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Projeto 1 Os materiais em nosso dia a dia
Os objetos que utilizamos em nosso cotidiano são feitos de diferentes materiais.
Você já pensou por que determinados materiais são utilizados na confecção de alguns objetos e outros não? Por que os fios elétricos são de metal e recobertos por um material plástico? Por que há panelas cujos cabos são de madeira ou de outro material? Por que há materiais que permitem segurar uma assadeira quente sem que a pessoa queime as mãos?
Você já percebeu que há substâncias que podem ser dissòlvidas e outras que não podem?
MANUAL DO PROFESSOR
INTRODUÇÃO DO PROJETO 1
Os materiais em nosso dia a dia
Neste projeto, os alunos aprenderão as características específicas de diferentes materiais, denominadas propriedades físicas, e serão levados a investigar como essas características influenciam no comportamento de materiais utilizados em objetos do nosso cotidiano.
Objetivos
- Identificar a solubilidade e a densidade como propriedades físicas de um material.
- Identificar a condutibilidade elétrica como propriedade física de um material.
- Reconhecer materiais isolantes.
- Identificar a condutibilidade térmica como propriedade física de um material.
- Identificar que os ímãs têm propriedades magnéticas capazes de atrair determinados tipos de materiais.
- Distinguir materiais que são atraídos magneticamente de outros que não são.
Justificativa
Neste projeto, os alunos investigarão as propriedades de alguns materiais por meio de experimentos para compreender qual é o uso apropriado desses materiais em diferentes situações.
Interdisciplinaridade
Este projeto propõe a abordagem interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Ciências da Natureza, com relevância para a área de Ciências da Natureza, propondo atividades que levam os alunos a explorar as propriedades físicas dos materiais, como densidade, condutibilidade térmica e elétrica e forças magnéticas.
BNCC - Competências e habilidades
Este projeto possibilita o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC descritas a seguir.
Competências gerais da Educação Básica
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Competência específica de Matemática
3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
Competências específicas de Ciências da Natureza
3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
Habilidade de Matemática
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
Habilidade de Ciências da Natureza
(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais - como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
Política Nacional de Alfabetização (PNA)
Entre os componentes essenciais para a alfabetização propostos pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), são tratados neste projeto a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário, a compreensão de textos, a produção de escrita, a localização e a interpretação de informações e a leitura inferencial.
As situações em que é possível desenvolver esses componentes permeiam todos os textos, experimentos, atividades e seções deste projeto e são enfatizadas em alguns momentos com a indicação do ícone específico "Leitura e escrita" no Livro do estudante e nos comentários neste Manual do professor.
Por se tratar de um trabalho com projetos integradores, que abrangem principalmente conhecimentos de duas áreas, exige-se continuamente dos alunos que leiam, busquem informações e as interpretem, por exemplo, ao solicitar a eles que leiam em voz alta a introdução das etapas, os textos da seção Saiba mais ou de algumas páginas específicas; ao indicar que pesquisem palavras desconhecidas em dicionários ou que expliquem o sentido de determinadas palavras em algumas frases; ao propor questões que exigem que os alunos façam inferências a partir de informações obtidas direta ou indiretamente de um texto ou de uma imagem; ao incentivá-los a trocar opiniões sobre o que foi pesquisado; ao pedir que elaborem um resumo; ao sugerir, no início do projeto, que reservem páginas do caderno para fazer listas ou descritivos dos temas desenvolvidos em cada etapa; ao prever a elaboração e apresentação de um produto final, por meio da produção de cartazes, folhetos, textos em blogs, podcasts, entre outros recursos. Essa diversidade de propostas vai ao encontro dos pressupostos de alfabetização da PNA.
Sugestão de cronograma
O tempo estimado para a realização deste projeto é de 12 aulas, distribuídas conforme o cronograma a seguir.
Início | Abertura e Conhecendo o projeto | 2 aulas |
Etapa 1 | Afunda ou flutua? | 2 aulas |
Etapa 2 | Acende ou não acende? | 2 aulas |
Etapa 3 | Esquenta ou não esquenta? | 2 aulas |
Etapa 4 | Atrai ou não atrai? | 2 aulas |
Conclusão | Finalizando | 2 aulas |
Abertura
Antes de iniciar este projeto, reúna os alunos em uma roda de conversa incentivando-os a contar o que conhecem sobre as características dos materiais apresentados. Explorando o conteúdo das páginas de abertura, será possível realizar um levantamento prévio do conhecimento dos alunos sobre os materiais apresentados e suas características.
A prática da roda de conversa fortalece a convivência entre os alunos e deles com o professor, o que auxilia no desenvolvimento do trabalho escolar e incentiva o protagonismo juvenil e a expressão oral. Assim, deixe que os alunos falem sobre variados assuntos, visando a melhoria da convivência entre todos, o respeito aos combinados e um ambiente harmonioso e favorável à aprendizagem.
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Vamos conversar
Avaliação diagnóstica.
Respostas pessoais.
1. Observe as imagens das páginas 12 e 13. Em sua residência há objetos semelhantes? Como eles são usados?
2. Você sabe de que material eles são feitos?
3. Observe alguns objetos na sala de aula. Escolha três deles e anote no caderno de quais materiais eles são feitos: metal, madeira, vidro, plástico etc.
4. Em sua opinião, por que foi utilizado esse material para a confecção do objeto?
5. Converse com os colegas e verifique se eles escolheram objetos feitos do mesmo material que você escolheu e se as hipóteses deles a respeito do material de que são feitos são semelhantes às que você respondeu na atividade 4.
MANUAL DO PROFESSOR
Vamos conversar
A abertura e as questões do boxe Vamos conversar têm o objetivo de mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e fazer um diagnóstico do que eles já sabem sobre o tema do projeto. As hipóteses levantadas por eles podem ser confrontadas com o aprendizado adquirido até o final do projeto e confirmadas ou não. É importante retomá-las posteriormente para que os alunos avaliem a evolução dos seus conhecimentos.
Leia com os alunos cada uma das questões e deixe que respondam livremente. Na questão 2, espera-se que os alunos citem pelo menos três materiais: metal, tecido e plástico.
Na questão 4, não se espera que os alunos indiquem as razões técnicas do uso de determinados materiais para a confecção dos objetos, mas pode ser que apareçam respostas como: as panelas são de metal porque esquentam rápido, por isso são melhores para cozinhar; as janelas são de vidro para aproveitar a luz solar, entre outras.
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Conhecendo o projeto
Os objetos são compostos de diferentes materiais, e cada material tem características específicas.
Algumas dessas características são chamadas de propriedades físicas.
Estudando os materiais, podemos conhecer suas propriedades e entender qual é o uso apropriado deles no cotidiano. Esse estudo justifica a realização deste projeto.
O objetivo deste projeto é investigar as propriedades físicas de materiais utilizados em objetos do nosso cotidiano.
O produto final do projeto será uma exposição para orientar a comunidade escolar sobre as propriedades dos objetos utilizados em nosso dia a dia e por que são importantes.
Etapas do projeto
Etapa 1: Afunda ou flutua?
Etapa 2: Acende ou não acende?
Etapa 3: Esquenta ou não esquenta?
Etapa 4: Atrai ou não atrai?
ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL
Vamos começar? Anote abaixo as datas previstas de início e término do projeto.
Início do projeto:
//
Término do projeto:
//
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecendo o projeto
Com os alunos, leia a questão norteadora, as etapas do projeto e como será o produto final. Com base na sugestão apresentada na introdução, organize um cronograma para a execução do projeto e fixe-o na sala de aula para que eles acompanhem o desenvolvimento, reavaliando ao final de cada etapa se será necessário fazer mudanças nesse cronograma.
Ao apresentar o título de cada etapa, pergunte que atividade eles imaginam que farão nessa etapa e como ela pode ser relacionada aos objetivos do projeto.
Explique aos alunos que, no final do projeto, eles vão montar uma exposição para apresentar à comunidade escolar o que aprenderam ao longo do projeto.
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Etapa 1 Afunda ou flutua?
Você já observou que há objetos que afundam na água e outros que não afundam? Por que isso acontece? Reúna-se com os colegas de grupo para responder a essas questões realizando os experimentos a seguir, com as orientações do professor.
Vamos experimentar
Material necessário
- 2 copos plásticos limpos e vazios, como os de requeijão
- 2 ovos crus
- 2 colheres de sopa de sal
- Etiquetas brancas adesivas ou fita-crepe
- Caneta
- 400 mL de água
Como fazer
- Escrevam em uma etiqueta "1. Água sem sal" e em outra "2. Água com sal". Colem uma etiqueta em cada copo para identificá-los.
- Coloquem 200 mL de água no copo 1.
- Coloquem um ovo no copo 1 e observem se ele afunda ou flutua.
- Coloquem 200 mL de água no copo 2.
- Adicionem 2 colheres de sal ao copo 2 e misturem bem até que o sal se dissolva.
- Coloquem o outro ovo no copo 2 e observem se ele afunda ou flutua.
Atividades
1. Por que depois de misturar sal e água no copo 2 não conseguimos mais enxergar o sal no copo?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que o sal foi dissolvido pela água.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 1
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Identificar a solubilidade e a densidade como propriedades físicas de um material.
BNCC
Habilidades
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais - como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
Competências específicas
Matemática: 3
Ciências da Natureza: 3
Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 1.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: livro do estudante, 2 copos plásticos limpos e vazios, como os de requeijão, 2 ovos crus, 2 colheres de sopa de sal, 400 mL de água, etiquetas brancas adesivas ou fita-crepe e caneta.
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2. Escrevam uma hipótese explicando por que o ovo afundou no copo 1 e por que flutuou no copo 2.
Resposta pessoal. Aceite as hipóteses levantadas pelos alunos e proponha que as discutam para avaliar se mencionam que, após a adição de sal à água, sua densidade aumentou e, por isso, o ovo flutuou.
Para compreender o que ocorreu no experimento anterior é preciso conhecer as propriedades dos materiais. Cada material tem propriedades físicas específicas que permitem identificá-lo e diferenciá-lo de outros materiais.
Veja a seguir algumas propriedades dos materiais.
Solubilidade
Uma propriedade física dos materiais é a solubilidade, que é a capacidade de um material dissolver o outro. A água dissolve o açúcar, o sal, a gelatina, o cimento, as tintas, entre outras substâncias; até poluentes são dissolvidos pela água, tornando-a contaminada e poluída.
No experimento realizado anteriormente, ao adicionar o sal na água e mexer, ele foi dissolvido pela água.
Densidade
Outra propriedade dos materiais que foi verificada no experimento anterior é a densidade, que é o quociente entre a medida da massa e a medida do volume de um corpo.
Quando o ovo cru foi colocado na água sem sal (copo 1 na foto abaixo), ele afundou porque a densidade do ovo é maior que a densidade da água sem sal.
Mas, quando o ovo cru foi colocado na água com sal (copo 2 na foto abaixo), ele flutuou porque a densidade da água ficou maior que a densidade do ovo. A flutuação é um fenômeno que está relacionado à densidade.
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 1 - Orientações
A investigação do experimento apresentado nesta etapa poderá ser iniciada com um levantamento das hipóteses dos alunos sobre os materiais que eles imaginam que podem flutuar e os que não podem. Incentive-os a opinar e a tentar justificar suas escolhas. Essa proposta é importante para que os alunos posteriormente comparem suas hipóteses com os resultados do experimento. 0 levantamento de ideias e seu confronto com a conclusão do experimento faz parte da construção do pensamento científico, que deve estar presente na formação escolar dos alunos.
Leia com os alunos os passos do experimento da página 15 do livro do estudante. Pergunte a eles o que acham que vai acontecer ao colocar os ovos no copo em cada situação. Se não for possível reunir os materiais para que cada grupo faça o experimento, sugerimos que você o faça diante da turma, repetindo-o se for necessário para que todos possam observar a execução e os resultados. Avalie se os alunos preparam o experimento de modo adequado seguindo todos os passos cuidadosamente.
Depois, acompanhe a realização do experimento e solicite que verifiquem se acontece o que eles esperavam.
Quando os alunos finalizarem o experimento, peça a eles que respondam às atividades das páginas 15 e 16 do livro do estudante e, em seguida, faça a correção. Proponha questionamentos aos alunos para que eles reflitam sobre as conclusões a que chegaram.
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Ou seja, quando a densidade de um objeto é maior que a densidade da água, ele afunda. E, se a densidade desse objeto for menor que a da água, ele flutua.
Se quisermos identificar, entre dois ou mais materiais, qual deles possui maior densidade, podemos comparar a medida da massa e a medida do volume deles. Veja dois casos.
1o caso:
Usando uma balança de cozinha, colocamos em um recipiente 28 g de farinha de milho (foto 1) e, em outro recipiente igual ao primeiro, colocamos 28 g de água (foto 2), como apresentado a seguir. Observe.
Veja que, apesar de a quantidade de água e a quantidade de farinha apresentarem massa de medidas iguais na balança, o espaço ocupado pela farinha de milho no copinho é maior que o espaço ocupado pela água. Nesse caso, dizemos que a medida do volume de farinha de milho é maior que a medida do volume de água.
Podemos considerar que isso acontece porque a farinha de milho é menos "compacta" que a água, ou seja, a densidade da farinha de milho é menor que a densidade da água. Logo, se dois materiais têm massa de medidas iguais, aquele que ocupa maior espaço é o material menos denso.
2o caso:
Quando dois materiais diferentes possuem volume de medidas iguais, para identificar o material que possui a maior densidade, basta verificar qual deles tem a massa de maior medida.
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 2 - Orientações
Solicite a alguns alunos que leiam em voz alta os textos sobre solubilidade e densidade das páginas 16, 17 e 18 do livro do estudante. Em seguida, peça a eles que expliquem o que entenderam dos textos. Propostas como essa desenvolvem a fluência em leitura oral e a compreensão de texto, componentes essenciais para a alfabetização da PNA.
Se possível, utilize uma balança, copinhos com farinha de milho e água e apresente na sala de aula as situações abordadas para que os alunos visualizem como a densidade de um corpo se relaciona com as grandezas massa e volume.
Nessa etapa da escolaridade, não há necessidade de utilizar a fórmula matemática da densidade. Entretanto, é importante que compreendam a relação existente entre medida de massa, medida de volume e densidade.
Ao tratar do item sobre a densidade, na página 16 do livro do estudante, lembre aos alunos que o quociente é o resultado de uma divisão e diga que o volume é uma grandeza que tem relação com a medida do espaço ocupado por alguma coisa. Explique que a densidade é o resultado da divisão da medida da massa pela medida do volume de um corpo.
Caso queira, apresente aos alunos a relação entre o quociente de uma divisão e os dois números divididos (dividendo e divisor), fazendo-os perceber que, quando um determinado número inteiro é dividido por números cada vez maiores, os quocientes obtidos são cada vez menores. Explique também que se dois números distintos são divididos por um mesmo número, o maior quociente será obtido na divisão com o maior dividendo.
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Por exemplo: considere dois cubos com volume de mesma medida, um feito de isopor (figura 1) e o outro feito de metal (figura 2). Veja a medida de massa desses cubos.
Nesse caso, o espaço ocupado pelos dois cubos é o mesmo; por isso, dizemos que a medida do volume de isopor é igual à medida do volume de metal.
Como a medida da massa do cubo de isopor é menor que a medida da massa do cubo de metal, podemos concluir que o isopor é menos "compacto" que o metal, ou seja, a densidade do isopor é menor que a densidade do metal. Logo, se dois materiais têm volume de mesma medida, aquele que tem a massa de menor medida é o material menos denso.
1 Complete as frases com mais denso ou menos denso.
- Se dois materiais têm massa de medidas iguais, aquele que ocupa menos espaço é o material . mais denso
- Se dois materiais têm volume de mesma medida, aquele que tem a massa de menor medida é o material . menos denso
2 Observe no quadro a seguir a densidade de alguns materiais.
Material | Densidade (g/cm3) |
---|---|
Água (a 4 °C) | 1,0 |
Gelo (a 0 °C) | 0,998 |
Cobre | 8,9 |
Prata | 10,5 |
Ouro | 19,3 |
Mercúrio | 13,6 |
Alumínio | 2,7 |
Disponível em: https://oeds.link/HwbkNz. Acesso em: 9 jun. 2021.
-
Escreva os números do quadro em ordem crescente.
0,998; 1,0; 2,7; 8,9; 10,5; 13,6; 19,3
-
Agora responda: qual é o material mais denso apresentado no quadro?
Ouro.
-
E qual é o material menos denso apresentado no quadro?
Gelo a 0 °C.
MANUAL DO PROFESSOR
Se desejar, mostre aos alunos a seguinte igualdade, considerando D (densidade), m (medida da massa) e V (medida do volume):
Em seguida, mostre que:
- se a medida da massa de dois corpos for a mesma, quanto maior a medida do volume, menor será a densidade.
- se a medida do volume de dois corpos for a mesma, quanto maior a medida da massa, maior será a densidade.
Para facilitar a compreensão, apresente duas frações com mesmo numerador e explique aos alunos que quanto maior for o denominador, menor será o número que a fração representa. Você pode exemplificar com as frações um meio e um terço representando-as com desenhos na lousa para facilitar essa comparação.
Depois, mostre duas frações com mesmo denominador e diga: quanto maior o numerador, maior o número que a fração representa.
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Etapa 2 Acende ou nâo acende?
Uma propriedade muito importante dos materiais é a condutibilidade elétrica, ou seja, a capacidade de conduzir eletricidade. Há materiais que são bons condutores de eletricidade e materiais que não são.
Em grupo com seus colegas e de acordo com a orientação do professor, você vai fazer uma experiência para verificar quais materiais são bons condutores de eletricidade e quais não são.
Atenção!
A experiência será orientada pelo professor, que vai fornecer para cada grupo 3 fios de cobre com uma parte desencapada.
Vamos experimentar
Material necessário
- LED vermelho ou verde, como os usados em pisca-piscas
- 3 fios de cobre com 0,5 mm de diâmetro fornecidos pelo seu professor (cada fio deve ter comprimento de 10 cm, com 1 cm desencapado em cada ponta)
- 2 pilhas AA
- Fita isolante
- Clipe de metal
- Borracha escolar
- Tampa plástica de caneta
- Moeda
Como fazer
- Unam as duas pilhas com a fita isolante, de maneira que o polo negativo de uma se junte ao polo positivo da outra.
- No polo positivo das pilhas que vocês uniram fixem, com fita isolante, uma das pontas de um fio (fio 1).
- No polo negativo, fixem a ponta de outro fio (fio 2).
- Na maior haste de metal do LED fixem uma ponta do último fio (fio 3).
- Fixem a outra ponta do fio 2 na menor haste de metal do LED.
- Note que sobraram duas pontas desencapadas, uma do fio 1 e outra do fio 3. Encostem essas duas pontas uma na outra e observem se o LED acende ou não.
- Desencostem as duas pontas dos fios e coloquem entre elas, um de cada vez, os materiais que serão testados: clipe, borracha, tampa de caneta e moeda.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 2
Sugestão de roteiro de aula
Objetivos da etapa
- Identificar a condutibilidade elétrica como propriedade física de um material.
- Reconhecer materiais isolantes.
BNCC
Habilidade
(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais - como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
Competência específica
Ciências da Natureza: 3
Veja a descrição da competência na introdução do projeto 1.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: livro do estudante, LED vermelho ou verde, como os usados em pisca-piscas, 3 fios de cobre com 0,5 mm de diâmetro (cada fio deve ter comprimento de 10 cm, com 1 cm desencapado em cada ponta), 2 pilhas AA, fita isolante, clipe de metal, borracha escolar, tampa plástica de caneta e moeda.
Aula 1 - Orientações
Se julgar adequado, utilize a metodologia de sala de aula invertida, pedindo aos alunos que assistam previamente aos vídeos sobre os materiais condutores e isolantes elétricos: Parte I disponível em: https://oeds.link/ibBmjt e Parte II disponível em: https://oeds.link/2nhvc0 (acessos em: 27 jul. 2021).
Depois, em sala de aula, organize-os em grupos reunindo alunos que tenham assistido aos vídeos e alunos que não tenham, para que a troca de informações ocorra. A seguir, solicite que relatem as informações obtidas nos vídeos e verifique se eles compreenderam que, por exemplo, o cobre é condutor de eletricidade, já a borracha e o vidro não são; para conduzir as cargas elétricas, utiliza-se o cobre, que é mais eficiente que outros metais, como o latão e o aço; o fio de cobre não pode ser substituído por materiais isolantes, pois estes não conduzem eletricidade.
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Atividades
1. Marque um X no quadro para indicar se o LED acende ou não em cada caso.
Acende | Não acende | |
---|---|---|
Fio de cobre + clipe | X | |
Fio de cobre + borracha | X | |
Fio de cobre + tampa de caneta | X | |
Fio de cobre + moeda | X |
2. De acordo com os dados do quadro, quais objetos são bons condutores de eletricidade?
Clipe e moeda.
3. Quais objetos não são bons condutores de eletricidade?
Borracha, tampa de caneta.
4. De que material são feitos os objetos que são bons condutores?
Espera-se que os alunos percebam que os objetos feitos de metal são bons condutores.
Se o experimento foi bem-sucedido, você deve ter observado que, para acender o LED, foi preciso uma fonte de energia elétrica - as pilhas - e um condutor de energia elétrica - os fios.
Os materiais como o cobre, o ouro, a prata, entre outros, são bons condutores de eletricidade e permitem a passagem de corrente elétrica. Já os materiais isolantes, como a borracha, o plástico, o vidro e a cerâmica, não são bons condutores de eletricidade, pois impedem a passagem de corrente elétrica.
No experimento, a borracha e a tampa plástica funcionaram como isolantes e a moeda e o clipe funcionaram como condutores de energia elétrica.
Vamos avaliar
Avaliação de processo.
-
Quais materiais em seu cotidiano são bons condutores de eletricidade?
Resposta pessoal.
-
Assinale a alternativa correta.
Alternativa I.
- A flutuação é um fenómeno que está ligado à densidade do material.
- A água não dissolve o açúcar e o sal.
MANUAL DO PROFESSOR
Caso a estratégia de aula invertida não seja adotada, oriente os alunos na execução do experimento, organizando-os em pequenos grupos e lendo com eles os passos que devem seguir. Enfatize que todos devem participar e colaborar para que o trabalho em grupo seja produtivo e todos aprendam juntos. Providencie com antecedência os pedaços de fios de cobre com as pontas descascadas em quantidade suficiente para todos os grupos.
Ao final do experimento, peça aos alunos que resolvam as atividades.
Aula 2 - Orientações
Inicie a aula compartilhando as respostas das atividades e verificando se os alunos as responderam corretamente ou se tiveram dificuldade. Se for necessário, retome com eles o experimento e as conclusões. A seguir, leia com os alunos o texto sobre os materiais condutores e isolantes. Em seguida, solicite a eles que citem outros exemplos de materiais condutores de eletricidade e isolantes.
Para finalizar, peça aos alunos que respondam às questões do boxe Vamos avaliar. 0 objetivo desse boxe é promover uma avaliação formativa que sirva de base para verificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, rever seu planejamento e adequá-lo para garantir que a turma atinja os objetivos propostos no projeto. A reorganização dos grupos, a retomada dos experimentos e a proposta de outras estratégias podem auxiliar o trabalho pedagógico.
Procure identificar quais foram as dificuldades dos alunos nas etapas 1 e 2 deste projeto, por exemplo: há alunos que não conseguem ler e entender os textos; há alunos que não compreenderam os conceitos estudados, entre outras. Nesses casos, sugerimos propor atividades de leitura oral e compartilhada, com acompanhamento do professor, leitura de contos curtos, de histórias em quadrinhos e questionamentos para aferir a compreensão, e a retomada dos conceitos estudados.
Instruções sobre as avaliações
Para que uma avaliação possa desempenhar a função formativa ou de processo é necessário usar várias técnicas e instrumentos: aplicação de provas (orais ou escritas), observação, estudo de caso, dinâmicas de grupo, autoavaliação, entre outras.
A avaliação formativa não ocorre no final de um processo de ensino e de aprendizagem, ela permeia todo o processo. O objetivo é obter informações sobre a aprendizagem dos alunos e servir como parâmetro para que, se necessário, o professor redirecione suas ações, retome conceitos e conteúdos em prol da aprendizagem dos alunos.
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Etapa 3 Esquenta ou não esquenta?
Outra propriedade física importante dos materiais é a condutibilidade térmica. Alguns materiais são bons condutores de calor, enquanto outros são bons isolantes de calor.
Geralmente, as panelas são feitas de metal e o cabo é de outro material, como madeira ou baquelite. Muitas pessoas preferem usar colheres de madeira, bambu ou silicone para mexer a comida na panela.
- Baquelite:
- um tipo de resina sintética e resistente ao calor.
A madeira, a baquelite e outros materiais usados nos cabos das panelas não são bons condutores de calor, por isso o calor transmitido da chama para o metal demora mais tempo para aquecer o cabo, evitando que a pessoa queime as mãos ao cozinhar.
- Proponha a um adulto as questões a seguir. Depois, compartilhe com seus colegas as respostas obtidas. Você NÃO pode fazer as experiências. O adulto deve responder.
-
O que acontece se deixarmos uma colher de metal apoiada em uma panela que está sobre a chama do fogão? Por que isso ocorre?
Exemplo de resposta: A colher esquenta e, dependendo do tempo que ela permanecer em contato com a panela quente, ficará muito aquecida e haverá o risco de queimar a mão ao tocá-la sem proteção.
-
O mesmo ocorre se a colher for de madeira?
Exemplo de resposta: Não, porque se a colher ficar em contato com a panela quente por muito tempo ela vai ser aquecida, mas o risco de queimaduras é muito menor.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 3
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Identificar a condutibilidade térmica como propriedade física de um material.
BNCC
Habilidade
(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais - como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
Competências específicas
Ciências da Natureza: 3 e 8
Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 1.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: livro do estudante, cubos de gelo, 1 recipiente de madeira, 1 recipiente de cerâmica, 1 recipiente metálico, 1 relógio e caderno para anotações.
Aula 1 - Orientações
Inicie a aula solicitando aos alunos que leiam o texto inicial da etapa e indicando as palavras cujo significado eles desconhecem. A fluência em leitura e a ampliação do vocabulário fazem parte dos componentes essenciais de alfabetização da PNA. A seguir, questione se eles já conhecem as características dos materiais indicados no texto: metal, madeira, baquelite, bambu e silicone. Depois, peça a eles que analisem as perguntas da atividade 1 e façam suposições sobre as respostas. Oriente-os a solicitar a um adulto que resida com eles a responder às questões, para que eles anotem as respostas na atividade.
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-
Há tampas de panelas que também são inteiramente de metal. Que cuidados devem ser tomados ao manusear essas tampas quando estão aquecidas?
Exemplo de resposta: Deve-se usar alguma proteção para pegar a tampa, como uma luva térmica de tecido ou de silicone, ou levantar a tampa usando um objeto, como uma colher.
-
É necessário usar alguma proteção para retirar objetos do forno?
Exemplo de resposta: Devem-se usar luvas térmicas ou um objeto específico, como um pegador de assadeiras.
-
Quais são as vantagens de o cabo de uma panela ser feito de madeira?
Exemplo de resposta: É possível pegar a panela com segurança, mesmo quando ela está aquecida.
- Na foto abaixo, podemos ver a imagem obtida em uma camera termográfica ao registrar duas panelas sendo aquecidas.
Os registros vermelhos mostram as superfícies mais quentes e os azuis, as superfícies mais frias. É possível ver que o calor se propaga a partir da fonte de calor, que nesse caso é o fogo do fogão, e vai se espalhando por toda a superfície aquecida, como nos esquemas abaixo.
Considerando as pesquisas realizadas com um adulto, explique por que o calor é mais intenso perto da fonte de calor.
Exemplo de resposta: Porque o calor se propaga aos poucos da extremidade mais próxima da fonte de calor à extremidade oposta.
MANUAL DO PROFESSOR
Quando os alunos completarem a atividade, reúna-os em grupos e solicite que compartilhem as respostas obtidas por eles, verificando se estavam de acordo com as suposições que fizeram.
Por fim, oriente-os a resolver, individualmente, as atividades 2 e 3 das páginas 22 e 23 do livro do estudante. Pode-se apresentar aos alunos um experimento sobre a propagação do calor. Sugestão: Condução térmica em metais. Experimento do Instituto de Física da UFRGS. Disponível em: https://oeds.link/AjSxYH. Acesso em:30 jul. 2021.
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3 Por que, geralmente, as panelas são de metal e o cabo é feito de outro material?
Exemplo de resposta: Porque para a panela é preciso que o calor seja transmitido rapidamente e o metal é um bom condutor de calor; mas o cabo deve proteger as mãos da pessoa do calor, então usa-se outro material que não seja bom condutor de calor, por exemplo, madeira e baquelite.
Na etapa anterior, vimos como se dá o processo de condução de calor e que o metal conduz o calor melhor que a madeira. Na atividade a seguir, você e seus colegas de grupo vão investigar se a transmissão de calor ocorre de maneira diferente em diferentes materiais e como o gelo, que é água no estado sólido, se comporta em contato com esses materiais.
Vamos experimentar
Material necessário
- Cubos de gelo
- 1 recipiente de madeira
- 1 recipiente de cerâmica
- 1 recipiente metálico
- 1 relógio
- Caderno para anotações
Como fazer
- Coloque o recipiente metálico, o recipiente de madeira e o recipiente de cerâmica lado a lado em uma mesa.
- Pegue três cubos de gelo de mesmos formato e medida e coloque 1 cubo em cada um dos recipientes, como indicado na figura abaixo.
- A intervalos de tempo regulares de um ou dois minutos, observe como ocorre o derretimento de cada um dos cubos de gelo. Anote suas observações no caderno ou, se possível, faça fotos de cada etapa da observação com um celular.
Atividades
1. Por que o gelo derrete?
Exemplo de resposta: Porque o gelo recebe calor dos objetos com os quais está em contato.
2. Em qual recipiente o gelo derreteu mais rapidamente?
O gelo derreteu mais rapidamente no recipiente metálico.
3. O material de que é feito o recipiente correspondente à resposta da questão 2 é o melhor ou o pior condutor de calor entre os materiais usados no experimento?
O melhor condutor de calor.
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 2 - Orientações
Peça à turma que leia em voz alta os passos da seção Vamos experimentar e verifique se compreenderam como devem executá-lo. A seguir, organize os alunos em grupos e solicite que façam o experimento. Durante o experimento, pergunte o que eles acham que acontecerá em cada situação e o porquê. Por exemplo: Em qual recipiente o gelo demorará mais para derreter? Qual é a explicação para o gelo derreter mais rápido ou mais devagar dependendo do recipiente?
Peça aos alunos que façam anotações sobre as observações a fim de facilitar a resolução das atividades.
Oriente os alunos a analisar os resultados do experimento e a comentar suas conclusões com os colegas. Depois, peça que respondam às questões.
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Etapa 4 Atrai ou não atrai?
Alguns materiais possuem a característica de atrair outros objetos. Um exemplo é o ímã. Observe objetos que contêm ímãs.
Eles estão presentes também em muitos aparelhos eletrônicos, como computadores, micro-ondas, televisão, caixas de som, celulares etc. Vamos fazer testes com ímãs?
Com a orientação do professor, reúnam-se em grupos de quatro integrantes. Ele distribuirá para os grupos alguns ímãs e diversos tipos de materiais para vocês realizarem a experiência a seguir.
Vamos experimentar
Material necessário
- Caderno para anotações
- 2 ímãs
- Diversos tipos de materiais: clipes, canetas, borrachas, palitos de sorvete, chaves, lápis, botões, réguas etc.
Como fazer
- Coloquem os ímãs e os materiais sobre a carteira de modo que todos do grupo consigam vê-los e manipulá-los.
- Antes de iniciar, levantem hipóteses sobre como os materiais reagirão ao ímã.
- Iniciem os testes aproximando cada objeto do ímã, verificando sobre quais materiais o ímã tem efeito magnético.
- Depois, façam o mesmo com o ímã, aproximando-o de outro ímã.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 4
Sugestão de roteiro de aula
Objetivos da etapa
- Identificar que os ímãs têm propriedades magnéticas capazes de atrair determinados tipos de materiais.
- Distinguir materiais que são atraídos magneticamente de outros que não são.
BNCC
Habilidade
(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais - como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
Competência específica
Ciências da Natureza: 3
Veja a descrição da competência na Introdução do projeto 1.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: livro do estudante, 2 ímãs e diversos tipos de materiais: clipes, canetas, borrachas, palitos de sorvete, chaves, lápis, botões, papel-alumínio, réguas etc.
Aula 1 - Orientações
Comece a aula perguntando se algum aluno já brincou com objetos magnéticos, se possuem objetos com ímãs em suas casas, quais são esses objetos e se sabem quais materiais podem ser atraídos pelos ímãs. Estimule-os a pensar em que situações cotidianas os ímãs são utilizados. Em seguida, faça a leitura compartilhada do início da etapa.
Pergunte aos alunos se todos os objetos serão atraídos pelo ímã; espera-se que reconheçam que o ímã atrai apenas alguns metais (aqueles que contêm ferro, aço, níquel ou cobalto em sua composição) ou outro ímã.
Depois, solicite aos alunos que façam o experimento e respondam às atividades.
Sugestão de leitura
No link a seguir, são apresentadas informações sobre magnetismo.
- Magnetismo e eletricidade. Disponível em: https://oeds.link/DQYHVy. Acesso em: 3 ago. 2021.
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- Durante o experimento, anotem no caderno os objetos, de que material são feitos (por exemplo, madeira, plástico, metal etc.) e se eles são ou não atraídos pelo ímã.
Atividades
1. Quais materiais não foram atraídos pelo ímã?
Exemplo de resposta: papel, lápis, borracha.
2. Quais materiais foram atraídos pelo ímã?
Exemplo de resposta: clipes, chaves. Espera-se que os alunos percebam que apenas os materiais feitos de metais que contêm ferro (ou aço) ou o ímã, dependendo da posição, foram atraídos.
3. Em sua opinião, por que determinado tipo de material foi atraído pelo ímã? Resposta pessoal.
4. O que aconteceu quando um ímã foi aproximado de outro?
Foram atraídos ou repelidos, dependendo da posição em que eles foram colocados.
No experimento, vimos que alguns objetos feitos de metal são atraídos por ímãs. Os ímãs possuem uma propriedade chamada de magnetismo. Eles têm dois polos diferentes: o polo norte (N) e o polo sul (S). Quando aproximamos dois ímãs, eles podem se atrair ou se repelir.
-
Quando aproximamos polos diferentes, eles se atraem.
-
Quando aproximamos polos iguais, eles se repelem.
Vamos avaliar
Avaliação de processo.
-
Marque com um X a alternativa correta.
- O vidro e a madeira são bons condutores de calor. ___
- O ferro e o alumínio são metais, por isso são bons condutores de calor. ___ X
-
Quais são os polos dos ímãs que se atraem?
Os polos diferentes.
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 2 - Orientações
Se julgar interessante, leia para os alunos o texto do boxe Sugestão de leitura sobre os ímãs e sua associação ao funcionamento da bússola. A partir da explicação sobre a propriedade de magnetismo e de que os ímãs possuem polo norte (N) e polo sul (S), é possível compreender como uma bússola auxilia na orientação e localização espacial.
Depois, peça aos alunos que respondam às questões do boxe Vamos avaliar. Leia com eles cada pergunta e determine um tempo para que eles as respondam. Ao final, solicite que compartilhem as respostas e aproveite para verificar as dificuldades apresentadas por eles ao responder às questões. Se for preciso, organize a turma em grupos com alunos em diferentes níveis de aprendizagem, solicite que retomem os conceitos estudados nas etapas 3 e 4 e proponha aos grupos que façam uma apresentação oral da revisão dos conceitos.
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Finalizando
Neste projeto, você e sua turma fizeram diversos experimentos sobre as propriedades dos materiais. Agora é o momento de pensar como vocês vão compartilhar os conhecimentos com a comunidade.
Vamos avaliar Avaliação de resultado.
Forme uma roda de conversa com seus colegas e o professor e discutam sobre as questões a seguir.
- O que você aprendeu sobre as propriedades dos materiais?
- De que modo os conhecimentos aprendidos ajudam a entender a utilização de determinados materiais na composição dos objetos do dia a dia?
- Você aprendeu a diferenciar materiais bons condutores de calor dos materiais que não são bons condutores? Por que esse conhecimento é útil?
Hora de compartilhar!
Organize com os colegas e o professor uma exposição para apresentar à comunidade escolar o que aprenderam com os experimentos e por que foi importante esse aprendizado. Podem ser feitos, por exemplo, cartazes, vídeos explicativos, um blog etc. demonstrando as propriedades dos materiais utilizados em nosso dia a dia. Registre abaixo os principais conhecimentos adquiridos no projeto que você e seu grupo desejam compartilhar e como será feita a exposição.
MANUAL DO PROFESSOR
Finalizando
Inicie a aula avaliando o desenvolvimento dos alunos no decorrer do projeto com as questões do boxe Vamos avaliar.
Hora de compartilhar!
Proponha uma assembleia de classe para que os alunos opinem e decidam quais serão as formas de apresentação dos experimentos realizados ao longo do projeto. Trabalhar com assembleias de classe permite promover a formação para cidadania, pois os alunos poderão discutir, argumentar, ouvir os colegas e votar democraticamente para a tomada de decisão. Além disso, as assembleias e rodas de conversa incentivam a expressão oral, como preconizado pela PNA, o hábito de ouvir o colega e o professor, o respeito à vez de todos falarem e o protagonismo do estudante.
O professor, que atua como mediador, poderá sugerir aos alunos que se sentem em círculo para ficarem de frente uns para os outros. Depois que todos fizerem sugestões para a exposição, deve-se propor uma votação para definir o modelo preferido da turma.
No final da aula, organize a exposição com os alunos. Diga que ela poderá ser presencial ou virtual, dependendo da escolha da maioria. O produto final do projeto poderá ser apresentado aos familiares, à comunidade escolar, aos amigos e aos usuários das redes sociais da escola. No caso de haver exposição de fotos ou vídeos dos alunos, é preciso solicitar autorização dos responsáveis para isso.
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Avaliando o nosso projeto
Autoavaliação.
Ouça com atenção as orientações do professor para compreender o que significa cada item a ser avaliado. Depois, responda a cada pergunta preenchendo o quadrinho correspondente a como você se avalia.
Sim | Às vezes | Nem sempre | |
---|---|---|---|
Ouvi e respeitei a opinião dos colegas e contribuí para manter um bom relacionamento entre todos? | |||
Demonstrei interesse nas atividades propostas e participei de todas ativamente? | |||
Compreendi os conteúdos trabalhados? | |||
Levantei hipóteses e tentei comprová-las? | |||
Realizei os experimentos conforme as orientações do professor? | |||
Atingi os objetivos do projeto? |
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliando o nosso projeto
Converse com os alunos para confirmar se todas as atividades foram realizadas e se os objetivos foram alcançados, conforme indicado no início do projeto. Nesse momento, é importante propor à turma uma reflexão sobre o envolvimento, a participação nos trabalhos, a colaboração com os colegas de grupo e o empenho em resolver os problemas surgidos no decorrer do projeto.
Pergunte quais foram as atividades práticas de que mais gostaram e como elas contribuíram para que eles compreendessem os conceitos trabalhados ao longo do projeto. Em seguida, oriente-os a responder individualmente às questões da autoavaliação.
Após esse processo, converse com cada aluno sobre os pontos fortes e as fragilidades de cada um, o que pode ser feito para superar essa dificuldade, quais atitudes podem mudar para que otrabalho no próximo projeto seja mais produtivo e gratificante, tanto individual quanto coletivamente. A satisfação pessoal ao aprender e superar dificuldades contribui para fortalecer a autoconfiança e para manter uma atitude positiva diante dos desafios escolares.
CONCLUSÃO DO PROJETO 1
Reflexão sobre as avaliações
A proposta de oferecer projetos integradores tem o objetivo de proporcionar ao aluno a vivência como sujeito participativo do próprio processo de aquisição de conhecimento, superando a condição de receptor para se transformar gradativamente em agente da própria aprendizagem, atuando ativamente em pesquisas, experimentos e atividades em grupo, tornando-se cada vez mais autônomo. Ao desenvolver o trabalho com projetos, que envolve pesquisas, experimentos, elaboração de hipóteses, conclusões que as refutem ou confirmem e atividades diversificadas, propõem-se também diversificadas formas de avaliação: avaliação diagnóstica, de processo ou formativa, de resultado e autoavaliação.
Os diversos momentos de avaliação propostos neste projeto 1, Os materiais em nosso dia a dia, foram elaborados para levantar e mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os assuntos abordados (avaliação diagnóstica), para acompanhar as aprendizagens deles no decorrer das etapas e permitir que o professor obtenha parâmetros sobre o que será preciso mudar em seu planejamento para que todos os alunos, mesmo com diferentes desempenhos, possam atingir os objetivos determinados (avaliação formativa ou de processo), e, por fim, para verificar os resultados das aprendizagens no final do projeto (avaliação de resultado).
Avaliar é parte constitutiva do processo de ensino-aprendizagem. Esse sempre foi o papel tradicional das avaliações: propõe-se uma prova, atribui-se uma nota e o aluno é promovido ou não. No entanto, essa forma simplificada de avaliar já não atende à complexidade das habilidades exigidas em um mundo em contínua e rápida transformação. Assim, a escola deve estar preparada para acompanhar as transformações tecnológicas, sociais, culturais e econômicas e proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver "várias inteligências", não se restringindo aos componentes curriculares tradicionais. Nesse sentido, após participar dos experimentos, realizar as atividades e se envolver nas várias propostas de avaliação e de autoavaliação, ao finalizar o projeto 1, espera-se que os alunos estejam aptos a responder à questão norteadora e às demais propostas abaixo.
Por que é importante conhecer as propriedades físicas dos materiais?
Para avaliar se estão aptos a respondê-la, ou seja, se eles compreenderam as transformações ocorridas nos materiais estudados nas etapas do projeto, sugerimos reuni-los em uma roda de conversa e refletir coletivamente sobre os objetivos do projeto, questionando e solicitando aos alunos que expliquem suas respostas fundamentando-as com argumentos:
- Você identificou a densidade como uma propriedade física de um material?
- Você identificou a condutibilidade elétrica como propriedade física de um material e reconheceu materiais que são isolantes?
- Você identificou a condutibilidade térmica como propriedade física de um material?
- Você compreendeu que a solubilidade é uma propriedade física dos materiais? Dê exemplos de materiais que são solúveis em água.
- Você compreendeu por que o ímã atrai objetos de metal que contêm ferro em sua composição?
- Você consegue identificar materiais que são bons condutores de calor?
- Você consegue identificar materiais que não são bons condutores de calor e quais são seus usos?
- Você compreendeu por que alguns materiais flutuam e outros não?
- O que você aprendeu com seus colegas ao trabalhar em grupo? Explique.
- Você contribuiu para a montagem da exposição para o produto final do projeto? Ficou satisfeito com seu trabalho?
- Houve recursos ou dispositivos disponíveis para que vocês conseguissem fazer as pesquisas na internet e as tarefas solicitadas?
- Houve comunicação entre a escola e os responsáveis para que vocês fossem apoiados nas pesquisas e tarefas?
As anotações feitas pelo professor durante a conversa podem ser utilizadas na elaboração de relatórios sobre o desempenho geral da turma, de cada grupo, ou de cada aluno individualmente. Os relatórios coletivos e individuais de acompanhamento de aprendizagem possibilitam, respectivamente, uma visão geral das ações da escola que precisam ser melhoradas e parâmetros sobre o desenvolvimento das habilidades e competências da BNCC e dos componentes essenciais da PNA voltados aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A organização dessas informações nos relatórios, além de facilitar a reorientação do planejamento, serve de subsídio para as reuniões de conselho de classe e para atendimento de pais ou responsáveis.
Sugestão de relatórios
Relatório coletivo de indicadores de aprendizagem
Turma:
Professor:
Projeto integrador 1 - Os materiais em nosso dia a dia
O relatório coletivo deve apresentar uma breve descrição da turma, abordando o número de alunos, a média de idade, a dinâmica de interação em grupo, o envolvimento e a participação nos trabalhos propostos. Na sequência, deve explicar o propósito do trabalho com projetos integradores e os objetivos e expectativas sobre o projeto 1. Esse relatório pode apontar as dificuldades gerais da turma durante a execução do projeto, por exemplo: os alunos não conseguiram obter os materiais necessários aos experimentos; os alunos não compreenderam o que é solubilidade e densidade dos materiais; a condutibilidade térmica foi compreendida, mas a condutibilidade elétrica não; as pesquisas não foram realizadas por falta de materiais impressos e de acesso à internet, entre outras observadas pelo professor no decorrer do projeto. Ao conhecer as dificuldades gerais dos alunos, a equipe pedagógica pode tentar se mobilizar para solucionar algumas delas e também mobilizar os responsáveis para que tenham uma participação mais ativa na vida escolar dos alunos, enfatizando a importância da parceria entre a escola e os responsáveis pelo aluno.
O relatório coletivo deve ressaltar que o trabalho com projetos integradores favorece a autonomia e o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem por meio de experimentos, pesquisas e atividades diversificadas, individuais, em dupla e em grupos, para que eles ampliem seus conhecimentos e possam aplicá-los em um produto final apresentado à comunidade e a alguns convidados.
Relatório individual de indicadores de aprendizagem
Estudante: Turma:
Professor:
Projeto integrador 1 - Os materiais em nosso dia a dia
O relatório individual deve estar focado no aluno e no seu desempenho individual. Não se deve compará-lo com outros alunos, pois cada indivíduo é único, com ritmo próprio e potencial para desenvolver diferentes competências e habilidades. O relatório pode abordar como o aluno interage com os demais, a participação dele nas aulas, nas pesquisas, nos trabalhos em grupos e as contribuições dadas aos colegas, o envolvimento dele na elaboração do produto final e as reflexões apresentadas nos momentos de autoavaliação. Para elaborar o relatório individual, é fundamental conhecer as potencialidades do aluno, analisar o desempenho dele durante o desenvolvimento do projeto 1, compreender quais foram as suas dificuldades e relatar o que será feito para ajudá-lo a superá-las. As conversas individuais são valiosas e oferecem subsídios para o professor encontrar estratégias que apoiem os alunos que apresentem dificuldades semelhantes.
Ao entregar o relatório aos responsáveis, é essencial enfatizar que o apoio dos familiares é de fundamental importância para o desenvolvimento escolar do aluno. Nesse sentido, também é fundamental que a escola esteja a par da realidade da comunidade e procure manter a parceria e a proximidade entre a equipe escolar, os responsáveis, os alunos e demais envolvidos na educação deles.