64
Projeto 4 Sustentabilidade
Atitudes sustentáveis, além de serem importantes para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, contribuem para a redução da poluição e para a economia de energia e de água na fabricação de muitos produtos. Precisamos, portanto, adotar atitudes que evitem o desperdício e o gasto desnecessário dos recursos naturais, como a água.
Veja a seguir cinco atitudes sustentáveis que podemos adotar em nosso cotidiano.
65
Vamos conversar
1. As atitudes citadas são conhecidas como os 5 Rs da sustentabilidade. Converse com seus colegas e cite ao menos uma atitude simples para cada um dos 5 "erres": repensar, reduzir, recusar, reutilizar, reciclar.
2. Pense no seu dia a dia e registre pelo menos três materiais que são utilizados com frequência na sua casa e, depois, indique possíveis formas de reduzir, reutilizar ou reciclar cada um deles.
3. Em sua opinião, é possível perceber ações sustentáveis no dia a dia de sua comunidade escolar? Dê exemplos.
66
Conhecendo o projeto
Na nossa sociedade, somos constantemente estimulados ao consumo: nas propagandas na televisão, na internet, nos anúncios em jornais e revistas, nas placas de promoção no comércio etc. No entanto, temos responsabilidade com o planeta, o meio ambiente e os recursos naturais e devemos fazer a nossa parte para sua preservação. Assim, refletir sobre nossas ações e buscar meios de contribuir com atitudes sustentáveis justifica esse projeto.
O objetivo deste projeto é analisar alguns aspectos do tema a fim de compreendê-lo um pouco mais para que possamos adotar um papel ativo neste desafio.
Como produto final, você e seus colegas apresentarão os resultados da aprendizagem da turma à comunidade, indicando formas de implantar ou ampliar os serviços de coleta seletiva.
Etapas do projeto
Etapa 1: Reconhecendo os materiais
Etapa 2: Repensar
Etapa 3: Reduzir
Etapa 4: Recusar
Etapa 5: Reutilizar
Etapa 6: Reutilização e arte
Etapa 7: Reciclar
Etapa 8: Coleta seletiva
Vamos começar? Anote abaixo as datas previstas de início e término do projeto.
Início do projeto:
//
Término do projeto:
//
67
Etapa 1 Reconhecendo os materiais
Você já percebeu que na mídia há vários estímulos que podem levar ao consumo descontrolado? Observe a reação do menino a cada propaganda divulgada na televisão.
CHEGOU O NOVO CARRINHO DE CONTROLE REMOTO...
PAPAI, VOCÊ PODE COMPRAR?
CHEGOU A FANTÁSTICA ROUPA DO SUPERFORTE...
PAPAI, VOCÊ PODE COMPRAR?
CHEGOU A LINDA BOLA DO CAPITÃO HERÓI...
PAPAI, VOCÊ PODE COMPRAR?
CHEGOU O ESCUDO DO CAVALEIRO DO REI...
PAPAI, VOCÊ PODE COMPRAR?
CHEGOU O TÊNIS QUE TE DEIXA VELOZ...
PAPAI, VOCÊ PODE COMPRAR?
CHEGOU A NOVA BICICLETA VOADORA...
FILHO, VOU DESLIGAR A TV!
- Leia novamente a tirinha e escreva no caderno o que você entendeu dela.
Muitos objetos que usamos são feitos de materiais duráveis e, por isso, geralmente, podemos reaproveitá-los antes que sejam descartados, o que reduz o consumo. Quando esses materiais precisam ser descartados, é importante encaminhá-los ao destino correto, reciclando-os, se possível.
- Veja no quadro materiais duráveis que são a matéria-prima de alguns objetos. Indique dois exemplos de objetos que são feitos de cada tipo de material.
Material | Exemplos de objetos |
---|---|
Vidro | |
Metal | |
Plástico | |
Madeira |
68
- consumo sustentável de madeira é importante para diminuir o impacto sobre as florestas nativas, as quais são fundamentais para o equilíbrio ecológico e o clima do planeta. Reúna-se com um colega e façam, após orientação do professor, uma breve pesquisa sobre os seguintes aspectos relacionados a esse tema:
-
Quais são as principais características da madeira que justificam seu uso?
__________
-
Explique o que é madeira de replantio e madeira certificada.
__________
- O plástico é um dos materiais mais versáteis que existem no planeta, sendo escolhido, principalmente, por sua maleabilidade e resistência à ação de produtos químicos. Reúna-se com um colega e façam, após orientação do professor, uma pesquisa sobre os seguintes aspectos do uso do plástico:
-
Qual é o tempo de decomposição do plástico no meio ambiente?
-
Como o plástico é reciclado?
- Reúna-se com mais três colegas e escolham um tipo de metal usado em objetos do dia a dia, como ferro, alumínio, aço, prata, ouro, bronze, cobre, estanho etc. Com a orientação do professor, pesquisem onde são encontrados, como são produzidos e em quais objetos são empregados. Por fim, elaborem um pequeno cartaz com as principais informações e imagens coletadas para apresentá-las aos colegas.
69
Etapa 2 Repensar
Imagine que você está passando diante da vitrine de uma loja e vê uma linda calça jeans. Você tem várias outras calças do mesmo tipo, mas mesmo assim não resiste ao impulso e faz a compra. Quais são os impactos dessa simples atitude?
Há um impacto financeiro imediato, pois talvez você esteja gastando uma quantia que poderia ser poupada ou reservada para a compra de algo realmente necessário. Há também um impacto ao meio ambiente devido ao processo de produção de uma calça jeans, como vemos abaixo.
Informações obtidas em: COSTA, Camilla. Como entender (e diminuir) o impacto dos seus hábitos no meio ambiente, de roupas a comida. BBC Brasil, 27 nov. 2017. Disponível em: https://oeds.link/YZkuSt. Acesso em: 15 fev. 2021.
É importante repensar nossos hábitos de consumo, porque eles fazem parte de uma longa cadeia de processos que se integram e geram diversos impactos ao meio ambiente.
70
- Escolha um produto durável que você ou sua família costuma comprar com frequência. Em seguida, faça uma pesquisa sobre os itens destacados no quadro.
Nome do produto: | |
---|---|
A matéria-prima utilizada em sua fabricação gera impactos ambientais? Se sim, quais? | |
Como é realizado seu transporte? | |
Como é a qualidade desse produto? | |
O preço dele é justo em relação aos concorrentes? | |
Qual é o destino desse produto no fim de sua vida útil? |
Considerando as respostas obtidas, em qual situação você considera indispensável adquirir esse produto?
- Reflita sobre os hábitos de compras feitas por você e sua família e responda: Vocês costumam fazer compras por impulso?
- Que tipos de perguntas podemos fazer a nós mesmos para evitar uma compra por impulso?
_______________
Vamos avaliar
-
Você reconhece os materiais de que são feitos os objetos?
-
Compreendeu como evitar uma compra por impulso?
-
Contribuiu com os colegas nas atividades em grupo?
71
Etapa 3 Reduzir
O aumento da produção e do consumo de produtos tem trazido preocupações ambientais por causa da exploração dos recursos naturais, do seu impacto sobre os ecossistemas e da grande produção de resíduos e lixo.
Nesta atividade, vamos refletir sobre nossas atitudes de consumo e sobre como podemos contribuir para reduzir o consumo de produtos.
- Leia o trecho de uma notícia e, depois, faça o que se pede.
"Sete bilhões de seres humanos produzem anualmente 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) [...]."
Fonte: RUMO a 4 bilhões de toneladas por ano. Em discussão!, Brasília, n. 22, p. 48, set. 2014. Disponível em: https://oeds.link/F3TXz4. Acesso em: 21 abr. 2021.
-
Considerando que cada tonelada é o mesmo que 1 000 quilogramas, quantos quilogramas de resíduos sólidos urbanos são gerados a cada ano? Escreva esse número com todos os zeros.
-
Divida a resposta do item anterior por 7 bilhões (o número de pessoas) e calcule quantos quilogramas de resíduos sólidos urbanos cada pessoa produz em média por ano.
- Na atividade anterior você obteve informações sobre a produção anual de resíduos sólidos urbanos no mundo. Sobre esse mesmo assunto, veja o que ocorreu em 2018 no Brasil.
No Brasil, em 2018, foram geradas 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos.
Informação disponível em: https://oeds.link/dZtVlt l/brasil-gera-79-milhoes-de-toneladas-de-residuos-solidos-por-ano. Acesso em: 10 jun. 2021.
72
-
Quantos bilhões de quilogramas de resíduos sólidos urbanos foram gerados em 2018 no Brasil? Escreva esse número com todos os zeros.
-
Se a população brasileira em 2018 era de aproximadamente 210 milhões de habitantes, quantos quilogramas de resíduos sólidos urbanos, em média, cada habitante do Brasil produziu nesse ano?
_______________
- Agora que você tem uma ideia de quanto lixo produzimos ao longo de um ano, vamos refletir sobre como podemos reduzir o consumo dos diferentes tipos de produto.
Reúna-se com três colegas, conversem sobre os itens do quadro abaixo e apresentem atitudes sustentáveis para reduzir o consumo de cada um deles.
Item a reduzir | Atitudes sustentáveis |
---|---|
Consumo de alimentos | |
Consumo de aparelhos eletrônicos | |
Consumo de água | |
Consumo de energia |
73
- Reunidos em pequenos grupos, visitem alguns locais da escola para verificar se há itens que causam consumo desnecessário, como torneiras ou encanamentos com vazamento; luzes acesas sem necessidade etc. Depois, com a orientação do professor, escrevam uma carta à direção da escola, apresentando sugestões de melhorias que possam ser feitas para reduzir o consumo desses recursos. Utilize o espaço abaixo para fazer um rascunho da carta.
- Para reduzir o consumo de energia elétrica em nossa casa, é preciso adotar atitudes sustentáveis. Com a ajuda de seus familiares, preencha o quadro abaixo de acordo com seus hábitos. Depois, verifique quais foram os itens identificados como "às vezes" e "nunca" e procure modificar seus hábitos.
Atitude | Sempre | Às vezes | Nunca |
---|---|---|---|
Desligar a televisão antes de ir dormir. | |||
Não deixar a porta da geladeira aberta. | |||
Apagar as luzes ao sair de um cômodo. | |||
Desligar aparelhos eletrônicos que não estão sendo utilizados. | |||
Desligar o chuveiro quando estiver se ensaboando e ligar só quando for se enxaguar. |
74
Etapa 4 Recusar
Recusar refere-se a adotar uma postura crítica em relação ao que consumimos, ou seja, pensar em como aquilo que consumimos chega até nossas mãos, o que acontece em toda a cadeia de produção até o produto final.
- Analise as informações a seguir e responda: Você compraria produtos de empresas associadas às práticas apresentadas a seguir? Por quê? Discuta com os colegas sobre isso.
- Nesta atividade, você e seus colegas de grupo vão pesquisar sobre alguns produtos e como são seus processos de produção em relação aos compromissos com a sustentabilidade.
Escolham dois produtos de uso cotidiano de sua preferência. Em seguida, com a orientação do professor, façam uma pesquisa na internet sobre as questões a seguir.
- Obter a matéria-prima para a produção do produto afeta o meio ambiente?
- O processo de produção desse produto ou o uso dele polui o meio ambiente?
- O uso desse produto pode afetar a saúde do consumidor?
- Qual é a destinação final do produto ou de sua embalagem?
Anotem a seguir os produtos e os dados pesquisados. Em seguida, apresentem aos colegas a pesquisa e discutam sobre o assunto.
75
Saiba mais
Por que devemos evitar os plásticos de uso único?
Primeiramente, você sabe o que é um plástico de uso único? Plásticos de uso único são aqueles materiais para consumo utilizados por um período rápido antes de serem descartados, como copos, talheres, canudos e pratos, e geralmente são fornecidos em festas de criança ou churrascos.
Esses materiais são amplamente utilizados, pois são práticos, baratos, leves e não necessitam de lavagem após o uso. Porém, apesar da praticidade, o uso excessivo e por vezes desnecessário desses plásticos traz prejuízos às vidas marinhas e aos oceanos.
Vidas marinhas estão sendo perdidas
O plástico é um material fortemente presente em nossas vidas, gerando grande quantidade de lixo através do nosso consumo. Por conta do seu uso inconsciente e seu descarte incorreto, quantidades desse lixo chegam aos oceanos e prejudicam as espécies que lá vivem.
Animais marinhos, como tartarugas e peixes, ingerem acidentalmente esses plásticos de uso único e qualquer outro material que chega até os oceanos. Assim, o sistema digestório se torna repleto desses resíduos, levando-os à morte. Além disso, os animais também podem ficar presos em sacolas plásticas, o que leva a muitas perdas por conta de intoxicação e asfixia. [...]
Fonte: ZOZ, Bruna. Por que devemos evitar os plásticos de uso único? Route Brasil. Disponível em: https://oeds.link/ohHIrB. Acesso em: 22 abr. 2021.
- Como podemos minimizar o consumo de plásticos de uso único?
_______________
Vamos avaliar
-
Você compreendeu os conceitos de reduzir e recusar?
-
Contribuiu com os colegas nas atividades de pesquisa em grupo?
76
Etapa 5 Reutilizar
A ideia de reutilizar produtos e objetos é uma atitude sustentável que traz inúmeros benefícios, como:
- evitar gastos desnecessários com a aquisição de um novo produto;
- reduzir o consumo de matérias-primas;
- diminuir o impacto ambiental que pode ocorrer no processo de produção, transporte e armazenamento;
- reduzir a quantidade de resíduos descartados.
Na atividade a seguir, vamos dar uma nova finalidade a embalagens usadas, construindo um jogo de origem africana chamado Mancala, que, além de ser divertido, permite o desenvolvimento do cálculo mental, do pensamento estratégico e da antecipação de jogadas e, ainda, o desenvolvimento de habilidades artísticas para a elaboração do modelo de tabuleiro.
Vamos experimentar
Material necessário
- 1 embalagem de 12 ovos sem tampa
- Grãos de feijão ou outro tipo de grão
- 2 embalagens de iogurte
- Fita adesiva
Como fazer
- Em cada extremidade da embalagem de ovos fixe uma embalagem de iogurte usando a fita adesiva, como na imagem abaixo. As embalagens de iogurte serão casas especiais do tabuleiro, cada uma dessas casas é denominada kalah.
- Personalize seu tabuleiro, pintando-o como preferir.
Como jogar
- Reúna-se com um colega para jogar. As seis casas de um lado do tabuleiro serão suas e as outras seis, do seu colega.
- A kalah de cada jogador é a que estiver à direita dele.
- Coloquem três grãos de feijão em cada casa do tabuleiro, exceto nas kalahs.
77
- O primeiro jogador deve escolher uma casa, retirar dela todos os grãos de feijão e semeá-los, depositando-os um a um nas casas seguintes, da esquerda para a direita.
- Se em uma rodada o último grão de feijão for colocado na kalah, o participante deve jogar novamente. Se o último grão de feijão for colocado em uma casa vazia, o jogador deve capturar todos os grãos de feijão que estiverem na casa do adversário, à frente da casa considerada, colocando-os em sua kalah.
- O vencedor será o jogador que coletar o maior número possível de grãos de feijão na sua kalah.
Atividade
- Com a orientação do professor, façam uma pesquisa na internet sobre os jogos do tipo Mancala: sua história, onde são jogados, com quais materiais são elaborados e como estão relacionados com a cultura de cada povo. Escrevam um resumo no caderno e, depois, compartilhem suas descobertas com os colegas.
- No quadro a seguir, são apresentados alguns materiais cujo descarte causa um problema ambiental, seja pela dificuldade e custo para ser reciclado, seja pelo tempo necessário para sua degradação, seja pelos riscos de contaminação ao meio ambiente.
Material | Dificuldade para reciclagem | Ideias para reutilização |
---|---|---|
Borracha | ||
Esponjas de limpeza sintéticas | São feitas do material poliuretano, que, após ser moldado, não retorna às características originais. | Composição de pisos e pistas para a prática de atletismo, suportes de notebooks. |
Isopor |
Com a ajuda de um adulto, pesquisem em livros ou sites sobre cada item e, depois, complete o quadro com as informações que faltam.
78
Etapa 6 Reutilização e arte
Você provavelmente tem algum tipo de ímã em casa, como aqueles utilizados em enfeites de geladeira ou em fechos de bolsas e carteiras. Além disso, eles são usados em variados produtos, como alto-falantes, geradores de eletricidade, motores elétricos e discos rígidos de computadores. Grande parte dos ímãs de alta qualidade é fabricada com materiais chamados terras-raras, cuja extração traz consequências ao meio ambiente. Por isso, é importante reutilizá-los.
Nesta atividade, vamos usar ímãs para construir um quadro dinâmico.
Vamos experimentar
Material necessário
- ímãs
- Luvas de borracha
- Máscaras descartáveis
- Fita adesiva
- Palha de aço
- Caixa de papelão
- Folha de papel-cartão
- Moldura para quadro pequeno
Atenção!
Nesta atividade, é obrigatório usar luvas e máscaras ao manusear a palha de aço.
Como fazer
- Recortem um pedaço da folha de papel-cartão com o formato da moldura para quadro e com lados com 3 milímetros a menos do que as medidas da moldura. Depois, prendam essa folha na moldura.
- Com a fita adesiva, prendam os ímãs em diferentes posições no verso da folha de papel-cartão.
- Usando luvas e máscaras, com a orientação de seu professor, esfreguem a palha de aço dentro da caixa de papelão até obter uma camada fina de pó.
- Com cuidado, coloquem o pó da palha de aço sobre a folha emoldurada, de modo que ele não tenha contato direto com os ímãs, e observe as figuras formadas.
- Retirando com cuidado a fita adesiva de um dos ímãs, vocês podem posicioná-lo em outro lugar. Desse modo, a obra de arte ficará diferente, podendo ser alterada sempre que desejar.
79
Etapa 7 Reciclar
A reciclagem é o processo em que um resíduo sólido que seria descartado como lixo é submetido a transformações de modo que se torne novamente matéria-prima ou um novo produto. Ela é necessária, pois não é possível estocar todo o lixo produzido em aterros nem descartá-lo no ambiente. Além disso, alguns tipos de resíduo levam muito tempo para se degradar. O lixo orgânico, composto de resíduos de origem animal ou vegetal, também pode ser reciclável se tiver o destino correto. Há duas maneiras de reciclar o lixo orgânico: por compostagem que gera adubo ou por meio da produção de biogás.
- Reúna-se com seus colegas e pesquisem em livros ou na internet sobre quais dos materiais apresentados a seguir podem ser reciclados e complete o quadro.
Material | O material pode ser reciclado? | Material | O material pode ser reciclado? |
---|---|---|---|
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
80
2 A coleta seletiva do lixo é uma estratégia importante para separar os principais grupos de materiais que podem ser encaminhados à reciclagem: plástico, vidro, metal e papel. Existem lixeiras com cores específicas para cada tipo de material descartado. Veja abaixo.
Reúna-se com três colegas e escolham cerca de 20 resíduos diferentes que suas famílias jogam no lixo. Selecione alguns deles e escrevam no quadro abaixo indicando em qual lixeira vocês colocariam cada resíduo.
Papéis | Plásticos | Vidro | Metais | Orgânico | Não reciclável |
---|---|---|---|---|---|
Saiba mais
Reciclagem de lixo eletrônico
O acúmulo de lixo eletrônico é uma consequência do avanço da tecnologia e sua reciclagem é um assunto que precisa ser debatido. O lixo eletrônico, também conhecido como Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), é formado por equipamentos elétricos e eletrônicos, seus insumos e componentes, como geladeiras, liquidificadores, computadores, tablets, celulares, pilhas, baterias etc.
A reciclagem desse tipo de lixo não é tão simples como a do papel, mas já existem empresas especializadas nessa reciclagem. Elas são responsáveis por separar, selecionar, triturar ou transformar equipamentos diversos, evitando que materiais tóxicos contaminem o meio ambiente.
Veja abaixo a iniciativa ecológica adotada para a Olimpíada de Tóquio, que deveria ter sido realizada em 2020, mas foi adiada por causa da pandemia de covid-19.
81
As medalhas da Olimpíada de 2020 serão feitas de material reciclável
Faltando um ano para o maior evento esportivo do mundo, o Comitê Olímpico Internacional revelou o design das medalhas que serão utilizadas na Olimpíada de Tóquio. Como manda a tradição, elas serão produzidas em bronze, prata e ouro, mas um detalhe as diferencia das medalhas normais: todas serão feitas inteiramente de materiais reciclados.
Entre abril de 2017 e março de 2019, o Japão recolheu 79 mil toneladas de aparelhos eletrônicos usados - como notebooks, câmeras digitais e videogames -, além de 6,21 milhões de celulares. Todos os aparelhos foram doados pela população e reunidos pelas prefeituras. [...]
Depois de recolhidos, os eletrônicos passaram por um processo de classificação e desmonte para que os materiais desejados fossem extraídos. No total, o projeto arrecadou 32 quilos [quilogramas] de ouro, 3.500 quilos [quilogramas] de prata e 2.200 quilos [quilogramas] de cobre e estanho (a matéria-prima do bronze) - mais do que suficiente para produzir as 5 mil medalhas. Sim: não é que as medalhas de ouro sejam mais fininhas - é que elas são feitas de prata, e só folheadas a ouro.
Em 2016, a Olimpíada do Rio já havia aderido à iniciativa sustentável - 30% das medalhas de prata e bronze derivaram de materiais reciclados. Em 2020, o projeto vai além: essa é a primeira vez que a população participa em escala nacional para produzir uma medalha 100% reciclável. [...]
Fonte: ROSSINI, Maria Clara. As medalhas das Olimpíadas de 2020 serão feitas de material reciclável. Superinteressante. Disponível em: https://oeds.link/DChY5e. Acesso em: 20 abr. 2021.
1. Você tem algum tipo de lixo eletrônico acumulado em casa?
2. Você conhece alguma iniciativa para o descarte correto de lixo eletrônico na cidade onde mora?
Vamos avaliar
-
Você compreendeu os conceitos de reutilizar e reciclar?
-
Entendeu as estratégias do jogo Mancala?
-
Compreendeu a importância da reciclagem para o meio ambiente?
82
Etapa 8 Coleta seletiva
Neste projeto, aprendemos sobre os 5 Rs da sustentabilidade (repensar, reduzir, recusar, reutilizar, reciclar) e sobre a importância de considerá-los em nossas atitudes diárias a fim de reduzir a utilização dos recursos naturais e contribuir para a preservação do meio ambiente.
1 De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2016, em aproximadamente dois terços dos municípios brasileiros o lixo passou por algum tipo de coleta seletiva. O gráfico a seguir mostra os dados separados por região do país.
Fonte: Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Dados de 2016. Disponível em: https://oeds.link/1N9ggV. Acesso em: 11 jun. 2021.
-
Reúna-se com um colega e façam uma pesquisa sobre os dados de coleta seletiva em seu município. Com a orientação do professor, pesquisem no site da prefeitura do município ou em jornais da região os seguintes pontos:
-
Há um sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos?
-
Qual é a quantidade de lixo coletada de forma seletiva em seu município?
-
Qual é a destinação do lixo coletado de forma seletiva?
-
83
-
Com os dados coletados, analisem quais pontos mencionados anteriormente podem ser melhorados e elaborem uma lista de sugestões de melhoria que podem ser implantadas no bairro da escola.
2 Converse com seus colegas e respondam: Na escola em que vocês estudam, é praticada a coleta seletiva de lixo? Respondam às perguntas abaixo de acordo com o que é feito na escola.
Resposta: Sim | Resposta: Não |
---|---|
a) A coleta seletiva funciona de forma satisfatória? b) Como a coleta seletiva pode ser mais eficiente? |
a) Como implantar a coleta seletiva na escola? b) Como conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da coleta seletiva? |
Agora, você e seus colegas vão produzir caixas de coleta seletiva para dispor na escola. Discutam os tópicos a seguir e anotem no caderno como se organizarão: quais materiais serão utilizados, o que escreverão nos cartazes etc.
- Façam um levantamento dos materiais necessários, analisando o tamanho das caixas que serão usadas e como elas serão identificadas.
- Produzam cartazes para conscientizar os colegas de outras turmas sobre a importância da coleta seletiva.
- Com o professor, verifiquem como o material coletado será destinado aos centros de reciclagem da sua região.
Sugestão de leitura
Duda cata tudo, de Sheila Kaplan e Anna Simonin. Rio de Janeiro: Rovelle, 2015.
Preocupado com a quantidade de lixo produzido e descartado de maneira inadequada, Duda organiza com a turma da escola uma divertida brincadeira de coleta seletiva e reaproveitamento.
84
Finalizando
Vamos avaliar
Forme uma roda de conversa com seus colegas e discutam sobre os seguintes tópicos:
- Qual ou quais das atitudes sustentáveis (repensar, reduzir, recusar, reutilizar, reciclar) você já praticava em seu dia a dia?
- O contato com este projeto modificou o modo como você se relaciona com os materiais e produtos consumidos? Se sim, explique.
Hora de compartilhar!
Chegou o momento de compartilhar nossas descobertas com outras pessoas.
Vamos ampliar o trabalho de conscientização sobre coleta seletiva? Para isso, convidem pessoas da comunidade para uma oficina sobre produção de caixas de coleta seletiva, como as feitas na etapa anterior.
Organizem-se para mostrar aos convidados os materiais utilizados e como fazer as caixas. Em seguida, discutam com o professor e os convidados em quais locais do bairro podem distribuir as caixas, para incentivar a comunidade a participar da coletiva seletiva.
Quando definirem os locais, façam folhetos informativos para entregar aos moradores da região.
Registre abaixo os principais conhecimentos adquiridos neste projeto.
85
Avaliando o nosso projeto
Ouça com atenção as orientações do professor para compreender o que significa cada item a ser avaliado. Depois, responda a cada pergunta preenchendo o quadrinho correspondente considerando o modo como você se avalia.
Sim | Às vezes | Nem sempre | |
---|---|---|---|
Ouvi e respeitei a opinião dos colegas e contribuí para manter um bom relacionamento entre todos? | |||
Demonstrei interesse nas atividades propostas e participei ativamente delas? | |||
Compreendi o conceito dos 5 Rs da sustentabilidade? | |||
Levantei hipóteses e consultei diferentes materiais de pesquisa? | |||
Utilizei recursos digitais de modo adequado, conforme as orientações do professor? | |||
Atingi os objetivos do projeto? |