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Projeto 4 Orientação e localização
Você conhece o conto infantil "João e Maria"? Leia a seguir um resumo do início desse conto.
João e Maria eram dois irmãos que gostavam de passear pela floresta para colher flores. Para que não se perdessem, a mãe deles sempre juntava um punhado de pedrinhas brancas e dizia a eles que espalhassem as pedrinhas pelo caminho e as recolhessem na volta, assim eles conseguiriam voltar para casa.
Numa manhã, porém, a mãe não encontrou as pedrinhas e entregou aos filhos pedaços de miolo de pão. Ao entrar na floresta, João e Maria foram jogando os pedaços de miolo de pão pelo caminho.
Quando resolveram voltar para casa, perceberam que os pedaços de pão tinham sido comidos pelos pássaros. Nesse momento, os dois perceberam que estavam perdidos na floresta.
Texto elaborado com base em: João e Maria. Coleção Conta pra Mim. Disponível em: https://oeds.link/LkXoGs. Acesso em: 19 mar. 2021.
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Vamos conversar
- No lugar de João e Maria, como você faria para tentar encontrar o caminho de volta para sua casa?
- Você acha que localizar onde o Sol "nasce" e se põe pode ser útil para uma pessoa se orientar? Explique sua resposta.
- Você conhece instrumentos que podem ser usados para auxiliar uma pessoa a se orientar? Quais?
- Em sua opinião, João e Maria poderiam recorrer a utras formas de se localizar na floresta e encontrar o caminho de volta para casa?
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Conhecendo o projeto
Como uma pessoa pode se orientar se ela se perder em um local que não conhece, como uma trilha na mata?
O que você faria se estivesse em uma situação parecida à vivida por João e Maria? Você teria de pensar em alguma maneira de encontrar o caminho de volta para casa. Como faria isso? Conhecer diferentes formas de se orientar e de se localizar justifica a proposta deste projeto.
Neste projeto, nosso objetivo é refletir sobre como podemos nos orientar se estivermos perdidos em um local desconhecido e como estimar uma distância percorrida.
O produto final deste projeto será um vídeo feito por você e seus colegas para apresentar às outras turmas e à comunidade um dos temas trabalhados.
Etapas do projeto
Etapa 1: Como podemos nos orientar?
Etapa 2: Rosa dos ventos
Etapa 3: Uso da bússola
Etapa 4: Calculando a distância ao caminhar
Etapa 5: Produção de vídeos
Vamos começar? Anote abaixo as datas previstas de início e término do projeto.
Início do projeto:
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Término do projeto:
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Etapa 1 Como podemos nos orientar?
Observe as imagens a seguir.
Atualmente, muitas pessoas podem dispor de recursos tecnológicos em seu dia a dia. Muitas residências têm aparelho de tevê, refrigerador, forno de micro-ondas, computador, entre outros equipamentos que facilitam as atividades cotidianas.
Há cem anos algumas dessas comodidades, como o forno de micro-ondas e o computador, não existiam. Os telefones eram aparelhos que ficavam presos por um fio à parede e não podiam ser movidos de lugar; além disso, eram muito caros, poucas pessoas podiam tê-los em casa. Mas, nos dias de hoje, milhões de pessoas têm telefone celular. Com eles, podemos nos comunicar com as pessoas, ouvir música, encontrar um caminho livre de trânsito, fazer compras, pagar contas, tudo ao alcance de alguns toques na tela. Mas será que podemos contar com eles em todas as situações? E se a bateria descarregar e não pudermos carregá-la? E se ficarmos sem sinal em um local distante de uma cidade, como no meio da mata? Como poderemos encontrar o caminho de volta para um local seguro?
-
O que você faria se estivesse sozinho em uma região isolada e sem contato com os recursos tecnológicos? Como tentaria descobrir sua localização e a direção correta a seguir?
-
Em sua opinião, é necessário desenvolver habilidades para que uma pessoa que esteja perdida em uma região isolada consiga se orientar? Por quê?
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No projeto anterior, você viu que o movimento aparente do Sol segue uma regularidade que faz com que a sombra do gnômon mude de posição de acordo com o passar das horas do dia. Agora, vamos verificar como a sombra dessa vareta pode ajudar a determinar os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Para isso, você vai se reunir em grupo com seus colegas.
Vamos experimentar
Material necessário
- Duas folhas de papel sulfite
- Lápis
- Régua
- Cartolina ou papel-cartão
- Vareta
- Massinha de modelar
- Fita adesiva
- Lanterna
- Dobrem uma folha de papel sulfite ao meio no sentido do menor comprimento. Depois, desdobrem a folha.
-
Levem uma das pontas do lado menor sobre a linha da dobra. Depois, marquem esse ponto com o lápis (foto 1).
- Com o auxílio da régua, tracem uma linha sobre a última dobra realizada. Depois, tracem outra linha da ponta inferior direita da folha de papel e passem pelo ponto marcado (foto 2).
- Agora, dobrem o papel até que a lateral menor coincida com a linha traçada logo acima, formando uma nova marca de dobra, conforme indicado na foto 3. Usem a régua e tracem uma linha sobre essa marca.
- Depois, mantendo o papel dobrado na posição anterior, dobrem novamente e tracem uma linha ao longo dessa nova dobra.
- Finalmente, façam uma dobra sobrepondo a lateral maior da folha de papel à linha mais próxima a ela, formando a última linha de dobra. Com o auxílio da régua, tracem essa última linha (foto 4).
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- Repitam todas as dobras na outra folha de papel, agora da direita para a esquerda. Depois que todas as dobras estiverem feitas e todas as linhas estiverem traçadas, fixem as duas folhas de papel com a fita adesiva sobre a cartolina ou o papel-cartão. Por fim, prendam a vareta verticalmente no ponto de cruzamento das linhas com massinha de modelar (foto 5) e o gnômon estará pronto.
Atividades
- O Sol "nasce" a leste, ou oriente, e se põe a oeste, ou ocidente; isso é reflexo do movimento de rotação da Terra, que é de oeste para leste. Marquem L para leste e O para oeste nos cantos do gnômon, como mostra a foto 6. Em seguida, posicionem a lanterna no lado leste e iluminem a vareta, observando a posição da sombra formada. Depois, com a lanterna na posição oeste, iluminem novamente a vareta, observando a posição da sombra.
-
Sabendo que o Sol "nasce" a leste, a posição da sombra muda ao longo do dia de leste para oeste ou de oeste para leste?
-
Se o leste está à direita de vocês e o oeste está à esquerda, então o norte está à frente de vocês e o sul está atrás. Com base nessas informações, marquem os pontos cardeais no esquema abaixo.
-
Conversem com os colegas e o professor sobre como este experimento pode ser reproduzido para determinar os pontos cardeais em um dia ensolarado.
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Etapa 2 Rosa dos ventos
A rosa dos ventos é muito utilizada na cartografia. Ela representa os pontos cardeais, norte (N), sul (S), leste (L) e oeste (O), e os pontos colaterais nordeste (NE), noroeste (NO), sudeste (SE) e sudoeste (SO). Com os pontos colaterais, podemos obter uma localização mais precisa.
Na atividade a seguir, vamos aprender a construir um polígono que pode ser usado para desenhar uma rosa dos ventos.
Vamos experimentar
Material necessário
- Duas folhas de papel sulfite
- Lápis
- Régua
- Tesoura de pontas arredondadas
- Uma tampa plástica circular grande
- Lápis de cor
- Desenhe duas circunferências, uma em cada folha de papel sulfite, contornando a tampa com o lápis.
-
Recorte apenas um dos círculos e dobre-o em oito partes iguais, como indicado nas fotos a seguir.
-
Coloque o círculo recortado sobre o círculo desenhado na outra folha de papel e marque com a caneta os oito pontos determinados pelas linhas de dobra. Em seguida, indique os quatro pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) com N, S, L e O, como mostra a figura ao lado.
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- Agora, ligue os pontos de um em um a partir do ponto N para obter um polígono de oito lados, como podemos observar na figura a seguir.
Atividades
-
Reúna-se em grupo com três colegas e façam o que se pede:
- Com uma régua, um componente do grupo deve ligar os pontos do polígono de 2 em 2, começando no ponto N, até fechar a figura.
- Um segundo colega deve ligar os pontos de 3 em 3, outro de 4 em 4 e o último colega deve ligar os pontos de 5 em 5.
-
Dizemos que um polígono estrelado de 8 pontas é formado quando, ao ligar sucessivamente os pontos, a figura não fecha até que o oitavo ponto seja ligado. A figura assim formada deve ter oito pontas. Com base nessa informação, respondam:
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Um polígono estrelado foi obtido na atividade anterior ao ligar os pontos de 2 em 2? Por quê?
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Vocês obtiveram um polígono estrelado ao ligar os pontos de 3 em 3? Por quê?
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Em que outro caso se formou um polígono estrelado?
-
-
Quais das figuras obtidas na atividade anterior podem ser usadas para formar uma rosa dos ventos?
- Para finalizar a atividade, usem os lápis de cor e caprichem na pintura das pontas da sua rosa dos ventos e não se esqueçam de indicar os pontos cardeais.
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Etapa 3 Uso da bússola
A bússola é conhecida há muitos séculos e é usada como instrumento de navegação e orientação.
As bússolas apresentam a indicação dos pontos cardeais e colaterais. Na bússola da foto ao lado, os pontos cardeais estão indicados em inglês. Veja:
- N → North, significa norte
- S → South, significa sul
- E → East, significa leste
- W → West, significa oeste Assim, temos:
- NE → Nordeste
- SE → Sudeste
- NW → Noroeste
- SW → Sudoeste
A agulha da bússola (ou ponteiro) aponta para a direção norte-sul. Você e seus colegas de grupo vão construir uma bússola com materiais caseiros e, depois, testá-la.
Vamos experimentar
Material necessário- Ímã retangular com uma marca azul em um dos polos
- Recipiente com água
- Tampinha plástica
- Dois grampos de cabelo
- Fita adesiva
- Bússola
- Esfreguem o polo marcado em azul do ímã no grampo de cabelo por aproximadamente 1 minuto, mantendo sempre o mesmo sentido do movimento, começando pela parte fechada e continuando para a parte aberta do grampo, por exemplo.
- Com a fita adesiva, prendam o grampo de cabelo na parte aberta da tampinha plástica para que ela boie na água do recipiente.
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Atividades
-
O que acontece com o grampo?
-
Girem a tampinha com o grampo para outra posição e soltem. O que ocorreu?
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Registrem a direção para onde aponta a sua bússola. Depois, comparem a direção norte-sul obtida pela sua bússola com a indicação de uma bússola de verdade ou com o auxílio de um aplicativo de localização do celular. A indicação da bússola está correta?
-
Peguem o outro grampo e esfreguem nele o polo do ímã sem a marca azul, no mesmo sentido que fizeram anteriormente, repetindo os mesmos procedimentos. O que vocês observaram?
-
Com a ajuda de um adulto, pesquisem na internet o mapa de sua cidade e determinem, com base na rosa dos ventos indicada nesse mapa, a localização geográfica da sua escola em relação à prefeitura da cidade em que você mora. Você e seus colegas obtiveram a mesma localização? Conversem sobre isso com a turma e o professor.
Vamos avaliar
Como você avalia seu desenvolvimento até agora? Responda às questões para descobrir.
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Você compreendeu como se orientar por meio dos pontos cardeais? Explique.
-
Você compreendeu quais são os pontos cardeais e os pontos colaterais? Indique-os.
-
Observe onde o Sol "nasce" e onde se põe. Identifique o leste e depois o norte, o sul e o oeste. No caderno, desenhe a escola e indique os pontos cardeais em relação a ela. Mostre seu desenho para o professor.
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Saiba mais
Orientação pelas estrelas
A navegação é praticada há milênios pelos seres humanos e a orientação pelas estrelas sempre foi muito utilizada.
Assim como o Sol faz um movimento aparente do leste para o oeste durante o dia, em determinadas regiões e épocas do ano em nosso planeta, as estrelas também fazem, ou seja, as estrelas "nascem" e se põem no horizonte. Isso é reflexo do movimento de rotação da Terra. Mas a Terra também faz o movimento de translação ao orbitar o Sol. Esse movimento de translação demora aproximadamente 365 dias e 6 horas, fazendo com que a visão das estrelas e das constelações no céu noturno mude. Por exemplo, no Brasil e no Hemisfério Sul, podemos ver a constelação do Cruzeiro do Sul durante quase o ano inteiro, porém em posições diferentes no céu ao longo das noites. Ao observar quais constelações ficavam visíveis em determinados períodos do ano, os navegantes conseguiam identificar se estavam no caminho correto.
Veja na representação abaixo como determinar onde fica o sul usando a constelação do Cruzeiro do Sul. Primeiro, considere a distância "d" entre as duas estrelas mais distantes. Depois, trace uma linha imaginária com comprimento de quatro distâncias e meia. Por fim, trace outra linha imaginária até o horizonte para encontrar o sul.
Olhando de frente para o sul, atrás de você está o norte, à direita, está o oeste e, à esquerda, o leste.
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Etapa 4 Calculando a distância ao caminhar
Quando uma pessoa está perdida e desorientada, além de tentar identificar o caminho que deve seguir, é importante saber estimar a distância que já caminhou. Para isso, vamos realizar uma atividade que mostra como calcular a distância percorrida aproximada com base na quantidade de passos.
Vamos experimentar
Material necessário
- Trena
- Giz
- Lápis e papel para anotações
- Forme um grupo com quatro ou cinco colegas e dirijam-se a um lugar plano e sem objetos ou obstáculos pelo caminho. Pode ser o pátio ou a quadra da escola, por exemplo.
- Com o auxílio de uma trena, marquem dois pontos no chão com 10 metros de distância entre eles.
- Cada um dos integrantes do grupo deve andar em seu ritmo normal até percorrer em linha reta os 10 metros. Registrem o número de passos que cada um deu em uma tabela.
-
Como nas caminhadas em matas ou trilhas há obstáculos, caminhos tortuosos etc., costuma-se calcular um terço de passos a mais para fazer uma estimativa do total de passos correspondente à distância percorrida em uma trilha. Por exemplo, se uma pessoa deu 16 passos em linha reta para percorrer os 10 metros, calcula-se um terço de 16:
Assim, um terço de 16 é aproximadamente 5. Logo, em uma trilha, essa pessoa dará cerca de 21 passos (16 + 5 = 21) para percorrer 10 metros.
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Atividades
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Façam o cálculo anterior para determinar quantos passos cada integrante do grupo deve dar para percorrer 10 metros em uma trilha.
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Houve algum resultado que apareceu mais vezes? Se sim, qual?
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Imaginem que a pessoa citada como exemplo no texto caminhou em uma trilha por algum tempo e contou 42 passos. Qual distância aproximada ela percorreu nessa trilha? E se a contagem fosse de 6 300 passos?
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Caminhem uma quantidade qualquer de passos pelo pátio ou quadra da escola, desviando um pouco lateralmente de vez em quando, simulando uma caminhada na floresta, e calculem a distância percorrida com base no que vocês aprenderam.
Vamos avaliar
Como você avalia seu desenvolvimento até agora? Responda às questões para descobrir.
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Quais foram as dificuldades que você e seus colegas enfrentaram para marcar a distância de 10 metros?
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Você compreendeu como determinar o número de passos?
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Explique por que todos os integrantes do grupo precisaram percorrer 10 metros e contar o número de passos.
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Por que devemos dividir um número por 3 para determinar 1/3 dele?
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Etapa 5 Produção de vídeos
Para finalizar o projeto, você e seus colegas de grupo vão gravar um vídeo para apresentar um dos assuntos estudados até aqui. O vídeo poderá ser exibido aos colegas de outras turmas, à comunidade escolar e aos familiares.
Conversem com o professor sobre os assuntos estudados nas etapas do projeto. Cada grupo deve escolher um assunto para fazer o vídeo.
Antes de produzir o vídeo, vocês devem escrever um roteiro sobre o assunto escolhido, e dividir as tarefas entre os componentes do grupo, por exemplo: criação e distribuição dos diálogos e falas, montagem do cenário, escolha do figurino, horário e local para os ensaios, entre outros combinados para que a gravação seja um sucesso.
Os itens a seguir podem auxiliá-los nessa etapa.
- Vejam quem poderá emprestar um celular para a gravação do vídeo.
- Combinem onde o vídeo vai ser gravado.
- Se for preciso, peçam ajuda a um adulto para fazer a gravação final e revejam o que for necessário.
Organizem abaixo as tarefas do grupo e as ideias para o roteiro do vídeo.
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Finalizando
Neste projeto, estudamos algumas formas de orientação e localização que podem nos ajudar em diferentes situações: como nos orientar pelo Sol, pelas estrelas, pela bússola e como estimar a distância percorrida em caminhadas. Agora, vamos refletir sobre nossas descobertas e compartilhar o aprendizado.
Vamos avaliar
Forme uma roda de conversa com seus colegas e reflita sobre os seguintes tópicos:
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Se você estiver perdido, como poderá se orientar se não tiver à disposição uma bússola ou um celular, por exemplo?
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Quais formas de orientação você aprendeu ao longo deste projeto?
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Como podemos estimar a distância percorrida em uma caminhada pela mata?
Hora de compartilhar!
Vamos compartilhar o vídeo que fizeram?
Caso a sua escola tenha um blogue ou uma conta em alguma mídia social, converse com o professor e peça a autorização de um adulto para publicar o vídeo que seu grupo produziu.
Vocês podem também organizar, com a ajuda do professor, um evento especial na escola para exibir os vídeos que fizeram aos convidados escolhidos pela turma, como familiares, amigos e a comunidade escolar.
Registrem abaixo os temas dos vídeos da turma e como farão a apresentação.
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Avaliando o nosso projeto
Ouça com atenção as orientações do professor para compreender o que significa cada item a ser avaliado. Depois, responda a cada pergunta preenchendo o quadrinho correspondente a como você se avalia.
Sim | Às vezes | Nem sempre | |
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Ouvi e respeitei a opinião dos colegas e contribuí para manter um bom relacionamento entre todos? | |||
Demonstrei interesse nas atividades propostas e participei ativamente delas? | |||
Compreendi os conteúdos trabalhados? | |||
Levantei hipóteses e consultei diferentes materiais de pesquisa? | |||
Utilizei os recursos digitais adequadamente, conforme as orientações do professor? | |||
Atingi os objetivos do projeto? |