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Projeto 2 Misturar e separar
Você sabia que o óleo usado em frituras não pode ser reaproveitado no preparo de outros alimentos? E você sabe como ele deve ser descartado?
Jogá-lo no ralo da pia ou na terra não são atitudes corretas, porque ele pode trazer muitos prejuízos ao meio ambiente e para você.
Como podemos descartar o óleo usado sem prejudicar o meio ambiente?
Você já reparou que água e óleo não se misturam? Como o óleo não se dissolve na água, se ele for descartado incorretamente, pode entrar nos cursos de água - córregos e rios - e formar uma camada que impede a entrada do oxigênio e da luz na água, recursos necessários para a manutenção da vida. Por isso, é importante saber que 1 litro de óleo pode contaminar aproximadamente 25 mil litros de água.
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Vamos conversar
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Como é feito o descarte de óleo em sua casa?
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Um litro corresponde, aproximadamente, a 200 colheres de chá. De acordo com o texto, quantos litros de água seriam contaminados se uma colher de chá de óleo fosse descartada em local inadequado?
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No bairro em que você mora há postos de coleta de óleo doméstico?
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Você conhece outros produtos que não se misturam com a água e podem contaminá-la? Se sim, dê exemplos.
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No município em que você mora há córregos ou rios? Se sim, as águas deles são limpas ou recebem esgoto e outros materiais poluentes?
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Há estações de tratamento de água na região em que você mora?
O óleo descartado nos ralos gruda na tubulação e, com o passar do tempo, pode entupir o encanamento. Com isso, além de poder causar alagamentos, pode trazer prejuízo financeiro para o reparo.
Para descartar o óleo corretamente, você deve esperar que ele esfrie, coá-lo com o auxílio de um filtro de papel ou de uma peneira e depois despejá-lo em uma garrafa PET com a ajuda de um funil. Depois, o óleo armazenado deve ser entregue nos postos de coleta de óleo de seu município.
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Conhecendo o projeto
É possível deixar a água dos rios e córregos limpa e própria para o consumo?
No dia a dia, realizamos diversas misturas, principalmente ao cozinhar. Algumas não conseguimos perceber, outras são bem visíveis. O estudo dessas misturas justifica a proposta deste projeto.
Neste projeto, o objetivo é conhecer algumas misturas e descobrir como separar alguns materiais. Com isso, poderemos compreender o processo de tratamento de água e de esgoto.
O produto final do projeto será uma maquete feita por você e seus colegas de grupo para apresentar as etapas de separação das impurezas da água em uma estação de tratamento.
Etapas do projeto
Etapa 1: Misturas no dia a dia
Etapa 2: Misturando diferentes líquidos
Etapa 3: Misturando com a água
Etapa 4: Arte com misturas
Etapa 5: Separação de misturas
Etapa 6: Como a água que consumimos é tratada
Etapa 7: Construindo uma maquete
Vamos começar? Anote abaixo as datas previstas de início e término do projeto.
Início do projeto:
//
Término do projeto:
//
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Etapa 1 Misturas no dia a dia
Geralmente, dizemos que fizemos uma mistura quando juntamos dois ou mais materiais diferentes. Por exemplo, nas refeições, misturamos diferentes alimentos no prato; para obter o concreto com o qual são construídas calçadas e outras estruturas, misturamos areia, pedra, cimento e água; entre outras misturas comuns que conhecemos.
Vamos investigar onde mais podemos encontrar misturas?
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Reúna-se com dois colegas e conversem sobre as atividades do seu cotidiano, citando exemplos de ações em que fazemos ou utilizamos misturas de materiais. Depois, indique algumas dessas ações no quadro.
Quando faço a mistura? Qual é a mistura? Café da manhã Mistura de leite com café ou de leite com achocolatado. -
Em quais das misturas citadas na atividade 1 os componentes, depois de misturados, podem ser observados separadamente e em quais delas não podem?
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Nas orientações de preparo de um suco concentrado, indica-se misturar 1 parte de suco com 3 partes de água. Se Lúcia deseja fazer suco e encher uma garrafa com capacidade para 800 rnL, qual deve ser a quantidade de água e de suco concentrado que ela deve misturar para a garrafa ficar cheia até o gargalo?
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Etapa 2 Misturando diferentes líquidos
Você consegue imaginar o que aconteceria se você colocasse detergente de louça, óleo de cozinha e água com corante culinário, um após o outro, em uma garrafa?
Agora, você e seus colegas de grupo vão pensar no que pode acontecer ao realizar esse experimento. Depois, vão verificar na prática o resultado, conforme as orientações do professor.
Vamos experimentar
Material necessário
- Duas garrafas PET transparentes
- Recipiente de plástico
- Um funil
- Detergente líquido colorido
- Óleo de cozinha
- Água
- Corante culinário azul ou vermelho
Como fazer
- Encaixe o funil na boca da garrafa e despeje o detergente líquido até obter uma camada de aproximadamente 4 centímetros.
- No recipiente separado, adicione água e dissolva o corante culinário azul ou vermelho e misture bem. Depois, despeje a água colorida na garrafa PET até formar outra camada de mesma altura que a anterior.
- Finalmente, acrescente o óleo de cozinha formando a última camada.
Atividades
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Desenhe o resultado do experimento no espaço abaixo indicando como os líquidos ficaram na garrafa.
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Agite bem a garrafa e, em seguida, coloque-a sobre a mesa. Aguarde alguns minutos e, depois, responda: O que aconteceu com os líquidos ao agitar a garrafa depois de algum tempo?
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Repita o experimento com a outra garrafa PET alterando a ordem em que os líquidos foram colocados. Descreva o que aconteceu nesse caso.
UMA MISTURA CUJOS ELEMENTOS SÃO VISUALMENTE INDISTINGUÍVEIS CHAMA-SE HOMOGÊNEA, E UMA MISTURA EM QUE ELES SÃO VISUALMENTE SEPARADOS ENTRE SI É CHAMADA HETEROGÊNEA.
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É possível identificar separadamente todos os líquidos despejados na garrafa ou eles formaram um só produto?
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Essa mistura deve ser classificada como homogênea ou heterogênea?
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Etapa 3 Misturando com a água
Você já observou que há bebidas, como chá e suco, que são obtidas misturando alguns ingredientes com água?
Nesta etapa, vamos analisar o que acontece ao misturar água com açúcar, água com sal, água com café e água com achocolatado em pó. Em cada mistura, qual característica você acha que será alterada: cor, cheiro etc.
Quais serão os resultados desse experimento? Anote a seguir a sua hipótese.
Agora, você e seus colegas, com a orientação do professor, vão verificar na prática o resultado.
Vamos experimentar
Material necessário
- 4 potes de plástico ou 4 copos transparentes
- 4 colheres
- Água
- Açúcar
- Sal
- Pó de café
- Achocolatado em pó
- Etiquetas adesivas para identificar os copos
Como fazer
- Identifique os copos colando as etiquetas e numerando-os de 1 a 4.
- Coloque a mesma quantidade de água em todos os copos.
- Use uma colher limpa para cada ingrediente. Adicione uma colher de sal no copo com o número 1, uma colher de açúcar no copo com o número 2, uma colher de pó de café no copo com o número 3 e uma colher de achocolatado em pó no copo com o número 4.
- Mexa com a colher o conteúdo de cada copo até que o ingrediente adicionado fique bem dissolvido na água.
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Atividades
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Todas as misturas tiveram sua cor alterada com o acréscimo do ingrediente à água?
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Em alguma das misturas o cheiro da água passou a ser igual ao do ingrediente acrescentado?
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A água tem a propriedade de dissolver muitos materiais. Essa propriedade pôde ser verificada no experimento? Explique.
Vamos avaliar
Analise o seu desenvolvimento até aqui respondendo às questões a seguir.
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Você participou da realização dos experimentos propostos?
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Você colaborou com os colegas no desenvolvimento dos experimentos?
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Considerando este experimento e o realizado na etapa anterior, podemos concluir que a água de córregos e rios poluídos é uma mistura de água com outras substâncias. Você acha que essa mistura pode ser identificada como uma mistura homogênea ou heterogênea?
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Dê exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas diferentes das apresentadas neste projeto.
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Etapa 4 Arte com misturas
A ideia de mistura também está presente na Arte.
Muitas vezes, o artista quer usar determinado tom de uma cor, mas não o encontra nas tintas industrializadas. Nesse caso, dependendo da cor desejada, é possível obtê-la por meio da mistura de outras cores. Para entender como isso ocorre, é preciso saber o que significam cores primárias, secundárias e terciárias.
Cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas por meio da mistura de outras cores. Esse é o caso do vermelho, do amarelo e do azul. Cores secundárias são aquelas que podem ser obtidas misturando-se duas cores primárias. Já as cores terciárias são obtidas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária. Há muitas outras possibilidades de mistura de cores para se obter determinado tom ou uma cor específica.
Vamos experimentar
Agora, você vai testar algumas misturas e descobrir o que acontece em cada uma delas.
Material necessário
- Tinta guache nas cores vermelha, amarela e azul
- Pincéis
- Jornal
- Potes plásticos para misturar as tintas
- Avental ou roupa velha que possa ser manchada
Como fazer
- Cubra a mesa com jornal e vista o avental ou a roupa velha para trabalhar com as tintas. Depois, proceda de acordo com as orientações a seguir.
Obtendo as cores secundárias
Coloque um pouco de tinta vermelha no pote. Em seguida, usando um pincel, acrescente tinta amarela sobre a tinta vermelha e misture-as. Registre no esquema abaixo a cor obtida pintando a região branca com uma camada fina dessa mistura.
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Depois, repita o procedimento com as outras duplas de cores primárias indicadas a seguir.
resulta em:
resulta em:
Obtendo as cores terciárias
Agora, misture uma cor primária com uma cor secundária, conforme indicado em cada caso a seguir, e registre a cor obtida em cada mistura.
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Atividades
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Todas as cores obtidas são diferentes entre si?
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Você conheceu as cores primárias, secundárias e terciárias. Mas você sabia que também há cores neutras? Quais são elas?
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Na Arte, é habitual os artistas usarem as cores para expressar sensações e sentimentos. Observe os quadros abaixo e o sentimento indicado em cada um. Em seguida, pinte cada quadro com a cor que você associa ao sentimento indicado nele.
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Agora, mostre aos colegas a cor que você associou a cada sentimento. Depois, conversem sobre o que vocês acharam dessa atividade e sobre as diferentes maneiras de expressar emoções e sentimentos.
Sugestão de leitura
Cores em cordel, de Maria Augusta de Medeiros.
São Paulo: Formato, 2012.
Nesse livro, a autora apresenta uma descrição das cores em forma de cordel, começando pelo branco e passeando pelas cores primárias, secundárias e terciárias.
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Etapa 5 Separação de misturas
Uma estação de tratamento de água, como a de Itaara, Rio Grande do Sul, em geral capta a água de rios, que vem acompanhada de todo tipo de materiais, impurezas e substâncias.
Para separar os diferentes materiais que estão misturados à água, são necessárias diversas etapas. Você e seus colegas de grupo vão descobrir algumas delas nesta etapa.
Vamos experimentar
Material necessário
- Feijões de dois tipos diferentes
- Arroz
- Farinha de trigo
- Areia
- Pó de café
- Água
- 2 filtros de papel
- Peneira de cozinha
- 2 potes de plástico
- 2 garrafas PET
Como fazer
- Reúna-se em grupo com três colegas.
- Em um pote plástico, coloquem os grãos de feijão e misturem.
- Em outro pote, coloquem arroz e farinha de trigo.
- Em uma garrafa plástica, coloquem água com pó de café. Em seguida, fechem a garrafa e agitem bem o conteúdo.
- Em outra garrafa, coloquem água com um pouco de areia e, depois, fechem a garrafa e agitem o conteúdo.
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Atividades
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Conversem e escolham a melhor forma de separar os materiais em cada caso: com as mãos, a peneira ou o filtro de papel. Depois, tentem separar os materiais. No quadro abaixo, marquem X na forma de separação adotada por vocês para cada mistura.
Grãos de feijão Arroz e farinha Água com pó de café Água com areia Mãos Peneira de cozinha Filtro de papel -
A catação consiste em separar manualmente materiais sólidos. Em qual situação pode ser utilizada?
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Peneiração é um método que pode ser utilizado para separar grãos de diferentes tamanhos. Em qual caso ele se mostrou mais adequado?
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No processo da decantação, as partículas sólidas em um meio líquido ficam depositadas no fundo do recipiente. Em qual das misturas essa técnica pode ser usada para a separação dos materiais?
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A filtração é um método que pode ser usado para separar partículas sólidas de líquido. Em qual das situações é mais recomendado?
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Façam uma pesquisa em livros ou na internet sobre quais métodos, entre os apresentados nas questões anteriores são utilizados nas estações de tratamento de água. Depois, compartilhem suas descobertas com os colegas e o professor.
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Sugestão de site
Você quer saber como funciona uma estação de tratamento de água? Para fazer uma visita virtual, acesse o site de uma estação de tratamento de água. Disponível em: https://oeds.link/v233WA. Acesso em: 24 jun. 2022.
Vamos avaliar
Como você avalia seu desenvolvimento até agora? Responda às questões a seguir para descobrir.
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Você compreendeu os métodos de separação de misturas?
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Você entendeu como esses métodos são usados em uma estação de tratamento de água?
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Você colaborou com seus colegas na realização dos experimentos?
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Identifique o processo de separação relacionado a cada situação.
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Após preparar algumas coxinhas, Zeca vai retirar os resíduos do óleo usado na fritura.
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Luciana está escolhendo apenas os grãos de café vermelhos.
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Teresa notou que a areia e as pedras que comprou se misturaram e ela vai separá-las.
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Para realizar uma das estapas do procedimento de limpeza de uma piscina, Amanda deixa a água em repouso.
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Etapa 6 Como a água que consumimos é tratada
Antes de a água chegar às torneiras das casas, ela passa por diversas etapas nas estações de tratamento até estar apropriada para o consumo.
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Qual é a empresa responsável pelo tratamento da água no município em que você mora?
- Pesquise no site da empresa que fornece água para o município o que acontece em cada uma das etapas de tratamento da água indicadas no esquema a seguir.
Note que, na última etapa de tratamento, a água passa por um tratamento químico, para eliminar bactérias e vírus. Nessa etapa, faz-se a desinfecção da água e também se coloca o flúor, para ajudar a proteger os dentes dos consumidores contra a cárie. Depois de passar por todas essas etapas, a água está própria para o consumo e é enviada à rede de distribuição de água tratada. Agora, explique como ocorre o processo de coagulação, floculação, decantação e filtração nas estações de tratamento de água.
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Saiba mais
Abastecimento de água e tratamento de esgoto no Brasil
De acordo com o Suplemento de Saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - Munic 2017, do total de municípios do país (5 570), 99,5% informaram que têm serviço de abastecimento de água por rede geral de distribuição. Veja a seguir o detalhamento dessa informação por região.
Abastecimento de água no Brasil
Total de municípios por região | Municípios com serviço de abastecimento de água por rede geral de distribuição | |
---|---|---|
Norte | 450 | 442 |
Nordeste | 1 794 | 1 779 |
Sudeste | 1 668 | 1 668 |
Sul | 1 191 | 1 190 |
Centro-Oeste | 467 | 465 |
Fonte: IBGE. Perfil dos municípios brasileiros: gestão do saneamento básico: abastecimento de água e esgotamento sanitário 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://oeds.link/ON3umZ. Acesso em: 15 maio 2021.
No entanto, apenas 59,2% informaram que têm serviço de esgotamento sanitário por rede coletora de esgoto.
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Observe no gráfico a seguir a quantidade de municípios por região que possuem rede coletora de esgoto.
Municípios com serviço de esgotamento sanitário por rede coletora de esgoto, por região
Fonte: IBGE. Perfil dos municípios brasileiros: gestão do saneamento básico: abastecimento de água e esgotamento sanitário 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://oeds.link/dGxFS7. Acesso em: 15 maio 2021.
-
Quantos municípios contam com serviço de abastecimento de água por rede geral de distribuição?
-
Quantos municípios contam com serviço de esgotamento sanitário por rede coletora de esgoto?
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Com base nas informações obtidas nas questões anteriores, o que você pode concluir a respeito da distribuição de água e da rede coletora de esgoto no Brasil?
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Etapa 7 Construindo uma maquete
Agora que você já sabe um pouco mais sobre algumas etapas do processo de tratamento da água, que tal construir um modelo de estação de tratamento de água e apresentá-lo em um evento com a presença da comunidade?
Reúna-se em grupos de três ou quatro integrantes e discutam como vocês vão construir a maquete. Vocês podem utilizar materiais recicláveis, além de materiais básicos, como cola e tesoura de pontas arredondadas, utilizem também papéis coloridos ou tinta para deixar a maquete bem bonita. Construam, com os materiais selecionados, cada uma das etapas de tratamento da água.
Façam plaquinhas com o nome de cada etapa do processo de tratamento da água para auxiliá-los na hora de apresentar o projeto.
Utilizem o espaço abaixo para listar os materiais que devem ser providenciados para a construção da maquete e a organização de suas etapas de produção.
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Finalizando
Agora chegou o momento de refletir sobre o projeto que realizamos e sobre a maneira como vamos compartilhar nossas descobertas com a comunidade.
Vamos avaliar
Converse com os colegas, em uma roda de conversa, sobre os seguintes tópicos:
- As misturas são todas iguais ou há tipos diferentes de mistura?
- Como se chama a mistura em que os componentes não podem ser distinguidos visualmente?
- Por que é importante tratar a água antes de ela chegar à sua casa?
- O que as pessoas aprenderão com a maquete da estação de tratamento da água?
Hora de compartilhar!
Aprendemos muitas coisas sobre as misturas, como classificá-las e quais são os métodos de separação de seus componentes. Agora, chegou o momento de compartilhar nossas descobertas com colegas de outras turmas, professores, familiares e a comunidade escolar.
Com a ajuda do professor, façam uma exposição com as maquetes produzidas e preparem uma apresentação para que todos conheçam as etapas do processo de tratamento da água que vocês descobriram ao longo deste projeto.
Registre abaixo os principais conhecimentos adquiridos no projeto que você julga importante compartilhar com as pessoas na apresentação de sua maquete.
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Avaliando o nosso projeto
Ouça com atenção as orientações do professor para compreender o que significa cada item a ser avaliado. Depois, responda a cada pergunta preenchendo o quadrinho correspondente considerando o modo como você se avalia.
Sim | Às vezes | Não | |
---|---|---|---|
Ouvi e respeitei a opinião dos colegas e contribuí para manter um bom relacionamento entre todos? | |||
Demonstrei interesse nas atividades propostas e participei ativamente delas? | |||
Compreendi os conteúdos trabalhados? | |||
Levantei hipóteses e consultei diferentes materiais de pesquisa? | |||
Fiz pesquisas em recursos digitais adequadamente conforme as orientações do professor? | |||
Atingi os objetivos do projeto? |