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Projeto 2 Misturar e separar
Você sabia que o óleo usado em frituras não pode ser reaproveitado no preparo de outros alimentos? E você sabe como ele deve ser descartado?
Jogá-lo no ralo da pia ou na terra não são atitudes corretas, porque ele pode trazer muitos prejuízos ao meio ambiente e para você.
Como podemos descartar o óleo usado sem prejudicar o meio ambiente?
Você já reparou que água e óleo não se misturam? Como o óleo não se dissolve na água, se ele for descartado incorretamente, pode entrar nos cursos de água - córregos e rios - e formar uma camada que impede a entrada do oxigênio e da luz na água, recursos necessários para a manutenção da vida. Por isso, é importante saber que 1 litro de óleo pode contaminar aproximadamente 25 mil litros de água.
MANUAL DO PROFESSOR
INTRODUÇÃO DO PROJETO 2
Misturar e separar
Neste projeto, os alunos perceberão que as misturas fazem parte do cotidiano. Vão conhecer alguns tipos de mistura, aprender sobre os processos de separação de misturas, relacionando-os aos processos de separação de mistura realizados nas etapas de tratamento da água, e discutir sua importância para a saúde e o meio ambiente.
Objetivos
- Identificar misturas no cotidiano.
- Perceber em quais misturas os componentes que as formaram podem ou não ser distinguidos.
- Investigar, por meio de experimento, algumas misturas e suas características.
- Investigar o comportamento das misturas em que um dos elementos é a água.
- Realizar um experimento com misturas de cores.
- Conhecer métodos de separação de misturas.
- Compreender como as técnicas de separação de misturas podem ser usadas em uma estação de tratamento de água.
- Construir a maquete de uma estação de tratamento de água.
Justificativa
Esse projeto traz questões relacionadas a misturas e separação de misturas, por meio de diferentes experimentos. Serão apresentados tipos de mistura e alguns processos de separação de misturas que levarão à compreensão dos métodos de separação usados para o tratamento da água que consumimos.
Interdisciplinaridade
Este projeto propõe a abordagem interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Ciências da Natureza, com relevância para a área de Ciências da Natureza, propondo atividades que podem levar os alunos a identificar misturas e suas formas de separação.
BNCC - Competências e habilidades
Este projeto possibilita o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC descritas a seguir.
Competências gerais da Educação Básica
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
4. Utilizar diferentes linguagens - verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Competência específica de Matemática
- Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
Competências específicas de Ciências da Natureza
- Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
Habilidades de Matemática
(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
Habilidade de Ciências da Natureza
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Política Nacional de Alfabetização (PNA)
Entre os componentes essenciais para a alfabetização propostos pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), são tratados neste projeto a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário, a compreensão de textos, a produção de escrita, a localização e a interpretação de informações e a leitura inferencial.
As situações em que é possível desenvolver esses componentes permeiam todos os textos, experimentos, atividades e seções deste projeto e são enfatizadas em alguns momentos com a indicação do ícone específico "Leitura e escrita" no Livro do estudante e nos comentários neste Manual do professor.
Por se tratar de um trabalho com projetos integradores, que abrangem principalmente conhecimentos de duas áreas, exige-se continuamente dos alunos que leiam, busquem informações e as interpretem, por exemplo, ao solicitar a eles que leiam em voz alta a introdução das etapas, os textos da seção Saiba mais ou de algumas páginas específicas; ao indicar que pesquisem palavras desconhecidas em dicionários ou que expliquem o sentido de determinadas palavras em algumas frases; ao propor questões que exigem que os alunos façam inferências a partir de informações obtidas direta ou indiretamente de um texto ou de uma imagem; ao incentivá-los a trocar opiniões sobre o que foi pesquisado; ao pedir que elaborem um resumo; ao sugerir, no início do projeto, que reservem páginas do caderno para fazer listas ou descritivos dos temas desenvolvidos em cada etapa; ao prever a elaboração e apresentação de um produto final, por meio da produção de cartazes, folhetos, textos em blogs, podcasts, entre outros recursos. Essa diversidade de propostas vai ao encontro dos pressupostos de alfabetização da PNA.
Sugestão de cronograma
O tempo estimado para a realização deste projeto é de 17 aulas, distribuídas conforme o cronograma a seguir.
Início | Abertura e Conhecendo o projeto | 2 aulas |
Etapa 1 | Misturas no dia a dia | 1 aula |
Etapa 2 | Misturando diferentes líquidos | 2 aulas |
Etapa 3 | Misturando com a água | 2 aulas |
Etapa 4 | Arte com misturas | 2 aulas |
Etapa 5 | Separação de misturas | 2 aulas |
Etapa 6 | Como a água que consumimos é tratada | 2 aulas |
Etapa 7 | Construindo uma maquete | 2 aulas |
Conclusão | Finalizando | 2 aulas |
Abertura
Para iniciar este projeto, realize uma roda de conversa incentivando cada aluno a contar o que pensa quando ouve a palavra "mistura". Faça algumas perguntas, como:
- O que é uma mistura?
- É possível separar os produtos que estão em uma mistura?
Depois, leia o texto de abertura, apresentando as imagens. Em seguida, inicie uma conversa sobre o descarte de óleo usado. Deixe claro que isso deve ser feito por um adulto e depois de esfriar.
Abordando o tema contemporâneo transversal Meio Ambiente, comente com os alunos que o descarte incorreto pode causar a contaminação do solo e da água resultando na morte de seres vivos que ali vivem. Em casa, se descartado nos ralos de pia, pode entupir o encanamento da residência e também a tubulação da rede de esgoto, pois o óleo absorve restos de alimentos que atraem ratos e insetos causadores de doenças.
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Vamos conversar
Avaliação diagnóstica.
-
Como é feito o descarte de óleo em sua casa?
Resposta pessoal.
-
Um litro corresponde, aproximadamente, a 200 colheres de chá. De acordo com o texto, quantos litros de água seriam contaminados se uma colher de chá de óleo fosse descartada em local inadequado?
125 litros.
-
No bairro em que você mora há postos de coleta de óleo doméstico?
Resposta pessoal.
-
Você conhece outros produtos que não se misturam com a água e podem contaminá-la? Se sim, dê exemplos.
Respostas pessoais.
-
No município em que você mora há córregos ou rios? Se sim, as águas deles são limpas ou recebem esgoto e outros materiais poluentes?
Respostas pessoais.
-
Há estações de tratamento de água na região em que você mora?
Resposta pessoal.
O óleo descartado nos ralos gruda na tubulação e, com o passar do tempo, pode entupir o encanamento. Com isso, além de poder causar alagamentos, pode trazer prejuízo financeiro para o reparo.
Para descartar o óleo corretamente, você deve esperar que ele esfrie, coá-lo com o auxílio de um filtro de papel ou de uma peneira e depois despejá-lo em uma garrafa PET com a ajuda de um funil. Depois, o óleo armazenado deve ser entregue nos postos de coleta de óleo de seu município.
MANUAL DO PROFESSOR
Vamos conversar
A Abertura e o boxe Vamos conversar têm o objetivo de mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e fazer um diagnóstico do que eles já sabem sobre o tema do projeto. As hipóteses levantadas por eles podem ser confrontadas com o aprendizado adquirido até o final do projeto e confirmadas ou não. É importante retomá-las posteriormente para que os alunos avaliem a evolução dos seus conhecimentos.
Uma estratégia para mobilizar os alunos é pedir a eles que leiam em voz alta cada atividade do boxe. Depois, incentive-os a expor suas ideias livremente. Você pode anotar as impressões do grupo para depois retomá-las no final do projeto.
Sempre que possível, peça aos alunos que leiam em voz alta textos e questões. Essa prática promove a fluência em leitura oral, componente essencial para a alfabetização da PNA.
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Conhecendo o projeto
É possível deixar a água dos rios e córregos limpa e própria para o consumo?
No dia a dia, realizamos diversas misturas, principalmente ao cozinhar. Algumas não conseguimos perceber, outras são bem visíveis. O estudo dessas misturas justifica a proposta deste projeto.
Neste projeto, o objetivo é conhecer algumas misturas e descobrir como separar alguns materiais. Com isso, poderemos compreender o processo de tratamento de água e de esgoto.
O produto final do projeto será uma maquete feita por você e seus colegas de grupo para apresentar as etapas de separação das impurezas da água em uma estação de tratamento.
Etapas do projeto
Etapa 1: Misturas no dia a dia
Etapa 2: Misturando diferentes líquidos
Etapa 3: Misturando com a água
Etapa 4: Arte com misturas
Etapa 5: Separação de misturas
Etapa 6: Como a água que consumimos é tratada
Etapa 7: Construindo uma maquete
Vamos começar? Anote abaixo as datas previstas de início e término do projeto.
Início do projeto:
//
Término do projeto:
//
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecendo o projeto
Apresente aos alunos a questão norteadora, as etapas do projeto e o produto final. Organize com eles um cronograma para a execução do projeto e fixe-o na sala de aula para irem acompanhando o desenvolvimento, reavaliando ao final de cada etapa se será necessário fazer mudanças nesse cronograma.
Ao apresentar o título de cada etapa, pergunte que atividade eles acham que farão nela, associando-a aos objetivos do projeto.
Diga a eles que, neste projeto, investigarão essas questões por meio de levantamento de hipóteses, observações, diferentes experimentos e registro das descobertas. Verão quais são os tipos de mistura, alguns processos de separação de materiais e se divertirão com misturas para fazer arte.
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Etapa 1 Misturas no dia a dia
Geralmente, dizemos que fizemos uma mistura quando juntamos dois ou mais materiais diferentes. Por exemplo, nas refeições, misturamos diferentes alimentos no prato; para obter o concreto com o qual são construídas calçadas e outras estruturas, misturamos areia, pedra, cimento e água; entre outras misturas comuns que conhecemos.
Vamos investigar onde mais podemos encontrar misturas?
-
Reúna-se com dois colegas e conversem sobre as atividades do seu cotidiano, citando exemplos de ações em que fazemos ou utilizamos misturas de materiais. Depois, indique algumas dessas ações no quadro.
Exemplos de respostas no quadro.
Quando faço a mistura? Qual é a mistura? Café da manhã Mistura de leite com café ou de leite com achocolatado. Almoço Mistura de arroz com feijão. Lanche Mistura de fruta com água ou leite e açúcar (suco ou vitamina). Ao lavar as mãos Mistura de espuma de sabão com água. -
Em quais das misturas citadas na atividade 1 os componentes, depois de misturados, podem ser observados separadamente e em quais delas não podem?
Exemplo de resposta: Os elementos podem ser observados separadamente na mistura formada pelos alimentos sólidos, como arroz e feijão; eles não podem ser observados separadamente em misturas como leite com café ou leite com achocolatado, fruta com água ou leite e açúcar, espuma de sabão com água.
-
Nas orientações de preparo de um suco concentrado, indica-se misturar 1 parte de suco com 3 partes de água. Se Lúcia deseja fazer suco e encher uma garrafa com capacidade para 800 rnL, qual deve ser a quantidade de água e de suco concentrado que ela deve misturar para a garrafa ficar cheia até o gargalo?
Lúcia deve misturar 200 mL de suco com 600 mL de água.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 1
Sugestão de roteiro de aula
Objetivos da etapa
- Identificar misturas no cotidiano.
- Perceber em quais misturas os componentes que as formaram podem ou não ser distinguidos.
BNCC
Habilidades(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Competência específicaCiências da Natureza: 3
Veja a descrição da competência na introdução do projeto 2.
Tempo estimado: 1 aula
Recurso: livro do estudante.
Aula 1 - Orientações
Solicite aos alunos que descrevam oralmente alguma mistura que realizam em seu cotidiano. Faça perguntas como: "O que misturamos quando fazemos uma vitamina de frutas?" (exemplo de resposta: misturamos leite com bananas), "Que mistura é usada em atividades de limpeza da casa?" (exemplo de resposta: água com detergente). Em seguida, peça que preencham o quadro da atividade 1.
Na atividade 2, explique aos alunos que, em determinadas situações, as substâncias que compõem a mistura ficam indistinguíveis, por exemplo, na mistura de água e açúcar; mas em outras situações, como na mistura de água e óleo, é possível distingui-los. Essa constatação é importante para a compreensão posterior sobre alguns métodos de separação de misturas.
Na atividade 3, Lúcia quer fazer um suco e encher uma garrafa com capacidade de 800 mL. Para fazer o suco, são necessárias 3 partes de água e 1 parte de suco, ou seja, 4 partes. Os alunos devem compreender que as partes de água e suco devem ser iguais, ou seja, de mesma capacidade.
Então 800 mL ÷ 4 = 200 mL, ou seja, cada parte deverá ter 200 mL de capacidade. Como são utilizadas 3 partes de água, temos 3 × 200 mL = 600 mL, ou seja, 600 mL de água; e 1 parte de suco (200 mL de suco).
Portanto, Lúcia deve misturar 200 mL de suco com 600 mL de água para a garrafa ficar cheia até o gargalo.
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Etapa 2 Misturando diferentes líquidos
Você consegue imaginar o que aconteceria se você colocasse detergente de louça, óleo de cozinha e água com corante culinário, um após o outro, em uma garrafa?
Agora, você e seus colegas de grupo vão pensar no que pode acontecer ao realizar esse experimento. Depois, vão verificar na prática o resultado, conforme as orientações do professor.
Vamos experimentar
Material necessário
- Duas garrafas PET transparentes
- Recipiente de plástico
- Um funil
- Detergente líquido colorido
- Óleo de cozinha
- Água
- Corante culinário azul ou vermelho
Como fazer
- Encaixe o funil na boca da garrafa e despeje o detergente líquido até obter uma camada de aproximadamente 4 centímetros.
- No recipiente separado, adicione água e dissolva o corante culinário azul ou vermelho e misture bem. Depois, despeje a água colorida na garrafa PET até formar outra camada de mesma altura que a anterior.
- Finalmente, acrescente o óleo de cozinha formando a última camada.
Atividades
-
Desenhe o resultado do experimento no espaço abaixo indicando como os líquidos ficaram na garrafa.
Desenho pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 2
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Investigar, por meio de experimento, algumas misturas e suas características.
BNCC
Habilidade
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Competências específicas
Ciências da Natureza: 2 e 3
Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 2.
Tempo estimado: 2 aulas. (É importante que sejam duas aulas consecutivas para a realização do experimento apresentado nesta etapa.)
Recursos: livro do estudante, duas garrafas PET transparentes, recipiente de plástico, um funil, detergente líquido colorido, óleo de cozinha, água e corante culinário azul ou vermelho.
Aula 1 - Orientações
Na Etapa 1, os alunos pensaram em situações cotidianas em que misturam substâncias e em quais delas os elementos misturados eram distinguíveis ou não. Nesta etapa, eles vão levantar hipóteses sobre o resultado da mistura apresentada na situação problematizadora inicial: "Você consegue imaginar o que aconteceria se você colocasse detergente de louça, óleo de cozinha e água com corante culinário, um após o outro, em uma garrafa?".
Sugira aos alunos que registrem no caderno suas hipóteses para serem confrontadas com os resultados ao final do experimento.
Certifique-se de que eles sabem identificar todos os líquidos apresentados no material necessário. Depois, pergunte o que eles acham que aconteceria se misturassem esses líquidos dois a dois. Em seguida, pergunte: "E se colocássemos todos juntos em uma mesma garrafa?". Deixe que respondam livremente.
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-
Agite bem a garrafa e, em seguida, coloque-a sobre a mesa. Aguarde alguns minutos e, depois, responda: O que aconteceu com os líquidos ao agitar a garrafa depois de algum tempo?
Espera-se que os alunos respondam que, ao agitar a garrafa, os líquidos se juntaram e, depois de algum tempo, voltaram a se separar.
-
Repita o experimento com a outra garrafa PET alterando a ordem em que os líquidos foram colocados. Descreva o que aconteceu nesse caso.
Espera-se que os alunos percebam que o resultado foi o mesmo.
UMA MISTURA CUJOS ELEMENTOS SÃO VISUALMENTE INDISTINGUÍVEIS CHAMA-SE HOMOGÊNEA, E UMA MISTURA EM QUE ELES SÃO VISUALMENTE SEPARADOS ENTRE SI É CHAMADA HETEROGÊNEA.
-
É possível identificar separadamente todos os líquidos despejados na garrafa ou eles formaram um só produto?
As camadas ficaram separadas entre si.
-
Essa mistura deve ser classificada como homogênea ou heterogênea?
Heterogênea.
MANUAL DO PROFESSOR
Planeje a execução do experimento, se possível, no laboratório de Ciências da escola. Se for realizá-lo na sala de aula, com a ajuda dos alunos, junte duas ou três carteiras para cada grupo e oriente-os a usá-las como mesa. Peça que guardem o material escolar sobre as outras carteiras para evitar que molhem ou estraguem caso respingue algum líquido.
Solicite aos grupos que se organizem: um dos integrantes deve fazer a leitura do passo a passo do experimento, enquanto outros vão fazendo as misturas e outros observam e fazem anotações. Circule pela sala, orientando e auxiliando os grupos durante todo o processo para evitar acidentes. ATENÇÃO! Alerte os alunos para que não coloquem na boca nem ingiram as substâncias e as misturas utilizadas na atividade.
É importante lembrar-se de que, nesse primeiro momento, eles apenas depositam os líquidos na garrafa, sem agitá-la. Peça que observem durante alguns minutos o que acontece com os líquidos na garrafa e, em seguida, façam o desenho pedido na atividade 1.
Depois, peça aos alunos que comparem as observações realizadas com as hipóteses registradas anteriormente.
Aula 2 - Orientações
Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade 2, observem e registrem o que aconteceu com os líquidos após agitarem a garrafa. Em seguida, peça que refaçam o experimento, seguindo a orientação dada na atividade 3.
Apresente aos alunos a definição de misturas homogêneas e heterogêneas. Explique a eles que nas misturas homogêneas não é possível distinguir seus componentes a olho nu; por exemplo, ao misturarmos água com sal. Nas misturas heterogêneas, é possível distinguir os seus componentes a olho nu. Na sequência, solicite que resolvam as atividades 4 e 5.
Solicite aos alunos, como tarefa de casa, que observem e registrem outros exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas presentes no cotidiano e as apresentem aos colegas em classe.
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Etapa 3 Misturando com a água
Você já observou que há bebidas, como chá e suco, que são obtidas misturando alguns ingredientes com água?
Nesta etapa, vamos analisar o que acontece ao misturar água com açúcar, água com sal, água com café e água com achocolatado em pó. Em cada mistura, qual característica você acha que será alterada: cor, cheiro etc.
Quais serão os resultados desse experimento? Anote a seguir a sua hipótese.
Resposta pessoal.
Agora, você e seus colegas, com a orientação do professor, vão verificar na prática o resultado.
Vamos experimentar
Material necessário
- 4 potes de plástico ou 4 copos transparentes
- 4 colheres
- Água
- Açúcar
- Sal
- Pó de café
- Achocolatado em pó
- Etiquetas adesivas para identificar os copos
Como fazer
- Identifique os copos colando as etiquetas e numerando-os de 1 a 4.
- Coloque a mesma quantidade de água em todos os copos.
- Use uma colher limpa para cada ingrediente. Adicione uma colher de sal no copo com o número 1, uma colher de açúcar no copo com o número 2, uma colher de pó de café no copo com o número 3 e uma colher de achocolatado em pó no copo com o número 4.
- Mexa com a colher o conteúdo de cada copo até que o ingrediente adicionado fique bem dissolvido na água.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 3
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Investigar o comportamento das misturas em que um dos elementos é a água.
BNCC
Habilidade
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Competências específicas
Ciências da Natureza: 2 e 3 Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 2.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: livro do estudante, 4 potes de plástico ou 4 copos transparentes, 4 colheres, água, açúcar, sal, pó de café, achocolatado em pó e etiquetas adesivas para identificar os copos.
Aula 1 - Orientações
Nessa etapa, os alunos investigarão o comportamento das misturas em água, analisando quais produtos podem ser dissolvidos com mais facilidade e quais são as características dessas misturas.
Apresente aos alunos as misturas sugeridas no texto inicial e deixe que elaborem individualmente as hipóteses do resultado do experimento. Depois, peça a eles que compartilhem com os colegas as hipóteses elaboradas e que analisem outras possibilidades apresentadas.
Oriente os alunos a adicionar uma quantidade pequena (uma colher rasa) de cada ingrediente na água, porque, se colocarem muito, sobrarão muitas partículas que não serão dissolvidas.
Ao finalizar o experimento, peça aos alunos que reavaliem as hipóteses elaboradas antes de responderem às atividades.
Como complemento do experimento, solicite a eles que adicionem mais de cada ingrediente no copo correspondente e observem o que acontece. Espera-se que os alunos observem que haverá uma quantidade de ingrediente que não será dissolvida. Explique que a água é considerada um solvente universal e que, quando se adiciona a ela uma grande quantidade de soluto (outra substância), a mistura fica saturada, ou seja, não é possível dissolver por completo.
Aproveite essa experiência para conversar com os alunos sobre o tema contemporâneo transversal Saúde. Comente com eles que o consumo exagerado de sal ou açúcar pode desencadear problemas de saúde, como: diabetes e obesidade (no caso do açúcar) e hipertensão (no caso de excesso de sal nos alimentos).
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Atividades
-
Todas as misturas tiveram sua cor alterada com o acréscimo do ingrediente à água?
No caso do acréscimo do sal, a cor não se alterou e, no caso do café e do achocolatado, ela se alterou. Em relação ao açúcar, o resultado depende do tipo de açúcar utilizado (refinado, demerara, cristal ou mascavo).
-
Em alguma das misturas o cheiro da água passou a ser igual ao do ingrediente acrescentado?
Exemplo de resposta: Sim, ao acrescentar café e achocolatado na água.
-
A água tem a propriedade de dissolver muitos materiais. Essa propriedade pôde ser verificada no experimento? Explique.
Exemplo de resposta: Sim, pois todos os ingredientes foram dissolvidos e se misturaram à água.
Vamos avaliar
Avaliação de processo.
Analise o seu desenvolvimento até aqui respondendo às questões a seguir.
-
Você participou da realização dos experimentos propostos?
Resposta pessoal.
-
Você colaborou com os colegas no desenvolvimento dos experimentos?
Resposta pessoal.
-
Considerando este experimento e o realizado na etapa anterior, podemos concluir que a água de córregos e rios poluídos é uma mistura de água com outras substâncias. Você acha que essa mistura pode ser identificada como uma mistura homogênea ou heterogênea?
Espera-se que os alunos respondam que, na verdade, há os dois tipos de mistura na água de córregos e rios poluídos, pois há materiais sólidos na água e outros componentes que não se misturam com ela, o que pode ser identifcado como uma mistura heterogênea. Além disso, a cor turva da água pode ser identifcada como uma mistura homogênea.
-
Dê exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas diferentes das apresentadas neste projeto.
Exemplo de resposta: Homogêneas: chá com mel, café com leite. Heterogênea: água com óleo, milho com arroz.
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 2 - Orientações
Após realizar uma discussão com os alunos sobre as atividades do Vamos experimentar, pergunte a eles se as misturas realizadas são homogêneas ou heterogêneas. Espera-se que respondam que a mistura de água com pó de café é heterogênea, pois o café se dissolve parcialmente, deixando a água escura, mas depois de alguns minutos, forma-se uma camada de pó de café na superfície da água.
Peça aos alunos que respondam às questões do boxe Vamos avaliar. Leia cada pergunta e dê um tempo para que eles escrevam suas respostas. Ao final, solicite a eles que compartilhem as respostas dadas. Nessa partilha, procure identificar dificuldades dos alunos em relação aos conteúdos trabalhados nas etapas 1, 2 e 3 deste projeto e retome os conceitos em que tenham apresentado dúvidas.
Nessa fase do projeto, é interessante retomar com os alunos os combinados de regras para participação nas atividades, por exemplo:
- Todos devem participar.
- Em conversa coletiva, cada um deverá respeitar os combinados com o grupo de alunos, já estabelecidos em sala de aula com toda a turma, independentemente da participação em projeto ou em aulas regulares.
As atitudes com os colegas deverão ser observadas e pontuadas quando necessário, pois o aluno deverá se desenvolver integralmente durante seu percurso de aprendizagem.
Também é importante avaliar outras questões relacionadas aos experimentos, como:
- O que foi possível aprender com a realização dos experimentos?
- Quais foram os experimentos mais significativos para você?
- Considerando suas hipóteses iniciais, foi possível ampliar seus conhecimentos sobre o assunto estudado?
- Quais observações foram relevantes para ampliar seus conhecimentos e habilidades na área de Ciências da Natureza?
- Houve entrosamento com os colegas e participação coletiva?
Instruções sobre as avaliações
Para que uma avaliação possa desempenhar a função formativa ou de processo é necessário usar várias técnicas e instrumentos: aplicação de provas (orais ou escritas), observação, estudo de caso, dinâmicas de grupo, autoavaliação, entre outras.
A avaliação formativa não ocorre no final de um processo de ensino e de aprendizagem, ela permeia todo o processo. O objetivo é obter informações sobre a aprendizagem dos alunos e servir como parâmetro para que, se necessário, o professor redirecione suas ações, retome conceitos e conteúdos em prol da aprendizagem dos alunos.
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Etapa 4 Arte com misturas
A ideia de mistura também está presente na Arte.
Muitas vezes, o artista quer usar determinado tom de uma cor, mas não o encontra nas tintas industrializadas. Nesse caso, dependendo da cor desejada, é possível obtê-la por meio da mistura de outras cores. Para entender como isso ocorre, é preciso saber o que significam cores primárias, secundárias e terciárias.
Cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas por meio da mistura de outras cores. Esse é o caso do vermelho, do amarelo e do azul. Cores secundárias são aquelas que podem ser obtidas misturando-se duas cores primárias. Já as cores terciárias são obtidas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária. Há muitas outras possibilidades de mistura de cores para se obter determinado tom ou uma cor específica.
Vamos experimentar
Agora, você vai testar algumas misturas e descobrir o que acontece em cada uma delas.
Material necessário
- Tinta guache nas cores vermelha, amarela e azul
- Pincéis
- Jornal
- Potes plásticos para misturar as tintas
- Avental ou roupa velha que possa ser manchada
Como fazer
- Cubra a mesa com jornal e vista o avental ou a roupa velha para trabalhar com as tintas. Depois, proceda de acordo com as orientações a seguir.
Obtendo as cores secundárias
Coloque um pouco de tinta vermelha no pote. Em seguida, usando um pincel, acrescente tinta amarela sobre a tinta vermelha e misture-as. Registre no esquema abaixo a cor obtida pintando a região branca com uma camada fina dessa mistura.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 4
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Realizar um experimento com misturas de cores.
BNCC
Competência específicaCiências da Natureza: 3
Veja a descrição da competência na Introdução do projeto 2.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: livro do estudante, tinta guache (nas cores vermelha, amarela e azul), pincéis, jornal, potes plásticos para misturar as tintas e avental ou roupa velha que possa ser manchada.
Aula 1 - Orientações
A ideia de mistura está presente em muitas atividades cotidianas, inclusive na arte. Uma situação muito comum no trabalho com tintas é não termos determinada cor para executar a pintura. Nesses casos, dependendo da cor necessária é possível obtê-la por meio da mistura de outras cores.
Verifique o que os alunos sabem sobre cores primárias, secundárias e terciárias. Explique a eles que as cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas por meio da mistura de outras duas: na teoria dos pigmentos, elas são o vermelho, o amarelo e o azul. As cores secundárias são as que podem ser formadas misturando-se duas cores primárias; e as terciárias são obtidas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária.
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Depois, repita o procedimento com as outras duplas de cores primárias indicadas a seguir.
resulta em: Roxo.
resulta em: Verde.
Obtendo as cores terciárias
Agora, misture uma cor primária com uma cor secundária, conforme indicado em cada caso a seguir, e registre a cor obtida em cada mistura.
Vermelho-alaranjado
Vermelho-arroxeado
Amarelo-alaranjado
Amarelo-esverdeado
Azul-arroxeado
Azul-esverdeado
MANUAL DO PROFESSOR
Organize com os alunos o espaço para realizar o experimento. Essa atividade pode ser realizada em duplas ou individualmente. É importante que os alunos usem avental ou camisetas velhas e grandes e que utilizem jornais, revistas ou qualquer outro tipo de papel para forrar a mesa.
Peça que realizem inicialmente, nos potes plásticos, as misturas para obter as cores secundárias, pintem os locais indicados e as reservem para obter, em seguida, as cores terciárias.
Oriente-os a limpar os pincéis antes de realizar uma nova mistura com eles. Para isso, você pode disponibilizar potes com um pouco de água e algum tecido, como toalhas ou panos de prato ou mesmo papel toalha.
Cada resultado obtido pode ser registrado no próprio livro. Para evitar que as páginas do livro estraguem, oriente os alunos a aplicar uma camada bem fina da mistura no local indicado em cada caso e deixar os livros abertos até a tinta secar completamente. Pode-se distribuir clipes para que os alunos prendam as páginas do livro de modo que ele não feche sozinho enquanto seca.
Se julgar necessário, peça aos alunos que façam testes de pintura no caderno ou em folhas de sulfite, antes de pintar diretamente no livro.
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Atividades
-
Todas as cores obtidas são diferentes entre si?
Sim.
-
Você conheceu as cores primárias, secundárias e terciárias. Mas você sabia que também há cores neutras? Quais são elas?
Branco, preto e cinza.
-
Na Arte, é habitual os artistas usarem as cores para expressar sensações e sentimentos. Observe os quadros abaixo e o sentimento indicado em cada um. Em seguida, pinte cada quadro com a cor que você associa ao sentimento indicado nele.
Resposta pessoal.
-
Agora, mostre aos colegas a cor que você associou a cada sentimento. Depois, conversem sobre o que vocês acharam dessa atividade e sobre as diferentes maneiras de expressar emoções e sentimentos.
Esta atividade tem o objetivo de abordar as habilidades socioemocionais e possibilitar que os alunos conversem sobre seus sentimentos.
Sugestão de leitura
Cores em cordel, de Maria Augusta de Medeiros.
São Paulo: Formato, 2012.
Nesse livro, a autora apresenta uma descrição das cores em forma de cordel, começando pelo branco e passeando pelas cores primárias, secundárias e terciárias.
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 2 - Orientações
Quando as tintas secarem, solicite aos alunos que façam as atividades desta página. Na atividade 3, propõe-se uma reflexão sobre sensações e sentimentos despertados por meio das cores. É interessante proporcionar um momento de conversa, estimulado por perguntas como: "Existe uma cor que pode indicar raiva?", "Vocês acham que a saudade pode ser demonstrada com uma cor?". É importante que os alunos percebam que não existe uma única resposta e que a mesma cor pode sugerir sentimentos ou sensações diferentes em cada pessoa. Aproveite para estimulá-los a conversar sobre sentimentos e como lidam com eles.
Para complementar e finalizar esta etapa, peça aos alunos que, em grupos, usem as tintas obtidas no experimento para fazerem, em papel sulfite ou cartolina, pinturas de paisagens (ou algum outro tema que desejarem). Mas proponha um desafio: um grupo deve usar apenas cores primárias, outro somente cores secundárias, outro apenas cores terciárias. Aos outros grupos, peça que variem: por exemplo, um grupo pode usar duas cores terciárias e uma cor primária, outro pode usar duas cores primárias, uma terciária e uma primária etc. Desse modo, estarão desenvolvendo a percepção, a expressividade e a imaginação no âmbito da arte.
Você pode organizar com os alunos um painel ou uma exposição para que a comunidade escolar aprecie a arte que fizeram com as misturas de cores.
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Etapa 5 Separação de misturas
Uma estação de tratamento de água, como a de Itaara, Rio Grande do Sul, em geral capta a água de rios, que vem acompanhada de todo tipo de materiais, impurezas e substâncias.
Para separar os diferentes materiais que estão misturados à água, são necessárias diversas etapas. Você e seus colegas de grupo vão descobrir algumas delas nesta etapa.
Vamos experimentar
Material necessário
- Feijões de dois tipos diferentes
- Arroz
- Farinha de trigo
- Areia
- Pó de café
- Água
- 2 filtros de papel
- Peneira de cozinha
- 2 potes de plástico
- 2 garrafas PET
Como fazer
- Reúna-se em grupo com três colegas.
- Em um pote plástico, coloquem os grãos de feijão e misturem.
- Em outro pote, coloquem arroz e farinha de trigo.
- Em uma garrafa plástica, coloquem água com pó de café. Em seguida, fechem a garrafa e agitem bem o conteúdo.
- Em outra garrafa, coloquem água com um pouco de areia e, depois, fechem a garrafa e agitem o conteúdo.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 5
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Conhecer métodos de separação de misturas.
BNCC
Habilidade
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Competências específicas
Ciências da Natureza: 2 e 3
Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 2.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: livro do estudante, feijões de dois tipos diferentes, arroz, farinha de trigo, areia, pó de café, água, 2 filtros de papel, peneira de cozinha, 2 potes de plástico e 2 garrafas PET.
Aula 1 - Orientações
Inicie a aula questionando os alunos se acham que é possível separar os componentes de uma mistura. Dê exemplos de misturas com substâncias líquidas e sólidas, sólidas e sólidas, líquidas e líquidas. Pergunte se já observaram métodos de separação de misturas sendo utilizados na rotina diária de suas casas, como a filtração da água, a filtração do café, a catação dos sólidos ao escolher feijões, a peneiração de farinha quando fazemos um bolo etc.
Em seguida, reúna-os em grupo e oriente-os a ler o texto inicial desta página, comentando sobre texto e foto.
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Atividades
-
Conversem e escolham a melhor forma de separar os materiais em cada caso: com as mãos, a peneira ou o filtro de papel. Depois, tentem separar os materiais. No quadro abaixo, marquem X na forma de separação adotada por vocês para cada mistura.
Respostas pessoais.
Grãos de feijão Arroz e farinha Água com pó de café Água com areia Mãos Peneira de cozinha Filtro de papel -
A catação consiste em separar manualmente materiais sólidos. Em qual situação pode ser utilizada?
Exemplo de resposta: No pote com os diferentes grãos de feijão.
-
Peneiração é um método que pode ser utilizado para separar grãos de diferentes tamanhos. Em qual caso ele se mostrou mais adequado?
Exemplo de resposta: No recipiente com arroz misturado à farinha de trigo.
-
No processo da decantação, as partículas sólidas em um meio líquido ficam depositadas no fundo do recipiente. Em qual das misturas essa técnica pode ser usada para a separação dos materiais?
Exemplo de resposta: Na garrafa com água misturada à areia.
-
A filtração é um método que pode ser usado para separar partículas sólidas de líquido. Em qual das situações é mais recomendado?
Exemplo de resposta: Na garrafa de água com pó de café.
-
Façam uma pesquisa em livros ou na internet sobre quais métodos, entre os apresentados nas questões anteriores são utilizados nas estações de tratamento de água. Depois, compartilhem suas descobertas com os colegas e o professor.
Espera-se que os alunos concluam que, entre os métodos citados nas questões anteriores, os que são utilizados nas estações de tratamento de água são decantação e fltração.
MANUAL DO PROFESSOR
Peça aos alunos que realizem a atividade 1. Eles devem conversar e levantar hipóteses sobre qual seria a forma mais adequada para fazer a separação dos materiais que misturaram. Nessa conversa, os alunos poderão argumentar a favor de suas opiniões discutindo qual será o melhor método de separação das misturas. Estimule-os a expor ideias e justificativas, respeitando o ponto de vista dos colegas. Quando chegarem a um consenso, eles devem testar as hipóteses, separando as misturas da forma que escolheram. Para isso, peça que sigam as orientações do tópico Como fazer da página 41 do livro do estudante.
Durante o experimento, acompanhe os grupos esclarecendo dúvidas e orientando como devem proceder.
Aula 2 - Orientações
Após finalizarem o experimento, faça com os alunos as atividades de 2 a 5, uma a uma, de modo colaborativo. Peça a um aluno que leia as perguntas em voz alta e discutam juntos as respostas, registrando os resultados obtidos. Desse modo, favorece-se o desenvolvimento da fluência em leitura oral, componente essencial de alfabetização da PNA.
Para a realização da atividade 6, é necessário orientar os alunos a realizar a pesquisa. Explique a eles o que é um site confiável, que as informações obtidas não devem ser copiadas na íntegra e sim reescritas de acordo com o objetivo da pesquisa e o entendimento de cada aluno, que a fonte das informações precisa ser indicada nos registros etc. Se a pesquisa for realizada na internet, é necessário acompanhá-los e orientá-los para que acessem sites seguros e para que não compartilhem dados pessoais.
Como forma de sistematização dos conteúdos trabalhados, solicite aos alunos que descrevam em seus cadernos cada um dos métodos de separação de misturas abordados: catação, filtração, peneiração e decantação.
Sugestão de atividade
Apresente aos alunos um método de separação de misturas criado em 1903 pelo cientista russo Mikhail Tsvet. Material necessário: Filtro de papel, tesoura com pontas arredondadas, canetas hidrocor, recipiente plástico transparente, fita adesiva ou prendedor de roupa, álcool líquido.
Atenção: Não permita que os alunos manuseiem o álcool líquido. Explique a eles que, na última etapa, você realizará o procedimento com o álcool.
Como fazer:
- Recorte o filtro de papel em tiras de formato retangular.
- Desenhe e pinte um círculo em cada tira a aproximadamente 3 cm de uma das extremidades. Em cada tira use uma caneta de cor diferente.
- Prenda as tiras na lateral do recipiente com a fita adesiva e pingue um pouco de álcool na extremidade de cada tira.
- Aguarde aproximadamente 10 minutos e observe o que ocorreu em cada tira, registrando o resultado por meio de textos e, se possível, fotografias.
Ao final do experimento, as cores que deram origem a cada pigmento da caneta hidrocor serão reveladas.
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Sugestão de site
Você quer saber como funciona uma estação de tratamento de água? Para fazer uma visita virtual, acesse o site de uma estação de tratamento de água. Disponível em: https://oeds.link/v233WA. Acesso em: 24 jun. 2022.
Vamos avaliar
Avaliação de processo.
Como você avalia seu desenvolvimento até agora? Responda às questões a seguir para descobrir.
-
Você compreendeu os métodos de separação de misturas?
Resposta pessoal.
-
Você entendeu como esses métodos são usados em uma estação de tratamento de água?
Resposta pessoal.
-
Você colaborou com seus colegas na realização dos experimentos?
Resposta pessoal.
-
Identifique o processo de separação relacionado a cada situação.
-
Após preparar algumas coxinhas, Zeca vai retirar os resíduos do óleo usado na fritura.
Filtração.
-
Luciana está escolhendo apenas os grãos de café vermelhos.
Catação.
-
Teresa notou que a areia e as pedras que comprou se misturaram e ela vai separá-las.
Peneiração.
-
Para realizar uma das estapas do procedimento de limpeza de uma piscina, Amanda deixa a água em repouso.
Decantação.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Em seguida, peça a eles que respondam às questões do boxe Vamos avaliar e, quando finalizarem, solicite que compartilhem as respostas dadas. Converse com os alunos sobre como avaliam a aprendizagem nessa etapa, quais foram os conhecimentos obtidos, quais conflitos surgiram durante as atividades propostas e de que maneira foram resolvidos, entre outras questões que achar pertinente.
Para a realização da próxima etapa, utilize a metodologia ativa sala de aula invertida. Solicite aos alunos que pesquisem em casa, na internet, sobre as etapas de tratamento de água. Oriente-os a fazer a pesquisa com um adulto, em sites confiáveis. Podem ser indicados aos alunos os seguintes sites (acessos em: 13 jul. 2021):
- Conheça os processos de tratamento da água. https://oeds.link/SGvEE8;
- Como a água é tratada. https://oeds.link/uRrXma;
- Tratamento de água. https://oeds.link/gOZtOF.
Se não for possível a pesquisa on-line, você pode acessar os dois últimos sites indicados acima, imprimir o texto e tirar cópia suficiente para cada aluno ler em casa; ou pedir que leiam a página 44 do livro do estudante e observem atentamente o esquema apresentado.
Peça que anotem no caderno os pontos mais importantes sobre as etapas de tratamento da água e relacionem as dúvidas para serem discutidas na próxima aula.
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Etapa 6 Como a água que consumimos é tratada
Antes de a água chegar às torneiras das casas, ela passa por diversas etapas nas estações de tratamento até estar apropriada para o consumo.
-
Qual é a empresa responsável pelo tratamento da água no município em que você mora?
Resposta pessoal.
- Pesquise no site da empresa que fornece água para o município o que acontece em cada uma das etapas de tratamento da água indicadas no esquema a seguir.
Note que, na última etapa de tratamento, a água passa por um tratamento químico, para eliminar bactérias e vírus. Nessa etapa, faz-se a desinfecção da água e também se coloca o flúor, para ajudar a proteger os dentes dos consumidores contra a cárie. Depois de passar por todas essas etapas, a água está própria para o consumo e é enviada à rede de distribuição de água tratada. Agora, explique como ocorre o processo de coagulação, floculação, decantação e filtração nas estações de tratamento de água.
Exemplo de resposta: Para cada etapa de tratamento há um tanque específco: 1. Coagulação e foculação - nessas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas em partículas maiores (focos), pela ação de uma substância coagulante para que possam ser removidas pelo processo de decantação. 2. Decantação - nessa etapa, os focos formados são separados da água pela ação da gravidade, fcando depositados no fundo do tanque. 3. Filtração - nessa etapa, a água passa por unidades fltrantes. 4. Desinfecção - nessa etapa, são usados agentes químicos que eliminam vírus e bactérias. 5. Fluoretação - usa-se um composto à base de fúor para reduzir a incidência de cáries dentárias na população. Fonte: Caesb. Disponível em: https://oeds.link/Aw3Chc. Acesso em: 16 maio 2021.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 6
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Compreender como as técnicas de separação de misturas podem ser usadas em uma estação de tratamento de água.
BNCC
Habilidades(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Competências específicas
Matemática: 4
Ciências da Natureza: 2 e 3
Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 2.
Tempo estimado: 2 aulas
Recurso: livro do estudante.
Aula 1 - Orientações
Nesta aula, serão feitos a discussão, o compartilhamento e a reflexão sobre o conteúdo estudado em casa e o esclarecimento de dúvidas. É importante lembrar que, dependendo da fonte de pesquisa utilizada pelos alunos, pode ser que a quantidade e a descrição das etapas de tratamento da água sejam um pouco diferentes das apresentadas neste material.
Organize os alunos em roda de conversa. Inicie um debate questionando sobre o que entenderam do assunto. Faça perguntas para estimulá-los a participar da discussão. Direcione as questões para verificar se entenderam o que é uma estação de tratamento da água, quais são as etapas de tratamento da água e como são feitas, e se conseguiram identifiidentificar e entender as técnicas de separação de misturas empregadas nesse processo. É importante, nesse momento de conversa, esclarecer dúvidas e algum entendimento equivocado que tiverem.
Após o debate, para sistematizar o aprendizado, organize os alunos em grupos e solicite que façam um resumo, respondendo à atividade 2. A produção de escrita é um componente essencial para a alfabetização da PNA.
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Saiba mais
Abastecimento de água e tratamento de esgoto no Brasil
De acordo com o Suplemento de Saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - Munic 2017, do total de municípios do país (5 570), 99,5% informaram que têm serviço de abastecimento de água por rede geral de distribuição. Veja a seguir o detalhamento dessa informação por região.
Abastecimento de água no Brasil
Total de municípios por região | Municípios com serviço de abastecimento de água por rede geral de distribuição | |
---|---|---|
Norte | 450 | 442 |
Nordeste | 1 794 | 1 779 |
Sudeste | 1 668 | 1 668 |
Sul | 1 191 | 1 190 |
Centro-Oeste | 467 | 465 |
Fonte: IBGE. Perfil dos municípios brasileiros: gestão do saneamento básico: abastecimento de água e esgotamento sanitário 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://oeds.link/ON3umZ. Acesso em: 15 maio 2021.
No entanto, apenas 59,2% informaram que têm serviço de esgotamento sanitário por rede coletora de esgoto.
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 2 - Orientações
Inicie a aula perguntando aos alunos se sabem para onde vai toda a água tratada que recebemos em casa depois de usada. Explique a eles que essa água forma o esgoto e que o serviço de coleta e tratamento de esgoto, assim como o serviço de tratamento e distribuição de água, faz parte do saneamento básico de uma cidade.
Contribuindo para a formação cidadã dos alunos, diga a eles que o saneamento básico no Brasil é um serviço público previsto na Constituição, na Lei n. 11.445/2007, e inclui abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de forma adequada à saúde pública, à conservação dos recursos naturais e à proteção do meio ambiente.
Em seguida, leia com os alunos o texto introdutório e a tabela no início da seção Saiba mais e discuta com eles a importância da água na manutenção da vida e do tratamento de esgoto para a saúde da população. Aproveite este momento para abordar o tema contemporâneo transversal Saúde, conversando sobre a importância do tratamento da água antes de a consumirmos, sobre a necessidade do tratamento do esgoto antes que ele seja lançado nos rios e os malefícios à saúde caso isso não ocorra.
Comente que as populações que não têm abastecimento com água tratada ou coleta e tratamento de esgoto têm mais chances de adoecer, pois muitas doenças se propagam pela água contaminada.
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Observe no gráfico a seguir a quantidade de municípios por região que possuem rede coletora de esgoto.
Municípios com serviço de esgotamento sanitário por rede coletora de esgoto, por região
Fonte: IBGE. Perfil dos municípios brasileiros: gestão do saneamento básico: abastecimento de água e esgotamento sanitário 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://oeds.link/dGxFS7. Acesso em: 15 maio 2021.
-
Quantos municípios contam com serviço de abastecimento de água por rede geral de distribuição?
5 544 municípios
-
Quantos municípios contam com serviço de esgotamento sanitário por rede coletora de esgoto?
3 299 municípios
-
Com base nas informações obtidas nas questões anteriores, o que você pode concluir a respeito da distribuição de água e da rede coletora de esgoto no Brasil?
Exemplo de resposta: Apesar de quase a totalidade dos municípios do país ter rede de distribuição de água, apenas pouco mais da metade deles conta com algum sistema de coleta do esgoto. Isso significa que, em grande parte do país, ainda há esgoto despejado diretamente na natureza sem receber nenhum tipo de tratamento, aumentando a poluição em córregos, em rios e no solo.
MANUAL DO PROFESSOR
Após a conversa e a leitura do texto inicial, dê um tempo para que os alunos analisem o gráfico desta página e a tabela da página anterior do livro do estudante. Faça perguntas para verificar se interpretaram o gráfico corretamente, como:
- O que representam as colunas azuis? E as laranja?
- Qual região possui a maior quantidade de municípios? E qual possui a menor quantidade?
- Qual região possui a maior quantidade de municípios com serviço de esgotamento sanitário por rede coletora de esgoto? E qual possui a menor quantidade?
Em seguida, peça aos alunos que resolvam as atividades.
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Etapa 7 Construindo uma maquete
Agora que você já sabe um pouco mais sobre algumas etapas do processo de tratamento da água, que tal construir um modelo de estação de tratamento de água e apresentá-lo em um evento com a presença da comunidade?
Reúna-se em grupos de três ou quatro integrantes e discutam como vocês vão construir a maquete. Vocês podem utilizar materiais recicláveis, além de materiais básicos, como cola e tesoura de pontas arredondadas, utilizem também papéis coloridos ou tinta para deixar a maquete bem bonita. Construam, com os materiais selecionados, cada uma das etapas de tratamento da água.
Façam plaquinhas com o nome de cada etapa do processo de tratamento da água para auxiliá-los na hora de apresentar o projeto.
Utilizem o espaço abaixo para listar os materiais que devem ser providenciados para a construção da maquete e a organização de suas etapas de produção.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 7
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Construir a maquete de uma estação de tratamento de água.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: livro do estudante, materiais recicláveis, cola, tesoura de pontas arredondadas, papéis coloridos e tintas.
Aula 1 - Orientações
Apresente aos alunos a proposta do produto final: construir um modelo de estação de tratamento de água com materiais recicláveis e apresentá-lo em eventos escolares, como Feira de Ciências.
Organize os alunos em grupos e oriente-os a definir as etapas de construção da maquete e os materiais necessários. Eles devem dividir as tarefas e combinar prazos para a conclusão delas.
Ao dividir as tarefas e planejar como será feita a maquete, os alunos estarão trabalhando uma das habilidades consonantes com os pilares do pensamento computacional, a decomposição de um problema.
Para orientar o trabalho de confecção da maquete, leia o texto "Aprenda como fazer uma maquete escolar de maneira fácil e criativa", disponível em: https://oeds.link/EclR3l. Acesso em: 27 jul. 2021.
Acesse também o site: https://oeds.link/v5Q2cC (acesso em: 12 jul. 2021), que contém um esquema completo de uma estação de tratamento de água que pode ser mostrado aos alunos para facilitar a construção da maquete.
Aula 2 - Orientações
Reserve esta aula para que os alunos finalizem a maquete. Peça a eles que coloquem uma etiqueta com o nome de todos os integrantes do grupo, deixando-a visível para a exposição.
Os alunos também podem pesquisar dados sobre o tratamento de água e esgoto em seu município, se existem bairros não atendidos por rede de água e esgoto e, com base neles, escrever uma carta endereçada aos vereadores do município solicitando providências para solucionar o problema.
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Finalizando
Agora chegou o momento de refletir sobre o projeto que realizamos e sobre a maneira como vamos compartilhar nossas descobertas com a comunidade.
Vamos avaliar
Avaliação de resultado.
Converse com os colegas, em uma roda de conversa, sobre os seguintes tópicos: Respostas pessoais.
- As misturas são todas iguais ou há tipos diferentes de mistura?
- Como se chama a mistura em que os componentes não podem ser distinguidos visualmente?
- Por que é importante tratar a água antes de ela chegar à sua casa?
- O que as pessoas aprenderão com a maquete da estação de tratamento da água?
Hora de compartilhar!
Aprendemos muitas coisas sobre as misturas, como classificá-las e quais são os métodos de separação de seus componentes. Agora, chegou o momento de compartilhar nossas descobertas com colegas de outras turmas, professores, familiares e a comunidade escolar.
Com a ajuda do professor, façam uma exposição com as maquetes produzidas e preparem uma apresentação para que todos conheçam as etapas do processo de tratamento da água que vocês descobriram ao longo deste projeto.
Registre abaixo os principais conhecimentos adquiridos no projeto que você julga importante compartilhar com as pessoas na apresentação de sua maquete.
MANUAL DO PROFESSOR
Finalizando
Inicie a aula avaliando o desenvolvimento dos alunos no decorrer do projeto com as questões do boxe Vamos avaliar.
Também é importante avaliar outras questões relacionadas, como:
- O que mais despertou seu interesse neste projeto?
- Houve alguma adaptação necessária no decorrer do projeto?
- Houve alguma situação nova? Como foi conduzida? Quem colaborou com essa situação? O problema foi solucionado?
- As atividades em grupo foram desenvolvidas? Vocês conseguiram cumprir, em grupo, as tarefas planejadas?
Escolha com os alunos um local para a exposição das maquetes e um dia para a apresentação dos trabalhos à comunidade.
Peça a eles que façam também cartazes, folhetos e fanzines para divulgarem no dia do evento os conhecimentos da turma. Peça que criem textos e ilustrações explicando as misturas no cotidiano e a importância da filtração e do tratamento da água e do esgoto. Além de desenvolver a criatividade, a produção de escrita e a comunicação, essa proposta ajuda a sistematizar os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto.
Para a produção de fanzines, acesse o artigo Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência, disponível em: https://oeds.link/upIja2. Acesso em 31 jul. 2021. Se não for possível realizar a exposição, incentive os alunos a gravarem um vídeo mostrando as maquetes e explicando o que aprenderam com o projeto. Para isso, oriente-os sobre como gravar o vídeo e peça ajuda a algum profissional de informática para ajudar na edição. Converse com a equipe gestora da escola sobre qual a melhor forma de realizar a gravação e disponibilizar o vídeo para os familiares e a comunidade escolar. Atenção: é necessário pedir autorização dos pais ou responsáveis para a divulgação dos vídeos com os alunos.
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Avaliando o nosso projeto
Autoavaliação.
Ouça com atenção as orientações do professor para compreender o que significa cada item a ser avaliado. Depois, responda a cada pergunta preenchendo o quadrinho correspondente considerando o modo como você se avalia.
Sim | Às vezes | Não | |
---|---|---|---|
Ouvi e respeitei a opinião dos colegas e contribuí para manter um bom relacionamento entre todos? | |||
Demonstrei interesse nas atividades propostas e participei ativamente delas? | |||
Compreendi os conteúdos trabalhados? | |||
Levantei hipóteses e consultei diferentes materiais de pesquisa? | |||
Fiz pesquisas em recursos digitais adequadamente conforme as orientações do professor? | |||
Atingi os objetivos do projeto? |
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliando o nosso projeto
Converse com os alunos sobre o projeto, se todas as atividades foram realizadas, se os objetivos foram alcançados, permitindo que eles apresentem suas opiniões sobre o percurso desenvolvido e reflitam sobre sua aprendizagem.
Converse também sobre envolvimento, participação, colaboração em grupos ou duplas, entre outras habilidades que julgar adequado considerar neste momento.
Em seguida realize a leitura conjunta dos pontos citados no quadro e, depois, o preenchimento individual da autoavaliação.
Após o preenchimento, organize conversas individuais ou coletivas com os alunos para falar sobre o desempenho deles, destacando os avanços na produção do conhecimento e sugerindo a eles práticas e estratégias para aprimorar o seu processo de aprendizagem.
CONCLUSÃO DO PROJETO 2
Reflexão sobre as avaliações
A proposta de oferecer projetos integradores tem o objetivo de proporcionar ao aluno a vivência como sujeito participativo do próprio processo de aquisição de conhecimento, superando a condição de receptor para se transformar gradativamente em agente da própria aprendizagem, atuando ativamente em pesquisas, experimentos e atividades em grupo, tornando-se cada vez mais autônomo. Ao desenvolver o trabalho com projetos, que envolve pesquisas, experimentos, elaboração de hipóteses, conclusões que as refutem ou confirmem e atividades, propõem-se que sejam realizadas diversificadas formas de avaliação: avaliação diagnóstica, de processo ou formativa, de resultado e autoavaliação.
Os diversos momentos de avaliação propostos neste projeto 2, Misturar e separar, foram elaborados para levantar e mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os assuntos abordados (avaliação diagnóstica), para acompanhar as aprendizagens deles no decorrer das etapas e permitir que o professor obtenha parâmetros sobre o que será preciso mudar em seu planejamento para que todos os alunos, mesmo com diferentes desempenhos, possam atingir os objetivos determinados (avaliação formativa ou de processo) e, por fim, para verificar os resultados das aprendizagens no final do projeto (avaliação de resultado).
Avaliar é parte constitutiva do processo de ensino-aprendizagem. Esse sempre foi o papel tradicional das avaliações: propõe-se uma prova, atribui-se uma nota e o aluno é promovido ou não. No entanto, essa forma simplificada de avaliar já não atende à complexidade das habilidades exigidas em um mundo em contínua e rápida transformação. Assim, a escola deve estar preparada para acompanhar as transformações tecnológicas, sociais, culturais e econômicas e proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver "várias inteligências", não se restringindo aos componentes curriculares tradicionais. Nesse sentido, após participar dos experimentos, realizar as atividades e se envolver nas várias propostas de avaliação, ao finalizar o projeto 2, espera-se que os alunos estejam aptos a responder à questão norteadora e às demais propostas abaixo.
É possível deixar a água dos rios e córregos limpa e própria para o consumo?
Para avaliar se estão aptos a respondê-la, ou seja, se eles compreenderam o que ocorre com as misturas estudadas nas etapas do projeto e algumas das suas aplicações, sugerimos reuni-los em uma roda de conversa e refletir coletivamente sobre os objetivos do projeto, questionando e solicitando aos alunos que expliquem suas respostas fundamentando-as com argumentos:
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As anotações feitas pelo professor durante a conversa podem ser utilizadas na elaboração de relatórios sobre o desempenho geral da turma, de cada grupo, ou de cada aluno individualmente. Os relatórios coletivos e individuais de acompanhamento de aprendizagem possibilitam, respectivamente, uma visão geral das ações da escola que precisam ser melhoradas e parâmetros sobre o desenvolvimento das habilidades e competências da BNCC e dos componentes da PNA voltados aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A organização dessas informações nos relatórios, além de facilitar a reorientação do planejamento, serve de subsídio para as reuniões de conselho de classe e para o atendimento de pais ou responsáveis.
Sugestão de relatórios
Relatório coletivo de indicadores de aprendizagem
Turma:
Professor:
Projeto integrador 2 - Misturar e separar
O relatório coletivo deve apresentar uma breve descrição da turma, abordando o número de alunos, a média de idade, a dinâmica individual e de interação em grupo, o envolvimento e a participação nos trabalhos propostos. Na sequência, deve explicar o propósito do trabalho com projetos integradores e os objetivos e expectativas sobre o projeto. Esse relatório pode apontar as dificuldades gerais da turma durante a execução do projeto, por exemplo: os alunos tiveram dificuldade para compreender por que alguns materiais se misturam com a água e outros não; os alunos não conseguiram compreender a relação de proporção utilizada em algumas misturas; a elaboração do produto final foi prejudicada pela falta de acesso aos materiais; as pesquisas não foram realizadas por falta de materiais impressos e de acesso à internet, entre outras observadas pelo professor no decorrer do projeto. Ao conhecer as dificuldades gerais dos alunos, a equipe pedagógica pode tentar se mobilizar para solucionar algumas delas e também mobilizar os responsáveis para que tenham uma participação mais ativa na vida escolar dos alunos, enfatizando a importância da parceria entre a escola e os responsáveis pelo aluno.
O relatório coletivo deve ressaltar que o trabalho com projetos integradores favorece a autonomia e o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem por meio de experimentos, pesquisas e atividades diversificadas, individuais, em dupla e em grupos, para ampliar os conhecimentos deles e aplicá-los em um produto final apresentado à comunidade e a alguns convidados.
Relatório individual de indicadores de aprendizagem
Estudante:
Turma:
Professor:
Projeto integrador 2 - Misturar e separar
O relatório individual deve estar focado no aluno e no seu desempenho individual. Não se deve compará-lo com outros alunos, pois cada indivíduo é único, com ritmo próprio e potencial para desenvolver diferentes competências e habilidades. O relatório pode abordar como o aluno interage com os demais, a participação dele nas aulas, nas pesquisas, nos trabalhos em grupos e as contribuições dadas aos colegas, o envolvimento dele na elaboração do produto final e as reflexões apresentadas nos momentos de autoavaliação. Para elaborar o relatório individual, é fundamental conhecer as potencialidades do aluno, analisar o desempenho dele durante o desenvolvimento do projeto, compreender quais foram as suas dificuldades e relatar o que será feito para ajudá-lo a superá-las. As conversas individuais são valiosas e oferecem subsídios para o professor encontrar estratégias que apoiem os alunos que apresentem dificuldades semelhantes.
Ao entregar o relatório aos responsáveis, é essencial enfatizar que o apoio dos familiares é de fundamental importância para o desenvolvimento escolar do aluno. Nesse sentido, também é fundamental que a escola esteja a par da realidade da comunidade e procure manter a parceria e a proximidade entre a equipe escolar, os responsáveis, os alunos e demais envolvidos na educação deles.