeto
Como as transformações sofridas pelos materiais refletem no dia a dia?
A natureza é composta de inúmeros materiais, como a água e os minerais, entre outros. Ao longo do tempo, os seres humanos modificaram a natureza, utilizaram seus recursos, criaram indústrias e muitos materiais como o plástico, o papel e o vidro. Todos os materiais podem sofrer transformações, seja pelas condições do ambiente, seja por ações humanas. Como isso ocorre? O estudo dessas transformações justifica a proposta deste projeto.
Neste projeto, nosso objetivo é reconhecer, analisar e compreender algumas transformações que ocorrem em materiais do cotidiano.
Para elaborar o produto final deste projeto, vamos observar a transformação de um material e utilizá-lo na elaboração de uma estampa em tecido.
Para isso, vamos percorrer as etapas a seguir.
Etapas do projeto
Etapa 1: Transformações nos alimentos
Etapa 2: Validade dos produtos
Etapa 3: Aquecimento e resfriamento
Etapa 4: Efeitos da umidade
Etapa 5: Transformações artísticas
Vamos começar? Anote abaixo as datas previstas de início e término do proieto.
Início do projeto:
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Término do projeto:
//
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Etapa 1 Transformações nos alimentos
Observe algumas fatias de pão em diferentes situações.
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Converse com um colega sobre as condições de cada fatia de pão, comparando-as com as condições das fatias de pão fresco.
Depois, preencham a tabela abaixo com as informações que se aplicam a cada condição.
Condição da fatia de pão Alterou a cor? Alterou a textura? Cortada ao meio Queimada Embolorada Amassada -
O que pode ter causado a modificação em cada uma das fatias de pão?
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Cortada ao meio.
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Queimada.
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Embolorada.
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Amassada.
-
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Indiquem em quais dessas transformações é possível que a composição da fatia de pão tenha sido alterada ou alguma nova substância tenha sido produzida.
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Após cada transformação, a fatia de pão pode voltar a ser como era originalmente?
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Vocês já viram algum alimento embolorado, como a fatia de pão?
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O que vocês acham que é o bolor?
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Com a orientação do professor, façam uma pesquisa em livros ou na internet para responder às questões a seguir.
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O que é bolor?
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Em quais condições pode surgir o bolor?
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O bolor pode se desenvolver em outros locais, além de alimentos? Onde?
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Podemos consumir alimentos embolorados, como a fatia de pão? Por quê?
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Etapa 2 Validade dos produtos
Você já percebeu que os produtos que utilizamos em nosso cotidiano se deterioram? Observe alguns exemplos.
- Deteriorar:
- estragar, apodrecer.
Isso ocorre porque existe interação dos materiais com diferentes condições, como calor, luz, umidade e impactos.
-
Em grupos, discutam as questões a seguir e anotem suas conclusões.
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Na opinião de vocês, o que é a validade de um produto?
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Para que serve o prazo de validade?
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Vocês sabem como identificar o prazo de validade em uma embalagem?
-
-
Agora, seguindo as orientações do professor, realizem uma coleta de dados para investigar a validade de alguns produtos do nosso dia a dia. Cada grupo deve pesquisar em embalagens de produtos qual é o período de validade de pelo menos um produto de cada categoria:
- Alimentos que exigem armazenamento em geladeira, como iogurte, margarina etc.
- Alimentos industrializados: enlatado, óleo, farinha de trigo etc.
- Produtos para cuidado pessoal, como pasta de dente, sabonete etc.
- Produtos de limpeza: sabão, detergente etc.
- Materiais elétricos: lâmpada, pilha, resistência de chuveiro etc.
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Verifiquem a data de fabricação e a data de validade. Se não encontrarem essas informações, pesquisem o período de validade do produto indicado na embalagem. Por exemplo: "Válido por um ano".
Organizem as informações coletadas na tabela a seguir.
Categoria | Produto | Data de fabricação | Data de validade | Período de validade |
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1 | ||||
2 | ||||
3 | ||||
4 | ||||
5 |
Pesquisem também quais são as condições adequadas de armazenamento do produto indicadas pelo fabricante. Por exemplo: "Manter em geladeira após aberto". Anotem abaixo o nome do produto e a informação sobre seu armazenamento.
Com base nas informações que coletaram nas embalagens e registraram acima, façam as atividades a seguir.
- Calculem o período de validade de cada produto em dias, meses ou anos, de acordo com as datas de fabricação e de validade que vocês indicaram e anotem na tabela, na coluna Período de validade.
-
O período de validade dos alimentos enlatados é maior ou menor que o período de validade dos alimentos que devem ser armazenados em geladeira?
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Quais produtos têm a data de validade alterada depois de abertos?
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Qual é a unidade de medida de intervalo de tempo mais adequada para representar o período de validade de um produto de limpeza?
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- Por que o período de validade de alguns materiais elétricos não é expresso em dias, meses ou anos?
- Por que alguns alimentos, como iogurte e manteiga, precisam ser armazenados na geladeira?
- Após a análise da tabela, escrevam um resumo sobre o que aprenderam a respeito da validade dos produtos.
Efeitos da temperatura na conservação de alimentos
Em grupos, vamos avaliar como a temperatura pode interferir na conservação de alimentos e, consequentemente, em sua data de validade. Para isso, vamos fazer um experimento para analisar o seguinte problema:
Qual é a melhor maneira de se conservar cenouras?
O experimento será feito com cenouras cozidas e cruas, inteiras e fatiadas.
Antes de iniciar o experimento, elaborem algumas hipóteses sobre sua conservação. Veja um exemplo de hipótese:
- As cenouras inteiras conservadas à temperatura ambiente duram mais do que as cenouras inteiras guardadas na geladeira.
- Hipótese:
- explicação possível de um fenômeno que será testado por meio de um experimento.
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Agora, discutam outras hipóteses e registrem-nas abaixo.
O experimento a seguir será organizado pelo professor e acompanhado pelos grupos.
Vamos experimentar
Material necessário
- 4 cenouras cozidas: duas inteiras e duas fatiadas em rodelas
- 4 cenouras cruas: duas inteiras e duas fatiadas em rodelas
- 8 potes plásticos com tampa
- Caderno para anotações
Como fazer
- O professor vai providenciar 4 potes e, em cada um, colocar um tipo de cenoura: inteira cozida, cozida fatiada, inteira crua e crua fatiada. Ele vai tampar os potes e colocá-los na gaveta da geladeira da cozinha da escola.
- Nos outros 4 potes, ele vai colocar as cenouras como no passo anterior. Esses potes serão tampados e deixados à temperatura ambiente; se possível, no local mais quente que houver, mas sem que a luz do Sol incida sobre eles.
- Os grupos acompanharão o andamento do experimento por 5 dias, registrando diariamente em seu caderno: alterações da cor, textura e consistência do alimento.
- Ao final do experimento, os grupos vão conversar sobre as anotações que fizeram e os resultados obtidos. Em seguida, vão responder às questões.
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Atividades
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Alguma das hipóteses que vocês apresentaram antes de iniciar o experimento foi confirmada? Qual?
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Vocês verificaram alguma diferença entre a conservação de cenouras inteiras e a conservação de cenouras fatiadas?
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Como a temperatura influenciou na conservação das cenouras?
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Escrevam a resposta para a pergunta inicial: "Qual é a melhor maneira de conservar as cenouras?".
-
Escrevam um texto explicando o que aprenderam sobre a influência da temperatura na conservação de alimentos e sobre a importância do prazo de validade para a nossa saúde.
Vamos avaliar
- Você entendeu as transformações ocorridas nas fatias de pão?
- Sabe explicar o que é bolor e por que não podemos comer um alimento embolorado?
- Compreendeu por que é importante verificar o prazo de validade dos produtos?
- Você participou das pesquisas e das atividades em grupo?
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Etapa 3 Aquecimento e resfriamento
Vamos observar o que acontece com um cubo de gelo quando está fora do congelador? Siga as orientações do professor para realizar o experimento a seguir.
Vamos experimentar
Material necessário
- Pedras de gelo
- Recipiente plástico para colocar o gelo
- Caderno para anotações
Como fazer
- Coloquem o gelo no recipiente e observem.
- Anotem no caderno suas observações sobre o que está acontecendo com o gelo.
Atividades
-
Após alguns minutos fora do congelador, o gelo se apresenta da mesma forma?
-
O que aconteceu com o conteúdo do recipiente no final do experimento?
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O que causou essa transformação?
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Se colocarmos o conteúdo do recipiente de volta no congelador, o que vocês acham que vai acontecer?
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Agora, observe estas imagens:
Quando uma fonte de calor entra em contato com um papel, ele queima até se transformar em cinzas.
-
Após essa transformação, você acha que o papel pode voltar a ter as características que tinha antes de ser queimado? Por quê?
Outros materiais podem ser transformados com a ação do calor. Porém, cada tipo de material reage de maneira diferente a variadas temperaturas.
O metal, por exemplo, não queima facilmente como o papel, mas também se transforma quando é aquecido. Veja o que ocorre no experimento abaixo. Uma bola de metal que facilmente passava por um aro, ao ser aquecida, não pode mais atravessar o mesmo aro. Isso se dá porque o metal se expande ao entrar em contato com uma fonte de calor.
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Entretanto, se um metal for aquecido a uma alta temperatura, pode ficar maleável ou até derreter e se transformar em um metal líquido.
O aço, por exemplo, se transforma em líquido quando aquecido à temperatura aproximada de 1 300 °C, mas, quando resfriado, ele volta ao estado sólido. Esse processo permite que um metal se transforme em objetos, pois, quando está no estado líquido, ele pode ser moldado, como mostra a imagem abaixo.
No experimento que fizeram com o gelo, a água congelada voltou ao estado líquido, ao ser exposta à temperatura ambiente. Dizemos que esse processo é reversível, pois ele pode ser repetido sem alterar as características da água.
No caso do papel queimado que virou cinzas, dizemos que ele sofreu um processo irreversível, pois não pode voltar às suas características originais.
-
No experimento com a bola metálica, depois de se expandir e deixar de ser aquecida, você acha que ela voltará ao estado inicial e passará novamente pelo aro? Explique.
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O metal que está nos moldes, após o processo de resfriamento, poderá voltar ao seu estado inicial? Ele passou por um processo reversível ou irreversível?
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Cite outras situações do seu dia a dia em que ocorrem transformações reversíveis e irreversíveis.
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Etapa 4 Efeitos da umidade
O excesso de umidade pode provocar transformações indesejadas em alguns materiais, causando o aparecimento de bolor em roupas, alimentos, paredes etc. e a deterioração de objetos de madeira, como portas e móveis.
Em equipamentos eletrônicos, a umidade pode danificar componentes e fazer com que os aparelhos deixem de funcionar. Por esse motivo é comum vermos em suas embalagens saquinhos de gel dessecante para absorver a umidade.
- Dessecante:
- aquele que desseca, enxuga, tira a umidade.
A umidade também contribui para o enferrujamento de metais. Você já percebeu que a ferrugem está presente em nosso cotidiano?
- Você já viu algum objeto enferrujado? Peça ajuda a um adulto para fazer uma pesquisa, em sua casa ou nas ruas do bairro em que mora, para observar materiais enferrujados. Anote, fotografe ou desenhe em seu caderno as características que observou para mostrá-las aos colegas e ao professor.
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Etapa 5 Transformações artísticas
Muitas vezes objetos que estão quebrados, em mau estado de conservação ou desgastados pelo tempo são usados por artistas na elaboração de suas obras.
Podem ser usados os mais variados tipos de material que seriam inutilizados ou descartados, como portas, janelas de madeira, bancos ou cadeiras de plástico, teclados de computador, tampinha de garrafas, restos de tecido, objetos enferrujados etc.
Os artistas transformam esses materiais em esculturas, pinturas, gravuras ou em outros objetos.
Em gravuras feitas com ferrugem em tecido, são colocados objetos enferrujados sobre o tecido para obter a estampa. Também é possível envolver os objetos enferrujados com o tecido e, em seguida, amarrar com uma linha forte. O tecido deve estar úmido para as marcas de ferrugem dos objetos se transferirem para ele.
Entre os artistas brasileiros que utilizam esse recurso está Daniel Senise, pintor e gravador, nascido no Rio de Janeiro (RJ), que adota vários procedimentos em suas obras, como o uso da ferrugem de pregos e outros materiais de ferro, que deixam marcas nas telas.
Observe abaixo uma de suas obras, produzida com pregos de ferro enferrujados sobre cretone, que é um tecido encorpado feito de algodão.
Agora, inspirados na obra de Daniel Senise, você e seus colegas vão elaborar o produto final realizando o experimento a seguir. Sigam as orientações do professor.
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Vamos experimentar
Material necessário
- Uma camiseta de algodão ou qualquer outro objeto de tecido sem estampa
- Objetos que enferrujam, como chaves, clipes, grampos para cabelo, copos de metal, correntes etc.
- Sal
- Recipiente plástico
- Luvas e máscaras
Atenção!
Nesta atividade, é muito importante usar luvas e máscaras ao manusear os objetos com ferrugem.
Como fazer
- Coloquem água e sal no recipiente plástico.
- Mergulhem no recipiente os objetos que enferrujam e mantenha-os na solução de água e sal por uma semana.
- Quando os objetos estiverem com sinais de ferrugem, retirem-nos do recipiente usando luvas. Molhem a camiseta e coloquem os objetos enferrujados sobre ela, compondo alguma imagem com eles.
- Deixem os objetos na mesma posição por uma semana. Aos poucos, a ferrugem deixará suas marcas no tecido. Se necessário, voltem a umedecer o tecido ao longo dos dias.
- Observem o que ocorre no passar dos dias e, caso queiram obter mais marcas repitam o procedimento, alterando a posição dos objetos sobre o tecido.
Atividades
-
Quais objetos você escolheu para produzir sua estampa na camiseta?
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Depois de quantos dias você observou as primeiras marcas de ferrugem?
-
Quanto tempo foi necessário para obter o resultado desejado?
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Finalizando
Vamos avaliar
Em roda de conversa, discuta com os colegas sobre os seguintes tópicos:
- O que você aprendeu sobre as transformações nos materiais?
- Você acha importante conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a conservação de alimentos e de materiais?
- O que vocês aprenderam sobre a ferrugem?
Hora de compartilhar!
Com a orientação do professor, organizem uma exposição para demonstrar aos familiares e à comunidade escolar o produto final. Façam um varal de estampas para expor a arte que criaram com os objetos enferrujados. Aproveitem a oportunidade para ensinar às pessoas esse processo de criação.
Conversem com o professor para organizarem horários, no dia da exposição, para realizar uma oficina de estampas e explicar aos convidados como a ferrugem foi usada nesse processo. Façam convites e distribuam antecipadamente aos convidados.
Produzam também cartazes para orientar as pessoas sobre a conservação de alimentos e outros materiais; sobre os tipos de transformação que alguns materiais podem sofrer; sobre a importância do prazo de validade dos produtos; além de outros assuntos deste projeto que queiram compartilhar. Anotem abaixo qual será a responsabilidade do seu grupo na realização da exposição.
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Avaliando o nosso projeto
Ouça com atenção as orientações do professor para compreender o que significa cada item a ser avaliado. Depois, responda a cada pergunta preenchendo o quadrinho correspondente considerando o modo como você se avalia em relação a cada item.
Sim | Às vezes | Nem sempre | |
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Ouvi e respeitei a opinião dos colegas e contribuí para manter um bom relacionamento entre todos? | |||
Demonstrei interesse nas atividades propostas e participei ativamente delas? | |||
Compreendi os conteúdos trabalhados? | |||
Consultei diferentes materiais de pesquisa? | |||
Levantei hipóteses e as analisei durante os experimentos e pesquisas? | |||
Atingi os objetivos do projeto? |