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Projeto 1 Transformação nos materiais

Você já observou quantas transformações ocorrem no mundo em que vivemos? Observe algumas delas nas imagens abaixo.

IMAGEM: duas laranjas uma ao lado da outra. uma delas está com bolor na casca. FIM DA IMAGEM.

Laranja e laranja embolorada.

IMAGEM: duas latas de alumínio uma ao lado da outra. uma delas está com a superfície coberta de ferrugem. FIM DA IMAGEM.

Lata e lata enferrujada.

Gelo deterrendo.

MANUAL DO PROFESSOR

INTRODUÇÃO DO PROJETO 1

Transformações nos materiais

Neste projeto, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre as transformações de materiais em seu cotidiano e compartilhar seu aprendizado com os colegas de escola, familiares, responsáveis e comunidade.

Objetivos

Justificativa

O mundo está repleto de recursos naturais, como os minerais, o ar, a água, e de materiais produzidos pelo ser humano, como plástico, papel, vidro etc.

Podemos observar transformações nos materiais ao nosso redor diariamente, como: transformações de ordem física (amassar um papel, cortar um bolo etc.) ou de ordem química (uma fruta amadurecida, um pão embolorado etc.). Compreender que essas transformações ocorrem na natureza, nos elementos do cotidiano e que algumas são provocadas pelas atividades humanas possibilitará aos alunos identificar esses fenômenos em sua vivência diária e na relação com o entorno.

Interdisciplinaridade

Este projeto propõe a abordagem interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Ciências da Natureza, com relevância para a área de Ciências da Natureza, propondo atividades de observação e de identificação de transformações físicas e químicas de alguns materiais.

BNCC - Competências e habilidades

Este projeto possibilita o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC descritas a seguir.

Competências gerais da Educação Básica

  1. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  2. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  3. Utilizar diferentes linguagens - verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Competência específica de Matemática

  1. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

Competências específicas de Ciências da Natureza

  1. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  2. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

Habilidade de Matemática

(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

Habilidades de Ciências da Natureza

(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).

(EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc).

Política Nacional de Alfabetização (PNA)

Entre os componentes essenciais para a alfabetização propostos pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), são tratados neste projeto a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário, a compreensão de textos, a produção de escrita, a localização e a interpretação de informações e a leitura inferencial.

As situações em que é possível desenvolver esses componentes permeiam todos os textos, experimentos, atividades e seções deste projeto e são enfatizadas em alguns momentos com a indicação do ícone específico "Leitura e escrita" no Livro do estudante e nos comentários neste Manual do professor.

Por se tratar de um trabalho com projetos integradores, que abrangem principalmente conhecimentos de duas áreas, exige-se continuamente dos alunos que leiam, busquem informações e as interpretem, por exemplo, ao solicitar a eles que leiam em voz alta a introdução das etapas, os textos da seção Saiba mais ou de algumas páginas específicas; ao indicar que pesquisem palavras desconhecidas em dicionários ou que expliquem o sentido de determinadas palavras em algumas frases; ao propor questões que exigem que os alunos façam inferências a partir de informações obtidas direta ou indiretamente de um texto ou de uma imagem; ao incentivá-los a trocar opiniões sobre o que foi pesquisado; ao pedir que elaborem um resumo; ao sugerir, no início do projeto, que reservem páginas do caderno para fazer listas ou descritivos dos temas desenvolvidos em cada etapa; ao prever a elaboração e apresentação de um produto final, por meio da produção de cartazes, folhetos, textos em blogs, podcasts, entre outros recursos. Essa diversidade de propostas vai ao encontro dos pressupostos de alfabetização da PNA.

Sugestão de cronograma

O tempo estimado para a realização deste projeto é de 15 aulas, distribuídas conforme o cronograma a seguir.

Início Abertura e Conhecendo o projeto 2 aulas
Etapa 1 Transformações nos alimentos 2 aulas
Etapa 2 Validade dos produtos 4 aulas
Etapa 3 Aquecimento e resfriamento 2 aulas
Etapa 4 Efeitos da umidade 1 aula
Etapa 5 Transformações artísticas 2 aulas
Conclusão Finalizando 2 aulas

Abertura

Na abertura do projeto, o objetivo é apresentar o tema aos alunos e também realizar uma avaliação diagnóstica. É importante reunir e anotar dúvidas, equívocos ou conhecimentos dos estudantes obtidos nesta avaliação, para planejar as aulas e a execução do projeto.

Organize os alunos em uma roda de conversa. Leia com eles o texto e as imagens apresentadas. Aproveite para verificar o que os alunos sabem sobre esse assunto e direcione a discussão de modo que esse seja um momento em que os alunos possam dialogar e trocar ideias em um ambiente de cooperação e respeito. É importante que todos sejam incentivados a falar sobre o tema, o que contribui para o desenvolvimento da comunicação oral.

Neste projeto, se possível, promova uma conversa, no momento em que julgar adequado, com um nutricionista para que os alunos recebam orientações adicionais sobre a conservação dos alimentos e a importância de se observar o prazo de validade deles.

Quando essa conversa acontecer, os alunos devem ser incentivados a participar de forma ativa na aula, levantando outras questões. Você também pode pedir que anotem no caderno as respostas e as explicações do nutricionista e façam como tarefa de casa uma síntese do assunto, que poderá ser consultada durante a realização das etapas.

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IMAGEM: ovos um ao lado do outro. um deles está com a casca quebrada e mostra a gema crua em seu interior, já o outro está descascado, partido ao meio, e mostra que está cozido. FIM DA IMAGEM.

Ovo cru e ovo cozido.

IMAGEM: dois pequenos pedaços de ouro estão sobre a palma da mão de uma pessoa e, ao lado, há a reprodução aumentada de um anel de ouro. FIM DA IMAGEM.

Dois pedaços de ouro e anel de ouro.

Vamos conversar

Avaliação diagnóstica.

  1. O que você imagina que aconteceu para a laranja ficar embolorada?

    Resposta pessoal.

  2. E os outros materiais apresentados nesta página, como eles se transformaram? Dê sua opinião.

    Resposta pessoal.

  3. Você já viu transformações iguais ou semelhantes a essas em seu cotidiano? Quais?

    Resposta pessoal.

MANUAL DO PROFESSOR

Vamos conversar

A Abertura e o boxe Vamos conversar têm o objetivo de mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e fazer um diagnóstico do que eles já sabem sobre o tema do projeto. As hipóteses levantadas por eles podem ser confrontadas com o aprendizado adquirido até o final do projeto e confirmadas ou não. É importante retomá-las posteriormente para que os alunos avaliem a evolução dos seus conhecimentos.

Solicite aos alunos que leiam em voz alta questão por questão do boxe. Essa prática favorece o desenvolvimento da fluência em leitura oral, componente essencial para a alfabetização da PNA. Depois, incentive-os a expor suas ideias livremente.

Após a discussão da atividade 1, pergunte aos alunos o que é adequado fazer para evitar que os alimentos estraguem e sejam descartados. Mencione que podemos armazenar os alimentos no refrigerador, programar o consumo de alimentos perecíveis e planejar a quantidade de alimentos comprados a fim de evitar desperdício.

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Conhecendo o projeto

IMAGEM: Em uma folha de caderno, está escrito: como as transformações sofridas pelos materiais refletem no dia a dia?. FIM DA IMAGEM.

Como as transformações sofridas pelos materiais refletem no dia a dia?

A natureza é composta de inúmeros materiais, como a água e os minerais, entre outros. Ao longo do tempo, os seres humanos modificaram a natureza, utilizaram seus recursos, criaram indústrias e muitos materiais como o plástico, o papel e o vidro. Todos os materiais podem sofrer transformações, seja pelas condições do ambiente, seja por ações humanas. Como isso ocorre? O estudo dessas transformações justifica a proposta deste projeto.

Neste projeto, nosso objetivo é reconhecer, analisar e compreender algumas transformações que ocorrem em materiais do cotidiano.

Para elaborar o produto final deste projeto, vamos observar a transformação de um material e utilizá-lo na elaboração de uma estampa em tecido.

Para isso, vamos percorrer as etapas a seguir.

IMAGEM: Em uma folha de caderno, estão escritas as etapas do projeto, a seguir. FIM DA IMAGEM.

Etapas do projeto

Etapa 1: Transformações nos alimentos

Etapa 2: Validade dos produtos

Etapa 3: Aquecimento e resfriamento

Etapa 4: Efeitos da umidade

Etapa 5: Transformações artísticas

Vamos começar? Anote abaixo as datas previstas de início e término do proieto.

Início do projeto:

//

Término do projeto:

//

MANUAL DO PROFESSOR

Conhecendo o projeto

Com os alunos, leia a questão norteadora, as etapas do projeto e o produto final. Organize com eles um cronograma para a execução do projeto e fixe-o na sala de aula para que acompanhem o desenvolvimento do estudo e se será necessário alterar o cronograma.

Neste início do primeiro projeto integrador do 4o ano, é importante orientar os alunos a se organizarem diariamente para cumprir as tarefas escolares. Esse procedimento amplia aspectos relacionados à autoestima positiva e à autonomia.

Peça aos alunos que destinem uma parte do caderno para anotações de tarefas, incluindo as pesquisas que serão solicitadas neste projeto.

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Etapa 1 Transformações nos alimentos

Observe algumas fatias de pão em diferentes situações.

IMAGEM: pão cortado em fatias. FIM DA IMAGEM.

Pão fresco.

IMAGEM: fatia de pão fresco macia cortada ao meio. FIM DA IMAGEM.

Fatia de pão cortada ao meio.

IMAGEM: fatia de pão queimada. FIM DA IMAGEM.

Fatia de pão queimada.

IMAGEM: fatia de pão fresco com bolor, sua superfície está esverdeada. FIM DA IMAGEM.

Fatia de pão embolorada.

IMAGEM: fatia de pão fresco amassada ao meio. FIM DA IMAGEM.

Fatia de pão amassada.

  1. Converse com um colega sobre as condições de cada fatia de pão, comparando-as com as condições das fatias de pão fresco.

    Depois, preencham a tabela abaixo com as informações que se aplicam a cada condição.

    Condição da fatia de pão Alterou a cor? Alterou a textura?
    Cortada ao meio não não
    Queimada sim sim
    Embolorada sim sim
    Amassada não não
  2. O que pode ter causado a modificação em cada uma das fatias de pão?

    1. Cortada ao meio.

      Exemplo de resposta: Um corte.

    2. Queimada.

      Exemplo de resposta: Temperatura muito alta.

    3. Embolorada.

      Exemplo de resposta: A umidade.

    4. Amassada.

      Exemplo de resposta: Pressão.

MANUAL DO PROFESSOR

Aula 1 - Orientações

Nesta etapa, pode-se propor a rotação por estações de aprendizagem. Na Seção introdutória deste manual, há informações sobre essa metodologia.

Monte antecipadamente três espaços na sala de aula: um com livros do estudante abertos nesta página do livro do estudante; outro com livros, revistas ou dispositivos com acesso à internet para consulta e pesquisa sobre o tema da aula; e o último com fatias de pão nas condições descritas no livro (atenção: as fatias de pão devem ser embaladas em material plástico transparente fechado, para evitar que os alunos tenham contato com os alimentos alterados).

Organize os alunos em três grupos. Você pode propor a eles que façam nessa aula as atividades de 1 a 4 das páginas 15 e 16 do livro do estudante e elaborar outras para cada grupo. Defina o tempo para cada grupo trocar de estação, por exemplo, 10 minutos. Peça aos alunos que façam anotações no caderno.

Etapa 1

Sugestão de roteiro de aula

Objetivos da etapa

BNCC

Habilidade

(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).

Competências específicas

Ciências da Natureza: 2, 3

Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 1.

Tempo estimado: 2 aulas

Recursos: livro do estudante; fatias de pão de forma: inteiras, cortadas ao meio, queimadas, emboloradas, amassadas; livros ou tablets ou telefones celulares com acesso à internet para pesquisa.

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  1. Indiquem em quais dessas transformações é possível que a composição da fatia de pão tenha sido alterada ou alguma nova substância tenha sido produzida.

    Na fatia queimada e na embolorada.

  2. Após cada transformação, a fatia de pão pode voltar a ser como era originalmente?

    Não.

  3. Vocês já viram algum alimento embolorado, como a fatia de pão?

    Resposta pessoal.

  4. O que vocês acham que é o bolor?

    Resposta pessoal.

  1. Com a orientação do professor, façam uma pesquisa em livros ou na internet para responder às questões a seguir.

    1. O que é bolor?

      O bolor (ou mofo) é um tipo de fungo.

    2. Em quais condições pode surgir o bolor?

      Exemplo de resposta: em condições de umidade.

    3. O bolor pode se desenvolver em outros locais, além de alimentos? Onde?

      Exemplos de resposta: em madeiras, papéis, tecidos, em artigos de couro, como bolsas e sapatos etc.

    4. Podemos consumir alimentos embolorados, como a fatia de pão? Por quê?

      Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que alimentos com bolor não são adequados para o consumo, porque podem fazer mal à saúde.

MANUAL DO PROFESSOR

Em um grupo, os alunos devem pesquisar sobre as transformações de alimentos com o uso de um dispositivo com acesso à internet para responder às atividades 3 e 4. No outro grupo, eles analisam as fotos apresentadas no livro didático e discutem sobre a atividade 2, anotando suas conclusões. No terceiro grupo, eles devem analisar as fatias de pão nas embalagens fechadas com as características indicadas nas fotografias. Após a análise, devem responder à atividade 1.

Os alunos devem passar por todas as estações. Desse modo, terão acesso a todo o conteúdo da etapa e farão todas as atividades.

Para finalizar a aula, peça a eles que socializem as respostas e discutam sobre o que aprenderam.

Aula 2 - Orientações

Ao iniciar esta aula, peça aos alunos que respondam oralmente às atividades 5 e 6. Em seguida, proponha a atividade 7, uma pesquisa em duplas ou grupos sobre microrganismos, especificamente sobre bolor (ou mofo). Disponibilize livros e revistas para a pesquisa ou utilize dispositivos com acesso à internet. Sugerimos os sites https://oeds.link/27ibLp e https://oeds.link/221d7n. Acessos em: 24 jun. 2022.

Após a pesquisa, promova uma roda de conversa, para que cada dupla ou grupo socialize suas descobertas com a turma, favorecendo o desenvolvimento da expressão oral.

Oriente os alunos a nunca consumir alimentos embolorados, nem mesmo cortando fora o pedaço com fungo, porque parte deles penetra no alimento, mantendo o risco de intoxicação.

Se julgar pertinente, comente que existem fungos que podem ser consumidos, como aqueles presentes em alguns tipos de queijo. Sugerimos consultar o texto "O estranho mundo vivo no interior de um queijo", presente neste site: https://oeds.link/bgv6Fy, acesso em: 3 ago. 2021, que explica como surgem microrganismos em alguns tipos de queijo.

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Etapa 2 Validade dos produtos

Você já percebeu que os produtos que utilizamos em nosso cotidiano se deterioram? Observe alguns exemplos.

Deteriorar:
estragar, apodrecer.

IMAGEM: uma maçã deteriorada. FIM DA IMAGEM.

Maçã estragada.

IMAGEM: um banco de madeira está com um dos pés quebrados. FIM DA IMAGEM.

Banco guebrado.

IMAGEM: uma tela de um celular com inúmeras rachaduras. FIM DA IMAGEM.

Celular guebrado.

Isso ocorre porque existe interação dos materiais com diferentes condições, como calor, luz, umidade e impactos.

  1. Em grupos, discutam as questões a seguir e anotem suas conclusões.

    1. Na opinião de vocês, o que é a validade de um produto?

      Resposta pessoal.

    2. Para que serve o prazo de validade?

      Resposta pessoal.

    3. Vocês sabem como identificar o prazo de validade em uma embalagem?

      Essa informação pode estar localizada em diferentes locais da embalagem: no fundo, na tampa, nas laterais etc.

  2. Agora, seguindo as orientações do professor, realizem uma coleta de dados para investigar a validade de alguns produtos do nosso dia a dia. Cada grupo deve pesquisar em embalagens de produtos qual é o período de validade de pelo menos um produto de cada categoria:

    1. Alimentos que exigem armazenamento em geladeira, como iogurte, margarina etc.
    2. Alimentos industrializados: enlatado, óleo, farinha de trigo etc.
    3. Produtos para cuidado pessoal, como pasta de dente, sabonete etc.
    4. Produtos de limpeza: sabão, detergente etc.
    5. Materiais elétricos: lâmpada, pilha, resistência de chuveiro etc.
MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 2

Sugestão de roteiro de aula

Objetivos da etapa

BNCC

Habilidades

(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).

Competências específicas

Matemática: 8

Ciências da Natureza: 3

Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 1.

Tempo estimado: 4 aulas

Recursos: livro do estudante; embalagens de produtos diversos (alimentos, materiais elétricos, produtos de limpeza); 4 cenouras cozidas (2 inteiras e 2 em rodelas) e 4 cenouras cruas (2 inteiras e 2 em rodelas); 8 potes plásticos com tampas e etiquetas para identificação; caderno.

Aula 1 - Orientações

Antecipadamente, solicite aos alunos que tragam embalagens de produtos diversos.

Peça a um ou dois alunos que leiam em voz alta o texto inicial, favorecendo o desenvolvimento da fluência em leitura oral, componente essencial da PNA. Em seguida, analise as fotos com os alunos e proponha que discutam sobre as questões da atividade 1.

Para mais informações sobre prazo de validade, consulte o "Guia para determinação de prazos de validade de alimentos", da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, disponível em: https://oeds.link/YYU1r5. Acesso em: 3 ago. de 2021. Comente com os alunos que os prazos de validade têm o objetivo de preservar a saúde do consumidor, principalmente quando se trata de alimentos, aproveitando para trabalhar o tema contemporâneo transversal Saúde.

Depois, organize os alunos em grupos e inicie a coleta de informações nos rótulos de alimentos para que registrem os dados na tabela da atividade 2. Ajude-os na escolha de um alimento de cada categoria e oriente-os sobre como localizar as informações nos rótulos. Eles podem anotá-las no caderno e, depois, preencher a tabela na página 18 do livro do estudante.

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Verifiquem a data de fabricação e a data de validade. Se não encontrarem essas informações, pesquisem o período de validade do produto indicado na embalagem. Por exemplo: "Válido por um ano".

Organizem as informações coletadas na tabela a seguir.

Categoria Produto Data de fabricação Data de validade Período de validade
1
2
3
4
5

Pesquisem também quais são as condições adequadas de armazenamento do produto indicadas pelo fabricante. Por exemplo: "Manter em geladeira após aberto". Anotem abaixo o nome do produto e a informação sobre seu armazenamento.

Com base nas informações que coletaram nas embalagens e registraram acima, façam as atividades a seguir.

  1. Calculem o período de validade de cada produto em dias, meses ou anos, de acordo com as datas de fabricação e de validade que vocês indicaram e anotem na tabela, na coluna Período de validade.
  2. O período de validade dos alimentos enlatados é maior ou menor que o período de validade dos alimentos que devem ser armazenados em geladeira?

    Maior.

  3. Quais produtos têm a data de validade alterada depois de abertos?

    Exemplo de resposta: produtos que devem ser armazenados em geladeira e produtos enlatados.

  4. Qual é a unidade de medida de intervalo de tempo mais adequada para representar o período de validade de um produto de limpeza?

    Mês ou ano.

MANUAL DO PROFESSOR

Aula 2 - Orientações

Depois de coletar os dados, proponha aos alunos que os discutam e analisem a tabela. A seguir, solicite que respondam às questões da atividade 2.

No item a, oriente os alunos nos cálculos do período de validade; por exemplo: se a data de fabricação é 02/01/23 (2 de janeiro de 2023) e a data de validade é 17/01/23 (17 de janeiro de 2023), o período de validade é de 15 dias (17 - 2 = 15).

No item g, oriente-os na elaboração do resumo. Nesta etapa do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, os alunos já constroem a escrita e produzem textos; porém, ainda é necessário supervisionar aspectos gramaticais como coerência e coesão textual, ortografia e vocabulário.

Comente com os alunos que os conhecimentos sobre conservação de alimentos e produtos em geral são fruto do resultado de estudos e experimentações das Ciências, e que tais conhecimentos estão em constante construção e questionamentos pelos estudiosos do assunto, como os engenheiros de alimentos.

Sugestão de leitura

O prazo de validade é o intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para consumo, desde que armazenado de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante. Isso significa que o alimento deve:

  • Permanecer seguro para o consumo, ou seja, não causar infecções e intoxicações alimentares devido a micro-organismos patogênicos ou à produção de toxinas (bacterianas ou fúngicas) durante o armazenamento;
  • Manter suas características, ou seja, não apresentar perda significativa de nenhum nutriente ou componente, considerando os requisitos de composição, como no caso dos suplementos alimentares, [...].
  • Manter sua qualidade sensorial e não se deteriorar, de maneira que tornaria o seu consumo inapropriado.

ANVISA. Guia para determinação de prazos de validade de alimentos. Brasília (DF): Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2018. Disponível em: https://oeds.link/RhNOfc. Acesso em: 3 ago. 2021.

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  1. Por que o período de validade de alguns materiais elétricos não é expresso em dias, meses ou anos?

Exemplo de resposta: Porque a durabilidade depende do tempo de uso do produto.

  1. Por que alguns alimentos, como iogurte e manteiga, precisam ser armazenados na geladeira?

Para evitar que microrganismos, como os fungos, se multipliquem rapidamente em temperatura ambiente, deteriorando o produto.

  1. Após a análise da tabela, escrevam um resumo sobre o que aprenderam a respeito da validade dos produtos.

Resposta pessoal.

Efeitos da temperatura na conservação de alimentos

Em grupos, vamos avaliar como a temperatura pode interferir na conservação de alimentos e, consequentemente, em sua data de validade. Para isso, vamos fazer um experimento para analisar o seguinte problema:

Qual é a melhor maneira de se conservar cenouras?

O experimento será feito com cenouras cozidas e cruas, inteiras e fatiadas.

Antes de iniciar o experimento, elaborem algumas hipóteses sobre sua conservação. Veja um exemplo de hipótese:

Hipótese:
explicação possível de um fenômeno que será testado por meio de um experimento.
MANUAL DO PROFESSOR

Aula 3 - Orientações

Inicie a aula questionando: "Qual é a melhor maneira de se conservar cenouras?". Em seguida, explique aos alunos o que é hipótese, apresente o exemplo de hipótese indicado no livro do estudante e peça que elaborem outras e as anotem para verificá-las no final do experimento.

Nesta aula, os alunos acompanharão um experimento para verificar os efeitos da temperatura na conservação dos alimentos. Explique a eles que farão uma investigação seguindo os seguintes passos: identificação do problema (neste caso, a conservação das cenouras sob diferentes temperaturas), levantamento de hipóteses, experimentação, observação e análise do experimento (durante 5 dias), análise dos resultados e conclusão. Ao seguirem a ordem desse passo a passo e refletirem sobre a relevância dessa ordem, estarão desenvolvendo uma habilidade relacionada ao pensamento computacional: a compreensão de algoritmos simples. Essa reflexão pode ser realizada na elaboração do resumo solicitado no item g.

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Agora, discutam outras hipóteses e registrem-nas abaixo.

IMAGEM: uma cesta de vime com cenouras. FIM DA IMAGEM.

Cesta com cenouras.

O experimento a seguir será organizado pelo professor e acompanhado pelos grupos.

Vamos experimentar

Material necessário

Como fazer

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Atividades

  1. Alguma das hipóteses que vocês apresentaram antes de iniciar o experimento foi confirmada? Qual?

    Resposta pessoal.

  2. Vocês verificaram alguma diferença entre a conservação de cenouras inteiras e a conservação de cenouras fatiadas?

    Resposta pessoal. As cenouras fatiadas têm durabilidade menor do que as cenouras inteiras armazenadas nas mesmas condições.

  3. Como a temperatura influenciou na conservação das cenouras?

    Resposta pessoal. Espera-se que os alunos compreendam que a temperatura mais alta fez as cenouras serem conservadas por menos tempo.

  4. Escrevam a resposta para a pergunta inicial: "Qual é a melhor maneira de conservar as cenouras?".

    Exemplo de resposta: em baixas temperaturas.

  1. Escrevam um texto explicando o que aprenderam sobre a influência da temperatura na conservação de alimentos e sobre a importância do prazo de validade para a nossa saúde.

    Espera-se que os alunos relatem que alimentos mal conservados ou com prazo de validade vencido podem fazer mal à saúde.

Vamos avaliar

Avaliação de processo.

Respostas pessoais.

MANUAL DO PROFESSOR

O preparo do experimento deve ser realizado por você e acompanhado pela turma, que pode ser organizada em quatro grupos. Para realizá-lo, traga de casa 4 cenouras já cozidas (2 inteiras e 2 em rodelas) e 4 cenouras cruas (2 inteiras e 2 em rodelas) e 8 potes plásticos com tampa, por exemplo, embalagens vazias de iogurte ou de requeijão. Antecipadamente, verifique a possibilidade de utilizar um espaço na geladeira da escola para guardar 4 potes durante 5 dias.

Organize as cenouras em uma mesa e explique aos alunos a transformação que algumas delas sofreram (cozimento e corte). Monte os potes com as cenouras como indicado no livro do estudante. Peça a alguns alunos que façam as etiquetas e identifiquem os potes adequadamente.

Um representante de cada grupo que observará os potes na geladeira deve acompanhar o professor à cozinha para verificar os potes durante os 5 dias. Os outros alunos acompanham os potes que ficaram à temperatura ambiente.

Oriente-os sobre as alterações que deverão observar no alimento durante os 5 dias. Você pode perguntar a eles: "A aparência mudou? Surgiram novas substâncias? Usem um objeto, como um palito de sorvete, para mexer nas cenouras. A consistência está diferente?", entre outras. É importante que os alunos anotem todas as alterações que observarem porque esse registro vai ajudá-los a analisar todo o processo e chegar a uma conclusão.

Peça que organizem suas anotações em tabelas, como a apresentada na parte inferior desta página.

Observações sobre o pote 1 - Cenoura inteira cozida
Alteração observada 1o dia 2o dia 3o dia 4o dia 5o dia
Consistência
Cor
Cheiro
Textura

Aula 4 - Orientações

Quando terminar o período de observação das cenouras, peça aos alunos que se reúnam em grupo para analisar as informações das tabelas e comparar com as hipóteses elaboradas antes do experimento. Aproveite este momento para incentivá-los a expor suas opiniões e ouvir com respeito a opinião dos colegas para responder às perguntas das atividades 1 a 4 da página 21 do livro do estudante.

Na atividade 5, antes de os alunos escreverem o texto explicativo, promova um debate, para avaliar o que compreenderam sobre o tema: se perceberam os efeitos da temperatura na conservação de alimentos e por que não é recomendável usar produtos vencidos. Aproveite para abordar o tema transversal contemporâneo Saúde, alertando os alunos sobre hábitos de higiene na conservação e preparação de alimentos e que o consumo de um produto fora da validade pode causar intoxicação alimentar.

Essa atividade promove também o trabalho com a produção da escrita, componente essencial para alfabetização da PNA.

Após a discussão das atividades, explique aos alunos que, mesmo dentro da geladeira, os alimentos frescos ou a sobra de alimentos devem ser guardados em recipientes bem fechados e a geladeira deve ser mantida sempre limpa. Para saber mais sobre cuidados com alimentos, acesse: https://oeds.link/J4PRin. Acesso em: 3 ago. 2021.

Para finalizar a etapa, peça aos alunos que respondam às perguntas do boxe Vamos avaliar. Essa avaliação de processo, ou formativa, permite aferir o desenvolvimento dos alunos até o momento e rever e alterar, se necessário, o planejamento das próximas etapas para auxiliar os alunos que ainda tenham dúvidas sobre o assunto.

Instruções sobre as avaliações

Para que uma avaliação possa desempenhar a função formativa ou de processo é necessário usar várias técnicas e instrumentos: aplicação de provas (orais ou escritas), observação, estudo de caso, dinâmicas de grupo, autoavaliação, entre outras.

A avaliação formativa não ocorre no final de um processo de ensino e de aprendizagem, ela permeia todo o processo. O objetivo é obter informações sobre a aprendizagem dos alunos e servir como parâmetro para que, se necessário, o professor redirecione suas ações, retome conceitos e conteúdos em prol da aprendizagem dos alunos.

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Etapa 3 Aquecimento e resfriamento

Vamos observar o que acontece com um cubo de gelo quando está fora do congelador? Siga as orientações do professor para realizar o experimento a seguir.

Vamos experimentar

Material necessário

IMAGEM: dois cubos de gelo derretendo. FIM DA IMAGEM.

Pedras de gelo derretendo.

Como fazer

Atividades

  1. Após alguns minutos fora do congelador, o gelo se apresenta da mesma forma?

    Resposta pessoal. Espera-se que os alunos tenham observado que o gelo começou a derreter.

  2. O que aconteceu com o conteúdo do recipiente no final do experimento?

    A água que estava no estado sólido voltou para o estado líquido.

  3. O que causou essa transformação?

    Resposta pessoal. Exemplo de resposta: a temperatura do ambiente causou o derretimento do gelo.

  4. Se colocarmos o conteúdo do recipiente de volta no congelador, o que vocês acham que vai acontecer?

    Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem que a água voltará para o estado sólido (gelo) novamente.

MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 3

Sugestão de roteiro de aula

Objetivos da etapa

BNCC

Habilidades

(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).

(EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc).

Competência específica

Ciências da Natureza: 3

Veja a descrição da competência na Introdução do projeto 1.

Tempo estimado: 2 aulas

Recursos: livro do estudante; pedras de gelo, recipiente plástico, caderno para anotações.

Aula 1 - Orientações

Nesta etapa, os alunos poderão ver um exemplo cotidiano de transformação reversível: uma pedra de gelo (água no estado sólido) que muda para o estado líquido. Antes da observação, estimule-os perguntando o que vai acontecer com o gelo e por quê. Peça que anotem suas hipóteses e as alterações que ocorrerão no gelo durante o experimento. Em seguida, organize-os em grupos e inicie uma discussão sobre esses apontamentos direcionando para as respostas das atividades propostas. Depois de discutirem, peça que anotem as respostas no livro do estudante.

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Agora, observe estas imagens:

IMAGEM: pedaços de papel sendo consumidos pelo fogo. FIM DA IMAGEM.

Papel queimando.

IMAGEM: cinzas de papel. FIM DA IMAGEM.

Cinzas de papel.

Quando uma fonte de calor entra em contato com um papel, ele queima até se transformar em cinzas.

  1. Após essa transformação, você acha que o papel pode voltar a ter as características que tinha antes de ser queimado? Por quê?

    Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que o papel não voltará a ter as mesmas características de antes.

Outros materiais podem ser transformados com a ação do calor. Porém, cada tipo de material reage de maneira diferente a variadas temperaturas.

O metal, por exemplo, não queima facilmente como o papel, mas também se transforma quando é aquecido. Veja o que ocorre no experimento abaixo. Uma bola de metal que facilmente passava por um aro, ao ser aquecida, não pode mais atravessar o mesmo aro. Isso se dá porque o metal se expande ao entrar em contato com uma fonte de calor.

IMAGEM: estrutura de ferro com um cilindro que expele uma chama contínua. uma bola de metal passa por dentro um aro do mesmo material, e é aquecida pela chama. FIM DA IMAGEM.

A. A bola de metal passou pelo aro e está sendo aquecida. B. A Pola de metal, após aquecida, não passa de volta pelo aro.

MANUAL DO PROFESSOR

Aula 2 - Orientações

Nessa aula, as transformações ocorridas em alguns materiais serão analisadas por meio da observação de fotos. As duas primeiras imagens mostram a transformação de um papel, primeiro o papel queimando e, em seguida, as cinzas. Leve para a aula as cinzas de uma folha de papel queimada e permita que os alunos observem lado a lado uma folha de papel intacta e as cinzas.

Pergunte a eles quais transformações ocorreram no papel. Verifique se eles comentam, por exemplo, sobre a cor e a textura. Após a discussão, peça que respondam à atividade 1 da página 23 do livro do estudante. Espera-se que percebam que o papel não voltará a ter as mesmas propriedades que tinha antes de ser queimado, pois a queima origina outro material: as cinzas. Ou seja, esta é uma transformação irreversível.

Na atividade 1, da página 23 do livro do estudante, também são apresentadas imagens de um experimento em que se aquece uma bola de metal e ela se dilata. No processo de dilatação, há aumento da medida do volume do material; com isso, a bola fica mais volumosa e não passa pelo anel, como ocorria antes de ser aquecida. Na página 24 do livro do estudante, há a foto de uma máquina derramando metal em estado líquido em moldes. O metal, quando resfriado, voltará ao estado sólido e adquirirá o formato retangular do molde em que foi derramado. Faça com os alunos a leitura do texto e das imagens dessas páginas, promovendo, assim, o desenvolvimento da fluência de leitura, componente essencial da PNA.

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Entretanto, se um metal for aquecido a uma alta temperatura, pode ficar maleável ou até derreter e se transformar em um metal líquido.

O aço, por exemplo, se transforma em líquido quando aquecido à temperatura aproximada de 1 300 °C, mas, quando resfriado, ele volta ao estado sólido. Esse processo permite que um metal se transforme em objetos, pois, quando está no estado líquido, ele pode ser moldado, como mostra a imagem abaixo.

IMAGEM: metal líquido é despejado de um grande recipiente em moldes retangulares. FIM DA IMAGEM.

Metal líquido sendo colocado em moldes retangulares.

No experimento que fizeram com o gelo, a água congelada voltou ao estado líquido, ao ser exposta à temperatura ambiente. Dizemos que esse processo é reversível, pois ele pode ser repetido sem alterar as características da água.

No caso do papel queimado que virou cinzas, dizemos que ele sofreu um processo irreversível, pois não pode voltar às suas características originais.

  1. No experimento com a bola metálica, depois de se expandir e deixar de ser aquecida, você acha que ela voltará ao estado inicial e passará novamente pelo aro? Explique.

    Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem que a bola de metal, em temperatura ambiente, se contrai e volta ao estado inicial, e se trata de um processo reversível.

  2. O metal que está nos moldes, após o processo de resfriamento, poderá voltar ao seu estado inicial? Ele passou por um processo reversível ou irreversível?

    Sim; reversível.

  3. Cite outras situações do seu dia a dia em que ocorrem transformações reversíveis e irreversíveis.

    Exemplos de resposta: reversível: congelamento de sorvete; irreversível: ovo fritando.

MANUAL DO PROFESSOR

Explique a eles as transformações reversíveis e irreversíveis. Se julgar adequado, você pode utilizar a metodologia de sala de aula invertida, solicitando aos alunos que pesquisem se as transformações indicadas a seguir são reversíveis ou irreversíveis e justifiquem sua resposta para a turma reunida em uma roda de conversa: água quente e água fria, refrigerante gelado e refrigerante à temperatura ambiente, carne crua e carne cozida, laranja inteira e suco de laranja, árvore inteira e árvore cortada, ovo inteiro e ovo frito.

Espera-se que os alunos expliquem que, nessa lista, há transformações reversíveis, ou seja, que podem ser desfeitas, como água quente e água fria e refrigerante gelado e refrigerante à temperatura ambiente. A água pode ser aquecida e esfriada novamente e o refrigerante pode ser gelado novamente ou não. Há também transformações irreversíveis, ou seja, que não podem ser desfeitas, como carne cozida e carne crua, suco de laranja e laranja inteira, árvore cortada e árvore inteira, ovo frito e ovo inteiro.

Inicie uma discussão sobre as atividades 2, 3 e 4 da página 24 do livro do estudante. Na atividade 2, pergunte aos alunos o que acham que acontecerá com a bola metálica. Faça a mesma pergunta na atividade 3, referindo-se ao metal que está nos moldes. Após a discussão, explique a eles que, nos dois casos, o metal pode voltar ao estado anterior: a bola, quando em temperatura ambiente, se contrai; e o molde de metal em estado sólido, se for aquecido novamente, poderá voltar ao estado líquido em que estava antes e ser usado para produzir outro objeto. Nesses casos, trata-se de transformações reversíveis.

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Etapa 4 Efeitos da umidade

O excesso de umidade pode provocar transformações indesejadas em alguns materiais, causando o aparecimento de bolor em roupas, alimentos, paredes etc. e a deterioração de objetos de madeira, como portas e móveis.

IMAGEM: móvel com um canto de sua superfície danificado com aspecto esfarelado. FIM DA IMAGEM.

Tampo de móvel danificado.

IMAGEM: canto de um cômodo úmido com bolor, próximo ao rodapé e sobe pela parede. FIM DA IMAGEM.

Parede e rodapé embolorados.

Em equipamentos eletrônicos, a umidade pode danificar componentes e fazer com que os aparelhos deixem de funcionar. Por esse motivo é comum vermos em suas embalagens saquinhos de gel dessecante para absorver a umidade.

Dessecante:
aquele que desseca, enxuga, tira a umidade.

A umidade também contribui para o enferrujamento de metais. Você já percebeu que a ferrugem está presente em nosso cotidiano?

IMAGEM: um cadeado coberto por ferrugem. FIM DA IMAGEM.

Cadeado enferrujado.

  1. Você já viu algum objeto enferrujado? Peça ajuda a um adulto para fazer uma pesquisa, em sua casa ou nas ruas do bairro em que mora, para observar materiais enferrujados. Anote, fotografe ou desenhe em seu caderno as características que observou para mostrá-las aos colegas e ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 4

Sugestão de roteiro de aula

Objetivos da etapa

BNCC

Habilidade

(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).

Competência específica

Ciências da Natureza: 3

Veja a descrição da competência na Introdução do projeto 1.

Tempo estimado: 1 aula

Recurso: livro do estudante.

Aula 1 - Orientações

Nesta aula, o objetivo é que os alunos reconheçam os efeitos da umidade em materiais do cotidiano e iniciem a observação e a pesquisa sobre ferrugem para a preparação do produto final.

Para o trabalho com esse tema, peça aos alunos que antecipadamente, com a ajuda de um adulto e sem tocar nos objetos, observem ambientes úmidos, móveis danificados pela ação da umidade ou objetos com ferrugem.

Solicite que registrem a pesquisa relacionando o local em que observaram a umidade, em qual móvel, objetos de madeira ou outros materiais nos quais havia marcas de umidade. Peça também que anotem, fotografem ou desenhem em seu caderno as características dos objetos com ferrugem. Depois, convide os alunos a comentar o que concluíram sobre os efeitos da umidade em móveis e objetos de madeira, entre outros, e da ferrugem em alguns metais, como o ferro.

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Etapa 5 Transformações artísticas

Muitas vezes objetos que estão quebrados, em mau estado de conservação ou desgastados pelo tempo são usados por artistas na elaboração de suas obras.

Podem ser usados os mais variados tipos de material que seriam inutilizados ou descartados, como portas, janelas de madeira, bancos ou cadeiras de plástico, teclados de computador, tampinha de garrafas, restos de tecido, objetos enferrujados etc.

Os artistas transformam esses materiais em esculturas, pinturas, gravuras ou em outros objetos.

Em gravuras feitas com ferrugem em tecido, são colocados objetos enferrujados sobre o tecido para obter a estampa. Também é possível envolver os objetos enferrujados com o tecido e, em seguida, amarrar com uma linha forte. O tecido deve estar úmido para as marcas de ferrugem dos objetos se transferirem para ele.

Entre os artistas brasileiros que utilizam esse recurso está Daniel Senise, pintor e gravador, nascido no Rio de Janeiro (RJ), que adota vários procedimentos em suas obras, como o uso da ferrugem de pregos e outros materiais de ferro, que deixam marcas nas telas.

Observe abaixo uma de suas obras, produzida com pregos de ferro enferrujados sobre cretone, que é um tecido encorpado feito de algodão.

IMAGEM: pregos enferrujados organizados no formato de um oito deitado sobre um tecido de algodão. FIM DA IMAGEM.

Quase Infinito, 1992, 72 cm × 183 cm, óxido de ferro e esmalte sintético sobre cretone.

Agora, inspirados na obra de Daniel Senise, você e seus colegas vão elaborar o produto final realizando o experimento a seguir. Sigam as orientações do professor.

MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 5

Sugestão de roteiro de aula

Objetivos da etapa

BNCC

Habilidade

(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).

Competência específica

Ciências da Natureza: 3

Veja a descrição da competência na Introdução do projeto 1.

Tempo estimado: 2 aulas

Recursos: livro do estudante; uma camiseta de algodão ou qualquer outra peça de tecido sem estampa; objetos que enferrujam, como chaves, clipes, grampos para cabelo, correntes de ferro etc.; sal; recipiente plástico; luvas e máscaras.

Aula 1 - Orientações

Nessa etapa, os alunos vão produzir o produto final utilizando materiais enferrujados.

A atividade proposta permite que os alunos experimentem diferentes formas de expressão artística fazendo uso sustentável de materiais e técnicas não convencionais.

Inicie a aula lendo o texto com os alunos. Comente que alguns artistas utilizam a ferrugem para compor suas obras de arte, como Daniel Senise, cujas obras podem ser apreciadas em: https://oeds.link/gteLfp. Acesso em: 3 ago. 2021. Esse artista utiliza pó de ferrugem, ferrugem e sucata na confecção de suas obras. Para compreender a técnica utilizada por Daniel Senise, leia o texto indicado na parte inferior da página seguinte.

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Vamos experimentar

Material necessário

Atenção!

Nesta atividade, é muito importante usar luvas e máscaras ao manusear os objetos com ferrugem.

Como fazer

Atividades

  1. Quais objetos você escolheu para produzir sua estampa na camiseta?

    Resposta pessoal.

  2. Depois de quantos dias você observou as primeiras marcas de ferrugem?

    Resposta pessoal.

  3. Quanto tempo foi necessário para obter o resultado desejado?

    Resposta pessoal.

MANUAL DO PROFESSOR

Após a conversa sobre o uso da ferrugem e a obra de Daniel Senise, organize os alunos em grupos para que discutam a elaboração do produto final. Leia com eles a proposta do experimento, peça que reúnam os materiais necessários e resolvam quem ficará responsável pelo relatório de observação do material durante a semana, como decidirão se já está adequado para fazer a estampa etc.

Aula 2 - Orientações

Após os cinco dias de observação, se o material já estiver apresentando sinais de ferrugem, oriente-os na confecção da estampa. Converse com eles sobre o tipo de tecido que podem utilizar, por exemplo: camisetas, sacolas retornáveis, panos de prato, entre outros, desde que estejam limpos e não tenham estampa.

Explique aos alunos que eles devem utilizar luvas e máscaras para não aspirarem o pó de ferrugem. É preciso que você supervisione os trabalhos dos grupos para evitar riscos. Eles devem decidir juntos como querem dispor os objetos para formar a estampa desejada.

Se for possível, permita que os alunos filmem ou fotografem o processo, para expor as imagens com o produto final. Se for acessível, os alunos podem realizar uma exposição virtual das imagens nas redes sociais do colégio, por meio da plataforma de uso gratuito Padlet, que possibilita criar quadros virtuais para organizar uma exposição de trabalhos do grupo por meio de um link. Atenção: não se esqueça de que é necessário pedir autorização dos responsáveis caso sejam expostas fotos com as crianças.

Sugestão de leitura

O procedimento de Senise consiste, na verdade, em uma espécie de acréscimo por justaposição e requer o registro da impressão de elementos extrínsecos. A tela ou o tecido de algodão delgados são preparados e cobertos com pigmento, em seguida estendidos, ainda úmidos, sobre o piso do ateliê. Ao serem descolados do piso, retêm em sua superfície uma estampa das marcas [...].

O próprio ateliê faz parte da paleta à disposição do artista: seu piso, os detritos e refugos, cacos, pregos, colas, tintas, telas. [...] Em 1989, o artista praticamente abandonou essa técnica de elaboração das superfícies e ainda que a tenha retomado ocasionalmente no início da década de 1990, ele então já adotara outros procedimentos, tais como o uso de pregos de ferro que deixam as marcas da ferrugem.

ADES, Dawn. Daniel Senise: vestígios. Disponível em: https://oeds.link/iq4Sef. Acesso em: 3 ago. 2021.

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Finalizando

Vamos avaliar

Avaliação de resultado. Respostas pessoais.

Em roda de conversa, discuta com os colegas sobre os seguintes tópicos:

  • O que você aprendeu sobre as transformações nos materiais?
  • Você acha importante conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a conservação de alimentos e de materiais?
  • O que vocês aprenderam sobre a ferrugem?

Hora de compartilhar!

Com a orientação do professor, organizem uma exposição para demonstrar aos familiares e à comunidade escolar o produto final. Façam um varal de estampas para expor a arte que criaram com os objetos enferrujados. Aproveitem a oportunidade para ensinar às pessoas esse processo de criação.

Conversem com o professor para organizarem horários, no dia da exposição, para realizar uma oficina de estampas e explicar aos convidados como a ferrugem foi usada nesse processo. Façam convites e distribuam antecipadamente aos convidados.

Produzam também cartazes para orientar as pessoas sobre a conservação de alimentos e outros materiais; sobre os tipos de transformação que alguns materiais podem sofrer; sobre a importância do prazo de validade dos produtos; além de outros assuntos deste projeto que queiram compartilhar. Anotem abaixo qual será a responsabilidade do seu grupo na realização da exposição.

MANUAL DO PROFESSOR

Finalizando

Após a produção da arte nos tecidos, reúna os alunos em uma roda de conversa e incentive-os a refletir sobre tudo o que foi realizado no projeto. As perguntas do boxe Vamos avaliar ajudam a fazer uma avaliação de resultado, mas é importante elaborar outras questões que julgar necessárias.

Hora de compartilhar!

Em Hora de compartilhar!, os alunos devem planejar como realizarão a exposição. Para isso, pode-se propor uma assembleia de classe, solicitar que os alunos opinem e votem para a tomada de decisão. Oriente-os na realização da assembleia. Essa prática promove a formação da cidadania, o desenvolvimento da argumentação e a aquisição de princípios democráticos.

Diga aos alunos que, no dia da exposição, eles devem estar preparados para explicar aos convidados como criaram as obras expostas. A ideia é incentivá-los a relatar o que fizeram no decorrer do projeto até a criação das obras. Explique a eles como esse processo pode ser útil para as pessoas da comunidade. Por exemplo, ao ensinarem essa técnica de estampagem, alguém do público pode ter a ideia de fazer camisetas, bolsas etc. por meio desse processo e comercializá-las a fim de obter ou complementar sua renda.

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Avaliando o nosso projeto

Autoavaliação.

Ouça com atenção as orientações do professor para compreender o que significa cada item a ser avaliado. Depois, responda a cada pergunta preenchendo o quadrinho correspondente considerando o modo como você se avalia em relação a cada item.

Sim Às vezes Nem sempre
Ouvi e respeitei a opinião dos colegas e contribuí para manter um bom relacionamento entre todos?
Demonstrei interesse nas atividades propostas e participei ativamente delas?
Compreendi os conteúdos trabalhados?
Consultei diferentes materiais de pesquisa?
Levantei hipóteses e as analisei durante os experimentos e pesquisas?
Atingi os objetivos do projeto?
MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

Nesta aula, a intenção é conversar com os alunos sobre o projeto, incentivando-os a dar sua opinião, a analisar o que realizaram e aprenderam no decorrer das etapas do projeto até a apresentação do produto final e verificar se os objetivos foram alcançados. Oriente-os na realização da autoavaliação.

Após a autoavaliação, converse com cada aluno sobre os pontos fortes e as fragilidades de cada um, o que pode ser feito para superar essa dificuldade, quais atitudes podem mudar para que o trabalho no próximo projeto seja mais produtivo e gratificante, tanto individual quanto coletivamente. A satisfação pessoal ao aprender e superar dificuldades contribui para fortalecer a autoconfiança e para manter uma atitude positiva diante dos desafios escolares.

CONCLUSÃO DO PROJETO 1

Reflexão sobre as avaliações

A proposta de oferecer projetos integradores tem o objetivo de proporcionar ao aluno a vivência como sujeito participativo do próprio processo de aquisição de conhecimento, superando a condição de receptor para se transformar gradativamente em agente da própria aprendizagem, atuando ativamente em pesquisas, experimentos e atividades em grupo, tornando-se cada vez mais autônomo. Ao desenvolver o trabalho com projetos, que envolve pesquisas, experimentos, elaboração de hipóteses, conclusões que as refutem ou confirmem, além de atividades diversificadas, propõem-se também diversificadas formas de avaliação: avaliação diagnostica, de processo ou formativa, de resultado e autoavaliação.

Os diversos momentos de avaliação propostos neste projeto 1, Transformações nos materiais, foram elaborados para levantar e mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os assuntos abordados (avaliação diagnostica), para acompanhar as aprendizagens deles no decorrer das etapas e permitir que o professor obtenha parâmetros sobre o que será preciso mudar em seu planejamento para que todos os alunos, mesmo com diferentes desempenhos, possam atingir os objetivos determinados (avaliação formativa ou de processo) e, por fim, para verificar os resultados das aprendizagens no final do projeto (avaliação de resultado).

Avaliar é parte constitutiva do processo de ensino-aprendizagem. Esse sempre foi o papel tradicional das avaliações: propõe-se uma prova, atribui-se uma nota e o aluno é promovido ou não. No entanto, essa forma simplificada de avaliar já não atende à complexidade das habilidades exigidas em um mundo em contínua e rápida transformação. Assim, a escola deve estar preparada para acompanhar as transformações tecnológicas, sociais, culturais e econômicas e proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver "várias inteligências", não se restringindo aos componentes curriculares tradicionais. Nesse sentido, após participar dos experimentos, realizar as atividades e se envolver nas várias propostas de avaliação e de autoavaliação, ao finalizar o projeto 1, espera-se que os alunos estejam aptos a responder à questão norteadora e às demais propostas abaixo.

Como as transformações sofridas pelos materiais refletem no dia a dia?

Para avaliar se estão aptos a respondê-la, ou seja, se eles compreenderam as transformações ocorridas nos materiais estudados nas etapas do projeto, sugerimos reuni-los em uma roda de conversa e refletir coletivamente sobre os objetivos do projeto, questionando e solicitando aos alunos que expliquem suas respostas fundamentando-as com argumentos:

  • Você identificou a transformação de materiais no cotidiano?
  • Você entendeu o que é o prazo de validade dos produtos e compreendeu que um alimento que está fora do prazo de validade sofre transformações?
  • Você realizou uma coleta de dados para investigar a validade de produtos de uso cotidiano?
  • Você identificou transformações reversíveis e irreversíveis de materiais? Dê exemplos.
  • Você compreendeu que algumas transformações ocorrem pelo efeito do aquecimento e do resfriamento? Dê exemplos.
  • Você observou o efeito da umidade sobre alguns materiais? O que você percebeu?
  • Você observou e compreendeu a transformação ocorrida em metais e a formação de ferrugem?
  • Você entendeu que é possível utilizar ou reutilizar materiais enferrujados na arte?
  • Você tem dificuldade para ler e entender os textos? A dificuldade está na leitura das palavras ou das frases completas?
  • Você localizou facilmente a data de validade nas embalagens dos produtos?
  • Se você for ao mercado com um adulto, vai conferir as datas de validade dos produtos antes de passar pelo caixa?
  • O que a umidade pode provocar em alguns metais como o ferro?
  • O que você aprendeu com seus colegas ao trabalhar em grupo? Explique.
  • Houve recursos ou dispositivos disponíveis para que vocês conseguissem fazer as pesquisas na internet e as tarefas solicitadas?
  • Houve comunicação entre a escola e seus responsáveis para que vocês fossem apoiados nas pesquisas e tarefas?

As anotações feitas pelo professor durante a conversa podem ser utilizadas na elaboração de relatórios sobre o desempenho geral da turma, de cada grupo, ou de cada aluno individualmente. Os relatórios coletivos e individuais de acompanhamento de aprendizagem possibilitam, respectivamente, uma visão geral das ações da escola que precisam ser melhoradas e parâmetros sobre o desenvolvimento das habilidades e competências da BNCC e dos componentes essenciais da PNA voltados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A organização dessas informações nos relatórios, além de facilitar a reorientação do planejamento, serve de subsídio para as reuniões de conselho de classe e para o atendimento de pais ou responsáveis.

Sugestão de relatórios

Relatório coletivo de indicadores de aprendizagem

Turma:

Professor:

Projeto integrador 1 - Transformações nos materiais

O relatório coletivo deve apresentar uma breve descrição da turma, abordando o número de alunos, a média de idade, a dinâmica individual e de interação em grupo, o envolvimento e a participação nos trabalhos propostos. Na sequência, deve explicar o propósito do trabalho com projetos integradores e os objetivos e expectativas sobre o projeto 1. Esse relatório pode apontar as dificuldades gerais da turma durante a execução do projeto, por exemplo: os alunos tiveram dificuldade para compreender por que os alimentos se deterioram; os alunos não conseguiram providenciar os materiais necessários aos experimentos; as pesquisas não foram realizadas por falta de materiais impressos e de acesso à internet, entre outras observadas pelo professor no decorrer do projeto. Ao conhecer as dificuldades gerais dos alunos, a equipe pedagógica pode tentar se mobilizar para solucionar algumas delas e também mobilizar os responsáveis para que tenham uma participação mais ativa na vida escolar dos alunos, enfatizando a importância da parceria entre a escola e os responsáveis pelo aluno.

O relatório coletivo deve ressaltar que o trabalho com projetos integradores favorece a autonomia e o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem por meio de experimentos, pesquisas e atividades diversificadas, individuais, em dupla e em grupos, para ampliar os conhecimentos deles e aplicá-los em um produto final apresentado à comunidade e a alguns convidados.

Relatório individual de indicadores de aprendizagem

Estudante:

Turma:

Professor:

Projeto integrador 1 - Transformações nos materiais

O relatório individual deve estar focado no aluno e no seu desempenho individual. Não se deve compará-lo com outros alunos, pois cada indivíduo é único, com ritmo próprio e potencial para desenvolver diferentes competências e habilidades. O relatório pode abordar como o aluno interage com os demais, a participação dele nas aulas, nas pesquisas, nos trabalhos em grupos e as contribuições dadas aos colegas, o envolvimento dele na elaboração do produto final e as reflexões apresentadas nos momentos de autoavaliação. Para elaborar o relatório individual, é fundamental conhecer as potencialidades do aluno, analisar o desempenho dele durante o desenvolvimento do projeto, compreender quais foram as suas dificuldades e relatar o que será feito para ajudá-lo a superá-las. As conversas individuais são valiosas e oferecem subsídios para o professor encontrar estratégias que apoiem os alunos que apresentem dificuldades semelhantes.

Ao entregar o relatório aos responsáveis, é essencial enfatizar que o apoio dos familiares é de fundamental importância para o desenvolvimento escolar do aluno. Nesse sentido, também é fundamental que a escola esteja a par da realidade da comunidade e procure manter a parceria e a proximidade entre a equipe escolar, os responsáveis, os alunos e demais envolvidos na educação deles.